Vânia Maria Corrêa da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0617299371484135
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado na Stazione Zoologica ?Anton Dohrn? Nápoles, Itália (2001). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1996 e atualmente é professor associado IV do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ. Foi contemplada no edital Jovem Cientista do Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo `a Pesquisa (FAPERJ) em 2008. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e função tireóidea, regulação da metabolização dos hormônios tireóideos, regulação da proliferação dos tireócitos, regulação da regeneração muscular esquelética por hormônios tireóideos e estradiol e estresse crônico como possível causa de alterações endócrino-metabólicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vânia Maria Corrêa da Costa
Nome em citações bibliográficas
Corrêa da Costa VM;CORRÊA DA COSTA, V.M.;CORREA DA COSTA, VANIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA M;DA COSTA, Vania;DA COSTA, VÂNIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Programa de Biofísica Celular e de Sistemas.
Rua Carlos Chagas Filho, s/n CCS, Bl G, Ilha do Fundão
Cidade Universitária
21941-902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25626552
Fax: (21) 22808193


Formação acadêmica/titulação


1994 - 2000
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Função Tireóidea e Envelhecimento: Possíveis Variações entre os Sexos, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Doris Rosenthal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: envelhecimento; tireóide; hipófise.
Grande área: Ciências Biológicas
1991 - 1993
Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Função Tireóidea e Envelhecimento: Atividade T4-5'-desiodase Hipofisária e Tireóidea e Níveis Séricos de T4 e T3,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Doris Rosenthal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: envelhecimento; tireóide; desiodase.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas / Especialidade: Fisiologia Endócrina.
1986 - 1990
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2000 - 2001
Pós-Doutorado.
Stazione Zoologica Anton Dohrn, SZN, Itália.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Tese de Doutorado defendida no IBCCF em 2000, sendo docente da casa desde 02/1996.

Atividades

11/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, .

08/2002 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia Endócrina
8/2001 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCI Endócrino e Reprodutor
07/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, .

2/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Programa de Biofísica Celular e de Sistemas.

2/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fisiologia Endócrina
10/2008 - 10/2008
Extensão universitária , Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, .

Atividade de extensão realizada
Descobrindo a Biofísica.
08/2002 - 03/2003
Extensão universitária , Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, .

Atividade de extensão realizada
Membro da Coordenação das Atividades de Extensão do IBCCF.


Linhas de pesquisa


1.
Efeito do envelhecimento e dos esteróides gonadais sobre a função tireóidea

Objetivo: Avaliar o impacto sobre a função tireóidea das variação hormonais presentes no envelhecimento e na pós-menopausa.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas / Especialidade: Fisiologia Endócrina.
Palavras-chave: envelhecimento; estradiol; função tireóidea.
2.
Regulação da regeneração do tecido muscular esquelético de ratos por hormônios tireóideos e 17β-estradiol
3.
Regulação da proliferação tireóidea e muscular: Envolvimento da via Ras-pERK

Objetivo: Compreender os mecanismos celulares que regulam a proliferação celular.
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: homônios tireóideos; MAPK; ras expression; sinalização intracelular.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Efeito da hipercorticosteronemia sobre a função tireóidea e sobre metabolismo energético de ratos
Descrição: Os glicocorticóides desempenham um papel importante sobre a manutenção da homeostase, bem como na resposta ao estresse, mediando a adaptação. Uma responsividade basal ótima aos agentes estressores é essencial para o funcionamento adequado do organismo, entretanto a exarcebação dessa resposta pode comprometer funções básicas do indivíduo como o seu desenvolvimento, o seu crescimento e a sua composição corpórea adequada, levando ao surgimento de doenças. A ativação constante do eixo hipotálamo-hipófise-adrenais, com consequente aumento nos níveis séricos de glicorticóides está associada a diferentes distúrbios. Estudos demonstram que a administração de glicocorticóides interfere na resposta da hipófise ao TRH, culminando com uma diminuição na liberação de TSH. Entretanto, não é apenas em nível de eixo que os glicocorticóides parecem influenciar a fisiologia dos hormônios tireóideos. Recentemente, Toyoda e colaboradores, descreveram claramente a regulação negativa exercida por glicocorticóides sobre os níveis de RNA mensageiro e de proteína da iodotironina desiodade tipo 2 (D2) em células do leito vascular, o que leva a uma menor geração local de T3 neste tecido. Diversos trabalhos na literatura apontam que a administração de glicocorticóides a ratos e camundongos, levam a uma alteração da composição corporal, com ganho significativo de adiposidade visceral. Este projeto visa avaliar o efeito hipercorticosteronemia sobre a função tireóidea e geração local de T3 em diferentes tecidos de ratos, para tanto avaliaremos em animais tratados crônicamente com corticosterona na água de beber e em seus respectivos controles: Os níveis séricos de corticosterona, TSH, T3 e T4, por radioimunoensaios específicos; O peso corporal, a ingestão alimentar e o consumo de oxigênio de 24 horas antes do sacrifício; Os pesos dos compartimentos de gordura retroperitonial e epididimal; A expressão dos receptores de glicocorticóides MR, GR e da iodotironina desiodase tipo 2 (D2) nos tecidos adiposos marrom e branco por RT-PCR; Os conteúdos protéicos de receptores MR e GR, de UCP-1 e receptor beta 3-adrenérgico nos tecidos adiposos marrom e branco por western blot e a atividade da D2 no tecido adiposo marrom e branco, como reflexo da geração local de T3 nestes tecidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vânia Maria Corrêa da Costa - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Regulação da regeneração do tecido muscular esquelético de ratos por hormônios tireóideos e 17beta-estradiol
Descrição: O presente estudo visa avaliar a influência dos hormônios tireóideos e do 17β-estradiol (E2), nas etapas iniciais da regeneração muscular esquelética de ratos Wistar que sofreram lesão muscular aguda, investigando: número de mioblastos e macrófagos no músculo intacto e com lesão; possível variação no processo de fusão de mioblastos a lesão; e a caracterização e quantificação do infiltrado celular nos modelos citados. Ratos Wistar machos adultos serão subdivididos em grupos: controle (água e ração ad libitum); hipotireóideos (ingeriram solução de Metimazol a 0,03% por 10 d) e hipertireóideos (injetados com T4 10μg/100g p.c, s.c. por 10 dias) e ratas Wistar fêmeas serão divididas em: controle (C), ovariectomizada (OVX), OVX com reposição diária (sc) de E2, 0,7μg/100g pc (OVX+0,7) ou 14μg/100g pc (OVX+14), por 10 dias. Metade dos animais/grupo será mantida intacta até o fim dos tratamentos. A outra metade dos animais sofrerá lesão muscular no 7 d de tratamento, sendo formados sub-grupos controle e lesados em cada um dos tratamentos. A lesão muscular aguda será realizada por esmagamento após sedação e anestesia dos animais através de uma incisão na pata traseira. O músculo solear será acessado e esmagado com pinça Gaspin. 3 dias após a lesão (total de 10 d de tratamento), os animais serão sacrificados por decapitação e os músculos soleares retirados, fixados em formol para análise histológica e e/ou criopreservados para as análises protéicas por Western blot. Histologia: os cortes histológicos obtidos de músculos fixados e parafinados, serão corados com vermelho de picrosírius (fibras colagenosas), hematoxilina-eosina (infiltrado celular) e marcados por imuno- histoquimica com anticorpos anti-ED1 (macrófagos) e anti-MyoD (mioblasto). Western blot: (MyoD e miogenina) será realizada a eletroforese (SDS-PAGE) das amostras, transferência das proteínas para membranas de PVDF e hibridização com anti-MyoD e com anti-miogenina, utilizando o anticorpo anti-actina como controle interno. A análise densitométrica será realizada no programa Prisma. No soro coletado serão dosados o T3, TSH e estradiol por radioimunoensaios específicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Vânia Maria Corrêa da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Regulação da regeneração do músculo solear murino por hormônios tireóideos e 17β-estradiol
Descrição: O presente estudo visa avaliar a influência dos hormônios tireóideos e do 17β-estradiol (E2), nas etapas iniciais da regeneração muscular esquelética de ratos Wistar que sofreram lesão muscular aguda, investigando: número de mioblastos e macrófagos no músculo intacto e com lesão; possível variação no processo de fusão de mioblastos a lesão; e a caracterização e quantificação do infiltrado celular nos modelos citados. Ratos Wistar machos adultos serão subdivididos em grupos: controle (água e ração ad libitum); hipotireóideos (ingeriram solução de Metimazol a 0,03% por 10 d) e hipertireóideos (injetados com T4 10μg/100g p.c, s.c. por 10 dias) e ratas Wistar fêmeas serão divididas em: controle (C), ovariectomizada (OVX), OVX com reposição diária (sc) de E2, 0,7μg/100g pc (OVX+0,7) ou 14μg/100g pc (OVX+14), por 10 dias. Metade dos animais/grupo será mantida intacta até o fim dos tratamentos. A outra metade dos animais sofrerá lesão muscular no 7 d de tratamento, sendo formados sub-grupos controle e lesados em cada um dos tratamentos. A lesão muscular aguda será realizada por esmagamento após sedação e anestesia dos animais através de uma incisão na pata traseira. O músculo solear será acessado e esmagado com pinça Gaspin. 3 dias após a lesão (total de 10 d de tratamento), os animais serão sacrificados por decapitação e os músculos soleares retirados, fixados em formol para análise histológica e e/ou criopreservados para as análises protéicas por Western blot. Histologia: os cortes histológicos obtidos de músculos fixados e parafinados, serão corados com vermelho de picrosírius (fibras colagenosas), hematoxilina-eosina (infiltrado celular) e marcados por imuno- histoquimica com anticorpos anti-ED1 (macrófagos) e anti-MyoD (mioblasto). Western blot: (MyoD e miogenina) será realizada a eletroforese (SDS-PAGE) das amostras, transferência das proteínas para membranas de PVDF e hibridização com anti-MyoD e com anti-miogenina, utilizando o anticorpo anti-actina como controle interno. A análise densitométrica será realizada no programa Prisma. No soro coletado serão dosados o T3, TSH e estradiol por radioimunoensaios específicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vânia Maria Corrêa da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Efeito da Ovariectomia e do Tratamento com 17β-estradiol sobre a Função Tireóidea e sobre o Sistema Renina-Angiotensina Renal
Descrição: As disfunções de proliferação da tireóide, que levam ao desenvolvimento de bócio, são muito mais frequentes em mulheres que em homens e ocorrem em paralelo a grandes variações nas concentrações séricas dos esteróides gonadais: puberdade, gestação e menopausa. O TSH estimula e mantém a diferenciação, proliferação e a função da glândula tireóide e a ação sinérgica de TSH e fatores de crescimento sobre a proliferação dos tireócitos vem sendo objeto de estudos que visam a compreensão das bases da tumorigênese tireóidea. Duas isoformas de MAP Kinase (ERK1 e 2) participam do processo de transdução de sinais proliferativos induzidos por fatores de crescimento. Proteínas Ras quando associadas a GTP são capazes de ativar a sequência de fosforilações que gera um aumento no conteúdo de pERK. Os efeitos não genômicos de estrógenos, levam à ativação de cascatas de sinalização intracelular responsáveis, pelo menos em parte, por seus efeitos fisiológicos, portanto neste estudo pretendemos avaliar em um modelo animal murino de castração e reposição hormonal com diferentes doses de benzoato de estradiol, o efeito do estrógeno sobre o grau de ativação da via Ras-ERK, bem como possíveis alterações no padrão de diferenciação e função tireóideos induzidas por estrógenos. Neste mesmo modelo, avaliaremos ainda, a repercussão renal da ovariectomia sobre a gênese da hipertensão arterial, uma vez que a incidência de doenças cardiovasculares é sabidamentre menor em mulheres antes da menopausa, em relação a homens na mesma faixa etária. Investigaremos efeito da ovariectomia e do tratamento com benzoato de estradiol sobre o sistema renina-angiotensina renal e sobre o transporte de sódio no túbulo renal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Vânia Maria Corrêa da Costa - Coordenador.
2007 - 2011
Influência do hormônio tireóideo sobre o processo de regeneração do tecido muscular esquelético
Descrição: Na regeneração muscular pós-lesão, miócitos danificados são substituídos por fibras novas em um processo semelhante à miogênese embrionária. Mioblastos oriundo de células precursoras amadurecem em fibras musculares diferenciadas devido a ativação e expressão de fatores de transcrição reguladores de músculo como o MyoD, resultando na síntese de proteínas típicas de músculo como a miosina. A lesão muscular ocasiona rápida resposta inflamatória. Neutrófilos, seguidos de macrófagos, invadem a lesão, removem restos celulares e liberam fatores que medeiam a inflamação e a regeneração, esta pode ser influenciada pela variação dos níveis séricos de T3 no organismo, por exemplo, a proliferação e fusão de mioblastos é acelerada com o aumento de T3 sérico. O presente estudo visa avaliar a influência do hipo- e hipertireoidismo, nas etapas iniciais da regeneração muscular esquelética de ratos Wistar que sofreram lesão muscular aguda, investigando: número de mioblastos e macrófagos no músculo intacto e com lesão; possível variação no processo de fusão de mioblastos a lesão; e a caracterização e quantificação do infiltrado celular no modelo. Ratos Wistar machos adultos serão subdivididos em grupos: controle (água e ração ad libitum); hipotireóideos (ingeriram solução de Metimazol a 0,03% por 10 d) e hipertireóideos (injetados com T4 10μg/100g p.c, s.c. por 10 dias). Metade dos animais/grupo será mantida intacta até o fim do tratamento. A outra metade dos animais sofrerá lesão muscular no 7 d de tratamento, sendo formados 6 sub-grupos: Controle, controle-lesão, hipotireóideo, hipo-lesão, hipertireóideo e hiper-lesão. A lesão muscular aguda será realizada por esmagamento após sedação e anestesia dos animais através de uma incisão na pata traseira. O músculo solear será acessado e esmagado com pinça Gaspin. 3 dias após a lesão (total de 10 d de tratamento), os animais serão decapitação e os músculos soleares retirados, fixados em formol para análise histológica e e/ou criopreservação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vânia Maria Corrêa da Costa - Coordenador.
2007 - 2009
Regulação da Proliferação e Função Tireóidea: Envolvimento da via Ras-pERK
Descrição: O TSH estimula e mantém a diferenciação, proliferação e a função da glândula tireóide. Acredita-se que grande parte dos efeitos de TSH sobre os tireócitos dependa da transdução de sinal do TSHR via Gs-AMPc-PKA, embora a ligação do hormônio ao TSHR também ative Gq modulando os níveis intracelulares de Ca+. A ação sinérgica de TSH e fatores de crescimento sobre a proliferação dos tireócitos vem sendo objeto de estudos que visam a compreensão das bases da tumorigênese tireóidea. Duas isoformas de MAP Kinase (ERK1 e 2) participam do processo de transdução de sinais proliferativos induzidos por fatores de crescimento. Proteínas Ras quando associadas a GTP são capazes de ativar a sequência de fosforilações que gera um aumento no conteúdo de pERK. Sabe-se que a presença de genes ras oncogenicamente mutados, responsáveis pela gênese de proteínas Ras constitutivamente ativas foi detectada, em mais de 35% dos tumores tireóideos humanos. As disfunções proliferativas que levam ao desenvolvimento de bócio são muito mais frequentes em mulheres que em homens e ocorrem em paralelo ?a grandes variações nas concentrações séricas dos esteróides gonadais: puberdade, gestação e menopausa. Sabe-se que os efeitos não genômicos de estrógenos, levam a ativação de vias proliferativas, portanto neste estudo pretendemos avaliar em um modelo animal murino de castração e reposição hormonal com diferentes doses de benzoato de estradiol, o efeito do estrógeno sobre o grau de ativação da via Ras-ERK, bem como possíveis alterações no padrão de diferenciação e função tireóideos induzidas por estrógenos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - Atual
Efeito do envelhecimento no eixo hipófise-tireóide
Descrição: A glândula tireóide é responsável pela síntese dos hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), hormônios estes envolvidos com a regulação do metabolismo basal e termogênese, do crescimento e do metabolismo intermediário. A biossíntese dos hormônios tireóideos e sua disponibilidade plasmática e tecidual estão sob controle do eixo hipotálamo-hipofisário. O TRH, secretado pelos neurônios dos núcleos paraventriculares hipotalâmicos, é o principal estimulador da produção e secreção de TSH pelos tireotrofos adeno-hipofisários. O TSH, por sua vez, é o principal hormônio modulador da função tireóidea. O aumento nos níveis séricos de T3 e T4 pelo estímulo de TSH inibe, em maior grau, a secreção de TSH pelos tireotrofos e, em menor grau, a liberação hipotalâmica de TRH. Este mecanismo de retroalimentação (ou feedback) negativa mantém a estabilidade da atividade tireóidea e, consequentemente, contribui para a manutenção da homeostase do organismo. O sistema endócrino é tão afetado pelo envelhecimento quanto são os outros sistemas. Os principais estudos acerca do envelhecimento e repercussões na função tireóidea em humanos mostram uma redução da atividade tireóidea em indivíduos velhos, afetando o eixo hipotálamo-hipófise-tireóide. Observou-se também, em ratos e humanos a presença de níveis inalterados de TSH associados a baixos níveis de T3 e T4. Os níveis mantidos de TSH mesmo quando em baixas concentrações dos hormônios tireoidianos pode ser uma resposta baixa da tireóide ao TSH ou uma falha na transdução do seu sinal. Evidenciou-se também que a capacidade dos tireotrofos em aumentar a secreção hormonal de TSH em resposta à diminuição dos níveis hormonais tireóideos está prejudicada no rato velho. Objetivamos avaliar possíveis modificações na expressão das proteínas TPO, pERK e tireoglobulina no envelhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Scientific Research and Essay
2011 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Journal of Endocrinology
2013 - Atual
Periódico: Molecular Biology Reports
2014 - Atual
Periódico: Thyroid (New York, N.Y.)
2015 - Atual
Periódico: Plos One
2014 - Atual
Periódico: Hormone and Metabolic Research
2016 - Atual
Periódico: Archives of Endocrinology and Metabolism
2016 - Atual
Periódico: Biomarkers


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Membro da diretoria do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
2011
Membro da diretoria do Departamento de Tireóide, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
2009
Presidente do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
2008
Jovem Cientísta do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro.
2007
Membro da diretoria do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DA SILVA, DIORNEY2018DA SILVA, DIORNEY ; DE FREITAS, MARIANA ; CAHIL, GUSTAVO ; DE SÃO JOSÉ, VITÓRIA ; NETO, FELIPPE ; CARDOSO, RICARDO ; DA COSTA, VÂNIA ; FORTUNATO, RODRIGO ; DE CARVALHO, DENISE ; MEDEI, EMILIANO ; FERREIRA, ANDREA . Influence of Stem Cell Therapy on Thyroid Function and Reactive Oxygen Species Production in Diabetic Rats. HORMONE AND METABOLIC RESEARCH (INTERNET), v. 50, p. 331-339, 2018.

2.
4SERRANO-NASCIMENTO, CAROLINE2017SERRANO-NASCIMENTO, CAROLINE ; SALGUEIRO, RAFAEL BARRERA ; VITZEL, KAIO FERNANDO ; PANTALEÃO, THIAGO ; CORRÊA DA COSTA, VÂNIA MARIA ; NUNES, MARIA TEREZA . Iodine excess exposure during pregnancy and lactation impairs maternal thyroid function in rats. Endocrine Connections, v. 6, p. 510-521, 2017.

3.
3PANTALEÃO, THIAGO U2017PANTALEÃO, THIAGO U ; FERREIRA, ANDREA C F ; SANTOS, MARIA C S ; FIGUEIREDO, ÁLVARO S P ; LOUZADA, RUY A N ; Rosenthal, Doris ; CARVALHO, DENISE P ; CORRÊA DA COSTA, VÂNIA M . Effect of thimerosal on thyroid hormones metabolism in rats. Endocrine Connections, v. 6, p. 741-747, 2017.

4.
2SERRANO-NASCIMENTO, CAROLINE2017SERRANO-NASCIMENTO, CAROLINE ; SALGUEIRO, RAFAEL BARRERA ; PANTALEÃO, THIAGO ; CORRÊA DA COSTA, VÂNIA MARIA ; NUNES, MARIA TEREZA . Maternal Exposure to Iodine Excess Throughout Pregnancy and Lactation Induces Hypothyroidism in Adult Male Rat Offspring. Scientific Reports, v. 7, p. 1-12, 2017.

5.
6MOUSOVICH-NETO, F.2015MOUSOVICH-NETO, F. ; LOURENÇO, A.L. ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. ; CORRÊA DA COSTA, V.M. . Endocrine and metabolic function in male Carioca High-conditioned Freezing rats. Physiology & Behavior, v. 142, p. 90-96, 2015.

6.
5Dias GP2014Dias GP ; Bevilaqua MCN ; Luz ACDS ; Fleming RL ; Carvalho LA ; Cocks G ; Beckman D ; Hosken LC ; Machado WSA ; Correa-e-Castro AC ; Mousovich-Neto F ; Gomes VC ; Bastos GNT ; Kubrusly RCC ; Corrêa da Costa VM ; Srivastava D ; Landeira-Fernandez J ; Nardi AE ; Thuret S ; Gardino PF . Hippocampal biomarkers of fear memory in an animal model of generalized anxiety disorder. Behavioural Brain Research, v. 263, p. 34-45, 2014.

7.
7LEAL, A. L. R. C.2014LEAL, A. L. R. C. ; Albuquerque JPC ; MATOS, M. S. ; FORTUNATO, R. S. ; DP, C. ; Rosenthal, Doris ; Corrêa da Costa VM . Thyroid hormones regulate skeletal muscle regeneration after acute injury. Endocrine (Basingstoke), p. 233-240, 2014.

8.
8Pereira, Valmara S.2012Pereira, Valmara S. ; Marassi, Michelle P. ; Rosenthal, Doris ; VAISMAN, M. ; Corrêa da Costa VM . Positive correlation between type 1 and 2 iodothyronine deiodinases activities in human goiters. Endocrine (Basingstoke), v. 41, p. 532-538, 2012.

9.
9Lima I2011Lima I ; Taam P ; Corrêa da Costa VM ; Fleiuss MF ; ROSENTHAL, D. ; Lopes RT . RT Study of strontium ranelate bone issues by X-ray microtomography. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print), v. A 652, p. 779-782, 2011.

10.
10PANTALEAO, T. U.2010 PANTALEAO, T. U. ; Mousovich F ; ROSENTHAL, D. ; Padron AS ; DP, C. ; Corrêa da Costa VM . Effect of serum estradiol and leptin levels on thyroid function, food intake and body weight gain in female Wistar rats.. Steroids (Stoneham, MA.), v. 75, p. 638-642, 2010.

11.
11Corrêa da Costa VM;CORRÊA DA COSTA, V.M.;CORREA DA COSTA, VANIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA M;DA COSTA, Vania;DA COSTA, VÂNIA2008Corrêa da Costa VM; ROSENTHAL, D. . Effects of aging on thyroidal function and proliferation. Current Aging and Longevity Science (Print), v. 1, p. 101-104, 2008.

12.
12Lima I2008Lima I ; Anjos MJ ; Farias MLF ; PANTALEAO, T. U. ; Corrêa da Costa VM ; Lopes RT . Evaluation of osteoporotic bone structure through synchrotron radiation X-ray microfluorescence images. European Journal of Radiology, v. 68, p. S95-S99, 2008.

13.
14MARASSI, M. P.2007 MARASSI, M. P. ; FORTUNATO, R. S. ; Silva ACM ; PEREIRA, V. S. ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . SEXUAL DIMORPHISM IN THYROID FUNCTION AND TYPE 1 IODOTHYRONINE DEIODINASE ACTIVITY IN PRE-PUBERTAL AND ADULT RATS. Journal of Endocrinology, v. 192, p. 121-130, 2007.

14.
13LEAL, A. L. R. C.2007LEAL, A. L. R. C. ; PANTALEAO, T. U. ; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; PEREIRA, V. S. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Hypothyroidism and Hyperthyroidism Modulates Ras-MAPK Intracellular Pathway in Rat Thyroids. Endocrine Journal (Basingstoke), v. 31, p. 174-178, 2007.

15.
15DEVITA, G.2005 DEVITA, G. ; BAUER, L. ; Corrêa da Costa VM ; M, F. ; MG, B. ; M, M. ; DILAURO, R. . Dose-dependent inhibition of thyroid differentiation by ras oncogenes. Molecular Endocrinology (Baltimore), v. 19, p. 76-89, 2005.

16.
16MOREIRA, D. G.2005MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Effects of aging and pharmacological hypothyroidism on pituitary- thyroidal axis in aged rats. Experimental Gerontology, 2005.

17.
17Caruso-Neves C2003Caruso-Neves C ; Malaquias, AT ; Loss FF ; Corrêa da Costa VM ; Gomes VO ; Lopes AG . Bradykinin B1 receptor stimulates the proximal tubule Na-ATPase activity through protein kinase C pathway. Regulatory Peptides, v. 115, p. 195-201, 2003.

18.
19CARDOSO, L. C.2002CARDOSO, L. C. ; DC, M. ; DV, C. ; LM, S. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. ; VAISMAN, M. ; AH, V. ; Carvalho D.P. . Effect of iodine or iopanoic acid on thyroid Ca/NADPH-dependent H2O2-genarating activity and thyroperoxodase in toxic diffuse goiters. European Journal of Endocrinology, v. 147, n.3, p. 293-298, 2002.

19.
18TGP, F.2002TGP, F. ; Corrêa da Costa VM ; TM, O. C. ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Chronic lithium effects on TSH secretion and thyroxine-5´-deiodination in murine thyroid and pituitary glands. Journal of Endocrinology, v. 174, n.2, p. 331-334, 2002.

20.
20Corrêa da Costa VM;CORRÊA DA COSTA, V.M.;CORREA DA COSTA, VANIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA M;DA COSTA, Vania;DA COSTA, VÂNIA2001 Corrêa da Costa VM; MOREIRA, D. G. ; ROSENTHAL, D. . Thyroid function and age: Gender related differences. Journal of Endocrinology, v. 171, n.1, p. 193-198, 2001.

21.
21Corrêa da Costa VM;CORRÊA DA COSTA, V.M.;CORREA DA COSTA, VANIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA MARIA;CORRÊA DA COSTA, VÂNIA M;DA COSTA, Vania;DA COSTA, VÂNIA1996Corrêa da Costa VM; D, R. . Effect of Aging on Pituitary T4-5'-deiodinase activity in female rats. Life Sciences, v. 59, n.18, p. 1515-1520, 1996.

22.
22MMD, B.1991MMD, B. ; CCA, N. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. . Pituitary and Thyroidal Thyroxine 5'-Deiodinase in Diabetc Rats. Progress In Thyroid Research, Rotterdam, p. 147-149, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Corrêa da Costa VM. Berne & Levy Fisiologia, 6a Ed, Koeppen BM & Stanton BA, Mosby, Elsevier, 2009. Rio de Janeiro: Mosby Elsevier, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
Corrêa da Costa VM; ROSENTHAL, D. . Aging and Subclinical Thyroid Dysfunction. Endocrine System Disorders. 1aed.: , 2013, v. , p. 85-99.

2.
PAZOS-MOURA, C. C. ; DP, C. ; TM, O. C. ; Corrêa da Costa VM . Regulação da Função da Tireóide. In: Marcos Brasilino de Carvalho. (Org.). Tratado de Tireóide e Paratireóides. : Editora Rubio, 2007, v. 3, p. 27-37.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Corrêa da Costa VM. Bisfenol A. Pais e Filhos, Sempre alerta, p. 96 - 96, 02 ago. 2010.

2.
Corrêa da Costa VM. Os Exames são Invalíveis?. Ciência Hoje, Brasil, , v. 21, p. 56 - 56.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Zin WA ; PEREIRA, V. S. ; Cagido VR ; Sena GGS ; Baldez VS ; Einicker-Lamas M ; Corrêa da Costa VM . Respiratory function in rats submitted to pharmacological hypothyroidism. In: Congresso da European Respiratory Society, 2011, Amsterdam. European Respiratory Journal, 2011. v. 38. p. 378s-3782.

2.
SOUZA, E. C. ; GROZOVSKY, R. ; Alves LM ; M, T. C. ; Corrêa da Costa VM ; NASCIUTTI, L. E. ; DP, C. . Estrogênio protege células tireoideanas (PCCL3) da morte celular promovida por peróxido de hidrogênio. In: XX FeSBE, 2005, Aguas de Lindóia. Anais da XX FeSBE, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, M. S. ; ATELLA, G. C. ; Corrêa da Costa VM . Efeito da suplementação com taurina sobre o perfil lipídico de ratos hipotireóideos. In: XXXII Reunião Anual da FeSBE, 2017, Campos de Jordão. Anais da XXXII Reunião Anual da FeSBE, 2017.

2.
PREUSS, F. ; Corrêa da Costa VM . Efeito do envelhecimento sobre a secreção de testosterona e corticosterona: possível impacto sobre a função múscular esquelética de ratos Wistar. In: 7th Semana de integração acadêmica da UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. Anais da 7th Semana de integração acadêmica da UFRJ, 2016.

3.
MATOS, M. S. ; Mousovich F ; Alves LM ; KETZER, L. A. ; Corrêa da Costa VM . Modificação do fenótipo do tecido adiposo marrom em ratos wistar machos induzida pelo tratamento com corticosterona. In: 7th Semana de integração acadêmica da UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. Anais da 7th Semana de integração acadêmica da UFRJ, 2016.

4.
PANTALEAO, T. U. ; PADRON, A. S. ; LOUZADA, R. A. ; HECHT, F. ; FERREIRA, A. F. ; CARVALHO, D. P. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Effect of thimerosal on thyroid hormones metabolism. In: 15th International Thyroid Congress, 2015, Flórida. Abstract Book of 15th International Thyroid Congress, 2015. p. 429.

5.
PEREIRA, V. S. ; Cagido VR ; MACHADO, R. ; SILVA, R. T. ; Einicker-Lamas M ; Zin WA ; Corrêa da Costa VM . Pharmacological hypothyroidism effect on lung function in Wistar young adult rats. In: 15th International Thyroid Congress, 2015, Flórida. Abstract Book of 15th International Thyroid Congress, 2015. p. 429.

6.
MATOS, M. S. ; SILVA, J. M. G. ; CORRÊA DA COSTA, V.M. . Estradiol modulates estrogen receptors isoforms and type 2 iodothyronine deiodinase activity in rat uterus. In: 1st PanAmerican Congress of Physiological Sciences, 2014, Foz do Iguaçú. Anais do 1st PanAmerican Congress of Physiological Sciences, 2014.

7.
Mousovich Neto F ; KETZER, L. A. ; CORRÊA DA COSTA, V.M. . Corticosterone treatment inhibit mitochondrial biogenesis in a a tissue-specific manner. In: 1st PanAmerican Congress of Physiological Sciences, 2014, Foz do Iguaçú. Anais do 1st PanAmerican Congress of Physiological Sciences, 2014.

8.
PANTALEAO, T. U. ; Padron AS ; FERREIRA, A. C. F. ; DP, C. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Thimerosal inhibits iodothyronine deiodinase activity. In: XV Latin American Thyroid Congress, 2013, Florianopolis. XV Latin American Thyroid Congress, 2013.

9.
Mousovich Neto F ; Landeira-Fernandez J ; Corrêa da Costa VM . Low T3 serum levels and bat iodothyronine deiodinase activity are associated with imparied metabolic function in a model of anxiety disorder. In: XV Latin American Thyroid Congress, 2013. XV Latin American Thyroid Congress, 2013.

10.
MATOS, M. S. ; Albuquerque JPC ; FORTUNATO, R. S. ; DP, C. ; Corrêa da Costa VM . EFEITO DO HIPERTIREOIDISMO SOBRE A REGENERAÇÃO MUSCULAR APÓS LESÃO AGUDA EM RATOS. In: XXVIII FeSBE, 2013, Caxambú. Anais da XXVIII FeSBE, 2013. v. 5.010. p. 22-22.

11.
Pantaleao TU ; Padron AS ; FERREIRA, A. C. F. ; DP, C. ; Rosenthal, Doris ; Corrêa da Costa VM . Iodothyronine deiodinases activities are inhibited by thimerosal. In: XLVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia e III Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, 2012, Gramado. Anais do XLVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia e III Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, 2012.

12.
Mousovich Neto F ; Landeira-Fernandez J ; Corrêa da Costa VM . Impacto endócrino e metabólico do transtorno generalizado de ansiedade em ratos. In: XLVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia e III Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, 2012, Gramado. Anais do XLVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia e III Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, 2012.

13.
Pereira, Valmara S. ; Cagido VR ; MACHADO, M. N. ; SILVA, R. T. ; Einicker-Lamas M ; Zin WA ; Corrêa da Costa VM . Thyroid hormones are required for normal respiratory function in Wistar rats. In: 36th Annual Meeting of the European Thyroid Association, 2012, Pisa. European Thyroid Journal, 2012. v. 1. p. 153.

14.
PANTALEAO, T. U. ; Padron AS ; FERREIRA, A. C. ; Mousovich F ; Carvalho D.P. ; Corrêa da Costa VM . Type 2 iodothyronine deiodinase activity is inhibited by thimerosal. In: XIV Latin American Thyroid Congress, 2011, Lima. LATS Journal, 2011. p. 66-66.

15.
PEREIRA, V. S. ; Cagido VR ; Sena GGS ; Baldez VS ; Einicker-Lamas M ; Zin WA ; Corrêa da Costa VM . Respiratory function in rats submitted topharmacological hypothyroidism. In: XIV Latin American Thyroid Congress, 2011, Lima. LATS Journal, 2011. p. 39-39.

16.
PANTALEAO, T. U. ; Padron AS ; FERREIRA, A. C. ; DP, C. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Type 2 iodothyronine deiodinase activity is inhibited by thimerosal. In: XXVI FeSBE, 2011, Rio de Janeiro. Anais da XXVI FeSBE, 2011.

17.
Mousovich Neto F ; Lourenço AL ; Landeira-Fernandez J ; Corrêa da Costa VM . Endocrine and metabolic functions are altered in a model of generalized anxiety disorder. In: XXVI FeSBE, 2011, Rio de Janeiro. Anais da XXVI FeSBE, 2011.

18.
LEAL, A. L. R. C. ; Albuquerque JPC ; Carvalho D.P. ; Corrêa da Costa VM . Regeneração pós-lesão muscular aguda: Influência do hipo- e do hipertireoidismo. In: 14o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2010, Florianópolis. Programa do 14o EBT, 2010.

19.
Mousovich F ; PANTALEAO, T. U. ; Dias GP ; Gardino PF ; Landeira-Fernandez J ; Corrêa da Costa VM . Modulação da função tireóidea de animais com alta taxa da resposta de congelamento condicionado. In: 14o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2010, Florianópolis. Programa do 14o EBT, 2010.

20.
Mousovich F ; Lourenço AL ; Dias GP ; Gardino PF ; Landeira-Fernandez J ; Corrêa da Costa VM . Alterações endócrinas e metabólicas em animais com transtorno generalizado de ansiedade. In: XXV FeSBE, 2010, Águas de Lindóia. Programa da XXV FeSBE, 2010.

21.
Vives D ; Takyia CM ; Corrêa da Costa VM ; Caruso-Neves C . Regulation of renal angiotensin II effects by estradiol deficience. In: XXV FeSBE, 2010, Águas de Lindóia. Programa da XXV FeSBE, 2010.

22.
Pantaleao TU ; FERREIRA, A. C. ; Mousovich F ; DP, C. ; Corrêa da Costa VM . In vitro inhibition of type 2 iodothyronine deiodinase activity in cold-stimulated rat brown adipose tissue by thimerosal. In: 14th Internationa Thyroid Congress, 2010, Paris. Program of 14th Internationa Thyroid Congress, 2010.

23.
PEREIRA, V. S. ; Cagido VR ; Sena GGS ; Zin WA ; Baldez VS ; Einicker-Lamas M ; Corrêa da Costa VM . Effect of pharmacological hypothyroidism on pulmonary function in rats.. In: 14th Internationa Thyroid Congress, 2010, Paris. Program of 14th Internationa Thyroid Congress, 2010.

24.
LEAL, A. L. R. C. ; Albuquerque JPC ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Effects of hypo- and hyperthyroidism on skeletal muscle regeneration after acute injury. In: 14th Internationa Thyroid Congress, 2010, Paris. Program of 14th Internationa Thyroid Congress, 2010.

25.
LEAL, A. L. R. C. ; Albuquerque JPC ; Carvalho D.P. ; Corrêa da Costa VM . REGENERAÇÃO PÓS-LESÃO MUSCULAR AGUDA: INFLUÊNCIA DO HIPO- E DO HIPERTIREOIDISMO. In: XXV FeSBE, 2010, Águas de Lindóia. Programa da XXV FeSBE, 2010.

26.
PANTALEAO, T. U. ; Mendonça KT ; Mousovich Neto F ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Efeito da ovariectomia e do tratamento com 17beta-estradiol na via Ras-pERK em tireóides murinas. In: XIII Latin American Thyroid Congress, 2009, Gramado. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2009. v. 52. p. S192-S192.

27.
FERREIRA, A. C. ; PANTALEAO, T. U. ; Freitas ML ; MGP, G. ; CARDOSO, L. C. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. . Estrogen increases thyroid hydrogen peroxide genaration by dual oxidase in females rats. In: XIII Latin American Thyroid Congress, 2009, Gramado. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2009. v. 53. p. S160-S160.

28.
Mousovich F ; Dias GP ; Gardino PF ; Landeira-Fernandez J ; Corrêa da Costa VM . Função tireoidiana de animais com alta taxa de resposta de congelamento condicionado. In: XXIV FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Função tireoidiana de animais com alta taxa de resposta de congelamento condicionado, 2009.

29.
PANTALEAO, T. U. ; Mousovich F ; Padron AS ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Estrogênio atua como um facilitador da ação anorexígena da leptina e é um provável modulador da atividade iodotironina desiodase tipo 2 hipotalâmica. In: XXIV FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Programa da XXIV FeSBE, 2009.

30.
FERREIRA, A. C. ; PANTALEAO, T. U. ; Cortez-Penha RC ; Freitas M ; MGP, G. ; CARDOSO, L. C. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. . Estrogênio aumenta a geração de peróxido de hidrogênio pela oxidase dual tireóidea em ratas. In: XXIV FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Programa da XXIV FeSBE, 2009.

31.
LEAL, A. L. R. C. ; Carvalho D.P. ; Corrêa da Costa VM . Regeneração pós-lesão muscular aguda: Influência do status tireóideo. In: XXIV FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Programa da XXIV FeSBE, 2009.

32.
Vives D ; Caruso-Neves C ; Corrêa da Costa VM . Renal effects of angiotensin II is modulated by 17 beta-estradiol. In: XXIV FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Programa da XXIV FeSBE, 2009.

33.
Mendonça KT ; FERREIRA, A. C. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Envelhecimento e função tireóidea: atividade tireperoxidase e expressåo do fator de transcrição tireóideo tipo i (TTF-1) em ratos. In: XXIII FeSBE, 2008, Águas de Lindóia. Reunião Anual da XXIII FeSBE, 2008.

34.
PANTALEAO, T. U. ; Mendonça KT ; Mousovich Neto F ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Efeito da ovariectomia e do tratamento com 17β-estradiol sobre a ingestão alimentar, ganho de peso corporal e fosforilação de ERK em hipófises murinas. In: XXIII FeSBE, 2008, Águas de Lindoia. Reunião Anual da XXIII FeSBE, 2008.

35.
Vives D ; Storti-Nobrega T ; Santos AG ; Corrêa da Costa VM ; Caruso-Neves C . Role of 17β-estradiol on the renal Renin-angiotensin system. In: XXIII FeSBE, 2008, Águas de Lindoia. Reunião Anual da XXIII FeSBE, 2008.

36.
PEREIRA, V. S. ; MARASSI, M. P. ; PANTALEAO, T. U. ; ROSENTHAL, D. ; Domingos M ; VAISMAN, M. ; Corrêa da Costa VM . MAP Kinase p44/p42 phosphorilation and type 1 iodothyronine deiodinase activity in thyroid tumors. In: XII Latin American Thyroid Society Congress, 2007, Santiago. XII Latin American Thyroid Society Congress, 2007. v. P117. p. 172-172.

37.
MOREIRA, D. G. ; D, R. ; Corrêa da Costa VM . Envelhecimento e expressão do fator de transcrição tireóideo-1 (TTF-1) em tireóides murinas.. In: XXI FeSBE, 2006, Águas de Lindoia. Programa da XXI FeSBE.

38.
MARASSI, M. P. ; FORTUNATO, R. S. ; PEREIRA, V. S. ; GROZOVSKY, R. ; Carvalho D.P. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. . Influence of pre-pubertal gonadectomy on thyroid function and type 1 iodothyronine deiodinase activity in adult rats.. In: 41st Congress of the Brazilian Physiological Society & Joint Meeting with Physiological Society, 2006, Ribeirão Preto. Program abstracts 41st Congress of the Brazilian Physiological Society & Joint Meeting with Physiological Society. v. 06.139. p. 262.

39.
SOUZA, E. C. ; GROZOVSKY, R. ; Alves LM ; M, T. C. ; Corrêa da Costa VM ; NASCIUTTI, L. E. ; DP, C. . Estrogen protects PCCL3 thyroid cells against death induced by hydrogen peroxide. In: 13th International Thyroid Congress, 2005, Buenos Aires. Thyroid. New Rochelle, NY: Mary Ann Liebert INC, 2005. v. 15. p. S37-S37.

40.
PEREIRA, V. S. ; MARASSI, M. P. ; PANTALEAO, T. U. ; FIGUEIREDO, M. D. ; D, R. ; VAISMAN, M. ; Corrêa da Costa VM . Type I iodothyronine deiodinase activity and MAP Kinase P44/P42 expression in thyroid tumors. In: 13th International Thyroid Congress, 2005, Buenos Aires. Thyroid. New Rochelle, NY: Mary Ann Liebert, Inc, 2005. v. 15. p. S-102-S-102.

41.
MARASSI, M. P. ; FORTUNATO, R. S. ; PEREIRA, V. S. ; DP, C. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Thyroid function and type 1 iodothyronine deiodinase in rats:Effect of sex hormones. In: 13 th International Thyroid Congress, 2005, Buenos Aires. Thyroid. New Rochelle, NY: Mary Ann Liebert Inc, 2005. v. 15. p. S-133-S-133.

42.
MARASSI, M. P. ; FORTUNATO, R. S. ; DP, C. ; D, R. ; Corrêa da Costa VM . Influence of pre-puberal gonadectomy on type 1 iodothyronine deiodinase activity in adult rats. In: 13 th International Thyroid Congress, 2005, Buenos Aires. Thyroid. New Rochelle, NY: Mary Ann Liebert, 2005. v. 15.

43.
PEREIRA, V. S. ; MARASSI, M. P. ; PANTALEAO, T. U. ; D, R. ; VAISMAN, M. ; Corrêa da Costa VM . Atividade iodotironina desiodase tipo 1 e expressão de MAP kinase p44/p42 em tumores tireóideos. In: XX FeSBE, 2005, Águas de Lindóia. Anais da XX FeSBE, 2005.

44.
PANTALEAO, T. U. ; MARASSI, M. P. ; PEREIRA, V. S. ; ROSENTHAL, D. ; Corrêa da Costa VM . Efeito de estradiol na fosforilação da MAPK em coração e tireóide de ratas: resultados preliminares. In: XX FeSBE, 2005, Águas de Lindóia. Anais da XX FeSBE, 2005.

45.
MARASSI, M. P. ; FORTUNATO, R. S. ; PEREIRA, V. S. ; DP, C. ; D, R. ; Corrêa da Costa VM . Função tireóidea e iodotironina desiodase tipo 1 em ratos: efeito de esteróides sexuais. In: XX FeSBE, 2005, Águas de Lindóia. Anais da XX FeSBE, 2005.

46.
Corrêa da Costa VM. Expressão da MAPKinase p44/p42 em nódulos benignos e malignos. In: XI Encontro Brasileiro de Tireóide, 2004, Vitória, Espírito Santo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Rio de Janeiro: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2004. v. 48. p. S287-S287.

47.
MARASSI, M. P. ; MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Aumento da expressão do protooncogene Ras e sua sinalização intracelular em tireóides murinas durante o envelhecimento. In: X Congress da Sociedade LatinoAmericana de Tireóide, 2003, Córdoba Argentina. Revista Argentina de Endocrinologia y Metabolismo. v. 40. p. 87.

48.
FERREIRA, A. C. ; LIMA, L. P. ; MULLER, G. ; MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. ; DP, C. ; TGP, F. . Chronic lithium administration increases the thyroid Na+/I- co-transporter (NIS) activity. In: X Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Tireóide, 2003, Córdoba, Argentina. Revista Argentina de Endocrinologia y Metabolismo, 2003. v. 40. p. pp120.

49.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; DP, C. ; D, R. . Effects of aging and pharmacological hypothyroidism on pituitary-thyroidal axis in aged rats. In: X Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Tireóide, 2003, Córdoba, Argentina. Revista Argentina de Endocrinologia y Metabolismo, 2003. v. 40. p. pp139.

50.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; DP, C. ; D, R. . Diminuição da capacidade funcional dos tireócitos murinos no envelhecimento. In: XVIII FESBE, 2003, Pinhais, PR. Programa da XVIII FESBE, 2003.

51.
MARASSI, M. P. ; MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Sinalização intracelular em tireóides murinas durante o envelhecimento. In: XVIII FESBE, 2003, Pinhais, PR. Programa da XVIII FESBE, 2003.

52.
LEAL, A. L. R. C. ; PANTALEAO, T. U. ; PEREIRA, V. S. ; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Efeito do hiper e hipotireoidismo sobre a expressão de proteínas Ras e pERK em tireóides murinas. In: XVIII FESBE, 2003, Pinhais, PR. Programa da XVIII FESBE, 2003.

53.
LEAL, A. L. R. C. ; PANTALEAO, T. U. ; PEREIRA, V. S. ; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. . Status tireóideo e sinalização Ras-pERK em tireóides murinas. In: XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia e XXXI Congresso da Associação LatinoAmericana de Ciências Fisiológicas, 2003, Ribeirão Preto, SP. Anais do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia e do XXXI Congresso da Associação LatinoAmericana de Ciências Fisiológicas, 2003.

54.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e resposta do TSH sérico e hipofisário murino ao hipotireoidismo farmacológico.. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Programa da XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002.

55.
Corrêa da Costa VM; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; BARONE, B. ; DP, C. ; ROSENTHAL, D. . Aumento da expressão do protooncogene ras em tireóides murinas em função do envelhecimento. In: X EBT, 2002, Ribeirão Preto. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2002. v. 46. p. 118-118.

56.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; DP, C. ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e resposta do TSH serico e hipofisario murino ao hipotireoidismo. In: X EBT, 2002, Ribeirão Preto. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2002. v. 46. p. 119-119.

57.
Corrêa da Costa VM; GROZOVSKY, R. ; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; DP, C. ; ROSENTHAL, D. . Modulação da expressão do protooncogene ras por tireotrofina em tireoides murinas. In: X EBT, 2002, Ribeirão Preto. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2002. v. 46. p. 121-121.

58.
LIMA, L. P. ; TLG, Carvalho ; Lara LS ; Corrêa da Costa VM ; D, R. ; Lopes AG ; DP, C. ; Caruso-Neves C . Caracterização da Na-ATPase insensível a ouabaina em tireóides murinas. In: X EBT, 2002, Ribeirão Preto - SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2002. v. 46. p. 92-92.

59.
Corrêa da Costa VM; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; BARONE, B. ; Carvalho D.P. ; D, R. . Envelhecimento e expressão do protooncogene ras em tireóides murinas. In: XVII Reunião da FESBE, 2002, Salvador. Anais da XVII FESBE, 2002.

60.
FIGUEIREDO, M. D. ; FERREIRA, A. C. ; CARDOSO, L. C. ; MGP, G. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. ; A, B. ; VAISMAN, M. ; Carvalho D.P. . Bócios dishormonogênicos com provável defeito na exocitose da tireoglobulina. In: XVII Reunião da FESBE, 2002, Salvador. Anais da XVII FESBE, 2002.

61.
Corrêa da Costa VM; GROZOVSKY, R. ; MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Modulação da expressão do protooncogene ras por tiretrofina em tireóides murinas. In: XVII FESBE, 2002, Salvador. Anais da XVII FESBE, 2002.

62.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e resposta do TSH sérico e hipofisário murino ao hipotireoidismo. In: Reunião da XVII FESBE, 2002, Salvador. Anais da XVII FESBE, 2002.

63.
LIMA, L. P. ; TLG, Carvalho ; Lara LS ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. ; Lopes AG ; Carvalho D.P. ; Caruso-Neves C . Caracterização da Na-ATPase insensível a ouabaina em tireóides murinas. In: XVII Reunião da FESBE, 2002, Salvador. Anais da XVII FESBE, 2002.

64.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e resposta do TSH hipofisário ao hipotireoidismo. In: IX Comgresso da Sociedade LatinoAmericana de Tireoide, 2001, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2001. v. 45. p. S98-S98.

65.
DEVITA, G. ; Corrêa da Costa VM ; BAUER, L. ; DILAURO, R. . Ras oncogenes interference with thyroid cell differentiation. In: 27th Annual Meeting of European Thyroid Association, 2001, Warsaw. Programa do 27th Annual Meeting of European Thyroid Association (ETA), 2001.

66.
MOREIRA, D. G. ; MARASSI, M. P. ; Corrêa da Costa VM ; Carvalho D.P. ; D, R. . Envelhecimento e resposta do TSH hipofisário ao hipotireoidismo. In: XVI FESBE, 2001, Caxambú. Programa XVI FESBE, 2001.

67.
DEVITA, G. ; Corrêa da Costa VM ; POTENZA, N. ; BAUER, L. ; DILAURO, R. . Multiple Ras downstream pathways are responsible for thyroid cell transformation. In: XXVIII Simposio della Societa Italiana de Cancerologia, 2001, Napoles. Programa do XXVIII Simposio della Societa Italiana de Cancerologia, 2001.

68.
Corrêa da Costa VM; MOREIRA, D. G. ; ROSENTHAL, D. . Efeitos do envelhecimento sobre a função tireóidea. In: 9o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2000, Gramado. Programa do 9o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2000.

69.
Corrêa da Costa VM; ROSENTHAL, D. . Alterações nos níveis de mRNA para TPO e Tg em função do envelhecimento em ratos de ambos os sexos. In: 9o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2000, Gramado. Programa do 9o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2000.

70.
MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Efeito do envelhecimento na capacidade de secreção de tireotrofina (TSH). In: 9o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2000, Gramado. Programa do 9o Encontro Brasileiro de Tireóide, 2000.

71.
Corrêa da Costa VM; ROSENTHAL, D. . mRNA para TPO e Tg e envelhecimento. In: XV FESBE, 2000, Caxambú. Programa da XV FESBE, 2000.

72.
Corrêa da Costa VM; MOREIRA, D. G. ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e função tireóidea. In: XV FESBE, 2000, Caxambú. Programa da XV FESBE, 2000.

73.
MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e secreção de tiretrofina. In: XV FESBE, 2000, Caxambú. Programa da XV FESBE, 2000.

74.
LISBOA, P. ; TM, O. C. ; MOREIRA, R. M. ; OLIVEIRA, K. ; Corrêa da Costa VM ; CURTY, F. H. ; LIMA, L. P. ; BARROS, I. A. ; PAZOS-MOURA, C. C. . Efeito da ausencia das gônadas sobre a expressão gênica da desiodase tipo I tireoidiana em ratos. Estudo preliminar. In: XV FESBE, 2000, Caxambú. Progrma da XV FESBE, 2000.

75.
Corrêa da Costa VM; MOREIRA, D. G. ; ROSENTHAL, D. . Effect of aging on pituitary-thyroid function. In: 12th International Thyroid Congress, 2000, Kyoto. Programa do 12th International Thyroid Congress, 2000.

76.
MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e geração de 3, 3´, 5 triiodotironina. In: XXII Jornada da Iniciação Científica da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Programa da XXII Jornada da Iniciação Científica da UFRJ, 2000.

77.
Corrêa da Costa VM; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Envelhecimento e expressão tireóidea de tireoperoxidase (TPO) e tireoglobulina (Tg).. In: XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambú. Resumos da XIV Reunião Anual da FESBE, 1999. p. 275-275.

78.
FERREIRA, A. C. ; FIGUEIREDO, M. D. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. ; VAISMAN, M. ; Carvalho D.P. . Bócio dishormonogênico com provável defeito de geração de H2O2. In: XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambú. Resumos da . XIV Reunião Anual da FESBE, 1999. p. 273.

79.
MOREIRA, D. G. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. . Efeito do envelhecimento sobre a atividade iodotironina-desiodase (D-I) hepática em ratos. In: XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambú. Resumos daXIV Reunião Anual da FESBE, 1999. p. 272.

80.
FIGUEIREDO, M. D. ; FERREIRA, A. C. ; Corrêa da Costa VM ; CARDOSO, L. C. ; ROSENTHAL, D. ; VAISMAN, M. ; Carvalho D.P. . Two dyshormonogenetic goiters with probable organification defect. In: The Endocrine Society 81th Annual Meeting, 1999, San Diego, CA. Proceedings of the Endocrine Society 81th Meeting, 1999. p. 694.

81.
Corrêa da Costa VM; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Thyroid peroxidase and thyroglobulin expression during aging in male rats. In: 8th Congress of the Latin-American Thyroid Society, 1999, Foz do Iguassú. Thyroid peroxidase and thyroglobulin expression during aging in male rats, 1999. p. 32.

82.
FERREIRA, A. C. ; FIGUEIREDO, M. D. ; Corrêa da Costa VM ; ROSENTHAL, D. ; VAISMAN, M. ; Carvalho D.P. . Dyshormonogenetic goiter with probable H2O2 generation defect. In: 8th Congress of the Latin-American Thyroid Society, 1999, Foz do Iguassú. Proceedings of the 8th LATS Congress, 1999. p. 26.

83.
Corrêa da Costa VM; DP, C. ; ROSENTHAL, D. . Effect of aging on thyroidal type I iodothyronine deiodinase (DI-I) and thyroglobulin expression in female rats. In: 8th Congress of the Latin-American Thyroid Society, 1999, Foz Iguassú. Programa do 8th Congress of the Latin-American Thyroid Society, 1999.

84.
Corrêa da Costa VM; Carvalho D.P. ; ROSENTHAL, D. . Efeito do envelhecimento sobre os níveis tireóideos de mRNA para iodotironina-desiodase tipo I (D-I) e tireoglobulina.. In: XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambú. Resumos da . XIV Reunião Anual da FESBE, 1999. p. 275-275.

85.
Corrêa da Costa VM; SMC, G. ; ESFW, A. ; D, R. . Envelhecimento e expressão da iodotironina-desiodase tipo I em hipófise e fígado de ratas. In: XIII FESBE, 1998, Caxambu. Programa da XIII FESBE, 1998.

86.
Corrêa da Costa VM; SMC, G. ; ESFW, A. ; D, R. . Efeito do envelhecimento sobre a expressão da iodotironina-desiodase tipo I em hipófise e fígado de ratas Dutch-Miranda. In: 8o Encontro Brasileiro de Tireóide, 1998, Belo Horizonte. Programa do 8o EBT, 1998.

87.
Corrêa da Costa VM; SMC, G. ; ESFW, A. ; D, R. . Efeito do envelhecimento sobre a expressão da iodotironina-desiodase tipo I em hipófise e fígado de ratas Dutch-Miranda. In: 1o Simpósio Internacional sobre Genética Molecular em Endocrinologia, 1997, São Paulo. Programa do 1o SIGEM, 1997.

88.
Corrêa da Costa VM; DP, C. ; TM, O. C. ; D, R. . Atividades desiodase tireóidea e hipofisária e níveis séricos de T4, T3 e TSH no envelhecimento. In: IV Jornada Científica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 1995, Rio de Janeiro. Programa da IV Jornada Científica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 1995.

89.
Corrêa da Costa VM; DP, C. ; TM, O. C. ; D, R. . Atividades desiodase tireóidea e hipofisária e níveis séricos de T4, T3 e TSH no envelhecimento. In: X FESBE, 1995, Serra Negra. Programa da X FESBE, 1995.

90.
TGP, F. ; Corrêa da Costa VM ; CCA, N. S. ; D, R. . Efeitos crônicos do lítio sobre as atividades T4 desiodase (DI) tireóidea e hipofisária de ratos. In: VI Encontro Brasileiro de Tireóide, 1995, Campinas. Programa do VI EBT, 1995.

91.
Corrêa da Costa VM; DP, C. ; TM, O. C. ; D, R. . Função tireóidea e envelhecimento. Desiodação tireóidea e hipofisária de T4 e níveis séricos de T4, T3 e TSH. In: VI Encontro Brasileiro de Tireóide, 1995, Campinas. Programa do VI EBT, 1995.

92.
Corrêa da Costa VM; DP, C. G. ; D, R. . Atividade T4-5'desiodase em tireóides murinas: Variação em função de envelhecimento e sexo?. In: VIII FESBE, 1993, Caxambú. Programa da VIII FESBE, 1993.

93.
TGP, F. ; Corrêa da Costa VM ; CCA, N. ; D, R. . Thyroid and pituitary T4 deiodinase activity in rats submitted to chronic lithium treatment. In: VI Congresso Latinoamericano de Tireóide (SLAT), 1993, Buenos Aires. Programa da VI SLAT, 1993.

94.
Corrêa da Costa VM; DP, C. G. ; D, R. . Increased pituitary T4 deiodination activity in aging: Specific enhance in type I activity?. In: VI Congresso Latinoamericano de Tireóide (SLAT), 1993, Buenos Aires. Programa da VI SLAT, 1993.

95.
Corrêa da Costa VM; DP, C. G. ; D, R. . Variação inter-ensaio das atividades T4-5'desiodase, total e tipo II em hipófises de ratos. In: V Encontro Brasileiro de Tireóide, 1993, Foz do Iguaçu. Programa do V EBT, 1993.

96.
TGP, F. ; Corrêa da Costa VM ; CCA, N. ; D, R. . Atividade T4- 5'desiodase (DI) tireóidea e hipofisária em ratos submetidos ao tratamento crônica com lítio. In: VII FESBE, 1992, Caxambú. Programa da VII FESBE, 1992.

97.
Corrêa da Costa VM; CCA, N. ; DP, C. G. ; D, R. . Aumento da atividade T4-desiodase hipofisária em função do envelhecimento: aumento específico de DI-I?. In: VII FESBE, 1992, Caxambú. Programa da VII FESBE, 1992.

98.
CCA, N. ; Corrêa da Costa VM ; MMD, B. ; D, R. . Atividade T4-5'desiodase em hipófise e tireóide de ratos diabéticos. In: II Congresso do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 1991, Rio de Janeiro. Programa do II Congresso do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 1991.

99.
Corrêa da Costa VM; CCA, N. ; MMD, B. ; DP, C. G. ; D, R. . Alterações da T4-5'desiodase hipofisária em ratos durante o envelhecimento: resultados preliminares. In: II Congresso do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 1991, Rio de Janeiro. Programo do II Congresso do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 1991.

100.
CCA, N. ; MMD, B. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. . Atividade T4-5'desiodase murina no diabetes mellitus agudo e crônico. In: VI FESBE, 1991, Caxambú. Programa da VI FESBE, 1991.

101.
DP, C. G. ; Corrêa da Costa VM ; MMD, B. ; D, R. . Efeito do envelhecimento sobre aspectos funcionais do eixo hipófise-tireóide. In: VI FESBE, 1991, Caxambú. Programa da VI FESBE, 1991.

102.
Corrêa da Costa VM; CCA, N. ; MMD, B. ; D, R. . Variação inter-ensaio das atividades T4 desiodase tireóidea e hipofisária. In: VI FESBE, 1991, Caxambú. Programa da VI FESBE, 1991.

103.
DP, C. G. ; Corrêa da Costa VM ; MMD, B. ; D, R. . Effects of aging on aspects of the pituitary-thyroidal axis function. In: V Congresso Latino Americano de Tireóide, 1991, São Paulo. Programa do V Congresso Latino Americano de Tireóide, 1991.

104.
MMD, B. ; CCA, N. ; Corrêa da Costa VM . Pituitary and thyroidal thyroxine 5'deiodinase in diabetic rats. In: 10th International Thyroid Conference, 1991, Hague. Programa do 10th International Thyroid Conference, 1991.

105.
CCA, N. ; MMD, B. ; Corrêa da Costa VM ; D, R. . Effect of experimental diabetes mellitus on pituitary and thyroidal thyroxine 5'deiodinase activity. In: XII Congresso Panamericano de Endocrinologia, 1990, Recife. Programa do XII Congresso Panamericano de Endocrinologia, 1990.

106.
Corrêa da Costa VM; CCA, N. ; MMD, B. ; DP, C. G. ; D, R. . Effect of aging on pituitary T4-5'deiodinase activity - preliminary results. In: XII Congresso Panamericano de Endocrinologia, 1990, Recife. Programa do XII Congresso Panamericano de Endocrinologia, 1990.

107.
CCA, N. ; Corrêa da Costa VM ; MMD, B. ; D, R. . Atividade T4-5'desiodase em hipófise e tireóide de ratos diabéticos. In: V FESBE, 1990, Caxambú. Programa da V FESBE, 1990.

108.
Corrêa da Costa VM; CCA, N. ; MMD, B. ; DP, C. G. ; D, R. . Alterações da T4-5'desiodase hipofisária em ratos durante o envelhecimento: resultados preliminares. In: V FESBE, 1990, Caxambú. Programa da V FESBE, 1990.

Apresentações de Trabalho
1.
Corrêa da Costa VM. Estresse crônico como possível causa de alterações endócrino-metabólicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Corrêa da Costa VM. O mistério dos hormônios tireóideos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Corrêa da Costa VM. Alterações endócrino-metabólicas em um modelo de ansiedade em ratos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Corrêa da Costa VM. Avaliação integrada no ensino de Fisiologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Corrêa da Costa VM. Ensino em Fisiologia ? a experiência do IBCCF-UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Corrêa da Costa VM. Hormônios tireóideos e regeneração muscular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Corrêa da Costa VM. Efeito da ovariectomia e do tratamento com 17beta estradiol sobre a proliferação e função tireóidea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Corrêa da Costa VM. "Effects of aging on thyroidal function and proliferation". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Corrêa da Costa VM. Rumos do ensino de Fisiologia na Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Corrêa da Costa VM. Regulação da função e proliferação tireóidea em tecidos humanos e murinos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Corrêa da Costa VM. Fisiologia Tireóidea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Corrêa da Costa VM. Regulation of thyroidal proliferation and function: Involvement of Ras-pERK pathway. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Corrêa da Costa VM. Regulação da Proliferação e Função Tireóidea: Envolvimento da via Ras-pERK. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Corrêa da Costa VM. Fatores Envolvidos no Controle da Proliferação de Tireócitos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Corrêa da Costa VM. Expressão de Proteínas Oncogênicas Ras em Células FRTL-5: Uso do Sistema Induzido por Doxiciclina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Corrêa da Costa VM. Regulação da Diferenciação Celular: O Tireócito como Modelo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Corrêa da Costa VM. Oncogenic Ras Proteins in Thyroid Cells: The Use of the Doxycyclin-Inducible System. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Corrêa da Costa VM. Efeito da Superexpressão de ras sobre a Diferenciação Tireóidea? no Grupo de Estudos de Tireóide. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Corrêa da Costa VM. Envelhecimento e Eixo Hipófise-Tireóide. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Corrêa da Costa VM. Tópicos em Fisiologia Endócrina. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Corrêa da Costa VM. Avaliação das Atividades T4-5?-desiodases Hipofisárias e da Função Tireóidea. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Berne e Levy Fisiologia, Koeppen e Stanton (eds), 7a edição. Elsevier Editora Ltda, 2018 (Revisão Científica dos capítulos de 38 a 44 (Seção 8. Fisiologia Endócrina)).

2.
Corrêa da Costa VM. Chronic Stress: Glucocorticoids and Metabolic Disturbances. Delaware, USA: iMedPub Journal, 2016 (Letter to Editor).

3.
Corrêa da Costa VM. Berne e Levy Fisiologia, Koeppen e Stanton (eds), 6a edição. Rio de Janeiro: Mosby Elsevier, 2009 (Revisão Cienífica dos capítulos de 37 a 40).

4.
Corrêa da Costa VM. Função tireóidea e Envelhecimento: Possíveis Variaçes entre os Sexos. RJ: Universidade Federal do Rio Janeiro, 2000 (Tese de Doutorado).

5.
Corrêa da Costa VM. Função Tireóidea e Envelhecimento: Atividade T4-5'desiodase Hipofisária e Tireóidea e Níveis Séricos de T4 e T3. RJ: Universidade Federal da Rio de Janeiro, 1993 (Tese de Mestrado).

6.
Corrêa da Costa VM. Atividade T4- 5'desiodase hipofisária: Padronização da metodologia. RJ: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1991 (Monografia de Bacharelado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Corrêa da Costa VM. Capítulos 38 a 44 do Berne & Levy Fisiologia. 2017.

2.
Corrêa da Costa VM. Capítulos 37 a 40 do Berne & Levy Fisiologia. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
Corrêa da Costa VM. Análise crítica de artigo publicado. 2011.

2.
Corrêa da Costa VM. Análise crítica de artigo publicado. 2008.

3.
Corrêa da Costa VM. Análise crítica de artigo publicado. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Klaus Novaes Fontes. Expressão de genes envolvidos no transporte, metabolismo e ação dos hormônios tireoideanos em modelos murinos de síndrome do T3 baixo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Milena Vasconcellos de Oliveira. Caracterização do modelo murino de enfisema induzido por múltiplas instilações de elastase. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Milena Vasconcellos de Oliveira. Caracterização do modelo murino de enfisema induzido por múltiplas instilações de elastase. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Aline Fonseca Pereira de Souza. Administração de ácidos graxos poli-insaturados da série N-3 na adolescência: impacto na vida adulta de ratos programados por obesidade materna. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mila Weydtt Reginatto. Estudo da correlação entre o polimorfismo do receptor da vitamina D (VDR) e a fertilidade feminina. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Anderson Ferreira da Silva Porto. Terapia das lesões musculares esqueléticas através da combinação de exercício físico e agente antifibrótico. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Anderson Teixeira Santos. Efeito do 17-Beta-Estradiol sobre os parâmetros mitocondriais de mioblastos em condições proliferativas e de diferenciação. 2014. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luiza Helena Daltro Cardoso. Envolvimento da proteína cinase Cξ (PKCξ) na regulação da atividade da Cu(I)-ATPase presente em fígado de porco (ATP7b). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Viviane Gomes Lima Mancin. Implicações do padrão ventilatório durante a ventilação variável sobre a estrutura e função pulmonar. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thiago Pereira de Abreu. Correlação entre a malária grave e lesão renal em modelo murino. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Patrícia da Silva Marques. O Impacto do exercício aeróbio moderado na asma alérgica crônica: Fêmea versus macho. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Miriam Frankenthal Figueira. Estudo da função renal e da expressão de proteínas da via endocítica proximal em modelo murino de diabetes mellitus. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Flávia Moscardini. Efeitos do extrato nanoparticulado de Orbignya speciosa sobre as células tumorais adenohipofisárias AtT-20 secretoras de hormônio adenocorticotrófico (ACTH). 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Gisele de Araújo Padilha. Terapia com LASSBio-596 em modelo murino de efisema pulmonar induzido por elastase. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Adriana Lopes da Silva Vilardo. Impacto da terapia com o gene análogo da timulina via nanopartículas no remodelamento pulmonar em modelo murino de inflamação alérgica crônica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Priscila Helena D'Almeida de Souza Santana. Propriedades neuro ativas do protótipo multifuncional LASSBio-881: Foco no sistema canabinóide. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Camila Calvino Moraes. Modulação da via de sinalização da leptina no eixo hipotálamo-hipófise-tireóide pelo status tireóideo. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Marcelle de Carvalho Ribeiro. Caracterização da ectonucleodidase presente em células LLC-PK1. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mariana Nascimento Machado. Alterações funcionais e morfológicas pulmonares após exposição ao pó de tripoli. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mariana Barcellos de Avila. Alterações pulmonares e hiper-reatividade produzidas pela exposição aguda `a fuligem de resíduo da queima do óleo (ROFA) em modelo murino. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Gastão Franco. Efeito do resveratrol sobre o estresse oxidativo em ratos adultos programados pela restrição protéica na lactação. 2010. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

22.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thais de Medeiros Gameiro. Estratégias defensivas: Predisposições individuais e correlatos neuroendócrinos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Carla Cristina de Araújo. O exercício regular e moderado modula a resposta inflamatória, aumentando a sobrevida em modelo experimental de sepse. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Vinícius Rosa de Oliveira. Evolução temporal da função pulmonar de camundongos expostos `a cilindrospermopsina. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luiza de Lima e Silva. Estudo da função cardíaca no tranplante de células progenitoras de tecido adiposo em ratas com infarto cicatrizado. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Márcia Gracindo da Silva. Modelo de cardiopatia dilatada induzida por doxorrubicina e análise de parâmetros funcionais e moleculares. 2009. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Gisele Pereira Dias. Proliferação celular e caracterização comportamental e cognitiva de um modelo aniamal de transtorno de ansiedade generalizada. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Carolina Monteiro de Lima Barbosa. Modulação do canal de cloreto CFTR em células de túbulo distal renal pela arginina vasopressina e pelo choque osmótico. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Clarissa Bichara Magalhães,. Ação anti-inflamatória do eugenol em modelo in vivo de lesão pulmonar aguda induzida por lipopolissacarídeo. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ricardo Luiz Luzardo Filho. Conseqüências da programação metabólica sobre os transportadores renais de Na+ : Mecanismos celulares e regulatórios envolvidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ricardo Luiz Luzardo Filho. Conseqüências da programação metabólica sobre os transportadores renais de Na+ : Mecanismos celulares e regulatórios envolvidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Silviane Fernandes da Silva Figueirôa. Dimorfismo sexual no modelo experimental de efisema pulmonar induzida por papaína em camundongos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Gabriela Silva Monteiro de Paula. Camundongos fêmeas com deleção do receptor da neuromedina B apresentam resistência `a obesidade induzida por dieta hiperlipídica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Aline Cristina Portella Pereira. Alterações morfológicas na ontogênese cerebelar de animais mutantes para a isoforma beta do receptor do hormônio tireóideo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Flávia Fonseca Bloise. Modulação da população de linfócitos murinos induzida por hipertireoidismo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Daniele Leão Ignácio. Efeito do treinamento físico sobre o ganho de massa corporal e função tireóidea de ratas ovariectomizadas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Daniel Marinho Laks. ?A composição das partículas de diesel influencia sua toxicidade pulmonar aguda: um estudo experimental em camundongos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Natália Gonçalves Mação. Análise in vitro da expressão de conexinas e da comunicação celular em linhagens adenohipofisárias. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ramon Peçanha Ribeiro. Investigação do potencial regenerativo das células mesenquimais derivadas do tecido adiposo (AT-MSCs) em lesão muscular esquelética de ratos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Leonardo Marques da Fonseca. Contribuição para o estudo do papel fisiológico da proteína ABCC1 no rim. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

41.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Alvaro Souto Padrón. Efeitos da administração crônica de 3,5-diiodotironina ou da restrição alimentar durante a Gênese do sobrepeso em ratos Wistar. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Viviane Ramos Cagido. Inflamação pulmonar aguda causada por microcistina-LR em camundongos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Cássia Costa Lores. "Participação dos canais de K+dependentes de ATP na cardioproteção induzida por espironolactona". 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Filipe Braga dos Santos. ?Efeito do ácido oleanólico sobre a atividade de proteínas relacionadas `a resistência a múltiplas drogas (PGP/ABCB1 e MRP1ABCC1)?. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mariana Barros Genuíno de Oliveira. Mecânica respiratória e histologia pulmonar em um modelo experimental de lesão pulmonar aguda induzida por ligadura de ceco. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Clarissa Rodrigues Nascimento. Efeito citotóxico e modulador da ciclosporina A nas linhagens renais LLC-PK1, MDCK e Ma104. 2005 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Adriana Cabanelas Pires. Leptina modula a atividade desiodase in vivo em animais hipo e hipertireóideos. 2005 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

48.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Abel Bemvenuti. Identificação de genes regulados por Msx-1 deurante o desenvolvimento de camundongo. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Sabrina Mendes Coelho. Uso da isotretinoina em pacientes com carcinoma tireoidiano não responsivo a radioterapia. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina (Endocrinologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

50.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Márcia de Souza Fernandes. Modulação da atividade Na-ATPasica de túbulos proximais de néfron justamedulares por angiotensina II e angiotensina 1-7. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

51.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Danielle Nascimento Rocha. O gene hunchbach em Rhynchosciara americana. 2003.

52.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Cravo. Efeito a longo prazo da administração de leptina em ratos no periodo de lactaçao sobre o peso corporal e função tireóidea. 2002. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

53.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ieda Pereira Ribeiro. Aspectos moleculares do câncer de esôfago na população brasileira. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

54.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Sheila Cristina Potente Dutra. Metabolismo desiodativo em ratas desnutridas durante a lactação e em sua prole na idade adulta. 2002. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Guínever Eustáquio do Império. Transportadores ABC na placenta humana:ontogenia e expressão no parto prematuro. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Participação em banca de Felippe Mousovich Neto. Remodelamanto do tecido adiposo marrom induzido pelo tratamento com corticosterona em ratos wistor machos. 2017. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Adriana Lopes da Silva Vilardo. Impacto da terapia gênica com timulina via nanopartículas biodegradáveis em modelo murino de inflamação alérgica crônica. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Bruna Pereira Lopes. Efeitos da canela e do cinamaldeído sobre o metabolismo lipídico de ratos eu- e hipotireóideos. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Renata Tiemi Okuro. Avaliação da síntese de ceramida por vias enzimáticas distintas e seu efeito na lesão pulmonar por lipopolissacarídeo. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CORRÊA DA COSTA, V.M.. Participação em banca de Thiago Pereira de Abreu. Participação do sistema renina angiotensina na lesão renal em modelo murino de malearia grave. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Érica de Lana Meirelles. A influência da interação entre os padrões herdados e o ambiente precoce na emocionalidade de dois modelos animais selecionados para diferentes níveis de ansiedade e reatividade ao estresse. 2015. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Gabriela Mondenesi Sirtoli. Correlação entre a Na+-ATPase e o cotransportador NAPI-IIB em células de câncer de ovário: Possível papel na sobrevivência e proliferação celular. 2015. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Elaine Hilário de Souza. Modulação da atividade da Cu(I)-ATPase hepática por insulina e glucagon. 2015. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Marcelle de Carvalho Ribeiro. Papel dos complexos mTOR na adesão de monócitos induzida por lipopolissacarídeo e ésteres de forbol. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thiago Gagliano Jucá Domingues de Oliveira. Efeitos diuréticos sobre a reatividade do corpo cavernoso de camundongos avaliada in vitro e in vivo. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thaís de Medeiros Gameiro. Estresse e variabilidade individual. A Importância da testosterona na identificação dos subtipos defensivos em mulheres. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Valmara dos Santos Pereira. Efeito do hipotireodismo farmacológico sobre a função pulmonar de ratos Wistar adultos jovens. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mariana Barcellos Ávila. Repercussões pulmonares e sistêmicas de estratégias ventilatórias com baixo volume corrente durante a anestesia em ratos com pulmões saudaáveis. 2014 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thiago Urgal Pantaleão. Efeito do timerosal sobre o metabolismo dos hormônios tireóideos. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Larissa Costa Faustino. Evidências moleculares de ?cross-talk? entre hormônios tireóideos e estradiol no rim e hipotálamo. 2014. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Francisco José Arnaud Batista. Uroguanilina modula a (Na+ + K+) ATPase no túbulo proximal: Possível envolvimento das vias GMPc/PKG e PKB/mTOR. 2014. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mariana Alves Antunes. Impacto da terapia com diferentes linhagens células mesenquimais em modelo murino de efisema pulmonar induzido por elastase. 2013. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Carolina Monteiro de Lemos Barbosa. Ação da arginina vasopressina sobre a expressão do canal de cloreto CFTR é regulada pela policistina 1. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Maria Diana Moreira Gomes Rolim. Atividade do dicloridrato de 2, 2?- azobis (2-aminopropionamidina) no pulmão de ratos. 2013. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Amaral Passipieri. Caracterização e avaliação do potencial das células mesenquimais de placenta humana em modelo murino de insuficiência cardíaca. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Raquel Carvalho Castiglione. Terapia celular em modelo animal de nefropatia diabética: Aspectos fisiológicos, celulares e moleculares. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Anna Lúcia Rocha China Leal. Efeito do hipo- e hipertireoidismo em etapas iniciais da regeneração muscular esquelética. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luiz Felipe Mancilha Prota. Expressão do CFTR e sua modulação pela dexametasona em células brônquicas. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Alba Cenélia Matos da Silva. Efeitos dos esteróides gonadais femininos e do fitoestrógeno Trifolium pratense sobre a massa corporal e função tireóidea de ratas ovarictomizadas. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ricardo Henrique da Costa e Sousa. Sobre o controle neurorndócrino da atividade da tireóide em diferentes estágios metabólicos e o envolvimento de receptores Y centrais. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Marcelo Santos Sampaio. Avaliação das atividades da (Na+ + K+) ? ATPase em clones de células MDCK: Modelo de células principais e intercalares de ducto coletor. 2010. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Alex Souto Maior Alves. Perfil autonomico cardiaco, eletrofisiologico, hemodinâmico e metabeolico de usuários de esteróides androgênicos anabólicos. 2010. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Adriana Cabanelas Pires. Regulação da secreção de leptina e adiponectina e da expressão de adiponectina pelos hormônios tireóideos em ratos. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Alexandre Lopes Lourenço. Estudo do perfil lipídico e da modulação hormonal nos tecidos mamário, uterino e vaginal no tratamento subcrônico com extrato padronizado de Trifolium pratense em ratas ooforectomizadas. 2009. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Marco Aurélio Liberato Costa da Veiga. Estudo da secreção de tireotrofina murina pelo endocanabinóide endógeno, anandamida. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Jackson de Souza Menezes. Camundongos knockout para ClC-5 apresentam alterações na homeostase de glicose. 2008. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Rodrigo Soares Fortunato. Altereções da função tireóidea pelo uso de esteróides anabolizantes e após exercício físico. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Isabela Teixeira Bonomo. Efeito da inibição da lactação, três dias antes do desmame, sobre a regulação do metabolismo, ingestão alimentar e função tireóidea e cardiovascular, na prole adulta. 2008. Tese (Doutorado em Curso de pós-graduação em fisiopatologia clínica e experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

35.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Eugênio Pacelle Queiróz Madeiro. Evolução temporal da atividade da Na+-ATPase e sua modulação pela angiotensina II em ratos espontaneamente hipertensos. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Janaína Dória Líbano Soares. PGE2 medeia o efeito de bradicinina sobre a atividade Na+-ATPásica de túbulo proximal. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Aline Teixeira Silva Fegundes. Avaliação da regulação da composição corporal e homeostase glicêmica e papel da sinalização de leptina em ratos programados pela restrição protéica materna na lactação. 2008. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

38.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Halina Cidrini Ferreira. Lesão pulmonar induzida por diferentes volumes correntes durante a ventilação seletiva. 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Lívia Pinto Lima. A modulação da captação tireóidea de radioiodo em ratos depende do tamanho do bócio induzido por metimazol. 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Christina Nogueira Aragão. ?Efeitos do hipo e do hipertireoidismo experimental na concentração sérica de adiponectina. 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

41.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de José Henrique Pires Leite Júnior. ?Efeitos do corticosteróide na lesão pulmonar aguda induzida por via direta e indireta?. 2006 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Rafael Almeida Cadete. ?Repercussões morfo-funcionais da lesão pulmonar induzida por Leptospira interrogans?. 2006. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Alba Barros Souza Fernandes. Efeito do corticosteróide no remodelamento do parênquima pulmonar na fase precoce da síndrome do desconforto respiratório agudo. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Nathércia Persegoni. Perfil lipídico e de citocinas durante a gênese do ganho de peso corporal em ratas ovariectomizadas. 2006. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Janaína Dória Líbano Soares. Modulação da atividade Na+ATPásica por bradicinina:Envolvimento de fosfolipase A2. 2005 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Norma Aparecida dos Santos Almeida. Estudo de um modelo murino de hipotireoidismo cardíaco seletivo. 2005 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Sabrina Mendes Coelho. "Análise crítica do método de detecção do mRNA da tireoglobulina no sangue de pacientes com carcinoma diferenciado da tireóide". 2005. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Clínica Médica (Endocrinologia)) - Curso de Pós-Graduação em Clínica Médica.

48.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Renata Silva Contador. Comparação entre duas formas de recrutamento alveolar em um modelo murino de lesão pulmonar aguda. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Andréa Aparecida Alves Ferreira. A deficiência de hormônio tireoideano durante o desenvolvimento altera a distribuição das principais proteínas de oligodendrócito/mielina no corpo caloso do rato adulto. 2004 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Participação em banca de Isadora Santos de Abreu. Pertubadores Endócrinos e Obesidade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Morena Scopel de Amorim Mendonça. Perfil imunológico das células linfóides inatas no diabetes mellitus do tipo 2. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em IMUNOLOGIA E INFLAMAÇAO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Caroline Mendes Ferreira. Sexo frágil? ? A influência dos hormônios femininos no comportamento. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Participação em banca de Tainá Correa Atella. HIV e Osteoporose. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Raiana Andrade Quintanilha Barbosa. Fisiologia Óssea: da vida fetal ao envelhecimento. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Bruna Farjun. Sistema reprodutor masculino e contracepção. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Rafael Lani Louzada. Fisiologia Endócrina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Miriam Frankenthal Figueira. Transporte tubular renal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Maria Luíza Sales Rangel. Alterações hormonais na puberdade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thiago Gagliano Jucá Domingues de Oliveira. Fisiologia Endócrina - ovário. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thiago Gagliano Jucá Domingues de Oliveira. Fisiologia Endócrina - ovário. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Thiago Pereira de Abreu. Papel da leptina na resistência a insulina. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Nastassja Lopes Fischer. Papel do cortisol na obesidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Lillian Moraes. Fisiologia Respiratória. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Natália Vasconcelos Casquilho. Regulação neuroendócrina da fome e saciedade e seu papel na obesidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Eduardo Furtado Martins. Bases Endocrinológicas da relação entre obesidade e estresse. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Diogo de Barros Peruchett. Mecanismos envolvidos no desenvolvimento de insuficiência das células beta pancreáticas durante a patogênese da diabetes mellitus tipo 2. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Mariana Alves Antunes. Fisiologia Respiratória. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Leandro de Souza Silva. Imunologia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Douglas dos Reis Rivas. Fisiologia Respiratória. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Gabriella Hollmann. Fisiologia Endócrina. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Amaral Passipieri. Papel do sistema renina angiotensina na regulação do volume extracelular. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ana Gabriela Ledo Santos da Silva. Neurogênese e atividade física. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Jaqueline Soares da Silva. Abordagem Terapêutica da Nefropatia Diabética. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Amaral Passipieri. Fisilogia Renal. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Aline Cordeiro de Faria Fernandes. Fisiologia Endócrina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luiza de Lima e Silva Bagno. Fisiologia Endócrina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Raquel Carvalho Castiglione. Fisilogia Renal. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Stephan Frankenfeld. Implicações do uso de doses suprafisiológicas de decanoato de nandrolona no controle da glicemia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Endocrinologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Milene Rangel da Costa. Fisilogia Renal. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Clarissa Bichara Magalhães. Fisiologia Endócrina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Letícia Labati Terra. Pare de Tomar a Pílula? ? História, papeis e alternativas dos esteróides contraceptivos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Aline Cordeiro de Faria Fernandes. Fisiologia Endócrina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Clarissa Bichara Magalhães. Fisiologia Endócrina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Letícia Labati Terra. Fisiologia Endócrina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Sharon Ladgraf Schlup. Fisiologia Cardiovascular. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Leonardo Marques da Fonseca. Diabetes mellitus tipo I: Terapia celular. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ricardo Luzardo Filho. Aspectos moleculares da contração do músculo cardíaco. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Flávia Axelband. Efeitos não genômicos dos hormônios tireóideos no sistema cardiovascular. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Amaral Passipieri. Papel do sistema renina angiotensina na regulação do volume extracelular. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

41.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Raquel Maggesissi. Fisiologia Endócrina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Daniele Gabriel Costa. "Doping no esporte: Efeito de substancias sintêticas ilícitas na performance em corridas de longa distância". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Adão Novaes. Biomembranas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Marcelo Santos Sampaio. Fisiologia Renal. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Pedro Paulo Pereira Junior. Fisiologia Cardiovascular. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ana Carolina Ferraz Mendonça de Souza. Neurofisiologia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luana Braga Pontes. Farmacologia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

48.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Moacir Marocolo Junior. Fisiologia Cardiovascular. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Indianara Maria Araújo do Nascimento. Fisiologia Respiratória. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

50.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Sabrina Vargas Martini. Fisiologia Renal. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

51.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Eugênio Pacelle Queiroz Madeira. Mecanismo de concentração e diluição da urina. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

52.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Débora Gonçalves Xisto. Fisiologia Respiratória. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

53.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Adriana Cabanelas Pires. Fisiologia Endocrina. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

54.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Marco Aurélio Liberato Costa da Veiga. Fisiologia Endócrina. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

55.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Norma Aparecida dos Santos. Fisiologia Endócrina. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

56.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Carolina Pinto Pássaro. Fisiologia Respiratória. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

57.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luciene Paschoal Braga. Fisiologia Endocrina. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

58.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Christina Nogueira Aragão. Fisiologia Endócrina. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

59.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ian Victor Silva. Transporte proximal de agua e solutos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

60.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Lucienne da Silva Lara Morcillo. Fisiologia Renal. 2003.

61.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Regina da Silva Santos. Programação da função tireoideana em ratos adultos tratados com tiroxina durante o período neonatal. 2003 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

62.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Karen de Jesus Oliveira. Fisiologia Endócrina. 2003 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

63.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Carla Mendes Maciel. Identificação de marcadores moleculares no sangue periférico de pacientes com câncer de pulmão. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Ana Carina Bon Frauches Oliveira. Efeito dos hormônios tireóideos na modulação da glia entérica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Participação em banca de Fernanda Cavalcante Preuss.O efeito do envelhecimento sobre a secreção de testosterona e corticosterona: Possível impacto sobre a função muscular esquelética de ratos wistar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Bartira Marques Pizarro.Análise da contaminação por hemoglobina como critério de exclusão de amostras de fluido folicular na avaliação da capacidade total antioxidante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Milla Weydtt Reginatto.Possível correlação entre o polimorfismo do gene do receptor da vitamina D (VDR) e a fertilidade em mulheres. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Juliana Dias Alves Pinto.Mecanismos de sinalização ativados por angiotensina-(3-4) na modulação da Ca++-ATPase de membrana plasmática renal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Adriana Cabanelas.Efeito da leptina sobre a atividade 5´desiodase murina in vitro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Corrêa da Costa VM. Participação em banca de Luciene de Carvalho Cardoso.Avaliação da atividade tireoperoxidase em pacientes com doença de BasedowGraves e estudo do sistema gerador de peroxido de hidrogenio em particulados tireoideos de porco. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciencias Biologicas-Modalidade Médica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Professor Substituto, setor Biofísica e Fisiologia/Fisiologia Renal. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Corrêa da Costa VM. Concurso Público para Professor Temporário da Faculdade de Medicina ? Macaé. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Corrêa da Costa VM. Banca examinadora do concurso público para professor adjunto na area de Fisiologia endócrina. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Corrêa da Costa VM. Banca de concurso público para seleção de professor temporário. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Seleção de Mestrado PG Fisiologia. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Seleção de Mestrado Profissional PG Fisiologia. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. Comissão Prêmio CAPES de Teses. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Corrêa da Costa VM. 23a Semana de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Corrêa da Costa VM. XXXVI JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Corrêa da Costa VM. Seleção de Mestrado PG Fisiologia. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Corrêa da Costa VM. Seleção de Mestrado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Corrêa da Costa VM. Avaliação Externa do programa de iniciação científica SELIC/UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
Corrêa da Costa VM. Avaliador externo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
Corrêa da Costa VM. XXXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Corrêa da Costa VM. Avaliadora de posters na XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artistica e Cultural da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Corrêa da Costa VM. XXXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Corrêa da Costa VM. Seleção de Mestrado, PG Fisiologia. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Corrêa da Costa VM. Consultor externo no processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - SELIC/UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
Corrêa da Costa VM. Seleção de Mestrado, PG Fisiologia. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Corrêa da Costa VM. Seleção de Mestrado, PG Fisiologia. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
Corrêa da Costa VM. Comissão Julgadora da Edição 2008 do Prêmio Álvaro Osório de Almeida (FeSBE). 2008.

18.
Corrêa da Costa VM. Avaliadora de resumos no XXIII FeSBE. 2007.

19.
Corrêa da Costa VM. Avaliadora na XXVIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
Corrêa da Costa VM. Parecerista na XXVII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ,. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
Corrêa da Costa VM. Parecerista na XXVI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
Corrêa da Costa VM. Parecerista na XXV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
Corrêa da Costa VM. Avaliadora da XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
Corrêa da Costa VM. Assessora do Comite de Análise dos trabalhos científicos submetidos ao 53a Reunião Anual da SBPC. 2001.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IUPS & ADInstruments Teaching Workshop, Harmonization of teaching and learning for better education. 2017. (Oficina).

2.
IUPS & ADInstruments Teaching Workshop, Harmonization of teaching and learning for better education. 2017. (Oficina).

3.
IUPS 38th World Congress Rhythms of Life. 2017. (Congresso).

4.
XVI Latin American Thyroid Congress. The role of thyroid hormones in target tissues in health and disease. 2017. (Congresso).

5.
XXXI FeSBE. Alterações endócrino-metabólicas em um modelo de ansiedade em ratos. 2016. (Congresso).

6.
XXXI FeSBE. O mistério dos hormônios tireóideos. 2016. (Congresso).

7.
15th International Thyroid Congress. Poster Contest and E. Chester Ridgway Trainee Conference. 2015. (Congresso).

8.
1st PanAmerican Congress of Physiological Sciences. Estradiol modulates estrogen receptors isoforms and type 2 iodothyronine deiodinase activity in rat uterus. 2014. (Congresso).

9.
XLVIII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Avaliação integrada no ensino de Fisiologia. 2013. (Congresso).

10.
XV Latin American Thyroid Congress. Sessão Oral da área básica. 2013. (Congresso).

11.
XXVIII FeSBE. EFEITO DO HIPERTIREOIDISMO SOBRE A REGENERAÇÃO MUSCULAR APÓS LESÃO AGUDA EM RATOS. 2013. (Congresso).

12.
II Seminário dos ratos cariocas com alto e baixo congelamento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC).Divulgação de resultados. 2012. (Seminário).

13.
XLVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia e III Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Ensino em fisiologia ? a experiência do IBCCF-UFRJ. 2012. (Congresso).

14.
XV Encontro Brasileiro de Tireóide. Sinalização na Tireóide. 2012. (Congresso).

15.
XV Encontro Brasileiro de Tireóide. Avaliadora de painéis. 2012. (Congresso).

16.
XIV Latin American Thyroid Association. Thyroid hormone action. 2011. (Congresso).

17.
XXVI FeSBE. Avaliadora de painéis na XXVI. 2011. (Congresso).

18.
14o Encontro Brasileiro de Tireoide. Hormônios Tireóideos e Regeneração Muscular. 2010. (Congresso).

19.
14o Encontro Brasileiro de Tireoide. Efeito da Ovariectomia e do Tratamento com 17β-estradiol sobre a Proliferação e Função Tireóidea. 2010. (Congresso).

20.
14th International Thyroid Congress. "Regulation of deiodinase expression". 2010. (Congresso).

21.
XXV FeSBE. "Effects of aging on thyroidal function and proliferation". 2010. (Congresso).

22.
A SBEM que Queremos.Posse na Presidencia do Departamento de Endocrinologia Básica (SBEM). 2009. (Oficina).

23.
XIII Latin American Thyroid Congress. Poster Debate: Molecular and Cellular Biology. 2009. (Congresso).

24.
XXIV FeSBE. Regeneracão pós-lesão muscular aguda:Inffluência do status tireóideo. 2009. (Congresso).

25.
13 International Congress of Endocrinology. Symposia Oncogenic Kinases in Thyroid Cancer. 2008. (Congresso).

26.
XXIII FeSBE. Efeito da ovariectomia e do tratamento com 17beta-estradiol na via Ras-pERK em tireóides murinas. 2008. (Congresso).

27.
Congresso Pré-FeSBE Comemorativo aos 50 anos da Sociedade Brasileira de Fisiologia. "Rumos do Ensino de Fisiologia na Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ". 2007. (Congresso).

28.
XII Latin American Thyroid Society Congress. MAP Kinase p44/p42 phospharilation and type 1 iodothyronine deiodinase activity in thyroid tumors. 2007. (Congresso).

29.
XXII Reunião Anual da FeSBE. Avaliador de resumos. 2007. (Congresso).

30.
41st Congress of the Brazilian Physiological Society & Joint Meeting with Physiological Society. "Regulation of thyroidal proliferation and function: Involvement of Ras-pERK pathway". 2006. (Congresso).

31.
XXI FeSBE. Moreira DG, Rosenthal D e Corrêa da Costa VM, Envelhecimento e expressão do fator de transcrição tireóideo-1 (TTF-1) em tireóides murinas.. 2006. (Congresso).

32.
XI Encontro Brasileiro de Tireóide, 10 a 13 de junho de 2004, Vitória, ES.. ?Mecanismos de regulação da função tireóidea?. 2004. (Congresso).

33.
- XIX Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. Marassi MP; Moreira, DG; Pantaleão, TU; Carvalho, EA; Pereira VS; Rosenthal D; Figueiredo, MDL; Vaisman M e Corrêa da Costa, VM Expressão da MAP Kinase p44/p42 em nódulos benignos e malignos da tireóide.. 2004. (Congresso).

34.
X Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Tireóide. Moderadora de simposio. 2003. (Congresso).

35.
XVIII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. Marassi MP; Moreira, DG; Corrêa da Costa,VM e Rosenthal D. Sinalização intracelular em tireóides murinas durante o envelhecimento: papel do protooncogene ras.. 2003. (Congresso).

36.
XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia e XXXI Congresso da Associação LatinoAmericana de Ciências Fisiológicas. Leal, ALRC; Pantaleão, TU; Pereira VS; Moreira, DG; Marassi MP; Corrêa da Costa, VM e Rosenthal D. Status tireóideo e sinalização Ras-pERK em tireóides murinas. 2003. (Congresso).

37.
X Encontro Brasileiro de Tireóide. Aumento da expressão do protooncogene ras em tireóides murinas em função do envelhecimento. 2002. (Congresso).

38.
XVII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. Regulação da Diferenciação Celular: O Tireócito como Modelo . 2002. (Congresso).

39.
12th International Thyroid Congress. Costa,VMC; Moreira DG e Rosenthal, D. Effect of aging on pituitary-thyroid function. 2000. (Congresso).

40.
Biological Sciences: Challenges for the XXI Century. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. XVI Latin American Thyroid Congress. 2017. (Congresso).

2.
CORREA DA COSTA, VANIA MARIA. IUPS & ADInstruments Teaching Workshop, Harmonization of teaching and learning for better education. 2017. (Congresso).

3.
Corrêa da Costa VM. I Encontro do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marina Souza Matos. Efeito da suplementação com taurina sobre o perfil lipídico de ratos hipotireoideos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Adelmo de Oliveira Fonseca. Regulação da função hepática por taurina. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Mariana Quintslr. Efeito do envelhecimento sobre a secreção de testosterona e corticosterona: possível impacto sobre a função hepática de ratos Wistar. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Felippe Mousovich-Neto. Alterações endócrinas e metabólicas em um modelo murino de transtorno de ansiedade. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

2.
Thiago Urgal Pantaleão. Influência do 17-beta estradiol e da leptina sérica sobre a ingestão alimentar e ganho de peso corporal em ratas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

3.
Valmara dos Santos Pereira. Atividades Iodotironina-desiodases tipos 1 e 2 em Bócios humanos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

4.
Michelle Porto Marassi. Influência dos esteróides gonadais na função tireóidea e na atividade iodotironina desiodase tipo 1. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

5.
Débora Galvão Moreira. Envelhecimento VS função e regulação da tireóide murina. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

Tese de doutorado
1.
Felippe Mousovich Neto. Remodelamento do tecido adiposo marrom induzido pelo tratamento com corticosterona em ratos wistar machos. 2017. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

2.
Thiago Urgal Pantaleão. Efeito do timerosal sobre o metabolismo dos hormônios tireóideos. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

3.
Valmara dos Santos Pereira. Efeito do hipotireodismo farmacológico sobre a função pulmonar de ratos Wistar adultos jovens. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

4.
Anna Lúcia Rocha China Leal. Influência do hipo- e do hipertireoidismo em etapas iniciais da regeneração muscular esquelética. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

5.
Diogo Vives da Costa. Papel do 17beta-estradiol no sistema renina-angiotensina renal: Sua correlação com a excreção renal de sódio. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

6.
Débora Galvão Moreira. ?Efeitos do envelhecimento sobre a regulação e função da tireóide?. 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Cavalcante Preuss. Efeito do envelhecimento sobre a secreção de testosterona e corticosterona: possível impacto sobre a função muscular de ratos Wistar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

2.
Marina Souza Matos. O efeito do hipertireoidismo sobre a regeneração muscular após lesão muscular aguda em ratos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

3.
Renato Monteiro Duarte Pinto. Regulação da expressão de MyoD e Miogenina nas etapas iniciais da regeneração muscular esquelética no hipo e hipertireoidismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

4.
Anna Lúcia Rocha China Leal. Efeito da Indução do Hipotireoidismo Farmacológico sobre a Via de Sinalização Ras-pERK em Tireóides Murinas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

Iniciação científica
1.
Marina Souza Matos. Efeitos do 17beta estradiol e dos hormonio tireoidianos no musculo esqueletico de ratos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

2.
Joao Marcos Gomes da Silva. Programa Jovens Talentos para a Ciencia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

3.
Ingrid Carvalho da Silva. Regulação da regeneração do tecido muscular esquelético de ratos por hormônios tireóideos e 17β-estradiol. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

4.
Marina Souza Matos. Efeito da ovareictomia e do tratamento com 17beta estradiol sobre a proliferação e função tireóidea. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Famácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

5.
Rafaela Ferreira Tavares de Abreu. Influência do hormônio tireóideo sobre o processo de regeneração do tecido muscular esquelético. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

6.
Felipe Campos Ribeiro. ?Influência do hormônio tireóideo sobre o processo de regeneração do tecido muscular esquelético?. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

7.
Renato Monteiro Duarte. Efeito da ovareictomia e do tratamento com 17beta estradiol sobre a proliferação e função tireóidea. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

8.
Felipe Campos Ribeiro. Efeito da ovareictomia e do tratamento com 17beta estradiol sobre a proliferação e função tireóidea. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biologicas-Biofisica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

9.
Michelle Ferreira Bento. Função tireóidea e grau de fosforilação de ERK em hipófises e tireóides murinas. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

10.
Karoline Tury de Mendonça. Efeito do envelhecimento no eixo-hipoófise tireóide. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

11.
Thiago Urgal Pantaleão. Efeito de estradiol na fosforilação da MAPK em coração e tireóide de ratas:. 2005. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

12.
Valmara dos Santos Pereira. Expressão de MAPK em diferentes patologias tireóideas. 2005. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

13.
Evandro Abreu de Carvalho. Envelhecimento e expressão do fator de transcrição tireóideo-1 (TTF-1). 2004. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.

14.
Michelle Porto Marassi. Efeito da superexpressão de ras sobre a diferenciação de tireócitos em cultura. 2001. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vânia Maria Corrêa da Costa.



Outras informações relevantes


Coordenação de Graduação-Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ de 02/2003 até 11/2011.

Representante eleita dos Professores Associados no Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde outubro de 2009 a novembro de 2014..

Membro da diretoria do departamento de Endocrinologia Basica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), biênio 2007-2008.

Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do curso de Ciências Biológicas-Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde julho de 2007.

Presidente do departamento de Endocrinologia Basica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), biênio 2009-2010.

Membro da diretoria (2011-2012) do Departamento de Tireóide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Representante do Programa de Fisiologia e Biofísica Celular no Conselho Deliberativo do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, de março de 2014 a abril de 2016.

Representante eleita do Centro de Ciências da Saúde no Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2015.

Representante do Programa de Fisiologia e Biofísica Celular no Conselho Deliberativo do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, desde março de 2014.

Representante eleita do Centro de Ciências da Saúde no Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2015.

Representante adjunto do Programa de Fisiologia e Biofísica Celular no Conselho Deliberativo do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. da UFRJ, desde março de 2013.

Membro da diretoria (2011-2012) do Departamento de Tireóide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Membro da diretoria (2015-2016) do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocr



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 7:35:35