Juan Canellas Bosch Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0529973259046894
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


possui curso técnico em química pelo Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e Doutor em Engenharia Mecânica na área de calor e fluidos pela UFMG (2012) , atuando principalmente nos seguintes temas: térmica e fluidos, máquinas térmicas , termodinâmica, modelagem de sistemas dinâmicos, modelagem de motores de combustão interna e emissões, montagem de equipamentos, animação computacional de processos e equipamentos, simulação computacional , operações unitárias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juan Canellas Bosch Neto
Nome em citações bibliográficas
BOSCH NETO, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Alto Paraopeba.
Rod.: MG 443, KM 7 Ouro Branco - MG 36420-000
MG 36420-000
36420-000 - Ouro Branco, MG - Brasil
Ramal: 31
URL da Homepage: www.jbosch.kit.net


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Modelagem matemática de emissões de misturas gasolina/etanol em motores de combustão interna, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: José Eduardo Mautone Barros.
1992 - 1994
Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Recuperação de tungstênio de lixívias sintéticas com baixos teores via extração por solventes,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Prof. Elcio Fábio Soares Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1981 - 1983
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de São João del Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof Adjunto3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do curso de Engenharia Quimica da UFSJ no período 2014/2018 (4 anos) Membro do Conselho Universitário da UFSJ 2014/ 2016 (2 anos) Coordenador de Estágios do curso de Engenharia Química da UFSJ (2014 a 2017) Coordenador de TCC do curso de Engenharia Química da UFSJ (2014 a 2017) Profesor Colaborador no curso de Mestrado de Engenharia Química da UFSJ (2016/2018)

Atividades

01/2014 - Atual
Direção e administração, UFSJ, .

Cargo ou função
Coordenador de estágio do curso de Engenharia Quimica de 2014 a 2018.

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CONSU - Conselho Universitário 2014 -2016 Coordenador do Curso de Engenharia Quimica 2014-2018

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professsor regime, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2014 - Atual
Direção e administração, Campus Alto Paraopeba, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Engenharia Química.

Centro Universitário Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Professor dedicação exclusiva, Enquadramento Funcional: Professor dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas lecionadas Operações Unitarias I Operações Unitarias II Fenômenos de Transporte II] Modelagem e Simulação Cálculo Numérico Físico-Química II

Atividades

08/2005 - Atual
Direção e administração, Curso de Engenharia de Alimentos, .

Cargo ou função
Supervisor de Estagios do curso de Engenharia de Alimentos.
02/2001 - 08/2006
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Modelagem e Simulação de Processos
Operações Unitárias I na Indústria de Alimentos
02/2003 - 06/2005
Direção e administração, Planta Piloto do curso de Engenharia de Alimentos, .

Cargo ou função
Supervisor dos laboratórios da Planta Piloto.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
SECAGEM DO KIWI
Descrição: SECAGEM DO KIWI.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.
2015 - Atual
Simulação computacional e modelagem de emissões de gases poluentes em turbinas a gás das aeronaves de passageiros do transporte aéreo brasileiro utilizando misturas de querosene de aviação
Descrição: Simulação computacional e modelagem de emissões de gases poluentes em turbinas a gás das aeronaves de passageiros do transporte aéreo brasileiro utilizando misturas de querosene de aviação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.
2015 - Atual
Aproveitamento de hortaliças descartadas em centro de distribuição para a realização da secagem para fins comerciais.
Descrição: Aproveitamento de hortaliças descartadas em centro de distribuição para a realização da secagem para fins comerciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.
2008 - 2009
Modelagem de motores de combustão interna
Descrição: O trabalho a ser desenvolvido consistirá na modelagem matemática das emissões gasosas de dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido nítrico e hidrocarbonetos em motores de combustão interna, com e sem catalisador e na simulação computacional para determinação das concentrações das espécies geradas na combustão, que poderão ser monitoradas e posteriormente controladas. A monitoração e controle das emissões dos motores de combustão interna é importante pelo fato de serem uma das maiores responsáveis pelos altos níveis de poluentes nas grandes metrópoles e também pelo efeito estufa na atmosfera, que são gases que formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor se dissipe no espaço, causando o aquecimento global..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.
2007 - 2007
Montagem de um hidrociclone
Descrição: A pesquisa de iniciação científica a ser desenvolvida refere-se a montagem de um hidrociclone, equipamento que será desenvolvido para o processamento de alimentos, sendo indicado para a separação de componentes de uma mistura a partir das diferenças de densidades dos elementos constituintes. O hidrociclone é um equipamento muito utilizado na indústria alimentícia, particularmente, é empregado na indústria do milho para a separação do gérmen do endosperma , resultando na obtenção da matéria-prima para a fabricação do óleo de milho e outros subprodutos. Sua grande utilização é devida principalmente a seu baixo custo de investimento e de manutenção. O equipamento não apresenta partes móveis, é versátil, tem estrutura compacta e é constituído, essencialmente, por uma peça cilíndrica, cujo o diâmetro interno define o diâmetro do ciclone associada a uma seção cônica, cujo o ângulo pode variar de 12 a 20 graus. O hidrociclone possui um bocal de admissão radial de alimentação (injetor de polpa) na região lateral superior do equipamento e duas saídas: superior (vortex finder) e inferior(apex). A separação é realizada em meio fluido. Os componentes mais densos são arrastados para a região lateral do equipamento pela ação da força centrípeta dirigindo-se para a saída inferior (apex) , já os componentes menos densos são arrastados para a parte superior do equipamento devido a força de arraste ascensional. O hidrociclone será construído na planta piloto do curso de Engenharia de Alimentos do UNI-BH, com sucata de materiais e equipamentos, resultando em um custo baixo de construção. Os alunos de graduação desenvolverão e aplicarão os conhecimentos teóricos obtidos nas disciplinas do curso, além do estímulo à criatividade, à resolução de problemas de engenharia com a montagem de equipamento. O projeto resultará em mais um equipamento para a planta-piloto do curso de Engenharia de Alimentos estando vinculado e de acordo com os objetivos do projeto pedagógico do curso de.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador / Heider Junior Cassemiro - Integrante / Bruno Botelho - Integrante.Financiador(es): CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE - Auxílio financeiro.
2006 - 2006
Montagem de um moinho híbrido
Descrição: A moagem é uma operação unitária que consiste em reduzir o tamanho das partículas de um material sólido, tendo em vista o aumento da superfície especifica visando: melhorar a velocidade de reação de determinada matéria-prima; misturar de um modo mais uniforme vários materiais; facilitar a extração de constituintes de um alimento e permitir a obtenção de um produto alimentício em pó com as características ideais de homogeneidade. O presente trabalho teve como finalidade à montagem de um moinho híbrido para a realização de uma moagem com alto teor de finos. No equipamento construído foram integrados vários tipos de forças que atuam em outros moinhos: a compressão, o cisalhamento e o impacto, aumentando a eficiência da moagem pela ação combinada destas forças, juntamente com a classificação simultânea por tamanho (peneiramento). A parte superior desse moinho é similar ao moinho de rolos compressores e a parte inferior é um moinho de martelos vertical e intercalando entre cada martelo, peneiras com diferentes furações. O moinho de rolos compressores foi construído através de uma moenda manual de cana que foi modificado para o acoplamento de um motor de ¼ CV. A parte inferior do moinho híbrido foi construída em escala piloto com um motor de aspirador de pó com 800 Watts de potência, um eixo de 60 cm contendo duas seções de martelos e carcaça em PVC de um lavador de pipetas. A parte inferior foi concluída com a troca da carcaça de PVC por estrutura de aço inox, quatro jogos de martelos intercalados por peneiras e uma tampa inferior rosqueável para retirada do produto. Após construção concluída alguns experimentos com macarrão tipo parafuso e semente de linhaça foram realizados, alcançando resultados satisfatórios. Além de obter-se bons resultados para a moagem , o moinho híbrido apresentou também um baixo custo de montagem , indicando que pode ser adquirido por empresas de pequeno porte que trabalham com redução de tamanho de produtos alimentícios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2005 - 2005
Montagem de um moinho de bolas
Descrição: O processo de moagem é uma técnica antiga e muito presente na indústria de alimentos. O moinho de bolas é um equipamento utilizado para redução de tamanho de sistemas particulados e é indicado para obtenção de um produto com alto teor de finos. O objetivo de qualquer processo de moagem é a diminuição do tamanho das partículas de um material sólido, tendo em vista o aumento da superfície específica, visando: melhorar a velocidade de reação de determinada matéria-prima, misturar de um modo mais uniforme vários materiais e permitir a obtenção de um produto alimentício em pó com as características ideais de homogeneidade. O conhecimento e a otimização de todas as variáveis de processo de fabricação de um determinado produto estão relacionados com sua planilha de custos e consequentemente com o preço final ao consumidor. O estudo do consumo energético na operação unitária de moagem em função da redução de tamanho do sistema particulado é um dado relevante na obtenção de tais custos. Os objetivos específicos deste projeto foram: a montagem de um moinho de bolas de baixo custo utilizando sucata e sua avaliação energética. trabalho teve como resultado final a avaliação energética da moagem de café torrado utilizando um moinho de bolas construído com sucata. Foram realizadas moagens utilizando-se bolas de densidades diferentes. Os gráficos de consumo energético em função do tamanho médio das partículas foram ajustados segundos os modelos de Kick, Bond e Rittinger, sendo que o modelo de Bond se ajustou melhor aos dados experimentais obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.Financiador(es): CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2004 - 2004
Montagem e simulação computacional de um secador por atomização do tipo Spray Drier
Descrição: DCET ? Engenharia de Alimentos ? UNI- BH Título do Projeto: Desenvolvimento do equipamento Secador tipo Spray Dryer Grupo : Prof. Juan Canellas Bosch Neto Prof. Viviane dos Santos Birchall Gustavo Costa Resende -TCC Leonardo Ribeiro Borges - Voluntário Tatiana Cunha Fernandes - TCC Thiago Tufik Alem - Voluntário Gustavo Lana - Voluntário Vinicius Henrique - Voluntário OBJETIVOS: Projeto e montagem de um secador do tipo spray (Spray Dryer), a baixo custo, visando a utilização deste pela comunidade e por pequenos produtores, além de permitir a realização de estudos dos processos de secagem de diversos produtos alimentícios, tais como: leite em pó, leite de soja, soro de leite em pó, pigmentos em pó provenientes da extração da betalaína da beterraba, sucos em pó, dentre outros. O Spray Dryer foi projetado em escala piloto, sendo sua câmara de secagem construída em aço-inox, com visor de vidro, de modo a permitir a visualização do processo. A corrente de ar quente é gerada por um compressor de ar e um sistema de aquecimento elétrico, com controle de vazão e temperatura, respectivamente. A suspensão é alimentada ao secador por meio de uma pistola de pintura adaptada. O dimensionamento (determinação da altura, vazão de ar, diâmetro do atomizador, etc.) foi realizado a partir de dados da literatura, da modelagem matemática e da simulação da referida Operação Unitária (simulação matemática e animação audio-visual simultâneas utilizando o software FLASH MX)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: 19o Congresso de Engenharia Mecânica COBEM 2007


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Melhor trabalho em seu curso - Montagem de um moinho híbrido, UNIBH- III Semana de Pesquisa e Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BOSCH NETO, J. C.. Modelagem matemática de motores de combustão interna. SEPEX SEMANA DA PESQUISA E EXTENSÂO DO UNI-BH, Belo Horizonte / MG, p. 75 - 77, 01 nov. 2008.

2.
BOSCH NETO, J. C.. Montagem de um hidrociclone. Revista de pesquisa do UNIBH, Belo Horizonte, p. 48 - 48, 01 dez. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEYER, M. R. C. ; NUCCI, E. ; BOSCH NETO, J. C. . MODELING AND APPLICATION OF Z-TRANSFORM IN THE PRODUCTION OF BIOPOLYMERS FROM ALTERNATIVE SUBSTRATES. In: XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2017, Aracaju Sergipe. XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2017.

2.
BOSCH NETO, J. C.; TORRES, A. U. . Código baseado no Método de Contorno Imerso aplicado a fluxo laminar e sob moderado número de Reynolds através de um arranjo de esferas. In: V COEN, 2015, SJDR-MG. V COEN, 2015.

3.
BOSCH NETO, J. C.; BACCARINI, B. ; BITURINI, N. . ESTUDO DAS EMISSÕES GERADAS PELA MISTURA DE ÓLEO DIESEL E BIODIESEL EM DIFERENTES PROPORÇÕES EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA. In: V COEN UFSJ, 2015, SJDR MG. V COEN UFS, 2015.

4.
BOSCH NETO, J. C.; KAORI, M. ; BARBOSA, B. . SECAGEM DA MAÇÃ EM MICROONDAS. In: V COEN UFSJ, 2015, SJDR-MG. V COEN UFSJ, 2015.

5.
BOSCH NETO, J. C.; VIANA, R. . MODELAGEM DAS EMISSÕES GERADAS POR MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA MOVIDOS A HIDROGÊNIO. In: V COEN UFSJ, 2015, SJDR MG. V COEN UFSJ, 2015.

6.
BOSCH NETO, J. C.; BARROS, J. E. M. . Simulacao de emissoes de misturas gasolina/etanol em motores de combustao interna. In: CIBEM 2011 X Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecanica, 2011, Porto - Portugal. Actas do X Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecanica - CIBEM 2010. Porto: R.M.Natal Jorge, 2011. v. 1. p. 3935-3941.

7.
BOSCH NETO, J. C.. Modelagem matemática de emissões em motores de combustão interna. In: Seminário nacional de sistema de produção e informação, 2009, Belo Horizonte. Modelagem matemática de emissões em motores de combustão interna, 2010.

8.
Nascimento, R.A. ; BOSCH NETO, J. C. . Construção de um refrigerador cilíndrico para bebidas enlatadas. In: Seminário de sistemas industriais e automação, 2009, Belo Horizonte. CONSTRUÇÃO DE UM REFRIGERADOR CILÍNDRICO PARA BEBIDAS ENLATADAS, 2009.

9.
BOSCH NETO, J. C.. Modelagem matemática e montagem de um hidrociclone. In: Semana de Ciência e Tecnologia, 2008, Belo Horizonte. Modelagem matemática e montagem de um hidrociclone, 2008.

10.
BOSCH NETO, J. C.. Modelagem matemática de motores de combustão interna. In: Seminário nacional de sistema de produção e informação, 2008, Belo Horizonte. Modelagem matemática de motores de combustão interna, 2008.

11.
BOSCH NETO, J. C.; PEREIRA,J.R . Construction of a balls miill: An example of integration between the basic cycle and the professional cycle in the course of food engineering of the Centro Universitário de Belo Horizonte. In: COBEM 2005, 2005, Ouro Preto. COBEM 2005, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NUCCI, E. ; MEYER, M. R. C. ; BOSCH NETO, J. C. . PRODUÇÃO DE GOMA XANTANA A PARTIR DE BIOMASSA DE MALTE. In: I SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA, 2017, Ouro Branco. PRODUÇÃO DE GOMA XANTANA A PARTIR DE BIOMASSA DE MALTE, 2017.

2.
BOSCH NETO, J. C.; BARROS, J. E. M. ; CAETANO, P.M.A ; RABELO, N. M. A. . AVALIAÇÃO NUMÉRICA SIMPLIFICADA DE EMISSÕES EM COMBUSTORES. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, FOZ DO IGUAÇU _ PARANÁ. AVALIAÇÃO NUMÉRICA SIMPLIFICADA DE EMISSÕES EM COMBUSTORES, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOSCH NETO, J. C.. Modelagem dinâmica e simulação de um sistema de propulsão química para uma nave espacial com velocidades próximas a da luz. In: VI CONIP, 2017, Lafaiete. VI Congresso Nacional de Iniciacao cioentifica, 2017.

2.
BOSCH NETO, J. C.; GOMES, K. . ESTUDO DAS EMISSÕES GERADAS PELA MISTURA DE ÓLEO DIESEL E BIODIESEL EM DIFERENTES PROPORÇÕES EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA.. In: VI CONIP, 2017, Lafaiete MG. VI Congresso Nacional de Iniciacao cioentifica, 2017.

3.
Andrade E B ; BOSCH NETO, J. C. . Modelo dinâmica e simulação de um evaporador de filme descendente para concentração de uma solução de sacarose. In: VI CONIP, 2017, Lafaiete. VI Congresso Nacional de Iniciacao cioentifica, 2017.

4.
BOSCH NETO, J. C.. Montagem e modelagem matemática de um hidrociclone. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008. SbCTA, 2008.

5.
BOSCH NETO, J. C.; CASSEMIRO, H. J. . Montagem de um hidrociclone. In: SLACA, 2007, Campinas. Slaca 2007, 2007.

6.
BOSCH NETO, J. C.; PEREIRA,J.R . Montagem de um moinho híbrido. In: SLACA 2007, 2007, Campinas. Slaca, 2007.

7.
BOSCH NETO, J. C.; Pereira,R.J. ; Bragança,F. . Montagem de um moinho híbrido. In: Slaca, 2007, Campinas. Slaca 2008, 2008.

8.
BOSCH NETO, J. C.; CASSEMIRO, H. J. . Montagem de um hidrociclone. In: SEPEX 2007, 2007, Belo Horizonte. SEPEX 2007, 2007. p. 83-84.

9.
BOSCH NETO, J. C.; PEREIRA,J.R . Estudo das variáveis de processo de um moinho de rolos compressores. In: CBCTA, 2006, Curitiba. CBCTA.

10.
BOSCH NETO, J. C.; FERREIRA, A. G. ; PEREIRA,J.R . Montagem de um moinho híbrido. In: CBCTA, 2006, Curitiba. MONTAGEM DE UM MOINHO HÍBRIDO.

11.
BOSCH NETO, J. C.; COSTA, G. M. ; PEREIRA,J.R . Montagem de um moinho híbrido. In: SEPEX 2006 UNIBH, 2006, BHTE. SEPEX 2006. BHTE, 2006.

12.
BOSCH NETO, J. C.. Montagem de um secador por atomização a baixo custo e simulaçaõ matemática visual. In: SBPC, 2005, Mato Grosso. SBPC 2005, 2005.

13.
BOSCH NETO, J. C.. Montagem de um moinho de bolas de baixo custo e avaliação energética um estudo de caso. In: SLACA 2005, 2005, Campinas. SLACA2005, 2005.

14.
BOSCH NETO, J. C.. Obtenção da farinha da casca do abacaxi através da moagem em um moinho de bolas. In: SLACA 2005, 2005, Campinas. slaca2005. slaca2005, 2005.

15.
BOSCH NETO, J. C.. Obtenção da farinha de casca de banana através de um secador e da moagem em um moinho de bolas de baixo custo; valor nutricional na insdútria de alimentos. In: SLACA, 2005, CAMPINAS. slaca2005. slaca2005, 2005.

16.
BOSCH NETO, J. C.. Simulação matemática -visual de um secador por atomização do tipo spray drier. In: SBPC, 2004, Forlateza. SBPC 2004, 2004.

17.
BOSCH NETO, J. C.; JUNQUEIRA, M. P. C. . Extração e estabilidade da betalaína da beterraba vermelha de mesa. In: SEPEX, 2004, Belo Horizonte. Sepex 2004 // UNI-BH. BH, 2004. v. 01. p. 80-80.

18.
BOSCH NETO, J. C.; LEMBI, J. G. . Estudo da sedimentação de células em meio aquoso e construção de um protótipo de um sedimentador em formato trapezoidal para uso na produção de cachaça. In: SEPEX, 2004, Belo Horizonte. SEPEX 2004//UNIBH. BH, 2004. v. 01. p. 85-85.

19.
BOSCH NETO, J. C.; JUNQUEIRA, M. P. C. . Extração e estabilidade da betalaína da beterraba de mesa após a remoção do açúcar por fermentação alcoólica. In: slaca, 2003, CAMPINAS. SLACA 2003. slaca 2003, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Andrade E B ; BOSCH NETO, J. C. ; BOSCH NETO, J. C. . Modelagem dinãmica e simulação de um evaporador de filme descendente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TEIXERA, A. F. ; BOSCH NETO, J. C. . Modelagem dinâmica e simulação de propulsão quimica para uma nave espacial com velocidades proximas a da luz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GOMES, K. E. ; BOSCH NETO, J. C. . Estuo de emissões produzidas pela mistura de bioquerosene/querose para turbinas de avioes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, S. ; BOSCH NETO, J. C. . Secagem do KIWI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BOSCH NETO, J. C.; GOMES, K. . Simulações computacionais e modelagem de emissões de gases poluentes em turbinas a gás das aeronaves de passageiros do transporte aéreo brasileiro utilizando querosene de aviação (QAV) e Bioquerosene, pela mistura dos mesmos em diferentes proporções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CIRIACO, T. ; BOSCH NETO, J. C. . Aproveitamento de hortaliças descartadas em centro de distribuição para a realização da secagem para fins comerciais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BOSCH NETO, J. C.. MODELAGEM DAS EMISSÕES GERADAS POR MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA MOVIDOS A HIDROGÊNIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BOSCH NETO, J. C.. Código baseado no Método de Contorno Imerso aplicado a fluxo laminar e sob moderado número de Reynolds através de um arranjo de esferas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BOSCH NETO, J. C.. SECAGEM DA MAÇÃ EM MICROONDAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BOSCH NETO, J. C.. ESTUDO DAS EMISSÕES GERADAS PELA MISTURA DE ÓLEO DIESEL E BIODIESEL EM DIFERENTES PROPORÇÕES EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BOSCH NETO, J. C.; Alunos UNI-BH . Animações e simulações computacionais para o curso de engenharia de alimentos ( Disponível em www.jbosch.kit.net e www.ea.unibh.br. 2004.

2.
BOSCH NETO, J. C.. Desenvolvimento de Home Pages para o curso de Engenharia de Alimentos: www.ea.unibh.br e www.jbosch.kit.net. 2004.

3.
BOSCH NETO, J. C.; LEMBI, J. G. . Simulação computacional da operação de liofilização. 2004.

4.
BOSCH NETO, J. C.; BORGES, L. R. ; RESENDE, G. C. . Simulação computacional matemático;visual de um spraydryer. 2004.

5.
BOSCH NETO, J. C.; CAMOES, J. G. . Determinação do diâmetro médio geométrico de sistemas particulados. 2003.

6.
BOSCH NETO, J. C.; PRESOTTI, I. . Determinação do tempo ótimo de mistura de ingredientes sólidos. 2003.

7.
BOSCH NETO, J. C.. TERNO - Diagramas ternários aplicados à técnica de Extração por Solventes. 1990.

Produtos tecnológicos
1.
BOSCH NETO, J. C.. Ducha higiênica com orifício para a dosagem de produtos de higienização. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BOSCH NETO, J. C.. Homepage Prof Juan Canellas Bosch Neto. 2017; Tema: Engenharia Química. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CORREA, B. H. B. C. . Forno micro-ondas de aquecimento híbrido industrial para calcinação. 2018, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: BR2020180730024, título: "Forno micro-ondas de aquecimento híbrido industrial para calcinação" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/11/2018



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, M. J.; RODRIGUES, F. A.; PEREIIRA, A. F.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Fernanda Pereira martins. Avaliação da atividade Catalítica do sulfato de Ferro na Esterificação do Acido Levulinico para a produção de Bioaditivos para a gasolina. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

2.
FRANCA, A. B.; BOSCH NETO, J. C.; CASTRO, J. A.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Luis Carlos Trindade. Estudo de influencia da obstrução de bicos de injeção de gás na taxa de circulação do aço no desgaseificzador RH. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

3.
BOSCH NETO, J. C.; NUCCI, E.; BOGGIONE., I. J.. Participação em banca de Maria Rita Meyer Ferraz da Costa. Aplicação da metodologia de superfície de resposta, modelos cinéticos e transformada Z na produção de biopolímeros a partir de substratos alternativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
NUCCI, E.; BOSCH NETO, J. C.; BOGGIONE., I. J.; MENDES, A. A.. Participação em banca de Maria Rita Meyer Ferraz da Costa. Aplicação da metodologia de superfície de resposta, modelos cinéticos e transformada Z na produção de biopolímeros com residuos agorindustriais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

Teses de doutorado
1.
Seara,Luciana; BOSCH NETO, J. C.; BIRCHAL, V. S.; LEMBI, J. G.; CREN, E. C.. Participação em banca de Pedro Prates Valério. EDIBLE OILS MECHANICALLY EXTRACTED FROM PALM DEGRADATION KINETCS OF BIOACTIVE COMPOUNDS. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVEIRA, D. M.; MELGAR, L. Z.; NUCCI, E.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Marcio Vicente Auad. Influencia das variáveis na corrsão do aco galvanizado: Estudo de casos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

2.
NUCCI, E.; BOSCH NETO, J. C.; FABIANO, D. P.. Participação em banca de Volney Viana Nogueira. Analise, calculo e otimizacao do sistema de vacuo em uma planta de gaseificacao RH composta por ejetores a vapor para o refino do aço. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

3.
SANTOS, I. J. B.; NUCCI, E.; BOSCH NETO, J. C.; CRUZ, I. H.. Participação em banca de Arnaldo Silva de Oliveira. Aplicação das transformas Z na produção de levedura de panificação em biorreator AIRLIFT. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

4.
FURTADO, E. C.; SILVA, G. G.; ALMEIDA, G. M.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Felipe Coelho Vieira. Projeto de sistemas de controle para gaseificador de carvão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

5.
SILVA, C. A.; FRANCA, A. B.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Luis Carlos Trindade. Estudo sobre a queda da taxa de circulação do desgaseificador RH em função da vida util do vaso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João del Rei.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Yasmin Lara Santos.Etanol de segunda geração Processo de producao industrial e seu cenario atual no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

2.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Virginia Rangel e Jane Magalhaes.Fabricação de pastilhas com incorporação de lodo de ETA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

3.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Mariana Alves de Almeida.Analise do uso de taninos condensados extraidos do umbigo da banana para tratamento de efluentes na mineração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

4.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Larissa Germano Fonseca e Rebeca Lima Carvalho.Encapsulação de nutraceuticos em nano estruturas de lacto albuminas com aplicacao em produto lactico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

5.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Mayara Carvalho e Marcio Albuquerque.Otimização dos tratamentos eletro-Fenton de solução de acido sulfanilico por metodologia de superficie de resposta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

6.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Josiane Karla Silva e Viviane Souza Aarao.Estudo de caso proposta e dimensionamento de sistemas para aguas residuarias no CAP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

7.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Larissa Germano Fonseca e Pedro Ivo Vargas.Proposta de cogeração de energia atraves do bagaco de malte em microcervejarias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

8.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Ivan Louzada e Rayane Rosa.Aplicaçãoo de óleo de açai em base catiõnicas de creme esfoliante mecânico corporal com substituição de estaiblizantes sinteticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

9.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Diogo Henrique Hanauer e Gustavo de Oliveira Araujo.Pre tratamento no tratsmento de bagaco da cana de acucar realizado no scale up. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

10.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Cristiane Mota e Juliane Guerra Lacerda.Modelagem da adsorcao da moleculas de turbidez de solucao acucarada utilizando zeolita em coluna de leito fixo para producao de acucar liquido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

11.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Tuane Tayrine e Cssia Aparecida.Avaliacao da filtrcao no processo de fabricacao da cerveja produzida a partir da adicao de torta de macauba como adjunto do malte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

12.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Anna Carolina Amorim e Luisa Raquel.Aplicacao de adsorventes alternativos na adsorcao de corantes alimenticios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

13.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Gabriel Campos e Melina Mancilha Prota.Tricas termicas em mandris de processo de laminacao a quente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

14.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Eugenia Abreu e Karine Paola dos Santos.Normal Boundary Intersection Aplicado no scale up para o processo de tratamento de solucao eriocromo T. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei.

15.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Raíssa Araújo do Nascimento.Construção de um refrigerador cilíndrico para bebidas enlatadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

16.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Ana Lúcia Oliveira.Projeto de uma cécula de flotação para a separação dos constituintes do m ilho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

17.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Cristiano Gaspar.Montagem de uma mini-caldeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

18.
Seara,Luciana; CHARBEL, A. T.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Joel Lima Franco.Conexão Ideal para Trocadores de calor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

19.
BOSCH NETO, J. C.; FERREIRA, A. G.; CHARBEL, A. T.. Participação em banca de Werner.Otimização do Processo de Descongelamento e Aproveitamento do Exsudado em Entrepostos de Carne de Pequeno e Médio Porte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte.

20.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Leandro Romulo Goulart.Modelamento visual e matemático da operação de forneamento de biscoitos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte.

21.
BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Isabela Caetano.Refrigeração solar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte.

22.
PULLZATTO, M.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Bernardo Silveira Borges de Andrade.Estudo preliminar da conservação do leite humano pela secagem em spray dryer de bancada. 2005.

23.
LEMBI, J. G.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Nayara Shirley Abreu Barbosa.Estudo comparativo do tempo de fermentação de mostos de cervejas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

24.
LEMBI, J. G.; PULLZATTO, M.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Roberta Lewick.Construção de um propagador de fermento para produção de cachaça artesanal. 2005.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

25.
BOSCH NETO, J. C.; PULLZATTO, M.; BIRCHAL, V. S.. Participação em banca de Gustavo Costa Resende.Montagem e simulação matemática visual de um secador por atomização do tipo spray-drier. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

26.
BOSCH NETO, J. C.; BIRCHAL, V. S.; PULLZATTO, M.. Participação em banca de Tatiana Cunha.Liofilização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

27.
BOSCH NETO, J. C.; FONSECA, C. H.; FERREIRA, A. G.. Participação em banca de André Resende Santiago.Tratamento de agua para refrigerantes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

28.
BOSCH NETO, J. C.; VIEIRA, M. A.; CHARBEL, A. T.. Participação em banca de Cláucia.Logística de distribuição da farinha de trigo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

29.
BOSCH NETO, J. C.; CHARBEL, A. T.; ORNELLAS, C.. Participação em banca de Robson Monteiro.Logística de Produtos Congelados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

30.
BOSCH NETO, J. C.; LIBOREIRO, C.; RIBEIRO, S.. Participação em banca de Cleiton Lois.Tratamento de alimentos em autoclaves. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

31.
FERREIRA, A. G.; CHARBEL, A. T.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de de João Gustavo de Souza Alves Camões.Otimização de um Secador Solar de Pequeno Porte: Estudo da Influência da Configuração da Carcaça. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

32.
CHARBEL, A. T.; BOSCH NETO, J. C.; Seara,Luciana. Participação em banca de Izabela Cristina Caetano da Cunha.Refrigeração de Leite em Pequenas Propriedades Rurais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

33.
LEMBI, J. G.; BOSCH NETO, J. C.; PULLZATTO, M.. Participação em banca de Igor Presotti.Desenvolvimento de um sedimentador em formato trapezoidal para separação de células de Saccharomyces cerevisiae em mostos fermentados para produção de cachaça. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

34.
CHARBEL, A. T.; FERREIRA, A. G.; BOSCH NETO, J. C.. Participação em banca de Joelise Alencar Figueira.Avaliação Preliminar do Efeito da Radiação na Secagem Solar de Hortelã. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.

35.
FERREIRA, A. G.; BOSCH NETO, J. C.; CHARBEL, A. T.. Participação em banca de Claudia Vieira Silva.Estudo da Influência da Pré-Desidratação Osmótica na Secagem Artificial de Maçãs. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA.Modelagem de biorreatores. 2017. (Encontro).

2.
Semana academica de Engenharia Quimica.Mini curso de mineração. 2017. (Seminário).

3.
Jornada Integrada de Engenharia Quimica.Mini curso Curso de matlab e simulink. 2016. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana Conceição. Montagem de uma estufa refrigeradora com controle de umidade. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. (Orientador).

2.
Raíssa Araújo. Montagem de um refrigerador cilíndrico para bebidas alimentícias. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. (Orientador).

3.
Cristina Silva. Montagem de um equipamento descascador de bananas. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. (Orientador).

4.
Marcelo Jordão. Montagem de secador por atomização (SPRAY DRIER). Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. (Orientador).

5.
Geraldo Silva. Montagem de um carbonator. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vitor Araújo de Souza Franco. Síntese e caracterização de catalisadores a base de Si, Ce e Ti e aplicação na fotocatálise de corantes industriais.. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João Del-Rei, . Coorientador: Juan Canellas Bosch Neto.

2.
Maria Rita Meyer Ferraz da Costa. Aplicação da metodologia de superfície de resposta, modelos cinéticos e transformada Z na produção de biopolímeros a partir de substratos alternativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São João Del-Rei, . Coorientador: Juan Canellas Bosch Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aison Felipe Cardoso e Misia Fernandes e Silva. Utilização da atmosfera modificada para o aumento do tempo de prateleira de doces caseiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

2.
Bruna Elisa Paz. Separação e puriificzcao do acido latico produzido a partir da fermentação da glicose. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

3.
Isabella de Avelar Santos. Utilizacao do ciclo PDCA nas linhas de molho de tomate. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

4.
Guilherme Guimaraes Ascendino e Laura de Oliveira Torres. Modelagem de biorreatores continuo em serie e com o reciclo para a producao de etanol e estudo de caso de uma usica de etanol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

5.
Kellen da Silva Santos. Estudo da difusão de ar em reservatórios pneumáticos utilizando a camada de um fluido isolante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

6.
Breno Henrique Booz Danyelle Berutto. Novo processo de obtenção de calcario atraves de aquecimento hibrido por microondas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

7.
Taynara Mara e Thais Rodrigues. Modelagem matematica de biorreatores para obtencao de acido citrico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

8.
Beatriz Emanuella de Andrade Bressan. Estudo teorico modelagem matematica de um evapodor de filme descendente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

9.
Bruna Carla e Thais Ananias. MODELAGEM DA ADSORÇÃO DE ORGÂNICOS REFRATÁRIOS DO EFLUENTE DE REFINARIA DE PETRÓLEO UTILIZANDO CARVÃO DE OSSO BOVINO EM COLUNA DE LEITO FIXO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

10.
Antonio Phlipe Zoboli e Cecilia dos Anjos. BIossensor baseado em supercapacitor para deteccao de Lipoporteina de baixa densidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

11.
Paulo Henrique Silva e Nathalia Drumoond. Balanco de massa do processo produtivo de compósito a base de quartzo e resina de poliester insaturada ortoftalica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

12.
Geraldo Siva. Montagem de carbonatador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

13.
Raíssa Araújo do Nascimento. Construção de um refrigerador cilíndrico para bebidas enlatadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

14.
Ana Lúcia Oliveira. Projeto de uma céllula de flotação para separação dos constituintes do milho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

15.
Cristiano Gaspar. Construção de uma mini-caldeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

16.
Cristina Faria. Montagem de um equipamento descascador de banana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

17.
Marcelo Jordão. Montagem de um secador por atomizaçaõ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

18.
Fabiana Conceição. |Montagem de uma estufa refrigeradora com controle de umidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

19.
Heider Junio Cassemiro. MONTAGEM DE UM HIDROCICLONE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

20.
Alexandre Fernandes. CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UM SILO COM RECIRCULAÇÃO DE AR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

21.
Pedro Breijão. Construção de um destilador por arraste a vapor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

22.
Juliana Alloy Antunes. Estágio Supervisionado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

23.
Janaína Paula Moreira. Estágio Supervisionado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

24.
Iza Oliveira. Tecnologia de moagem do trigo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

25.
Vanessa Lelo. Tecnologia de moagem do café. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

26.
Flávio Maciel de Figueiredo. Implantação da T.P.M. na Fabrica de Biscoitos ARCOR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

27.
Flavia Bastos Antunes. Obtenção de café líquido concentrado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

28.
Juliano Pereira Rocha. Montagem de um moinho híbrido. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

29.
Gabriel da Costa Miranda. Análise da eficiencia de moagem de um moinho híbrido. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

30.
Tatiana Rita Nascimento Rodrigues. Análise de falhas por PDCA nas linhas de secagem de macarrão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

31.
Elizabeth Bogênia. Análise do processo de filtração no processamento da cerveja. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

32.
André Luiz Barros. Estudo das micotoxinas na produção de cerveja. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

33.
Werner. Projeto de uma câmara de descongelamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

34.
Leandro Rômulo Goulart. Modelagem matemática e visual da operação de forneamento de biscoitos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

35.
Márcia Carvalho de Campos. ,Estudo dos biodigestores, suas aplicações e montagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

36.
Marcela de Paiva. Estratégias de marketing e algumas abordagens no setor alimentício. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

37.
Patrícia Hamm Lucas. Logística Reversa: uma utilização para embalagens de polietileno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

38.
Henrique Pires Viana. Montagem de um moinho de bolas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

39.
Luiza Gandini. .O design da embalagem como ferramenta de marketing.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

40.
Jordana Zandona. Irradiação de Alimentos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

41.
Gustavo Costa Resende. Montagem de um secador por atomização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

42.
Tatiana Cunha Fernandes. Secagem por liofilização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

43.
André Resende Santiago. Tratamento de água para produção de refrigerantes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

44.
Cleiton Lois. Tratamento térmico de alimentos em autoclaves. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

45.
Cláucia Fernandes. Logística de distribuição de farinha de trigo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

46.
Sheila Cristina de Oliveira. Processamento de leite UHT. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

47.
Robson Monteiro. Logística de alimentos congelados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário Belo Horizonte. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

Iniciação científica
1.
Danyelle Barbosa Berutto. Aplicação industrial de microondas como substituicao da utilizaçao do forno rotativo no processo de decomposição termica do calcario para reducao do custo de fabricacao da cal. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

2.
Maira Paola. Modelagem e simulação de biorreatores em série. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

3.
Lorena Alves de Oliveira. Aplicação insdustrial do microondas no processo de pelotização do minerio de ferro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

4.
Elisa Augusta Fellix Santos. Estudo de modelagem de lixiviação e adsorção de minerio de ouro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

5.
Tatiany Ciriaco Ribeiro. Aproveitamento de hortaliças descartadas em centro de distribuição para a realização da secagem para fins comerciais.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

6.
Rayanne Batista Rosa. Simulação computacional de emissoes de gases poluentes em turbinas de aeronaves utilizando misturas de querosene de aviaçao e bioquerosene. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

7.
Keivy Evilazio Gomes. Simulação computacional de emissoes de gases poluentes em turbinas de aeronaves utilizando misturas de querosene de aviaçao e bioquerosene. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

8.
Samara Alves Barroso. Secagem do kiwi. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

Orientações de outra natureza
1.
Danyelle Beruto. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

2.
Airton Vieira Fernandes. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Quimica) - Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

3.
Bruna Teixeira. Estágio supervisionado // Área panificação. 2006. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

4.
Amanda Syrio. Estágio supervisionado. 2006. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

5.
Elienio Delfino. Estagio supervisionado (Frigorífico). 2006. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

6.
Michelle Cristina de Oliveira. Estágio supervisionado. 2006. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

7.
Geraldo Giovani Ferreira. Estagio supervisionado (laticinios). 2005. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

8.
Vanessa Leonel. Estágio supervisionado. 2005. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

9.
Lídia Martins. Estagio Supervisionado // Área Panificação. 2004. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

10.
Geraldo Magela. Estágio Supervisionado / Aréa Laticínios. 2004. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

11.
Robson Monteiro. Estágio supervisionado (Área logística). 2004. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

12.
André Resende Santiago. Estágio supervisionado. 2004. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.

13.
Mara Alvarez Duarte. Estagio supervisionado. 2004. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Alimentos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE. Orientador: Juan Canellas Bosch Neto.



Inovação



Patente
1.
 CORREA, B. H. B. C. . Forno micro-ondas de aquecimento híbrido industrial para calcinação. 2018, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: BR2020180730024, título: "Forno micro-ondas de aquecimento híbrido industrial para calcinação" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/11/2018



Outras informações relevantes


MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS (2005/2006/2007)



Bolsistas de iniciação científica e voluntários nos projetos de pesquisa 2004,2005 e 2006:

1.Fabiana Ferreira Bragança (Bolsista FAPEMIG 2006)

2.Gabriel Miranda Costa ( Bolsista UNIBH 2006)

3.Antonio Roberto Azadinho ( Bolsista UNIBH 2005)

4.Gustavo Resende Costa(2004)

5.Leonardo Ribeiro Borges(2004)

6.André Luiz Barros(2006)

7.Cissa Soares(2005)

8.Henrique Pires Viana(2005)

9.Evanessa Caldeira(2005)

10.Gláucia Carneiro(2005)

11.Lorena Ayres Queiroz(2005)

12.Janaína de Paula Moreira(2005)

13.Bárbara Mesquita(2005)

14.Lucas Martins Pinto(2005)

15. Juliano Pereira Rocha(2004)

16.Thiago Tufik Alem - Voluntário(2004)

17.Gustavo Lana - Voluntário(2005)

18. Vinicius Henrique - Voluntário(2005)

19. Bruno Botelho

20. Raissa Bernardes Cunha



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:49:41