Paula Rui Ventura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9194064462650327
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999, em colaboração com a Universidade de Columbia(Nova Iorque). É professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da pós-graduação do Instituto de Psiquiatria da mesma universidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia cognitivo-comportamental e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de ansiedade, em especial medo de avião, transtornos de humor e transtornos de personalidade. É coordenadora do Laboratório de Trauma e Medo, no qual são desenvolvidas pesquisas acerca do tratamento do Transtorno de Estresse Pós-traumático. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Rui Ventura
Nome em citações bibliográficas
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia.
AV. PASTEUR, 71 - FUNDOS
URCA
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1999
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Memória Verbal Explícita em Pacientes com Doença de Parkinson, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Ricardo Gattass.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Setores de atividade: Neurociências; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1986 - 1990
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


1999 - 2000
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2007 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Psiquiatria, .

Atividade de extensão realizada
Tratamento cognitivo comportamental a vítimas de desastre natural na região serrana do RJ.
03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psiquiatria, .

03/2005 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
Prática de pesquisa em percepção
Motivação e Emoção
Percepção
Psicologia e Odontologia
07/2010 - 07/2012
Direção e administração, Instituto de Psicologia, .

Cargo ou função
Vice-chefe do departamento de Psicologia Geral e Experimental.


Linhas de pesquisa


1.
Terapia cognitivo comportamental, trauma e medo

Objetivo: Investigar a eficácia da TCC no tratamento de vítimas de trauma.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROTOCOLO DE REALIDADE VIRTUAL E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA O MEDO DE VOAR DE AVIÃO
Descrição: Desenvolver e testar, através de um ensaio clínico randomizado, a eficácia de um protocolo com realidade virtual e terapia cognitivo-comportamental para o medo de voar de avião em uma amostra de participantes brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Coordenador / Cintia Machado de Mesquita - Integrante / Ivan Luiz de Vasconcellos Figueira - Integrante / RODRIGUES, HELGA - Integrante / MACEDO, TÂNIA FAGUNDES - Integrante / Herika Critstina da Silva - Integrante / Paula da Costa Caldeira - Integrante / Marllon Ricardo Babosa - Integrante / Julia Campos Lima - Integrante / Katherine Branco leal - Integrante / Giulia Luz Delaroli Bezerra - Integrante / Sacha Alvarenga - Integrante / Raphael de Oliveira do Amaral - Integrante / Patricia Arguelles Silva de Lima - Integrante / João Pedro de Aquino Moraes - Integrante / Carolyne Batista Juvenil - Integrante.
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROTOCOLO DE REALIDADE VIRTUAL E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA O MEDO DE VOAR DE AVIÃO
Descrição: Desenvolver e testar, através de um ensaio clínico randomizado, a eficácia de um protocolo com realidade virtual e terapia cognitivo-comportamental para o medo de voar de avião em uma amostra de participantes brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) EM AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ivan Luiz de Vasconcellos Figueira em 01/05/2018.
Descrição: Estimar a prevalência de sintomas de TEPT em pacientes em tratamento em ambulatório de saúde mental, através de questionários hetero-aplicados. Verificar através de exame de prontuários a taxa de ausência de diagnósticos de TEPT, naqueles diagnosticados através de entrevista estruturada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Integrante / Ivan Luiz de Vasconcellos Figueira - Coordenador / MACEDO, TÂNIA FAGUNDES - Integrante / Herika Critstina da Silva - Integrante / Paula da Costa Caldeira - Integrante / Giulia Luz Delaroli Bezerra - Integrante / Cynthia de souza vieira - Integrante / Juliana Alencar Matias - Integrante.
2013 - Atual
FAPERJ-CIENTISTA DO NOSSO ESTADO: Emoção e ação: marcadores psicofisiológicos de segurança e de perigo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eliane Volchan em 09/03/2014.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
CAPES/MECD-DGU Cooperação Internacional Brasil/Espanha- EMOÇÃO HUMANA E MARCADORES PSICOFISIOLÓGICOS DE SEGURANÇA E DE PERIGO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eliane Volchan em 09/03/2014.
Descrição: Este projeto visa compreender os aspectos neurobiológicos envolvidos nas reações defensivas e pró-sociais. O entendimento destes mecanismos básicos de sobrevivência, relacionados à aproximação de estímulos positivos e ao afastamento de estímulos negativos tem implicações em estratégias de saúde pública. Participam do presente projeto pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abrangendo quatro Programas de Pós-graduação em projeto de colaboração internacional com pesquisadores da Universidade de Granada.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Integrante / izabela mocaiber - Integrante / leticia de oliveira - Integrante / Mirtes Garcia Pereira - Integrante / Eliane Volchan - Coordenador / Ivan Luiz de Vasconcellos Figueira - Integrante / Jaime Vila - Integrante / Vanessa Rocha-Rego - Integrante / Fatima Erthal - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Transtorno do Estresse Pós-traumático em vítimas de violência urbana: marcadores clínicos, neurobiológicos e psico-sociais para prevenção e tratamento
Descrição: A crescente violência nas grandes cidades é uma das principais preocupações da sociedade brasileira atual constituindo um problema de saúde pública. O transtorno de estresse pós-traumático, uma das principais seqüelas da violência urbana, é altamente prevalente, incapacitante e de difícil tratamento. Este projeto investiga as variáveis clínicas, psicométricas, bioquímicas e psicofisiológicas associadas à exposição a eventos traumáticos de violência urbana, analisando os fatores de vulnerabilidade e de proteção para o desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático. O projeto se propõe a desenvolver estratégias psicoterápicas e farmacológicas para prevenção e tratamento deste transtorno e de suas seqüelas. O grande diferencial deste projeto será o estudo multidisciplinar deste transtorno, através da integração de grupos de pesquisa das áreas clínica, epidemiológica e básica. A rede de pesquisa ligada a esse projeto é constituída de pesquisadores de diversas instituições do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ: Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Instituto de Psiquiatria, Instituto de Psicologia; Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; UFF: Instituto Biomédico; Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental; FIOCRUZ: Escola Nacional de Saúde Pública; IPCFEx: Instituto de Pesquisa em Capacitação Física do Exército)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Integrante / Figueira, Ivan - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2015
Terapia cognitivo-comportamental, transtorno de estresse pós-traumático e parâmetros psicofisiológicos
Descrição: Investigação do impacto da terapia cognitivo-comportamental em pacientes vítimas de violência urbana que desenvolveram Transtorno de Estresse Pós-traumático. Para tal são utilizados parâmetros psicométricos e psicofisiológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Coordenador / Eliane Volchan - Integrante / Figueira, Ivan - Integrante / Gonçalves, Raquel - Integrante / Macedo, Tânia - Integrante / Carlos Eduardo Norte - Integrante / Maria Pia - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2005 - Atual
Eficácia da Terapia Cognitivo-comportamental para o tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Descrição: O Transtorno de Estresse Pós-traumático(TEPT) é um transtorno de ansiedade precipitado por um trauma. O indivíduo envolvido com uma experiência traumática perde o controle físico e psicológico da situação, experimentando níveis elevados de ansiedade, alterando os padrões normais da neuoquímica, das cognições , afetos e comportamentos. Com o crescente aumento da violência urbana, é de vital importância o estudo de intervenções que possam auxiliar no tratamento dos transtornos psicológicos dela decorrentes. O presente trabalho terá como objetivo avaliar a eficácia da Terapia Cognitivo-comportamental(TCC) em pacientes com TEPT, numa amostra brasileira. Será testada a hipótese de que os pacientes com TEPT, tratados com TCC após 12 semansa de tratamento , comparados com o grupo controle apresentarão redução dos escores de gravidade de TEPT medidos pela CAPS(variável de desfecho primária), bem como dos escores das variáveis de desfecho secundárias, tais como a DES(dissociação-traço), IDATE(ansiedade-traço e ansiedade-estado) e BDI(depressão). Além disso serão avaliadas medidas psicofisiológicas durante a exposição à leitura do evento traumático antes e depois do tratamento psicoterápico com o objetivo de testar a hipótese de que a TCC será responsável pela alteração de parâmetros psicofisiológicos em pacientes que apresentem boa resposta ao tratamento. Outro aspecto fundamental do projeto é a utilização dá técnica de VBm para avaliação das estruturas cerebrais dos pacientes com TEPT. Será investigado se alterações nos padrões medidos pela VBm em pacientes com TEPT podem funcionar com preditores do sucesso da TCC. Participarão dos experimentos pacientes que serão atendidos no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. O presente projeto corresponde a um dos oito projetos que constam do Instituto Milênio do CNPq, cujo presidente é o professor Jair Mari e o vice-presidente é o professor Ivan Figueira. Trata-se de uma colaboração de vários centros do Brasil para o estudo do impacto da.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Coordenador / Rodrigues, Helga - Integrante / Figueira, Ivan - Integrante / Ana Lúcia Pedrozo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Atendimento a vitimas de traumas relacionados à violência: intregração entre a academia e a comunidade.
Descrição: O objetivo geral desta proposta é proporcionar a integração entre a pesquisa o ensino e a extensão, através da produção dialógica de conhecimento, envolvendo atores de várias áreas do saber, tais como profissionais e estudantes de mental saúde e vítimas de traumas da área programática 2.1 em especial, e de comunidades carentes de outras áreas, referidas para o nosso grupo de trabalho. Esta integração permite a construção de conhecimentos técnicos avançados, fruto do trabalho em conjunto, visando à melhoria dos cuidados das vítimas de violência da nossa população. Teremos, portanto, profissionais mais conscientes das questões sócio-econômico-financeiras típicas das comunidades menos favorecidas pelos poderes públicos ao longo dos anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Coordenador.
2011 - 2013
Terapia Cognitivo-comportamental para o tratamento do Transtorno de Estresse Pós-traumático em vítimas da catástrofe natural da região serrana do estado do Rio de Janeiro
Descrição: O mundo assistiu recentemente à tragédia acontecida na região serrana, que deixou muitos mortos e desabrigados. Além das conseqüências econômicas, físicas, de habitação, etc. muitas pessoas não conseguem retomar suas vidas, vítimas dos traumas por elas vividos. Vários transtornos psiquiátricos estão presentes depois da catástrofe, dentre eles o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) O TEPT apresenta-se como um transtorno debilitante dos processos cognitivos, afetivos e comportamentais. É um transtorno que gera prejuízo significativo na vida do paciente, perdurando, muitas vezes, com sintomas incapacitantes por muitos anos (Kessler, Sonnega, Bromet, Hughes & Nelson, 1995). Comumente, os pacientes evitam relatar o acontecimento traumático e muitos profissionais não incluem, em suas avaliações diagnósticas, investigação referente a situações de exposição a eventos traumáticos, o que faz com que muitas vezes estes passem despercebidos por profissionais da área da saúde, tratando-se e diagnosticando-se apenas os efeitos secundários, transtornos de humor ou outros transtornos de ansiedade (Caminha & Knapp, 2003). Mas, felizmente, alguns profissionais têm obtido treinamento adequado para diagnosticar e tratar casos de TEPT. A eficácia do tratamento com Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o TEPT já está estabelecida. Atualmente, a TCC é reconhecida mundialmente como o tratamento de primeira linha para pacientes com TEPT (Forbes & cols., 2007; Institute of Medicine, 2007). A avaliação da eficácia de um protocolo adaptado para a população brasileira é de extrema valia. Além disso, verificar se o acréscimo da TCC a um programa de tratamento medicamentoso leva a benefícios extras é de suma importância, tendo-se em vista que vários pacientes mostram-se resistentes e/ou intolerantes à medicação. O presente trabalho visa investigar a eficácia de um protocolo de TCC, adaptado do programa de tratamento desenvolvido pela Dra. Edna Foa (1998) para pacientes vítim.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Rui Ventura - Coordenador.


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Journal of Psychopharmacology:clinical and experimental
2010 - Atual
Periódico: Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Terapia Coginitivo-Comportamental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: neuropsicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1990
Título de Dignidade Acadêmica no Grau "Cum Laude" referente aos cursos de Bacharel e de Formação de Psicólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Gonçalves, Raquel2015Gonçalves, Raquel ; Rodrigues, Helga ; NOVAES, FELIPE ; ARBOL, JAVIER ; VOLCHAN, Eliane ; Coutinho, Evandro Silva Freire ; FIGUEIRA, I. ; VENTURA, P. R. . Listening to the heart: A meta-analysis of cognitive behavior therapy impact on the heart rate of Patients with anxiety Disorders. Journal of Affective Disorders (Print), v. 172, p. 231-240, 2015.

2.
Rodrigues, Helga2014Rodrigues, Helga ; MENDLOWICZ, M. V. ; Figueira, Ivan ; LOPES, ALESSANDRA ; Gonçalves, Raquel ; Coutinho, Evandro Silva Freire ; VENTURA, P. R. . Does D-Cycloserine Enhance Exposure Therapy for Anxiety Disorders in Humans? A Meta-Analysis. Plos One, v. 9, p. e93519, 2014.

3.
MACEDO, TANIA2014MACEDO, TANIA ; WILHEIM, LIVIA ; Gonçalves, Raquel ; COUTINHO, EVANDRO ; Vilete, Liliane ; FIGUEIRA, I. ; VENTURA, P. R. . Building resilience for future adversity: a systematic review of interventions in non-clinical samples of adults. BMC Psychiatry (Online), v. 14, p. 227, 2014.

4.
LOPES, ALESSANDRA PEREIRA2014LOPES, ALESSANDRA PEREIRA ; MACEDO, TÂNIA FAGUNDES ; Coutinho, Evandro Silva Freire ; Figueira, Ivan ; VENTURA, PAULA RUI . Systematic Review of the Efficacy of Cognitive-Behavior Therapy Related Treatments for Victims of Natural Disasters: A Worldwide Problem. Plos One, v. 9, p. e109013, 2014.

5.
Gonçalves, Raquel2012Gonçalves, Raquel ; PEDROZO, ANA LÚCIA ; Coutinho, Evandro Silva Freire ; FIGUEIRA, I. ; Figueira, Ivan ; VENTURA, P. R. . Efficacy of Virtual Reality Exposure Therapy in the Treatment of PTSD: A Systematic Review. Plos One, v. 7, p. e48469, 2012.

6.
Rodrigues, Helga2011 Rodrigues, Helga ; Figueira, Ivan ; Gonçalves, Raquel ; Mendlowicz, Mauro ; Macedo, Tânia ; Ventura, Paula . CBT for pharmacotherapy non-remitters a systematic review of a next-step strategy. Journal of Affective Disorders (Print), v. 129, p. 219-228, 2011.

7.
NORTE, C. E.2011NORTE, C. E. ; SOUZA, G. G. L. ; Pedrozo, A.L. ; SOUZA, A. C. F. M. D. ; Figueira, I. ; Volchan, E. ; Ventura, P. . Impact of cognitive-behavior therapy on resilience-related neurobiological factors. Revista de Psiquiatria Clínica (USP. Impresso), v. 38, p. 43-45, 2011.

8.
LAGES, A. C.2011LAGES, A. C. ; NORTE, C. E. ; Pedrozo, A.L. ; Gonçalves, Raquel ; PORTELLA, C. M. ; SOUZA, G. G. L. ; SOUZA, A. C. F. M. D. ; Ventura, P. . Marcadores neurobiológicos e psicométricos da eficácia da terapia cognitivo-comportamental no trasntorno de estresse pós traumático associado a sintomas dissociativos:relato de caso. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (Impresso), v. 33, p. 63-65, 2011.

9.
Gonçalves, Raquel2011Gonçalves, Raquel ; LAGES, A. C. ; Rodrigues, Helga ; Pedrozo, A.L. ; Coutinho, E. S. F. ; NEYLAN, T. ; VENTURA, P. R. ; Figueira, Ivan . Potenciais biomarcadores da terapia cognitivo-comportamental para o transtorno de estresse pós-traumático: uma revisão sistemática. Revista de Psiquiatria Clínica (USP. Impresso), v. 38, p. 155-160, 2011.

10.
Porto, P. R.2009 Porto, P. R. ; Oliveira, L. ; Mari, J. ; Volchan, E. ; Figueira, I. ; VENTURA, P. R. . Does Cognitive Behavioral Therapy Change the Brain? A Systematic Review of Neuroimaging in Anxiety Disorders. The Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences (Print), v. 21, p. 114-125, 2009.

11.
MESQUITA, C. M.2009MESQUITA, C. M. ; PORTO, P. R. ; RANGE, B. ; VENTURA, P. R. . Terapia cognitivo-comportamental e o tdah subtipo desatento: uma área inexplorada. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso), v. 5, p. 35-45, 2009.

12.
Mocaiber I.2008Mocaiber I. ; De-Oliveira L. ; Pereira M.G. ; Machado-Pinheiro W. ; VENTURA, P. R. ; Ivan Figueira ; Volchan E. . Neurobiologia da regulação emocional: Implicações para a terapia cognitivo-comportamental. Psicologia em Estudo, v. 13, p. 531-538, 2008.

13.
Patrícia Porto2008Patrícia Porto ; Oliveira, L. ; Volchan, E. ; Mari, J. ; Figueira, I. ; VENTURA, P. R. . Evidências científicas das neurociências para a terapia cognitivo-comportamental. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 18, p. 485-494, 2008.

14.
Mendes DD2008Mendes DD ; Mello MF ; Ventura, P. ; Passarela Cde M ; Mari, J. . A systematic review on the effectiveness of cognitive behavioral therapy for posttraumatic stress disorder. International Journal of Psychiatry in Medicine (Print), v. 38, p. 241-259, 2008.

15.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI2002VENTURA, P. R.; Márcia Hermolin ; Patrícia Porto . Alterações cognitivas associadas à depressão. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 4, n.1, p. 63-70, 2002.

16.
Diane Jacobs2001 Diane Jacobs ; Rakitin ; Naomi Zubin ; VENTURA, P. R. ; Yaakov Stern . Cognitive Correlates of Mnemonics Usage and Verbal Recall Memory in Old Age. Neuropsychiatry, Neuropsychololy, and Behavior Neurology, Estados Unidos, v. 14, n.1, p. 15-22, 2001.

17.
Wegesin D.J.2000Wegesin D.J. ; Diane Jacobs ; Naomi Zubin ; VENTURA, P. R. ; Yaakov Stern . Source Memory and Encoding Strategy in Normal Aging. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, v. 22, n.1, p. 455-464, 2000.

18.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1998VENTURA, P. R.; The Huntington Study Group . Safety and Tolerability of the free-radical cavenger OPC-14117 in Huntignton's Disease. Neurology (Cleveland, Ohio), Estados Unidos, v. 50, p. 1366-1373, 1998.

19.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1993VENTURA, P. R.; Antônio Egidio Nardi ; Ivan Figueira ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Carla Marques ; Mauro Mendlowicz ; Sandra Pinto ; Márcio Versiani . Transtorno Histriônico de Personalidade. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 42, n.4, p. 187-191, 1993.

20.
Ivan Figueira1993Ivan Figueira ; Antônio Egidio Nardi ; Carla Marques ; Mauro Mendlowicz ; VENTURA, P. R. ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Sandra Pinto ; Márcio Versiani . Abuso de álcool e Fobia Social. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 42, n.2, p. 63-68, 1993.

21.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.. Tratamento farmacológico do transtorno obsessivo-compulsivo. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.1, p. 15-29, 1992.

22.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.; Antônio Egidio Nardi ; Ivan Figueira ; Andrea de Moraes ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Sandra Pinto ; Mauro Mendlowicz ; Márcio Versiani . Personalidade e transtorno do humor. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.2, p. 73-79, 1992.

23.
Antônio Egidio Nardi1992Antônio Egidio Nardi ; VENTURA, P. R. ; Sandra Pinto ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Mauro Mendlowicz ; Andrea de Moraes ; Ivan Figueira ; Márcio Versiani . Benzodiazepínicos na clínica de ansiedade: doença do pânico e fobia social. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.3, p. 103-110, 1992.

24.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.. Suicídio em fobia social. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.4, p. 163-165, 1992.

25.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.; Ivan Figueira ; Antônio Egidio Nardi ; Andrea de Moraes ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Sandra Pinto ; Mauro Mendlowicz ; Carla Marques ; Márcio Versiani . Previsão clínica de resposta aos antidepressivos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.5, p. 235-242, 1992.

26.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.; Ivan Figueira ; Antônio Egidio Nardi ; Andrea de Moraes ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Sandra Pinto ; Mauro Mendlowicz ; Carla Marques ; Márcio Versiani . Fobia social e transtorno do pânico em pacientes psicóticos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.6, p. 259-264, 1992.

27.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.; Mauro Mendlowicz ; Antônio Egidio Nardi ; Ivan Figueira ; Sandra Pinto ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Andrea de Moraes ; Carla Marques ; Márcio Versiani . Megadose de benzodiazepínicos: relato de caso. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.7, p. 313-315, 1992.

28.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.; Carla Marques ; Figueira, I. ; Mauro Mendlowicz ; Márcio Versiani ; Antônio Egidio Nardi . A tranilcipromina na prática psiquiátrica. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 41, n.8, p. 379-385, 1992.

29.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1992VENTURA, P. R.; Antônio Egidio Nardi ; Carla Marques ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro ; Ivan Figueira ; Márcio Versiani ; Mauro Mendlowicz ; Sandra Pinto . Resposta da depressão associada à Fobia Social ao tratametno com clonazepam: estudo aberto com 14 casos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 41, n.9, p. 435-440, 1992.

30.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1991VENTURA, P. R.. Doença do pânico: perspectivas cognitivo-comportamental e biológica. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 40, n.1, p. 13-25, 1991.

31.
VENTURA, P. R.;Ventura, P.;Ventura, Paula;VENTURA, PAULA RUI1990VENTURA, P. R.. Surge um novo paradigma para o estudo do transtorno do pânico. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 39, n.3, p. 149, 1990.

Capítulos de livros publicados
1.
VENTURA, P. R.; Patrícia Porto ; Gonçalves, Raquel . Neurociências e Terapia Cognitivo-comportamental. In: Bernard Rangé. (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2011, v. , p. -.

2.
VENTURA, P. R.; Rodrigues, Helga ; Figueira, Ivan . Transtorno de Personalidade Borderline. In: Bernard Rangé. (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2011, v. , p. -.

3.
VENTURA, P. R.; Pedrozo, A.L. ; Figueira, Ivan ; CAMINHA, R. ; BER, W. . Transtorno de estresse pós-traumático. In: Bernard Rangé. (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2011, v. , p. -.

4.
VENTURA, P. R.. Psicoterapia Cognitivo-comportamental. In: Antônio Egidio Nardi; Alexandre Martins Valença. (Org.). Transtorno de Pânico:diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, v. , p. 90-98.

5.
VENTURA, P. R.. Transtorno Limítrofe de Personalidade. In: Bernard Rangé. (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Rio de Janeiro: Artmed, 2001, v. , p. -.

6.
VENTURA, P. R.. Transtornos de Personalidade. In: Bernard Rangé. (Org.). Psicoterapia Comportamental e cognitiva de Transtornos Psiquiátricos. Rio de Janeiro: Editorial Psy, 1995, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENTURA, P. R.. O Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Revista da Associação Atlética Banco do Brasil, p. 24 - 24.

2.
VENTURA, P. R.. Tratamento medicamentoso e psicoterápico gratuito para pessoas que desenvolveram o transtorno de estresse pós-traumático. Revista Táxi Livre, p. 10 - 10.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, RODRIGO ; CAMELLO, LEONARDO ; COSTA, VINICIUS ; RAPOSO, ALBERTO ; Rodrigues, Helga ; Ventura, Paula . Virtual Reality as a Support Tool for the Treatment of Flying Phobia: A Pilot Study. In: 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017, Curitiba. 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017. p. 65.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, RAQUEL ; FIGUEIRA, I. ; VENTURA, P. R. . Paradigma filme-trauma para indução e intervenção em memórias intrusivas: uma revisão sostemática.. In: Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2013. Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas.

2.
GONÇALVES, RAQUEL ; VENTURA, P. R. . A virtual reality exposure therapy for PTSD patients controlled by a fuzzy logic system. In: 9th Intl Conf. Disability, Virtual Reality and Associated Technologies, 2012. 9th Intl Conf. Disability, Virtual Reality and Associated Technologies.

3.
GONÇALVES, RAQUEL ; VOLCHAN, E. ; VENTURA, P. R. ; FIGUEIRA, I. . The Impact of Cognitive Behavioral Therapy in Biological Parameters of PTSD Patients. In: 27a annual meeting of International Society for Traumatic Stress Studies, 2011, Baltimore. 27a annual meeting of International Society for Traumatic Stress Studies, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Pedrozo, A.L. ; VENTURA, P. R. ; FIGUEIRA, I. ; GONÇALVES, RAQUEL ; COUTINHO, EVANDRO . Cognitive-Behavioral Treatment of Resistant Post-Traumatic Stress Disorder.. In: 27a ISTSS annual meeting, 2011, Baltimore. 27a ISTSS annual meeting, 2011.

2.
RODRIGUES, HELGA ; VENTURA, P. R. ; FIGUEIRA, I. ; GONÇALVES, RAQUEL ; MACEDO, TANIA ; MENDLOWICZ, M. V. . CBT for Pharmacotherapy Non-Remitters ? A Systematic Review of a Next-Step Strategy. In: 27a annual meeting of International Society for Traumatic Stress Studies, 2011, Baltimore. 27a annual meeting of International Society for Traumatic Stress Studies, 2011.

3.
VENTURA, P. R.. Transtorno borderline e depressão:uma associação delicada. In: VI congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, 2007, Gramado. Anais do VI Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, 2007.

4.
VENTURA, P. R.; Patrícia Porto . Terapia cognitivo comportamental e neurociências. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, 2007, Gramado. Anais do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, 2007.

5.
VENTURA, P. R.. Psicoterapia cognitivo-comportamental e neurociências:uma integração frutífera. In: III Mostra Universitária de Terapia Cognitivo-comportamental, 2005, Rio de Janeiro. III Mostra Universitária de Terapia cognitivo-comportamental, 2005.

6.
VENTURA, P. R.. Tratamento de Pacientes Difíceis com base na Terapia do Esquema. In: V Congresso Latino Americano de Psicoterapias Cognitivas, 2004, Porto Alegre. Anais do V Congresso Latino Americano de Psicoterapias Cognitivas, 2004.

7.
VENTURA, P. R.. Terapia cognitivo-comportamental do Transtorno de Personalidade "Borderline". In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião Anual da sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

8.
VENTURA, P. R.. Diagnóstico Diferencial entre Depressão e Demência no Idoso. In: IV Congresso Latinoamericano de Psicoterapias Cognitivas e I Congresso Chileno de Psicoterapias Cognitivas, 2002, Santiago. Anais do IV Congresso Latinoamericano de Psicoterapias Cognitivas e I Congresso Chileno de Psicoterapias Cognitivas, 2002.

9.
VENTURA, P. R.. Depressão e Demência: diagnóstico diferencial. In: Congresso Paulista de Neurociências, 2002, Santos. Anais do Congresso Paulista de Neurociências, 2002.

10.
VENTURA, P. R.. Terapia Cognitiva do Transtorno Limítrofe de Personalidade. In: XI Congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina comportamental, 2002, Londrina. Anais do XI Congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002.

11.
VENTURA, P. R.. Relato de um caso de Transtorno de Personalidade. In: XI congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. anais do XI Congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002.

12.
VENTURA, P. R.. Aplicação de Testes na Avaliação de Pacientes com distúrbios Cognitivos. In: Congresso Paulista de Neurociências, 2002, Santos. Anais do Congresso Paulistas de Neurociências, 2002.

13.
VENTURA, P. R.. Terapia Cognitiva na Terceira Idade. In: III Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, 2001, São Paulo. anais do II congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, 2001.

14.
VENTURA, P. R.. Diagnóstico Difgerencial entre Depressão e Demência no Idoso. In: XXXI Reunião anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001.

15.
VENTURA, P. R.. Análise Psicométrica do Teste de Boston. In: Congresso Brasileiro de Geriatria, 2000, Brasília. Anais do Congresso Brasileiro de Geriatria, 2000.

16.
VENTURA, P. R.. Análise Psicométrica do Teste Nomeação de Boston. Estudo de um caso de tratamento de fobia de altura com terapia cognitivo-comportamental. In: XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - Regional Meeting World Association, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000.

17.
VENTURA, P. R.. Memória em pacientes idosos. In: VI Latini dies e II Congresso Brasileiro de Psicoterapisa Cognitivas, 1999, Rio de Janeiro. Anais do VI Latini Dies e II Congresso Brasileiro de Psicoterapias Cognitivas, 1999.

18.
VENTURA, P. R.; Patrícia Porto ; Márcia Hermolin ; Luanda Bellusci . Análise Psicométrica do teste de memória verbal da bateria de testes neuropsicológicos da Universidade da Columbia. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Anais do XXIX Reunião Anual de Psicologia da sociedade BRasielira de Psicologia, 1999.

19.
VENTURA, P. R.; Patrícia Porto ; Márcia Hermolin ; Luanda Bellusci . Análise Psicométrica do Teste de Memória Verbal da Bateria de Testes Neuropsicológicos da Universidade Columbia. In: XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1998, São Paulo. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1998.

20.
VENTURA, P. R.; Gilberto Levy . Calcificação dos núcleos da base e comprometimento cognitivo. In: XVIII Congreso Brasileiro de Neurologia, 1998, São Paulo. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1998.

21.
VENTURA, P. R.; Carlos Montes Paixão Junior ; Luanda Bellusci ; Márcia Hermolin ; Patrícia Porto . Análise Psicométrica do Mini-exame do Estado Mental. In: XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1998, São Paulo. Anais do XVIII Congresso BRasileiro de Neurologia, 1998.

22.
VENTURA, P. R.. Abordagem cognitivo-comportamental dos transtornos de personalidade. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 1997, Santos. Anais do VI congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 1997.

23.
VENTURA, P. R.. Diferenças entre meninos e meninas numa função cognitiva espacial dicáptica lateralidade cerebral da percepção dicáptica. In: XII Congresso Interamericano de Psicologia, 1989, Argentina. Anais do XII Conresso Interamericano de Psicologia, 1989.

24.
VENTURA, P. R.. Diferenças entre homens e mulheres numa função espacial dicáptica e na lateralização cerrebral desta função. In: V Encontro Nacional de Psicólogos e Profissionais de Ciências Sociais, 1989, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional de Psicólogos e Profissionais de Ciências Sociais, 1989.

25.
VENTURA, P. R.; Armando Rezende Neto ; Eloisa Motta Saboya Pinheiro . Elaboração de um instrumento para avaliar a lateralização cerebral de uma função espacial cinestésica. In: XIX Reunião Anual da sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1989, Ribeirão Preto. Anais da XIX Reunião de Ribeirão Preto, 1989.

Apresentações de Trabalho
1.
CALDEIRA, P. C. ; VENTURA, P. R. ; BEZERRA, G. L. D. ; SILVA, H. C. ; FIGUEIRA, I. ; Gonçalves, Raquel . Dissociaçao e predição de resposta a terapia cognitivo comportamental no tratamento do transtorno de estresse pos traumatatico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, J. P. A. ; VENTURA, P. R. . Estratégias de regulação emocional no transtorno de ansiedade social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
JUDICE, M. N. ; PAIVA, J. M. ; VENTURA, P. R. . Relação entre transtornos de ansiedade, imobilidade tônica e resposta de congelamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMARAL, R. O. ; VENTURA, P. R. . Papel da dose e frequência da exposiçâo nos protocolos de tratamento do transtorno de estresse pós traumático: revisão sistematica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LEAL, K. B. ; VENTURA, P. R. . A eficácia das intervenções baseadas em mindfulness no tratamento do transtorno de estresse pós traumático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIEIRA, C. S. ; MATIAS, J. A. ; VENTURA, P. R. ; MACEDO, TANIA ; RODRIGUES, HELGA ; MELANI, S,M . Protocolo de tratamento para o transtorno de estresse pos traumatico: série de casos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Macedo, Tânia ; VENTURA, P. R. . Violência sexual contra a mulher e desenvolvimento de TEPT: entendendo a influência de questões socioculturais ligadas ao papel de gênero e suas implicações clinícas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Macedo, Tânia ; VENTURA, P. R. . Sequelas da violência sexual contra a mulher e tratamento do transtorno de estresse pós traumático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AMARAL, R. O. ; JUDICE, M. N. ; VENTURA, P. R. . Avaliação da eficácia de um protocolo de realidade virtual e Terapia Cognitivo Comportamental para o medo de voar de avião. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PAIVA, J. M. ; Ventura, P. ; SILVA, H. C. . Avaliação da prevalência de Transtorno de Estresse Pós Traumático em ambulatório de saúde mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Weiss, L.V. ; Cunha, S. L ; Ventura, P. . Atendimento a vitimas de traumas relacionados a violências - integração entre a academia e a comunidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
VENTURA, P. R.. O Uso da Realidade Virtual como Ferramenta de Apoio ao Tratamento da Fobia de Voar: Um Estudo Piloto Virtual Reality as a Support Tool for the Treatment of Flying Phobia: A Pilot Study. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
VENTURA, P. R.; NORTE, C. E. ; Gonçalves, Raquel ; Volchan E. ; Figueira, Ivan . Impacto da Terapia Cognitivo-comportamental em Parâmetros Neuroendócrinos de Pacientes com Transtorno de Estresse Pós-traumático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VENTURA, P. R.; Gonçalves, Raquel ; Pedrozo, A.L. ; Figueira, Ivan ; Macedo, Tânia ; PIA, M. ; Rodrigues, Helga ; CARVALHO, L. A. V. . Eficácia da Terapia de Exposição com Realidade Virtual no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-traumático: uma revisão sistemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VENTURA, P. R.; Macedo, Tânia . A eficácia da TCC no TEPT a partir da medição de cortisol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARINHO, V.R.; VENTURA, P. R.. Participação em banca de Viviane Rosa Marinho. Tratamento da Neofobia Alimentar em Pacientes com Obesidade associada ou não à Compulsão Alimentar. 2011. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

2.
ARAÚJO, M.L.; VENTURA, P. R.. Participação em banca de Maurício Leal Araújo. Stress e depressão: comparação entre hipertensos com e sem fibrilação atrial. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VENTURA, P. R.. Participação em banca de Débora Barbosa Gil. Força Militar de Paz no Haiti (MINUSTAH): stress e estressores dos quatro primeiros contingentes brasileiros. 2008 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
VENTURA, P. R.; Figueira, Ivan. Participação em banca de Mariana Cabizuca. Transtorno de Estresse Pós-traumático em mães e pais de pacientes infanto-juvenis com doenças médicas graves. 2007. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
VENTURA, P. R.; ELIA, M. F.; RANGE, B.. Participação em banca de Angélica Gurjão Borba. Disciplina Online de Terapia Cognitivo-comportamental-expansão das fronteiras da formação em TCC através da educação online. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
VENTURA, P. R.. Participação em banca de Felipe Ferreira Garcia. Avaliação da eficácia de um treinamento de habilidades sociais com pessoas idosas através de uma prática teatral. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VENTURA, P. R.. Participação em banca de Maria Alice Castro. A relação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
VENTURA, P. R.. Participação em banca de Rachel Shimba Carneiro. Um estudo comparativo entre qualidade de vida, habilidades sociais e apoio social em idosos de diferentes grupos sociais. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
VENTURA, P. R.. Participação em banca de Izabela Mocaiber Freire. O papel da atenção no processamento dos estímulos emocionais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
VENTURA, P. R.. Participação em banca de Antônio Sérgio Giácomo Macedo. Autoridade e controle na sala de aula. 2001. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
PENIDO, M. A.; RANGE, B.; VENTURA, P. R.. Participação em banca de Maria Amélia Penido. Tratamento cognitivo-comportamental em grupo para fobia social: desenvolvimento e avaliação de uma proposta combinando teatro do oprimido e videofeedback. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BORBA, A. G.; RANGE, B.; VENTURA, P. R.. Participação em banca de Angélica Gurjão Borba. Treinamento de Psicólogos via Web no protocolo de tratamento cognitivo-comportamental do Transtorno de Pânico e da agorafobia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop ?Terapia cognitiva e casais?.Transtorno do Estresse Pós-traumático e exemplo de caso clínico. 2011. (Oficina).

2.
XIX Mostra de TCC.Eficácia da Terapia de Exposição com Realidade Virtual no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-traumático: uma revisão sistemática. 2011. (Encontro).

3.
I Seminário Pró-saúde/UFRJ: Práticas de Psicologia na Atenção Primária à Saúde/RJ & II Encontro de Supervisores da Área da Saúde-DPA/UFRJ.Estágio no IPUB. 2010. (Seminário).

4.
VI Jornada da ATC-Rio. 2010. (Encontro).

5.
I EPCN ? I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências.Terapia Cognitivo-comportamental e Transtornos de Estresse Pós-traumático. 2009. (Encontro).

6.
International Society for Traumatic Stress Studies (ISTSS). 2009. (Congresso).

7.
IV Congresso Latino-Americano de Psicoterapias Cognitivas e I Congresso Chileno de Terapias Cognitivas. Diagnóstico diferencial entre depressão e demência no idoso. 2002. (Congresso).

8.
Fórum de Condutas em Geriatria e Gerontologia.Terapia cognitivo-comportamental. 2001. (Outra).

9.
III Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas. Terapia cognitiva na terceira idade. 2001. (Congresso).

10.
V Simpósio de Atualização em Clínica Médica do Rio de Janeiro.Depressão no idoso. 2001. (Simpósio).

11.
XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.Diagnóstico diferencial entre depressão e demência no idoso. 2001. (Outra).

12.
Curso sobre demências.Avaliação neuropsicológica das demências. 2000. (Outra).

13.
Encontro do Conselho Regional de Psicologia - RJ.Abordagem cognitivo-comportamental da fobia social e neuropsicologia do idoso. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ventura, P.; RANGE, B. ; FIGUEIREDO, C. ; FALCONE, E. ; SHINOHARA, H. ; NOVAES, L. ; DUCHESNE, M. . IX Congresso da Associação Latino Americana de Terapias Cognitivas. 2012. (Congresso).

2.
FIGUEIREDO, C. ; FALCONE, E. ; SHINOHARA, H. ; DUCHESNE, M. ; Ventura, P. . Congresso da ALAPCO. 2011. (Congresso).

3.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; FIGUEIREDO, C. ; OLIVA, A. D. ; DUCHESNE, M. . IV Mostra Universitária de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2010. (Congresso).

4.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; DUCHESNE, M. ; FIGUEIREDO, C. ; OLIVA, A. D. . III Jornada da ATC-Rio - Sexualidade e Relações Interpessoais. 2007. (Congresso).

5.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; OLIVA, A. D. ; FIGUEIREDO, C. ; DUCHESNE, M. . IV Mostra de Terapia cognitivo-comportamental. 2006. (Congresso).

6.
FIGUEIREDO, C. ; VENTURA, P. R. ; OLIVA, A. D. ; SHINOHARA, H. ; DUCHESNE, M. . II Jornada da ATC-Rio. 2006. (Congresso).

7.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; OLIVA, A. D. ; FIGUEIREDO, C. ; DUCHESNE, M. . Jornada de Transtornos Alimentares. 2006. (Congresso).

8.
DUCHESNE, M. ; VENTURA, P. R. ; SHINOHARA, H. ; FALCONE, E. ; NOVAES, L. . V congreso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas. 2005. (Congresso).

9.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; OLIVA, A. D. ; FIGUEIREDO, C. ; DUCHESNE, M. . I Jornada da ATC-Rio. 2005. (Congresso).

10.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; OLIVA, A. D. ; FIGUEIREDO, C. ; DUCHESNE, M. . III Mostra Universitária de Terapia cognitivo-comportamental. 2005. (Congresso).

11.
VENTURA, P. R.; SHINOHARA, H. ; OLIVA, A. D. ; FIGUEIREDO, C. ; DUCHESNE, M. . II Mostra Universitária de Terapia cognitivo-comportamental. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Helga Tavares Rodrigues. Terapia cognitivo-comportamental e extinção. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jessica Meirelles Paiva. Imobilidade Tônica nos transtornos de ansiedade. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Luísa Viana Vasconcellos Weiss. Efeitos psicológicos da revitimização em traumas precoces. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Marina dos Santos Melani. A influência dos Benzodiazepínicos na terapia de exposição. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jessica Meirelles Paiva. Avaliação da prevalência de TEPT em ambulatório de saúde mental. Início: 2018 - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tânia Fagundes Macedo. DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PRÁTICA DA PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE INTERVENÇÕES PARA PROMOVER RESILIÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DURADOUROS DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TEPT". 2017. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

2.
Alessandra Lopes Pereira. Avaliação da Terapia Cognitivo-Comportamental em pacientes com Transtorno de Estresse Pós-traumático através de parâmetros psicofisiológicos e psicométricos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Mental) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

3.
Tania Macedo. Avaliação da manutenção dos ganhos obtidos com Terapia Cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos de ansiedade ao longo dos anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Mental) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

4.
Alessandra Pereira Lopes. Avaliação das funções cognitivas em pacientes diagnosticados com Transtorno de Estresse pós-traumático(TEPT). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Mental) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

5.
Helga Tavares Rodrigues. Tratamento cognitivo-comportamental para pacientes com transtorno de ansiedade resistentes a farmacoterapia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Mental) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Rui Ventura.

6.
Raquel Menezes Gonçalves. Avaliação da eficácia da Terapia cognitivo-comportametal para o transtorno de estresse pós traumático através de parâmetros biológicos: um estudo randomizado. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

7.
Ana Lúcia Pedrozo. Estudo do impacto da Terapia cognitivo-comportamental no tratamento de pacientes com Transtorno de Estresse Pós-traumático. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

8.
Patricia Ribeiro Porto. Estudo de Revisão Sistemática de Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuroimagem dos Transtornos de Ansiedade. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

Tese de doutorado
1.
raquel menezes gonçalves. Avaliação da Terapia Cognitivo-Comportamental em pacientes com Transtorno de Estresse Pós-traumático através de parâmetros psicofisiológicos e psicométricos. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

2.
Raquel Menezes Gonçalves. Avaliação da Terapia Cognitivo-Comportamental em pacientes com Transtorno de Estresse Pós-traumático através de parâmetros psicofisiológicos e psicométricos. 2011. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Rui Ventura.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Luciana Pucci Santos. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Paula Rui Ventura.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandre Barros. Tratamento comportamental da drogadicção. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Paula Rui Ventura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Katherine Branco Leal. A eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness no tratamento do Transtorno do Estresse Pós-traumático. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

2.
João Pedro de Aquino Moraes. Estratégias de Regulação emocional no Transtorno de ansiedade social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Rui Ventura.

3.
Monique Nascimento Judice. Imobilidade Tônica nos transtornos de ansiedade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paula Rui Ventura.

4.
Luisa Sabino Cunha. Relações entre sociedade moderna, dependência tecnológica e ansiedade social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Rui Ventura.

5.
Giulia Luz Delaroli Bezerra. Dissociação e predição de resposta à Terapia Cognitivo- Comportamental no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paula Rui Ventura.

6.
Paula da Costa Caldeira. Dissociação e predição de resposta à Terapia Cognitivo- Comportamental no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paula Rui Ventura.

7.
Sacha Alvarenga. Imobilidade Tônica e Transtorno de Estresse Pós-traumático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

8.
Júlia Campos Lima. Imobilidade Tônica e Transtorno de Estresse Pós-traumático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

9.
Marllon Ricardo Barbosa. Cortex cingulado anterior e predição de respostas à terapia cognitivo comportamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

10.
Izabel Cristina de Souza. Terapia cognitivo-comportamental em grupo no tratamento de crianças com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade: Uma revisão narrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

11.
Karla Silva da Glória. A Terapia Cognitivo-comportamental pode aprender com o feminismo? Uma visão integrativa sobre imagem corporal e transtornos alimentares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

12.
Caroline Correa de Souza. Eficácia da terapia cognitivo-comportamental em mulheres com sintomas de transtorno de estresse pós-traumático vítimas de abuso sexual: uma revisão sistemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

13.
Maísa Marques Furtado da Rosa; Herika Cristina da Silva. Eficácia da Terapia cognitivo-comportamental na redução dos sintomas ansiosos em pacientes c om cancer: uma revisão sistemáticz. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paula Rui Ventura.

14.
Alessandra Lopes. Eficácia da TCC em sujeitos ccom TEPT após desastres naturais: uma revisão sistemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

15.
Luciana Pucci. Ruminação:rumos e desafios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

16.
Ana Cristina Lages Corrêa. Terapia Cognitivo-comportamental para o Transtorno de Estresse Pós-traumático com Sintomas Dissociativos: Novos Desafios Clínicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

17.
Carlos Eduardo Lourenço dos Santos Nórte. Respostas de imobilidade em vítimas de trauma envolvendo risco de vida: um olhar sobre os marcadores cardíacos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

18.
Tânia Fagundes Macedo; Carla Cristina Telles dos Santos. Os indivíduos podem tornar-se resilientes? Promoção de resiliência baseada em Terapia Cognitivo-comportamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

19.
Patrícia Queres da Silva Werneck; Daniela de Abreu Silva. Tratamento Cognitivo-comportamental do Transtorno de Estresse Pós-Traumático em crianças vítimas de abuso sexual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

20.
Simone Frazão de Almeida. O Conceito de Resiliência: Homens e Mulheres são diferentes até quando sofrem traumas?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

21.
Camila Martiny. Tratamento cognitivo do Transtorno Obsessivo-compulsivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

22.
Cíntia Mesquita. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos: estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

23.
Raquel Menezes Gonçalves. Transtorno de Estresse Pós-traumático: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

24.
Patrícia Ribeiro Porto. Terapia cognitivo-comportamental e Transtorno de Estresse Pós-traumático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

25.
Angélica Prazeres. Transtorno obsessivo-compulsivo e terapia cognitivo-comportamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.

26.
Fernanda Salomão. Transtorno de estresse pós-traumático e qualidade de vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Paula Rui Ventura.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VENTURA, P. R.. O Uso da Realidade Virtual como Ferramenta de Apoio ao Tratamento da Fobia de Voar: Um Estudo Piloto Virtual Reality as a Support Tool for the Treatment of Flying Phobia: A Pilot Study. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CALDEIRA, P. C. ; VENTURA, P. R. ; BEZERRA, G. L. D. ; SILVA, H. C. ; FIGUEIRA, I. ; Gonçalves, Raquel . Dissociaçao e predição de resposta a terapia cognitivo comportamental no tratamento do transtorno de estresse pos traumatatico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JUDICE, M. N. ; PAIVA, J. M. ; VENTURA, P. R. . Relação entre transtornos de ansiedade, imobilidade tônica e resposta de congelamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAIVA, J. M. ; Ventura, P. ; SILVA, H. C. . Avaliação da prevalência de Transtorno de Estresse Pós Traumático em ambulatório de saúde mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Weiss, L.V. ; Cunha, S. L ; Ventura, P. . Atendimento a vitimas de traumas relacionados a violências - integração entre a academia e a comunidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIGUEIREDO, C. ; FALCONE, E. ; SHINOHARA, H. ; DUCHESNE, M. ; Ventura, P. . Congresso da ALAPCO. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 17:34:10