Raul Gohr Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4294859393404798
  • Última atualização do currículo em 18/06/2017


Possui graduação em ENGENHARIA ELETRICA - Departamento de Engenharia Elétrica (1989), mestrado em Engenharia Mecânica - Departamento de Engenharia Mecânica (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é diretor e principal projetista da empresa IMC - Eng. de Soldagem I. A. Ltda. Especializou-se em projetos de equipamentos e sistemas de aquisição voltados a soldagem, que agregam conhecimento em eletrônica de potência, sistemas embarcados baseados em microprocessador de 32 bits e programação gráfica em ambiente windows. O conhecimento nestas áreas foram obtidos, além de sua formação multidisciplinar com mestrado em eletrônica de potência e doutorado na soldagem, também, nos projetos de pesquisa em que participou e participa, bem como, no período em que foi bolsista de iniciação científica e posteriormente nos projetos dos equipamentos da IMC. Esta bagagem de conhecimento permitiu, também, que o mesmo desenvolvesse a eletrônica e software para os experimentos científicos embarcados na missão centenário pelos laboratórios LABTUCAL e LABCET da UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raul Gohr Júnior
Nome em citações bibliográficas
Gohr, Raul;Gohr Jr, R.;Gohr, R.;Gohr;GOHR JR, Raul;GOHR JUNIOR, Raul;GOHR JR., R.

Endereço


Endereço Profissional
IMC - Engenharia de Soldagem Instrumental e Automação.
General Gaspar Dutra N. 1180 sl101
Estreito
88075100 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 30251814
Fax: (48) 30256516
URL da Homepage: http://www.imc-soldagem.com.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2002
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de Novos Métodos de Controle do Arco Voltaico e Transferência Metálica para o Processo Mig/Mag usando Técnicas Computacionais., Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Jair Carlos Dutra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição de Dados; Controle e Automação; Fonte de Soldagem.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Indústria Metal-Mecânica.
1990 - 1992
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Departamento de Engenharia Mecânica, UFSC, Brasil.
Título: PROJETO E REALIZACAO DE UMA FONTE DE ENERGIA PARA SOLDAGEM MULTIPROCESSO,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: JAIR CARLOS DUTRA.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos de Sistemas Eletrônicos Dedicados À Automação Industrial e Controle do Processo Produtivo.
1985 - 1989
Graduação em ENGENHARIA ELETRICA.
Departamento de Engenharia Elétrica, UFSC, Brasil.




Atuação Profissional



IMC - Engenharia de Soldagem Instrumental e Automação, IMCENG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: direção e projeto, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Departamento de Engenharia Mecânica, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista sem vínculo



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
SISASOLDA - Sistema Avançado de Soldagem para o Setor de Petróleo e Gás com Ênfase em Estruturas de Alumínio.
Descrição: Descrição: O objetivo geral do presente projeto é o desenvolvimento de um sistema avançado de soldagem (SISA), que permita a fabricação de componentes estruturais e de dutos focado na indústria naval e de petróleo e gás, com ênfase na soldagem do alumínio. O intuito é dotar o sistema com tecnologias inovadoras para se obter o máximo de autonomia nas operações de soldagem, aliando ao mesmo tempo: inteligência, através de sensoriamento, como visão e orientação; conhecimento, através de uma base de dados com informações sobre modalidades e procedimento de soldagem; comunicação, uso de tecnologias de informação para interconexão, acesso remoto, conexões web e controle wirelles; memória, por meio de monitoramente de sinais permitindo inspeção e rastreabilidade. Além de todas estas tecnologias operando de forma integrada, o SISA conterá um módulo de controle de corrente e tensão de soldagem de resposta elevada para suprir as necessidades das modalidades de soldagem mais recentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Raul Gohr Júnior - Integrante / Raul Gohr Junior - Coordenador / Dutra, J. C. - Integrante / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Integrante / Alberto Bonamigo Viviani - Integrante / Mateus Barancelli Schwedersky - Integrante / Cleber Marques - Integrante / Renan Medeiros Kindermann - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
2009 - 2012
SOLDANAVAL Desenvolvimento de Sistema Robótico Integrado para Automatização da Soldagem na Indústria Naval
Descrição: A presente proposta tem como objetivo geral o desenvolvimento de um sistema robótico integrado a novas metodologias de soldagem, perfeitamente adapltável às diferentes condições encontradas na indústria de fabricação naval. O sistema robótico proposto neste projeto visa promover a automatização de boa parte das aplicações de soldagem a arco encontradas na industria de contrução naval, reduzindo tempo demandado para a execução dos cordões de solda, assim como promovendo a repetitividade dos mesmos com critérios elevados de qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raul Gohr Júnior - Integrante / JAIR CARLOS DUTRA - Coordenador / Régis Henrique Gonçalvez e Silva - Integrante / Renon Steinbach Carvalho - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
2008 - 2011
Desenvolvimento de Ligas Específicas e Tecnologias em Soldagem a Plasma com Pó Metálico para Aplicação
Descrição: A pesquisa, desenvolvimento e aplicação de modernas tecnologias no setor de geração de energia hidrelétrica, revelam sua grande importância em função de que este tipo de geração responde por 17% de toda a eletricidade produzida no mundo. No Brasil (que só perde para o Canadá e a China em produção de energia hidrelétrica), este tipo de geração participa com quase 83% da energia. Apesar do aumento de uso de outras fontes, nos próximos anos pelo menos 50% da necessidade de expansão da capacidade será de origem hídrica. Neste contexto, LABSOLDA / UFSC e da TRACTEBEL ENERGIA unem esforços para ampliar, diversificar e melhorar o que já foi alcançado, no âmbito da recuperação das regiões que sofrem erosão por cavitação em turbinas hidráulicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Raul Gohr Júnior - Integrante / JAIR CARLOS DUTRA - Coordenador / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Integrante / Fernando Ribas - Integrante.Financiador(es): Tractebel Energia - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Sistema Robótico de Quatro Graus de Liberdade para o Revestimento e Fabricação por Soldagem de Tubos de Caldeiras e Tecnologias de Soldagem Associadas - Cabeça-de-Série
Descrição: O produto caracteriza-se fundamentalmente pelo aperfeiçoamento dos protótipos desenvolvidos no PeD ANEEL 0403-006/2005. Tais protótipos dizem respeito a um manipulador robótico com quatro eixos de deslocamento automatizados, de uma fonte de soldagem compacta e tecnologias de soldagem associadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Raul Gohr Júnior - Integrante / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Integrante / Jair Carlos Dutra - Coordenador / Renon Steinbach Carvalho - Integrante.Financiador(es): Tractebel Energia SA - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Desenvolvimento de Fontes de Energia para Soldagem a Arco com Tecnologia Transistorizada e Chaveamento no Primário do Transformador.
Descrição: O presente projeto trata do desenvolvimento de novas linhas de fontes de soldagem chaveadas no primário visando à compactação e eficiência. Os principais desafios são: chavear e proteger os semicondutores de potência; projeto do transformador; reabertura do arco em corrente AC; agregar em um mesmo equipamento vários processos de soldagem. O foco do trabalho está no projeto de uma fonte chaveada no primário destinada aos processos TIG CA, MIG/MAG e ER, com potência de 5kW, corrente de saída de até 250 A e tensão a vazio maior do que 60 V. As metas são: analisar diferentes tecnologias, simular e dimensionar os circuitos de potência, projetar o transformador, integrar todos os circuitos e realizar ensaios de soldagem. Os resultados esperados são, além de uma linha de equipamentos de soldagem modernos e compactos, gerar P&D nas tecnologias envolvidas, desenvolver fornecedores nacionais, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2004 - 2008
Desenvolvimento de Fontes de Energia para Soldagem a Arco com Tecnologia Transistorizada e Chaveamento no Primário do Transformador
Descrição: O foco do projeto foi o desenvolvimento de novas linhas de fontes de soldagem inversoras (chaveadas no primário). Estas serão derivadas da combinação das tecnologias desenvolvidas durante o projeto (módulo de potência chaveado no primário 5kW saída 250 A, módulo inversor de saída 5kW 250 A, Alimentador de arame), resultando nas seguintes configurações de equipamentos disponíveis ao mercado: - Fonte de soldagem TIG e Eletrodo Revestido CC/Pulsada 5kW 250 A. - Fonte de soldagem TIG e Eletrodo Revestido CC/CA/Pulsada 5KW 250 A. - Fonte de soldagem MIG/MAG, TIG e Eletrodo Revestido CC/Pulsada/Sinérgica 5kW 250 A. - Fonte de soldagem MIG/MAG, TIG e Eletrodo Revestido CC/CA/Pulsada/Sinérgica 5kW 250 A. Todas as configurações com ou sem unidade de refrigeração de pistola. Indicadores: - módulo de potência chaveado no primário com capacidade de 5kW / 250 A operando em 50 kHz. - módulo inversor de saída 5kW/250 A para gera corrente AC. - núcleo da fonte micro-processado com processador ARM7 . - alimentador de arame e unidade de refrigeração - transformador de núcleo de ferrite para potência de 5kW e freqüência de 50kHz. - em fim os equipamentos listadas acima..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, UNESCO.
2002
PRÊMIO TALENTOS EMPREENDEDORES 2002- melhor caso empresarial na categoria indústria, da região Capital e Planalto Serrano, SEBRAE-SC e RBS.
2002
TROFÉU EXPRESSÃO DE EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA 2001- Trabalho : Soldagem Plasma com Alimentação Automática de Arame, FINEP e Revista Expressão.
2001
PRÊMIO NACIONAL IEL/SEBRAE/CNPq, Confederação Nacional das Indústrias-CNI e CNPq.
2001
PRÊMIO IEL/SEBRAE/CNPq - Região Sul, Confederação Nacional das Indústrias -CNI e CNPq.
1999
2. PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, FINEP-MCT.
1994
PRÊMIO BELGO MINEIRA 94, Associação Brasileira de Soldagem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva, Regis Henrique Goncal2009Silva, Regis Henrique Goncal ; DUTRA, Jair Carlos ; Gohr, Raul . Scientific and technological fundamentals for the development of the controlled short circuiting MIG/MAG welding process (CCC) - A review of the literature. Part 3 of 3: principles of controlled current short circuiting MIG/MAG systems. Welding International, v. 23, p. 251-260, 2009.

2.
Silva, Regis Henrique Goncal2009Silva, Regis Henrique Goncal ; DUTRA, Jair Carlos ; Gohr, Raul . Scientific and technological fundamentals for the development of the controlled short-circuiting MIG/MAG welding process: a review of the literature. Part 2 of 3. Metal droplet formation, shield gases, penetration mechanisms, heat input and economical aspects. Welding International, v. 23, p. 141-149, 2009.

3.
e Silva, R.H.G.2008e Silva, R.H.G. ; Dutra, J. C. ; Gohr, Raul . Scientific and technological fundamentals for the development of the controlled short circuiting MIG/MAG welding process (CCC)-A literature review. Part 1 of 3: History and wire-electrode melting aspects. Welding International, v. 22, p. 847-852, 2008.

4.
SILVA, R. H. G.2008SILVA, R. H. G. ; Dutra, J. C. ; Gohr, Raul . Fundamentos Científicos e Tecnológicos para o Desenvolvimento do Processo MIG/MAG por Curto-Circuito Controlado (CCC) ? Uma Revisão da Literatura. Parte 3 de 3: Princípios dos Sistemas MIG/MAG em Curto-Circuito com Controle de Corrente. Soldagem & Inspeção, v. 13, p. 70-81, 2008.

5.
SILVA, R. H. G.2007SILVA, R. H. G. ; Dutra, J. C. ; Gohr, Raul . Fundamentos Científicos e Tecnológicos para o Desenvolvimento do Processo MIG/MAG por Curto-Circuito Controlado (CCC) ? Uma Revisão da Literatura. Parte 2 de 3: Formação da Gota Metálica, Gases de Proteção, Mecanismos de Penetração, Aporte Térmico e Aspectos Econômicos. Soldagem & Inspeção, v. 12, p. 326-335, 2007.

6.
SILVA, R. H. G.2007SILVA, R. H. G. ; Dutra, J. C. ; Gohr, Raul . Fundamentos Científicos e Tecnológicos para o Desenvolvimento do Processo MIG/MAG por Curto-Circuito Controlado (CCC) Uma Revisão da Literatura. Parte 1 de 3: Aspectos Históricos e dos Mecanismos de Fusão do Arame. Soldagem & Inspeção, v. 12, p. 237-243, 2007.

7.
MOTTA, Marcelo Ferreira2007MOTTA, Marcelo Ferreira ; DUTRA, J. C. ; Gohr, Raul ; SCOTTI, Américo . A Study on Out-of-Phase Current Pulses of the Double Wire MIG/MAG Process with Insulated Potentials on Coating Applications - Part I. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Impresso), v. 29, p. 207-210, 2007.

8.
DUTRA, J. C.2006DUTRA, J. C. ; SANTOS, Túlio Fernandes dos ; Gohr, Raul ; OLIVEIRA, Moisés Alves de ; DIAZ, Victor Manuel Vergara . Desarrollo de um Sistema de Monitoreo de la Resistencia Dinámica y la Fuerza en la Soldadura a Punto por Resistencia Elétrica. Innovación (Antofagasta), Antofagasta - Chile, v. 1, p. 27-35, 2006.

9.
DIAZ, Victor Manuel Vergara2004DIAZ, Victor Manuel Vergara ; DUTRA, Jair Carlos ; Gohr, Raul . Estudo da Soldagem Plasma pela Técnica Keyhole com Corrente Contínua Pulsada Concernente à Influencia das Variáveis sobre a Geometria da Solda.. Soldagem & Inspeção, São Paulo - SP, v. ano 9, n.mar/2004, p. 19-24, 2004.

10.
SILVA, R. H. G.2003SILVA, R. H. G. ; Pellizzaro ; Gohr, Raul ; Dutra, J. C. . Desenvolvimento de Procedimentos Alternativos para a Soldagem de Dutos. Petro & Química, Sao Paulo, v. 27, n.127, p. 123, 2003.

11.
OLIVEIRA, M. A.2002OLIVEIRA, M. A. ; Gohr, Raul ; DUTRA, Jair Carlos . Estudio del Processo Plasma con Alimentación Automática de Alambre.. Innovación (Antofagasta), Antofagasta, v. I, n.I, p. 7-12, 2002.

12.
DIAZ, Victor Manuel Vergara2002DIAZ, Victor Manuel Vergara ; DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Estudio de Las Variables Principales em la Soldadura Plasma por la Técnica Key-Hole. Innovación (Antofagasta), Antofagasta, n.dez/2002, p. 45-52, 2002.

13.
DIAZ, Victor Manuel Vergara2000DIAZ, Victor Manuel Vergara ; TEICHMANN, E. W. ; Gohr, Raul ; DUTRA, Jair Carlos . Estudio de la Soldadura Plasma com Corriente Continua Pulsada.. Innovación (Antofagasta), Antofagasta, v. I, n.2, p. 37-44, 2000.

14.
DUTRA, Jair Carlos1995DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Fontes Brasileiras de Soldagem de Alta Tecnologia.. Soldagem & Inspeção, São Paulo - SP., v. 1, p. 46-54, 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, K. V. ; MANTELLI, M. B. ; GOHR JR., R. . Experimental Tests of Wire Mini Heat Pipe under Microgravity Conditions Aboard Suborbital Rockets.. In: In: 9th International Heat Pipe Symposium, 2008, 2008, Kuala Lumpur. Experimental Tests of Wire Mini Heat Pipe under Microgravity Conditions Aboard Suborbital Rockets, 2008.

2.
PAIVA, K. V. ; MANTELLI, M. B. ; GOHR JR., R. ; SLONGO, L. K . Analysis of contatact angle influence in a wire mini heat pipe. In: 1º Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico Líquido-Gás EBECEM, 2008, 2008, Florianópolis-SC. Analysis of contatact angle influence in a wire mini heat pipe, 2008.

3.
PAIVA, K. V. ; MANTELLI, M. B. ; GOHR JR., R. ; CORRÊA, M. A. . Wire mini heat pipe under microgravity conditions. In: 14th International Heat Pipe Conference (14th IHPC), 2007, Florianópolis-SC. WIRE MINI HEAT PIPE UNDER MICROGRAVITY CONDITIONS, 2007.

4.
Gohr, Raul; DUTRA, Jair Carlos ; BROERING, Carlos Eduardo . Desenvolvimento de Dispositivo para a Automação da Soldagem de Reservatórios. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Petróleo e Gás, 2005, Salvador. Terceiro Congresso Brasileiro de P e D em Petróleo e Gás, 2005.

5.
Gohr, Raul; SILVA, Régis Henrique Gonçalves e ; WECK, Leonardo Wylliam de Assis . Processo de Soldagem MIG-MAG em Curto-Circuito Controlado (CCC) e Procedimentos Aplicados ao Passe de Raiz na Construção de Linhas Dutoviárias. In: Rio Pipeline Conference 2005, 2005, Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, 2005.

6.
Gohr, Raul; SILVA, Régis Henrique Gonçalves e ; OLIVEIRA, Moisés Alves de . CONTROLLED SHORT-CIRCUITING MIG/MAG WELDING (CCC) APPLIED TO THE ROOT PASS IN THE CONSTRUCTION OF OFFSHORE OIL PIPELINES - PROCESS ANALYSIS TOOLS. In: COBEM, 2005, Ouro Preto. COBEM, 2005.

7.
Gohr, Raul; DUTRA, Jair Carlos ; RIBAS, Fernando ; GOHR JUNIOR, Raul ; SILVA, Régis Henrique Gonçalvez e . Desenvolvimento dos Processos TIG/Plasma alimentados automaticamente para aplicação manual em reparos de cavitação em turbinas hidráulicas. In: CITENEL, 2005, Florianópolis. CITENEL, 2005.

8.
Gohr, Raul. DESEMPENHO DO PROCESSO DE SOLDAGEM PLASMA DE ARCO TRANSFERIDO ALIMENTADO COM PÓ (PTAP) SOBRE A RESISTENCIA À CAVITAÇÃO. In: XXXI CONSOLDA, 2005, São Paulo. XXXI CONSOLDA, 2005.

9.
Gohr, Raul; OLIVEIRA, Moisés Alves de ; DUTRA, Jair Carlos ; SILVA, Régis Henrique Gonçalvez e . SOLDAGEM MIG/MAG EM CURTO-CIRCUITO CONTROLADO (CCC) APLICADA AO PASSE DE RAIZ. In: XXXI CONSOLDA, 2005, São Paulo. XXXI CONSOLDA, 2005.

10.
Gohr, Raul; DUTRA, Jair Carlos ; DIAZ, Victor Manuel Vergara ; ALVARES, Thiago Vitor Souza ; OLIVEIRA, Ana Sofia Clímaco de . DESEMPENHO DO PROCESSO PLASMA DE ARCO TRANSFERIDO ALIMENTADO COM PÓ NA POSIÇÃO HORIZONTAL E SOBRE-CABEÇA. In: XI Congresso Chileno de Ingenieria Mecanica - COCIM 2004, 2004, Antofagasta. COCIM 2004, 2004.

11.
DIAZ, Victor Manuel Vergara ; Gohr, Raul ; DUTRA, Jair Carlos . Estudo da Soldagem Plasma pela Técnica Keyhole com Corrente Contínua Pulsada Concernente à Influencia das Variáveis sobre a Geometria da Solda. In: XXVIII CONSOLDA, 2002, São Paulo. XVIII CONSOLDA. São Paulo: ABS, 2002. v. CD.

12.
BARAN, I. R. ; Gohr, Raul ; DUTRA, Jair Carlos . Aperfeiçoamento de um Software para Monitoração de Variáveis Referentes ao Processo de Soldagem - Osciloscópio Digital. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2000, Londrina. IX Encontro Anual de Iniciação Científica. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2000. v. 1. p. 460-461.

13.
DIAZ, Victor Manuel Vergara ; DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Análisis de La Soldadura Plasma por La Técnica Keyhole através de la Modulación con Corriente Continua Constante e Corriente Contínua Pulsada.. In: XI Congresso Nacional de Metalurgia y Materiales, 2000, La Serena. XI CONAMET. La Serena: Conamet, 2000. v. I. p. 73-78.

14.
DUTRA, Jair Carlos ; DIAZ, Victor Manuel Vergara ; Gohr, Raul . Análise dos Parâmetros e Variáveis da Soldagem Plasma pela Técnica Keyhole para a Determinação de seus Graus de Relevância.. In: XXV Encontro Nacional da Tecnologia da Soldagem., 1999, Belo Horizonte - MG.. XXV ENTS, 1999. v. CD.

15.
DIAZ, Victor Manuel Vergara ; DUTRA, Jair Carlos ; Gohr, Raul . Análice dos Parâmetros e Variàveis da Soldagem Plasma pela Técnica Keyhole.. In: VII Congresso - La Ingenieria em la Indústria del Cobre - CIMIC VII, 1999, Antofagasta. CIMIC VII. Antofagasta: Dirección de Extensión y Comunicaciones - Universidad de Antofagasta., 1999. v. 1. p. 21-30.

16.
DIAZ, Victor Manuel Vergara ; Gohr, Raul ; DUTRA, Jair Carlos . Estudo e Desenvolvimento do Processo 'TIG'com Alimentação Automática de Arame.. In: IV CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE INGENIERIA MECÁNICA-CIDIM'99, 1999, Santiago - Chile. IV CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE INGENIERIA MECÁNICA-CIDIM'99. Santiago - Chile: Edit. Archive, 1999. v. I.

17.
BAIXO, C. E. I. ; POPE, A. M. ; DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; TEIXEIRA, J. C. ; Gohr, Raul . Desenvolvimento da Soldagem MIG em Ambiente Hiperbárico. In: XXV Encontro Nacional da Tecnologia da Soldagem., 1999, Belo Horizonte - MG.. XXV ENTS.. São Paulo - SP.: Associação Brasileira de Soldagem, 1999. v. CD.

18.
DIAZ, Victor Manuel Vergara ; DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Análise dos Parâmetros e Variáveis da Soldagem Plasma pela Técnica Keyhole para Determinação de seus Graus de Relevância.. In: IV Congresso Íbero-Americano de Ingenieria Mecánica-CIDIM'99, 1999, Santiago-Chile. IV CIDIM'99. Santiago-Chile: Edit. Archive, 1999. v. I.

19.
CORRÊA, M. A. ; DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Sistema Autônomo de Monitoração de Grandezas de Soldagem. In: XXIV Encontro Nacional deTecnologia da Soldagem - ENTS, XI Congresso Latino-Americano e V Íbero-Americano de Soldagem, 1998, Fortaleza - CE.. XXIV ENTS. São Paulo - SP.: Associação Brasileira de Soldagem, 1998. v. CD.

20.
DUTRA, Jair Carlos ; MAMANI, L. G. ; Gohr, Raul . Desenvolvimento de um Programa Computacional para Controle Sinérgico de Processo de Soldagem Mig/Mag.. In: XXII Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem, X Congresso Latino-Americano de Soldagem e II Congresso Mercosul de Soldagem., 1996, Blumenau - SC. XXII ENTS, 1996. v. I. p. 401-409.

21.
Gohr, Raul; OLLÉ, L. F. ; DUTRA, Jair Carlos . Equipamentos e Instrumentação de Soldagem. In. III SEMANA DA PESQUISA - UFSC. In: III Semana da Pesquisa - UFSC, 1995, Florianópolis. III Semana da Pesquisa - UFSC. Florianópolis: Imprensa Universitária - UFSC, 1995. v. I.

22.
DUTRA, Jair Carlos ; BAIXO, C. E. I. ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Instrumentação para Estudo da Transferência Metálica em Soldagem Mig/Mag por Curto Circuito.. In: XXI Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem- ENTS, 1995, Caxias do Sul - RS. XXI ENTS. São Paulo - SP.: Associação Brasileira de Soldagem, 1995. v. II. p. 867-902.

23.
DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . O Processo Mig/Mag Pulsado com Pulsação Térmica.. In: XXI Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem - ENTS, 1995, Caxias do Sul - RS. XXI ENTS. São Paulo - SP: Associação Brasileira de Soldagem, 1995. v. II. p. 889-902.

24.
DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Las Fuentes de Soldadura del Año 2000 ya son Fabricadas en Brasil.. In: V Congresso la Ingenieria en la Industria del Cobre - CIMIC'95, 1995, Antofagasta. V CIMIC. Antofagasta-Chile: Dirección de Extensión y Comunicaciones - Universidad de Antofagasta., 1995. v. I. p. 1-15.

25.
DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; Gohr, Raul . As Fontes de Soldagem do Ano 2000 já Fabricadas no Brasil. In: XX Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem - ENTS, 1994, Contagem - MG. XX ENTS. São Paulo: Associação Brasileira de Soldagem, 1994. v. I. p. 509-530.

26.
DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . As Fontes de Soldagem do Ano 2000 já Fabricadas no Brasil.. In: XX Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem - ENTS, 1994, Contagem - MG.. XX ENTS. São Paulo - SP.: Associação Brasileira de Soldagem, 1994. v. I. p. 509-530.

27.
Gohr, Raul; CORRÊA, M. A. ; DUTRA, Jair Carlos . Alta Tecnologia Eletrônica de Fontes de Soldagem à Disposição do Mercado Brasileiro. In: XIX Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem - ENTS, 1993, Áfuas de São Pedro - SP. XIX ENTS, 1993. v. I. p. 625-642.

28.
Gohr, Raul; PERIN, Arnaldo José ; DUTRA, Jair Carlos . Fonte de Energia Para Soldagem a Arco Utilizando Transistores IGBT's. In: IX Congresso Brasileiro de Automática., 1992, Vitória. IX Congresso Brasileiro de Automática.. Vitória - ES: Gráfica e Editora A1, 1992. v. 1. p. 318-323.

29.
PERIN, Arnaldo José ; GOHR JUNIOR, Raul ; DUTRA, Jair Carlos ; Gohr, Raul . Fonte de Energia para Soldagem a Arco utilizando Transistores IGBT's.. In: IX Congresso Brasileiro de Automática., 1992, Vitória - ES.. IX Congresso Brasileiro de Automática. Vitória - ES.: Gráfica e Editora A1, 1992. v. I. p. 318-323.

30.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; OLLÉ, L. F. ; BAIXO, C. E. I. ; Gohr, Raul . Estabilidade do Arco Voltaico Tig em Corrente Alternada. In: XVII Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem - ENTS, 1991, Recife - PE.. XVII Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem - ENTS. RECIFE - PE - BRASIL, 1991. v. I. p. 577-590.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, Jair Carlos ; BARAN, I. R. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Software para monitoração de Variáveis Referentes ao Processo de Soldagem - Osciloscópio Digital.. In: VII Congresso de Estudantes de Engenharia Mecânica., 2000, Belo Horizonte. VII CREEM. Belo Horizonte: CREEM, 2000. v. I. p. 91-92.

2.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; OLLÉ, L. F. ; Gohr, Raul . Equipamentos e Instrumentação de Soldagem.. In: III Semana da Pesquisa - UFSC, 1995, Florianópolis-SC. III Semana da Pesquisa - UFSC. Florianópolis-SC.: Imprensa Universitária - UFSC, 1995. v. I.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Gohr, Raul. Programa para aquisição de dados no duplo arame. 2006.

2.
Gohr, Raul; CORRÊA, M. A. . Programas para aquisição de dados em experimento na estação espacial. 2006.

3.
Gohr, Raul; OLIVEIRA, M. A. . Programa para controle do processo PLASMA/MIG. 2005.

4.
Gohr, Raul; LOCATELLI, Guilherme ; DUTRA, Jair Carlos ; SCOTTI, A. . Sistema Avançado de Controle. 2005.

5.
Gohr, Raul; DUTRA, Jair Carlos . PLASMA. 1997.

6.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Emulador de Osciloscópio Digital para Monitoração de Processos de Soldagem. 1994.

7.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Sistema de Monitoração de Grandezas de Soldagem - SMGSOLD. 1994.

8.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Software MIG/MAG. 1989.

Produtos tecnológicos
1.
Gohr, Raul; CORRÊA, M. A. . Sistemas de aquisição e controle para experimento na estação espacial (ISS). 2006.

2.
Gohr, Raul. Módulo INVERSOR com potência de 3kW em frequencia de 60 kHz.. 2004.

3.
Gohr, Raul. SISTEMA DE SOLDAGEM PLASMA. 1998.

4.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; OLLÉ, L. F. ; OLIVEIRA, M. A. ; Gohr, Raul . Dispositivo Automático para Soldagem e Corte - TARTÍLOPE V1. 1998.

5.
DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul ; Gohr, Raul . Sistema de Aquisição Portátil de Dados - SAP 1. 1998.

6.
DUTRA, Jair Carlos ; OLIVEIRA, M. A. ; Gohr, Raul ; ALMEIDA, M. . Instrumento para Medição de Vazão Gasosa. 1994.

7.
DUTRA, Jair Carlos ; GOHR JUNIOR, Raul ; OLLÉ, L. F. ; ALMEIDA, M. ; Gohr, Raul . Fonte de Soldagem a Arco MTE DIGITEC 450/600. 1994.

8.
DUTRA, Jair Carlos ; Gohr, Raul . Fonte de Soldagem a Arco INVERSAL 450/600. 1992.

Processos ou técnicas
1.
DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; Gohr, Raul . Desenvolvimento da Soldagem MIG/MAG Pulsada com Pulsação Térmica. 1994.

Trabalhos técnicos
1.
DUTRA, Jair Carlos ; TEICHMANN, E. W. ; GOHR JUNIOR, Raul ; OLLÉ, L. F. ; Gohr, Raul . Sistema e Processo de Soldagem para a Recuperação de Partes Erodidas por Cavitação em Turbinas Hidráulicas.. 1995.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 DUTRA, Jair Carlos ; OLLÉ, L. F. ; Gohr, Raul . Desenvolvimento da Soldagem MIG/MAG Pulsada com Pulsação Térmica. 1994, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 0004698-1, título: "Desenvolvimento da Soldagem MIG/MAG Pulsada com Pulsação Térmica" . Depósito: 15/09/2000Instituição(ões) financiadora(s): GERASUL.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOHORQUEZ, C. E. N.; GOHR JR., R.; PEREIRA, M.; KEJELIN, N. Z.. Participação em banca de Luiz Eduardo dos Santos Paes. SOLDAGEM TIG ORBITAL ? TÉCNICA DE ALIMENTAÇÃO DINÂMICA DO ARAME VISANDO AUMENTO NA PRODUTIVIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
OLIVEIRA, C. A. S.; SILVA, R. H. G.; GOHR JR., R.. Participação em banca de PROCOPIO JOSÉ MAÇANEIRO NETO. DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA O ESTUDO DOS EFEITOS DA OSCILAÇÃO LONGITUDINAL DA TOCHA DE SOLDAGEM (SWITCH BACK) E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO PROCESSO TIG AUTÓGENO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
GOHR JR, Raul; SILVA, R. H. G.; OLIVEIRA, C. A. S.. Participação em banca de Lincon Luiz Schafranski. Efeitos do Hidrogênio e Dióxido de Carbono em Misturas à base de Argônio e da Bitola de Arame, quanto aos aspectos de Produtividade e Qualidade de soldas realizadas pelo processo MIG/MAG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BOHORQUEZ, C. E. N.; GOHR JR., R.; DALPIAZ, G.. Participação em banca de Francisco Sartori. TECNOLOGIAS E TÉCNICAS MODERNAS DO PROCESSO MIG/MAG PARA O PASSE DE RAIZ EM SOLDAGEM ORBITAL DE TUBOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BOHORQUEZ, C. E. N.; KEJELIN, N. Z.; GOHR JR., R.; DALPIAZ, G.. Participação em banca de Ivan Olszanski Pigozzo. Soldagem TIG Orbital: Otimização de Equipamentos e Prospecções Técnológicas para Procedimentos de Passe de Raiz. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SILVA, R. H. G.; PIERI, E. R.; FARIAS, J. P.; OLIVEIRA, M. A.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Guilherme de Santana Weizenmann. DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA O ESTUDO DOS EFEITOS DA OSCILAÇÃO LONGITUDINAL DA TOCHA DE SOLDAGEM (SWITCH BACK) E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO PROCESSO TIG AUTÓGENO. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
GONCALVES JUNIOR, A. A.; PINTO, T. L. F. C.; GOHR JR., R.; KEJELIN, N. Z.. Participação em banca de Alberto Bonamigo Viviani. Integração de um Sensor a Laser a um Manipulador Cartesiano de Soldagem para o Seguimento Automático de Juntas.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
BOHORQUEZ, C. E. N.; ALARCON, O. E.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Miguel Guayasamin. Investigação e Desenvolvimento do Processo MIG/MAG com Arame Adicional. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
GOHR JR., R.; SCOTTI, A.; BOHORQUEZ, C. E. N.. Participação em banca de Bruna Martinello Savi. Desenvolvimento Tecnológico para Soldagem MIG de Ligas de Alumínio 5083 H116. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
SCOTTI, A.; BAIXO, C. E. I.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Hellinton Direne Filho. Avanços na Tecnologia de Controle da Transferência Metálica como Solução para o Passe de Raiz. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
ALARCON, O. E.; BONACORSO, N. G.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Felippe Kalil Mendonça. Evolução da Técnica de Seguimento de Junta via Sensoriamento do Arco para Operações de Soldagem em Posições Forçadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
DUTRA, J. C.; BAIXO, C. E. I.; PIERI, E. R.; Gohr Jr, R.. Participação em banca de Fernando Costenaro Silva. DESENVOLVIMENTO DE ALGORÍTMOS PARA GERAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE REVESTIMENTO POR SOLDAGEM AUTOMATIZADA APLICADOS EM CALDEIRAS DE USINAS TERMOELÉTRICAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
BONACORSO, N. G.; TEICHMANN, E. W.; MENDONCA, I. T. M.; Gohr Jr, R.. Participação em banca de REGINALDO STEINBACH. PLATAFORMA INTEGRADA PARA RASTREAMENTO DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM A ARCO VOLTAICO VIA REDE MODBUS, UTILIZANDO SERVIÇOS WEB E BANCO DE DADOS ? RASTER. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Mecatrônica) - Instituto Federal de Santa Catarina.

14.
SILVA, R. H. G.; BOHORQUEZ, C. E. N.; BAIXO, C. E. I.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Julio Cesar Bento Ribeiro. Análise de Técnicas para Soldagem TIG Automatizada. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
Gohr Jr, R.; PONOMAREV, V; FINZI NETO, R. M.; VILARINHO, L. O.. Participação em banca de Marcus Vinícius Ribeiro Machado. Sistema Embarcado Sem Fio Para Monitoramento De Sinais Em Soldagem A Arco Elétrico Com Abordagem Tecnológica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
Forcellini, F. A.; OLIVEIRA, Ana Sofia Clímaco de; Gohr Jr, R.. Participação em banca de Jônathas Alexandre Alves. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE CONSUMÍVEIS EM PÓ PARA SOLDAGEM PTA-P COM CAPACIDADE PARA MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE EM OPOSIÇÃO À GRAVIDADE. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
GONCALVES JUNIOR, A. A.; PIERI, E. R.; Gohr Jr, R.. Participação em banca de Rafael Polezi Lucas. SISTEMA DE GERAÇÃO DE TRAJETÓRIAS EM MANIPULADOR CARTESIANO PARA APLICAÇÕES EM SOLDAGEM NAVAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
Ponomarev, Volodymyr; GOHR JR, Raul. Participação em banca de Olga Liskevych. Estudo da Influência do Teor de CO2 na Regularidade da Transferêcia de Metal e Estabilidade do Processo MIG/MAG. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

19.
BOHÓRQUEZ, Carlos E. Niño; Americo Scotti; BAIXO, C. E. I.; GOHR JUNIOR, Raul. Participação em banca de Luciano Machado Cirino. Estudo dos Efeitos da Polaridade na Soldagem com Corrente Contínua e Alternada pelos Processos TIG e MIG/MAG.. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
MARTIN, C. A.; PIERI, E. R.; SCOTTI, A.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Renon Steinbach Carvalho. Robô CNC para Automação da Soldagem MIG/MAG em Posições e Situações de Extrema Dificuldade. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
Gohr, Raul; PERIN, Arnaldo José; FAGUNDES, João Carlos dos Santos; MOHR, Hari Bruno; MARTINS, Denizar Cruz; KASSICK, Enio Valmor. Participação em banca de Mateus Felzke Schonardie. Estudo e Implementação de um Transformador de Alta-freqüência para Fonte de Soldagem - Estudo de Diferentes Topologias para a obtenção de uma Corrente de Saída Alternada.. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
DUTRA, J. C.; FARIAS, J. P.; SILVA, R. H. G.; BAIXO, C. E. I.; KEJELIN, N. Z.; OLIVEIRA, M. A.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Mateus Barancelli Schwedersky. Estudo e desenvolvimento do processo TIG duplo eletrodo.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BOHORQUEZ, C. E. N.; PAREDES, R. S. C.; PARIS, A. A. F.; GOHR JR., R.; RIBEIRO, H. O.; SILVA, R. H. G.. Participação em banca de Romário Mauricio Urbanetto Nogueira. Estudo da Variabilidade do Cordão de Solda nos Processos de Soldagem MIG/MAG e Arame Tubular. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BONACORSO, N. G.; MOTTA, M. F.; SILVA, R. H. G.; MARTIN, C. A.; KEJELIN, N. Z.; DALPIAZ, G.; GOHR JR., R.. Participação em banca de Renon Steinbach Carvalho. Tecnologias para o revestimento via soldagem automática das paredes d'água de usinas termelétricas. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Locatelli. Tecnologias para projetos de fonte de soldagem TIG de aluminio. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

2.
Tiago Vieira da Cunha. A definir. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Régis Henrique Gonçalves e Silva. Processos avançados de soldagem a aço aplicados ao setor de petróleo e gás. Início: 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Arquivos de Neuro-Psiquiatria Dr. Oswaldo Lange. (Coorientador).

2.
Moises Alves de Oliveira. Aplicação do processo hibrido Plasma-MIG na soldagem de alta qualidade de Alumínio. Início: 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Felipe Valente Nicolau. Desenvolvimento e modelagem de softwares de controle para fontes de soldagem microprocessadas e robôs de soldagem.. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Eder Rodrigues. Desenvolvimento do hardware do software do equipamento Tartilope V-2. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Annelise Anderson. Testes e manutenção da fonte de soldagem Larry TE 160. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Alexandre Blum Weingartner. Montagem, testes e calibrações de equipamentos como Tartílope V1, Tartílope V2, SAP-1, MVA-2, bem como acessórios e periféricos: ignitor CC, teclados, SAD e placas. Início: 2003. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Luiz Carlos Martins Scheid. Desenvolvimento de Tecnologias de Soldagem. Início: 2003. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Locatelli.. Uma Ferramenta Computacional para o Controle de Processos de Soldagem a Arco.. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Raul Gohr Júnior.

2.
Régis Henrique Gonçalves e Silva. Soldagem MIG/MAG em Transferência Metálica por Curto-Circuíto Controlado Aplicada ao Passe de Raiz. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Raul Gohr Júnior.

3.
Carlos Eduardo Broering. Desenvolvimento de Sistemas para Automação da Soldagem e do Corte Térmico. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Raul Gohr Júnior.

Tese de doutorado
1.
Túlio Fernandes dos Santos.. Soldagem MIG com Corrente Alternada. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Raul Gohr Júnior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fábio Luciano Demarchi. Desenvolvimento de Sistema de Controle Para um Robô Industrial de Seis Eixos.. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

Iniciação científica
1.
Tiago Vieira da Cunha. Física. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raul Gohr Júnior.

2.
Guilherme Locatelli. Desenvolvimento de softwares para Fontes de Soldagem. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raul Gohr Júnior.

3.
Carolina Brum Medeiros. Desenvolvimento de um Sistema para Monitoração da Resistência Dinâmica de Soldagem a Ponto por Resistência Elétrica. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

4.
Fernando Haeming Gerent. Desenvolvimento do Software da Fonte de Soldagem Mte Digitec 450/600. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Raul Gohr Júnior.

5.
Paulo Roberto Armanini Jr. Desenvolvimento de um Sistema de Movimentação Automática em Dois Eixos Destinado para Aplicação em Processos de Soldagem e Corte de Chapas Metálicas.. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

6.
Carlos Eduardo Broering. Processos e Automatizaçao da Soldagem. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

7.
Fabrício Badalotti Brandão. Desenvolvimento de um Software para Auxiliar na Análise da Transferência Metálica em Processos de Soldagem.. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Raul Gohr Júnior.

8.
Iuri Rodrigues Baran. Software para monitoração de Variáveis referentes ao Processo de Soldagem - Osciloscópio Digital. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

9.
Iuri Rodrigues Baran. Processos e Automatização da Soldagem. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

10.
Fabrício Badalotti Brandão. Desenvolvimento de um Sistema de Aquisição e Controle de Variáveis de Soldagem. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Raul Gohr Júnior.

11.
Paulo Roberto Armanini Jr. Desenvolvimento de um Sistema de Movimentação em Dois Eixos Destinado ao uso em Processos de Soldagem.. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Raul Gohr Júnior.

12.
Fabrício Badalotti Brandão. Desenvolvimento de um 'Software'para Calibração Genérica de Parâmetros de Soldagem.. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

13.
Maurício Vitório Sfredo. Desenvolvimento de Software para Equipamentos e Instrumentos de Soldagem. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

14.
Fábio Luciano Demarchi. Desenvolvimento de Bancada para Elaboração e Testes de Controladores para Robôs Industriais.. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

15.
Helder Ferro. Desenvolvimento de Programas de Computador Aplicados à Pesquisa de Processos de Soldagem a Arco.. 1990. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

16.
Helder Ferro. Banco de Ensaios para Estudo de Controle e Automação do Processo de Soldagem MIG/MAG.. 1989. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Gohr Júnior.

Orientações de outra natureza
1.
Janaina Basilio. Processos e Automatização da Soldagem. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raul Gohr Júnior.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADMINISTRATIVA
GERENCIA DO SETOR DE DESENVOLVIMENTO DE FONTES DE SOLDAGEM MULTIPROCESSO.

CIENTÍFICA
DESENVOLVIMENTO DE CONVERSORES DE FONTES CHAVEADAS DE ALTA POTENCIA.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE AQUISICAO DE DADOS.


TÉCNICA
GERENCIA DE PROJETO DE UMA FONTE DE SOLDAGEM MULTIPROCESSO E DE UMA FONTE MICROCONTROLADA.
PARTICIPACAO DE PROJETO DE SISTEMA DE AQUISICAO DE DADOS PARA SOLDAGEM.
INSTALACAO DE EQUIPAMENTOS ESPECIAIS DE SOLDAGEM EM EMPRESAS E INSTITUICOES.


HONRARIAS
Prêmio "Belgo Mineira/94", na Área de Aplicações Especiais, referente ao Trabalho "As Fontes de Soldagem do Ano 2000 já Fabricadas no Brasil" .

ATIVIDADES ESPECIALIZADAS
ELETRONICA DE POTENCIA, DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITO ELETRONICOS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:56:01