Angela Faria Brognoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3281745542349913
  • Última atualização do currículo em 01/02/2015


Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês 2o grau pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), com ênfase em Análise crítica do discurso. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Atua com Ações Afirmativas no IFSC e junto à Comissão de Gestão Socioambiental do câmpus Florianópolis-Continente. Tem experiência em ensino de Língua Inglesa e como mediadora de projetos integradores. Coordenou a construção de material didático para curso de Línguas Estrangeiras para o Turismo na modalidade EaD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angela Faria Brognoli
Nome em citações bibliográficas
BROGNOLI, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Unidade Continente.
Rua 14 de julho, 150, Enseada dos Marinheiros
Coqueiros
88075-010 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 32711426
Ramal: 426
Fax: (48) 32711418
URL da Homepage: www.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1991
Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Language and Ideology: A Case Study of Sesame Street,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Drª Carmen Rosa Caldas - Courthart.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: discourse; critical discourse analysis.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
1978 - 1981
Graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês 2o grau.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Treinamento laboratório Sanako Study 1200. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Santa Catarina.
2013 - 2013
Language, Culture,and Teaching Methodology Program. (Carga horária: 200h).
University of Missouri-Kansas City.
2011 - 2013
Curso de Formação de Professores em Proeja. (Carga horária: 160h).
Instituto Federal de Santa Catarina.
2012 - 2012
Capacitação de Professores-autores e-Tec Idiomas ". (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Paraná.
2012 - 2012
Reitoria Itinerante. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de professores para o projeto e-tec id. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Paraná.
2011 - 2011
English for Teachers and Professionals. (Carga horária: 160h).
Confederation College.
2009 - 2009
Políticas de Inclusão no IFSC. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2008 - 2008
Currículo intregrado: a dialética entre a edu.... (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2007 - 2007
Seminário 2007- Pensando a Educação Profissional e. (Carga horária: 20h).
Sindicato Nacional de Servidores da Educação.
2007 - 2007
seminário educação profissional de nivel medio:des. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2007 - 2007
seminario 2007-pensnado a educação profissional e. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2005 - 2005
VII Seminário nacional de inglês instrumental.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2005 - 2005
II semana nacional de ciência e tecnologia. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2004 - 2004
IV Seminário Catarinense de Educação de Jovens e A. (Carga horária: 20h).
Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos.
2003 - 2003
Seminário de Recursos Humanos.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2003 - 2003
II Seminário Catarinense de Educação de Jovens e A. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2003 - 2003
English WORKSHOP. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2003 - 2003
semana de atividades pedagogicas do cefet-sc. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2001 - 2001
A Construção de Projetos. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2000 - 2000
Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Ins.
Universidade Federal de Juiz de Fora.
1999 - 1999
XIIIseminário nacional do projeto ensino de inglês.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
1999 - 1999
6ª Amostra do Potencial Educativo. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
1998 - 1998
3º Seminário da APLISC. (Carga horária: 16h).
Associação de Professores de LI de SC.
1997 - 1997
Metodologia estratégias de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
MACMILLAN.
1996 - 1996
X seminario nacional do projeto ensino de inglês i.
etf-sp.
1996 - 1996
Téc. e Motivação para o ensino da lín. Inglesa. (Carga horária: 4h).
Editora Saraiva.
1995 - 1995
Paulo Freire: Uma reflexão sobre a form. prof.... (Carga horária: 4h).
Centro de Estudos Autonomia.
1988 - 1988
Análise de texto I. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1987 - 1987
Seminário de Análise do Discurso.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1984 - 1985
English Grammar and Composition.
Bryan Continuing Education Center.
1984 - 1984
Advanced English as a Second Language.
Bryan Continuing Education Center.
1982 - 1982
Seminário sobre Ensino de Línguas Estrangeiras no.
Instituto de Idiomas Yázigi.
1982 - 1982
Cultura Anglo-Americana.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1982 - 1982
Linguagem e Ideologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em New Trends on Applied psycholinguistics. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1979 - 1979
1 º Congresso Nacional de Letras e Ciências Sociai. (Carga horária: 24h).
Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do En. Bás. Téc. e Tecnol. Classe D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessora da direção geral do Campus Florianópolis-Continente desde 2006.



Projetos de extensão


2012 - 2012
Estruturação do turismo de base local na Reserva Marinha Extrativista do Pirajubaé.
Descrição: Produção do vídeo educativo e turístico sobre a Resex-Costeira do Pirajubaé: elaboração de legenda do vídeo na Língua Inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Projeto Musical: Cultura Osmótica
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2014
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina
2014 - 2014
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina
2014 - 2014
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina
2012 - 2012
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina
2009 - 2009
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHEUER, P. M.2012SCHEUER, P. M. ; ROCHA, F. G. ; BROGNOLI, A. F. . A integração da educação profissional com a educação básica na modalidade PROEJA no Campus Florianópolis-Continente. Revista Técnico-Científica (IFSC), v. 3, p. 21-26, 2012.

2.
BROGNOLI, A. F.2009 BROGNOLI, A. F.; Fátima Regina Teixeira . A prática pedagógica de projetos no ensino técnico integrado do IF-SC Campus Florianópolis. Caderno de Publicações Acadêmicas, v. 1, p. 10-16, 2009.

3.
Cláudia Hickenbick2005 Cláudia Hickenbick ; CARRELAS, D. C. ; Fátima Regina Teixeira ; Telma Pires Pacheco Amorim ; BROGNOLI, A. F. . Turismo Responsável e Educação Profissional. Cadernos Temáticos, v. 7, p. 43-52, 2005.

4.
BROGNOLI, A. F.1992 BROGNOLI, A. F.. Language and Ideology:A Case Study of Sesame Street. Ilha do Desterro (UFSC), v. 27, p. 83-96, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WILDNER, A. K. ; BROGNOLI, A. F. ; OLIVEIRA, L. C. ; SILVA, I. M. ; Telma Pires Pacheco Amorim ; HAEMING, W. K. . Linguagem e Ensino: Teorias, Práticas e Debates no Instituto Federal de Santa Catarina. 1. ed. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2009. v. 1. 93p .

Capítulos de livros publicados
1.
BROGNOLI, A. F.; Cláudia Hickenbick ; CARRELAS, D. C. ; Telma Pires Pacheco Amorim . Introdução. In: Fernando Goulart Rocha. (Org.). CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 1ed.Florianópolis: Publicação do IFSC, 2013, v. , p. 7-12.

2.
RIBAS, L. C. C. ; SLONSKI, G. T. ; BROGNOLI, A. F. . Educação Ambiental no Ensino Técnico e Profissional: o Exemplo do Câmpus Florianópolis-Continente. In: Fernando Goulart Rocha. (Org.). CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 1ed.Florianópolis: Publicação do IFSC, 2013, v. , p. 124-130.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BROGNOLI, A. F.. Projeto Interdisciplinar Praia Limpa. In: III Covention of the Associations of English Teachers of the States of Rio Grande do Sul(APIRS), Santa Catarina(APLISC) and Paraná (APLIEPAR), 2000, Florianópolis. English as a Foreign Language Teaching in Brazil:Past, Presetn and Future - Programme Book. Florianópolis: Special Book Service, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
BROGNOLI, A. F.. ENSINO DE INGLÊS E INCLUSÃO DO TRABALHADOR DO TURISMO NO IF-SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BROGNOLI, A. F.; Telma Pires Pacheco Amorim . ENSINO DE INGLÊS E INCLUSÃO DO TRABALHADOR NA HOSPITLIDADE E LAZER. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BROGNOLI, A. F.; Telma Pires Pacheco Amorim . ENSINO DE INGLÊS E INCLUSÃO DO TRABALHADOR - a experiência do Campus Florianópolis-Continente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BROGNOLI, A. F.; Débora Monteiro Bretano ; COSTA, R. M. ; ANDRADE, L. A. R. . Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental no CEFET-SC Unidade Continente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BROGNOLI, A. F.; Telma Pires Pacheco Amorim . Projeto História de Vida no Proeja:Utilizando o Inglês como Ferramenta para promover a Auto-Estima. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BROGNOLI, A. F.; Telma Pires Pacheco Amorim . Projeto Interdisciplinar Registros do Imperialismo em Florianópolis. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BROGNOLI, A. F.. Projeto Multidisciplinar Praia Limpa. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BROGNOLI, A. F.. ESP e Televisão: Quebrando a Rotina. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBAS, L. C. C. ; BROGNOLI, A. F. . Filme educativo sobre a reserva extrativista marinha do pirajubaé: Pesquisa e extensão em prol do ecodesenvolvimento turístico local, 2013. (Tradução/Outra).

2.
PARCEIROS, P. M. F. E. ; BROGNOLI, A. F. . Florianópolis- UNESCO City of Gastronomy. não informado: não informado, 2013. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BROGNOLI, A. F.. IF-IDIOMAS COPA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL).

2.
BROGNOLI, A. F.; STANFIELD, J. H. . "The Obama phenomenon: Wat it really means in America, Brazil, and in the rest of the World as a Global Future. 2010. (Tradução oral).

3.
BROGNOLI, A. F.. Inglês Módulo II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BROGNOLI, A. F.. Inglês Módulo I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RIBAS, L. C. C. ; ZUCULOTO, J. R. M. ; BROGNOLI, A. F. ; GUTERRES, T. M. D. ; WILDNER, A. K. . A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé (Florianópolis - SC). 2012. Filme.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BROGNOLI, A. F.. Declaração de participação na elaboração/revisão de questões de concurso-IFF. 2014. Instituto Federal Fluminense.

2.
BROGNOLI, A. F.. Decleraçao de participação na banca avaliadora de prova discursiva de concurso. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

3.
BROGNOLI, A. F.. Banca Examinadora para aplicação da prova de desempenho de Inglês. 1996. Escola Técnica Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
BROGNOLI, A. F.. Teste de proficiencia em Ingles para discentes do IFSC-TPID. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

2.
BROGNOLI, A. F.. Teste de proficiencia em Ingles para discentes do IFSC-TPID. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

3.
BROGNOLI, A. F.. Teste de proficiencia em Ingles para discentes do IFSC-TPID. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

4.
BROGNOLI, A. F.; Luiz Otávio Cabral; SOARES, M. H. A.. Comissão interna do Campús-Florianopolis -Continente para avaliação de candidatos participantes do Edital n 18/2013/ PROPPI. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

5.
BROGNOLI, A. F.. Banca de Capacitação/Certificação em Inglês. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Terceiro Seminário de Pesquisa e Extensão do Campús Florianópolis-Continente --.Terceiro Seminário de Pesquisa e Extensão do Campus Florianópolis-Continente. 2013. (Seminário).

2.
Encontro para Ações Afirmativas.Interprete. 2010. (Encontro).

3.
Politicas de Inclusão no IFSC.Politicas de Inclusão no IFSC. 2009. (Seminário).

4.
Primeira Feira Ambiental de Florianópolis. An interdisciplinary Priject: Beach Cleanig. 2001. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BROGNOLI, A. F.. Forum de Ensino de Linguas do IFSC. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Turma do ensino medio. Projeto Lixo Urbano Século XXI. 2001. Orientação de outra natureza. (Parte Diversificada II) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Angela Faria Brognoli.

2.
turma do ensino médio. Reciclagem -Lixo Urbano Século XXI. 2001. Orientação de outra natureza. (Parte Diversificada II) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Angela Faria Brognoli.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SCHEUER, P. M.2012SCHEUER, P. M. ; ROCHA, F. G. ; BROGNOLI, A. F. . A integração da educação profissional com a educação básica na modalidade PROEJA no Campus Florianópolis-Continente. Revista Técnico-Científica (IFSC), v. 3, p. 21-26, 2012.


Livros e capítulos
1.
BROGNOLI, A. F.; Cláudia Hickenbick ; CARRELAS, D. C. ; Telma Pires Pacheco Amorim . Introdução. In: Fernando Goulart Rocha. (Org.). CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 1ed.Florianópolis: Publicação do IFSC, 2013, v. , p. 7-12.

2.
RIBAS, L. C. C. ; SLONSKI, G. T. ; BROGNOLI, A. F. . Educação Ambiental no Ensino Técnico e Profissional: o Exemplo do Câmpus Florianópolis-Continente. In: Fernando Goulart Rocha. (Org.). CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 1ed.Florianópolis: Publicação do IFSC, 2013, v. , p. 124-130.


Apresentações de Trabalho
1.
BROGNOLI, A. F.. ENSINO DE INGLÊS E INCLUSÃO DO TRABALHADOR DO TURISMO NO IF-SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BROGNOLI, A. F.; Telma Pires Pacheco Amorim . ENSINO DE INGLÊS E INCLUSÃO DO TRABALHADOR NA HOSPITLIDADE E LAZER. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BROGNOLI, A. F.; Telma Pires Pacheco Amorim . ENSINO DE INGLÊS E INCLUSÃO DO TRABALHADOR - a experiência do Campus Florianópolis-Continente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BROGNOLI, A. F.. IF-IDIOMAS COPA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BROGNOLI, A. F.. Forum de Ensino de Linguas do IFSC. 2014. (Outro).


Artes Visuais
1.
RIBAS, L. C. C. ; ZUCULOTO, J. R. M. ; BROGNOLI, A. F. ; GUTERRES, T. M. D. ; WILDNER, A. K. . A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé (Florianópolis - SC). 2012. Filme.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:28:18