Carlos Alberto Pereira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8278463324838813
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Possui graduação em DIDÁTICA ESPECIAL DE LÍNGUA INGLESA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), graduação em DIREITO pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS/Rio, bolsista do Laboratório de Inovação tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor assistente no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em GESTÃO DO TRABALHO, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; educação permanente em saúde; educação ao longo da vida; mediação tecnológica; políticas públicas em saúde com ênfase em gestão das redes; integridade e condução responsável de pesquisa; e ética da pesquisa envolvendo seres humanos. É associado do International Council for Distance and Open Education (ICDE) desde 1999 e membro do Cluster de Learning Analytics do ICDE representando o LAIS da UFRN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Alberto Pereira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, C. A. P.;OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias.
RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 23341016


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1991
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: CIEP:MODELOS SUBJACENTES DE UMA ESCOLA QUE ESTÁ FAZENDO ESCOLA,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: JORGE FERREIRA DA SILVA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: escola de tempo integral; modelos educacionais; projeto político-pedagógico; etapas do processo; pensamento gramsciano em educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social.
1982 - 1984
Graduação em DIDÁTICA ESPECIAL DE LÍNGUA INGLESA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em DIREITO.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: NÃO EXISTENTE.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Formação Pedagógica em EAD - 40 horas/aula. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP, Brasil.
2006 - 2006
ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO NO SUS. (Carga horária: 80h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Internation council for open distance education, ICDE, Noruega.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA
Outras informações
BOLSISTA DE PESQUISA DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE (LAIS) . Coordenador do Núcleo de Matriz de Competências do LAIS para o desenvolvimento de modelo de matriz de competências para atividades educacionais destinadas a EPS do SUS. . Membro do Núcleo de EPS do LAIS atuando com a aplicação de atividades e ferramentas de mediação tecnológica com o uso de metodologia ativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) do Ministério da Saúde. . Membro da Equipe Pedagógica do Curso de Especialização do PEPSUS/UFRN/MS a partir de junho de 2016. . Conteudista do Módulo de Bioética do Cuidado na APS no Curso PEPSUS/UFRN/MS com a Professora Carla Cazelli da FCM/UERJ. . Coordenador Pedagógico do Curso de Atualização em Mediação Tecnológica em Educação, curso modular de 120 horas, primeira oferta para as Escolas Técnicas do SUS em abril de 2017.


Comitê de Ética em Pesquisa da SMS/Rio, CEP-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 6
Outras informações
Membro e fundador do CEP da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O CEP da SMS-Rio é o único da PCRJ e recebe pesquisas envolvendo seres humanos de todos os órgãos municipais. Ainda, projetos de pesquisa de municípios da região e que não contam com CEP localk são, por vezes, encaminhados ao CEP pela CONEP. O mandato foi renovado por três anos a partir de 01/01/2017. No período a parttr de 17 de outubro de 2012 (registros na Plataforma Brasil) foram finalizados pelo relator e aprovados pelo Colegiado do CEP 128 Pareceres conforme dados da página da Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/visao/pesquisador/gerirPesquisa/gerirPesquisaAgrupador.jsf) . Em maio de 2017, são possíveis visualizar 117 projetos de pesquisa; os demais "por motivos éticos" não estão disponíveis para consulta (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/visao/cep/consultarProtocoloPesquisaRelator/consultarProtocoloPesquisaRelator.jsf). A última recondução como Membro do CEP foi publicitada pela Resolução SMS 3123, 25/11/16, publicada no DO RIO. 21/11/16, p. 39.


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 30
Outras informações
Trata-se de ministrar a oferta anual da disciplina de "Ética Aplica a Pesquisa e Bioética" para alunos de Mestrado e Doutorado do PPGDIP da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A carga horária do curso é de 30 horas. As aulas presenciais foram ministradas na faculdade de Medicina da UFMS nos dias 10 e 11 de maio e serão encerradas com o trabalho colaborativo a ser encaminhado em 11 de junho de 2018. A Coordenação do Programa é do Profa. Dra.. Alessandra Gutierrez de Oliveira.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 45
Outras informações
Trata-se de ministrar a disciplina de 'Ética Aplicada a Pesquisa e Bioética" com carga horária de 45 horas oferecida para os alunos do Mestrado Profissional em Saúde da família do PPGSF da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. As aulas presenciais foram ministradas na faculdade de Medicina da UFMS nos dias 10 e 11 de maio e serão encerradas com o trabalho colaborativo a ser encaminhado em 11 de junho de 2018. A Coordenação do Programa é do Prof. Dr. Alessandro Diogo de Carli.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Ética Aplicada a pesquisa e Bioética" no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - 1o. semestre/17. Coordenação de Curso: Anamaria Mello Miranda Paniago local: Campo Grande - Mato Grosso do Sul carga horária- 30 horas

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Ética Aplicada a pesquisa e Bioética" no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS - 2o. semestre-2016 Coordenação de Curso: Anamaria Mello Miranda Paniago carga horária- 30 horas

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Trata-se de Oficina com o título "Atitudes frágeis levam a fragilidade de caráter" (Albert Einstein): conversando sobre condução responsável em pesquisa e integridade ma pesquisa. Organizada pela UNA-SUS Mato Grosso do Sul, UFMS e FIOCRUZ/Pantanal


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA
Outras informações
Orientador de Tutores e Tutor do Curso de Bioética Aplicada a Pesquisa Envolvendo Seres Humanos oferecido pela ENSP/FIOCRUZ, em parceria com o Sistema CEP-CONEP/CNS. Foram duas ofertas do Curso. A carga horária foi de 180 horas.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA
Outras informações
Bolsista de extensão do ?Saber: Tecnologias Educacionais e Sociais da Universidade Federal de Pernambuco? para atuar no grupo de pesquisa de introdução de elementos de inteligência artificial em atividades educacionais virtuais e consultoria sobre a conversão de REAs em MOOCs.


UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA-SUS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA
Outras informações
BOLSISTA DE EXTENSÃO DA FIOTEC ATUANDO NA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DA SECRETARIA EXECUTIVA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: bolsista FIOTEC, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei o Curso Integração Ensino-Serviço e Educação Permanente em Saúde. O público alvo foram os representantes e convidados das instituições de ensino superior e a Secretaria Executiva do Sistema UNA-SUS. O curso fez parte do I Ciclo de Capacitação da Rede UNA-SUS/2014. O curso foi oferecido na modalidade a distância. e foi organizado pela Secretaria Executiva do Sistema UNA-SUS.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR REPRESENTANDO O CISBAF, Carga horária: 5
Outras informações
MEMBRO DA COORDENAÇÃO GERAL DE COORDENADORES DE CURSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA
Outras informações
Consultor para o processo de redefinição e conversão de programas e cursos do TELELAB, patrocinado pelo Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, para a modalidade de Educação a Distância, vinculado ao Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SF, Carga horária: 10
Outras informações
MEMBRO DA COORDENAÇÃO GERAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA MODALIDADE A DISTANCIA. O CURSO É OFERECIDO PARA MÉDICOS, ENFERMEIROS E ODONTÓLOGOS ATUANDO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE. ESTE CURSO É UMA PARCERIA DA UNIRIO COM O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINENSE E FAZ PARTE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.


Fundação João Goulart, FJG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Turmas de MBA de Gestão em Saúde oferecidas para servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde, módulo de Gestão de Pessoas.


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: COORDENADOR GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA, Carga horária: 20
Outras informações
* COORDENADOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS PELA UNIVERSIDADE NA MODALIDADE A DISTANCIA. * DIRETOR E APRESENTADOR DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EM FOCO NA TV UNIVERSITÁRIA, CANAL 16.


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
Outras informações
* PROFESSOR DO CURSO DE MESTRADO EM CRIMINOLOGIA E DIREITO PENAL NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. * PROFESSOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CIVIL NA DISCIPLINAS DISCIPLINAS DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR E METODOLOGIA DA PESQUISA.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo em comissão
Outras informações
. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Saúde ? Coordenador Geral da Coordenadoria de Recursos Humanos de 01 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004. . Presidente do Centro de Estudos do Núcleo Central da Secretaria Municipal de Saúde desde março de 2001 até dezembro de 2004.. . Membro da Comissão de Cemitérios e Funerárias da Secretaria Municipal de Obras e Servços Públicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro até dezembro de 2004. . Professor do Módulo de Gestão de Pessoas das três primeiras turmas do MBA de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro, oferecido pela Fundação João Goulart, nos anos de 2003 e 2004.

Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo em comissão
Outras informações
. Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Diretor do Departamento de Pesquisas de 01 de setembro de 1986 a janeiro de 1988; acumulando as funções de Agente Setorial de Recursos Humanos de 05 de setembro de 1986 a outubro de 1987.


Prefeitura Municipal de Petropolis, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo em comissão
Outras informações
. Prefeitura Municipal de Petrópolis . Secretário Municipal de Educação, com a tarefa de implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e redefinir a linha de ação desse órgão municipal, de 1 de fevereiro a 31 de março de 1995. . Coordenador Geral do Grupo de Trabalho de Reestruturação do Sistema Municipal de Ensino de 6 de fevereiro de 1995 até 31 de dezembro de 1996. . Presidente da Comissão de Desenvolvimento Funcional, Portaria no. 279/93, de 06 de maio de 1993 a 31 de janeiro de 1995. . Coordenador Geral do Grupo Executivo da Reforma Administrativa (GERA), Portaria no. 317/93, de 26 de abril de 1993 a 31 de janeiro de 1995. . Grupo Executivo da Reforma Administrativa (GERA),Membro representante da Secretaria Municipal de Educação de 01 de fevereiro a 31 de março de 1995. . Secretário Municipal de Administração e de Recursos Humanos, de 1 de janeiro de 1993 a 31 de janeiro de 1995.


Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo em comissão
Outras informações
Subsecretário Municipal de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde


Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, NEMS/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: colaborador interinstitucional
Outras informações
Assessoria Técnica do Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde, a partir de 01 de fevereiro de 2010 até 15 de fevereiro de 2011. . Coordenador Geral da ?Jornada Atenção Farmacêutica no Rio de Janeiro: mais saúde e qualidade de vida para o usuário do SUS?, de 2 a 20 de agosto de 2010, realizada nos Hospitais Federais da Lagoa e do Andaraí e no Auditório do NERJ/MS. . Coordenador Geral da ?1ª Jornada das Ouvidorias da Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro?, 02 e 09 de dezembro de 2010, realizada no Hospital Federal da Lagoa e no Auditório do NERJ/MS. . Membro e Coordenador eleito pelos membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Departamento de Gestão Hospitalar da Rede de Hospitais Federais do Estado do Rio de Janeiro, em fase de implantação. . Representante do DGH/SAS/MS na formalização do Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP) e na implantação, acompanhamento e monitoramento dos Planos Operativos Anuais de cada um dos hospitais federais da Rede Federal no Rio de Janeiro, de julho de 2010 até 01 de março de 2011.


Prefeitura Municipal de São João de Meriti, PMSJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo em comissão
Outras informações
Subsecretário de Planejamento e Gestão do SUS na Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti


Prefeitura Municipal de Resende, PMR, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: celestita
Outras informações
Companhia Municipal da Habitação e Urbanismo de Resende, Diretor de Administração, Planejamento e Finanças


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
. Programa de Implantação de Centros de Educação Integral, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Curitiba, Paraná, consultor especial.


CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, CMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo em comissão
Outras informações
. Chefe de Gabinete da 41a. Subsecretaria Parlamentar de 1 de abril de 1991 a 31 de dezembro de 1992. . Chefe de Gabinete da Segunda Suplência da Mesa Diretora de outubro de 1989 a 31 de março de 1991.


Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: celestita
Outras informações
Atuei como Supervisor de Nível Superior do PDT na Assembléia Nacional Constituinte.


Editora Global, GLOBAL, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Editorial
Outras informações
Implantei a Editora Gaia que foi a primeira editora com publicações em ecologia e desenvolvimento sustentável.


Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: celetista
Outras informações
Programa Nova Escola ? Coordenador Operacional do Subprojeto de Avaliação da Gestão Escolar desde maio de 2000. O Programa Nova Escola foi criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e o componente da Avaliação Externa foi contratado à Fundação Cesgranrio.


Prefeitura Municipal de Paracambi, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo em comissão
Outras informações
. Secretário Municipal de Saúde de Paracambi de janeiro a abril de 2009. . Superintendente de Controle Interno da Controladoria Geral do Município de Paracambi de 20 de março a 01 de setembro de 2009.


Prefeitura Municipal de Queimados, PMQ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo em comissão
Outras informações
Secretário Municipal de Saúde


Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva, CEPESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40
Outras informações
Fui docente nos três Seminários de Capacitação de Gestores e Técnicos das Secretaria Municipais de Saúde da Região da Baixada Fluminense, com foco na aplicabilidade das informações, novos conceitos de modelo de governança e mecanismos de contratação e gerenciamento da atenção primária, referente ao convênio 1506/08 entre MS/Cisbaf/CSC/CEPESC.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciei minhas atividades profissionais na UERJ como Coordenador de Atividades Especiais do Laboratório de Idiomas do CEPUERJ Fui aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente da Área de Dinâmica do Cotidiano Escolar, do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, homologado em 30 de novembro de 1995. . Faculdade de Educação, Eleito Subchefe do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, em substituição ao primeiro eleito, para completar o biênio 1996-1997. . Faculdade de Educação, Eleito Subchefe do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino para o biênio 1998-1999. . Superintendência de Recursos Humanos, Supervisor do Programa de Estágio Interno Complementar no Grupo de Trabalho do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, de 02 de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 1999. . Faculdade de Educação, Coordenador e Professor do Curso de Especialização ?lato sensu? de Administração e Planejamento Educacional a partir de outubro de 1997, com a primeira turma a iniciar em março de 1998. . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Professor do curso de pós graduação lato sensu de Filosofia Contemporânea, na disciplina Metodologia do Ensino Superior nas turmas de 1998 e 1999. . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Professor do curso de pós graduação lato sensu de História das Relações Internacionais, na disciplina Metodologia do Ensino Superior nas turmas de 1998 e 1999. . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Professor do curso de pós graduação lato sensu de Sociologia Urbana, na disciplina Metodologia do Ensino Superior nas turmas de 1998 e 1999. Atualmente estou atuando no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias tendo sido eleito Chefe do Departamento de Formação Humana com Tecnologias em maio de 2016

Vínculo institucional

1980 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Técnico-Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
. Banca de Seleção de Professores de Inglês e Alemão - 1985/1986 - dos cursos de idiomas abertos à comunidade, oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. . Laboratório de Idiomas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor do Curso de Proficiência em Língua Inglesa nas cadeiras de Fonética e Técnicas Não Convencionais de Ensino-Aprendizagem, agosto de 1985 a fevereiro de 1986. . Laboratórios de Idiomas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, auxiliar de pesquisas, desde março de 1984, cedido a outros órgãos públicos a partir de 1986. . Laboratório de Idiomas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador de atividades extra-classe de 01 de setembro de 1982 a março de 1984. . Laboratório de Idiomas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor de língua inglesa, desde 1981, cedido a outros órgãos públicos a partir de 1986.


Super Rádio Tupi, TUPI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Debatedor fixo com participação semanal, Carga horária: 2
Outras informações
Debatedor fixo semanal no Super Debates da Rádio Tupi. Atuei com os seguintes âncoras: Roberto Figueiredo, Cidinha Campos, Paulo Barbosa, Francisco Barbosa, Roberto Canázio, Haroldo de Andrade Filho e Francisco Barbosa.



Outros Projetos


2017 - Atual
Cluster of Learning Analytics - International Council for Open and Distance Education
Descrição: Grupo de líderes de instituições membros do ICDE que se reuniu pela primeira vez em 23 de maio de 2017 em Nancy. O grupo de trabalho será presidido por Anne Boyer do LORA, Universidade de Lorraine, França. https://www.icde.org/index.php?option=com_content&view=article&id=780:invitation-la-cluster&catid=23:news&Itemid=169.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Carlos Alberto Pereira de Oliveira - Coordenador / Gusmão, Cristine Martins Gomes de - Integrante / Anne Boyer - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde
2011 - 2015
Periódico: REVISTA ENSAIO DA FUNDAÇÃO CESGRANRIO
2000 - 2004
Periódico: REVISTA ENSAIO DA FUNDAÇÃO CESGRANRIO


Revisor de periódico


2000 - 2015
Periódico: Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde
2017 - Atual
Periódico: Interface - Comunicação, Saúde, Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mediação Tecnológica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
3.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: bioética.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: divulgação científica.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: GESTÃO DO TRABALHO.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Cidadão Paracambiense, Câmara Municipal de Paracambi.
2001
Medalha do Mérito Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COUTINHO, KARLA MÔNICA DANTAS2017COUTINHO, KARLA MÔNICA DANTAS ; CUNHA, JOSIANE ARAÚJO DA ; LARANJEIRAS, LIDYANE ALVES DA CUNHA ; OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE ; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros . CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM FERRAMENTAS DE TELESSAÚDE: UMA ABORDAGEM DO NÚCLEO DE TELESSAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 7, p. 15-23, 2017.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.;OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE2000OLIVEIRA, C. A. P.. A política de educação à distância e profissionalização: desafios. Revista de Administração Educacional, v. 2, p. 37-46, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUERRA NETO, C. L. B. (Org.) ; VALENTIM, R. A. M. (Org.) ; HEKIS, H. R. (Org.) ; COUTINHO, K. D. (Org.) ; NAGEM, D. A. P. (Org.) ; OLIVEIRA, C. A. P. (Org.) . Gestão e Inovação em saúde: o que estamos fazendo na EBSERH. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. v. 1. 464p .

2.
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (Org.) ; HEKIS, H. R. (Org.) ; GUERRA NETO, C. L. B. (Org.) ; COUTINHO, K. D. (Org.) ; OLIVEIRA, C. A. P. (Org.) . O RN à Luz da Inovação para o Mundo. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. v. 1. 508p .

3.
OLIVEIRA, C. A. P.; Burlamaqui, Akynara Agaé ; Gusmão, Cristine Martins Gomes de ; Nagem, Danilo Alves ; Lins, Hertz Wilton de Castro ; Machiavelli, Josiane Lemos ; Silva Junior, José Adailton da ; Cortez, Lyane Ramalho ; Araújo, Kalyne Sampaio de ; Coutinho, Karilany Dantas ; Oliveira Júnior, Maurício ; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros . Design Instrucional para cursos a distância: um guia para construção de material didática do AVASUS. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. 28p .

4.
GUSMAO, C. M. G. (Org.) ; BORBA, V. R. (Org.) ; MENEZES JUNIOR, J. V. (Org.) ; OLIVEIRA, C. A. P. (Org.) ; NASCIMENTO, E. N. (Org.) ; OLIVEIRA, V. A. (Org.) . II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015. 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2015. 326p .

5.
GUSMAO, C. M. G. (Org.) ; SIEBRA, S. A. (Org.) ; BORBA, V. R. (Org.) ; OLIVEIRA, C. A. P. (Org.) ; NASCIMENTO, E. N. (Org.) ; OLIVEIRA, V. A. (Org.) . Relatos de Uso de Tecnologias Educacionais na educação Permanente de Saúde no Sistema Universidade Aberta do SUS. 1. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, E. S. G. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; SILVA, J. L. R. . A educação sociotécnica e humana, a mediação tecnológica e a Agenda 2030 da ONU. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 29-59.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.; DIAS, A. P. ; BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; COUTINHO, K. D. . Educação permanente em saúde: novas necessidades e perspectivas de formação, utilizando as TICs para aplicar estratégias pedagógicas inovadoras. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 147-174.

3.
OLIVEIRA, E. S. G. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; SILVA, J. L. R. . A educação sociotécnica e humana, a mediação tecnológica e a Agenda 2030 da ONU. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 29-59.

4.
OLIVEIRA, C. A. P.; DIAS, A. P. ; BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; COUTINHO, K. D. . Educação permanente em saúde: novas necessidades e perspectivas de formação, utilizando as TICs para aplicar estratégias pedagógicas inovadoras. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 147-174.

5.
Villardi, Raquel ; OLIVEIRA, C. A. P. . Políticas para a educação superior. In: Nilda Alves e Raquel Villardi. (Org.). Múltiplas leituras da nova LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei n. 9.394/96). 1ed.Rio de Janeiro: Dunya, 1997, v. 1, p. 151-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. A. P.; OLIVEIRA, E. G. . SOCIOTECHNICAL NETWORK FOR HUMAN DEVELOPMENT IN HEALTH (RSFHS): BRAZILIAN UNIVERSITIES IN SYNERGY WITH THE FORMATIVE NEEDS OF PROFESSIONALS AND STUDENTS IN HEALTH. In: Visionary Leadership for Digital Transformation: Higher Education for the sustainable world we want', 2017, Paris. Visionary Leadership for Digital Transformation: Forum Proceedings. Oslo: ICDE, 2017.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.; NASCIMENTO, E. N. ; LEMOS, A. F. ; OLIVEIRA, V. A. . A UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O PROGRAMA BRASILEIRO DE PROVISÃO DE MÉDICOS: CONTANDO CASO. In: 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São paulo: ABED.

3.
BRASIL, L. S. B. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; OLIVEIRA, V. A. . The Case of the Open University of the Brazilian Public Health System (UNA-SUS): collaborative networks of open and distance education for the qualification of Brazilian public health workforce. In: 24th ICDE World Conference on Open and Distance Learning, 2011. Conference Program Book. p. 105-105.

4.
OLIVEIRA, C. A. P.. Inovações da Lei Darcy Ribeiro. In: Perspectivas de Parceria da Educação Profissional co m o Ensino Médio - FIRJAN/SENAI, 1999, Rio de Janeiro. Seminário Perspectivas de Parceria da Educação Profissional co m o Ensino Médio - FIRJAN/SENAI. Rio de Janeiro: SENAI - RJ, 1999. p. 36-47.

5.
OLIVEIRA, C. A. P.. A alfabetização e Escola de Horário Integral I. In: Seminário Alfabetização e Maioridade Social (por uma escola de qualidade), 1991, rio de Janeiro. Por Uma Escola de Qualidade: textos. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial do Estado do Rio de janeiro, 1991. p. 59-65.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SAVASSI, L. C. M. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; OLIVEIRA, V. A. ; SOUZA, R. A. . QUANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POTENCIALIZA UMA POLÍTICA PÚBLICA: a construção de um curso multiníveis para a atenção domiciliar no Brasil. In: 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais Online do 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

2.
OLIVEIRA, V. A. ; SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; SOUZA, S. C. ; MOREIRA, T. H. S. . OFERTAS EDUCACIONAIS DA UNA-SUS E A PLATAFORMA AROUCA. In: 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais Online do 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

3.
OLIVEIRA, C. A. P.; PINTO, F. C. F. . The Challenge of Quality in Distance Education Programs and Courses Based on Institution Evaluation and Accreditation. In: 20th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education, 2001, Dusseldorf. PROCEEDINGS of the 20th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education Düsseldorf, Germany; 01 - 05 April 2001 ?The Future of Learning - Learning for the Future: Shaping the Transition?. Dusseldorf: Fern Universität, 2001.

4.
OLIVEIRA, C. A. P.; Villardi, Raquel . The Impossibility of Educational and Professional Qualification: the major causes of social exclusion. In: 20th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education, 2001, Dusseldorf. PROCEEDINGS of the 20th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education Düsseldorf, Germany; 01 - 05 April 2001 ?The Future of Learning - Learning for the Future: Shaping the Transition?. Dusseldorf: Fern Universität, 2001.

5.
OLIVEIRA, C. A. P.; Villardi, Raquel . Distant Education: a Development Strategy in a New Society of Knowledge and Citizenship. In: 20th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education, 2001, Dusseldorf. PROCEEDINGS of the 20th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education Düsseldorf, Germany; 01 - 05 April 2001 ?The Future of Learning - Learning for the Future: Shaping the Transition?. Dusseldorf: Fern Universität, 2001.

6.
PINTO, F. C. F. ; OLIVEIRA, C. A. P. . The Institutional Evaluation and Accreditation as Basis for Quality Distance Education. In: 27th Annual IAEA Conference, 2001, Rio de Janeiro. Conference Program and Abstracts. Rio de Janeiro: CESGRANRIO, 2001. p. 52-52.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, L. A. P. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; NEPOMUCENO, A. L. . The Experience of 'Retrofit'of TELELAB - permanent education system for health professionals in Brazil. In: 25th ICDE World Conference, 2013, Tianjin. Conference Program Book. Tianjin: Tianjin Open University, 2013. p. 064-065.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.; Villardi, Raquel . Distance Education as a Strategy to the Development of Brazilian Work-force: from absence and rigidity to positive trends and flexibilization. In: 19h ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education, 1999, Viena. PROCEEDINGS of the 19th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education Düsseldorf, Germany; 01 - 05 April 2001 ?The Future of Learning - Learning for the Future: Shaping the Transition?. Dusseldorf: Fern Universität, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, C. A. P.; COUTINHO, K. D. ; KODJAOGLANIAN, V. L. ; MONTEIRO, A. ; LISTOVSKY, G. ; BLOMGREN, C. . Café com Ideias ? Educação ao Longo da Vida dos Profissionais da Saúde e a Mediação Tecnológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, C. A. P.. As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e integridade da produção científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, C. A. P.. As Universidades Digitais e os ODS 3 e 4.3: a mediação tecnológica e a educação permanente dos profissionais da saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, C. A. P.; OLIVEIRA, E. G. . Sociotechnical network for human development in health: Brazilian Universities in synergy with the formative needs of professionals and students in health. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OLIVEIRA, C. A. P.. DESAFIO DA REGULAÇÃO E DA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 DA AGENDA 2030 DA ONU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE. As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e a educação ao longo da vida dos profissionais da saúde, o Casio da rede Sociotécnica e a parceria FEEVALE e LAIS/UFRN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE; OLIVEIRA, E. S. G. . Technological Mediation in Lifelong Education of Brazilian Health Professionals : The Sociotechniical Network of Human Development. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DIAS, A. P. ; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros ; BARBOSA, J. G. ; COUTINHO, K. D. ; OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE . AVASUS - Virtual Learning Environment of the Unified Health System in Brazi. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
OLIVEIRA, C. A. P.. Mesa Redonda 'Aplicativos Eletrônicos Destinados aos Serviços de Saúde, Gestão da Clínica e Apoio ao Diagnóstico: cuidados com o uso de dados de usuários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
OLIVEIRA, C. A. P.; LEMOS, A. F. ; NASCIMENTO, E. N. ; OLIVEIRA, V. A. . Aligning Public Policies: The Open University of the National Unified Health System of and the Brazilian Program of Provision of Physicians. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, C. A. P.; OLIVEIRA, V. A. ; LEMOS, A. F. . Mesa redonda: 'POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO, FORMAÇÃO, PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) COM USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NOS PROCESSOS EDUCATIVOS.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
OLIVEIRA, C. A. P.; NASCIMENTO, E. N. ; LEMOS, A. F. ; OLIVEIRA, V. A. . A Universidade Aberta do SUS e o programa Brasileiro de Provisão de Médico: contando o caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA, C. A. P.. Conversando sobre Ética da Produção e da Editoração Acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FERREIRA, L. A. P. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; NEPOMUCENO, A. L. . The experience of 'retrofit' of TELELAB-permanent education System for health professionals in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, C. A. P.. Responsabilidade dos Serviços de Aps no Processo de Promover a Saúde na Sociedade Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BRASIL, L. S. B. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; OLIVEIRA, V. A. . The case of the Open University of the Brazilian Public Health System (UNA-SUS): Collaborative networks of open and distance education for the qualification of Brazilian public health workforce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA, C. A. P.. Educação a distância, novos caminhos para a aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PINTO, F. C. F. ; OLIVEIRA, C. A. P. . Avaliação Institucional como Base para Qualidade em Ensino a Distancia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA, C. A. P.. II Ciclo de Palestras de Matemática da Universidade Castelo Branco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
OLIVEIRA, C. A. P.; Villardi, Raquel . ?Distance Education as a Strategy to the Development of Brazilian Work-force: from absence and rigidity to positive trends and flexibility?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
OLIVEIRA, C. A. P.. Perspectivas e Parcerias entre Países Ibéricos sobre Qualificação profissional de Docentes a Distancia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROSÁRIO, Nilson ; MENDES, J. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; CIANELLI, M. ; OLIVEIRA, M. R. ; BARROSO, André . QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NA BAIXADA FLUMINENSE. 2011.

2.
SILVA, J.F. ; OLIVEIRA, C. A. P. . PROJETO NOVA ESCOLA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2001.

3.
OLIVEIRA, C. A. P.. PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA PREFEITURA DE CURTITIBA. 1991.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, C. A. P.. Grupo de Trabalho de Recursos Educacionais Abertos da FIOCRUZ. 2016.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.; SANTOS, L. A. . Grupo de Trabalho para a Elaboração e Implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos Servidores Técnico-administrativos da UERJ. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, C. A. P.. Super Debates da Rádio Tupi. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVEIRA, C. A. P.; GOMES, PAULO ALCANTARA ; GISSONI, V. . EDUCAÇÃO EM FOCO. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA, C. A. P.. Educação em Foco. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, C. A. P.; MOHAMED, A. Y. A. ; TELES, A. C. T. O. ; MAMO, A. ; DELIENNE, P. ; NYEMAH, R. G. M. ; KANDOMBO, J. P. ; SHAMAS, S. M. ; TAO, Z. . Administration of Higher Education in the United States - IVP Program - US State Department. 2000. (Projeto Multiregional do Departamento de Estado Norte Americano do Programa "International Visitor").



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VALENTIM, R. A. M.; COUTINHO, K. D.; MELO, J. D. D.; OLIVEIRA, E. S. G.; OLIVEIRA, C. A. P.. Participação em banca de RUY MEDEIROS DE OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO AO MÉTODO CANGURU. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FREITAS, M. R.; GAMA, Z. A. S.; OLIVEIRA, C. A. P.; OLIVEIRA, P. P.. Participação em banca de THIAGO DE LIMA PESSOA. Ensino de segurança do paciente em ambiente virtual de aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em ENSINO NA SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
VALENTIM, R. A. M.; COSTA, M. V.; OLIVEIRA, E. G.; Coutinho, Karilany Dantas; DIAS, A. P.; OLIVEIRA, C. A. P.. Participação em banca de Ruy Medeiros de Oliveira. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO AO MÉTODO CANGURU. 2018 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
VALENTIM, R. A. M.; Burlamaqui, Aquiles; Burlamaqui, Akynara Agaé; OLIVEIRA, E. S. G.; MENDES NETO, F. M.; OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE. Participação em banca de IVAN MAX FREIRE DE LACERDA. Magister - Metodologia de Análise de Programas de Educação a Distância baseado em "Learning Analytics". 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, C. A. P.. provimento do cargo de Diretor do Centro de Educação Integral de Americana. 1990. Prefeitura do Município de Americana.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.. professores de inglês e alemão do Lab Idiomas da UERJ. 1986. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, C. A. P.. professores de inglês e alemão do Lab Idiomas da UERJ. 1985. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, C. A. P.; UESONO, J.; LUCAS, M. C. V.; CRIVES, M. N. S.; LIMA, T. G. F. M. S.. Comissão de Seleção Nacional de APOIADORES DE PESQUISA E INTERVENÇÃO no Projeto Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida à Sífilis. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CARVALHO, A. L. B.; DANTAS, J. F.; CUNHA, J. A.; COUTINHO, K. M. D.; ARAUJO, L. U. A.; LUCAS, M. C. V.; FREITAS, M. R.; PEREIRA, M.; CRIVES, M. N. S.; BAY, M. B.; MACHADO, N. M. S.; OLIVEIRA, C. A. P.; PEREIRA, S. A.; ROSENDO, T. M. S. S.; LIMA, T. G. F. M. S.; GAMA, Z. A. S.; MELO, C. M. R.; RIBEIRO, D.; SOUZA, E. C. F.; PEREIRA, E. D. S.; MILAN, E. P.; ARAUJO, G. D.; MELO, I. M. F.. Seleção Nacional de Bolsistas Apoiadores de Pesquisa e Intervenção no Projeto Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida à Sífilis.. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE; Coutinho, Karilany Dantas; LIMA, T. G. F. M. S.. SELEÇÃO PÚBLICA DE BOLSISTA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO À EDUCOMUNICAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PARA POPULAÇÕES PRIORITÁRIAS PARA O PROJETO INTEGRAÇÃO INTELIGENTE APLICADA AO FORTALECIMENTO DA REDE DE RESPOSTA RÁPIDA À SÍFILIS COM ÊNFASE EM PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
OLIVEIRA, C. A. P.; LIMA, T. G. F. M. S.; ALMEIDA, M. C. D.. SELEÇÃO NACIONAL DE BOLSISTAS PARA ATUAR NO PROJETO DE ?PESQUISA APLICADA PARA INTEGRAÇÃO INTELIGENTE ORIENTADA AO FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO PARA RESPOSTA RÁPIDA À SÍFILIS? - Edital LAIS/HUOL/UFRN 51/18. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
LIMA, T. G. F. M. S.; OLIVEIRA, C. A. P.; ALMEIDA, M. C. D.. SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO PARA ATUAR NO PROJETO DE ?PESQUISA APLICADA PARA INTEGRAÇÃO INTELIGENTE ORIENTADA AO FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO PARA RESPOSTA RÁPIDA À SÍFILIS? - EDITAL LAIS/HUOL/UFRN 47/2018. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA DE; Coutinho, Karilany Dantas; LIMA, T. G. F. M. S.. SELEÇÃO PÚBLICA DE BOLSISTA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO À EDUCOMUNICAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PARA POPULAÇÕES PRIORITÁRIAS PARA O PROJETO INTEGRAÇÃO INTELIGENTE APLICADA AO FORTALECIMENTO DA REDE DE RESPOSTA RÁPIDA À SÍFILIS COM ÊNFASE EM OFERTAS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
OLIVEIRA, C. A. P.. Avaliador dos pôsteres de pesquisas científico-tecnológicas em desenvolvimento no PPGRACI. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

8.
OLIVEIRA, C. A. P.; LARANJEIRAS, L. A. C.; MEDEIROS, K. C.; SILVA NETO, J. H. V.; Coutinho, Karilany Dantas; GUSMAO, C. M. G.; Lins, Hertz Wilton de Castro; Nagem, Danilo Alves; DORETO, A. J.; MORAIS, A. H. F.; ARAUJO, B. G.; EGITO, C. E. G.. Comissão Científica da 1 Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. 2017.

9.
OLIVEIRA, C. A. P.. Avaliador dos trabalhos apresentados ao I CONGRESSO CIENTÍFICO E V JORNADA DE ACADÊMICOS BOLSISTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEIRO. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24 Congresso Nacional de Perinatologia. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO AO MÉTODO CANGURU. 2018. (Congresso).

2.
ESUD 2018: Educação em Rede: construindo uma ecologia para a cultura digital. Cenários da Educação em rede: desafios e perspectivas com Mark Brown, Irlanda, e Olugbemiro Jegede, Nigéria.. 2018. (Congresso).

3.
ESUD 2018 - Educação em Rede: construindo uma ecologia para a cultura digital. Educação Superior, Inovação e Eqüidade com Tel Abiel e Ângela Maria Paiva Cruz, paineliãstas. 2018. (Congresso).

4.
I Encontro Internacional de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde.A Súdea e o Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030. 2018. (Encontro).

5.
II Conferência Internacional de Inovação em Saúdfe. Café com Ideias ? Educação ao Longo da Vida dos Profissionais da Saúde e a Mediação Tecnológica. 2018. (Congresso).

6.
OEB Global. Shaping the Future of Learning: incorporating learning technologies. Roadmaps for Open Educational Leadership - HEF56 Panel. 2018. (Congresso).

7.
Open Educational Lesadership Summit. 2018. (Simpósio).

8.
SEMINÁRIO INTERFEDERATIVO ?RESPOSTA RÁPIDA A SÍFILIS NAS REDES DE ATENÇÃO? REGIÃO CENTRO-OESTE, NORTE E SUL.Um Drone sobre Nós: quem são os apoiadores do projeto. 2018. (Seminário).

9.
Seminário Interfederativo "Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção da Região Nordeste.Um Drone sobre Nós: quem são os apoiadores do projeto. 2018. (Seminário).

10.
XV ENCONTRO ANUAL DE ENSINO SUPERIOR NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ENEPE/2018).A REORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AGENDA 2030: OS DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES DIGITAIS. 2018. (Encontro).

11.
XXXIV CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE. Simpósio Satélite: A resposta rápida à sífilis e as redes de cuidado - Painel 2 - 27/07/2018 . Título da Apresentação :"Inovações tecnológicas e suas contribuições para a Resposta Rápida à Sífilis: o projeto e a Agenda 2030 ". 2018. (Congresso).

12.
1 Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. Café com inovação Tema: Educação mediada por tecnologias. 2017. (Congresso).

13.
1 Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. Avaliação de trabalhos orais submetidos para o evento. 2017. (Congresso).

14.
2017 ICDE LEADERSHIP SUMMIT - 22 e 23 de maio de 2017. 2017. (Encontro).

15.
Aula Magna de Abertura do período 2017/1 dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas.As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e integridade da produção científica. 2017. (Outra).

16.
Education 2030: VISIONARY LEADERSHIP FOR DIGITAL TRANSFORMATION ( FORUM: HIGHER EDUCATION FOR THE SUSTAINABLE WORLD WE WANT) 24 de maio de 2017.Sociotechnical network for human development in health: Brazilian Universities in synergy with the formative needs of professionals and students in health. 2017. (Simpósio).

17.
Encontro da Direção da Universidade FEEVALE sobre ODS 3 e 4.3.As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e a educação ao longo da vida dos profissionais de saúde: o caso da Rede Sociotécnica e a parceria FEEVALE e LAIS/UFRN. 2017. (Encontro).

18.
Encontro no HUGV.As Universidades Digitais e os ODS 3 e 4.3: a mediação tecnológica e a educação permanente dos profissionais da saúde. 2017. (Outra).

19.
II Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Medicina III da CAPES.Membro da Comissão de Avaliação de Pôsteres. 2017. (Encontro).

20.
III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Uso das TICS na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2017. (Congresso).

21.
III Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde. Rede Sociotécnica de Formação Humana em Saúde. 2017. (Congresso).

22.
OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICS: OLHANDO PARA O LAIS.OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICS: OLHANDO PARA O LAIS. 2017. (Oficina).

23.
Roda de Conversa 2017 do HUGV/UFAM.Uso de Mediação Tecnológica no Ensino à saúde. 2017. (Outra).

24.
WORLD CONFERENCE ON ONLINE LEARNING ICDE 2017. Technological Mediation in Lifelong Education of Brazilian Health Professionals: the Sociotechnical Network of Human Development. 2017. (Congresso).

25.
WORLD CONFERENCE ON ONLINE LEARNING - ICDE 2017. AVASUS - Virtual Learning Environment of the Unified Health System in Brazil. 2017. (Congresso).

26.
Encontro com a Engenharia Biomédica da UFRN.Desafios e Soluções para a Engenharia Biomédica: cenários complexos. 2016. (Outra).

27.
III Oficina do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS.debatedor. 2016. (Oficina).

28.
II Oficina de Conteudistas PEPSUS.O Ecossistema de Educação Permanente do SUS: a experiência da UFRN. 2016. (Oficina).

29.
IV ERCAS - Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde -SBC/FEEVALE.Aplicativos Eletrônicos Destinados aos Serviços de Saúde, Gestão da Clínica e Apoio ao Diagnóstico: cuidados com o uso de dados dos usuários. 2016. (Encontro).

30.
Seminário de Ambientação de Residentes da SMS/Rio.A Ética da Pesquisa e a Bioética do Cuidado. 2016. (Seminário).

31.
Seminário de Ambientação de Residentes Reclassificados da SMS/Rio em 01/04/2016.A Ética da pesquisa e a Bioética do Cuidado. 2016. (Seminário).

32.
11o. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. OFERTAS EDUCACIONAIS DA UNA-SUS E A PLATAFORMA AROUCA. 2015. (Congresso).

33.
11o. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. QUANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POTENCIALIZA UMA POLÍTICA PÚBLICA: A CONSTRUÇÃO DE UM CURSO MULTINÍVEIS PARA ATENÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL. 2015. (Congresso).

34.
26th ICDE World Conference. ALIGNING PUBLIC POLICIES ? THE OPEN UNIVERSITY OF SUS AND THE BRAZILIAN PROVISION PROGRAM OF PHYSICIANS. 2015. (Congresso).

35.
High Level Policy Forum: ?Higher education for the sustainable future we want. The way ahead for Online, Open and Flexible learning: Opportunities and Action: ICDE/UNESCO, Commonwealth of Learning (COL), Open Education Consortium (OEC) /.grupos de trabalho. 2015. (Encontro).

36.
Oficina sobre IP e CRP."Atitudes Ffrágeis levam a fragilidade de caráter"(Albert Einstein): conversando sobre condução responsável em pesquisa e a integridade em pesquisa.. 2015. (Oficina).

37.
Seminário Educação, Saúde e Sociedade do Futuro.Direitos Autorais em Recursos Educacionais: co-autoria, uso e remixagem - Roda de Conversa. 2015. (Seminário).

38.
VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. AVAnteSUS - Uma Proposta Colaborativa para a Educação Permanente no SUS. 2015. (Congresso).

39.
1o. Colóquio da CESGRANRIO/ENSAIO: reflexão sobre o futuro da avaliação e ética no contexto da produção científica.Conversando sobre a Ética da Produção e da Editoração Aacadêmicas. 2014. (Encontro).

40.
Curso no Pré-Congresso do XXXI The Network - TUFH Educational Meeting. 2014. (Outra).

41.
II Simpósio de ética em Pesquisa: a atuação do pesquisador no estudo em seres humanos e animais -- Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP.Os Direitos do Participante de Pesquisa. 2014. (Simpósio).

42.
IV Workshop de Pós-Graduação Lato Sensu da UNESP - Especialização.A Educação Permanente e os Três Dígitos. 2014. (Seminário).

43.
Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-Graduação.Integridade da produção Aacdêmica e os Princípios da Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos: marcos referenciais brasileiros.. 2014. (Encontro).

44.
Reunião Plenária do Rotary Club Rio de Janeiro Méier.Gestão Pública no Serviço de Saúde. 2014. (Outra).

45.
Seminário de Ambientação de Residentes da SMS/Rio 07 de abril de 2014.Ética e Bioética em Pesquisa. 2014. (Seminário).

46.
Seminário de Ambientação de Residentes da SMS/Rio 07 de março de 2014.Ética e Bioética em Pesquisa. 2014. (Seminário).

47.
XXXI The Network - TUFH Educational Meeting. 2014. (Congresso).

48.
25th ICDE World Conference. The Experience of 'Retrofit'of TELELAB - permanent education system for health professionals in Brazil. 2013. (Congresso).

49.
Café Filosófico Quântico do Centro Cultural FASE-FMP - Casa Hercílio Ne Esteves.Medicina de Rua e Bioética. 2013. (Outra).

50.
11a. Oficina UNA-SUS - "Processos de Avaliação", 25_26/08/2011.Relatoria de Grupo de Trabalho e Relatoria do Evento. 2011. (Oficina).

51.
24th ICDE WORLD CONFERENCE ON OPEN AND DISTANCE EDUCATION. The Case of the Open University of the Brazilian Public Health System (UNA-SUS): collaborative networks of open and distance education for the qualification of Brazilian public health workforce. 2011. (Congresso).

52.
2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG - Políticas de Promoção de Saúde. Responsabilidade dos Serviços de APS no Processo de Promover a Saúde na Sociedade Brasileira. 2011. (Congresso).

53.
58º Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Proatividade entre Cooperativas e Organizações Sociais. 2011. (Congresso).

54.
5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária:. Projeto UNA-SUS: desafios para a educação continuada no SUS. 2011. (Congresso).

55.
Projeto de Extensão Ciclo de Conferências NUTEDS.Os desafios da qualificação em serviço em um cenário de mudanças das Políticas de Saúde. 2011. (Outra).

56.
X Encontro Nacional da Rede UNA-SUS - "Construção do Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância"- 16_17/06/11.Relatoria de Grupo de Trabalho. 2011. (Encontro).

57.
XII Encontro Nacional UNA-SUS: "Avaliação : processos, aprendizado e impacto - 26_27/10/11.Relatoria de Grupo e Relatoria do Evento. 2011. (Encontro).

58.
XII Encontro Nacional UNA-SUS: Avaliação II: processo, aprendizado e impacto. 2011. (Encontro).

59.
Oficina de Direitos Autorais da UNA-SUS , 06/05/2010.Marco Legal. 2010. (Oficina).

60.
Oficina de Tecnologia de Informação da UNA-SUS - 12_13/04/2010. 2010. (Oficina).

61.
Oficina UNASUS - "Simulação de Casos Clínicos", 2_3/12/2010. 2010. (Oficina).

62.
Oficina UNASUS - "UNA-SUS: projeto político-pedagógico de cursos de especialização na modalidade de educação a distância - 9_10/11/2010..Relatórios de Grupo de Trabalho e do Evento. 2010. (Oficina).

63.
Oficina UNA-SUS sobre Execução de Projetos e Prestação de Contas - 12_13/08/21010.Relatoria de Grupo. 2010. (Oficina).

64.
I Oficina - Coordenação Nacional UNA-SUS -23/24/09/2009. 2009. (Oficina).

65.
5a. Conferência Estadual de Saúde 2007.Delegado à Conferência - gestor. 2007. (Outra).

66.
XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, IV Congresso Brasileiro de Saúde Cultura de Paz e Não-Violência. 2007. (Congresso).

67.
1a. Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - 10_1202/2006.Delegado representado Gestor. 2006. (Outra).

68.
3a. Conferência Nacional do Trabalho e da Educação em Saúde.delegado estadual na Conferência representando gestores. 2006. (Outra).

69.
Congresso HEMORIO. A Organização do SUS sob a Ótica da Gestão do Conhecimenyo. 2006. (Congresso).

70.
Seminário de Avaliação Proesf - Projeto de Expansão e Consolidação da SAúde da Família. 2006. (Seminário).

71.
Semana de Enfermagem da Rede Municipal de Duque de Caxias.Seminário de Abertura. 2005. (Outra).

72.
10th World Congress on Human Resource Management and 30th CONARH - National Congress on People Management. 2004. (Congresso).

73.
I Encontro de Atenção Primária ao Pé Diabético.Os recursos humanos no programa do pé diabético da Cidade do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).

74.
V Encontro de Informática Aplicada à Educação com o tema: Modernidade e Educação: novos paradigmas e desafios docentes.Educação a distância, novos caminhos para a aprendizagem. 2002. (Encontro).

75.
20th ICDE WORLD CONFERENCE ON OPEN AND DISTANCE EDUCATION. Distance Education: a Development Strategy in a New Society of Knowledge and Citizenship. 2001. (Congresso).

76.
20TH ICDE WORLD CONFERENCE ON OPEN AND DISTANCE EDUCATION. The Impossibility of Educational and Professional Qualification: the major causes of social exclusion. 2001. (Congresso).

77.
20TH ICDE WORLD CONFERENCE ON OPEN AND DISTANCE EDUCATION. Distant Education: a Development Strategy in a New Society of Knowledge and Citizenship. 2001. (Congresso).

78.
20TH ICDE WORLD CONFERENCE ON OPEN AND DISTANCE EDUCATION. The Challenge of Quality in Distanc Education Programs and Courses Based on Institutional Evaluation and Accreditation. 2001. (Congresso).

79.
27th Annual IAEA Conference: The Future and Challenges of Educational Assessment in the 21st Century. The iInstitutional Evaluation and Accreditation as Basis dor Quality Distance Education. 2001. (Congresso).

80.
VI Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.Política de Recursos Humanos como Estratégia de Dinamizar e Otimizar a Assistência à Saúde. 2001. (Outra).

81.
Fórum de Experiências Institucionais dos Seminários da Associação Nacional deas Universidades Particulares - 10/05/2000.Panorama da Educação a Distância no Brasil e no Mundo. 2000. (Seminário).

82.
II Ciclo de Palestras de Matemática da Universidade Castelo Branco.Novos paradigmas para o Ensino. 2000. (Outra).

83.
Reflexão do Global e do Local e o Educador Gestor - 01 a 03 de dezembro de 2000. As Perspectiva do global e do Local, e o Educador Gestor do Século XXI. 2000. (Congresso).

84.
Seminário 7 - Módulo 7 - A Questão da Transversalidade da Educação Ambiental nos Parâmetros Curriculares- 18 de janeiro de 2000 - Teatro Odylo Costa Filho - UERJ.A Questão da Transversalidade da Educação Ambiental nos Parâmetros Curriculares. 2000. (Seminário).

85.
The World Education Market - 24th May, 2000. Spotlight on Brazil Higher Education: its possibilities and dilemmas for the New Millennium. 2000. (Congresso).

86.
XXXVIII Fórum de Secretários Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2000. (Outra).

87.
19TH ICDE WORLD CONFERENCE ON OPEN AND DISTANCE EDUCATION. Distance Education as a Strategy to the Development of Brazilian Work-force: from absence and rigidity to positive trends and flexibilization. 1999. (Congresso).

88.
I Seminário de Estudos Aplicados do CEE-RJ.O papel do CEE na integração entre os sistemas de ensino. 1999. (Seminário).

89.
Seminário Nacional Administração Pública Gerencial. 1999. (Seminário).

90.
1º Congresso da Association for Contemporary Iberian Studies. Perspectivas e parceria entre países ibéricos sobre qualificação profissional de docentes a distância. 1997. (Congresso).

91.
II Conferência Municipal de Saúde "Petrópolis: Um Plano para a Saúde".Recursos Humanos. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, I. R. D. ; UFRN, A. P. D. ; IFRJ, A. P. A. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; ARAUJO, C. M. ; PINTO, I. M. ; REGO, M. C. F. D. ; FREITAS, M. T. M. . XV Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - ESUD2018. 2018. (Congresso).

2.
MORAIS, I. R. D. ; DIAS, A. P. ; IFRJ, A. P. A. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; ARAUJO, C. M. ; PINTO, I. M. ; REGO, M. C. F. D. ; FREITAS, M. T. M. . IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância - CIESUD (ESUD 2018). 2018. (Congresso).

3.
VALENTIM, R. A. M. ; OLIVEIRA, C. A. P. . II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, C. A. P.. II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, C. A. P.. ii CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

6.
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros ; OLIVEIRA, C. A. P. ; REGO, M. C. F. D. ; GUERRA NETO, C. L. B. ; COUTINHO, K. D. . 1 Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. 2017. (Congresso).

7.
OLIVEIRA, C. A. P.. OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICS: OLHANDO PARA O LAIS. 2017. (Outro).

8.
OLIVEIRA, C. A. P.; GUSMAO, C. M. G. ; NASCIMENTO, E. N. ; MENEZES JUNIOR, J. V. ; OLIVEIRA, V. A. . II Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS. 2015. (Exposição).

9.
OLIVEIRA, C. A. P.; GUSMAO, C. M. G. ; NASCIMENTO, E. N. ; MENEZES JUNIOR, J. V. ; OLIVEIRA, V. A. . XX Reunião da Rede UNA-SUS. 2015. (Congresso).

10.
OLIVEIRA, C. A. P.; NASCIMENTO, E. N. ; OLIVEIRA, V. A. . XIX Reunião da rede UNA-SUS. 2014. (Congresso).

11.
OLIVEIRA, C. A. P.. Encontro Nacional de Coordenadores Nacionais da Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS, 21/09/10. 2010. (Outro).

12.
OLIVEIRA, C. A. P.. 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2006. (Congresso).

13.
OLIVEIRA, C. A. P.; FORTUNA, M. S. C. . Fórum Integrado de Experiências Bem Sucedidas: a gestão pública. 1995. (Outro).

14.
OLIVEIRA, C. A. P.; FORTUNA, M. S. C. . Fórum Interinstitucional de Qualidade Total. 1994. (Outro).

15.
OLIVEIRA, C. A. P.; FORTUNA, M. S. C. . Conferência de Recursos Humanos - 19 de junho de 1994. 1994. (Outro).

16.
OLIVEIRA, C. A. P.; FORTUNA, M. S. C. . Seminário Produtividade e Qualidade na Administração Direta e Indireta. 1993. (Outro).

17.
OLIVEIRA, C. A. P.; FORTUNA, M. S. C. . Fórum Municipal de Administração Pública - Grupo Executivo da reforma Administrativa. 1993. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ruy Medeiros de Oliveira. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO AO MÉTODO CANGURU. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ruy Medeiros de Oliveira. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃODE CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO AO MÉTODO CANGURU. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Coorientador: Carlos Alberto Pereira de Oliveira.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GUSMAO, C. M. G. (Org.) ; BORBA, V. R. (Org.) ; MENEZES JUNIOR, J. V. (Org.) ; OLIVEIRA, C. A. P. (Org.) ; NASCIMENTO, E. N. (Org.) ; OLIVEIRA, V. A. (Org.) . II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015. 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2015. 326p .

1.
OLIVEIRA, E. S. G. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; SILVA, J. L. R. . A educação sociotécnica e humana, a mediação tecnológica e a Agenda 2030 da ONU. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 29-59.

2.
OLIVEIRA, C. A. P.; DIAS, A. P. ; BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; COUTINHO, K. D. . Educação permanente em saúde: novas necessidades e perspectivas de formação, utilizando as TICs para aplicar estratégias pedagógicas inovadoras. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 147-174.

3.
OLIVEIRA, E. S. G. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; SILVA, J. L. R. . A educação sociotécnica e humana, a mediação tecnológica e a Agenda 2030 da ONU. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 29-59.

4.
OLIVEIRA, C. A. P.; DIAS, A. P. ; BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; COUTINHO, K. D. . Educação permanente em saúde: novas necessidades e perspectivas de formação, utilizando as TICs para aplicar estratégias pedagógicas inovadoras. In: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto;Karilany Dantas Coutinho;Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia: seguindo a trilha da inovação. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 147-174.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, C. A. P.; Villardi, Raquel . ?Distance Education as a Strategy to the Development of Brazilian Work-force: from absence and rigidity to positive trends and flexibility?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINTO, F. C. F. ; OLIVEIRA, C. A. P. . Avaliação Institucional como Base para Qualidade em Ensino a Distancia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRASIL, L. S. B. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; OLIVEIRA, V. A. . The case of the Open University of the Brazilian Public Health System (UNA-SUS): Collaborative networks of open and distance education for the qualification of Brazilian public health workforce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, C. A. P.. Conversando sobre Ética da Produção e da Editoração Acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, C. A. P.; LEMOS, A. F. ; NASCIMENTO, E. N. ; OLIVEIRA, V. A. . Aligning Public Policies: The Open University of the National Unified Health System of and the Brazilian Program of Provision of Physicians. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, C. A. P.; NASCIMENTO, E. N. ; LEMOS, A. F. ; OLIVEIRA, V. A. . A Universidade Aberta do SUS e o programa Brasileiro de Provisão de Médico: contando o caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, C. A. P.. Mesa Redonda 'Aplicativos Eletrônicos Destinados aos Serviços de Saúde, Gestão da Clínica e Apoio ao Diagnóstico: cuidados com o uso de dados de usuários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OLIVEIRA, C. A. P.. As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e integridade da produção científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, C. A. P.. As Universidades Digitais e os ODS 3 e 4.3: a mediação tecnológica e a educação permanente dos profissionais da saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, C. A. P.; OLIVEIRA, E. G. . Sociotechnical network for human development in health: Brazilian Universities in synergy with the formative needs of professionals and students in health. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
OLIVEIRA, C. A. P.; COUTINHO, K. D. ; KODJAOGLANIAN, V. L. ; MONTEIRO, A. ; LISTOVSKY, G. ; BLOMGREN, C. . Café com Ideias ? Educação ao Longo da Vida dos Profissionais da Saúde e a Mediação Tecnológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, C. A. P.. Educação em Foco. 2000.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, C. A. P.; GUSMAO, C. M. G. ; NASCIMENTO, E. N. ; MENEZES JUNIOR, J. V. ; OLIVEIRA, V. A. . XX Reunião da Rede UNA-SUS. 2015. (Congresso).

2.
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros ; OLIVEIRA, C. A. P. ; REGO, M. C. F. D. ; GUERRA NETO, C. L. B. ; COUTINHO, K. D. . 1 Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. 2017. (Congresso).

3.
VALENTIM, R. A. M. ; OLIVEIRA, C. A. P. . II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, C. A. P.. II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, C. A. P.. ii CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, C. A. P.. OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICS: OLHANDO PARA O LAIS. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:17:41