Leandro José Komosinski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5346328957613093
  • Última atualização do currículo em 15/08/2014


Possui graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina(1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:educação tecnológica, teoria da atividade, informática na educação, aprendizagem. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Leandro José Komosinski
Nome em citações bibliográficas
KOMOSINSKI, L. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Informática e de Estatística.
INE/CTC/UFSC
Trindade
88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (48) 3317508
Fax: (48) 3319770
URL da Homepage: http://www.inf.ufsc.br/~leandro


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Um Novo Significado para a Educação Tecnológica Fundamentado na Informática como Artefato Mediador da Aprendizagem, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: João Bosco da Mota Alves.
Palavras-chave: educação tecnológica; teoria da atividade; informática na educação; aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação / Especialidade: Educação Tecnológica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação; Informática.
1987 - 1990
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: LOF: Uma Linguagem Centrada em Frames para Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Hervé Eric Garnousset.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: representação do conhecimento; inteligência artificial; frames.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial / Especialidade: Representação do Conhecimento.
Setores de atividade: Informática.
1983 - 1986
Graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Informática e de Estatística.

08/2001 - 12/2001
Ensino, Bacharelado Em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INE5384 - Estruturas de Dados
6/2001 - 9/2001
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
INE6712 - Software Educacional
03/2001 - 07/2001
Ensino, Bacharelado Em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INE5384 - Estruturas de Dados
INE5603 - Introdução à Programação Orientada a Objetos
8/1996 - 11/1996
Ensino, Bacharelado Em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INE5361 - Programação Orientada a Objetos
INE5364 - Programação em Lógica (turmaa 0232A)
INE5364 - Programação em Lógica (turmaa 0532)
3/1996 - 6/1996
Ensino, Bacharelado Em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INE5361 - Programação Orientada a Objetos
INE5364 - Programação em Lógica
8/1995 - 11/1995
Ensino, Bacharelado Em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INE5361 - Programação Orientada a Objetos
INE5364 - Programação em Lógica
INE5362 - Estruturas de Dados I
3/1995 - 6/1995
Ensino, Bacharelado Em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INE5361 - Programação Orientada a Objetos
INE5364 - Programação em Lógica
INE5201 - Introdução à Ciência da Computação
INE5328 - Projeto de Conclusão de Curso II


Linhas de pesquisa


1.
informática educativa

Objetivo: Investigar a influência da informática nos processos de ensino e de aprendizagem..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Educacional / Especialidade: Sistemas de Apoio à Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: informática educativa; tecnologia educacional.
2.
teorias psicológicas de aprendizagem

Objetivo: Investigar as diversas teorias que fundamentam os processos de aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem.
3.
teoria da atividade

Objetivo: Investigar a utilização da Teoria da Atividade no ensino tecnológico..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem; educação mediada.
4.
ensino tecnológico

Objetivo: Investigar os fundamentos teóricos e práticos do ensino realizado na área tecnológica (engenharias, computação).
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Educacional / Especialidade: Ensino Tecnológico.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem; informática educativa; psicologia histórico-cultural.
5.
técnicas alternativas de ensino/aprendizagem

Objetivo: Investigar métodos alternativos de ensino e de aprendizagem que rompam com o modelo tradicional de leitura (lecturing).
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Educacional / Especialidade: Sistemas de Apoio à Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem; educação mediada; informática educativa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Educacional/Especialidade: Ensino Tecnológico.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, Scheila Wesley2005MARTINS, Scheila Wesley ; OLIVEIRA, A. M. ; KOMOSINSKI, L. J. . WebPensa: Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre - RS, v. 3, n.1, p. 1-8, 2005.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KOMOSINSKI, L. J.. Conheça o Tomcat. Incremente suas aplicações web com Servlets e Java Server Pages.. Revista do Linux, Curitiba-PR, , v. 25, p. 22 - 23, 10 jan. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KOMOSINSKI, L. J.. O Uso de Mapas Cognitivos como Ferramenta para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Uma Abordagem Reflexiva. In: World Congress on Engineering and Computer Education, 2004, Guarujá. Proceedings of World Congress on Engineering and Computer Education 2004, 2004. v. 1.

2.
TREML, J. ; KOMOSINSKI, L. J. . Um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Problemas Mediado pela Informática para o Curso de Administração. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2002, Florianópolis. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Computação, 2002. v. 5. p. 143-151.

3.
KOMOSINSKI, L. J.; LACERDA, C. D. F. ; FALQUETO, J. . Uso de Agentes para Apoio à Mediação de Diálogos Entre Estudantes via Internet. In: V Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 2000, Viña del Mar. Actas do RIBIE2000. Santiago (Chile): Universidad de Chile, 2000.

4.
KOMOSINSKI, L. J.; LACERDA, C. D. F. ; PACHECO, L. H. M. . Aprendizagem mediada por algoritmos genéticos. In: IV Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 1998, Brasília, 1998.

5.
LACERDA, C. D. F. ; KOMOSINSKI, L. J. ; PACHECO, L. H. M. . Uma base teórica para construção de sistemas RBC Educacionais. In: IV Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 1998, Brasília, 1998.

6.
KOMOSINSKI, L. J.; ROS, S. . SCC: A Computer-Based Cognitive Tool for Learning Improvement. In: Congresso Internacional de Informática Educativa, 1995, Buenos Aires, 1995.

7.
OGLIARI, A. ; BACK, N. ; PRADO, I. ; KOMOSINSKI, L. J. . Implementação Computacional do Processo de Concepção de Produtos Utilizando Análise Orientada a Objetos e Sistemas Especialistas. In: II Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 1995, Belo Horizonte, 1995.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KOMOSINSKI, L. J.. A Learning Environment that combines PBL and Vygotsky's socio-cultural theory. In: Fifth Annual Conference on Problem-Based Learning in Undergraduate Science, 1996, Delaware (USA), 1996.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
KOMOSINSKI, L. J.; SCHONROCK, K. A. ; RIBEIRO, D. B. ; POZZO, D. D. ; DIAS, M. L. P. . Sistema de Informações para Acompanhamento e Registro de Estágios - SIARE. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: RS 08874-3, título: "Sistema de Informações para Acompanhamento e Registro de Estágios - SIARE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KOMOSINSKI, L. J.. Participação em banca de Patrícia Gerent Petry. Um Ambiente para o Ensino e Aprendizatem de Algoritmos Utilizando Learning Companions. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
KOMOSINSKI, L. J.. . Definição de uma Linguagem de Programação Visual Orientada por Comportamentos. 2004.

3.
KOMOSINSKI, L. J.. Participação em banca de Fátima Peres Zago de Oliveira. Design Participativo - Um Estudo de Caso: A Especificação dos Requisitos de Um Sistema de Informação para uma Escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
KOMOSINSKI, L. J.. Participação em banca de Ederson Torresini. COLMEIA: uma Tecnologia Adaptativa de Entrada de Dados ao Computador. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
KOMOSINSKI, L. J.. Participação em banca de Demetrius Ribeiro Lima. Tutoria Inteligente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
KOMOSINSKI, L. J.; RAMOS, Edla Maria Faust; WAZLAWICK, R. S.. Participação em banca de Luciana Recart Cardoso. Referências Curriculares para Informática no Ensino Fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
WAZLAWICK, R. S.; KOMOSINSKI, L. J.; RAMOS, Edla Maria Faust; SILVA FILHO, J. J.; QUARTIERO, E. M.. Participação em banca de Carolina Borges Souza. Crianças e Computadores: Discutindo o Uso da TICs na Educação Infantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
RAMOS, Edla Maria Faust; KOMOSINSKI, L. J.; ALVES, J. B. M.. Participação em banca de Maria de Jesus Amaral Damasceno. Formação de Professores de Matemática: Uma proposta da Utilização de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação com uma Abordagem Interdisciplinar. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
SILVA, R. P. E.; WAZLAWICK, R. S.; KOMOSINSKI, L. J.; WILLRICH, R.. Participação em banca de Dário Lissandro Beutler. Um Framework para a criação de Ferramentas de Autoria para Documentos Multimídia. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
QUEIROZ, I. C. G. DE; KOMOSINSKI, L. J.; WAZLAWICK, R. S.; CATTANI, A.. Participação em banca de Izabel Cristina Góes de Queiroz. Um Modelo para Avaliação do PROINFO - Um Estudo de Caso no Pará. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
KOMOSINSKI, L. J.; SILVA, R. P. E.; MAZZOLA, V. B.; PRICE, R. T.. Participação em banca de Evandro César Freiberger. Suporte ao uso de frameworks orientados a objetos com base no histórico do desenvolvimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
KOMOSINSKI, L. J.; SILVA, R. P. E.; COSTA, R. J. C.; EDELWEISS, N.. Participação em banca de Neiva Sheid. Introdução de suporte gerencial baseado em workflow a um ambiente de desenvolvimento de software. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
KOMOSINSKI, L. J.; ROISENBERG, M.; BARRETO, J. M.. Participação em banca de Vilston Renato Griebler. Aprendizagem Cooperativa Via Internet. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
KOMOSINSKI, L. J.; CYBIS, W. A.; RAMOS, Edla Maria Faust. Participação em banca de Marcos Douglas da Silva Gomes. Interfaces Ergonômicas para Software Educativo: Desenvolvimento de Ferramentas de Concepção e Avaliação a Partir da Mesma Base de Conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
GAUTHIER, F. O.; PENIN, S. B.; KOMOSINSKI, L. J.; NASCIMENTO, M. H. M.. Participação em banca de Suzanne Bastos Penin. Um Ambiente de Apoio à Aprendizagem Infantil. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
RAMOS, Edla Maria Faust; KOMOSINSKI, L. J.; BIANCHETTI, Lucídio; ROSATELLI, Marta Costa. Participação em banca de Mônica Carapeços Arriada. Uma Proposta para um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
KOMOSINSKI, L. J.; WAZLAWICK, R. S.; MAIA, L. F. J.; ROSATELLI, Marta Costa; RAMOS, Edla Maria Faust. Participação em banca de Patrícia Cristiane de Souza. Diretrizes para a Construção de Mediadores Sócio-Construtivistas em Sistemas de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ALVES, J. B. M.; QUARTIERO, E. M.; KOMOSINSKI, L. J.; CYSNEIROS, P. G.; PRETTO, N. L.; RAMOS, Edla Maria Faust; VALLE, I. R.. Participação em banca de Elisa Maria Quartiero. As Tecnologias de Informação e de Comunicação no Espaço Escolar: O Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) Em Santa Catarina. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ABREU, A. F.; REZENDE, D. A.; KOMOSINSKI, L. J.; AUDY, J. L. N.; PEREIRA, H. J.; ALVES FILHO, A.; ALVES, J. B. M.. Participação em banca de Denis Alcides Rezende. Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Empresarial: Proposta de Um Modelo e Verificação da Prática em Grandes Empresas Brasileiras. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
ALVES, J. B. M.; OLIVEIRA, C. A. DE; KOMOSINSKI, L. J.; BEZERRA, U. H.; SILVA, D. J.; RABUSKE, M. A.; TAFNER, M. A.. Participação em banca de Clara Amélia de Oliveira. Uma Proposta Educacional na Construção do Elo Todo x Partes Enunciado por Blaise Pascal. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Scheila Wesley Martins. Um Modelo Computacional para Apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Crítico. 2005. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Leandro José Komosinski.

2.
Paula Renata dos Santos Ferreira. Um Modelo Comutacional da Teoria da Atividade para Definição de Ambientes de Aprendizagem baseados em Frameworks orientados a objeto. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.

3.
Lisiane Cezar de Oliveira. Reflexões baseadas na Teoria da Atividade sobre o desenvolvimento de Componentes para Softwares Educacionais. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.

4.
Eliana da Silva Felipe. O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica . 2002. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.

5.
Andracir Oliveira da Silva. Modelo Híbrido de Rede Bayesiana e Lógica Nebulosa para Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.

6.
Eunice Lea de Moraes. A construcao de conhecimentos sociologicos em ambientes colaborativos de aprendizagem - uma interacao tecnometodologica. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.

7.
Jefferson Treml. Um ambiente de aprendizagem baseado em problemas mediado pela Informática para o curso de Administração . 2001. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.

8.
Andracir de Oliveira da Silva. Um Modelo de Inferência Baseado em Lógica Nebulosa e Redes Bayesianas. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Leandro José Komosinski.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
KOMOSINSKI, L. J.; SCHONROCK, K. A. ; RIBEIRO, D. B. ; POZZO, D. D. ; DIAS, M. L. P. . Sistema de Informações para Acompanhamento e Registro de Estágios - SIARE. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: RS 08874-3, título: "Sistema de Informações para Acompanhamento e Registro de Estágios - SIARE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Outras informações relevantes


Participação em Bancas de Pós-Graduação

Exame de Qualificação (Doutorado)

1. Membro examinador, Doutorado em Ciência da Computação da UFSC, 16/02/2001, Doutoranda Maria Aparecida Fernandes Almeida, Orientador Dr. Jorge M. Barreto.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:21:31