William Zamboni de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8634580892861899
  • Última atualização do currículo em 22/12/2018


Graduado em Química Industrial (1979) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geociências (Geoquímica) (1982) pela UFF e em Marine and Atmospheric Chemistry pela University of Miami (Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science) (1986), e Doctor of Philosophy em Earth Sciences (Geochemical Systems) pela University of New Hampshire (1992). Professor Titular do Departamento de Geoquímica do Instituto de Química da UFF. Experiência na área de Geoquímica Ambiental, com atuação principalmente em: 1) química e poluição da atmosfera (água da chuva, gases e partículas), 2) processos biogeoquímicos e fluxos de gases de carbono, nitrogênio e enxofre nas interfaces atmosfera-solo e atmosfera-água (estuários e lagoas), 3) hidrogeoquímica e poluição de águas fluviais, e 4) processos controladores da produção e emissão de óxido nitroso em sistemas de tratamento de esgotos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da UFF de 16/04/2012 até 15/04/2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Zamboni de Mello
Nome em citações bibliográficas
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Química, Departamento de Geoquímica.
Outeiro de São João Batista, s/n
Centro
24020141 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292199
Fax: (21) 26292234
URL da Homepage: http://www.geoquimica.uff.br/


Formação acadêmica/titulação


1989 - 1992
Doutorado em Earth Sciences (Geochemical Systems).
University of New Hampshire, UNH., Estados Unidos.
Título: Factors controlling fluxes of volatile sulfur compounds in Sphagnum peatlands, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Mark Edward Hines.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Fluxo de gases; Gases traços; Sphagnum; Sulfeto de dimetila; Ciclo biogeoquímico do enxofre; Sulfeto de Carbonila.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Química da Atmosfera.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1982 - 1986
Mestrado em Marine and Atmospheric Chemistry.
University of Miami, UMiami, Estados Unidos.
Título: Diel variability in the emissions of some biogenic sulfur compounds from several wetland soils in Florida,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Joseph M. Prospero.
Palavras-chave: Gases reduzidos de enxofre; Gases traços; Spartina alterniflora; Ciclo biogeoquímico do enxofre; Câmara dinâmica; Fluxos de gases.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Química da Atmosfera.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1980 - 1982
Mestrado em Geociências (Geoquímica).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Distribuição e mobilidade do ferro, manganês, zinco, cobre e cobalto em perfis de solo da bacia de drenagem do rio Caranguejo, Maricá-RJ,Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: Irving Foster Brown.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Solos; Mobilidade de metais em solo; Maricá; Extrações sequenciais; Biotita; Óxidos de ferro.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1975 - 1979
Graduação em Química Industrial.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em concurso público e admitido como Professor Adjunto I em 02/1995.

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Bolsista Recém-Doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista Recém-Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa Recém-Doutor do CNPq.

Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2006 - Atual
Ensino, Química (Licenciatura/Bacharelado e Industrial), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química e Poluição da Atmosfera
4/2004 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geoquímica.

Cargo ou função
Sub-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica).
8/2001 - Atual
Ensino, Geociências (Geoquímica), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Ambiental
9/1998 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.

Atividade realizada
Químico responsável pela Solução Técnica Consultoria Junior do Instituto de Química da UFF frente ao Conselho Regional de Química.
8/1995 - Atual
Ensino, Geociências (Geoquímica), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Poluição Atmosférica
3/1993 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geoquímica.

3/1995 - 8/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geoquímica Experimental (20 horas/semestre)
Geoquímica (20 horas/semestre)
01/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geoquímica.

Cargo ou função
Membro e presidente da Comissão de Seleção do Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica).


Linhas de pesquisa


1.
Química e poluição da atmosfera
2.
Hidrogeoquímica
3.
Ciclos biogeoquímicos
4.
Mudanças Globais


Projetos de pesquisa


2008 - 2013
Implicações ambientais resultantes das elevadas descargas de nitrogênio reativo (Nr) nos compartimentos atmosfera, água e solo no Sudeste do Brasil
Descrição: O nitrogênio é essencial a todas as formas de vida em nosso planeta. O homem vem influenciando de forma significativa no ciclo biogeoquímico desse elemento, resultando num aumento acentuado de seu aporte, sob a forma de espécies biologicamente assimiláveis (ex. NH4+ e NO3-), aos sistemas naturais terrestres e aquáticos. As transformações antrópicas de N2 em formas reativas de N (abrev.: Nr = N reativo) vêm crescendo acentuadamente nos últimos 50 anos. A saturação de N influencia nos processos biogeoquímicos dos solos, acidificação com conseqüente perda de nutrientes, imobilização de P e aumento da solubilidade de Al e outros metais; aumento dos níveis de NO2- e NO3- nas águas subterrâneas e fluviais; aumento da taxa de decomposição da matéria orgânica do solo (estimulando a produção de CO2, o principal gás do efeito estufa); e aumento da produção e emissão de N2O. O N2O exerce importante papel no controle do O3 estratosférico bem como na temperatura da superfície da Terra. A principal hipótese levantada no presente estudo é a de que os elevados aportes atmosféricos de N sobre os solos com cobertura de Mata Atlântica e as elevadas descargas de N nos corpos hídricos possam estar induzindo a uma maior emissão de N2O dos ecossistemas terrestres aquáticos da Região Sudeste do Brasil. Este projeto tem como objetivo geral estudar os fluxos de N2O nas interfaces solo-atmosfera e água-atmosfera em sistemas sujeitos aos elevados aportes de N de origem antrópica. Os fluxos na interface solo-atmosfera serão estudados em áreas com cobertura de Mata Atlântica, especificamente no trecho da Serra do Mar situado ao norte e nordeste da baía de Guanabara. E estudar também os fluxos de N2O na interface ar-água em alguns rios com elevados níveis de contaminação decorrente de descargas de esgotos não tratados, na baía de Guanabara e em algumas lagoas costeiras do RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2010
Implicações ambientais resultantes das elevadas descargas de nitrogênio reativo (Nr) nos compartimentos atmosfera, água e solo no Sudeste do Brasil
Descrição: O nitrogênio é essencial a todas as formas de vida em nosso planeta. O homem vem influenciando de forma significativa no ciclo biogeoquímico desse elemento, resultando num aumento acentuado de seu aporte, sob a forma de espécies biologicamente assimiláveis (ex. NH4+ e NO3-), aos sistemas naturais terrestres e aquáticos. As transformações antrópicas de N2 em formas reativas de N (abrev.: Nr = N reativo) vêm crescendo acentuadamente nos últimos 50 anos. A saturação de N influencia nos processos biogeoquímicos dos solos, acidificação com conseqüente perda de nutrientes, imobilização de P e aumento da solubilidade de Al e outros metais; aumento dos níveis de NO2- e NO3- nas águas subterrâneas e fluviais; aumento da taxa de decomposição da matéria orgânica do solo (estimulando a produção de CO2, o principal gás do efeito estufa); e aumento da produção e emissão de N2O. O N2O exerce importante papel no controle do O3 estratosférico bem como na temperatura da superfície da Terra. A principal hipótese levantada no presente estudo é a de que os elevados aportes atmosféricos de N sobre os solos com cobertura de Mata Atlântica e as elevadas descargas de N nos corpos hídricos possam estar induzindo a uma maior emissão de N2O dos ecossistemas terrestres aquáticos da Região Sudeste do Brasil. Este projeto tem como objetivo geral estudar os fluxos de N2O nas interfaces solo-atmosfera e água-atmosfera em sistemas sujeitos aos elevados aportes de N de origem antrópica. Os fluxos na interface solo-atmosfera serão estudados em áreas com cobertura de Mata Atlântica, especificamente no trecho da Serra do Mar situado ao norte e nordeste da baía de Guanabara. E estudar também os fluxos de N2O na interface ar-água em alguns rios com elevados níveis de contaminação decorrente de descargas de esgotos não tratados, na baía de Guanabara e em algumas lagoas costeiras do RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / JOHN EDMUND LEWIS MADDOCK - Integrante / Debora Cynamon Kligerman - Integrante / Carla Semiramis Silveira - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Emissões de óxido nitroso (N2O) em sistemas naturais terrestres e aquáticos sob influência de atividades urbanas e industriais no Sudeste do Brasil
Descrição: O óxido nitroso (N2O) exerce importante papel no controle do ozônio (O3) estratosférico bem como na temperatura da superfície da Terra. Por ser a principal fonte estratosférica de óxido nítrico (NO), o N2O contribui de forma indireta para o consumo do O3 estratosférico, que protege a superfície do planeta de uma maior incidência de radiação UV-B. Na troposfera, o N2O absorve a radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e é responsável por 5-6% do efeito estufa. No presente Projeto propõe-se estudar os fluxos de N2O nas interfaces solo-atmosfera e água-atmosfera em sistemas sujeitos a elevados aportes de nitrogênio de origem antrópica. Os fluxos na interface solo-atmosfera serão estudados em áreas com cobertura de Mata Atlântica da Serra dos Órgãos (trecho da Serra do Mar situado ao norte e nordeste da baía de Guanabara), ou seja, ao longo do segmento que compreende as seguintes unidades de conservação: 1) a APA de Petrópolis, 2) o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e 3) o Parque Estadual dos Três Picos. No PARNASO, serão estudados os aportes atmosféricos de nitrogênio inorgânico (NH4+ e NO3-) em duas altitudes distintas de áreas com cobertura de Mata Atlântica. Os fluxos na interface água-atmosfera serão estudados em alguns dos principais rios, com distintos níveis de contaminação, que deságuam na baía de Guanabara, na baía de Guanabara e em algumas lagoas costeiras do RJ (Piratininga, Itaipu, Maricá, Barra e Guarapina). Os fluxos de N2O na interface solo-atmosfera serão medidos pelo método da câmara estática fixada à superfície do solo. Os fluxos de N2O na interface água-atmosfera serão medidos pelo método da câmara estática com flutuador e estimados por modelos numéricos (F = kC) baseados na diferença entre as concentrações do gás na fase líquida e na fase gasosa (C; termo que define a direção do fluxo) e um coeficiente de troca (ou velocidade de troca k; termo que define a intensidade do fluxo) (Liss e Slater, 1974). Este e.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / Debora Cynamon Kligerman - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
O impacto de poluentes da monocultura da cana-de-açúcar em estuários e águas costeiras do NE-E do Brasil: transporte, destino e estratégias de gerenciamento sustentável
Descrição: Este estudo pretende analisar o impacto ambiental da monocultura da cana de açúcar sobre estuários e águas costeiras representativas do Nordeste e Leste do Brasil, através da quantificação das fontes de poluentes, seus mecanismos de transporte e transformação na água e acumulação no sedimento, a toxicidade e bioacumulação nos recursos vivos, e a exportação dos poluentes ao mar. A meta final é avaliar as implicações socioeconômicas destes impactos, incluindo sobre o turismo, e, através da modelagem ecológica-econômica, fornecer subsídios ao desenvolvimento sustentável dos ambientes. O estudo focaliza dois ecossistemas, o complexo estuarino-lagunar Mundau-Manguaba (AL, costa NE), dominado pelo impacto da cana de açúcar, e o estuário deltáico do rio Paraíba do Sul (RJ, costa Leste) com impactos múltiplos além da cana de açúcar. No que tange à atmosfera, esse estudo pretende estimar sazonalmente os fluxos de deposição de N sob as formas de amônia, nitrato, nitrogênio orgânico total e uréia, bem como determinar as concentrações dessas substâncias no material particulado em suspensão no ar nas proximidades das áreas de cultivo da cana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Integrante / BASTIAAN KNOPPERS - Coordenador / EMMANOEL VIEIRA DA SILVA FILHO - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2005
Partículas atmosféricas e deposição úmida e seca em áreas sujeitas às emissões urbanas, industriais e de queimadas no Sudeste do Brasil (CNPq 474113/03-5)
Descrição: O projeto teve como objetivo 1) estudar a fração solúvel em água de substâncias inorgânicas associados às partículas finas (PM2,5) e grossas (PM2,5-10) na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) e São José dos Campos (SP) e identificar algumas de suas principais fontes naturais e antrópicas; 2) Estudar o aporte atmosférico de íons majoritários na Ilha Grande, RMRJ e no trecho da serra do Mar situada ao norte da baía de Guanabara ( Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Petrópolis); 3) estudar a distribuição de nitrogênio amoniacal nas águas da baía de Guanabara e a variações das concentrações de NH3 na atmosfera da RMRJ, bem como estimar os fluxos de NH3 das águas da baía de Guanabarqa para a atmosfera; 4) estudar a distribuição de óxido nitroso (N2O) nas águas da baía de Guanabara e a variações das concentrações de N2O na atmosfera da RMRJ, bem como estimar os fluxos de N2O das águas da baía de Guanabarqa para a atmosfera; 5) Estudar os fatores de controle dos episódios de concentrações elevadas de ozônio em Volta Redonda (parceria com a CSN). Este estudo foi de grande relevância no que tange a elaboração de estratégias futuras de controle e atenuação das emissões de poluentes para a atmosfera desta região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / PATRICIA ALEXANDRE DE SOUZA - Integrante / Rauda Lúcia Mariani - Integrante / Giselle Parno Guimarães - Integrante / Andrea Rocha da Silva - Integrante / José Carlos Brasil Junior - Integrante / Renato Rodrigues - Integrante / RAQUEL LIMA OLIVEIRA - Integrante / VANESSA BARCELOS COUTO - Integrante / RENATA VAN DER HAAGEN HENRIQUES - Integrante / Isabela Gomes Perry - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5
1999 - 2005
Land use change effects on soil nitrogen cycling and trace gas fluxes in the humid tropics of Brazil (Effekte von Landnutzungsänderungen auf den N-Kreislauf in Böden und die Spurengasemissionen in den humiden Tropen Brasiliens)
Descrição: No século XX, pelo menos 20-30% das áreas com cobertura de florestas tropicais e de cerrado foram convertidas para uso agropecuário. Na América Central e do Sul, esta conversão foi predominantemente para pastagens. Os impactos negativos destas atividades são diversão, incluindo mudanças nas emissões naturais de gases que desempenham importante função em processos químicos e físicos da atmosfera, dentre eles, o óxido nitroso (N2O), óxido nítrico (NO), metano (CH4), dióxido de carbono (CO2). O estudo teve como objetivo estudar o fluxos de N2O, NO e CH4 em floresta intacta e com desmatamento seletivo, bem como em área convertida a pastagem. Foram investigados também os fatores de controle da produção e emissões desses gases. O estudo foi realizado na Floresta Nacional do Tapajós (Santarém, PA) e em pastagens adjacentes. Estudos de fluxos de N2O em pastagem cujos períodos de estabelecimento após o desmatamento foram de poucos meses a 60 anos mostraram que os fluxos nas pastagens são inferiores aos dos solos com cobertura de floresta. Os fluxos de N2O não mostraram tendências consistentes com a idade idade das pastagens. Os fluxos de N2O das pastagen foram maiores no período das chuvas. A razão C/N cresce acentuadamente de solos de floresta às pastagens mais antigas. Disponibilidade de N e grau de aeração dos solos foram os fatores preponderantes no controle dos fluxos de N2O..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Integrante / EDZO VELDKAMP - Coordenador / BARBARA WICK - Integrante.
Financiador(es): Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
1999 - 2001
Estudo da composição química do material particulado inalável no Município do Rio de Janeiro
Descrição: Este projeto teve como objetivo o estudo da composição química de partículas finas (<2,5 µm) e grossas ((2,5-10 µm) na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Coletas simultâneas foram realizadas no Maracanã (cidade do Rio de Janeiro) e no Centro de Niterói. Foram estudadas as substâncias inorgânicas solúveis em água nestas duas frações.Verificou-se forte associação entre as concetrações do sulfato não marinho e as de amônio na fração fina. Os resultados mostraram evidências de reações entre óxidos de nitrogênio (incluindo HNO3) e particulas de sal marinho, face ao deficit de cloreto encontrado, em especial no caso das partículas finas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / RAUDA LUCIA MARIANI - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
1998 - 2005
Soil biogeochemistry of carbon, nutrients, and trace gases in the Amazon region of Brazil: field and model studies of natural and managed conditions
Descrição: Este projeto fez parte do LBA-Ecology e abordou 3 temas principais: 1) troca e estocagem de carbono, 2) dinâmica de nutrientes, e 3) fluxos de gases traços. Parte deste projeto foi realizado paralelamente com o projeto "Land use change effects on soil nitrogen cycling and trace gas fluxes in the humid tropics of Brazil (Effekte von Landnutzungsänderungen auf den N-Kreislauf in Böden und die Spurengasemissionen in den humiden Tropen Brasiliens)", relacionando fluxos de N2O, em solos de floresta e pastagem, com a disponibilidade de C e N nos solos. Fluxos de CO2 sobre a superfície de troncos e galhos de diferentes espécies de árvores foram estudados na Floresta Nacional do Tapajós..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Integrante / MICHAEL KELLER - Coordenador / PATRICK CRILL - Integrante / EDZO VELDKAMP - Integrante.
Financiador(es): National Aeronautics and Space Administration - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
1997 - 2005
Estudo das deposições atmosféricas na cidade do Rio de Janeiro e Parque Nacional do Itatiaia, RJ
Descrição: Este projeto teve objetivo estuda o aporte atmosférico via deposição úmida (chuva) e seca (partículas sedimentáveis) na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Na RMRJ foram também estudadas a composição química de partículas finas (<2,5 µm) e grossas (2,5-10 µm). No período 1998-2004 o aporte atmosférico foi estudado em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Os resultados deste trabalho mostraram evidências de redução dos níveis de sulfato não marinho associado a água da chuva comparado a estudos realizados no final da década de 80. Por outro lado, mostraram também que as concetrações de amônio na água da chuva cresceram em relação à década anterior. O material particulado fino mostrou a presença de partículas de (NH4)2SO4. No PNI observou-se que a composição química da água da chuva pode deve estar sofrendo influência de atividade de queimadas. Os resultados obtidos sugerem transporte de longa distância. Os episódios de chuva poluída devido ao arraste de partículas procedentes de atividades de queimadas foram verificados em setembro e outubro. Os íons sulfato, nitrato e amônio são os predominates da água da chuva no PNI, o que sugere a influência de atividades humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / MARCELO DOMINGUEZ DE ALMEIDA - Integrante / CARLOS ALBERTO MACEDO PINTO FILHO - Integrante / Marcia Val Springer - Integrante / THAÍS SALGADO PIMENTA - Integrante / RAUDA LÚCIA NAVEGA CRUZ MARIANI - Integrante / Hugo Sardenberg Junior - Integrante.
Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 9
1997 - 2000
Estudo do ciclo biogeoquímico na bacia do rio Campo Belo, maciço do Itatiaia - RJ
Descrição: Este estudo mostrou que em média cerca de 80% da precipitação incidente na Floresta Ombrófila Denda de montana no Parque Nacional do Itatiaia atravessa o dossel e atinge a superfície do solo. No inverno, devido a menor temperatura e menor densidade de folhas, este percentual é mais elevado. A composição química da água da chuva é modificada ao atravessar o dossel. Os íons H+ e NO3- mostram retenção na copa das árvores, enquanto que os demais apresentam enriquecimento na água de gotejamento. A distribuição de cátions alcalinos e alcalinos terrosos nas água do rio Campo belo apresentam a seguinte distribuição em unidade molar Na > K > Ca > Mg e que é explicada pela presença das rochas alcalianas ricas em feldspatos e feldspatóides sódicos e potássicos. Fluxos de óxido nitroso (N2O) na inteface solo-atmosfera são 6 vezes superiores no período de verão em relação ao inverno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / EVILENE CELESTINO LOPES - Integrante / CARLOS NOVAES - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
1994 - 1997
A importância da deposição atmosférica na hidrogeoquímica de bacias hidrográficas em áreas de conservação da Mata Atlântica
Descrição: Este projeto foi uma tentativa preliminar de se estudar algumas parcelas do balanço de nutrientes na bacia hidrográfica do rio Campo Belo, no trecho situado entre os limites do Parque Nacional do Itatiaia. A falta de equipamento adequado e as baixas concentrações impuseram dificuldades à determinação analítica do sulfato. A deposição úmida apresentou os maiores fluxos para os íons NO3-, NH4+ e H+. A deposição interna (água de gotejamento do dossel durante a ocorrência de chuvas) apresentou para a maioria dos íons estudados um enriquecimento em relação a deposição úmida, em especial os íons K+ e HCO3-. O íon NO3- mostrou redução na deposição interna em relação ao aporte via deposição úmida, o que sigeriu retenção parcial na copa das árvores. No verão, o pH das águas do rio Campo Belo dimunui durante a ocorrência de chuvas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: William Zamboni de Mello - Coordenador / CLAUDIA MARIA PINTO DA COSTA - Integrante / MARCIA DE SOUZA FERNANDES - Integrante / GLAUCIA ELIZA GAMA VIEIRA - Integrante / ANGÉLICA RIBEIRO SOARES - Integrante / ALESSANDRA PALHA AMADO - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Scientia Forestalis


Revisor de periódico


2003 - Atual
Periódico: Atmospheric Environment
2006 - Atual
Periódico: Plant and Soil
2006 - Atual
Periódico: Agronomia (UFRRJ)
2003 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira
2004 - Atual
Periódico: Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro)
2004 - Atual
Periódico: Water, Air and Soil Pollution
2007 - Atual
Periódico: Scientia Forestalis (IPEF)
2007 - Atual
Periódico: Atmospheric Research
2008 - Atual
Periódico: Polish Journal of Environmental Studies
2008 - Atual
Periódico: Química Nova
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Geofísica
2010 - Atual
Periódico: Environmental Monitoring and Assessment
2012 - Atual
Periódico: Oecologia Australis Books
2012 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Geologia USP. Série Científica
2013 - Atual
Periódico: Engevista (UFF)
2014 - Atual
Periódico: Microchemical Journal
2014 - Atual
Periódico: Engenharia Sanitária e Ambiental


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Química da Atmosfera.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:29
Total de citações:400
Fator H:10
de Mello WZ* OR Mello WZ* OR deMello WZ*  Data: 18/03/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, RENATO PEREIRA2018RIBEIRO, RENATO PEREIRA ; KLIGERMAN, DÉBORA CYNAMON ; Mello, William Zamboni de ; SILVA, DENISE DA PIEDADE ; CORREIA, RENATAH DA FONSECA ; OLIVEIRA, JAIME LOPES DA MOTA . Effects of different operating conditions on total nitrogen removal routes and nitrous oxide emissions in a lab-scale activated sludge system. Revista Ambiente e Agua, v. 13, p. 1-15, 2018.

2.
COSTA, A. C. S.2018COSTA, A. C. S. ; Silveira, C. S. ; Mello, W. Z. ; ALVIM, R. B. ; PINTO, C. B. D. . Plagioclase Dissolution Rate in a Granite-Gneiss Watershed of a Moist Tropical Mountain Forest. ANUÁRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS (UFRJ. IMPRESSO), v. 41, p. 85-94, 2018.

3.
RIBEIRO, R.P.2017RIBEIRO, R.P. ; BUENO, R. F. ; PIVELI, R. P. ; Kligerman, D. C. ; de Mello, W. Z. ; OLIVEIRA, J. L. M. . The response of nitrous oxide emissions to different operating conditions in activated sludge wastewater treatment plants in Southeastern Brazil. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 76, p. 2337-2349, 2017.

4.
SILVA, T. N. V.2017SILVA, T. N. V. ; de Mello, W. Z. ; Kligerman, D. C. . Emissões de óxido nitroso de estações de tratamento de esgotos e de corpos hídricos poluídos por esgotos. SODEBRÁS, v. 12, p. 6-12, 2017.

5.
PONETTE-GONZALEZ, A. G.2017PONETTE-GONZALEZ, A. G. ; PERRONI, Y. ; WEATHERS, K. C. ; DE SOUZA, P. A. ; GARCIA-OLIVA, F. ; de Mello, W. Z. . Nitrogen cycling in tropical Atlantic Forest differing in exposure to urban atmospheric nitrogen deposition. PLANT AND SOIL (DORDRECHT. ONLINE), v. 420, p. 451-465, 2017.

6.
DE ARAGÃO R. RODRIGUES, RENATO2017DE ARAGÃO R. RODRIGUES, RENATO ; Z. DE MELLO, WILLIAM ; C. G. DA CONCEIÇÃO, MARCELA ; A. DE SOUZA, PATRÍCIA ; N. DA SILVA, JACQUELINE JESUS . Nitrogen Dynamics in Tropical Agricultural and Forest Systems and their Impact on Climate Change. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 9, p. 1868-1886, 2017.

7.
A. DE SOUZA, PATRICIA2017A. DE SOUZA, PATRICIA ; Z. DE MELLO, WILLIAM ; N. DA SILVA, JACQUELINE JESUS ; DE A. R. RODRIGUES, RENATO ; C. G. DA CONCEIÇÃO, MARCELA . Atmospheric Wet, Dry and Bulk Deposition of Inorganic Nitrogen in the Rio de Janeiro State. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 9, p. 2052-2066, 2017.

8.
DE SOUZA, PATRICIA A.2015DE SOUZA, PATRICIA A. ; PONETTE-GONZÁLEZ, ALEXANDRA G. ; DE MELLO, WILLIAM Z. ; WEATHERS, KATHLEEN C. ; SANTOS, ISIMAR A. . Atmospheric organic and inorganic nitrogen inputs to coastal urban and montane Atlantic Forest sites in southeastern Brazil. Atmospheric Research (Print), v. 160, p. 126-137, 2015.

9.
ARAUJO, TAIANA G.2015ARAUJO, TAIANA G. ; SOUZA, MARCELO F. L. ; Mello, William Z. de ; SILVA, DANIELA M. L. DA . Bulk Atmospheric Deposition of Major Ions and Dissolved Organic Nitrogen in the Lower Course of a Tropical River Basin, Southern Bahia, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 26, p. 1692-1701, 2015.

10.
BROTTO, ARIANE C.2015BROTTO, ARIANE C. ; KLIGERMAN, DÉBORA C. ; ANDRADE, SAMARA A. ; RIBEIRO, RENATO P. ; OLIVEIRA, JAIME L. M. ; CHANDRAN, KARTIK ; DE MELLO, WILLIAM Z. . Factors controlling nitrous oxide emissions from a full-scale activated sludge system in the tropics. Environmental Science and Pollution Research International, v. 22, p. 11840-11849, 2015.

11.
RIBEIRO, RENATO PEREIRA2015RIBEIRO, RENATO PEREIRA ; ALVIM, RENATA BARBOSA ; ANDRADE, S. A. ; Kligerman, D. C. ; ALMEIDA, P. A. ; OLIVEIRA, J. L. M. ; de Mello, W. Z. . Controlling factors of nitrous oxide emissions from a conventional activated sludge wastewater treatment plant. Engevista (UFF), v. 17, p. 375-384, 2015.

12.
ANDRADE, S. A.2014ANDRADE, S. A. ; OLIVEIRA, R. D. V. L. ; QUEIROZ, G. R. P. C. ; de Mello, W. Z. . A abordagem CTS-Arte nos estudos das estações de tratamento de esgoto: uma prática no ensino fundamental. Revista Práxis (Volta Redonda.Impresso), v. VI, p. 67-80, 2014.

13.
ALVIM, RENATA BARBOSA2014ALVIM, RENATA BARBOSA ; Mello, William Zamboni de ; SILVEIRA, CARLA SEMIRAMIS ; KLIGERMAN, DÉBORA CYNAMON ; RIBEIRO, RENATO PEREIRA . Emissões de óxido nitroso em águas fluviais não poluídas e poluídas da Bacia do Rio Paquequer (Teresópolis, Rio de Janeiro). Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 19, p. 471-478, 2014.

14.
C.S., SILVEIRA2014C.S., SILVEIRA ; J.E.L., MADDOCK ; W.Z., MELLO ; L.A.V., QUEIROZ . Hidrogeoquímica de Metais em Água Fluvial: Fontes Geológicas. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ. Impresso), v. 37_2, p. 39-47, 2014.

15.
de Mello, W. Z.2013de Mello, W. Z.; RIBEIRO, R.P. ; Brotto, A.C. ; Kligerman, D. C. ; PICCOLI, A. S. ; OLIVEIRA, J. L. M. . Nitrous oxide emissions from an intermittent aeration activated sludge system of an urban wastewater treatment plant. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 16-20, 2013.

16.
RIBEIRO, R.P.2013RIBEIRO, R.P. ; de Mello, W. Z. ; ALVIM, R. B. ; ANDRADE, S. A. ; Brotto, A.C. ; Kligerman, D. C. ; OLIVEIRA, J. L. M. ; ALMEIDA, P. A. . Emissões de óxido nitroso do tanque de aeração de uma estação de tratamento de esgotos com sistema de lodos ativados convencional. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 998-1003, 2013.

17.
RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro2012RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; de Mello, W. Z. . Fluxos de óxido nitroso em solos com cobertura de Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 1549-1553, 2012.

18.
QUEIROZ, L. A. V.2012QUEIROZ, L. A. V. ; Silveira, C. S. ; de Mello, W. Z. ; ALVIM, R. B. ; VIEIRA, M. D. . Hidrogeoquímica e poluição das águas fluviais da bacia do rio Paquequer, Teresópolis (RJ). Geociências (São Paulo. Online), v. 31, p. 606-621, 2012.

19.
DE SOUZA, Patricia Alexandre de2011DE SOUZA, Patricia Alexandre de ; de Mello, W. Z. ; MARIANI, Rauda Lúcia ; Sella, S.M. . Variações temporais do material particulado inalável fino e grosso e íons inorgânicos solúveis em São José dos Campos, SP. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso), v. 29, p. 71-82, 2011.

20.
Brotto, A.C.2010Brotto, A.C. ; Kligerman, D. C. ; PICCOLI, A. S. ; de Mello, W. Z. . Emissão de óxido nitroso de estação de tratamento de esgoto de lodos ativados por aeração prolongada - estudo preliminar. Química Nova (Impresso), v. 33, p. 618-623, 2010.

21.
Souza, Patricia Alexandre de2010Souza, Patricia Alexandre de ; Mello, William Zamboni de ; MARIANI, Rauda Lúcia ; Sella, Silvia Maria . Caracterização do material particulado fino e grosso e composição da fração inorgânica solúvel em água em São José dos Campos (SP). Química Nova (Impresso), v. 33, p. 1247-1253, 2010.

22.
Lima, Richardson G.2009Lima, Richardson G. ; Cavalcante, Paulo R. S. ; Melo, Odilon T. ; de Mello, W. Z. . Concentrações de amônio na água da chuva e estimativa de emissão de amônia de rebanhos domésticos de Pinheiro e Viana, Baixada Maranhense. Química Nova (Impresso), v. 32, p. 2273-2276, 2009.

23.
MARQUES, Eduarado M2008MARQUES, Eduarado M ; Sella, S.M. ; de Mello, W. Z. ; LACERDA, Luiz Drude de ; SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da . Hydrogeochemistry of sand pit lakes at Sepetiba Basin, Rio de Janeiro, southeastern Brazil. Water, Air and Soil Pollution (Print), v. 189, p. 21-36, 2008.

24.
McGroddy, M. E.2008McGroddy, M. E. ; Silver, W. L. ; de Oliveira, R. C. ; de Mello, W. Z. ; Keller, M. . Retention of phosphorus in highly weathered soils under a lowland Amazonian forest ecosystem. Journal of Geophysical Research, v. 113, p. G04012, 2008.

25.
GUIMARÃES, Giselle Parno2008GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . Fluxos de óxido nitroso na interface ar-mar na Baía de Guanabara. Química Nova (Impresso), v. 31, p. 1613-1620, 2008.

26.
RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro2007RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; de Mello, W. Z. ; DE SOUZA, Patricia Alexandre de . Aporte atmosférico de amônio, nitrato e sulfato em área da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra dos Órgãos, RJ. Química Nova, v. 30, p. 1842-1848, 2007.

27.
MARIANI, Rauda Lucia2007MARIANI, Rauda Lucia ; de Mello, W. Z. . PM2.5-10, PM2.5 and associated water-soluble inorganic species at a coastal urban site in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Atmospheric Environment, v. 41, p. 2887-2892, 2007.

28.
GUIMARÃES, Giselle Parno2006GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . Estimativa do fluxo de amônia na interface ar-mar na baía de Guanabara - estudo preliminar. Química Nova, v. 29, n.1, p. 54-60, 2006.

29.
DE SOUZA, Patricia Alexandre de2006DE SOUZA, Patricia Alexandre de ; de Mello, W. Z. ; MALDONADO, Juan ; EVANGELISTA, Heitor . Composição química da água da chuva e aporte atmosférico na Ilha Grande, RJ. Química Nova, v. 29, n.3, p. 471-476, 2006.

30.
WICK, B.2005 WICK, B. ; VELDKAMP, E. ; de Mello, W. Z. ; Keller, M. ; Crill, P. . Nitrous oxide fluxes and nitrogen cycling along a pasture chronosequence in Central Amazonia, Brazil. Biogeosciences, Alemanha, v. 2, p. 175-187, 2005.

31.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM2004 de Mello, W. Z.; ALMEIDA, Marcelo Dominguez de . Rainwater chemistry at the summit and southern flank of the Itatiaia massif, Southeastern Brazil. Environmental Pollution (Barking), v. 129, p. 63-68, 2004.

32.
SIFEDDINE, Abdelfettah2003SIFEDDINE, Abdelfettah ; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano ; LEDRU, M. ; TURCQ, B. J. ; KNOPPERS, B. ; MARTIN, L. ; de Mello, W. Z. ; PASSENAU, H. ; DOMINGUEZ, J. M. L. ; CORDEIRO, R. C. . A 21000 cal years paleoclimatic record from Caçó Lake, northern Brazil: evidence from sedimentary and pollen analyses. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, v. 189, p. 25-34, 2003.

33.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM2001 de Mello, W. Z.. Precipitation chemistry in the coast of the Metropolitan Region of Rio de Janeiro, Brazil. Environmental Pollution (Barking), v. 114, n.2, p. 235-242, 2001.

34.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1998de Mello, W. Z.; GOREAU, Thomas Joaquim . Fluxos de óxido nitroso (N2O) e dióxido de carbono (CO2) em solos de remanescentes da Foresta Atlântica no Sudeste do Brasil. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro), SÃO PAULO, v. 12, n.1, p. 17-27, 1998.

35.
COSTA, C. M. P.1997COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. . Deposições atmosféricas e intercâmbio com a copa da floresta no maciço do Itatiaia (RJ) na estação das chuvas. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro), SÃO PAULO, v. 11, p. 341-354, 1997.

36.
KELLER, Michael1997KELLER, Michael ; MELILLO, J. ; de Mello, W. Z. . Trace gas emissions from ecosystems of the Amazon. Ciência e Cultura (SBPC), SÃO PAULO, v. 49, p. 87-97, 1997.

37.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1994 de Mello, W. Z.; HINES, M. E. . Application of static and dynamic enclosures for determining dimethyl sulfide and carbonyl sulfide exchange In Sphagnum pealands: implications for the magnitude and direction of flux. Journal of Geophysical Research, ESTADOS UNIDOS, v. 99, p. 14601-14607, 1994.

38.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1994de Mello, W. Z.. Como os seres vivos produzem gases de enxofre. Ciência Hoje, RIO DE JANEIRO, v. 17, n.98, p. 28-37, 1994.

39.
GOREAU, Thomas Joaquim1988 GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Tropical deforestation: some effects on atmospheric chemistry. Ambio (Oslo), Royal Swedish Acad. of Science, v. 17, n.4, p. 275-281, 1988.

40.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1988de Mello, W. Z.. Variabilidade na composição química da água da chuva durante a precipitação. Ciência e Cultura (SBPC), v. 40, n.10, p. 1008-1011, 1988.

41.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1988de Mello, W. Z.; MOTTA, J. S. T. . Estudo preliminar da composição química de frações de águas pluviais em Niterói. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 2, p. 897-909, 1988.

42.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1987de Mello, W. Z.; SOUZA, M. P. ; MOTTA, J. S. T. . Medidas dos fluxos de deposição seca em Niterói, RJ - nota preliminar. Ciência e Cultura (SBPC), v. 39, n.11, p. 1075-1078, 1987.

43.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1987de Mello, W. Z.; MOTTA, J. S. T. . Acidez na chuva. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 6, n.34, p. 40-43, 1987.

44.
de Mello, W. Z.;Mello, W. Z.;Mello, William Zamboni de;Mello, William Z. de;W.Z., MELLO;DE MELLO, WILLIAM Z.;Z. DE MELLO, WILLIAM1987de Mello, W. Z.; COOPER, D. J. ; COOPER, W. J. ; SALTZMAN, E. S. ; ZIKA, R. G. ; SAVOIE, D. L. ; PROSPERO, J. M. . Spatial and diel variability in the emissions of some biogenic sulfur compounds from a Florida Spartina alterniflora coastal zone. Atmospheric Environment, v. 21, n.4, p. 987-990, 1987.

45.
COOPER, W. J.1987COOPER, W. J. ; COOPER, D. J. ; SALTZMAN, E. S. ; de Mello, W. Z. ; SAVOIE, D. L. ; ZIKA, R. G. ; PROSPERO, J. M. . Emission of biogenic sulphur compounds from several wetland soils in Florida. Atmospheric Environment, v. 21, n.7, p. 1491-1495, 1987.

46.
COOPER, D. J.1987COOPER, D. J. ; de Mello, W. Z. ; COOPER, W. J. ; ZIKA, R. G. ; SALTZMAN, E. S. ; PROSPERO, J. M. ; SAVOIE, D. L. . Short-term variability in biogenic sulphur emissions from a Florida Spartina alterniflora marsh. Atmospheric Environment, v. 21, n.1, p. 7-12, 1987.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; de Mello, W. Z. ; DE SOUZA, Patricia Alexandre de . Deposições atmosféricas de íons majoritários na bacia do alto curso do rio Paquequer, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ. In: Cecilia Cronemberger de Faria; Ernesto Bastos Viveiros de Castro. (Org.). Ciência e Conservação na Serra dos Órgãos. Brasília: Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 2007, v. , p. 241-254.

2.
GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Minimizing net greenhouse gas sources from mangrove and wetland soils. In: Yutaka Tateda, Tom Goreau, Dan Alongi, Akihiro Nose, Erik Kristensen e Gullaya Wattayakorn. (Org.). Greenhouse Gas and Carbon Balances in Mangrove Coastal Ecosystems. Tokyo: Gendai Tosho Company, 2007, v. , p. 239-248.

3.
GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Nitrous oxide, methane, and carbon dioxide fluxes from South Florida habitats during the transition from dry to wet seasons: potential impacts of Everglades drainage and flooding on the atmosphere. In: Porter, J.W.; Porter, K.G.. (Org.). The Everglades, Florida Bay, and Coral Reefs of the Florida Keys - an Ecosystem Sourcebook. Boca Raton: CRC Press, 2002, v. , p. 281-306.

4.
COOPER, D. J. ; COOPER, W. J. ; de Mello, W. Z. ; SALTZMAN, E. S. ; ZIKA, R. G. . Variability in biogenic sulfur emissions from Florida wetlands. In: ACS Symposium Series. (Org.). Biogenic sulfur in the environment. Washington: American Chemical Society, 1989, v. , p. 31-43.

5.
GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Effects of deforestation on sources and sinks of atmospheric carbon dioxide, nitrous oxide, and methane from central Amazonian soils and biota during the dry season: a preliminary study. In: Diva Athié; Thomas E. Lovejoy; Pieter de Marez Oyens. (Org.). Proceedings of the Workshop on Biogeochemistry of Tropical Rain Forests: Problems for Research. Piracicaba: Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, 1987, v. , p. 51-66.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Effects of deforestation on sources and sinks of atmospheric carbon dioxide, nitrous oxide, and methane from central Amazonian soils and biota during the dry season: a preliminary study. In: Workshop on biogeochemistry of tropical rain forests: problems for research, 1987, Piracicaba. Proceedings of the Workshop on Biogeochemistry of Tropical Rain Forests: Problems for Research. Piracicaba: CENA-USP/WWF, 1985. p. 51-66.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR, 2007.

2.
GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Minimizing greenhouse gas sources and sinks from mangrove and wetland soils. In: International Symposium on Greenhouse Gas and Carbon Balances in Mangrove Coaastal Ecosystems - GREENMANG-2005, 2005, Ibaraki. International Symposium on Greenhouse Gas and Carbon Balances in Mangrove Coaastal Ecosystems - GREENMANG-2005, 2005.

3.
SILVA, Andrea Rocha da ; de Mello, W. Z. . Nitrogênio orgânico e inorgânico em água de chuva. In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2005, Porto de Galinhas, 2005.

4.
RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; de Mello, W. Z. . Aporte atmosférico de íons majoritários na bacia do alto curso do rio Paquequer, Parque Nacional da Serra dos Órgãos. In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2005, Porto de Galinhas.

5.
RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; de Mello, W. Z. . Fluxos de óxido nitroso na bacia do alto curso do rio Paquequer, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ. In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2005, Porto de Galinhas, 2005.

6.
GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . Óxido nitroso nas águas superficiais da baía de Guanabara (RJ). In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2005, Porto de Galinhas, 2005.

7.
COUTO, Vanessa Barcelos ; HAAGEN, Renata Van Der ; de Mello, W. Z. . Fluxos de óxido nitroso na interface mar-ar na baía de Guanabara (RJ). In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2005, Porto de Galinhas, 2005.

8.
MARQUES, Eduarado M ; SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da ; TUBBS, Decio ; de Mello, W. Z. ; SANTELLI, Ricardo Erthal . Hidrogeoquímica nas cavas de extração de areia, Distrito Areeiro de Seropédica, Rio de Janeiro. In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2005, Porto de Galinhas, 2005.

9.
GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . Estimate of NH3 emissions from Guanabara Bay, Brazil. In: 4th International Symposium on Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004, Buzios, RJ. 4th International Symposium on Environmental Geochemistry in Tropical Countries - Book of Abstracts, 2004. p. 53-56.

10.
PEREZ, Marcela Andrea Perez ; de Mello, W. Z. . Atmospheric deposition of major ions at a remote lake in Northern Maranhão Brazil. In: 4th International Symposium on Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004, Búzios, RJ. 4th International Symposium on Environmental Geochemistry in Tropical Countries - Book of Abstracts, 2004. p. 72-73.

11.
SILVA, Andrea Rocha da ; de Mello, W. Z. ; ALMEIDA, Marcelo Dominguez de . Organic nitrogen and phosphorus, and major ions in the lower course of Campo Belo river, Itatiaia (RJ), Brazil. In: 4th International Symposium on Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004, Búzios, RJ. 4th International Symposium on Environmental Geochemistry in Tropical Countries - Book of Abstracts, 2004. p. 174-176.

12.
DE SOUZA, Patricia Alexandre de ; de Mello, W. Z. ; EVANGELISTA, Heitor ; MALDONADO, Juan . Estudo estatístico do aporte atmosférico na Ilha Grande, RJ. In: XII Simpósio sobre Meio Ambiente - VII Simpósio de Direito Ambiental, 2004, São Gomçalo. XII Simpósio sobre Meio Ambiente - VII Simpósio de Direito Ambiental, 2004.

13.
de Mello, W. Z.. Composição química da chuva nolitoral da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2003, Belém, PA. Resumos do IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, Belém, PA; Sociedade Brasileira de Geoquímica (SBGq), 2003. v. 1. p. 6-8.

14.
PEREZ, Marcela Andrea Perez ; de Mello, W. Z. ; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano ; SIFEDDINE, Abdelfettah . Fontes de contribuição para a composição química da chuva na Lagoa do Caçó - Norte do Maranhão. In: IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2003, Belém, PA. Resumos do IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, Belém, PA; Sociedade Brasileira de Geoquímica (SBGq). Belém, PA, 2003. v. 1. p. 346-348.

15.
de Mello, W. Z.; ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; MARIANI, Rauda Lucia ; VILARDO, Carla Araujo ; SPRINGER, M. V. ; ARAUJO, F. C. . Fatores de controle da composição química da chuva e partículas atmosféricas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Parque Nacional do Itatiaia, RJ - Brasil. In: VI Congresso de Geoquímica dos Países de Língia Portuguesa e XII Semana de Geoquímica, 2001, Faro. Actas - Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal - Sociedade Brasileira de Geoquímica. Faro: Universidade do Algarve, 2001. p. 249-252.

16.
BARROS, A. M. A. ; de Mello, W. Z. ; BARROS, A. B. ; DIAS, C. B. ; PEREZ, Marcela Andrea Perez . Hidrogeoquímica e qualidade de água da bacia do rio Itabapoana. In: VI Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa & XII Semana de Geoquímica, 2001, Faro. Actas - Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal e Sociedade Brasileira de Geoquímica. Faro: Universidade do Algarve, 2001. p. 261-265.

17.
PEREZ, Marcela Andrea Perez ; de Mello, W. Z. ; SIFEDDINE, A. ; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano . Caracterização do aporte atmosférico na Lagoa do Caçó, norte do Maranhão. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz, Imbé, RS. Boletim de Resumos - Mudanças Globais e o Quaternário, 2001. p. 320-321.

18.
de Mello, W. Z.; MARIANI, Rauda Lucia . Aporte atmosférico de enxofre, nitrogênio, cloro, sódio, potássio, magnésio e cálcio em Niterói. In: VII Simpósio sobre Meio Ambiente - II Simpósio de Direito Ambiental, 1999, São Gonçalo. VII Simpósio sobre Meio Ambiente - II Simpósio de Direito Ambiental, 1999.

19.
COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. ; ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; VILARDO, Carla Araujo ; BRITO, Monique Araujo de ; CUNHA, André Eugênio Santos . Emissões de óxido nitroso em remanescentes da Floresta Tropical Atlântica. In: VII Simpósio sobre Meio Ambiente - II Simpósio de Direito Ambiental, 1999, São Gonçalo. VII Simpósio sobre Meio Ambiente - II Simpósio de Direito Ambiental, 1999.

20.
COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. . Variabilidade temporal e espacial dos fluxos de óxido nitroso (N2O) em solos de remanescentes da Floresta Atlântica no Sudeste do Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Meteorologia (X CBMET) - VIII Congresso da Federação Latino-Americana e Ibérica de Sociedades de Meteorologia (VIII CFLISMET), 1998, Brasília. X Congresso Brasileiro de Meteorologia - VIII Congresso da Federação Latino-Americana e Ibérica de Sociedades de Meteorologia, 1998.

21.
MIANO, S. C. ; PIRES, F. R. M. ; de Mello, W. Z. ; ANTONELLO, L. L. ; NASCIMENTO, M. . Formation of bauxites and clay deposits and the relationship with geomophology in the Itatiaia massif - southeastern Brazil. In: X Congreso Latinoamericano de Geología y VI Congreso Nacional de Geología Económica, 1998, Buenos Aires. Actas X Congreso Latinoamericano de Geología y VI Congreso Nacional de Geología Económica, 1998. v. III. p. 156-161.

22.
COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. . Hidrogeoquímica das águas fluviais da bacia do rio Campo Belo no período das chuvas - maciço do Itatiaia - RJ. In: 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997. v. 1. p. 228-231.

23.
MARIANI, Rauda Lucia ; MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães ; de Mello, W. Z. ; MOREIRA, I. . Medidas de SO2 e NO2 na atmosfera do Rio de Janeiro por meio de tubos passivos. In: 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997. v. 1. p. 259-262.

24.
NOVAES, C. ; de Mello, W. Z. ; FERNANDES, M. S. ; VIEIRA, G. E. G. ; SOARES, A. R. . Caracterização preliminar das águas da bacia do rio das Pedras - Penedo (Itatiaia), RJ. In: 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997. v. 1.

25.
PEREIRA, M. S. ; DAMASCENO, R. N. ; de Mello, W. Z. ; LUTZ, H. ; KUTUBUDDIN, M. ; BAYER, E. . Conversão a baixa temperatura de lodo de estação de tratamento de esgoto, bagaço de cana e bagaço de malte em óleo combustível e carvão. In: 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997. v. 2. p. 504-507.

26.
LOPES, E. C. ; de Mello, W. Z. ; VILARDO, Carla Araujo . Emissão de óxido nitroso em solo de floresta ombrófila densa da formação montana no maciço do Itatiaia, RJ. In: 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997. v. 1. p. 154-157.

27.
MIANO, S. C. ; de Mello, W. Z. ; PIRES, F. R. M. ; MANTOVANO, J.L. . Zoneamento morfológico associado a evolução das bauxitas no maciço do Itatiaia, Rio de Janeiro-Minas Gerais. In: 6º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do 6º Congresso Barsileiro de Geoquímica, 1997. v. 1. p. 612-615.

28.
de Mello, W. Z.. Bulk precipitation and throughfall chemistry in a coastal premontane wet forest in the western part of the Rio de Janeiro Metropolitan Region. In: 2nd International Symposium: Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 1996, Cartagena, Colombia. 2nd International Simpoisum: Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 1996.

29.
de Mello, W. Z.; COSTA, C. M. P. ; FARIAS, C. O. ; VIEIRA, G. E. G. . Formação de gibbsita no maciço do Itatiaia: evidência baseada na hidrogeoquímica e conceitos termodinâmicos. In: V Congresso Brasileiro de Geoquímica - III Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, 1995, Niterói. V Congresso Brasileiro de Geoquímica - III Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, 1995.

30.
FARIAS, C. O. ; de Mello, W. Z. ; SOARES, A. R. ; VIEIRA, G. E. G. ; FERNANDES, M. S. . Aporte atmosférico na bacia do rio Ubatiba, Maricá, RJ. In: V Congresso Brasileiro de Geoquímica - III Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, 1995. V Congresso Brasileiro de Geoquímica - III Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa.

31.
de Mello, W. Z.. Elemental input-output mass budgets in the Itingussu river watershed, RJ. In: Perspectives for Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 1993, Niterói. Proceedings of the perspectives for environmental geochemistry in tropical countries. Niterói: Departamento de Geoquímica, UFF, 1993. p. 165-169.

32.
de Mello, W. Z.; SOUZA, M. P. . Fluxo atmosférico das espécies iônicas predominantes na chuva em Niterói. In: 4º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1993, Brasília. 4º Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1993. p. 290-291.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MALDONADO, Juan ; EVANGELISTA, Heitor ; de Mello, W. Z. ; Makarovska, Y. ; Van Grieken, R. ; Godoi, R. H. M. . Characterization of atmospheric particles from South America to Antarctic. In: Tenth Rio Symposium on Atomic Spectrometry, 2008, Salvador. Book of Abstracts - Tenth Rio Symposium on Atomic Spectrometry, 2008.

2.
GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . Potential emissions of N2O from Guanabara Bay (RJ, Brazil) to atmosphere. In: Oceanografia e Mudanças Globais, 2006, São Paulo. III Simpósio Brasileiro de Oceanografia e I Encontro Nacional de Oceanografia Química, 2006.

3.
COUTO, Vanessa Barcelos ; de Mello, W. Z. . Fluxos de óxido nitroso (N2O) na interface ar-mar na costa sul da Ilha do Governador, baía de Guanabara, RJ. In: 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmios UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005, Niterói. 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmios UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005.

4.
HENRIQUES, Renata Van Der Haagen ; de Mello, W. Z. . Fatores de controle das emissões molares de óxido nitroso (N2O) no ar em Niterói, RJ. In: 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmios UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005, Niterói. 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmios UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005.

5.
GUIMARÃES, Giselle Parno ; TENENBAUM, D. R. ; de Mello, W. Z. . A resposta da comumidade fitoplanctônica a regiões com diferentes qualidades de água da baía de Guanabara. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Anais XCBL, 2005.

6.
SILVA, Andréa Rocha da ; de Mello, W. Z. . Comportamento das formas orgânicas e inorgânicas de N e P no baixo curso do rio Campo Belo, Itatiaia, RJ. In: 27º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador, BA, 2004.

7.
GUIMARÃES, Giselle Parno ; de Mello, W. Z. . Estimativa do fluxo de óxido nitroso (N2O) na interface ar-mar da baía de Guanabara, RJ. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia´2004 (CBO´2004) e XVI Semana Nacional de Oceanografia (XVI SNO), 2004, Itajaí, SC, 2004.

8.
MALDONADO, Juan ; de Mello, W. Z. ; DE SOUZA, Patricia Alexandre de ; EVANGELISTA, Heitor . Estudo da composição química da neve na Península Keller (Ilha Rei George), Antártica. In: XII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2004, São Paulo, SP, 2004.

9.
DE SOUZA, Patricia Alexandre de ; de Mello, W. Z. ; EVANGELISTA, Heitor ; MALDONADO, Juan . Deposições atmosféricas na Ilha Grande. In: XLII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto, MG. XLIII Congresso Brasileiro de Química - Química: Conservação e Meio Ambiente. Ouro Preto, MG, 2003. v. 1. p. 808.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, J. J. N. ; DE MELLO, WILLIAM Z. ; RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; ALVES, B. J. R. ; DE SOUZA, P. A. ; CONCEICAO, M. C. G. . Ciclagem de nitrogênio em florestas tropicais e plantações de eucalipto no Brasil no antropoceno. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
de Mello, W. Z.; MATOS, J. A. ; Castilhos, Z.C. ; SILVA, L. I. D. ; CARNEIRO, M. C. ; MONTEIRO, M. I. C. . Arsenic in atmospheric particulate matter, MG, Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
de Mello, W. Z.. Aporte atmosférico de nitrogênio em unidades de conservação no Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
de Mello, W. Z.. The influences of the human activities on atmospheric deposition in Southeast Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
de Mello, W. Z.; GUIMARÃES, Giselle Parno . The Guanabara Bay as a source of atmospheric ammonia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Kligerman, D. C. ; de Mello, W. Z. ; PICCOLI, A. S. ; RIBEIRO, R.P. ; Brotto, A.C. . Nitrous oxide emission from a domestic wastewater treatment plant with intermittent aeration in the tropics. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
de Mello, W. Z.; Kligerman, D. C. ; PICCOLI, A. S. ; RIBEIRO, R.P. ; Brotto, A.C. . Produção de óxido nitroso (N2O) em tanque de aeração com processo de lodos ativados com fluxo intermitente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
de Mello, W. Z.; RODRIGUES, Renato de Aragão Ribeiro ; DE SOUZA, Patricia Alexandre de . Aporte atmosférico de amônio, nitrato e sulfato no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
de Mello, W. Z.. Fluxos de NH3 e N2O na interface ar-água em sistemas aquáticos costeiros no Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
de Mello, W. Z.. Deposção ácida - fatores de controle e tendências. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
de Mello, W. Z.. Deposição ácida no Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
de Mello, W. Z.. Estudo do aporte atmosférico e das trocas com a copa da vegetação da Floresta Ombrófila Densa na bacia do rio Paquequer - PARNA Serra dos Órgãos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
de Mello, W. Z.; PEREZ, Marcela Andrea Perez ; SIFEDDINE, Abdelfettah ; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano . Cracterização do aporte atmosférico na Lagoa do Caçó, norte do Maranhão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
de Mello, W. Z.. Projeto Deposições Atmosféricas - apresentação de dados preliminares do Rio de Janeiro e Parque Nacional do Itatiaia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
de Mello, W. Z.; MARIANI, Rauda Lúcia . Aporte atmosférico de enxofre, nitrogênio, cloro, sódio, potássio, magnésio e cálcio em Niterói. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
de Mello, W. Z.. Hidrogeoquímica do rio Itabapoana. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
de Mello, W. Z.. Chuva ácida. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
de Mello, W. Z.. Fatores que controlam a composição química das chuvas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
de Mello, W. Z.. Acid deposition in Rio de Janeiro State. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
de Mello, W. Z.. O meio ambiente e a sobrevivência humana. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
de Mello, W. Z.. A biosfera no controle dos processos físicos e químicos da atmosfera. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
de Mello, W. Z.. A importância dos processos naturais e antrópicos no controle da composição química da água da chuva. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
de Mello, W. Z.. Controle de chuva ácida no RJ. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
de Mello, W. Z.. Relatório final de avaliação das condições presentes de funcionamento do Complexo Industrial REDUC/DTSE sob o ponto de vista de suas implicações ambientais. 2000.

Trabalhos técnicos
Demais trabalhos
1.
ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; de Mello, W. Z. ; CORDEIRO, R. C. . Deposições atmosféricas no Parque Nacional do Itatiaia. 2001 (V Congresso Brasileiro de Ecologia - Ambiente x Sociedade) .

2.
ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; de Mello, W. Z. . Avaliação dos compostos de NO3- e SO42- da chuva através da regressão linear múltipla. 2001 (VIII Congresso Brasileiro de Geoquímica - I Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul) .

3.
PEREZ, Marcela Andrea Perez ; de Mello, W. Z. ; SIFEDDINE, A. ; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano ; SPRINGER, M. V. ; ARAUJO, F. C. . Aporte atmosférico de substâncias inorgânicas na Lagoa do Caçó - Norte do Maranhão. 2001 (XLI Congresso Brasileiro de Química - XIV Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química) .

4.
BRITO, E. M. S. ; ANJOS, A. P. A. ; MACHADO, W. T. V. ; MOLISANI, M. M. ; SPRINGER, M. V. ; ARAUJO, F. C. ; de Mello, W. Z. . Hidrogeoquímica de águas fluviais da bacia hidrográfica do rio Campo Belo (Itatiaia, SE do Brasil). 2001 (VIII Congresso Brasileiro de Geoquímica - I Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul) .

5.
ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; de Mello, W. Z. . Deposições atmosféricas, seca e úmida, no Parque Nacional do Itatiaia. 2000 (23º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química) .

6.
FRANZ, M. ; de Mello, W. Z. ; VELDKAMP, E. ; KELLER, Michael ; CRILL, Patrick . Fluxo de óxido nitroso e metano em pastagem das regiões Sudeste e Amazônica. 2000 (First LBA Scientific Conference) .

7.
ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; ARAUJO, F. C. ; SPRINGER, M. V. ; de Mello, W. Z. . ACP aplicada a composição química da chuva no Parque Nacional do Itatiaia. 2000 (XL Congresso Brasileiro de Química) .

8.
ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; SPRINGER, M. V. ; ARAUJO, F. C. ; de Mello, W. Z. . Aplicação do modelo de regressões múltiplas na avaliação da influência dos íons principais no pH das chuvas do Parque Nacional do Itatiaia. 2000 (XL Congresso Brasileiro de Química) .

9.
SPRINGER, M. V. ; PINTO FILHO, C. A. M. ; ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; de Mello, W. Z. . Constituição química da chuva no maciço do Itatiaia e zona costeira da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2000 (10º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia) .

10.
ARAUJO, F. C. ; MACHADO, W. T. V. ; ALMEIDA, Marcelo Dominguez de ; de Mello, W. Z. . Caracterização hidrogeoquímica das águas fluviais da bacia do rio Campo Belo - Itatiaia, RJ. 2000 (10º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia) .

11.
PINTO FILHO, C. A. M. ; de Mello, W. Z. . Caracterização do aporte atmosférico de substâncias inorgânicas solúveis em diferentes altitudes do maciço do Itatiaia. 1999 (9º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia) .

12.
VILARDO, Carla Araujo ; de Mello, W. Z. . Composição química da chuva antes e após a passagem pelo dossel da Floresta Atlântica na bacia do rio Campo Belo - maciço do Itatiaia. 1998 (8º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia) .

13.
LOPES, E. C. ; de Mello, W. Z. ; VILARDO, Carla Araujo ; PEREZ, Marcela Andrea Perez . Composição química da chuva antes e após a passagem pelo dossel da floresta - Parque Nacional do Itatiaia. 1998 (XXXVIII Congresso Brasileiro de Química) .

14.
PEREZ, Marcela Andrea Perez ; de Mello, W. Z. . Classificação das águas do rio Itabapoana para uso na agricultura irrigada. 1998 (XXXVIII Congresso Brasileiro de Química) .

15.
de Mello, W. Z.. Acid deposition in Rio de Janeiro State. 1996 (3rd Brazilian-German Workshop for Exchange in Environmental Science and Technologies) .

16.
COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. . Deposições atmosféricas e interação com o dossel da floresta no maciço do Itatiaia. 1996 (XLVII Congresso Nacional de Botânica) .

17.
COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. . Deposições atmosféricas no maciço do Itatiaia durante o período chuvoso. 1996 (19º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, VIII Simpósio Nacional de Química Inorgânica) .

18.
FARIAS, C. O. ; de Mello, W. Z. . Contribution of human activities in the Ubatiba river basin to phosphate and inorganic nitrogen cycling in the Maricá lagoon system. 1996 (3º Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) .

19.
FERNANDES, M. S. ; SOARES, A. R. ; COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. . Hidrogeoquímica da bacia hidrográfica do rio Campo Belo, Itatiaia-RJ. 1995 (5º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia) .

20.
COSTA, C. M. P. ; de Mello, W. Z. ; FERNANDES, M. S. ; VIEIRA, G. E. G. ; SOARES, A. R. . Hidrogeoquímica das águas fluviais da bacia do rio Campo Belo, Itatiaia (RJ). 1995 (XXXV Congresso Brasileiro de Química) .

21.
de Mello, W. Z.; SOUZA, M. P. ; MOURA, D. S. ; AVILA, A. M. P. . Acid rain in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro, Brazil. 1995 (35th IUPAC Congress) .

22.
FARIAS, C. O. ; de Mello, W. Z. ; AVILA, A. M. P. ; FERNANDES, M. S. ; VIEIRA, G. E. G. . Nitrogênio e fósforo inorgânico dissolvido em águas fluviais da bacia do rio Ubatiba, Maricá, RJ. 1995 (18º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química) .

23.
de Mello, W. Z.; HINES, M. E. ; BAYLEY, S. E. . Factors controlling sulfur gas exchange in Sphagnum-dominated wetlands. 1992 (The American Society of Limnology and Oceanography (ASLO 92) - Aquatic Sciences Meeting) .

24.
de Mello, W. Z.; HINES, M. E. ; BAYLEY, S. E. . Emissions of biogenic sulfur gases from Sphagnum-dominated wetlands. 1991 (Gordon Research Conference, Hydrological/Geochemical/Biological Processes in Forested Catchments) .

25.
de Mello, W. Z.; HINES, M. E. . DMS emissions from Sphagnum-dominated wetlands. 1991 (American Geophysical Union) .

26.
de Mello, W. Z.; MOURA, D. S. ; PEDLOWSKI, Marcos Antonio ; SOUZA, M. P. ; AVILA, A. M. P. . Estudo da composição química da precipitação na Ilha do Fundão, RJ. 1988 (40º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) .

27.
GOREAU, Thomas Joaquim ; de Mello, W. Z. . Changes in soil and biotic sources of CO2, N2O and CH4 following deforestation in Amazonia. 1986 (American Geophysical Union) .

28.
de Mello, W. Z.; GOREAU, Thomas Joaquim . Emissão e deposição dos gases: dióxido de carbono, óxido nitroso e metano em solos da floresta virgem e regiões alteradas da Amazônia Central no período de junho a agosto. 1986 (38º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) .

29.
de Mello, W. Z.; COOPER, D. J. ; SALTZMAN, E. S. ; ZIKA, R. G. ; SAVOIE, D. L. ; PROSPERO, J. M. . Variabilidade diurna dos fluxos (solo-atmosfera) de alguns gases de enxofre, de origem biogênica, em várias regiões da Florida, EUA. 1986 (38º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) .

30.
AZEVEDO, L. P. S. ; BROWN, I. F. ; de Mello, W. Z. ; ABRAO, J. J. . Estudos geoquímicos preliminares do sistema lagunas, destacando-se a distribuição e mobilidade de alguns elementos nos fenômenos de alteração, poluição e paleoambientes. 1982 (Simpósio Internacional sobre Utilização de Ecossistemas Costeiros: Planejamento, Poluição e Produtiv) .

31.
de Mello, W. Z.; BROWN, I. F. ; BOARDMAN, M. R. . Distribuição do Fe, Mn, Zn, Cu e Co em perfis de solos da bacia de drenagem do rio Caranguejo-Maricá, RJ. 1982 (34º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) .

32.
de Mello, W. Z.; ABRAO, J. J. ; BROWN, I. F. . Salinidade e distribuição dos teores de Fe, Mn, Cu, Pb e Co em testemunhos da lagoa de Guarapina-Maricá, RJ. 1982 (34º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Silveira, C. S.; DE SOUZA, P. A.; GOMES, O. V. O.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Vanessa Lemos de Oliveira Guimarães. Hidrogeoquímica fluvial de área montanhosa granítica-gnáissica florestada: subsídio a compreensão do processo de intemnperismo na Serra dos Órgãos, RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

2.
NEVES, D. P.; BARROS, A. B.; OLIVEIRA, W. A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Matheus Campos Cunha. Gestão de risco de desastres durante evacuações emergenciais em locais de reunião de público. 2018. Dissertação (Mestrado em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense.

3.
BARROS, A. M. A.; MAGALHAES, V. F.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Lucas Olive Pinho Silva Gomes. Técnica de fitorremediação como ferramenta para redução de riscos em acidentes com substâncias químicas absorvidas em vermiculita. 2018. Dissertação (Mestrado em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da; MADDOCK, J. E. L.; GOMES, O. V. O.; MERCON, F.; DE MELLO, WILLIAM Z.. Participação em banca de Elisabete Castro D'Oliveira. Origem da acidez da nascente do rio Campo Belo, maciço do Itatiaia-RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Silveira, C. S.; FERNANDES, N. F.; STRIKIS, N. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Laura Azevedo Duarte. Mineralogia e geoquímica do material particulado em suspensão na bacia do rio Piabanha. 2017. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

6.
TORRES, J. P. M.; MALM, O.; AZEREDO, A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Yago de Souza Guida. Contaminação atmosférica por pesticidas semivoláteis em duas Unidades de Conservação montanas do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BARROS, A. B.; BEIRAO, A. P.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Pérola Damiana Dangelis Alberto de Assis. O impacto sócio-econômico das mortes de jovens adultos no trânsito brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense.

8.
Silveira, C. S.; BERNEDO, Alfredo Victor Bellido; SOUZA, M. A. T. A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Vitor Schwenck Brandão. Geoquímica das áreas fontes e dos sedimentos em suspensão da bacia do rio Piabanha - RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

9.
BERNARDES, Marcelo Corrêa; GUERIN, F.; SANTOS, E. S.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Laís Rodrigues Barbosa. Degradação aneróbia à CH4 e CO2 e caracterização da matéria orgânica em sedimentos de reservatórios de hidrelétricas e várzeas amazônicas. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

10.
RIBEIRO, H. M.; OVALLE, A. R. C.; SUZUKI, M. S.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Leverson Ferreira Chaves. Elevada variabilidade das emissões de metano nas escalas temporal de curto prazo e espacial de curta distância em zona litorânea de um lago boreal ao longo do verão.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da; MADDOCK, John Edmund Lewis; QUARESMA, M. C. B.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Monique Dias Corrêa de Souza. Fracionamento de elementos traços no sistema de transposição do rio paraíba do Sul por ultrafiltração tangencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

12.
ENRICH-PRAST, A.; GARAY, I.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Viviane Figueiredo Souza. Influência da inundação sobre emissão de óxido nitroso (N2O) em áreas tropicais. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
BIDONE, Edison Dausacker; STRAUCH, J. C. M.; SCARCELLO, J.A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ricardo Sierpe Vidal Silva. Integração de temas ambientais na caracterização da Ecorregião Aquática Xingu Tapajós, Amazônia, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

14.
ENRICH-PRAST, A.; MACHADO, Wilson Thadeu Valle; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Maria Carolina Barroso dos Santos. Quantificação e regulação das emissões de amônia de uma lagoa costeira tropical (Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ) para a atmosfera. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
ARBILLA, Graciella; AFONSO, J.C.; COSTA, J.M.; QUITERIO, S.L.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Silvia dos Santos Paulino. Caracterização das concentrações de metais no material particulado grosso e fino na área do polo petroquímico de Campos Elíseos no Estado do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
BERNARDES, Marcelo Corrêa; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano; de Mello, W. Z.; OMETTO, J.P.H.B.. Participação em banca de Raffaela Araujo D'Angelo. Físico-química da água e caracterização dos sedimentos de uma micro-bacia costeira de Mata Atlântica com múltiplos usos do solo, Jacuecanga, Angra dos Reis, RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

17.
MACHADO, E.C.; GODOI, A.F.L.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Priscilla Rezende Arévalo. Deposição atmosférica de elementos traços e majoritários no Complexo Estuarino de Paranaguá e na Baía de Guaratuba - Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

18.
MADDOCK, John Edmund Lewis; PINHEIRO, E.F.M.; Silveira, C. S.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Avaliação dos processos responsáveis pela emissão do gás do efeito estufa N2O num organosolo em Mangaratiba - RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

19.
PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; Castilhos, Z.C.; ARARIPE, D.R.; MACHADO, W. T. V.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Marcos Manoel Ferreira. Estimativa dos fluxos de Zn, Cd, Pb e Cu no Saco do Engenho, Baía de Sepetiba, RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

20.
ENRICH-PRAST, A.; HUSZAR, V.L.M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ana Lúcia Santoro. Nitrificação e desnitrificação em lagoas costeiras tropicais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
MADDOCK, John Edmund Lewis; PINHEIRO, E.F.M.; Silveira, C. S.; BERBARA, R.L.L.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Aline Mansur Almeida. Fluxo de CO2 proveniente da respiração do solo sob pastagens e fragmentos de Floresta Atlântica em regeneração. 2010. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

22.
BARROS, A. M. A.; de Mello, W. Z.; FREITAS, C.M.. Participação em banca de Maria de Lourdes dos Santos Antunes. Análise e avaliação socioeconômica dos danos e prejuízos em Porciúncula, RJ, provocados pela enchente de 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense.

23.
Luiz-Silva, W.; Pereira, S. Y.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Winston Fernando de Oliveira Gonçalves. Sazonalidade geoquímica em águas intersticiais, superficiais e sedimentos estuarinos de Cubatão (SP) impactados por atividades industriais. 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; BERNEDO, Alfredo Victor Bellido; de Mello, W. Z.; Castilhos, Z.C.. Participação em banca de Julie Barnes de Souza Costa. Determinação de As, Cd, Pb e Zn por voltametria no médio curso do rio Paraíba do Sul - Itatiaia - RJ. 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

25.
SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da; Oliveira, R. R.; de Mello, W. Z.; CORDEIRO, R. C.; SIMÕES FILHO, Francisco Fernando Lamego. Participação em banca de Daniel Cabral Teixeira. Deposição do mercúrio através da serapilheira na Mata Atlântica, Parque Estadual da Pedra Branca. 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

26.
BARROS, A. M. A.; de Mello, W. Z.; DAMATO, M.. Participação em banca de Benedito da Costa Santos Neto. Proposição de um sistema de gestão na atividade de co-processamento de resíduos industriais em fornos de cimento. 2008. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

27.
PIMENTEL, Luiz Claudio Gomes; Guerrero, J. S. P.; de Mello, W. Z.; Cotta, R. M.; HEILBRON FILHO, P. F. L.. Participação em banca de Maria Francisca Azeredo Velloso. Avaliação de modelos gaussianos para fins regulatórios - um estudo para a bacia Aérea III da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; de Mello, W. Z.; REZENDE, Carlos Eduardo de; BERNARDES, Marcelo Corrêa; MACHADO, Wilson Thadeu Valle. Participação em banca de Anderson de Carvalho Borges. Dinâmica do fósforo em sedimentos de manguezal em um gradiente de degradação da vegetação. 2006. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

29.
de Mello, W. Z.; SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da; SILVA JÚNIOR, Gerson Cardoso da; BERNARDES, Marcelo Corrêa. Participação em banca de Eduardo Duarte Marques. Hidrogeoquímica nas cavas de extração de areia na região do bairro Piranema - Distrito Areeiro de Seropédica - Itaguaí - RJ. 2006. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

30.
COSTA, Marcondes Lima da; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena. Mineralogia e geoquímica dos sedimentos dos Manguezais de Marapanim (litoral do Estado do Pará), e suas influências sobre as Rhizophora mangle, caranguejos (Ucides cordatus) e cabelo humano. 2006. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

31.
PIMENTEL, Luiz Claudio Gomes; de Mello, W. Z.; DUDA, Fernando Pereira; MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães. Participação em banca de Vanessa Silveira Barreto Carvalho. Meteorologia da qualidade do ar no que tange as concentrações de ozônio e dos óxidos de nitrogênio na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
Cavalcante, P.R.S.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Richardson Gomes Lima da Silva. Susceptibilidade dos ecossistemas continentais da Baixada Maranhense aos efluentes atmosféricos liberados por São Luís - MA: estudos de caso de Pinheiro e Viana.. 2006. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas) - Universidade Federal do Maranhão.

33.
MADDOCK, John Edmund Lewis; de Mello, W. Z.; CARVALHO, Cacilda Nascimento de; MACHADO, Pedro Luiz Oliveira Almeida. Participação em banca de Renata da Costa Barreto. Acumulação de carbono e emissões de gases do efeito estufa em solos sob diferentes tipos de manejo e floresta (Londrina-PR). 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

34.
de Mello, W. Z.; BARBOSA FILHO, Olavo; PERES, Luiz Artur Pecorelli; MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães; GIORDANO, Gandhi. Participação em banca de Mauricio Lobo Abreu. Ocorrência de chuva ácida em unidades de conservação da natureza urbanas: estudo de caso do Parque Estadual da Pedra Branca - Rio de Janeiro - RJ. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

35.
GOMES, Marcos Sebastião de Paula; de Mello, W. Z.; AZEVEDO, Luis Fernando Alzuguir. Participação em banca de Claudia Marcia Ferreira Costa. Projeto, simulação numérica e teste experimental de um impactador inercial em cascata para amostragem de aerossóis atmosféricos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

36.
de Mello, W. Z.; SIFEDDINE, Abdelfettah; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano; SIMÕES FILHO, Francisco Fernando Lamego; CARVALHO, Cacilda Nascimento de; BERNAT, Michel. Participação em banca de Abdoulaye MBengue. Distribuição mineralógica dos sedimentos superficiais da Lagoa do Caçó (MA). 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

37.
BARROS, Ângela Maria Abreu de; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Rosângela Correia. Avaliação das emissões atmosféricas de compostos nitrogenados (NOx) e das fontes potenciais de emissão em refinarias de petróleo: estudo de caso na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão. 2004. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

38.
CARVALHO, Cacilda Nascimento de; SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da; FERNANDES, N. F.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Adriana Pereira da Silva. Avaliação de recursos hídricos em microbacias hidrográficas. Estudo de caso: rio da Guarda, Município de Angra dos Reis, RJ. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

39.
EVANGELISTA, Heitor; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Juan Maldonado. Carbono elementar como traçador atmosférico no eixo litorâneo Rio de Janeiro - São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

40.
de Mello, W. Z.. Participação em banca de Wilson Hermínio Tavares. Estudo dos impactos da água produzida no entorno das plataformas marítimas de produção de petróleo como ferramenta de gestão ambiental. 2003. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

41.
CARVALHO, Cacilda Nascimento de; FERNADES, H. R. S. M.; de Mello, W. Z.; MANIASSO, N.. Participação em banca de Regilene Coutinho de Souza. Hidrogeoquímica e qualidade das águas do rio da Guarda, Angra dos Reis/RJ. 2002. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

42.
CORREA, J. A. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Zilma Lima de Carvalho. Caracterização geoquímica de sedimentos de fundo nas proximidades do distrito de Icoaraci-PA. 2002. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

43.
CARVALHO, Cacilda Nascimento de; WASSERMAN, J. C.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Paulo Carvalho Filho. As Unidades de Conservação da Natureza e o desenvolvimento sustentável municipal: o caso de Angra dos Reis, RJ. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

44.
SILVA FILHO, Emmanoel Vieira da; PENHA, Helio Monteiro; BIDONE, Edison Dausacker; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Theodoros Ilias Panagoulias. Hidrogeoquímica das águas superficiais da bacia do rio Soberbo, Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2000. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

45.
PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Luzia Cristina Valente Rodrigues. Distribuição de fósforo em um ecossistema de manguezal da Baía de Sepetiba - RJ. 2000. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

46.
de Mello, W. Z.. Participação em banca de Lilia dos Santos Seabra. Determinação da capacidade de carga turística para a trilha principal de acesso à Cachoeira de Deus - Parque Municipal Turístico-Ecológico de Penedo - Itatiaia - RJ. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

47.
DAMASCENO, R. N.; FARIA, S. M.; TURCQ, B. J.; FRANCO, A. A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Gilmar Santos Costa. Ciclagem de nutrientes em uma área degradada revegetada com leguminosasárbóreas e um fragmento florestal em crescimento secundário (capoeira). 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

48.
CARMOUZE, J. P.; COUTINHO, R.; TURCQ, P. F. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Vera Inês Alvares Silva Lins. Contribuição ao estudo da matéria orgânica na Lagoa da Barra: evolução sazonal da biomassa fitoplanctônica, da matéria orgânica, dos nutrientes e do metabolismo global. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

49.
LACERDA, Luiz Drude de; de Mello, W. Z.; BARCELLOS, C.. Participação em banca de Bruno de Brito Gueiros Souza. Comportamento do manganês na interface sedimento-água em um ecossistema de manguezal, Coroa Grande - RJ. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

50.
RAMOS, J. F. F.; CORREA, J. A. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Roque Vicente Maldonado Ramirez. Avaliação geoquímica da contaminação por mercúrio dos sedimentos de correntes e solos do distrito mineiro de Zaruma-Portovelo, República do Equador. 1996. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

51.
RAMOS, J. F. F.; SANTOS, A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Maria do Socorro Rocha da Silva. Metais pesados em sedimentos de fundo de igarapés (Manaus-AM). 1996. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

52.
LIMA, W. N.; FENZL, N.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Alex Ogaranya Otobo. Caracterização de águas naturais sujeitas à influência da formação Pirabas - (PA). 1995. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

53.
RAMOS, J. F. F.; FENZL, N.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Jorge Raimundo da Trindade Souza. Avaliação da distribuição das concentrações de mercúrio total em sedimentos, rejeitos, solos e solos com TPA, na bacia do rio Rato - Itaituba/PA. 1995. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

54.
TAVARES, T. M.; QUINTELLA, C. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Luis Sergio Santos Nunes. Adequação de um monitor automático contínuo de H2S atmosférico para regiões tropicais e análise de sua aplicação no Recôncavo Baiano e em Cubatão - SP. 1995. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

55.
LEAO, M. M. D.; LEAO, S. F.; SPERLING, M. V.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Débora Vallory Figuerêdo. Monitoramento e avaliação da ocorrência de chuvas ácidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH. 1994. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

56.
LACERDA, Luiz Drude de; de Mello, W. Z.; TURCQ, B. J.; OVALLE, A. R. C.; GUIMARÃES, Jean Rémy Davée. Participação em banca de Luiz Fernando Ferreira da Silva. Dinâmica de macronutrientes em um ecossistema de manguezal na baía de Sepetiba, RJ. 1994. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

57.
PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; de Mello, W. Z.; MOREIRA, J. C.; DAMASCENO, R. N.; NOBREGA, Armi. Participação em banca de Marco Antonio Souza Aguiar. Determinação de zinco total lábil e não lábil na água de superfície da baía de Sepetiba - RJ. 1994. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

58.
PENHA, Helio Monteiro; de Mello, W. Z.; FORTI, Maria Cristina; BIDONE, Edison Dausacker; BERNEDO, Alfredo Victor Bellido. Participação em banca de Maria Luiza Coelho de Souza Prado Lopes. Ciclo hidrogeoquímico da bacia do Alto Rio Cachoeira, Floresta da Tijuca, RJ. 1994. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
ENRICH-PRAST, A.; OMETTO, J.P.H.B.; RODRIGUES, R. A. R.; MOREIRA, L. S.; Mello, William Z. de. Participação em banca de Viviane Figueiredo Souza. Mecanismos da ciclagem do nitrogênio e emissão de óxido nitroso (N2O) em solos de diferentes latitudes. 2017. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

2.
KNOPPERS, B.; BRANDINI, N.; ABRIL, G. Y.; ANSCHUTZ, P.; TURCQ, P. F. M.; BORGES, A. V.; MARINS, Rozane Valente; CUNHA, L. C.; de Mello, W. Z.; RIBEIRO, H. M.. Participação em banca de Luiz Carlos Cotovitz Junior. Concentrações e trocas atmosféricas de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) em um estuário tropical eutrofizado, Baía de Guanabara, RJ, Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MADDOCK, John Edmund Lewis; BERNARDES, Marcelo Corrêa; ALVES, B. J. R.; RODRIGUES, R. A. R.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Estudo laboratorial dos mecanismos de produção de N2O emitido por solos alagados. 2016. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

4.
BIDONE, Edison Dausacker; ALVES, B. J. R.; BERNARDES, Marcelo Corrêa; BALIERO, F. C.; DE MELLO, WILLIAM Z.. Participação em banca de Marcela Cardoso Guilles da Conceição. Uso de indicadores geoquímicos para avaliação da sustentabilidade ambiental em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no Mato Grosso, Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

5.
CARDOSO, A. A.; MOZETO, A. A.; CALIJURI, M. C.; POMPEO, M. L. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Gabriel Garcia. Contribuição da deposição atmosférica seca de compostos nitrogenados na disponibilização de nutrientes e na indução do fenômeno de eutrofização em reservatório localizado no interior do estado de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Química) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

6.
Luiz-Silva, W.; de Mello, W. Z.; ENZWEILER, J.; FIGUEIREDO, A. M. G.; BORBA, R. P.. Participação em banca de Veridiana Polvani Campaner. Dispersão geoquímica elementar e isotópica na atmosfera e no solo em área com atividade minerária e termelétrica a carvão. 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
PIMENTEL, Luiz Claudio Gomes; RIBEIRO, S.K.; Leiroz, A. J. K.; ULKE, A.G.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Pedro Caffaro Vicentini. Uso de modelos de qualidade do ar para avaliação do PROCONVE enrte 2008 e 2020 na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
EVANGELISTA, Heitor; MACHADO, S.C.; FREITAS, A.C.; TORRES, J.P.M.; Godoi, R. H. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Eduardo Delfino Sodré. Emissões atmosféricas e implicações potenciais sobre a biota terrestre, devido às atividades antrópicas, na baía do Almirantado/Ilha Rei George - Antártica. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
LA ROVERE, E.L.; ARAÚJO, M.S.M.; MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães; GIODA, A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Paulina Maria Porto Silva Cavalcanti. Modelo de gestão da qualidade do ar - abordagem preventiva e corretiva. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia da COPPE - UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
PIMENTEL, Luiz Claudio Gomes; LANDAU, L.; MARTINS, J.A.; ALVES, J.L.D.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Lúcio Silva de Souza. Implementação e avaliação de um sistema combinado de modelos meteorológicos, de emissões atmosféricas e de qualidade do ar para a previsão de formação de oxidantes fotoquímicos no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
MADDOCK, John Edmund Lewis; BALIEIRO, F.C.; PINHEIRO, E.F.M.; MADARI, B.E.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Renata da Costa Barreto. Quantificação de carbono e emissões de gases estufa sob diferentes tratamentos do solo no cerrado brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

12.
Rosa, L.P.; Santos, M.A.; Freitas, M.A.V.; Lomardo, L.B.L.; Silva, N.F.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Sylvia Meimaridou Rola. A naturação como ferramenta para a sustentabilidade de cidades: estudo da capacidade do sistema de naturação em filtrar a água da chuva. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia da COPPE - UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
MADDOCK, John Edmund Lewis; Soto, C.A.T; de Mello, W. Z.; Moreira, I.M.N.S.; BERNARDES, Marcelo Corrêa; Cabral, O.V.. Participação em banca de Antônio Orlando Izolani. Caracterização de ácidos húmicos: estudo de aspectos estruturais através de espectro vibracional e cálculos mecânico-molecular/mecânico/quântico. 2008. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

14.
SANTELLI, Ricardo Erthal; de Mello, W. Z.; BIDONE, Edison Dausacker; SILVA JÚNIOR, Gerson Cardoso da; Avelar, A. S.; Amaral Sobrinho, N. M. B.. Participação em banca de Elba dos Santos de Oliveira. Indicadores geoambientais de qualidade das águas na bacia do córrego Sujo, médio Vale do Rio Paraíba do Sul. 2007. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

15.
Felzenszwalb, I.; EVANGELISTA, Heitor; de Mello, W. Z.; Pereira, E. B.; Simões, J. C.; KURTZ, Frederico Werneck. Participação em banca de Alexandre Santos de Alencar. Análise glacioquímica de testemunhos de neve e gelo da Ilha Joinville, Península Antártica: aplicações no estudo da variabilidade do gelo marinho e da produtividade primária na região. 2007. Tese (Doutorado em Biociencias Nucleares) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
CARDOSO, A. A.; NOGUEIRA, R. F. P.; MAGNANI, R.; de Mello, W. Z.; JARDIM, W. F.. Participação em banca de Willian César Paterlini. Fontes e composição das partículas atmosféricas na área urbana e rural da região central do Estado de São Paulo. 2007. Tese (Doutorado em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
MADDOCK, John Edmund Lewis; de Mello, W. Z.; FISH, Gilberto Fernando; MENEZES, Wallace; NASCIMENTO, Cacilda de Carvalho. Participação em banca de Carlos Fernando Lemos. O Indice de Haines como indicador de desenvolvimento dos focos de calor no Brasil através do Modelo Regional Eta. 2006. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

18.
MOURA, Josilda Rodrigues da Silva; FRANÇA, Gutemberg Borges; VALENÇA, Joel Gomes; SILVA, Telma Mendes da; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Luiz Francisco Pires Guimarães Maia. Cenarização espaço-temporal dos impactos na qualidade do ar na Bacia Aérea III pelo aumento de demanda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Antonio Carlos Jobim (Galeão). 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
CABALLERO, Segundo Sacramento Urquiaga; de Mello, W. Z.; ABBOUD, Antonio Carlos de Souza; BODDEY, Robert Michael; MADDOCK, John Edmund Lewis. Participação em banca de Claudia Pozzi Jantália. Estudo de sistemas de uso do solo em rotações de culturas em sistemas agrícolas brasileiros: dinâmica de nitrogênio e carbono no sistema solo - planta atmosfera. 2005. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

20.
GODOY, José Marcus de Oliveira; de Mello, W. Z.; WAGENER, Angela de Luca Rebello; PEREIRA NETTO, Annibal Duarte; GOMES, Marcus Sebastião de Paula. Participação em banca de Daniela Silveira Soluri. Estudo da composição química do material particulado em suspensão no ar na cidade do Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
LACERDA, Luiz Drude de; MARINS, Rozane Valente; de Mello, W. Z.; PEDLOWSKI, Marcos Antonio; CORDEIRO, Renato Campelo; SILVEIRA, Ene Glória da. Participação em banca de Marcelo Dominguez de Almeida. Biogeoquímica do mercúrio na interface solo-atmosfera na Amazônia. 2005. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

22.
de Mello, W. Z.; PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; ALBUQUERQUE, Ana Luiza Spadano; SILVA, Heitor Evangelista da; PATCHINEELAM, Soraya Maia; KURTZ, Frederico Werneck. Participação em banca de Ricardo César Gonçalves Pollery. Disponibilidade e distribuição dos nutrientes e clorofila-a nas águas adjacentes à Península Antartica (verões de 2000/01, 2001/02 e 2002/03). 2005. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

23.
de Mello, W. Z.; ARBILLA, Graciella; FARO JR, Arnaldo da Costa; CARDOSO, Jari Nobrega; PEREIRA NETTO, Annibal Duarte. Participação em banca de Eduardo Monteiro Martins. Estudo teórico-experimental de poluentes atmosféricos primários e secundários no bairro da Tijuca, Praça Saens Peña, Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
BERNEDO, Alfredo Victor Bellido; BERNEDO, Luis Fernando Bellido; OSSO, João Alberto; WAGENER, Angela de Lucca Rebello; MADDOCK, John Edmund Lewis; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Edimar Carvalho Machado. Comportamento geoquímico do iodo em manguezal de Itacuruçá - RJ. 2004. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

25.
MADDOCK, John Edmund Lewis; de Mello, W. Z.; CARVALHO, Cacilda Nascimento de; MIRANDA, Ricardo Augusto Calheiros de; ARBILLA, Graciela; BODDEY, Robert Michael. Participação em banca de Kátia Maria Pinto Guedes de Oliveira. Fluxo de óxido nitroso no solo da Floresta Tropical do Tinguá - RJ. 2004. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

26.
PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; SIFEDDINE, Abdelfettah; NASCIMENTO, F. S.; BOAVENTURA, G. R.; SARAZIN, G.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Regina Celia Bastos de Andrade. Piritização de metais-traço na baía de Sepetiba-RJ. 2003. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

27.
ARBILLA, Graciela; GATTI, L. V.; CARDOSO, J. N.; SOUZA, C. R.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Sérgio Machado Corrêa. Qualidade do ar da cidade do Rio de Janeiro: sinergia entre simulação e monitoramento. 2003. Tese (Doutorado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
ARTAXO, P.; DIAS, M. A. F. S.; ANDRADE, M. F.; ARBILLA, Graciela; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ana Maria Cordova Leal. Gases-traço na Amazônia: variabilidade sazonal e temporal de O3, NOx e CO em ambientes de pastagem e floresta. 2003. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Universidade de São Paulo.

29.
HIRATA, R. C. A.; KIANG, C. H.; CUNHA, R. C. A.; OLIVEIRA, S. M. B.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Reginaldo Antonio Bertolo. Hidrodinâmica e hidrogeoquímica da zona não saturada do Aqüífero Adamantina em Urânia - SP. 2001. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

30.
SANTELLI, Ricardo Erthal; ZAGATTO, E. A. G.; ABRAO, J. J.; ARRUDA, M. A. Z.; CARVALHO, M. S.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ricardo Jorgensen Cassella. Extração em fase sólida com espuma de poliuretano: determinação em linha de espécies químicas de interesse ambiental. 2000. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

31.
TURCQ, B. J.; SIFEDDINE, Abdelfettah; PESSENDA, L. C.; FLEXOR, J. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Renato Campello Cordeiro. Ocorrência de incêndios e mudanças paleoambientais de ecossistemas amazônicos em diversas escalas temporais. 2000. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

32.
de Mello, W. Z.. Participação em banca de Heitor Evangelista da Silva. O emprego do Radônio na caracterização de fenômenos de transporte e impacto ambiental atmosféricos na Ilha Rei George (Antártica). 1998. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

33.
MADDOCK, John Edmund Lewis; BERNEDO, Alfredo Victor Bellido; de Mello, W. Z.; VERCHOT, L.; ARBILLA, Graciela. Participação em banca de Maria Bernadete Pinto dos Santos. Medidas de fluxo de metano em solos de florestas da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro. 1997. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
MADDOCK, John Edmund Lewis; SOUZA, W. F. L.; CORREA, S. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Gases traços na atmosfera. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

2.
de Mello, W. Z.; SCARCELLO, J.A.; CORDEIRO, R. C.; BIDONE, Edison Dausacker. Participação em banca de Marcela Cardoso Guilles da Conceição. Dinâmica da matéria orgânica do solo em sistemas integrados de produção agrossilvipastoril. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

3.
Luiz-Silva, W.; ENZWEILER, J.; LADEIRA, F.S.B.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Veridiana Polvani Campaner. Dispersão geoquímica elementar e isotópica na interface atmosfera-solo em área com atividade minerária e termoelétrica a carvão. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
de Mello, W. Z.. Participação em banca de Josiane Loyola da Silva. Caracterização de metais traços presentes no material particulado atmosférico devido às emissões de veículos leves e pesados. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MADDOCK, John Edmund Lewis; NASCIMENTO, Cacilda de Carvalho; de Mello, W. Z.; POLIDORO, J. C.. Participação em banca de Renata da Costa Barreto. Mudanças climáticas - o papel da agricultura. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

6.
EVANGELISTA, Heitor; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Alexandre Santos Alencar. Estudo da variabilidade do gelo marinho e dinâmica da cobertura de gelo da Ilha Rei George, Península Antártica. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MADDOCK, John Edmund Lewis; de Mello, W. Z.; CARVALHO, Cacilda Nascimento de; MENEZES, Wallace Figueiredo. Participação em banca de Carlos Fernando Lemos. Cobertura vegetal e uso da terra no Brasil: causas e conseqüências de queimadas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

8.
BERNEDO, Alfredo Victor Bellido; de Mello, W. Z.; BERNEDO, Luis Fernando Bellido; WAGNER, Ângela de Lucca Rebello. Participação em banca de Edimar Carvalho Machado. Emissão de iodo para a atmosfera e sua participação em processos fotoquímicos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

9.
BERNEDO, Alfredo Victor Bellido; de Mello, W. Z.; BERNEDO, Luis Fernando Bellido; SILVEIRA, Carmen Lucia Porto da. Participação em banca de Denise Rolão Ararripe. Aspectos da distribuição dos elementos das Terras Raras em amostras geológicas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
BARROS, Ângela Maria Abreu de; SANTOS, A. L. B.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Lucas Olive Pinho Silva Gomes. Técnica de fitorremediação como ferramenta para minimização de riscos em acidentes com produtos perigosos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense.

2.
NEVES, D. P.; BARROS, A. B.; DE MELLO, WILLIAM Z.. Participação em banca de Mateus Campos Cunha. Gestão do risco de desastres durante evacuações emergenciais em locais de reunião de público. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense.

3.
CARVALHO, L. S.; MIRANDA, M. L. C.; MARTELETO, R. M.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Verônica de Souza Gomes. A produção de conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense: um olhar relacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães; NASSAR, C. A. G.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues. Ozônio na atmosfera de Belford Roxo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Prog. Formação Profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, Wilson Thadeu Valle; Silveira, C. S.; PRATA FILHO, D. A.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Caio Reis Costa Mattos.Modelagem hidrológica aplicada a uma pequena bacia florestada: base para a previsão de vasão sob diferentes cenários climáticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense.

2.
DIAS, F. F.; DE SOUZA, Patricia Alexandre de; MENEZES, J.; de Mello, W. Z.. Participação em banca de Elenice Gonçalves Rodrigues.Ocupação e uso do solo: avaliação ambiental do sistema lagunar no Município de Maricá,RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

3.
CÔRTES, C.E.S.; de Mello, W. Z.; MACHADO, B.C.; OLIVEIRA, C.P.. Participação em banca de Daniele Silva de Mello.A influência das atividades humanas na produção de ozônio troposférico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense.

4.
CÔRTES, C.E.S.; de Mello, W. Z.; COUTINHO, L.G.R.. Participação em banca de Ariane de Carvalho Coelho.Estudo dos gases em fenômenos ambientais: tema articulador no ensino de química e na educação ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química (licenciatura/Bacharelado)) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MADDOCK, John Edmund Lewis; de Mello, W. Z.; CANESIN, F. P.. Participação em banca de Isabel Cristina de Lima Moreira.Emissões de gases do efeito estufa em solo sob diferentes tipos de manejo e floresta (Rio Verde - GO). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MACHADO, E.C.; de Mello, W. Z.; Sá, F.; MARTINS, C.C.. Participação em banca de Taiana Guimarães Araújo.Deposição atmosférica total de nutrientes inorgânicos na baía de Paranaguá-PR, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
de Mello, W. Z.; ALBUQUERQUE, A. L. S.; MELFI, A. J.; MENDONCA FILHO, J. G.; RODRIGUES, M. A. C.. Comissão Avaliadora para Promoção à carreira de Professor Titular - Classe E, com a denominação de Professor Titular. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LANDAU, L.; FISCH, G. F.; HEIBRON, M. C. P. L.; MOURA, M. A. L.; de Mello, W. Z.. Comissão Avaliadora para Promoção à carreira de Professor Titular - Classe E, com a denominação de Professor Titular. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LEITE, S. G. F.; ARRUDA, N. P.; GOMES, M. M.; HORA, A. F.; de Mello, W. Z.. Promoção Funcional da Classe D nível IV para Professor da Classe E. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
NASCIMENTO, M. A. C.; FERREIRA, J. C. N.; VARGAS, M. D.; MADDOCK, J. E. L.; de Mello, W. Z.. Promoção Funcional da Classe D nível IV para Professor da Classe E. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
ZAMPARONI, C.; KOBIYAMA, M.; BARROSO, E.; CAVALCANTE, A. L. B.; de Mello, W. Z.. Concurso Público para o cargo de Pesquisadores em Ciência e Tecnologia do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). 2014. Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

2.
DUTRA, P. B.; BARRA, C. M.; de Mello, W. Z.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga para Professor Auxiliar do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
de Mello, W. Z.; MADDOCK, J. E. L.; FORTI, M. C.; KIANG, C. H.; LENA, J. C.. Concurso Público para Magistério Superior, Classe de Professor Adjunto A, do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense. 2013. Universidade Federal Fluminense.

4.
CAMMAROTA, M.C.; TEIXEIRA, E.C.; FRANÇA, J.R.A.; OLIVEIRA, J.L.F.; de Mello, W. Z.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Bioquímica (Setor Meio Ambiente), da Escola de Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FARIAS, C. O.; PATCHINEELAM, Sambasiva Rao; de Mello, W. Z.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor Adjunto na área de OceanografiaQuímica, Biogeoquímica Marinha e Poluição Marinha. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MADDOCK, John Edmund Lewis; SIGOLO, J. B.; ROESER, H. M. P.; SEOANE, J. C. S.; de Mello, W. Z.. Concurso Público para Magistério Superior para Classe de Professor Adjunto I do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
de Mello, W. Z.. Concurso Público de Provas e Títulos ao Cargo de Professor Assistente - Área de Química Atmosférica. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Workshop em. Influência da urbanização no ciclo biogeoquímico do nitrogênio. 2013. (Congresso).

2.
XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica - III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul. Principais fatores de controle de emissões de óxido nitroso em sistemas de tratamento de esgoto de lodo ativado. 2011. (Congresso).

3.
XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica - III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul. Emissão de N2O associada ao lançamento de esgotos domésticos nas águas do rio Paqueuqer (Teresópolis, RJ). 2011. (Congresso).

4.
I Seminário Nacional - Saneamento é Saúde.Emissões de NH3 e N2O associadas às descargas de esgotos não tratados e processos de tratamento de esgoto. 2009. (Seminário).

5.
XII Congresso Brasileiro de Geoquímica/VII International Symposium on Environmental Geochemistry. Influência humana no ciclo biogeoquímico do nitrogênio: implicações na atmosfera em escala global, regional e local. 2009. (Congresso).

6.
II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense.Estudos da poluição do ar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2000. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Jacqueline Jesus Nogueira da Silva. Dinâmica dos estoques de carbono e processos microbiológicos relacionados à emissão de gases de efeito estufa (GEE) em um plantio comercial de eucalipto no bioma Mata Atlântica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isabele de Oliveira Santos. Fracionamento de fósforo em sedimentos fluviais da bacia do rio Piabanha, RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

2.
Amanda Cristine Santos da Costa. Intemperismo químico e influência antropogênica em uma bacia tropical granito-gnáissica situada na Região Serrana - RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: William Zamboni de Mello.

3.
Ronaldo Rodrigues de Souza. Estudo dos fluxos de N2O e CH4 em solo de agricultura orgânica, com aplicação de extrato de alga como bioestimulante vegetal. 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: William Zamboni de Mello.

4.
Janaina de Assis Matos. Variação espacial e temporal das concentrações de arsênio associado ao material particulado atmosférico em Paracatu (MG). 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, REUNI. Orientador: William Zamboni de Mello.

5.
Renato Pereira Ribeiro. Emissões de óxido nitroso do tanque de aeração de uma estação de tratamento de esgotos com sistema de lodos ativados convencional. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

6.
Tiago do Nascimento Vargas da Silva. Emissões de óxido nitroso de esgotos domésticos na região metropolitana de São Paulo: estações de tratamento de esgotos com sistemas de lodos ativados e descarga em corpos hídricos. 2013. Dissertação (Mestrado em Defesa e Segurança Civil) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: William Zamboni de Mello.

7.
Renata Barbosa Alvim. Distribuição de nitrogênio inorgânico e orgânico, e emissões de óxido nitroso nas águas fluviais da bacia hidrográfica do rio Paquequer. 2012. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

8.
Luiza Almeida Villar de Queiróz. Hidrogeoquímica fluvial da bacia do rio Paquequer, Teresópolis - RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: William Zamboni de Mello.

9.
Taiana Guimarães Araujo. Deposição atmosférica total de nitrogênio e íons maiores no trecho inferior do rio Cachoeira, sul da Bahia - Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Coorientador: William Zamboni de Mello.

10.
Ariane Coelho Brotto. Fatores de controle das emissões de óxido nitroso (N2O) em tanque de aeração de estação de tratamento de esgoto. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

11.
Renata Barbosa Alvim. Nitrogênio inorgânico e orgânico, e emissões de óxido nitroso (N2O) em rio poluído por elevada carga de esgotos domésticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: William Zamboni de Mello.

12.
Andrezza de Souza Piccoli. Estação de tratamento de de esgotos: uma análise da correlação entre a aeração e a emissão de óxido nitroso. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: William Zamboni de Mello.

13.
Ludmila de Souza Varejão Marinho. Modelo alométrico para estimativa da biomassa e estoque de carbono na Mata Atlântica: método não destrutivo com base em técnicas de escalada. 2010. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

14.
Patricia Alexandre de Souza. Caracterização do material particulado fino e grosso e composição da fração inorgânica solúvel em água em São José dos Campos (SP). 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

15.
Renata van der Haargen Henriques. Aporte atmosférico de nitrogênio inorgânico e orgânico nas proximidades de Maceió (AL) - potencial impacto da atividade canavieira. 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

16.
Vanessa Barcelos Couto. Fluxos de amônia e óxido nitroso na interface ar-água do Sistema Lagunar de Maricá-Guarapina. 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

17.
Isabela Gomes Perry. Aporte de poluentes atmosféricos na APA Petrópolis: uso de modelagem atmosférica para explicar resultados experimentais. 2007. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

18.
RENATO DE ARAGÃO RIBEIRO RODRIGUES. Deposição atmosférica na bacia do alto curso do rio Paquequer - Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

19.
Giselle Parno Guimarães. Estimativa dos fluxos de amônia e óxido nitroso na interface ar-mar da baía de Guanabara, RJ. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

20.
Andrea Rocha da Silva. Fluxos de N e P orgânicos e inorgânicos e íons majoritários no baixo curso do rio Campo Belo, Itatiaia, RJ. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

21.
HUGO SARDENBERG JÚNIOR. fatores de controle da composição química da chuva na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

22.
MARCELA ANDREA PEREZ PEREZ. Caracterização do aporte atmosférico das principais substâncias inorgânicas solúveis na Lagoa do Caçó - Norte do Maranhão. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

23.
THAÍS SALGADO PIMENTA. Fluxos hidrogeoquímicos de substâncias inorgânicas dissolvidas da bacia do Alto Rio Preto, Região de Visconde de Mauá (RJ/MG). 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

24.
MARCELO DOMINGUEZ DE ALMEIDA. Identificação dos principais fatores de controle do aporte atmosférico de substâncias inorgânicas no maciço do Itatiaia - RJ. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

25.
CARLOS NOVAES. Caracterização hidrogeoquímica e influências antrópicas na bacia do rio das Pedras (Itatiaia - RJ). 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

26.
EVILENE CELESTINO LOPES. Ciclagem de nutrientes em duas pequenas bacias com cobertura predominante de Floresta Atlântica no Maciço do Itatitia - RJ. 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

27.
CLAUDIA MARIA PINTO DA COSTA. Fluxos hidrogeoquímicos da bacia do rio Campo Belo (Itatiaia, RJ) na estação das chuvas. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

28.
MÁRCIA DE SOUZA PEREIRA. Aplicação do processo de conversão a baixa temperatura em lodo de uma estação de tratamento de esgotos do Rio de Janeiro e em biomassas vegetais. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: William Zamboni de Mello.

29.
CÁSSIA DE OLIVEIRA FARIAS. Fatores controladores do aporte atmosférico e transporte fluvial de substâncias inorgânicas dissolvidas na bacia do rio Ubatiba, Maricá-RJ. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

Tese de doutorado
1.
Marcella da Silva Maia Vidal. Entrada e saída de nitrogênio e fósforo em cabeceiras de drenagem cobertas por Floresta Atlântica montana nas vertentes oceânica e continental da Serra dos Órgãos, RJ. 2018. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

2.
Renato Pereira Ribeiro. Emissões de óxido nitroso em diferentes condições operacionais de sistemas de tratamento de esgotos por lodos ativados em escala real e de bancada. 2017. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

3.
Renata Barbosa Alvim. Dinâmica do nitrogênio e fósforo em águas fluviais de uma bacia hidrográfica com diferentes usos do solo no Sudeste do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

4.
Patricia Alexandre de Souza. Deposições atmosféricas de nitrogênio em áreas costeiras e montanhosas cobertas por Floresta Atlântica no Sudeste do Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

5.
Isabela Gomes Perry. Fluxos de óxido nitroso e potencias fatores ambientais de controle numa floresta tropical pluvial Atlântica na Serra do Mar. 2011. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

6.
Andrea Rocha da Silva. Aporte atmosférico do nitrogênio inorgânico e orgânico em área urbana e agrícola no Estado do Rio de Janeiro. 2009. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: William Zamboni de Mello.

7.
Giselle Parno Guimarães. Fluxos de óxido nitroso e amônia na interface ar-água: estimativas e fatores de controle para a baía de Guanabara (Rio de Janeiro, RJ). 2009. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

8.
Juan Popper Maldonado. Caracterização do aerossol atmosférico sobre o Atlântico Sul e Região Austral. 2007. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

9.
José Carlos Brasil Junior. Ozônio na atmosfera da cidade de Volta Redonda - avaliação dos principais fatores de controle das variaçõpes temporais e espaciais. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: William Zamboni de Mello.

10.
CLAUDIA MARIA PINTO DA COSTA. Fatores de controle das emissões de óxido nitroso dos solos de remanescentes da Floresta Atlântica no Sudeste do Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

11.
MÁRCIA DE SOUZA PEREIRA. Caracterização de produtos e contaminantes no reaproveitamento térmico de resíduos - Estudo de caso: o Processo de Conversão a Baixa Temperatura. 2002. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

12.
RAUDA LÚCIA NAVEGA CRUZ MARIANI. Distribuição e fontes dos constituintes inorgânicos solúveis associados às partículas inaláveis grossas e finas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2001. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: William Zamboni de Mello.

13.
SANDRA CECÍLIA MIANO. Distribuição de caulinita e gibbsita no maciço do Itatiaia e seu significado geoquímico e geomorfológico. 2000. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

14.
KENNY TANIZAKY-FONSECA. Impacto do uso da terra no estoque e fluxo de carbono na área de domínio da Mata Atlântica: estudo de caso Estado do Rio de Janeiro. 2000. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: William Zamboni de Mello.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Patricia Alexandre de Souza. 2013. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. William Zamboni de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yasmin Oliveira Galvão. Concentrações e aporte atmosférico de substâncias relacionadas às emissões naturais, veiculares, industriais e de queimadas em unidades de conservação do sudeste do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

2.
Marcela Viegas Portella Lemos. Deposição atmosférica do nitrogênio inorgânico em áreas de Floresta Atlântica Montana nas vertentes oceânica e continental da Serra dos Órgãos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

3.
Samara de Almeida Andrade. A abordagem CTS-ARTE nos estudos das estações de tratamento de esgoto: uma prática no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química (licenciatura/Bacharelado)) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

4.
Ariane Coelho Brotto. Emissões de óxido nitroso em estação de tratamento de esgoto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química (licenciatura/Bacharelado)) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

5.
Suzanne de Oliveira Rodrigues Schumacher. Biocombustíveis: avaliação dos poluentes atmosféricos emitidos diretamente e indiretamente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

6.
Renata Anastácia da Silva Cardoso. Fluxos de amônia (NH3) e óxido nitroso (N2O) na interface ar-água na Lagoa de Piratininga, Niterói, RJ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

7.
VANESSA BARCELOS COUTO. Fluxos de óxido nitroso na interface ar-mar da costa sul da Ilha do Governador - Baía de Guanabara. 2006. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

8.
RENATA VAN DER HAAGEN HENRIQUES. Estimativa dos fluxos de óxido nitroso e amônia na interface ar-água da Lagoa de Piratininga, Niterói - RJ. 2006. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

9.
CHESTER NEIVA MARIANO. Análise hidrogeoquímica das águas da bacia do rio Campo Belo (Itatiaia, RJ): uma questão ambiental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

Iniciação científica
1.
Leonardo Freitas Lambert Bourseau. Descarga fluvial das formas dissolvidas de N, P e C em microbacias hidrográficas nas vertentes oceânicas e continental das Serras dos Órgãos, RJ. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química (licenciatura/Bacharelado)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

2.
Ivo Figueiredo. Balanço de entrada e saída de N inorgânico dissolvido em microbacias hidrográficas nas vertentes oceânicas e continental da Serra dos Órgãos, RJ. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

3.
Marcela Viegas Portella Lemos. Aporte atmosférico de nitrogênio orgânico e inorgânico em microbacias hidrográficas nas vertentes oceânica e continental de uma Floresta Atlântica Montana da Serra dos Órgãos, RJ. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

4.
Eduardo Medeiros Serra. Efeitos do aporte antropogênico de nitrogênio nas emissões de óxido nitroso em sedimentos de manguezais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Química (licenciatura/Bacharelado)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

5.
Samara de Almeida Andrade. Gradiente altitudinal do aporte atmosférico de amônio, nitrato e nitrogênio orgânico dissolvido em áreas com cobertura de Mata Atlântica da Serra dos Órgãos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Química (licenciatura/Bacharelado)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

6.
RAQUEL LIMA OLIVEIRA. Aporte atmosférico e composição química do material particulado fino e grosso em áreas sujeitas às influências das emissões urbanas, industriais e de queimadas no Estado do Rio de Janeiro. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

7.
PATRICIA ALEXANDRE DE SOUZA. Aporte atmosférico e composição química do material particulado fino e grosso em áreas sujeitas às influências das emissões urbanas, industriais e de queimadas no Estado do Rio de Janeiro. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

8.
MONIQUE MARQUES DE CARVALHO. Estudo das deposições atmosféricas na cidade do Rio de Janeiro. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Orientador: William Zamboni de Mello.

9.
MARCIA VAL SPRINGER. Aporte atmosférico e composição química do material particulado fino e grosso em áreas sujeitas às influências das emissões urbanas, industriais e de queimadas no Estado do Rio de Janeiro. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Earth Science) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

10.
MONIQUE ARAÚJO DE BRITO. Fluxos de oxido nitroso (N2O) na interface solo-atmosfera em remanescentes da Floresta Atlantica no Sudeste do Brasil. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

11.
ANDRÉ EUGÊNIO SANTOS CUNHA. Fluxos de óxido nitroso (N2O) na interface solo-atmosfera em remanescentes da Floresta Atlântica no sudeste do Brasil. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

12.
CARLA ARAUJO VILARDO. Estudo do ciclo biogeoquímico na bacia do rio Campo Belo, maciço do Itatiaia, RJ. 1999. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, UNIBANCO. Orientador: William Zamboni de Mello.

13.
CARLOS ALBERTO MACEDO PINTO FILHO. Estudo do ciclo biogeoquímico na bacia do rio Campo Belo, maciço do Itatiaia, RJ. 1999. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

14.
MARCELO DOMINGUEZ DE ALMEIDA. Estudo do ciclo biogeoquímico na bacia do rio Campo Belo, maciço do Itatiaia, RJ. 1998. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

15.
RICHARD ALEXANDRE DA CONCEIÇÃO SILVA. Estudo das deposições atmosféricas e interação com o dossel da floresta na serra da Tiririca, Niterói, RJ. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Marine and Atmospheric Chemistry) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: William Zamboni de Mello.

16.
MARCELA ANDREA PEREZ PEREZ. Qualidade de água do Rio Itabapoana - Projeto MANAGÉ. 1998. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: William Zamboni de Mello.

17.
ANGELICA RIBEIRO SOARES. Hidrogeoquímica da bacia hidrográfica do rio Campo Belo - Itatiaia - RJ. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Earth Science) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

18.
MÁRCIA DE SOUZA FERNANDES. A importância da deposição atmosférica na hidrogeoquímica da bacia do rio Campo Belo, Parque Nacional do Itatiaia, Itatiaia, RJ. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, UNIBANCO. Orientador: William Zamboni de Mello.

19.
ALESSANDRA PALHA AMADO. A importância da deposição atmosférica na hidrogeoquímica de bacias hidrográficas em áreas de conservação da Mata Atlântica. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.

20.
GLAUCIA ELIZA GAMA VIEIRA. Influência do aporte atmosférico e contribuição das atividades antrópicas locais na química das águas fluviais da bacia do rio Ubatiba, Maricá, RJ. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Earth Science) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Zamboni de Mello.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
A. DE SOUZA, PATRICIA2017A. DE SOUZA, PATRICIA ; Z. DE MELLO, WILLIAM ; N. DA SILVA, JACQUELINE JESUS ; DE A. R. RODRIGUES, RENATO ; C. G. DA CONCEIÇÃO, MARCELA . Atmospheric Wet, Dry and Bulk Deposition of Inorganic Nitrogen in the Rio de Janeiro State. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 9, p. 2052-2066, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
de Mello, W. Z.. Aporte atmosférico de nitrogênio em unidades de conservação no Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - PORTARIA N.º 46.706 de 12 de abril de 2012).

Presidente da Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado 2012 para o Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DETERMINAÇÃO DE SERVIÇO GPG, Nº. 01 de 23 de agosto de 2011).

Presidente da Comissão de Bolsas de Mestrado e Doutorado em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DETERMINAÇÃO DE SERVIÇO GPG, Nº. 02 de 23 de agosto de 2011).

Presidente da Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado 2011 para o Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DETERMINAÇÃO DE SERVIÇO GPG, Nº. 04 de 31 de agosto 2010).

Presidente da Comissão de Bolsas de Mestrado e Doutorado em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (DETERMINAÇÃO DE SERVIÇO GPG, Nº. 05 de 31 de agosto de 2010).

Presidente da Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado 2004 para o Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DTS/GPG Nº 08/2003).

Presidente da Comissão de Bolsas de Mestrado e Doutorado em 2004 no Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DTS/GPG Nº 09/2003).

Presidente da Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado 2003 para o Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DTS/GPG Nº 02, de 27 de agosto de 2002).

Presidente da Comissão de Bolsas de Mestrado e Doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/BS - DTS/GPG nº 03/2002).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:36:10