Jose Soares Gatti Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0524357924562820
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Jornalismo (1977) e Editoração (1974) pela Universidade de São Paulo; mestrado em Cinema pela Universidade de São Paulo (1985); mestrado em Cinema Studies (1988) e doutorado em Cinema Studies (1995) pela New York University. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina (Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literaturas Correspondentes) e no Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac, em São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, tendo sido um de seus fundadores (www.socine.org.br), da Society for Cinema and Media Studies (www.cmstudies.org) e da Brazilian Studies Association (www.brasa.org). Foi professor visitante Capes/Fulbright, Boston University, Estados Unidos, em 2008, e pesquisador bolsista da Fapesp na University of Cape Town, África do Sul, em 2009. Tem experiência na área de Arte e Comunicação, atuando principalmente no campo das políticas de representação em cinema, televisão, vídeo e outros meios de comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Soares Gatti Junior
Nome em citações bibliográficas
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Programa de Pós-Graduação em Inglês.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37219455
URL da Homepage: www.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1991
Doutorado em Cinema Studies.
New York University, NYU, Estados Unidos.
Título: Dialogism and Syncretism in the films of Glauber Rocha, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Robert Stam.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Artes; Cinema Novo; Critica; Cultura; Politicas de Representacao; Comunicacao.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1987 - 1988
Mestrado em Cinema Studies.
New York University, NYU, Estados Unidos.
Título: ve,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: ve.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1979 - 1981
Mestrado em Cinema.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ve,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: ve.
1976 - 1977
Graduação em Jornalismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1971 - 1974
Graduação em Editoração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


1999 - 2000
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literaturas Correspondentes

Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1982 - 1995
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO III, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2001 - Atual
Ensino, Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Film Theory

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor vinculado ao Programa de Mestrado em Imagem e Som

Atividades

06/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Cinema
06/2001 - Atual
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Audiovisual
História do Audiovisual no Brasil
História do Audiovisual

Boston University, BU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante Capes/Fulbright, Carga horária: 40


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Faculdade Anhembi Morumbi, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1981
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista

Atividades

03/1978 - 12/1981
Ensino, comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Editoração



Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Subversões Cronotópicas
Descrição: Projeto de análise textual e reflexão teórica a respeito do cronotopo na linguagem audiovisual. Busca apoio nas obras de Mikhail Bakhtin, Lezama Lima, Roland Barthes e Laura Mulvey..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Quase Dois Irmãos? Os Cinemas Contemporâneos do Brasil e da África do Sul
Descrição: Estudo comparado das cinematografias brasileira e sul-africana, tendo por foco principal a representação das relações raciais e considerando também relações de classe social, gênero, sexualidades e contextos lingüísticos. O foco deste estudo será direcionado sobre o período que corresponde, no Brasil, à retomada da década de 1990 até hoje e, na África do Sul, ao cinema pós-apartheid. Em ambos os países, esse período marca a busca por um diálogo com novos segmentos de público, anteriormente afastados do cinema produzido localmente, assim como por novas formas e gêneros. O projeto prevê período de estudos na University of Cape Town, África do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Carmen Miranda on Film: Politics of Identity
Descrição: A research of Carmen Miranda´s work on film with a focus on representations of ethnicity and gender..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose Soares Gatti Junior - Coordenador.
1999 - 2001
Poliglossia in Brazilian Cinema
Descrição: A study of the use of languages in Brazilian cinema. A research of politics of representation in dialogues, dubbing and subtitles, using Mikhail Bakhtin´s theories..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
Quase Dois Irmãos? Os Cinemas Contemporâneos do Brasil e da África do Sul
Descrição: Estudo comparado das cinematografias brasileira e sul-africana, tendo por foco principal a representação das relações raciais e considerando também relações de classe social, gênero, sexualidades e contextos lingüísticos. O foco deste estudo será direcionado sobre o período que corresponde, no Brasil, à retomada da década de 1990 até hoje e, na África do Sul, ao cinema pós-apartheid. Em ambos os países, esse período marca a busca por um diálogo com novos segmentos de público, anteriormente afastados do cinema produzido localmente, assim como por novas formas e gêneros. O projeto prevê período de estudos na University of Cape Town, África do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose Soares Gatti Junior - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Rebeca -- Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
2010 - Atual
Periódico: Interin (UTP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1987
Tuition Remission Award, New York University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GATTI, JOSÉ2016GATTI, JOSÉ. (In)Visibilidades de Labour in a Single Shot. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 43, p. 18-43, 2016.

2.
GATTI, JOSÉ2016GATTI, JOSÉ. Dialogismo e sincretismo: (re)definições. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 11, p. 59-79, 2016.

3.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2014GATTI, J.. Subversions of Proteus. Kinema, a Journal of History, Theory and Aesthetics of Film and Audiovisual Media, v. 42, p. 25-40, 2014.

4.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2013GATTI, J.. Subversão cronotópica em 'A noiva de Frankenstein'. Dobras (Barueri, SP), v. 6, p. 62-69, 2013.

5.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2013GATTI, J.. Imagens Vigiadas: cinema e guerra fria no Brasil, 1945-1954. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 3, p. 297-302, 2013.

6.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2013GATTI, J.. Desvestindo A noiva de Frankenstein. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 4, p. 152-172, 2013.

7.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2011GATTI, J.. Bona Spes. Ilha do Desterro (UFSC), v. 61, p. 11-28, 2011.

8.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2010GATTI, J.. Estética da desintegração: Matthias Müller filma Brasília. Devires (UFMG), v. 7, p. 166-183, 2010.

9.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2010GATTI, J.. Usos do Véu: visibilidade e invisibilidade da mulher muçulmana no cinema. Revista Eco-Pós (Online), v. 13, p. 53-81, 2010.

10.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2009GATTI, J.. Anamnese de "Cabeças Cortadas". Crítica Cultural, v. 4, p. 109-126, 2009.

11.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2009GATTI, J.. "Bourekas" e caipiras: Topol e Mazzaropi. Alceu(PUCRJ), v. 9, p. 56-72, 2009.

12.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2008GATTI, J.. Carmen Miranda: Tiquetaque Transétnico. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 08/08, p. /site/?p=166, 2008.

13.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2007GATTI, J.. Chiaroscuro: Glauber Rocha in "Claro". Significação (UTP), v. 28, p. 153-166, 2007.

14.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2006GATTI, J.. Emergences. GLQ (New York), v. 12, p. 612-614, 2006.

15.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2006 GATTI, J.. Carmen Miranda's White Dress: Ethnicity, Syncretism and Subaltern Sexualities in Springtime in the Rockies. Ilha do Desterro (UFSC), v. 51, p. 93-108, 2006.

16.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2004GATTI, J.; HELLER, B. ; CARDOSO, H. ; WAJNMAN, S. . Cultura midiática e grupos sociais: possibilidades de um campo de estudos. E-Compós (Brasília), v. 1, n.1, p. 1-16, 2004.

17.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2003GATTI, J.. Pseudodialogismo Mallandro. Olhar (UFSCar), São Carlos, SP, v. 9, p. 24, 2003.

18.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2001GATTI, J.. Poliglossia in Women's Films. Democratic Communiqué, Oak Park, Illinois, v. 17, n.1, p. 9-24, 2001.

19.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ2000GATTI, J.. Monoglossia em 'Aleluia, Gretchen'. Olhar (UFSCar), v. 2, n.4, p. 141-146, 2000.

20.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1998 GATTI, J.. (In)Visibilidade racial em 'O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro'. Cinemais (UENF), Rio de Janeiro, RJ, v. 12, p. 113-132, 1998.

21.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1998GATTI, J.. Der Glauber Have Sept Cabeças. Estudos de Cinema, São Paulo, v. 1, p. 99-125, 1998.

22.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1997GATTI, J.. Der Glauber Have Sept Cabeças. Cinemais (UENF), Campos, RJ, v. 3, p. 113-132, 1997.

23.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1997GATTI, J.. Cem Anos de Cinema: Cem Anos de Formas, Formatos e Fórmulas. Universidade e Sociedade, São Paulo, SP, v. 12, p. 127-130, 1997.

24.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1997GATTI, J.. (Re)Descobrimentos do Brasil. Revista Famecos, Porto Alegre, RS, v. 7, p. 134-141, 1997.

25.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1997GATTI, J.. (Re)Discoveries Of Brazil. Ilha do Desterro, Florianópolis, SC, v. 32, p. 163-176, 1997.

26.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1996GATTI, J.. Indisciplina. Imagens, v. 6, p. 112-113, 1996.

27.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1995GATTI, J.; BECQUER, M. . Elementos do Vogue. Imagens, Campinas, SP, v. 4, p. 39-48, 1995.

28.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1991 GATTI, J.; BECQUER, M. . Elements Of Vogue. Third Text, Londres, v. 16/17, p. 65-82, 1991.

29.
GATTI, J.;GATTI, JOSÉ1990GATTI, J.. "Yeleen": Science and Miracle. Deep Focus, Nova York, v. SPRING, p. 2-6, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GATTI, J.; Fernando Marques Penteado . Masculinidades: teoria, crítica e artes. 1. ed. São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores, 2011. v. 1. 352p .

2.
GATTI, J.; CATANI, A. (Org.) ; FABRIS, M. (Org.) . Estudos de Cinema VI. São Paulo: Fapesp/Panorama, 2003. v. 1.

3.
GATTI, J.; CATANI, A. (Org.) ; RAMOS, F. P. (Org.) ; MOURAO, M. D. (Org.) . Estudos de Cinema V. Porto Alegre: Sulina, 2002. v. 1.

4.
GATTI, J.; RAMOS, F. P. (Org.) ; MOURAO, M. D. (Org.) ; CATANI, A. (Org.) . Estudos de Cinema. Porto Alegre, RS: Sulina, 2001. v. 1. 348p .

5.
GATTI, J.; RAMOS, F. P. (Org.) ; CATANI, A. (Org.) ; MOURAO, M. D. (Org.) . Estudos de Cinema IV. Porto Alegre: Sulina, 2001. v. 1.

6.
GATTI, J.; CATANI, A. (Org.) ; RAMOS, F. P. (Org.) ; MOURAO, M. D. (Org.) . Estudos de Cinema II e III. São Paulo: AnnaBlume, 2000. v. 1.

7.
GATTI, J.; GATTI, J. ; "Barravento": A Estréia de Glauber. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 1988. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
GATTI, J.. Semeando a pesquisa: a Socine e a expansão dos estudos de audiovisual no Brasil. In: Laécio Ricardo; Thaís Vidal; Txai Ferraz. (Org.). Cinema e universidade : diferentes convergências. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. , p. 197-207.

2.
GATTI, J.. Laura Mulvey: por um novo cinema e por uma nova espectatorialidade. In: Izabel Brandão; Ildney Cavalcanti; Claudia de Lima Costa; Ana Cecília Acioli Lima. (Org.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). 1ed.Florianópolis: EDUFAL / Editora da UFSC, 2017, v. , p. 181-188.

3.
GATTI, J.. Proteus: morte e transfiguração. In: Julio Jeha; Laura Juárez; Lisley Nascimento. (Org.). Crime e transgressão na literatura e nas artes. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, v. , p. 91-114.

4.
GATTI, J.. Personas de Glauber. In: Silvana Oliveira; Antonio João Teixeira. (Org.). Múltiplas lentes: cinema, literatura, fotografia. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2015, v. , p. 71-82.

5.
GATTI, J.. Estrangeiros filmam a África do Sul. In: Stephanie Dennison. (Org.). World cinema: as novas cartografias do cinema mundial. 1ed.Campinas: Papirus, 2013, v. , p. 125-141.

6.
GATTI, J.. Impersonations of Glauber Rocha by Glauber Rocha. In: Alisa Lebow. (Org.). The Cinema of Me: The Self and Subjectivity in First-Person Documentary Film. Nova York: The University Press Group, 2012, v. , p. -.

7.
GATTI, J.. Notas sobre masculinidades. In: Fernando Marques Penteado; José Gatti. (Org.). Masculinidades: teoria, crítica e artes. 1ed.São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 9-23.

8.
GATTI, J.. Duelo de Titãs: Sandow e Schwarzenegger. In: Fernando Marques Penteado; José Gatti. (Org.). Masculinidades: teoria, crítica e artes. São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores, 2011, v. 1, p. 223-237.

9.
GATTI, J.. Usos do véu -- notas sobre a representação da mulher muçulmana no cinema. In: Silvia Maria Favero Arend, Carmen Silvia de Moraes Rial, Joana Maria Pedro. (Org.). Diásporas, mobilidades e migrações. 1ed.Florianópolis, SC: Editora Mulheres, 2011, v. , p. 273-292.

10.
GATTI, J.. Der Glauber Have Sept Cabeças. In: Mosquera, Gerardo; Fisher, Jean. (Org.). Over Here -- International Perspectives on Art and Culture. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2005, v. , p. 364-383.

11.
GATTI, J.. Felizes Juntos. In: Denilson Lopes. (Org.). Cinema dos anos 90. Chapecó: Argos, 2005, v. , p. 213-231.

12.
GATTI, J.. "Felizes Juntos": gênero, sexualidade e tango no cinema de Wong Kar-Wai. In: Cláudia de Lima Costa; Simone Pereira Schmidt. (Org.). Poéticas e Políticas Feministas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2004, v. , p. 165-174.

13.
GATTI, J.. Os campos do cinema: desdobramentos contemporâneos. In: Mariorosaira Fabris. (Org.). Estudos Socine de Cinema. São Paulo: Panorama, 2004, v. , p. 02-04.

14.
GATTI, J.. Der Glauber Have Sept Cabeças. In: Gerardo Mosquera; Jean Fischer. (Org.). Over Here: International Perspectives on Art and Culture. 1ed.New York, NY: The MIT Press; New Museum of Contemporary Art, 2004, v. , p. 364-383.

15.
GATTI, J.. Quem vai ficar com Carmen? - Sexualidade nos filmes de Carmen Miranda em Hollywood. In: Denílson Lopes. (Org.). Imagem & Diversidade Sexual: Estudos da Homocultura. São Paulo: Inojosa Edições, 2004, v. , p. 04-08.

16.
GATTI, J.. O Homem Forte: ressignificações. In: B. Lyra, W. Garcia. (Org.). Corpo & Imagem. São Paulo: Arte & Ciência, 2003, v. , p. 31-48.

17.
GATTI, J.. Pseudodialogismo Mallandro. In: F. P. Ramos, M. D. Mourao, A. Catani, J. Gatti. (Org.). Estudos de Cinema. Porto Alegre, RS: Sulina, 2001, v. , p. 291-302.

18.
GATTI, J.. Poliglossia no Cinema. In: A. Corseuil, J. Caughie. (Org.). Estudos Culturais: Palco, Tela e Página. Florianópolis: Insular, 2000, v. , p. 141-160.

19.
GATTI, J.. Lusofonia no cinema brasileiro: notas sobre a presença de línguas no cinema. In: Socine. (Org.). Socine II e III. São Paulo: Annablume, 2000, v. , p. 86-97.

20.
BECQUER, M. ; GATTI, J. ; GATTI, J. . Elements Of Vogue. In: ve. (Org.). The Subcultures Reader. 1ed.Londres: Routledge, 1997, v. , p. 445-453.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GATTI, J.. Entre o Diabo e a Esperança. Trópico, 01 ago. 2010.

2.
GATTI, J.. Entre o Diabo e a Esperança: notas sobre a vida acadêmica na África do Sul. Gazeta do Povo, Curitiba, PR, p. 6G - 6G, 12 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GATTI, J.. Subalternidad y agenciamiento. Apuntes sobre la representación de la mujer musulmana en el cine. In: II CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL, 2010, Buenos Aires. ACTAS II CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL, 2010.

2.
GATTI, J.. O ensino do audiovisual no Brasil de hoje. In: 15º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, 2004, São Paulo. Formação do olhar, 2004. p. 07-08.

3.
GATTI, J.; HELLER, B. ; CARDOSO, H. ; WAJNMAN, S. . Cultura midiática e grupos sociais: possibilidades de um campo de estudos. In: IV Interprogramas da Compós -- 2004, 2004, Brasília, DF. Anais do IV Interprogramas da Compós -- 2004, 2004. v. 1. p. 1-16.

4.
GATTI, J.. Felizes Juntos: tango e kongjing. In: III Seminário Corpo e Mídia do Grupo de Pesquisa Forma, Imagem e Corpo, 2003, São Paulo. Anais do III Seminário Corpo e Mídia do Grupo de Pesquisa Forma, Imagem e Corpo. São Paulo: UNIP, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
GATTI, J.. Dialogism and syncretism: (re)definitions. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 2016.

2.
GATTI, J.. (In)visibilidades de Labour-in-a-single-shot. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
GATTI, J.. Elusive Boundaries. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GATTI, J.. Queer cinema in Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GATTI, J.. Cinema Novo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GATTI, J.. From Novo to Novissimo: a review of contamporary Latin American cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GATTI, J.. Cinema, novas masculinidades e teoria queer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GATTI, J.. Cultura Contemporânea da África do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GATTI, J.. From Novo to Novissimo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GATTI, J.. (In)visibilities. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GATTI, J.. U-Carmen no cinema africano: múltiplas traições. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GATTI, J.. 'Proteus': morte e transfiguração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
GATTI, J.. Robben Island, Proteus e a Era Imaginária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GATTI, J.. Euclides -- Glauber -- Suassuna: Displacements. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GATTI, J.. Olhares de Olga - um estudo de decupagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GATTI, J.. Glauberão Sussurana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GATTI, J.. Parcerias de Carmen. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GATTI, J.. Carmen's white dress. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GATTI, J.. Cultura midiática e grupos sociais: poissibilidades de um campo de estudos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GATTI, J.. Obara mostra Glauber. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GATTI, J.. Novíssimo: A Review of Contemporary Latin American Cinema. Vorno, Lucca: Associazione Culturale Dello Scompiglio, 2014 (Texto de apresentação de catálogo de Mostra de Cinema).

2.
GATTI, J.. Uma situação pós-colonial. Florianópolis, SC, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
GATTI, J.; MENDES, M. C. . Cinema: o uso criativo da realidade. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2012. (Tradução/Artigo).

4.
GATTI, J.. Ilha do Desterro, South Africa: literature and media. Florianópolis, SC: Editora da Universidade de Santa Catarina, 2011 (Edição de número de revista).

5.
GATTI, J.. Retorno a Brokeback Mountain. São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2011. (Tradução/Artigo).

6.
GATTI, J.. Banheiro dos homens. São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2011. (Tradução/Artigo).

7.
Gonçalves, M. R. ; GATTI, J. . Pornografia masculina: gay vs. hétero. São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAPO, S. ; GATTI, J. . Nuovissimo: Rassegna sul Cinema Latinoamericano Contemporaneo. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GATTI, J.. From Novo to Novissimo: A Review of Contemporary Latin American Cinema. 2014. (Curadoria).

2.
GATTI, J.; RAMOS, Fernão ; CELESTE, Mniriam ; HAMBURGER, Esther ; TOLEDO, Moira . O vídeo como instrumento no universo da educação. 2004. (Debate).

3.
GATTI, J.. Coordenador de sessão. 2004. (Coordenador de sessão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GATTI, J.. Conversa com David Mauas. 2014 (Vídeo).

2.
GATTI, J.; CAPO, S. . Nuovissimo. 2014 (Mostra de Cinema).

3.
GATTI, J.. Chancleteras. 1991 (VÍDEO).

4.
GATTI, J.; ABS, M. ; GATTI, J. ; LEONARDI, P. ; LONG, B. . Liberty. 1990 (VÍDEO).

5.
GATTI, J.; DANTAS, M. ; Boundaries Of The Beard. 1989 (VÍDEO).

6.
GATTI, J.; CASTRO, A. ; GATTI, J. . Radium. 1989 (ROTEIRO).

7.
GATTI, J.; GATTI, J. ; ROLNIK, R. . Geografia Económica da Guiné-Bissau. 1980 (FOTOGRAFIA).

8.
GATTI, J.; GATTI, J. ; ROLNIK, R. . Afrika 80. 1980 (PROGRAMA AUDIOVISUAL).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOTHA, M.; GATTI, J.. Participação em banca de Claren Luttig. Lesbian Identity and Representation in Contemporary Video in South Africa. 2014. Dissertação (Mestrado em Media Theory and Practice) - University of Cape Town.

2.
Gonçalves, M. R.; GARCIA SOBRINHO, W.; GATTI, J.. Participação em banca de Alexandre de Medeiros Jordão. Cinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

3.
BOTHA, M.; GATTI, J.. Participação em banca de Saint-Francis Tohlang. Documenting gay identity through the cinematic lens: an investigation of South African gay identities in film. 2012. Dissertação (Mestrado em Media Theory and Practice) - University of Cape Town.

4.
CASTILHO, K.; GATTI, J.. Participação em banca de Wilson Esaú. Design, uma área editorial de interesse. O segmento de design no mercado editorial brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
GATTI, J.. Participação em banca de Marcelo Sewaibryke de Medeiros. A Criação de Sistema Comunicativo Diferenciado para Minorias em Instituição Bancária. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

6.
GATTI, J.; MALUF, S. W.; LANGDON, E. J.. Participação em banca de Marco Aurélio da Silva. Se Manque! -- uma etnografia do carnaval no pedaço GLS da Ilha de Santa Catarina. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
GATTI, J.. Participação em banca de Lúcio de Franciscis dos Reis Piedade. A Cultura do Lixo -- Horror, Sexo e Exploração no Cinema. 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

8.
GATTI, J.. Participação em banca de Juliano Gonçalves da Silva. O índio no cinema brasileiro e o espelho recente. 2002. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
GATTI, J.. Participação em banca de Ariadne Costa da Mata. Blissful Violence -- ambiguity in Stanley Kubrick´s "A Clockwork Orange". 2002. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
GATTI, J.. Participação em banca de Alyson Elizabeth Rosalind Steele Ganzo Weickert. An analysis of the protagonist´s face work in "As Good as it Gets": from an obnoxious hermit to a social human being. 2001. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
GATTI, J.. Participação em banca de Marcelo Carrard de Araújo. O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante: Peter Greenaway e os caminhos da fábula neobarroca. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
GATTI, J.. Participação em banca de Edvânea Maria da Silva. Expressividade poética à flor da tela: janelas para pensar três filmes latino-americanos. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
BOTHA, M.; GATTI, J.. Participação em banca de Astrid Treffry-Goatley. The Representation and Mediation of National Identity in the Production of Post-Apartheid, South African Cinema. 2010. Tese (Doutorado em Film and Media Studies) - University of Cape Town.

3.
GATTI, J.. Participação em banca de José Roberto Neffa Sadek. Narrativas de Ficção: Interações entre Filmes e Telenovelas. 2006 - Escola de Comunicações e Artes / USP.

4.
Xavier, I.; Vieira, J. L.; GATTI, J.. Participação em banca de Renato Luiz Pucci Junior. Cinema brasileiro pós-moderno -- Estilo paradoxal, em direção a uma poética. 2003. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Escola de Comunicações e Artes / USP.

5.
MOURAO, M. D.; Lyra, B.; Pallotini, R.; GATTI, J.. Participação em banca de Maria Therezade Oliveira Azevedo. O tarô e a dramaturgia. 2003. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Escola de Comunicações e Artes / USP.

6.
GATTI, J.. Participação em banca de Wilton Garcia Sobrinho. Imagem & Homoerotismo -- A sexualidade no discurso da arte contemporânea. 2002 - Escola de Comu.

7.
GATTI, J.. Participação em banca de Marcos Antonio Nicolau. Desígnios de signos: um estudo linguístico e semiótico da relação entre a poesia brasileira da vanguarda e a publicidade impressa. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
GATTI, J.. Participação em banca de Genilda Alves Azerêdo Rodrigues. From page to screen: a study of irony in adaptations of Jane Austen´s "Emma". 2001. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
GATTI, J.. Participação em banca de Flávia Cesarino Costa. Antes da narrativa linear: tempo e modernidade no primeiro cinema (1895-1907). 2000. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
GATTI, J.. Participação em banca de Flávia Seligman. O Brasil é feito pornôs -- o ciclo da pornochanchada no país dos governos militares. 2000 - Escola de Comu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GATTI, J.. Comissão de Seleção do Programa de Restauro Cinemateca Brasileira -- Petrobrás. 2010. Cinemateca Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Review of Contemporary Latin American Cinema. From Novo to Novíssimo: a review of contemporary Latin American Cinema. 2014. (Exposição).

2.
Labor in a Single Shot Conference.(In)visibilities. 2014. (Simpósio).

3.
X ANPEd Sul.O novo documentário investigativo: David Mauas. 2014. (Seminário).

4.
BRASA -- Brazilian Studies Association XI Conference. Subversões cronotópicas: literatura e cinema do Brasil e da África do Sul. 2012. (Congresso).

5.
XVI Encontro Socine.Robben Island, Proteus and the Imaginary Era. 2012. (Encontro).

6.
VI Seminário Integrado e Interinstitucional Ciência e Cultura - Unisul - Univille - UnC.O Retorno de Carmen: a cultura do canto lírico, o trabalho comunitário e a realização do filme "U-Karmen Kayelitsha" nas favelas da Cidade do Cabo, África do Sul. 2011. (Seminário).

7.
Fazendo Gênero.Usos da masculinidade e papéis de gênero. 2010. (Seminário).

8.
Fazendo Gênero.Usos do Véu: notas sobre a representação da mulher muçulmana no cinema. 2010. (Seminário).

9.
II Congreso Internacional ASAECA. Subalternidad y Agenciamiento. 2010. (Congresso).

10.
XIV Encontro Socine."Triomf": uma derrota anunciada. 2010. (Encontro).

11.
XIII Encontro Socine.Casamento Branco, Protagonistas Negros. 2009. (Encontro).

12.
"Elite Troops", a debate with José Padilha and James Cavallaro.Harvard Film Archives Screening. 2008. (Encontro).

13.
9th International Congress of the Brazilian Studies Association. Strong, graceful or miserable: screen records of male bodies in contemporary Brazilian Documentary. 2008. (Congresso).

14.
A Homossexualidade na Mídia: o Que Mudou?.A Representação do Homossexual no Cinema. 2008. (Encontro).

15.
Brazilian Studies Association Conference. Strong, Graceful or Miserable: Screen Records of Male Bodies in Contemporary Brazilian Documentary. 2008. (Congresso).

16.
Claremont University."City of God" / "Invisible Children": Representations of Marginality in Contemporary Brazilian Cinema. 2008. (Seminário).

17.
Mount St. Mary's Film and Social Justice Program.Contemporary Brazilian Documentary. 2008. (Encontro).

18.
Society for Cinema and Media Studies Conference. Impersonations of Glauber Rocha by Glauber Rocha. 2008. (Congresso).

19.
Southern Methodist University Research Seminar on Media."City of God" / "Invisible Children": Representations of Marginality in Contemporary Brazilian Cinema. 2008. (Seminário).

20.
University of California at Irvine, Program in Visual Studies.Languages on the Screen: Poliglossia and Monoglossia. 2008. (Seminário).

21.
University of California at Los Angeles Film School.Carmen Miranda's White Dress: Ethnicity, Syncretism and Subaltern Sexualities in Springtime in the Rockies. 2008. (Encontro).

22.
XII Encontro Socine.Hinterlandia infernal: Isabel Sarli e a sexualização do espaço argentino. 2008. (Encontro).

23.
X Encontro Socine.Cronotopias. 2006. (Encontro).

24.
IX Encontro Socine. Faces de Carmen em "Copacabana". 2005. (Congresso).

25.
VIII Encontro Socine. Glauberão Sussuarana. 2004. (Congresso).

26.
VII Encontro Socine. História no cinema brasileiro 2. 2003. (Congresso).

27.
Cinema Brasileiro: anos 90, 9 questões.Cinema Brasileiro: anos 90, 9 questões. 2002. (Seminário).

28.
Conferência.Como a educação e os educadores lidam com as tecnologias, a ética e a comunicação após o 11 de setembro. 2002. (Seminário).

29.
V Encontro Internacional Fazendo Gênero. Corporalidade e conflito. 2002. (Congresso).

30.
VI Encontro da SOCINE -- Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Geografia e História de Deus e o Diabo. 2002. (Congresso).

31.
Corpo & Imagem.O homem forte: ressignificações. 2001. (Seminário).

32.
Cultura e Homoerotismo: III Encontro de Pesquisadores Universitários. Nós, que aqui treinamos. 2001. (Congresso).

33.
V Encontro da SOCINE -- Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Masculino, autoritário, totalitário. 2001. (Congresso).

34.
2000 Society for Cinema Studies Conference. Polyglossia in "Carlota Joaquina". 2000. (Congresso).

35.
Conferência na Universidade Nova de Lisboa.Lusofonia e Cinema Brasileiro. 2000. (Outra).

36.
IV Encontro da SOCINE -- Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Pseudodialogismo em televisão. 2000. (Congresso).

37.
III Encontro Anual da SOCINE -- Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Monoglossia em "Aleluia, Gretchen". 1999. (Congresso).

38.
XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, I Colóquio Brasil-Grã-Bretanha de Estudos Culturais. Análise do texto midiático. 1999. (Congresso).

39.
II Encontro Socine. Poliglossia em. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GATTI, J.; CAPO, S. ; Fernando Marques Penteado . Conversa Pública/Public Talk: erotismo, corpo e sexualidades em trânsito: Como se chama?. 2014. (Outro).

2.
MOURAO, M. D. ; CORSEUIL, A. R. ; BRANDAO, A. S. ; Gonçalves, M. R. ; GATTI, J. . XVI Encontro Socine. 2012. (Congresso).

3.
GATTI, J.; LINS, C. L. ; Gonçalves, M. R. ; CATANI, A. . X Encontro Socine. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Flavio Bandeira Ciffoni. Representações da ditadura militar brasileira no cinema. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná. (Orientador).

2.
Fernanda Hugen de Macedo. Peeping Hugo: A Postmodern View of Modernism in The Invention of Hugo Cabret and Hugo. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Matheus Batista Massias. No country for old auteurs: the oeuvre of the Coen Brothers. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Fernando Severo. Kózak, cineasta paranaense. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
George Alexandre Ayres de Menezes Mousinho. The Deadly Wind: a Character Study on Nuclear Fear, Temporal and Social Fragmentation. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Gislaine Bahls. X-Men. Início: 2013. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Rita de Cássia Alves de Souza. "Meu pé de laranja lima": literatura e cinema. Início: 2013. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná. (Orientador).

4.
Paulo Roberto Ferreira de Camargo. Homens à Deriva ? O masculino em crise no cinema de Beto Brant e Marçal Aquino. Início: 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Juliana de Souza. O gênero juvenil no cinema brasileiro: um estudo. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

2.
Michael Pizzatto Bahr. "Ela Chavo del Ocho"/"Chaves": Tradução, Adaptação e Linguagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

3.
Adriana Rodrigues Suarez. Correlação entre a obra pictórica de Francis Bacon e a obra cinematográfica "Love is the Devil: Study for a Portrait of Francis". 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

4.
Claudia Santos Mayer. Everything is gonna lead to the same place: Dogme 95 and Gus Van Sant's "Death Trilogy". 2011. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

5.
Claudia Cristina Guimarães. O Cinema e os Cinemas, diálogos entre estética e tecnologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

6.
Mauricio Dotto Martucci. Dialogismo e tradução intersemiótica em "Pink Floyd -- The Wall". 2010. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

7.
Glauco Menta. Carmen Miranda em Hollywood: vestindo formas, cores e culturas. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

8.
Rogério Secomandi Mestriner. Redes interdiscursivas e convergência de mídias: uma análise de. 2009. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

9.
Raphael Albuquerque de Boer. Representations of women in the movies "The Color Purple" and "Monster": from the colored to the monstruous love. 2008. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

10.
Rita de Cássia Eleutério de Moraes. A Narrative Analysis of Franco Zefirelli's and Robert Stevenson's "Jane Eyre". 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

11.
Dante Luiz de Lima. Bloody Eroticism in "Interview with the Vampire": from Literature to the Audiovisual Domain. 2007. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

12.
Cláudia Ramos Neves. Returning to Zamunda to find paradise: Eddie Murphy's "Coming to America" and the politics of parody in film. 2004. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

Tese de doutorado
1.
Raphael Albuquerque de Boer. Who is going to save the Final Girl? The politics of representation in the films. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Soares Gatti Junior.

2.
Marcos Aurélio da Silva. Territórios do desejo: performance, territorialidade e cinema no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Jose Soares Gatti Junior.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carolina Marcondes de Campos. Identidade, corpo e sexualidade em "Meninas não choram". 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Jose Soares Gatti Junior.



Outras informações relevantes


SOCINE 
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
Fundador, 1996
Secretário de 1996 a 2001
Vice-presidente, 2002-2003
Presidente, 2004-2005
Preasidente, 2006-2007

Fundação Cultural MixBrasil
Conselheiro e
Curador do Festival MixBrasil
desde 2002

Compós
Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação
Coordenador do GT Fotografia, Cinema e Vídeode 1997 a 2000



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 23:37:56