Luciano Rogerio de Lemos Meira

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0903590025049309
  • Última atualização do currículo em 27/06/2017


Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley (EUA, 1991), mestre em psicologia cognitiva (UFPE, 1987) e bacharel em pedagogia (FAFIRE, 1984). Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do Mestrado em Design de Artefatos Digitais do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), bolsista de pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DTII) e Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é co-fundador no Porto Digital (Recife). A partir de 2017, Luciano tornou-se também um Lemann Fellow, através da Stanford University na qualidade de Visiting Scholar no Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Rogerio de Lemos Meira
Nome em citações bibliográficas
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
UFPE/CFCH- Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n, 9o Andar
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268270
URL da Homepage: http://www.ufpe.br/psicologia


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1991
Doutorado em Mathematics Education.
University of California at Berkeley, UCB, Estados Unidos.
Título: Explorations of mathematical sense-making: An activity-oriented view of children's use and design of material displays, Ano de obtenção: 1991.
Orientador: Alan H Schoenfeld.
Coorientador: Andrea diSessa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Atividade Matemática; Funções; Análise Microgenética; Representações; Teoria da Atividade.
1985 - 1987
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Geometrias-em-ação na programação em LOGO,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Terezinha Nunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cognição Matemática; Conceitos Geométricos; Programação em Logo.
1981 - 1984
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Informática, Centro de Informática.

Atividade realizada
Consultor em projetos de educação e comportamento digital.
8/1992 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação de Conceitos e Resolução de Problemas
Psicologia e Cultura
Psicologia e Inovação
8/1992 - 8/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

8/1992 - 8/2013
Ensino, Psicologia Cognitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem
Cognição e Tecnologias da Informação
Metodologia em Psicologia
Psicologia da Educação Matemática
Teorias em Psicologia
3/1992 - 3/2013
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Resolução de Problemas
Metodologia
Psicologia Cultural
Inteligencia Artificial
Análise Interacional
10/2005 - 10/2008
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
8/1996 - 8/1998
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
8/1994 - 8/1995
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Vice-chefe de Departamento.

Joy Street, JS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Coordenador Científico e de Inovação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações
Bolsa SOFTEX

Atividades

1/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Ciência e Inovação, .

Cargo ou função
Coordenador de Ciência e Inovação.
1/2010 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Joy Street, .

Cargo ou função
Pesquisador Associado.

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Design de Artefatos Digitais do CESAR.edu, o braço educacional do CESAR

Atividades

7/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Inovação, Mestrado Profissional CESAR.edu.

Linhas de pesquisa
Design de Artefatos Digitais
7/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Inovação, Mestrado Profissional CESAR.edu.



Linhas de pesquisa


1.
Psicologia da Educação Matemática
2.
Cultura e Cognição
3.
Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação
4.
Psicologia do Desenvolvimento
5.
Design de Artefatos Digitais
6.
Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uma pedagogia de bits para o desenvolvimento de aplicativos educacionais gamificados

Projeto certificado pela empresa Joy Street em 23/02/2016.
Descrição: A imersão do sujeito contemporâneo em ambientes digitais acessíveis por equipamentos móveis observou enorme crescimento nos últimos anos, especialmente no que diz respeito ao uso de aplicativos para smartphones e tablets. O mercado já disponibiliza milhares desses objetos digitais com foco específico em educação e aprendizagem, mas tanto a academia quanto a indústria carecem de estudos e orientações técnicas acerca (a) das características fundamentais dos aplicativos educacionais de sucesso; e (b) dos processos de concepção e desenvolvimento que articulam os times envolvidos em sua produção. Com base em métodos quantitativos e qualitativos diversos, este projeto gerará conhecimentos acerca de tais características e processos, através da imersão investigativa do pesquisador em uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas do Porto Digital (Recife), comprometida com a produção de aplicativos gamificados para o ensino básico. O resultado do projeto será o aprofundamento conceitual e tecnológico de uma ?Pedagogia de Bits?, cuja principal contribuição será um guia de orientação à concepção e ao desenvolvimento de aplicativos educacionais, com foco no setor produtivo formado pelas empresas brasileiras desenvolvedoras de tecnologias educacionais e jogos para educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano Rogerio de Lemos Meira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Informática Educativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:50
Total de citações:831
Meira, L.  Data: 23/07/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA2015REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA ; HAZIN, IZABEL ; FALCÃO, JORGE TARCÍSIO DA ROCHA ; Meira, Luciano ; BENDASSOLLI, PEDRO ; GUERRA, AMANDA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; GOMES, APUENA VIEIRA ; OLIVEIRA, MARCEL VINÍCIUS MEDEIROS ; RÊGO, JOSÉ IVONILDO DO . Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.

2.
FRADE, C.2014FRADE, C. ; Lerman, S. ; Meira, Luciano . A zona de desenvolvimento proximal para identificar aprendizagem como participação em práticas matemáticas. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 117-148, 2014.

3.
Frade, Cristina2012Frade, Cristina ; MEIRA, Luciano . Interdisciplinaridade na escola: subsídios para uma Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço simbólico. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 371-394, 2012.

4.
OLIVEIRA, R. S.2010OLIVEIRA, R. S. ; MEIRA, Luciano . Uso de marcas verbais para aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na Internet. Intercom (São Paulo. Online), v. 33, p. 105-126, 2010.

5.
PINHEIRO, M. A.2010PINHEIRO, M. A. ; MEIRA, Luciano . Psicologia discursiva e o sujeito do conhecimento: A singularidade como questão. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 15, p. 603-611, 2010.

6.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano2009MEIRA, Luciano; PERES, Flávia Mendes de Andrade e . O sujeito em contextos de uso e desenvolvimento de softwares. Psicologia. Teoria e Pesquisa, v. 25, p. 119-127, 2009.

7.
Correia, M.2008Correia, M. ; MEIRA, Luciano . Explorações acerca da construção de significados na brincadeira infantil. Psicologia. Reflexão e Crítica, v. 21, p. 358-366, 2008.

8.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano2007 MEIRA, Luciano; PINHEIRO, M. A. . Produção de sentidos no uso que se faz de gráficos. Estudos de Psicologia (Natal), v. 12, p. 135-152, 2007.

9.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e2005PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; MEIRA, Luciano . Avaliação de software educacional centrada no diálogo. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n.4, p. 31-57, 2005.

10.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano2004 MEIRA, Luciano; PERES, Flávia Mendes de Andrade e . A dialogue-based approach for evaluating educational software. Interacting with Computers, v. 16, p. 615-633, 2004.

11.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano2003MEIRA, Luciano. Significados e modelagem na atividade algébrica. Boletim GEPEM (USU), v. 42, p. 37-45, 2003.

12.
MELO, Lafayette Batista2003MELO, Lafayette Batista ; Meira, Luciano . Construção do espaço virtual: interação mediada por ambientes de chat e estratégias cognitivas de localização. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 45, p. 145-160, 2003.

13.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano2001MEIRA, Luciano; Lerman, S. . The Zone of Proximal Development as a symbolic space. Social Science Research, Londres, UK, v. 1, n.13, p. 1-40, 2001.

14.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano2000MEIRA, Luciano. Lo real, lo cotidiano y el contexto en la enseñanza de las matemáticas. Eufonía (Barcelona), Espanha, v. 25, p. 59-74, 2000.

15.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano1998MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T. . O computador como ferramenta instrucional em educação matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 78, n.188, p. 236-261, 1998.

16.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano1998 MEIRA, Luciano. Making sense of instructional devices: The emergence of transparency in mathematical activity. Journal for Research in Mathematics Education, Estados Unidos, v. 29, n.2, p. 121-142, 1998.

17.
Correia, M.1998Correia, M. ; MEIRA, Luciano . A emergência de objetivos matemáticos num jogo de dominós: Exploracoes em cultura e cognição. Psicologia. Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 13, n.3, p. 279-289, 1998.

18.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano1995MEIRA, Luciano. Análise microgenética e videografia: Ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 1, n.3, p. 59-71, 1995.

19.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano1995 MEIRA, Luciano. The microevolution of mathematical representations in children's activity. Cognition and Instruction, Estados Unidos, v. 13, n.2, p. 269-313, 1995.

20.
da Rocha Falcão, J. T.1994da Rocha Falcão, J. T. ; MEIRA, Luciano . A experiência matemática na escola de primeiro grau. Educação Matemática em Revista (São Paulo), São Paulo, v. 1, n.2, p. 37-42, 1994.

21.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano1993MEIRA, Luciano. O mundo-real e o dia-a-dia no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), Blumenau, v. 1, n.1, p. 19-27, 1993.

22.
MEIRA, Luciano;Meira, Luciano1993MEIRA, Luciano; Dias, M. G. B. ; Spinillo, A. . Raciocinio lógico-matemático: Aprendizagem e desenvolvimento. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 1, n.1, p. 113-127, 1993.

23.
Nunes, T.1989Nunes, T. ; MEIRA, Luciano . Learning computer languages and concepts. The Quarterly Newsletter Of The Laboratory Of Comparative Human Cognition, Estados Unidos, v. 11, n.1, p. 2-8, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Meira, Luciano; Spinillo, A. (Org.) . Psicologia cognitiva: cultura, desenvolvimento e aprendizagem. 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006. v. 1. 260p .

Capítulos de livros publicados
1.
FRANCA, A. C. P. ; Meira, Luciano ; SOARES, M. M. . Digital Self: Fiction and Non-fiction on the Internet. In: Aaron Marcus. (Org.). Design, User Experience, and Usability. Theories, Methods, and Tools for Designing the User Experience. 1ed.: Springer International Publishing, 2014, v. 8517, p. 537-547.

2.
MEIRA, Luciano; Lerman, S. . Zones of Proximal Development as fields for communication and dialogue. In: C. Lightfoot; M. C. D. P. Lyra. (Org.). Challenges and strategies for studying human development in cultural contexts. 1ed.Roma (Itália): Firera Publishing, 2010, v. , p. 199-220.

3.
MEIRA, Luciano. Psicologia e a cultura do complexo na escola. In: M.A.T. Ribeiro; J.S. Bernardes; C.E. Lang. (Org.). A produção na diversidade: Compromissos éticos e políticos em Psicologia. Maceió: Casa do Psicólogo, 2007, v. , p. 75-86.

4.
BEZERRA, Henrique Jorge Simões ; MEIRA, Luciano . Zona de Desenvolvimento Proximal: interfaces com os processos de intersubjetivação. In: A. Spinillo; L. Meira. (Org.). Psicologia Cognitiva: Cultura, desenvolvimento e aprendizagem. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006, v. 1, p. -.

5.
PIRES, Izabel Augusta Hazin ; MEIRA, Luciano . Múltiplas interpretações para a Zona de Desenvolvimento Proximal na sala de aula. In: Mônica Correia. (Org.). Psicologia e Escola: Uma parceria que deveria funcionar. Campinas: Átomo, 2003, v. , p. -.

6.
MEIRA, Luciano. Zonas de Desenvolvimento Proximal nas salas de aula de ciências e matemática. In: Monica Rabelo de Castro. (Org.). VETOR: Série de divulgação científica em Educação Matemática. 1ed.Campos: FAFIC, 2003, v. 1, p. 5-23.

7.
MEIRA, Luciano. Mathematical representations as systems of notations-in-use. In: K. Gravemeijer; R. Lehrer; B. van Oers; L. Verschaffel. (Org.). Symbolizing, modeling and tool use in mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002, v. , p. 87-103.

8.
MEIRA, Luciano. Students algebraic activity: sense-making and the production meanings In mathematics. In: James Kaput. (Org.). EMPLOYING CHILDREN'S NATURAL POWERS TO BUILD ALGEBRAIC REASONING IN THE CONTEXT OF ELEMENTARY MATHEMATICS. HILLDALE: LAWRENCE-ERLBAUM, 2001, v. prelo, p. -.

9.
Arcavi, A. ; Kessel, C. ; MEIRA, Luciano ; Smith, J. . Teaching mathematical problem solving: An analysis of an emergent classroom community. In: J. Kaput, A. H. Schoenfeld & E. Dubinsky. (Org.). Research in Collegiate Mathematics Education. 1ed.Providence: American Mathematical Society, 1998, v. 3, p. 1-70.

10.
MEIRA, Luciano. Aprendizagem, Ensino e Negociação de Significados Na Sala de Aula. In: Maria Helena Novaes; Márcia R. Ferreira de Brito. (Org.). PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA, FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 1ed.RIO DE JANEIRO: ANPEPP, 1996, v. 1/5, p. -.

11.
MEIRA, Luciano. Atividade Algébrica e Produção de Significados Em Matemática: Um Estudo de Caso. In: Maria da Graça Dias; Alina G. Spinillo. (Org.). TÓPICOS EM PSICOLOGIA COGNITIVA. 1ed.RECIFE: UFPE, 1996, v. 1, p. 168-192.

12.
MEIRA, Luciano. Ensino e Aprendizagem de Funcoes. In: Analúcia Schliemann; David Carraher; Luciano Meira; Jorge Falcão; Alina Spinillo. (Org.). ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA EDUCACAO MATEMATICA. RECIFE: UFPE, 1993, v. , p. 62-84.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Meira, Luciano. Cultura digital e ensino médio. Revista Pátio Ensino Médio, 15 dez. 2013.

2.
MEIRA, Luciano. Inovação na escola. Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, p. 14 - 17, 01 set. 2012.

3.
MEIRA, Luciano; PINHEIRO, M. A. . Relação abalada. Educação (São Paulo), São Paulo - Ed. Segmento, p. 54 - 56, 10 abr. 2012.

4.
MEIRA, Luciano. A escola do complexo. Revista Pátio, Porto Alegre, 01 jul. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Gomes, J. ; Prudencio, R. ; Meira, Luciano ; Azevedo Filho, A. ; Nascimento, A. ; Oliveira, H. . Group profiling for understanding educational social networking. In: International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2013, Boston, EUA. Proceedings of the 25th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE), 2013. v. 25. p. 101-106.

2.
Gomes, J. ; Prudencio, R. ; Meira, Luciano ; Azevedo Filho, A. ; Nascimento, A. ; Oliveira, H. . Group profiling for understanding educational social networking. In: International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2013, Boston, EUA. Proceedings of the 25th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE), 2013. v. 25. p. 101-106.

3.
MEIRA, Luciano; PINHEIRO, M. A. . Inovação na escola. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2012, Brasília, DF. SBGames 2011 - Computing Track. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Computação/UNB, 2012. p. 42-47.

4.
FRADE, C. ; MEIRA, Luciano . The social nature of affective behaviors and the constitution of identity. In: 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010, Belo Horizonte. Proceedings of The 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010. v. 1. p. 247-249.

5.
MEIRA, Luciano; NEVES, A. ; Geber Ramalho . Lan House na escola: uma olimpíada de jogos digitais e educação. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009.

6.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; Meira, Luciano . Dialogismo: a idéia de gênero discursivo aplicada ao desenvolvimento de software educativo. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008. v. 1. p. 249-258.

7.
FALCAO, T. P. ; MEIRA, Luciano ; Gomes, A. . Designing Tangible Interfaces for Mathematics Learning in Elementary School. In: Workshop on Perspectives, Challenges and Opportunities for Human-Computer Interaction in Latin America (CLIHC 2007), 2007, Rio de Janeiro. Proceedings of the Workshop on Perspectives, Challenges and Opportunities for Human-Computer Interaction in Latin America, 2007.

8.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; MEIRA, Luciano . Subjetividade em contextos informatizados: uma análise do sujeito na interação humano-computador à luz de Benveniste, Bakhtin e Vygotsky. In: II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006, Rio de Janeiro. II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.

9.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; MEIRA, Luciano . O diálogo como metáfora dos processos de desenvolvimento de software. In: ACM International Conference, 2006, Natal, RN. Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems. RN, Natal: Sociedade Brasileira de Computação, 2006. p. 25-28.

10.
Gomes, G. ; MEIRA, Luciano . The discourse of logical necessity: Rules for action in pre-school mathematics. In: International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2006, Praga. Proceedings of the 30th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Prague: PME. v. 3. p. 201-208.

11.
MEIRA, Luciano; ROAZZI, Antonio . The Graduate Program in Cognitive Psychology at the Federal University of Pernambuco. In: Autumn Conferences at The Dept. of Developmental and Clinical Child & Adolescent Psychology: The Brazilian connection, 2006, Trondheim. Proceedings from the Autumn Conferences at The Dept. of Developmental and Clinical Child & Adolescent Psychology: The Brazilian connection. Trondheim: Tapir, 2006. v. 1. p. 33-41.

12.
MEIRA, Luciano. Change and novelty in mother-infant interactions at mealtime. In: XIIth European Conference on Developmental Psychology, 2005, La Laguna, Tenerife. Programme of the XIIth European Conference on Developmental Psychology. La Laguna, Tenerife: University of La Laguna. p. 31-31.

13.
MEIRA, Luciano; CORREIA, Mônica de Fátima Batista . The emergence of mathematical goals in a recreational practice. In: 27th Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2003, Honolulu, Hawai. Proceedings of the 27th Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2003.

14.
MEIRA, Luciano. As bases semióticas da ZDP na sala de aula. In: II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: Reflexões para o Ensino, 2003, Belo Horizonte, MG. Anais do II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: Reflexões para o Ensino, 2003.

15.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; MEIRA, Luciano . Avaliação de software educacional centrada no diálogo: Interface, colaboração e conceitos científicos. In: Latin American Conference on Human-Computer Interaction, CLIHC 2003, 2003, Rio de Janeiro. CLIHC 2003, 2003.

16.
MEIRA, Luciano. Zona de Desenvolvimento Proximal como campo simbólico-temporal: Aproximações de um modelo teórico e aplicações para o ensino de matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. Anais do I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. p. 51-57.

17.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; MEIRA, Luciano . Software Educacional e Diálogo Entre Alunos: Um Modelo de Avaliação. In: V Symposium on Human Factors in Computer Systems- IHC, 2002, Fortaleza. Proceedings of V Symposium on Human Factors in Computer Systems. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Computação, 2002. p. 262-273.

18.
MEIRA, Luciano. Zonas de Desenvolvimento Proximal como campos simbólico-temporais: Aproximações de um modelo teórico e aplicações para o ensino de matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001, Curitiba. Psicologia da Educação Matemática, prelo, 2001.

19.
MEIRA, Luciano. The Role Of Representations And Physical Devices In Mathematics Education: An Activity-Oriented View. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYMBOLIZING AND MODELING IN MATHEMATICS EDUCATION, 1998. PROCEEDINGS. HOLANDA. p. 42-49.

20.
MEIRA, Luciano. Negotiation Of Meanings In A Mathematics Classroom. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 21, 1997. PROCEEDINGS. LAHTI, FINLÂNDIA. v. 3. p. 232-239.

21.
MEIRA, Luciano. Gráficos e Quantidades Na Vida Diária e Na Mídia Impressa. In: SEMANA DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 1997. ANAIS. RECIFE. p. 31-38.

22.
MEIRA, Luciano. Students algebraic activity: Sense-making and the production of meanings in mathematics. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 20, 1996. PROCEEDINGS. VALENCIA. v. 3. p. 377-385.

23.
MEIRA, Luciano. Mediation By Tools In The Mathematics Classroom. In: NNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 19, 1995. PROCEEDINGS. RECIFE. v. 1. p. 102-111.

24.
MEIRA, Luciano. O Uso de Ambientes Computacionais No Ensino de Matemática. In: SEMANA DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 1995. ANAIS. RECIFE. p. 59-66.

25.
MEIRA, Luciano. Explorações Em Compreensão Matemática: O Uso e Produção de Representações Materiais. In: SEMINÁRIO SOBRE NOVAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL, 1994. ANAIS. ÁGUAS DE SÃO PEDRO. v. 2. p. 1-15.

26.
MEIRA, Luciano. Ambiguities and transparencies in the mathematics classroom: A reaction to Voigt's paper. In: Conference on the Culture of the Mathematics Classroom, 1993, Osnabrück. Notes of the Conference on the Culture of the Mathematics Classroom, 1993. v. 1. p. 1-9.

27.
MEIRA, Luciano. The microevolution of mathematical representations in children's activity. In: 16th Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1992, Durham. Proceedings of the 16th Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1992. v. 2. p. 96-103.

28.
MEIRA, Luciano. Developing knowledge of functions through manipulation of a physical device. In: 14th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1990, Oaxtapec-México. Proceedings of the 14th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1990. v. 2. p. 101-109.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEIRA, Luciano. Applying Interactional Analysis to developmental studies. In: Jean Piaget Society, 2007, Amsterdam. Proceedings of the Jean Piaget Society, 2007.

2.
MEIRA, Luciano. The emergence of novelty in an infant's actions at mealtime: A view from Interactional Analysis. In: Workshop on Methods for Studying Human Development in Culturally Diverse Contexts, 2004, Serramni, 2004.

3.
da Rocha Falcão, J. T. ; MEIRA, Luciano . Análise qualitativa e quantitativa na pesquisa em psicologia: Divergências e complementaridades. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Sociedade Brasileira de Psicologia: Resumos de comunicações científicas. Belo Horizonte: SPB, 2003. p. 24-24.

4.
MEIRA, Luciano. Análise Interacional: Prática e reflexões teóricas. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Sociedade Brasileira de Psicologia: Resumos de comunicações científicas, 2003. p. 64-65.

5.
PERES, Flávia Mendes de Andrade e ; MEIRA, Luciano . Interação mediada por software educacional. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Sociedade Brasileira de Psicologia: Resumos de comunicações científicas, 2003. p. 63-64.

6.
MELO, Lafayette Batista ; MEIRA, Luciano . A construção do espaço mediada pela linguagem textual de chats em ambientes virtuais de ensino na internet. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Sociedade Brasileira de Psicologia: Resumos de comunicações científicas, 2003. p. 64-64.

7.
MEIRA, Luciano. Sistemas de Informação em Contextos de Mudança. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. Anais do II Sipem, 2003.

8.
MEIRA, Luciano; PERES, Flávia Mendes de Andrade e . Software Educacional e Professor: Lugares específicos na construção de conceitos Matemáticos. In: V Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2002, Garanhuns. Anais do V Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2002.

9.
MELO, Lafayette Batista ; MEIRA, Luciano . THE SPACE-TEMPORAL CONSTRUCTION IN VIRTUAL LEARNING COMMUNITIES BASED ON TEXTUAL RESOURCES FROM INTERNET. In: International Conference on Information and Communication Technologies in Education, 2002, Badajoz, Espanha. Proceedings of the International Conference on Information and Communication Technologies in Education- ICTE2002, 2002.

10.
MELO, Lafayette Batista ; MEIRA, Luciano . DISTANCE-LEARNING FOR PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS BASED ON COLLABORATIVE ACTIVITY AND MEDIATED BY TEXTUAL RESOURCES. In: International Conference on Information and Communication Technologies in Education, 2002, Badajoz, Espanha. Proceedings of the International Conference on Information and Communication Technologies in Education- ICTE2002, 2002.

11.
MEIRA, Luciano; Correia, M. . The development of mathematical knowledge in a recreational practice. In: 31st Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2001, Berkeley, CA. The Genetic epistemologist. Victoria, CA: The Jean Piaget Society, 2001. v. 29. p. 57-57.

12.
MEIRA, Luciano; SANTOS, S. L. ; LYRA, M. C. D. P. . How does dialogue work on behalf of the developing subject?. In: 31st Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2001, Berkeley, CA. The Genetic epistemologist. Victoria, Canada: Jean Piaget Society, 2001. v. 29. p. 26-27.

13.
MEIRA, Luciano. Cognição, software educacional e comunidades virtuais de aprendizagem. In: Bienal Internacional do Livro, 2000, São Paulo, 2000.

14.
MEIRA, Luciano; Lerman, S. . Developing content-orientated and communication-orientated language in the zone of proximal development. In: III International Conference for Sociocultural Research, 2000, Campinas-SP, 2000. v. 1. p. 25-26.

15.
LEÃO, L. M. ; MEIRA, Luciano . Atividade e comunicação em um ambiente de alta densidade tecnológica. In: III International Conference for Socilcultural Research, 2000, Campinas-SP, 2000. v. 1. p. 126.

16.
OLIVEIRA, A. L. ; MEIRA, Luciano . O uso da videografia na formação de professores. In: III International Conference for Sociocultural Research, 2000, Campinas-SP, 2000. v. 1. p. 121.

17.
MEIRA, Luciano. On signs and meanings:An activity-oriented view. In: Annual Meetings of the Jean Piaget Society, 1999, Cidade do México, 1999.

18.
Lerman, S. ; MEIRA, Luciano . The Zone of Proximal Development as a symbolic space. In: CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR CULTURAL RESEARCH AND ACTIVITY THEORY, 4, 1998. AARHUS, DINAMARCA.

19.
MEIRA, Luciano. Gráficos e Quantidades na Vida Diária, na Mídia Impressa e em Publicações Científicas. In: Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1998, Gramado. Resumos. Gramado: ANPEPP, 1998. v. 1. p. 118-118.

20.
MEIRA, Luciano. Processos Cognitivos e Culturais e A Pesquisa Em Educação Matemática. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 1, 1997. ANAIS. RIO DE JANEIRO. p. 19-21.

21.
MEIRA, Luciano. Making Sense Of Algebra: A Video For Teachers. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATHEMATICS EDUCATION, 8, 1996. BOOK OF ABSTRACTS. SEVILLA. p. 603-603.

22.
MEIRA, Luciano. Learning Mathematics In School: A View Of Students' Sense-Making Of Algebra. In: BIENNIAL MEETINGS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIOURAL DEVELOPMENT, 12, 1996. BOOK OF ABSTRACTS. QUEBEC.

23.
MEIRA, Luciano. Práticas e Conceitos Matemáticos Na Sala de Aula. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP, 6, 1996. RESUMOS. TERESÓPOLIS. v. 1. p. 140-140.

24.
Gomes, A. ; MEIRA, Luciano . Students' Representations Of Rates Of Change. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 19, 1995. PROCEEDINGS. RECIFE. v. 1. p. 204-204.

25.
Correia, M. ; MEIRA, Luciano . Playing with multiples and arithmetics in a domino game. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 19, 1995. PROCEEDINGS. RECIFE. v. 1. p. 237-237.

26.
Porto, Z. ; MEIRA, Luciano ; Carraher, D. . Representing Decimal Numbers When Converting Units Of Measure. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 19, 1995. PROCEEDINGS. RECIFE. v. 1. p. 250-250.

27.
MEIRA, Luciano. Cognição Situada e Teoria da Atividade. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP, 5, 1994. ANAIS. CAXAMBU. v. 1. p. 166-167.

28.
MEIRA, Luciano. Algebraic representations and discourse in a traditional classroom. In: 18th Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1994, Lisboa. Proceedings of the 18th Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1994. v. 1. p. 103-103.

29.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T. . Psicologia da Educação Matemática. In: II Congresso Íbero-Americano de Educação Matemática-CIBEM, 1994, Blumenau-SC. Livro de Resumos, 1994. v. 1. p. 57-58.

30.
MEIRA, Luciano. The development of mathematical understandings in the classroom. In: XII Biennial Meetings of the International Society for the Study of Behavioural Development, 1993, Recife-PE. ISSBD Simposium Abstracts. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1993. v. 1. p. 148.

31.
MEIRA, Luciano. Resolução de problemas: Reações ao artigo de Frank Lester. In: Seminário Internacional de Educação Matemática, 1993, Rio de Janeiro-RJ. Conference Notes, 1993. v. 1.

32.
MEIRA, Luciano. Conflicts in computer programming: Do empirical contradictions affect problem-solving?. In: International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1990, Oaxtapec, México, 1990. v. 1. p. 232.

33.
MEIRA, Luciano. Mathematical concepts as tools: Learning about angles in Logo programming. In: International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1990, Oaxtapec, 1990. v. 1. p. 231.

Apresentações de Trabalho
1.
Meira, Luciano. Aprendizagem com diálogo e diversão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Meira, Luciano. Inovação na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MEIRA, Luciano. XXXVI Reunião Anual de Psicologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MEIRA, Luciano. XI Simpósio da ANPEPP. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MEIRA, Luciano. A escola do Complexo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MEIRA, Luciano. Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MEIRA, Luciano; Gomes, G. . Aspectos semióticos da alfabetização matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MEIRA, Luciano. Processos Cognitivos e Linguísticos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MEIRA, Luciano. Zona de Desenvolvimento Proximal, diálogo e temporalidade no desenvolvimento cognitivo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MEIRA, Luciano. Neurociência: Breves reflexões sobre as relações cérebro-comportamento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEIRA, Luciano. Blade runner: Visões da Psicologia Cognitiva. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MEIRA, Luciano. ZPDs and dialogicality. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEIRA, Luciano. A Informática na Educação Matemática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MEIRA, Luciano; Spinillo, A. . Psicologia Cognitiva: Cultura, desenvolvimento e aprendizagem. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006 (Editoração).

2.
MEIRA, Luciano; Carraher, D. . Proceedings of the 19th Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. São Paulo: Atual, 1995 (Editoração).

3.
Schliemann, A. D. ; Carraher, D. ; Spinillo, A. ; MEIRA, Luciano ; da Rocha Falcão, J. T. . Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife-PE: Editora Universitária da UFPE, 1993 (Editoração).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Meira, Luciano; VASCONCELOS, F. P. ; CREDIDIO, D. ; ALEXANDRE, C. . Apta. 2014.

2.
Meira, Luciano; NEVES, A. ; VASCONCELOS, F. P. ; PINHEIRO, M. A. ; CREDIDIO, D. . Plinks. 2012.

3.
MEIRA, Luciano. iRedes. 2006.

4.
MEIRA, Luciano; NEVES, A. . Trulog. 2006.

5.
MEIRA, Luciano. Calcule!. 2000.

6.
MEIRA, Luciano. Vestibular Interativo. 1998.

Processos ou técnicas
1.
MEIRA, Luciano. Análise Dialógica da Aprendizagem. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
MEIRA, Luciano. Fábrica de Jogos e Cultura Digital. 2007.

2.
MEIRA, Luciano. Centro da Juventude de Minas Gerais. 2007.

3.
MEIRA, Luciano; Meira, S. R. L. . Redes Sociais Colaborativas: iRedes. 2004.

4.
MEIRA, Luciano; GONÇALVES, Idevan . Teleducação Digital. 2002.

5.
MEIRA, Luciano. Arte & Matemática. 2002.

6.
MEIRA, Luciano. Avaliação dos Livros Didáticos de Matemática para a Escola Nova. 2000.

7.
MEIRA, Luciano; Meira, S. R. L. . Futura.br. 2000.

8.
MEIRA, Luciano. Aprendizagem e Ensino na Internet. 1999.

9.
MEIRA, Luciano. Laboratório de Atividades Matemáticas na Praça - LAMP. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEIRA, Luciano. Salto para o Futuro. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MEIRA, Luciano. Ensino de Geometria. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MEIRA, Luciano. Salto para o Futuro. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEIRA, Luciano. Curso de Especialização em Psicologia Educacional. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MEIRA, Luciano. O software educacional da escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MEIRA, Luciano. Curso de Especialização em Educação Matemática. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MEIRA, Luciano. Especialização em Psicologia da Educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MEIRA, Luciano. Perspectivas Cognitivas para o Design de Software Educacional. 1999. .

6.
MEIRA, Luciano. Proporções: problemas de compreensão e representação.. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para professores do ensino fundamental).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MEIRA, Luciano. Sistema de Incentivo à Cultura: CD Mombojó. 2003 (Produção Musical).

Demais trabalhos
1.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T. ; Gomes, A. . O software educacional na escola: Uma introdução. 2002 (Texto de Divulgação Técnico-Científica) .

2.
MEIRA, Luciano; Valença, A. . Prova Interativa (www.provainterativa.com.br). 2000 (Site Educacional na Internet) .

3.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T. . Aprender+ (www.educacao.pe.gov.br/aprender+.htm. 1998 (Site Educacional na Internet) .

4.
MEIRA, Luciano; UFPE, CPG . Projeto de Implantação do Programa de Doutorado da Pós-Graduação Em Psicologia da Ufpe. 1997 (Documento Técnico) .

5.
MEIRA, Luciano. Proporções: Problemas de Compreensão e Representação. 1996 (Texto de Divulgação Técnico-Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Eva Rozental de Brito Lemos. Aquisição da Linguagem e Contexto Escolar: Levantamento de questões sobre a interpretação do professor. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Emmanuelle Christina Chaves da Silva. O Sistema de Comunicação Mãe-Bebê: estudo das dimensões que compõe as trocas medidas por objetos. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Priscila Barros David. Escrita e Oralidade em Diferentes Listas de Discussão. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Silvana Maria Sobral Griz. Desenvolvimento da Comunicação no Início da Vida: O bebê surdo. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T.. Participação em banca de Jadson Augusto Almeida da Silva. Conceitualização em Física: Uma psicanálise Bachelardiana sobre o campo conceitual da ótica. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MEIRA, Luciano; CARVALHO, Glória. Participação em banca de Andréa Almeida de Siqueira. Linguagem psicótica: Algumas considerações sonre a produção de matáfora e metonímia. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T.; CÂMARA, Marcelo. Participação em banca de Mônica de Oliveira Osório. Relevância didática dos contextos de trocas argumentativas no campo conceitual da álgebra elementar. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MEIRA, Luciano; VILLAR, Fátima; da Rocha Falcão, J. T.. Participação em banca de Polyanne Maria de Araújo Coimbra Fernandes. Argumentação na sala de aula: Construção de sentidos numa aula de ciências. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T.. Participação em banca de Georgia Albuquerque de Toledo Pinto. Noções pré-algébricas e seu ensino para crianças no início do ensino fundamental. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
MEIRA, Luciano; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Ricardo Pinho Souto. Argumentação coletiva em sala de aula e construção de conhecimentos no campo da ética: Uma abordagem processual. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
MEIRA, Luciano; Spinillo, A.. Participação em banca de Síntria Labres Lautert. A representação de operações e problemas de divisão em crianças: Da linguagem oral para outras formas de representação. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
PIRES, Izabel Augusta Hazin; SANTOS, S. L.; MEIRA, Luciano. Participação em banca de Izabel Hazin Pires. Crianças epilépticas fazendo matemática. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Mônica Maria Lins Lessa. Aprendendo Álgebra em Sala de Aula: Contribuição de uma seqüência didática. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Ângela Maria Oliveira Santa Clara. A constituição Dialógico-Argumentativa de conhecimentos no processo de produção do texto escrito. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Síntria Labres Lautert. As Dificuldades das Crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Claudia Roberta de Araújo Gomes. O educador de matemática no espaço dialógico das díades: Uma abordagem psicológica da subjetividade na ação docente. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Bruno Campello de Souza. A Teoria da Mediação Cognitiva: os impactos cognitivos da hipercultura e da mediação digital.. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MEIRA, Luciano. Participação em banca de Nadja Maria Vieira da Silva. EEA: Explorando recursos um modelo para análise do desenvolvimento da comunicação mãe-bebê. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T.; FIGUEIREDO, Paulo; CÂMARA, Marcelo; BALTAR, Paula. Participação em banca de Jorge Costa do Nascimento. O conceito de limite em Cálculo: Obstáculos e dificuldades no contexto do ensino superior de matemática. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MEIRA, Luciano; da Rocha Falcão, J. T.. Participação em banca de Ana Coelho Vieira Selva. Gráficos de barras e materiais manipulativos: Analisando dificuldades e contribuições de diferentes representações. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
MEIRA, Luciano; ROAZZI, Antonio; da Rocha Falcão, J. T.; FIGUEIREDO, Paulo; CÂMARA, Marcelo. Participação em banca de Gilda Lisboa Guimarães. Interpretando e construindo gráficos de barra. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e a cultura do complexo na escola. 2007. (Congresso).

2.
Cognitive Psychology: A retrospective and prospective account of Recife's group.Co-operative cross-cultural research. 2006. (Simpósio).

3.
II Congresso Nacional de Psicologia. A emergência do novo: Uma visão da Análise Interacional. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bárbara Bezerra Arruda Câmara. Motivação e games: o uso do jogo Angry Birds com estudantes para o ensino de física. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

2.
Matheus de Oliveira Sales. Jogos Textuais Interativos na escola: efeitos dos Role- Playing Games na sala de aula . 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

3.
Flora Albuquerque Matos. Uma Análise dos Sentidos Produzidos sobre Tag Clouds: Contribuições da Psicologia para o Design . 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

4.
Felipe José Loreto Quérette. A concepção de sujeito no discurso de artistas plásticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

5.
Ana Cleide Barros Jucá. Interações discursivas envolvendo crianças com Síndrome de Down: Diálogos com mães e professores . 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

6.
Janaína Oliveira da Silva. A construção de vínculos na relação entre professores e alunos. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

7.
Ana Carol Pontes DE FRANÇA. Self Digital: explorações acerca da construção do eu na Internet . 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

8.
Robson Santos DE OLIVEIRA. Uso de marcas verbais para aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na internet. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

9.
Paulo Henrique da Fonseca MELO. Uma perspectiva semiótico-interacional da emergência e manutenção de redes sociais na internet . 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

10.
Angélica Bezerra Martins. A prática de professores na escola virtual. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

11.
Henrique Jorge Simões Bezerra. Software educacional e Zonas de Desenvolvimento Proximal. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

12.
Isabelle Diniz Cerqueira Leite. Conversações com PIXEL: Estratégias de manutenção de coerência no diálogo com um chaterbot. 2004. 135 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

13.
Lúcia Cristina Silveira Monteiro. As bases metafóricas do conceito de infinito na educação matemática. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

14.
Flávia Mendes de Andrade e Peres. Avaliação de software educacional centrada no diálogo. 2002. 160 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

15.
Anna Luiza Oliveira. Conversas sobre o diálogo na sala de aula de matemática. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

16.
Susana Kramer de Mesquita Oliveira. Jogo discursivo e produção de histórias: Análise da produção narrativa em contexto. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

17.
Lauro Lopes Pereira Neto. Modelos mentais infantis sobre a respiração e o sistema respiratório . 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

18.
Silvio Barreto Campello. Ensino e usabilidade na web. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

19.
Edirle Queiroz de Menezes Viana. Práticas Discursivas Na Escola e A Representação da Aritmética Entre Crianças. 1998. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

20.
Cristiane Maria Butto Zarzar. A Aquisição do Conceito de Fração: da Partição Às Estruturas Multiplicativas. 1998. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

21.
Liliane Maria Teixeira de Lima. Interpretação de Gráficos de Quantidades Veiculados Pela Mídia Impressa: Um Estudo Exploratório. 1998. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

22.
Geraldo Alexandre de Oliveira Gomes. Discurso e A Alfabetização Matemática: Ilustrações Acerca da Convencionalização do Saber Escolar. 1998. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

23.
Carlos Eduardo Ferreira Monteiro. Interpretação de Gráficos Sobre Economia Veiculados Pela Mídia Impressa. 1998. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

24.
Mônica Correia. Explorações Em Compreensão Matemática: Uma Prática Cultural Recreativa Onde Emergem Ambientes Matemáticos. 1996. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

25.
Zélia Porto. Números Decimais: Problemas de Compreensão e Representação. 1995. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

26.
Alex Sandro Gomes. Concepções e Representação de Relações Entre Quantidades. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

Tese de doutorado
1.
Robson Santos de Oliveira. A Representação do Self nas salas de bate-papo na Internet e a noção bakhtiniana de Carnavalização: Uma perspectiva dialógica. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

2.
Ernani Martins dos Santos. Discurso e atividade matemática de praticantes de patchwork. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

3.
Silvia Fernanda de Medeiros Maciel. Retratos dos dias: a produção de sentidos na vida cotidiana de crianças . 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

4.
Isabelle Diniz Cerqueira Leite. A produção de sentidos na conversação com chatterbots . 2010. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

5.
Ana Karina Moutinho Lima. A construção narrativa dos sentidos de bioidentidade: obesidade e cirurgias bariátricas. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

6.
Suzann Flávia Cordeiro de Lima. De perto e de dentro : diálogos entre o indivíduo-encarcerado e o espaço arquitetônico penitenciário. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

7.
Henrique Jorge Simões Bezerra. Zona de desenvolvimento proximal como processo de intersubjetivação : o exemplo das comunicações abreviadas . 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

8.
Fabiana Wanderley de Souza Moreira. Na Contramão das Limitações: A Produção de Sentido na Deficiência Mental. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

9.
Flávia Mendes de Andrade e Peres. Diálogo e autoria: do desenvolvimento ao uso de sistemas de informação. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

10.
Pompéia de Villachan e Lyra. Relação de apego mãe-criança: um olhar dinâmico e histórico-relacional . 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

11.
Mônica de Fátima Batista Correia. Explorações sobre a construção de significados na brincadeira infantil. 2005. 230 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

12.
Eveline Vieira da Costa. O desenvolvimento do processo de comunicação dos significados matemáticos em sala de aula. 2005. 270 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

13.
Fabiana Wanderley de Souza MOREIRA. A constituição do sujeito simbólico: O caso do. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

14.
Suzann Flávia Cordeiro LIMA. A semiotização do espaço carcerário. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

15.
Lafayette Batista Melo. A construção espaço-temporal em comunidades virtuais de aprendizagem. 2004. 250 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

16.
Henrique Jorge Simões BEZERRA. ZDP e processos de intersubjetivação. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.

17.
Maria de Lourdes Meireles Carneiro Leão. Cognição em funcionamento: Explorações em um ambiente profissional de alta densidade tecnológica. 2002. 210 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Meira, Luciano; NEVES, A. ; VASCONCELOS, F. P. ; PINHEIRO, M. A. ; CREDIDIO, D. . Plinks. 2012.

2.
Meira, Luciano; VASCONCELOS, F. P. ; CREDIDIO, D. ; ALEXANDRE, C. . Apta. 2014.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Meira, Luciano. Cultura digital e ensino médio. Revista Pátio Ensino Médio, 15 dez. 2013.

2.
MEIRA, Luciano. Inovação na escola. Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, p. 14 - 17, 01 set. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
Meira, Luciano. Inovação na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Meira, Luciano. Aprendizagem com diálogo e diversão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Resumo da trajetória do pesquisador:

? Durante 21 anos, de 1992 a 2013, fui pesquisador da pós-graduação em psicologia cognitiva da UFPE, com dezenas de publicações nas área de aprendizagem, cultura digital e tecnologias educacionais. Nesse período fui também Bolsista PQ Nível 2 do CNPq.
? Consultor desde o ano 2000 do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) em projetos de inovação educacional e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem tecnológica, tais como o Núcleo de Educação Avançada (NAVE), o Coletivo Coca-Cola e Plug Minas.
? Colaborador desde 2011 do Instituto Metrópole Digital (UFRN) na qualidade de formulador das avaliações de entrada para novos alunos, e recipiente de bolsa DTI/CNPq do projeto.
? Colaborador do Consórcio Games PE de 2008 a 2010, na qualidade de bolsista do SOFTEX. Em 2010 o Consórcio deu origem à Joy Street, da qual me tornei sócio-fundador e líder de inovação e educação. 
? A partir de 2013, mudei meu regime de trabalho na universidade de Dedicação Exclusiva (DE) para 20 horas, a fim de me dedicar ao ensino de graduação na UFPE, com ênfase na exploração de novos formatos didáticos para o ensino superior, e ao desenvolvimento de ambientes lúdicos de aprendizagem na Joy Street, com ênfase na construção de interfaces entre a sociedade e o saber acadêmico que ajudei a desenvolver nas duas décadas anteriores.
? A partir de 2015 me associei ao braço educacional do C.E.S.A.R, o CESAR.edu, na qualidade de professor colaborador de sua pós-graduação, voltando a manter uma ligação formal com o ambiente de pesquisa, dessa vez no Porto Digital.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:05:29