Ricardo Mazzini Bordini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4178512575553921
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz (2012). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical, regência, informática e hipermídia em música, espaço de encadeamentos atonal e composição algorítmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Mazzini Bordini
Nome em citações bibliográficas
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais.
Rua da Felicidade
Vila Bacanga
65080800 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32728323
URL da Homepage: http://musica.ufma.br/


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Teoria Pós-tonal e o Processador de Classes de Notas Aplicados à Composição Musical - Um tutorial, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Jamary Oliveira.
Palavras-chave: Composição Musical; Teoria Pós-tonal; Técnicas de composição; Educação Musical; Material Didático; Informática em Música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Musical.
Setores de atividade: Educação Superior.
1990 - 1993
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Do Que Pudera Lembrar-se O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Jamary Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Composição Musical; Análise Musical; Música Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1986 - 1987
Graduação em Regência.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1980 - 1986
Graduação em Composição.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
University of California at Santa Cruz, UCSC, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria Musical.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Redistribuição da UFBA para a UFMA

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Artes.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

03/2011 - 07/2011
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Especiais
Tópicos em Teoria Musical I
A Educação Especial
Tutorial em Composição
Seminários em Composição IV
Técnicas Analíticas II
Seminários em Composição V
08/2010 - 12/2010
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS515 Tópicos em Teoria Musical I
MUS525 Seminários em Composição II
MUS711 Seminários em Composição V
03/2010 - 12/2010
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS012 Literatura e Estruturação Musical IV
03/2010 - 07/2010
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS504 Estudos Especiais
MUS527 Análise Composicional I
MUS585 Análise Composicional III
08/2009 - 12/2009
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS900 Fórum de Compositores
MUS515 Tópicos em Teoria I
MUS504 Estudos Especiais
03/2009 - 12/2009
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS115 Composição Musical VIII
MUS012 Literatura e Estruturação Musical IV
03/2009 - 07/2009
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS900 Fórum de Compositores
MUS587 Seminários em Composição IV
MUS575 Tutorial em Composição I
MUS531 Técnicas de Redução e Orquestração
MUS524 Seminários em Composição I
5/2008 - 12/2008
Direção e administração, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
03/2008 - 12/2008
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 012 Literatura e Estruturação Musical IV
MUS 113 Composição VI
03/2008 - 07/2008
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 524 Seminários em Composição I
MUS 587 Seminários em Composição IV
5/2006 - 5/2008
Direção e administração, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
08/2007 - 12/2007
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 531 Técnicas de Redução e Orquestração
MUS 504 Estudos Especiais
MUS 575 Tutorial em Composição I
03/2007 - 12/2007
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 113 Composição VI
MUS 012 Literatura e Estruturação Musical IV
03/2007 - 07/2007
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 587 Seminários em Composição IV
MUS 524 Seminários em Composição I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 531 Técnicas de Redução e Orquestração
MUS 711 Seminários em Composição V
MUS 504 Estudos Especiais (Materiais Didáticos e Hipermídia em Música)
MUS 525 Seminários em Composição II
03/2006 - 12/2006
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 115 Composição VIII
MUS 105 Instrumentação e Orquestração II
MUS 012 Literatura e Estruturação Musical IV
03/2006 - 07/2006
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 528 Análise Composicional II
MUS 505 Informática em Música I
08/2005 - 12/2005
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 505 Informática em Música I
03/2005 - 12/2005
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 113 Composição VI
MUS 105 Instrumentação e Orquestração II
MUS 012 Literatura e Estruturação Musical IV
03/2005 - 07/2005
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 504 Estudos Especiais
4/2003 - 4/2005
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
10/2000 - 3/2005
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
08/2004 - 12/2004
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 515 Tópicos em Teoria Musical
03/2004 - 12/2004
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 012 Literatura e Estruturação Musical IV
MUS 105 Instrumentação e Orquestração II
MUS 114 Composição VII
03/2004 - 07/2004
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS 505 Informática em Música I
MUS 506 Informática em Música II
3/2001 - 3/2003
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/2001 - 12/2001
Ensino, Composição Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição VI
Instrumentação e Orquestração II
Literatura e Estruturação Musical IV
9/1999 - 9/2001
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Cargo ou função
Vice-chefe de departamento.
3/1997 - 12/1999
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Redução e Orquestração
Informática em Música I
9/1995 - 9/1997
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Informática em Música
2.
Criação Musical
3.
Psicologia da Música
4.
Espaço de Encadeamentos Atonal
5.
Análise Musical
6.
Teoria e Análise Musical
7.
Materiais Didáticos e Hipermídia em Música


Projetos de pesquisa


2006 - 2014
ANATEO: análise e teoria musical com ênfase em teoria pós-tonal
Descrição: análise e teoria musical com ênfase em teoria pós-tonal abordando obras importantes do repertório com prioridade para a música brasileira contemporânea. Aplicação da Teoria Pós-tonal em composição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ricardo Mazzini Bordini - Coordenador / Alexandre Mascarenhas Espinheira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2005 - 2006
Dicionário Inglês-Português de Termos Técnicos Musicais
Descrição: Criação de dicionário Inglês-Português de Termos técnicos musicais com XML/XSL.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Mazzini Bordini - Coordenador / Aldemar Macedo Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Teoria e Percepção Musical: preparação para o vestibular
Descrição: Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Extensão música na UFMA para preparar candidatos a testes de habilidades específicas em Música..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ricardo Mazzini Bordini - Coordenador.
2015 - Atual
Música na UFMA
Descrição: Programa de Extensão para coordenar projetos de extensão oficiais da Coordenação de M´[úsica do Departamento de Artes da UFMA.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ricardo Mazzini Bordini - Coordenador / Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2007
Dicionário Multilíngue de Termos Técnicos Musicais
Descrição: Criação de dicionário Multilíngue de Termos técnicos musicais com XML/XSL.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Mazzini Bordini - Coordenador / Aldemar Macedo Junior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2006 - Atual
Materiais Didáticos e Hipermídia em Música
Descrição: Elaboração de materiais didáticos para aprendizado de música utilizando recursos de hipermídia.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Mazzini Bordini - Coordenador / Aldemar Macedo Junior - Integrante.Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Execução Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1993
Melhor Arranjo, Troféu Caymmi - Salvador, BA.
1989
Melhor Música para Teatro, APETERGS - Porto Alegre, RS.
1987
Melhor Compositor Erudito, Ag. Notícias Musical Press - Porto Alegre, RS.
1986
Melhor Arranjo, Festival Musicanto - Santa Rosa, RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORDINI, RICARDO2016BORDINI, RICARDO. Composição: análise e síntese, sistemas, princípios e técnicas. Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, v. 1, p. 107-115, 2016.

2.
SANTOS, G. P.2013SANTOS, G. P. ; BORDINI, R. M. . Fantasia Sul América para clarineta solo de Cláudio Santoro: uma análise. Per Musi (UFMG), v. 27, p. 189-199, 2013.

3.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO2007BORDINI, R. M.; DANTAS, M. S. . O que pensa e o que sente o compositor quando compõe?. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 97-103, 2007.

4.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO2006BORDINI, R. M.. Heitor Villa-Lobos, Choros (No. 10), "Rasga o Coração" ou "Jurupari": coletânea de citações e uma discussão formal dos aspectos motívicos e formais da obra. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 7, p. 87-94, 2006.

5.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO2004BORDINI, R. M.. Investigação Cronométrica Relativa à Duração de Obras Instrmentais (Concerti Grossi e Sinfonias) da Música Européia de Tradição Ocidental Escrita. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, v. 5, p. 121-133, 2004.

6.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO2001 BORDINI, R. M.. Do Que Pudera Lembrar-se o Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, n.2, p. 116-164, 2001.

7.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO1999BORDINI, R. M.. Uma Análise da Introdução da Bachianas Brasileiras No. 1 de Heitor Villa-Lobos. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, n.1, p. 87-107, 1999.

8.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO1997BORDINI, R. M.. Investigação de Canção de Garoa de Bruno Kiefer. Em Pauta (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 12/13, p. 125-141, 1997.

9.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO1995BORDINI, R. M.. Da Possibilidade de que a Música seja um Vício. Revista da ABEM, Salvador, n.2, p. 7-13, 1995.

10.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO1995 BORDINI, R. M.. Uma Breve Visão d'O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, n.23, p. 131-136, 1995.

11.
BORDINI, R. M.;BORDINI, RICARDO1992BORDINI, R. M.. Composição em Computadores: Concernências Teóricas. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, n.20, p. 33-39, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORDINI, R. M.; MARTINS, A. J. S. . Antônio José Santana Martins(Tom Zé) - Impropérios: Ricardo Mazzini Bordini, Comentários Analíticos. Salvador: UFBA/EMUS, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
BORDINI, R. M.. Uma Análise, pela Teoria Pós-Tonal, de Piano Piece (1984).. In: Perrone, Conceição et alii. (Org.). A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos. Porto Alegre: CPG-Música / UFRGS, 1994, v. , p. 77-107.

2.
BORDINI, R. M.. O PCN: um breve comentário. In: Perrone, Conceição et alii. (Org.). A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos. Porto Alegre: CPG-Música / UFRGS, 1994, v. , p. 142-147.

3.
BORDINI, R. M.. Complemento para 'Uma Análise, pela Teoria Pós-Tonal, de Piano Piece (1984)'. In: Perrone, Conceição et alii. (Org.). A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos. Porto Alegre: CPG-Música / UFRGS, 1994, v. , p. 109-116.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORDINI, R. M.. Na base, Bacon. In: II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA, 2017, Florianópolis. Teoria e Análise musical em perspectiva didática. Salvador: UFBA, 2017. v. II. p. 179-184.

2.
BORDINI, R. M.. Teoria Pós-tonal, Composição Musical, Analogia Relambória?. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. XVI Congresso da ANPPOM. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. v. 1. p. 832-842.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORDINI, R. M.. Traduzir-se: diálogos com Jamary Oliveira. In: I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2014, Salvador, BA. Anais do I COngresso da TEMA, 2014. v. 1. p. 14-14.

2.
BORDINI, R. M.. Teoria Pós-tonal, Composição Musical, Analogia Relambória?. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. XVI Congresso da ANPPOM. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. v. 1. p. 120-120.

3.
MACEDO JUNIOR, Aldemar ; BORDINI, R. M. . Dicionário Inglês-Português de Termos Técnicos Musicais. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / XXV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2006, Salvador. Anais do ... Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História da UFG/UCG. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 320-320.

Apresentações de Trabalho
1.
BORDINI, R. M.. Traduzir-se: diálogos com Jamary Oliveira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORDINI, R. M.. Técnicas de composição com Conjuntos de classes de notas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORDINI, R. M.. ?Overview of some compositional processes and a sample piece featuring pcset theory as applied to generate pre-compositional material.?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORDINI, R. M.. Espaço de Encadeamentos Atonal e Composição Algorítmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORDINI, R. M.. Markov chains applied to series and referential collections. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORDINI, R. M.. Binary Trees Applied to Algorithmic Composition. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BORDINI, R. M.. Arte contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BORDINI, R. M.. Seminário Tecnologia e Desenvolvimento: Pesquisa em Tecnologia, Arte e Cultura na UFBA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BORDINI, R. M.; VEIGA JUNIOR, M. V. R. . Teoria & Música. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORDINI, R. M.. A Teoria Pós-tonal Aplicada à Composição Musical: estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BORDINI, R. M.. Aspectos Estatísticos na Orquestração da Sinfonia No. 1 em Dó Menor, Op. 68 de Johannes Brahms. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORDINI, R. M.. Relatório e Demonstração de Materiais Didáticos Criados em HTML. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BORDINI, R. M.. Materiais, Processos Compositivos e Técnicas Analíticas na Música do Século XX. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
BORDINI, R. M.. Ouviram o Galo Cantar Mas Não Sabem Bem Onde (Crítica e Proposta de Divisão Formal para o Choros Nº 10 de Heitor Villa-Lobos). 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BORDINI, R. M.. Investigação Cronométrica Relativa à Duração de Obras Instrumentais (Concerti Grossi e Sinfonias) na Música Européia de Tradição Ocidental Escrita. Parte 1. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORDINI, R. M.. Notas do tradutor. São Paulo / Salvador, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BORDINI, R. M.. Introdução à Teroria Pós-tonal. São Paulo / Salvador: FEU / EDUFBA, 2013. (Tradução/Livro).

3.
BORDINI, R. M.. Rearmonização: método de ensino visando à aprendizagem da harmonia através da criatividade musical. Rio Grande, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
BORDINI, R. M.. Introdução à Teoria Pós-tonal, 2004. (Tradução/Livro).

5.
BORDINI, R. M.. Considerações Acerca da Seção Áurea 2002 (Palestra).

6.
BORDINI, R. M.. Geração e Seleção de Material Pré-compositivo 2002 (Palestra).

7.
BORDINI, R. M.; MARTINS, A. J. S. . Antônio José Santana Martins(Tom Zé) - Impropérios: Ricardo Mazzini Bordini, Comentários Analíticos 2001 (e-book).

8.
BORDINI, R. M.; BORGES FILHO, A. ; OLIVEIRA, J. ; BARRETO, J. C. ; BLANCO, P. S. ; KRÖGER, Pedro ; GOMES, W. . Música Eletroacústica na Bahia. Salvador: PPG-MUS, 2001 (Encarte).

9.
BORDINI, R. M.; GOMES, W. ; KRÖGER, Pedro ; BURGOS, F. . O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. Salvador: UFBA/EMUS, 2001. (Partitura Musical/Orquestra).

10.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio de ; OLIVEIRA, J. ; LIMA, Paulo Costa ; KRÖGER, Pedro ; GOMES, W. . Cara Senhora! Queirais perdoar-me se, à revelia vossa, por ingrata vos tive.. Salvador: UFBA/EMUS, 2001. (Partitura Musical/Outro).

11.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio de ; OLIVEIRA, J. ; LIMA, Paulo Costa ; KRÖGER, Pedro ; GOMES, W. . Ave Maria. Salvador: UFBA/EMUS, 2001. (Partitura Musical/Outro).

12.
BORDINI, R. M.. Contraponto: Baseado na Prática do Século Dezoito, 1998. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORDINI, R. M.. Consultoria ad-hoc Revista Música Hodie. 2013.

2.
PEREIRA, A. ; BORDINI, R. M. . Consultor Ad-hoc da CAPES. 2013.

3.
BORDINI, R. M.. OPUS Revista da ANPPOM. 2012.

4.
BORDINI, R. M.. Parecerista da ANPPOM. 2011.

Programas de computador sem registro
1.
BORDINI, R. M.. Banco de Dados para Armazenas Históricos Escolares de Alunos dos Cursos de Extensão da EMUS. 2005.

2.
BORDINI, R. M.. Banco de Dados em Access para Cadastro de Alunos de Cursos de Extensão. 2002.

3.
BORDINI, R. M.. Banco de Dados em Acces para Apuração Eletrônica de Votos. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
BORDINI, R. M.. Parecerista ad-hoc da CAPES. 2012.

2.
BORDINI, R. M.. CAPES: Avaliação Trienal 2010 - Artes/Música. 2010.

3.
BORDINI, R. M.. Teoria pós-tonal e composição algorítmica mediadas por computador: um assistente pessoal digital. 2010.

4.
BORDINI, R. M.. CT-INFRA 2007 - Polo de Excelência em Artes: EMUS/UFBA. 2007.

5.
Brasil, U. ; BORDINI, R. M. ; BITTENCOURT, A. ; MARFUZ, L. ; ARAUJO, N. B. . Projeto de Criação da Escola de Cinema da UFBA. 2007.

6.
BORDINI, R. M.. CAPES: Equipamentos Multi-usuário. 2007.

7.
BORDINI, R. M.. Chamada MCT/FINEP Ações Transversais - Equipamentos Multiusuário - EQUIPEMUS. 2006.

8.
BORDINI, R. M.; FONSECA, Diana Santiago da . Implantação do Centro de Laboratórios Integrados de Música (CLIM). 2005.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BORDINI, R. M.. An expanded voice-leading space. 2012; Tema: Atonal Voice-leading Space. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORDINI, R. M.. Introdução à teoria pós-tonal: aplicação em análise e composição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORDINI, R. M.. Master-class de composição. 2013. (Master-class).

3.
BORDINI, R. M.. An Expanded Voice-Leading Space. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

4.
BORDINI, R. M.. Introdução à Teoria Pós-tonal e o Processador de Classes de Notas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Andréa . Oficina de Canto Coral. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BORDINI, R. M.. Análise de música cromática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VEIGA, R. K. ; BORDINI, R. M. . Ryoko Katena Veiga. 2010. (Coletiva).

8.
BORDINI, R. M.. Curso Moodle: Educação Online na UFBA. 2007. (Coletiva).

9.
BORDINI, R. M.. Técnicas de Arranjo Instrumental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BORDINI, R. M.. Notação Musical. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BORDINI, R. M.. HTML e XML. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BORDINI, R. M.. Página HTML do Departamento CLEM (Composição, Literatura e Estruturação Musical). 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

13.
BORDINI, R. M.. Material Didático para LEM IV. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

14.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F. ; GOMES, W. . Seminários Internacionais de Música - Composição. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio de . Te Deum. 2001. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
DALTRO, Fátima ; BORDINI, R. M. . Euphorico: Plissê (residência aretística internacional). 2016. Performática.

Música
1.
MARQUES, M. L. ; BORDINI, R. M. . Concerto Semestral dos Projetos de Extensão (Cordas Friccionadas). 2018. Interpretação.

2.
MARQUES, M. L. ; BORDINI, R. M. . Fórum Latinoamericano de Educação Musical - Brasil. 2017. Interpretação.

3.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Recital Voz e Criatividade 1 e 2. 2017. Diversas.

4.
MARQUES, M. L. ; BORDINI, R. M. . Concerto Semestral Projeto Cordas Friccionadas. 2017. Interpretação.

5.
FERNANDES, T. ; BORDINI, R. M. . Tiago Fernandes: Recital de Formatura em Violão. 2017. Interpretação.

6.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Recital Voz e Criatividade. 2017. Diversas.

7.
BORDINI, R. M.. Concerto Coral da UFMA 43 Anos. 2016. Interpretação.

8.
BORDINI, R. M.; MARQUES, M. L. . Apresentação musical da Camerata da UFMA. 2016. Interpretação.

9.
BORDINI, R. M.. Recital dos Alunos de Harmonia Aplicada (2016.1). 2016. Interpretação.

10.
BORDINI, R. M.. Concerto de Gala UFMA 50 Anos. 2016. Interpretação.

11.
BORDINI, R. M.; MARQUES, M. L. . Concerto de Gala UFMA 50 Anos. 2016. Interpretação.

12.
BORDINI, R. M.. 39o. Festival de Coros do Maranhão. 2016. Interpretação.

13.
BORDINI, R. M.; MARQUES, M. L. . Concerto Semestral dos Projetos de Extensão (Cordas Friccionadas). 2016. Interpretação.

14.
BORDINI, R. M.. Recital alunos de prática coral I e II. 2014. Interpretação.

15.
BORDINI, R. M.. Apresentação de alunos de Prática de Conjunto I e II no Encontro Humanístico 2014. 2014. Interpretação.

16.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Caminhos do Coração. 2013. Diversas.

17.
BORDINI, R. M.. Sarau Sonare. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
DALTRO, Fátima ; OLIVEIRA, E. ; DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Fragmentos de O Canto de Cada Um. 2013. Diversas.

19.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Traduzir-se. 2013. Diversas.

20.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Andréa . Duas séries de canções para soprano e piano. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
BORDINI, R. M.. Workshop in Algorithmic Computer Music. 2012. Composição (estréia).

22.
DALTRO, Fátima ; DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Alvuras. 2012. Diversas.

23.
BORDINI, R. M.. As time goes by. 2012. Arranjo.

24.
BORDINI, R. M.. Pela luz dos olhos teus. 2012. Arranjo.

25.
BORDINI, R. M.. O caderno. 2012. Arranjo.

26.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Canções de ninar gente grande. 2012. Diversas.

27.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . O Rouxinol. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
BORDINI, R. M.. O dengo que a nega tem. 2009. Arranjo.

29.
BORDINI, R. M.. Lá vem a baiana. 2009. Arranjo.

30.
BORDINI, R. M.. A preta do acarajé. 2009. Arranjo.

31.
BORDINI, R. M.. É d'Oxum. 2008. Arranjo.

32.
BORDINI, R. M.. Sétima do Pontal. 2006. Arranjo.

33.
BORDINI, R. M.. Beijinho Doce. 2005. Arranjo.

34.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio José Gomes de . Canto Gregoriano. 2005. Interpretação.

35.
BORDINI, R. M.. Concerto Sinfônico. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio de . Recital de Canto Gregriano. 2004. Interpretação.

37.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio de . Recital de Canto Gregoriano. 2004. Interpretação.

38.
BORDINI, R. M.; QUEIROZ, Flávio de . Recital de Canto Gregoriano. 2004. Interpretação.

39.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Andréa ; GARRIDO, Anita . Recital de Conclusão de Doutorado. 2003. Interpretação.

40.
BORDINI, R. M.. Recital nos XVII Seminários Internacionais de Música. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
BORDINI, R. M.. Que Sorte, Que Sina. 2001. Arranjo.

42.
BORDINI, R. M.. Eu Só Quero Um Amor. 1999. Arranjo.

43.
BORDINI, R. M.. A Volta de Asa Branca. 1999. Arranjo.

44.
BORDINI, R. M.. Lamento Sertanejo. 1994. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BORDINI, R. M.. Busca da Eficácia Administrativa da UFBA - EMUS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORDINI, R. M.; KRÖGER, Pedro . Curso Intermediário de CSound. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DALTRO, Fátima ; LEITE, M. C. V. ; OLIVEIRA, E. ; BORDINI, R. M. . No Jardim de Fulaninhas. 2013 (coletiva).

4.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . As canções do Rei. 2011 (Coletiva).

5.
DALTRO, Fátima ; OLIVEIRA, E. ; BORDINI, R. M. ; VENAS, V. . Vestido Curto na Alma de Dentro. 2010 (Coletiva).

6.
DALTRO, Fátima ; BORDINI, R. M. ; DALTRO, Andréa . Os 3 audíveis. 2009 (Coletiva).

7.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . A voz e o Samba. 2009 (Coletiva).

8.
DALTRO, Fátima ; OLIVEIRA, E. ; BORDINI, R. M. . Os três audíveis. 2008 (Coletiva).

9.
DALTRO, Fátima ; OLIVEIRA, E. ; BORDINI, R. M. . Os três audíveis. 2008 (Coletiva).

10.
BORDINI, R. M.. As variações Goldberg de J. S. Bach: como ouvir seu [de Bach] cérebro. 2008 (Individual).

11.
FERREIRA, E. ; BORDINI, R. M. ; GONCALVES, E. . Recital de Graduação em Canto. 2008 (Coletiva).

12.
DALTRO, Andréa ; BORDINI, R. M. . Minha voz, minha vida. 2008 (Coletiva).

13.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Andréa . Canto cantos e encantos de todos os cantos. 2005 (Coletiva).

14.
BORDINI, R. M.. Em Que Se Cuida Daqueles Que Mesmo Afastados Sempre Estão Juntos. 2005.

15.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Fátima ; DALTRO, Andréa . O Canto de Cada Um. 2004 (Coletiva).

16.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Fátima ; DALTRO, Andréa . O Canto de Cada Um. 2003 (Coletiva).

17.
BORDINI, R. M.; DALTRO, Andréa . Terça da Boa Música. 2002 (Coletiva).

18.
BORDINI, R. M.; OLIVEIRA, J. ; KRÖGER, Pedro ; GOMES, W. ; BLANCO, P. S. ; BARRETO, J. C. ; BORGES FILHO, A. . Música Eletroacústica na Bahia. 2001 (Coletiva).

19.
BORDINI, R. M.. Das Coisas Que Param No Olhar E Ainda Assim Não As Vemos. 2000.

20.
BORDINI, R. M.. Das Coisas Que Podem Ser Ora Uma Ora Outra, Às Vezes As Duas, Nunca Nenhuma. 2000.

21.
BORDINI, R. M.. O Beija-Flor Morto em Minha Mão. 1999.

22.
BORDINI, R. M.. Leão & Aquário- Eixo do Amor Universal (Do Quinto Eixo Que Trata, Ente Outras Coisas, Do Amor). 1999.

23.
BORDINI, R. M.. Das Aldeias Brasílicas e Seus Habitantes. 1999.

24.
BORDINI, R. M.. Dos Martelinhos. 1999.

25.
BORDINI, R. M.. Fantasia Sobre o Hino Rio-Grandense. 1998.

26.
BORDINI, R. M.. Maria. 1997.

27.
BORDINI, R. M.. GEO. 1996.

28.
BORDINI, R. M.. Introdução Supimpa, Variações Espertas e Catitas, com Final Porreta. 1995.

29.
BORDINI, R. M.. Dos Espíritos Voláteis que Fugiram de Seus Frasquinhos. 1995.

30.
BORDINI, R. M.. Ave Maria. 1995.

31.
BORDINI, R. M.. Novas Canções Outrora por Vir que Ora Veramente Vieram. 1994.

32.
BORDINI, R. M.. O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. 1993.

33.
BORDINI, R. M.. De Como Pongam as Fadinhas no Vento. 1992.

34.
BORDINI, R. M.. Cara Senhora. Queirais perdoar-me se, à revelia vossa, por ingrata vos tive. 1992.

35.
BORDINI, R. M.. Três Pequenas - e uma Grande - Canções. 1991.

36.
BORDINI, R. M.. Numa Luaceira Vigília. 1989.

37.
BORDINI, R. M.. As Musas (em número de três) pensando acerca de mui intrigante amêndoa de certo aveludado pêssego. 1989.

38.
BORDINI, R. M.. A Fonte. 1988.

39.
BORDINI, R. M.. Do Encontro que houveram ter entre si o Coroinha e o Aprendiz de Afiador. 1987.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BORDINI, R. M.; BONILHA, F. F. G.; MAGALHAES, L. C.. Participação em banca de Kátia Daniela Cucci. Software Musibraille: interface entre educando leigo em Musicografia Braille e educando cego. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BORDINI, R. M.; MAIA, G.; PERRONE, M. C.. Participação em banca de Carlo Ribeiro Celuque. A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BORDINI, R. M.; LUCAS, M. V.; GOMES, W.. Participação em banca de Marco Antonio Ramos Feitosa. A Música Litúrgica Brasileira Pós-concílio Vaticano IIÇ uma abordagem composicional. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
BORDINI, R. M.; KRÖGER, Pedro; RIBEIRO, H. L.. Participação em banca de Reinaldo Cardoso Maia. O Pure Data aplicado à composição e execução de música eletroacústica. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
BORDINI, R. M.; VALVERDE, M.; CASTRO, A. T.. Participação em banca de Evandro Botti de Cerqueira. Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
BORDINI, R. M.; Brasil, U.; PERRONE, M. C.. Participação em banca de Rodrigo Garcia. Reconstruindo a Passeata dos '50 Mil': aplicação das funções da música de cinema e da teoria pós-tonal para a criação da trilha musical do documentário 1968, de Glauber Rocha. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
OLIVEIRA, A. J.; BORDINI, R. M.; BASTIAO, Z. A.. Participação em banca de Vilma de Oliveira Silva Fogaça. Criatividade musical: abordagem PONTES no desenvolvimento das competências articulatórias na formação do professor de música. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

8.
BORDINI, R. M.; BORGES FILHO, A.; GOMES, W.. Participação em banca de Carlos Augusto Vasconcelos Pires. Prolongando Contornos: Aplicação Composicional de Operações com Contornos. 2010. Dissertação (Mestrado em MINTER UFBA/UFPA) - Universidade Federal da Bahia.

9.
BORDINI, R. M.; BORGES FILHO, A.; GARCIA, S. M. C.. Participação em banca de Elienay Gomes de Carvalho. Rapsódia Paraense para Big Band: reelaboração de gêneros tradicionais do Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em MINTER UFBA/UFPA) - Universidade Federal da Bahia.

10.
BORDINI, R. M.; KRÖGER, Pedro; CASTRO, A. T.. Participação em banca de Jean Menezes da Rocha. Os sons e as cores: propostas de correlação em experiências composicionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

11.
BORDINI, R. M.; LIMA, Paulo Costa; GALEFFI, D. A.. Participação em banca de Pedro Amorim de Oliveira Filho. Poética da Experiênia: Uma investigação sobre indeterminismo na Música. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

12.
SOARES, L. L.; FONSECA, Diana Santiago da; ARAUJO, R. C.; BORDINI, R. M.. Participação em banca de Vivian Regina Siedlecki. O ensino da polifonia pianística: analisando e construindo relações entre dois pólos de um processo. 2008. Dissertação (Mestrado em MINTER \UFBA-EMBAP) - Universidade Federal da Bahia.

13.
KRÖGER, Pedro; BORDINI, R. M.; SOARES, L. L.. Participação em banca de Sérgio Luiz Deslandes de Souza. Os Ipês: uma história romântica de Curitiba. 2008. Dissertação (Mestrado em MINTER \UFBA-EMBAP) - Universidade Federal da Bahia.

14.
KRÖGER, Pedro; CERVO, D.; BORDINI, R. M.. Participação em banca de Luciano da Costa Nazario. Concerto-suite Gaúcho para Violão e Orquestra. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

15.
BORDINI, R. M.; BORGES FILHO, A.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de Marcos de Alencar Serrano Barbosa. Symbíosis: composição musical para orquestra sinfônica e meios eletroacústicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
BORDINI, R. M.; QUARANTA, D. E.; FONSECA, Diana Santiago da; BRANDAO, J. M. V.; FIGUEIRO, C.. Participação em banca de Sólon de Albuquerque Mendes. A geração de melodias resultantes: aspectos teórico-práticos aplicados à composição musical. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BORDINI, R. M.; BORGES FILHO, A.; BARROS, L. C. S.; VIEIRA, L. B.; COHEN, M. J. C.. Participação em banca de Carlos Augusto Vasconcelos Pires. Algoritmo composicional baseado na teoria de contornos: proposição e aplicações. 2012. Tese (Doutorado em DINTER UFBA/UFPA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
TOURINHO, A. C. G. S.; BORDINI, R. M.; OLIVEIRA, A. J.; BONILLA, M. H.; JOLY, I. Z. L.. Participação em banca de Paulo David Amorim Braga. Oficina de Violão à Distância: estrutura de ensino e padrões de interação em um curso mediado por computador. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
FONSECA, Diana Santiago da; BORDINI, R. M.; PEIXINHO, A. L.. Participação em banca de Christian Alessandro Lisboa. A intenção do intérprete e a percepção do ouvinte: um estudo das emoções em música a partir da obra Piano Piece de Jamary Oliveira. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
FONSECA, Diana Santiago da; BORDINI, R. M.; LUHNING, A. E.. Participação em banca de Raimundo Mentor de Melo Fortes Filho. Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísticos de Francis Hime. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
BORDINI, R. M.; ROBATTO, Lucas; FREIRE, Ricardo José Dourado; FIALKOW, Ney; LIMA, Paulo Costa. Participação em banca de Leonardo Loureiro Winter. Elementos Paradoxais nas 'Quatro Estações do Sonho'de Ernst Widmer. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
BORDINI, R. M.; BARBOSA, Joel Luís da Silva; ROBATTO, Lucas; FREIRE, Ricardo José Dourado; FIALKOW, Ney. Participação em banca de Frenando José Silva Rodrigues da Silveira. Concertino para Clarineta e Orquestra de Francisco Mignone: reflexões interpretativas. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
BORDINI, R. M.; KRÖGER, Pedro; TOURINHO, A. C. G. S.; CASTRO, A. T.. Participação em banca de Alexandre MAscarenhas Espinheira. Um guia de sugestões compositivas baseado na teoria pós-tonal. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BORDINI, R. M.; VEIGA JUNIOR, M. V. R.; GARCIA, S. M. C.; TOURINHO, A. C. G. S.. Participação em banca de Carlos Augusto Vasconcelos Pires. Algoritmo composicional baseado na teoria de contornos: proposição e aplicações. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em DINTER UFBA/UFPA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
VEIGA JUNIOR, M. V. R.; BORDINI, R. M.; GARCIA, S. M. C.; LIMA, Paulo Costa. Participação em banca de Luciano André da Silva Almeida. Etnomusicologia no ciberespaço: processos criativos e de disseminação em videoclipes amadores. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
KRÖGER, Pedro; BORDINI, R. M.; SANTANA, I.; GOMES, W.. Participação em banca de Cristiano Severo Figueiró. SINCOPA - Sistema Interativo de Composição, Performance e Análise - Reflexões, Técnicas e Poética. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
TOURINHO, A. C. G. S.; BORDINI, R. M.; FONSECA, Diana Santiago da; PERRONE, M. C.. Participação em banca de Valéria Marques. Análise dos Desvios de Leitura: o que ela pode revelar sobre estratégias de leitura à primeira vista ao piano. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
BORDINI, R. M.; VEIGA JUNIOR, M. V. R.; LUHNING, A. E.; GARCIA, S. M. C.. Participação em banca de Agostinho Jorge de Lima. Cavalo-marinho. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
BORDINI, R. M.; FONSECA, Diana Santiago da; GARCIA, S. M. C.; PEIXINHO, A. L.. Participação em banca de Christian A. Lisboa. A transmissão de emoção em música investigada através da comparação de performances. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

8.
BORDINI, R. M.; GARCIA, S. M. C.; TOURINHO, A. C. G. S.; VASCONCELOS, E. M.. Participação em banca de José Maurício Valle Brandão. Uma interpretação de Lo Schiavo de Antonio Carlos Gomes. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

9.
BORDINI, R. M.; LUHNING, A. E.; GARCIA, S. M. C.; VEIGA JUNIOR, M. V. R.. Participação em banca de Angelo Natale Cardoso. O som dos tambores. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
ZORZAL, R. C.; BORDINI, R. M.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.. Participação em banca de Ana Neuza Araújo Ferreira. A escola de música do estado do maranhção no panorama cultural da ciddade de São Luís/MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de Luciano Lemos Pimentel.Apocalipse. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de Hermilo Pinheiro Santana.M: trilha sonora para grande orquestra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de Eduardo Couto.Sonhadores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia.

4.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de Pedro Amorim Filho.CantoeChãocoMoteto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia.

5.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de Marcos da Silva Sampaio.Reflexio: em torno de pesnsamentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia.

6.
BORDINI, R. M.; BURGOS, F.; KRÖGER, Pedro. Participação em banca de André Francisco Fagundes Scheffler.Ilusões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORDINI, R. M.; ZORZAL, R. C.; QUADROS JR., J. F.. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

2.
BORDINI, R. M.; DOTTORI, M.; SALLES, P. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de Professor. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
BORDINI, R. M.; DOTTORI, M.; SOUZA, R. N. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do Cargo de Professor. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

4.
BEYER, E. S. W.; MATTOS, F. L.; BORDINI, R. M.. Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de Cargo na Classe de Professor Assistente. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
BORDINI, R. M.; BLANCO, P. S.; QUEIROZ, Flávio José Gomes de. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado. 2009. Universidade Federal da Bahia.

2.
BORDINI, R. M.; MAGALHAES, L. C.; QUEIROZ, Flávio José Gomes de. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado. 2009. Universidade Federal da Bahia.

3.
BORDINI, R. M.; GARCIA, S. M. C.; VIEIRA, L. B.. Processo seletivo para o MINTER - DINTER UFBA - UFPA. 2008. Universidade Federal do Pará.

4.
BORDINI, R. M.; LIMA, Antônio Fernando Burgos; QUEIROZ, Flávio José Gomes de. Processo Seletivo para contratação de docentes por tempo determinado (professor asubstituto). 2005. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa: consensos e discensos. 2014. (Congresso).

2.
Workshop in Algorithmic Computer Music.Algorithmic Composition with Markov Chains applied to PCSets. 2012. (Oficina).

3.
V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.Arte contemporânea. 2010. (Outra).

4.
O Grupo de Compositores da Bahia no contexto político e cultural da Bahia em sua época. 2009. (Outra).

5.
Vida e Obra de Compositores Alemães.Gluck e Beethoven. 2009. (Outra).

6.
XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa e X Seminário de Pesquisa e Pós-graduação.Banco de Dados de Exemplos Musicais para o Estudo da Teoria Pós-tonal. 2009. (Seminário).

7.
XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa e X Seminário de Pesquisa e Pós-graduação.Manual Multimídia de Orquestração. 2009. (Seminário).

8.
Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação.Panorama do Programa de Pós-graduação em Música da UFBA. 2008. (Outra).

9.
I Festival Internacional de Música Contemporânea.Dos Martelinhos. 2007. (Outra).

10.
III Simpósio de Cognição e Artes Muscais.O que pensa e o que sente o compositor quanfo compõe?. 2007. (Simpósio).

11.
Pós-graduação em Música: Avaliação e Planejamento.Panorama do Programa de Pós-graduação em Música da UFBA. 2007. (Seminário).

12.
VII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação.Planejamento e confecção do dicionário mutilíngue de termos técnicos musicais. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. J. ; BORDINI, R. M. ; BLANCO, P. S. . O Grupo de Compositores da Bahia no contexto político e cultural da Bahia em sua época. 2009. (Outro).

2.
SANTANA, F. M. C. C. ; BORDINI, R. M. . II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Musical. 2008. (Outro).

3.
CHUEKE, Z. M. M. ; BORDINI, R. M. . Seminários Internacionais de Análise Musical. 2008. (Outro).

4.
SCHWEBEL, H. K. ; BORDINI, R. M. . Seminários Internacionais em Composição - Ernst Helmuth Flammer. 2008. (Outro).

5.
BORDINI, R. M.; RAY, S. . XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). 2008. (Congresso).

6.
BLANCO, P. S. ; BORDINI, R. M. . II Festival Internacional de Música Contemporânea. 2008. (Festival).

7.
BORDINI, R. M.; BEN, L. ; TOURINHO, A. C. G. S. . Seminário Nacional de Execução Musical. 2008. (Outro).

8.
BORDINI, R. M.; BLANCO, P. S. . I Festival Internacional de Música Contemporânea. 2007. (Festival).

9.
BORDINI, R. M.; TOURINHO, A. C. G. S. . I Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Musical. 2007. (Outro).

10.
BORDINI, R. M.; DOMENICI, E. ; LUHNING, A. E. . A BARCA ? PROJETO TURISTA APRENDIZ. 2006. (Outro).

11.
BORDINI, R. M.. Concerto de Música de Câmera. 2006. (Concerto).

12.
BORDINI, R. M.. Leitura das Composições e Orquetrações dos Alunos dos Cursos de Composição e Regência. 2005. (Outro).

13.
BORDINI, R. M.. Fóruns do PPGMUS edição 2005. 2005. (Outro).

14.
BORDINI, R. M.. Audição de Composições e Orquestrações dos Alunos dos Cursos de Composição e Regência da Escola de Música da UFBA. 2004. (Concerto).

15.
BORDINI, R. M.. A Música de George Crumb e Ernst Widmer. 2004. (Outro).

16.
BORDINI, R. M.. A Música de György Kurtag. 2004. (Outro).

17.
BORDINI, R. M.. Recital de Piano Solo - Emmy Henz-Diémand. 2004. (Outro).

18.
BORDINI, R. M.. Fóruns do Programa de Pós-Graduação em Musica da Escola de Música da UFBA. 2002. (Outro).

19.
BORDINI, R. M.. Fóruns do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFBA. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Kátia Cucci. Software Musibraille: a interface entre educador leigo em Musicografia Braille e educando cego. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

2.
Marco Antônio Ramos Feitosa. A Música Litúrgica Brasileira Pós-concílio Vaticano II: uma abordagem composicional. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

3.
Carlo Celuque. A utilização de sintetizadores na produção de musical de trilhas sonoras em Salvador na década de 1980. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

4.
Rodrigo Garcia. Reconstruindo a passeata dos "50 mil": aplicação das funções da música de cinema e da teoria pós-tonal para a criação da trilha musical do documentário1968 de Glauber Rocha. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

5.
Reinaldo Cardoso Maia. O Pure Data aplicado à composição e execução de música aletroacústica. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

6.
Evandro Botti de Cerqueira. Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

7.
Elienay Gomes Carvalho. Rapsódia Paraense para Big Band: reelaboração de gêneros tradicionais do Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em MINTER UFBA/UFPA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

8.
Carlos Augusto Vasconcelos Pires. Prolongando Contornos: Aplicação Composicional de Operações com Contornos. 2010. Dissertação (Mestrado em MINTER UFBA/UFPA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

9.
Hermilo Pinheiro Santana. Aplicação da teoria Pós-Tonal no poema sinfônico NA NOITE. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

10.
Jean Menezes da Rocha. Os sons e as cores: explorando possibilidades composicionais. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

11.
Pedro Amorim de Oliveira Filho. Poética da Experiênia: Uma investigação sobre indeterminismo na Música. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

12.
Marcos de Alencar Serrano Barbosa. Symbíosis: composição musical para orquestra sinfônica e meios eletroacústicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

13.
Alexandre Mascarenhas Espinheira. T1patacuntum: suite sinfônica de gêneros baianos com a utilização da Teoria Pós-tonal na geração de material compositivo.. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

14.
Luís Cláudio Pires Seixas. Oxalufã: Um estudo a partir da relação entre mito e música / Memória de uma composição musical programática. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

Tese de doutorado
1.
Sólon de Albuquerque Mendes. A geração de melodias resultantes: aspecto teórico-práticos aplicados à composição musical. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

2.
Carlos Augusto Vasconcelos Pires. Algoritmo composicional baseado na teoria dos contornos: propostas e aplicaçaões. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

3.
Alexandre Mascarenhas Espinheira. A teoria pós-tonal aplicada à composição musical: um guia de sugestões compositivas. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

Iniciação científica
1.
Rodrigo Silva Leal. Materiais Didáticos e Hipermídia em Música. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

2.
Gabriel Almeida Sobral. Materiais Didáticos e Hipermídia em Música. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

3.
Adalício Santana dos Anjos. Materiais Didáticos e Hipermídia em Música. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

4.
Aldemar Macedo Junior. Dicionário Multilíngue de Termos Técnicos Musicais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.

5.
Aldemar Macedo Junior. Dicionário Inglês-Português de Termos Técnicos Musicais. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Composição Musical) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
BORDINI, R. M.. An expanded voice-leading space. 2012; Tema: Atonal Voice-leading Space. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:29:14