Ilza Maria Costa Nogueira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0292814253435774
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Ilza Nogueira é graduada em Música (Bacharelado em Instrumento, 1972) e Letras (Licenciatura em Línguas Anglo-Germânicas, 1971) pela Universidade Federal da Bahia. Tem especialização em "Novo Teatro Musical" realizada na Escola Superior de Música de Colônia/Alemanha (1977), sob a orientação de Maurício Kagel. Tem Mestrado em Composição realizado na Universidade Estadual de New York em Buffalo (1984) e Doutorado (Ph.D.) em Composição também realizado nessa última instituição (1985), sob a orientação de Lejaren Arthur Hiller. No período de 1989-1990, realizou pós-doutoramento em Teoria da música na Universidade de Yale, sob orientação da Dra. Janet Schmalfeldt. É professora aposentada do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionou disciplinas teóricas no Bacharelado em Instrumento, Composição e Teoria da Música no Programa de Pós-Graduação em Música, tendo sido Editor Chefe da publicação científica desse programa, o periódico "Claves". Sua experiência na área de Artes/Música tem ênfases em Composição e Teoria Analítica da Música. Como pesquisadora, vem atuando principalmente nos seguintes temas: musica brasileira contemporânea, teorias analíticas contemporâneas, narratividade e narratografia musical. Nos anos 2000 a 2015 coordenou o projeto de pesquisa "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA", cujos produtos (edições críticas de partituras com comentários analíticos, edições de textos teóricos com comentários críticos e edições de catálogos-web de compositores) encontram-se divulgados e disponibilizados no "site" http://www.mhccufba.ufba.br. É membro efetivo da Academia Brasileira de Música (cadeira N.º 27) e membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), tendo sido eleita Presidente para os biênios 2014-2016 e 2016-2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilza Maria Costa Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.

Endereço


Endereço Profissional
Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical.
Avenida Tancredo Neves 1632, s. 505, Torre Sul
Caminho das Árvores
41820020 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 991901999


Formação acadêmica/titulação


1982 - 1985
Doutorado em Composição.
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
Título: Transforms, Ano de obtenção: 1985.
Orientador: Lejaren Arthur Hiller.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Musica de Camera; Quarteto de Saxofones; Musica Eletro-Acustica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1982 - 1984
Mestrado em Composição.
State University of Nerw York, SUNY, Estados Unidos.
Título: Kaleidoscope,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Lejaren Arthur Hiller.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Musica de Camera; Conjunto de Metais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1974 - 1977
Especialização em Neues Musiktheater. (Carga Horária: 360h).
Hochschule fuer Musik Koeln, HMK, Alemanha.
Título: Cromossons.
Orientador: Mauricio Kagel.
Bolsista do(a): Deutsches Akademisches Austauschdienst, DAAD, Alemanha.
1968 - 1971
Graduação em ¨Bacharelado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: sem monografia / com recital de graduação.
Orientador: Fritz Pierre Klose.
1967 - 1970
Graduação em Licenciatura em letras.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: sem monografia.
Orientador: sem orientador.


Pós-doutorado


1990 - 1991
Pós-Doutorado.
Yale University, YALE, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - Atual
Vínculo: Tempo Integral, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aposentado em outubro de 1998. Entre setembro de 2005 e agosto de 2009 atuou no Programa de Pós-Graduação em Música da instituição.

Atividades

8/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Música.

Linhas de pesquisa
Metodologias catalográficas
08/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Música.

08/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Música.

8/1987 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Música.

Linhas de pesquisa
Análise composicional
9/2005 - 5/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Cargo ou função
Editor Chefe do periódico "Claves" (do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB).
09/2005 - 08/2007
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários em Composição
Tópicos em Música Brasileira
Tópicos em Teoria da Música
Tutorial em Composição
1/1978 - 10/1998
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e História das Artes V e VI
3/1991 - 6/1998
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE MÚSICA, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Permanente (Comissão de Avaliação Docente e Comissão de Pesquisa).
6/1994 - 10/1995
Outras atividades técnico-científicas , PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Atividade realizada
AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPQ - UFPB.
12/1994 - 12/1994
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da II Mostra de Compositores da UFPB.
7/1994 - 12/1994
Extensão universitária , DEPARTAMENTO DE MÚSICA, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Série "Encontros com a Teoria da Música".
10/1993 - 10/1993
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da I mostra de Compositores da UFPB.
1/1987 - 2/1988
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa (Curso de Especialização).
3/1986 - 8/1987
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.

Atividade realizada
Assessoria de Pesquisa do CCHLA.
3/1986 - 8/1987
Outras atividades técnico-científicas , PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Atividade realizada
Representação do CCHLA na Coordenação Geral de Pesquisa da UFPB.
1/1987 - 7/1987
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Idealização e Coordenação Geral do Simpósio Nacional sobre Pesquisa e Ensino Musical (SINAPEM).
1/1987 - 7/1987
Extensão universitária , Coordenação de extensão, .

Atividade de extensão realizada
Idealização e Coordenação da "Série Música Contemporânea".
11/1979 - 8/1982
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE MÚSICA, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso (Bacharelado em Instrumento).

Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, TeMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Associado fundador, Carga horária: 20

Atividades

11/2014 - Atual
Direção e administração, Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, .

Cargo ou função
Presidente.
11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, .

Linhas de pesquisa
Narratividade musical

Governo do Estado da Paraíba, GOV/PB, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Redator Musical, Carga horária: 20
Outras informações
Função de redator musical (elaboração de notas de programa dos concertos da OSPB, com dados sobre compositores e obras)

Atividades

4/1980 - 6/1989
Outras atividades técnico-científicas , Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Atividade realizada
Redação de notas de programas (biografias de compositores e comentários críticos de obras musicais).

ConservatórioPernambucano de Música, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1974
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor secundário, Carga horária: 40

Atividades

2/1972 - 7/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Musical, Música do Século XX.


Linhas de pesquisa


1.
Análise composicional

Objetivo: Compreensão da linguagem musical contemporânea de compositores selecionados, no sentido da identificação de sistemas, métodos, procedimentos e materiais característicos de épocas, culturas, e compositores..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Teoria Pos-Tonal; teorias analíticas contemporâneas.
2.
Edição crítica de partituras

Objetivo: Edição digital de partituras manuscritas de compositores do projeto "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA", repensando simbologias idiossincrásicas (em notação gráfica não convencional), sugerindo alternativas de escrita quando ambiguidades dificultem a interpretação, relizando uma revisão de prováveis erros de notas e ritmos, sugerindo articulações, e cuidando da coerência e consistência..
Palavras-chave: Grupo de Compositores da Ufba; Notação musical.
3.
Análise crítica do discurso musical

Objetivo: Discutir conceitos, metodologias e posturas ideológicas que se encontram em textos teóricos e críticos de compositores do projeto "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA", escritos na segunda metade do século XX, à luz de teorias composicionais coetâneas e posteriores..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia histórico-analítica.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: análise de discurso literário; crítica literária.
4.
Metodologias catalográficas

Objetivo: Construção de modelos de catalogação de obra musical para os compositores do projeto "Marcos Históricos da Compopsição Contemporânea na UFBA", que atendam às convenções internacionais, adeqüando-as, entretanto, ao perfil da obra de cada compositor. Identificar maneiras de ilustração musical em catálogos, considerando as características da linguagem musical pós-tonal, de um lado, e de notações não convencionais, do outro lado..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: catálogo; obra de referência.
5.
Narratividade musical


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Narratividade na Composição e na Escuta Musical: o conceito e seus desdobramentos na música de concerto brasileira da região Nordeste
Descrição: O projeto ?Narratividade na Composição e na Escuta Musical? objetiva, de uma forma geral, o estudo de procedimentos composicionais intencionalmente narrativos, assim como a narrativização interpretativa da obra musical como resultado de um conduta de escuta. Acompanhando as discussões teóricas internacionais sobre a propriedade, a aplicabilidade e os limites do conceito ?narratividade? em Música, conhecimentos teóricos em semiologia da música (Monelle, Nattiez, Tarasti); conhecimentos teóricos sobre narratologia aplicada à Música (Almén, Kramer, Klein, Newcomb); e conhecimentos teóricos sobre retórica musical (Agawu, Hatten) são aplicados em estudos analíticos da música brasileira de concerto da região Nordeste, objetivando, especificamente, verificar COMO esse repertório revela potenciais narratológicos dos pontos de vista técnico, ideológico e expressivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - Atual
Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Descrição: "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA" é um projeto que vem-se desenvolvendo desde agosto de 2000, com a finalidade específica da identificação, conhecimento e divulgação de obras valor histórico na trajetória da "Escola de Composição da UFBA" durante o século XX. Em linhas gerais, o projeto visa à construção de um corpo de conhecimentos de natureza teórica-composicional, relativos a idéias e estratégias desenvolvidas pelos compositores da Universidade Federal da Bahia desde a criação do Grupo de Compositores (1966). É seu objetivo específico a definição de um perfil estilístico comum aos compositores do grupo, que justifique a denominação ?Escola de Composição da UFBA?, explicitamente rejeitada por Ernst Widmer, um dos principais mentores intelectuais do Grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2005 - 2009
Periódico: Claves


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2012 - 2013
Agência de fomento: Petróleo Brasileiro S.A.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria Analítica.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Steegman Foundation Grant for South-American Scholar, International Musicological Society.
2003
Membro Efetivo da Cadeira Nº 27, Academia Brasileira de Música.
1990
Post-Doctoral Fellow, Yale University.
1984
University Fellow, State University of New York at Buffalo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOGUEIRA, I2017NOGUEIRA, I. Setania, Sinfonia do Sertão de Ernst Widmer: um discurso narrativo. Musica Theorica, v. 2, p. 180-213, 2017.

2.
NOGUEIRA, I.2016NOGUEIRA, I.. Contemporary Knowledge and Musical Creation: Ethic and Paradigms. Musica Theorica, v. 1, p. 1-21, 2016.

3.
NOGUEIRA, I.2014NOGUEIRA, I.. Grupo de Compositores de Bahía: La construcción de una identidad musical multicultural. Boletín. Música, v. 36, p. 79-95, 2014.

4.
NOGUEIRA, I2014NOGUEIRA, I. TeMA: A Landmark for the Future. Art Music Review, v. 27, p. 4, 2014.

5.
NOGUEIRA, I2013NOGUEIRA, I. The North/South Relations in Music: it?s time we turned the tables!. Art Music Review, v. 25, p. 4, 2013.

6.
NOGUEIRA, I.2012NOGUEIRA, I.. Lindembergue Cardoso: Aspectos de uma obra plural. Per Musi (UFMG), v. 25, p. 7-26, 2012.

7.
NOGUEIRA, I.2011NOGUEIRA, I.. A criação musical em diálogo com o contexto político-cultural: o caso do Grupo de Compositores da Bahia.. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 351-380, 2011.

8.
NOGUEIRA, Ilza.2009NOGUEIRA, Ilza.. O Texto Musical: Considerações sobre manuscritos e edições eletrônicas. Música em Perspectiva, v. 2, p. 27-46, 2009.

9.
NOGUEIRA, Ilza.2008NOGUEIRA, Ilza.. As Quatro Estações de Ernst Widmer: o sonho e a ?fantasia de realização do desejo?. Claves (João Pessoa. Online), v. 6, p. 15-27, 2008.

10.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.2006NOGUEIRA, I. M. C.. A Sonata para Trompete e Piano de José Alberto Kaplan: Reciclagem estilística e modelagem intertextual. Claves (João Pessoa), João Pessoa, v. 1, p. 57-72, 2006.

11.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.2004NOGUEIRA, I. M. C.. A Linguagem Musical de Oswaldo de Souza: uma análise da relação texto-música. Brasiliana (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 18, p. 8-15, 2004.

12.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.2003NOGUEIRA, I. M. C.. A Estética Inrtertextual na Música Contemporânea: Considerações Estilísticas. Brasiliana (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 13, p. 2-12, 2003.

13.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.2002NOGUEIRA, I. M. C.. El Mestizage Intertextual en la Música Contemporánea: un estudio de caso. Boletín. Música, La Habana, v. 8, p. 32-43, 2002.

14.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.2002NOGUEIRA, I. M. C.. Escola de Composição da UFBA: considerações estilísticas. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador - BA, v. 04, p. 17-43, 2002.

15.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.2000NOGUEIRA, I. M. C.. Escola de Composição da UFBA: esboço de uma fundamentaçáo teórica. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, v. 2, p. 37-43, 2000.

16.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1999NOGUEIRA, I. M. C.. Grupo de Compositores da Bahia: Implicações Culturais e Educacionais. Brasiliana (Rio de Janeiro), RIO DE JANEIRO, v. 01, p. 28-35, 1999.

17.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1997NOGUEIRA, I. M. C.. O Modelo Atual da Educação Musical No Brasil: Um Drama Em Três Atos Incongruentes. Revista da ABEM, SALVADOR, v. 4, p. 9-23, 1997.

18.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1995NOGUEIRA, I. M. C.. A Articulação Entre a Reflexão Teórica e a Prática Composicional na Tradição Ocidental. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), Rio de Janeiro, v. 21, p. 43-95, 1995.

19.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1995NOGUEIRA, I. M. C.. O Discurso Analítico: Uma Prática Essencial e Acidental na Formação do Músico. Revista da ABEM, v. 2, p. 82-95, 1995.

20.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1995NOGUEIRA, I. M. C.. A Teoria Composicional de John Cage: As Exéquias da Grande Tradição Ocidental. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, SALVADOR, v. 23, p. 57-63, 1995.

21.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1992NOGUEIRA, I. M. C.. Análise Musical: o que, como e por quê. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 20, p. 5-14, 1992.

22.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1992NOGUEIRA, I. M. C.. Ambigüidade e Contextualidade: Principios Fundamentais da Linguagem Pos-Tonal de E. Widmer. Cadernos de Estudo. Análise Musical, São Paulo, v. 5, p. 1-20, 1992.

23.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1992NOGUEIRA, I. M. C.. Música: Um Discurso Potencialmente Político. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 19, p. 139-150, 1992.

24.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1990NOGUEIRA, I. M. C.. A Estruturação Tonal da Canção "Mein Herz, das ist ein tiefer Schacht": uma abordagem através da teoria schenkeriana. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 17, p. 39-62, 1990.

25.
NOGUEIRA, I. M. C.;NOGUEIRA, I.;NOGUEIRA, Ilza.1988NOGUEIRA, I. M. C.. Arnold Schoenberg, Op. 19/6: uma abordagem através da teoria dos conjuntos. ART: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, SALVADOR, v. 16, p. 55-73, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOGUEIRA, I.; CASTRO, A. ; ROCHA, P. C. . FERNANDO CERQUEIRA: Catálogo de Obras. 1. ed. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, 2011. v. 1. 61p .

2.
NOGUEIRA, I.; CARDOSO, Lucy. . LINDEMBERGUE CARDOSDO: Catálogo de Obras. 1.ª. ed. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, 2009. v. 1. 95p .

3.
NOGUEIRA, I.. ERNST WIDMER: Catálogo de Obras (2.ª Edição, Revista e Ampliada). 2.ª. ed. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, 2009. v. 1. 103p .

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer: Catálogo de Obras. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2007. v. 1000. 231p .

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer: Perfil Estilístico. SALVADOR: UFBA, 1997. 198p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, I.. Criação Musical na Bahia: Diálogos Interculturais. In: Sônia Regina Albano de Lima; Martha Tupinambá de Ulhôa. (Org.). ANPPOM: 30 Anos de Criação. 1ed.São Paulo: ANPPOM, 2018, v. 1, p. 168-194.

2.
NOGUEIRA, I.. Narratividade em Música: A Entrada da Análise na Pós-Modernidade. In: Ilza Maria Costa Nogueira. (Org.). Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática. 1.ªed.Salvador: Editora da UFBA, 2017, v. 2, p. 193-206.

3.
NOGUEIRA, I.. O Legado do Grupo de Compositores da Bahia: memória e invenção. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Patrimônio Musical na Atualidade: Tradição, Memória, Discurso e Poder. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ - Escola de Música - Programa de Pós-Graduação em Música, 2013, v. 3, p. 167-181.

4.
NOGUEIRA, I.. "Lídia de Oxum": a ópera negra da Bahia. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidade da Ópera. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ-Escola de Música-Programa de Pós-Graduação em Música, 2012, v. 1, p. 65-84.

5.
NOGUEIRA, I.. Análise e Crítica Musical: entre ideologias e utopias. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. 1.ªed.Rio de Janeiro: UFRJ-Escola de Música-Programa de Pós-Graduação em Música, 2012, v. 2, p. 17-30.

6.
WIDMER, E. ; NOGUEIRA, I. . "Sertania: Sinfonia do Sertão, opus 138" de Ernst Widmer: aspectos de simbologia sonora e paisagismo musical. In: Ilza Nogueira. (Org.). Ernst Widmer, Sertania: Sinfonia do Sertão, opus 138. 1.ªed.Salvador: PPGMUS/UFBA, 2009, v. 17, p. 59-90.

7.
OLIVEIRA, J. ; Cerqueira, Fernando. ; Herrera, R. ; Biriotti, L. ; Vaz, G. ; NOGUEIRA, I. . O Grupo de Compositores da Bahia e seu Manifesto de 1966: Comentário crítico.. In: Ilza Nogbueira. (Org.). A ?Declaração de Princípios dos Compositores da Bahia? em depoimentos.. 1ed.: , 2007, v. 3, p. 14-21.

8.
NOGUEIRA, I. M. C.. Simetrias I: Uma Estrutura Cromático-Diatônica. A MÚSICA DE JAMARY OLIVEIRA. PORTO ALEGRE: UFRGS, 1994, v. , p. 49-58.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOGUEIRA, I. M. C.. O Século XX e o Boicote à Música Contemporânea. O Momento, João Pessoa, 20 maio 1987.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, I.. A Universidade Federal da Bahia e a Composição Musical no Século XX: Marcos Históricos. In: I Colóquio/Encontro Nordestino de Musicologia Histórica Brasileira, 2014, Salvador. Atas do I colóquio/Encontro Nordestino de Musicologia Histórica Brasileira. Salvador, 2010. p. 25-48.

2.
NOGUEIRA, I.. Análise e Composição Musical: Cumplicidade e Individualidade. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: USP, 2012. p. 39-43.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. A Investigação Teórica da Música Atonal e Serial: uma Apreciação Panorâmica (e algumas considerações sobre expectativas e responsabilidades para a teoria analítica contemporânea).. In: XI Encontro Anual da ANPPOM, 1998, Campinas. Anais do XI Encontro Anual da ANPPOM. Campinas: Oficinas Gráficas da UNICAMP, 1998. p. 49-56.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. O Grupo de Compositores da Bahia (1966 - 1975): Uma Proposta de Educação Musical Formal e Informal Crivada de Novos Paradigmas Culturais. In: VI Simpósio Paranaense de Educação Musical, 1997, Londrina. ANAIS DO VI SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL. LONDRINA, 1997. p. 41-54.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Seminario de Avaliação da Área de Música: Um Esforço Pela Efetividade e Otimização do Fomento À Música. In: IX Encontro Anual da ANPPOM, 1996, Goiânia. ANAIS DO IX ENCONTRO ANUAL DA ANOPPOM. GOIANIA, GO: sem informação, 1996. p. 39-44.

6.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer, Opus 97: A Complexidade da Postura Eclética. In: VII Encontro Anual da ANPPOM, 1994. ANAIS DO VII ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM. SÃO PAULO, 1994. p. 74-88.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, I. M. C.. Figures du Langage Musical: quelques pensées sur les métaphores et métonymies musicales. In: Huitième Congrès International sur la Signification Musicale, 2004, Paris. Huitième Congrès International sur la Signification Musicale. Paris: sem informação, 2004. p. s/n-s/n.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, I.. Composers'Group of Bahia: The construction of a multicultural musical identity. In: 19th Congress of the International Musicological Society, 2012, Roma. Musics Cultures Identities. Roma: Futura Grafica Printing Ltda., 2012. v. 1. p. 446-446.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer's Musical Discourse: Intercultural Consonance. In: 18th Congress of the International Musicological Society, 2007, Zurique. PASSAGEN: 18. Kongress der Internationalen Gesellschaft für Musikwissenschaft. Kassel: Bärenreiter Verlag, 2007. p. 179-179.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. Oswaldo de Souza's affective musical language: expressive resources. In: Symposium of the International Musicological Society, 2004, Melbourne. Symposium of the International Musicological Society - Abstracts. Melbourne: sem informação, 2004. v. 1. p. 142-142.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMADA, C. L. ; GERLING, C. ; BARROS, G. A. S. ; NOGUEIRA, Ilza. ; COELHO DE SOUZA, R. . Recepção e Disseminação de Teorias Europeias no Brasil: Riemann, Schenker e Schoenberg. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BOREM, F. ; NOGUEIRA, I. . A Corporalidade musical de Martha Herr: versatilidade, crítica e humor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NOGUEIRA, I.. Intercultural dialogues in Brazilian Concert Music: the case of the Composers Group of Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NOGUEIRA, I.. Intercultural Dialogues in Brazilian Concert Music: the case of the Composers Group of Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NOGUEIRA, Ilza.. Estratégias de representação e narratividade no discurso musical: estudo de caso em 'Sertania' de Ernst Widmer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NOGUEIRA, I.. Modelos Canónicos en la Creación Musical de Bahia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NOGUEIRA, I.. Sociedade Brasileira de Teoria e Análise Muical: Expectativas e Responsabilidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NOGUEIRA, I.. Composers' Group of Bahia: The construction of a multicultural musical identity. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NOGUEIRA, Ilza.. Análise e Composição Musical: Cumplicidade e Individualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
NOGUEIRA, Ilza.. O Legado do Grupo de Compositores da Bahia: memória e invenção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
NOGUEIRA, Ilza.. Música e Representação: Ícones, Índices e Símbolos da Cultura Musical Brasileira Nordestina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NOGUEIRA, I.. Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NOGUEIRA, I.. "Lídia de Oxum": a ópera negra da Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NOGUEIRA, I.. A Universidade Federal da Bahia e a Composição Musical no Século XX: Marcos Históricos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NOGUEIRA, I.. O Grupo de Compositores da Bahia no contexto político e cultural da sua época. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NOGUEIRA, Ilza.. O discurso musical em perspectiva de ?auto-retrato?: um estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
NOGUEIRA, I. M. C.. Oswaldo de Souza's Songs: an analysis of its expressivs system. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
NOGUEIRA, I. M. C.. Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB: Trajetórias e Metas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NOGUEIRA, I. M. C.. A linguagem musical de Oswaldo de Souza: uma análise dos recursos expressivos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
NOGUEIRA, I. M. C.. Por uma otimização do fomento à pesquisa em música nas universidades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
NOGUEIRA, I. M. C.. A poética intertextual no discurso musical: uma abordagem estilística. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
NOGUEIRA, I. M. C.. A música como sistema de comunicaçãio e a função social do compositor na indústria da cultura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
NOGUEIRA, I. M. C.. El Mestizaje intertextual en la música contemporánes: dos estudios de caso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
NOGUEIRA, I. M. C.. Escuela de Composición de Bahia: la estética eclectica de los años 80 y 90. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer e sua Sertania: uma aproximação estilística. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
NOGUEIRA, I. M. C.. Escola de Composição da Bahia: comentários analíticos de dois marcos de sua origem.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
NOGUEIRA, I. M. C.. Algumas expectativas e responsabilidades para a análise musical contemporânea. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
NOGUEIRA, I. M. C.. Die Kompositionsschule in Bahia: Vielfalt und Eklektizismus. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
NOGUEIRA, I. M. C.. O Grupo de Compositores da Bahia (1966-1975): uma proposta de educação musical formal e informal crivada de novos paradigmas culturais.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
NOGUEIRA, I. M. C.. Compositores da Bahia: a estética dos anos 70, 80 e 90. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
NOGUEIRA, I. M. C.. Escola Composional da Bahia: a complexidade da postura eclética. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
NOGUEIRA, I. M. C.. Grupo de compositores da UFBA: implicações culturais e educacionais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
NOGUEIRA, I. M. C.. Seninário de Avaliação da Área de Música: um esforço pela efetividade e otimização do fomento à música.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
NOGUEIRA, I. M. C.. As Agências de Fomento e a Área de Música: realizações e expectativas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer op. 97: a complexidade da postura eclética, inclusivista. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
NOGUEIRA, I. M. C.. Aspectos das Teorias Composicionais do Século XX. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
NOGUEIRA, I. M. C.. Análise Musical e a Perspectiva Histórica. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
NOGUEIRA, I. M. C.. A Forma sonata sob a perspectiva da simetria centralizada: estudo do opus 157?I de E. Widmer. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
NOGUEIRA, I. M. C.. A Análise composicional sob o prisma da percepção: um estudo doprimeiro movimento do Duo Op. 127 de E. Widmer. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
NOGUEIRA, I. M. C.. A Ambiguidade como princípio estrutural na linguagem pós-tonal de Ernst Widmer. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
NOGUEIRA, I. M. C.. Análise Composicional: O que, Como e Por que.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
NOGUEIRA, I. M. C.. A criação musical refletindo políticas. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
NOGUEIRA, I. M. C.. H. Schenker: O editor. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
VAZQUEZ, H. G. ; NOGUEIRA, I. . Estratégias narrativas para uma Ars Poética da Música Eletrônica Latino-Ameriana: 'Intensidad y Altura de César Bolaños. Salvador: UFBA, 2017. (Tradução/Outra).

2.
NOGUEIRA, I.. Cardoso, Lindembergue: 1939-1989. New York: Routledge: Taylor and Francis Group, 2016 (Artigo).

3.
NOGUEIRA, I. O Pensamento Musical Criativo: Tradição e Transgressão. Salvador, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
KRAMER, L. ; NOGUEIRA, I. . Observações sobre Música e Linguagem. Salvador: UFBA, 2015. (Tradução/Outra).

5.
KLEIN, M. ; NOGUEIRA, I. . Por quê Teoria da Música?. Salvador: UFBA, 2015. (Tradução/Outra).

6.
STRAUS, J. N. ; BORDINI, R. ; NOGUEIRA, I . Prefácio à Edição Brasileira. Salvador / São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
NOGUEIRA, I.. A Escuta do Tempo. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
NOGUEIRA, Ilza.; DUPRAT, R. . Régis Duprat em seus 80 anos. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2010 (Entrevista).

9.
NOGUEIRA, I. Notas de programa para a OSESP. São Paulo: Fundação OSESP, 2008 (Notas biográficas e Resenhas críticas de obras).

10.
NOGUEIRA, I. M. C.. ENTROncamentos SONoros, Op. 75 de Ernst Widmer: Comentários Analíticos. Salvador: UFBA, 2004 (Comentários analíticos).

11.
NOGUEIRA, I. M. C.. Trio de Lindembergue Cardoso: comentários analíticos. Salvador: UFBA, 2003 (Comentários analíticos).

12.
NOGUEIRA, I. M. C.. Trio de Jamary Oliveira: comentários analíticos. Salvador: UFBA, 2003 (Comentários analíticos).

13.
NOGUEIRA, I. M. C.. Metamorfose de Fernando Cerqueira: comentários analíticos. Salvador: UFBA, 2002 (Comentários analíticos).

14.
NOGUEIRA, I. M. C.. Die Compositores da Bahia: Aspekte einer zeitgenössischen brasilianischen Musikkultur und ihrer Vermittlung. 2000 (Artigo).

15.
NOGUEIRA, I. M. C.. Officium Sepulchri de Ernst Widmer: comentários analíticos. Salvador: UFBA, 2000 (Comentários analíticos).

16.
NOGUEIRA, I. M. C.. Elegia de Fernando Cerqueira: comentários analíticos. Salvador: da UFBA, 2000 (Comentários analíticos).

17.
NOGUEIRA, I. M. C.. Nu de Jamary Oliveira: comentários analíticos. Salvador: da UFBA, 2000 (Comentários analíticos).

18.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer: um alquimista das fusões culturais. São Paulo: Paulus, 1999 (Resenha de CD).

19.
NOGUEIRA, I. M. C.; SETTI, K. ; CAESAR, R. ; FERRAZ, S. . Encontro com ... a análise musical. São Paulo: Atravez, 1994 (Entrevista).

20.
NOGUEIRA, I. M. C.. Apresentação. Campina Grande, 1994. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

21.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ernst Widmer: Um Patrimônio Brasileiro. Maringá, 1992. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

22.
NOGUEIRA, I. M. C.. Programas de concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. João Pessoa: União, 1980 (Notas biográficas e Resenhas críticas de obras).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NOGUEIRA, I.; KRIEGER, N. ; CALADO, C. ; MARIA, J. ; NOBRE, F. ; FARIA, A. ; BUSCACIO, C. M. ; ROMANELLI, G. ; TELES, J. ; BITTENCOURT, J. ; LICHOTE, L. . Comissão de Análise Técnica do Programa Petrobrás Cultural. 2012.

2.
RIPPER, J. G. ; NOGUEIRA, Ilza. . Membro Suplente do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC. 2010.

3.
VOLPE, M. A. ; NOGUEIRA, I. ; NOGUEIRA, M.V. . Membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). 2008.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal. 1999.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Consultoria ad hoc para a Fundação CAPES. 1999.

6.
NOGUEIRA, I. M. C.. Consultoria editorial a periódicos da subárea de Música. 1999.

7.
NOGUEIRA, I. M. C.. Assessoria Científica ad hoc da Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. 1999.

8.
NOGUEIRA, I. M. C.. Membro do Comitê Assessor de Artes, Comunicação e Ciência da Informação da Diretoria Executiva do CNPq. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
NOGUEIRA, I. M. C.; TAKUCHIAN, R. ; PORTO, R. ; GNATTALI, R. ; SOUZA, R. C. . Comissão de Seleção do Programa Petrobrás Cultural. 2006.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.. Membro da Comissão Científica do X Encontro Nacdional da ANPPOM. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NOGUEIRA, I.. Faixa NEOJIBA entrevista Ilza Nogueira. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOGUEIRA, I; ROIG-FRANCOLI, M. A. ; BURSTEIN, L. P. ; BARRETO, E. O. ; BARROS, G. A. S. ; ANGELO, B. ; PICCHI, A. ; VOPLE, M. A. ; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; BORDINI, R. ; GERLING, C. ; SAMPAIO, M. . Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática. 2017. (Editoração/Livro).

2.
NOGUEIRA, I; KRAMER, L. ; KLEIN, M. ; PITOMBEIRA, L. ; SOUZA, R. C. ; ONOFRE, M. ; Cerqueira, Fernando. ; LIMA, P. C. ; NOGUEIRA, M.V. ; GUBERNIKOFF, C. ; SALLES, P. T. ; VEIGA, M. ; DUDEQUE, N. ; PIEDADE, A. ; GERLING, C. . O Pensamento Musical Criativo: Teoria, Análise e os Desafios Interpretativos da Atualidade. 2015. (Editoração/Livro).

3.
NOGUEIRA, I. M. C.; KAPLAN, J. A. ; GERLING, C. ; SOUZA, E. L. ; MARTINS, J. H. ; LANZA, A. ; FONSECA, G. X. . Claves (Periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB). 2006. (Editoração/Periódico).

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. A Composição Musical no Século XX: o princípio serial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VARIOS, A. ; NOGUEIRA, I. M. C. . Apontamento, Nº 71. 1998. (Editoração/Periódico).

6.
VARIOS, A. ; NOGUEIRA, I. M. C. . Apontamento Nº 72. 1998. (Editoração/Periódico).

7.
NOGUEIRA, I. M. C.. Composição Contemporânea na UFBA. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
NOGUEIRA, I. M. C.. Concierto de Aranjuez - 2º movimento. 2003. Arranjo.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.. Fogo Pagô. 1999. Arranjo.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. Xanana. 1999. Arranjo.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. História de Pescadores. 1998. Arranjo.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Cantata Gonzagueana. 1997. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
NOGUEIRA, I.. Interfaces: 3 Ensaios Neorromânticos. 2011 (Composição musical).

2.
NOGUEIRA, I.. Memórias. 2009.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. Reminiscências (I - That Music always round me; II - Essa Música que me envolve). 2006.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. Paisagens Sonoras do Médio São Francisco. 2005 (Apresentação de Concerto).

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Suite Opara. 2005.

6.
NOGUEIRA, I. M. C.. Via-Sacra. 2004.

7.
NOGUEIRA, I. M. C.. Prece. 2002.

8.
NOGUEIRA, I. M. C.. Serenata Iconoclasta. 2001.

9.
NOGUEIRA, I. M. C.. Três Canções de Ninar do Folclore Musicado da Bahia. 1998.

10.
NOGUEIRA, I. M. C.. Cinco Canções da Camera. 1997.

11.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ode aos Jamais Iluminados. 1993.

12.
NOGUEIRA, I. M. C.. In Memoriam. 1988.

13.
NOGUEIRA, I. M. C.. Transforms. 1985.

14.
NOGUEIRA, I. M. C.. Urtext. 1985.

15.
NOGUEIRA, I. M. C.. Kaleydoscope. 1983.

16.
NOGUEIRA, I. M. C.. Triloquia. 1977.

17.
NOGUEIRA, I. M. C.. Cromossons. 1976.

18.
NOGUEIRA, I. M. C.. Ludos cromáticos. 1973.

19.
NOGUEIRA, I. M. C.. Idiossincrasia. 1973.

20.
NOGUEIRA, I. M. C.. Metástase. 1971.

21.
NOGUEIRA, I. M. C.. Três roteiros para improvisação. 1970.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, Ilza.. Participação em banca de Paula de Jesus Oliveira. Grupo de Compositores da Bahia (1966-1974): Desenvolvimento e Identidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.; CHAVES, C. L.. Participação em banca de Rafael Liebich. Uma Análise das Fugas do Repertório Pianístico de Bruno Kiefer: uma busca por padrões estilísticos na sua escrita contrapontística. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.; VASCONCELOS, E. M.; LIMA, P. C.. Participação em banca de Eduardo Araújo Fontes Torres. Relax Op. 100 de Ernst Widmer: Preparação e Assimilação da Partitura.. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Rogério Tavares Constante. No Manantial: processos composicionais. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Antônio Fernando Burgos. Parthenon. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Sylvia Cristina Hasselaar. Glauco Velasquez: elementos característicos da produção pianística e catálogo completo de suas obras. 1994. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Fernando Barnbosa de Cerqueira. Musicalidade e Poesia: anesio e recusa do sentido. 1994. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

8.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Aleilton Santana da Fonseca. Enredo Romântico: Música ao Fundo. 1992. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
NOGUEIRA, I. M. C.; VEIGA, M.; GOMES, W.; OLIVEIRA, J.; CASGAGNA, P.. Participação em banca de Pablo Sotuyo Blanco. As Lamentações de Jeremias no Brasil: modelos pré-composicionais. 2003. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.; OLIVEIRA, J.; GOMES, W.; OLIVEIRA, Alda. Participação em banca de Ricardo Mazzini Bordini. A Teoria Pós-Tonal e o Processador de Classes de Notas Aplicados à Composição Musical - um Tutorial. 2003. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.; TAKUCHIAN, R.; VASCONCELOS, E. M.. Participação em banca de Wellington Gomes da Silva. Correlações entre Estratégias de Orquestração e Processos Composicionais em Obras do Grupo de Compositores da Bahia (1966-1973). 2001. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.; TAKUCHIAN, R.; BARBOSA, J. L. S.. Participação em banca de Mário Ulloa. Recursos Técnicos, Sonoridades e Grafias do Violão para Compositores Não Violonistas. 2001. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Paulo Costa Lima. O Ensino da Composição: A Pedagogia de Ernst Widmer. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
CHAVES, C. L.; CUNHA, A. C. B.; NOGUEIRA, Ilza.. Participação em banca de Bruno Milheira Ângelo. Minha Música Sendo Outra: Análise como processo composicional. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.; LUCAS, M. E.; CARVALHO, A. R.. Participação em banca de Sílvia Cristina Hasselaar. Sonatina N° 2 de Hector Tosar: uma visão analítica e interpretativa. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Paulo Costa Lima. O Ensino da Composição: a pedagogia de Ernst Widmer.. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Zélia Soledad Gôngora Picoli. Criatividade em Música: um estudo longitudinal com composições de crianças ao piano. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Introdução à História e à Estruturação da Música) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de maria Salete Paulim Nardi. Um Estudo da Grafia Contemporânea na Obra Didática para Piano de Ernst Widmer. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Introdução à História e à Estruturação da Música) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Katia Suzete Braga Gurgel. Iniciação ao Piano: um estudo comparativo dos métodos "Meu Piano é Divertido de Alice G. Botelho e "Explorando Música Através do Teclado" de S. M. Verhaalen. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Brenda Jessica Lopez Saiz. As Cinco Peças para Violão de Ernst Widmer: concepção artística e funcionalidade pedagógica. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Participação em banca de Maria Déa Limeira de Lima. A Contribuição do Musiclube enquanto Espaço de Educação Não-formal para a democratização da arte e da cultura na cidade de João Pessoa. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
NOGUEIRA, Ilza.; HENTSCHKE, L.; JANK, H.; LOUREIRO, M.. Concurso Público para Professor Titular do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

Concurso público
1.
NOGUEIRA, I.; Moura, Eli-Eri; ALVES, J. O.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor de Composição. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

2.
NOGUEIRA, I.; Moura, Eli-Eri; ALVES, J. O.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor de Teoria da Música. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

3.
NOGUEIRA, I. M. C.. Concurso para Professor Auxiliar de Teoria da Música. 1994. Universidade Federal da Paraíba.

4.
NOGUEIRA, I. M. C.. Concurso para Professor Assistente de Composição. 1994. Universidade Federal da Bahia.

5.
NOGUEIRA, I. M. C.. Concurso para o cargo de Professor Auxiliar de "Estética" (Composição, Literatura e estruturação Musical). 1989. Universidade Federal da Bahia.

6.
NOGUEIRA, I. M. C.. Concurso ao cargo de Professor Auxiliar de "Linguagem e Estruturação Musical". 1989. Universidade Federal de Alagoas.

7.
NOGUEIRA, I. M. C.. Concurso ao Cargo de Professor Auxiliar de Composição. 1986. Universidade Federal da Paraíba.

Outras participações
1.
NOGUEIRA, I.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2016. Universidade Federal da Bahia.

2.
NOGUEIRA, I; COSTA, V. F.; Mangueira, B.; TRALDI, C.; CAMPOS, C.; BARSALINI, L.; GOMES, M.; ZAMITH, M.; SANTOS, R.; VICTORIO, R.. Membro do Comitê Científico do IV Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

3.
NOGUEIRA, Ilza.; CORRADO, O.; PLESCH, M.; KUSS, M.; RONDON, V.; SANS, J. F.; GONZALEZ, J. P.. II Confeencia de la Asociación Regional para la América Latina y el Caribe de la IMS. 2016. International Musicological Society.

4.
NOGUEIRA, I; VERHINE, R.; COSTA, F. A.; MENICUCCI, T.; AMORIM, C.; IZILDA, M.. Grande Prêmio Capes de Tese "Antônio Houaiss". 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

5.
NOGUEIRA, I; NOGUEIRA, M. V.; LIMA, P. C.; SMETAK, U.; ABREU, T.. Concurso Nacional de Composição Walter Smetak. 2013. Orquestra Sinfônica da Bahia.

6.
NOGUEIRA, I.; BITTENCOURT, J.; KRIEGER, N.; ROMANELLI, G.; NOBRE, F.; CALADO, C.. Membro da Comissão de Análise Técnica da Edição 2012 do Programa Petrobrás Cultural. 2012. Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz.

7.
LEITE, V. D.; CAESAR, R.; LUCAS, M. V.; NOGUEIRA, I.. I Simpoósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
NOGUEIRA, I.; DUARTE, R. R.; LEITE, V. D.; RIBEIRO, A.; MANNIS, J. A.; LIMA, P. C.; OLIVEIRA, F.. Membro da Comissão de Seleção do Prêmio Funarte de Composição Clássica. 2010. Fundação Nacional de Artes.

9.
NOGUEIRA, I. M. C.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. 2007. Universidade Federal da Bahia.

10.
NOGUEIRA, Ilza.. XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. 2007.

11.
NOGUEIRA, I. M. C.; TAKUCHIAN, R.; GNATTALI, R.; PORTO, R.; SOUZA, R. C.. Comissão de Seleção do Programa Petrobrás Cultural. 2006. Petróleo Brasileiro S/A.

12.
NOGUEIRA, I. M. C.; LACERDA, O.; MORELENBAUM, H.; KRIEGER, E.. I Concurso de Composição Cláudio Santoro. 2005. Academia Brasileira de Música.

13.
NOGUEIRA, I. M. C.; MORELENBAUM, H.; VASCONCELOS, E. M.; RODRIGUES, L.; LEITE, V. D.. Comissão de Seleção da XVI Bienal da Música Contemporânea Brasileira. 2005. Fundação Nacional de Artes.

14.
NOGUEIRA, I. M. C.; MARIZ, V.; DUPRAT, R.; NEVES, J. M.. I Concurso de Monografias da Academia Brasileira de Música. 2002. Academia Brasileira de Música.

15.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A.. II Concurso Nacional de Análise Musical. 1997. ATRAVEZ, Associação Artístico-Cultural.

16.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A.. I Concurso Nacional de Análise Musical. 1995. ATRAVEZ, Associação Artístico-Cultural.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso da TeMA. Narratividade musical: estratégias composicionais, interpretativas e perceptivas. 2017. (Congresso).

2.
Trayectorias / Cultural Exchanges: Music between Latin America and Europe 1945?1970. Intercultural Dialogues in Brazilian Concert Music: the case of the Composers Group of Bahia. 2017. (Congresso).

3.
II Conferencia de la Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la IMS. Estratégias de representação e narratividade no discurso musical: estudo de caso em Sertania de Ernst Widmer. 2016. (Congresso).

4.
XXXIV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA.Avaliação de trabalhos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2015. (Seminário).

5.
I Conferencia de la Asociación Regional de la Sociedad Internacional de Musicología para la América Latina y el Caribe. Modelos Canónicos en la Creación Musical de Bahia. 2014. (Congresso).

6.
III Festival Virtuosi Século XXI.Conhecimento Contemporâneo e Criação Musical: ética e paradigma. 2014. (Outra).

7.
19th Congress of the International Musicological Society. Grupo de Compositores da Bahia: A construção de uma identidade musical multicultural. 2012. (Congresso).

8.
III Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.O Legado do Grupo de Compositores da Bahia: memória e invenção. 2012. (Simpósio).

9.
III Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Trabalhos relacionados ao campo da análise musical. 2012. (Simpósio).

10.
IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Trabalhos relacionados ao campo da análise musical. 2012. (Encontro).

11.
IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Análise e composição musical: cumplicidade e individualidade. 2012. (Encontro).

12.
Pesquisa.música: diálogos com quem pensa e faz.Música e Representação: ícones, índices e símbolos da cultura musical brasileira nordestina. 2012. (Encontro).

13.
II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Trabalhos relacionados ao campo da análise musical. 2011. (Simpósio).

14.
II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Propostas Analíticas da Música Brasileira. 2011. (Simpósio).

15.
II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Análise e Crítica Musical: entre ideologias e utopias. 2011. (Simpósio).

16.
I Colóquio/Encontro Nordestino de Musicologia Histórica Brasileira.A Universidade Federal da Bahia e a Composição Musical no Século XX: Marcos Históricos. 2010. (Encontro).

17.
I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Lídia de Oxum: a ópera negra da Bahia. 2010. (Simpósio).

18.
Série "Trajetórias" (Academia Brasileira de Música).Musicologia e composição em comunicação interativa. 2009. (Outra).

19.
I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (I CONLID). O Discurso Musical Figurativo no Cancioneiro de Oswaldo de Souza: uma análise da inter-relação texto - música. 2008. (Congresso).

20.
18th Congress of the International Musicological Society. Ernst Widmer's musical discourse: intercultural consonance. 2007. (Congresso).

21.
VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (SEMPPG) da UFBA.O discurso musical em perspectiva de ?auto-retrato?: um estudo de caso. 2007. (Seminário).

22.
XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Suite Opara - Paisagens Sonoras do Médio São Francisco. 2007. (Outra).

23.
Vozes em Conversa.That music always 'round me. 2006. (Outra).

24.
Paisagens Sonoras do Médio São Francisco.Suite Opara. 2005. (Outra).

25.
Aula Magna (Inaugural) do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.Pós-Graduação em Música na UFPB: Trajetória e Metas. 2004. (Outra).

26.
Fala Compositor!.A Canção de Oswaldo de Souza: análise dos recursos narrativos. 2004. (Outra).

27.
Huitième Congrès International sur la Signification Musicale. Figures du Langage Musical: quelques pensées sur les métaphores et métonymies musicales. 2004. (Congresso).

28.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES COMPOSITORAS. TRÊS CAÇÕES DE NINAR DO FOLCLORE MUSICADO DA BAHIA. 2004. (Congresso).

29.
Palestra de Professor Convidado (PPGM/UFRGS).Expressividade na Linguagem Musical de Oswaldo de Souza: análise dos recursos narrativos. 2004. (Outra).

30.
Symposium of the International Musicological Society.Oswaldo de Souza's Songs: an analysis of the text-music interrelationship. 2004. (Simpósio).

31.
VI International Conference of the Association of Iberian and Latin American Studies of Australasia. Oswaldo de Souza's Songs: an analysis of the text-music interrelationship. 2004. (Congresso).

32.
II Seminário de Pesquisa em Música.Por uma Otimização do Fomento à Pesquisa em Música nas Universidades. 2002. (Seminário).

33.
II Seminário de Pesquisa em Música.A Poética Intertextual: considerações estilísticas. 2002. (Seminário).

34.
II Seminário de Pesquisa em Música.A Função do Compositor na Indústria da Cultura. 2002. (Seminário).

35.
IV ENCONTRO DE COMPOSITORES E INTÉRPRETES LATINO-AMERICANOS. Ode aos Jamais Iluminados. 2002. (Congresso).

36.
II Coloquio Internacional de Musicología. El Mestizaje Intertextual en la Música Contemporánea: dos estudios de caso. 2001. (Congresso).

37.
Entroncamento Sonoro.A estética regionalista de "Sertania" de Ernst Widmer. 2000. (Encontro).

38.
I Congreso Internacional de Musicología del Instituto Carlos Vega. Escuela de Composición de Bahia: la estética ecléctica de los años 80 y 90. 2000. (Congresso).

39.
III FESTIVAL DE MÚSICA DE CÂMERA DA PARAÍBA.Cantata Gonzagueana. 1999. (Outra).

40.
V FESTIVAL NACIONAL DE ARTE DO ESTADO DA PARAÍBA (FENART). TRÊS CAÇÕES DE NINAR DO FOLCLORE MUSICADO DA BAHIA. 1999. (Congresso).

41.
XVI Seminários Internacionais de Música.Escola de Composição da Bahia: comentários analíticos de dois marcos de sua origem.. 1999. (Seminário).

42.
XVI SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA DA UFBA.TRÊS CAÇÕES DE NINAR DO FOLCLORE MUSICADO DA BAHIA. 1999. (Outra).

43.
Aula Inaugural do Período Letivo 98.2 do Departamento de Música da UFPB.A Música como Sistema de Comunicação e a Função Social do Compositor na Indústria da Cultura. 1998. (Outra).

44.
XI Encontro Anual da ANPPOM.A Investigação Teórica da Música Atonal e Serial: uma apreciação panorâmica. 1998. (Encontro).

45.
Begegnung mit der Brasilianischen Musik in Bahia.Die Kompositionsschule in Bahia: Vielfalt und Eklektizismus. 1997. (Outra).

46.
VI Simpósio Paranaense de Educação Musical.Aspectos da criação musical diante de novos paradigmas. 1997. (Simpósio).

47.
VI Simpósio Paranaense de Educação Musical.O Grupo de Compositores da Bahia (1966-1975): uma proposta de educação musical formal e informal crivada de novos paradigmas culturais. 1997. (Outra).

48.
XII BIENAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. Cinco Canções da camera. 1997. (Congresso).

49.
IX Encontro Anual da ANPPOM.Seminário de Avaliação da Área de Música: um esforço pela efetividade e otimização do fomento à música. 1996. (Encontro).

50.
Reunião Plenária do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.Grupo de Compositores da Bahia: implicações culturais e educacionais. 1996. (Outra).

51.
Seminário de Avaliação da Área de Música.As Agências de Fomento e a Área de Música: realizações e expectativas. 1996. (Seminário).

52.
VII Encontro Anual da ANPPOM.Ernst Widmer Op. 97: a complexidade da postura eclética. 1994. (Encontro).

53.
II Simpósio Brasileiro de Música.Aspectos das Teorias Composicionais do Século XX. 1993. (Simpósio).

54.
Mário de Andrade por Músicos da Paraíba.Ode aos Jamais Iluminados. 1993. (Outra).

55.
X BIENAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. Ode aos Jamais Iluminados. 1993. (Congresso).

56.
II Jornada Nacional de Pesquisa em Música da UFRGS.Perspectivas para a Póps-Graduação em Música no Brasil. 1992. (Encontro).

57.
II Jornada Nacional de Pesquisa em Música da UFRGS.A Análise Composicional sob o Prisma da Percepção: um estudo do primeiro movimento do Op. 127 de Ernst Widmer. 1992. (Encontro).

58.
V Encontro Anual da ANPPOM.Análise Musical e Perspectiva Histórica. 1992. (Encontro).

59.
V Encontro Anual da ANPPOM.A forma sonata sob a perspectiva da simetria centralizada: estudo do Op. 157/I de Ernst Widmer. 1992. (Encontro).

60.
I Simpósio Brasileiro de Música.A criação musical refletindo políticas. 1991. (Simpósio).

61.
I Simpósio Brasileiro de Música.Análise composicional. 1991. (Simpósio).

62.
IV Encontro da ANPPOM.A ambiguidade como princípio estrutural na linguagem pós-tonal de Ernst Widmer. 1991. (Encontro).

63.
IV Encontro da ANPPOM.SINAPEM: uma ação política pela renovação do sistema institucional de ensino e pesquisa da música. 1991. (Encontro).

64.
VIII BIENAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. In Memoriam. 1989. (Congresso).

65.
Colóquios Musicais (PPGM/UFRGS).Arnold Schoenberg: Op. 19/6: uma abordagem através da Teoria dos Conjuntos. 1988. (Encontro).

66.
I Encontro da ANPPOM.H. Schenker, o Editor: as edições críticas de quatro das últimas sonatas para piano de Beethoven. 1988. (Encontro).

67.
III SEMANA DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DA UFBA. In Memoriam. 1988. (Congresso).

68.
II Semana de Música Contemporânea (UFBA).Ensino Musical Profissionalizante: a abordagem do SINAPEM. 1987. (Encontro).

69.
I Semana de Música Contemporânea.ASHTON: código linear para transcrição de partituras visando à execução automatizada. 1986. (Encontro).

70.
I Encontro Semestral de Apresentação de Pesquisas da UFPB.Transforms: proposição prática de um amalgma dos sistemas composicionais serial e tonal. 1985. (Encontro).

71.
SUNY/BUFFALO COMPOSER'S FORUM.Kaleidoscope. 1984. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, I. M. C.; PICCHI, A. ; OLIVEIRA, J. P. ; PASCOAL, M. L. ; DUDEQUE, N. . I Prêmio TeMA de Teoria e Análise Musical. 2018. (Concurso).

2.
NOGUEIRA, I; ALVES, J. O. ; COSTA, V. F. . III Encontro da TeMA. 2018. (Congresso).

3.
BARROS, G. S. ; NOGUEIRA, I. . II Congresso da TeMA. 2017. (Congresso).

4.
NOGUEIRA, Ilza.; VOPLE, M. A. . II Encontro da TeMA. 2016. (Congresso).

5.
NOGUEIRA, Ilza.; MOLINA, S. ; TINE, P. ; MOREIRA, A. ; PICCHI, A. ; GUBERNIKOFF, C. ; BARRETO, E. O. ; BARROS, G. S. ; BOREM, F. ; LIVERO, I. ; BONNIS, M. . I Encontro da TeMA. 2015. (Congresso).

6.
NOGUEIRA, I.; SOUZA, R. C. . I Encontro da TeMA. 2015. (Congresso).

7.
NOGUEIRA, I.; LIMA, P. C. ; SAMPAIO, M. . I Congresso da TeMA. 2014. (Congresso).

8.
NOGUEIRA, I. M. C.; WIDMER, E. ; SOUZA, O. . Paisagens Sonoras do Médio São Francisco. 2005. (Concerto).

9.
NOGUEIRA, I. M. C.; VEIGA, M. ; OLIVEIRA, Alda ; OLIVEIRA, J. ; MARTINS, R. . Seminário de Avaliação da Área de Música. 1996. (Outro).

10.
NOGUEIRA, I. M. C.. VIII Encontro Anual da ANPPOM. 1995. (Congresso).

11.
NOGUEIRA, I. M. C.. II Mostra de Compositores da UFPB. 1994. (Concerto).

12.
NOGUEIRA, I. M. C.; LUMI, A. ; MARINHO, V. ; COELHO, A. C. ; MARQUES, D. ; KAPLAN, J. A. . I Mostra de Compositores da UFPB: "Máriode Andrade por Músicos da Paraíba". 1993. (Concerto).

13.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A. . I Semana de Teoria da Música. 1992. (Congresso).

14.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A. . II Encontro Anual da ANPPOM. 1989. (Congresso).

15.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A. . I Encontro Anual da ANPPOM. 1988. (Congresso).

16.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A. . Simpósio Nacional sobre Pesquisa e Ensino Musical (SINAPEM). 1987. (Congresso).

17.
NOGUEIRA, I. M. C.; VARIOS, A. . Série Música Contemporânea. 1987. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Samuel Cavalcanti Correia. Pássaros, Poesia e Canções: Limiares de uma Concepção Musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

2.
Alexandre Johnson dos Anjos. A busca do nacional através do modalismo nordestino: análise de duas peças para flauta transversal. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

3.
Sylvia Cristina Hasselaar. Glauco Velasquez: Elementos Característicos da Produção Pianística e Catálogo Completo de Suas Obras. 1994. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Salete Paulim Nardi. Um Estudo da Grafia Contemporânea na Obra Didática para Piano de Ernst Widmer. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Introdução à História) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

2.
Ruy Brasileiro Borges. Nove de Copas. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música do Século XX) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

3.
Cristina Magaldi. Camargo Guarnieri e os Ponteios para Piano. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música do Século XX) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

4.
Brenda López Saiz. As Cinco Peças para Violão der Ernst Widmer: concepção artística e funcionalidade pedagógica. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.

5.
Eli-Eri Luiz de Moura. Credo. 1988. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música do Século XX) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ilza Maria Costa Nogueira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, Ilza.; VOPLE, M. A. . II Encontro da TeMA. 2016. (Congresso).

2.
NOGUEIRA, I.; SOUZA, R. C. . I Encontro da TeMA. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Comentário sobre a obra composicional:
Esteticamente diversificada, a obra de Ilza Nogueira reflete seus interesses teóricos e uma relação íntima com a literatura, que data da sua Licenciatura em Letras (Instituto de Letras da UFBA, 1971). Nos anos 70, influenciada pela estética vanguardista, compôs obras baseadas em indeterminação, usando notação gráfica e substituindo os timbres musicais tradicionais por sons concretos, o que se encontra em "Três Roteiros para Improvisação" (1970) e "Metástase" (1971). Em "Idiossincrasia" (1972), instrumentos de Walter Smeták se associam a sintetizadores; e em "Triloquia" (1977), os instrumentistas também têm atuação cênica.
Já na década de 80, a influência do estudo da teoria dos conjuntos demonstrou-se em obras como "Kaleidoscope" (1984), "Transforms" (1985) e "In Memoriam Morton Feldman" (1989).
Outra virada estilística ocorreu em 1993, em sua "Ode aos Jamais Iluminados", obra composta em homenagem a Mário de Andrade. Como homenagem, a obra faz referências a traços típicos do estilo andradino A intertextualidade, característica estilística essencial de Macunaíma, dirigiu a concepção da homenagem musical, e desde então caracteriza a produção artística de I. Nogueira ("Cinco Canções da Camera", 1997; "Serenata Iconoclasta", 2001; "Via Sacra", 2004; "Suíte Opara", 2005; "Reminiscências", 2006).
Nos últimos anos 90, o interesse pela literatura musical folclórica e popular do nordeste brasileiro revelou-se nas "Três canções de ninar do folclore musicado da Bahia" (voz e pf.,1998), e em adaptações do repertório popular nordestino para meios instrumentais variados: do quinteto de cordas (História de Pescadores de Caymmi) à orquestra sinfônica com coro, tenor solista e recitante (Cantata Gonzagueana, sobre o repertório de Luiz Gonzaga).
Suas obras têm figurado em importantes mostras do país: Bienais da Música Brasileira Contemporânea, Encontros de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos e Encontros de Compositoras.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:04:06