Luis César Fontana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9403290679198474
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e pós- doutorado pela Colorado School of Mines-USA (2011). Atualmente é professor na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC/Joinville. Tem experiência na área de Física Plasmas Frios, Processos baseados em Plasmas e Tratamento de Superfícies: deposição reativa de filmes (TiN, TiAlN, TiO2, CNx, AlN, CrN, etc) por Sputtering, nitretação e carbonitretação de materiais por plasma. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis César Fontana
Nome em citações bibliográficas
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.
Campus Universitario Avelino Marcante
Bom Retiro
89223100 - Joinville, SC - Brasil - Caixa-postal: 631
Telefone: (47) 40097855
Fax: (47) 40097940
URL da Homepage: http://www.cct.udesc.br/


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1997
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo da Deposição de Filmes de Ti e TiN e Desenvolvimento do Sistema Modificado Triodo-Magnetron-Sputtering, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Joel Rene Louis Muzart.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Filmes; Sputtering; Resistência ao desgaste; Resistência à corrosão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Corrosão.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Indústria Metal-Mecânica.
1986 - 1991
Mestrado em Física.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Nitretação iônica de Aços Baixo Carbono,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Joel Rene Louis Muzart.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Plasma; Tratamento de superfície; Resistencia ao desgaste; Resistência à corrosão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Corrosão.
Setores de atividade: Indústria Metal-Mecânica; Desenvolvimento de Novos Materiais.
1981 - 1985
Graduação em Licenciatura Plena Em Física.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Colorado School of Mines, MINES, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas / Especialidade: Física de Plasmas e Descargas Elétricas.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2002 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Interno de Pesquisa.
7/2000 - Atual
Ensino, Ciência e Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Física de Plasmas e suas aplicações (Mestrado em Materiais)
Ciência dos Materiais (Mestrado em Materiais)
8/1995 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Física e Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Astronomia (graduação)
Física Geral (graduação)
Física experimental (graduação)
Física moderna (graduação)
Introdução à eletrônica (graduação)
Mecânica geral (graduação)
2/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Tecnológicas, Mestrado Em Ciência e Engenharia de Materiais.

6/2003 - 6/2005
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
6/2003 - 6/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
9/2002 - 10/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Avaliação de Pesquisa e Extensão do CCT.
3/1998 - 3/2000
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.

Cargo ou função
Membro de conselho de centro.
3/1998 - 3/2000
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Tratamento e processamento de materiais por plasma

Objetivo: Nitretação: O tratamento superficial de materiais por plasma, mais especificamente a nitretação iônica, consiste de um bombardeamento da superfície por íons gerados no plasma. Estes íons provocam um aquecimento da superfície e ativam a difusão de nitrogênio atômico, formado no plasma, para o interior da amostra. De modo geral, os tratamentos superficiais buscam conferir à superfície de um material características, que não podem ser atingidas unicamente pelo substrato, a fim de tornar viável a aplicação ou melhorar o desempenho de um determinado componente. Exemplos dessas propriedades são: dureza superficial, baixo coeficiente de atrito, resistência ao desgaste, resistência a corrosão, reflexão ou absorção da luz. Os materiais estudados no Labplasma da UDESC/Joinville são materiais ferrosos, ligas de titânio e ligas de alumínio. Tratamento de Polímeros: Este projeto esta voltado para tratamento de superfícies de tecidos náilon 6, setor em expansão na indústria têxtil. Apesar da boa qualidade de tecidos a base de fibra sintéticas, o tingimento destes tecidos apresentam um grande desafio tecnológico. Esta fibras possuem uma baixa energia de superfície, propriedade interessante como tecido, pois a aderência de sujeiras no tecido é baixa facilitando assim a lavagem do mesmo. No entanto esta propriedade apresenta um desafio tecnológico para o tingimento destes tecidos, uma vez que o corante também não adere fácil no material. Os métodos de tingimentos utilizado pela indústria têxtil são baseados em soluções químicas que muitas vezes apresentam um baixo rendimento, resultando em uma elevada produção de rejeitos altamente poluente. A tecnologia de plasma, se trata de um processo não poluente, que nos permite mudar apenas a superfície das fibras que constituem o tecido sem modificar o seu interior..
2.
Deposição de filmes por Triodo-Magnetron-Sputtering

Objetivo: Os segmentos industriais que mais usam tratamentos de superfície são as indústrias metal-mecânica, de polímeros, óptica, aero-espacial, microeletrônica, têxtil e indústrias químicas. Algumas das propriedades superficiais que podem ser modificadas são: resistência à corrosão, resistência ao desgaste, resistência à fadiga, mudanças físicas e químicas (condutividade, magnetização, refletividade, catalise, propriedades dielétricas, etc), topografia, microestrutura e coloração. As maiorias dos processos usadas para o tratamento de superfícies ainda são processos químicos, em geral muito poluentes. Em alguns países esses processos estão sendo substituídos por outros menos poluentes, com especial interesse para os processos a plasma. Estes são muito estudados e estão sendo implementados gradativamente no setor produtivo. Além de vantagens técnicas e baixo custo operacional, os processos a plasma se destacam por não agredir o meio ambiente. Alguns exemplos de sucesso dos produtos usando processos a plasma são filmes de TiN, CrN, SiC, DLC (diamante) e CNx. O sistema Triodo-Magnetron-Sputtering (TMS) caracteriza-se por apresentar uma grande faixa de operação na corrente e voltagem de trabalho, de modo que é possível ter maior controle na energia dos átomos e íons que se depositam no substrato para formar o filme. Dessa forma busca-se ter um maior controle da microestrutura e, conseqüentemente, das propriedades do filme..


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Nitretação de ferro fundido através de plasma pulsado bipolar
Descrição: A nitretação por plasma é um processo industrial bem estabelecido para tratamento de superfícies de metais. Superfícies nitretadas apresentam alta dureza, resistência ao desgaste, maior resistência à corrosão e, também, podem proporcionar maior vida em fadiga de componentes mecânicos. Entretanto, nem todas as propriedades acima citadas podem ser obtidas simultaneamente, sendo dependentes das fases formadas na superfície. Por exemplo, a formação de camada branca (Fe4N ou Fe3N) podem proporcionar aumento na resistência à corrosão, porém são frágeis e, consequentemente, tem baixa resistência ao impacto. Portanto, o tratamento da superfície deve ser adequado à aplicação específica da peça. Para o caso de peças que estão sujeitas a impacto e fadiga de contato, o tratamento de superfície deve proporcionar características específicas como dureza, resistência ao desgaste e tenacidade. Nesse caso deve-se evitar a formação de camada de compostos frágeis como o Fe2N e Fe4N, também conhecidas como camadas brancas. Essas camadas geralmente se formam, com espessura da ordem de 101 micrometros, quando o tratamento de nitretação por plasma é feito em temperaturas acima de 500°C. Para o caso específico de tratamento de peças sujeitas a impacto, é mais adequado a formação exclusiva de camadas de difusão (sem camada branca) na qual o nitrogênio pode ficar em solução sólida na estrutura do ferro e/ou formar precipitados de nitretos nanométricos, geralmente na forma de agulhas. O problema é que a formação dessas camadas, exclusivamente, somente é possível quando o tratamento por plasma é realizado em temperaturas relativamente baixas (T<400°C), sendo necessário longos períodos de tempo de tratamento (da ordem de dezenas de horas) para a formação de camadas da ordem de uma dezena micrometros. As variáveis envolvidas no processo de nitretação por plasma são: a temperatura da peça, a concentração de nitrogênio atômico adsorvido na superfície, a energia de bombardeamento dos íons do plasma e a intensidade desse bombardeamento iônico. Todas essas variáveis podem ser controladas, com limitações, pelos parâmetros do plasma, como pressão do gás de trabalho, tensão no plasma e composição do gás de trabalho (Argônio, nitrogênio e hidrogênio, para o caso de nitretação por plasma). Entretanto essas variáveis são interdependentes, por exemplo, ao aumentar a energia do bombardeamento iônico da superfície (através do aumento da tensão no plasma) torna-se possível aumentar a difusividade do nitrogênio na estrutura do ferro, porém ocorre um aumento simultâneo da temperatura da superfície. Para superar essa dicotomia ?difusividade x temperatura? é necessário enfraquecer a interdependência de variáveis de processo. Nesse sentido, foi desenvolvida recentemente uma nova fonte para a geração de plasma na qual é possível tornar fracamente acopladas a energia dos íons que bombardeiam a superfície e a taxa de bombardeamento iônico na peça em tratamento. Dessa forma torna-se possível aumentar a difusão do nitrogênio no metal, a partir da superfície da peça, sem aumentar demasiadamente a sua temperatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Wilson Luiz Guesser - Integrante / Bruna Trevizan Bianchi - Integrante.
2017 - Atual
PRODUÇÃO DE RUGOSIDADE EM ESCALA MICROMÉTRICA E NANOMÉTRICA ATRAVÉS DE BOMBARDEAMENTO IÔNICO EM PEÇAS METÁLICAS DE Ti-6Al-4V

Projeto certificado pela empresa FGM PRODUTOS ODONTOLOGICOS LTDA. em 17/09/2018.
Descrição: As aplicações das ligas de Ti estão cada vez mais difundidas, especialmente em aplicações tecnológicas aeroespaciais e medicinais. Nesta ultima, desenvolvimentos de equipamentos cirúrgicos e próteses ganham destaque. Para esta finalidade a liga Ti-6Al-4V é atualmente a mais utilizada, devido a suas propriedades de excelente biocompatibilidade e resistência à corrosão. Neste cenário, muitas pesquisas têm sido realizadas a fim de obter melhores propriedades para garantir uma maior integridade da interface osso e biomaterial, também denominado osseointegração, além de tornar esta mais rápida, através de técnicas de tratamentos e revestimentos de superfícies. Pesquisas apontam que as propriedades superficiais da área de contato do implante são determinantes, como por exemplo: microrugosidade, nanorugosidade, molhabilidade e energia livre superficial ou de ativação. Este trabalho visa produzir, através de bombardeamento iônico, melhores propriedades superficiais em próteses dentárias comerciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Frederich Gerard Mittelstadt - Integrante / Abel André Cândido Recco - Integrante / Jean Carlos Maffezzolli - Integrante.
2016 - Atual
Propriedades fotocatalíticas de Filmes de TiO2:Nb
Descrição: Este projeto de pesquisa visa obter filmes nanoertuturados de TiO2 e TiO2:Nb e estudar a influência da nanoestrutura e da dopagem com Nb nas propriedades fotocatalíticas desses filmes. Além disso, através da estrutura nanométrica dos filmes, busca-se melhorar a aderência filme/substrato, o que viabilizaria a deposição de camadas em substratos com grade área superficial. O material semicondutor TiO2 tem muitas aplicação tecnológicas, dentre as quais destacamos a capacidade para dissociação de moléculas poluentes (por exemplo gases NOx provenientes da combustão em motrores de automóveis, benzeno, formaldeído e compostos orgânicos voláteis VOCs), ativação de reações químicas, esterilização de microorganismos, além de aplicações em energias renováveis como em fotocélulas. Através da dopagem com Nb, esses filmes passam para a categoria de Oxido-Metálico, com a propriedade de condutor elétrico transparente (TCO). A deposição dos filmes será feita através do sistema (desenvolvido recentemente) de pulverização catódica de alta potência ? HiPIMS ? o qual pode gerar pulverização catódica com mais de 80% dos átomos ionizados. Para o controle nanoestrutural do filme, os substratos serão polarizados com tensão elétrica pulsada, em frequências da ordem de MHz. Assim, a polarização do substrato gera alta densidade de energia fornecida ao filme, durante a deposição, facilitando o controle da estrutura de grãos nanométricos e o controle da estequiometria e seletividade das fases desejadas (em nosso caso TiO2:Nb tipo anatase). Os filmes serão caracterizados quanto a sua nanoestrutura (por microscopia eletônica MET, FEG e AFM), composição química (por XPS), fotoatividade (por fotodegradação em UV, do corante Azul de Metileno), hidrofilicadade (por ângulo de contato) e aderência (pelo teste do risco)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Jacimar Nahorny - Integrante / Abel André Cândido Recco - Integrante / Julio C. Sagás - Integrante / Joel Strialski - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4
2015 - Atual
Correlação entre o fluxo de energia e a estrutura de filmes de gadol ínio depositados pela técnica de pulverização catódica pulsada de alta potência

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio César Sagás em 18/12/2018.
Descrição: A deposição de filmes por magnetron sputtering se destaca pela variação das propriedades dos recobrimentos através do controle das condições de deposição. Nesta técnica, átomos são arrancados de um alvo através do bombardeamento iônico. Os átomos arrancados do alvo condensam ao colidi rem com as superfícies interna do reator, preferencialmente sobre o substrato, formando um filme. A tecnologia de recobrimentos por pulverização catódica deu um salto nos últimos anos com o advento da high power impulse magnetron sputtering. Os resultados mostram signi ficantes mudanças na densidade e estrutura dos filmes. Nesta nova técnica, o grau de ionização do plasma pode ult rapassar os 50%, enquanto no método convencional se encontra na faixa de 1%. Esta mudança na densidade do plasma modifica as condições energéticas de deposição e reabre questões a respeito dos parâmetros relevantes para determinação do crescimento e da estrutura dos filmes. O completo entendimento do crescimento do filme só é possível através da análise da energia transferida para o filme. O presente projeto pretende investigar a correlação entre a transferência de energia e a estrutura de filmes de gadolínio depositados por pulverização catódica de alta potência, a fim de obter um mapa para produção de filmes de gadol ínio e tentar elucidar quais são os parâmetros relevantes a serem considerados na construção de um diagrama de estruturas. A escolha do gadol ínio se apoia em di ferentes razões: a falta de dados na literatura utilizando alvos de terras raras e o interesse neste material em pesquisas sobre efeito magnetocalórico. Serão realizadas medidas do fluxo de energia para o substrato, utilizando sonda plana e calorimetria e um estudo do processo de ionização na descarga, através de espectroscopia de emissão óptica. A estrutura dos filmes será analisada através de técnicas de microscopia, di fração de raios -X e espectroscopia Raman..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Julio C. Sagás - Integrante / ALFARO, FRANCISCO - Integrante.
2012 - 2015
Filmes semicondutores de TiO2 dopados com niobio e nitrogênio
Descrição: Filmes de TiO2 apresentam grande estabilidade, não toxicidade e alto poder de oxidação, fazendo deste material um dos mais promissores semicondutor fotocatalítico para uso em despoluição ambiental e conversão de energia em células fotovoltaicas. Entretanto o TiO2 básico é freqüentemente ineficiente em condições normais, devido a sua larga energia de ?band gap? de 3,0eV e 3,2 eV para as fases rutila e anatase, respectivamente. Portanto, para a ativação fotocatalítica, por excitação dos pares elétron-buraco, se faz necessário a incidência luz UV sobre o material. Para aumentar a abssorção de luz na faixa do visível, é necessário uma diminuição da banda de energia do TiO2. Propomos neste trabalho a dopagem dos filmes de TiO2 por cátions (niobio) e/ou ânions (nitrogêno). Atomos de Nb podem ser incorporados ao filme como uma impureza substitucional (em sitio do Ti) enquanto que o nitrogêno pode ser incorporado como uma impureza em sitios do oxigênio. Isso pode levar a um aumento na abssorção da luz visível devido à formação de novos estados de energia com menor ?band-gap?. O Nb tem solubilidade total na estrutura do Ti (devido aos raios atômicos e eletronegatividade de Pauling deste atomos serem muito próximos), podendo atuar como um dopante substitucional sem gerar defeitos cristalinos, porém diminuindo a energia de Band-Gap dos elétrons de valência do TiO2. A dopagem com nitrogênio gera hibridização com a banda de valência e pode resultar em um deslocamento nos elétrons de valência do nitrogênio para cima. Filmes de TiO2 dopados com niobio e nitrogênio serão depositados sobre substratos de Si e de aço inox 304, por Triodo-Magnetron-Sputtering. A dopagem poderá potencializar ainda mais o uso deste material semicondutor em aplicações como celulas fotovoltaicas e fotocatálise. Será investigada a estrutura eletrônica e as propriedades fotocataliticas do TiO2 (nas fases cristalinas anatase TiO2 (101) e rutila TiO2(110)) com e sem dopagem de nitrogênio e niobio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Jacimar Nahorny - Integrante / Luiz Antônio Alves - Integrante / Joel Strialski - Integrante.
2012 - 2015
FONTE BIPOLAR PULSADA DE ALTA FREQUÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMA
Descrição: Plasmas de baixa temperatura têm aplicações em várias áreas tecnológicas. O desenvolvimento de fontes para geração e manutenção desses plasmas têm sido fundamental para melhorar o controle e ampliar as aplicações de seus processos. Neste trabalho propõe-se a construção de uma fonte pulsada, com pulsos positivos e negativos de alta tensão, regulável em frequência (0-100kHz), amplitude (-2000V até +2000V) e duty cycle, para a geração de plasmas com elétrons de alta energia e maior taxa de ionização do que aqueles produzidos por fontes convencionais, comercializadas atualmente. O aumento na energia média dos elétrons no plasma se baseia no fato de que os pulsos positivos de curta duração (nano-segundos) aumentam a emissão de elétrons secundários do catodo (devido ao aumento na energia do bombardeamento eletrônico), os quais são responsáveis pela densidade e energização do plasma. O projeto da fonte é baseado nos resultados de simulações usando o software PSIMTM. A validação das simulações e especificação dos componentes é realizada através de marchas de cálculo de eletrônica de potência realizadas no MathCadTM. As placas de circuito impresso (PCI) foram desenvolvidas com uso do AltiumTM. O equipamento final foi validado com ensaios de de geração de plasma em baixa e alta pressão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Alessandro Luiz BATSCHAUER - Integrante / Juliano Sadi Scholtz - Integrante / Marcello Mezaroba - Integrante.
2012 - 2014
FUNCIONALIZAÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO POR PLASMA PARA APLICAÇÃO EM COMPÓSITOS DE MATRIZ EPÓXI
Descrição: Neste projeto de pesquisa estudaremos a funcionalização de nanotubos de carbono por plasma. Serão usados dois princípios para a geração do estado de plasma: 1- descarga luminescente em baixa pressão e, 2- microplasma em alta pressão. No primeiro caso temos um plasma homogêneo composto por partículas que podem ser mantidas com energia relativamente baixa e, no segundo caso, temos um plasma mais energético, porém concentrado em uma pequena área de poucos mm2. Três gases serão usados para a geração dos plasmas: O2 para a funcionalização com grupos hidroxila, carboxila e carbonila; NH3 para grupos amina, nitrila e amida; e CF4 para átomos fluoreno. Após o tratamento as amostras serão analisadas por várias técnicas, tais como espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS) e Raman, análise termogravimétrica (TGA) e microscopia eletrônica de varredura (SEM). As amostras de nanotubos funcionalizados serão aplicadas na confecção de compósitos de matriz epóxi. Os compósitos serão caracterizados através de ensaios de tração (ASTM D-638) e flexão (ASTM D790M), Análise Dinâmico-Mecânica (DMA) e SEM. O principal objetivo é melhorar a dispersão de nanotubos quando aplicados na fabricação de compósitos bem como a interação interfacial entre nanotubos e matrizes poliméricas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Integrante / Jacimar Nahorny - Integrante / Luis Antônio Ferreira Coelho - Integrante / Sérgio Henrique Pezzin - Integrante / LOOS, MARCIO - Coordenador.
2010 - 2015
Fixadores Inteligentes com recobrimento cerâmico a base de TiO2 para indicação de tensão mecânica
Descrição: Este projeto está inserido no escopo de um projeto maior, em andamento, numa parceria CISER/UDESC/FAPESC, com financiamento de capital e custeio no valor de R$ 582.691,52. Este projeto consiste no desenvolvimento de processos baseados em plasma para tratamento superficial de materiais de fixadores (aços) por processos difusivos (nitretação, oxidação e carbonitetação) e deposição de filmes finos resistentes ao desgaste, com controle no coeficiente de atrito e com propriedades óticas sensíveis a variação de tensões mecânicas. Os processos por plasma possibilitam um controle mais preciso de variáveis, possibilitando a obtenção de diferentes fases cristalinas (inclusive fases metaestáveis) além de ser um processo não poluente. Isso represena uma grande vantagem em relação aos processos eletroquímicos, atualmente usados no tratameto de fixadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Cesar Edil da Costa - Integrante / Abel André Cândido Recco - Integrante / Julio C. Sagás - Integrante / Júlio Cesar Giubilei Milan - Integrante / IRALA, D.R. - Integrante.
2010 - 2012
Fotoluminescência e fotocatálise induzidas por tensões mecânicas e térmicas em fixadores recobertos com filmes de TiO2
Descrição: A ciência e engenharia de superfícies de metais óxidos é uma área de conhecimento relativamente jovem, que vem tendo um rápido aumento em aplicações tecnológicas. Esse interesse no melhor entendimento dos metais óxidos é porque a maioria dos metais sofre oxidação quando exposto ao meio ambiente. Vamos destacar aqui o dióxido TiO2 que é um dos metais óxidos mais estudados nos últimos anos, em virtude de sua vasta possibilidade de aplicações tecnológicas. O Dióxido de titânio é usado em catálises heterogêneas, como um fotocatalisador, em células solares para a produção de hidrogênio e energia elétrica, como sensor de gás, como pigmento branco (usados em tintas e cosméticos), como camada de proteção contra a corrosão, como camada ótica em cerâmicas e dispositivos elétricos como varistores. Na área bio-médica vem sendo usado como um excelente ósseo-integrador de implantes ortopédicos. Na eletrônica está sendo usado como uma ponte isolante de elevada constante dielétrica na nova geração de MOSFETS. Também encontra aplicações na forma nano-estruturada em baterias baseadas em Li e em dispositivos eletrocrômicos. O dióxido de titânio é uma substância não tóxica, podendo existir na natureza em três formas cristalinas: o rutilo tetragonal, a anatase e a bruquita ortorrômbica, sendo que apenas as duas primeiras tem importância tecnológica. Por ser transparente na luz visível e possuir uma banda proibida de energia (BG) de 3 eV, o TiO2 pode gerar pares de buracos e elétrons quando irradiado por luz ultravioleta. Um dopante (por exemplo, o nitrogênio) pode ser adicionado, de modo a diminuir esse Band Gap e promover também a abssorção de luz visível. Nosso interesse, neste trabalho é a aplicação de filmes de TiO2 em fixadores, com os seguintes objetivos: 1- Proteção contra a corrosão; 2- Aumento do coeficiente de atrito na superfície do fixador; 3- Geração de uma classe de fixadores inteligentes que indicam variação de fotocatálise e fotoluminescência em função de tens.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Jacimar Nahorny - Integrante / Cesar Edil da Costa - Integrante / Abel André Cândido Recco - Integrante / Julio César G. Milan - Integrante / Dianclen do Rosário Irala - Integrante / Masahiro Tomiyama - Integrante / Arcesio Schultz - Integrante.
2006 - 2010
PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DE MATERIAIS POR PLASMA: SINTERIZAÇÃO, NITRETAÇÃO/CARBONETAÇÃO E DEPOSIÇÃO DE FILMES POR SPUTTERING; CORRELAÇÃO ESTRUTURA/PROPRIEDADES.
Descrição: Este Projeto é financiado pela CAPES / PROCAD e envolve duas instituições, a UDESC e a USP. O projeto se baseia na complementaridade entre algumas linhas de pesquisa na EPUSP-PMT (Metalurgia e Materiais) e da UDESC (Ciência dos Materiais). São estudos tratamentos de materiais por plasma: nitretação, deposição de filmes, revestimentos e sinterização. Os tratamentos são aplicados a aços com diferentes propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, erosão/oxidação e à degradação química. Serão produzidas amostras e caracterizadas tanto na USP como na UDESC. As principais técnicas de caracterizações que serão usadas são: Difratometria de raios X; Microscopia eletrônica de varredura; Nanoidentação; Microidentação; Microscopia ótica; Testes de desgaste; Testes de aderência; Análise da composição química por EDS. Serão realizados trabalhos de mestrado, doutorado e pos-doutorado em cooperação, onde alunos da UDESC e USP poderão fazê-los na modalidade ?sanduiche?. Professores de ambas as instituições ministrarão cursos de curta duração no decorrer do projeto. Estão previstos cursos de Introdução à Ciência dos Materiais e Técnicas de Caracterização de Materiais na UDESC, ministrado por professores da USP. Por outro lado, professores da UDESC ministrarão cursos de Plasma na USP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Cesar Edil da Costa - Integrante / Wilson Luiz Guesser - Integrante / Abel André Cândido Recco - Integrante / Milton José Cinelli - Integrante / André Paulo Tschiptschin - Integrante / Masahiro Tomiyama - Integrante / Helio Goldenstein - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2002 - 2008
NITRETAÇÃO IÔNICA EM BAIXA TEMPERATURA DE FERRO FUNDIDO NODULAR BAINITICO
Descrição: O tratamento superficial de materiais por plasma, mais especificamente a nitretação iônica, consiste de um bombardeamento da superfície por íons gerados no plasma. Estes íons provocam um aquecimento da superfície e ativam a difusão de nitrogênio atômico, formado no plasma, para o interior da amostra. De modo geral, os tratamentos superficiais buscam conferir à superfície de um material características, que não podem ser atingidas unicamente pelo substrato, a fim de tornar viável a aplicação ou melhorar o desempenho de um determinado componente. Neste trabalho será feito um estudo de nitretação iônica em ferro fundido. O objetivo é melhorar a resistência ao desgaste, fadiga e resistência à corrosão. O ferro fundido é um dos materiais mais usados na fabricação de peças metálicas, sendo que Joinville é o maior pólo brasileiro produtor deste tipo de material. O tratamento de ferro fundido nodular bainitico por métodos convencionais como nitretação gasosa ou em banho de sal, não é possível devido à elevada temperatura de tratamento, maior que a temperatura de revenido do material que é de 530 oC. Na nitretação iônica, a superfície da peça é bombardeada por íons energéticos que geram elevada temperatura localizada, em torno da região do impacto iônico, ativando assim a difusão superficial de átomos de nitrogênio. Como a temperatura é localizada na superfície, a temperatura média da peça é mais baixa, comparada àquelas necessária quando se usa outra técnicas de tratamento superficial. Neste trabalho se tem por objetivo fazer o tratamento em amostras com temperatura média de 450oC, o que mantém uma margem de segurança em relação à temperatura de revenido do material..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador.Financiador(es): Tupy Fundições Ltda - Cooperação.
2001 - 2003
Tratamento de Polímeros por Plasma
Descrição: Este projeto esta voltado para tratamento de superfícies de tecidos a base de polímeros, setor em plena expansão na industria têxtil. Apesar das excelentes qualidade de tecidos a base de fibra sintéticas, o tingimento destes tecidos apresentam um grande desafio tecnológico. Esta fibras possuem uma baixa energia de superfície, propriedade interessante como tecido, pois a aderência de sujeiras no tecido é baixa facilitando assim a lavagem do mesmo. No entanto esta propriedade apresenta um desafio tecnológico para o tingimento destes tecidos, uma vez que a tinta também não adere ao material. Os métodos de tingimentos utilizado pela industria têxtil são baseados em soluções químicas altamente tóxicas e apresentam um baixíssimo rendimento, resultando em uma elevada produção de rejeitos altamente poluente. A tecnologia de plasma, se trata de um processo não poluente, que nos permite mudar apenas a química de superfícies das fibras que constituem o tecido sem modificar o seu interior. Esta mudança pode tornar as fibras quimicamente ativas de modo que a tinta se ligue mais facilmente ao tecido, aumentando assim o rendimento do tingimento significativamente.A mudança da energia de superfície pode ser feita de tal maneira que também ocorra uma mudança na resistividade elétrica da superfície da fibra, de maneira a reduzir a formação de eletricidade estática tornando os tecidos muito mais confortáveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Argemiro Soares da Silva Sobrinho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2008 - 2012
REDE DE COOPERAÇÃO NACIONAL EM ENGENHARIA DE PLASMA
Descrição: Trata o presente projeto da implantação de uma Rede de Cooperação Nacional em Engenharia de Plasma para promover ações pró-ativas na formação de recursos humanos pós-graduados e de inovação tecnológica em áreas estratégicas para a sociedade do conhecimento. O projeto será viabilizado pela parceria entre as seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-CTA) e Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC. Essas quatro instituições possuem em seus programas áreas de concentração relacionadas com a engenharia de plasma, onde desenvolvem pesquisas nas mais diversas aplicações. Esses grupos se complementam em termos de conhecimento acumulado, infra-estrutura laboratorial e técnicas utilizadas em engenharia de plasma. Escolheu-se a engenharia de plasma como tema dessa rede pela importância que ela possui em áreas consideradas estratégicas, bem como sua forte componente multidisciplinar e integradora das demais engenharias. Sua importância foi reconhecida principalmente com o advento da microeletrônica, onde o plasma passou a fazer parte, como fonte energética, de praticamente todas as etapas de fabricação dos circuitos integrados. O grande número e tipo de resultados produzidos pelo grupo participante da rede, expressos por indicadores como teses defendidas, artigos publicados em revistas indexadas e/ou anais de congressos e patentes, mostra o potencial estratégico e abrangente dessa tecnologia. É fácil imaginar o impacto resultante desse conhecimento para os programas de pós-graduação, estudantes, pesquisadores e empresas participantes. Estima-se uma média superior a 100 estudantes de pós-graduação beneficiários diretos dos resultados da rede. No primeiro momento contamos com 40 estudantes já participantes da rede. Com a entrada prevista de 15 estudantes em 2008 nos programas das instituições participantes, teremos 55 estudantes no início d.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Jacimar Nahorny - Integrante / Milton José Cinelli - Integrante / Clodomiro Alves Junior - Integrante / Homero Santiago Maciel - Integrante / Argemiro Soares da Silva Sobrinho - Integrante / Marcos Massi - Integrante / José Roberto Branco - Integrante / Gilberto Petraconi - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Deposição de filmes decorativos TiN e ZrN por sputtering
Descrição: Filmes de TiN e ZrN são muito usados por apresentar um baixo coeficiente de atrito, elevada resistência ao desgaste e resistência à corrosão. Além disso, estes materiais apresentam coloração amarela, desejada quando uma das aplicações é para fins decorativos. Atualmente o filme mais difundido no setor produtivo é o de ZrN por proporcionar coloração adequada e maior aderência ao substrato. Porém filmes de TiN apresentam maior dureza e resistência ao desgaste. A aderência do filme ao substrato, resistência à corrosão e coloração, são fortemente dependentes da sua microestrutura que, por sua vez, é fortemente dependente dos parâmetros de deposição. Como o sistema Triodo-Magnetron-Sputtering possibilita uma grande faixa de operação para os parâmetros de deposição, pode-se obter filmes de TiN com boa aderência ao substrato, tendo a vantagem de ser mais resistente ao desgaste e muito mais barato que o ZrN. Em uma parceria com a empresa DOCOL propomos estudar a deposição de filmes de TiN e ZrN (para fins decorativos), por Triodo-Magnetron-Sputtering, sobre amostras de metais sanitários usados por esta empresa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador.Financiador(es): Docol Materiais Sanitários - Cooperação.


Projetos de desenvolvimento


2014 - 2018
Projeto e construção de um reator para a deposição de filmes por sputtering.
Descrição: Desenvolvimento de um reator piloto para a deposição de filmes multicamadas. O reator consiste de uma câmara para geração de alto vácuo, contendo três magnetrons para pulverização catódica de alvos sólidos, de modo que o fluxo de átomos e íons arrancados do alvo tenha foco no centro do reator, onde são posicionadas as peças a serem recobertas. O reator é equipado com um sistema de controle em malha fechada da pressão, fluxo de gases, temperatura das peças e tensão aplicada aos alvos. O sistema pode ser monitorado por espectroscopia ótica, sonda de Langmuir e sistema de controle automático do fluxo de gases..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luis César Fontana - Coordenador / Milton José Cinelli - Integrante / Juliano Sadi Scholtz - Integrante.
2012 - 2016
FONTE BIPOLAR PULSADA DE ALTA FREQUÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMA
Descrição: Fonte bipolar pulsada assimétrica para geração de plasma, construída pelo agrupamento de N módulos de potência unitários agrupados em cascata para formar braços de potência com (N+1) níveis, podendo atingir até dezenas de kV, conectados numa configuração ponte H, com defasamento TD ajustável entre cada bloco de modo a formar um defasamento total N.TD que possibilita obter pulsos de curta duração da ordem de nanosegundos.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1999 - 2000
MONTAGEM DE UMA CÂMARA DE VÁCUO PARA USO EM PROCESSOS DE DESCARGAS EM GASES
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


1998 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo (Impresso)


Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo
2010 - Atual
Periódico: Surface Science
2013 - Atual
Periódico: Materials Research (São Carlos. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Surface & Coatings Technology
2017 - Atual
Periódico: Journal of Materials Research and Technology-JMR&T
2015 - Atual
Periódico: Materia-Rio de Janeiro


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas/Especialidade: Física de Plasmas e Descargas Elétricas.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Recobrimentos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Superfícies e Filmes Finos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
The best Banner on 10Th International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy - ISNTP-10., ISNTP.
2010
2º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica, Ciser Porcas e Parafusos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALONSO, JANAÍNA G.2018ALONSO, JANAÍNA G. ; DALMOLIN, CARLA ; NAHORNY, JACIMAR ; RECCO, ABEL A.C. ; FONTANA, LUIS C. ; BECKER, DANIELA . Active screen plasma system applied to polymer surface modification: poly(lactic acid) surface activation before polyaniline graft polymerization in aqueous medium. Journal of Polymer Engineering, v. s/v, p. online, 2018.

2.
JESUS, JAILSON DE2018JESUS, JAILSON DE ; GEMELLI, ENORI ; NERY, FÁBIO ; FONTANA, LUÍS CÉSAR ; CAMARGO, NELSON HERIBERTO ALMEIDA . Surface treatment by plasma carbonitriding of Ti-6Al-4V alloy for dental implants. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 37, p. 38, 2018.

3.
SEGUNDO, ELISA HELLEN2018SEGUNDO, ELISA HELLEN ; FONTANA, LUIS CESAR ; RECCO, ABEL A.C. ; SCHOLTZ, JULIANO SADI ; NESPOLO VOMSTEIN, MARCO AURELIO ; BECKER, DANIELA . Graphene nanosheets obtained through graphite powder exfoliation in pulsed underwater electrical discharge. MATERIALS CHEMISTRY AND PHYSICS, v. 217, p. 1-4, 2018.

4.
CORREA, F. H.2018CORREA, F. H. ; BECKER, D. ; FONTANA, L. C. . Confinamento de elétrons em um sistema de plasma de tela ativa e geração de potencial flutuante extremo no interior da gaiola catódica. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 37, p. 59, 2018.

5.
SCHOLTZ, Juliano Sadi2018SCHOLTZ, Juliano Sadi ; LUDERO, ALEX ; MEZAROBA, Marcello ; TORRES, RICARDO DIEGO ; FONTANA, L. C. . PRESSÃO DO GÁS DE TRABALHO COMO PARÂMETRO DE CONTROLE DE FASES CRISTALINAS OBTIDAS EM NITRETAÇÃO POR PLASMA PULSADO. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO, v. 15, p. 1-5, 2018.

6.
SCHOLTZ, Juliano Sadi2018SCHOLTZ, Juliano Sadi ; FONTANA, LUIS CESAR ; MEZAROBA, Marcello . Asymmetric Bipolar Plasma Power Supply to Increase the Secondary Electrons Emission in Capacitive Coupling Plasmas. IEEE TRANSACTIONS ON PLASMA SCIENCE, v. 46, p. 1-9, 2018.

7.
TUNES, MATHEUS A.2018TUNES, MATHEUS A. ; DA SILVA, FELIPE C. ; CAMARA, OSMANE ; SCHÖN, CLAUDIO G. ; SAGAS, JULIO C. ; FONTANA, LUIS C. ; DONNELLY, STEPHEN E. ; GREAVES, GRAEME ; EDMONDSON, PHILIP D. . Energetic particle irradiation study of TiN coatings: are these films appropriate for accident tolerant fuels?. JOURNAL OF NUCLEAR MATERIALS, v. 512, p. 239-245, 2018.

8.
STEFFEN, TERESA TROMM2018STEFFEN, TERESA TROMM ; Fontana, Luis César ; NAHORNY, JACIMAR ; BECKER, DANIELA . Role of nitrogen-oxygen plasma functionalization of carbon nanotubes in epoxy nanocomposites. POLYMER COMPOSITES, v. s/v, p. online, 2018.

9.
BONA, RAFAEL2017BONA, RAFAEL ; SELHORST, STHEFANY ; SAGÁS, JULIO CÉSAR ; FONTANA, LUÍS CÉSAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO . Molhabilidade e atividade fotocatalítica de filmes finos de TiOx depositados por magnetron sputtering em diferentes pressões parciais de O2. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 36, p. 75, 2017.

10.
PRASS, ANDRÉ RICARDO2017PRASS, ANDRÉ RICARDO ; FONTANA, LUIS CESAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO . Nitretação por plasma com revenimento simultâneo do aço ferramenta VF 800AT. Materia-Rio de Janeiro, v. 22, p. 1, 2017.

11.
ALFARO, FRANCISCO2016ALFARO, FRANCISCO ; VIEIRA, THAIS MACEDO ; SAGÁS, JULIO CÉSAR ; Fontana, Luis César . Filmes de gadolínio depositados por magnetron sputtering sobre Si em diferentes potenciais de polarização. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 35, p. 95, 2016.

12.
Maria Elisa Philippsen2016Maria Elisa Philippsen ; Tomiyama T. ; Irala D. R. ; J. Strialski ; Fontana, L. C. . Molhabilidade de filmes de TiO2 depositados sobre substratos de vidro soda-lime. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 35, p. 128-132, 2016.

13.
ALVES, L. A.2015ALVES, L. A. ; J. C. Sagás ; DAMIÃO, Á. J. ; FONTANA, L C . Drude's Model Optical Parameters and the Color of TiNx Films Obtained Through Reflectivity Measurements. Brazilian Journal of Physics, v. 45, p. 59-63, 2015.

14.
SCHULTZ, ARCÉSIO CRISTIANO2015SCHULTZ, ARCÉSIO CRISTIANO ; FONTANA, LUÍS CÉSAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO . Estabilidade térmica da camada nitretada em aço AISI 304 sob bombardeamento iônico. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 34, p. 118-118, 2015.

15.
SCHOLTZ, JULIANO SADI2015SCHOLTZ, JULIANO SADI ; STRYHALSKI, JOEL ; SAGÁS, JULIO CÉSAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO ; MEZAROBA, MARCELLO ; FONTANA, LUÍS CÉSAR . Pulsed bias effect on roughness of TiO2:Nb films deposited by grid assisted magnetron sputtering. APPLIED ADHESION SCIENCE, v. 3, p. online, 2015.

16.
Duarte, D.A.2014Duarte, D.A. ; MASSI, M. ; Sagás, J.C. ; DA SILVA SOBRINHO, A.S. ; Irala, D.R. ; Fontana, L.C. . Hysteresis-free deposition of TiOxNy thin films: Effect of the reactive gas mixture and oxidation of the TiN layers on process control. Vacuum (Oxford), v. 101, p. 200-204, 2014.

17.
J. Strialski2014J. Strialski ; Fontana, L. C. ; ODORCZYK, M. F. ; SCHOLTZ, J. S. ; SAGÁS, J. C. ; RECCO, A. A. C. . Pulsed bias effect on crystallinity and nano-roughness of Ti6Al4V-N films deposited by grid assisted magnetron sputtering system. Materials Research (São Carlos. Impresso), v. 17, p. 1545-1549, 2014.

18.
IRALA, D.R.2014IRALA, D.R. ; FONTANA, L. C. ; SAGÁS, J. C. ; MACIEL, H.S. . The effects of plasma nitriding pretreatment in steel substrates on the photocatalytic activity of TiO2 films. Surface & Coatings Technology, v. 240, p. 154-159, 2014.

19.
LOOS, MARCIO2013LOOS, MARCIO ; NAHORNY, JACIMAR ; FONTANA, LUIS . Plasma Modification of Carbon Nanotubes. Current Organic Chemistry, v. 17, p. 1880-1893, 2013.

20.
SAGÁS, J C2012SAGÁS, J C ; DUARTE, D A ; FONTANA, L C . Unusual behaviour of current voltage relations in an unbalanced grid-assisted magnetron sputtering system. Journal of Physics. D, Applied Physics (Print), v. 45, p. 505204, 2012.

21.
Sagás, J.C.2011Sagás, J.C. ; Fontana, L.C. ; Maciel, H.S. . Influence of electromagnetic confinement on the characteristics of a triode magnetron sputtering system. Vacuum (Oxford), v. 85, p. 705-710, 2011.

22.
Sagás, J.C.2011Sagás, J.C. ; Duarte, D.A. ; Irala, D.R. ; Fontana, L.C. ; Rosa, T.R. . Modeling reactive sputter deposition of titanium nitride in a triode magnetron sputtering system. Surface & Coatings Technology, v. xxx, p. xxx-xxx, 2011.

23.
Soethe, Viviane Lilian2011Soethe, Viviane Lilian ; Nohara, Evandro Luiz ; Fontana, Luis César ; Rezende, Mirabel Cerqueira . Radar absorbing materials based on titanium thin film obtained by sputtering technique. Journal of Aerospace Technology and Management (Online), v. 3, p. 279-286, 2011.

24.
D. A. Duarte2010D. A. Duarte ; Massi M. ; SILVA SOBRINHO, A. S. ; MACIEL, H. S. ; GRIGOROV, K. ; FONTANA, L. C. . Titanium dioxide thin films deposition by direct current hollow cathode magnetron sputtering. EPJ. Applied Physics (Print), v. 49, p. 13107p1-13107p4, 2010.

25.
Bernardelli E. A.2010Bernardelli E. A. ; BORGES, P. C. ; FONTANA, L. C. ; Floriano J. B. . Role of plasma nitriding temperature and time in the corrosion behavior and microstructure evolution of 15-5 PH stainless steel. Kovové Materiály, v. 48, p. 105-115, 2010.

26.
Duarte, D. A.2010FONTANA, L. C.; Duarte, D. A. ; SAGÁS, J. C. ; da Silva Sobrinho, A. S. ; CINELLI, M. J. . Control of the substrate temperature using a triode magnetron sputtering system. EPJ. Applied Physics (Print), v. 52, p. 31001, 2010.

27.
BARCELLOS, I. O.2009BARCELLOS, I. O. ; ABATTI, D. ; FONTANA, L. C. ; ANDREAUS, J. . Plasma y Quitosana: tratamiento de PA 6.6 - Parte I. ITT Press, v. N74, p. 53-56, 2009.

28.
DUARTE, D. A.2009DUARTE, D. A. ; Massi M. ; SILVA SOBRINHO, A. S. ; TEZANI, L. L. ; FONTANA, L. C. ; MACIEL, H. S. . Influence of electronegative gas on the efficiency of conventional and hollow cathode magnetron sputtering systems. ECS Transactions (Online), v. 23, p. 143-148, 2009.

29.
Irala D. R.2008Irala D. R. ; CINELLI, M. J. ; TSCHIPTSCHIN, A. P. ; Goldenstein H. ; FONTANA, L. C. . ESTUDO DE TRATAMENTO TERMOQUÍMICO SUPERFICIAL POR PLASMA EM AMOSTRAS COM GRADIENTE DE TEMPERATURA. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo (Impresso), v. 27, p. 51-56, 2008.

30.
SOETHE, V. L.2008SOETHE, V. L. ; NOHARA, E. L. ; REZENDE, M. C. ; FONTANA, L. C. . INFLUÊNCIA DA ESPESSURA DE FILMES FINOS DE ALUMÍNIO NA ATENUAÇÃO DA ENERGIA DA ONDA ELETROMAGNÉTICA NA FAIXA DE MICROONDAS (8 ? 12GHZ). Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo (Impresso), v. 27, p. 63-67, 2008.

31.
D. A. Duarte2008D. A. Duarte ; CINELLI, M. J. ; J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. . EFEITOS DO CONFINAMENTO ELETROMAGNÉTICO DO PLASMA NO BOMBARDEAMENTO DO SUBSTRATO EM UM SISTEMA TRIODO MAGNETRON SPUTTERING. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo (Impresso), v. 27, p. 91-95, 2008.

32.
COMUNELLO, N. J.2007COMUNELLO, N. J. ; ROSA, T. R. ; FONTANA, L. C. . CARBONITRETAÇÃO POR PLASMA DA LIGA Ti6Al4V SUBMETIDAS A PRÉ- TRATAMENTOS SUPERFICIAIS DE ?SHOT PEENING? E JATEAMENTO. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, v. 26, p. 25-29, 2007.

33.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.2007FONTANA, L. C.; ORTIZ, O. . POLIMERIZAÇÃO SUPERFICIAL DE MADEIRA PINUS ILHOTE POR PLASMA DE GÁS NATURAL. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, v. 26, p. 111-115, 2007.

34.
J. C. Sagás2007J. C. Sagás ; Hajek V. ; Tomiyama T. ; CINELLI, M. J. ; NASCENTE, P. A. P. ; ALVES JUNIOR, C. ; FONTANA, L. C. . DEPOSIÇÃO DE FILMES DE CNx POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, v. 26, p. 211-216, 2007.

35.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.2004FONTANA, L. C.; BALLES, A. C. ; SCHREINER, W. H. ; SILVA, M. J. . Nitretação a Plasma Como Meio Alternativo ou Complementar à Oxidação Negra na Proteção à Corrosão do Aço de Baixo Teor de Carbono. Matéria (UFRJ), Brasil, v. 9, n.4, p. 360-369, 2004.

36.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.2004FONTANA, L. C.; DAMIÃO, Á. J. ; ALVES, L. A. . Propriedades Óticas de Filmes de TiN Depositados por Triodo Magnetron Sputtering. Matéria (UFRJ), Rio de Janeiro - Brasil, v. 9, n.4, p. 420-425, 2004.

37.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.1999 FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. . Triode Magnetron Sputtering TiN Film Deposition. Surface and Coatings Technology. Surface and Coatings Technology, Estados Unidos, v. 114, p. 7-12, 1999.

38.
FRANCO, C. V.1998FRANCO, C. V. ; FONTANA, L. C. ; BECCHI, D. ; MARTINELLI, E. ; MUZART, J. L. R. . An Electrochemical Study of Magnetron-Sputtered Ti and TiN - Coated Steel. Corrosion Science, Estados Unidos, v. 40, n.1, p. 103-112, 1998.

39.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.1998 FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. . Characteristics of the Triode Magnetron Sputtering. Morphology of Deposited Ti Films. Surface and Coatings Technology, Estados Unidos, v. 107, n.1, p. 24-30, 1998.

40.
C. V. FRANCO1997C. V. FRANCO ; BECCHI, D. ; FONTANA, L. C. ; BILAC, S. A. B. ; MARTINELLI, E. ; MUZART, J. L. R. . Microstructural and electrochemical characterization of TiN films deposited on steel substrates by magnetron sputtering. Surface Treatment Computer Methods And Experiments Mesurements, Inglaterra, p. 147-156, 1997.

41.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.1994FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. ; BILAC, S. A. B. . SISTEMA DE DEPOSIÇÃO PARA FILMES DE METAIS, LIGAS E NITRETOS POR MAGNETRON SPUTTERING. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, 1994.

42.
MITTELSTADT, F. G.1993MITTELSTADT, F. G. ; FRANCO, C. V. ; FONTANA, L. C. ; MUZART, J. R. L. . AVALIAÇÃO ELETROQUÍMICA DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE FILMES METÁLICOS DEPOSITADOS POR MAGNETRON SPUTTERING EM AÇOS ABNT 4340 e 1020. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, Brasil, v. 12, n.1 e 2, 1993.

43.
FONTANA, L. C.;Fontana, L. C.;Fontana, L.C.;Fontana, Luis César;FONTANA, L C;FONTANA, LUIS;FONTANA, LUÍS CÉSAR;FONTANA, LUIS CESAR;FONTANA, LUIS C.1989FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. ; DRAGO, V. . NITRETAÇÃO IÔNICA EM AÇOS BAIXO CARBONO. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, Brasil, 1989.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STEFFEN, TERESA TROMM ; BECKER, D. ; FONTANA, L C . CHARACTERIZATION OF CARBON NANOTUBES FUNCTIONALIZED BY RF PLASMA.. In: 3rd BRAZILIAN CONFERENCE ON COMPOSITE MATERIALS, 2016, Gramado-RS. Annals BCCM3, 2016.

2.
A., W. P. ; SAGÁS, J. C. ; SOETH, V. L. ; Fontana, L. C. . Modelagem da deposição reativa de filmes finos de dióxido de titânio dopado com nióbio em um sistema triodo magnetron sputtering. In: XIX Encontro de Iniciação Científica do ITA, 2013, São José dos Campos. Anais do XIX ENCITA, 2013, 2013.

3.
NOHARA, E. L. ; SOETHE, V. L. ; REZENDE, M. C. ; FONTANA, L. C. . Estudo do tratamento superficial de metais (Al, Cu, Ti e aço) por plasma de N2+H2.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 19º CBECiMat, 2010, Campos do Jordão. Anais doCongresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 19º CBECiMat, 2010.

4.
D. A. Duarte ; Massi M. ; SILVA SOBRINHO, A. S. ; TEZANI, L. L. ; FONTANA, L. C. ; MACIEL, H. S. . Influence of electronegative gas on the efficiency of conventional and hollow cathode magnetron sputtering systems. In: 24th Symposium on Microelectronics Technology and Devices, 2009, Natal. Electroch. Soc. Trans.. Pennington : The Electroch. Soc, 2009. v. 23. p. 143-148.

5.
SOETHE, V. L. ; FONTANA, L. C. ; NOHARA, E. L. ; REZENDE, M. C. . Materiais absorvedores de radiação eletromagnética baseados em filmes finos metálicos. In: X Simpósio de Aplicações Operacionais em Área de Defesa (X SIGE), 2008, São José dos Campos. Anais do X Simpósio de Aplicações Operacionais em Área de Defesa (X SIGE), 2008.

6.
Nohara L. B. ; SOETH, V. L. ; FONTANA, L. C. ; Nohara, Evandro Luiz ; REZENDE, M. C. . Tratamento Superficial de placas metálicas via plasma para aplicação em juntas adesivas de alto desempenho. In: 18o CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2008, Porto de Galinhas. Anais do 18o CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2008.

7.
D. A. Duarte ; CINELLI, M. J. ; FONTANA, L. C. . Deposição de filmes de CNx por triodo magnetron sputtering. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e VII Feira de Protótipos - XXII CRICTE, 2007, Passo Fundo RS. Anais do XXII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2007.

8.
BATSCHAUER, A. L. ; MEZAROBA, M. ; FONTANA, L. C. ; HEERDT, J. A. ; SPERB, J. D. ; KLEIN, R. L. . AUTOMATIZED INTEGRATED SYSTEM FOR PLASMA SPUTTERING. In: 9 Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2007, Blumenau - SC. Anais do 9 Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2007.

9.
FONTANA, L. C.; MEZAROBA, M. ; SPERB, J. D. ; KLEIN, R. L. . CONVERSOR CC-CC FB-ZVS-PWM-PS PARA GERAÇÃO DE PLASMA.. In: VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE APLICAÇÕES INDUSTRIAIS, 2006, Recife, 2006.

10.
Araújo, A.M.A ; Martinelli, A.E ; Nascimento, R.M ; Rocha, L.A.S.M. ; Avila, E.A ; FONTANA, L. C. . Metalização com titânio de sistemas odontológicos NiCr-porcelana. In: 17º CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência e Eng. de Materiais, 2006, Foz do Iguaçú. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência e Eng. de Materiais, 2006.

11.
FONTANA, L. C.; SUDAIA, D. P. ; GUESSER, W. L. ; OLAH NETO, A. . NITRETAÇÃO IONICA DE FERRO FUNDIDO NODULAR EM PLASMA DE N2/H2/Ar. In: 61 Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 61 Congresso Anual da ABM, 2006. p. 3588-3595.

12.
A. M. A. de Araújo ; Martinelli, A.E ; R. M. do Nascimento ; MELO, D. M. A. ; L. A. S. M. Rocha ; E. A. Ávila ; FONTANA, L. C. . METALIZAÇÃO COM TITÂNIO DE SISTEMAS ODONTOLÓGICOS Ni-Cr/PORCELANA ODONTOLÓGICA.. In: 17º CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.. Anais do 17º CBECIMat, 2006. p. 4398-4411.

13.
SOETHE, V. L. ; NOHARA, E. L. ; FONTANA, L. C. ; REZENDE, M. C. . FILMES FINOS ABSORVEDORES DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA DEPOSITADOS POR MAGNETRON SPUTTERING. In: 17º CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais do 17º CBECIMat, 2006. p. 3284-3295.

14.
MEZAROBA, M. ; FONTANA, L. C. ; SPERB, J. D. ; KLEIN, R. L. . CONVERSOR CC-CC FB-ZVS-PWM-PS PARA GERAÇÃO DE PLASMA.. In: VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE APLICAÇÕES INDUSTRIAIS, 2006, Recife. Proceeding VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE APLICAÇÕES INDUSTRIAIS, 2006.

15.
FONTANA, L. C.; NOHARA, E. L. ; REZENDE, M. C. . DEPOSIÇÃO DE FILMES METÁLICOS DEPOSITADOS VIA TRIODO MAGNETRON SPUTTERING SOBRE POLI (TEREFTALATO DE ETILENO) COMO ATENUADOR DA ENERGIA DA ONDA ELETROMAGNÉTICA (8-12 GHz)(1). In: Congresso Anual da ABM, 2005, Belo Horizonte. Anais Congresso Anual da ABM 2005, 2005. p. 3451-3458.

16.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. ; TSCHIPTSCHIN, A. P. . DEPOSIÇÕES REATIVAS POR TRIODO-MAGNETRONSPUTTERING (TMS): EFEITOS DA MALHA DA TELA NO PROCESSO DE ENVENENAMENTO DO ALVO NA OBTENÇÃO DE FILMES DE TIN. In: Congresso Anual da ABM, 2005, Belo Horizonte. Anais do 60 Congresso Anual da ABM - 2005. p. 3384-3390.

17.
FONTANA, L. C.; ALVES, L. A. . FILMES DE TiN: CORRELAÇÃO DO PONTO DE MENOR REFLETIVIDADE COM AS CONSTANTES DIELÉTRICAS REAL E IMAGINÁRIA.. In: XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2005, Londrina - Pr. XXVI CBRAVIC - resumos 2005, 2005.

18.
FONTANA, L. C.; ROSA, T. R. ; COMUNELLO, N. J. . Carbonitretação por Plasma da Liga de Titânio Ti6Al4V.. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (Cbecimat), 2004, Porto Alegre - RS. Anais do XVI Cbecimat, 2004. v. 1. p. 1375-1381.

19.
FONTANA, L. C.; SUDAIA, D. P. ; OLAH NETO, A. ; GUESSER, W. L. . Nitretação iônica de ferro fundido nodular bainítico em plasma de N2/H2/Ar. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (Cbecimat), 2004, Porto Alegre. Anais do Cbecimat. v. 1. p. 1387-1396.

20.
FONTANA, L. C.; SOETH, V. L. ; NOHARA, E. L. ; REZENDE, M. C. . Deposição de Filmes Metálicos Depositados via Triodo Magnetron Sputtering sobre POLI (Tereftalato de Etileno) como Atenuador da Energia da Onda Eletromagnética (8-12 GHz). In: I Worshop Universidade - Empresa em Automação, Energia e Materiais, 2004, Taubaté. I Worshop Universidade - Empresa em Automação, Energia e Materiais, 2004.

21.
FONTANA, L. C.; MORETTO, L. R. ; BORGES, P. C. . Avaliação Eletroquímica da Resistência à Corrosão de Amostras de Latão (Cu-Zn) Recobertas com Filmes de TiN/Inconel/Cr/Ni.. In: SULMAT-2004 - 2 Congresso em Ciências dos Materiais do Mercosul, 2004, Joinville. Anais SULMAT-2004 - Congresso em Ciências dos Materiais do Mercosul, 2004.

22.
FONTANA, L. C.; OLAH NETO, A. ; SUDAIA, D. P. ; GUESSER, W. L. . EFEITO DA ATMOSFERA DO PLASMA NA NITRETAÇÃO DO FERRO FUNDIDO NODULAR. In: SULMAT-2004 - 2 Congresso em Ciências dos Materiais do Mercosul, 2004. Anais SULMAT-2004 - 2 Congresso em Ciências dos Materiais do Mercosul.

23.
FONTANA, L. C.; ROSA, T. R. ; COMUNELLO, N. J. . ESTUDO DAS FASES CRISTALINAS FORMADAS NA CARBONITRETAÇÃO POR PLASMA DO TI PURO E DA LIGA TI6AL4V. In: SULMAT-2004 - 2 Congresso em Ciências dos Materiais do Mercosul, 2004, Joinville-SC Brasil. Anais do SULMAT-2004 - 2 Congresso em Ciências dos Materiais do Mercosul.

24.
FONTANA, L. C.; SPERB, J. D. ; MEZAROBA, M. . CONVERSOR CC-CC FB-ZVS-PWM-PS PARA APLICAÇÕES EM PLASMA. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2004, Curitiba, 2004, Curitiba, 2004.

25.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. . Triodo-magnetron-sputtering: viabilidade para deposição reativa de filmes finos. In: 58 Congresso Anual da ABM, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 58 Congresso Anual da ABM, 2003.

26.
FONTANA, L. C.; SPERB, J. D. ; MEZAROBA, M. . FONTE PULSADA DE ALTA POTÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMAS.. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2003, 2003, Itajaí, 2003.

27.
FONTANA, L. C.; GUESSER, W. L. ; SILVA, F. S. ; COSTA, C. E. . Nitretação Iônica de Ferro Fundido Nodular. In: SULMAT-2002 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2002, Joinville. SULMAT-2002 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2002. p. 1232-1240.

28.
FONTANA, L. C.; COSTA, C. E. ; WANKE, C. H. ; SOETHE, V. L. . Nitretação Iônica De Aços Ferramenta M2 Convencional E Sinterizado: Estudo Da Atmosfera E Temperatura De Nitretação. In: SULMAT-2002 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2002, Joinville. SULMAT-2002 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2002. p. 1218-1225.

29.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. ; MUZART, J. L. R. ; MAIA, P. B. . Montagem e Calibração de um Sistema de Deposição Triodo Magnetron Sputtering. In: SULMAT-2002 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2002, Joinville. SULMAT-2002 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2002. p. 1225-1231.

30.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. ; SOETHE, V. L. . Deposição de Filmes Metálicos por Triodo-Magnetron-Sputtering sobre Materiais Poliméricos. In: XV CBECIMAT -Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002, Natal. Anais do XV CBECIMAT, 2002. v. 1. p. 4827-4832.

31.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. ; MUZART, J. R. L. . Deposição de filmes de TiN e TiO por Triodo-Magnetron-Sputtering. In: xv CBECIMAT -Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002, Natal - RN. Anais do xv CBECIMAT, 2002. v. unico. p. 1333-1337.

32.
FONTANA, L. C.; BRESSAN, J. D. ; WANKE, C. H. ; HESSE, R. . Tribology: Abrasive wear resistance of ion nitreded high speed steel and hard metal. In: CIMTEC 2002- 10th Internacional Ceramics Congress and 3th Forum on New Materials, 2002, Florença. CINTEC 2002, 2002. p. 227-235.

33.
FONTANA, L. C.; WANKE, C. H. ; COSTA, C. E. ; GUESSER, W. L. . Estudo Comparativo da Nitretação Iônica de Aços Ferramenta M2 Convencional e Sinterizado.. In: SULMAT-2000 - Congresso em Ciências dos Materiais, 2000, Joinville SC. Anais do Sulmat, 2000. v. 1. p. 554-561.

34.
FONTANA, L. C.; NAHORNY, J. ; CASAGRANDE JR, O. ; COSTA, C. E. ; GUESSER, W. L. . Avaliação do Desempenho de Aços Ferramenta M2 Nitretados Ionicamente. In: I Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 1999, Porto Alegre. Anais do I Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 1999. v. 1. p. 34-40.

35.
FONTANA, L. C.; WEINGAERTNER, W. L. ; ZEILMANN, R. P. ; MUZART, J. L. R. . Testes de usinagem usando-se ferramentas de carbeto de tungstênio revestidas com Tin por Triodo-Magnetron-Sputtering. In: I Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 1999. Anais do I Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas. v. 1. p. 40-46.

36.
FONTANA, L. C.; ZEILMANN, R. P. ; WEINGAERTNER, W. L. . Sistem Triodo-Magnetron-Sputtering para deposição reativa de filmes resistentes ao desgaste-TiN e aplicação em ferramentas de corte.. In: Desafios, Experiências e Expectativas sobreTratamento de Superfícies na Indústria Autobobilística, 1998, São Paulo. Desafios, Experiências e Expectativas sobreTratamento de Superfícies. São Paulo: Edusp, 1998. v. unico. p. 77-82.

37.
FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. ; FRANCO, C. V. . Comparative Studies of Corrosion Process on AISI 4340 Samples Coated by TiN and Ti Films by Magnetron-Sputtering. In: 2nd NACE Latin American Region Corrosion Congress, 1996, Rio de Janeiro RJ, 1996.

38.
FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. ; BILAC, S. A. B. . Influência da Polarização na Morfologia de Filmes de Ti Depositados por Magnetron-Sputtering. In: II Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 1995, Belo Horizonte MG. II Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica - 12-15 de dezembro de 1995 - UFMG - Belo Horizonte MG - Brasil., 1995.

39.
FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R. ; WEINGAERTNER, W. L. . Deposição Reativa de Filmes de TiN por Magnetron-Sputtering. In: II Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 1995, Belo Horizonte MG. II Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica - 12-15 de dezembro de 1995, 1995.

40.
FONTANA, L. C.; MITTELSTADT, F. G. ; FRANCO, C. V. ; FIGUEIRA, D. S. ; BILAC, S. A. B. . Avaliação Eletroquímica da Resistência à Corrosão de Filmes de Ti Depositados por Magnetron Sputtering em aços ABNT 4340 e 1020. In: 48o Congresso Anual da ABM, 1993, Rio de Janeiro. Anais do 48o Congresso Anual da ABM, 1993. p. 173-178.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, A. M. ; J. Strialski ; J. C. Sagás ; Fontana, L. C. . EFFECT OF NIOBIUM PERCENTAGE ON THE WETTABILITY AND OPTICAL TRANSPARENCY OF TiO2:Nb FILMS. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. XXXIX CBrAVIC, 2018.

2.
BIANCHI, B. T. ; GUESSER, W. L. ; SCHOLTZ, J. S. ; Fontana, L. C. . PLASMA NITRIDING ON AUSTEMPERED DUCTILE IRON (ADI) THROUGH ABIPPS NEW TECHNOLOGY (ASYMMETRIC BIPOLAR PLASMA POWER SUPPLY). In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

3.
PINTO, C. P. ; RECCO, A. A. C. ; DALMOLIN, CARLA ; BECKER, D. ; Fontana, L. C. . SURFACE TREATMENT OF CARBON FIBER BY ARGON AND UREA VAPOR PLASMA. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

4.
SEGUNDO, ELISA HELLEN ; VOMSTEIN, M. A. N. ; BECKER, D. ; Fontana, L. C. . Graphite Exfoliation via Pulsed Underwater Discharge. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

5.
MAFFEZZOLLI, J. C. ; SCHOLTZ, J. S. ; RECCO, A. A. C. ; Fontana, L. C. . THE ROLE OF PLASMA ATMOSPHERE IN ROUGHNESS CHANGE ON SURFACE OF Ti6Al4V SAMPLES TREATED THROUGH ASYMMETRIC BIPOLAR PULSED PLASMA. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

6.
GOMES, L. P. ; OLIVEIRA, F. R. ; AGUIAR, C. R. L. ; MAMANI, C. T. ; STEFFEN, TERESA TROMM ; Fontana, L. C. ; BECKER, D. ; Maria Elisa Philippsen . REACTIVE DYEING OF COTTON FABRICS FUNCTIONALIZED BY THE PLASMA TECHNIQUE. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

7.
Maria Elisa Philippsen ; Tomiyama T. ; J. Strialski ; Fontana, L. C. . TIO2 COATINGS PRODUCED FROM OXIDATION OF METALLIC Ti FILMS PREVIOUSLY DEPOSITED ON GLASS SUBSTRATES. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

8.
FIN, P. ; Fontana, L. C. ; SCHOLTZ, Juliano Sadi . Plasma Oxidation of Low Carbon Steel in Cathodic Potential and Floating Potential. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

9.
CUNHA, R. A. ; BIANCHI, B. T. ; Fontana, L. C. . Plasma Nitriding of cold-formed Steel. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais XXXIX CBrAVIC, 2018.

10.
CEREGATTI, T. ; DALMOLIN, CARLA ; Fontana, L. C. ; BECKER, D. . CARBON FIBERS FUNCTIONALIZATION THROUGH N2-H2 PLASMA AS A PRETREATMENT FOR POLYANILINE POLYMERIZATION. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

11.
ALFARO, FRANCISCO ; J. C. Sagás ; Fontana, L. C. . MAGNETIC PROPERTIES OF Gd/GdN SUPERLATTICES. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

12.
SCHOLTZ, J. S. ; MEZAROBA, M. ; BATSCHAUER, A. L. ; Fontana, L. C. . INCREASING THE PLASMA CURRENT THROUGH IMPROVEMENT OF SECONDARY ELECTRONS EMISSION IN CCP-PLASMAS BY USING A NEW ASYMETRIC BIPOLAR PLASMA POWER SUPPLY (ABIPPS). In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville - SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

13.
STEFFEN, TERESA TROMM ; Fontana, L. C. ; BECKER, D. . EFFECT OF PLASMA PARAMETERS ON CARBON NANOTUBE FUNCTIONALIZATION BY MALEIC ANHYDRIDE. In: XXXIX CBrAVIC, 2018, Joinville-SC. Anais do XXXIX CBrAVIC, 2018.

14.
Maria Elisa Philippsen ; FONTANA, L. C. ; IRALA, D. R. ; Tomiyama T. ; J. Strialski ; SOARES, P. . TiO2 films obtained from heat treatment of Ti films deposited on soda-lime glass substrate,. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON GLASS AND RELATED MATERIALS, 2017, Curitiba. Book XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON GLASS AND RELATED MATERIALS, 2017. v. 1. p. 112-113.

15.
CORREA, F. H. ; FONTANA, L. C. ; BECKER, D. . ACTIVE SCREEN PLASMA SYSTEM: FLOATING POTENTIAL AS A FUNCTION OF SCREEN OPEN AREA. In: XXXVIII CBrAVIC, 2017, São José dos Campos. Annals XXXVIII CBrAVIC, 2017.

16.
STEFFEN, TERESA TROMM ; BECKER, D. ; FONTANA, L C . CARBON NANOTUBE FUNCTIONALIZATION BY RF PLASMA. In: XXXVIII CBrAVIC - Congresso brasileiro de aplicações de vácuo na indústria e na ciência, 2017, São José dos Campos - SP. Annals XXXVIII CBrAVIC, 2017.

17.
CEREGATTI, T. ; DALMOLIN, CARLA ; BECKER, D. ; FONTANA, L. C. . Carbon fiber functionalization through N2-H2 plasma as a pretreatment for polyaniline polymerization. In: XXXVIII CBrAVIC - Congresso brasileiro de aplicações de vácuo na indústria e na ciência, 2017, São José dos Campos - SP. Annals XXXVIII CBrAVIC, 2017.

18.
ALFARO, FRANCISCO ; VIEIRA, THAIS MACEDO ; J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. . GADOLINIUM THIN FILMS DEPOSITED BY MAGNETRON SPUTTERING UNDER DIFFERENT BIAS. In: XXXVII CBrAVIC, 2016, Bauru. Annals XXXVII CBrAVIC, 2016.

19.
J. Strialski ; DUARTE, D. A. ; J. C. Sagás ; REBOUTA, L. M. F. ; FONTANA, L. C. . Niobium doped titanium oxide thin films: optical transparent and electrical conductive oxide. In: International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy - ISNTP - 10, 2016, Florianópolis SC. Annals of International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy - ISNTP - 10, 2016.

20.
J. Strialski ; DUARTE, D. A. ; J. C. Sagás ; REBOUTA, L. M. F. ; FONTANA, L. C. . Electrical and Optical properties of TixOy:Nb thin films deposited by grid-assisted magnetron sputtering with pulsed bias. In: XXXVII CBrAVIC - Congresso brasileiro de aplicações de vácuo na indústria e na ciência, 2016, Bauru. Annals XXXVII CBrAVIC, 2016.

21.
BONA, RAFAEL ; J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. . DEPOSIÇÃO DE FILMES DE ÓXIDO DE TITÂNIO COM E SEM DEFICIÊNCIA DE OXIGÊNIO. In: XXXVII CBrAVIC - Congresso brasileiro de aplicações de vácuo na indústria e na ciência, 2016. Annals XXXVII CBrAVIC, 2016.

22.
GUINTER, E. L. ; FONTANA, L. C. ; BECKER, D. . POLYMERIZATION OF MALEIC ANHYDRIDE BY PULSED PLASMA. In: XXXVI CBrAVIC - Congresso brasileiro de aplicações de vácuo na indústria e na ciência, 2015, Vitória. Anais XXXVI CBrAVIC, 2015.

23.
J. Strialski ; REBOUTA, L. M. F. ; FONTANA, L. C. . Electrical and optical properties of Nb:TixO. In: XXXVI CBrAVIC - Congresso brasileiro de aplicações de vácuo na indústria e na ciência, 2015, Vitória - ES. Annals XXXVI CBrAVIC, 2015.

24.
JESUS, J. ; GEMELLI, E. ; NERI, F. ; FONTANA, L C ; CAMARGO, N. H. A. . SURFACE TREATMENT BY PLASMA CARBONITRIDING OF Ti-6Al-4V ALLOY FOR DENTAL IMPLANTS. In: 1st Iberoamerican Congress on Surface, Materials and Vacuum Applications, 2014, Natal -RN. Anais ICSMVA/CBRAVIC2014, 2014.

25.
SCHROEDER, M. V. F. ; J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. . Modelling of discontinous current-voltage relations in reactive sputter deposition. In: 1st Ibero-american Congress on Surfaces, Materials and Vacuum Aplications & XXXV Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo Na Indústria e na Ciência, 2014, Natal -RN. Book of abstracts 1st ICSMVA & XXXV CBRAVIC, 2014, 2014.

26.
D. A. Duarte ; Irala D. R. ; Massi M. ; MACIEL, H. S. ; SILVA SOBRINHO, A. S. ; FONTANA, L. C. . Increasing the surface energy of titanium dioxide thin films with incorporation of nitrogen atoms in the film lattice. In: 8th International Conference on Plasma Assisted Technologies, 2013, Rio de Janeiro. Proceedings of the 8th International Conference on Plasma Assisted Technologies, 2013.

27.
Irala D. R. ; MACIEL, H. S. ; D. A. Duarte ; RECCO, A. A. C. ; FONTANA, L. C. . Titanium dioxide films deposited by grid-assisted magnetron sputtering. In: 8th International Conference on Plasma Assisted Technologies, 2013, Rio de Janeiro. Proceedings of the 8th International Conference on Plasma Assisted Technologies, 2013.

28.
SCHOLTZ, J. S. ; J. Strialski ; ODORCZYK, M. F. ; MUNOZ-ROJAS, P. A. ; MEZAROBA, M. ; RECCO, A. A. C. ; FONTANA, L C . Pulsed bias effect on TiO2 films deposited by grid assisted magnetron sputtering. In: XII Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), 2013, Campos do Jordão. Anais do XII SBPMat, 2013.

29.
Sagás, J.C. ; Duarte, D. A. ; ALVES, L. A. ; Fontana, L. C. . Berg's model applied to deposition of Nb-doped TiN in conventional and grid-assisted magnetron sputtering. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2012, 2012, São José dos Campos. Anais do XXXIII CBRAVIC, 2012.

30.
SILVA, T. G. C. ; FONTANA, L C ; NASCENTE, P. A. P. . SURFACE ACTIVATION OF POLYPROPYLENES BY ATMOSPHERIC AIR AND NITROGEN COLD PLASMAS. In: XI Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), 2012, Florianópolis. Anais do XI SBPMat, 2012.

31.
Duarte, D. A. ; J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. ; A. P. Kolaceke . Influence of magnetic field distribution on the thin film parameters using a Triode Magnetron Sputtering system: a preliminar study. In: XXXI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2010, Campos do Jordão. Caderno de Resumos do XXXI CBRAVIC, 2010, 2010.

32.
ROSA, T. R. ; J. C. Sagás ; Fontana, L. C. . Raman spectroscopy of carbon nitride films deposited by hollow cathode sputtering with temperature gradient: preliminar results.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2010, 2010, Campos do Jordão - SP. Caderno de Resumos do XXXI CBRAVIC, 2010, 2010.

33.
SOETH, V. L. ; NOHARA, E. L. ; FONTANA, L C ; REZENDE, M. C. . Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética constituídos de filmes finos metálicos recobertos com camadas de carbono amorfo de diferentes espessuras. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos do Jordão. Anais do 19º CBECiMat, 2010.

34.
Massi M. ; D. A. Duarte ; SILVA SOBRINHO, A. S. ; TEZANI, L. L. ; FONTANA, L. C. . Optical diagnostics of hollow cathode magnetron discharge aiming growth of nanocrystalline titanium oxide thin films. In: XXX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2009, Campos do Jordão - SP. Anais do XXX CBRAVIC, 2009.

35.
J. C. Sagás ; D. A. Duarte ; SOETHE, V. L. ; FONTANA, L. C. ; RECCO, A. A. C. . Variation of the discharge current and cathode voltage by the modification on the grid-target distance in a triode magnetron sputtering system. In: XXX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2009, Campos do Jordão. Anais do XXX CBRAVIC, 2009.

36.
J. C. Sagás ; Fontana, L. C. ; A. P. Kolaceke ; CINELLI, M. J. . Effect of target current on Raman spectrum and X-ray difraction of CNx films deposited on brass substrates by triode magnetron sputtering. In: XXX Congresso Brasileiro de Aplicações do Vácuo na Indústria e na Ciência, 2009, Campos do Jordão. Caderno de resumos do XXX CBRAVIC, 2009, 2009.

37.
MEDEIROS, H. S. ; CINELLI, M. J. ; FONTANA, L. C. . Construction and Characterization of a System for Genaration of Microwave Plasma Using Argon. In: XXX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vacuo na Indústria e na Ciência, 2009, Campos do Jordão. Livro de resumos, 2009.

38.
D. A. Duarte ; A. P. Kolaceke ; RECCO, A. A. C. ; CINELLI, M. J. ; FONTANA, L. C. . Filmes de multicamadas CNx / C / ... / CNx por triodo magnetron sputtering.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2008, Joinville - SC. Anais do XXIX Cbravic, 2008.

39.
D. A. Duarte ; CINELLI, M. J. ; J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. . Confinamento magneto-mecânico do plasma em um sistema triodo magnetron sputtering. In: XXIX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência - XXIX CBrAVIC, 2008, Joinville SC. Anais do XXIX CBrAVIC, 2008.

40.
Fissmer S. F. ; J. C. Sagás ; Fontana, L. C. ; CINELLI, M. J. . . Deposição de DLC sobre aço 4140 com camada intermediária de molibdênio por plasma de Ar-H2-CH4. In: XXIX Congresso Brasileiro de Aplicações do Vácuo na Indústria e na Ciência, 2008, 2008, Joinville - SC. Caderno de Resumos do XXIX CBRAVIC, 2008, 2008.

41.
SOETHE, V. L. ; NOHARA, E. L. ; FONTANA, L. C. ; REZENDE, M. C. . Nanocoatings absorbing electromgnetic radiation in the range of frequencies from 8 to 12GHz. In: 2nd International Meeting on Developments in Materials, Process and Application of Nanotechnology, 2008, Cambridge. 2nd International Meeting on Developments in Materials, Process and Application of Nanotechnology, 2008.

42.
BAPTISTA, P. Z. ; MEZAROBA, M. ; FONTANA, L. C. . CONVERSOR CC-CC FB-ZVS-PWM-PS PARA GERAÇÃO DE PLASMAS. In: XXIX Congresso Brasileiro de Aplicação de Vácuo na Industria e na Ciência - CBRAVIC 2008, 2008, Joinville - SC. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Aplicação de Vácuo na Industria e na Ciência - CBRAVIC 2008, 2008.

43.
Irala D. R. ; CINELLI, M. J. ; FONTANA, L. C. . CARBONITRETAÇÃO POR PLASMA DO AÇO FERRAMENTA AISI D2 EM AMOSTRAS COM GRADIENTE DE TEMPERATURA.. In: XXVIII CBRAVIC, 2007, Natal-RN. Anais do Cbravic, 2007.

44.
SAGÁS, J. C. ; Hajek V. ; Tomiyama T. ; CINELLI, M. J. ; NASCENTE, P. A. P. ; FONTANA, L. C. . ESTUDO DOS EFEITOS DA CONCENTRAÇÃO DE N2 NO GÁS DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE FILMES DE CXNY POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING. In: XXVIII CBRAVIC, 2007, Natal - RN. Anais do XXVIII CBRAVIC, 2007.

45.
ORTIZ, O. ; CINELLI, M. J. ; FONTANA, L. C. . REVESTIMENTO SUPERFICIAL DE MADEIRA PINUS ILLOTE POR PLASMA DE GÁS NATURAL.. In: XVIII CBRVIC, 2007, Natal - RN. Anais do XVIII CBRVIC, 2007.

46.
CINELLI, M. J. ; Duarte, D. A. ; Fontana, L. C. . Deposição de filmes de carbono duro por plasma de argônio + hidrogênio + metano em amostras com gradiente de temperatura. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2007, Natal - RN. Anais do XXVIII CBRAVIC, 2007, 2007.

47.
ARINS, A. ; I. V. Aoki ; SAGÁS, J. C. ; FONTANA, L. C. . RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AMOSTRAS DE LATÃO C360 RECOBERTAS COM FIlMES DE INCONEl 600, DEPOSITADOS POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006, Itatiba-SP. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006.

48.
ORTIZ, O. ; FONTANA, L. C. . Polimerização superficial em madeira utilizando plasma de gás natural. In: XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006, Itatiba SP. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006.

49.
SAGÁS, J. C. ; CINELLI, M. J. ; Hajek V. ; FONTANA, L. C. . DEPOSIÇÃO DE FILMES DE CxNy POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING. In: XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006, Itatiba-SP. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006.

50.
SUDAIA, D. P. ; OLAH NETO, A. ; GUESSER, W. L. ; FONTANA, L. C. . CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO ABSORVEDOURO DE CALOR PARA ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA ESPESSURA DA CAMADA EM AMOSTRAS NITRETADAS A PLASMA. In: XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006, Itatiba - SP. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2006.

51.
MEZAROBA, M. ; SPERB, J. D. ; FONTANA, L C . CONVERSOR CC-CC FB-ZVS-PWM-PS PARA APLICAÇÕES EM PLASMA. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2004, 2004, Curitiba. Anais do Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2004, 2004.

52.
MEZAROBA, M. ; FONTANA, L. C. ; SPERB, J. D. . FONTE PULSADA DE ALTA POTÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMAS.. In: In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2003, 2003. Anais do In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2003, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Maria Elisa Philippsen ; Tomiyama T. ; IRALA, D. R. ; J. Strialski ; FONTANA, L. C. . TiO2 film on glass substrates: The effect of coating thickness on photocatalytic activity. In: 10Th International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy - ISNTP-10., 2016, Florianópolis. Anais - 10Th International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy - ISNTP-10., 2016. v. 1. p. 23.

2.
Cristiane Mezaroba ; NAHORNY, J. ; FONTANA, L C . Plasma sterilization of HDPE polymer through N2-O2 RF discharge. In: 10th International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy, 2016, Florianópolis. Annals ISNTP-10, 2016.

3.
SCHROEDER, M. V. F. ; FONTANA, L C ; SAGÁS, J. C. . Efeito da mistura gasosa nas curvas corrente-tensão de um sistema triodo magnetron sputtering. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2013, Ilhéus - Ba. Anais do XXXIV Cbravic, 2013.

4.
J. Strialski ; FONTANA, L C . 2- FILMES DE TiO2(Nb) DEPOSITADOS POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING USANDO CATODO MIXTO DE Ti e Nb. In: 20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECiMat, 2012, Joinville - SC. Anais do 20 CBECiMat, 2012.

5.
SAGÁS, J. C. ; Duarte, D.A. ; FONTANA, L. C. ; Irala D. R. ; ROSA, T. R. . Modeling reactive sputter deposition of titanium nitride in a triode magnetron sputtering system. In: International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films, 2011, San Diego - CA - USA. Proceedings of the 38th International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films, 2011. p. 120-120.

6.
ROSA, T. R. ; FONTANA, L. C. ; Tomiyama T. ; Santos J. H. C. P. ; Maciel, H.S. . PLASMA NITROCARBURIZING OF AISI 304 STAINLESS STEEL UNDER FLOATING POTENTIAL. In: International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films, 2011, San Diego - CA. Proceedings of the 38th International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films 2011, 2011.

7.
FONTANA, L. C.; Lin J. ; Moore J. J. . Processing of TiO2 films by dc magnetron sputtering and pulsed dc magnetron sputtering. In: International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films, 2011, San Diego - CA. Proceedings of the 38th International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films, 2011, 2011.

8.
J. C. Sagás ; FONTANA, L. C. ; Tomiyama T. . Influence of the plasma confinement on the current-voltage characteristics of a triode magnetron sputtering system.. In: 10th International Workshop on Plasma Based Ion Implantation and Deposition, 2009, São José dos Campos. Book of Abstracts - 10th PBII&D, 2009.

9.
Duarte, D. A. ; Massi M. ; da Silva Sobrinho, A. S. ; Pessoa R. S. ; FONTANA, L. C. . Caracterização de um sistema magnetron sputtering em regime de catodo oco para deposição de filmes de dióxido de titânio. In: IV Encontro de Verão de Física do ITA, 2009, 2009, Sao Jose dos Campos. Caderno de Resumos do IV Encontro de Verão de Física do ITA, 2009, 2009.

10.
Duarte, D.A. ; Massi M. ; da Silva Sobrinho, A. S. ; MACIEL, H. S. ; L. A. S. M. Rocha ; GRIGOROV, K. ; FONTANA, L. C. . Deposition of titanium dioxide thin films by hollow cathode magnetron sputtering. In: 17th International Colloquium on Plasma Processes - CIP 2009, 2009, Marseille. Proceedings of the 17th International Colloquium on Plasma Processes, 2009, 2009. p. 195-195.

11.
Duarte, D. A. ; Massi M. ; da Silva Sobrinho, A. S. ; Pessoa R. S. ; Tezani L. L. ; FONTANA, L. C. . Effect of the oxygen content on the plasma characteristics in hollow cathode magnetron sputtering discharge. In: 10th International Workshop on Plasma Based Ion Implantation & Deposition, 2009, Sao Jose dos campos SP. Proceedings of the 10th PBII&D, 2009, 2009. v. 1. p. 170-170.

12.
SOETHE, V. L. ; NOHARA, E. L. ; FONTANA, L. C. ; REZENDE, M. C. . Nanocoatings absorbing electromgnetic radiation in the range of frequencies from 8 to 12GHz. In: 2nd International Meeting on Developments in Materials, Process and Application of Nanotechnology, 2008, Cambridge. Process and Application of Nanotechnology, 2008.

13.
SOETHE, V. L. ; LAVRAS, L. C. M ; DAMIÃO, Á. J. ; FONTANA, L. C. ; REZENDE, M. C. . Evaluation of the microwave attenuation by Ti thin film produced by TMS, electron beam and resistive evaporation techniques.. In: 3rd International Conference on Surfaces, Coatings and Nanostructure Materials, 2008, Barcelona. 3rd International Conference on Surfaces, Coatings and Nanostructure Materials, 2008.

14.
Duarte, D. A. ; SAGÁS, J. C. ; FONTANA, L. C. . Estudo do confinamento de plasmas por campo magnético em um sistema triodo magnetron sputtering. In: III Encontro de Verão de Física do ITA - III EVFITA, 2008, Sao Jose dos Campos - SP. Caderno de Resumos do III Encontro de Verão de Física do ITA, 2008.

15.
Rech A. B. ; FONTANA, L. C. ; Duarte, D. A. . Deposição de filmes de dióxido de titânio por triodo magnetron sputtering. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2008, Joinville - SC. Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2008.

16.
Duarte, D. A. ; FONTANA, L. C. ; CINELLI, M. J. . Deposição de multicamadas CNx / a-C / CNx por triodo magnetron sputtering. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2008, Joinville - SC. Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2008.

17.
Duarte, D. A. ; SAGÁS, J. C. ; FONTANA, L. C. ; CINELLI, M. J. . Deposição de filmes de CNx por triodo magnetron sputtering. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2007, Joinville -SC. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2007., 2007.

18.
FONTANA, L. C.; ABATTI, D. ; PANSTEIN, J. ; BARCELLOS, I. O. ; ANDREAUS, J. . Tratamento de Diferentes Tecidos de Náilon 66 por Plasma e Quitosana. In: XIII Encontro de Química da Região Sul (13-SBQSul), 2005, Florianópolis. XIII Encontro de Química da Região Sul (13-SBQSul), 2005.

19.
FONTANA, L. C.; ABATTI, D. ; PANSTEIN, J. ; BARCELLOS, I. O. ; ANDREAUS, J. . Avaliação das Propriedades Físico-Químicas de Tecidos de Náilon 66 Tratados com Plasma e Quitosana. In: 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

20.
FONTANA, L. C.; OLAH NETO, A. ; SUDAIA, D. P. ; GUESSER, W. L. . NITRETAÇÃO IÔNICA DE FERRO FUNDIDO NODULAR BAINITICO. In: XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2005, Londrina Pr. XXVI CBRAVIC - Resumos 2005, 2005.

21.
FONTANA, L. C.; ROSA, T. R. ; COMUNELLO, N. J. . CARBONITRETAÇÃO POR PLASMA DA LIGA Ti6Al4V COM PRÉ-TRATAMENTOS SUPERFICIAIS DE ?SHOOT PINNING? E JATEAMENTO.. In: XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2005, Londrina. XXVI CBRAVIC - Resumos 2005.

22.
FONTANA, L. C.; MORETTO, L. R. ; BORGES, P. C. . Avaliação eletroquímico da resitência à corrosão de filmes de TiN/Inconel depositados por sputtering sobre substratos de latão.. In: XXV CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

23.
FONTANA, L. C.; ROSA, T. R. ; COMUNELLO, N. J. . Estudo micrográfico de amostras de Ti E Ti6Al4V carbonitretadas por plasma.. In: XXV CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

24.
FONTANA, L. C.; ALVES, L. A. ; DAMIÃO, Á. J. . Estudo da refletividade e da cor de filmes de TiNx em função da concentração de nitrogênio no filme.. In: XXV CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

25.
FONTANA, L. C.; SUDAIA, D. P. ; OLAH NETO, A. ; GUESSER, W. L. . Nitretação de ferro fundido nodular em plasma de N2/H2/Ar. In: XXV CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

26.
FONTANA, L. C.; WANKE, C. H. ; COSTA, C. E. ; GUESSER, W. L. . Influência da temperatura e da atmosfera do plasma na nitretação do aço rápido m2 convencional e sinterizado. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003, BAURU-SP. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003.

27.
FONTANA, L. C.; ALVES, L. A. . Propriedades óticas de filmes decorativos TiN depositados por sputerring. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003, Bauru-Sp. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003.

28.
FONTANA, L. C.; MORETTO, L. R. . Estudo comparativo da resistência à corrosão de filmes de ti e inconel depositados por sputtering e eletrodeposição.. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003, Bauru - SP. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003.

29.
FONTANA, L. C.; SPERB, J. D. ; MEZAROBA, M. . Fonte de Corrente Chaveada para Aplicações em Plasma. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003, Bauru-SP. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003.

30.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. . Deposição reativa de filmes de tin e tio por triodo-magnetron-sputtering: determinação de curvas de histerese.. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003, Bauru-SP. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003.

31.
FONTANA, L. C.; SOETHE, V. L. . Recobrimento de polímeros com filmes metálicos via sputtering: estudo dos parâmetros de deposição.. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC), 2003, Bauru-SP, 2003.

32.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. ; MAIA, P. B. ; MUZART, J. L. R. . Deposição reativa de filmes de TiNe TiO por triodo-magnetron-sputtering: determinação de curvas de histerese.. In: XXIIICBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2002, Florianópolis, 2002.

33.
FONTANA, L. C.; SOETHE, V. L. ; WANKE, C. H. ; GUESSER, W. L. . Nitretação iônica de aços ferramenta M2 convencional e sinterizado: estudo da atmosfera e temperatura de nitretação.. In: XXIIICBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2002, Florianópolis, 2002.

34.
FONTANA, L. C.; SOETHE, V. L. ; RECCO, A. A. C. . Deposição de filmes de filmes metálicos por triodo-magnetron-sputtering sobre materiais poliméricos. In: XV CBCIMAT -Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002, Natal, 2002.

35.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C. ; MUZART, J. L. R. . Montagem e Calibração de um Sistema de Deposição Triodo-Magnetron-Sputtering.. In: XXII CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2001, Guaratinguetá. XXII CBRAVIC. Guaratinguetá: UNESP, 2001. v. unico. p. 140-140.

36.
FONTANA, L. C.; SILVA, F. S. ; GUESSER, W. L. ; COSTA, C. E. . Nitretação por plasma de ferro fundido nodular: influência da temperatura e atmosfera de nitretação na formação de camadas de nitretos. In: XXII CBRAVIC- Congresso Brasileiro de aplicções de vácuo na Indústria e na Ciência, 2001, Guaratinguetá -SP. XXII CBRAVIC. Guaratinguetá: UNESP, 2001. v. unico. p. 141-141.

37.
FONTANA, L. C.; WANKE, C. H. ; SOETHE, V. L. ; GUESSER, W. L. ; COSTA, C. E. . Nitretação por plasma de aço ferramenta M2, convencional e sinterizado. In: XXII CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência, 2001, Guaratinguetá. XXII CBRAVIC. Guaratinguetá: UNESP, 2001. v. unico. p. 55.

38.
FONTANA, L. C.; WANKE, C. H. ; COSTA, C. E. ; GUESSER, W. L. . Influência da Temperatura de Nitretação na Formação das Camadas de Nitretos no Aço Rápido M2 Convencional e Sinterizado. In: !4 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECIMAT, 2000, São Pedro - SP. CBECIMAT- resumos, 2000. v. unico. p. 148-148.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALFARO, FRANCISCO ; FONTANA, LUÍS CÉSAR ; BERNHARD, B. H. ; SAGÁS, J. C. . ISOTHERMAL MAGNETIC ENTROPY CHANGE IN Gd/GdN SUPERLATTICES. Materials Letters, 2019.

2.
GUINTER, E. L. ; FONTANA, L C ; BECKER, D. . Maleic Anhydride film deposition through Active Screen Plasma System. BULLETIN OF MATERIALS SCIENCE, 2018.

3.
Cristiane Mezaroba ; BECKER, D. ; NAHORNY, J. ; RECCO, ABEL A.C. ; FONTANA, L C . Nano-rugosidade gerada em amostras de polímero PEAD através de plasma RF de N2/O2. Materia-Rio de Janeiro, 2018.

4.
Maria Elisa Philippsen ; J. Strialski ; Tomiyama T. ; SOARES, P. ; Fontana, L. C. . Rutile TiO2 coating on glass substrates obtained from thermal oxidation of metallic Ti thin films. CERAMICS INTERNATIONAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Fontana, L. C.. Plasma Science and Technology developing at LabPlasma / UDESC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FONTANA, L C. Plasma Science and Technology developed at LabPlasma / UDESC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOETHE, V. L. ; NOHARA, E. L. ; FONTANA, L. C. ; REZENDE, M. C. . Nanocoatings absorbing electromagnetic radiation in the range of frequencies from 8 to 12 GHz. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
FONTANA, L. C.; MUZART, J. R. L. . Sistema Triodo de Deposição de Filmes Usando Plasma Assistido por Campo Magnético. 1997.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MUZART, J. R. L. . Sistema Triodo de Deposição de Filmes Usando Plasma Assistido por Campo Magnético. 1999, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU7701735, título: "Sistema Triodo de Deposição de Filmes Usando Plasma Assistido por Campo Magnético" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/03/1999

2.
 FONTANA, L C; SCHOLTZ, J. S. . Método de Densificação de Plasma - Brasil. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201600678, título: "Método de Densificação de Plasma - Brasil" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/03/2016

3.
 SCHOLTZ, J. S. ; MEZAROBA, M. ; Fontana, L. C. . FONTE BIPOLAR PULSADA EM ALTA FREQUÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170115909, título: "FONTE BIPOLAR PULSADA EM ALTA FREQUÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 20/05/2017

4.
 FONTANA, L C; SCHOLTZ, J. S. . Plasma Densification Method - EUROPA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: EP3226663A1, título: "Plasma Densification Method - EUROPA" , Instituição de registro: European Patent. Depósito: 04/10/2017

5.
 FONTANA, L C; SCHOLTZ, J. S. . Plasma densification method - USA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 9,999,118, título: "Plasma densification method - USA" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 28/09/2017; Concessão: 12/06/2018.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RECCO, A. A. C.; FONTANA, L. C.; SOETH, V. L.. Participação em banca de Deivison Daros Paim. Deposição e caracterização de filmes de TiAlN depositos via pulverização catódica sobre aços ferramentas para trabalho a quente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
J. C. Sagás; J. Strialski; FONTANA, L. C.. Participação em banca de Felipe Hilário Corrêa. FUNCIONALIZAÇÃO DE FIBRAS DE CARBONO ATRAVÉS DE BOMBARDEAMENTO COM ELÉTRONS GERADOS EM GAIOLA CATÓDICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
FONTANA, L. C.; Pezzin S. H.; BIAGGIO, S.. Participação em banca de THAYARA CEREGATTI. Preparação e caracterização de eletrodos de polianilina sobre fibra de carbono tratada por plasma. 2018. Dissertação (Mestrado em Química Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
Fontana, L. C.; LAURINDO, C. A. H.; AMORIM, F. L.; MERUVIA, M. S.; TORRES, R. D.. Participação em banca de STEFFEN ALEXANDRE DA COSTA AICHHOLZ. COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO E TRIBOCORROSIVO ENTRE O AÇO AISI/SAE 4140 SUBMETIDO AO TRATAMENTO DE BORETAÇÃO E REVESTIDO COM NÍQUEL QUÍMICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
SILVA JR., W. M.; FONTANA, L. C.; COSTA, C. E.. Participação em banca de BRUNA DE FREITAS ZAPPELINO. COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO AÇO VANADIS 10 SUBMETIDO A UM TRATAMENTO DUPLEX. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
DALMOLIN, CARLA; FONTANA, L. C.; CORAT, E. J.. Participação em banca de TERESA TROMM STEFFEN. FUNCIONALIZAÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO POR PLASMA RADIO FREQUÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA EM NANOCOMPÓSITOS DE EPÓXI. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
FONTANA, L. C.; J. C. Sagás; Irala D. R.. Participação em banca de EDSON LUIS GUINTER. POLIMERIZAÇÃO DE ANIDRIDO MALEICO ATIVADO POR PLASMA GERADO EM GAIOLA CATÓDICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
BERNHARD, B. H.; ZIMMER, F. M.; FONTANA, L. C.. Participação em banca de JÔNATAS STEINBACH. TRANSIÇÕES DE FASE METAMAGNÉTICAS EM MATERIAIS MAGNETOCALÓRICOS ITINERANTES. 2016. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
FIGUEROA, C.; FONTANA, L. C.; BIANCHI, O.; VIECELI, A.. Participação em banca de Letícia Milschi. Avaliação química, microestrutural e tribológica de filmes finos de TiCxNy produzidos por arco catódico para aplicações decorativas.. 2016. Dissertação (Mestrado em Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

10.
BECKER, D.; DALMOLIN, CARLA; FONTANA, L. C.. Participação em banca de Janaina Alonso. Avaliação do pré tratamento de filmes de Poli(ácido lático) por plasma na graftização de polianilina. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

11.
RECCO, A. A. C.; COSTA, C. E.; FONTANA, LUÍS CÉSAR. Participação em banca de SHENIA DUARTE DE OLIVEIRA MONSORES. CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DAS CAMADAS NITRETADAS POR PLASMA DC E DC PULSADA DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

12.
TORRES, R. D.; SOARES JUNIOR, P. C.; Fontana, L. C.; LAURINDO, C. A. H.; MERUVIA, M. S.. Participação em banca de CARLOS BERNARDO GOUVÊA PEREIRA. EFEITO DA TEMPERATURA NO COMPORTAMENTO TRIBOLOGICO DO REVESTIMENTO TISIN/ALCRN. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

13.
RECCO, A. A. C.; Julio C. G. Milan; FONTANA, L. C.. Participação em banca de ANDRÉ RICARDO PRASS. TRATAMENTO DUPLEX: REVENIMENTO E NITRETAÇÃO POR PLASMA DO AÇO VF 800AT. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

14.
GUESSER, W. L.; Fontana, L.C.; VERRAN, G. O.; LUSSOLI, R. J.. Participação em banca de Márcio de Rossi. Endurecimento superficial a laser em ferro fundido cinzento. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

15.
RECCO, A. A. C.; Fontana, L.C.; TSCHIPTSCHIN, A. P.; Julio C. G. Milan. Participação em banca de Arcesio Cristiano Schultz. Nitretação a plasma de aço inoxidável AISI 304: influência do tempo de revenimento na microestrutura da camada. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

16.
PINTAUDE, G.; Neves J. C. K.; BORGES, P. C.; Fontana, L.C.; Dommarco, R.. Participação em banca de Daniela Wollmann. Avaliação da resistência à fadiga de contato de ferro fundido nodular nitretado por plasma. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

17.
Julio C. G. Milan; BOZZI, A. C.; FONTANA, L C; COSTA, C. E.. Participação em banca de André Luiz Leite. COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO AÇO SAE 10B30 REVESTIDO COM TiO2 DEPOSITADO POR PLASMA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

18.
Massi M.; MACIEL, H. S.; FONTANA, L C. Participação em banca de Diego Alexandre Duarte. CRESCIMENTO DE FILMES FINOS CRISTALINOS DE DIÓXIDO DE TITÂNIO POR SISTEMAS MAGNETRON SPUTTERING. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

19.
Maliska A. M.; FONTANA, L C; PAVANATI, H. C.; KLEIN, A. N.; DRAGO, V.. Participação em banca de Tatiana Bendo. Nitretação por plasma de ferro puro enriquecido superficialmente com molibdênio.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
MACIEL, H. S.; OTANI, C.; FONTANA, L C; Massi M.. Participação em banca de Julio César Sagás. Caracterização de Descargas de Arco Deslizante. 2009. Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

21.
COSTA, C. E.; Julio C. G. Milan; FONTANA, L C. Participação em banca de Elisangela Aparecida dos Santos de Almeida. NITRETAÇÃO SÓLIDA, PLASMA E GASOSA EM AÇOS FERRAMENTAS: ANÁLISE MICROESTRUTURAL E COMPORTAMENTO AO DESGASTE. 2008 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

22.
Coelho L. A. F.; FONTANA, L. C.; Amico S. C.; Pezzin S. H.. Participação em banca de Márcio Rodrigo Loos. Efeitos da Utilização de Solventes e Nanotubos de Carbono em Resinas Epoxi. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

23.
BARCELLOS, I. O.; FONTANA, L. C.; Barra G. O.; Schuhmacher E.; Simionatto E. L.. Participação em banca de Dirceu Abatti. Tratamento de Superfícies de Tecidos de Poliamida 66 com Plasma e/ou Quitosana.. 2007. Dissertação (Mestrado em Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

24.
BORGES, P. C.; FONTANA, L. C.; Floriano J. B.; Silva C. H.; Neves J. C. K.. Participação em banca de Euclides Alexandre Bernadelli. Tratamento Concomitante de Nitretação e Envelhecimento a Plasma do Aço Inoxidável 15-5PH. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

25.
COSTA, C. E.; MACHADO, A. R.; Julio C. G. Milan; FONTANA, L. C.. Participação em banca de Evandro Dematté. Desenvolvimento e Avaliação das Propriedades de Insertos Sinterizados de Aço Rápido AISI M2 para Usinagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

26.
ALVES JUNIOR, C.; Marcia Rodrigues Pereira; FONTANA, L. C.; Clovis de Medeiros Bezerra. Participação em banca de Miclelle Cerqueira Feitor. Estudo da Molhabilidade de Tecidos 100% Poliéster Tratados a Plasma: Variáveis e Tempo de Duração desse Efeito. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

27.
Massi M.; MACIEL, H. S.; Urruchi W. M. I.; FONTANA, L. C.. Participação em banca de Joana Heller de Moraes. Ativação Superficial do Elastômero EPDM via Tecnologia de Plasma. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

28.
FONTANA, L. C.; SCHREINER, W. H.; BORGES, P. C.; SILVA, M. J.. Participação em banca de Antônio César Balles. Nitretação a plasma como meio alternativo ou complementar à oxidação negra na proteção à corrosão do aço de baixo teor de carbono. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa Interdisciplinar de P.G. em Engenharia) - Universidade Federal do Paraná.

29.
FONTANA, L. C.; COSTA, C. E.; BORGES, P. C.; VAZ JÚNIOR, M.. Participação em banca de Romário Maurício Urbanetto Nogueira. Obtenção e estudo de Insertos sinterizados de Aços Rápido AISI M2, M3/2 e T15. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

30.
FONTANA, L. C.; ALVES JUNIOR, C.. Participação em banca de Edalmy Oliveira de Almeida. Desenvolvimento de um Sistema a Jato de Plasma Obtido em Cátodo Oco para a Depsição de Filmes Finos. 2003. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

31.
FONTANA, L. C.; KUHN, I.; SILVA SOBRINHO, A. S.; OLIVEIRA, C. A. S.. Participação em banca de Antônio Cobos. Estudo da Manutenção do Carbono Durante a Sinterização por Plasma de Aço Carbono. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

32.
FONTANA, L. C.; COSTA, C. E.; KLEIN, A. N.; VERRAN, G. O.. Participação em banca de Júlio Frederico Baumgarten. Cementação Sólida Empregando Granulado Elaborado a Partir de Carvão Vegetal Reciclado e Ativador CaCO3 Ecologicamente Correto. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

33.
FONTANA, L. C.. Participação em banca de Germano. Simulação numérica de processos físicos no plasma não estacionário com simetria cilíndrica. 2002. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MODELAGEM MATEMATICA) - universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul.

34.
FONTANA, L. C.; BRESSAN, J. D.; MACHADO, A. R.. Participação em banca de Rubens Hesse. Construção e teste de validação de um equipamento de ensaio de desgaste do tipo pino sobre disco. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

35.
FONTANA, L. C.; OLIVEIRA, F. A.; ARAUJO, V. B.; TOUKHVATOULLINE, R.. Participação em banca de Marcos Leandro Ohse. Modelagem Matemática do Plasma com Simetria Cilíndrica em Presença de Pulsações Espaciais. 1999. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MODELAGEM MATEMATICA) - universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul.

36.
FONTANA, L. C.; NAHORNY, J.; SOUZA, A. R.; CINELLI, M. J.. Participação em banca de Rosângela Aparecida Martinsda Cunha. Nitretação em Pós-Descarga de aço baixo carbono. 1998. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

37.
FONTANA, L. C.; WEINGAERTNER, W. L.; MUZART, J. L. R.; SCHROETER, R. B.. Participação em banca de Rodrigo Panosso Zeilmann. Análise do Comportamento de Metal Duro K10 Revestidas com Nitreto de Titânio pelo Processo Físico de Deposição de Vapor no Ensaio de Torneamento. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
BORGES, P. C.; GUESSER, W. L.; PINTAUDE, G.; Silva C. H.; FONTANA, L. C.. Participação em banca de VIVIANE WRITZL. O EFEITO DOS TRATAMENTOS DE NITRETAÇÃO POR PLASMA E TÊMPERA SUPERFICIAL A LASER NAS PROPRIEDADES SUPERFICIAIS DE FERROS FUNDIDOS VERMICULARES. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FONTANA, L. C.; RECCO, A. A. C.; DRAGO, V.. Participação em banca de ELISA HÉLLEN SEGUNDO DOMINONI. ESFOLIAÇÃO DE GRAFITE VIA PLASMA UNDERWATER. 2018. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
COSTA, C. E.; COSTA, H. L.; Silva C. H.; FONTANA, L. C.; MILAN, J. C. G.. Participação em banca de ELISANGELA APARECIDA DOS SANTOS DE ALMEIDA. COMPORTAMENTO TRIBÓLOGICO DO AÇO RÁPIDO SINTERIZADO M2 BORETADO E REVESTIDO POR PVD. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
SILVA SOBRINHO, A. S.; Massi M.; FONTANA, L. C.; LEITE, D. M. G.; MANSANO, R. D.. Participação em banca de Cristiane Stegemann. DEPOSIÇÃO DE FILMES DE N-TiO2 POR HiPIMS PARA APLICAÇÃO EM CÉLULAS SOLARES SENSIBILIZADAS POR CORANTE. 2017. Tese (Doutorado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

5.
TSCHIPTSCHIN, A. P.; Fontana, L. C.; Souza R. M.; Pinto H. C.; Lima N. B.. Participação em banca de Juliano Avelar Araujo. Obtenção e caracterização microestrutural e química de recobrimentos multicamadas de NbN/CrN para aplicações tribológicas pelo processo de deposição física de vapor. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica) - Universidade de São Paulo.

6.
Massi M.; SILVA SOBRINHO, A. S.; PETRACONI, G.; FONTANA, L. C.; PESSOA, R. S.. Participação em banca de Leandro Lameirão. Incorporação de nanopartículas de diamante e silício em filmes finos de DLC por PECVD para aplicações aeroespaciais. 2016. Tese (Doutorado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

7.
Fontana, L. C.; DUARTE, D. A.; REBOUTA, L. M. F.; J. C. Sagás; Massi M.; Tomiyama T.; ARINS, A.. Participação em banca de JOEL STRYHALSKI. PROPRIEDADES ÓTICAS E ELÉTRICAS DE FILMES DE ÓXIDO DE TITÂNIO DOPADOS COM NIÓBIO. 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
Fontana, L.C.; SAGÁS, J. C.; DAMIÃO, Á. J.; LEPIENSKI, C. M.; RECCO, A. A. C.; ARINS, A.. Participação em banca de Luiz Antônio Alves. PROPRIEDADES ÓTICAS DE FILMES DE NITRETO DE TITÂNIO COM ADIÇÃO DE NIÓBIO DEPOSITADOS POR TRIODO-MAGNETRON SPUTTERING. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
SILVA SOBRINHO, A. S.; Massi M.; Fontana, L.C.; OTANI, C.; DUTRA, R. C. L.; Pessoa R. S.. Participação em banca de Jaison Vieira da Maia. Tratamento Superficial da Borracha EPDM em Pós-Descarga de Plasma Micro-Ondas. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

10.
DRAGO, V.; SAUL, C. K.; FONTANA, L C; ANGIOLETTO, E.; JAZINSKI, E. F.; BARRA, G. M. O.; BINDER, C.. Participação em banca de Junior Antunes Koch. Esferas de carbono e seus híbridos: síntese e caracterização com foco na rota hidrotérmica. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
FONTANA, L C; DAMIÃO, Á. J.; LEPIENSKI, C. M.; SAGÁS, J. C.; ARINS, A.; RECCO, A. A. C.. Participação em banca de Luiz Antonio Alves. Propriedades óticas de filmes de nitreto de titânio com adição de nióbio depositados por triodo magnetron sputtering. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

12.
MOSCA JR., D. H.; Fontana, L.C.; MAZZARO, I.; MACEDO, W. A. A.; CARDOSO, R. P.. Participação em banca de Alexandre Werner Arins. Filmes finos de ligas binárias Mn-Ga crescidos pela técnica de epitaxia por feixe molecular sobre GaAs (111)B. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

13.
Massi M.; SILVA SOBRINHO, A. S.; FONTANA, L C; PETRACONI, G.; RODRIGUES, N. A. S.; ORIGO, F. D.; Pessoa R. S.. Participação em banca de Diego Alexandre Duarte. Mecanismos de crescimento de filmes finos de dióxido de titânio dopado com nitrogênio por sputtering DC reativo e os efeitos da dopagem do dióxido de titânio no transporte de elétrons em células solares sensibilizadas por corante. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

14.
PONTE, H. A.; Fontana, L.C.; FRANCO, C. V.; PAREDES, R. S.; VARGAS, J. V. C.. Participação em banca de LILIAN RAQUEL MORETTO FERREIRA. AVALIAÇÃO DA CORROSÃO POR FLUXO DO AÇO AISI 1020 EM SOLUÇÃO DE. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

15.
REZENDE, M. C.; PETRACONI, G.; MACIEL, H. S.; FONTANA, L C; NOHARA, E. L.; DAMIÃO, Á. J.; Massi M.. Participação em banca de Viviane Lilian Soethe. Materiais absorvedores de radiação eletromagnética (8-12 ghz) obtidos pela produção de filmes finos. 2009. Tese (Doutorado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

16.
KLEIN, A. N.; FONTANA, L. C.; Mello J. D. B.; Maliska A. M.; SOUZA, A. R.; Nascimento R. M.. Participação em banca de DAVI FUSÃO. ESTUDO DA EXTRAÇÃO DE LIGANTES E SINTERIZAÇÃO DE PEÇAS INJETADAS ASSISTIDA POR PLASMA. 2007. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
Fredel M. C.; Paschoal J. O. A.; FONTANA, L. C.; BORGES, P. C.; Queiroz C. A.; SOUZA, A. R.. Participação em banca de Suzy Pascoali. Cerâmica Fotocatalítica obtida por deposição de filmes de TiO2 via Magnetron-Sputtering DC.. 2007. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R.; KUHN, I.; SILVEIRA, E. F.; PINHEIRO, E. A.; LAGO, A.; SILVA SOBRINHO, A. S.. Participação em banca de Heloísa Regina Turatti Silva. Estudo do Processo de Nitrocementação por Plasma. 2003. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
FONTANA, L. C.; MUZART, J. L. R.; KLEIN, A. N.; ALVES JUNIOR, C.; SOUZA, A. R.; MACIEL, H. S.. Participação em banca de Maria Antônia Dos Santos. Estudo da Remoção do Ligantes Orgânicos em Amostras Porduzidas por Injeção de Pós Metálicos Usando Descargas Elétricas. 2002. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
TSCHIPTSCH, A. P.; FONTANA, L. C.; Souza R. M.. Participação em banca de Guilherme Faria. ESTUDO DE RECOBRIMENTOS DE NANOCOMPÓSITOS DE CARBONO AMORFO HIDROGENADO CONTENDO NANOCRISTAIS DE TIC. 2017.

2.
FONTANA, L C; MUNOZ-ROJAS, P. A.; GOMES, R. M.; RECCO, A. A. C.. Participação em banca de MARCOS FERNANDO ODORCZYK. TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE POR DEFORMAÇÃO PLÁSTICA SEVERA EM AMOSTRAS RECOBERTAS POR FILME DE NI-TI. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
Maliska A. M.; Fontana, L.C.; CARDOSO, R. P.; MELO, D. M. A.. Participação em banca de Keila Christina Kleinjohann. Texturização de Superfícies Metálicas por Nitretação via plasma dc: influência das espécies em amostras posicionadas no cátodo e ânodo confinado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
GUESSER, W. L.; LUSSOLI, R. J.; FONTANA, L C; COSTA, C. E.. Participação em banca de AMANDA SOUZA OLIVEIRA PIMENTEL. ESTUDO TRIBOLÓGICO EM ADI LIGADO A NIÓBIO E TITÂNIO. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
FONTANA, L C; DUARTE, D. A.; J. C. Sagás; BECKER, D.. Participação em banca de JOEL STRYHALSKI. FILMES DE DIÓXIDO DE TITÂNIO DOPADOS COM NIÓBIO. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
Maliska A. M.; FONTANA, L. C.; Mello J. D. B.. Participação em banca de KEILA CHRISTINA KLEINJOHANN. AVALIAÇÃO DO EFEITO DAS ESPÉCIES PRESENTES NA DESCARGA DC ANORMAL E DAS FASES α E γ SOBRE A TEXTURIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES METÁLICAS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MACIEL, H. S.; FONTANA, L C; Massi M.; SILVA SOBRINHO, A. S.; PETRACONI, G.. Participação em banca de Julio César Sagás. Combustão assistida a plasma gerado por descarga de arco deslizante para produção de gases ricos em hidrogênio. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

8.
TSCHIPTSCHIN, A. P.; PINTAUDE, G.; FONTANA, L. C.. Participação em banca de Abel André Cândido Recco. Desgaste de filmes de TiN depositados sobre aços inóxidaveis 316. 2007 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
BECKER, D.; FONTANA, L C; SAGÁS, J. C.; Coelho L. A. F.. Participação em banca de Edson Luis Guinter. Funcionalização de nanotubos de carbono com anidrido maleico ativado por plasma. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
GUESSER, W. L.; VALENTINA, L. V. O. D.; FONTANA, L. C.. Participação em banca de Laura Pires Ribeiro Martins. ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E DEFEITOS DE FUNDIÇÃO DOS FERROS FUNDIDOS PELOS MÉTODOS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS: ULTRASSOM E FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC). 2- CARBON FIBERS FUNCTIONALIZATION THROUGH N2-H2 PLASMA AS A PRETREATMENT FOR POLYANILINE POLYMERIZATION. 2017. (Congresso).

2.
ISNTP-10, "International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy". The major contribution of low-temperature plasma to surfasse Science and technology. 2016. (Congresso).

3.
XXXVII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC) II Workshop de Tratamento e Modificação de Superfícies. Molhabilidade e atividade fotocatalítica de filmes finos de TiOx depositados por magnetron sputtering em diferentes pressões parciais de O2. 2016. (Congresso).

4.
6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materais e Nanotecnologia -.Pesquisas sobre Novos Materais e Nanotecnologia realizadas no LabPlasma da UDESC. 2015. (Simpósio).

5.
'GERMAN-BRAZILIAN COOPERATION IN THE FIELD OF PLASMA TECHNOLOGY.Plasma Science and Technology developed at LabPlasma / UDESC. 2014. (Simpósio).

6.
XXXIV Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Pulsed Bias effects on TiO2 films deposited by grid assisted magnetron sputtering. 2013. (Congresso).

7.
20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECiMat. 2- FILMES DE TiO2(Nb) DEPOSITADOS POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING USANDO CATODO MIXTO DE Ti e Nb. 2012. (Congresso).

8.
XI Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). SURFACE ACTIVATION OF POLYPROPYLENES BY ATMOSPHERIC AIR AND NITROGEN COLD PLASMAS. 2012. (Congresso).

9.
International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films. Processing of TiO2 films by dc magnetron sputtering and pulsed dc magnetron sputtering. 2011. (Congresso).

10.
XXX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vacuo na Indústria e na Ciência. VARIATION OF THE DISCHARGE CURRENT AND CATHODE VOLTAGE BY THE MODIFICATION ON THE GRID-TARGET DISTANCE IN A TRIODE MAGNETRON SPUTTERING SYSTEM. 2009. (Congresso).

11.
XXIX Congresso Brasileiro de Aplicação de Vácuo na Industria e na Ciência - CBRAVIC 2008. FILMES DE MULTICAMADAS DE CNx/C/CNx DEPOSITADOS POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING. 2008. (Congresso).

12.
XXVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. REVESTIMENTO SUPERFICIAL DE MADEIRA PINUS ILLOTE POR PLASMA DE GÁS NATURAL.. 2007. (Congresso).

13.
Congresso Anual da ABM. NITRETAÇÃO IONICA DE FERRO FUNDIDO NODULAR EM PLASMA DE N2/H2/Ar. 2006. (Congresso).

14.
XXVII CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência. DEPOSIÇÃO DE FILMES DE CxNy POR TRIODO MAGNETRON SPUTTERING. 2006. (Congresso).

15.
Congresso Anual da ABM. Tratamento superficial de Ti e Ti-6Al-4V por carbonitretação iônicaABM. 2005. (Congresso).

16.
XXVI CBRAVIC - FILMES DE TiN: CORRELAÇÃO DO PONTO DE MENOR REFLETIVIDADE COM AS CONSTANTES DIELÉTRICAS REAL E IMAGINÁRIA.. FILMES DE TiN: CORRELAÇÃO DO PONTO DE MENOR REFLETIVIDADE COM AS CONSTANTES DIELÉTRICAS REAL E IMAGINÁRIA.. 2005. (Congresso).

17.
SULMAT 2004; 2 Congresso em Ciência de materiais do Mercosul. ESTUDO DAS FASES CRISTALINAS FORMADAS NA CARBONITRETAÇÃO POR PLASMA DO Ti PURO E DA LIGA Ti6Al4V. 2004. (Congresso).

18.
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (Cbecimat). NITRETAÇÃO IÔNICA DE FERRO FUNDIDO NODULAR E NODULAR BAINÍTICO EM PLASMA DE N2/H2/Ar.. 2004. (Congresso).

19.
XXV CBRAVIC - Congresso Brasileiro de aplicações de vácuo na Indústria e na Ciência. CARBONITRETAÇÃO POR PLASMA DA LIGA DE TITÂNIO Ti6Al4V. 2004. (Congresso).

20.
CBRAVIC. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APLICAÇÕES DE VÁCUO NA INDÚSTRIA E NA CIÊNCIA (XXIV CBRAVIC). 2003. (Congresso).

21.
Congresso Anual da ABM. 58 Congresso Anual da ABM. 2003. (Congresso).

22.
CBRAVIC. XXIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. 2002. (Congresso).

23.
Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. 2002. (Congresso).

24.
Sulmat 2002. Congresso em Ciência de Materiais do Mercosul - Sulmat 2002. 2002. (Congresso).

25.
xxiii congresso Brasileiro de Aplicações de vácuo na indústria e na ciência. xxii congresso Brasileiro de Aplicações de vácuo na indústria e na ciência. 2001. (Congresso).

26.
Sulmat. Congresso em Ciência de Materiais do Mercosul - Sulmat. 2000. (Congresso).

27.
Cobem-Cidim. Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTANA, L. C.; J. C. Sagás ; DAMIÃO, Á. J. ; DUARTE, D. A. ; BECKER, D. ; J. Strialski ; NAHORNY, J. ; MONTEIRO, N. ; Massi M. ; NASCENTE, P. A. P. ; GRANDINI, R. . CBrAVIC - congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. 2018. (Congresso).

2.
FONTANA, L. C.; CINELLI, M. J. ; NASCENTE, P. A. P. ; ALVES JUNIOR, C. . XXIX Cbravic. 2008. (Congresso).

3.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Claudinei Klann. Tratamento de superfície em camisas de pistão em ferro fundido através de nitretação por plasma gerado por fonte ABiPPS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

2.
JEAN CARLOS MAFFEZZOLLI. PRODUÇÃO DE RUGOSIDADE EM ESCALA MICROMÉTRICA E NANOMÉTRICA ATRAVÉS DE BOMBARDEAMENTO IÔNICO EM PEÇAS METÁLICAS DE Ti-6Al-4V. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Mario Heleno Calegari. Filmes multicamadas de DLC/Nb (Diamond Like Carbon/Niobio) depositados através de um sistema HiPIMS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Aline Medeiros Morais. Revestimentos de TiO2:Nb sobre substratos de vidro para abssorção de radiação na faixa do infravermelho. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Teresa Tromm Steffen. Teresa Tromm Steffen. Funcionalização de nanotubos de carbono com anidrido maleico. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

4.
Paula Fin. Oxidação de chapas elétricas por plasma para a obtenção de camadas compostas por fases magneticamente mole e isolantes elétrica.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Beatriz Gevaerd. Abssorção de radiação infravermelho em vidros recobertos com filmes TiO2:Nb.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsas de Monitoria de Pós Graduação Universidade do Estado de. (Orientador).

6.
Camila Presendo. Funcionalização de fibra de carbono por plasma em atmosfera de Ar/Ureia. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Elisa Hellen Segundo Dominoni. Obtenção de grafeno através da exfoliação de pó de grafite usando plasma submerso em meio líquido.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

8.
Francisco Alfaro. Efeito magnetocalórico em filmes de gadolínio depositados por pulverização catódica pulsada de alta potência. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Renan Augusto da Cunha. Aplicação de fonte geradora de plasma tipo ABiPPS para nitretação em baixa temperatura de aços com pré-tratamento térmico. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ALINE MEDEIROS MORAIS. FILMES DE TiO2:Nb OBTIDOS POR OXIDAÇÃO DE CAMADAS METÁLICAS Ti-Nb DEPOSITADAS SOBRE SUBSTRATOS DE VIDRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

2.
Felipe Hilário Corrêa. FUNCIONALIZAÇÃO DE FIBRAS DE CARBONO ATRAVÉS DE BOMBARDEAMENTO COM ELÉTRONS GERADOS EM GAIOLA CATÓDICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis César Fontana.

3.
THAYARA CEREGATTI. Preparação e caracterização de eletrodos de polianilina sobre fibra de carbono tratada por plasma. 2018. Dissertação (Mestrado em Química Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis César Fontana.

4.
Rafael Bona. MOLHABILIDADE E ATIVIDADE FOTOCATALÍTICA DE FILMES FINOS DE TiOx (1

5.
Teresa Tromm Steffen. FUNCIONALIZAÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO POR PLASMA RADIO FREQUÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA EM NANOCOMPÓSITOS DE EPÓXI. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis César Fontana.

6.
Cristiane Mezaroba. ESTERILIZAÇÃO POR PLASMA DO POLÍMERO PEAD ATRAVÉS DA DESCARGA RF E N2-O2. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

7.
EDSON LUIS GUINTER. POLIMERIZAÇÃO DE ANIDRIDO MALEICO ATIVADO POR PLASMA GERADO EM GAIOLA CATÓDICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis César Fontana.

8.
Janaina Alonso. Avaliação do pré tratamento de filmes de Poli(ácido lático) por plasma na graftização de polianilina. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis César Fontana.

9.
TIAGO GHIGGI CAETANO DA SILVA. Funcionalização de superfícies de polímeros em plasma de O2 e N2O2. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

10.
Thomas Rafael da Rosa. NITROCARBONETAÇÃO POR PLASMA, EM POTENCIAL FLUTUANTE, DE AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 304. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

11.
Olivia Ortiz. PLASMA DE GÁS NATURAL COMO MEIO REATIVO PARA POLIMERIZAÇÃO SUPERFICIAL DE MADEIRA.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsas de Monitoria de Pós Graduação Universidade do Estado de. Orientador: Luis César Fontana.

12.
Dianclen do Rosário Irala. CARBONITRETAÇÃO DO AÇO FERRAMENTA AISI D2 EM PLASMAS DE Ar/N2 E VAPOR DE CARBONO.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

13.
Alexandre Werner Arins. INFLUÊNCIA DE FILMES DE INCONEL 600, DEPOSITADOS POR TRIODO-MAGNETRON-SPUTTERING, NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE SUBSTRATOS DE LATÃO C360.. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

14.
Neodir José Comunello. Nitretação por plasma e caracterização tribológica da liga Ti6Al4V. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

15.
Luiz Antônio Alves. Propriedades ópticas de filmes de TiN depositados por Triodo-Magnetron-Sputtering. 2004. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

16.
Viviane Lilian Soethe. Deposição de filmes metálicos sobre substratos poliméricos via Triodo-Magnetron-Sputtering: influência da corrente e da voltagem nas propriedades do filme.. 2004. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

17.
Antônio César Balles. Nitretação a Plasma como meio alternativo ou complementar à oxidação negra na proteção à corrosão do aço de baixo teor de carbono. 2004. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Luis César Fontana.

18.
Lilian Raquel Moretto. Avaliação eletroquímica da resistência à corrosão de amostras de latão C360 recobertas com filmes de inconel 600, Cr/Ni e TiNx, via Triodo-Magnetron-Sputtering.. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

19.
Abel André Cândido Recco. Deposição reativa por Triodo-Magnetron-Sputtering: efeitos da malha da tela no processo de envenenamento do alvo e nas propriedades de filmes de TiN.. 2004. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

20.
Cesar Henrique Wanke. Influência da temperatura e da atmosfera do plasma na nitretação iônica do aço rápido M2 convencional e sinterizado. 2003. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis César Fontana.

Tese de doutorado
1.
Maria Elisa Philippsen. Filmes finos de TiO2 obtidos por oxidação de camadas de Ti metálico depositados sobre substratos de vidro.. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

2.
Juliano Sadi Scholtz. Densificação de Plasmas não Térmicos Proporcionada por Aumento na Emissão de Elétrons Secundários dos Eletrodos. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

3.
JOEL STRYHALSKI. PROPRIEDADES ÓTICAS E ELÉTRICAS DE FILMES DE DIÓXIDO DE TITÂNIO DOPADOS COM NIÓBIO. 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Governo do Estado de Santa Catarina - FUMDES. Orientador: Luis César Fontana.

4.
Luiz Antonio Alves. PROPRIEDADES ÓTICAS DE FILMES DE NITRETO DE TITÂNIO COM ADIÇÃO DE NIÓBIO DEPOSITADOS POR TRIODO-MAGNETRON SPUTTERING. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Luis César Fontana.

5.
Dianclen do Rosario Irala. Obtenção de filmes de TiO2 com propriedades fotoinduzidas sobre aço AISI 1015 usando tecnologia de plasma. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis César Fontana.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Carlos Mario Garzón Ospina. Desenvolvimento de filmes de aço inoxidável como camadas de adesão para o revestimento de aços ferramenta com recobrimentos duros pela técnica de pulverização catódica magnetrão. 2017. Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Luis César Fontana.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BRUNA TREVIZAN BIANCHI. NITRETAÇÃO DE FERRO FUNDIDO NODULAR AUSTEMPERADO (ADI) EM PLASMA GERADO POR ABIPPS (FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE PLASMA BIPOLAR ASSIMÉTRICA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Indústria de Fundições Tupy. Orientador: Luis César Fontana.

Iniciação científica
1.
Renan Augusto Cunha. Nitretação e pós-oxidação por plasma em amostras aços com alta densidade de defeitos cristalinos.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

2.
Matheus Perin Santos. Nitretação e pós-oxidação por plasma em amostras aços com alta densidade de defeitos cristalinos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

3.
Patrick Jordy de Lima Barbosa. Propriedades fotocatalíticas de Filmes de TiO2:Nb. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

4.
Thais Macedo Vieira. FILMES SEMICONDUTORES DE TiO2 DOPADOS COM NIÓBIO E NITROGÊNIO: Investigação teórica e experimental das características corrente-tensão-pressão em uma descarga elétrica confinada magneticamente. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Pibic. Orientador: Luis César Fontana.

5.
Alex Ludero. Nitretação de superfícies de peças metálicas com elevado grau de encruamento. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

6.
Marcus Vinicius Florêncio Schroeder. Investigação teórica e experimental das características corrente-tensão-pressão em uma descarga elétrica confinada magneticamente. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

7.
Pietra Rafaela Fornasa. Propriedades mecânicas e óticas de filmes TiN dopado com Nb (TiN[Nb]) depositados por magnetron sputtering.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

8.
Marcus Vinicius Florêrncio Schroeder. Simulação de campo magnético produzido por bobinas e ímãs de Samário/Cobalto, para confinamento de plasma.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física e Engenharias) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

9.
Karoline Bublitz Gellert Schubert. Deposição e caracterização de filmes de TiO2 por Microscopia de efeito de campo (FEG) e Microscopia eletrônica de transmissão (MET).. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

10.
Marcus Vinicius Florêrncio Schroeder. Confinamento de elétrons em magnetron em função da configuração e intensidade do campo magnético.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Pibic. Orientador: Luis César Fontana.

11.
David William Cordeiro Marcôndes. Deposição e caracterização de Filmes de TiN e TiO2 dopados com niobio. 2012. Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

12.
VICTOR LUIZ FLÔR BORGES. Fonte para geração de Plasma controlada em voltagem e corrente. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

13.
Amanda Burg Rech. Estudo das fases cristalinas de Filmes de TiO2 depositados por Sputtering. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

14.
Anezka Popovski Kolaceke. Deposição de Filmes multicamadas C-amorfo/CNx por Triodo-Magnetron-Sputtering sobre substratos poliméricos.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

15.
Diego Sacomori. Nitretação Iônica de Ferro Fundido Nodular. 2008. Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina, Tupy Fundições Ltda. Orientador: Luis César Fontana.

16.
Rafael Luís Klein. SISTEMA AUTOMATIZADO PARA NITRETAÇÃO A PLASMA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

17.
Diego Alexandre Duarte. Deposição de Filmes de CNx por Triodo-Magnetron-Sputtering. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

18.
André Kühl. Carbonitretação por plasma do metal Ti.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

19.
Rafael Luís Klein. Implementação e integração de uma fonte de potência a um sistema de geração de plasma.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

20.
Rafael Luis Klein. Implementação e integração de uma fonte de potência a um sistema de geração de plasma.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

21.
Júlio César Sagaz. Confinamento de elétrons em magnetron em função da configuração e intensidade do campo magnético produzido pela superposição de bobinas e ímãs de Samário/Cobalto.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

22.
Sérgio Perin Junior / André Kühl. Carbonitretação por plasma do metal Ti.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

23.
Júlio César Sagás. Estudo do confinamento de elétrons em um sistema magnetron-sputtering em função da configuração e intensidade do campo magnético.. 2005. 8 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

24.
David Pascoal Sudaia. Nitretação Iônica de Ferro Fundido Nodular Bainítico. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Indústria de Fundições Tupy. Orientador: Luis César Fontana.

25.
Jonathan Dômini Sperb. Desenvolvimento de uma fonte de potência estabilizada em corrente, para a produção de plasmas.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Pibic. Orientador: Luis César Fontana.

26.
Thomas Rafael da Rosa. Nitretação da liga Ti-6Al-4V em descarga de catodo oco. 2004. 10 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física e Engenharias) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. Orientador: Luis César Fontana.

27.
David Pascoal Sudaia. Nitretação iônica de ferro fundido nodular bainítico. 2004. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

28.
Fabiane Fiamoncini. Caracterização de Filmes Finos de CrNi, ZrN e TiN Depositados por Sputtering. 2004. 10 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

29.
Fabiane Fiamoncini. Caracterização de Filmes Finos Depositados por Sputtering. 2003. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

30.
Thomas Rafael da Rosa. Carbonetação por plasma da liga Ti-6Al-4V. 2003. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física e Engenharias) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

31.
David Pascoal Sudaia. Nitretação iônica de ferro fundido. 2003. 12 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Tupy Fundições Ltda. Orientador: Luis César Fontana.

32.
Cléber Ângelo Capellari. Nitretação Iônica da liga Ti-6Al-4V nitretada por plasma. 2002. 12 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

33.
Fernando Santos Silva. Nitretação IônicadDe Ferro Fundido Nodular. 2002. 16 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Tupy Tecnologia de Auto Redução Tecnored. Orientador: Luis César Fontana.

34.
Jonathan Dômini Sperb. Contrução e operacionalização de fontes pulsadas de alta potência para geração de plasmas. 2002. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

35.
Júlio Eduardo Bortolini. Determinação de curvas de histerese de um Sistema de Deposição Triodo-Magnetron-Sputtering para a deposição reativa de filmes finos de TiN e TiO2.. 2002. 8 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

36.
Abel André Cândido Recco. Montagem de um sistema de deposição Triodo-Magnetron-Sputtering. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

37.
Viviane Lilian Soethe. Nitretação Iônica de aços ferramenta. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

38.
Viviane Lilian Soethe. Nitretação Iônica de aços ferramenta. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

39.
Fernando Santos Silva. Nitretação Iônica de ferro fundido nodular. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

40.
Osvaldo Casagrande Jr. Avaliação do desempenho de ferramentas de corte nitretadas ionicamente. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

41.
Cesar Henrique Wanke. Tratamento de Superfícies Metálicas por Nitretação Iônica. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

42.
Graziela Voss. Nitretação Iônica de Aços com Diferentes Teores de Carbono.. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

43.
Cesar Henrique Wanke. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA FREQUÊNCIA DE PULSAÇÃO DA VOLTAGEM, NA TAXA DE IONIZAÇÃO DO PLASMA E NA NITRETAÇÃO IÔNICA DO AÇO ABNT1020.. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.

44.
João Luiz César do Nascimento. Estudo e Implementação de fontes tiristorizadas e/ou transistorizadas para aplicação em descargas em gases. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Luis César Fontana.

45.
Silvio Yoshiaki Yokoyama. Estudo e desenvolvimento da estrutura de comando de uma fonte de alta tensão. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis César Fontana.



Inovação



Patente
1.
 MUZART, J. R. L. . Sistema Triodo de Deposição de Filmes Usando Plasma Assistido por Campo Magnético. 1999, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU7701735, título: "Sistema Triodo de Deposição de Filmes Usando Plasma Assistido por Campo Magnético" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/03/1999

2.
 FONTANA, L C; SCHOLTZ, J. S. . Método de Densificação de Plasma - Brasil. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201600678, título: "Método de Densificação de Plasma - Brasil" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/03/2016

3.
 SCHOLTZ, J. S. ; MEZAROBA, M. ; Fontana, L. C. . FONTE BIPOLAR PULSADA EM ALTA FREQUÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170115909, título: "FONTE BIPOLAR PULSADA EM ALTA FREQUÊNCIA PARA GERAÇÃO DE PLASMA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 20/05/2017

4.
 FONTANA, L C; SCHOLTZ, J. S. . Plasma Densification Method - EUROPA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: EP3226663A1, título: "Plasma Densification Method - EUROPA" , Instituição de registro: European Patent. Depósito: 04/10/2017

5.
 FONTANA, L C; SCHOLTZ, J. S. . Plasma densification method - USA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 9,999,118, título: "Plasma densification method - USA" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 28/09/2017; Concessão: 12/06/2018.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTANA, L. C.; J. C. Sagás ; DAMIÃO, Á. J. ; DUARTE, D. A. ; BECKER, D. ; J. Strialski ; NAHORNY, J. ; MONTEIRO, N. ; Massi M. ; NASCENTE, P. A. P. ; GRANDINI, R. . CBrAVIC - congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


Sociedades Científicas que particita:
ABM (Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais)
SBV (Sociedade Brasileira de Vácuo)

Parecista da Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo

Participação na Rede Cooperativa de Pesquisa Metal Mecânica

Mantém cooperação em pesquisa aplicada com empresas 

Mantém cooperação com outro grupos de pesquisa de outras instituições como UFRN, CETEC-MG, USP, ITA, FURB, UFPr, CEFET-Pr.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:32:32