Alberto Waingort Setzer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1332033502251284
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá (1973), com mestrado em Engenharia Ambiental - Technion Institute of Technology (1977), doutorado em Engenharia Ambiental - Purdue University (1982) e pós-doutorado no Joint Research Center/EEC, Ispra ? Itália (1993). Pesquisador Titular do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, desenvolvendo projetos operacionais, pesquisas e atividades acadêmicas nos temas de monitoramento de queimadas com imagens de satélites, risco de fogo da vegetação, e meteorologia antártica. Como principais realizações destacam-se as seguintes implementações: rede da NASA de fotômetros solares AeroNet no Brasil (http://gcmd.nasa.gov/records/GCMD_AERONET_NASA.html) na década de 1990, o projeto de meteorologia antártica do Brasil (http://antartica.cptec.inpe.br/) de 1984 a 2010 incluindo 25 operações antárticas, e o monitoramento operacional de queimadas/incêndios florestais do PPA-Programa Plurianual do governo (http://www.inpe.br/queimadas/) desde 1985. Adicionalmente, no presente coordena os seguintes projetos: Mapeamento automático de áreas queimadas com imagens Landsat, financiado pela GIZ-Alemanha por meio do MMA (https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/aq30m); Nova plataforma de monitoramento de queimadas, financiado pelo DEFRA-Inglaterra e Banco Mundial para o MMA; Novo Portal do Programa Queimadas (http://www.inpe.br/queimadas), com recursos BNDES-Fundo Amazônia; Aprimoramento do Risco de Fogo, com recursos FIP e Banco Mundial no MCTIC; Sistema Brasileiro Fogo-Superfície-Atmosfera, da FAPESP-FCT/Portugal, e; Collaborative Effort for Biomass Burning Science Exchange, em conjunto com a University of Maryland, USA, do Programa SPRINT-FAPESP. Entre os 10 autores nacionais mais citados nas décadas 1990-2000 e 2000-2010. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alberto Waingort Setzer
Nome em citações bibliográficas
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.
Av. dos Astronautas, 1758 - Meteorologia, sala 15
Jardim da Granja
12227010 - São José dos Campos, SP - Brasil - Caixa-postal: 515
Telefone: (12) 32086464
Fax: (12) 32086652


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1982
Doutorado em Engenharia Ambiental.
Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.
Título: The Study of Air Plumes with Imaging Technics, Ano de obtenção: 1982.
Orientador: Robert J Jacko.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1974 - 1977
Mestrado em Engenharia Ambiental.
Technion Institute of Technology, TIT, Israel.
Título: Directional Dustfall Sampling Near Strong Sources of Particulates,Ano de Obtenção: 1977.
Orientador: Anthony Peranio.
1969 - 1973
Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA.
Escola de Engenharia Mauá, EEM, Brasil.


Pós-doutorado


1992 - 1993
Pós-Doutorado.
Joint Research Center, JRC/EEC, Itália.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Titulr representante do INPE na Câmara Social
Outras informações
Titulr representante do INPE na Câmara Social do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PESQUISADOR TITULAR do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e no CCST - Centro de Ciência do Sistema Terrestre, desenvolvendo pesquisas, projetos e atividades operacionais e acadêmicas nos temas de monitoramento de queimadas, risco de fogo da vegetação, e meteorologia antártica. - Páginas Internet que mantém: - http://http://www.inpe.br/queimadas/ referente ao monitoramento de queimadas na América do Sul do CPTEC/INPE. - http://antartica.cptec.inpe.br referente ao Projeto de Meteorologia Antártica. -Outros informaões relevantes: Desde 12/jul/2010: Autor Revisor do Capítulo 3 do Grupo de Trabalho 2 (GT2) do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1). Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas - Revisão e parecer de trabalhos submetidos ao CNPq: 1 para participação em Evento Científico no Exterior na área de meteorologia, 1 para Bolsa no País (PQ) na área de micrometeorologia, e 1 para Bolsa no País (PQ) na área de meteorologia aplicada. Out- Nov/2010

Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PESQUISADOR TITULAR, Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais-DSA, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos-CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, desenvolvendo pesquisas, projetos e atividades acadêmicas em estudos ambientais, aplicações de satélites, instrumentação, meteorologia. A partir do segundo semestre de 2003, passou a integrar a Divisão de Clima e Meio Ambiente - DMA/CPTEC, exercendo as mesmas funções e como Pesquisador Titular. Páginas Internet que mantém. Alterados - http://queimadas.cptec.inpe.br referente ao monitoramento de queimadas na América do Sul do CPTEC/INPE. - http://antartica.cptec.inpe.br referente ao Projeto de Meteorologia Antártica. Outras funções: - Assessor Ad Hoc do PIBIC/CNPq junto à Univ. Estad. Feira de Santana, 2008 - Revisão e parecer de 5 projetos de pesquisa CNPq: 1 no programa de Geofísica Aplicada, 2 no de Sensoriamento Remoto, 1 de Ciências Ambientais, e 1 de Climatologia. 2007. - Revisão e parecer de dois projetos de pesquisa CNPq, nos programas de Geociências e de Ciências Ambientais, Abril/2006. - Análise e parecer de três projetos de pesquisa para o CNPq, 2005. - Membro do Comitê Assessor do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/INPE, 2002

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40
Outras informações
PESQUISADOR TITULAR, Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, desenvolvendo pesquisas, projetos e atividades acadêmicas em estudos ambientais, aplicações de satélites, instrumentação, meteorologia.

Vínculo institucional

1989 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior, Carga horária: 40
Outras informações
PESQUISADOR SÊNIOR, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, desenvolvendo pesquisas, projetos e atividades acadêmicas nas áreas de estudos ambientais, aplicações de satélites, instrumentação e meteorologia.

Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Outras informações
Gerente, do Programa Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, coordenando projetos nas diretorias de Ciências Atmosféricas e Espaciais, Meteorologia, e Sensoriamento Remoto em nível institucional, e nacional e internacional.

Vínculo institucional

1985 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador Adjunto, no Departamento de Meteorologia e Oceanografia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, desenvolvendo pesquisas, projetos e atividades acadêmicas nas áreas de estudos ambientais, aplicações de satélites e instrumentação.

Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador Assistente, na Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, desenvolvendo pesquisas, projetos e atividades acadêmicas, nas áreas de estudos ambientais, aplicações de satélite e instrumentação.

Vínculo institucional

1978 - 1979
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador
Outras informações
Prestação de serviços, professor e pesquisador. Lecionando a disciplina de Meteorologia da Poluição, e desenvolvendo Pesquisas em Aplicação de Imagens LANDSAT para poluição de ar e dispersão de poluentes na atmosfera.

Atividades

10/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Serviço realizado
Revisão de trabalho para a Revista de Meteorologia Argentina no tema Meteorologia Antártica, Out/2005.
12/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Avaliação e Seleção de Bolsas APLBA, Funcate, S.J.Campos, SP, desde Dez/03.
11/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor do Centro de Previsão de Tempo e Estudos climáticos/INPE.
8/2002 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do convênio IBAMA/PROARCO-INPE para monitoramento e prevenção de incêndios florestais.
4/2002 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador da Ação de Monitoramento de Queimadas e Prevenção de Incêndios Florestais, Plano Pluri Anual 2000-2003/2004-2007, do Ministério do Meio Ambiente.
2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/INPE.
2001 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Página Internet que mantém no CPTEC/INPE: http://www.cptec.inpe.br/queimadas/ referente ao monitoramento de queimadas na América do Sul.
2001 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Páginas Internet que mantém: http://www.cptec.inpe.br/antartica/ referente ao Projeto de Meteorologia Antártica..
5/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

1998 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenação técnica do Projeto de Aplicações Ambientais NOAA no INPE, desde 1998.
1998 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenação técnica do Projeto de Risco de Fogo para o País no INPE, desde 1998..
1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Sensoriamento Remoto, Dsr.

1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Sensoriamento Remoto, Dsr.

1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Antártico, Pan.

1985 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto "Meteorologia na Estação Antártica C.Ferraz" do PROANTAR, 1985 até o presente.
12/2010 - 01/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Trabalho de campo na EACF, dedicado à coordenação de atividades de pesquisas e técnicas do Grupo ?Monitoramento Meteorológico do Proantar?, como parte das atividades de Meteorologia e Climatologia do Módulo Temático 1 (Atmosfera Antártica e os Impact.
06/2006 - 02/2009
Direção e administração, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Cargo ou função
Chefe Substituto da Divisão de Clima e Meio Ambiente - DMA, do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, desde maio/2006.
12/2007 - 01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem a Est. Antártica Comandante Ferraz p/ realizar atividades de coordenação e de pesquisa na Op. XXVI p/ o Projeto Monit. Meteorológico do Proantar, de 17/dez/2007-27/jan/2008 - e na XXVII Oper. Antárt., de 17/dez/2008-15/jan/2009.
01/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Serviço realizado
Revisão e parecer de 5 projetos de pesquisa CNPq em 2007; 1 no programa de Geofísica Aplicada; 2 no de Sensoriamento Remoto; 1 no de Ciências Ambientais, e 1 de Climatologia.
01/1995 - 07/2007
Direção e administração, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Cargo ou função
Substituto do Chefe do Programa Antártico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1995..
05/2007 - 05/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Participar de Reunião Nacional de Incêndios Florestais, a convite do Instituto Boliviano de Investigação Florestal (IBIF), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia..
02/2007 - 03/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem à Estação Antártica Com. Ferraz, p/ participar da XXV Operantar, de 12/fev-08/março/2007.
11/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem à Estação Antártica Com. Ferraz, p/ participar da XXV Operantar, de 14/nov-13/dez/2006.
04/2006 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Serviço realizado
Revisão e parecer de dois projetos de pesquisa CNPq, nos programas de Geociências e de Ciências Ambientais, Abril/2006.
01/2006 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Serviço realizado
Revisão de dois trabalhos no tema de queimadas, revista Remote Sensing of Environment. Jan/2006 e Julho /2006.
12/2005 - 01/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem à Estação Antártica Com. Ferraz, p/ participar da XXIV Operantar, de 08/dez-20/jan/2006.
01/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Serviço realizado
Análise de três projetos de pesquisa para o CNPq, 2005..
03/2005 - 03/2005
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
III Curso de Satélites Meteorológicos para os Países de Língua Portuguesa
01/2005 - 02/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Participação na XXIIIa.Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades na área de meteorologia e aplicações espaciais no NApOc Ary Rongel e na Est.Antártica Com. Ferraz, de 12/jan/05 -17/fev/05.
06/2004 - 07/2004
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comparação da detecção de queimadas nas imagens de satélites
09/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor do Centro de Previsão de Tempo e Estudos climáticos/INPE, Set/2002 a Dez/2003.
4/2002 - 11/2003
Direção e administração, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais-DSA.

Cargo ou função
Substituto do Chefe da Divisão de Satélites Ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia, desde abril/2002..
09/2003 - 09/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem à Universidad Nacional de Asunción, Laboratório de Investigación de la Atmosfera, Assunção, Paraguai. Implementação da cooperação de monitoramento de queimadas com Paraguai, 03-05/set, 2003..
09/2003 - 09/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Universidad Nacional de Asunción, Laboratório de Investigación de la Atmosfera, Assunção, Paraguai. Implementação da cooperação de monitoramento de queimadas com Paraguai, 03-05/set, 2003.
03/2003 - 03/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem à Universidad Nacional de Asunción, Laboratório de Investigación de la Atmosfera, Assunção, Paraguai. Definição da cooperação de monitoramento de queimadas com Paraguai, 10-12/março, 2003.
03/2003 - 03/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
- Universidad Nacional de Asunción, Laboratório de Investigación de la Atmosfera, Assunção, Paraguai. Definição da cooperação de monitoramento de queimadas com Paraguai, 10-12/março, 2003..
11/2002 - 11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Superintendência Florestal, S.Cruz de la Sierra, Bolívia. Definição da cooperação de monitoramento de queimadas para Bolívia, 04-06/nov/02.
11/2002 - 11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Superintendência Florestal, S.Cruz de la Sierra, Bolívia. Definição da cooperação de monitoramento de queimadas para Bolívia, 04-06/nov/02..
9/2001 - 10/2002
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Climatologia e Meteorologia Antártica
04/2002 - 04/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem Técnico-científica: Depto. Florestal da Univ.Agrária La Molina, Peru. Reconfiguração do sistema de detecção operacional de queimadas e treinamento dos operadores locais, 22-27/abril, 2002.
12/2001 - 01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XX Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est.Antártica Com. Ferraz, 02/dez/01 -20/jan/02.
01/2001 - 03/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XIX Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est.Antártica Com. Ferraz, 15/jan -10/mar/01.
7/2000 - 7/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso sobre aplicações do sensoriamento remoto no estudo dos incêndios florestais. Centro Íbero-Americano da Agência Espanhola de Coop. Internac
12/1999 - 01/2000
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XVIII Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est.Antártica Com. Ferraz, 03/dez/99-21/jan/00.
09/1999 - 09/1999
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação e coordenação de missão de campo no Brasil Central e Amazônia com aeronave do INPE, para verificação de sistemas orbitais de detecção de queimadas, efetuando medições de queimadas com o IFUSP e videografia de s.
5/1999 - 5/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitoramento de queimadas. Organização Mundial de Saúde-OMS/PNUMA/OMM -Curso de capacitación para países Latinoamericanos-Guias para la Salud em Situaciones de Emergencias Causadas por Incendios de Vegetación
12/1998 - 01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XVII Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est.Antártica Com. Ferraz, 07/dez/98-23/jan/99.
9/1998 - 9/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Treinamento de aplicações de satélites meteorológicos. Organização Mundial de Meteorologia (Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e Caribe)
05/1998 - 05/1998
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Instalação de sistema de detecção operacional de queimadas no Depto. Florestal da Univ.Agrária La Molina, e treinamento dos operadores locais, Perú, 22-28/maio, 1998.
12/1997 - 02/1998
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XVI Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est.Antártica Com. Ferraz, 01/dez/97-28/fev/98.
01/1998 - 01/1998
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Instalação de sistema de recepção de imagens APT de baixa resolução na Estação Antártica Uruguaia e treinamento dos operadores, 10-11/janeiro, 1998.
1998 - 1998
Treinamentos ministrados , Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de aplicações de satélites meteorológicos. Organização Mundial de Meteorologia (Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e Caribe
12/1996 - 03/1997
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XV Operação Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est.Antártica Com.Ferraz, 01/dez/96-07/mar/97.
09/1996 - 10/1996
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-científica: Trabalho de cooperação no NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt, MD, USA, para análise do experimento SCAR-B, 11/set-31/out/96.
11/1995 - 02/1996
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XIV Oper.Antártica, desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais na Est. Antártica C.Ferraz, 10/nov/95-16/fev/96.
08/1995 - 09/1995
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação e coordenação de missão de campo no Brasil Central e Amazônia com aeronave do INPE, para verificação do sistema AVHRR de detecção de queimadas, e também efetuando medições de queimadas (projeto SCAR-B). 15/ago.
05/1995 - 06/1995
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Reunião no Joint Research Centre/European Comission - JRC/EEC referente às atividades de monitoramento de florestas tropicais. Ispra, VA, Itália, maio-junho/1995.
04/1995 - 04/1995
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Reunião de planejamento do conselho da Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT, Natividade da Serra, SP, 26-27 de abril, 1995.
12/1994 - 01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XIII Operação Antártica desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est. Antártica Com.Ferraz, 05/dez/94-26/jan/95.
12/1994 - 01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XIII Operação Antártica desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais, Est. Antártica Com.Ferraz, 05/dez/94-26/jan/95.
1995 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Observação da Terra do Internat.Astronautical Federation-IAF.
08/1994 - 08/1994
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação e coordenação de missão de campo no Brasil Central e Amazônia com aeronave do INPE, para verificação do sistema AVHRR de detecção de queimadas, e também efetuando medições de queimadas (projeto BASE-B). 10-28 d.
03/1994 - 03/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Cargo ou função
Membro do comitê organizador da.
12/1993 - 01/1994
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XII Operação Antártica desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais na Est.Antártica C.Ferraz, 06/dez/93-21/janeiro/94.
12/1991 - 01/1992
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto, Divisão de Sensoriamento Remoto.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na XI Operação Antártica desenvolvendo pesquisas e atividades de apoio em meteorologia e aplicações espaciais na Est.Antártica Com. Ferraz, 06/dez/991-27/jan/92.
1991 - 1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Cargo ou função
Membro do comitê organizador da.
1989 - 1992
Direção e administração, Divisão de Sensoriamento Remoto, Dsr.

Cargo ou função
- Coordenador do projeto de detecção de queimadas na Amazônia, l989/92..
1988 - 1992
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do projeto imagens índice de vegetação a partir de dados NOAA, 1988-92..
1988 - 1992
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

1986 - 1992
Direção e administração, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Cargo ou função
Representante da Organização Mundial de Meteorologia - OMM para a região III em questão regionais referentes a satélites.
09/1991 - 09/1991
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação e coordenação de trabalho de campo na Amazônia, com o avião do INPE, por nove dias para pesquisas em química da atmosfera (projeto "Base-B"), setembro/1991.
08/1991 - 09/1991
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Visita a trabalho por um período de um mês, para estudo de radiometria de queimadas, no Ames Research Center, NASA, Moffet Field, CA, EUA, agosto-setembro, 1991.
12/1990 - 01/1991
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na IX Operação Antártica desenvolvendo pesquisas em química da atmosfera, e instalação e operação de um pequeno centro de previsão meteorológica na Estação Antártica Com. Ferraz, dez/1990 a jan/1991.
09/1990 - 09/1990
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação e coordenação de trabalho de campo na Amazônia, com o avião do INPE, por nove dias para pesquisas em química da atmosfera (projeto "Base-B"), set/1990.
3/1990 - 4/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Cargo ou função
Membro do comitê organizador da.
12/1989 - 01/1990
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial.

Atividade realizada
Viagem Técnico-Científica: Participação na VIII Operação Antártica p/ desenvolvimento de pesquisas em química da atmosfera, e instalação e operação de um pequeno centro de previsão meteorológica na Estação Ant. Com. Ferraz, dez/1989-jan/1990.
1990 - 1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Cargo ou função
Membro do comitê organizador da.
1989 - 1990
Direção e administração, Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Programa Amazônia.

Cargo ou função
Gerente do Programa Institucional Amazônia, coordenando 10 projetos distintos.
1989 - 1990
Pesquisa e desenvolvimento , Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Programa Amazônia.

1989 - 1990
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Linhas de pesquisa
Coordenador do Projeto
1989 - 1990
Pesquisa e desenvolvimento , Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Programa Amazônia.

9/1989 - 10/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Sensoriamento Remoto e Meteorologia Espacial, .

Cargo ou função
Membro da Comissão organizadora do.
9/1989 - 9/1989
Outras atividades técnico-científicas , Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Participação e coordenação de trabalho de campo na Amazônia, com o avião do INPE, por nove dias para pesquisas em química da atmosfera (projeto "Base-A").
9/1989 - 9/1989
Outras atividades técnico-científicas , Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita de uma semana ao Centro de Pesquisas Desérticas, Ashkabad, Turkmênia.
12/1988 - 1/1989
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Participação na VII Operação Antártica por 45 dias para desenvolvimento de pesquisas em química da atmosfera, e instalação e operação de um pequeno centro de previsão meteorológica na Estação Antártica Com. Ferraz.
1988 - 1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Avaliação de Atividades da Diretoria Administr.do INPE.
1985 - 1989
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

11/1988 - 12/1988
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Instrumentais. Sensores: Características Temporais, Espaciais e Físicas/Meteorologia por Satélite
Processamento Digital, Realce e Calibração de Imagens. Estações de Recepção de Sinais de Satélites Meteorológicos. Sistemas Computacionais Dedicados ao Processamento de Imagens/ Meteorologia por Satélite
10/1988 - 12/1988
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Previsão Orbital/Meteorologia por Satélite
10/1988 - 10/1988
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita de trabalho de três semanas à Direção de Meteorologia do Chile, em Santiago, para obtenção de dados meteorológicos antárticos para pesquisas.
9/1988 - 9/1988
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Participação/coordenação de trabalho de campo na Amazônia,com o avião do INPE, por 8 dias para monitoramento de queimadas.
1988 - 1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro da Comis. Depart. Provisória do Centro de Satélites Ambientais do INPE.
1988 - 1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Interdepartamental da Diretoria de Meteorologia do INPE.
1988 - 1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Interdepartamental Provisória do INPE.
1988 - 1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora do I Seminário sobre Ciências Atmosféricas e Espaciais do Programa Antártico Brasileiro.
1987 - 1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Detalhamento do Centro de Aplicações de Satélites Ambientais do INPE.
1986 - 1988
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

12/1986 - 1/1987
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Participação na V Operação Antártica por 50 dias para desenvolvimento de pesquisas em química da atmosfera, e operação de um pequeno centro de previsão meteorológico na estação antártica Com. Ferraz.
1987 - 1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Detalhar e Implantar o Laboratório de Pesquisas Atmosféricas e Oceânicas do INPE.
1985 - 1987
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

1985 - 1987
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

1985 - 1987
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

10/1986 - 10/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita às instalações de recepção e processamento de dados de satélites do.
10/1986 - 10/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita ao Serv.Nac. Meteorol. Hidrol. da Bolívia - SENAMHI, em La Paz.
10/1986 - 10/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita ao.
5/1986 - 5/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Treinamento de uma semana no Earth Resources Laboratory da NASA-Goddard Space Flifht Center, Greenbelt, MD, USA, na área de processamento de índices de vegetação obtidos dos satélites NOAA.
5/1986 - 5/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita de 1 semana ao.
5/1986 - 5/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Visita de 1 semana ao NASA-Langley Research Center, em Hampton, VA, USA; atualização em de monitoramento de gases e aerossóis em aeronaves.
12/1985 - 1/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Participação na 4a. Operação Antártica por 45 dias para desenvolvimento de pesquisas em química da atmosfera, e instalação e operação de um pequeno centro de previsão meteorológica na Estação Antártica Com. Ferraz.
1986 - 1986
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Satélites Meteorológicos - Curso intensivo de 6 horas, OMM/CLIRSEN, Equador
1986 - 1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Análise do Simpósio Latino-Americ. de Sensor. Remoto.
1985 - 1986
Direção e administração, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Cargo ou função
Chefe da Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas do DME/INPE.
1985 - 1986
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação Meteorológica/satélites
1985 - 1986
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Instrumentação Meteorológica/satélites
1985 - 1986
Extensão universitária , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, .

Atividade de extensão realizada
Instrumentação Meteorológica/satélites.
1985 - 1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, .

Cargo ou função
Chefe da Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas do DME/INPE, de 1985 e 1986.
7/1985 - 8/1985
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Tecnica e de Estudo: Participação no Amazon Boundary Layer Experiment-GTE/ABLE 2A por 45 dias coletando dados a bordo do avião Electra da NASA,.
1/1985 - 2/1985
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Meteorologia e Oceanografia, Departamento de Meteorologia e Oceanografia.

Atividade realizada
Viagem Técnica e de Estudo: Participação na III Operacão Antártica por 45 dias para desenvolvimento de pesquisas em química da atmosfera e instalação de um sistema de recepção de satélites meteorológicos na Estação Com. Ferraz, janeiro-fevereiro, 1985.
1983 - 1985
Direção e administração, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Cargo ou função
Substituto do chefe de Divisão Aplicações Meteorológ. do Depto.Meteorologia.
1983 - 1985
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

11/1984 - 12/1984
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, .

Cargo ou função
Coordenação da Comissão Técnica de Geografia, Análise Ambiental e Uso da Terra no 3o. Simp. Bras. Sensoriam. Remoto, R.Janeiro, RJ, novembro de 1984..
06/1984 - 06/1984
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meteorologia por satélites - Curso de pós-graduação na Univ. Federal do Pará, Belém
1984 - 1984
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do "Curso de Treinamento Profissional de Gerenc.e Aplicações de Dados de Satélites Meteorológicos para as Regiões OMM III/IV
1983 - 1983
Direção e administração, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Cargo ou função
Participação da elaboração do Plano de Transferência de Tecnologia do INPE.
1983 - 1983
Direção e administração, Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Cargo ou função
Cooperação na elaboração de inúmeros relatórios internos do Depto.Meteorologia do INPE.
1983 - 1983
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meteorologia da Poluição Industrial
1977 - 1983
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meteorologia da Poluição Industrial
1982 - 1982
Estágios , Divisão de Aplicações Meteorológicas e Oceanográficas, Meteorologia.

Estágio realizado
Estágio de 2 semanas no "National Earth Satellite Service", Washington, DC.
1978 - 1979
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meteorologia da Poluição Industrial

Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
CONSULTOR, com o Prof. R.B.Jacko da Purdue University, IN, EUA em vários projetos de dispersão/amostragem de poluentes atmosféricos.

Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente
Outras informações
ASSISTENTE, LARS - "Laboratory for the Applications of Remote Sensing", Purdue University, IN, EUA, desenvolvendo pesquisas e lecionando.

Atividades

1/1980 - 12/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
CONSULTOR, com o Prof. R.B.Jacko da Purdue University, IN, EUA em vários projetos de dispersão/amostragem de poluentes atmosféricos..
1/1982 - 12/1982
Pesquisa e desenvolvimento , Purdue University, Lars Laboratory For The Applications Of Remote Sensing.

1/1982 - 12/1982
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Applications of Remote Sensing

CONSÓRCIO NACIONAL DE ENGENHEIROS CONSULTORES, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1979
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0
Outras informações
Consultor, desenvolvendo análise de impacto ambiental e projetos de controle de poluição do ar.

Atividades

1/1978 - 9/1979
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultor, desenvolvendo análises de impacto ambiental e projetos de controle de poluição do ar..

Escola de Engenharia Mauá, EEM, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1979
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Professor, lecionando a disciplina de Controle de Poluição em projetos Industriais

Atividades

3/1978 - 9/1979
Ensino, ENGENHARIA MECÂNICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor, lecionando a disciplina de Controle de poluição em Projetos Industriais
1977 - 1979
Ensino, Poluição Industrial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Poluição Industrial

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1979
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Professor, lecionando a disciplina de Ventilação Industrial.

Atividades

10/1977 - 9/1979
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ventilação Industrial

Technion Institute of Technology, TIT, Israel.
Vínculo institucional

1975 - 1977
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Instrutor, lecionando as disciplinasde Mecânica dos Fluídos e Laboratório de Hidráulica.

Atividades

1975 - 1979
Ensino, Mecânica dos Fluídos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica dos Fluídos
1975 - 1979
Ensino, Laboratório de Hidráulica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Hidráulica

Macisa Indústria e Comércio de Metais, MACISA, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1973
Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO
Outras informações
ESTAGIÁRIO

Atividades

6/1971 - 12/1973
Estágios , Indústria, Seção de Estruturas.

Estágio realizado
Coordenador de seção de estruturas.

Volkswagem do Brasil, VW, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1971
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0
Outras informações
Projetista de Ferramentaria

Atividades

3/1971 - 6/1971
Estágios .

Estágio realizado
projetista de ferramentaria.


Linhas de pesquisa


1.
Queimadas

Objetivo: - Detecção de focos de queima de vegetação com satélites - Risco de fogo da vegetação - Estimativa de áreas queimadas - Apoio a usuários.
2.
Poluição atmosférica

Objetivo: - Medição mecânicas de aerossóis atmosféricos - Medições óticas de aerossóis atmosféricos.
3.
Sensoriamento Remoto

Objetivo: - Sensores para alvos termais - Sensores para o espectro ótico - Monitoramento da vegetação - Monitoramento de queima da vegetação.
4.
Comunicações

Objetivo: - comunicações digitais e fonia HF, VHF, UHF.
5.
Meteorologia Antártica

Objetivo: - Aquisção de dados meteorológicos antárticos - Recepção de imagens de satélites meteorológicos - Variações climáticas no norte da Península Antártica - Interação Antártica - Brasil - Sistemas sinóticos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Meteorologia; Península; Antártica.
6.
Meteorologia - Instrumentação

Objetivo: -Sensores -Estações automáticas -Sistemas de aquisição automática -Transmissão de dados via satélites.
7.
Dispersão

Objetivo: Equações e parâmetros de dispersão de poluentes atmosféricos.
8.
Sensores
9.
Coordenador do projeto multidepartamental ANAMB, área de meio ambiente
10.
Coordenador de três projetos (Aerossóis, Chuvas e Wefax), junto ao Programa Antártico Brasileiro, (PROANTAR)
11.
Coordenador da participação científica brasileira na área de aerossóis e gases no projeto
12.
Coordenador, Projeto Aplicações de Satélites Meteorológicos - PROSAT, DME/INPE
13.
Coordenador de dois sub-projetos do PROSAT de estimativas por satélites, de temperatura do mar - TMSAT, e de precipitação - PRECIP, no DME/INPE
14.
Coordenador de três projetos na área de estudos de meio ambiente por satélites: detecção de queimadas, degradação de manguezais, e monitoramento de poluição na B. Guanabara
15.
Coordenador do projeto de detecção de queimadas na Amazônia
16.
Coordenador do Projeto
17.
Coordenador do projeto imagens índice de vegetação a partir de dados NOAA
18.
Gerente do Programa Institucional Amazônia, coordenando 10 projetos distintos
19.
Coordenação técnica do Projeto de Risco de Fogo para o País no INPE, desde 1998
20.
Coordenação técnica do Projeto de Aplicações Ambientais NOAA no INPE, desde 1998
21.
Substituto do Chefe do Programa Antártico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia
22.
Desenvolvendo pesquisas na área de aplicações de sensoriamento remoto


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Sistema multisatelital integrado de monitoramento de queimadas
Descrição: Processo: 309199/2008-5, PQ 10/2008.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Monitoramento das principais variáveis meteorológicas na EACF - (Projeto submetido ao MMA)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Consolidação do monitoramento operacional de queimadas por satélites para a América do Sul
Descrição: Submetido em 15/08/2008: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ)/CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Rede Latino-americana de sensoriamento do fogo e seus efeitos na vegetação
Descrição: Submetido em 26/08/2008: Edital CNPq 11/2008, Chamada 2 ? PROSUL.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Monitoramento Meteorológico do Proantar - (Projeto submetido ao Ano PoIar Internacional)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Estimativa operacional de áreas queimadas nas imagens MODIS dos satélites EOS, Processo 308792/2005-0.
Descrição: Bolsa CNPq de Produtividade em Pesquisa, de 01/Março/2006 a 28/fevereiro/2009. Objetivo: Desenvolver, validar e implementar no INPE um método operacional de avaliação quinzenal da extensão da área afetada pelo fogo no País, a partir de imagens MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) do satélite EOS/AQUA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Analysis of long-term fire dynamics and impacts in the Amazon using integrated multi-source fire observations, a/c Ivan Csizar et al., NASA LBA-ECO-Phase 3, project LC-35, referente a parte de US$20k. Aprovada em set/2005.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Integração de abordagens do ambiente, uso da terra e dinâmica social na Amazônia: as relações homem-ambiente e o desafio da sustentabilidade ? Milênio LBA2?, a/c Prof. Paulo Artaxo /IFUSP, referente a parte de R$50k sobre o total de R$4 milhões. Proc
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Instrumentação Meteorológica na Antártica - Processo 486046/2006-0, vigência 01/10/2006-30/09/2008
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Monitoramento meteorológico na Antártica. Edital CNPq-Proantar 055/2005. R$40k. Processo CNPq 563880/2005-8., relativo à participação na Operantar XXV
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Uso de imagens MODIS no monitoramento de queimadas. Processo 305113/2002-0.
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
CNPq e MMA, Edital 004/2002, Programa Antártico, (junto à Rede I). Projeto de Meteorologia Antártica. Aprovado para 2003/05. R$130k.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
FAPESP, Programas Especiais-Pesquisas em Melhoria do Ensino Público. Geotecnologias no ensino médio: Avaliação preliminar de seu potencial. Aprovado para 2002-06
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2005
CNPq, Edital Universal. Investigação das imagens orbitais MODIS para queimadas
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Avaliação de Risco de Queimadas no País - Proc.300557/97-3
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2005
Projeto de Aplicações Ambientais NOAA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2005
Characterization of Aerosol Optical Properties and Solar Flux for LBA-ECO, 1998-2005. J. Schafer, P.E.Artaxo, A.Duarte and A.Setzer. NASA-LBA-ECO project TG-03.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
Desenvolvimento de aplicações das imagens AVHRR dos satélites meteorológicos NOAA -Proc 300557/97-3 (NV)
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Mapeamento das Queimadas do Parque Nacional das Emas - GO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1989 - 1992
Projeto de detecção de queimadas na Amazônia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1985 - 2006
Meteorologia na EACF
Descrição: Projeto PROANTAR/CNPq ?Meteorologia na EACF?, anteriormente cadastrado sob o Processo 680032/00 esteve ligado à Rede 1-POLARCLIMA, cujo Processo cadastrado sob o número 55.0363/02-5 foi finalizado em 2006. O Projeto Meteorologia na EACF, tem objetivos em quatro áreas de atuação. 1. Atividades de apoio ao PROANTAR na Antártica, através de conhecimentos e tecnologia adquiridos pelo Projeto, como no casodos Mini-Transmissores-Remotos para acompanhamento de equipes em campo, monitoramento de elefantes marinhos por satélite,apoio de previsão de tempo à EACF, refúgios, e ao NApOc A.Rongel, etc. 2. Montagem, instalação e manutenção de estações meteorológicas desatendidas e automáticas via satélites (AWS, sistema ARGOS/NOAA) na Antártica, com recepção de dados também na EACF e no NApOc Ary Rongel, objetivando suprir dados emregiões de atuação do PROANTAR. 3. Manter na EACF um pequeno núcleo de meteorologia auxiliando pesquisas e integrantes do PROANTAR, registrando dados e apoiando com previsões de tempo quando possível, e aberto a pesquisadores de quaisquer instituições nacionais. 4. Desenvolver pesquisas na área de meteorologia antártica, com ênfase na região norte da Península. Em particular estão sendo conduzidos estudos de sensação térmica, de validação de modelos numéricos de previsão de tempo, e de sistemas ciclônicos. Formalmente, o Projeto fora encerrado em outubro/2003, e apenas parte de suas atividades puderam ser conduzidas no verão 2003/04 no escopo da Rede I..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alberto Waingort Setzer - Coordenador / Marcelo Romão - Integrante / Heber Reis Passos - Integrante / Marilene Alves da Silva - Integrante / Flávio Guilherme George de Almeida Amaral - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1985 - 1987
Aplicações de Satélites Meteorológicos - PROSAT
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
Agência Brasileira de Cooperação/ABC-MRE. Implantação do monitoramento de queimadas em Cuba. R$200k.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2009
Estudo de vulnerabilidade a incêndios florestais na Amazônia. Sub-Projeto 3, de R$500k, parte da proposta interministerial MCT e Ministério de Integração Nacional, coordenada pelo Dr. Carlos Nobre. Aguarda definição.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2008
Monitoramento de queimadas e prevenção de incêndios florestais, Ação 2063 junto ao MCT, PPA Florescer 0503 do MMA.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1998 - 2002
Projeto de Risco de Fogo para o País
Descrição: Coordenação técnica do Projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


1990 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso)
2006 - 2006
Periódico: Remote Sensing of Environment
2005 - 2005
Periódico: Revista de Meteorologia Argentina
2010 - Atual
Periódico: Bulletin of the American Meteorological Society
2000 - Atual
Periódico: Remote Sensing of Environment
2012 - Atual
Periódico: Nature Geoscience (Print)
2012 - Atual
Periódico: Remote Sensing


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Instrumentação Meteorológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Química da Atmosfera.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Sensoriamento Remoto da Atmosfera.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Ordem do Mérito Cartográfico, Presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.
2013
Certificado de Mérito por 30 anos de serviços prestados, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
2012
Homenagem pela participação ativa e imprescindível para o sucesso das pesquisas antárticas, IO/USP - Instituto Oceanográfico da USP.
2012
Homenagem e reconhecimento pela contribuição em 30 anos nas pesquisas antárticas, Instituto Oceanográfico da USP.
2010
7th most quoted Brazilian paper:Holben et al. AERONET ? A federated instrument network and data archive for aerosol characterization. Remote Sens. Environ., 66(1), 1-16, 1998, Gupta: Map. of sci. and techn.output of Brazil during 97-07.Annals of Libray and Infor. Studies.
2008
Destaque categoria pôster, tema "Climatologia", XV CBMET - Cong. Brasileiro de Meteorologia: Peculiaridades do ciclo diário de temperaturas do ar observadas na Estação Antártica Comandante Ferraz, SBMET - Sociedade Brasileira de Meteorologia.
2007
Autor nacional entre os 07 mais citados internacionalmente na década 1997-2007, (Holben et al., 1998), http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas/documentos/201006_Gupta_Brazil_Output_AnnalsofLibrary.pdf, Annals of Library and Information Studies, vol. 57, June 2010, pp. 150-165.
2005
Global 100 Eco-Tech, http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas/documentos/200508_Noticia_INPE_425_PremioGlobal100.pdf, Associação Japonesa para exposição mundial 2005, e pela Nihon Keizai Shimbun Inc - Nagoya, Japão.
2005
Tese de doutorado da aluna Helena França no IB-USP em 2000, ?Metodologia de identificação e quantificação de áreas queimadas no cerrado com imagens AVHRR/NOAA?, escolhida entre as nove melhores da USP, Comissão de Estudos de Problemas Ambientais CEPA-USP.
2004
Tese de doutorado de Angélica Carvalho Di Maio na UNESP em 2004 e projeto FAPESP com a mesma, "Geotecnologias Digitais no Ensino Médio", Menção Honorífica do Prêmio de Inovação Educativa das Américas, Virtual-Educa, Barcelona, Espanha.
2002
Servidor Destaque de 2002, INPE.
2001
Um dos Dez Trabalhos Brasileiros mais Citados na Década de 90, (Setzer & Pereira,1991), http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas/documentos/2000_Setzer_Certificate_Citation_ISI.pdf, Institute for Scientific Information.
1994
Melhor Paper do Ano, 1994: (Setzer & Verstraate, 1994), http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas/documentos/1995_Setzer_Best_Letter_Award_RSS.pdf, International Journal of Remote Sensing.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:38
Total de citações:3598
Setzer, Alberto W.  Data: 21/05/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIBONATI, RENATA2015LIBONATI, RENATA ; DACAMARA, CARLOS ; SETZER, ALBERTO ; MORELLI, FABIANO ; MELCHIORI, ARTURO . An Algorithm for Burned Area Detection in the Brazilian Cerrado Using 4 µm MODIS Imagery. Remote Sensing, v. 7, p. 15782-15803, 2015.

2.
COLWELL, S.2015COLWELL, S. ; KELLER, L. ; LAZZARA, M.A. ; Setzer, A. ; FOGT, R. . Surface staffed and automatic weather station observations. Bulletin of the American Meteorological Society, v. 96, p. S151-S153, 2015.

3.
JUSTINO, FLÁVIO2013JUSTINO, FLÁVIO ; STORDAL, F. ; Clement, A. ; Coppola, E. ; Setzer, A. ; Brumatti, D. . Modelling Weather and Climate Related Fire Risk in Africa. American Journal of Climate Change, v. 02, p. 209-224, 2013.

4.
COLWELL, S.2013COLWELL, S. ; KELLER, L. ; LAZZARA, M. A. ; SETZER, A . State of the Climate in 2012, Special Supplement to the Bulletin of the American Meteorological Society. Bulletin of the American Meteorological Society, v. 94, p. S135-S136, 2013.

5.
Rodrigues, A.M.2013Rodrigues, A.M. ; SETZER, A. W. . Os Corpos de Bombeiros Militares e os crimes de incêndio florestal e de poluição por queima intencional no Brasil: Uma abordagem inicial. RHM Homens do Mato, v. 1, p. 151-169, 2013.

6.
AQUINO, F. E.2013AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; CARPENEDO, C. B. . Monitoramento da Antártica. Climanalise (São José dos Campos), v. 28, p. 33-36, 2013.

7.
AQUINO, F. E.2013AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; CARPENEDO, C. B. . Monitoramento na Antártica. Climanalise (São José dos Campos), v. 28, p. 33-37, 2013.

8.
AQUINO, F. E.2013AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; CARPENEDO, C. B. . Monitoramento na Antártica. Climanalise (São José dos Campos), v. 28, p. 33-36, 2013.

9.
AQUINO, F. E.2013AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; CARPENEDO, C. B. . Monitoramento na Antártica. Climanalise (São José dos Campos), v. 28, p. 33-36, 2013.

10.
AQUINO, F. E.2013AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; CARPENEDO, C. B. . Monitoramento na Antártica. Climanalise (São José dos Campos), v. 28, p. 33-36, 2013.

11.
A. SETZER2012A. SETZER; KIRCHHOFF, V. W. H. J. . Episodes of very low surface Ozone in the South Shetland Islands (63oS, 58oW) and their stratospheric polar origin. Pesquisa Antartica Brasileira, v. 5, p. 1-10, 2012.

12.
DI MAIO, A. C.2011DI MAIO, A. C. ; SETZER, A. W. . Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, p. 211-241, 2011.

13.
Justino, Flavio2011Justino, Flavio ; Ribeiro, G. A. ; MéLO, A. S. ; Sterl, A. ; Sediyama, G. C. ; SETZER, A. W. ; SISMANOGLU, R. ; MACHADO, J.P. ; Machado, J. P. . Greenhouse gas induced changes in the fire risk in Brazil in ECHAM5/MPI-OM coupled climate model. Climatic Change, v. 106, p. 285-302, 2011.

14.
Justino, F.2010Justino, F. ; Setzer, A. ; Bracegirdle, T. J. ; Mendes, D. ; GRIMM, A. ; DECHICHE, G. ; Schaefer, C. E. G. R. . Harmonic analysis of climatological temperature over Antarctica: present day and greenhouse warming perspectives. International Journal of Climatology, p. n/a-n/a, 2010.

15.
A. SETZER2010A. SETZER; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise (São José dos Campos), v. 24, p. 1-4, 2010.

16.
Longo, K.M.2010Longo, K.M. ; Freitas, S. R. ; ANDREAE, M. O. ; A. SETZER ; PRINS, E. ; Artaxo, P.E. . The Coupled Aerosol and Tracer Transport Model to the Brazilian Development on the Regional Atmospheric Modeling System (CATT-BRAMS) ? Part 2: Model Sensitivity to the Biomass Burning Inventories. Atmospheric Chemistry and Physics (Online), v. 10, p. 5785-5795, 2010.

17.
A. SETZER2009A. SETZER; KAYANO, M. . Limitações das reanálises para altas latitudes no Hemisfério Sul. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), v. 24, p. 254-261, 2009.

18.
A. SETZER2009A. SETZER; ROMÃO, M. ; AQUINO, F. E. . Antártica: Relação Climática com a América do Sul. Climanálise (São José dos Campos), v. 24, p. 7, 2009.

19.
A. SETZER2009A. SETZER; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise (São José dos Campos), v. 24, p. 6, 2009.

20.
Morelli, F.2009Morelli, F. ; A. SETZER ; JESUS, S. . Focos de queimadas nas unidades de conservação e terras indígenas do Pantanal, 2000-2008. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 34, p. 681-695, 2009.

21.
JUSTINO, F. B.2008JUSTINO, F. B. ; A. SETZER ; Mendes, D. ; Pontes, G. . An initial evaluation of temperature and winds climatology over Antarctica: greenhouse warming and present day perspectives. Journal of Climate, v. 00, p. 00-30, 2008.

22.
Chuvieco, E.2008Chuvieco, E. ; Opazo, S. ; SIONE, W ; Del Valle, H. ; ANAYA, J. ; DI BELLA, C. ; Cruz, I. ; MANZO, L. ; LOPEZ, G. ; MARI, N. ; GONZALEZ-ALONSO, F. ; Morelli, F. ; A. SETZER ; CSISZAR, I. ; KANPANDEGI, J.A. ; BASTARRIKA, A. ; LIBONATI, R. . Global burned-land estimation in Latin-America using MODIS composite data. Ecological Applications, v. 18, p. 64-79, 2008.

23.
A. SETZER2008A. SETZER; ROMÃO, M. ; AQUINO, F. E. . Antártica: Relação Climática com a América do Sul. Climanálise (São José dos Campos), v. 23, p. 23, 2008.

24.
A. SETZER2008A. SETZER; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise (São José dos Campos), v. 23, p. 6, 2008.

25.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2007SETZER, A. W.; EVANGELISTA, H. ; GODOI, R. ; Maldonado Juan ; PEREIRA, E. B. ; Koch, D. ; Tanizaki, K. ; Grieken, R. V. ; Sampaio, M. ; Alencar, A. . Sources and Transport of Urban and Biomass Burning Aerosol Black Carbon at the South-West Atlantic Coast. Journal of Atmospheric Chemistry (Print), v. 10, p. 225-238, 2007.

26.
A. SETZER2007A. SETZER; ROMÃO, M. ; AQUINO, F. E. . Antártica: Relação Climática com a América do Sul. Climanálise (São José dos Campos), v. 1-12, p. 01-12, 2007.

27.
A. SETZER2007A. SETZER; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise (São José dos Campos), v. 22, p. 1-12, 2007.

28.
PEREIRA, E. B.2006PEREIRA, E. B. ; EVANGELISTA, H. ; PEREIRA, K. C. D. ; CAVALCANTI, I. F. A. ; SETZER, A. W. . Apportionment of Black Carbon in the So. Shetland Islands, Antarctic Peninsula. Journal of Geophysical Research, v. D03303, n.10, p. 1-14, 2006.

29.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2006SETZER, A. W.; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC/INPE, v. 21, n.01, p. 1, 2006.

30.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2006SETZER, A. W.; ROMÃO, M. ; AQUINO, F. E. . Antártica: Relação Climática com a América do Sul. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC/INPE, v. 21, n.1, 2, 3 ,4, p. 01, 2006.

31.
BROWN, I. F.2006BROWN, I. F. ; SCHROEDER, W. ; SETZER, A. W. ; DE LOS RIOS MALDONADO, M. ; PANTOJA, N. ; DUARTE, A. ; MARENGO, J. . Monitoring Fires in Southwestern Amazonia Rain Forests. Eos (Washington, D.C.), v. 87, p. 253-264, 2006.

32.
Morisette, J. T.2005Morisette, J. T. ; GIGLIO, L. ; CSISZAR, I. ; SETZER, A. W. ; SCHROEDER, W. ; MORTON, D. ; JUSTICE, C. . Validation of MODIS active fire detection products derived from two algorithms. AGU Special LBA edition, 2005, v. 9, p. 21-25, 2005.

33.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2005SETZER, A. W.; ROMÃO, M. ; PASSOS, H. R. . A meteorologia no Programa Antártico: intrigante, complexa e desafiadora. Boletim da Sociedade Brasileira de Meteorologia, Boletim do SBMET, v. 29, n.2, p. 22-32, 2005.

34.
KAYANO, M.2005KAYANO, M. ; SETZER, A. W. . Relations of the Antarctic and the Pacific Decadal Oscillations. Journal of Geophysical Research, 2005.

35.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2005SETZER, A. W.; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC/INPE, v. 20, n.01, p. 1-12, 2005.

36.
ROMÃO, M.2005ROMÃO, M. ; SETZER, A. W. ; AQUINO, F. E. . Ondas de montanha e a segurança nas operações aéreas na Antártica. Boletim da Sociedade Brasileira de Meteorologia, CPTEC/INPE, v. 29, n.2, p. 59-63, 2005.

37.
FERRON, F. A.2004FERRON, F. A. ; SIMÕES, J. C. ; AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. . Air temperature time series for King George Island, Antarctica. Pesquisa Antártica Brasileira, Academia Brasileira de Ciência, v. 4, p. 155-169, 2004.

38.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2004SETZER, A. W.; HÄRTER, F. P. . Estudo das temperaturas mínimas de julho 1995 na Estação Antártica Comandante Ferraz, Ilha Rei George. Pesquisa Antártica Brasileira, Academia Brasileira de Ciência, v. 4, p. 171-181, 2004.

39.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2004SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Antártica: Relação Climática com a América do Sul. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC/INPE, v. 19, p. item 7, 2004.

40.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2004SETZER, A. W.; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC, v. 19, p. 1, 2004.

41.
MUELBERT, M. M. C.2004MUELBERT, M. M. C. ; SETZER, A. W. . Movement of southern elephant seals (Mirouga leonina L.) from Elephant Is, South Shetland, Antarctica. Brazilian Archives of Biology and Technology, Brazilian Archives of Biology, v. 47, n.3, p. 461-467, 2004.

42.
A. SETZER2004A. SETZER; ROMÃO, M. ; AQUINO, F. E. . Antártica: Relação Climática com a América do Sul. Climanálise (São José dos Campos), v. 20, p. 1-12, 2004.

43.
SOUSA, C. T.2003SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Geo-Location of transmistters using real data, doppler shifs and least squares. Acta Astronautica, Acta Astronautica, v. 52, n.9, p. 915-922, 2003.

44.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2003SETZER, A. W.; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, v. 18, p. 1, 2003.

45.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2003SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Monitoramento na Antártica. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC/INPE, v. 18, p. 29, 2003.

46.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2002SETZER, A. W.; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, CPTEC, v. 17, p. 1, 2002.

47.
FRANÇA, H.2001FRANÇA, H. ; SETZER, A. W. . Avhrr Analysis Of A Savanna Site Through A Fire Season In Brazil. International Journal of Remote Sensing (Print), EUA, v. 22, n.13, p. 2449-2461, 2001.

48.
HOLBEN, B. N.2001HOLBEN, B. N. ; SETZER, A. W. ; TANRE, D. ; Smirnov, A. ; ECK, T. F. ; SLUTSKER, I. ; Abuhassan, N. ; VANDE-CASTLE, J. ; MARKHAM, B. ; Clark, D. ; Frouin, R. ; Halthore, R. ; Karneli, A. . An emerging ground-based aerosol climatology: Aerosol optical depth from AERONET. Journal of Geophysical Research, EUA, v. 106, n.D11, p. 12067-12097, 2001.

49.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO2001SETZER, A. W.; SISMANOGLU, R. A. . Queimadas no Brasil. Contribuição mensal em Climanálise Boletim de Monitoramento e Análise Climática, v. 16, p. 1, 2001.

50.
NEPSTAD, D.1999NEPSTAD, D. ; SETZER, A. W. . Forest Fire Prediction And Prevention In The Brazilian Amazon. Conservation Biology, EUA, v. 12, n.5, p. 951-953, 1999.

51.
FRANÇA, H.1999FRANÇA, H. ; SETZER, A. W. . A história do fogo no Parque das Emas. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 26, n.153, p. 69-73, 1999.

52.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1999SETZER, A. W.. Até onde vai a devastação da Amazônia?. Ciência Hoje, Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 26, n.152, p. 56-58, 1999.

53.
TARASOVA, T. A.1999TARASOVA, T. A. ; NOBRE, C. A. ; HOLBEN, B. N. ; SETZER, A. W. ; ECK, T. F. . Assessment of smoke aerosol impact on surface solar irradiance measured in the Rondonia region of Brazil during smoke, clouds, and Radiation - Brasil. Journal of Geophysical Research, EUA, v. 104, n.D16, p. 19161-19170, 1999.

54.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1998SETZER, A. W.. Desmatamento Real É Muito Pior. Parabólicas Isa, São Paulo, n.41, 1998.

55.
KAUFMAN, Y.1998KAUFMAN, Y. ; Justice, C. ; Flynn, L. ; Kendall, J. ; PRINS, E. ; Giglio, L. ; WARD, D. ; MENZEL, P. ; SETZER, A. W. . Potential Global Fire Monitoring From Eos-Modis. Journal of Geophysical Research, EUA, v. 103, n.D24, p. 32215-32238, 1998.

56.
ECK, T. F.1998ECK, T. F. ; SETZER, A. W. ; HOLBEN, B. N. ; Slutsker, I. . Measurements Of Irradiance Attenuation And Estimation Of Aerosol Single Scattering Albedo For Biomass Burning Aerosols In Amazonia.. Journal of Geophysical Research, EUA, v. 103, n.D24, p. 31865-31878, 1998.

57.
HOLBEN, B. N.1998HOLBEN, B. N. ; SETZER, A. W. . Aeronet - A Federated Instrument Network And Data Archive For Aerosol Characterizaton. Remote Sensing Environment, EUA, v. 66, p. 1-16, 1998.

58.
FRANÇA, H.1998FRANÇA, H. ; SETZER, A. W. . Avhrr Temporal Analysis Of A Savanna Site In Brazil. International Journal of Remote Sensing (Print), EUA, v. 19, n.16, p. 3127-3140, 1998.

59.
DI MAIO-MANTOVANI, A. C.1997DI MAIO-MANTOVANI, A. C. ; SETZER, A. W. . Deforestation Detection In The Amazon With An Avhrr-Based System. INTERNATIONAL JOURNAL REMOTE SENSING, EUA, v. 18, n.2, p. 273-286, 1997.

60.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1997SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANÁLISE, v. 12, n.6, p. 43-44, 1997.

61.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1997SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANÁLISE, v. 12, n.10, p. 37-47, 1997.

62.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1997SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANÁLISE, v. 12, n.9, p. 37-47, 1997.

63.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1997SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANÁLISE, v. 12, n.8, p. 35-45, 1997.

64.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1997SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANÁLISE, v. 12, n.7, p. 43-44, 1997.

65.
HOLBEN, B. N.1996HOLBEN, B. N. ; SETZER, A. W. ; ECK, T. F. ; PEREIRA JR, A. C. ; SLUTSKER, I. . Effect of dry season biomass burning on Amazon Basin aerosol concentrations and optical properties, 1992-94. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, EUA, v. 101, n.D-14, p. 19465-19481, 1996.

66.
PEREIRA JR, A. C.1996PEREIRA JR, A. C. ; SETZER, A. W. . Comparison Of Fire Detection In Savannas Using Avhrr'S Channel 3 And Tm Images. INT. JOURNAL REMOTE SENSING, EUA, v. 17, n.10, p. 1925-1937, 1996.

67.
DI MAIO-MANTOVANI, A. C.1996DI MAIO-MANTOVANI, A. C. ; SETZER, A. W. . A Change Detection Methodology For The Amazon Forest Using Multitemporal Noaa/Avhrr Data And Gis - Preliminary Results. ASTM, EUA, v. 1279, p. 43-46, 1996.

68.
PEREIRA, E. B.1996PEREIRA, E. B. ; SETZER, A. W. ; GERAB, F. ; Artaxo, P.E. ; MONROE, G. . Airborne Measurements Of Biomass Burning Aerosols In Brazil Related To The Trace-A Experiment. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, EUA, v. 101, n.D19, p. 23983-23992, 1996.

69.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1996SETZER, A. W.. Queimadas. Climanálise, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, v. 11, n.7, p. 1, 1996.

70.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1995SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANALISE, São José dos Campos, v. 10, n.7, p. 46-47, 1995.

71.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1995SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANALISE., v. 10, n.9, p. 38-47, 1995.

72.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1995SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANALISE., v. 10, n.10, p. 37-47, 1995.

73.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1995SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANALISE., v. 10, n.11, p. 37-47, 1995.

74.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1995SETZER, A. W.. Queimadas. CLIMANÁLISE, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, v. 10, n.8, p. 37-47, 1995.

75.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1994SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. ; PEREIRA JR, A. C. . Satellite Studies Of Biomass Burning In Amazonia Some Practical Aspects. REMOTE SENSING REVIEWS, EUA, v. 10, p. 91-103, 1994.

76.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1994SETZER, A. W.; VERSTRAETE, M. M. . Fire And Glint In Avhrr'S Channel 3: A Possible Reason For The Non- Saturation Mystery. INT. JOURNAL REMOTE SENSING, EUA, v. 15, n.3, p. 711-718, 1994.

77.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1994SETZER, A. W.. Deteccao de Queimadas No Inpe Com O Sensor Avhrr/Noaa. NOTICIAS SELPER., n.2, p. 2-4, 1994.

78.
DI MAIO-MANTOVANI, A. C.1994DI MAIO-MANTOVANI, A. C. ; SETZER, A. W. . Metodologia de Um Sistema Operacional de Deteccao de Desmatamentos Na Floresta Amazonica. REVISTA UNIVAP, São José dos Campos, v. 2, n.3, p. 59-67, 1994.

79.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1993SETZER, A. W.. Operational Satellite Monitoring Of Fires In Brazil. INTERNATIONAL FOREST FIRE NEWS, FAO-UN., EUA, n.9, p. 8-11, 1993.

80.
PEREIRA, M. C.1993PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Spectral Characteristics Of Fire Scars In Landsat-5/Tm Images Of Amazonia. INT. JOURNAL REMOTE SENSING, EUA, v. 14, n.11, p. 2061-2078, 1993.

81.
PEREIRA, M. C.1993PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Spectral Characteristics Of Deforestation Fires In Noaa/Avhrr Images. INT. JOURNAL REMOTE SENSING., EUA, v. 14, n.3, p. 583-597, 1993.

82.
BRAGA, C. Z. F.1993BRAGA, C. Z. F. ; SETZER, A. W. ; LACERDA, L. D. . Water Quality Assessment With Simultaneous Landsat-5/Tm Data At Guanabara Bay. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, EUA, v. 45, p. 95-106, 1993.

83.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1992SETZER, A. W.. Desmatamento: Os Numeros Falam. Jornal da Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p. 6-6, 1992.

84.
WARD, D.1992WARD, D. ; SUSSOT, R. A. ; KAUFFFMAN, J. B. ; BABBITT, R. E. ; CUMMINGS, D. L. ; DIAS, B. ; HOLBEN, B. N. ; KAUFMAN, Y. ; RASMUSSEN, R. ; SETZER, A. W. . Smoke and Fire Characteristics for Cerrado and Deforestation Burns in Brazil: Base-B Experiment. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, EUA, v. 97, n.13, p. 14601-14619, 1992.

85.
KAUFMAN, Y.1992KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. ; WARD, D. ; TANRE, D. ; HOLBEN, B. N. ; MENZEL, P. ; PEREIRA, M. C. ; RASMUSSEN, R. . Biomass Burning Airborne And Spaceborn Experiment In The Amazonas (Base-A). JOURNAL GEOPHYSICAL RESEARCH, EUA, v. 97, n.D13, p. 14581-14599, 1992.

86.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1992SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. ; PEREIRA JR, A. C. . O Uso de Satelites Noaa Na Deteccao de Queimadas No Brasil. CLIMANALISE, São José dos Campos, v. 7, n.8, p. 40-53, 1992.

87.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1991SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . Amazonia Biomass Burnings In 1987 And An Estimate Of Their Tropospheric Emissions. AMBIO, EUA, v. 20, n.1, p. 19-22, 1991.

88.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1990SETZER, A. W.. Ordem de Magnitude das Queimadas. BRASIL FLORESTAL., Brasil, n.69, p. 47-47, 1990.

89.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1990SETZER, A. W.. Desmate: Dados Conflitantes. CIENCIA HOJE, Rio de Janeiro, v. 11, n.63, p. 66-66, 1990.

90.
KIRCHHOFF, V. W. H. J.1989KIRCHHOFF, V. W. H. J. ; SETZER, A. W. ; PEREIRA, M. C. . Biomass Burning In Amazonia: Seazonal Effects On Atmospheric 03 And CO. GEOPHYSICAL RESEARCH LETTERS, EUA, v. 16, n.5, p. 469-472, 1989.

91.
ANDREAE, M. O.1988ANDREAE, M. O. ; BROWELL, E. V. ; GARSTANG, M. ; GREGORY, G. L. ; HARRISS, R. C. ; HILL, G. F. ; JACOB, D. J. ; PEREIRA, M. C. ; SACHSE, G. W. ; SETZER, A. W. ; TALBOT, R. W. ; TORRES, A. L. ; WOFSY, S. C. ; Silva Dias, P. L. . Biomass Burning Emissions And Associated Haze Layers Over Amazonia. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, EUA, v. 93, n.D2, p. 1509-1527, 1988.

92.
PEREIRA, E. B.1988PEREIRA, E. B. ; SETZER, A. W. ; CAVALCANTI, I. F. A. . 222Rn In The Antarctic Peninsula During 1986. Radiation Protection Dosimetry, São José dos Campos, SP, v. 24, n.1, p. 85-88, 1988.

93.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1982SETZER, A. W.. The Use Of Color-IR Photos For Air Pollution Plumes. J Air Poll Control Assoc, EUA, v. 32, n.8, p. 837-838, 1982.

94.
SETZER, A. W.;SETZER, A;A. SETZER;A.W. SETZER;Setzer, A.;SETZER, ALBERTO1981SETZER, A. W.. Novos Conceitos Na Reducao de Poluicao Atmosferica. ENGENHARIA SANITARIA, São Paulo, Sp, v. 20, n.3, p. 336-336, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELCHIORI, A. E. ; SETZER, A. W. ; Morelli, F. ; Libonati, R. ; CANDIDO, P. A. ; JESUS, S. C. . A Landsat-TM/OLI algorithm for burned areas in the Brazilian Cerrado: preliminary results. --. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

2.
FRANÇA, H. ; Ramos Neto, M. B. ; SETZER, A. W. . O Fogo no Parque Nacional das Emas. 2. ed. Brasília: Centro de Informação e Documentação Luiz Eduardo Magalhães, 2007. 140p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHROEDER, W. ; Alencar, A. ; ARIMA, E. ; A. SETZER . The spatial distribution and inter-annual variability of Fire in Amazônia. LBA Synthesis Book-Amazonia and Global Change. 00ed.Ed. Michael Keller: , 2009, v. 186, p. 00-00.

2.
SEDENO, E. M. ; A. SETZER . Sistema para la detección y monitoreo de incendios en la vegetación con el empleo de la teledetección. In: CYTED-Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el desarrollo; UTEEDA-Red Iberoamericana ?Uso de las Tecnologías Espaciales para la Evaluación Monitoreo y Manejpo de Desastres Naturales en la Agricultura?. (Org.). Tecnologías Espaciales, Desastres naturales y Agricultura en países de Iberoamérica. 2ed.Provincia La Habana: UNAH, 2009, v. I, p. 21-45.

3.
SETZER, A. W.; Morelli, F. ; LOMBARDI, R. J. R. . Estimativa quinzenal de áreas queimadas nas imagens MODIS do INPE. In: B.F.T.Rudorff; Y.E.Shimabukuro; J.C.Ceballos. (Org.). O Sensor MODIS e suas Aplicações Ambientais no Brasil. 00ed.S.J.Campos: Editora Bookimage, 2007, v. , p. 403-417.

4.
SETZER, A. W.. O uso do fogo na Amazônia brasileira conforme o monitoramento por satélites. In: LBA. (Org.). O Experimento LBA e sua Contribuição Científica. : , 2006, v. , p. -.

5.
SETZER, A. W.. Variações climáticas regionais. O Brasil e o Meio Ambiente Antártico. Brasília: , 2006, v. 10, p. 24-26.

6.
AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. . O Clima da Amazônia Azul. In: SECIRM; MEC. (Org.). O Mar no Espaço Geográfico Brasileiro, Coleção Explorando o Ensino. Brasília: , 2005, v. 8, p. 226-230.

7.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. ; FRANCELINO, M. ; SCHAEFER, C. ; COSTA, L. ; BREMER, U. F. . Regime climático na Baía do Almirantado: Relações com o ecossistema terrestre. Ecossistemas Costeiros e Monitoramento Ambiental da Antártica Marítima - Baía do Almirantado, Ilha Rei George. Viçosa: UFV, 2004, v. , p. 1-6.

8.
PEREIRA, J. A. R. ; SETZER, A. W. ; Maurano, L.E. . Visão atual do sistema de monitoramento de fogo na América do Sul. In: Atilio Antonio Disperati; João Roberto dos Santos; Joensen Terezinha Lizott Disperati; Paulo Costa de Oliveira Filho; Dennis Bernardi. (Org.). APLICAÇÕES DE GEOTECNOLOGIAS NA ENGENHARIA FLORESTAL. Curitiba: FUPEF, 2004, v. , p. 245-254.

9.
SOUSA, C. T. ; SETZER, A. W. ; KUGA, H. K. . Accuracy of transmitters geo-location algorithm usng real data from satellites. Em Advances in Space Dynamics 3: Applications in Astronautics. Advances in Space Dynamics 3: Applications in Astronautics. S.J.Campos: Ed. O.C.Winter and .A.F.B.Almeida Prado, 2002, v. 3, p. 1-11.

10.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Posicionamento de transmissores. In: Universidade Federal do Paraná. (Org.). Em Série em Ciências Geodésicas. Curitiba: Imprensa Universitária, 2001, v. I, p. 111-126.

11.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Investigation of location techniques through satellites. In: Advances in Space Dynamics. (Org.). Advances in Space Dynamics. São José dos Campos: Ed. A.F.B.Almeida Prado, 2000, v. , p. 220-225.

12.
HOLBEN, B. N. ; SETZER, A. W. ; ECK, T. F. ; PEREIRA JR, A. C. ; MARKHAM, B. ; VANDE-CASTLE, J. ; SLUTSKER, I. . Temporal And Spatial Variability Of Aerosol Loading And Properties During The Amazon And North American Temperate And Boreal Forest Burning Seasons. In: BIOMASS BURNING AND GLOBAL CHANGE. (Org.). BIOMASS BURNING AND GLOBAL CHANGE. EUA: JOEL S. LEVINE, CHAP.60, MIT PRESS, 1996, v. 2, p. 618-636.

13.
SETZER, A. W.; MALINGREAU, J. P. . AVHRR monitoring of vegetation fires in the tropics: toward the development of a global product. In: BIOMASS BURNING AND GLOBAL CHANGE. (Org.). BIOMASS BURNING AND GLOBAL CHANGE. CAMBRIDGE, MASS: JOEL S. LEVINE, CHAP.3, MIT PRESS, 1996, v. 1, p. 25-39.

14.
MALINGREAU, J. P. ; SETZER, A. W. . Group Report: Quantification Of Fire Characteristics From Local To Global Scales.. In: Dahlem Conference 1992. (Org.). Fire in the Environment: The Ecological Atmospheric, and Climatic Importance of Vegetation Fires. EUA: P. J. Crutzen and J. G. Goldammer, John Wiley, 1993, v. ES13, p. 329-343.

15.
JUSTICE, C. ; MALINGREAU, J. P. ; SETZER, A. W. . Satellite Remote Sensing Of Fires: Potential And Limitations. In: Dahlem Conference. (Org.). FIRE IN THE ENVIRONMENT: THE ECOLOGICAL ATMOSPHERIC, AND CLIMATIC IMPORTANT OF VEGETATION FIRES.. EUA: P. J. Crutzen and J. G. Goldammer, John Willey, 1993, v. ES13, p. 77-88.

16.
SETZER, A. W.; KIRCHHOFF, V. W. H. J. ; PEREIRA, M. C. . Ozone Concentrations In The Brazilian Amazonia During Base-A. In: JOEL S. LEVINE. (Org.). GLOBAL BIOMASS BURNING.. CAMBRIDGE: JOEL S. LEVINE, 1991, v. 1, p. 112-114.

17.
WARD, D. ; SETZER, A. W. ; KAUFMAN, Y. ; RASMUSSEN, R. . Characteristics Of Smoke Emissions From Biomass Fires Of The Amazon Region - Base-A Experiment. In: JOEL S. LEVINE. (Org.). GLOBAL BIOMASS BURNING: ATMOSPHERIC, CLIMATIC AND BIOSPHERIC IMPLICATIONS.. CAMBRIDGE: JOEL S. LEVINE, 1991, v. 1, p. 394-402.

18.
HOLBEN, B. N. ; KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. ; TANRE, D. ; WARD, D. . Optical Properties Of Aerosol Emissions From Biomass Burning In The Tropics, Base-A. In: GLOBAL BIOMASS BURNING. (Org.). GLOBAL BIOMASS BURNING: ATMOSPHERIC, CLIMATIC AND BIOSPHERIC IMPLICATIONS. CAMBRIDGE: JOEL S.LEVINE, 1991, v. 1, p. 403-411.

19.
KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. ; JUSTICE, C. ; TUCKER, C. J. ; PEREIRA, M. C. ; FUNG, I. . Remote Sensing Of Biomass Burning In The Tropics. In: J.G.GOLDAMMER. (Org.). In Fire in the Tropical Biota. SPRINGER VERLAGE: J.G.GOLDAMMER, 1990, v. , p. 371-399.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROMÃO, M. ; SETZER, A ; CABRAL, E. . Efeito das fumaças das queimadas nos aeroportos brasileiros. Boletim Técnico, ATT (Associação dos Tripulantes da TAM), ATT (Associação dos Tripulante, p. 2 - 5, 01 ago. 2010.

2.
KAYANO, M. ; SETZER, A. W. . Limitações das reanálises para altas latitudes no Hemisfério. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), São Paulo, , v. 24(3), p. 254 - 261, 01 set. 2009.

3.
AQUINO, F. E. ; A. SETZER . O aquecimento global, a Antártica e o Rio Grande do Sul. Jornal da Universidade, UFRGS, Porto Alegre, RS, p. 2, 28 fev. 2007.

4.
SETZER, A. W.; BROWN, I. F. ; SCHROEDER, W. ; DE LOS RIOS MALDONADO, M. ; PANTOJA, N. ; DUARTE, A. ; MARENGO, J. . Monitoring Fires in Southwestern Amazonia Rain Forests. EOS Transactions, American Geophysical Union, American Geophysical Union, p. 253 - 264, 27 jun. 2006.

5.
SETZER, A. W.; SIMÕES, J. C. . Continente gelado está mais quente. Pesquisa Fapesp, São Paulo, p. 40 - 40, 01 nov. 2004.

6.
PEREIRA, J. A. R. ; Maurano, L.E. ; SETZER, A. W. . Sistema brasileiro de monitoramento de fogo. Revista Ação Ambiental, Universidade de Viçosa, p. 29 - 31, 01 jul. 2004.

7.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Ameaça Cinzenta. Aero Magazine, São Paulo, p. 28 - 29, 01 nov. 2003.

8.
SETZER, A. W.. Queimadas no Brasil. Ciência Hoje das Crianças/SBPC, Rio de Janeiro, p. 8 - 12, 01 dez. 2002.

9.
SETZER, A. W.. Força de Coriolis.. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p. 153, 01 set. 1999.

10.
SETZER, A. W.. Desmatamento real é muito pior.. Parabólicas/ISA, São Paulo, p. 2, 01 jul. 1998.

11.
DI MAIO-MANTOVANI, A. C. ; A. SETZER . Metodologia de um Sistema Operacional de Detecção de Desmatamentos na Floresta Amazônica. Revista UniVap, UniVap, p. 59 - 67.

12.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos jornais.

13.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e revistas.

14.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e revistas.

15.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e Revistas.

16.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e Revistas.

17.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. Diversos Jornais e Revistas.

18.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e Revistas.

19.
SETZER, A. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e Revistas.

20.
SETZER, A. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e Revistas.

21.
SETZER, A. Participação em diversas matérias na imprensa. Diversos Jornais e Revistas.

22.
KAUFMAN, Y. ; LEVINE, J. S. ; GOLDAMMER, J. ; SETZER, A. W. . Space Monitoring of fires and fire risk. Health Guidelines for Vegetation Fire Events, p. 25 - 32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Melchiori, A.E> ; CANDIDO, P. A. ; LIBONATI, R. ; Morelli, F. ; SETZER, A. W. ; JESUS, S. C. ; FONSECA, L. ; KORTING, T.S. . Spectral indices and multi-temporal change image detection algorithms for burned area extraction in the Brazilian Cerrado. In: XVII SBSR - XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. XVII SBSR - XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015.

2.
Melchiori, A.E> ; SETZER, A. W. ; Morelli, F. ; LIBONATI, R. ; CANDIDO, P. A. ; JESUS, S. C. . Landsat-TM/OLI algorithm for burned areas in the Brazilian Cerrado: preliminary results.. In: VII International Conference on Forest Fire Research, 2014, Coimbra. Advances in Forest Fire Research, VII International Conference on Forest Fire Research. Coimbra, 2014. p. 1302-1311.

3.
LIBONATI, R. ; DA CAMARA, C. ; SETZER, A. W. ; Morelli, F. ; JESUS, S. C. ; CANDIDO, P. A. ; Melchiori, A.E> . Validation of the burned area ?(V,W)? Modis algorithm in Brazil. In: VII International Conference on Forest Fire Research, 2014, Coimbra. Advances in Forest Fire Research, VII International Conference on Forest Fire Research. Coimbra, 2014. p. 1774-1785.

4.
A.W. SETZER; De Souza, P.A.L. ; Morelli, F. . Modificação do algoritmo de focos de queima AVHRR do INPE e sua avaliação com um método dinâmico. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2013, Foz do Iguaçu. XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2013.

5.
LIBONATI, R. ; SETZER, A. W. ; Chuvieco, E. . AATSR burned area limitation estimates within the FIRE-CCI project. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2013, Foz do Iguaçu. XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2013.

6.
LIBONATI, R. ; A.W. SETZER ; Morelli, F. ; Da Camara, C. . Algoritmo automático de detecção de áreas queimadas em imagens MODIS - aplicação na região do Jalapão, TO. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2013, Foz do Iguaçu. XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2013.

7.
LIBONATI, R. ; A. SETZER ; Morelli, F. ; DA CAMARA, C. ; CALADO, T. . Algoritmo automático de detecção de áreas queimadas utilizando dados MODIS: resultados preliminares. In: XVII CBMET, 2012, Gramado, RS. XVII CBMET, 2012.

8.
A.W. SETZER; JESUS, S. C. ; Morelli, F. ; Maurano, L.E. . O caso de um desmate ilegal na Amazônia antecipado pela detecção de fogo e da degradação florestal. In: X SenGeF - X Seminário de Atualização em Sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 2012, Curitiba, PR. X SenGeF, 2012.

9.
LIBONATI, R. ; SETZER, A. W. ; Morelli, F. ; DaCamara, C. ; CALADO, T. . Algoritmo automático de detecção de áreas. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado. XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

10.
RIVERA-LOMBARDI, R.J. ; A. SETZER ; KRUG, T. . Estimativa de emissões de gases de efeito estufa resultantes da queima de biomassa na Amazônia brasileira em 2005 a partir de dados MODIS/AQUA. In: XV SBSR ? Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. XV SBSR ? Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011. p. 8028-8035.

11.
JESUS, S. C. ; A.W. SETZER ; Morelli, F. . Validação de focos de queimadas no Cerrado em imagens TM/Landsat-5. In: XV SBSR ? Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. XV SBSR ? Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011.

12.
GOULART, A. A. ; Morelli, F. ; A. SETZER . Focos de queimadas e incêndios detectados por satélites nas unidades de conservação do cerrado no Mato Grosso em 2010. In: XIV SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada ?Dinâmicas socioambientais, das inter-relações às interdependências, 2011, Dourados. XIV SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada ?Dinâmicas socioambientais, das inter-relações às interdependências, 2011.

13.
SISMANOGLU, R. A. ; A. SETZER ; Lopes, A. L. ; Mejias-Sedeño, E. . Risco de Fogo para a vegetação de Cuba: comparação entre duas versões para 2010 utilizando dados do Satélite TRMM e SYNOP. In: XV SBSR ? Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. XV SBSR ? Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011. p. 8004-8011.

14.
A. SETZER; Morelli, F. . Diferenças na quantificação de focos de queima de vegetação conforme o satélite e o sensor do monitoramento. In: 5o. Simpósio Sul-Americano de Incêndios Florestais, 2011, Campinas. 5o. Simpósio Sul-Americano de Incêndios Florestais. Curitiba, 2011. p. 264-268.

15.
JESUS, S. ; SETZER, A. W. ; MARI, N. ; DI BELLA, C. . Evaluación de los errores de comisión en la detección de quemas de vegetación con los algoritmos MODIS INPE y FIRMS. In: XIV International SELPER Symposium, 2010, Guanajuato. XIV International SELPER Symposium, 2010.

16.
MARI, N. ; Morelli, F. ; DI BELLA, C. ; SETZER, A ; JESUS, S. C. . Comparación de productos satelitales para La detección de incendios en Paraguay. In: XIV International SELPER. Symposium, 2010, Guanajuato. XIV International SELPER. Symposium, 2010.

17.
SCHROEDER, W. ; CSISZAR, I. ; SETZER, A ; SCHMIDT, C. ; Morisette, J. T. ; PRINS, E. ; BRUNNER, J. ; Longo, K.M. ; Freitas, S.R. . Synthesis of remote sensing active fire detection data for Amazonia: Lessons learned from LBA. In: AGU 2010 The Meeting of the Americas, 2010, Foz do Iguaçu. AGU 2010 The Meeting of the Americas, 2010.

18.
A. SETZER. The Antarctic connection to cold and warm anomalies in South Brazil. In: SCAR XXXI y Open Science Conference. ?Antarctica ? Witness to the Past and Guide to the Future?, 2010, Buenos Aires. SCAR XXXI y Open Science Conference. ?Antarctica ? Witness to the Past and Guide to the Future?, 2010.

19.
De Souza, P.A.L. ; SETZER, A. W. ; FREITAS, C.P. ; Maurano, L.E. ; Morelli, F. ; Sismanoglu, R. . Controle de Qualidade nas Detecções Orbitais de Queimadas. In: Controle de Qualidade nas Detecções Orbitais de Queimadas, 2010, Belém. XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010.

20.
Morelli, F. ; A. SETZER ; JESUS, S. . Focos de queimadas nas unidades de conservação e terras indígenas do Pantanal, 2000-2008. In: 2º. Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009, Corumbá. 2º. Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009. v. 191. p. 505-515.

21.
KAYANO, M. ; SANSIGOLO, C. ; A. SETZER . Tendências da temperatura do ar ao norte da Península Antártica no período de 1949-2008. In: III Simpósio Internacional de Climatologia, 2009, Canela. III Simpósio Internacional de Climatologia, 2009.

22.
LIBONATI, R. ; DA CAMARA, C. ; José Miguel Oliveira Cardoso Pereira ; A. SETZER ; PERES, L. F. . Retrieval of middle-infrared reflectance using remote sensing data: the tropical point of view. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos, 2009. p. 5917-5924.

23.
LIBONATI, R. ; DA CAMARA, C. ; PEREIRA, J.M.C. ; A. SETZER ; PERES, L.L. . On the use of MIR reflectance for burned área identification2008. In: EUMETSAT Meteorological Satellite Conference, 2008, Darmstadt, Germany. EUMETSAT Meteorological Satellite Conference, 2008. v. 00. p. 00-00.

24.
A. SETZER; SEDENO, E. M. . Evaluación y prognósticos del riesgo de incêndio para Cuba, generado por el sistema ?Queimadas?. In: XIII Simpósio, Sociedad LatinoAmericana de Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial, 2008, La Havana, Cuba. XIII Simpósio, Sociedad LatinoAmericana de Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial, 2008. v. 00. p. 00-00.

25.
DECHICHE, A. G. P. ; A. SETZER . Peculiaridades do ciclo diário de temperaturas do ar observadas na Estação Antártica Comandante Ferraz. In: XV CBMET - Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008, São Paulo. XV CBMET - Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008. v. 00. p. 00-00.

26.
CARPENEDO, C.B. ; AQUINO, F. E. ; A. SETZER ; ROMÃO, M. ; SIMÕES, J. C. . Circulação de massas de ar antárticas e subantárticas e sua influência nas temperaturas do Rio Grande do Sul entre 2004 e 2007. In: XV CBMET - Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008, São Paulo. XV CBMET - Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008. v. 00. p. 00-00.

27.
A. SETZER; DECHICHE, A. G. P. . A case when more solar irradiance results in lower surface temperatures. In: IRS 2008-International Radiation Symposium, 2008, Foz do Iguaçu. IRS 2008-International Radiation Symposium, 2008. v. 00. p. 00-00.

28.
LIBONATI, R. ; DA CAMARA, C. ; PEREIRA, J.M.C. ; A. SETZER ; PERES, L.L. . Surface reflectance estimation in the middle infrared region ? sensitivity analysis focusing on the study of burned areas. In: IRS 2008-International Radiation Symposium, 2008, Foz do Iguaçu. IRS 2008-International Radiation Symposium, 2008. v. 00. p. 00-00.

29.
A. SETZER; Morelli, F. . Occurences of vegetation fires in the protected áreas of the Brazilian Amazônia. In: Conferência Internacional LBA, 2008, Manaus. Amazônia em Perspectiva: Ciência Ingtegrada para um Futuro Sustentável. Conferência Internacional, 2008.

30.
A. SETZER; GONCALVES, D. A. ; Morelli, F. . Validation of fire pixels detected by satellites with small format aerial photos ? present.657. In: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável, 2008, Manaus. Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável, 2008.

31.
CSISZAR, I. ; SCHMIDT, C. ; SCHROEDER, W. ; Prins, E. M. ; SETZER, A ; Longo, K.M. ; Freitas, S. R. . Analysis of long ?term fire dynamics and Impacts on the Amazon using integrated multi-source fire observations. In: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável., 2008, Manaus. Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável., 2008.

32.
BROWN, I. F. ; Amaral, I.F. ; BALLIVIAN, G.R. ; DIAZ, W. ; SEGOVIA, A. ; ALBUQUERQUE, H. ; UGARTE, J. ; A. SETZER . Sistema de alerta para inundações, secas e incêndios na Amazônia sul-ocidental: primeiros passos. In: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável. Conferência Internacional LBA, 2008, Manaus. Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável. Conferência Internacional LBA, 2008.

33.
SEDENO, E. M. ; SETZER, A ; SÁNCHEZ, Y.S. . Evaluación del comportamiento de los incendios detectados por satelites en Cuba durante el período 2004-2008. In: Tropico 2008, 2008, La Habana, Cuba. Tropico 2008, 2008.

34.
SEDENO, E. M. ; SETZER, A ; SÁNCHEZ, Y.S. . Sistema de transmisión en tiempo real, procesamiento y archivo de datos de incendios detectados con satélite para Cuba. In: Tropico 2008, 2008, La Habana, Cuba. Tropico 2008, 2008.

35.
SEDENO, E. M. ; SÁNCHEZ, Y.S. ; SETZER, A. W. . Empleo de la teledetección espacial, tecnologias informáticas de comunicaciones (TICS) y los SIGS para la implementación de um sistema de avisos y aerta temprana de incêndios em áreas protegidas de Cuba. In: Informática 2007 ? XII Convención y Expo Internacional, 2007, La Habana. Informática 2007 ? XII Convención y Expo Internacional, 2007.

36.
Morelli, F. ; LIBONATI, R. ; SETZER, A. W. . Refinamento de um método de área queimada e sua validação utilizando imagens CBERS no norte de Mato Grosso, Brasil. In: Simp. Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis, SC. Simp. Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 4485-4492.

37.
DI BELLA, C.M. ; SETZER, A. W. . REDLATIF ? Red Latinoamericana de Teledetección de Incendios forestales. In: 32nd. ISRSE-International Symposium on Remote Sensing of Environment, 2007, San Jose. 32nd. ISRSE-International Symposium on Remote Sensing of Environment, 2007.

38.
COSTA, S.S. ; CEBALLOS, J.C. ; SOUZA, R.A.F. ; PERES, L.L. ; SOUZA, A.L.F. ; MACHADO, L.A.T. ; ANGELIS, C.F. ; LIMA, W.F.A. ; BOTTINO, M.J. ; SETZER, A. W. ; SISMANOGLU, R. A. ; PICCINI, A.G. . Monitoramento meteorológico e ambiental via satélite na DSA/CPTEC/INPE: contribuições à agrometeorologia. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007.

39.
GUIMARÃES, R. J. P. S. ; KRUG, T. ; A. SETZER . Análise dos diferentes estágios da queimada através do sensor Modis Airborne Simulator. In: XIII Simp. Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. XIII Simp. Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 4465-4472.

40.
LIBONATI, R. ; DA CAMARA, C. ; PEREIRA, J.M.C. ; A. SETZER ; Morelli, F. . A new optimal index for burnt área discriminating in satellite imagery. In: Joint 2007 EUMETSAT Meteorological Satellite Conference and the 15th Satellite Meteorology & Oceanography Conference of the American Meteorological Society, 2007, Amsterdan. Joint 2007 EUMETSAT Meteorological Satellite Conference and the 15th Satellite Meteorology & Oceanography Conference of the American Meteorological Society, 2007.

41.
Morelli, F. ; LIBONATI, R. ; SETZER, A. W. . Avaliação da resposta espectral dos Canais 20 e NDVI do MODIS/AQUA na área queimada do Parque Nacional de Ilha Grande, PR, Brasil. In: XII Simposio Internacional SELPER, 2006, Cartagena. XII Simposio Internacional, 2006.

42.
LIBONATI, R. ; Morelli, F. ; SETZER, A. W. ; DA CAMARA, C. ; PEREIRA, J.M.C. . Análise da assinatura espectral no visível e infra-vermelho próximo de áreas queimadas em produtos MODIS. In: XII Simposio Internacional SELPER, 2006, Cartagena. XII Simposio Internacional SELPER, 2006.

43.
AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; SIMÕES, J. C. . As conexões climáticas entre o Rio Grande do Sul e a região do Mar de Weddell em 2004 e 2005 revelam o importante papel da Antártica no clima do Brasil. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianópolis. XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006. p. 6-7.

44.
Chuvieco, E. ; Opazo, S. ; DEL VALLE, H. ; SIONE, W ; ANAYA, J. ; GONZALEZ, F. ; LOPEZ, G. ; DI BELLA, C. ; MARI, N. ; SETZER, A. W. ; CSISZAR, I. ; MANZO, L. ; Morelli, F. ; et al. . Cartografia real de áreas quemadas em América Latina: Experiencias del Proyecto AQL2004. In: XII Simposio Internacional SELPER, 2006, Cartagena. XII Simposio Internacional SELPER, 2006.

45.
LIBONATI, R. ; Morelli, F. ; SETZER, A. W. ; DA CAMARA, C. ; Pereira, J.M.C. . Assinatura espectral de áreas queimadas em produtos MODIS. In: XIV Simpósio Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianópolis. XIV Simpósio Brasileiro de Meteorologia, 2006.

46.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. . Risco de fogo da vegetação na América do Sul: comparação de três versões na estiagem de 2004. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005, Goiânia. XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005. p. 3349-3355.

47.
DI MAIO, A. C. ; SETZER, A. W. . Avaliação do uso de geotecnologias digitais no ensino médio. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005, Goiânia,GO. XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005. p. 1951-1958.

48.
SEDENO, E. M. ; SETZER, A. W. . Detección y vigilancia de incendios en la vegetacion para Cuba con el emlpeo de satelites.. In: Congreso 6a. Semana Geomática, 2005, Barcelona. Congreso 6a. Semana Geomática, 2005.

49.
FORTI, M. C. ; CARVALHO, J. A. ; SETZER, A. W. . Biomass burning in Brazil: from the continental to the plot scale. In: Acid Rain 2005 - 7th Int.Conf. of Acid Deposition, 2005, Praga. Acid Rain 2005 - 7th Int.Conf. of Acid Deposition, 2005. p. 568-568.

50.
De Souza, P.A.L. ; SISMANOGLU, R. A. ; Longo, K.M. ; Maurano, L.E. ; Recuero, F.S. ; SETZER, A. W. ; Yoshida, M.C. . Avanços no Monitoramento de queimadas realizado no INPE. In: XIII Congr. Bras. Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congr. Bras. Meteorologia, 2004. v. CD Rom.

51.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. . Avaliação regional dos prognósticos do risco de fogo semanal do CPTEC aplicando o modelo ETA e dados observacionais na América do Sul. In: XIII Congr. Bras. Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congr. Bras. Meteorologia. Fortaleza: SBMET, 2004.

52.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. . Risco de fogo para a vegetação da América do Sul: comparação de duas versões para 2003. In: XIII Congr. Bras. Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congr. Bras. Meteorologia, 2004.

53.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. . Previsibilidade do risco de fogo semanal aplicando o modelo ETA em até quatro semanas com atualização de dados observacionais na América do Sul. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Fortaleza: SBMET, 2004. v. CD-ROM.

54.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. . Análise mensal do risco de queimadas para a América do Sul: Resultados preliminares para 2003. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Fortaleza: SBMET, 2004. v. CD-ROM.

55.
SETZER, A. W.. Avaliação da previsão do risco de fogo desenvolvido no INPE aplicando o modelo ETA: Análise objetiva e comparativa entre duas versões para 2003. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Fortaleza: SBMET, 2004. v. CD-ROM.

56.
SETZER, A. W.. Representatividade e limitações dos dados da detecção orbital de queimadas no INPE. In: IIIa. Conferência Científica do LBA, 2004, Brasília. IIIa. Conferência Científica do LBA, 2004.

57.
SETZER, A. W.. Números de desflorestamento devem incorporar fundamentos de medidas. In: IIIa. Conferência Científica do LBA, 2004, Brasília. IIIa. Conferência Científica do LBA, 2004.

58.
PEREIRA, J. A. R. ; SETZER, A. W. ; Maurano, L.E. . Visão atual do sistema de monitoramento de fogo na América do Sul. In: VI Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas aplicados à Engenharia Florestal, 2004, Curitiba. Aplicações de Geotecnologias na Engenharia Florestal. Curitiba: Eds. A.A.Disperati, J.R.Santos, Copiadora Gabardo, 2004. p. 245-254.

59.
SETZER, A. W.; LOMBARDI, R. J. R. . Algoritmo para cuantificación de superfícies quemadas en imagenes MODIS. In: Taller RedLaTif sobre Cartografia de áreas quemadas mediante teledetección, 2004, Santiago. Cartografia de áreas quemadas mediante teledetección. Santiago, Chile, 2004.

60.
SETZER, A. W.; FRANÇA, H. . Desarollo del método NOAA-AVHRR para áreas quemadas en Brasil: base para el algoritmo INPE MODIS 2005. In: Taller RedLaTif sobre Cartografia de áreas quemadas mediante teledetección, 2004, Santiago, Chile. Taller RedLaTif sobre Cartografia de áreas quemadas mediante teledetección, 2004.

61.
SETZER, A. W.; PEREIRA, J. A. R. . The operational fire alert system of Brazil: a detection and management tool using multiple satellites. In: UNOOSA-United Nations International Workshop on the Use of Space Technology for Disaster Management, 2004, Munique, Alemanha. UNOOSA-United Nations International Workshop on the Use of Space Technology for Disaster Management, 2004.

62.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. . Análise objetiva e comparativa entre duas versões para 2003. In: XIII Congr. Bras. Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congr. Bras. Meteorologia. Fortaleza: SBMET, 2004.

63.
Feltz, J. M. ; Prins, E. M. ; SETZER, A. W. . A comparison of the GOES-8 ABBA and INPE AVHRR fire products for South America from 1995-2002. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte. XI Simpósio Braileiro de Sensoriamento Remoto, 2003.

64.
SETZER, A. W.; DI MAIO, A. C. . GEODEM-Geotecnologias digitais como recurso didático no ensino médio. In: IV Intern.Conf.Education Training & New Technologies, 2003, Miami. IV Intern.Conf.Education Training & New Technologies, 2003.

65.
SETZER, A. W.. Detecção operacional MODIS de Queimadas no INPE. In: I Workshop sobre o sensor MODIS, 2003, Goiânia. I Workshop sobre o sensor MODIS, 2003.

66.
SETZER, A. W.. Operational detection of fires in Brazil with EOS, GOES and NOAA satellites. In: 2nd. Intern. Wildland Fire Ecology and Fire Management Congress, 2003, Orlando. http://ams.confex.com/mas/FIRE2003/techprogram/paper_67183.htm, 2003.

67.
SETZER, A. W.. Monitoreo de quemas e incendios em Brasil. In: Taller de Expertos sobre Tecnologia Espacial para el Manejo de Emergencias Relacionadas com Inundaciones e Incendios, 2003, Córdoba. United Nations Programme on Space Applications, ESA e CONAE, 2003.

68.
HOLBEN, B. N. ; ECK, T. F. ; Schafer, J. ; Artaxo, P.E. ; SETZER, A. W. ; YAMASOE, M. A. ; Procópio, A.S. . Climate Data Records of aerosols and surface flux at distributed sites in the Amazon Basin. In: LBA - ECO VII Science Team Meeting, 2003, Fortaleza. Abstract Book. Fortaleza, 2003. p. 143-143.

69.
JUSTINO, F. B. ; SOUZA, S. S. ; SETZER, A. W. . Relação entre focos de calor e condições meteorológicas no Brasil. In: XII Cong. Soc. Bras. Meteorologia, 2002, Foz do Iguaçu. XII Cong. Soc. Bras. Meteorologia, 2002. p. 01-10.

70.
SISMANOGLU, R. A. ; SETZER, A. W. ; JUSTINO, F. B. ; LIMA, W. F. A. . Avaliação inicial do desempenho do risco de fogo gerado no CPTEC. In: XII Cong. Soc. Bras. Meteorologia, 2002, Foz do Iguaçu. XII Cong. Soc. Bras. Meteorologia, 2002. p. 1991-1999.

71.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Geo-Location of transmitters using real data data, doppler shifts and least squares. In: 3rd. International Symposium on Small Satellites for Earth Observation, International Academy of Astronautics, 2001, Berlim, Alemanha. 3rd. International Symposium on Small Satellites for Earth Observation. Berlin: Hans Peter Roser, DLR, 2001. p. 01-16.

72.
DERENNE, M. ; SETZER, A. W. ; FRANÇA, H. . O cinturão de soja e milho em Mato Grosso nos mosaicos IVDN/AVHRR. In: X Simp. Bras. Sensor. Remoto, 2001, Foz do Iguaçú, PR. X Simp.Bras.Sensor.Remoto, 2001. p. 01-08.

73.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Localização de transmissores através de satélites para sensoriamento remoto. In: X Simp. Brasil. Sensor. Remoto, 2001, Foz do Iguaçú, PR. X Simp. Brasil. Sensor. Remoto, 2001. p. 869-876.

74.
FELTZ, J. ; PRINS, E. ; SETZER, A. W. . A comparison of the GOES-8 ABBA and INPE AVHRR fire products for South America from 1995-2000. In: 11th Conf. Satellite Meteorol. and Oceanogr., 2001, Madison, WI. Amer. Meteorol. Soc, 2001. p. 01-04.

75.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Localização geográfica de transmissores usando dados ideais e não ideais, desvio doppler e mínimos quadrados. In: COBEM - Cong. Bras. Engenharia Mecânica, 2001, Uberlândia, MG. COBEM - Cong. Bras. Engenharia Mecânica, 2001. p. 01-09.

76.
PEREIRA, E. B. ; PIAZZA, L. R. ; ALVALA, P. C. ; COSTA, J. M. ; KIRCHHOFF, V. W. H. J. ; SETZER, A. W. . Recent activities of the Brazilian Antarctic Program in Physics and Chemistry of the Atmosphere. In: VIII Workshop of Italian Reasearch on Antarctic Atmosphere, 2000, Bologna, Italia. Italian Phisical Society. Bologna: M. Colacino and G.Giovanelli, SIF, 2000. v. 69. p. 3-21.

77.
SETZER, A. W.; SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. . Accuracy of transmitters geo-location algorithm using real data from satellites. In: X Colóquio Bras. Dinâmica Orbital, 2000, Nazaré Paulista, SP. X Colóquio Bras.Dinâmica Orbital, 2000.

78.
SETZER, A. W.; BARBOSA, H. A. . Índice de Vegetação Avhrr: Melhor Simplificar Seu Cálculo!. In: X Congr.Bras.Meteorologia, 1998, Brasília, DF. X Congr.Bras.Meteorologia, 1998. p. 1-5.

79.
BARBOSA, H. A. ; SETZER, A. W. . Spatial-Temporal Analysis Of Noaa/Avhrr Vegetation Index And Rainfall In The Northeast Region Of Brazil In 1982-85. In: European Conf. Remote Sensing for Agric.,Ecosyst., Hydrol., 1998, Barcelona, 1998. p. 176-186.

80.
TARASOVA, T. A. ; ECK, T. F. ; HOLBEN, B. N. ; SETZER, A. W. . On Derivation Of The Smoke Single-Scattering Albedo Using Radiative Transfer Calculations And Sunphotometer And Broad Band Irradiance Measurements Made In Cuiaba On 27 And 28 August 1995. In: NASA-AEB Special SCAR-B Symposium, 1996, Fortaleza. NASA-AEB Special SCAR-B Symposium. São José dos Campos: Transtec Editorial, 1996. p. 187-190.

81.
REMER, L. A. ; KAUFMAN, Y. ; HOLBEN, B. N. ; RAY, K. M. ; THOMPSON, A. M. ; SETZER, A. W. ; MCNAMARA, D. P. . Testing A Smoke Aerosol Optical Model: Cuiaba 1995, A Case Study. In: SCAR-B, 1996. São José dos Campos: Transtec Editorial, 1996. p. 171-176.

82.
WARD, D. ; YAMASOE, M. A. ; KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. ; PRINS, E. ; BABBITT, R. E. ; SUSSOT, R. A. ; HAO, W. M. . A Technique For Validating Emission Production Models Test Results For the Central Region Of Brazil. In: NASA-AEB Special SCAR-B Symposium, 1996, Fortaleza. NASA-AEB Special SCAR-B Symposium. São José dos Campos: Transtec Editorial, 1996. p. 205-208.

83.
SETZER, A. W.; HUNGRIA, C. S. ; HAYMUSSI, H. . Modelos de Previsao Numerica e Tempo Presente No Norte da Peninsula Antartica: Uma Comparacao Para O Verao 1993/94. In: CONF.LATINO AMERICANA SOBRE CIENC.ESPAC.EATMOSF.NA ANTARTICA - CLACEAA, 1996, Serra Negra. São José dos Campos: Transtec Editorial, 1994. p. 455-466.

84.
THOMPSON, A. M. ; MCNAMARA, D. P. ; KIRCHHOFF, V. W. H. J. ; A. SETZER . Tropospheric Ozone at Cuiabá during SCAR-B and TRACE-A. In: NASA-AEB Special SCAR-B Symposium, 1996, Fortaleza. NASA-AEB Special SCAR-B Symposium. São José dos Campos, SP: Transtec Editorial, 1996. p. 191-194.

85.
IERCK, R. W. S. ; SETZER, A. W. . Windchill Factor: First Results Of An Experiment With Humans. In: Conf. Latinoamer. sobre Ciênc. Espac. e Atmosf. na Antártica - CLACEAA, 1995, Serra Negra. Conf. Latinoamer. sobre Ciênc. Espac. e Atmosf. na Antártica - CLACEAA. São José dos Campos, SP: Ed. R.A.Medrano-B e E.B.Pereira, Transtec, 1994. p. 0-0.

86.
HUNGRIA, C. S. ; HAYMUSSI, H. ; SETZER, A. W. . Previsão numérica e tempo presente no norte da península antártica: uma comparação para o verão 1993/94. In: Conf. Latinoamer. sobre Ciênc. Espac. e Atmosf. na Antártica - CLACEAA, 1995, Serra Negra. Conf. Latinoamer. sobre Ciênc. Espac. e Atmosf. na Antártica - CLACEAA. S. J. Campos: Ed. R.A.Medrano-B e E.B.Pereira,Transtec, 1995. p. 455-466.

87.
SETZER, A. W.. Avhrr'S Contribution To Environmental Monitoring In Brazil.. In: INTERNAT.SYMP. ON RESOURCE AN ENVIRONMENTAL MONITORING, ISPR, 1994. RIO DE JANEIRO, RJ. p. 0-0.

88.
GUILD, L. S. ; HLAVKA, C. A. ; BRASS, J. A. ; CHATFIELD, R. B. ; SETZER, A. W. ; PEREIRA, J. A. R. ; RIGGAN, P. . Biomass Burning Emissions In The Cerrado Of Brazil Computed With Remote Sensing Data And Gis. In: SYMPOS. ON RESOURCES AND ENVIRONMENTAL MONITORING, 1994, Rio de Janeiro. RIO DE JANEIRO, RJ: INPE, 1994. p. 188-195.

89.
HOLBEN, B. N. ; ECK, T. F. ; SLUTSKER, I. ; TANRE, D. ; BUIS, J. P. ; SETZER, A. W. ; VERMOTE, E. ; REAGAN, J. A. ; KAUFMAN, Y. . Multi-Band Automatic Sun And Sky Scanning Radiometer System For Measurement Of Aerosols. In: SYMPOS. ON PHYSICAL MEASUREMENTS AND SIGNATURES IN REMOTE SENSING, 1994, Val d'Isère. Int. Soc. Photgramm. Remote Sensing. VAL D'ISERE, FRANCE: CNES, 1994. p. 75-83.

90.
KAMPEL, M. ; COSTA, M. P. F. ; HUNGRIA, C. S. ; SETZER, A. W. . Avaliacao Preliminar da Utilizacao de Um Receptor de Imagens Orbitais Avhrr/Noaa Para Estudos Oceanograficos Na Antartica. In: VII SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1993, Curitiba. SAO JOSE DOS CAMPOS, SP: INPE, 1993. p. 56-69.

91.
HOLBEN, B. N. ; ECK, T. F. ; SETZER, A. W. ; PEREIRA JR, A. C. ; VERMOTE, E. ; REGGEN, J. A. ; KAUFMAN, Y. ; TANRE, D. ; SLUTSKER, I. . Sunphotometer Network For Monitoring Aerosol Properties In The Brazilian Amazon. In: VII SIMP. BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1993, Curitiba. São José dos Campos: INPE, 1993. p. 54-55.

92.
SETZER, A. W.; MALINGREAU, J. P. . Temporal variation in the detection limit of fires in AVHRR's channel 3. In: 6th AVHRR Data User's Meeting, 1993, Belgirate. 6th AVHRR Data Users' Meeting. Italia: Eumetsat/JRC EUM-P-12, 1993. p. 575-579.

93.
SETZER, A. W.. Efeito Estufa - Poluicao Atmosferica Global.. In: ENCONTRO DE UNIV., SOC.CIENT.E INST. DE PESQ.,MEIO AMBIENTE E DESENV., 1992. RIO DE JANEIRO, RJ. p. 0-0.

94.
SETZER, A. W.. Deteccao de Incendio Por Satelite.. In: WORKSHOP SOBRE QUEIMADAS NO CENTRO-OESTE., 1992. CAMPO GRANDE, MS. p. 0-0.

95.
SETZER, A. W.. Ciclos Biogeoquimicos e Alteracoes Climaticas.. In: II CONG. NACIONAL SOBRE ESSENCIAS NATIVAS, 1992. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

96.
SETZER, A. W.. Emissoes de Material Particulado de Queimada Na Floresta Amazonica e No Cerrado.. In: I SEM. NACIONAL SOBRE INCENDIOS FLORESTAIS E QUEIMADAS, 1992. BRASILIA, DF. p. 0-0.

97.
SETZER, A. W.. Detection Of Biomass Burning In Brazil And Atmospheric Emissions Estimate.. In: INT. ENVIRONM. CHEMISTRY CONGRESS IN BRAZIL, 1991. SALVADOR, BA. p. 0-0.

98.
BRAGA, C. Z. F. ; SETZER, A. W. . Modeling Suspended Solids Concentration Based On Tm/Landsat-5 Images At Guanabara Bay. In: 24TH INT. SYMP. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, 1991, Rio de Janeiro. ERIM. São José dos Campos: INPE, 1991. v. I. p. 417-424.

99.
PEREIRA JR, A. C. ; SETZER, A. W. ; SANTOS, J. R. . Fire Estimates In Savannas Of Central Brazil With Thermal Avhrr/Noaa Calibrated By Tm/Landsat. In: 24TH INT. SYMP. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, 1991, Rio de Janeiro. ERIM. São José dos Campos: INPE, 1991. v. II. p. 825-836.

100.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . Operational Detection Of Fires In Brazil With Noaa-Avhrr. In: 24TH INT. SYMP. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, 1991, Rio de Janeiro. ERIM. São José dos Campos: INPE, 1991. v. I. p. 469-482.

101.
SETZER, A. W.. Os Grandes Projetos Agropecuarios e A Conservacao da Natureza: Impactos e Alternativa.. In: I SIMP. INT. DE ESTUDOS AMBIENTAIS TROPICAIS UMIDOS - FOREST'90, 1990. MANAUS, AM. p. 0-0.

102.
MOREIRA NORDEMANN, L. M. ; SETZER, A. W. ; FORTI, M. C. . Sulfato, Nitrato e Acidez Na Chuva Marinha da Antartica. In: ACTAS 1a. CONF. LATINO AMER. SOBRE GEOF.,GEODES. E INVEST.ESPAC. ANTARTICAS, 1990, Buenos Aires, 1990. p. 337-348.

103.
SETZER, A. W.. Medicoes A Superficie de Ozonio Na Estacao Ferraz - Resultados Iniciais.. In: I CONF. LATINO AMER. DE GEOF., GEOD. E INVEST. ESPACIAIS ANTARTICAS, 1990. BUENOS AIRES, ARGENTINA. p. 0-0.

104.
SETZER, A. W.. Bulk Precipitation Chemistry At King George Island-Antarctica.. In: I CONF. LATINO AMER. GEOF., GEOD. E INVEST. ESPACIAIS ANTARTICAS, 1990. BUENOS AIRES, ARGENTINA. p. 0-0.

105.
SETZER, A. W.. Aerosols In The Northern Antarctic Peninsula - Five Years Of Measurements And Analysis At Ferraz Station.. In: I CONF. LATINO AMERICANA DE GEOPHYS., GEOD. E INVEST. ESPAC.ANTARTICAS, 1990. BUENOS AIRES, ARGENTINA. p. 0-0.

106.
PEREIRA, M. C. ; AMARAL, S. ; ZERBINI, N. J. ; SETZER, A. W. . Estimativa da Area Total Queimada No Parque Nacional das Emas Com O Uso de Imagens da Banda 3 do Avhrr: Comparacao Com Estimativas do Tm-Landsat. In: VI SIMP. BRAS. SENSOR. REMOTO, 1990, Manaus, AM. São José dos Campos: INPE, 1990. v. 2. p. 302-310.

107.
SETZER, A. W.. Recepcao e Transmissao Argos/Noaa: A Experiencia Brasileira Na Estacaoferraz Eilha Elefante.. In: I CONF. LATINO AMERICANA GEOPHYS., GEOD. E INVEST. ESPAC. ANTARTICAS, 1990. BUENOS AIRES, ARGENTINA. p. 0-0.

108.
SETZER, A. W.. Atmospheric Emission From Biomass Burning In Brazil.. In: REG.CONF. ON GLOBAL WARMING AND SUST.DEVEL.:PERSP.FROM DEVEL.COUNTRIES, 1990. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

109.
SETZER, A. W.. Monitoring And Controlling The Amazonia Forest Burning.. In: ROYAL METEOROLOGICAL SOCIETY MEETING, 1990. EUA. p. 0-0.

110.
SETZER, A. W.. Optical Properties Of Aerosol Emissions From Biomass Burning In The Tropics, Base-A.. In: AMER.GEOPHYS.UN.CHAP.CONF.ON GLOBAL BIOM.BURN.ATM.CLIM.AND BIOSP.IMPL., 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

111.
SETZER, A. W.. Ozone Concentrations In The Brazilian Amazonia During Base-A.. In: AMER.GEOPHYS.UN.CHAP.CONF.ON GLOBAL BIOM.BURN.ATM.CLIM.AND BIOSP.IMPL., 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

112.
SETZER, A. W.. Base-A Ground Level Aerosol Characteristics Measured By Sunphotometry.. In: AMER. GEOPHYS. UN. CHAPMAN CONF. ON GLOBAL BIOMASS BURNING, 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

113.
SETZER, A. W.. Characteristics Of Smoke Emissions From Biomass Fires Of The Amazon Region - Base-A Experimet.. In: AMER. GEOPHYS. UN CHAPMAN CONF. ON GLOBAL BIOMASS BURNING, 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

114.
SETZER, A. W.. Base-A Requirement For A Mass And Energy Balance.. In: AMERC. GEOPHYS. UN. CHAPMAN CONF. ON GLOBAL BIOMASS BURNING., 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

115.
SETZER, A. W.. Estimates Of Biomass Burning During Base-A.. In: AMER. GEOPHYS. UN. CHAPMAN CONF. ON GLOBAL BIOMASS BURNING., 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

116.
SETZER, A. W.. Characteristics Of Emitted Aerosols From Biomass Burning During Base-Aexperiment.. In: AMER. GEOPHYS. UN. CHAPMAN CONF. ON GLOBAL BIOMASS BURNING, 1990. WILLIAMSBURG, VA, EUA. p. 0-0.

117.
SETZER, A. W.. Case Study: Brazil Symposium On Trace Gas Associated With Tropical Biomass Burning.. In: U.S.E.P.A., 1989. WASHINGTON, D.C., EUA. p. 0-0.

118.
FIGUEIREDO, D. C. ; SETZER, A. W. . Navegacao Para Imagens Noaa/Avhrr Em Microcomputador. In: IV SIMP. LATINO AMERICANO DE PERCEPCION REMOTA, 1989, Bariloche, Argentina. SELPER, 1989. v. III. p. 968-978.

119.
FIGUEIREDO, D. C. ; SETZER, A. W. . Indice de Vegetacao Noaa/Avhrr Para A America do Sul. In: IV SIMP. LATINO AMERICANO EN PERCEPCION REMOTA, 1989, Bariloche. SELPER. BARILOCHE, ARGENTINA, 1989. v. III. p. 979-986.

120.
FIGUEIREDO, D. C. ; SETZER, A. W. . Deteccao e Localizacao de Queimadas A Partir de Imagens Noaa/Avhrr. In: IV SIMP. LATINO AMERICANO EN PERCEPCION REMOTA, 1989, Bariloche. SELPER, 1989. v. III. p. 987-991.

121.
MOREIRA NORDEMANN, L. M. ; FORTI, M. C. ; SETZER, A. W. . Composicao Quimica das Aguas de Chuva Na Estacao Comandante Ferraz- Antartica. In: I SEMIN. CIENCIAS ATMOSF. E ESPACIAIS DO PROGRAMA ANTARTICO BRASILEIRO, 1989, São José dos Campos. INPE/SBG, 1988. p. 193-211.

122.
Artaxo, P.E. ; ANDRADE, F. ; SETZER, A. W. . A Composicao Elementar e As Fontes de Aerossois Na Atmosfera. In: I SEMIN. CIENCIAS ATMOSF. E ESPACIAIS DO PROGRAMA ANTARTICO BRASILEIRO, 1989, São José dos Campos. INPE/SBG, 1988. p. 117-129.

123.
ASSAD, E. ; SETZER, A. W. ; MOREIRA, L. . Estimativa da Precipitacao Atraves de Indices de Vegetacao do Satelite NOAA. In: V SIMP. BRAS. SENSOR. REMOTO, 1988, Natal, 1988. p. 425-429.

124.
PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Monitoramento de Queimadas Na Amazonia Legal Com Imagens Avhrr/Noaa-9 Em 1987. In: V SIMP. BRAS. SENSOR. REMOTO, 1988, Natal, 1988. p. 716-725.

125.
MOLITERNO, A. M. ; MASSA, L. M. M. ; SETZER, A. W. . Sistema de Recepcao e Visualizacao de Imagens Wefax. In: V SIMP. BRAS. SENSOR. REMOTO, 1988, Natal, RN. São José dos Campos: INPE, 1988. p. 482-484.

126.
SETZER, A. W.. Evaluation Of The Extention And Degration Of The Mangrove Areas In Sergipe State Using Remote Sensing Data.. In: SYMP. INTERN. SOC. PHOTOGRAM. AND REMOTE SENSING, 1988. KIOTO, JAPAO. p. 0-0.

127.
SETZER, A. W.. Analysis Of Water Quality Parameters Of Piaui River, Se (Brazil) With Field And Tm/Landsat Satellite Data.. In: SYMP. INTERN. SOC. PHOTOGRAM. REMOTE SENSING., 1988. KIOTO, JAPAO. p. 0-0.

128.
Artaxo, P.E. ; ANDRADE, F. ; SETZER, A. W. . A Composicao Elementar e As Fontes de Aerossois Na Antartica. In: I ENCONTRO DE DOCENTES E PESQUISADORES DA USP SOBRE MEIO AMBIENTE., 1988, São Paulo, 1988. p. 0-0.

129.
SETZER, A. W.. The Integrated Pc - Wefax System Of Brazil.. In: 68TH ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN METEOROLOGICAL SOCIETY, 1988. ANAHEIM, CA, EUA. p. 0-0.

130.
SETZER, A. W.. Radon-222 In The Antarctic Peninsula.. In: 4TH INTERN. SYMP. ON THE NATURAL RADIATION ENVIRONMENT, 1987. LISBOA, PORTUGAL. p. 0-0.

131.
SETZER, A. W.. Radonio-222 Na Peninsula Antartica.. In: II ENCONTRO REGIONAL DE GEOFISICA, 1987. SALVADOR, BA. p. 0-0.

132.
SETZER, A. W.. Estudos de Cations Na Precipitacao - Estacao Antartica Comandante Ferraz.. In: I CONG. BRAS. DE GEOQUIMICA, 1987. PORTO ALEGRE, RS. p. 0-0.

133.
Artaxo, P.E. ; SETZER, A. W. ; VAN GRIEKEN, R. . Antarctic Aerosol Characterization Using Receptor Modeling. In: 6TH INTERNAT. CONF. CHEMISTRY FOR PROTECTION OF THE ENVIRONMENT, 1987, Torino. ., 1987. p. 0-0.

134.
SETZER, A. W.. Estimativas de Precipitacao Por Satelites Meteorologicos.. In: IV CONG. BRAS. DE METEOROLOGIA, 1986. BRASILIA, DF. p. 0-0.

135.
SETZER, A. W.; ROCHA, S. C. ; ABREU, M. L. ; CONFORTE, J. C. . Recepcao de Dados e Previsao Meteorologica Na Esancf - Iv Operacao Antartica. In: IV CONG. BRAS. METEOROL., 1986, Brasília, 1986. p. 383-388.

136.
ABREU, M. L. ; CALBETE ROCHA, S. R. ; CONFORTE, J. C. ; SETZER, A. W. . Analise dos Ventos Com Ate 160 Km/H Na Esancf - Episodio de Março de 1986. In: IV CONG. BRAS. DE METEOROLOGIA, 1986, Brasília, 1986. p. 72-77.

137.
PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Deteccao de Queimadas e Plumas de Fumaca Na Amazonia Em Imagens dos Satelites Noaa. In: IV Simp.Bras. Sensor.Remoto, 1986, Gramado, RS. IV Simp.Bras. Sensor.Remoto, 1986. p. 701-709.

138.
ABDON, M. M. ; SETZER, A. W. . Avaliacao de Areas de Manguezal do Sistema Estuarino dos Rios Piaui e Real (Se) Atraves de Sensoriamento Remoto. In: IV SIMP. LAT. AMER. SENSOR. REMOTO, 1986, Gramado, RS, 1986. p. 710-715.

139.
OLIVEIRA, E. A. ; MASCARENHAS, N. D. A. ; SETZER, A. W. . Um Sistema Para Determinacao de Campos de Vento Utilizando Satelites Meteorologicos Geostacionarios. In: IV SIMP. LAT. AMER. SENSOR. REMOTO, 1986, Gramado, RS, 1986. p. 0-0.

140.
SETZER, A. W.. Deteccao de Queimadas Por Satelites Durante O Gte-Able 2a.. In: WORKSHOP ON GTE-ABLE 2A., 1986. SAO JOSE DOS CAMPOS, SP. p. 0-0.

141.
ALMEIDA, F. C. ; SETZER, A. W. . Satellite Meteorological Applications At Inpe. In: 4TH JAPAN BRAZIL SYMP. SCI. TECHN., 1984, São José dos Campos, SP, 1984. p. 155-163.

142.
SETZER, A. W.. Study Of A 150 Km Long Plume Using Landsat Imagery. In: Fifth Symposium on Turbulence, Diffusion and Air Pollution, 1981, Atlanta, GA, 1981. p. 46-48.

143.
SETZER, A. W.; PERANIO, A. . Damage To Materials, Vegetation, And Humans By Cenospheres And Other Fuel Combustion Particulates. In: 7th Congr. Israel Ecological. Soc., 1976, T. Aviv, 1976. p. 206-220.

144.
SETZER, A. W.; PERANIO, A. . The use of a directional dustfall sampler to evaluate strong emissions of particulates. In: Fourth World Cong. of Engin. and Archit, 1976, T. Aviv. Israel, 1976. p. 01-14.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
A. SETZER; ROMÃO, M. . Atenção pesquisador: caiu a temperatura nos últimos 11 anos em Ferraz. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008.

2.
A. SETZER; ROMÃO, M. . Ciclones explosivos que atingiram Ferraz nos últimos 16 anos. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008.

3.
DECHICHE, A.G.P. ; A. SETZER ; PASSOS, H. R. ; ROMÃO, M. ; VILLELA, F.N.J. . O 1o. registro de nuvens noctilucentes na Estação Antártica Com.Ferraz, 10/fevereiro/2008. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008.

4.
CARPENEDO, C.B. ; AQUINO, F. E. ; SIMÕES, J. C. ; A. SETZER . Comportamento térmico no Rio Grande do Sul entre 2004 e 2007 e sua relação com a Antártica. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008.

5.
AQUINO, F. E. ; Pires, L.B.M. ; ROMÃO, M. ; Vasques, A.C. ; SETZER, A. W. . Turbulence: an important factor for flight operations at Antarctic Station Com.Ferraz. In: Second THORPEX International Science Symposium, 2006, Landshut. Second THORPEX International Science Symposium, 2006. p. 242-243.

6.
Pires, L.B.M. ; AQUINO, F. E. ; ROMÃO, M. ; Vasques, A.C. ; SETZER, A. W. . Wind turbulence characteristics and seasonal comparison at the Com. Ferraz Antarctic station from 2003 to 2004. In: Second THORPEX International Science Symposium, 2006, Landshut. Second THORPEX International Science Symposium, 2006. p. 4-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
A. SETZER; ROMÃO, M. . A 65-year-long air temperature series for Admiralty Bay (~62S; ~58W). In: International Polar Year/Oslo scientific Conference, 2010, Oslo. International Polar Year/Oslo scientific Conference, 2010.

2.
DECHICHE, A. G. P. ; A. SETZER ; ROMÃO, M. . The effect of surface air advection in determining cool and warm years in the north of the Antarctic Peninsula. In: International Polar Year/Oslo Scientific Conference, 2010, Oslo. International Polar Year/Oslo Scientific Conference, 2010.

3.
A. SETZER; Yoshida, M.C. ; Morelli, F. ; Maurano, L.E. . MSG Monitoring of vegetation fires in Brazil. In: European Space Agency ? Living Planet Symposium, 2010, Bergen. European Space Agency ? Living Planet Symposium, 2010.

4.
A. SETZER. Recent cooling in the North of the Antarctic Peninsula. In: SCAR XXXI y Open Science Conference. ?Antarctica ? Witness to the Past and Guide to the Future?, 2010, Buenos Aires. SCAR XXXI y Open Science Conference. ?Antarctica ? Witness to the Past and Guide to the Future?, 2010.

5.
RIVERA-LOMBARDI, R.J. ; A. SETZER . Estimativa de emissões de gases de efeito estufa resultantes da queima de biomassa na Amazônia brasileira a partir de dados MODIS/AQUA. In: XIV Simposio Internacional SELPER, 2010, Guanajuato. XIV Simposio Internacional SELPER - Observación y Monitoreo de la Tierra Relacionada al Cambio Climático., 2010. p. 153-153.

6.
DECHICHE, A.G.P. ; A. SETZER ; PASSOS, H. R. ; ROMÃO, M. . Consistência e qualidade dos dados de pressão atmosférica medidos na Estação Meteorológica WMO 89252, ?Ferraz?. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica (XVII SBPA), 2009, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica (XVII SBPA). São Paulo: USP, 2009. p. 60-61.

7.
JUSTINO, F. B. ; A. SETZER ; Mendes, D. . Harmonic analysis of climatological temperature over Antarctica: present day and greenhouse warming perspectives. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica (XVII SBPA), 2009. XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica (XVII SBPA), 2009. p. 79-80.

8.
ROMÃO, M. ; A. SETZER . Alertas de avanço de massa de ar da Antártica em direção ao Brasil. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica (XVII SBPA), 2009, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica (XVII SBPA), 2009. p. 115-117.

9.
A. SETZER; AQUINO, F. E. ; ROMÃO, M. . The current air temperature cooling in the north of the Antarctic Peninsula. In: XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008, St.Petersburg, Russia. XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008. v. S1.

10.
A. SETZER; AQUINO, F. E. ; ROMÃO, M. . Sub-Antarctic surface air circulation and the weather in the SE of South America.. In: XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008, St.Petersburg, Russia. XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008. v. S1. p. 26.

11.
JUSTINO, F. B. ; A. SETZER ; Mendes, D. ; Pontes, G. . Harmonic analysys of climatological temperature and winds over Antarctica: greenhouse warming and present day perspectives. In: XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008, St.Petersburg, Russia. XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008. v. S1. p. 17.

12.
Leme, N. P. ; TAKAHASHI, H. ; Gobbi, D. ; A. SETZER ; et al. . Study of the Antarctic atmosphere and its links South America. In: XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008, St.Petersburg, Russia. XXX SCAR/IASCP/IPY Science Conference, 2008. v. S1. p. 15.

13.
A. SETZER. The current status of burned area estimates and their. In: IRS2008-International Radiation Symposium, 2008, Foz do Iguaçu, PR. IRS2008-International Radiation Symposium, 2008.

14.
A. SETZER; Morelli, F. ; Yoshida, M.C. ; Longo, K.M. ; Maurano, L.E. . A multi-satellite operational tool to detect and analyze vegetation fires on real time. In: Joint 2007 EUMETSAT Meteorological Satellite Conference and the 15th Satellite Meteorology & Oceanography Conference of the American Meteorological Society, 2007, Amsterdan. Joint 2007 EUMETSAT Meteorological Satellite Conference and the 15th Satellite Meteorology & Oceanography Conference of the American Meteorological Society, 2007. p. 45-45.

15.
SCHROEDER, W. ; CSISZAR, I. ; PRINS, E. ; SCHMIDT, C. ; A. SETZER ; Longo, K.M. ; Freitas, S.R. ; Morisette, J. T. ; BRUNNER, J. . A basin-wide assessment of the GOES and MODIS active fire products for the Brazilian Amazon. In: LBA-ECO 11th Science Team Meeting, 2007, Salvador. LBA-ECO 11th Science Team Meeting, 2007. v. 36.

16.
ROMÃO, M. ; A. SETZER . Climatologia das temperaturas médias anuais na Baía do Almirantado (1949 a 2006). In: XV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2007, São Paulo. XV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica. São Paulo, 2007. p. 86-87.

17.
SETZER, A. W.; AQUINO, F. E. ; OLIVEIRA, M. R. . Climate tendencies in the South Shetlands: was 1998 a climate divider?. In: Antartic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research, 2006, Boulder. Antartic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research. Boulder: National Snow and Ice Data Center at the University of Colorado, 2006. p. 28-29.

18.
AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; SIMÕES, J. C. . The sub-Antarctic atmospheric circulation between 15oW and 90oW and its effects on the climates of the Antarctic Peninsula and Southern South America. In: Antarctic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research, 2006, Boulder. Antarctic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research. Boulder: National Snow and Ice Data Center at the University of Colorado, 2006. p. 22-22.

19.
SETZER, A. W.; SIMÕES, J. C. ; AQUINO, F. E. ; ARIGONY-NETO, J. ; AHLERT, S. ; BREMER, U. F. ; BECK, C. D. ; DANI, N. . Signals of climatic variations in the northern most part of the Antarctic Peninsula and the South Shetland Islands. In: Antarctic Peninsula Climatic Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research, 2006, Boulder. Antarctic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research. Boulder: National Snow and Ice Data Center at the University of Colorado, 2006. p. 19-20.

20.
SETZER, A. W.; AQUINO, F. E. ; OLIVEIRA, M. R. . Meridional circulation between the Antarctic Peninsula and southeastern South America: cold surges one way and biomass burning emissions the other way. In: Antarctic Peninsula Climatic Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research, 2006, Boulder. Antarctic Peninsula Climatic Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research. Boulder: National Snow and Ice Data Center at the University of Colorado, 2006. p. 18-18.

21.
AQUINO, F. E. ; SETZER, A. W. ; Viana, D.R. ; OLIVEIRA, M. R. . O quadro climático no Rio Grande do Sul em 2004 e 2005 e sua possível relação com a Antártica. In: Encontro ?A Pesquisa Sul-Riograndense na Antártica, 2006, Porto Alegre. Brochura de Resumos - Encontro ?A Pesquisa Sul-Riograndense na Antártica?. Porto Alegre: Instit. Geociências, UFRGS, 2006. p. 9-9.

22.
SETZER, A. W.. Nevoeiros de advecção: Difíceis de prever e críticos nos translados. In: XIV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2006, São Paulo. XIV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2006. p. 55-56.

23.
SETZER, A. W.; PEREIRA, J. A. R. . Monitoring of Vegetation Fires in Brazil. In: International Seminar on the Use of Space technology for Disaster Management: Prevention and management of Natural Disasters, 2005, Algeria. International Seminar on the Use of Space technology for Disaster Management: Prevention and management of Natural Disasters. Algeria: United Nations/UNOOSA-European Space Agency, 2005.

24.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Influências de massas de ar do continente antártico no sul do Brasil. In: XIII Semin. Pesquisa Antártica, 2005, São Paulo. XIII Semin. Pesquisa Antártica. São Paulo: IG-USP, 2005. p. 86-87.

25.
Ito, R.G. ; AUGUSTO, C. G. ; SETZER, A. W. ; OLIVEIRA, L. F. ; DECHICHE, A. G. P. . Summertime distribution of surface carbon dioxide and sea-air gas exchage in Admiralty Bay, Antarctic Peninsula. In: IX SCAR International Biology Symposium - Evolution and Biodiversity in Antarctica, 2005, Curitiba. IX SCAR International Biology Symposium - Evolution and Biodiversity in Antarctica, 2005.

26.
EVANGELISTA, H. ; CRUZ, D. O. ; ALVES, E. ; LICINIO, M. V. ; SETZER, A. W. . Um modelo introdutório sobre a emissão e dispersão atmosférica do material particulado total gerado pela Estação Antártica Comandante Ferraz. In: XIII Semin. Pesquisa Antártica, 2005, São Paulo. XIII Semin. Pesquisa Antártica, 2005. p. 144-145.

27.
BROWN, I. F. ; PANTOJA, N. ; SCHROEDER, W. ; SETZER, A. W. ; ROCHA, K. ; SELHORST, D. . Hot pixels and public policy in southwestern Amazonia: the role of accuracy assessment in dissemination of satellite-derived estimates of fire events. In: LBA Meeting, 2005, São Paulo. LBA Meeting, 2005.

28.
SETZER, A. W.. Atmospheric Pressure Patterns in the last decade at King George Island. In: XXVIII SCAR & COMNAP XVI, 2004, Bremen. XXVIII SCAR & COMNAP XVI, 2004.

29.
SETZER, A. W.. Tracking the Antarctic Scientist in field work with NOAA/ARGOS transmitters. In: XXVIII SCAR & COMNAP XVI, 2004, Bremen. XXVIII SCAR & COMNAP XVI, 2004.

30.
AQUINO, F. E. ; SIMÕES, J. C. ; SETZER, A. W. ; FERRON, F. A. . Climatology and atmospheric temperature warming trend for King George Island, Antarctica. In: International Workshop on Antarctic Peninsula Climate Variability History, Causes and Impacts, 2004, Cambridge, UK. International Workshop on Antarctic Peninsula Climate Variability History, Causes and Impacts, 2004.

31.
Vittorino, M.I. ; Silva Dias, P. L. ; SETZER, A. W. . Aspectos da variabilidade da pressão atmosférica em tempo-escala sobre a Antártica e latitudes subtropicais. In: XII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2004, São Paulo. XII Seminário sobre Pesquisa Antártica. São Paulo: IG-USP, 2004. p. 25-26.

32.
ZACHARIAS, D. C. ; SETZER, A. W. . Características mensais de extremos de pressão, temperatura, vento e radiação da Estação Antártica Com. Ferraz no período 1992-2003. In: XII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2004, São Paulo. XII Seminário sobre Pesquisa Antártica. São Paulo, SP: IG-USP, 2004. p. 25-26.

33.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Relação entre a circulação proveniente da Antártica e as temperaturas abaixo da média no sul e sudeste do Brasil, verão 2003-2004. In: XII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2004, São Paulo. XII Seminário sobre Pesquisa Antártica. São Paulo: IG-USP, 2004. p. 177.

34.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Efeito da Circulação troposférica antártica no sul e sudeste do Brasil no 1o.semestre de 2004, o mais frio das últimas décadas. In: XII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2004, São Paulo. XII Seminário sobre Pesquisa Antártica. São Paulo, 2004. p. extra.

35.
Freitas, S.R. ; SETZER, A. W. ; et al. . Monitoring the transport of biomass burning emissions in South América. In: IIIa. Conferência Científica do LBA, 2004, Brasília. IIIa. Conferência Científica do LBA, 2004.

36.
NANDI, S. ; WIEDINMYER, C. ; GUENTHER, A. ; PRINS, E. ; SETZER, A. W. ; Artaxo, P.E. ; ELVIDGE, C. . Uncertainties in Satellite Based Fire Emission Inventories. In: American Geophysical Union, Autumn meeting, 2004, EUA. American Geophysical Union, Autumn meeting, 2004. v. 85.

37.
ZACHARIAS, D. C. ; SETZER, A. W. . Características da pressão, temperatura do ar e vento para a Estação Antártica Com. Ferraz no período 1994-2001. In: XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, IG-USP, 2003, São Paulo. XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2003. p. 48-48.

38.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Série meteorológica das EACF, 1986-2002. In: XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, IG-USP, 2003, São Paulo. XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2003. p. 19-19.

39.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. . Sistema de alta pressão sobre a América do Sul e norte da Península Antártica em agosto/2003. In: XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, IG-USP, 2003, São Paulo. XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2003. p. 80-80.

40.
SETZER, A. W.; ROMÃO, M. ; AQUINO, F. E. . Ventos De Superfície Na Península Antártica, 1994-2001. In: X Semin. Pesquisa Antártica, IG-USP, 2002, São Paulo. X Semin. Pesquisa Antártica, IG-USP, 2002. p. 30-30.

41.
AQUINO, F. E. ; DEWES, C. F. ; SETZER, A. W. ; ROMÃO, M. . Influência sub-antártica no evento de neve no sul do brasil em 2002. In: X Seminário Pesq. Antártica, IG-USP, 2002, São Paulo. X Semin. Pesq. Antártica, 2002. p. 12-12.

42.
PEREIRA, J. A. R. ; SETZER, A. W. . Brazilian Validation of AVHRR Fire Pixels. In: GOFC-Fire Satellite Validation Workshop, 2001, Lisboa. GOFC-Fire Satellite Validation Workshop, 2001.

43.
FRANÇA, H. ; SETZER, A. W. . Estimate of Burned Areas in the Brazilian Cerrado: Initial AVHRR Algorithm and TM Validation. In: GOFC-Fire Satellite Validation Workshop, 2001, Lisboa. GOFC-Fire Satellite Validation Workshop, 2001.

44.
SETZER, A. W.; AQUINO, F. E. ; ROMÃO, M. . Temperaturas abaixo da média na EACF, Verão 2000/01. In: IX Semin. Pesquisa Antártica, IG-USP, 2001, São Paulo. IX Semin. Pesquisa Antártica, 2001. p. 16-16.

45.
ROMÃO, M. ; SETZER, A. W. ; AQUINO, F. E. . Circulação fria de Weddell nas Shetlands do Sul, Verão 2000/01.. In: IX Semin. Pesquisa Antártica, 2001, São Paulo, SP. IX Sem. Pesq. Antártica, 2001. p. 15-15.

46.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Localização geográfica de transmissores. In: II Colóquio Bras. Ciênc.Geodésicas, 2001, Curitiba, PR. II Colóquio Bras. Ciênc.Geodésicas, 2001. p. 132-133.

47.
MARTINS, J. V. ; Artaxo, P.E. ; CHOU, M. D. ; KAUFMAN, Y. ; ROBERTS, G. ; SETZER, A. W. . Microphysical Properties of Aerosol Particles from the Amazon Basin and its Radiative Impact in the Atmospheric Column. In: 1st LBA Scientific Meeting, 2000, Belem. First LBA Scientific Conference, 2000.

48.
MARTINS, J. V. ; Artaxo, P.E. ; ROBERTS, G. ; KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. . Vertical distribution of aerosols in Amazonia and its effects on the stability of the atmosphere. In: Union Fall Meeting, 2000, San Francisco. American Geophysical, 2000.

49.
AQUINO, F. E. ; FERRON, F. A. ; SIMÕES, J. C. ; SETZER, A. W. . Série temporal de temperatura média em superfície na Ilha Rei George. In: VIII Semin. Pesquisa Antártica, IG-USP, 2000, São Paulo. VIII Semin. Pesquisa Antártica, 2000. p. 5-5.

50.
MUELBERT, M. M. C. ; ROBALDO, R. B. ; MARTINÉS, P. E. ; COLARES, E. P. ; BIANCHINI, A. ; SETZER, A. W. . Movimentos sazonais de elefantes-marinhos do sul (Mirounga leonina L.) da Ilha Elefante, Shetlands do Sul, Antártica, observados através de telemetria de satélite. In: VIII Semin. Pesquisa Antártica, IG-USP, 2000, São Paulo. VIII Semin. Pesquisa Antártica, 2000. p. 38-38.

51.
SOUSA, C. T. ; SETZER, A. W. . Análise de dados das três estações meteorológicas brasileiras na Antártica. In: VIII Semin. Pesquisa Antártica, IG-USP, 2000, São Paulo. VIII Semin. Pesquisa Antártica, 2000. p. 11-11.

52.
SETZER, A. W.; PEREIRA, E. B. ; EVANGELISTA, H. ; CAVALCANTI, I. F. A. . Variação temporal do carbono elementar na troposfera em Ferraz. In: VII Seminário Sobre Pesquisa Antártica, 1999, São Paulo. VII Seminário Sobre Pesquisa Antártica, 1999.

53.
SETZER, A. W.; SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. . Localização geográfica de transmissores através de satélites. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica ? COBEM/99, 1999, Águas de Lindóia. XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica ? COBEM/99, 1999. p. 9-9.

54.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Investigation Of Location Techniques Using Satellites. In: IX Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital, 1998, Águas de Lindóia. Águas de Lindóia, SP, 1998. p. 121-121.

55.
Artaxo, P.E. ; SETZER, A. W. . Impactos das Queimadas Na Atmosfera e Ciclagem de Nutrientes. In: I SEMIN. NACIONAL SOBRE INCENDIOS FLORESTAIS E QUEIMADAS, 1995, Brasília, DF. IBAMA/Prevfogo, 1992. p. 01-31.

56.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. ; PEREIRA JR, A. C. . Detecção de queimadas no Brasil com satélites NOAA. In: I Seminário Nacional sobre Incêndios Florestais e Queimadas, 1995, Brasília, DF. IBAMA/Prevfogo, 1992. p. 01-17.

57.
PEREIRA, M. C. ; A.W. SETZER . Biomass burning in tropical deforestation sites: year to year practices. In: 10th Int. Symp. on Environ. Biogeochemistry, 1991, San Francisco. 10th Int. Symp. on Environ. Biogeochemistry, 1991.

58.
FIGUEIREDO, D. C. ; SETZER, A. W. ; PEREIRA, M. C. . Deteccao de Queimadas Na Amazonia. In: IV SIMP. BRAS. SENSORIAMENTO REMOTO, 1990, Manaus, AM, 1990. p. 0-0.

59.
KIRCHHOFF, V. W. H. J. ; SETZER, A. W. ; MARINHO, E. V. A. ; PEREIRA, M. C. . Queimadas No Brasil e Seus Efeitos Na Atmosfera de Regioes Remotas. In: 40A. REUNIAO SOC. BRAS. PROGRESSO DA CIENCIA, 1989, Curitiba, PR, 1989. p. 0-0.

60.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . An Estimate Of The Number And Emissions Of Forest Burnings In The Amazon With Satellites - Initial Results. In: AMER. GEOPHYS. UNION SPRING MEETING, 1988, Baltimore, MD. EOS, 1988. v. 69. p. 01-314.

61.
SETZER, A. W.. Programa de Instrumentacao Meteorologica Na Antartica. In: I SEMINARIO CIENCIAS ATMOSF. E ESPACIAIS DO PROG. ANTARTICO BRASILEIRO, 1988, São José dos Campos, SP, 1988. p. 01-53.

62.
ANDREAE, M. O. ; SETZER, A. W. . Haze Layers Over Central Amazonia: Sources And Chemical Characteristics. In: AMER. GEOPHYS. UNION SPRING MEETING, 1986, Baltimore. EOS, 1986. v. 67.

63.
PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Detection Of Large Biomass Burning In Amazonia With Satellites Images. In: AMER. GEOPHYS. UNION SPRING MEETING, 1986, Baltimore. EOS, 1986. v. 67.

64.
PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Detecção de queimadas na Amazônia através de satélites. In: 38a. Reunião Soc.Bras.Progr.Ciênc., 1986, Curitiba, PR, 1986. p. 734-734.

65.
SETZER, A. W.. Aquisicao de Dados Meteorologicos Com Microcomputadores Em Aeronave. In: III CONG. BRAS. DE METEOROLOGIA, 1984, Belo Horizonte, MG, 1984. p. 0-0.

66.
SETZER, A. W.; ABREU, M. L. ; GAN, M. A. . Caracterizacao Sinotico-Meteorologica da Poluicao do Ar Em Sao Paulo. In: III CONG. BRAS. METEOROLOGIA, 1984, Belo Horizonte, MG, 1984. p. 0-0.

67.
ABREU, M. L. ; SETZER, A. W. . Previsores Sinoticos Meteorologicos de Poluicao do Ar Em Regioes Urbanas. In: 36A. REUNIAO SOC. BRAS. PROGR. CIENCIA, 1984, São Paulo, SP, 1984. p. 0-0.

68.
RENNÓ, A. ; SETZER, A. W. . A Instrumentacao de Um Planador Para Pesquisas Meteorologicas. In: 36A. REUNIAO SOC. BRAS. PROGR. CIENCIA, 1984, São Paulo, SP, 1984. p. 684-684.

69.
SETZER, A. W.. Principais Pesquisas do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) Em Poluicao do Ar. In: 36A. REUNIAO SOC. BRAS. PROGR. CIENCIA, 1984, São Paulo, SP, 1984. p. 684-684.

70.
SETZER, A. W.; CAVALCANTI, I. F. A. ; MARCELINO, B. C. . Meteorological Aspects Of Air Pollution In The City Of Sao Paulo, Brazil. In: 5TH INTERNAT. CLEAN AIR CONGRESS, 1980, Buenos Aires. Abstracts, 1980.

71.
SETZER, A. W.; MOLION, L. C. B. . O Uso de Sensoriamento Remoto No Estudo da Dispersao Atmosferica. In: 31a. Reun. Soc. Bras. Progr. Ciência, 1979, Fortaleza, CE, 1979. p. 01-13.

72.
SETZER, A. W.; CAVALCANTI, I. F. A. . Influencias Meteorologicas Na Poluicao Atmosferica Em Sao Paulo. In: 31A. REUNIAO SOC. BRAS. PROGR. CIENCIA, 1979, Fortaleza, CE, 1979.

Artigos aceitos para publicação
1.
LONGO, K. ; BROWN, I. F. ; S. FREITAS ; CAVALCANTE, F. ; ROSARIO, N. ; FRANCA, D. ; Setzer, A. ; Morelli, F. ; MELLO, R. ; STOCKLER, R. ; SANTOS, J. G. M. ; GACITA, M. S. ; SIQUEIRA, R. ; REGO, P. ; LOPES, A. ; GONCALVES, M. C. A. ; HACON, S. ; IGNOTTI, E. ; DUARTE, A. F. . Trans-frontier biomass burning smoke in Amazonia: combining science and legal action. Elsevier (Amsterdam), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SETZER, A. W.. Fire monitoring initiatives in Brazil: history and current status. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SETZER, A. Sistemas de Informações de Incêndios para a Prevenção e Controle de Incêndios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SETZER, A. W.. Monitoramento de incêndios florestais e queimadas no Brasil-Histórico, produtos disponíveis e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
A.W. SETZER. Incendios Forestales. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RIVERA-LOMBARDI, R.J. ; A. SETZER ; KRUG, T. . Estimativa de emissões de gases de efeito estufa resultantes da queima de biomassa na Amazônia brasileira em 2005 a partir de dados MODIS/AQUA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SISMANOGLU, R. A. ; A. SETZER ; Lopes, A. L. ; Mejias-Sedeño, E. . Risco de Fogo para a vegetação de Cuba: comparação entre duas versões para 2010 utilizando dados do Satélite TRMM e SYNOP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
JESUS, S. ; A. SETZER ; Morelli, F. . Validação de focos de queimadas no Cerrado em imagens TM/Landsat-5. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
A.W. SETZER. Uso de informação espacial para detecção de monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VILLELA, F.N.J. ; A. SETZER . Análise das tendências e anomalias da temperatura do ar e do vento na Estação Antártica comandante Ferraz e vizinhanças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
A.W. SETZER; ROMÃO, M. . Atenção pesquisador: Caiu a temperatura nos últimos 15 anos em Ferraz, e o seu clima ficou estável!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
A. SETZER. Recent cooling in the North of the Antarctic Peninsula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
A. SETZER. The Antarctic connection to cold and warm anomalies in South Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
A. SETZER. Sistemas de Informaçõa Ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
A. SETZER. Fire monitoring system developed and used at INPE for South America. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
A. SETZER. Detecção de fogo em florestas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
A. SETZER. Climate products and services provided by the Brazilian Antarctic Meteorology Project. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
A. SETZER; DECHICHE, A.G.P. . A case when more solar irradiance results in lower surface temperatures. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
LIBONATI, R. ; DA CAMARA, C. ; PEREIRA, J.M.C. ; A. SETZER ; PERES, L.L. . Surface reflectance estimation in the middle infrared region ? sensitivity analysis focusing on the study of burned areas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SCHROEDER, W. ; CSISZAR, I. ; Morisette, J. T. ; SCHMIDT, C. ; SETZER, A ; Prins, E. M. ; BRUNNER, J. . Quantifying biomass burning in Amazonia using. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
A. SETZER. Regional networks on fire. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
Morelli, F. ; A. SETZER . Areas quemadas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
A. SETZER. Productos y resultados prácticos del monitoreo satelital de fuegos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SETZER, A. W.. Tendências espaciais e temporais do uso do fogo no Brasil e os interesses científicos associados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
Morelli, F. ; SETZER, A. W. . O Algoritmo MODIS/INPE e a banda 3.9um. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
SETZER, A. W.. Sistema Regional de Monitoreo de Focos y de Riesgo de Quema de Vegetación. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
A. SETZER. O Fogo no Meio Rural e a Proteção dos Sítios do Patrimônio Mundial natural no Brasil: alternativas, implicações socioeconômicas, preservação da biodiversidade e mudanças climáticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
A. SETZER. Monitoramento de Queimadas no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
A. SETZER. Programa de monitoramento de incêndios florestais no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
A. SETZER. Sistema Regional de Monitoreo de Focos y de Riesgo de Quema de Vegetación. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
A. SETZER. A relevância da meteorologia antártica para o Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
A. SETZER. Integração dos dados do INPE de focos e emissão de queimadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
A. SETZER. Forest and Fires Watch. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
A. SETZER. Monitoramento de queimadas na América do Sul e a dispersão de suas emissões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
SETZER, A. W.. Queima da vegetação: o contexto nacional e o Ceará. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
SETZER, A. W.. Modelagem de risco de incêndios na Amazônia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
SETZER, A. W.. Real-time use of orbital images to monitor vegetation fires: current applications in South America and future needs. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
A. SETZER. Proposta de disseminação dos dados do monitoramento de queimadas aos estados e municípios. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
A. SETZER. As queimadas e a questão ambiental no país. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SETZER, A. W.. O Sensoriamento Remoto e o Monitoramento de Queimadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
SETZER, A. W.. Satélite CBERS-2: Um ejemplo de cooperación sostenida entre Brasil y China. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
A. SETZER. Aspectos do monitoramento de queimadas e de estimativa de risco de fogo da vegetação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
A. SETZER. Monitoramento de Queimadas no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
HURTT, G. ; MOORE, B. ; NOBRE, C. A. ; PRINS, E. ; SETZER, A. W. . Use of satellite fire products in large-scale models. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

44.
FELTZ, J. ; PRINS, E. ; SETZER, A. W. . A comparison of the GOES-8 ABBA and INPE AVHRR fire products for South America from 1995-2002. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

45.
SETZER, A. W.. Detecção de fogo pelo AVHRR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
SETZER, A. W.. Aplicações científicas e tecnológicas na Antártica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
SETZER, A. W.. Monitoramento de queimadas por satélite e risco de fogo no país. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
SETZER, A. W.. Queimadas: compreensão, controle,e implicações locais/globais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
SETZER, A. W.. Queimadas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
SETZER, A. W.; PEREIRA, J. A. R. . Programa de prevenção e controle de queimadas e incêncios florestais na Amazônia Legal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

51.
SETZER, A. W.. Vegetation Fires in Brazil: an approach combining orbital imagery, geoprocessing numerical weather analysis and the Internet. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
SETZER, A. W.. Monitoramento operacional de queimadas no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
SETZER, A. W.. Predicción de Incendios y su detección em imagenes satelitales. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
SETZER, A. W.. O setor saúde nas situações de Emergências. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
PEREIRA, E. B. ; EVANGELISTA, H. ; CAVALCANTI, I. F. A. ; SETZER, A. W. . Variação temporal do carbono elementar na troposfera em Ferraz. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

56.
SETZER, A. W.. Uso de satélites na detecção de queimadas de cana-de-açucar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
SETZER, A. W.. O uso de PCDs na Antártica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
SETZER, A. W.. Monitoramento de queimadas no Brasil. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

59.
SETZER, A. W.; AMARAL, S. ; FERNANDES, A. E. ; FIGUEIREDO, D. C. ; FRANÇA, H. ; DI MAIO-MANTOVANI, A. C. ; PEREIRA JR, A. C. ; PEREIRA, M. C. ; SOBRAL, R. . AVHRR's contribution to environmental monitoring in Brazil. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

60.
HUNGRIA, C. S. ; HAYMUSSI, H. ; SETZER, A. W. . Modelos de previsão numérica e tempo presente no norte da Península Antártica: Uma comparação para o verão 1993/94. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
IERCK, R. W. S. ; SETZER, A. W. . Windchill factor: First results of an experiment with humans. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
Artaxo, P.E. ; SETZER, A. W. . Emissões de material particulado de queimada na floresta amazônica e no cerrado. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

63.
SETZER, A. W.. Ciclos biogeoquímicos e alterações climáticas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

64.
SETZER, A. W.. Detecção de incêndio por satélite. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

65.
SETZER, A. W.. Efeito estufa - Poluição atmosférica global. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

66.
SETZER, A. W.. Detection of biomass burning in Brazil and atmospheric emissions estimate. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

67.
HOLBEN, B. N. ; KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. ; TANRE, D. ; WARD, D. . Optical properties of aerosol emissions from biomass burning in the tropics, Base-A. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

68.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. ; PEREIRA JR, A. C. . AVHRR Estimates of Biomass Burning During BASE-A. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
ROBINSON, J. M. ; SETZER, A. W. . BASE-A Requirement for a Mass and Energy Balance. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
WARD, D. ; SETZER, A. W. ; KAUFMAN, Y. ; RASMUSSEN, R. . Characteristics of Smoke Emissions from Biomass Fires of the Amazon Region - BASE-A Experiment. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
HOLBEN, B. N. ; KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. ; TANRE, D. . BASE-A Ground level Aerosol Characteristics Measured by Sunphotometry. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
TANRE, D. ; HOLBEN, B. N. ; KAUFMAN, Y. ; SETZER, A. W. . Characteristics of Emitted Aerosols from Biomass Burning During BASE-A Experiment. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
SETZER, A. W.. A experiência brasileira na Estação Ferraz e Ilha Elefante. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
Artaxo, P.E. ; SETZER, A. W. . Aerosols in the Northern Antarctic Peninsula - Five years of measurements and analysis at Ferraz Station. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
SETZER, A. W.. Atmospheric Emission from Biomass Burning in Brazil. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
SETZER, A. W.. Monitoring and controlling the Amazonia Forest burning. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

77.
SETZER, A. W.. Os grandes projetos agropecuários e a conservação da natureza: Impactos e Alternativa. 1990. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

78.
SETZER, A. W.; KIRCHHOFF, V. W. H. J. . Ozone Concentrations in the Brazilian Amazonia during BASE-A. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

79.
SETZER, A. W.. Monitoring and controlling Amazonian forest burnings. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
SETZER, A. W.. Produtos AVHRR/NOAA do INPE para monitoramento de biomassa. 1990. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

81.
MOREIRA NORDEMANN, L. M. ; SETZER, A. W. ; FORTI, M. C. . Bulk precipitation chemistry at King George Island-Antarctica. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
KIRCHHOFF, V. W. H. J. ; SETZER, A. W. . Medições à superfície de ozônio na Estação Ferraz- Resultados Iniciais. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
SETZER, A. W.. Case study : Brazil. Symposium on Trace Gas Associated With Tropical Biomass Burning. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

84.
SETZER, A. W.. Aplicações dos Satélites NOAA no Monitoramento da Amazônia. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

85.
SETZER, A. W.. Satélites Ambientais para Monitoramento de Queimadas. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

86.
SETZER, A. W.. Satellite Detection of Forest Fires in the Amazon. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

87.
SETZER, A. W.. Queimadas na Amazônia e suas Emissões Atmosféricas. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

88.
SETZER, A. W.. Vigilância das Queimadas. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

89.
SETZER, A. W.. As Queimadas, o CO2 e o Clima Mundial. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

90.
SETZER, A. W.. Queimadas na Amazônia. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

91.
SETZER, A. W.. Processamento de Imagens do Satélite NOAA. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

92.
SETZER, A. W.. Operational Monitoring of Biomass Burning. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

93.
SETZER, A. W.. Queimadas no Brasil: Monitoramento e Emissões. Mudanças Climáticas: Seus Impactos e Possíveis Respostas Políticas. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

94.
SETZER, A. W.. Problemas Ambientais. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

95.
SETZER, A. W.. Biomass Burning in Amazonia. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

96.
SETZER, A. W.. Remote Sensing of Biomass Burning and Deforestation in the Brazilian Amazon. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

97.
SETZER, A. W.. The Integrated PC - WEFAX System of Brazil. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

98.
ABDON, M. M. ; SETZER, A. W. ; SANTANA, V. B. . Analysis of Water Quality Parameters of Piauí River, SE (Brazil) with Field and TM/Landsat Satellite Data. 1988. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

99.
ABDON, M. M. ; VIEIRA, E. G. M. ; ESPINDOLA, C. R. ; SETZER, A. W. . Evaluation of the Extention and Degradation of the Mangrove Areas in Sergipe State Using Remote Sensing Data. 1988. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

100.
SETZER, A. W.. Uso de Satélites NOAA para Estudos de Queimadas e Índices de Vegetação. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

101.
SETZER, A. W.. Desmatamento e Meteorologia. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

102.
SETZER, A. W.. An Estimate of the Number and Emissions of Forest Burnings in the Amazon With Satellites-Initial Results. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

103.
SETZER, A. W.. La Detección vía Satélite de la Quema de Bosques en la Región Amazônica. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

104.
SETZER, A. W.. Remote Sensing Applications. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

105.
SETZER, A. W.. Sistema de Recepção e Visualização de Imagens WEFAX. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

106.
SETZER, A. W.. Recent Applications of Meteorological Satellites in Brazil. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

107.
SETZER, A. W.. Queimadas na Amazônia. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

108.
SETZER, A. W.. Produtos de Satélites Ambientais. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

109.
FORTI, M. C. ; SETZER, A. W. ; MOREIRA NORDEMANN, L. M. . Estudo de cátions na precipitação - Estação Antártica Comandante Ferraz. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

110.
PEREIRA, E. B. ; SETZER, A. W. ; CAVALCANTI, I. F. A. . Radon-222 in the Antarctic Peninsula. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

111.
PEREIRA, E. B. ; SETZER, A. W. ; CAVALCANTI, I. F. A. . Radônio-222 na Península Antártica. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

112.
SETZER, A. W.. Os grandes projetos desenvolvimentistas e o impacto ambiental. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

113.
SETZER, A. W.. A poluição nas áreas urbanas brasileiras: métodos e técnicas de análise. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

114.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . Detecção de queimadas por satélites durante o GTE-ABLE 2A. 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

115.
DI LASCIO, M. A. ; SETZER, A. W. . Estimativas de precipitação por satélites meteorológicos. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

116.
SETZER, A. W.. Estimativas de Precipitação por Satélites Meteorológicos. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

117.
SETZER, A. W.. Meteorologia por Satélite. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

118.
SETZER, A. W.. Uso de Satélites em Estudos Ambientais. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

119.
SETZER, A. W.. Efeitos Climáticos de uma Guerra Nuclear. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

120.
SETZER, A. W.. Efeitos Gerais da Poluição Atmosférica na Saúde Humana. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

121.
SETZER, A. W.. Levantamentos Meteorológicos Feitos por Satélites. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

122.
SETZER, A. W.. Utilização de Satélites para Estudos e Avaliação do Meio Ambiente. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

123.
SETZER, A. W.. Micrometeorologia e Poluição do Ar. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

124.
SETZER, A. W.. LANDSAT Images of Long Air Pollution Plumes. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

125.
SETZER, A. W.. Controle de Poluição do Ar. 1978. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

126.
SETZER, A. W.. Meteorologia da Poluição do Ar. 1978. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

127.
SETZER, A. W.. Ecologia e Poluição Ambiental. 1978. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

128.
SETZER, A. W.. Projetos de Controle de Poluição. 1978. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

129.
SETZER, A. W.. Directional Dusfall Sampling of Particulate Matter. 1977. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

130.
SETZER, A. W.. Particulados e Poluição do Ar. 1977. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
A. SETZER; GONCALVES, D. A. ; Morelli, F. ; JESUS, S. . Geração de um catálogo de fotografias aéreas de pequeno formato (FPAF) para validação de focos de queimadas detectados por sensores orbitais no Estado do Mato Grosso, 2007 2009 (Outras Publicações).

2.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2009 (Outras Publicações).

3.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2008 (Outras Publicações).

4.
SCHROEDER, W. ; Alencar, A. ; ARIMA, E. ; A. SETZER . The spatial distribution and inter-annual variability of Fire in Amazônia. Michael eller, 2007 (Outras Publicações).

5.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2007 (Outras Publicações).

6.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2006 (Outras Publicações).

7.
SETZER, A. W.. Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica, Através de Imagens de Satélite. São Paulo: Mamute Mídia Web Multimídia E-Learning, 2005 (Outras Publicações).

8.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2005 (Outras Publicações).

9.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2005 (Outras Publicações).

10.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2004 (Outras Publicações).

11.
SETZER, A. W.; SILVA, M. A. . Florestas em Perigo 2004 (Outras Publicações).

12.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2003 (Outras Publicações).

13.
SETZER, A. W.. Queimadas; um grande desafio ambiental. Rio de Janeiro: Ciência Hoje das Crianças/SBPC, 2002 (Outras Publicações).

14.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2002 (Outras Publicações).

15.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2001 (Outras Publicações).

16.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 2000 (Outras Publicações).

17.
SETZER, A. W.. Força de Coriolis. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 1999 (Outras Publicações).

18.
KAUFMAN, Y. ; GOLDAMMER, J. ; LEVINE, J. S. ; SETZER, A. W. . Space Monitoring of fires and fire risk. Ed. D.H.Schwela, L.H.Morawska e A.B.b.Jaafar, UM/World Healt Organization, 1999 (Outras Publicações).

19.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1999 (Outras Publicações).

20.
SETZER, A. W.. Desmatamento real é muito pior. São Paulo: Parabólicas, ISA, 1998 (Outras Publicações).

21.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1998 (Outras Publicações).

22.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1997 (Outras Publicações).

23.
SETZER, A. W.. Manual do Sistema de Dados Remotos em Uso no NApOc Ary Rongel. São José dos Campos 1996 (Outras Publicações).

24.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1996 (Outras Publicações).

25.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1995 (Outras Publicações).

26.
SETZER, A. W.; MIRANDA, E. E. ; TAKEDA, A. M. . Monitoramento orbital das queimadas no Brasil. Campinas: Ecoforça, 1994 (Outras Publicações).

27.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1994 (Outras Publicações).

28.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . Relatório de atividades do projeto IBDF-INPE. SEQE - Ano 1988. São José dos Campos: INPE - Instituto de Pesquisas Espaciais, 1992 (Outras Publicações).

29.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1991 (Outras Publicações).

30.
SETZER, A. W.. The burning of Brazil: A discussion with Foster Brown and Alberto Setzer. NY: Camões Center Quartely, Columbia University, 1990 (Outras Publicações).

31.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1990 (Outras Publicações).

32.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1989 (Outras Publicações).

33.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1988 (Outras Publicações).

34.
SETZER, A. W.. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV 1987.

35.
SETZER, A. W.. Manual de Aplicações da UAI. São José dos Campos: FUNCATE, 1984 (Outras Publicações).

36.
SETZER, A. W.. The study of air plumes with imaging technics. West Lafayette: Purdue University, 1982 (PhD thesis).

37.
SETZER, A. W.. A quick guide to EPA air pollution models. West Lafayette: Air Pollutiona Lab., School of Civil Eng., Purdue University, 1980 (Outras Publicações).

38.
SETZER, A. W.. Análise de impacto ambiental de um incinerador de lixo para a cidade de São Paulo. São Paulo: Escola de Engenharia de Mauá/CESP, 1979 (Outras Publicações).

39.
SETZER, A. W.. Introdução à meteorologia da Poluição de ar. São José dos Campos: INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1979 (Outras Publicações).

40.
SETZER, A. W.. Perfis de temperatura e turbulência. São Paulo: CNEC, 1978 (Outras Publicações).

41.
SETZER, A. W.. Potencial de poluição atmosférica em uma indústria metalúrgica. São Paulo: PROMEC, 1978 (Outras Publicações).

42.
SETZER, A. W.. Resumo da legislação estadual de poluição atmosférica. São Paulo: Escola de Engenharia de Mauá, 1978 (Outras Publicações).

43.
SETZER, A. W.. Resumo da legislação federal de poluição atmosférica. São Paulo: Escola de Engenharia de Mauá, 1978 (Outras Publicações).

44.
SETZER, A. W.. Técnicas de amostragem em chaminés. São Paulo: PROAR, 1978 (Outras Publicações).

45.
SETZER, A. W.. Análise de impacto ambiental de um polo petroquímico-ar. São Paulo: CNEC - Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores, 1978 (Outras Publicações).

46.
SETZER, A. W.. Directional dusfall sampling of particulates near strong sources of pollution 1977 (Tese de Mestrado).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SETZER, A. W.. Monitoramento de queimadas na América do Sul do CPTEC/INPE.. 2002.

2.
SETZER, A. W.. Projeto de Meteorologia Antártica. 2002.

Processos ou técnicas
1.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento e Implantação de Um Sistema Operacional de Vigilância de Queimadas Para O Perú Através de Satélites Noaa. 1998.

2.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento e Implantação de Um Sistema Operacional de Geração de Índices de Risco de Queimadas Para O País, Combinando Dados de Sensoriamento Remoto e de Meteorologia. 1998.

3.
SETZER, A. W.. Definição da estação GOES e NOAA de baxa resolução instalada na UNIVALI, Itajaí. 1998.

4.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento e Implementação de Uma Rede de Estações Meteorológicas Automáticas Para Três Ilhas Remotas Na Antártica. 1997.

5.
SETZER, A. W.. Implementação do Sistema de Comunicação Via Internet Via Satélites Packet Na Estação Antártica Comandante Ferraz. 1995.

6.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento e Implantação de Mini-Transmissores-Remotos Na Estação Antártica Comandante Ferraz, Para Acompanhamento de Equipes Em Campo. 1994.

7.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento de Sistema de Produção de Imagens de Índices de Vegetação Com Dados Noaa. 1988.

8.
SETZER, A. W.. Implementação de Um Núcleo de Meteorologia Na Estação Antártica Com. Ferraz. 1988.

9.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento e Implantação de Um Sistema Operacional de Vigilância de Queimadas Para O País Através de Satélites Noaa. 1987.

10.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento de Um Sistema de Aquisição e Distribuição de Imagens de Baixa Resolução de Satélites Meteorológicos Por Microcomputador Tipo Pc. 1986.

11.
SETZER, A. W.. Implementação de Um Sistema de Recepção e Transmissão de Dados Via Rádio-Teletipo Através de Microcomputadores Para Uso Na Estacão Antártica Com. Ferraz. 1985.

12.
SETZER, A. W.. Implementação de Sistema de Edição de Texto Em Micro Acoplado A Máquina de Escrever Elétrica Para Uso de Funcionários/Alunos do Dme/Inpe. 1985.

13.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento de Um Sistema Portátil Automático Com Microcomputador, Para Coleta de Dados Meteorológicos Em Planadores e Aeronaves. 1984.

14.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento de Técnica Para Gravação Analógica Em Vídeo Cassete de Imagens do Satélite Goes. 1983.

15.
SETZER, A. W.. Desenvolvimento de Técnica Com Fotografia Infravermelha Para A Detecção de Plumas de Poluentes Atmosféricos. 1982.

Trabalhos técnicos
1.
A. SETZER. Revisão de artigo científico. 2012.

2.
A. SETZER. Revisão de artigo científico. 2012.

3.
A. SETZER. Revisão de artigo científico. 2012.

4.
A. SETZER; Morelli, F. ; SOUZA, P. L. . Relatório de validação de 31 focos de queima de vegetação detectados com satélites pelo INPE de Janeiro a Agosto/2011, em relação à vistoria do IBAMA/PREVFOGO no início de Agosto/2011 nos municípios de Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada e Itumbiara, sudeste de Goiás. 2011.

5.
A. SETZER; Morelli, F. ; JESUS, S. . Laudo sobre queimadas e incêndios na vegetação ocorridos no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, MG, em agosto de 2008. 2010.

6.
A. SETZER. Revisão e parecer de trabalho submetido ao CNPq: para Bolsa no País (PQ) na área de micrometeorologia. 2010.

7.
A. SETZER. Revisão e parecer de trabalho submetido ao CNPq na área de meteorologia. 2010.

8.
A. SETZER. Revisão e parecer de trabalho submetido ao CNPq na área de meteorologia aplicada. 2010.

9.
A. SETZER; Morelli, F. ; JESUS, S. C. . Laudo sobre queimadas e incêndios na vegetação ocorridos no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, MG, em agosto de 2007. 2010.

10.
A. SETZER. Revisão e parecer de dois pedido de bolsa CNPq para trabalho no tema Antártica. 2009.

11.
A. SETZER; GONCALVES, D. A. ; Morelli, F. ; JESUS, S. C. . Geração de um catálogo de fotografias aéreas de pequeno formato (FPAF) para validação de focos de queimadas detectados por sensores orbitais no Estado do Mato Grosso, 2007. São José dos Campos: INPE, 2009. 2009.

12.
A. SETZER. Revisão e parecer de um pedido de auxílio CNPq para trabalho no tema Antártica. 2008.

13.
A. SETZER. Revisão e parecer de 5 projetos de pesquisa CNPq: 1 no programa de Geofísica Aplicada, 2 no de Sensoriamento Remoto, 1 de Ciências Ambientais, e 1 de Climatologia. 2007.

14.
A. SETZER. Revisão e parecer de dois projetos de pesquisa CNPq, nos programas de Geociências e de Ciências Ambientais. 2006.

15.
A. SETZER. Análise e parecer de três projetos de pesquisa para o CNPq. 2005.

16.
KRUG, T. ; OLIVEIRA, G. S. ; VALENZUELA, G. C. L. ; SETZER, A. W. . Incidência de focos de calor detectados pelo sensor AVHRR do satélite NOAA no período de junho a novembro de 1997. 1999.

17.
KRUG, T. ; OLIVEIRA, G. S. ; VALENZUELA, G. C. L. ; SETZER, A. W. . Incidência de focos de calor detectados pelo sensor AVHRR do satélite NOAA no períodos de junho a novembro de 1998. 1999.

18.
SOUSA, C. T. ; KUGA, H. K. ; SETZER, A. W. . Localização geográfica através de satélites. 1999.

19.
KRUG, T. ; OLIVEIRA, G. S. ; VALENZUELA, G. C. L. ; SETZER, A. W. . Incidência de queimadas nos períodos de junho a novembro de 1995 e 1996 detectadas pelo sensor AVHRR dos satélites NOAA. 1997.

20.
FRANÇA, H. ; SETZER, A. W. . Regime de queimadas no Parque Nacional das Emas, GO: 1973-95. 1997.

21.
HUNGRIA, C. S. ; SETZER, A. W. . Anuário meteorológico da Estação Antártica Comandante Ferraz-1995. 1996.

22.
HUNGRIA, C. S. ; SETZER, A. W. . Anuário meteorológico da Estação Antártica Comandante Ferraz-1992. 1995.

23.
HUNGRIA, C. S. ; SETZER, A. W. . Anuário meteorológico da Estação Antártica Comandante Ferraz-1994. 1995.

24.
SETZER, A. W.; HUNGRIA, C. S. . Meteorologia na Península Antártica - Alguns Aspectos Práticos. 1994.

25.
HUNGRIA, C. S. ; SETZER, A. W. . Anuário meteorológico da Estação Antártica Comandante Ferraz-1993. 1994.

26.
DI LASCIO, M. A. ; SETZER, A. W. . Alguns aspectos sobre o uso de imagens de satélites meteorológicos geoestacionários para estimativa de precipitação utilizando o sistema GOES-SISCO em tempo real. 1992.

27.
BRAGA, C. Z. F. ; SETZER, A. W. . Modeling suspended solids concentrations based on TM-Landsat-5 images at Guanabara Bay. 1991.

28.
ABDON, M. M. ; ESPINDOLA, C. R. ; VALERIANO, D. M. ; VIEIRA, E. G. M. ; SETZER, A. W. ; SANTOS, M. A. ; NOVELLY, Y. S. . Avaliação da Áreas de manguezal do Rio Piauí (SE) através de sensoriamento remoto. 1989.

29.
PEREIRA, E. B. ; SETZER, A. W. ; CAVALCANTI, I. F. A. . Radon-222 in the Antarctic Peninsula. 1988.

30.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . Algumas médias meteorológicas do Vale do Paraíba e Proximidades. 1988.

31.
SETZER, A. W.; PEREIRA, M. C. . Relatório de atividades do projeto IBDF-INPE SEQE - Ano 1987. 1988.

32.
ABDON, M. M. ; VIEIRA, E. G. M. ; ESPINDOLA, C. R. ; SETZER, A. W. . Evaluation of the extension and degradataion of mangrove areas in Sergipe State with Remote Sensing Data. 1988.

33.
OLIVEIRA, E. A. ; MASCARENHAS, N. D. A. ; SETZER, A. W. . Um sistema para a determinação de campos de ventos utilizando satélites meteorológicos geoestacionários. 1987.

34.
FORTI, M. C. ; SETZER, A. W. ; MOREIRA NORDEMANN, L. M. . Estudo de cátions na precipitação Antártica. 1987.

35.
PEREIRA, M. C. ; SETZER, A. W. . Detecção de queimadas e plumas de fumaça na Amazônia através de imagens de satélites NOAA. 1986.

36.
MOREIRA NORDEMANN, L. M. ; FORTI, M. C. ; SETZER, A. W. . Chemical composition of rainwater in the Antartic Peninsula. 1986.

37.
SETZER, A. W.. Influências meteorológicas na poluição atmosférica de São Paulo. 1980.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
A.W. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
A.W. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
A.W. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
A.W. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
A.W. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
A.W. SETZER. Focos de queimadas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
A. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
A. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
A. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
A. SETZER. Participação em centenas de matérias na imprensa, rádio e TV. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
A. SETZER. Participação em mais de uma centena de matérias na imprensa, rádio e TV. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

23.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1996. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1995. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

25.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1994. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

26.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

27.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1992. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

28.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1991. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

29.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1990. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

30.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1989. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

31.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1988. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

32.
A. SETZER. Participação em diversas matérias na imprensa, rádio e TV. 1987. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
A.W. SETZER. Treinamento do SIGMACAST. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SETZER, A. W.. II Curso de Monitoramento de Queimadas por Satélite. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
A.W. SETZER. Queimadas no Brasil e o Sensoriamento Remoto - histórico, contexto e futuro. 2012. .

4.
A.W. SETZER. Detecção de focos com satélites - técnicas, aplicações e limitações. 2012. .

5.
Morelli, F. ; Maurano, L.E. ; SETZER, A. W. ; Souza, P.A.L. ; SISMANOGLU, R. . Monitoramento de Queimadas por Satélite. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Morelli, F. ; Maurano, L.E. ; A.W. SETZER . Produtos Operacionais de Satélites para Monitorar Focos de Queima de Vegetação e Técnicas para Mapeamento de àreas Queimadas em Imagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
A. SETZER; Morelli, F. . Detecção e Monitoramento de Queimadas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
A. SETZER; Morelli, F. . Utilização dos produtos e sistemas de monitoramento de queimadas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
A. SETZER; Morelli, F. . Sistema de Integração e Visualização de Produtos Derivados de Satélites Meteorológicos: SIGMA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
A. SETZER. O Sistema de Queimadas do Inpe. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
A. SETZER. Queimadas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SETZER, A. W.. Queimadas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SETZER, A. W.. Comparação da detecção de queimadas nas imagens de satélites. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SETZER, A. W.. Climatologia e Meteorologia Antártica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SETZER, A. W.. Prácticas de teledetección de incendios em e infrarrojo térmico. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
A. SETZER. Curso sobre Aplicaciones e la teledetección en el Estudio de los Incendios Forestales. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SETZER, A. W.. Monitoramento de queimadas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
A. SETZER. Curso de capacitación para países Latinoamericanos-Guias para la Salud em Situaciones de Emergencias Causadas por Incendios de Vegetación. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
SETZER, A. W.. Treinamento de aplicações de satélites meteorológicos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SETZER, A. W.. Processamento Digital, Realce e Calibração de Imagens. Estações de Recepção de Sinais de Satélites Meteorológicos. Sistemas Computacionais Dedicados ao Processamento de Imagens/ Meteorologia por Satélite. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
SETZER, A. W.. Aspectos Instrumentais. Sensores: Características Temporais, Espaciais e Físicas/Meteorologia por Satélite. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
SETZER, A. W.. Teoria e Previsão Orbital/Meteorologia por Satélite. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
SETZER, A. W.. Satélites Meteorológicos. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
SETZER, A. W.. Instrumentação Meteorológica/satélites. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
SETZER, A. W.. Meteorologia por satélites. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
SETZER, A. W.. Curso de Treinamento Profissional de Gerenc. e Aplicações de Dados de Satélites Meteorológicos para as Regiões. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
SETZER, A. W.. Processamento de Imagens LANDSAT. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
SETZER, A. W.. Meteorologia da Poluição Industrial. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
SETZER, A. W.. Poluição Industrial. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
SETZER, A. W.. Ventilação Industrial. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
SETZER, A. W.. Mecânica de Fluídos. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
SETZER, A. W.. Laboratório de Hidráulica. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Meneses, P.R.; Almeida, T.; SETZER, A. W.. Participação em banca de O´tavio Augusto de Araujo Pessoa. Evolução temporal do comportamento espectral de áres queimada em formação campestre do Cerrado. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências Aplicadas) - Universidade de Brasília.

2.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Otávio Augusto de Araújo Pessoa. Evolução Temporal do Comportamento Espectral de Área Queimada em Formação Campestre do Cerrado. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências Aplicadas) - Universidade de Brasília.

3.
Pereira, J.A.A.; A. SETZER. Participação em banca de Allan Arantes Pereira. Uso de geotecnologia para detecção e análise de queimadas e focos de calor em unidades de conservação no norte de Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

4.
Moraes, E. C.; Ferreira, N. J.; Freitas, S. R.; Shimabukuro, Y. E.; A.W. SETZER; Brown, I. F.. Participação em banca de Gabriel Pereira. O uso de satélites ambientais para a estimativa dos fluxos de gases traços e de aerossóis liberados na queima de biomassa e sua assimilação em modelos númericos de qualidade do ar. 2008. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

5.
Brialdo Silveira Soares Filho; A. SETZER. Participação em banca de Rafaella Almeida Silvestrini. Modelo probabilístico de ignição e espalhamento de fogo em áreas de floresta na Amazônia Brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SIMÕES, J. C.; A. SETZER. Participação em banca de Rafael da Rocha Ribeiro. Determinação das variações das geleiras da cordilheira Três Cruces (Bolívia) entre 1975-2004 pela análise de imagens digitais e dados cartográficos. 2007. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
SETZER, A. W.; SIMÕES, J. C.. Participação em banca de Cláudia Duarte Beck. Morfologia e variações na cobertura de gelo da ilha Joinville-Antártica, através de técnicas de sensoriamento remoto. 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
SETZER, A. W.; KRUG, T.; SANTOS, J. R.. Participação em banca de Roberto Javier Rivera Lombardi. Estudo da recorrência de queimadas e permanência de cicatrizes do fogo em áreas selecionadas do Cerrado brasileiro, utilizando imagens TM/Landsat. 2003. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

9.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Fernando Sampaio Recuero. Estudo de aerossol de queimadas por sensoriamento remoto e modelos de transporte. 2003. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo.

10.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Christopher Alexander Cunningham Castro. Interações trópicos-extratrópicos na escala de tempo intrasazonal durante o verão austral e seus efeitos na América do Sul. 2002. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

11.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Luciana Varanda Rizzo. Modelamento dos processos de conversão gás-partícula e formação de núcleos de condensação de nuvens na Amazônia. 2002. Dissertação (Mestrado em Fisica) - Instituto de Física da Usp.

12.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Widinei A.Fernandes. Efeitos das queimadas nos relâmpagos no sudeste do Brasil em setembro 1998 e 99.. 2001. Dissertação (Mestrado em Geofísica Espacial) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

13.
SETZER, A. W.. Participação em banca de ROBERTO J. R. LOMBARDI. Análise temporal de queimadas em uma área do Cerrado através de imagens TM/Landsat. (Proposta). 2001. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

14.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Eliana Soares de Andrade. Estudo experimental da estrutura vertical da camada limite atmosférica acima do Pantanal - estação seca. (Propostal). 2001. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

15.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Ulisses Franz Bremer. Levantamento morfológico das massas de gelo da Ilha Rei George, Antártica. 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Mariza Pereira de Souza. Desenvolvimento de uma nova metodologia para determinação da cobertura de nuvens. 1998. Dissertação (Mestrado em Geofísica Espacial) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

17.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Juliana Fernandes Camapum. Estação meteorológica remota. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília.

18.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Eugênio Sper Almeida. Relação entre índice de vegetação derivado do NOAA/AVHRR e precipitação na região Amazônica. 1995. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

19.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Marcia Akemi Yamasoe. Estudo da composição elementar e iônica de aerossóis emitidos em queimadas na Amazônia. 1994. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

20.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Hamilton G.Pavão. Estudo do comportamento da concentração de gás carbônico atmosférico e a influência das queimadas no aumento de sua concentração. 1994. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

21.
Santos, J.R.; A.W. SETZER; DIAS, B. S.; Coutinho, L.M.. Participação em banca de Alfredo da Costa Pereira Júnior. Monitoramento de queimadas na região dos cerrados utilizando dados AVHRR/NOAA corrigidos por dados TM/LANDSAT. 1992. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

22.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Laércio Manfredini. Efeitos meteorológicos na poluição atmosférica de São Paulo. 1989. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

23.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Ernesto G.M. Vieira. Características de feições sub-superficiais na Laguna de Araruama/RJ através de imagens LANDSAT. 1989. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

24.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Reinaldo Solewicz. Feições fisiográficas submarinas da plataforma continental do Rio Grande do Norte visíveis por imagens de satélite. 1989. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

25.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Heitor E. da Silva. Estudo das variações de concentração de radônio atmosférico na Península Antártica: instrumentação e análise.. 1989. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

26.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Ricardo Henrique Sampaio. Caracterização espectral e identificação de áreas afetadas pela seca de ponteiros do eucalipto do Vale do Rio Doce com ênfase em dados orbitais TM/LANDSAT. 1988. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

27.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Regina C.dos Santos. Propriedades térmicas do solo: Um estudo de casos. 1987. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

28.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Antônio O.Manzi. Aspectos aerodinâmicos da floresta amazônica. 1987. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

29.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Sophie Najm Chalita. Cálculo do parâmetro horizontal de divulgação turbulenta Sy para a região de Cubatão. 1987. Dissertação (Mestrado em Fisica) - Instituto de Física da Usp.

30.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Carmen R.S. Espíndola. Estudo de um manguezal por sensoriamento remoto. 1986. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

31.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Manoel A.da Silva Neto. Um estudo das variações temporais da ressurgência da região de Cabo Frio com dados dos Satélites Oceanográficos e Meteorológicos. 1985. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Teses de doutorado
1.
SETZER, A; CARVALHO, L. M. T.; Libonati, R.; Morelli, F.; PEREIRA, J. M. C. O.. Participação em banca de Allan Arantes Pereira. Mapeamento automático de queimadas no bioma Cerrado utilizando sensores orbitais. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

2.
Laerte Guimarães Ferreira Júnior; MARCO JUNIOR, P.; Nilson Clementino Ferreira; SETZER, A. W.; Ramos Neto, M. B.. Participação em banca de Fernando Moreira de Araújo. Avaliação das áreas queimadas no bioma cerrado: proposições para o monitoramento e conservação. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SOUZA FILHO, C. R.; ZULLO JUNIOR, J.; LEITE, E. P.; A.W. SETZER; Meneses, P.R.. Participação em banca de Samuel William Murphy. Monitoramento de vulcões na faixa espectral do infravermelho utilizando sensores orbitais. 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

4.
Carvalho, L.M.V.; Dias, Maria Assunção Faus da Silva; SETZER, A. W.; Castro, C. A.C.; Ferreira, N. J.. Participação em banca de Nathalie Tissot Boiaski. Variabilidade atmosférica intrassazonal na Península Antártica. 2013. Tese (Doutorado em ASTRONOMIA (33002010004P5)) - Universidade de São Paulo.

5.
SOUZA FILHO, C. R.; SETZER, A. W.; ZULLO JUNIOR, J.; ALMEIDA, T. I. R.; Meneses, P.R.. Participação em banca de Samuel William Murphy. Infrared monitoring of volcanoes from space. 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Santos, J.R.; A. SETZER. Participação em banca de Haron Abrahim Magalhães Xaud. Sensoriamento Remoto multisensor e modelagem dinâmica espacial no estudo de áreas afetadas por incêndios florestais em Roraima (Amazônia):. 2009. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

7.
LIMA, M. G.; A. SETZER. Participação em banca de Fabiano Morelli. Aplicações de sistemas de informações geográficas ao ambiente construído: mapeamento dos agentes de degradação dos materiais e sistemas de construção. 2008 - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

8.
António Domingos Heitor da Silva Reis; José Miguel Oliveira Cardoso Pereira; A. SETZER; Maria José Perestrelo de Vasconcelos; Ana Cristina Andrade Gonçalves; José Rafael Marques da Silva; Nuno Alexandre Gouveia de Sousa Neves. Participação em banca de Adélia Maria Oliveira de Souza.. Cartografia das áreas queimadas e análise de padrões espaciais de ocorrência de fogos no Brasil, usando dados de detecção remota. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Rural) - Universidade de Évora.

9.
SETZER, A. W.; Artaxo, P.E.. Participação em banca de Aline Samenteo Procópio. Forçante radiativa direta dos aerossóis na região Amazônica devido à queima de biomassa. 2005 - Instituto Astronômico e Geofísico.

10.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Edmilson Dias de Freitas. Circulações locais em São Paulo e sua influência sobre a dispersão de poluentes. 2003. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

11.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Francis Wagner Silva Correia. O impacto de modificações da cobertura vegetal no clima da Amazônia. INPE/LMO, maio/2002 (proposta). 2002. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

12.
SETZER, A. W.. Participação em banca de José Eduardo Mantovani. Telemetria convencional e por satélite na determinação da área de vida do lobo-guará e da onça-parda na região da estação Ecológica de Jataí, SP. 2001. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Fernando Ramos Martins. Influência de aerossóis e do processo de determinação da cobertura de nuvens no modelo de radiação Brasil-SR. 2001. Tese (Doutorado em Astrofísica) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

14.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Regina Maura de Miranda. Caracterização físico-química e propriedades ópticas do aerossol urbano na Região Mettropolitana de São Paulo. 2001. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

15.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Márcia Akemi Yamasoe. Estudo de propriedades ópticas de partículas de aerossóis a partir de uma rede de radiômetros. 1999. Tese (Doutorado em Geociências) - Instituto de Física da Usp.

16.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Saulo Ribeiro de Freitas. Modelagem numérica do transporte e das emissões de gases traço e aerossóis de queimadas no cerrado e floresta tropical da América do Sul.. 1999. Tese (Doutorado em Geociências) - Instituto de Física da Usp.

17.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Heitor Evangelista da Silva. O emprego do Radônio na caracterização de fenômenos de transporte e impacto ambiental atmosférico na Ilha Rei George (Antártica). 1998. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

18.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Fábio Gerab. Técnicas analíticas nucleares aplicadas à medida em larga escala de aerossóis atmosféricos na região amazônica. 1996. Tese (Doutorado em Fisica) - Instituto de Física da Usp.

19.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Edson Kassar. Monitoramento bioclimático utilizando o satélite NOAA. 1995. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

20.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Marlene Elias Ferreira. Algoritmo e três dimensões para a inferência de perfis de temperatura e de umidade a partir de radiâncias obtidas pelo VAS. 1986. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

21.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Paulo E. Artaxo. Modelos receptores aplicados à determinação da estrutura de fontes de aerossóis remotos. 1985. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física da Usp.

Qualificações de Doutorado
1.
SETZER, A. W.. Participação em banca de José Roberto Siqueira. Variabilidade interdiurna da convecção na América do Sul: a propagação meridional da convecção. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Outros tipos
1.
SETZER, A. W.. Participação em banca de Jorge Arigony Neto. Implantação e uso de sistema de informações geográficas para a área Antártica especialmente gerenciada Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica. 2001. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SETZER, A. W.. Membro titular da comissão de contratação de Professor Doutor no Depto. de Ciências Atmosféricas do IAG/USP. 2005. Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

2.
SETZER, A. W.. Processo seletivo de docente no Depto.Ciências Atmosféricas do IAG/USP. 2000. Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

Concurso público
1.
SETZER, A. W.; SÁ, L. D. A.; FATTORI, A. P.; MACHADO, L. A. T.; CALHEIROS, R. V.. Presidente da comissão examinadora do concurso público da vaga de tecnologista em meteorologia por satélite. 2002. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Livre docência
1.
Ferreira, N. J.; Dias, Maria Assunção Faus da Silva; Andrade, M. F.; A.W. SETZER; TABACNIKS, M. H.. Concurso público de Títulos e Provas para a obtenção do título de Livre-Docente no Departamento de Ciências Atmosféricas. 2012. Instituto Astronômico e Geofísico.

Outras participações
1.
Carvalho, L.M.V.; Dias, Maria Assunção Faus da Silva; SETZER, A. W.; Castro, C. A.C.; Ferreira, N. J.. Variabilidade atmosférica intrassazonal na Península Antártica. 2015. Universidade de São Paulo.

2.
Leila Maria Garcia Fonseca; lúbia vinhas; luciano ponzi pezzi; MAURANO, L. E. P.; maurício gonçalves vieira ferreira; reinaldo ramos de carvalho; rubens cruz gatto; sérgio de paula pereira; SETZER, A. W.; SANCHES, I. A.; BARBOSA, I. M.; OMETTO, J. P. H. B.; joão vianei soares; joaquim eduardo rezende costa; josé antonio aravéquia; josé borges escada junior. Participação em Comissão para elaboração de proposta de criação do Centro de Dados de Sensoriamento Remoto - CDSR. 2015. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

3.
Carvalho, L.V.; A. SETZER. Exame de Qualificação. 2009. Instituto Astronômico e Geofísico da Usp.

4.
A. SETZER. Presidente, Comissão de Avaliação e Seleção de Bolsas APLBA, Funcate. 2007. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

5.
A. SETZER. Member, Panel of Experts on Antarctic Meteorology. 2007. World Meteorological Organzation.

6.
SETZER, A. W.. Presidente da Comissão de Avaliação e Seleção de Bolsas APLBA, Funcate. 2003. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd Global Wildfire Information System (GWIS)-Global Observation of Forest Cover -Global Observation of Land Dynamics Fire Implementation Team/GOFC-GOLD Fire IT).Brazilian Wildfire Information System. 2018. (Outra).

2.
Oficina de Especialistas Mundiais em Incêndios Florestais.Avanços do Programa Queimadas do MCTIC-INPE. 2018. (Oficina).

3.
Reuniões Técnicas na Fac. de Ciênc da Universidade de Lisboa.Integração de produtos do monitoramento de queimadas do INPE às imagens dos satélites europeus, inclusive para o Sistema Brasileiro Fogo-Superfície-Atmosfera, Br-FLAS.. 2018. (Outra).

4.
Reuniões Técnicas no C. de P. de Tempo e Clima da NOAA.Definição conjunta de produtos INPE e NOAA de satélites de monitoramento de queimadas e incêndios florestais para o Brasil e países da América Latina. 2018. (Outra).

5.
Experimento "Validação de Queimadas".Monitoramento de queimadas do INPE. 2017. (Outra).

6.
III Seminário CIAMB - na UFG.Monitoramento Ambiental no Âmbito Internacional e Nacional. 2017. (Seminário).

7.
Oficina Temática - Proj Lei Política Nac.Man.Integ. do Fogo.Participou da Oficina sob tema: Manejo integrado do fogo por populações tradicionais, povos indígenas e em unidades de conservação. 2017. (Oficina).

8.
Reuniões Técnicas na UFRJ.Validação do uso das imagens de satélites MODIS e VIIRS no monitoramento semiautomático de áreas queimadas. 2017. (Outra).

9.
2o. Sem. R. Inc. Forest. del Proyecto. de Monitoreo de la OTCA.Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais. 2016. (Seminário).

10.
I Workshop TerraClass Amazônia: desafios e perspectivas.Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais. 2016. (Oficina).

11.
Reunião do GWIS, GOFC-GOLD.Estado atual do Programa Queimadas do INPE. 2016. (Outra).

12.
SELPER 2016.O estado atual do Programa Queimadas do INPE. 2016. (Simpósio).

13.
6th Workshop LSA-SAF.Use of satellite data for wild fire monitoring at INPE. 2015. (Oficina).

14.
Desafios e Tendências do Agronegócio Sustentável na Amazônia.Monitoramento de Queimadas. 2015. (Outra).

15.
Encontro de Produtores de Informação Visando À Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais. 2015. (Encontro).

16.
I Workshop TerraClass Amazônia: desafios e perspectivas.Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais. 2015. (Oficina).

17.
Seminário Regional para los Países Miembros de la OTCA sobre Incendios en la Región.Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais. 2015. (Seminário).

18.
XVII SBSR.Monitoramento de queimadas. 2015. (Simpósio).

19.
GOFC-GOLD Fire Implementation Team Meeting.Fire research activities and coordination at INPE. 2014. (Outra).

20.
XIII EDAO Encontro para Debates de Assuntos de Operação.Queimadas. 2014. (Encontro).

21.
Conferência Manejo Integrado do Fogo no Brasil.Perspectivas e desafios para o manejo integrado do fogo no Brasil. 2013. (Outra).

22.
Lançamento do Inventário Nacional de Fontes e Estimativas de Emissões de Dioxinas e Furanos. 2013. (Outra).

23.
Sem. Intern. Manejo Integ. do Fogo em Áreas Protegidas no Brasilil. 2013. (Seminário).

24.
V Seminário de Pesquisa e V Encontro de Iniciação Científica.A experiência do INPE "Gestão do conhecimento: os desafios de interinstitucionalidade". 2013. (Seminário).

25.
Workshop Manejo Integrado do Fogo no Tocantins.Sistemas de Informações de Incêndios: os produtos do INPE. 2013. (Outra).

26.
XVI SBSR.INPE's Multi-satellite Approach to Monitor Vegetation Fires. 2013. (Simpósio).

27.
XVI SBSR.Modificação do algoritmo de focos de queima AVHRR do INPE e sua avaliação com um método dinâmico. 2013. (Simpósio).

28.
XVI SBSR.Otros productos de área quemada en Latinoamérica. 2013. (Oficina).

29.
Oficina POA - Projeto Cerrado/Jalapão.Queimadas. 2012. (Oficina).

30.
Reunião de Cooperação com a DLR no contexto da missão FIREBIRD.Fire Monitoring by INPE. 2012. (Outra).

31.
Reunión de la REDLATIF 2012.Evoluções do sistema de monitoramento de queimadas do INPE. 2012. (Encontro).

32.
Severidade de Queimadas e Respostas Ecossistêmicas: implicações p/ a conservação e o manejo da biodiversidade.Queimadas. 2012. (Oficina).

33.
Severidade de queimadas e respostas ecossistêmicas: implicações para a conservação e manejo da biodiversidade em ecossistemas de savanas. 2012. (Oficina).

34.
X SenGEF - X Sem. Atualização em Sensoriamento Remoto e Sist. Inf. Geog. Aplicados à Engenharia Florestalstal.O caso de um desmate ilegal na Amazônia antecipado pela detecção de fogo e da degradação florestal. 2012. (Seminário).

35.
XVII CBMET. Algoritmo automático de detecção de áreas queimadas utilizando dados MODIS: Resultados preliminares. 2012. (Congresso).

36.
XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Influência da Antártica no Clima do Brasil e em Desastres Naturais. 2012. (Congresso).

37.
1a. reunião da Força Tarefa em Metodologias de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa do PBMC.Queimadas. 2011. (Encontro).

38.
1a. Reunião Força Tarefa em Meteorologias de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa do PBMCMC. 2011. (Encontro).

39.
5º. Simpósio Sul-Americano sobre Controle de Incêndios Florestais.Difusão da Temática Queimadas e Incêndios Florestais no Brasil. 2011. (Simpósio).

40.
9ª. Reunião Técnica Conjunta FUPEF/SIF/IPEF sobre Incêndios Florestais.Difusão da Temática Queimadas e Incêndios Florestais no Brasil. 2011. (Outra).

41.
Treinamento de Base de Dados. 2011. (Seminário).

42.
Treinamento de Base de Dados. 2011. (Seminário).

43.
Workshop Fire Research.Fire. 2011. (Outra).

44.
XVIII SBPA.Atenção pesquisador: caiu a temperatura nos últimos 15 anos em Ferraz, e o seu clima ficou estável!. 2011. (Simpósio).

45.
XVIII SBPA.Análise das tendências e anomalias da temperatura do ar e do vento na Estação Antártica Comandante Ferraz e vizinhanças. 2011. (Simpósio).

46.
XV SBSR Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Opções para o Monitoramento Operacional de Áreas Queimadas em Escala Continental (Options for the Operational Monitoring of Burned Areas at Continental Scale). 2011. (Simpósio).

47.
Ciclo Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania.Sistemas de Informação Ambiental. 2010. (Outra).

48.
XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia - A Amazônia e o Clima Global. Queimadas e seus Impactos. 2010. (Congresso).

49.
XXXI SCAR y Open Science Conference. ?Antarctica ? Witness to the Past and Guide to the Future?.Recent cooling in the North of the Antarctic Peninsula. 2010. (Outra).

50.
2ª. Reunión de Coordinación del Proyecto CYTED 508AC0352, Red Latinoamericana de Seguimiento y Estúdio de los recursos Naturales.Monitoramento de Queimadas. 2009. (Outra).

51.
61ª. Reunião Anual da SBPC, Amazônia: Ciência e Cultura.Sistemas de monitoramento remoto da Amazônia Legal ? Queimadas. 2009. (Outra).

52.
Diez Años del Monitoreo de Incêndios Forestales com Imágenes de Satélite en México ? CONABIO.La experiência Brasileña de 25 años com el monitoreo satelital dequemas y incêndios. Diez Años del Monitoreo de Incêndios Forestales com Imágenes de Satélite em México - CONABIO. 2009. (Encontro).

53.
EUMETSAT Advanced Training Workshop ?MSG Land Surface Applications:.Severidade meteorológica para o fogo e sua previsão operacional. 2009. (Oficina).

54.
Seminário Regional de Mudanças Climáticas ? As Mudanças Climáticas da Região Centro-Oeste do Brasil.Capacitação agora é o preparo para as variações climáticas. 2009. (Seminário).

55.
Seminário Universidade, Inovação e Desenvolvimento Regional.Inovações tecnologia e meio ambiente: monitorando Queimadas. 2009. (Seminário).

56.
Workshop do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global: Componente Superfície.?????. 2009. (Oficina).

57.
Workshop sobre Combustão de Biomassa de Florestas Tropicais.Fire monitoring in Brazil: a general overview. 2009. (Oficina).

58.
1ª. Reunión de Coordinación del Proyecto CYTED 508AC0352, Red Latinoamericana de Seguimiento y Estúdio de los Recursos Naturales.1ª. Reunión de Coordinación del Proyecto CYTED 508AC0352. 2008. (Outra).

59.
Colóquios de Pesquisas - Ciências Espaciais.Variações climáticas no norte da Península Antártica. 2008. (Simpósio).

60.
Datos y herramientas em internet para el monitoreo y prevención de quemas y incêndios.Datos y herramientas em internet para el monitoreo y prevención de quemas y incêndios. 2008. (Oficina).

61.
Encontro Internacional Sobre Ciclones do Atlantico Sul.Encontro Internacional Sobre Ciclones do Atlantico Sul. 2008. (Encontro).

62.
II COMBIO-Congresso Mineiro de Biodiversidade. II COMBIO-Congresso Mineiro de Biodiversidade. 2008. (Congresso).

63.
III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer. Ganepão. 2008. (Congresso).

64.
International Radiation Symposium, IRS2008.A case when more solar irradiance results in lower surface temperatures. 2008. (Simpósio).

65.
Seminário O Continente Antártico e Sua Influência nas Mudanças Climáticas Globais.Seminário O Continente Antártico e Sua Influência nas Mudanças Climáticas Globais. 2008. (Seminário).

66.
Seminar on the Brazilian operational fire detection system.The multi-satellite fire monitoring system of Brazil. 2008. (Oficina).

67.
WMO-WCRP IPY Workshop on CLIPS in Polar Regions: Climate Product Generation, User Liason and Training.Climate products and services provided by the Brazilian Antarctic Meteorology Project. 2008. (Oficina).

68.
XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica.Atenção pesquisador: caiu a temperatura nos últimos 11 anos em Ferraz. 2008. (Simpósio).

69.
32nd Intern. Symposium on Remote Sensig of Environment.REDLATIFRed Latinoamericana de Teledetección e Incendios Forestales. 2007. (Simpósio).

70.
7ª. EXPOEPI ? Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, Oficina de Avaliação dos Avanços do VIGIAR no biênio 2006/2007 e Construção de Propostas para 2008.7ª. EXPOEPI ? Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, Oficina de Avaliação dos Avanços do VIGIAR no biênio 2006/2007 e Construção de Propostas para 2008.. 2007. (Outra).

71.
IV Simposio Sul-Americano sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e VIII Reunião Técnica Conjunta SIF/IPEF/FUPEP.IV Simposio Sul-Americano sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e VIII Reunião Técnica Conjunta SIF/IPEF/FUPEP. 2007. (Simpósio).

72.
Joint 2007 EUMETSAT Meteorological Satellite Conference and the 15th Satellite Meteorology & Oceanography Conference of the American Meteorological Society. Joint 2007 EUMETSAT Meteorological Satellite Conference and the 15th Satellite Meteorology & Oceanography Conference of the American Meteorological Society. 2007. (Congresso).

73.
Seminário Unesco/Ibama O Fogo no Meio Rural e a Proteção dos Sítios do Patrimônio Mundial natural no Brasil.Seminário Unesco/Ibama O Fogo no Meio Rural e a Proteção dos Sítios do Patrimônio Mundial natural no Brasil. 2007. (Seminário).

74.
Taller nacional para la Prevención de Incendios.. Taller nacional para la Prevención de Incendios. 2007. (Congresso).

75.
XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Estado da arte do monitoramento de áreas queimadas (State of the art in the monitoring of burned areas). 2007. (Simpósio).

76.
EOPAS-Technical Meeting on the GOES-10 Satellite Move.Technical Meeting on the GOES-10 Satellite Move. 2006. (Outra).

77.
GEOSS/GEO-Workshop on Capacity Building. , 29-31/Maio/2006.GEOSS/GEO-Workshop on Capacity Building. 2006. (Oficina).

78.
International Workshop on Antarctic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research.International Workshop on Antarctic Peninsula Climate Variability: Observations, Models, and Plans for IPY Research. 2006. (Oficina).

79.
Reunião do grupo técnico assessor para construção da proposta de metodologia para mapeamento das áreas de atenção ambiental atmosférica de interesse para a saúde- 4AS.Integração dos dados do INPE de focus e emissão de queimadasReunião. 2006. (Outra).

80.
Seminário Nacional de Vigilância Sanitária em saúde Ambiental Relacionado à Qualidade do Ar.VIGIAR/SVS.Monitoramento de queimadas na América do Sul e a dispersão de suas emissões. 2006. (Seminário).

81.
Seminário Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde Ambiental Relacionado à Qualidade do Ar - VIGIAR/SVS.Seminário Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde Ambiental Relacionado à Qualidade do Ar. VIGIAR/SVS. 2006. (Seminário).

82.
Simpósio Técnico Brasil-EUA sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Saúde.Sistema para detecção de fogo através das imagens dos satélites meteorológicos. 2006. (Simpósio).

83.
Simpósio Técnico Brasil-EUA sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Saúde. MRE e MCT.Simpósio Técnico Brasil-EUA sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Saúde. MRE e MCT. 2006. (Simpósio).

84.
XIV Seminário sobre Pesquisa Antártica.XIV Seminário sobre Pesquisa Antártica. 2006. (Seminário).

85.
XVII Reunião de Administradores de Programas Antárticos latino-Americanos/RAPAL.Monitoramento Meteorológico na EACF. 2006. (Outra).

86.
International Seminar on the Use of Space technology for Disaster Management: Prevention and management of Natural Disasters.Monitoring of Vegetation Fires in Brazil. 2005. (Seminário).

87.
International Workshop on the FIREs satellite constellation. concept.Combate e gerenciamento do fogo na vegetação. 2005. (Encontro).

88.
I Simpósio Internacional de Climatologia.Métodos de diagnóstico e caracterização de áreas degradadas susceptíveis aos processos de desertificação. 2005. (Simpósio).

89.
I Simpósio Internacional de Climatologia da SBMET.Queima da vegetação: o contexto nacional e o Ceará. 2005. (Simpósio).

90.
Palestra proferida na Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF.Proposta de disseminação dos dados do monitoramento de queimadas aos estados e municípios. 2005. (Outra).

91.
Simpósio Internacional de Climatologia-SIC/SBMET-2005.Monitoramento de Queimadas e da Cobertura Vegetal nas Regiões Semi-Áridas. 2005. (Simpósio).

92.
SIPAM-Sistema de Proteção da Amazônia.As queimadas e a questão ambiental no país. 2005. (Outra).

93.
V Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasileira.V Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasileira. 2005. (Outra).

94.
Workshop Fenômeno Catarina.Fenômeno Catarina. 2005. (Oficina).

95.
Workshop on the FIREs satellite constellation. concept..Real-time use of orbital images to monitor vegetation fires: current applications in South America and future needs. 2005. (Oficina).

96.
Workshop sobre desastres naturais.Modelagem de risco de incêndios na Amazônia. 2005. (Oficina).

97.
XIII Seminário sobre Pesquisa Antártica.XIII Seminário sobre Pesquisa Antártica. 2005. (Seminário).

98.
Antártica e as Mudanças de Globais.Antártica e as Mudanças de Globais. 2004. (Oficina).

99.
IIIa. Conferência Científica do LBA. Representatividade e limitações dos dados da detecção orbital de queimadas no INPE. 2004. (Congresso).

100.
IIIa. Conferência Científica do LBA.Monitoring the transport of biomass burning emissions in South América. 2004. (Outra).

101.
III Simpósio Sul-Americano sobre controle de Incêndios Florestais.Controle de Incêndios Florestais. 2004. (Simpósio).

102.
I Seminário sobre Educação e Meio Ambiente na América Latina.O Sensoriamento Remoto e o Monitoramento de Queimadas. 2004. (Seminário).

103.
I Seminário Sobre Educação e Meio Ambiente na América Latina -Uso de sensoriamento remoto para estudos de mudanças climáticas.Uso de sensoriamento remoto para estudos de mudanças climáticas. 2004. (Seminário).

104.
IV Congresso Internacional Geomática. Satélite CBERS-2: Um ejemplo de cooperación sostenida entre Brasil y China. 2004. (Congresso).

105.
IV Congresso Internacional Geomática.Monitoreo de incendios forestales con satélites: sistema brasileño ?Queimadas?, uma opción al alcance de toda América Latina. 2004. (Outra).

106.
IV Congresso Internacional Geomática.Monitoreo de incendios forestales em Brasil com satelites. 2004. (Outra).

107.
Palestra proferida no Instituto Florestal.Monitoramento de Queimadas no Brasil. 2004. (Encontro).

108.
Reunião da Comissão Executiva do Plano de Ação para a Preservação e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.Aspectos do Monitoramento de queimadas e de estimativa de risco de fogo da vegetação. 2004. (Outra).

109.
Taller RedLaTif sobre Cartografia de áreas quemadas mediante teledetección.Desarollo del método NOAA-AVHRR para áreas quemadas en Brasil:. 2004. (Oficina).

110.
Taller sobre Cartografia de áreas quemadas mediante teledetección.Algoritmo para cunatificación de superfícies quemadas en imagenes MODIS. 2004. (Oficina).

111.
UN-OOSA-United Nations International Workshop on the Use of Space Technology for Disaster Management.The operational fire alert system of Brazil: a detection and management tool using multiple satellites. 2004. (Oficina).

112.
Indicadores ambientais de qualidade de vida.Queimadas: Monitoradas com o estado da arte, mas ainda descontroladas. 2003. (Encontro).

113.
I Workshop sobre o sensor MODIS.Detecção operacional MODIS de Queimadas no INPE. 2003. (Outra).

114.
Palestra proferida no Depto. História e Geografia, UNIVAP-Universidade do Vale do Paraíba.Situação das queimadas no país e suas conseqüências. 2003. (Outra).

115.
Workshop Sistema de Coleta de Dados.Aplicações científicas e tecnológicas na Antártica. 2003. (Outra).

116.
XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Use of satellite fire products in large-scale models. 2003. (Simpósio).

117.
XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.A comparison of the GOES-8 ABBA and INPE AVHRR fire products for South America from 1995-2002. 2003. (Simpósio).

118.
XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Detecção de fogo pelo AVHRR. 2003. (Simpósio).

119.
Palestra proferida na ABRATE-Eletrosul.Utilização dos serviços INPE para o monitoramento e manutenção de linhas de transmissão. 2002. (Outra).

120.
Seminário Perspectivas para o controle da qualidade do ar no Rio Grande do Sul.Monitoramento de queimadas e suas emissões no Brasil. 2002. (Seminário).

121.
X Simposio Latino-Americano de Percepcion Remota y Sistemas de Informacion Espaciales ? SELPER 2002.Utilização de imagens AVHRR/NOAA para classificação da vegetação do Cerrado quanto à susceptibilidade ao fogo. 2002. (Simpósio).

122.
2º Simpósio Latino-Americ. de Controle de Incêndios Florestais.Programa de prevenção e controle de queimadas e incêndios florestais na Amazônia Legal. 2001. (Simpósio).

123.
8a. Semana Cultural.Queimadas. 2001. (Outra).

124.
GOFC-Fire Satellite Validation Workshop.Estimate of Burned Areas in the Brazilian Cerrado: Initial AVHRR Algorithm and TM Validation. 2001. (Outra).

125.
IX Seminário sobre Pesquisa Antártica.Temperaturas abaixo da média na EACF, Verão 2000/01. 2001. (Seminário).

126.
Palestra proferida na UFRGS, RS.Monitoramento de queimadas por satélite e risco de fogo no país. 2001. (Outra).

127.
Palestra proferida na Universidad Naciona Agraria La Molina, Perú.Monitoreo de Incendios Forestales em el Perú com datos satelitales. 2001. (Outra).

128.
SBDIMA - SOc. Bras. Direito Int. do Meio Ambiente.Queimadas: compreensão, controle, e implicações locais/globais. 2001. (Outra).

129.
51st. International Astronautical Congress. Vegetation Fires in Brazil: an approach combining orbital imagery, geoprocessing numerical weather analysis and the Internet. 2000. (Congresso).

130.
Conferencia Regional de Incendios Forestales y Manejo de los Recursos Naturales.Conferencia Regional de Incendios Forestales y Manejo de los Recursos Naturales. 2000. (Outra).

131.
III Seminário do Plano de Prevenção e Combate aos Incêncios Florestais e Forum de Debates.Plano de Prevenção e Combate aos Incêncios Florestais e Forum de Debates. 2000. (Seminário).

132.
I Workshop de Avaliação e Planejamento do Proarco/Ibama.Avaliação e Planejamento do Proarco/Ibama. 2000. (Outra).

133.
VIII Seminário sobre Pesquisa Antártica.VIII Seminário sobre Pesquisa Antártica. 2000. (Seminário).

134.
Workshop de Indicadores de Mudanças na Cobertura e no Uso da Terra na Região Acreana.Workshop de Indicadores de Mudanças na Cobertura e no Uso da Terra na Região Acreana. 2000. (Outra).

135.
Forest Fire Monitoring and Mapping Workshop.Global Observation of Forest Cover. 1999. (Outra).

136.
II Encontro Nacional de Meteorologia por Satélite. 1999. (Encontro).

137.
LBA-Remotely Sensed Land Surface Properties Workshop. 1999. (Outra).

138.
.4th IGBP-DIS Fire Monitoring Group Meeting. 1998. (Outra).

139.
.World Health Organization (WHO-OMS) meeting on Guidelines for Forest Fires Emergencies. 1998. (Outra).

140.
Damos Sud-America 1st. Confer. on Mobile Communic.. 1998. (Outra).

141.
NASA LBA Ecology Project 2nd Science Team Meeting. 1998. (Outra).

142.
.V Seminário Sobre Pesquisa Antártica. 1997. (Seminário).

143.
. IX Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1996. (Congresso).

144.
. Taller de Naciones Unidas/Agencia Espacial Europea/Chile de Tecnología Espacial para la Prevención y Mitigación de Desastres. 1996. (Congresso).

145.
.Seminário de Atividades em Mudanças Globais na USP. 1996. (Seminário).

146.
.The Large Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia (LBA) Scientific Meeting. 1996. (Outra).

147.
.2o. Seminário Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq. 1996. (Outra).

148.
.Workshop to develop a science plan for a research study in the Amazon. 1995. (Outra).

149.
.Workshop on Remote Sensing and GIS Applcations to Forest Fire Management. 1995. (Outra).

150.
.Chapman Conference on Biomass Burning and Global Change. 1995. (Outra).

151.
.Workshop de Meteorologia da Ilha Rei George. 1995. (Outra).

152.
.Latin America Regional Workshop on Greenhouse Gas Emission Inventories and Mitigation Options. 1995. (Outra).

153.
.Seminário, Progr.Antártico Brasileiro. 1994. (Seminário).

154.
.IAI Workshop on Tropical Ecosystems and Biogeochemical Cycles. 1994. (Outra).

155.
.Workshop, Participation Opportunity on the Brazilian Scientific Satellite. 1994. (Outra).

156.
.IV Workshop em Ciência e manejo de fogo, dentro do Acordo de Cooperação Técnica entre o IBAMA e o USDA Forest Service. 1994. (Outra).

157.
.Workshop do SCAR-B. 1994. (Outra).

158.
.United Nations/IAF Workshop on Organizing Space Activies in Developing Countries. 1994. (Outra).

159.
CLACEAA.Conferência Latinoamericana sobre Ciências Espaciais e Atmosféricas na Antártica. 1994. (Outra).

160.
ECORIO'94.Internat. Symp. on Resource and Environm. Monitoring. 1994. (Simpósio).

161.
Reunião para pesquisas conjuntas em sensoriamento remoto, monitoramento atmosférico de gases de emissões de queimadas e desenvolvimento de sensores.Reunião para pesquisas conjuntas em sensoriamento remoto, monitoramento atmosférico de gases de emissões de queimadas e desenvolvimento de sensores. 1994. (Outra).

162.
.I International Seminar of Energy Policy for the Sustinable Development of the Amazon Region. 1993. (Seminário).

163.
.I International Seminar of Energy Policy for the Sustinable Development of the Amazon Region. 1993. (Seminário).

164.
.IGBP Core Project Workshop on African Savannas and the Global Atmosphere. 1993. (Outra).

165.
.1a. Reunião Anual da Assoc.Brasil. Pesquisa de Aerossol. 1993. (Outra).

166.
.1st. TREES Conference. 1993. (Outra).

167.
.Workshop on Organizing Space Activies in Developing Countries - Resources and Mechanics. 1993. (Outra).

168.
. 2o Cong. Nacional sobre Essências Nativas. 1992. (Congresso).

169.
. I Seminário Nacional sobre Incêndios Florestais e Queimadas. IBAMA. 1992. (Congresso).

170.
.Workshop sobre Queimadas no Centro-Oeste. 1992. (Outra).

171.
Forum de Ciência e Cultura.Encontro Universidades, Soc.Científicas e Inst. Pesquisa-Meio Ambiente e Desenvolvimento-Rio Ciência 92. 1992. (Encontro).

172.
. 3rd Int. Environm. Chemistry Congress in Brazil. 1991. (Congresso).

173.
.24th Int.Symp.Remote Sensing. 1991. (Simpósio).

174.
.Seminário sobre estimativa da biomassa terrestre e da produção agrícola via satélite. 1990. (Seminário).

175.
.Simpósio e Workshop Queimadas no Cerrado: Impactos e Manejo. 1990. (Simpósio).

176.
.I Simp. Int. de Estudos Ambientais Florestas Tropicais Úmidas - FOREST'90. 1990. (Simpósio).

177.
.XXI SCAR Meeting-Scient. Com. Antartic Research. 1990. (Outra).

178.
.Royal Meteorologycal Society Meeting. 1990. (Outra).

179.
.Chapman Conf. on Global Biomass Burning: Atmospheric, Climate and Biospheric Implications. 1990. (Outra).

180.
.Regional Global Change (IGBP) Workshop for South America. 1990. (Outra).

181.
.Regional Conference on Global Warming and Sustainable Development: Perspectives from Developing Coutries. 1990. (Outra).

182.
.1º Conf. Latino-Amer. Geofís. Geod. Invest. Espac. Antárticas. 1990. (Outra).

183.
. Congresso Necessidades, Pesquisas e Estratégias para o Desenvolvimento Auto-Sustentável da Amazônia. 1989. (Congresso).

184.
. Remote Sensing of Biomass Burning and Deforestation in the Brazilian Amazon. 1989. (Congresso).

185.
. Congresso sobre a Amazônia:Fatos, Problemas e Soluções. 1989. (Congresso).

186.
. Cong. Soc. Bras. Progr. Ciência. 1989. (Congresso).

187.
. IV Simposio Latinoamer. de Percepcion Remota. 1989. (Congresso).

188.
.UNESCO International Symposium on the State-of-the-Art of Remote Sensing Technologies for Biosphere Studies. 1989. (Simpósio).

189.
.Symposium on Trace Gas Emissions Associated with Tropical Forest Burning. 1989. (Simpósio).

190.
.II Encontro de Usuários de Produtos de Satélites Ambientais. 1989. (Encontro).

191.
.Reunião da Frente Nacional de Ação Ecológica na Constituinte sobre Queimadas na Amazônia, Situação Atual e Perspectivas para o Futuro e Providências que Vem Sendo Tomadas Pelos Órgãos Competentes. 1989. (Outra).

192.
.Mesa Redonda, Acad. Ciênc. Est. São Paulo sobre problemas ambientais. 1989. (Outra).

193.
.Reunião sobre Mudanças Climáticas: Seus Impactos e Possíveis Repostas Políticas. 1989. (Outra).

194.
Debate sobre o Programa Nossa Natureza.Os Projetos de Lei em Tramitação no Congresso Nacional: Análise, Críticas e Propostas Alternativas. 1989. (Outra).

195.
.I Semin. Ciênc. Atmosf. e Espaciais do Programa Antártico Brasil. 1988. (Seminário).

196.
.Seminario de Formación Profesional para Instructores Nacionales de las Asociaciones Regionales III y IV. 1988. (Seminário).

197.
.I Semana Meteorol. da Amazônia. 1988. (Encontro).

198.
.Semin. Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia. 1987. (Seminário).

199.
.I Simp. sobre Urbanização e Qualidade Ambiental: Efeitos Adversos no Clima. 1987. (Simpósio).

200.
.I Joint Workshop on Microwave Remote Sensing Technology and Application. 1987. (Outra).

201.
.Conf. on Geophys. Fluid Dynamics with special emphasis on El-Niño. 1987. (Outra).

202.
. I Cong. Interame. Meteorologia/IV Cong. Bras. de Meteorol.. 1986. (Congresso).

203.
.Simp. Latino-Amer.Sensor.Remoto/IV Simp.Bras. Sensor. Remoto/IV Reunião Plen. Selper. 1986. (Simpósio).

204.
.International Symposium on Drought. 1986. (Simpósio).

205.
.Workshop on GTE/ABLE 2A. 1986. (Outra).

206.
.American Geopysical Union Spring Meeting. 1986. (Outra).

207.
.1o. Seminário de Modelagem Numérica no Mar. 1985. (Seminário).

208.
.Simpósio deAtividades Espaciais no Brasil. 1985. (Simpósio).

209.
.Landsat Ground Station Operations Working Group LGSOWG. 1985. (Simpósio).

210.
.1o. Encontro Regional de Geofísica da SBGF. 1985. (Encontro).

211.
. III Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1984. (Congresso).

212.
.Seminário dos Efeitos da Poluição sobre o Meio Ambiente. 1984. (Seminário).

213.
.4th Japan-Brasil Symp. Sci. and Technology. 1984. (Simpósio).

214.
.3o. Simp. Bras. Sensor. Remoto. 1984. (Simpósio).

215.
.36a. Reunião Anual da Soc. Bras. Progr. Ciências. 1984. (Outra).

216.
.Workshop sobre Ciências da Atmosfera no INPE - A Meteorologia da Região Antártica. 1984. (Outra).

217.
.I Estágio de treinamento pré-antártico. 1984. (Outra).

218.
.United Nations Reg. Seminar on Space Applic. in Consideration of the Implementation of the Results of UNISPACE 1983. 1983. (Seminário).

219.
.First Intern.Conf. on Southern Hemisphere Meteorology. 1983. (Outra).

220.
.8th Intern. Symp. on Machine Processing of Remotely Sensed. 1982. (Simpósio).

221.
.5th Symp.Turbulent Diffusion and Air Pollution. 1981. (Simpósio).

222.
. 73rd Air Pollut. Contr. Assoc. Annual Meeting and Exibition. 1980. (Congresso).

223.
. 31a. Reunião Anual da Soc. Bras. para o Progresso da Ciência. 1979. (Congresso).

224.
.30a. Reunião Anual da Soc. Bras. para o Progresso da Ciência. 1978. (Outra).

225.
. 7th Cong. Israel Ecological Soc.. 1976. (Congresso).

226.
. 4TH World Cong. Engin. and Archit.. 1976. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A. SETZER; Morelli, F. . Reunião: Projeto SISAM - transferencia de tecnologias e conhecimento sobre uso de dados ambientais à Saúde. 2010. (Outro).

2.
A. SETZER; Morelli, F. . II Reunião de Coordenadores do Projeto SERENA. 2009. (Outro).

3.
A. SETZER. Coordenador da sessão ?Fogo, seca e mudanças na estrutura e composição da vegetação?. 2008. (Outro).

4.
A. SETZER. Organização e Coordenação do Workshop Estado da Arte do Monitoramento de Queimadas. 2007. (Outro).

5.
A. SETZER. Coordenação da sessão de Monitoramento de Queimadas do Monitoramento de Queimadas. 2007. (Outro).

6.
A. SETZER. Member, Panel of Experts on Antarctic Meteorology, WMO. 2007. (Outro).

7.
A. SETZER. Organização e Coordenação do Workshop Estado da Arte do Monitoramento de Queimadas. 2007. (Congresso).

8.
A. SETZER. Coordenação da sessão de Monitoramento de Queimadas. 2007. (Congresso).

9.
A. SETZER. Membro da Comissão Científica do Simpósio Internac. de Climatologia. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eva Mejias Sedeño. Sistema satelital pra la detección y vigilancia de incendios forestales em Cuba. 2004. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto de Meteorologia do Ministerio de Ciencia Tecnología y Medio Ambie, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

2.
Maurício Derenne. Caracterização do sistema imageador infravermelho termal (SISIMI) através de suas resoluções espacial e radiométrica. 2002. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

3.
Marcos Luiz de Andrade Pinto. Relação empírica da visibilidade com profundidade ótica, concentração de aerossóis, e focos de queimadas em Alta Florresta e Cuiabá, em 1993 e 1994. 2001. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

4.
Ricardo J. de P.Souza e Guimarães. Algorítmos Para A Detecção de Queimadas Utilizando Dados do Sensor Modis Airborne Simulator (Mas). 2000. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

5.
Humberto Alves Barbosa. Análise Espaço-Temporal de Índice de Vegetação Avhrr/Noaa e Precipitação Na Região Nordeste do Brasil Em 1982-1985. 1998. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alberto Waingort Setzer.

6.
ANIBAL EVARISTO FERNANDES. Sistema computacional de detecção de queimadas através de imagens AVHRR/NOAA. 1996. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

7.
CHRISTIANE OSORIO MACHADO. Modelagem e medições - comparação de dados de s'O IND.2' para uma refinaria. 1995. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

8.
Helena França. Um estudo fenológico com imagens AVHRR/NOAA nos cerrados do Parque Nacional das Emas, GO. 1994. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

9.
Angelica Carvalho Di Maio Mantovani. Analise Temporal de Desmatamentos Na Amazonia Com Imagens Avhrr. 1993. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

10.
Silvana Amaral. Imagens do Sistema Sensor AVHRR/NOAA na detecção e avaliação de desmatamentos na floresta Amazônica - Relações com dados do sistema TM/LANDSAT. 1992. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alberto Waingort Setzer.

11.
Divino Cristino Figueiredo. Sistema de Obtenção de Indice de Vegetação Para A América do Sul Por Processamento Digital de Imagens Noaa/Avhrr. 1989. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

12.
Cláudia Zuccari F braga. Uso de Imagens Orbitais No Estudo de Qualidade de Agua da Baia de Guanabara. 1989. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

13.
Marcos da Costa Pereira. Detecção, monitoramento e análise de alguns efeitos ambientais de queimadas na Amazônia através da utilização de imagens dos Satélites NOAA e LANDSAT, e dados de aeronave. 1987. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

14.
E A Oliveira. Determinação de campos de ventos a partir do deslocamento de nuvens em sequências de imagens de satélites geoestacionários. 1986. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

15.
MAGDA LUZIMAR DE ABREU. Previsão Sinótica de Indices de Poluição Em São Paulo. 1984. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

Tese de doutorado
1.
Francisco Eliseu Aquino. Interações climáticas entre a região da Península Antártica e o Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

2.
Renata Libonati. Caracterização espaço temporal da distribuição de áreas ardidas na Amazônia recorrendo a informação satelital. 2011. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

3.
Roberto J.R. Lombardi. Estimativa de áreas queimadas com produtos MODIS como subsídio à estimativa de emissões de gases de efeito estufa pela queima de biomassa na Amazônia e Cerrado brasileiros. 2009. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

4.
Angelica Carvalho Di Maio. Geotecnologias digitais como recurso didático no ensino médio. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - UNESP/Rio Claro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

5.
Solange Silva de Souza. Relacão entre queimadas e parâmetros meteorológicos e umidade do solo em áreas antroizadas no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

6.
Alfredo da Costa Pereira Jr.. Desenvolvimento de um modelo de risco de fogo para o Cerrado. 2002. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Alberto Waingort Setzer.

7.
Helena França. Método de identificação e quantificação de áreas queimadas no Cerrado com imagens AVHRR/NOAA. 2001. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Waingort Setzer.

8.
Cristina Tobler de Souza. Geolocalização de transmissores com satélites usando desvio Doppler e tempo-quase-real. 2000. Tese - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Alberto Waingort Setzer.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Erik Freddy Vargas Agreda. Avaliação de um Método para Seleção Automática de Pixels Semente de Área queimada utilizando Imagens TM/Landsat5. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em XXI Curso Internacional em Sensoriamento Remoto) - Campus Brasil do CRECTEALC. Orientador: Alberto Waingort Setzer.

2.
Alexander Fernandez Velazquez. Implentación del Sistema de Monitoreo de Contaminantes emitidos a la Atmósfera por Cuba. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em XX Curso Internacional em Sensoriamento Remoto e S) - Campus Brasil do CRECTEALC. Orientador: Alberto Waingort Setzer.

3.
Eva Mejias Sedeño. Implantação na Internet de um sistema de monitoramento de queimadas por satélites e de estimativa de risco de fogo para Cuba com sistema de informação geográfica. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Orientador: Alberto Waingort Setzer.

4.
Jonny Alberto Santiago Guerrero. Implantação na Internet de um sistema de monitoramento de queimadas por satélites e de estimativa de risco de fogo para Venezuela com sistema de informação geográfica. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Orientador: Alberto Waingort Setzer.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Bl/AUX. REC.:
- Bolsa CNPq Dout. no exterior, 1979-82
- Aux. CNPq p/ estág. C. Goddard da NASA, Greenbelt, MD, USA, 1988
- Bolsa CNPq Pós-Dout. no exterior, 200.60/79-9, de 1992-93
- Apoio NASA p/ proj. de rede de fotômetros solares Brasil, desde 1993
- Bolsa CNPq Prod. Pesq. 300.557/97-3 de ago/97 a jul/99
- Apoio do Proj. TECO/NASA do Woods Hole research Center, USA, p/ estudo de ocorr. de fogos na Amazônia oriental, 1998-00
- Bolsa Fapesp,Proj. Temático 1997/11358-9 em Set/98 coord. pelo Dr.P.Artaxo sobre Interações Físicas e Químicas entre a Biosfera e a Atmosf. da Amazônia no Exp. LBA
- Bolsa CNPq/Proantar 670022/98-5 de ago/99 a ago/00 e No. 680032/00-2 de 2000-out/03
- Bolsa CNPq Prod. Pesq. 300.557/97-3 de ago/99 a jul/01
- Bolsa CNPq/Proantar 680033/00-9, dez/01 a out/02
- Apoio FAPESP Proc. 01/12716, ago/02, p/ 4 anos, proj. de informat. do ensino de geotecnologias
-CNPq, Bolsa Prod. Pesq. Uso de imagens MODIS no monit. de queimadas. Aprov. p/ 01/03/03 a 28/02/06

VIAGENS:
- Desde 1985 participou anualmente, até 2010, de Op. Antártica - como coordenador do Proj. "Meteorologia na EACF"
- Super. Florestal, S.Cruz de la Sierra, Bolívia. Def. da coop. de monit. de queimadas p/ Bolívia, 04-06/nov/02
- Univ. Nac. de Asunción, Lab. de Investigación de la Atmosfera, Assunção, Paraguai. Def. da coop. de monit. de queimadas c/ Paraguai, 10-12/mar/03
- Univ. Nac. de Asunción, Lab. de Investigación de la Atm., Assunção, Paraguai. Implem. da coop. de monit. de queimadas c/ Paraguai, 03-05/set/03

PROJ.SUBM. RECENT.
- Jul/2007. Monit. amb. da Baia do Almirantado, Antártica. MMA. R$950k.
- Mai/2007. Monit. de queimadas e prev, de incêndios florestais, Ação 2063 junto ao MCT, PPA Florescer 0503 do MMA para 2006, R$1,2 milhão.
- Fev/2007. CNPq, Edital Universal 49/2006. Man. dos eqtos e pesq. meteorologia do Proantar. R$50k. Processo 550002/2007-3.
- Nov/2006. Monit. queimadas. MCT, PPA Florescer 0503 do MMA para 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 2:55:22