Flávio Vinicius Cauduro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2165833662940533
  • Última atualização do currículo em 26/11/2009


Graduado em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), Mestrado em Product Design - Stanford University (1974), Engineer's Degree Product Design - Stanford University (1976), Doutorado em Typography and Graphic Communication - University of Reading, England, UK (1990). Editor de Arte & Design da Revista FAMECOS do PPGCom da PUCRS (Qualis A) desde o número 5 até o atual, 38. Professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, leciona Design Publicitário I e II na graduação e Retórica da Comunicação Gráfica na pós-graduação. Tem experiência como designer na área de Comunicação Gráfica, e teoriza principalmente temas como design gráfico, comunicação visual, modernidade e pós-modernidade da comunicação visual contemporânea. É professor titular aposentado da FABICO/UFRGS, onde lecionou design publicitário, design da informação e identidade corporativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávio Vinicius Cauduro
Nome em citações bibliográficas
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Publicidade e Propaganda.
Av. Ipiranga, 6681- prédio 7, sala 317
Partenon
90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 1429
Telefone: (51) 33203658
Ramal: 32
Fax: (51) 33203858
URL da Homepage: www.pucrs.br


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1990
Doutorado em Typography and Graphic Communication.
University of Reading, UR, Inglaterra.
Título: Semiotics and Design, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: Michael Twyman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Semiotica; Design; comunicação gráfica; Semiologia; Pós-estruturalismo; pós-modernismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Semiótica e Retórica do Design Gráfico.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Design Digital.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Novas Tecnologias da Comunicação Visual.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1972 - 1976
Mestrado em Engineer's Degree Product Design.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Título: Design of a Photoelectronic Sound Synthesizer,Ano de Obtenção: 1976.
Orientador: Robert McKim.
Bolsista do(a): Latin American Scholarship Program Of American Universities.
Palavras-chave: Design de produto; Design industrial.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.
Setores de atividade: Educação.
1972 - 1974
Mestrado em Product Design.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Título: Design of a photoelectronic sound synthesizer,Ano de Obtenção: 1974.
Orientador: Robert McKim.
Bolsista do(a): Latin American Scholarship Program Of American Universities.
Palavras-chave: Design de produto; Processo de design; Heurística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1971 - 1972
Especialização em Design de Sistemas.
Northwestern University, NORTHWESTERN, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Latin American Scholarship Program Of American Universities.
1963 - 1967
Graduação em Engenharia Mecanica.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrante da Disciplina "Comunicação Visual e Identidade Corporativa" no Curso de Especialização em Comunicação Organizacional do Depto. de Comunicação

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrante da disciplina "Comunicação Visual e Identidade Crporativa" no Curso de Especialização em Comunicação Organizacional do Depto. de Comunicação

Atividades

11/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Comunicação.

Atividade de extensão realizada
Professor visitante da disciplina de Comunicação Visual e Identidade Corporativa.
5/1995 - 6/1995
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Comunicação.

Atividade de extensão realizada
Professor visitante da disciplina de Comunicação Visual e Identidade Corporativa.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2007 - Atual
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Publicitario I
Design Publicitário II
3/2005 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
RETÓRICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA
3/2005 - Atual
Ensino, Expressão Gráfica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
SEMIÓTICA I
3/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Publicidade e Propaganda.

12/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Publicidade e Propaganda.

Serviço realizado
Design gráfico e edição de texto & imagem da "Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia", desde o número 5 (dezembro 1996) até o momento (no. 26 - abril 2005).
08/2006 - 12/2006
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design publicitário II
Design publicitário I
03/2006 - 07/2006
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design publicitário II
Design publicitário I
08/2005 - 12/2005
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design publicitário II
Design publicitário I
03/2005 - 07/2005
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Campanhas I
8/2004 - 12/2004
Ensino, Expressão Gráfica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Semiótica I (Fac. Arquit. & Urbanismo da PUCRS)
8/2004 - 12/2004
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Campanha I
8/2004 - 12/2004
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
RETÓRICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA
8/2004 - 12/2004
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Campanhas Publicitárias II
3/1996 - 7/2004
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte II (Graduação - Março 1996 até Julho 2003)
8/2003 - 12/2003
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Retórica da Comunicação Gráfica
12/1996 - 11/2003
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Publicidade e Propaganda.

Atividade de extensão realizada
Design gráfico e Edição de texto & imagem da Revista Sessões do Imaginário (nos. 6,7,8,9 e 10).
3/1996 - 6/2003
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Comunicação na Era Digital (1996-1999)
Linguagem Gráfica e Novas Tecnologias de Design (1998)
Seminário Imagem & Pós-modernidade (2000-2003)
Retórica da Comunicação Gráfica (1996-2004)
3/1999 - 2/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Publicidade e Propaganda.

3/1996 - 2/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Publicidade e Propaganda.

5/1998 - 7/1998
Ensino, Engenharia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Design II

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1968 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor aposentado

Atividades

3/1991 - 10/1995
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica da Comunicação Visual
8/1990 - 10/1995
Direção e administração, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório Eletrônico de Artes e Design da UFRGS (LEAD/UFRGS).
8/1990 - 10/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

3/1981 - 10/1995
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Visual
Técnicas Básicas de Design Gráfico
Programação Visual
Processos/Projetos Gráficos
Produção Gráfica
Laboratório de Comunicação Gráfica
3/1981 - 10/1995
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Serviço realizado
Consultoria de design e comunicação visual para a Reitoria e Faculdades da UFRGS.
3/1981 - 10/1995
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Serviço realizado
Design de peças gráficas promocionais da UFRGS.
3/1983 - 8/1985
Direção e administração, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Informação e Design da FABICO/UFRGS.
3/1968 - 2/1981
Ensino, Engenharia Mecanica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de produtos
Mecânica vibratória

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1968 - 1971
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 20

Atividades

3/1968 - 2/1971
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos de máquinas


Linhas de pesquisa


1.
Novas tecnologias da comunicação

Objetivo: Estudo das mudanças introduzidas em diversas práticas de comunicação visual e de design gráfico pela tecnologia digital e pelas redes cibernéticas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Novas Tecnologias da Comunicação.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Comunicação Visual; design gráfico; Novas Tecnologias da Comunicação.
2.
Comunicação e Tecnologias do imaginário

Objetivo: Os professores desta linha de pesquisa propõem-se a investigar as mais diversas representações do imaginário contemporâneo como materializadas pelas tecnologias (dispositivos) de comunicação atuais, assim como visam analisar os diversos posicionamentos que os sujeitos assumem ao significá-las. Parte-se da investigação do estatuto, do significado e das funções do conceito de imaginário, segundo alguns teóricos da cultura contemporânea (estudados pelas disciplinas da linha) para relacioná-lo com aquela perspectiva. Segundo essa linha, busca-se estudar o papel dos afetos, das intuições, das razão, dos desejos, das experiências de vida, enfim, de todas aquelas motivações que constituem o sujeito e que participam de suas manifestações na comunicação. .
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Novas Tecnologias da Comunicação.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Comunicação Visual; Novas Tecnologias da Comunicação; Retórica visual; Modernidade & Pós-modernidade; Design Visual.
3.
Comunicação, Cultura e Tecnologias do imaginário

Objetivo: Os professores desta linha de pesquisa propõem-se a investigar as mais diversas representações do imaginário contemporâneo como materializadas pelas tecnologias (dispositivos) de comunicação atuais, assim como visam analisar os diversos posicionamentos que os sujeitos assumem ao significá-las. Parte-se da investigação do estatuto, do significado e das funções do conceito de imaginário, segunda alguns teóricos da cultura contemporânea (estudados pelas disciplinas da linha) para relacioná-lo com aquela perspectiva. Segundo essa linha, busca-se estudar o papel dos afetos, das intuições, das razão, dos desejos, das experiências de vida, enfim, de todas aquelas motivações que constituem o sujeito e que participam de suas manifestações na comunicação..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Novas Tecnologias da Comunicação.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Comunicação; Modernidade e pós-modernidade; subjetividade; Novas Tecnologias da Comunicação; Significacao; Teoria da Comunicação.
4.
Semiótica e Retórica do Design Gráfico
5.
História do Design
6.
Novas tecnologias da comunicação

Objetivo: Estudo das mudanças introduzidas em diversas práticas de comunicação visual e de design gráfico pela tecnologia digital e pelas redes cibernéticas. .
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Novas Tecnologias da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Comunicação Gráfica.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Comunicação Visual; design gráfico; Novas Tecnologias da Comunicação.
7.
Comunicação Visual


Projetos de pesquisa


2006 - 2009
Retóricas Visuais da Comunicação Gráfica Moderna & Pós-moderna
Descrição: A presente pesquisa se propôs a alcançar um objetivo bastante claro: verificar se a publicidade mundial utiliza em seu imagético as técnicas retóricas pós-modernas como previstas pelas teorizações de Flávio Vinicius Cauduro e Maria Beatriz Rahde sobre as imagens, baseadas em textos de Roland Barthes, Tschichold, Poynor, Meggs, Ellen Lupton, J Abbot Miller, Michael Bierut, Corbett, Bonsiepe, Ehses, Jacques Durand, Groupe , Thiel, e muitos outros, sobre a retórica da imagem. A verificação da aplicabilidade desse modelo na prática foi efetuada, por sugestão de Pedro Perurena, através de uma amostra de 76 anúncios, correspondentes às peças veiculadas na revista alemã Lürzer´s Archive nos últimos doze meses, do segundo semestre do ano de 2005 ao primeiro semestre de 2006. Foram comprovados a presença dos indicadores da retórica pós-moderna (como sumarizados por Cauduro em 10 categorias principais), nas imagens de diversos anúncios veiculados neste período. E foi presença constante nas tendências visuais atuais das mais diversas marcas, de produtos e serviços, com os mais diversos objetivos e públicos. Ou seja, a atividade publicitária está de fato acompanhando as mudanças sociais e culturais que moldaram a transição do período moderno para o período atual que denominamos como pós-moderno, assim como suas transformações nos sujeitos e nos grupos sociais, usufruindo das estratégias que dialogam familiarmente com este sujeito. É comum presenciarmos em nosso cotidiano diversas destas estratégias que outrora eram omitidas, interditas, negadas, desprezadas, reprimidas enfim, pois como o estudo indicou, o sujeito pós-moderno, com seus questionamentos e em constante mutação, não pode ser representado e comunicado por apenas um ou outro método fixo universal, como pretendiam os modernistas. Mas na maioria dos casos, ainda podemos perceber que, apesar da utilização de recursos retóricos ditos pós-modernos para a escolha das imagens, são características modernistas que pre.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávio Vinicius Cauduro - Coordenador / Maria Beatriz Rahde - Integrante / Pedro Perurena - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 40
2005 - 2007
Algumas Características das Imagens Contemporâneas
Descrição: O projeto "Tipologia das Imagens Contemporâneas", apoiado pelo CNPq de 03/2003 a 02/2005, deu origem ao projeto de pesquisa denominado "Algumas Características", que foi um subprojeto contextualizador e preliminar ao projeto "Retóricas", que viria a seguir. Esse projeto-ponte ligou o projeto "Tipologia" com o projeto "Retóricas" no período de 03/2005 até 02/2006, aproveitando a decisão do CNPq de prorrogar todas as bolsas de produtividade de nível 1 (como a do coordenador FVCauduro) por um ano (até 02/2006). Essa prorrogação permitiu-nos concorrer aos recursos do Edital CNPq 19/2004 (Universal) para enriquecer nossas pesquisas. Queríamos uma maior divulgação das pesquisas nossas e de nossos orientandos de pós-graduação e graduação, com uma exposição mais adequada dos projetos em curso (que utilizavam as categorias visuais estabelecidas por nossas pesquisas anteriores), através da utilização de um projetor multimídia e de um notebook, que esperávamos poder adquirir pelo projeto Universal (como de fato veio a acontecer). Denominamos pois, a continuação de nossos estudos, de "Algumas Características das Imagens Contemporâneas" (projeto-ponte), subordinado e introdutório ao projeto "Retóricas" (que se iniciava e dava continuidade a nossas pesquisas a partir de 2006). Com a nossa revisão desse sub-projeto introdutório ao "Retóricas" resultou um aumento no número de classes formadas pelas características das imagens po-mo, que passaram de sete para dez. Isso mostrou ser uma medida muito adequada, pois permitiu que nossas categorizações tivessem um maior alcance nas análises visuais realizadas. Nosso projeto-ponte 'Algumas Características' foi aprovado pelo CNPq, seguindo as exigências do Edital CNPq 19/2004 (Universal), tendo recebido os recursos pedidos (um computador notebook e um projetor multimídia). Esses equipamentos estão sendo utilizados em apresentações de teses, dissertações, monografias, palestras e seminários sobre imagens contemporâneas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Flávio Vinicius Cauduro - Coordenador / Maria Beatriz Furtado Rahde - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2003 - 2005
Tipologia das Imagens Contemporâneas
Descrição: A pesquisa visou a obtenção de exemplos paradigmáticos de pós-modernidade em diversas mídias e gêneros visuais (fotografia, cinema, artes plásticas, publicidade, design gráfico, arquitetura, computação gráfica, internet, etc). Conseguimos encontrar no mínimo sete (que talvez passem para dez no seguimento do projeto) traços ou aspectos típicos da nova visualidade que caracterizam a condição pós-moderna, nas mais diversas representações de várias mídias visuais, seguindo nossas hipóteses de trabalho, que tinham sido sugeridas pelas observações de vários teóricos da pós-modernidade em relação às representações visuais contemporâneas. Estado atual do conhecimento: existem , atualmente, artigos e capítulos de livros dispersos tentando estabelecer discussões sobre esta temática, mas ainda inexiste um tratamento sistemático da visualidade po-mo, que conduza a uma tipologia das imagens contemporâneas como obtivemos na nossa pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávio Vinicius Cauduro - Coordenador / Maria Beatriz Furtado Rahde - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 4
1999 - 2002
Imagem e Pós-modernidade
Descrição: O projeto de pesquisa "Imagem e Pós-Modernidade" investigou as características visuais das imagens do design gráfico, da fotografia, e das artes visuais que constituem e caracterizam muitas das representações da comunicação visual pós-moderna. Sempre que possível, procurou-se estabelecer contrastes com as produções similares da modernidade (da art-noveau em diante) e se identificaram alguns traços típicos dessas criações, correspondentes aos tipos de práticas analisadas. Este projeto de pesquisa, na sua segunda etapa (2001-2002), continuou investigando os estilos visuais das imagens produzidas pelos meios de comunicação na atualidade, em especial aquelas representações provenientes das práticas do design gráfico e da fotografia publicitária, buscando melhor caracterizar mudanças que estão ocorrendo nos paradigmas de nossa visualidade. Foi enfatizada a genealogia da pós-modernidade visual, através do estudo das principais mudanças e rupturas ocorridas nas artes visuais, a partir da segunda metade do século passado, quando entram em cena as novas tecnologias da comunicação, operadas pela eletricidade, e ocorre a difusão e popularização da fotografia. Analisamos como as artes visuais superaram, posteriormente, o dilema do abstracionismo dos anos 40, ao se aproximarem da cultura popular e dos modos de representação vernaculares, assim constituindo alguns dos novos paradigmas visuais da atualidade. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávio Vinicius Cauduro - Coordenador / Maria Beatriz Furtado Rahde - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 36 / Número de orientações: 15


Membro de corpo editorial


1996 - Atual
Periódico: Revista FAMECOS (1415-0549)


Revisor de periódico


2001 - Atual
Periódico: Revista FAMECOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Comunicação Gráfica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Semiótica e Retórica do Design Gráfico.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design Digital.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Novas Tecnologias da Comunicação Visual.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Processo de Design.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia/Especialidade: Semiótica e Retórica da Fotografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1996
Primeiro prêmio na Área de Ciências Sociais Aplicadas - VIIISalão de Iniciação Científica, UFRGS/CNPq.
1995
Menção Honrosa - VII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS/CNPq.
1994
Menção Honrosa - VI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS/CNPq.
1993
Menção Honrosa - V Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS/CNPq.
1992
Menção Destaque Especial - IV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS/CNPq.
1991
Menção Honrosa - III Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS/CNPq.
1987
Ernest Hoch Award for a better international understanding in the field of design, Reading University.
1985
Bolsa CAPES para Doutorado no Exterior, MEC/CAPES.
1984
Primeiro Premio - III Bienal Nacional de Fotografia Ecológica, SEC/RS.
1982
Menção Honrosa - II Bienal de Fotografia Ecológica, SEC/RS.
1979
Troféu A A Schuchow de Fotografia Colorida, SOGIPA/ RS.
1979
Primeiro Premio - Concurso para Logomarca da TV Difusora Canal 10 do RS, TV Difusora.
1976
Primeiro Premio - Concurso de Logomarca para o Museu de Comunicação Social do RS, SEC/RS.
1971
Bolsa para Mestrado nos EUA, LASPAU.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Flávio V. Cauduro2007Flávio V. Cauduro. Pós-modernidade e hibridações visuais. Em Questão (UFRGS), v. 13, p. 2, 2007.

2.
RAHDE, Maria Beatriz Furtado2007RAHDE, Maria Beatriz Furtado ; Flávio V. Cauduro . Imagens e Imaginários: do moderno ao pós-moderno. E-Compós (Brasília), v. 13, p. 01-19, 2007.

3.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2006CAUDURO, F. V. . Comunicação gráfica & pós-modernidade. E-Compós (Brasília), web, v. 5, p. 01-14, 2006.

4.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2006CAUDURO, F. V. . Signification, innovation and stereotypes. Revista FAMECOS, v. 12, p. 57-64, 2006.

5.
Flávio Vinicius Cauduro2006Flávio Vinicius Cauduro. Signification, communication, and the subject of desire. Galáxia (PUCSP), v. 12, p. 57-70, 2006.

6.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2005CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteira (UNISINOS), São Leopoldo : UNISINOS, v. VII, n.03, p. 195-205, 2005.

7.
Flávio V. Cauduro2005Flávio V. Cauduro. Redundância, entropia e tipografia pós-moderna. E-Compós (Brasília), v. 13, p. 01-15, 2005.

8.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2004CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . Phillipe Druillet e a pós-modernidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 24, n.no. 24, p. 100-109, 2004.

9.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2004CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . Imaginaria brasiliensia. Sociétés (Paris), Paris - França, v. 83, n.2004, p. 7-17, 2004.

10.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2003CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . Testartes: imagens de pós-modernidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.21, p. 135-143, 2003.

11.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2002CAUDURO, F. V. . Pesquisas em design: perspectivas. Signos (Lajeado), Lageado, v. 23, n.dez/2002, p. 111-124, 2002.

12.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2001CAUDURO, F. V. . Design e transgressão. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. dezemb, n.16, p. 101-110, 2001.

13.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2001CAUDURO, F. V. . A Retórica Tipográfica do Logocentrismo. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 9, n.Edição Esp, p. 69-76, 2001.

14.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro2000CAUDURO, F. V. . Design gráfico e pós-modernidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, RS, n.13, p. 127-139, 2000.

15.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1999CAUDURO, F. V. . Différance e Comunicação. Revista FAMECOS, Porto Alegre PUCRS, v. 5, n.10, p. 67-73, 1999.

16.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1998CAUDURO, F. V. . A Prática Semiótica do Design Gráfico. Verso Reverso, S. Leopoldo - UNISINOS, v. XII, n.27, p. 63-84, 1998.

17.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1998CAUDURO, F. V. . Design gráfico: duas concepções. Revista FAMECOS, Porto Alegre - PUCRS, v. 5, n.9, p. 156-166, 1998.

18.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1998CAUDURO, F. V. . Desconstrução e tipografia digital. Revista Arcos, Rio de Janeiro - ESDI, v. I, n.1, p. 23-31, 1998.

19.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1998CAUDURO, F. V. . Logocentrismo e design tipográfico. Revista FAMECOS, Porto Alegre - PUCRS, v. 4, n.8, p. 88-95, 1998.

20.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1997CAUDURO, F. V. . Fotografia Digital. Revista FAMECOS, Porto Alegre - PUCRS, v. 4, n.7, p. 182-186, 1997.

21.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1997CAUDURO, F. V. . O design na era digital. Revista FAMECOS, Porto Alegre - PUCRS, v. 3, n.6, p. 96-105, 1997.

22.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1996CAUDURO, F. V. . Escrita e différance. Revista FAMECOS, Porto Alegre - PUCRS, v. 3, n.5, p. 63-72, 1996.

23.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1996CAUDURO, F. V. . Linguagem e comunicação gráfica. Revista FAMECOS, Porto Alegre - PUCRS, v. 2, n.4, p. 39-50, 1996.

24.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1996CAUDURO, F. V. ; VERLE, L. . Produtos digitais multimídia para Base de Dados WWW da FABICO/UFRGS. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre - UFRGS, v. 7, n.7, p. 163-173, 1996.

25.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1994CAUDURO, F. V. . Semiotica e Semiologia: Contrastes. PORTO ARTE, Porto Alegre - UFRGS, v. 5, n.8, p. 89-95, 1994.

26.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1994CAUDURO, F. V. . On Peirce'S Fallibilism. REVISTA DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICACAO, Porto Alegre - UFRGS, v. 6, n.6, p. 121-128, 1994.

27.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1992CAUDURO, F. V. . Identidade Visual e Desktop Publishing: O Caso do Instituto de Informatica da Ufrgs. REVISTA DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICACAO, Porto Alegre - UFRGS, v. 5, n.5, p. 181-195, 1992.

28.
CAUDURO, F. V. ; Flávio Cauduro ; Flávio V. Cauduro ; Flávio Vinicius Cauduro1992CAUDURO, F. V. . Semiotica e Significacao: Uma Introducao. PORTO ARTE, Porto Alegre - UFRGS, v. 2, n.4, p. 26-34, 1992.

Capítulos de livros publicados
1.
CAUDURO, F. V. . L'imaginaire dans le Design Typographique Contemporain. In: Philippe Joron. (Org.). Violences et communication: approches franco-brésiliennes des altérités communicationnelles. 06ed.Montpellier: Université Paul Valéry - Montpellier III, 2006, v. o6, p. 297-308.

2.
CAUDURO, F. V. . Graphic design: from monotony to entropy. In: Carla G. Spinillo; Solange G. Coutinho; Karel van der Waarde. (Org.). Selected Readings of the Information Design International Conference 2003. 1ed.Recife: Sociedade Brasileira de Design da Informação, 2005, v. , p. 28-35.

3.
CAUDURO, F. V. . Design gráfico & pós-modernidade. In: Francisco Menezes Martins; Juremir Machado da Silva. (Org.). A Genealogia do Virtual: Comunicação, Cultura e Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004, v. , p. 43-60.

4.
CAUDURO, F. V. . Reflexões sobre o processo de design. In: MAGALHÃES, Eliane; [et al.]. (Org.). Pensando Design. Porto Alegre: UniRitter, 2004, v. , p. 158-167.

5.
CAUDURO, F. V. . Uma família romana de tipos inesquecíveis. In: Lúcia Bergamaschi Costa Weymar; João Fernando Igansi Nunes. (Org.). Temposgráficos: diário de época. São Paulo: Edições Rosari Ltda., 2003, v. , p. 29-29.

6.
CAUDURO, F. V. ; KÖPP, R. . Apresentação. In: Rudinei Köpp. (Org.). Design gráfico cambiante. 1a.ed.Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 2002, v. , p. 7-12.

7.
CAUDURO, F. V. . A Dialética da Criação. In: Antonio Fausto Neto et al.. (Org.). Comunicação e Corporeidades. João Pessoa: UFPB/Editora Universitária, 2000, v. , p. 45-60.

8.
CAUDURO, F. V. . O Design na Era Digital. In: Francisco Menezes Martins; Juremir Machado da Silva. (Org.). Para Navegar no Século XXI: Tecnologias do Imaginário e Cibercultura. 1a.ed.Porto Alegre: Sulina e EDIPUCRS, 1999, v. , p. 245-260.

9.
CAUDURO, F. V. . O Digital na Comunicação. In: Marília Levacov. (Org.). Tendências na Comunicação. 1aed.Porto Alegre: L & PM Editores, 1998, v. , p. 56-67.

10.
CAUDURO, F. V. . Fotografia digital. In: Luiz Eduardo Robinson Achutti. (Org.). Ensaios Sobre o Fotográfico. 1aed.Porto Alegre: Unidade Editorial, 1998, v. , p. 82-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Flávio V. Cauduro. Traços de pós-modernidade: hibridações visuais. In: 3o.Congresso Internacional de Design da Informação, 2007, Curitiba / 8 a 10 outubro. 3o.Congresso Internacional de Design da Informação. Curitiba: UNICENP, 2007.

2.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . Algumas características das imagens contemporâneas. In: XIV Encontro Anual do COMPÓS, 2005, Niterói, RJ. Livro de Resumos XIV Encontro Anual COMPÓS. Niterói, RJ.: Universidade Federal Fluminense, 2005. v. 1. p. 1-11.

3.
CAUDURO, F. V. . A pós-modernidade e suas imagens.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação., 2005, Rio de Janeiro. Intercom 2005. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

4.
CAUDURO, F. V. . Uma nova visualidade: as imagens da pós-modernidade. In: II Congreso Internacional de Design da Informação, 2005, Santo Amaro, São Paulo. Caderno de Resumos e CD-Rom dos Anais. Santo Amaro, São Paulo: SBDi & Universidade Federal do Paraná, 2005. p. 32-32.

5.
CAUDURO, F. V. . Design Gráfico: da Monotonia à Entropia. In: I Congresso Brasileiro de Design da Informação, 2003, Recife. CD-Rom Anais do I Congresso de Design da Informação. Recife - PE: SBDI - UFPe, 2003.

6.
CAUDURO, F. V. . Linguagem Gráfica e Design. In: 1o. Encontro de Semiótica Aplicada ao Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 1o. Encontro de Semiótica Aplicada ao Design (CD-Rom). Rio de Janeiro: LabCom Design - PUCRIO, 2003.

7.
CAUDURO, F. V. . O imaginário tipográfico pós-moderno. In: XI Compós, 2002, Rio DE Janeiro. CD-ROM XI COMPÓS, 2002. v. 1. p. 1-1.

8.
CAUDURO, F. V. . Tipografia digital pós-moderna. In: XXV Intercom, 2002, Salvador. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Salvador: INTERCOM, 2002. v. 1. p. 1-1.

9.
CAUDURO, F. V. . Design Tipográfico e Subjetividade. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN / 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002, Brasília. Anais do 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN / 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. 1. p. 1-1.

10.
CAUDURO, F. V. . Tipografia Pós-moderna. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN / 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002, Brasília. Anais do 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN / 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. 1. p. 1-1.

11.
CAUDURO, F. V. . A estética visual do palimpsesto no design pós-moderno. In: P&D Design 2000, 2000, Novo Hamburgo, RS. Anais P&D Design 2000, 2000. v. 2. p. 755-760.

12.
CAUDURO, F. V. . A estética visual do palimpsesto no design. In: 9o. COMPÓS, 2000, Porto Alegre. Anais do 9o. COMPÓS - CD Rom. Porto Alegre: PPGCOM FAMECOS / PUCRS, 2000. v. 1. p. 1-1.

13.
CAUDURO, F. V. . Design na pós-modernidade. In: Das Artes Gráficas ao Desenho Industrial: Design - 30 anos de história, 2000, Santa Maria - RS, 2000.

14.
CAUDURO, F. V. . Postmodern design and the visual aesthetics of the palimpsest. In: Coloque Lien social et Imaginaire, 2000, Montpelier, France. Montpelier, France: Université Paul Valéry, Montpelier III, 2000.

15.
CAUDURO, F. V. . A Dialética da Criação. In: VIII COMPÓS, 1999, Belo Horizonte. no prelo, 1999.

16.
CAUDURO, F. V. . A Retórica Tipográfica do Logocentrismo. In: P&D Design 98, 1998, Rio de Janeiro. Anais do P&D Design 98. Rio de Janeiro: AEnD-BR Estudos em Design, 1998. v. 1. p. 604-611.

17.
CAUDURO, F. V. . Desconstrução e Tipografia Digital. In: VII COMPÓS, 1998, São Paulo, 1998.

18.
CAUDURO, F. V. . O Processo de Design. In: P&D Design 96, 1996, Belo Horizonte. Anais do P7D Design 96. Rio de Janeiro: AEnD-BR Revista Estudos em Design, 1996. p. 13-20.

19.
CAUDURO, F. V. . Compromisso com o futuro. In: III Simpósio Internacional de Comunicação, 1993, Porto Alegre, 1993.

20.
CAUDURO, F. V. ; WEBER, R. L. J. V. . Da Concepcao A Divulgacao de Documentos: Integracao da Microedicao e Bancos de Dados. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMATICA, 24, 1991. ANAIS. p. 142-150.

21.
CAUDURO, F. V. . A Identidade Visual Corporativa Na Era do Desktop Publishing. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES DA COMUNICACAO, 14, 1991. ANAIS.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAUDURO, F. V. . The imaginary in contemporary graphic design. In: XVII Congrès Internationale de l'AISLF, 2004, Tours. L'imaginaire dans l'experience collective. Tours, France: Imprimerie Messages, 2004. v. 1. p. 181-181.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAUDURO, F. V. . Signification, communication, and the subject of desire. Galáxia (PUCSP), 2007.

Outras produções bibliográficas
1.
CAUDURO, F. V. ; JONER, J. ; NECCHI, V. . Acasos - Fotografias de Jacqueline Joner. Porto Alegre: Jacqueline Joner, 2002 (Apresentação de Mostra Fotográfica).

2.
CAUDURO, F. V. . O jovem pesquisador e o futuro da ciência. Porto Alegre: Pró-reitoria Adjunta de Pesquisa da UFRGS, 1996 (projeto gráfico e ilustrações de livro).

3.
CAUDURO, F. V. . XV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Panel 95, SBMicro e I IBERMICRO. Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS, 1995 (programação visual (cartazes, capas de anais)).

4.
CAUDURO, F. V. . Livro da Pesquisa da UFRGS (1988-1992; 1993-994; 1995-1996) e CD ROM do Livro da Pesquisa da UFRGS (1998 e 1999). Porto Alegre: Pró-reitoria de Pesquisa da UFRGS, 1993 (novo projeto gráfico e editorial).

5.
CAUDURO, F. V. . UFRGS (1997);Sociedade Brasileira de Computação (1996);Centro de Supercomputação da UFRGS(1994); Pós-grad Comunicação da UFRGS (1994); Instituto de Informática da UFRGS (1991). Porto Alegre: UFRGS, 1991 (Programas de Identidade Visual Corporativa e Manuais de aplicação de logomarca).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Flávio V. Cauduro. Processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN no ano de 2007. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
CAUDURO, F. V. . Programação visual do VIII Seminário Internacional da Comunicação. 2005.

2.
CAUDURO, F. V. . Programação visual do VII Seminário Internacional da Comunicação. 2003.

3.
CAUDURO, F. V. ; FONSECA, J. T. B. . Programa de Marcas da UFRGS (Museu, Editora, Gráfica, Rádio, Planetário, Livraria, EITT). 2002.

4.
CAUDURO, F. V. ; FONSECA, J. T. B. . Nova Programação Visual da UFRGS. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
Flávio Vinicius Cauduro. Parecerista da REVISTA SIGNOS (ISSN 1413-0416). 2008. (Integrante de conselho editorial de revista científica).

2.
Flávio Vinicius Cauduro. Revista SIGNOS. 2008. (Integrante de conselho editorial de revista científica).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS No. 29. 2006. Outra.

2.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS No. 30. 2006. Outra.

3.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS No. 31. 2006. Outra.

4.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 26. 2005. Outra.

5.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 27. 2005. Outra.

6.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS No.28. 2005. Outra.

7.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 23. 2004. Outra.

8.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 24. 2004. Outra.

9.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 25. 2004. Outra.

10.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 20. 2003. Outra.

11.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 21. 2003. Outra.

12.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Sessões do Imaginário 09. 2003. Outra.

13.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 22. 2003. Outra.

14.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 17. 2002. Outra.

15.
CAUDURO, F. V. . Design editorial Gáfico Revista FAMECOS no. 19. 2002. Outra.

16.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 18. 2002. Outra.

17.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Sessões do Imaginário 08. 2002. Outra.

18.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Sessões do Imaginário 07. 2002. Outra.

19.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 16. 2001. Outra.

20.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 15. 2001. Outra.

21.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 14. 2001. Outra.

22.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Sessões do Imaginário 06. 2001. Outra.

23.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 13. 2000. Outra.

24.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 12. 2000. Outra.

25.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 11. 1999. Outra.

26.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 10. 1999. Outra.

27.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 9. 1998. Filme.

28.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 8. 1998. Outra.

29.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 7. 1997. Outra.

30.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 6. 1997. Outra.

31.
CAUDURO, F. V. . Design editorial gráfico Revista FAMECOS no. 5. 1996. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CAUDURO, F. V. . Encontro Internacional - Cultura e Publicidade. 2002 (Painelista de Encontro).

2.
CAUDURO, F. V. ; SANTOS, H. ; REGAL, P. H. . Kari-Hans Kommonen: Digitalização, Design e Sociedade. 2002 (Coordenação de Encontro & Palestra).

Demais trabalhos
1.
CAUDURO, F. V. . 7o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D 2006). 2006 (Avaliador de trabalhos científicos) .

2.
CAUDURO, F. V. . VIII Seminário Internacional da Comunicação. 2005 (Co-Cordenação de GT: Imagens da Contemporaneidade) .

3.
CAUDURO, F. V. ; GRUSZYNSKI, A. C. ; CAETANO, J. ; DENIS, R. C. . Interseções do design. 2003 (Ciclo de Palestras de Rafael Cardoso Denis) .

4.
CAUDURO, F. V. . Integrante do Comitê Técnico-Científico do 2o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design. 2003 (Avaliador de trabalhos científicos) .

5.
CAUDURO, F. V. . Integrante do Comitê Científico do I Congresso Internacional de Design da Informação.. 2003 (Avaliador de trabalhos científicos) .

6.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . VII Seminário Internacional da Comunicação. 2003 (Co-Cordenação de GT: Imagens da Contemporaneidade) .

7.
CAUDURO, F. V. ; OUTROS . Concurso da Marca dos 70 anos da UFRGS. 2003 (Membro da Comissão Avaliadora de Concurso de Marca) .

8.
CAUDURO, F. V. ; SCHUCH, E. M. M. . Hibridação com a tecnologia digital. 2002 (Banca de Qualificação) .

9.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . VI Seminário Internacional da Comunicação. 2002 (Co-Coordenação de GT: Imagem & Pós-modernidade) .

10.
CAUDURO, F. V. . V Seminário Internacional da Comunicação. 2001 (Coordenação de GT: Comunicação e Tecnologia das Mídias - Operação e Recepção) .

11.
CAUDURO, F. V. . II Ensul. 2001 (Conferência "Pesquisa em Design") .

12.
CAUDURO, F. V. ; ETALI . V Encontro da Socine. 2001 (Membro da Comissão Organizadora do Encontro) .

13.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . IV Seminário Internacional de Comunicação. 2000 (Coordenação de GT: Comunicação e Tecnologia das Mídias) .

14.
CAUDURO, F. V. ; MALLMAN, A. . O pós-modernismo e a segmentação da mídia impressa. 2000 (Orientação de monografia) .

15.
CAUDURO, F. V. ; FENSTEISEIFER, C. R. P. . Cinema e pós-modernismo. 2000 (Orientação de monografia) .

16.
CAUDURO, F. V. ; ZORZO, L. . A explosão do subjetivismo no design gráfico pós-moderno. 2000 (Orientação de monografia) .

17.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado . III Seminário Internacional de Comunicação. 1999 (Coordenação de GT: Comunicação e Tecnologia das Mídias) .

18.
CAUDURO, F. V. ; BASTOS, A. Z. . A arte abstrata e a embalagem. 1999 (Orientação de monografia) .

19.
CAUDURO, F. V. ; PINHEIRO, C. M. . A contribuição da informática para o design. 1999 (Orientação de monogarfia) .

20.
CAUDURO, F. V. ; CARVALHO, F. L. . A atualização do mito do vampiro e a pós-modernidade. 1999 (Orientação de monografia) .

21.
CAUDURO, F. V. ; HAGGSTRAM, R. M. . Ética: uma questão da fotografia jornalística digital. 1999 (Orientação de monografia) .

22.
CAUDURO, F. V. . II Seminário Internacional da Comunicação. 1998 (Coordenação de GT: Comunicação e Tecnologia das Mídias) .

23.
CAUDURO, F. V. . I Seminário Internacional de Comunicação. 1997 (Coordenação de GT: Comunicação e Tecnologia das Mídias) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BERSCH, L. J.; WAINBERG, J A; Flávio V. Cauduro. Participação em banca de RAQUEL CASTEDO. Revistas científicas on-line de Comunicação no Brasil: a produção editorial sob o impacto da tecnologia digital. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
toaldo, m; Flávio V. Cauduro. Participação em banca de MARCELO WASSERMAN. O riso é coisa séria : o humor na publicidade institucional como alternativa persuasiva. 2009. Dissertação (Mestrado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
CASTRO, M. H. S.; SCHUH, C.; Flávio Vinicius Cauduro. Participação em banca de Luciana Braun Reis. A comunicação do varejo popular. O que (porque) não muda? O varejo do Rio Grande do Sul 1970 a 2000. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - PPGCom FAMECOS PUCRS.

4.
BERSCH, L. J.; WAINBERG, J A; Flávio Vinicius Cauduro. Participação em banca de Lair José Bersch. Internet e Terceira Idadeconsumo e efeitos em usuários do extremo Oeste do Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
GOMES, N. D.; SACCHET, R.; CAUDURO, F. V. . Participação em banca de Leonardo Fialho Freitas. A vinheta e sua evolução através da história: da origem do termo até a adaptação aos meios de comunicação.. 2007 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

6.
RAHDE, M. B.; KREUTZ, E. A.; CAUDURO, F. V. . Participação em banca de Mônica Lima de Faria. Comunicação pós-moderna nas imagens dos mangás. 2007 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

7.
SILVA, Juremir Machado da; MONTARDO, S. P.; CAUDURO, F. V. . Participação em banca de Marta Helena Dornelles Tejera. A esfera privada na pós-modernidade: uma análise a partir de práticas na internet. 2007 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

8.
CAUDURO, F. V. ; CASTILHOS, L.; CASTRO, M. H. S.. Participação em banca de Simone Koff Barbosa. A forma segue a emoção: o Art Nouveau e o Art Deco na comunicação gráfica contemporânea. 2005 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

9.
CAUDURO, F. V. ; GRUSZYNSKI, A. C.; GUTFREIND, C. F.. Participação em banca de Lucas Sgorla de Almeida. Flyer: expressão e comunicação de um imaginário pós-moderno. 2005 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

10.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado; GIRAFFA, L. M. M. G.. Participação em banca de André Fagundes Pase. Som online: a comunicação musical e suas iconografias no imaginário tecnológico da pós-modernidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado; SOUZA, Valdemarina Bidone de Azevedo e. Participação em banca de Cátia Inês Schuh. 44 anos de Barbie: uma visão de comunicação no imaginário da contemporaneidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado; LEVACOV, Marília; PRIMO, Alex. Participação em banca de Janice Alves Cancela. Retórica tipográfica pós-moderna: a expressão de um sujeito fragmentado. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado; PORTAL, L. L. F.. Participação em banca de Carolina Rispoli Leal. Imagens em tempo de comunicação: a fotografia na modernidade e na pós-modernidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

14.
CAUDURO, F. V. ; BARRERAS, M. J.; SILVA, Juremir Machado da. Participação em banca de Paula Jung Rocha. O imaginário tecnológico do Forum Social Mundial II: Rede pós-moderna de comunicação?. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

15.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, M. B.; FRAGOSO, S.; LEVACOV, Marília. Participação em banca de César Bastos de Mattos Vieira. A Significação da Identidade Visual Corporativa na Contemporaneidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
CAUDURO, F. V. ; MARTINS, F. E. M.; FRAGOSO, S.; LEVACOV, Marília. Participação em banca de Raquel da Cunha Recuero. Comunidades Virtuais no IRC: o caso do Pelotas. Um estudo sobre a comunicação mediada por computador e as comunidades virtuais.. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
CAUDURO, F. V. ; LEVACOV, Marília; RAHDE, M. B.; PIMENTA, M. S.. Participação em banca de Luiz Antonio Carvalho da Rocha. O Espaço Virtual - Propriedades e Conceitos: Possibilidades artísticas expressivas dos ambientes virtuais. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, M. B.; SOUZA, A. B. A. E.. Participação em banca de Marta Juçara da Silva Oliveira. Linguagem da História em Quadrinhos de Horácio de Maurísio de Souza: O imaginário e a comunicação social. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

19.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, M. B.; PORTAL, L. L.. Participação em banca de Criatiano Max Pereira Pinheiro. Imagem & Comunicação: Imagem analógica, imagem digital e imaginário. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

20.
CAUDURO, F. V. ; LEVACOV, Marília; VIEIRA, R.; SCHULER, M.. Participação em banca de André Luis Marques da Silveira. Interação homem-computador: uma análise dos pressupostos básicos das interfaces gráficas de usuários. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
CAUDURO, F. V. ; LEVACOV, Marília; BERGER, C.; CAPARELLI, S.. Participação em banca de Luciana Pellin Mielniczuk. Jornalismo on-line e os espaços do leitor: um estudo de caso do Net Estado. 1998. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
CAUDURO, F. V. ; LEVACOV, Marília; RAHDE, M. B.; CAPARELLI, S.. Participação em banca de Raquel Ritter Longhi. Metáforas e labirintos: a narrativa em hipertexto na internet. 1998. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
CAPELLARI, Marcia S.V.; RAHDE, M. B.; Flávio Vinicius Cauduro. Participação em banca de Márcia Schmitt Veronezi Cappellari. As Representações Visuais do Mal nos Imaginários Moderno e Pós-moderno da Comunicação. 2007. Tese (Doutorado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
RAHDE, Maria Beatriz Furtado; Zilles, Urbano; Flávio V. Cauduro; ROSÁRIO, N. M.; ARAUJO, D.. Participação em banca de Marcia Schmitt Veronezi. As representações visuais do mal nos imaginarios moderno e pós-moderno da comunicação. 2007. Tese (Doutorado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
RAHDE, Maria Beatriz Furtado; Zilles, Urbano; Nisia M do ROsario; ARAUJO, D.; Flávio V. Cauduro. Participação em banca de Marcia Schmitt Veronezi. As representações visuais do mal nos imaginarios moderno e pós-moderno da comunicação. 2007. Tese (Doutorado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
RAHDE, M. B.; ARAUJO, D.; ROSÁRIO, N. M.; GONZAGA, D.; CAUDURO, F. V. . Participação em banca de Cátia Inês Schuh. A prospecção pós-moderna da comunicação visual no imaginário de Frida Kahlo. 2006 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

5.
CAUDURO, F. V. ; GRUSZYNSKI, A. C.; GAUER, R. M. C.; SILVA, Juremir Machado da; LEVACOV, Marília. Participação em banca de Maria de Lourdes Valente Reyes. Design e comunicação: os objetos como formas de religação social. 2005 - PPGCom FAMECOS PUCRS.

6.
CAUDURO, F. V. ; SILVA, Juremir Machado da; BARROS FILHO, Clóvis de; FELINTO, Erick; GRUN, Mauro. Participação em banca de Sandra Portella Montardo. Comunicação e Cibercultura: uma forma social da tragédia da cultura. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAUDURO, F. V. ; BUSKO, Ana; CATTANI. Participação em banca examinadora de concurso público de Professor Assistente na área de Design Visual do Curso de Design da UFRGS (Faculdade de Arquitetura). 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CAUDURO, F. V. ; ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson; ÂNGELO, Roberto Berton de. Integrante de Banca Examinadora de Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de cargo na classe de Prof. Adjuntode Fotografia do Depto. de Comunicação da FABICO / UFRGS de 11 a 13 agosto 2004. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CAUDURO, F. V. . Participação em banca examinadora de concurso público de Professor Assistente na área de Fundamentos da Linguagem Visual e Comunicação Visual no Depto. de Artes Visuais do ILA da Universidade Federal de Pelotas, de 24 a 26 de novembro de 2004. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

4.
CAUDURO, F. V. ; FONSECA, J.; REYES, M. L.. Presidente de Banca Examinadora de Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior na área de Design Gráfico.. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
CAUDURO, F. V. ; RAHDE, M. B.; ROSÁRIO, N. M.; Zilles, Urbano. As representações visuais do mal nos imaginários modernoe pós-moderno da comunicação. 2007. PPGCom FAMECOS PUCRS.

2.
CAUDURO, F. V. ; PERES, Lúcia Maria Vaz; AMARAL, Giana Lange Do; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Integrante da Banca Examinadora de Mestrado / Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel . 2005. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Encontro Anual dos Cursos de Pós-graduação em Comunicação. XIV COMPÓS. 2005. (Congresso).

2.
I Congresso Internacional de Design da Informação. I Congresso Internacional de Design da Informação - com a participação de professores e pesquisadores brasileiros, ingleses e franceses da área.. 2003. (Congresso).

3.
.XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - COMPÓS. 2002. (Encontro).

4.
1o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design / 5o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 1o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design / 5o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2002. (Congresso).

5.
XI Compós. XI Compós. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Beckenback, Carmen ; VERLE, L. ; CAUDURO, F. V. . Palestra sobre Vídeo Arte e Arte Interativa. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Simone Koff Barbosa. Arte Nouveau e Arte Decô na Comunicação gráfica pós-moderna. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Roberto Tietzmann. A comunicação gráfica no cinema: títulos e créditos. Início: 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Lucas Sgorla de Almeida. Santinhos e flyers: o volante na modernidade e na pós-modernidade. Início: 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Vera Dones. Comunicação gráfica e design vernacular. Início: 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

5.
Paulo Horn Regal. Comunicação gráfica: a importância do rafe para a criatividade e o design. Início: 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Geder Luiz Parzianello. O Diáario do Norte do Paraná e a Folha de São Paulo: uma análise pragmático-semioticista quanto aos processos de inclusão e exclusão na retórica da comunicação gráfica em impressos. Início: 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGCom FAMECOS PUCRS. (Orientador).

2.
Elizete de Azevedo Kreutz. Identidade Visual na Pós-modernidade. Início: 2002. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Maria de Lourdes Valente Reyes. Retórica e comunicação gráfica. Início: 2002. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Saimon Bernardes. Mulheres diitais: uma tendência na comunicação visual pós-moderna. 2007. Dissertação (Mestrado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

2.
Roberto Tietzmann. O filme dentro do filme: a retórica gráfica dos créditos de abertura cinematográficos. 2005. 321 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

3.
Simone Koff Barbosa. A Forma segue a Emoção: o Art Nouveau e o Art Deco na comunicação gráfica contemporânea. 2005. 263 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

4.
Lucas Sgorla de Almeida. Expressão e Comunicação de um Imaginário Pós-moderno. 2005. 216 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

5.
Vera Lúcia Dones. Comunicação Gráfica na Pós-Modernidade: As Apropriações do Vernacular pelo Design Gráfico. 2004. 124 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

6.
Paulo Horn Regal. A prática gráfica do rafe e a criatividade na Comunicação Visual. 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

7.
Maria de Lourdes Valente Reyes. Design hoje sobre o que se fala? Agenda Brasil 2000. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

8.
Leonardo Menna Barreto Gomes. Ernst Zeuner - Artista & Designer. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

9.
Rudinei Kopp. Design Gráfico Cambiante. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

10.
Paulo de Tarso da Silveira Müller. Discurso e o Design de Produto. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

11.
Elizete de Azevedo Kreutz. As principais estratégias de construção da Identidade Visual Corporativa. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

12.
Eduardo de Nonohay Schneider. Telefonica vs Telet: Agenda-setting através da publicidade. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

13.
Ana Cláudia Gruszynski. Design gráfico & mediação. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

14.
André Luis Marques da Silveira. Interação homem-computador: uma análise de pressupostos. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Flávio Vinicius Cauduro.

15.
Lenara Ivanora Verle. Novas imagens para um novo meio. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

16.
Fernando Bohrer Schmitt. Fotografia: do analógico ao digital. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

17.
Eny Maria Moraes Schuch. Hibridação: arte & tecnologia. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

18.
Patrícia Muscariello Fossati. Comunicação persuasiva na internet: o caso do Jurerê Praia Hotel. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

19.
Gilmar Adolfo Hermes. O Processo de mediatização do olhar: textos jonalísticos sobre artes plásticas em Porto Alegre no ano de 1993. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

20.
Vera Sônia do Sacramento Haute. O calçado esportivo tênis e o seu processo de design atual no Rio Grande do Sul. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

21.
Flávio Roberto Gonçalves. Armas do Desenho: Análise da minha produção de 1992 a 1993. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

Tese de doutorado
1.
Geder Luiz Parzianello. Homologias Aparentes. 2008. Tese (Doutorado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

2.
Cristiano Max Pereira Pinheiro. Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

3.
Cristiano Max Pereira Pinheiro. Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e a comunicação. 2007. Tese (Doutorado em PPGCom) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

4.
Elizete de Azevedo Kreutz. Identidade Visual Mutante: uma prática comunicacional da MTV. 2005. 290 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

5.
Maria de Lourdes Reyes. Design e Comunicação: Os objetos como forma de religação social. 2005. 335 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

6.
Ana Cláudia Gruszynski. A Imagem da palavra: retórica tipográfica na pós-modernidade. 2003. 150 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

7.
Nísia Martins do Rosário. Nos discursos do corpo televisivo: jogo, sedução e prescrição. 2003. 280 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

8.
Evelise Anicet Rüthschilling. Design de Superfície: prática e aprendizagem mediada pela tecnologia digital. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Flávio Vinicius Cauduro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carlos Felipe Lima Velhinho. As cores e o seu papel na publicidade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em publicidade e propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Machado Ponce de Leon. Publicidade e premiações: vaidade ou necessidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

2.
Rafael Ciancio Pagini. Entrea marca e o signo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

3.
Pedro Gabbi Perurena. Tendências visuais em campanhas publicitárias mundiais: Um estudo da retórica das imagens pós-modernas nos anúncios veiculados pela revista Archive. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade & Propaganda) - Pontificia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

4.
Rafael Jardim da Silva. O Design Aplicado À Internet: Aspectos evolutivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

5.
Daniela Bürgel. As novas linguagens da publicidade contemporânea. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

6.
Andrey Barcelos Tavares. Embalagens de produtos de higiene pessoal masculina e o metrosexualismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

7.
Diego Alves Unpierre. As mudanças no estilo publicitário ao longo do século XX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

8.
Julia Patrucco. O Design Gráfico aplicado às possibilidades da Internet. 2005. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

9.
Lúcia Girardi Deiro. A influência pós-moderna na criação e direção de arte na publicidade e propaganda: Vodca Smirnoff. 2005. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

10.
Anamaria de Souza Légori. Sinalização Visual: Histórico, Teoria e Prática. 2005. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

11.
Carla Siemionko Alminhana. A importancia do planejamento estratégico quantico na mudança da concepção da realidade.. 2005. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

12.
Luciana Silva da Rosa. Análise estética e de conteúdo dos sites dos partidos políticos brasileiros. 2004. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

13.
Fernando Cunha Tesch. Os cartazes políticos e de guerra cubanos após a revolução socialista. 2004. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

14.
Maria Alice Schertel Callage. Design de jornais: Um estudo comparativo entre o Frankfurter Allgemeine e o Valor Econômico. 2003. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

15.
Alexandre dos Santos Rossi. Conceitos de Identidade Visual Corporativa. 2003. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

16.
Gabriel da Costa Schmidt. O Caos e a Poética Visual Urbana: pós-modernismo e complexidade na comunicação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

17.
Ricardo Lopes. Absolut monography: análise dos anúncios da Absolut Vodka. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

18.
Simone Vedana. A identidade visual empresarial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

19.
Guilherme Stürmer Bersano. A história da marca Ferrari e sua imagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

20.
Aristorides Stadler. Análise do uso das cores em embalagens de chocolate. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

21.
Rafael Chaves. O Mapa do Metrô de Londres. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

22.
Luciane Rosinato Valles. Tipografia pós-moderna. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

23.
Lucas de Almeida. A Identidade Visual do Museu de Ciências da PUCRS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

24.
Victor Grosman. O design gráfico de capas de discos.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

25.
Jacques Boer Fernandes. O poder da imagem na publicidade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

26.
Fabio Abreu dos Santos. A (R)evolução da Tipografia Pós-moderna. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

27.
Thaís Wright Cardoso. O design pós-moderno na Web. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

28.
Michele Bandeira. Sites Paralela e Vivavida: Uma análise sob a ótica de conteúdo e design. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

29.
Diego Moraes Schutt. Vendendo moda com o pós-modernismo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

30.
Cláudia Barbosa. A evolução das comunicações interpessoais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

31.
Andrea Mallman. O pós-modernismo e a segmentação na mídia impressa. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

32.
Carlos R P Fensteiseifer. Cinema e pós-modernismo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

33.
Luciane Zorzo. A explosão do subjetivismo no design gráfico pós-moderno. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

34.
Demétrio Henriques Portugal. Todo link precisa de um click. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

35.
André Zago Bastos. A arte abstrata e a embalagem. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

36.
Cristiano Max Pinheiro. A contribuição da informática para o design. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

37.
Fabiano Leite de Carvalho. A atualização do mito do vampiro e a pós-modernidade. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

38.
Roberta M Haggstram. Ética: uma questão da fotografia jornalística digital. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

39.
Marco Aurélio Alves Fraga. Aspectos do jornalismo on-line. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

40.
Diego Degrazia da Silveira. Jornalismo à distância: uma dissertação sobre a rede Correio Cidade. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

41.
Fernando Barcellos. Design gráfico: do moderno ao pós-modernismo. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

42.
Ricardo Kalisz. Revolução tipográfica: a nova imagem das letras. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

43.
Roberta Silva Gambim. Criação publicitária: um processo em transformação. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.

44.
Marcelo Wasserman. O Design visual como fenômeno passional. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Flávio Vinicius Cauduro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 19:34:02