Lauro Julio Calliari

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0863139085649116
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Oceanografia Geológica - Virginia Institute Of Marine Science (1990). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande . Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: morfodinamica costeira com enfoque em praias arenosas marinhas e estuarinas, sedimentologia e recursos minerais do mar associados a zona costeira. Tem atuação tambem em aspectos relacionados ao gerencimento costeiro usando os principios da morfodinâmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lauro Julio Calliari
Nome em citações bibliográficas
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande.
AV. ITALIA KM8
CARREIROS
96201900 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 474
Telefone: (532) 336518
Fax: (532) 366605


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1990
Doutorado em Oceanografia Geológica.
Virginia Institute Of Marine Science, VIMS, Estados Unidos.
Título: CROSS-SHORE AND LONGSHORE SEDIMENT SIZE DISTRIBUTION ON SOUTHERN CURRITUCK SPIT, NORTH CAROLINA, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: LYN DONELDSON WRIGHT.
Palavras-chave: SEDIMENTOLOGIA PRAIAL; ANALISE FATORIAL MODO Q; MORFODINAMICA PRAIAL.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Morfodinâmica de Praias.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Sedimentologia Marinha.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1976 - 1980
Mestrado em Geociências.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ASPECTOS SEDIMENTOLOGICOS E AMBIENTAIS NA REGIAO ESTUARIAL DA LAGOA DOS PATOS,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: LUIS ROBERTO DA SILVA MARTINS.
Palavras-chave: SEDIMENTACAO ESTUARINA; ESTUARIOS; LAGOAS COSTEIRAS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Estuários.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1972 - 1975
Graduação em Oceaologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: profressor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTOR

Atividades

03/1991 - 03/1994
Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Atividade realizada
CONSULTOR DA FAPERGS-JULTAMENTO DE PROJETOS CIENTIFICOS NA AREA DE.

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROF.TITULAR, Carga horária: 40

Atividades

04/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

01/1976 - Atual
Direção e administração, Universidade Federal do Rio Grande, .

Cargo ou função
COORDENADOR DO CURSO DE POS-GRADUACAO EM OC. FISICA.
01/1976 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

01/1976 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
GEOLOGIA LITORANEA
SEDIMENTOLOGIA
RECURSOS MINERAIS DO MAR
01/1976 - Atual
Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
OCEANOGRAFIA GEOLOGICA (POS-GRAD.OC.BIOLOGICA/FURG)
PROCESSOS COSTEIROS(ENGENHARIA OCEANICA/FURG)
MORFODINAMICA COSTEIRA E ESTUARINA (POS-GRAD EM OC.FQ.
01/1976 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
CONSULTORIAS(BATIMETRIA,MAPEAMENTO DETALHADO); RELATORIOS DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA/RIMA); CONSULTOR AD HOC CAPES, CNPQ, FAPERGS; MEMBRO DA EQUIPE TRAIN-SEA-COAST/BRASIL.


Linhas de pesquisa


1.
PROCESSOS COSTEIROS
2.
MORFODINAMICA DE PRAIAS ARENOSAS
3.
SEDIMENTACAO COSTEIRA E ESTUARINA
4.
RECURSOS MINERAIS DO MAR
5.
COMPONENTE DA EQUIPE RESPONSAVEL PELA ESTRUTURACAO DE CURSOS VOLTADOS A GERENCIAMENTO COSTEIRO


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Riscos associados a processos geológicos, geomorfológicos e oceanográficos no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, na Ilha da Trindade e no Arquipélago de Martim Vaz
Descrição: O presente projeto dá continuidade das pesquisas iniciadas nos arquipélagos de São Pedro & São Paulo e Fernando de Noronha, em 2005, com financiamento do projeto Paleoníveis marinhos e evolução paleogeográfica do Arquipélago de São Pedro & São Paulo (Processo nº 557299/05-5), na Ilha da Trindade, em 2009, com financiamento do projeto Paleoníveis e evolução na Ilha da Trindade e no Arquipélago Martin Vaz (Processo nº 557141/2009-5) e nas ilhas de Fernando de Noronha, São Pedro & São Paulo, Trindade, Martim Vaz, Abrolhos e Atol das Rocas, em 2013, com financiamento do projeto Paleoníveis marinhos, paleoclima, paleogeografia e riscos geoambientais nas ilhas oceânicas brasileiras (Processo nº 45714/2013-1). Adicionalmente também dá continuidade as pesquisas iniciadas em 2012 no financiamento do projeto ?Avaliação da Morfodinâmica de praias com características granulométricas diferenciadas na Ilha da Trindade através de vídeo-monitoramento modelagem hidrodinâmica e levantamentos morfológico sedimentares financiado através do (Processo 404799/2012-4 da chamada 39/2012 do Programa Arquipélago e Ilhas oceânicas Os objetivos principais do projeto são: (1) caracterizar os processos geológicos e oceanográficos que tenham potencial de interferir com as atividades antrópicas; (2) definir os graus de vulnerabilidade, (3) caracterizar e avaliar os riscos e (4) propor medidas e ações para minimiza-los. As principais metas do projeto são: (1) Propor medidas preventivas e ações para minimizar os riscos associados a processos geológicos, geomorfológicos e oceanográficos no Arquipélago de Pedro e São Paulo, na Ilha de Trindade e no Arquipélago de Martim Vaz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Lauro Julio Calliari - Coordenador / João L. Nicolodi - Integrante / Elaine Goulart - Integrante / Arthur Antonio Machado - Integrante / Ricardo Costa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Análise de riscos costeiros devido à elevação acelerada do nível do mar no Rio Grande do Sul (coordenador)---PROJETO DA CAPES
Descrição: O principal objetivo do projeto é modelar o comportamento de três setores no litoral do Rio Grande do Sul fim de prever sua resposta aos diferentes cenários de subida do nível do mar propostos pelo (IPCC, 2007) até o ano 2100. O projeto tem como foco duas áreas já sujeitas a taxas históricas de erosão bem expressivas, também chamadas de ?hot spots? de erosão, composta pelo setor do balneário do Hermenegildo e a faixa do Farol da Conceição. Além destas duas regiões, também será de interesse a região do Balneário Cassino, uma região que historicamente vem sofrendo acrescão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lauro Julio Calliari - Coordenador / Salete Amaral de Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2014
Rede Interdisciplinar para a Análise de Riscos Costeiros a Eventos Atmosféricos Extremos devido as Mudanças Globais nas regiões Sul e Sudeste do Brasil [REDE RISCOSCOSTEIROS
Descrição: O principal objetivo da presente proposta é desenvolver ações conjuntas, entre os programas de pós-graduação em (1) Oceanografia Química e Geológica do IO-USP, (2) Ciência e Tecnologia Ambiental da UNIVALI, (3) Geociências do IG-UFRGS, e (4) Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG, na formação de recursos humanos nas linhas de pesquisa vinculadas a temática de indicadores de impactos de mudanças climáticas globais e suas consequências na estabilidade dos ambientes costeiros. Associado a este objetivo pretende-se fomentar a padronização, sistematização, armazenamento e disponibilização dos dados e estudos dos ambientes costeiros da região sudeste e sul do Brasil. 3. Eixos Temáticos ET1. Consolidação das áreas de pós-graduação em oceanografia geológica através da formação e intercâmbio de recursos humanos Quatro importantes programas de pós-graduação de universidades do sudeste e sul do Brasil têm propiciado, ao longo dos últimos 30 anos, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos pontuais no sentido do entendimento das modificações dos sistemas praiais a partir da interdependência existente entre as variáveis oceanográficas condicionadas pelos sistemas atmosféricos e astronômicos (ondas e marés) e as respostas morfodinâmicas observadas nesses sistemas costeiros. Esta meta pretende sistematizar e consolidar através da (1) Formação de Mestres e Doutores, (2) Intercâmbio de docentes e discentes, (3) Aprimoramento da qualificação profissional do quadro de discentes e docentes no exterior, e (4) Integração de ações conjuntas da pós-graduação com a graduação, este tema cientifico no universo de pesquisa brasileiro. ET2. Pesquisa, inovação e desenvolvimento em análise de riscos e impactos de eventos atmosféricos extremos na estabilidade de ambientes costeiros devido às mudanças globais da região sudeste e sul do Brasil A falta de uma abordagem interdisciplinar, organização e disponibilização de informações vêm impedindo estudos mais abrangentes na compreensã.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Lauro Julio Calliari - Integrante / Antonio H F Klein - Integrante / Elirio Toldo Jr - Integrante / |Moyses Tessler - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Avaliação dos riscos costeiros de inundação e erosão devido a tempestades, evolução costeira decadal e características morfodinâmicas da ante-praia e zona de arrebentação na costa do Rio Grande do Sul.
Descrição: A costa do Rio Grande do Sul vem sofrendo processos de erosão acelerada. O fator primordial que desencadeia o fenômeno está relacionado a subida repentina do nível do mar (inundação) por ação de tempestades geralmente associadas a(ciclones extra-tropicais. A suscetibilidade da zona costeira a erosão é extremamente diferenciada sendo os fatores responsáveis por essa diferenciação ainda desconhecidos. Tal fato resulta da complexidade do fenômeno bem como da abordagem do problema o qual especificamente para a costa do Rio Grande do Sul tem sido conduzido de maneira descritiva e isolada. Faz-se necessário assim o estudo do fenômeno da inundação e erosão através de um enfoque que considere a ação conjugada de tempestades, evolução costeira de longo período, características geológicas da ante-praia e morfodinâmica da zona de arrebentação. Tal enfoque produzirá dados mais reais que além de conduzir ao entendimento das causas permitirá a quantificação e o mapeamento diferenciado dos riscos inerentes aos setores costeiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lauro Julio Calliari - Coordenador / Carlos Ronei Taglianni - Integrante / José Fontoura - Integrante / Alan Oliveira De Oliveira - Integrante / Elaine Goulart - Integrante / Miguel da Guia Albuquerque - Integrante / Natan Zamboni Maia - Integrante / Arthur Antonio Machado - Integrante / Pedro Veras Guimarães - Integrante / Fernando Nogueira Calmom Sobral - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 7
2007 - 2009
Recursos Minerais do Mar- Siliciclásticos na costa do RS
Descrição: Este projeto visa desenvolver metodologia e modelos para exploração de granulados litoclásticos, bioclásticos e minerais pesados em áreas estratégicas de nossa plataforma continental, escolhidas em função de suas características geológicas e também pela presença, no caso dos minerais pesados, de importantes jazidas destes minerais na zona costeira contígua OBJETIVOS Geral Efetuar o levantamento geológico e sísmico detalhado de áreas específicas próximas a centros urbanos da plataforma continental interna sul-brasileira com o objetivo de avaliar o potencial mineral associado aos depósitos de areia quartzosa, calcáreo associado a depósitos biodetríticos e minerais pesados. Específicos Elaborar interpretações científicas que elucidem a gênese e áreas fonte dos depósitos minerais com base nos dados sedimentológicos e sísmicos. Obter informações úteis para corroborar a interpretação do modelo evolutivo da plataforma continental sul-brasileira, através de informações morfoestruturais e sedimentológicas. Contribuir para futuras teses de doutorado e dissertações de mestrado dos alunos dos programas de pós-graduação das instituições executoras do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lauro Julio Calliari - Coordenador / G.H. GRIEP - Integrante / I.C.S. CORREA - Integrante / José Gustavo Natorf de Abreu - Integrante / Rafael Marcondes Guedes - Integrante / Elaine Goulart - Integrante.Financiador(es): Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2002 - 2003
Periódico: Journal of Coastal Research
2005 - Atual
Periódico: Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande d
2007 - Atual
Periódico: Atlântica
2007 - Atual
Periódico: Revista de Gestão Costeira Integrada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica/Especialidade: Sedimentologia Marinha.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica/Especialidade: Morfodinâmica de Praias.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica/Especialidade: Geomorfologia Submarina.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLSEN, W.2018OLSEN, W. ; FIGUEIREDO, SALETTE AMARAL DE ; Albuquerque, M. ; Júlio Calliari, Lauro . The Role of Local Geomorphology Influencing Coastal Response to Sea Level Rise. JOURNAL OF COASTAL RESEARCH, v. 85, p. 311-315, 2018.

2.
LEMKE, N.2017LEMKE, N. ; FONTOURA, J. ; AGUIAR, D. ; Júlio Calliari, Lauro . Wave directional measurement in Patos Lagoon,RS,Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS, v. 22, p. 1590, 2017.

3.
LEMKE, N.2017LEMKE, N. ; FONTOURA, J. ; Calliari, Lauro ; FONSECA, D. ; SIMAO, C. . Comparative study between modeled (SWAM) and measured(wave rider buoy) wave data in Patos Lagoon, RS, Brazil. PAN-AMERICAN JOURNAL OF AQUATIC SCIENCES, v. 12, p. 1-13, 2017.

4.
WESTPHALEN, A. B.2017WESTPHALEN, A. B. ; L.SALDANHA, D. ; ESPINOSA, J. ; ORTIZ, M. ; CALLIARI, LAURO JULIO . Identificação de minerais de titânio na região do Bojuru, São José do Norte,RS-Brasil com técnicas de espectroscopia e reflectância.. Serie Correlación Geológica, v. 33, p. 121-128, 2017.

5.
VIANNA, H.2017VIANNA, H. ; Calliari, Lauro . Variabilidade granulométrica do sistema praia dunas ao longo do litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil.. Revista Mundi engenharia, Tecnologia e Gestao, v. 2, p. 29-42, 2017.

6.
MAIA, NATAN ZAMBRONI2016MAIA, NATAN ZAMBRONI ; CALLIARI, LAURO JULIO ; NICOLODI, JOÃO LUIZ . Analytical model of sea level elevation during a storm: Support for coastal flood risk assessment associated with cyclone passage. Continental Shelf Research, v. 124, p. 23-34, 2016.

7.
MACHADO, ARTHUR A.2016MACHADO, ARTHUR A. ; Calliari, Lauro J. . Synoptic Systems Generators of Extreme Wind in Southern Brazil: Atmospheric Conditions and Consequences in the Coastal Zone. Journal of Coastal Research, v. 75, p. 1182-1186, 2016.

8.
WESCHENFELDER, JAIR2016WESCHENFELDER, JAIR ; KLEIN, ANTONIO H.F. ; GREEN, ANDREW N. ; ALIOTTA, SALVADOR ; DE MAHIQUES, MICHEL M. ; AYRES NETO, ARTHUR ; TERRA, LAURÍCIO C. ; CORRÊA, IRAN C.S. ; Calliari, Lauro J. ; MONTOYA, ISABEL ; GINSBERG, SILVIA S. ; GRIEP, GILBERTO H. . The control of palaeo-topography in the preservation of shallow gas accumulation: Examples from Brazil, Argentina and South Africa. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 172, p. 93-107, 2016.

9.
PINHO, M. P.2016PINHO, M. P. ; MADUREIRA, L. S. P. ; Calliari, Lauro J. ; WEIGERT, S. C. ; COSTA, P. L. . 3D BATHYMETRY AND ACOUSTIC SEABED CLASSIFICATION OF PELOTAS BASIN, BRAZIL. REVISTA BRASILEIRA DE GEOFÍSICA (IMPRESSO), v. 34, p. 117-129, 2016.

10.
VIANNA, H.2015VIANNA, H. ; Calliari, Lauro J. . Variabilidade do sistema praia-dunas frontais para o litoral norte do Rio Grande do Sul (Palmares do Sul a Torres, Brasil) com o auxílio do Light De - tection and Ranging ? Lidar Humberto Dias VIANNA 1 & Lauro Julio. Pesquisas em Geociências (UFRGS. Impresso), v. 42, p. 141-158, 2015.

11.
GERMANI, YANA FRIEDRICH2015GERMANI, YANA FRIEDRICH ; FIGUEIREDO, SALETTE AMARAL DE ; CALLIARI, LAURO JÚLIO ; TAGLIANI, CARLOS RONEY ARMANINI . Vulnerabilidade costeira e perda de ambientes devido à elevação do nível do mar no litoral sul do Rio Grande do Sul. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 15, p. 121-131, 2015.

12.
GUIMARAES, P. V.2014GUIMARAES, P. V. ; PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. ; KRUSCHE, N. ; Calliari, Lauro J. . Variabilidade temporal do perfil de dunas na Praia do Cassino (RS) com auxílio de videomonitoramento Argus. Pesquisas em Geociências (Online), v. 41, p. 217-229-229, 2014.

13.
ABREU, J. G. N.2014ABREU, J. G. N. ; CORRÊA, Iran Carlos Stallivieri ; HORN FILHO, Norberto Olmiro ; CALLIARI, L. J. . Phosphorites of the Brazilian Continental Margin, Southwestern Atlantic Ocean. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso), v. 32, p. 539-548, 2014.

14.
BASTOS, RODRIGO FERREIRA2013BASTOS, RODRIGO FERREIRA ; CALLIARI, LAURO JÚLIO ; GARCIA, ALEXANDRE MIRANDA . Marine intrusion and freshwater discharge as opposite forces driving fish guilds distribution along coastal plain streams. Hydrobiologia (The Hague. Print), v. 726, p. 245-258, 2013.

15.
GOULART, E.2013GOULART, E. ; CALLIARI, L. J. . Medium-Term morphodynamic behavior of a multiple sand-bar beach. Journal of Coastal Research, v. 65, p. 1774-1779, 2013.

16.
SOBRAL, F. C.2013SOBRAL, F. C. ; PEREIRA, P. S. ; CAVALCANTI, P. G. ; GUEDES, R. M. ; Calliari, Lauro . Intertidal Bathymetry Estimation Using Video Images on a Dissipative Beach. Journal of Coastal Research, v. 65, p. 1439-1444, 2013.

17.
ALBUQUERQUE, M. G.2013ALBUQUERQUE, M. G. ; ESPINOZA, J. M. A. ; TEIXEIRA, P. ; DE OLIVEIRA, A. O. ; CORREA, I. C. S. ; CALLIARI, L. J. . Erosion or Coastal Variability: An Evaluation of the DSAS and the Change Polygon Methods for the Determination of Erosive Processes on Sandy Beaches. Journal of Coastal Research, v. 65, p. 1710-1714, 2013.

18.
FONTOURA, J.2012FONTOURA, J. ; Calliari, Lauro ; ROMEU, M. A. R. ; CHRISTORARO, B. ; MOLLER, O. O. ; ALMEIDA, L. E. S. . Coastal hydrodynamics and longshore transport of sand on Cassino beach and MAR Grosso Beach, souhern Brazil. Journal of Coastal Research, v. 32, p. 345, 2012.

19.
Albuquerque, M.2011Albuquerque, M. ; CALLIARI, L. J. ; GUEDES, R. M. . Beach Morphodynamics and Characterization of Sand Bars in Mesotidal Environments.. Journal of Coastal Research, v. II, p. 2012-3016, 2011.

20.
PINHO, M. P.2011PINHO, M. P. ; MADUREIRA, L. S. P. ; CALLIARI, L. J. ; GRIEP, G. H. ; Cooke,C.v. . Depósitos fosfáticos marinhos na costa sudeste e sul do Brasil: Potenciais áreas de ocorrência identificadas com dados de retroespalhamento acústico do fundo e sedimentológicos analisados sobre mapa batimétrico 3D. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso), v. 29, p. 113-116, 2011.

21.
GOULART, E.2011GOULART, E. ; Calliari, Lauro J. . Morfodinâmica do Banco das Três Marias. Atlântica, v. 33, p. 123-139, 2011.

22.
FISCHER, A.2011FISCHER, A. ; Calliari, Lauro . Variações Morfodinâmicas das praias do SAco do Laranjal costa noroeste da Laguna dos Patos, RS.. Pesquisas em Geociências (UFRGS. Impresso), v. 38, p. 273-285, 2011.

23.
GUEDES, RAFAEL M.C.2011GUEDES, RAFAEL M.C. ; Calliari, Lauro J. ; Holland, K. Todd ; PLANT, NATHANIEL G. ; PEREIRA, PEDRO S. ; ALVES, FERNANDO N.A. . Short-term sandbar variability based on video imagery: Comparison between Time-Average and Time-Variance techniques. Marine Geology (Print), v. 289, p. 122-134, 2011.

24.
PEREIRA, P. S.2011PEREIRA, P. S. ; Calliari, Lauro ; GUEDES, R. M. ; SCHETTINNI, C. A. . Variabilidade temporal dos bancos arenosos da praia do Cassin(RS):: Uma análise através das imagens de video. Pesquisas em Geociências (UFRGS. Impresso), v. 39, p. 195-211, 2011.

25.
Pereira, P.S.2011Pereira, P.S. ; Calliari, L.J. ; Holman, R. ; HOLLAND, K.T. ; Guedes, R.M.C. ; Amorin, C.K. ; Cavalcanti, P.G. . Video and field observations of wave attenuation in a muddy surf zone. Marine Geology (Print), v. 279, p. 210-221, 2011.

26.
Calliari, Lauro J.2010Calliari, Lauro J.; GUEDES, R. M. ; PEREIRA, P. S. ; LELIS, R. F. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. . Perigos e riscos associados a processos costeiros no litoral do RS: Uma síntese. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 14, p. 51-63, 2010.

27.
Albuquerque, M.2010Albuquerque, M. ; CALLIARI, L. J. ; Pinheiro, L.S. . Análise dos principais riscos associados ao banho de mar na praia do Futuro, Fortaleza,Ceará. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 14, p. 1-8, 2010.

28.
MAIA, N. Z.2010MAIA, N. Z. ; CALLIARI, L. J. . Situações potenciais de risco associadas ao banho de mar na praia do Cassino.Análise dos fatores morfodinâmicos e sociais. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 14, p. 21-28, 2010.

29.
TAGLIANNI, C. R.2010TAGLIANNI, C. R. ; Calliari, Lauro ; TAGLIANI, P. R. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. . Vulnerability to sea level rise of an estuarine island in southern Brazil. Quaternary and Environmental Geosciences, v. 01, p. 18-24, 2010.

30.
Albuquerque, M.2010Albuquerque, M. ; CALLIARI, L. J. ; Pinheiro, L.S. . ANALISE DOS PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS AO BANHO DE MAR NA PRAIA DO FUTURO, FORTALEZA-CEARÁ. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 14, p. 1-8, 2010.

31.
MACHADO, A. A.2010MACHADO, A. A. ; Calliari, Lauro ; KLEIN, A. H. F. ; MELLO, E. . Historical assessment of extreme coastal sea state conditions in southern Brazil and their relation to erosion episodes. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 5, p. 277-286, 2010.

32.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2010CALLIARI, L. J.; GUEDES, R. M. C. ; PEREIRA, P. S. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. ; FIGUEIREDO, S. A. . Perigos e riscos associados a processos costeiros o litoral sul do Brasil (RS): uma síntese. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 14, p. 49-61, 2010.

33.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2009CALLIARI, L. J.; Winterwerp, J.C. ; FERNANDES, E. ; Cuchiara, D. ; Vinzon, S.B. ; SPERLE, M. ; HOLLAND, K.T. . Fine grain sediment transport and deposition in the Patos Lagoon Cassino beach sedimentary system. Continental Shelf Research, v. 29, p. 515-529, 2009.

34.
Holland, K. Todd2009Holland, K. Todd ; Vinzon, Susana B. ; Calliari, Lauro J. . A field study of coastal dynamics on a muddy coast offshore of Cassino beach, Brazil. Continental Shelf Research, v. 29, p. 503-514, 2009.

35.
Reed, Allen H.2009Reed, Allen H. ; Faas, Richard W. ; Allison, Mead A. ; Calliari, Lauro J. ; HOLLAND, K.T. ; O Reilly, S.E. ; Vaughan, W.C. ; Alves, A. . Characterization of a mud deposit offshore of the Patos Lagoon, southern Brazil. Continental Shelf Research, v. 29, p. 597-608, 2009.

36.
Cuchiara, D.C.2009Cuchiara, D.C. ; Fernandes, E.H. ; Strauch, J.C. ; Winterwerp, J.C. ; Calliari, L.J. . Determination of the wave climate for the southern Brazilian shelf. Continental Shelf Research, v. 29, p. 545-555, 2009.

37.
Mirlean, Nicolai2009Mirlean, Nicolai ; Calliari, Lauro ; Baisch, Paulo ; Loitzenbauer, Ester ; Shumilin, Evgueni . Urban activity and mercury contamination in estuarine and marine sediments (Southern Brazil). Environmental Monitoring and Assessment (Print), v. 157, p. 583-589, 2009.

38.
PARISE, C. K.2009PARISE, C. K. ; Calliari, Lauro J. ; KRUSCHE, N. . Extreme storm surges in the south of Brazil: Atmospheric conditions and shore erosion. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso), v. 57, p. 175-188, 2009.

39.
de Souza Pereira, Pedro2009de Souza Pereira, Pedro ; Júlio Calliari, Lauro ; Carmo Barletta, Rodrigo do . Heterogeneity and homogeneity of Southern Brazilian beaches: A morphodynamic and statistical approach. Continental Shelf Research, p. 270-280, 2009.

40.
GUEDES, R. M.2009GUEDES, R. M. ; CALLIARI, L. J. ; PEREIRA, P. S. . Morfodinâmica da praia e zona de arrebentação do Cassino, RS através de técnicas de videoimageamento e perfis de praia. Pesquisas em Geociências (UFRGS. Impresso), v. 36, p. 165-180, 2009.

41.
CUNHA, R. P.2009CUNHA, R. P. ; CALLIARI, L. J. . Natural and Antropic Geomorphological Changes in the inlet of Patos Lagoon Before and After iits Fixation. Journal of Coastal Research, v. 56, p. 708-712, 2009.

42.
GUEDES, R. M.2009GUEDES, R. M. ; Calliari, Lauro J. ; PEREIRA, P. S. . Morfodinâmica da praia e zona de arrebentação do Cassino,RS, através de técnicas de vídeo imageamento e perfis de praia. Pesquisas (Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul) (Cessou em 1999. Cont. ISSN 1518-2398 Pesquisas em Geociências (UFRGS., v. 36, p. 165-180, 2009.

43.
SIEGLE, E.2008SIEGLE, E. ; CALLIARI, L. J. . High energy events and short-term changes in superficial beach sediments. Brazilian Journal of Oceanography, v. 56, p. 149-152, 2008.

44.
FIGUEIREDO, S. A.2006FIGUEIREDO, S. A. ; CALLIARI, L. J. . Sedimentologia e suas Implicações na morfodinâmica das Praias adjacentes às desembocaduras da linha de costa do Rio Grande do Sul. Gravel (Porto Alegre), v. 4, p. 73-87, 2006.

45.
TAGLIANNI, C. R.2006TAGLIANNI, C. R. ; CONTERATO, M. R. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. ; CALLIARI, L. J. ; TAGLIANNI, P. R. . Construção de um modelo de elevação digital de terreno para a Ilha dos Marinheiros, Rio Grande, RS, com o uso de DGPS e Rotinas de Geoprocessamento. Gravel (Porto Alegre), v. 4, p. 89-98, 2006.

46.
De Oliveira2006De Oliveira ; CALLIARI, L. J. . Morfodinâmica da Praia do Mar Grosso, São José do Norte/RS. Gravel (Porto Alegre), v. 4, p. 23-36, 2006.

47.
ANTIQUEIRA, J. A. F.2006ANTIQUEIRA, J. A. F. ; CALLIARI, L. J. . Geomorphologic evolution of a sand spit located in the mouth of a choked coastal lagoon. Lagoa dos Patos: Southern Brazil. Journal of Coastal Research, v. 39, p. 255-258, 2006.

48.
LELIS, R. F.2006LELIS, R. F. ; CALLIARI, L. J. . Historial shoreline changes near lagoonal and River Stabilized Inlets in Rio Grande do Sul State, Southern Brazil. Journal of Coastal Research, v. 39, p. 301-305, 2006.

49.
BARLETTA, R. C.2006BARLETTA, R. C. ; FRANCO, D. C. ; MELLO, E. ; PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. . Application of Empirical Orthogonal Funcitons for the analysis of Souther Brazilian Beach Profiles. Journal of Coastal Research, v. 39, p. 351-354, 2006.

50.
FIGUEIREDO, S. A.2006FIGUEIREDO, S. A. ; CALLIARI, L. J. . Washouts in the central and norhern littoral of Rio Grande do Sul State, Brazil. Distribution and Implications. Journal of Coastal Research, v. 39, p. 366-370, 2006.

51.
PEREIRA, P. S.2006PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. ; LELIS, R. F. . High Frequency beach profile monitoring: Implication in beach safety at cassino beach, southern Brazil. Journal of Coastal Research, v. 39, p. 908-911, 2006.

52.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2005CALLIARI, L. J.; FIGUEIREDO, S. A. . Variabilidade das dunas frontais no litoral norte e médio do Rio Grande do Sul, Brasil. Gravel (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 3, p. 15-31, 2005.

53.
ANTIQUEIRA, J. A. F.2005ANTIQUEIRA, J. A. F. ; CALLIARI, L. J. . Características Sedimentares da desembocadura da Laguna dos Patos. Gravel (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 3, p. 30-46, 2005.

54.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2005CALLIARI, L. J.; FIGUEIREDO, S. A. . Sangradouros: distribuição espacial, variação sazonal, padrões morfológicos e implicações no gerenciamento costeiro. Gravel (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 3, p. 47-58, 2005.

55.
ABREU, J. G. N.2005ABREU, J. G. N. ; CALLIARI, L. J. . Paleocanais na plataforma continental interna do Rio Grande do Sul:Evidências de uma drenagem fluvial pretérita. Revista Brasileira de Geofísica, v. 23, p. 123-132, 2005.

56.
PEREIRA, P. S.2005PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. . Variação morfodinâmica diária da Praia do Cassino, RS, durante os verões de 2002/2003 no setor do terminal turístico. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology, v. 9, p. 7-11, 2005.

57.
VIERA, H.2004VIERA, H. ; CALLIARI, L. J. . O estudo do impacto da circulação de veículos em praias arenosas atraves de parâmetros físicos: um estudo de caso. Engevista (UFF), Rio de Janeiro, v. 6, n.3, p. 54-63, 2004.

58.
SERAU, A. K.2003SERAU, A. K. ; CALLIARI, L. J. . Changes of an Oceanic Beach face in the extreme south of Brazil, during the passage of a coastal storm. Journal of Coastal Research, Itajaí, p. 194-201, 2003.

59.
BARLETTA, R.2003BARLETTA, R. ; CALLIARI, L. J. . An assessment of the atmospheric and wave aspects determining beach morphodynamic characteristics along the central coast of RS State, Southern Brazil. Journal of Coastal Research, Itajaí, v. 35, p. 300-308, 2003.

60.
SILVA, R. P.2003SILVA, R. P. ; CALLIARI, L. J. ; TOZZI, H. A. M. . The influence of washouts on the erosive susceptibility of the Rio Grande do Sul coast between Cassino and Chuí beaches, southern Brazil.. Journal of Coastal Research, Itajaí, v. 35, p. 332-338, 2003.

61.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2003CALLIARI, L. J.; BOUKAREVA, I. ; SPERANSKI, N. . Classification of the Southern Brazilian Coast according to storm wave patterns and geomorphologic evidences of coastal erosion. Journal of Coastal Research, Itajaí, v. 35, p. 339-342, 2003.

62.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2003CALLIARI, L. J.. Numeric modeling for assessing beach profile changes in Cassino beach, RS, Brazil. Journal of Coastal Research, Itajaí, p. 343-351, 2003.

63.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2003CALLIARI, L. J.; TOLDO JR, E. ; HOEFEL, F. . Morfodinâmica praial: uma breve revisão. Revista Brasileira de Oceanografia, São Paulo, v. 51, n.unico, p. 63-78, 2003.

64.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2001CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. ; TORRONTEGUY, M. ; OLIVEIRA, M. B. . The mud banks of Cassino Beach, southern Brazil: Characteristics, Processes and Effects. Journal of Coastal Research, Nova Zelândia, v. 34, p. 318-325, 2001.

65.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2001CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. . Bathymetric Lenses and Localized Coastal Erosion in Southern Brazil. Journal of Coastal Research, v. 34, p. 209-215, 2001.

66.
BARLETTA, R.2001BARLETTA, R. ; CALLIARI, L. J. . Determinação da intensidade das tempestades que atuam no litoral do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisas em Geociências (UFRGS), Porto Alegre, v. 28, n.2, p. 117-124, 2001.

67.
PIVEL, M. A. G.2001PIVEL, M. A. G. ; SPERANSKI, N. ; CALLIARI, L. J. . A Erosão Praial na costa atlântica Uruguaia. Pesquisas em Geociências (UFRGS), Porto Alegre, v. 28, n.2, p. 447-451, 2001.

68.
BUCHMANN, F.2001BUCHMANN, F. ; TOMAZELLI, L. J. ; CALLIARI, L. J. . Análise batimétrica e sedimentológica no estudo do Parcel do Carpinteiro, uma peleolinha de praia pleistocênica na antepraia do Rio Grande do Sul. Pesquisas em Geociências (UFRGS), Porto Alegre, v. 28, n.2, p. 109-115, 2001.

69.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO2000CALLIARI, L. J.. Morfodinâmica da praia do Cassino. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, v. 21, n.1, p. 29-42, 2000.

70.
REIS, E. G.1999REIS, E. G. ; ASMUS, M. ; CASTELLO, J. ; CALLIARI, L. J. . Building Human capacity on coastal and Ocean Management- Implementing de Train-Sea-coast Programme in Brazil. Ocean & Coastal Management, 1999.

71.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1998CALLIARI, L. J.; SILVA, R. P. . EROSION PROCESSES ASSOCIATED TO STORM SURGE AND WASHOUT ALONG THE SOUTH BRAZILIAN COASTLINE. Journal of Coastal Research, v. 26, n.SI, p. 1-7, 1998.

72.
DIEHL, F. L.1998DIEHL, F. L. ; KLEIN, A. H. F. ; CALLIARI, L. J. ; HORN, N. O. . COASTAL EVOLUTION OF THE DANIELA SPIT, SANTA CATARINA ISLAND, SOUTHERNBRAZIL. Journal of Coastal Research, v. 26, n.SI26, p. 156-164, 1998.

73.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1998 CALLIARI, L. J.; TOZZI, H. ; KLEIN, A. H. F. . Beach Morphology and Coastline Erosion Associated with Storm surges in southern Brazil-Rio Grande to Chuí, RS. Anais da Academia Brasileira de Ciências, São Paulo, v. 70, n.2, p. 231-247, 1998.

74.
MACHADO, M. I. C.1997MACHADO, M. I. C. ; BADIALE, E. F. ; CALLIARI, L. J. ; TREIBS, S. . RECURSOS CALCARIOS ASSOCIADOS AOS DEPOSITOS BIODETRITICOS DA REGIAO SUL DO RIO GRANDE DO SUL PARA USO INDUSTRIAL. REVISTA VETOR, Rio Grande, v. 7, p. 21-30, 1997.

75.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1996CALLIARI, L. J.; KLEIN, A. H. F. ; BARROS, F. . BEACH DIFFERENTIATION ALONG THE RIO GRANDE DO SUL COASTLINE (SOUTHERN-BRAZIL.. Revista Chilena de Historia Natural, Valdivia, Chile, v. 69, p. 485-493, 1996.

76.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1995CALLIARI, L. J.; KLEIN, A. H. F. . VARIABILIDADE DAS PRAIAS OCEANICAS ENTRE CASSINO E CHUI, RS.. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, São Paulo, v. 11, p. 55-63, 1995.

77.
HARTMANN, C.1995HARTMANN, C. ; CALLIARI, L. J. . COMPOSICAO E QUALIDADE DO MATERIAL EM SUSPENSAO DURANTE ALTA TURBIDEZ NA EXTREMIDADE SUL DA LAGUNA DOS PATOS, RS. BRASIL. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 22, n.1, p. 74-83, 1995.

78.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1994 CALLIARI, L. J.. CROSS-SHORE AND LONGSHORE SEDIMENT SIZE DISTRIBUTION ON SOUTHERN CURRITUCK SPIT, NORTH CAROLINA: IMPLICATIONS FOR BEACH DIFFERENTIATION. Journal of Coastal Research, West Palm Beach, Florida, EUA, v. 10, n.2, p. 360-373, 1994.

79.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1994CALLIARI, L. J.; ESTEVES, L. S. ; OLIVEIRA, C. P. L. ; TOZZI, H. A. M. ; SILVA, P. ; CARDOSO, J. N. . PADROES SONOGRAFICOS E SEDIMENTOLOGICOS DE UM AFLORAMENTO DE BEACH ROCK NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL (COMEMIR/OSNLR). NOTAS TECNICAS, v. 7, p. 27-32, 1994.

80.
BARROS, F. C. R.1994BARROS, F. C. R. ; CALLIARI, L. J. ; GIANUCA, N. M. . ESTUDO PRELIMINAR DA MACROFAUNA BENTONICA DA PRAIA DOS CONCHEIROS,R.S.. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 7, p. 33-37, 1994.

81.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1993CALLIARI, L. J.; KLEIN, A. H. F. . CARACTERISTICAS MORFODINAMICAS E SEDIMENTOLOGICAS DAS PRAIAS OCEANICASENTRE RIO GRANDE E CHUI, RS.. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 20, n.1, p. 48-56, 1993.

82.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1993 CALLIARI, L. J.; FACHIN, S. . LAGUNA DOS PATOS. INFLUENCIA NOS DEPOSITOS LAMITICOS COSTEIROS. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 57-69, 1993.

83.
HARTMANN, C.1990HARTMANN, C. ; CALLIARI, L. J. ; MOLLER, O. O. . MATERIAL EM SUSPENSAO NO ESTUARIO DA LAGUNA DOS PATOS. Sociedade & Natureza, v. 4, p. 73-95, 1990.

84.
BERQUIST, C. R.1990BERQUIST, C. R. ; FISCHLER, C. T. ; CALLIARI, L. J. ; DYDAK, S. ; OZALPASAN, H. ; SKRABAL, S. A. . HEAVY MINERAL CONCENTRATIONS IN SEDIMENTS OF THE VIRGINIA INNER CONTINENTAL SHELF. SPECIAL PUBLICATION 103 OF VIRGINIA DIVISION OF MINEREAL RESOURCES, Reston, Virginia, USA, v. 103, p. 31-93, 1990.

85.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1990 CALLIARI, L. J.; FISCHELER, C. . HEAVY MINERAL VARIABILITY AND PROVENANCE OF THE VIRGINIA INNER SHELF AND LOWER CHESAPEAKE BAY.. SPECIAL PUBLICATION: VIRGINIA DIVISION OF MINERAL RESOURCES, Reston, Virginia, EUA, v. 103, p. 95-107, 1990.

86.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1982CALLIARI, L. J.; HARTMANN, C. ; GRIEP, G. H. . OBSERVACAO DE UMA ESTRUTURA SEDIMENTAR ORGANICA NA PRAIA DO CASSINO RS.. Atlântica, v. 5, p. 101-104, 1982.

87.
MARTINS, L. R.1978MARTINS, L. R. ; VILLWOCK, J. A. ; CALLIARI, L. J. . A OCORRENCIA DE LAMA NA PRAIA DO CASSINO. ANAIS HIDROGRAFICOS, v. 35, p. 159-170, 1978.

88.
CALLIARI, L. J.;Calliari, L.J.;Calliari, Lauro J.;Calliari, Lauro;Júlio Calliari, Lauro;CALLIARI, LAURO JÚLIO;CALLIARI, LAURO JULIO;JULIO CALLIARI, LAURO1977CALLIARI, L. J.; GRIEP, G. H. ; VIERA, H. . CARACTERISTICAS SEDIMENTOLOGICAS DA SEGUNDA TRANSVERSAL DE BENTOS- LAGOA DOS PATOS-PARTE SUL. Atlântica, v. 2, n.1, p. 63-82, 1977.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KLEIN, A. H. F. ; DIEHL, F. L. ; CALLIARI, L. J. . Proceedings of the Brazilian Symposium on Sandy Beaches. Itajaí: The coastal Education and Research Foundation (CERF) and Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), 2003. 598p .

2.
REIS, E. G. C. ; ASMUS, M. L. ; CASTELLO, J. P. ; CALLIARI, L. J. . TROCAS E INTER-RELACOES ENTRE OS SISTEMAS DAS BACIAS DE DRENAGEM, LAGOAS COSTEIRAS E OCEANOS ADJACENTES:CURSO DE TREINAMENTO. RIO GRANDE: PROGRAMA TRAIN-SEA-COAST-BRASIL, 1997. 376p .

3.
CALLIARI, L. J.; MARTINS, L. R. ; CORREA, I. C. S. . ATLAS MORPHOLOGY AND SEDIMENTOLOGY OF THE SOUTHWEST ATLANTIC COASTAL COASTAL ZONE AND CONTINENTAL SHELF FROM CABO FRIO (BRAZIL) TO PENINSLAVALDEZ (ARGENTINA). PORTO ALEGRE: PONTO UM/UFRGS-IG-CECO, 1996. 22p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALBUQUERQUE, M. G. ; CORREA, I. C. S. ; CALLIARI, LAURO JULIO . Interações nos ciclos climáticos do litoral sul do Brasil e suas consequências para a gestão de ambientes costeiros sujeitos à erosão. In: Silvia Dias Pereira; Maria Antonieta da Conceição Rodrigues;Sergio Bergamaschi; Herminio Ismael de Araujo Jr., Luis Cancela da Fonseca;Ana Catarina Garcia.Ana Cristina Roque. (Org.). O Homem e o Litoral:Transformações na paisagem ao longo do Tempo.. 1ed.Rio de Janeiro: , 2017, v. 1, p. 264-276.

2.
CALLIARI, LAURO JÚLIO; MACHADO, A. A. ; PINHEIRO, Y. G. ; COSTA, R. ; Nicolodi,J.L. ; BIOLCHI, L. . As praias da Ilha da Trindade. In: Sissini, Marina; Abrantes, Sidnei da Costa. (Org.). PROTRINDADE. DEZ ANOS DE PESQUISA CIENTÍFICA NA ILHA DA TRINDADE. 1ed.Brasilia: , 2017, v. 1, p. 81-86.

3.
Júlio Calliari, Lauro; TOLDO JR., E. . ocean beaches of Rio Grande do Sul. In: lauro calliari, elirio toldo. (Org.). Brazilian beach systems. 1ed.Suiça: SPRINGER, 2016, v. 1, p. 507-541.

4.
MACHADO, A. A. ; FITZPATRICK, C. ; SOBRAL, F. C. ; PINHEIRO, Y. G. ; PEREIRA, P. S. ; SHORT, A. ; Calliari, Lauro J. . Sandy beaches of Brazilian Oceanic Islands. In: Andrew Short, Antonio Klein. (Org.). Brazilian beach systems. 1ed.Suiça: springer, 2016, v. 1, p. 543-571.

5.
Calliari, Lauro. Sedimentação Marinha. In: Jorge Pablo Castello; Luis Carlos Krug. (Org.). Introdução as Ciências do Mar. 1ed.Pelotas: Editora Textos, 2015, v. 1, p. 74-111.

6.
CASTELLO, X. ; Calliari, Lauro . Recursos não Vivos. Introdução as Ciências do Mar. 1ed.Pelotas: Editora Textos, 2015, v. 1, p. 446-499.

7.
ALBUQUERQUE, M. G. ; ALVES, D. L. ; MACHADO, A. A. ; ESPINOZA, J. ; Calliari, Lauro ; GRANDA, T. . Gestão Costeira e Riscos associados a tempestades:Um panorama dos impactos costeiros causados pelos eventos extremos no Rio Grande do Sul,Brasil. In: DAvis Pereira de Paula;João Alveirinho dias. (Org.). Ressacas do mar/Temporais e Gestão Costeira. 1ed.Fortaleza: Premius, 2015, v. 1, p. 417-443.

8.
Calliari, Lauro; KLEIN, A. H. F. ; Albuquerque, M. ; MOCELLIN, O. . Beach safety management in Brazil. In: Stephen Leatherman; John Fletemeher. (Org.). Rip Currents beach safety, Physical Ocanography and wave modeling. 1ed.Boca Raton: CRC Press Taylor& Francis Group, 2011, v. , p. 215-224.

9.
CALLIARI, L. J.; Cunha,,R.P. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. . Geomorfologia e dinâmica sedimentqar. In: U. Seeliger, C. Odebrecht. (Org.). O estuário da Lagoa dos Patos: Um século de transformações. 1ed.Rio Grande: editora da FURG, 2010, v. , p. 31-39.

10.
PATCHINEELAM, S. M. ; SOARES, C. A. ; CALLIARI, L. J. . Assoreamento, Aterros e Dragagens. In: José Antônio Baptista Neto; Mônica Wallner-Kersanach; Soraya M.Patchineelam. (Org.). Poluição Marinha. São Paulo: Interciência, 2008, v. , p. -.

11.
CALLIARI, L. J.; TOLDO JR, E. ; Nicolodi,J.L. . Classificação geomorfológica da linha de costa do RS. In: Dieter Muehe. (Org.). Erosão e progradação do litoral brasileiro. 1ed.São Paulo: , 2006, v. 1, p. 438-445.

12.
CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. . Padrões de refração de ondas para a costa do Rio Grande do Sul e sua relação com a erosão costeira. In: Dieter Muehe. (Org.). Erosão e progradação do litoral brasileiro. 1ed.São Paulo: , 2006, v. 1, p. 446-454.

13.
CALLIARI, L. J.; CORREA, I. C. S. ; ASP, N. E. . INNER SHELF AND BEACH SEASHELL RESOURCES IN SOUTHERN BRAZIL. In: L.R. MARTINS & C.I.SANTANA. (Org.). NON LIVING RESOURCES OF THE SOUTHERN BRAZILIAN COASTAL ZONE AND CONTINENTAL MARGIN. PORTO ALEGRE: PONTO UM:IG/UFRGS, 1999, v. , p. 39-49.

14.
CALLIARI, L. J.; GRIEP, M. F. . Por uma história multidisciplinar do Rio Grande. In: Francisco das Neves Alves. (Org.). Por uma história multidisciplina do Rio Grande. 1ed.Rio Grande: EDIGRAF-FURG, 1999, v. 1, p. 97-105.

15.
CALLIARI, L. J.. COASTAL AND MARINE ENVIRONMENTS AND THEIR BIOTA GEOLOGICAL SETTING. In: SEELIGER, U.; ODEBRETCH, C. & CASTELLO,J.P.. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS.THE COAST AND SEA IN THE SOUTHWESTERN ATLANTIC.. 1ed.BERLIM: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 91-159.

16.
CALLIARI, L. J.; CALLIARI, L. J. D. ; GARCIA, C. A. ; NIENCHESKI, L. F. ; COSTA, C. S. ; SEELIGER, U. ; OCEBRETCH, C. ; ABREU, P. ; SANTOS, M. M. A. ; VIEIRA, C. S. ; VOOREN, C. M. ; PINEDO, M. C. . ENVIRONMENT AND BIOTA OF THE PATOS LAGOON ESTUARY. In: SEELIGER, U.;ODEBRETCH,C.;CASTELLO,J.P.. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS.THE COAST AND SEA IN THE SOUTHWESTERN ATLANTIC.. BERLIM: SPRINGER VERLAG, 1997, v. , p. 13-63.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Júlio Calliari, Lauro. lama do Cassino: dados reais e uma reflexão. parte II. Jornal Agora, jornal agora : opinião, 27 maio 2015.

2.
Calliari, Lauro. lama do Cassino: Dados reais e uma reflexão:parte I. Jornal Agora, 26 maio 2015.

3.
CALLIARI, L. J.; GUEDES, R. M. . Bancos de areia triplos protegem a praia do Cassino. Jornal Agora, Rio Grande, p. 3 - 3, 07 jan. 2006.

4.
TORMA, C. ; CALLIARI, L. J. . A espera de uma tempestade. Zero hora, Porto Alegre, p. 23 - 23, 22 maio 2005.

5.
CALLIARI, L. J.. Equipamentos de alta tecnologia estão sendo utilizados em pesquisa na praia. Jornal Cassino, Rio Grande, p. 3 - 3, 06 maio 2005.

6.
CALLIARI, L. J.; TORMA, C. . Estudo analisa lama no Cassino. Zero Hora, Porto Alegre, p. 43 - 43, 22 out. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL DE FIGUEIREDO, SALETTE ; JULIO CALLIARI, LAURO . LOWER SHOREFACE EFFECTS ON COASTAL RESPONSE TO SEA LEVEL RISE. In: Coastal Sediments 2015, 2015, San Diego. The Proceedings of the Coastal Sediments 2015.

2.
VIANNA, H. ; Calliari, Lauro . Variabilidade no sistema praia-dunas longo dos balneários dunas altas e Santa Rita litoral norte do RS, com base em dados LASER SCANNER ?LIDAR?. In: V Seminário e workshop em Engenharia Oceânica Rio Grande 07 a 09 de novembro de 2012, 2012, Rio Grande. V Seminário e workshop em Engenharia Oceânica-SEMENGO, 2012.

3.
CALLIARI, L. J.; HOLLAND, K.T. ; PEREIRA, P. S. ; GUEDES, R. M. ; SANTO, R. E. . The influence of mud on the inner shelf, shoreface, sur zone and beach morphodynamics -Cassino beach-southern Brazil. In: COASTAL SEDIMENTS, 2007, New Orleans. Proceedings of Coastal Sediments 2007, 2007. v. 2. p. 1455-1465.

4.
FONTOURA, J. ; ALMEIDA, L. E. S. ; CALLIARI, L. J. . Avaliação da Hidrodinâmica costeira e da taxa de transporte longitudinal de areia nas praias de Cassino e Mar Grosso,RS Brasil. In: SEMENGO 06 ii SEMINÁRIO E WOKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA, 2006, RIO Grande. cd- do Seminário resumo número 10- 19 páginas SEMENGO 06. Rio Grande, 2006. v. 1.

5.
Cuchiara, D. ; FERNANDES, E. ; STRAUCH, J. C. ; CALLIARI, L. J. . Modelagem numérica do comportamento das ondas na costa do Rio Grande do Sul. In: II Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica, 2006, Rio Grande. II Seminário e workshop em Engenharia Oceânica-cd de trabalhos resumo numero 33 -15 páginas. Rio Grande, 2006. v. 1.

6.
FISCHER, A. ; CALLIARI, L. J. . Proposta para recuperação das areas afetadas pela erosão na praia estuarina do Barro Duro.Laguna dos Patos, RS. In: SEMENTO 06 iI Seminário e workshop em Engenharia Oceânica, 2006, Rio Grande. cd de resumos do (II semengo 06- resumo 37 -20 páginas. Rio Grande, 2006. v. 1.

7.
PEROTTO, H. ; ESTEVES, L. S. ; FONTOURA, J. ; LISNIOWSKI, M. A. ; WILLIAMS, J. ; CALLIARI, L. J. . Resultados preliminares da comparação das taxas de transporte longitudinal de areia calculadas para diferentes pontos da costa entre Cassino e Chuí, RS.. In: II Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica, 2006, Rio Grande. SEMENTO 06 iI ´Seminário- cd de trabalhos resumo numero 39-06 páginas. Rio Grande: COMCUR Engenharia Oceânica, 2006. v. 1.

8.
CALLIARI, L. J.. Permeabilidade das praias arenosas do Rio Grande do Sul: Reflexo da Herença Geológica e morfodinâmica das praias. In: X Congresso da Abequa, 2005, Guarapari (ES). CD com os trabalhos, 2005. v. unico. p. 236-242.

9.
PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. ; GUEDES, R. M. . Mobilidade das praias do Mar Grosso, São José do Norte, RS.. In: X CONGRESSO DA ABEQUA, 2005, Guarapari, ES. CD do X Congresso da ABEQUA, 2005. v. ÚNICO. p. 80-86.

10.
CALLIARI, L. J.. High Energy events and short-term changes in superficial beach sediments. In: X Congresso da ABequa, 2005, Guarapari, ES. CD do X congresso da abequa -Qual a chave para o futuro, 2005. p. 87-95.

11.
PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. . Heterogeneidades e Homogeneidades das praias oceânicas do Rio Grande do Sul. In: X Congresso da ABEQUA, 2005, Vitória, ES. X Congresso da ABEQUA- Qual a chave para o futuro ?, 2005. p. 237-243.

12.
CALLIARI, L. J.; VINZON, S. ; HOLLAND, K.T. . Experimento Cassino 2005: Uma síntese dos levantamento efetuados na ante-praia e zona de arrebentação. In: XCONGRESSO DA ABEQUA, 2005, Guarapari, ES. CD X CONGRESSO DA ABEQUA. Qual a chave para o futuro ?, 2005. v. único. p. 120-126.

13.
FISCHER, A. ; CALLIARI, L. J. . Evolução da Linha de costa e variações morfológicas das praias do Saco do Laranjal , costa noroeste do estuário da Laguna dos Patos,RS. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEQUA, 2005, Guarapari, ES. CD DO X CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEQUA, 2005. v. único. p. 92-99.

14.
ANTIQUEIRA, J. A. F. ; CALLIARI, L. J. . Características sedimentares da desembocadura da Laguna dos Patos. In: X Congresso da ABEQUA, 2005, Guarapari, ES. CD DO X Congresso da ABEQUA, 2005. v. unico. p. 249-255.

15.
CALLIARI, L. J.; JOHNSON, D. ; VÁZQUES, J. L. ; RUZEK, M. ; KALB, M. . Earth System and Global Change Education Workshops: Building IAI capacity with science and education network. In: 10th Symposium on global change studies, 1999, Dallas, TExas, 1999.

16.
CALLIARI, L. J.. STABLE FOCUS OF WAVE RAYS AS A REASON OF LOCAL EROSION AT THE SOUTHERNBRAZILIAN COAST.. In: PROCEEDINGS OF INTERNACIONAL COASTAL SYMPOSIUM, 1998, PALM BEACH, USA, 1998.

17.
CALLIARI, L. J.. EROSION PROCESSES ASSOCIATED TO STORM SURGES AND WASHOUT ALONG THE SOUTHERN BRAZILIAN COASTLINE.. In: INTERNATIONAL COASTAL SYMPOSIUM ICS98, 1998, PALM BEACH, FLORIDA,USA, 1998.

18.
CALLIARI, L. J.. ATLAS ELETRONICO DE PROCESSOS DE TEMPESTADE NA ZONA COSTEIRA. In: ANAIS DO XII SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRICOS.SAO PAULO ABRH, 1997, SAO PAULO, 1997.

19.
CALLIARI, L. J.; TOZZI, H. . BEACH RESPONSE AND COASTLINE EROSION ASSOCIATED WITH STORM SURGES IN SOUTHERN BRAZIL-RIO GRANDE TO CHUI, RS.. In: BORDOMER 97, 1997, BORDEAUX,FRAN?A. Bordeaux, França, 1997. v. 2. p. 56-64.

20.
CALLIARI, L. J.. BUILDING HUMAN CAPACITY ON COASTAL AND OCEAN MANAGEMENT-IMPLEMENTING THE TRAIN-SEA-COAST PROGRAMME IN BRAZIL.. In: BORDOMER 97., 1997, BORDEAUX,FRANCA, 1997.

21.
CALLIARI, L. J.. LITOLOGIA DA PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA ADJACENTE A CIDADE DE RIO GRANDE, ATRAVES DO SONAR DE VARREDURA LATERAL E AMOSTRAGEM SUPERFICIAL. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1984, RIO DE JANEIRO, 1984.

22.
CALLIARI, L. J.. APLICACAO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS PROCESSOS ESTUARINOS DA LAGOA DOS PATOS,RS.FASE I. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO II.BRASILIA, 1980, BRASILIA, 1980.

23.
CALLIARI, L. J.. ESTUDO DO MATERIAL EM SUSPENSAO E DO MATERIAL DISSOLVIDO DAS AGUAS DE SUPERFICIE DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RS ENTRE TORRES E RIO GRANDE-RS. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1980, CAMBORIU, 1980.

24.
CALLIARI, L. J.. CARACTERISTICAS SEDIMENTOLOGICAS E FATORES AMBIENTAIS DA REGIAO SUL DA LAGOA DOS ATOS.. In: ANAIS DO XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1980, CAMBORIU,SC, 1980.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Calliari, Lauro J.; SOBRAL, F. N. C. ; MACHADO, A. A. ; PINHEIRO, Y. G. ; OLIVEIRA, C. B. ; MANZOLI, R. P. ; FITZPATRICK, C. . Morfodinâmica das Praias da Ilha da Trindade. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário-ABEQUA, 2015, IMBÉ. XV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, 2015. v. 1. p. 110-111.

2.
Calliari, Lauro; MACHADO, A. A. ; Pereira, P.S. ; COSTA, R. . LAMA NA PRAIA DO CASSINO: INFLUÊNCIA DAS DRAGAGENS : ESTUDO DE CASO ?A GRANDE DEPOSIÇÃO DE 1998?.. In: ANTROPICOSTA 2012, 2012, Montevideo. Anais do ANTROPICOSTA 2012, 2012.

3.
PEREIRA, P. S. ; GUEDES, R. M. ; CALLIARI, L. J. . Morfologia da zona de arrebentação da praia da Querência através de video imagens: Sistema Argus Cassino. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR - Resumo 582, 2007. v. 1.

4.
PARISE, C. K. ; CALLIARI, L. J. ; COSTI, J. . Influência de marés meteorológicas na variação do pacote subaéreo de sedimentos da praia do Cassino. Litoral do RS. In: XII COLACMAR, 2007, FLORIANÓPOLIS. XII COLACMAR-CD DE RESUMOS EXPANDIDOS, 2007. v. 1.

5.
COSTI, J. ; CALLIARI, L. J. ; PARISE, C. K. . Mudanças morfológicas induzidas no perfil subaéreo por estruturas localizadas no pós-praia.Balneário Hermenegildo. In: XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR-CD DOS RESUMOS EXPANDIDOS, 2007. v. 1.

6.
SANTO, R. E. ; CALLIARI, L. J. . Estudo da variabilidade morfodinâmica entre as regiões da Querência e do navio Altarir na praia do Cassino,RS.. In: XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR-CD DOS RESUMOS EXPANDIDO numero 1111. AOCEANO, 2007. v. 1.

7.
ANTIQUEIRA, J. A. F. ; TAGLIANNI, C. R. ; CALLIARI, L. J. ; TAGLIANNI, P. R. ; SOARES, M. . Evolução das Margens da Ilha dos Marinheiros. Rio Grande, RS. In: XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR-CD DE RESUMOS- RESUMO EXPANDIDO NUMERO 1177, 2007. v. 1.

8.
PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. ; BARLETTA, R. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. ; GUEDES, R. M. . Variação decadal dos perfis praiais do Farol da Conceição e Terminal Turístico, RS. In: XII COLAMAR, 2007, Florianópolis. XII colacmar-cd de resumos expandidos. Resumo numero 1590, 2007. v. 1.

9.
GUEDES, R. M. ; PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. . Determinação dos bancos arenosos e da linha de praia no Cassino,RS através de perfis de praia e imagens Argus. In: XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR- CD DOS RESUMOS EXPANDIDOS. Resumo 1543, 2007. v. 1.

10.
VINZON, S. ; CALLIARI, L. J. . Atenuação das ondas em fundos lamosos .Estudo multidisciplinar em frente a praia do Cassino,RS. In: XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR-cd de resumos expandidos- resumo 1242, 2007. v. 1.

11.
BERNARDES, M. ; FERNANDES, E. ; MONTEIRO, I. ; MARQUES, W. C. ; CALLIARI, L. J. ; DEUSSFELD, N. . Modelagem Morfodinâmica do estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, Brasil. In: XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR-CD DOS RESUMOS EXPANDIDOS-RESUMO 1201, 2007. v. 1.

12.
CALLIARI, L. J.; PEREIRA, P. S. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. ; FIGUEIREDO, S. A. ; GUEDES, R. M. . Riscos associados a processos costeiros no litoral do Rio Grande do Sul. In: XII COLACMAR, 2007, FLORIANÓPOLIS. XII COLACMAR-cd de resumos expandidos: resumo 1791, 2007. v. 1.

13.
CALLIARI, L. J.; SPERLE, M. . Aplicação de métodos geofísicos na avaliação da ocorrência de lamas fluídas na praia do Cassino, Rio Grande. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória. II Congresso Brasileiro de Oceeanografia. Vitória, 2005.

14.
ANTIQUEIRA, J. A. F. ; TAGLIANNI, C. R. ; CALLIARI, L. J. . Evolução da Ponta da Marambaia- Ilha dos Marinheiros- Rio Grande Rs.. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória. II Congreso Brasileiro de Oceanografia-cd. Vitória, 2005.

15.
FIGUEIREDO, S. A. ; CALLIARI, L. J. ; KLEIN, A. H. F. . O papel das desembocaduras do RS no aporto de sedimentos para a plataforma interna e praias adjacentes. In: X Congresso da Abequa, 2005, Guarapari. X Congresso da Abequa-cd com resumos expandidos-resumo 033, 2005. v. 1.

16.
De Oliveira ; CALLIARI, L. J. . Mobilidade das praias no Mar Grosso, São José do Norte, RS. In: X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005, Guarapari. X Congresso da Abequa-cd de resumos expandidos-resumo 0080, 2005. v. 1.

17.
SIEGLE, E. ; CALLIARI, L. J. . High energy events and short-term changes in superficial beach sediments. In: X CONGRESSO DA ABEQUA, 2005, Guarapari. XCongresso da ABEQUA-CD DE RESUMOS EXPANDIDOS:RESUMO 0087, 2005. v. 1.

18.
PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. ; HOLLAND, K.T. ; PLANT, N. . Quantification of morphodynamic on a episodically muddy beach in southern Brazil. In: Mud depositon in coastal areas International symposium, 2005, Porto Alegre. Cd dos resumos expandidos e apresentações, 2006. v. 1.

19.
CALLIARI, L. J.. From the drainage basin to the ocean: An integrated approach of the Patos Mirim Lagoon System on the coastal Atlantic ocean: southerm Brazil. In: ESSE21 ANUAL MEETING, 2004, Monterey. POSTER: ESSE21 ANNUAL MEETING. Monterey, 2004. v. 1.

20.
CALLIARI, L. J.. Bancos de Lama na praia do Cassino: formação, implicações geomorfológicas,ambientais e riscos costeiros. Estudo de caso: maio de 2003. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003, Recife. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003.

21.
PEREIRA, P. S. ; CALLIARI, L. J. . A morfodinâmica praial como ferramenta para a segurança dos banhistas da praia do Cassino: Estudo de caso da temporada de 2002. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003, Recife. IX Congresso da Associação Brasileira de estudos do Quaternário, 2003.

22.
CALLIARI, L. J.; FIGUEIREDO, S. A. . Riscos associados ao banho de mar e sua relação com a heterogeneidade morfodinâmica das praias do RS, Brasil: Projeto Segurança nas praias. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003, Recife. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário-ABEQUA. Recife, 2003.

23.
CALLIARI, L. J.. Variabilidade da linha de costa oceânica adjacente às principais desembocaduras do Rio Grande do sul, Brasil. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003, Recife. IX Congresso Brasileiro de Estudos do Quaternário-ABEQUA, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUEDES, R. M. ; CALLIARI, L. J. ; PEREIRA, P. S. ; HOLLAND, K.T. ; PLANT, N. . high frequency beach morphodynamics during the ?cassino beach experiment 2005?. In: Mud deposits in coastal waters, 2006, Porto Alegre. Proceedings of Mud deposits in coastal waters, 2006. v. 1.

2.
CALLIARI, L. J.; VINZON, S. ; FERNANDES, E. ; WINTERWERP, H. ; HOLLAND, K.T. . On the fine-sediment dynamics in the Patos lagoon ? cassino beach system. In: Mud deposits in coastal areas, 2006, Porto Alegre. Proceedings of the International Symposium Mud deposits in coastal areas, 2006. v. 1.

3.
REED, A. H. ; CALLIARI, L. J. ; FAAS, R. W. ; ALISSON, M. A. ; HOLLAND, K.T. ; VINZON, S. ; SANTO, R. E. ; PEREIRA, P. S. ; GUEDES, R. M. . Characterization of offshore mud deposit and nearshore sediments at cassino beach, rio grande do sul, brazil. In: International Symposium Mud deposits in coastal areas, 2006, Porto Alegre. Proceedings of the International Simposium Mud deposits in coastal areas, 2006. v. 1.

4.
HOLLAND, K.T. ; VINZON, S. ; CALLIARI, L. J. . A field study of coastal dynamics on a muddy coast offshore of cassino beach, brazil. In: Mud deposits in coastal areas, 2006, Porto Alegre. Proceeedings of the International Symposium Mud deposits in coastal areas, 2006. v. 1.

5.
PEROTTO, H. ; ESTEVES, L. ; FONTOURA, J. ; LISNIOWSKI, M. A. ; WILLIAMS, J. ; CALLIARI, L. J. . Comparação das taxas de transporte longitudinal de areia calculadas para diferentes pontos da costa do RS entre Cassino e Chui.Brasil. In: V MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2006, RIO GRANDE. cd-Resumos da V Mostra da Produção Universitária. Rio Grande, 2006. v. 1.

6.
CALLIARI, L. J.. Geomorphologic evolution of a sand spit located in the mouth of a choked coastal lagoon. Lagoa dos Patos: Southern Brazil.. In: 8th International Coastal Symposium, 2004, Itajaí. 8th International Coastal Symposium. Itajaí: Universidade do vale do Itajaí, 2004. v. único. p. 10-10.

7.
LELIS, R. F. ; CALLIARI, L. J. . Historical shoreline changes near lagoonal and river stabilized inlets in Rio Grande do Sul state, Southern Brazil. In: 8th International Coastal Symposium, 2004, Itajaí. 8th International coastal symposium ICS(2004). Ítajaí: Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI, 2004. v. ÚNICO. p. 13-13.

8.
CALLIARI, L. J.; BARLETTA, R. ; TOZZI, H. A. M. . Application of the empirical orthogonal functions for the analysys of southern brazilian beach profiles. In: 8th International Coastal Symposium, 2004, Itajaí. 8th International coastal symposium, 2004. v. único. p. 34-34.

9.
CALLIARI, L. J.; FIGUEIREDO, S. A. . Washouts in the central and northern littoral of Rio Grande do Sul state, Brazil: distribution and implications. In: 8th international coastal symposium, 2004, Itajaí. 8th International coastal symposium. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2004. v. único. p. 76-76.

10.
CALLIARI, L. J.. High frequency beach profile monitoring: Implications in beach safety at cassino beach, southern Brazil. In: 8th international coastal symposium, 2004, Itajaí. 8th international coastal symposium. Itajaí: Universidade do vale do Itajaí-UNIVALI, 2004. v. único. p. 114-114.

11.
CALLIARI, L. J.; BARLETTA, R. . Determinação da intensidade das tempestades que atuam no litoral do Rio Grande do Sul. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário, 2001. v. 1. p. 51-53.

12.
CALLIARI, L. J.; SILVA, A. P. . Erosão Versus progradação da linha de costa de praias expostas contíguas a grandes estruturas. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 55-56.

13.
CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. . Homogeneidades e Heterogeneidades nas praias do Rio Grande do Sul. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 57-57.

14.
CALLIARI, L. J.; SILVA, A. P. . Evolução geomorfológica do pontal arenoso localizado no extremo sul da Lagoa dos Patos. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 73-74.

15.
CALLIARI, L. J.; PIVEL, M. A. G. . Controle Estrutural vs. controle dinâmico:uma comparação entre a costa gaúcha e a costa Atlântica Uruguaia. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 208-209.

16.
CALLIARI, L. J.; ASP, N. E. . Barrier and Lagoonal Sediments in the southern Inner shelf of rio Grande do Sul State, Brazil. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças globais e o quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 218-220.

17.
CALLIARI, L. J.; FIGUEIREDO, S. A. . Distribuição espaço-temporal dos sangradouros entre São José do Norte e o Farol de Mostardas: Implicações no desenvolvimento urbano dos balneários. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, iMBÉ, rs. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 515-517.

18.
CALLIARI, L. J.; PIVEL, M. A. ; SPERANSKI, N. . A erosão praial na costa Atlântica Uruguaia. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1'. p. 517-519.

19.
CALLIARI, L. J.; TOZZI, H. ; TOLDO JR, E. . Mapeamento das tempestades do Atlântico Sul entre 1989 e 1999. As cartas sinóticas e meteoro-marinhas. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 553-554.

20.
CALLIARI, L. J.; SOARES, C. A. ; GOMES, E. . Sugestões de um roteiro de tópicos a serem comtemplados em processos de licenciamento ambiental e obras de dragagem. In: VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Imbé, RS. VIII Congresso da ABEQUA: Mudanças globais e o Quaternário. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 562-563.

21.
CALLIARI, L. J.; SERAU, A. K. . Variações morfo-volumétricas de umaface praial oceanica do extremo sul do Brail frente a aproximação evolução e subsidência de um evento de tempestade costeira. In: Simpósio Brasileiro sobre praias arenosas, 2000, Itajaí. Simpósio Brasileiro sobre praias arenosas. Usos, riscos e gestão. Itajai: Univali, 2000. v. 1. p. 90-91.

22.
CALLIARI, L. J.; SILVA, R. P. . Suscetibilidade erosiva da costa do RS pela ação de sangradouros. In: Simposio Brasileiro de praias arenosas, 2000, Itajaí. Simpósio Brasileiro sobre praias arenosas.Morfodinâmica, Usos, Riscos e Gestão. Itajaí, SC: Univali, 2000. v. 1. p. 188-189.

23.
BARLETTA, R. ; CALLIARI, L. J. . Análise Morfodinâmica do litoral central do Rio Grande do Sul, São José do Norte ao FArol da Solidão, nos anos de 1996 e 1997. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, Porto Seguro. VII Congresso da ABEQUA. O QUATERNÁRIO E O MEIO AMBIENTE, 1999.

24.
KLEIN, A. H. F. ; SIEGLE, E. ; CALLIARI, L. J. ; SILVA, G. M. . Gradação Lateral de sedimentos em praias. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, Porto Seguro. VII Congresso da ABEQUA. O Quaternário e o meio ambiente, 1999.

25.
TOZZI, H. A. M. ; CALLIARI, L. J. . Trajetorias e distribuição das tempestades extratropicais e o impacto na costa do Rio Grande do Sul. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, PORTO SEGURO. VII CONGRESSO DA ABEQUA. O QUATERNÁRIO E O MEIO AMBIENTE, 1999.

26.
OLIVEIRA, M. B. ; CALLIARI, L. J. . Estudo comparativo da morfodinâmica de praias arenosas sob a influência de deposição de lama na antepraia. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, PORTO SEGURO. VII CONGRESSO DA ABEQUA. O QUATERNÁRIO E O MEIO AMBIENTE, 1999.

27.
BARLETTA, R. ; CALLIARI, L. J. . Influência atmosférica na variação de volume dos estoques sedimentares subaéreo das praias do litoral central do Rio Grande do sul.. In: VII ABEQUA, 1999, PORTO SEGURO. VII CONGRESSO DA ABEQUA. O QUATERNÁRIO E O MEIO AMBIENTE, 1999.

28.
CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. ; TORRONTEGUY, M. . O Efeito lama na ante-praia do Cassino. Características, Processos e Efeitos. In: VII Congresso da ABEQUA, 1999, Porto Seguro, 1999.

29.
TOZZI, H. A. M. ; SILVA, P. ; CALLIARI, L. J. ; BARLETTA, R. . Variações de curto e longo período na morfologia das praias entre Cassino e Hermenegildo. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, PORTO SEGURO, 1999.

30.
SPERANSKI, N. ; CALLIARI, L. J. . Efeito de foco estável e a erosão costeira localizada. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, PORTO SEGURO. VII CONGRESSO DA ABEQUA. O QUATERNÁRIO E O MEIO AMBIENTE, 1999.

31.
PIVEL, M. A. G. ; CALLIARI, L. J. . Mobilidade das Praias de Torres, (RS). In: VII congresso da abequa, 1999, Porto Seguro. vii congresso da abequa. O quaternário e o meio ambiente, 1999.

32.
BUCHMANN, F. ; SILVA, P. ; TOMAZELLI, L. J. ; VILLWOCK, J. A. ; CALLIARI, L. J. . Erosão Praial e o comportamento diferenciado de um afloramento holocênio, no extremo sul do Brasil. In: VII CONGRESSO DA ABEQUA, 1999, PORTO SEGURO. VII CONGRESSO DA ABEQUA. O QUATERNÁRIO E O MEIO AMBIENTE, 1999.

33.
CALLIARI, L. J.. CARACTERIZA?ÇO PRELIMINAR DAS PRAIAS DE TORRES (RS) SOB UM ENFOQUE MORFODIN¶MICO. In: XI SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. OCEANOGRAFIA E SUAS INTERFACES, 1998, RIO GRANDE, RS, 1998.

34.
CALLIARI, L. J.. EVIDÒNCIAS DE BARREIRA AFOGADA NA PLATAFORMA INTERNA DO RS.. In: XI SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA: OCEANOGRAFIA E SUAS INTERFACES, 1998, RIO GRANDE, RS, 1998.

35.
CALLIARI, L. J.. MORFODINÂMICA DO LITORAL CENTRAL DO RS. São José do Norte ao Farol da Solidão.. In: XI SEMANA NACIONAL DA OCEANOGRAFIA. OCEANOGRAFIA E SUAS INTERFACES, 1998, RIO GRANDE, 1998.

36.
CALLIARI, L. J.. SEDIMENTOS DA REGIÇO DO PARCEL DO CARPINTEIRO, RS. In: XI SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. OCEANOGRAFIA E SUAS INTERFACES, 1998, RIO GRANDE, RS, 1998.

37.
CALLIARI, L. J.. MINERAIS PESADOS COMO TRA?ADORES NATURAIS NA DISPERSÇO DE SEDIMENTOS DA PROVÖNCIA PATOS,DESEMBOCADURA DA LAGOA DOS PATOS, RS.. In: III ENES. ENCONTO DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS, 1998, BELO HORIZONTE, 1998.

38.
CALLIARI, L. J.. CARACTERIZACAO MORFODINAMICA DAS PRAIAS COMPREENDIDAS ENTRE O FAROL DA CONCEICAO E SAO JOSE DO NORTE-RS. In: ANAIS DA SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1997, ITAJAI, SC, 1997.

39.
CALLIARI, L. J.. INFLUENCIA DAS TEMPESTADES EXTRATROPICAIS SOBRE O ESTOQUE DE SEDIMENTOS PRAIAIS ENTRE RIO GRANDE E CHUI, RS.. In: ANAIS DA SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1997, ITAJAI, SC, 1997.

40.
CALLIARI, L. J.. EROSAO COSTEIRA NO PONTAL ARENOSO DE DANIELA, SC:CAUSAS CONSEQUENCIAS E MEDIDAS MITIGADORAS.. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNARIO ABEQUA., 1997, CURITIBA, PARANA, 1997.

41.
CALLIARI, L. J.. ALTERACOES MORFOLOGICAS SAZONAIS E DIARIAS INDUZIDAS POR EVENTOS DE ALTA ENERGIA. PRAIA DOS CONCHEIROS DO ALBARDAO-RS.. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNARIO ABEQUA, 1997, CURITIBA,PARANA, 1997.

42.
CALLIARI, L. J.. DISTRIBUICAO DO TAMANHO DE GRAO DE UMA PRAIA COMPOSTA DE AREIA QUARTZOSA E CASCALHO BIODETRITICO.CONCHEIROS DO ALBARDAO. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNARIO ABEQUA, 1997, CURITIBA,PARANA, 1997.

43.
CALLIARI, L. J.. PRAIAS OCEANICAS ENTRE CASSINO E CHUI (RS). VARIACOES EM PERMEABILIDADE E SUA INFLUENCIA NA TROCA DE SEDIMENTOS. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNARIO ABEQUA, 1997, CURITIBA,PARANA, 1997.

44.
CALLIARI, L. J.. EROSAO COSTEIRA CAUSADA POR SANGRADOUROS AO LONGO DO LITORAL SUL- RIOGRANDENSE:TRECHO RIO GRANDE-CHUI. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNARIO ABEQUA, 1997, CURITIBA,PARANA, 1997.

45.
CALLIARI, L. J.. EROSAO ASSOCIADA A MARES METEOROLOGICAS NA COSTA SUL RIOGRANDENSE (COMEMIR/OSNLR). In: ANAIS DO XXXIX CONRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1996, SALVADOR,BAHIA, 1996.

46.
CALLIARI, L. J.. BUILDING HUMAN CAPACITY FOR COASTAL DEVELOPMENT: A BRAZILIAN CASE STUDY:. In: COASTAL ZONE CANADA 96, 1996, RIMOUSKI, QUEBEC-CANADA, 1996.

47.
CALLIARI, L. J.. INNER SHELF AND BEACH SEASHELL RESOURCES IN SOUTHERN BRAZIL.. In: 26TH ANNUAL UNDERWATER MINING INSTITUTE, 1995, ST.JOHN'S,NEWFOUNDLAND/CA., 1995.

48.
CALLIARI, L. J.. VARIACOES EM SUSCEPTIBILIDADE A EROSAO AO LONGO DA LINHA DE COSTA DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: RIO GRANDE-TORRES. In: VI COLACMAR-CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 1995, MAR DEL PLATA/ARGENTINA, 1995.

49.
CALLIARI, L. J.. AVALIACAO DO POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DE FAIXAS GRANULOMETRICAS DOS DEPOSITOS BIODETRITICOS DA ZONA SUL. In: IV CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, RIO GRANDE,RS, 1995.

50.
CALLIARI, L. J.. AVALIACAO DO POTENCIAL ECONOMICO DE DEPOSITOS BIODETRITICOS DA REGIAO SUL DO RS PARA USO INDUSTRIAL. In: VIII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1995, RIO GRANDE,RS, 1995.

51.
CALLIARI, L. J.. COMPORTAMENTO MORFODINAMICO DOS SANGRADOUROS ENTRE A PRAIA DO CASSINO E CHUI,RS. In: VIII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1995, RIO GRANDE,RS, 1995.

52.
CALLIARI, L. J.. MINERAIS PESADOS COMO TRACADORES NATURAIS NA DISPERSAO DE SEDIMENTOS DA PROVINCIA PATOS.DESEMBOCADURA DA LAGOA DOS PATOS,RS. In: VIII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1995, RIO GRANDE,RS, 1995.

53.
CALLIARI, L. J.. ESTUDO DA CONCENTRACAO E DISPERSAO DA ENERGIA DE ONDAS NO LITORAL DOA RIO GRANDE DO SUL.. In: IV CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, RIO GRANDE, 1995.

54.
CALLIARI, L. J.. VARIACOES EM SUSCEPTIBILIDADE A EROSAO AO LONGO DA LINHA DE COSTA DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. RIO GRANDE-TORRES. VI COLACMAR. In: VI COLACMAR, 1995, MAR DEL PLATA, ARGENTINA, 1995.

55.
CALLIARI, L. J.. ESTUDO DA CONCENTRACAO E DISPERSAO DA ENERGIA DE ONDAS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL. In: IV CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, RIO GRANDE,RS, 1995.

56.
CALLIARI, L. J.. BEACH DIFFERENTIATION ALONG THE RIO GRANDE DO SUL COASTLINE (SOUTHERN BRAZIL).. In: SANDY BEACHES'94 AN INTERNATIONAL SIMPOSIUM ON SANDY BEACHES, 1994, VALDIVIA, 1994.

57.
CALLIARI, L. J.. OPERA?ÇO GEOCOSTA SUL I. In: PRIMEIRO SEMINARIO SOBRE PESQUISA NA LAGOA DOS PATOS, 1993, PORTO ALEGRE,RS, 1993.

58.
CALLIARI, L. J.. LAGOA DOS PATOS:INTERRELACAO ESTUARIO PLATAFORMA NA DEPOSICAO LAMITICACOSTEIRA. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1992, SAO PAULO, 1992.

59.
CALLIARI, L. J.. CARACTERISTICAS MORFODINAMICAS E SEDIMENTOLOGICAS DAS PRAIAS OCEANICASENTRE RIO GRANDE E CHUI,RS. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1992, SAO PAULO,SP, 1992.

60.
CALLIARI, L. J.. OCORRENCIA DE CONCRECOES FOSFATICAS NO TERRACO DO RIO GRANDE. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1992, SAO PAULO, 1992.

61.
CALLIARI, L. J.. GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA PORCAO SUL DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE,RS,BRASIL.. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1991, SAO PAULO,SP, 1991.

62.
CALLIARI, L. J.. VARIABILIDADE DAS PRAIAS OCEANICAS ENTRE CASSINO E CHUI,RS. In: II SIMPOSIO SOBRE OCEANOGRAFIA-IOUSP, 1991, SAO PAULO, 1991.

63.
CALLIARI, L. J.. THE ESTUARY OF PATOS LAGOON:SEDIMENTOLOGY AND ENVIROMENTAL FACTORS. In: SIMPOSIUM INTERNATIONAL SUR LES LAGUNES COTIERES, 1981, BORDEAUX,FRANCA, 1981.

Apresentações de Trabalho
1.
Calliari, Lauro; BRAGA, J. ; COSTA, R. ; BIOLCHI, L. ; MACHADO, A. A. . EROSÃO E INDICADORES GEOMORFOLÓGICOS DO NÍVEL DO MAR NA ILHA DA TRINDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CALLIARI, L. J.; VIANNA, H. . VARIABILIDADE ESPACIAL DAS PRAIAS DA ILHA DE TRINDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIANNA, H. ; Calliari, Lauro J. . SUSCETIBILIDADE À INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CIDREIRA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL, ANÁLISE DE UM CENÁRIO FUTURO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIANNA, H. ; Júlio Calliari, Lauro . . COBERTURA VEGETAL NAS DUNAS FRONTAIS DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CALLIARI, L. J.. Morfodinâmica das praias da Ilha da Trindade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CALLIARI, L. J.; PEREIRA, P. S. ; GUEDES, R. M. ; ANTIQUEIRA, J. A. F. ; FIGUEIREDO, S. A. . Riscos associados a processos costeiros no litoral do RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CALLIARI, L. J.; WINTERWERP, H. ; FERNANDES, E. ; VINZON, S. ; HOLLAND, K.T. ; SPERLE, M. . On the fine-sediment dynamics on the Patos Lagoon-Cassino beach system. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CALLIARI, L. J.; PEREIRA, P. S. ; GUEDES, R. M. . 20 anos de monitoramento morfodinâmicosnas praias do RS. Dos perfis ao Argus. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CALLIARI, L. J.; VINZON, S. ; HOLLAND, K.T. . Experimento Cassino 2005: Uma síntese dos levantamento efetuados na ante-praia e zona de arrebentação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ANTIQUEIRA, J. A. F. ; CALLIARI, L. J. . Historical shoreline changes near lagoonal and river stabilized inlets in Rio Grande do Sul state, Southern Brazil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. ; TORRONTEGUY, M. . O efeito lama na praia do Cassino. Características, processos e efeitos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CALLIARI, L. J.. STABLE FOCUS OF WAVE RAYS AS A REASON OF LOCAL EROSION AT THE SOUTHERNBRAZILIAN COAST. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CALLIARI, L. J.. A REASON FOR LOCAL EROSION ON THE SOUTHERN BRAZILIAN COAST. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CALLIARI, L. J.. EROSION PROCESSES ASSOCIATED TO STORM SURGES AND WASHOUT ALONG THE SOUTHERN BRAZILIAN COASTLINE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CALLIARI, L. J.; SILVA, P. . Erosion processes associated to storm surges. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. ; BOUKAREVA, I. . Stable focus of Wave Rays as a reason of local erosion at the southern Brazilian Coast. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SERAU, A. K. ; CALLIARI, L. J. . Alterações morfológicas sazonais e diárias produzidas por eventos de alta energia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CALLIARI, L. J.; KLEIN, A. H. F. . Variabilidade das praias oceânicas entre Rio Grande e Chuí. Pelotas: Video Editato pela EMBRABA E FURG, 1995 (Video educativo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CALLIARI, L. J.; BAISCH, P. R. M. ; FONTOURA, J. . Estudo do Impacto Ambiental causado por Derrame de Oleo no Terminal da Petrobras-Rio Grande. 2000.

2.
CALLIARI, L. J.; GRIEP, G. ; TAGLIANNI, P. R. ; MOLLER, O. ; TAGLIANNI, C. R. ; ASMUS, M. ; BAISCH, P. M. ; MUELBERT, J. ; ESTEVES, L. . EStudo da ampliação dos molhes de Rio Grande. 1999.

3.
GRIEP, G. ; TAGLIANNI, P. R. ; CALLIARI, L. J. ; TAGLIANNI, C. R. ; ASMUS, M. ; BAISCH, P. R. M. . RIMA: BR101- Trecho Tavares Mostardas. 1998.

4.
ESTEVES, L. S. ; TAGLIANNI, C. R. ; CALLIARI, L. J. ; GRIEP, G. ; BAISCH, P. R. M. ; COSTA, C. ; MUELBERT, J. ; CARDOSO, N. . Estudo de impacto ambiental/relatório de impacto ambiental eia/rima: Atracadouro de barcaças, São José do Norte. 1997.

5.
CALLIARI, L. J.; GRIEP, G. H. . Sondagem batimétrica, terminal Portuário da Trevo Adubos.. 1997.

6.
GRIEP, G. ; CALLIARI, L. J. ; BAISCH, P. R. M. ; FACHIN, S. ; TAGLIANNI, C. R. ; OSINALDI, G. . Sondagem batimétrica: Terminal Petroquímico. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
CALLIARI, L. J.; SPERANSKI, N. . Processos costeiros e Morfodinâmica de praias arenosas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CALLIARI, L. J.; ASMUS, M. L. ; REIS, E. G. ; CASTELLO, J. P. . Trocas e Inter-relações entre os sistemas das Bacias de Drenagem, Lagoas Costeiras e Oceanos Adjacentes. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CALLIARI, L. J.; CASTELLO, J. P. ; REIS, E. G. ; ASMUS, M. L. . Gerenciamento costeiro Integrado. Trocas e Inter-relações entre os sistemas continental e oceânico adjacente. 1999. (Editoração/Outra).

4.
CALLIARI, L. J.; KLEIN, A. H. F. . Variabilidade das praias-oceânicas entre Cassino e Chuí, RS.. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educativo. Video educativo).

5.
CALLIARI, L. J.. VARIABILIDADE DAS PRAIAS OCEANICAS ENTRE CASSINO E CHUI,RS. 1994. (Filme, vídeo ou audiovisual de divulgação científica realizada.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JAHNERT, R. J.; Júlio Calliari, Lauro; SOUZA, M. C.. Participação em banca de mauricio henrique Garcia. caracterização das feições de fundo na plataforma insular da ilha da trindade,brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
WESCHENFELDER, J.; Calliari, Lauro; ROSA, M. L. C. C.. Participação em banca de Vinicius Cantarelli Terres. Variação sazonal, granulométrica e morfológica longitudinal do sistema praia-duna no litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
ABREU, J. G. N.; CALLIARI, L. J.; POLETTE, M.; MENEZES, J. T.. Participação em banca de Marina Ghedin Jerônimo. Investigação do potencial de jazidas de areia siliciclástica na plataforma continental interna da Ilha de Santa Catarina como subsídio para possíveis projetos de recuperação de praias erodidas. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
Calliari, Lauro; FONTOURA, J.; ANGULO, R.; GOULART, E. S.; LIONHARDT, A.. Participação em banca de Yuri Gomes Pinheiro. Morfodinâmica das praias do segmento leste da Ilha da Trindade. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
SIEGLE, E.; CALLIARI, L. J.; CALLIARI, LAURO JÚLIO. Participação em banca de Hélio Teruo Hashizume. Dinâmica de cúspides praiais e fatores condicionantes: Massaguaçú, SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

6.
Nicolodi,J.L.; TOLDO JR, E.; Calliari, Lauro; TAGLIANNI, C. R.. Participação em banca de Marilia Kabke Wally. Índice de Sensibilidade ao Óleo em Ambientes Fluviais Aplicado a Região do Pólo Petroquímico de Triunfo e do Delta do Jacuí, RS.. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
VINZON, S.; CALLIARI, L. J.; GUERRA, J.; GALO, M.; Calliari, Lauro. Participação em banca de Patrícia da Cunha Marroig. Detecção de Lama Fluída e Potencial de Mobilidade de Sedimentos Finos no Estuário da Lagoa dos Patos - RS. 2015.. 2015. Dissertação (Mestrado em PEC - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Nicolodi,J.L.; Júlio Calliari, Lauro; Albuquerque, M.; OLIVEIRA, U.. Participação em banca de André Luis Damião. Contribuições ao estudo morfossedimentar da praia dos Concheiros, RS, por meio da utilização de imageamento digital e GPR. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
CALLIARI, L. J.; FARINA, L.. Participação em banca de Pedro Veras Guimarães. Avaliação numérica do comportamento das ondas durante eventos extremos na região costeira do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
TOLDO JR, E.; Nicolodi,J.L.; Calliari, Lauro. Participação em banca de Charles Cabral Salame. Contribuição para um modelo analítico de variação do nível do mar relacionado a enchentes no estuário de Itajaí. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
Nicolodi,J.L.; Calliari, Lauro; TOLDO JR, E.; MOLLER, O.. Participação em banca de Charles Cabral Salame. Contribuições para um modelo analítico de previsão do nível do mar relacionado a enchentes na região de Itajaí, SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
DILLENBURG, S. R.; Calliari, Lauro; GIANNINI, P. C. F.. Participação em banca de Valéria Terence. Caracterização do sistema praia-duna ao longo da costa uruguaia, de Montevideo a La Coronilla. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Geoquimica e Geotectonica) - Universidade de São Paulo.

13.
TAGLIANNI, C. R.; POLETTE, M.; ASMUS, M.; TAGLIANI, P. R. A.; Calliari, Lauro. Participação em banca de Rossana Chiaffitelli. Análise dos planos de manejo de dunas no conexto do gerenciamento costeiro integrado. 2012. Dissertação (Mestrado em GERENCIAMENTO COSTEIRO) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
FONTOURA, J.; TOLDO JR., E.; Calliari, Lauro; ROMEU, M. A. R.. Participação em banca de Thayane Roberta C. de Araújo. Estimativa do Transporte longitudinal de sedimentos ao longo do litoral norte do Rio Grande do Sul utilizando modelos do sistema de modelagem costeira SMC. 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
TOMAZELLI, L. J.; Júlio Calliari, Lauro. Participação em banca de Rogério Portantiolo Manzolli. Geomorfologia do complexo de cordões litorâneos Lagunares do Pontal da Feitoria-margem oeste-sul da Laguna dos Patos. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
ZOUAIN, R. A.; CORREA, I. C. S.; CALLIARI, L. J.; MEXIAS, A. S.. Participação em banca de Suelen Cristine Costa d Silva. A influência do El Nino e La Niña nos depósitos lamíticos e na dispersão sedimentar na praia do Cassino e na desembocadura da Lagoa dos Patos, Rio Grande, RS-Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
CORREA, I. C. S.; WESCHENFELDER, J.; Aliota, S.; Calliari, L.J.. Participação em banca de Eduardo Bestetti de Vasconcellos. Mapeamento e caracterização das acumulações de gás raso na Lagoa dos Patos, Sul do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
CALLIARI, L. J.; Bittencourt,A.; CIRANO, M.; TANAJURA, C. A. S.. Participação em banca de Flavia Regina Lacerda Suassuna Dutra. Marés meteorológicas e os episódios de erosão severa no litoral de Salvador, Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

19.
CALLIARI, L. J.; KLEIN, A. H. F.; Tessler, M. Participação em banca de Eduardo Nuber. Evolução morfológica e sedimentológica do Arco Praial de Massaguaçu, Litoral Norte de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM Oceanografia Quimica e Geológica) - Instituto oceanográfico.

20.
CALLIARI, L. J.; CORREA, I. C. S.; TOLDO JR, E.. Participação em banca de Carla Mandrácio Pereira. Reconhecimento e mapeamento de fácies sísmicas em perfis sísmicos localizados na Lagoa dos Patos, RS-Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
CALLIARI, L. J.; HORN, N. O.; WESCHENFELDER, J.. Participação em banca de Jorge Antonio Guimarães de Souza. Caracterização morfosedimentar da plataforma continental interna da enseada do Pântano do Sul, Ilha de Santa Catarina, SC. 2007. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
HARTMANN, C.; TAGLIANNI, C. R.; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Priscila da Silva Teixeira. Efeitos da dinâmica costeira e da atividade antrópica na erosão da falésia na praia do Hermenegildo,RS,Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

23.
SIEGLE, E.; CALLIARI, L. J.; TABAJARA, L. L.. Participação em banca de Luciano Absalonsen. A influência da inflexão costeira na praia de Mostardas-RS sobre as variações da linha de praia. 2006. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

24.
SIEGLE, E.; TABAJARA, L. L.; Calliari, Lauro. Participação em banca de Luciano Absalonsen. A influência da inflexão costeira na praia de Mostardas-RS Sobre as variações da linha de praia. 2006. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

25.
CALLIARI, L. J.; HORN, N. O.. Participação em banca de Janice R. V. Peixoto. Análise morfosedimntar da praia do Santinho e sua relação com a estrutura e dinâmica da vegetação pioneira da duna frontal, Ilha de SC, SC, Brasil.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
CALLIARI, L. J.; HORN, N. O.. Participação em banca de Ulisses Rocha de Oliveira. Comportamento Morfodinâmico e granulometria do arco praial Pântano do Sul-Açores, Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil.. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

27.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Carla de Abreu D´Aquino. Calibração e aplicação do modelo numérico genesis nas praias de Tramandaí e Imbém, RS.. 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

28.
HORN, N. O.; Bonetti, Jarbas; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Ulisses Rocha de Oliveira. Comportamento Morfodinâmico e granulometria do arco praial Pântano do Sul-Açores, Ilha de SC, Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
CALLIARI, L. J.; HARTMANN, C.; HORN, N. O.. Participação em banca de Tati Grotkowsky Barbosa. Variação da Linha de Costa na margem oeste do canal do Norte, estuário da Laguna dos Patos. RS-Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

30.
CALLIARI, L. J.; TOLDO JR, E.; MARTINS, L. R.; TAGLIANNI, C. R.. Participação em banca de José Antonio Fonseca de Antiqueira. Evolução geomorfológica de um pontal arenoso na extremidade sul da Laguna dos Patos/RS. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

31.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Marta Becker de Oliveira. Caracterização integrada da linha de Costa do Estado de Sergipe. 2003. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

32.
DOMINGUEZ, J. M. L.; Bittencourt,A.; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Marta Becker de Oliveira. Caracterização Integrada da linha de costa do estado de Sergipe-Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

33.
CALLIARI, L. J.; HORN, N. O.. Participação em banca de Maurício de Carvalho Torronteguy. Morfodinâmica do Sistema Praial Armação-Morro das Pedras. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

34.
CALLIARI, L. J.; HARTMANN, C.; TAGLIANNI, C. R.. Participação em banca de Susane Rabelo de Souza. Caracterização Morfo-sedimentar do Saco do Arraial-Extremo sul da Laguna dos Patos/RS.. 2002. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

35.
CALLIARI, L. J.; HORN, N. O.. Participação em banca de Mauricio de Carvalho Torronteguy. Sistema Joaquina-Morro das Pedras e praias adjacentes da costa leste da ilha de Santa Catarina: Aspectos morfodinâmicos, sedimentológicos e fatores condicionantes. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

36.
HORN, N. O.; Bonetti, Jarbas; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Paulo Cesar Leal. Sistema praial Moçambique-Barra da Lagoa, Ilha de Sta.Catarina, SC, Brasil: Aspectos morfológicos, morfodinâmicos sedimentológicos e ambientais. 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
SIEGLE, E.; PUHL, E.; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Felipe Caetano Sprovieri. Clima de Ondas, Potencial energético e o Transporte de sedimentos no litoral norte do Rio Grande do Sul. 2018. Tese (Doutorado em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO-DOUTORADO EM GEOCIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
TESSLER, M.; Calliari, Lauro; KLEIN, A. H. F.; TOLDO JR, E.; SIEGLE, E.. Participação em banca de Carlos Eduardo Rogacheski. Estudo da forma em planta de praias em equilíbrio dinâmico com desembocaduras no litoral brasileiro.. 2015. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

3.
Nicolodi,J.L.; Júlio Calliari, Lauro; FONTOURA, J.; FIGUEIREDO, S. A.. Participação em banca de Natalia Lemke. MORFODINÂMICA DA EMBOCADURA DO ARROIO CARAHÁ. LAGOA DOS PATOS, SÃO LOURENÇO DO SUL-RS. 2015.

4.
DILLENBURG, S. R.; CAMARGO, R.; TOLDO JR, E.; CALLIARI, LAURO JÚLIO. Participação em banca de Renato Cecilio. An Ocean Wind-Wave Climatology for the Southern Brazilian Shelf. 2015. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ANGULO, R. J.; Calliari, Lauro. Participação em banca de Felipe Caron. Estratigrafia e evolução da barreira holocênica na região costeira de Santa Vitória do Palmar, Planície Costeira do Rio Grande do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
Calliari, Lauro; BORZONE, C.; BEMVENUTI, C. E.; ODEBRETCH, C.. Participação em banca de Raphael Mathias Pinotti. A INFLUÊNCIA DA MORFODINÂMICA, DE FEIÇÕES GEOMORFOLÓGICAS E EVENTOS METEOROLÓGICOS NA ESTRUTURA DO MACROZOOBENTOS EM UMA PRAIA ARENOSA NO EXTREMO SUL DO BRASIL. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
Calliari, Lauro; PARENTE, C.; Vinzon, Susana B.. Participação em banca de Debora Martins Machado. Um Estudo sobre o Clima de Ondas e o Transporte de Lama ao Largo da Praia do Cassino, RS., Ano de obtenção: 2013.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia da COPPE - UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CORREA, I. C. S.; HORN, N. O.; MANSO, V.; Júlio Calliari, Lauro. Participação em banca de Ricardo Baitelli. EVOLUÇÃO PALEOGEOGRÁFICA DO SISTEMA DE PALEODRENAGEM DO RIO JACUÍ NA PLANÍCIE COSTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL. 2012. Tese (Doutorado em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO-DOUTORADO EM GEOCIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
VIEIRA SOBRINHO, J. P.; NETTO, C. M.; MUELBERT, J. H.; Calliari, Lauro J.. Participação em banca de Fabio Lameiro. Estrutura da assembléia de peixes da zona de arrebentação das praias arenosas adjacentes ao estuário da Lagoa dos Patos (RS): efeitos ambientais e do amostrador. 2012. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
CORREA, I. C. S.; VITAL, H.; WESCHENFELDER, J.; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de José Gustavo Natorf de Abreu. Sedimentologia, sismoestratigrafia e evolução da plataforma continental interna na área sob influência dos rios Itajaí-Açu e Camboriú no litoral centro-norte de Santa Catarina. 2010. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
CALLIARI, L. J.; BARLETTA, R.; HORN, N. O.; Bonetti, Jarbas; SCHERER, M. E.. Participação em banca de Ulisses Rocha de Oliveira. Niveis de energia e problemas ambientais na orla: relações entre a morfodinâmica e a utilização e conservação em trechos da costa oceânica da Ilha de Santa Catarina,SC.Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
TOLEDO, F. A. L.; CALLIARI, L. J.; CORREA, I. C. S.; ZOUAIN, R. A.. Participação em banca de Jorge Luiz Barbosa da Silva. Identificação do sistema de paleodrenagem na margem continental sul brasileira adjacente a Lagoa Mirim no Terciário Superior por sísmica de reflexão. 2009. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
CALLIARI, L. J.; SOUZA, C. R.; TOLDO JR, E.; WALFIR, P.. Participação em banca de Alexandre Maimoni Mazzer. Proposta metodológica para análise de vulnerabilidade da orla marítima à erosão costeira: aplicação em praias arenosas da costa sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil). 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
CALLIARI, L. J.; TOLDO JR, E.; GOUVEIA, C. R.; ALMEIDA, L. E. S.. Participação em banca de Alexandre Mazer. Proposta Metodológica para Análise de Vulnerabilidade da Orla Marítima à Erosão Costeira: Aplicação em Praias Arenosas da Costa Sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina Brasil). 2007. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Rodrigo do Carmo Barletta. Teste e aplicação de Modelos Parabólicos de Refração-Difração com enfase na propagação de ondas sobre parcéis.. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
TOLDO JR, E.; CALLIARI, L. J.; MUEHE, D.. Participação em banca de Graziela Miot da Silva. Orientação da linha de costa e dinâmica dos sistemas praia duna: praia de Moçambique, Florianópolis, SC. 2006. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
CALLIARI, L. J.; HORN, N. O.; DILLENBURG, S. R.; TOMAZELLI, L. J.. Participação em banca de Tadeu Braga AREJANO. Geologia e Evolução Holocênica do sistema lagunar da Lagoa do Peixe, litoral médio do Rio Grande do Sul, Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
CALLIARI, L. J.; CORREA, I. C. S.; HORN, N. O.. Participação em banca de Jair Weschenfelder. Processos sedimentares e variação do nível do mar na região costeira do Rio Grande do Sul, Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Iracema Reimão Silva. Praias da Costa do Descobrimento: Uma contribuição para a Gestão Ambiental. 2004. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

20.
CALLIARI, L. J.; TOMAZELLI, L. J.; MARTINS, L. R.. Participação em banca de Luis Liberato Cavalcanti de Albuquerque Tabajara. Interações Onda-Praia-Duna e Manejo das Dunas das Praias de Atlântida Sul e Mariápolis. 2003. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
CALLIARI, L. J.; TOMAZELLI, L. J.. Participação em banca de Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchman. Bioclastos marinhos da plataforma continental do RS. 2003. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Ricardo Roberto Capítoli. Distribuição e abundância de macroinvertebrados bentônicos na plataforma continental e talude no extremo sul do Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

23.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Ricardo Marcelo Gerardi. Distribuição espacial, recrutamento, crescimento e mortalidade de Erodona mactroides, BOSC, 1802 (Mollusca, Pelecypoda) na Lagoa dos Patos, RS-Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

24.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de José Souto Rosa Filho. Variações espaço-temporais das associações de macroinvertebrados bentônicos de fundos moles dos estuários do Rio Grande do Sul (Brasil). Influência de fatores naturais e introduzidos, e modelos para a sua predição.. 2001. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
FONTOURA, J.; CALLIARI, L. J.; FIGUEIREDO, S. A.; DILLENBURG, S. R.. Participação em banca de C hristian Garcia Serpa. ESTUDO DOS PRINCIPAIS PROCESSOS QUE GERAM E MANTÊM OS SANGRADOUROS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Oceanografia Física Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Rodrigo do Carmo Barletta. Estudo dos Processos físicos responsáveis pela erosão costeira natural verificada no litoral central do Rio Grande do Sul.. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRIEP, G.; GOULART, E. S.; WEIGERT, S. C.; Calliari, Lauro J.. Participação em banca de Beatriz Farias Melo.Mapeamento do sistema de paleodrenagem da plataforma na porção norte da Bacia de Pelotas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GOULART, E.; Calliari, Lauro; SOBRAL, F. N. C.. Participação em banca de Natacha Oliveira.Estudo da variabilidade dos bancos arenosos da zona de surfe da praia do Cassino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MACHADO, A. A.; GOULART, E.; Calliari, Lauro J.. Participação em banca de Rafael Sartori Valdiviezo de Camargo.Distribuição dos sedimentos superficiais e sua possível correlação com paleocanais na plataforma interna do Rio Grande do Sul.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GRIEP, G.; TAGLIANNI, C. R.; Calliari, Lauro J.. Participação em banca de Barbara Helem Paixão.Distribuição Faciológica da Bacia de Pelotas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
MOLLER, O.; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Igor Oliveira Monteiro.Modelagem barotrópica da Pluma da Lagoa dos Patos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
FERNANDES, E.; MOLLER, O. O.; Calliari, Lauro. Participação em banca de Igor Oliveira Monteiro.Modelagem barotrópica da pluma da lagoa dos Patos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Rodrigo de Oliveira Torres.Estudo sobre a distribuição e causalidade dos acidentes marítimos no litoral do Rio Grande do Sul. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
CALLIARI, L. J.; GRIEP, G.. Participação em banca de Caroline Vieira Cooke.Análise de dados batimétricos provenientes de Cruzeiros de Prospecção de Recursos Vivos Realizados entre Fortaleza (CE) e Chuí (RS). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Ana Luiza Matos Xavier.Estudo do padrão atmosférico nas anomalias do nível médio do mar na praia do Cassino, Rio Grande, RS.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Xavier Castello.Projeto de um trenó submarino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
SARAIVA, J. M. B.; CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Ana Luiza Matos Xavier.Influência do padrão atmosférico nas marés meteorológicas na praia do Cassino, Rio Grande, RS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Ana Luiza Matos Xavier.Influência do padrão atmosférico nas marés meteorológicas na praia do Cassino, Rio Grande, RS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
CALLIARI, L. J.. Participação em banca de Salette Amaral de Figueiredo.Distribuição dos sangradouros no litoral do RS. Rio Grande-Mostardas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ROSMAN, P. C.; ALFREDINI, P.; LORENZETI, J.; Calliari, Lauro J.. Maré Meteorológica no Brasil. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
FIGUEIREDO, A. G.; VAZ, M.; LIMA, O.; CALLIARI, L. J.; CALLIARI, L. J.. Concurso de acesso a carreira de professor titular, Luis Gallisa Guimarães.. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Calliari, Lauro; CORREA, I. C. S.; PAIM, P. S. G.; FACINI, F.. .. Processo Avaliativo de Promoção para a Classe de Professor Títular da Carreira de Magistério Superior.. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Concurso público
1.
BAISCH, P. M.; CALLIARI, L. J.; WESCHENFELDER, J.. Professor adjunto. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
TAGLIANNI, C. R.; CORREA, I. C. S.; Calliari, Lauro. Professor adjunto. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
CALLIARI, L. J.; TAGLIANNI, C. R.; TOLDO JR, E.. Professor adjunto. 2009. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
CALLIARI, L. J.; HARTMANN, C.. Comissão examinadora para seleção de professor adjunto, doutor.. 2005. Universidade Federal do Rio Grande.

Livre docência
1.
Furtado, V.V.; MUEHE, D.; Calliari, Lauro J.. Taxas de sedimentação holocênica na plataforma continental sul do estado de São Paulo. 2001. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. Morfodinâmica das Praias da Ilha da Trindade. 2015. (Congresso).

2.
CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR. Riscos Associados a processos costeiros no litoral do Rs. 2007. (Congresso).

3.
Mud deposits in coastal waters.On the fine-sediment dynamics on the Patos Lagoon-Cassino beach system. 2006. (Simpósio).

4.
II Congresso Brasileiro de Oceanografia. 20 anos de monitoramento morfodinâmicosnas praias do RS. Dos perfis ao Argus. 2005. (Congresso).

5.
X CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEQUA. Experimento Cassino 2005: Uma síntese dos levantamentos efetuados na ante-praia e zona de arrebentação. 2005. (Congresso).

6.
8th International coastal symposium.8th International Coastal Symposium. 2004. (Simpósio).

7.
Earth System Science and Education.ESSE 21 Anual meeting 2004. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VINZON, S. ; CALLIARI, L. J. . Mud Deposits in coastal areas. 2006. (Congresso).

2.
CALLIARI, L. J.; VINZON, S. . Fluid Mud Layers and Wave attenuation in coastal waters. 2004. (Outro).

3.
CALLIARI, L. J.. Global Change and Coasta Processes-Interamerican Institute for Global Change. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Yana Friedrich Germani. O controle da antepraia na resposta costeira durante a elevação do nível do mar na Barreira Regressiva - Tramandaí/Torres - RS". Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Walkiria Olsen. Evolução costeira e projeções da linha de costa na ilha da Trindade. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Matheus de Assis Bose. Modelagem da resposta costeira num hot spot erosivo: Farol da Conceição, Rio Grande do Sul, Brazil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Jessica Stern Behling. Mapeamento das áreas de risco a inundação na zona urbana do municipio de São Lourenço do Sul-RS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Marine Jusiane Bastos. Estudo das taxas de sedimentação do Porto do Rio Grande (RS, Brasil)?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

6.
ANA PAULA PIAZZA FORGIARINI. SIMULAÇÃO DA RESPOSTA COSTEIRA DE MÉDIO E LONGO PRAZO AO AUMENTO DO NÍVEL DO MAR NO BALNEÁRIO HeRMENEGILDO, RS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Natan Zambroni Maia. ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS DE INUNDAÇÃO COSTEIRA NO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DE MODELAGEM MORFODINÂMICA POR MEIO DE REFINAMENTO REGIONAL OCEÂNICO E ATMOSFÉRICO. Início: 2018. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Rodrigo Lopes Simões. ANÁLISE DA CAPACIDADE DE RECUPERAÇÃO DA LINHA DE COSTA E DAS DUNAS FRONTAIS DE SEGMENTOS DA COSTA DE ADELAIDE - SOUTH AUSTRALIA, APÓS A PASSAGEM DE TEMPESTADES. Início: 2018. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

3.
Ana Carolina Oliveira dos Santos. MODELAGEM GEOFÍSICA DA TECTÔNICA GRAVITACIONAL NA PLANÍCIE COSTEIRA DO RS E NO CONE DE RIO GRANDE. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado Oceanografia Física Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruno da Silva Fontoura. GEORRADAR E ANÁLISE GEOLÓGICA DO DEPÓSITO MINERAL TIPO PLACER NA REGIÃO DO RETIRO E ESTREITO (SÃO JOSÉ DO NORTE - RS),. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

2.
Emanuelle Ambrosi. VARIABILIDADE DECADAL DA LINHA DE COSTA DA FOZ DO CANAL SÃO GONÇALO E ADJACÊNCIAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

3.
Vanessa Barbosa Machado. ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS DE ADAPTAÇÃO COSTEIRA FRENTE À ELEVAÇÃO DO NÍVEL MÉDIO DO MAR: ESTUDO DE CASO ENSEADA DO ITAPOCORÓI - SC. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

4.
Diogo Minasi. Movimentos de massa e evolução morfosedimentar do Megadeslizamento do Chuí, Bacia Pelotas". 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

5.
Yuri Gomes Pinheiro. Morfodinâmica das praias do segmento leste da Ilha da Trindade. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

6.
Catherine Elisabeth Fitzpatrick. A variabilidade das dunas frontais no litoral sul do Rio Grande do Sul.. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

7.
Camila Bento de Oliveira. VARIABILIDADE MORFOLÓGICAS E SEDIMENTAR ASSOCIADA A EVENTOS DE ALTA ENERGIA NAS PRAIAS DO EXTREMO SUL DO RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

8.
Lauricio Corrêa Terra. Padrões de drenagem pretérita na plataforma continental interna entre o Estgreito e a Barra do Rio Grande. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

9.
Humberto Dias Vianna. Variabilidade do Sistema Praia-Dunas para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul (Palmares do Sul a Torres -Brasil) Apoiado em Dados Laser Scanner ? Lidar. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

10.
Fernando Calmon Sobral. Análise do espraiamento e das variações morfológicas associadas: uma abordagem das ondas de infragravidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lauro Julio Calliari.

11.
Samanta Santos da Vara. Análise numérica da propagação de ondas na costa do Rio Grande do Sul entre arroio Chui e Sarita. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Lauro Julio Calliari.

12.
Natan Zambroni Maia. Avaliação da elevação do nível do mar e riscos de inundação costeira associados a passagem de ciclones no Balneário Hermenegildo,RS. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

13.
Frederico Marcondes Carvalho Neto. Cinturão de Lama da plataforma interna do RS associado a Lagoa dos Patos. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

14.
Elaine Siqueira Goulart. Morfodinâmica da antepraia adjacente ao Farol da Conceição:litoral médio do RS. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

15.
Marcelo Peres de Pinho. Integração entre dados morfológicos do fundo e termo-halinos da coluna d´água da plataforma externa e talude das bacias de Pelotas e Santos em um SIG 3D. 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

16.
Miguel da Guia Albuquerque. Morfodinâmica da praia do Futuro, Fortaleza-CEARÁ. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

17.
Rafael Marcondes Carvalho Guedes. Utilização de métodos diretos e video imagens Argus na caracterização morfodinâmica da zona de arrebentação da praia do Cassino,RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

18.
Christian Garcia Serpa. Estudo da influência dos fatores climáticos e hidrológicos no ciclo morfodinâmico praial de um sangradouro intermitente, Praia do Cassino,Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lauro Julio Calliari.

19.
Jair Vignolle da Silva. Análise numérica da propagação dee ondas na costa eo RS entre Torres e Mostardas. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Lauro Julio Calliari.

20.
Renato Mendes Espirito Santo. Variabilidade morfodinâmica entre as regiões da Querência e do Navio Altair na praia do Cassino, RS. 2007. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

21.
Salette Amaral de Figueiredo. Sedimentologia e morfodinâmica nas adjacências das desembocaduras lagunares e fluviais da costa do Rio Grande do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

22.
Pedro de Souza Pereira. Variabilidade da orla oceânica do Rio Grande do Sul e suas implicações na elaboração de planos de contingência: aspectos morfodinâmicos,sedimentológicos e geomorfológicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

23.
Andrea Fischer. Morfodinâmica do Saco do Laranjal: Costa noroeste do estuário da Laguna dos Patos-RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

24.
Allan de Oliveira de Oliveira. Subsídios para o planejamento do balneário do Mar Grosso, São José do Norte, RS: Avaliação de aspectos geomorfológicos e morfodinâmicos com auxílio de geotecnologias. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

25.
José Antonio Fonseca de Antiqueira. Evolução geomorfológica de um pontal arenoso na extremidade Sul da Laguna dos Patos, RS.. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

26.
Rosane Simões Araújo. Variação sedimentar lateral e transversal de uma praia dos concheiros do Albardão. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

27.
Sérgio Gonçalves Terra. Construção de um trenó marítimo (sea sled) para o levantamento topográfico do perfil do fundo do mar na zona de surfe em Rio Grande, RS. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lauro Julio Calliari.

28.
Maria Alejandra Gomes Pivel. A costa Atlântica Uruguaia como um sistema geomorfológico. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lauro Julio Calliari.

29.
Mauro Paquete Vranjac. Influência da implantação de um atracadouro de barcaças nas variações morfo-sedimentares e na comunidade pesqueira do município de São José do Norte, Laguna dos Patos RS. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

30.
Rodrigo do Carmo Barletta. Efeito da interação oceano-atmosfera sobre a morfodinâmica das praias do litoral central do Rio Grande do Sul. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

31.
Aline Keller Serau. Alterações morfológicas sazonais e diárias induzidas por eventos de alta energia. Praia dos concheiros do Albardão-RS. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

32.
Heitor Tozzi. Ação dos sistemas frontais sobre as praias compreendidas entre Rio Grande e Chuí. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

33.
Jurselem Carvalho Perez. Modelagem numérica de evolução de perfil de praia aplicada a praia do Cassino, Rio Grande,RS. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Lauro Julio Calliari.

34.
RIAN PEREIRA DA SILVA. ESTUDO MORFODINÂMICO DOS SANGRADOUROS ENTRE CASSINO E CHUÖ, RS.. 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

35.
S. FACHIN. CARACTERIZA?ÇO DO PERFIL DE EQUILÖBRIO DA ANTE PRAIA DO RI GRANDE DO SUL. 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

36.
F.L. DIEHL. ASPECTOS GEOEVOLUTIVOS, MORFODINAMICOS E AMBIENTAIS DO PONTAL DA DANIELA,ILHA DE SANTA CATARINA (SC). 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

37.
A.H.F. KLEIN. CONCHEIROS DO ALBARDAO:VARIACOES ESPACO-TEMPORAIS DOS SEDIMENTOS E MORFOLOGIA PRAIAL.. 1996. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

38.
JANETE ABREU DE CASTILHOS. ESTUDO EVOLUTIVO,SEDIMENTOLOGICO E MORFODINAMICO DA PRAIA DA ARMACAO ILHA DE SANTA CATARINA,SC.. 1995. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

Tese de doutorado
1.
Paulo Mattos. GEODIVERSIDADE E UNIDADES DE PAISAGEM MARINHA COMO SUBSÍDIOS À UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E RECURSOS MARINHO E COSTEIRO DA PLATAFORMA CONTINENTAL DA BACIA DE PELOTAS. 2018. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

2.
Humberto Dias Vianna. Sistema Praia Dunas Frontais, Variabilidade Sedimentológica, Morfológica e Suscetibilidade à Inundação no Litoral Norte do Rio Grande Do Sul, Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

3.
Marcelo Perez Pinho. Inter-relações entre variáveis bióticas e abiótias e os potenciais conflitos na explotação de recursos renováveis e não renováveis da Bacia de Pelotas. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado Oceanografia Física Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

4.
Natalia Lenke. MORFODINÂMICA DA EMBOCADURA DO ARROIO CARAHÁ. LAGOA DOS PATOS, SÃO LOURENÇO DO SUL-RS. 2015. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Lauro Julio Calliari.

5.
Arthur Antonio Machado. Estudo dos padrões atmosféricos sinópticos geradores de eventos extremos de altura de onda, intensidade de vento, marés meteorológicas e erosão na costa do Rio Grande do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado Oceanografia Física Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

6.
Elaine Siqueira Goulart. VARIABILIDADE MORFODINÂMICA TEMPORAL E EVENTOS DE INUNDAÇÃO EM UM SISTEMA PRAIAL COM MÚLTIPLOS BANCOS. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado Oceanografia Física Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

7.
Christian Garcia Serpa. Morfodinâmica praial relacionada à presença de sangradouros na costa do Rio Grande do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

8.
Pedro de Souza Pereira. Morfodinâmica da praia do Cassino (RS): variabilidade temporal dos bancos arenosos e alterções das ondas pela presença de depóstos lamíticos. 2010. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lauro Julio Calliari.

9.
Rosa Maria Piccoli da Cunha. Informações oceanográficas do estuário da Laguna dos Patos avaliadas por geoprocessamento. 2009. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Lauro Julio Calliari.

10.
Luis Angelo SobreiroBulla. Emprego do sonar de varredura lateral e técnicas de processamento automático de imagens na avaliação de áreas submetidas a processos de dragagens,RS,Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Lauro Julio Calliari.

11.
Débora Kopstein Cuchiara. Modelagem numérica de ondas em águas rasas e sua influência nos processos costeiros das praias do RS. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado Oceanografia Física Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Lauro Julio Calliari.

12.
José Antônio Scotti Fontoura. Hidrodinâmica costeira e quantificação do transporte longitudinal de sedimentos não coesivos na zona de surfe das praias adjacentes aos molhes da barra do Rio Grande, RS, Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Lauro Julio Calliari.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Damaris Silveira Hosser. Caracterização de esporões arenosos nas lagoas Mangueira, Mirim e Patos-planície costeira do RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

2.
Yana Friedrich Germani. CARACTERIZAÇÃO MORFO-AMBIENTAL E DETERMINAÇÃO DA VULNERABILIDADE A ACIDENTES COM ÓLEO NA PRAIA DO CASSINO E ADJACÊNCIAS NO CENÁRIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

3.
Yuri Gomes Pinheiro. MUDANÇAS MORFODINÂMICAS E AS TENDÊNCIAS (EROSIVAS/PROGRADACIONAIS) AO LONGO DA COSTA DO RIO GRANDE DO SUL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

4.
Roger Hiroshi Sonoda. Variação da linha de costa da Ilha da Sarangonha através de fotografias aéreas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

5.
Barbara Helem Paixão. Distribuição Faciológica da Bacia de Pelotas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

6.
Rafael Sartori Valdiviezo de Camargo. Distribuição dos sedimentos superficiais e sua possível correlação com paleocanais na plataforma interna do Rio Grande do Sul.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

7.
Pedro Veras Guimarães. Morfodinâmica do pós-praia e duna frontal com auxilio de video-monitoramento:Cassino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul. Orientador: Lauro Julio Calliari.

8.
Juliana Costi. Influência das características morfodinâmicas das praias arenosas oceânicas do RS na penetração e persistência do petróleo nos sedimentos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Lauro Julio Calliari.

9.
Natan Zambroni Maia. Riscos potenciais costeiros associados a segurança de banho na praia do Cassino,RS: Análise de fatores morfodinâmicos e sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

10.
Elaine Goulart. Morfodinâmica do banco das Tres Marias-barra do Rio Grande. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

11.
Gabriela Bueno Jung. Dinâmica das correntes litorâneas na praia do Cassino: dados de campo versus Sistema Argus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

12.
Suelen Cristine Costa da Silva. Caracterização batimétrica e sedimentologica do Saco da Mangueira: Estuário da Lagoa dos Patos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

13.
Eduardo Castro Menezes de Borba. Interações sobre o sistema praia-duna na praia do Cassino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

14.
Gabriela Bueno Jung. Comportamento das Correntes litorâneas longitudinais na região da Querência, praia do Cassino, RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

15.
Rafael Carvalho Marcondes Guedes. Morfodinâmica de Alta Freqüência de um Sistema Praial com Bancos Múltiplos Durante o Experimento Cassino 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

16.
Renato José Furigo Lélis. Variabilidade da linha de costa oceânica adjacente às principais desembocaduras do Rio Grande do Sul. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

17.
Pedro de Souza Pereira. A morfodinâmica praial como ferramenta para a segurança de banhistas da praia do Cassino. Estudo de caso,temporada de 2002. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

18.
Salete Amaral de Figueiredo. Distribuição dos sangradouros no litoral médio do Rio Grande do sul: Trecho Rio Grande- Mostardas. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

19.
Marta Becker de Oliveira. Estudo Comparativo da morfodinâmica de praias arenosas sob a influência de deposição de lama na antepraia.. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

20.
Marta Becker de Oliveira. Estudo comparativo da morfodinâmica de praias arenosas sob a influência de deposição de lama na antepraia-Cassino RS. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

21.
Mauricio Torronteguy. Sedimentologia dos depósitos lamiticos na antepraia do Cassino-RS. Junho de 1998-Abril de 1999. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

22.
Eduardo Siegle. Distribuição sedimentar ao longo do litoral sul-riograndense (trecho Farol da Conceição/Arroio Chuí) e fatores condicionantes.. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

23.
Niels E. Asp´. Avaliação da potencialidade de depósitos de calcário biodetrítico da plataforma continental interna e linha de costa do RS. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

24.
Argeu Vanz. Minerais pesados como traçadores naturais da dispersão de sedimentos da Província Patos. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

25.
Rodrigo Barletta. Aspectos morfodinâmicos das praias situadas ao norte da desembocadura da Laguna dos Patos. Farol da Conceição e Praias adjacentes.. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

26.
Maria Alejandra Gomes Pivel. Caracterização Morfodinâmica e sedimentológica das praias de Torres (RS). 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

27.
Heitor Tozzi. Morfodinâmica da praia do Cassino, Rio Grande, RS. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

28.
Fernanda Hoefel. Morfodinâmica de Praias Arenosas. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lauro Julio Calliari.

29.
RIAN PEREIRA DA SILVA. Comportamento morfodinâmico dos sangradouros entre a praia do Cassino e Chui, Rs. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceaologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.

Iniciação científica
1.
Claudia Kose Parise. Monitoramento de Marés Meteorológicas Intensas e a Resposta Morfodinâmica da Praia do Cassino, litoral do RS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lauro Julio Calliari.



Outras informações relevantes


Projetos de pesquisa em desenvolvimento
"Wave attenuation on muddy bottoms. A interdisciplinary field experiment, Cassino beach, southern Brazil". 
Atenuação das Ondas sobre os fundos lamosos em frente a praia do Cassino-Fase II


Objetivos do projeto: 
-Melhorar o conhecimento da dinâmica da transformação das ondas e transporte de sedimentos em áreas com substrato lamoso na ante-praia do Cassino.
-Melhorar o conhecimento da sedimentologia da plataforma continental do RS, na área de influência da Lagoa dos Patos.
Projeto interinstitucional englobando a COOPE/RJ, o Naval Research Laboratory (NRL) desenvolvido entre os anos de 2004/2005/2006 e continuando até o presente momento.

-Projeto: Quantificação da deriva litorânea na costa do Rio Grande do Sul, Brasil. 
Resumo: Variações anuais e sazonais provavelmente relacionadas com a variabilidade na direção e magnitude do transporte litorâneo sãoinferidas para a longa costa arenosa do RS. Estudos recentes com modelagem indicam que esta variabilidade está associada a altura e direção das ondas em relação a orientação da linha de costa e que futuras mudanças no regime ondulatório devido ao aquecimento global pode impactar de maneira significativa a linha de costa. Dados quantitativos relacionados a deriva litorânea estimada com base em medições de ondas e transporte litorâneo de sedimentos são raros para a costa do RS. existindo somente medições em pontos específicos adjacente a grandes estruturas de engenharia. O objetivo do presente projeto é verificar taxas de transporte litorâneo em diversos setores da costa do RS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/11/2018 às 9:28:29