Sandro Tonso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9149503296606174
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia (ex-CESET) da Universidade Estadual de Campinas, atuando em pesquisa, ensino e extensão na área da Educação Ambiental, Ambientalização no Ensino Superior, Trabalhos Comunitários, Coletivos Educadores, Formação de Educadores Ambientais em parceria com variadas instituições governamentais, não-governamentais e comunidades da sociedade em geral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandro Tonso
Nome em citações bibliográficas
TONSO, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia.
Rua Paschoal Marmo, 1888
Jardim Nova Itália
13484370 - Limeira, SP - Brasil
Telefone: (19) 21133361
Fax: (19) 34513939
URL da Homepage: http://www.ft.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em Geociências.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Universidade e o Setor Areeiro: as Dificuldades de um Diálogo Possível, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Rachel Negrão Cavalcanti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Ambiental; responsabilidade social; mineração de areia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Recuperação Ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Extração de Outros Minerais; Educação.
1992 - 1994
Mestrado em Geociências.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Pedreiras no Espaço Urbano: Perspectivas Construtivas,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Luiz Augusto Milani Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pedreiras Urbanas; Recuperação Ambiental; Educação Ambiental; Mineração; Impacto Ambiental; Psicologia Espacial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Recuperação Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Setores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Desenvolvimento Urbano; Educação Superior.
1989 - 1991
Especialização em Ecologia Umana.
Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália.
Orientador: Gabriele Righetto.
1987 - 1988
Aperfeiçoamento em Arquitetura e Urbanismo.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP, Brasil.
Título: Estudos Ecológicos do Sistema Urbano de São Paulo - Programa MAB - UNESCO. Ano de finalização: 1988.
Orientador: Marlene Picarelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1981 - 1986
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP, Brasil.
Orientador: Marlene Picarelli.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Università degli Studi di Parma, UNIPR, Itália.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ambientalização Curricular.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da Disciplina "Educação, Ambiente e Sociedade" ECO-5018, no curso de Pós-Graduação Interunidades "Ecologia Aplicada"

Atividades

7/2006 - 12/2006
Ensino, Ecologia Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Ambiente e Sociedade

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Após o contrato de 4 anos, na chamada Parte Especial do quadro de servidores públicos, foi realizado Concurso Público (em 2002) no CESET - Centro Superior de Educação Tecnológica da UNICAMP, tendo sido aprovado, em caráter permanente.

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador contratado pela FUNCAMP para atuar nos projetos de Pesquisa e Extensão Comunitária do Núcleo Interdisciplinar para Melhoria do Ensino de Ciências - NIMEC, e no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP.

Atividades

03/2012 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Cargo ou função
Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
02/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia (ex-CESET), .

12/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

02/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia (ex-CESET), .

12/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

3/2005 - Atual
Ensino, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Sustentável
10/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Consultor Ad-hoc do Ministério de Meio Ambiente para os programas de Formação de Educadores Ambientais e Municípios Educadores Sustentáveis.
7/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Consultor Ad-hoc do Ministério de Educação para o Programa de Educação Ambiental: Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas.
3/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Membro Titular da Câmera Técnica de Educação Ambiental do Comitê Estadual de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracibaca, Capivari e Jundiaí.
4/2001 - Atual
Extensão universitária , Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto "Busca Sorrisos".
2/2001 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto "Beija-Flor Rede de Cidadania".
1/1999 - Atual
Direção e administração, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Executor de Convênios de Prestação de Serviço.
8/1998 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BD700 Estágio I
BD790 Tópicos especial em Biologia III (Educação Ambiental)
BD800 Estágio II
8/1998 - Atual
Ensino, Saneamento Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia aplicada ao Saneamento
Ética e Educação Ambiental
Geologia Ambiental
Gerenciamento Ambiental
Planejamento Ambiental
Tópicos Especiais em Saneamento Ambiental
Trabalho de Graduação Interdisciplinar
Trabalhos Comunitários
01/2001 - 12/2004
Direção e administração, Centro Superior de Educação Tecnológica Ceset, .

Cargo ou função
Coordenação de Extensão.
6/2004 - 10/2004
Direção e administração, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Coordenador de Graduação em Saneamento Ambiental.
3/2001 - 5/2004
Extensão universitária , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto "Arte e Exclusão Social".
1/2003 - 1/2004
Direção e administração, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Coordenador Associado de Graduação em Saneamento Ambiental.
1/1999 - 12/2002
Direção e administração, Centro Superior de Educação Tecnológica, Ceset.

Cargo ou função
Diretor Superintendente Associado.
11/1996 - 5/2002
Extensão universitária , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Programa UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA.
11/1996 - 2/2002
Treinamentos ministrados , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Treinamentos ministrados
Curso preparatório para Universidade Solidária (7 edições de 100 horas cada)
8/1995 - 8/1998
Extensão universitária , Reitoria, Núcleo Interdisciplinar para Melhoria do Ensino de Ciências.

Atividade de extensão realizada
Coordenação e Participação em diversos Projetos e Ações.


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Educadores Ambientais por meio de Coletivos Educadores (COEDUCA)

Objetivo: Pesquisa sobre a formação de educadores ambientais por meio de Coletivos Educadores, baseados nos conceitos de comunidades aprendentes e circulos de cultura..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de Educadores; Organização Comunitária.
2.
Educação Ambiental para Coletivos Jovens Brasileiros

Objetivo: Avaliação e acompanhamento de formação de COM-Vidas (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), na metodologia proposta pelo MEC, por meio de Coletivos Jovens de Meio Ambiente..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Educação Ambiental.
3.
Ambientalização em Instituições de Ensino Superior
4.
Construção de Indicadores de Avaliação para Educação Ambiental


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Ambientalização Curricular no Ensino Superior
Descrição: Investigação sobre as formas de introdução das problemática socioambiental no Ensino Superior, nas suas diferentes áreas de atuação: Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Avaliação em Educação Ambiental
Descrição: Investigação sobre os processos de avaliação, construção de indicadores e parâmetros em Educação Ambiental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Educação Ambiental para Coletivos Jovens Estaduais
Descrição: Formação de 19 Coletivos Jovens (em 19 estados Brasileiros) para atuação como Educadores Ambientais nas COM-Vidas - Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida das Escolas, apoiadas pelo MEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
COEDUCA - Coletivo Educador Ambiental de Campinas
Descrição: Projeto de Formação de 150 Educadores Ambientais em Campinas, por meio da articulação de instituições educadores atuantes no município de Campinas: Prefeitura Municipal, PUC-Campinas, SANASA, IAC, CATI, CEASA e diversas ONGs.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador.Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.
2001 - 2004
Coordenação do Projeto "Arte e Exclusão Social"
Descrição: O Projeto Arte e Exclusão Social integrou as atividades baseadas no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, com atividades de pesquisa teatral com moradores de rua de Campinas (mímesis corpórea) com o objetivo de refletir sobre exclusão-social em grandes cidades com moradores-de-rua da cidade de Campinas a partir da realização de atividades artísticas na Casa dos Amigos de São Francisco de Assis. Nos seus 4 anos, produziu peças teatrais (Coração de Pedra e Vizinhos do Fundo) com a participação dos próprios moradores de rua, organizou a Semana de Arte e Exclusão Social, com a participação da Universidade, de Prefeituras e dos próprios moradores-de-rua e, atualmente, o grupo de moradores tornou-se um grupo fixo, crescente, que discute sua situação, soluções próprias e frequenta (um deles) aulas na UNICAMP. Entre os estudantes, a adesão foi crescente por permitir sua formação cidadã enquanto se formam como profissionais nas diversas áreas. Seus objetivos específicos são: 1.valorizar a identidade dos freqüentadores da Casa pelo resgate de suas culturas, histórias e expressão artística; 2.com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, contribuir para o desenvolvimento de atividades artísticas na Casa: incentivando a prática artística entre os freqüentadores da instituição; identificando as opressões a que são cotidianamente submetidos; estimulando a reflexão sobre os temas abordados e buscando a construção coletiva dos processos de sociabilidade e cidadania. O projeto gerou 2 iniciações científicas e 2 mestrados orientados por professores do Instituto de Artes da UNICAMP, departamento de artes cênicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador / Verônica Fabrini - Integrante / Renato Ferracini - Integrante / Adriana Gonçalves - Integrante / Daniel Chiozzini - Integrante / Diego Baffi - Integrante / Eduardo Okamoto - Integrante / Fabiana Santos - Integrante / Laura Argento - Integrante / Maria Alice Possani - Integrante / Melissa Lopes - Integrante / Paula Arruda - Integrante / Vanessa P Silva - Integrante.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2000 - 2001
Coordenação do "Projeto MDCC: rumo a uma nova Fase", CNPq
Descrição: O CNPq aprovou no final do ano de 1999 um financiamento tipo "seed money" para a análise das potencialidades do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - MDCC. Tal projeto, apresentado por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP chamou-se "MDCC - Rumo a uma nova fase". As atividades tiveram início em maio de 2000 e se concluíram, no prazo previsto, em fevereiro de 2001. Sendo o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - MDCC fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a UNICAMP, este projeto do MDCC, desde sua concepção inicial teve como parceira a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, nas duas diferentes gestões, dada a troca da Administração Municipal por ocasião das eleições de 2000. As atividades foram organizadas por meio de reuniões gerais mensais e reuniões dos diversos grupos de trabalho que se formaram a partir da primeira reunião Geral ocorrida na primeira semana de vigência do Projeto (maio de 2000). Nesta reunião inicial foram definidos os temas apresentados a seguir que foram pesquisados por grupos de bolsistas que se organizaram por suas preferências e competências acadêmicas. Alguns destes trabalhos eram de caráter disciplinar e receberam a contribuição específica de bolsistas da área, outros (como as entrevistas de opinião pública) eram de caráter genérico e todos os bolsistas contribuíram para seu desenvolvimento. Em média, cada bolsista participou de, no mínimo 2 e no máximo 4 grupos de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador / Antonio Carlos Rodrigues Amorim - Integrante / Octavio Henrique Pavan - Integrante / Cristina Meneghello - Integrante / Anderson Campos Fauth - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1995 - Atual
Educação Ambiental: Conceitos e Ações
Descrição: Série de trabalhos ligados à Graduação e Especialização visando a realização de ações de Educação Ambiental Crítica e a, consequente, reflexão de seus princípios, características, parâmetros e indicadores de avaliação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (2) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador.Número de orientações: 10


Projetos de extensão


2014 - Atual
Educação Ambiental no PAC-Limeira
Descrição: Atividades de pesquisa e extensão relacionadas às atividades de ação comunitária ligadas ao PAC-Limeira.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador / Wagner Coelho da Luz - Integrante.Financiador(es): Ministério das Cidades - Bolsa.
2001 - Atual
Projeto Beija Flor - Rede de Cidadania e Integração Comunitária
Descrição: Trata-se de um projeto de "Ação Intersetorial", envolvendo Centro de Saúde, Escolas Públicas, Igrejas, Associações de Bairros, Delegacia, Prefeitura, Universidade, Entidades Assistenciais não-governamentais com vistas ao atendimento e promoção de desenvolvimento humano juntamente aos adolescentes em situação de risco social (prioritariamente , mas não exclusivamente). É um projeto de Educação Sócio-Ambiental com o objetivo de formar cidadãos críticos e atuantes nas comunidade de seus bairros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador.Financiador(es): Fundo de Apoio Ao Ensino Pesquisa e Extensão da Unicamp - Auxílio financeiro.
2001 - Atual
Coordenação do Projeto Busca Sorrisos
Descrição: O projeto nasceu no início de 2001, da demanda de uma comunidade de Limeira que, à procura de solução para seus problemas socioambientais mais prementes foi à UNICAMP pedir "ajuda". Ao ser procurado, o CESET - Centro Superior de Educação Tecnológica da Unicamp, iniciou a formação de uma equipe de estudantes e professores. O processo se iniciou com a visita ao bairro, conversa com moradores e representantes das instituições locais e prefeitura. Destas reuniões e visitas surgiram 3 tipos de atuação que se articulam no seguinte objetivo: promover cursos e atividades com os jovens dos bairros carentes de limeira, no sentido de refletir com eles sua qualidade de vida , suas possibilidades autônomas de superação e, finalmente, de reivindicação junto aos órgãos competentes. Esta forma participativa construída pelo projeto vem contribuindo para superação de hierarquias entre a Universidade e a Sociedade em outras situações socioambientais, inclusive num plano de Gestão Ambiental do Campus de Limeira da UNICAMP, atual foco de atenção do projeto, desde 2003. Paralelamente, o projeto tem desenvolvido uma ação de "Alfabetização" tecnológica, oferecendo cursos de Informática e de valores para populações desempregadas de Limeira, em parceria com o SENAI. Nos últimos anos o projeto realizou atividades de formação de educadores ambientais populares junto à população de Limeira, em especial, junto aos taxistas e moradores do Jardim Morro Azul, vizinho à UNICAMP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador.
1996 - 2002
Coordenação do Programa UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA
Descrição: O Programa Universidade Solidária realizou, nos seus 7 anos de atuação na UNICAMP, atividades de Extensão Universitária de caráter predominantemente formativo, crítico, autônomo, de organização comunitária procurando integrar as difíceis condições sócio-ambientais das comunidades onde trabalhamos. Foram 15 equipes que viajaram para diversos estados brasileiros em trabalhos que buscavam uma participação das mais diferentes organizações da sociedade, governos, igrejas, escolas, postos de saúde, etc. A Unicamp sempre teve autonomia nas suas escolhas de coordenadores de campo, dos estudantes, das metodologias e objetivos de cada equipe multidisciplinar (envolvendo estudantes de graduação e pós das mais diversas áreas das ciências humanas, artes e das tecnologias. Nestes anos foram envolvidos diretamente na coordenação das equipes de campo, mais de 10 professores e nas atividades de formação prévia, mais de 20 professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (120) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador / Rachel Negrão Cavalcanti - Integrante / Maria Auciliadoura Marinho - Integrante / Maria Salette Giuliano - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante / Marilia Vieira - Integrante / Anjaina Fernandes - Integrante / Celso da Costa Lopes - Integrante / Nilson Arraes - Integrante / João Frederico Meyer - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação / Forças Armadas do Brasil - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
1995 - 2002
Alfabetização Solidária (coordenação cultural)
Descrição: O Alfabetização Solidária (Alfasol) é um programa de alfabetização de jovens e adultos, gerenciado por uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos e de utilidade pública. Seu objetivo é reduzir os elevados índices de analfabetismo e, principalmente, desencadear um movimento de educação de jovens e adultos. De acordo com o IBGE, existem no Brasil cerca de 15 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais. Foi criado em 1997, pelo Conselho da Comunidade Solidária. e a UNICAMP participa desde seu início. Na Coordenação Cultural, meu objetivo foi o de mostrar outras formas de "ler" o ambiente, seja pela linguagem do ambiente construído, seja do ambiente natural, conhecendo melhor as dinâmicas de interação entre eles..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Tonso - Coordenador / Silvia Bueno Terzi - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Remuneração.


Membro de corpo editorial


2006 - 2007
Periódico: Bioikos (Campinas)


Revisor de periódico


2008 - 2010
Periódico: Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ambientalização no Ensino Superior.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Extensão Universitária.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Relação Universidade Sociedade.
5.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Não Formal.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Professor Homenageado da Área Ambiental, Faculdade de Tecnologia.
2012
Menção Honrosa no Congresso PIBIC, UNICAMP.
2003
Patrono dos Formandos do CESET, CESET - UNICAMP.
2002
Professor Homenageado dos Formandos de Saneamento Ambiental, CESET - UNICAMP.
1998
Prêmio Banco REAL-Universidade Solidária, Comunidade Solidária.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2PESTILI, Ellen2010PESTILI, Ellen ; COSTA-SANTANA ; TONSO, S. . O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação (FURG), v. 15, p. 207-227, 2010.

2.
3TONSO, S.2010TONSO, S.. A Educação Ambiental que desejamos a partir de um olhar para nós mesmos. Revista Ciências em Foco, v. 1, p. 1-1, 2010.

3.
1Mauro Guimarães2009Mauro Guimarães ; OLABARRIAGA, Néri ; TONSO, S. . A Pesquisa em Políticas Públicas e Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 4, p. 215-227, 2009.

4.
5TONSO, S.1996TONSO, S.. O uso posterior da área minerada começa no Plano de Lavra. Minérios e Minerales, Belo Horizonte / MG, v. ano 18, n.nº 209, 1996.

5.
6TONSO, S.1996TONSO, S.. Tectônica de placas, Globalização e Educação. Dois Pontos (Belo Horizonte), v. 3, n.nº 26, 1996.

6.
4TONSO, S.1996TONSO, S.. Educação Ambiental >, < = Educação?. O Comuntário, Campinas, v. anVIII, n.58, 1996.

7.
7TONSO, S.1993TONSO, S.; LEAL, Antonio Cezar . Projeto de Educação Ambiental nas Microbacias dos Córregos Areia e Areia Branca. Cadernos de Textos da Associação Brasileira de Geógrafos, n.09/1993, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRINOVER, Lucio ; TONSO, S. ; PICARELLI, Marlene ; FERRARA, Lucrecia ; BRUNA, Gilda . Estudos Ecológicos do Sistema Urbano de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1989. v. 1. 256p .

2.
TONSO, S.; MIGUEL, Sandra Espirez . O Edifício Paula Souza. São Paulo: Faculdade de Tecnologia - FATEC, 1983.

Capítulos de livros publicados
1.
TONSO, S.; LUZ, W.C. . Uma Educação Socioambiental Crítica no PAC. Na trilha com o Educador. 1ed.Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2015, v. , p. 79-96.

2.
TONSO, S.. Agricultura ou Sociedades Sustentáveis? O papel da Educação Ambiental. In: Renato Ferraz; Manoel Abilio de Queiroz. (Org.). Recursos Fitogenéticos-A base da agricultura sustentável no Brasil. 1ed.Viçosa: , 2015, v. , p. 321-335.

3.
TONSO, S.. COEDUCA, as utopias que movem. In: FERRARO JR., Luis Antonio. (Org.). Encontros e Caminhos vol.3. 1ed.Brasilia: Ministério do Meio Ambiente, 2013, v. 3, p. 415-426.

4.
TONSO, S.. A Ambientalização da Universidade e a Extensão Universitária. In: PAVESI, Alessandra; LEME, Patricia. (Org.). Visiones y Experiencias Iberoamericanas de Sostenibilidad en las Universidades. 1ed.Madrid (Espanha): Lienzo Digital - Estudio de Publicidad, 2012, v. 1, p. 65-70.

5.
TONSO, S.. Educações Ambientais: às vezes mais "educação", às vezes mais "ambiental". In: Juscelino Dourado; Fernanda Belizario. (Org.). Reflexão e práticas em Educação Ambiental. 1ed.São Paulo: Oficina de textos, 2012, v. 1, p. 11-.

6.
TONSO, S.. A construção do cardápio de aprendixagem do COEDUCA. In: Juscelino Dourado; Fernanda Belizario. (Org.). Reflexão e práticas em Educação Ambiental. 1ed.São Paulo: Oficina de textos, 2012, v. 1, p. 76-.

7.
TONSO, S.. Cardápio de Aprendizagem. In: Luiz Antonio Ferraro Junior. (Org.). Encontros e Caminhos: \formação de Educadores Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, v. , p. -.

8.
TONSO, S.; CAVALCANTI, Rachel Negrão . La dinámica urbana y sus efectos en los processos geomorfologicos: el caso de Campinas, Brasil. In: Earth Surface Processes, Materials Use and Urban Development. (Org.). Taller Latinoamericano sobre el proyecto "ESPROMUD". Bogotá: UNESCO, 1996, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TONSO, S.. A construção do Cardápio de Aprendizagem no COEDUCA. Nova Atitude, São Paulo, p. 8 - 8, 01 out. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARCAIOLI, G.F. ; TONSO, S. . O Protagonismo dos camponeses e o Ensino de Ciências nas escolas do campo. In: X Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1. p. 543-556.

2.
CASTRO, P.B.L. ; LUZ, W.C. ; SILVA, E.R. ; TONSO, S. . Análise de aspectos curriculares na disciplina 'Fundamentos da Educação Ambiental': um olhar a partir das produções dicentes. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 162.

3.
LUZ, W.C. ; TONSO, S. . Construção de Indicadores e Parâmetros de Educação Ambiental Crítica. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 169.

4.
CAMARGO, T.D. ; TONSO, S. . Educação ambiental crítica e epistemologia do Sul. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2013, Rio Claro. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Rio Claro, 2013. v. 1. p. 211-1.

5.
Porta, C. ; TONSO, S. . Reflexões sobre a crise socioambiental: uma analogia entre o consumismo e a adicção. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ENANPPAS), 2012, Belém/PA. Anais do 6º ENANPPAS, 2012.

6.
OLIVEIRA, A. ; TONSO, S. . Espaço Educador: Um Conceito Em Formação. In: 6 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade ? ENANPPAS, 2012, Belém/PA. Anais do 6 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade ? ENANPPAS, 2012.

7.
CAMARGO, T.D. ; TONSO, S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SABERES ORIGINÁRIOS: reflexões sobre o ?Vivir Bien? (Suma Qamaña). In: 6 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade ? ENANPPAS, 2012, Belém/PA. Anais do 6 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade ? ENANPPAS, 2012.

8.
CAMARGO, T.D. ; TONSO, S. . Educação Ambiental Crítica e 'Vivir Bien' (SUMA QAMAÑA). In: VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Ribeirão Preto, 2011. v. 1. p. 169-1.

9.
GASPAR, V. T. ; TONSO, S. . Estudos sobre avaliação para uma Educação Ambiental. In: V Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2010, Florianópolis. Anais do V Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2010.

10.
CAMARGO, T.D. ; TONSO, S. . Educação Ambiental Crítica: desafios para a transformação social. In: 13º Encontro de atividades Científicas da UNOPAR, 2010, Londrina/PE. Anais do 13º Encontro de atividades Científicas da UNOPAR, 2010.

11.
CAMARGO, T.D. ; TONSO, S. . Educação, Ambiente e Sociedade: uma perspectiva crítica. In: V Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2010, Florianópolis. Anais do V Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2010.

12.
CAMARGO, T.D. ; LUZ, W.C. ; TONSO, S. . Educação Ambiental Crítica e Educação Popular: diálogos para uma proposta de atuação no Curso Pré-Vestibular TRIU. In: 2º Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa, 2010, Ponta Grossa/PR. Anais do 2º Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa, 2010.

13.
COSTA-PINTO, A. B. ; TONSO, S. . Potência de Ação e Cardápio de Aprendizagem: uma análise preliminar do COEDUCA (Coletivo Educador Ambiental de Campinas), Brasil. In: 6º Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2009, San Clemente del Tuyu. Anais do 6º Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. Buenos Aires, 2009.

14.
TONSO, S.. Círculo de Aprendizagem Permanente: entre conceitos e práticas. In: Encuentros CAP1 y CAP2, 2008, Foz de Iguaçu. Cuaderno del Encontro de Formación CAP2. Foz do Iguaçu: Centro di Saberes y Cuidados Socioambientales de la Cuenca del Prata, 2008.

15.
TONSO, S.. Cardápios de Aprendizagem. In: Encuentros CAP1 y CAP2, 2008, Foz de Iguaçu. Cuaderno del Encuentro de Formación CAP2. Foz de Iguaçu: Centro di Saberes y Cuidados Socioambientales de la Cuenca del Prata, 2008.

16.
MIELKE, Paula Espíndola ; SILVA F, L. V. ; TONSO, S. . Análise de projetos de Educação Ambiental a partir de seus princípios. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2008, Brasília. Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2008.

17.
TONSO, S.; SILVA FILHO, Luiz Vasconcelos da . Percepção e Educação Ambiental por meio de uma Vivência Fotográfica. In: III World Environmental Education Congress, 2005, Torino - Itália. 3 WEEC Proceedings, 2005.

18.
TONSO, S.. O Risco da Reflexão: tópicos para uma Educação Socioambiental. In: II Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS, 2004, Indaiatuba/SP. Anais do II Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS, 2004.

19.
TONSO, S.. Impactos Ambientais da Agroindústria Canavieira. In: III Fórum de Estudos Contábeis, 2003, Rio Claro. III Fórum de Estudos Contábeis. Rio Claro: FIC-Rio Claro, 2003.

20.
TONSO, S.; CASTRO, Fabio Cristiano de . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RECOMPOSIÇÃO DA VEGETAÇÃO CILIAR NATIVA EM ÁREAS URBANAS. In: II Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental, 2003, Itajai-SC, 2003.

21.
TONSO, S.. Extensão Universitária nos cursos de Tecnologia como instrumento para geração do Bem Social. In: II Fórum de Estudos Contábeis, 2003, Rio Claro/SP. III Fórum de Estudos Contábeis. Rio Claro: FIC- Rio Claro, 2003.

22.
TONSO, S.. Compostagem. In: FIC-Rio Claro, 2003. III Fórum de Estudos Contábeis. Rio Claro: FIC-Rio Claro.

23.
TONSO, S.; FABRINI, Verônica ; FERRACINI, Renato ; GONÇALVES, Adriana ; CHIOZZINI, Daniel ; BAFFI, Diego ; OKAMOTO, Eduardo ; SANTOS, Fabiana ; ARGENTO, Laura ; POSSANI, Maria Alice ; LOPES, Melissa ; ARRUDA, Paula ; SILVA, Vanessa P . ARTE E EXCLUSÃO SOCIAL: INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA ENVOLVENDO MORADORES DE RUA. In: I Congresso Brasileiro de Extensão, 2002, João Pessoa. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2002.

24.
TONSO, S.; LIMA, Haydée ; FERNANDES, Renata . Grupo Beija Flor: Rede de cidadania e integração Comunitária. In: I Congresso Brasilero de Extensão, 2002, João Pessoa. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TONSO, S.; MIELKE, Paula Espíndola . As representações sociais de Educação Ambiental de professores de 1ª a 4ª série no município de Limeira. In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Anais do V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006.

2.
TONSO, S.; SILVA FILHO, Luiz Vasconcelos da ; MIELKE, Paula Espíndola . Teoria e Prática no Ensino Formal: Método de avaliação de projetos de Educação Ambiental (EA). In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Anais do V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006.

3.
TONSO, S.; SILVA FILHO, Luiz Vasconcelos da . Vivência Fotográfica e Complexidade:. In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Anais do V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006.

4.
TONSO, S.; RIBEIRO, Stella Regina . Articulação entre conceitos, valores e atitudes para uma Educação Ambiental. In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2004, Campinas. Painéis, 2004.

5.
TONSO, S.; NAREZI, Gabriela ; VOLPE, Larissa Lucianne . Adequação Ambiental e utilização do basalto na região de Limeira. In: X Congresso Interno de Iniciação Científica, 2002, Campinas. Painel, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUCA, A.Q. ; TONSO, S. . O COEDUCA na Construção da Transição Paradigmática ? uma Reflexão sobre Emancipação Social e Política Pública. In: 4 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade ? ENANPPAS, 2008, Brasilia/DF. Anais do 4 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade ? ENANPPAS, 2008.

2.
TONSO, S.; RIBEIRO, Stella Regina . ARTICULAÇÃO ENTRE CONCEITOS, VALORES E ATITUDES PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: II Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental, 2003, Itajai-SC, 2003.

3.
TONSO, S.. Projeto Busca-Sorrisos (CESET-UNICAMP). In: I Congresso Brasileiro de Extensão, 2002, João Pessoa, 2002.

4.
TONSO, S.; MENDES, Roberto Teixeira ; LIMA, Haydée . Grupo Beija-Flor. In: VI Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

5.
TONSO, S.; MARINHO, Maria Auciliadoura . Proejto Busca Sorrisos. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

6.
TONSO, S.; TAKASU, Fumiko ; FRANGELA, Simone ; GIULIANO, Maria Salette . Projeto Raio de Sol. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

7.
TONSO, S.; LOPES, Celso Costa ; FERNANDES, Anjaina ; CARDOSO, Rodrigo . Universidade Solidária em Pimenta Bueno / RO. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

8.
TONSO, S.; ARRAES, Nilson Modesto ; LOPES, Celso Costa ; CARUSO, Camila . Universidade Solidária - Caetité/BA. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

9.
TONSO, S.; LOPES, Celso Costa ; GIULIANO, Maria Salette ; CATIARA, Samantha . Universidade Solidária em Inhapi / AL. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

10.
TONSO, S.; LOPES, Celso Costa ; ZACKIEWICZ, Mauro . Universidade Solidária em Jatobá / PE. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

11.
TONSO, S.; LOPES, Celso Costa ; VIEIRA, Marilia . Universidade Solidária em Pendência. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

12.
TONSO, S.. A Terceira Fase da Extensão Universitária. In: VI Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária, 2001, Embu/SP, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAMARGO, T.D. ; TONSO, S. . Educação Ambiental Crítica: desafios para a transformação social. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
TONSO, S.. Educação Ambiental e Autonomia em Coletivos Locais de Ação Educativa Socioambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TONSO, S.. A cidade 'moderna'e suas águas. Sáo Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2011 (Revista Diálogo - Gov.Estado de SP).

2.
TONSO, S.. A Educação Ambiental que desejamos desde um olhar para nós mesmos. Campinas/SP: Faculdade de Educação UNICAMP, 2010 (Revista Eletrônica "Ciências em Foco").


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TONSO, S.. A casa ameaçada. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TONSO, S.. COEDUCA - Relatório META 2. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
TONSO, S.. COEDUCA - Relatório FASE 1. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BAGNOLO, C.M.; TONSO, S.. Participação em banca de Jéssica Prudencio Trujillo Souza. Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental. 2016. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ALVES, D.M.G.; TONSO, S.. Participação em banca de Rachel Andriollo Trovarelli. A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de comunidades escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.

3.
TONSO, S.; FREIRE, M.C.S.. Participação em banca de Janaina Welle. Documentário e Meio Ambiente no Brasil: uma proposta de leitura ecologizante. 2015. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
TONSO, S.. Participação em banca de Maira Miller Ferrari. A riqueza do imponderável: complexidade e desafios da ciências, tecnologia e sociedade e da Educação Ambiental em Rede. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
BRUHNS, H.T.; TONSO, S.. Participação em banca de Isabela Barbosa Frederico. Natureza, história e espiritualidade: pelas trilhas do Caraça. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
SANTANA, L. C.; BONOTTO, D.M.B; TONSO, S.. Participação em banca de Paula Espindola Mielke. Princípios de Educação Ambiental nas práticas e discursos de professores do Ensino Fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Instituto de Biociências UNESP.

7.
TONSO, S.. Participação em banca de Caroline Lins Ribeiro. Educação Ambiental de Aprendizagem Dialógica: possibilidade e limites para a transformação da escola e seu entorno. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
BRAGA. M.C.B.; TONSO, S.. Participação em banca de Luiz Vasconcelos da SIlva Filho. Qualidde e percepção ambiental: estudo de caso da bacia hidrográfica do rio Passaúna. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

9.
SORRENTINO; OLIVEIRA, Haydée Torres de; TONSO, S.. Participação em banca de Tatiana Terasin da Silva. Sistematização do processo participativo de diagnóstico socioambiental: o CESCAR. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

10.
TONSO, S.; AMORIM, Antonio Carlos; GALLO, Silvio. Participação em banca de Luciana Palharini. A Educação Ambiental enquanto campo de conhecimento: fatos ou fetiches. 2005 - Faculdade de Educação Unicamp.

11.
TONSO, S.; SANTOS, Rozeli Ferreira dos. Participação em banca de Telma Teruni Shimabukuro. A participação pública na elaboração de plano de manejo para parques urbanos. Estudo de caso: bacia hidrográfica do ribeirão Viracopos, Campinas/SP. 2003 - Faculdade de Engenharia Civil UNICAMP.

12.
SANTOS, Rozeli Ferreira dos; TONSO, S.; DIAS, Elvira Gabriela; SCARAZZATO, Paulo Sérgio. Participação em banca de Sinésio Scarabello Filho. Além dos Conflitos. 2002 - Faculdade de Engenharia Civil UNICAMP.

Teses de doutorado
1.
ZUIN, V. G.; TONSO, S.; SISLA, H. C.; CRIONI, R.; PADILHA, V.. Participação em banca de Daniela Cassia Sudan. Educação Ambiental e teoria Crítica: a dialética da emancipação na formação de servidores de uma universidade pública do Estado de São Paulo. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SILVEIRA, R.J.T.; TONSO, S.. Participação em banca de Nelcilene da Silva Palhano Cavalcante. Educação Ambiental da Amazônia e Neoliberalismo: uma análise das experiências desenvolvidas no município de Santarém-PA (dos anos de 1990 a 2010). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
TONSO, S.; SANTOS, M.F.. Participação em banca de Maria Eugenia Seixas de Arruda Camargo Fernandes. O World Cafe e o aprendizado pelo Diálogo em Educação Ambiental. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
MEGID NETO, J.; TONSO, S.. Participação em banca de Juliana Rink. Ambientalização Curricular na educação superior: tendências em dissertações e teses brasileuiras (1987-2009). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
SORRENTINO; TONSO, S.; FERRARO Jr., L.A.. Participação em banca de Andréa Quirino de Luca. Uma análise de discurso da política pública federal de educação ambiental. 2013. Tese (Doutorado em CIÊNCIA AMBIENTAL) - Universidade de São Paulo.

6.
PIMENTEL, R.C.; TONSO, S.. Participação em banca de Inês da Silva Moreira. Serviço Social e meio ambiente: a contribuição do Assistente Social no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. 2013. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
GRECO, R.; TONSO, S.. Participação em banca de Geliane Toffolo. A educação ambiental na perspectiva da formação dos professores. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FREITAS, J. V.; TONSO, S.. Participação em banca de Isabel Cristina Gonçalves. Percepções fragmentadas acerca da crise socioambiental contemporânea: o desafio de superar a miopia. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
FIGUEIROA, S. F. M.; ARNT, A.; FRAGA, L.; TONSO, S.. Participação em banca de Marina Groschitz. Produção de conhecimento e empoderamento: a participação na Associação Cida da Terra de Promotoras Legais Populares de Campinas e Região. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
BAGNOLO, C.M.; TONSO, S.. Participação em banca de Jéssica Prudencio Trujillo Souza. Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
TONSO, S.; ALVES, D.M.G.. Participação em banca de Rachel Andriollo Trovarelli. A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de comunidades escolares. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.

4.
ROSA, M.I.F.P.S.; TONSO, S.. Participação em banca de Gabriela Furlan Carcaioli. Conhecimentos ordinários, currículo e cultura: artes de fazer no acampamento Elizabeth Teixeira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
TONSO, S.; FRANCO, M. I. G. C.; PIRES, M. S. C.. Participação em banca de Larissa Maria Calori Esteves. As contribuições da Pesquisa-Ação para projetos de Extensão Universitária voltados à Educação Ambiental. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIA) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TONSO, S.. Participação em banca de Tiê Nogueira Figueiroa. OS JOGOS TEATRAIS COMO FERRAMENTA PARA PRÁTICAS PARTICIPATIVAS NA AGROECOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA COOPERACRA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TONSO, S.; FRAGA, L.; CUNHA, A.. Participação em banca de Alexandre Simonetti Lopes Peixoto.A HORTA AGROECOLÓGICA COMO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR NA EMEIEF-RURAL PROFª ISAURA GAIZA DO AMARAL PENTEADO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP.

2.
FREIRIA, R. C.; TONSO, S.. Participação em banca de Sayne Maria Pereira Melo.EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP.

3.
LIMA, F. B.; TONSO, S.. Participação em banca de Estela Cunha Criscuolo.A RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.

4.
TONSO, S.; FRAGA, L.; SOUZA, M. A.; MARTINS, A. R.. Participação em banca de Lucas César Rodrigues da Silva.As Possibilidades da Educação Ambiental Africanizada: O Caso da Casa de Cultura Fazenda Roseira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TONSO, S.. Professor Assistente MTS-1-A (CESET/UNICAMP). 2005. Universidade Estadual de Campinas.

2.
TONSO, S.. Professor Assistente MTS-1-A (CESET/UNICAMP). 2005. Universidade Estadual de Campinas.

3.
TONSO, S.. Professor Assistente MTS-1-A (CESET/UNICAMP). 2002. Universidade Estadual de Campinas.

4.
TONSO, S.. Professor Assistente MTS-1-A (CESET/UNICAMP). 2002. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
TONSO, S.. Comissão de Avaliação Científica - SBPC. 2005. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

2.
TONSO, S.. Comissão de Avaliação Científica - SBPC. 2004. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

3.
TONSO, S.. Comissão de Avaliação Científica - SBPC. 2003. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

4.
TONSO, S.. Comissão de Avaliação Científica - SBPC. 2003. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

5.
TONSO, S.; MORAES, Regina Lucia de Oliveira; GOMES, Alberto Roland; ANGELIS, André Franceschi de; MIRANDA JUNIOR, Luiz Carlos de. Comissão de Avaliação Docente. 1999. Centro Superior de Educação Tecnológica.

6.
TONSO, S.; MORAES, Regina Lucia de Oliveira; GOMES, Alberto Roland; ANGELIS, André Franceschi de; MIRANDA JUNIOR, Luiz Carlos de. Comissão de Avaliação Docente. 1999. Centro Superior de Educação Tecnológica.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25º Encontro do Mundo do Conhecimento e a Sociedade: Desafios e Possibilidades.Questões socioambientais e as repercussões humanas. 2016. (Encontro).

2.
76ª Semana Brasileira de Enfermagem.Sustentabilidade e formação Cidadã. 2015. (Encontro).

3.
Curso de formação Socioambiental dos Servidores da USP.O papel da universidade na Educação Ambiental em nova perspectiva. 2015. (Encontro).

4.
Tecnologia Social e os conceitos de Economia Verde.Tecnologia Social e os conceitos de Economia Verde. 2013. (Encontro).

5.
XII Internacional Conference on Corporate Social Reponsability. As práticas em sustentabilidade empresarial e investimentos sociais. 2013. (Congresso).

6.
Rio+20: o papel da Educação Ambiental na construção de Sociedades Sustentáveis.O papel da Educação Ambiental na construção de Sociedades Sustentáveis. 2012. (Encontro).

7.
VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Gestão das Águas e Educação Ambiental. 2012. (Congresso).

8.
XIV ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.Educação Ambiental para a Gestão de Recursos Hídricos. 2012. (Encontro).

9.
VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A inserção da Pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação Brasileira. 2011. (Encontro).

10.
Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos.Educação Ambiental: Cardápios de Aprendizagem. 2010. (Outra).

11.
Curso Gobernabilidad del Agua en America del Sur.Educacion Ambiental y participación ciudadania en la gestion del agua. 2010. (Seminário).

12.
Encontro Baiano de Educadores e Educadoras Ambientais.Práxis e a construção social da Educação Ambiental Crítica. 2010. (Encontro).

13.
Encontro Baiano de Educadores e Educadoras Ambientais.Coletivos: articulação e sustentabilidade nas pequenas intervenções. 2010. (Encontro).

14.
Formação de Professores: Ambiente, Ciência e Diversidade.Formação de Professores e a Questão Ambiental no Ensino Superior. 2010. (Seminário).

15.
III Workshop de Professores.Práticas Coletivas em Educação Ambiental. 2010. (Encontro).

16.
Seminário Parâmetros e Indicadores para Avaliação de Projetos de EA.Seminário Parâmetros e Indicadores para Avaliação de Projetos de EA. 2010. (Seminário).

17.
VI Encontro Estadual de Coletivos Educadores Ambientais.Coletivo Educador Ambiental de Campinas - COEDUCA. 2010. (Encontro).

18.
VI Encontro Estadual de Coletivos Educadores do Estado de São Paulo.Participante e moderador. 2010. (Encontro).

19.
XII Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas ENCOB. A Educação Ambiental e sua interface com os Recursos Hídricos. 2010. (Congresso).

20.
XII Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas ENCOB.Mini-Curso: Educação Ambiental para a Gestão de Recursos Hídricos. 2010. (Encontro).

21.
XIV Jornada de Professores da DEdIC.Educação Ambiental. 2010. (Seminário).

22.
XV Semana da Pedagogia da Universidade Paulista.As diversas Educação Ambiental. 2010. (Seminário).

23.
1º Encontro Brasileiro do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata..As diferentes dimensões da água na Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

24.
Encontro Água & Floresta ? Resultados e Perspectivas.Educação Ambiental e Mobilização Social. 2009. (Encontro).

25.
Encontro do Grupo de Análise de Políticas de Inovação.O marco analítico conceitual da Tecnologia Social. 2009. (Seminário).

26.
III Seminário de Educação Socioambiental da Unicamp.Organizador do Evento. 2009. (Seminário).

27.
Semana de Meio Ambiente de Monte Mór.Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

28.
Seminário de Formação em Educação Ambiental no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).Educação Ambiental e Recursos Hídricos em Coletivos Educadores Ambientais. 2009. (Seminário).

29.
VI Congresso Iberoamericanode Educación Ambiental. Educacion Ambiental y consumo sostentable: reflexión sobre los modelos producción y consumo. 2009. (Congresso).

30.
VI Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.Qual Educação Ambiental desejamos?. 2009. (Encontro).

31.
Congresso Internacional Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável. Coletivo Educador Ambiental de Campinas: sustentabilidade e participação. 2008. (Congresso).

32.
Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental: um percurso para a Sustentabilidade. 2008. (Congresso).

33.
II Seminário de Educação Socioambiental da Unicamp.Organizador do Evento. 2008. (Seminário).

34.
I Seminário de Educação Socioambiental da Unicamp.Organizador do Evento. 2008. (Seminário).

35.
XIII Seminário Internacional da Qualidade na Educação.Educação Ambiental. 2008. (Seminário).

36.
XXXVII Semana de Estudos da Fac.Biologia da PECCamp.Educação Ambiental, Sustentabilidade e o Papel do Biólogo. 2008. (Seminário).

37.
V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental. Participante da Coordenação. 2006. (Congresso).

38.
Seminário sobre o Programa de Formação de Educadores Ambientais do MMA.Coordenação do Evento. 2005. (Seminário).

39.
5º Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. Palestrante. 2004. (Congresso).

40.
5º Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. Professor de Mini-curso. 2004. (Congresso).

41.
III Congresso de Meio Ambiente. Palestrante. 2004. (Congresso).

42.
I Seminário Internacional da rede Alfa-Plangies.Participante de Mesa Redonda. 2004. (Seminário).

43.
V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Instrutor de Curso. 2004. (Congresso).

44.
XV Semana Jurídica da UNESP.Conferencista. 2004. (Seminário).

45.
II Encontro Estadual de Educação Ambiental. Educação Ambiental em Escolas. 2003. (Congresso).

46.
II EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Coordenador e Debatedor. 2003. (Congresso).

47.
Semana Acadêmica dos Cursos de Tecnologias.Extensão Universitária. 2002. (Outra).

48.
Semana de Reflexão sobre Arte, Morador de Rua e Extensão Universitária.Coordenador e Debatedor. 2002. (Seminário).

49.
IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão.Participante. 2001. (Seminário).

50.
IV Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Coordenador de GT. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EHRHARDT, M. A. D. ; TONSO, S. ; LUDERS, M. ; MEYER, J. F. C. A. . 2º Congresso de Extensão da AUGM. 2015. (Congresso).

2.
TONSO, S.. Tecnologia Social e os conceitos de Economia Verde: propondo convívios possíveis... e desejáveis. 2013. (Congresso).

3.
TONSO, S.. 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental. 2012. (Outro).

4.
TONSO, S.. Educação profissional e tecnológicas no Brasil. 2012. (Congresso).

5.
TONSO, S.. Rio+20: o papel da Educação Ambiental na construção de Sociedades Sustentáveis. 2012. (Congresso).

6.
TONSO, S.. Grupo Temático Sociedade, Ambiente e Educação - ENANPPAS. 2012. (Congresso).

7.
TONSO, S.. 2º Seminário Nacional de formação em Educação Ambiental no SINGREH. 2011. (Congresso).

8.
TONSO, S.; OLIVEIRA, Haydée Torres de ; ANDRADE, Carlos Fernando ; MEYER, João Frederico . Simpósio "Educação Ambiental e a Ambientalização da Universidade". 2008. (Outro).

9.
TONSO, S.; HABIB, Mohamed . 2º Simpósio COEDUCA de Educação Ambiental. 2008. (Outro).

10.
TONSO, S.; HABIB, Mohamed . 3º Simpósio COEDUCA de Educação Ambiental. 2008. (Outro).

11.
TONSO, S.. IV Encontro Estadual de Coletivos Educadores. 2008. (Outro).

12.
TONSO, S.; HABIB, Mohamed . 1º Simpósio COEDUCA de Educação Ambiental. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nathalie Cristina Wutzki. RELAÇÕES ENTRE A AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE UM VIVEIRO EDUCADOR. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Janice Magri de Melo Hespanhol. A consonancia dos princípios da Educação Ambiental Crítica e da Educação Integral. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Fabio Luiz Vasconcelos. Juventude, meio ambiente e Educomunicação: estudo de um projeto socioeducativo Rádio Ambiente 21, no Sesc SP.. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP. (Orientador).

4.
THIAGO D'AGOSTA CAMARGO. ?Vivir Bien? (Suma Qamaña) e Educação Ambiental Crítica: saberes originários para práticas descolonizadoras.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ana Cecilia Moz Alvez Rodrigues. A educação ambiental como mediadora de conflitos de interesse em U.C. Ambiental. Início: 2016. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Gabriela Furlan Carcaioli. Agroecologia como matriz pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Marcelo Pupo Vaz. Visibilizando Imperceptibilidades. Início: 2014. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Daniel Perez. Coletivos Educadores e cotidiano escolar: apontamentos ao programa Escolas Sustentáveis. Início: 2013. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Claudio Rodrigues Fabi. Perspectivas da ENCEA para Efetividade da Participação na Gestão de Unidades de Conservação Federais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, Instituto Chico Mendes / MMA. Orientador: Sandro Tonso.

2.
Elenara Ribeiro da Silva. O Instituto Agroecológico LatinoAmericano Amazônico como espaço em Construção Permanente. 2014. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Sandro Tonso.

3.
Wagner Coelho da Luz. Uma reflexão colaborativa sobre representações sociais da Educação Ambiental. 2014. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Sandro Tonso.

4.
Patricia Mariana da Costa Santana. Projetos de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Mogi Mirim: Desafios à Prática Pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, . Orientador: Sandro Tonso.

5.
Thaís Arruda Ferreira. Reflexões sobre Cinema Ambiental: uma abordagem multidisciplinar. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, . Orientador: Sandro Tonso.

6.
Claudio Roberto Porta. Reflexões sobre a crise socioambiental: uma analogia entre o consumismo e a drogadiccção. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, . Orientador: Sandro Tonso.

7.
Vitor Tavares Gaspar. Estudos sobre Tecnologia Social e Educação Ambiental Crítica: Possíveis caminhos para construção de outra sociedade. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro Tonso.

8.
Alessandra de Oliveira. Espaços Educadores: um conceito em formação. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro Tonso.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Isis Costa de Andrade. Vivências com Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira: Educação Ambiental e Agroecologia sobre questões do território. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro Tonso.

2.
Renata Tambellini Scalvi. Construção Coletivas e Organização popular: a construção da escolinha no acampamento Elizabeth Teixeira. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro Tonso.

3.
Lucas Coutinho Magnin. O coletivo educador ambiental de Sumaré: uma nova experiência em Coletivos Educadores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Universidade de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Almeida. O conceito e a prática de Espaços Educadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Unicamp. Orientador: Sandro Tonso.

2.
Wagner Coelho da Luz. Indicadores e Parâmetros de Avaliação em Educação Ambiental Crítica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

3.
Átila Ramirez da Silva. Educação Ambiental em ONGs ambientalistas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

4.
Débora Simão. Educação Ambiental com crianças em trabalho de Extensão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

5.
Yura Rodrigues. Educação Ambinetal e o estímulo ao consumo entre crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

6.
Henrique Shimada. Educação Ambiental para compreensão da complexidade do Álcool como combustível. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

7.
Kleiton Bezerra da Silva. Educação Ambiental numa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

8.
Angélica Domingues Pereira. Educação Ambiental e o trabalho do CEPROSOM Limeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

9.
Gabriela Ribeiro Alves. Horta Escolar e Educação Ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

10.
Andréa Ramos Nascimento. As Influências do Capitalismo no Meio Ambiente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

11.
Cíntia Maria Tosta Maciel. A Importância da Educomunicação no Processo de Educação Ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

12.
Mariana Peruchi. Projeto de Educação Ambiental realizado na Escola Municipal Professora Amália Malheiro Moreira Cordeirópolis - SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

13.
Thiago Dagosta Camargo. ?Vivir Bien? e Ecologismo Popular: reflexões sobre Educação, Ambiente e Sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UNICAMP. Orientador: Sandro Tonso.

14.
Ana Carolina Martins Fantin. Elaboração de um projeto de Jardim Sensorial para IAC como Educação Ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

15.
Ednalva de Fátiva Bento Bassete. Educação Ambiental e Alfabetização Ecológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Unicamp. Orientador: Sandro Tonso.

16.
Cristiane César Romão. Agenda Ambiental na Administração Pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

17.
Gabriella Marques Leite Paixão. Diagnóstico Participativo Socioambiental e Elaboração de Projeto Educativo em Comunidade Rural do Município de Paulo Lopes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

18.
Arthur dos Santos Sehbe. Formação do espaço geográfico brasileiro e os danos ambientais causados pelo desenvolvimento do país: comparação com civilizações que entraram em colapsos ambientais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

19.
Vitor Tavares Gaspar. Avaliação em Educação Ambiental: pesquisa bibliográfica e estudo de casos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

20.
Regiane Sofia Valério. Educação Ambiental: dificuldades entre Teoria e Prática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

21.
Giancarlo Nakagima. Taxistas Educadores Ambientais:avaliação da formação de educadores populares de limeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP). Orientador: Sandro Tonso.

22.
Said Nader Moussa. ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS DO VIDRO E DO ALUMÍNIO COMO EMBALAGENS PARA INDÚSTRIAS DE BEBIDAS. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

23.
José Baldino Schneider Vasconcelos. Ética e Educação Ambiental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

24.
Aline Camillo Serafim. Ética e Educação Ambiental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

25.
Stella Regina Ribeiro. Aspectos Conceituais Envolvidos em um Trabalho de Educação Ambiental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

26.
Fernanda Cardoso. A Questão do Lixo e Doenças Veiculadas na Vila Vitória. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

27.
Said Nader Moussa. ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS DO VIDRO E DO ALUMÍNIO COMO EMBALAGENS PARA INDÚSTRIAS DE BEBIDAS. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

28.
José Baldino Schneider Vasconcelos. Ética e Educação Ambiental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

29.
Fábio Fontana Rogério. Criação de Estratégias e Ações para a prática do Ecoturismo de mínimo impacto nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

30.
Stella Regina Ribeiro. Aspectos Conceituais Envolvidos em um Trabalho de Educação Ambiental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

31.
Elisangela Coelho Moura. Análise do tratamento dos resíduos de construção civil na cidade de Limeira - SP. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Em Construção Civil) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

32.
Aline Camillo Serafim. Ética e Educação Ambiental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

33.
Gabriela Narezi. Uma Análise da Conjuntura Política Mundial Relacionando a Problemática do Controle Ambiental no Brasil. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

34.
Adriana Guedes. Reflexões da Educação Ambiental na Redução de Passivos Ambientais. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

35.
Antonio Américo de Oliveira Andrade. Estágio na EMBRAPA de Jaguariúna SP. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

36.
Maria Luiza Guimarães de Luca. Educação Sócio-Ambiental. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

37.
Antonio Américo de Oliveira Andrade. Estágio na EMBRAPA de Jaguariúna SP. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

38.
Maria Luiza Guimarães de Luca. Educação Sócio-Ambiental. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

39.
Oder Luis de Souza Junior. Meio Ambiente Urbano e Qualidade de Vida. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

40.
Fabio Cristiano de Castro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RECOMPOSIÇÃO DA VEGETAÇÃO CILIAR NATIVA EM ÁREAS URBANAS.. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

41.
Agnes Meira Furquim Caselatto. Cooperar Reciclando Cooperar Reciclando: uma forma de Resgatar a Cidadania. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

42.
Luciano Mucini. Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

43.
Elizete Fazza. Água: Consumo; Desperdício; Instrumentos e Alternativas de Otimização do Uso.. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

44.
Estefânia Luiza de Freitas Ferreira. História e importância do Saneamento. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

Iniciação científica
1.
Wagner Coelho da Luz. Construção de Indicadores e Parâmetros de Educação Ambiental Crítica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Controle Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

2.
THIAGO D'AGOSTA CAMARGO. Educação Ambiental crítica e a construção de Alternativas ao Desenvolvimento Sustentável. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

3.
Mayra Abboudi Brasco. REFLEXÕES SOBRE A ISO-14001: solução estrutural ou aparente?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

4.
Wagner Coelho da Luz. Construção de Indicadores e Parâmetros de EA Crítica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

5.
Kleiton Bueno Bezerra da Silva. A Espiral de Ervas como ferramenta para uma Educação Ambiental Crítica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

6.
Thiago Dagosta Camargo. Educação Ambiental e Sociedade: contribuições para um perspetiva crítica. 2009. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia (ex-CESET/UNICAMP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

7.
Paula Espíndola Mielke. A prática da Educação Ambiental formal nas escolas públicas de Limeira: propostas metodológicas. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

8.
Denise Cristina dos Santos Escada. EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA REGIÃO DA BACIA DO PINHAL NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Centro Superior de Educação Tecnológica, Pibic Sae. Orientador: Sandro Tonso.

9.
Maíra Miller Ferrari. Diferentes grupos sociais, Consumismo, Meio Ambiente. Subsídios para uma Educação Ambiental.. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

10.
Marcos Lourenço Chabes. Parâmetros e Indicadores de uma Educação Ambiental Crítica a partir da construção dos conceitos de pertencimento, alteridade e potência de ação.. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

11.
Daniela Soliz Nakamura. Parâmetros e Indicadores de uma Educação Ambiental Crítica a partir da construção dos conceitos de pertencimento, alteridade e potência de ação. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

12.
Luiz Vasconcelos da Silva Filho. Percepção Ambiental através da Vivência Fotográfica sobre o Ribeirão Pires.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

13.
Daniel Mendes Gusmão. A Construção e Funcionamento de um Viveiro de Mudas Nativas como um processo de Educação SócioAmbiental. 2004. 0 f. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Sandro Tonso.

14.
Paula Espíndola Mielke. A prática da Educação Ambiental formal nas escolas públicas de Limeira. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Saneamento Ambiental) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Tonso.

15.
Stella Regina Ribeiro. Articulação entre Conceitos Valores e Atitudes para uma Educação Ambiental. 2003. 85 f. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

16.
Larissa Lucciane Volpe. Adequação ambiental e utilização do basalto das pedreiras na região de Limeira. 2002. 130 f. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia Em Construção Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.

17.
Gabriela Narezi. Adequação ambiental e utilização do basalto das pedreiras na região de Limeira. 2002. 130 f. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sandro Tonso.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TONSO, S.; LUZ, W.C. . Uma Educação Socioambiental Crítica no PAC. Na trilha com o Educador. 1ed.Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2015, v. , p. 79-96.

2.
TONSO, S.. Agricultura ou Sociedades Sustentáveis? O papel da Educação Ambiental. In: Renato Ferraz; Manoel Abilio de Queiroz. (Org.). Recursos Fitogenéticos-A base da agricultura sustentável no Brasil. 1ed.Viçosa: , 2015, v. , p. 321-335.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TONSO, S.. A casa ameaçada. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TONSO, S.. Tecnologia Social e os conceitos de Economia Verde: propondo convívios possíveis... e desejáveis. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:32:40