Vicente Ambrosio Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5532773269701009
  • Última atualização do currículo em 28/11/2007


Mestre em marketing/Thunderbird. Pós-graduado em administração/ESPM. Administrador/UFRJ. Trinta e um anos de experiência em gestão de marketing/ Gillette, R.J. Reynolds, Stafford-Miller, Castrol, SOLA. Consultor de planejamento de marketing/Mirambro. Professor de marketing/ESPM. Diretor acadêmico da pós-graduação/ESPM. Autor de dois best sellers/R&A. Tradutor-revisor de livros de marketing/LTC, Campus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vicente Ambrosio Junior
Nome em citações bibliográficas
AMBROSIO, V.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Av. Rio Branco, 53 / 2o. andar
Centro
20090-004 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21062072
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


1977 - 1979
Mestrado em Master of International Management.
The Garvin School of International Management, THUNDERBIRD, Estados Unidos.
Título: Programa de mestrado sem dissertação,Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: Programa de mestrado sem dissertação.
Bolsista do(a): Fundação Rotária, ROTARY, Estados Unidos.
1997 - 1998
Especialização em Especialização em Pós-graduação em Administração. (Carga Horária: 550h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: O Marketing e a Unidade do Ser Humano.
Orientador: Sandra Fernandes.
1970 - 1974
Aperfeiçoamento em Curso de Inglês.
Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.
Título: Curso sem requisito de monografia. Ano de finalização: 1974.
Orientador: Curso sem requisito de monografia.
1973 - 1977
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Programa sem monografia.
Orientador: Programa sem monografia.
1972 - 1972
Ensino Médio (2º grau).
Superior Senior High School, SSHS, Estados Unidos.
1966 - 1972
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Anglo Americano, ANGLO, Brasil.
1961 - 1965
Ensino Fundamental (1º grau).
Grupo Escolar Alfredo Lima, GEAL, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Fórum Universitário Pearson.
PEARSON, PEARSON, Brasil.
2007 - 2007
2º SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPM. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Curta Duração.
ABA-Associação Brasileira de Anuciantes, ABA, Brasil.
2005 - 2005
III Fórum ABA Rio de Excelência em Mídia.
ABA-Associação Brasileira de Anuciantes, ABA, Brasil.
2005 - 2005
As principais habilidades de um professor universi.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2004 - 2004
Ofinina do Corpo e da Voz.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1997 - 1997
Desenvolvimento de Potencialidades Humanas. (Carga horária: 24h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1996 - 1996
introdução ao Processo de Consultoria I. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
1994 - 1994
IV Congresso Brasileiro de Marketing.
Associação Brasileira de Marketing, ABM, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Curta Duração.
KPMG Peat Morwick Auditores e Consultores, KPMG, Brasil.
1993 - 1993
Maneging For Excellence. (Carga horária: 8h).
HSM Cultura e Desenvolvimento, HSM, Brasil.
1992 - 1992
Total Marketing. (Carga horária: 8h).
HSM Cultura e Desenvolvimento, HSM, Brasil.
1992 - 1992
The Customer Driven Company. (Carga horária: 8h).
HSM Cultura e Desenvolvimento, HSM, Brasil.
1992 - 1992
Secrets of Japanese Marketing. (Carga horária: 8h).
HSM Cultura e Desenvolvimento, HSM, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Curta Duração.
Kepner Tregoe, KT, Brasil.
1985 - 1985
Comunicação Cósmica e Ciência das Formas. (Carga horária: 16h).
Psychotronix International Co., PSYCHOTRONIX, Brasil.
1984 - 1984
Eficácia Gerencial. (Carga horária: 16h).
Management Center do Brasil, MCB, Brasil.
1984 - 1984
III Seminário. (Carga horária: 16h).
Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, SBPM, Brasil.
1982 - 1982
Advanced Seminar on Marketing. (Carga horária: 24h).
Management Center do Brasil, MCB, Brasil.
1981 - 1981
I Curso de Perfumaria Criativa. (Carga horária: 8h).
Companhia Brasileira Givaudan, GIVAUDAN, Brasil.
1976 - 1976
Balanço. (Carga horária: 20h).
Instituto de Desenvolvimento Econômico e Gerencial, IDEG, Brasil.
1975 - 1975
Pesquisa de Mercado. (Carga horária: 20h).
Instituto de Desenvolvimento Econômico e Gerencial, IDEG, Brasil.
1975 - 1975
Administração e Gerência Financeira. (Carga horária: 24h).
Instituto de Organização Racional d Trabalho da Guanabara, IDORT, Brasil.
1973 - 1973
Curso Prático de Esteno Português. (Carga horária: 48h).
Organizações TED de Serviços Ltda., TED, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor - Planejamneto Estratégico

Atividades

1998 - 2004
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Planejamento Estratégico de Marketing

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Atualmente em licença não remunerada.

Atividades

08/1998 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação publicitária
Mercadologia
Planejamento de marketiting

Instituto Trevisan, ITV, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Prtofessor Convidado

Atividades

1997 - 1998
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Qualidade Total

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Diretor da Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Diretor da Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador dos Progr de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio Supervisionado

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Departamento de Marketing

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso Intensivo de Negócios

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Professor Orientador, Enquadramento Funcional: Professor Orientador

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos Fechados

Atividades

12/2005 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor Acadêmico.
04/1997 - Atual
Ensino, Pós-graduação em marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing estratégico
Planejamento de marketing
04/1996 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia
Planejamento de marketing

Sola Brasil Indústria Óptica LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Gerente de Marketing- América, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing- América-Latina
Outras informações
Cargos Ocupados: Lançamento de Novos produtos; Direção do Departamento de Marketing; Organização da Estrutura de Marketing e Desenvolvimento de Negócios Junto a Clientes Especiais

Atividades

01/1995 - 03/1996
Direção e administração, Sola Brasil, .

Cargo ou função
Lançamento de Novos Produtos.
01/1995 - 03/1996
Direção e administração, Sola Brasil, .

Cargo ou função
Direção do departamento de Marketing.
01/1995 - 03/1996
Direção e administração, Sola Brasil, .

Cargo ou função
Organização da Estrutura de Marketing.
01/1995 - 03/1996
Direção e administração, Sola Brasil, .

Cargo ou função
Desenvolvimento de Negócios Junto a Clientes Especiais.

Mirambro LTDA, MIR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor

Atividades

1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria e Planejamento de Marketing, .

Cargo ou função
Direção Geral.
1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria e Planejamento de Marketing, .

Cargo ou função
Consultoria e Planejamento de Marketing.
1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria e Planejamento de Marketing, .

Cargo ou função
Consultoria e Planejamneto Estratégico Corporativo.
1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria e Planejamento de Marketing, .

Cargo ou função
Ensino de Planejamento Estratégico Corporativo e de Marketing.

Universidade Cândido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2004
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor- Ger~encia de Marketing

Atividades

1992 - 2004
Ensino, Pós-graduação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Gerência de Marketing

Castrol Brasil Ltda, CBR, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Gerente da Divisão Automotiva, Enquadramento Funcional: Gerente da Divisão Automotiva
Outras informações
Principais Contribuições: Liderança da divisão ao seu primeiro período lucrativo em 4 anos; Obtenção do prêmio Marketing Best 1993, o primeiro na história da empresa; Liderança do programa de Qualidade Total na divisão Automotiva, Incluindo certificação ISO 9001 da fábrica de lubrificantes; Informatização das operações de vandas; Reorganização da política de vendas e implementação de plano de incentivo; Desenvolvimento de plano de marketing; Implantação do sistema de gerência de produtos; Lançamento e relançamento de diversos produtos; Implementação de várias campanhas de propaganda e de promoção; e Implantação de plano integrado de pesquisa de mercado

Atividades

10/1992 - 01/1994
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Propaganda e Pesquisa de Mercado.
10/1992 - 01/1994
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Menbro da Diretoria e do Comitê de Qualidade Total.
10/1992 - 01/1994
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Supervisor de 103 Pessoas.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Atividades

05/1992 - 09/1992
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Qualidade Total

Stafford - Miller Farmacêutica LTDA, SMF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Gerente de Marketing, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing
Outras informações
Principais Contribuições: Aumento de participação de mercado dos principais produtos; Lançamento do primeiro novo produto em 5 anos; Importação de vários produtos para teste de mercado; Organização de calendário com 15 novos produtos viáveis; Aumento marcante de qualidade de embalagem e de comunicação de toda a linha de produtos; Reorganização do departemaneto de Marketing; e Elaboração de vários planos de marketing.

Atividades

03/1990 - 05/1992
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Gerência de Departamento de Marketing.
03/1990 - 05/1992
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Responsabilidade pela Companhia na Ausência do Presidente.
03/1990 - 05/1992
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Supervisão de 16 Pessoas.

Gillette do Brasil e Cia, GBC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Gerente de Grupo de Produto, Enquadramento Funcional: Gerente Grupo de Produto
Outras informações
Principais Contribuições: Lançamento de duas marcas importantes de desodorantes para o corpo; Lançamento de duas extenções de linha de desodorantes; Relaçamento de líder de mercado, ultrapassando todos os objetivos de participação de mercado e financeiro; Desenvolvimento e implantação de vários planos de marketing; Desenvolvimento e implantação de seis campanhas de propaganda; e Treinamento de três Trainees de Marketing

Atividades

06/1987 - 03/1990
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Gerência da Divisão de Produtos de Toalete até o nível de lucro Operacional.
06/1987 - 03/1990
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Gerência de 10 pessoas, incluindo 5 gerentes.
09/1983 - 08/1985
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Gerente de Produtos.
12/1982 - 08/1983
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Gerente de produtos Júnior.
07/1981 - 11/1982
Serviços técnicos especializados , Técnico, .

Serviço realizado
Trainee de Gerência de Produtos.
01/1980 - 07/1981
Serviços técnicos especializados , Técnico, .

Serviço realizado
Trainee de Marketing.

R.J Reynolds Tabacos do Brasil Ltda, RJT, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Gerente de Grupo de Produtos, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos
Outras informações
Principais Contribuições: Lançamento de duas novas marcas de cigarros em mercado teste e, depois, em mercado nacional; Elaboração de vários planos de marketing para novos produtos; e Implementação do negócio de isqueiros institucionais.

Atividades

09/1985 - 05/1987
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Desenvolvimento e Lançamento de Novos Produtos.
09/1985 - 05/1987
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Desenvolvimento de Negócio de Isqueiros Institucionais.
09/1985 - 05/1987
Direção e administração, Gerência, .

Cargo ou função
Coordenação do Sistema de Marcas.

Business International Corporatins, BIC, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1977
Vínculo: Assi Adm. e de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo e de Pesquisa
Outras informações
Artigos na Business Latin America, um dos periódicos publicados pela companhia, através de informações obtidas em órgãos do governo e em empresas privadas; Relatórios de pesquisa com informações acerca de investimento externo e procedimentos / regulamentos de importação/exportação;Racionalização das técinicas de pesquisa da empresa; Crisção e desenvolvimento de arquivos de investimentos, aquisições e gerência de companhias multinacionais com operações no Nrasil; e Organização e atividades de mesas-redondas com o governo, as quais trouxeram para o Brasil mais de 100 altos executivos de empresas multinacionais.

Atividades

05/1992 - 09/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consutoria, .

Cargo ou função
Consultor.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: MARKETING.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Prêmio Francico Gracioso de Exelência Acadêmica, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2001
Professor Homenageado - Comunicação Social, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2000
Paraninfo - Comunicação Social, Universidade Veiga de Almeida.
2000
Professor Homenageado - Administração - Qualitativa, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2000
Professor Homenageado - Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
1999
Professor Homenageado - Comunicação Social, Universidade Veiga de Almeida.
1999
Paraninfo - Comunicação Social (1a. Turma), Escola Superior de Propaganda e Marketing.
1998
Prêmio Competência, ESPM.
1996
The Marquis Who's Who in the World, The Marquis Who's Who Publication Board.
1993
Marketing Best - Castrol, EASP/FGV.
1973
Certificate of Proficiency in English, The University of Michigan.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMBROSIO, V.2005 AMBROSIO, V.; Ambrosio, A. . A Matriz BCG Passo a Passo. Revista da ESPM, São Paulo, p. 92-102, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMBROSIO, V.. Plano de Marketing - Um Roteiro Para a Ação. 1. ed. SÃO PAULO: PEARSON, 2007. v. 1. 198p .

2.
AMBROSIO, V.; Siqueira, R. . Plano de Marketing Passo a Passo - Serviços. 1. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002. v. 1. 168p .

3.
AMBROSIO, V.. Plano de Marketing Paso a Paso. 1. ed. Santa Fe de Bogotá: Pearson Educación de Colombia Ltda., 2000. v. 1. 176p .

4.
AMBROSIO, V.. Plano de Marketing Passo a Passo. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 1999. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMBROSIO, V.. Nova Poesia Brasileira 89. Nova Poesia Brasileira. Rio de Janeiro: Shogun Editora e Arte LTDA, 1989, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMBROSIO, V.. Leitura prática e especializada. Revista Rumos, Rio de Janeiro, p. 44 - 44, 01 fev. 2001.

2.
AMBROSIO, V.. O que as marcas têm a ver com o social?. Revista Rumos, Rio de Janeiro, p. 44 - 44, 01 nov. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMBROSIO, V.. O Marketing como Ponto de Partida para Elaboração de Projetos de Cidades Candidatas aos Jogos Olímpicos. In: Fórum Olímpico do Rio de Janeiro, 2002, Rio de Janeiro. Biblioteca Básica em Estudos Olímpicos. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2002. v. 1. p. 473-498.

Outras produções bibliográficas
1.
AMBROSIO, V.. A Força da Marca. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 2001. (Tradução/Livro).

2.
AMBROSIO, V.. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000. (Tradução/Livro).

3.
AMBROSIO, V.; MARTINS, H. ; PESSOA, M. F. C. . Vencer com Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. (Tradução/Livro).

4.
AMBROSIO, V.; PESSOA, M. F. C. ; MARTINS, H. . Excelência nos Serviços Públicos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. (Tradução/Livro).

5.
AMBROSIO, V.. Nova Poesia Brasileira 89. Rio de Janeiro: Shogun Arte, 1989 (Coletânea).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMBROSIO, V.. Plano de Atendimento- Cenpes. 2005.

2.
AMBROSIO, V.. Plano Estratégico de Comunicação - Cenpes. 2004.

3.
AMBROSIO, V.. Métricas de Marketing - Firjan. 2004.

4.
AMBROSIO, V.. Plano Estratégico de Marketing - Sistema Firjan. 2001.

5.
AMBROSIO, V.. Plano Estratégico de Marketing - Proban. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
AMBROSIO, V.. Lauda Técnica do Filme " Perfeccionionista". 2007.

2.
AMBROSIO, V.. Como fazer um Pano de Marketing - Dtcom. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMBROSIO, V.. Plano de Ação - Pós-Graduação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ação).

2.
AMBROSIO, V.. Mestrado Proficional. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ação).

3.
AMBROSIO, V.. Manual do Estágio Supervisionado. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

4.
AMBROSIO, V.. Manual -Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

5.
AMBROSIO, V.. Manual- Programa de Graduação ESPM - PGE. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

6.
AMBROSIO, V.. Centro de Desenvolvimento de Talentos - CDT. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano Estratégico).

7.
AMBROSIO, V.. Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - ESPM Rio. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

8.
AMBROSIO, V.. Manual - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

9.
AMBROSIO, V.. Manual-Programa de Gradução ESPM - PGE. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

10.
AMBROSIO, V.. Manual do Plano de Marketing - PCC 1a. Gerência. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

11.
AMBROSIO, V.. Manual do Projeto de Conclusão de Comunicação-PCC-Com. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

12.
AMBROSIO, V.; ARAGON, C. . Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

13.
AMBROSIO, V.. Manual do Plano de Marketing - PCC-Cidades. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

14.
AMBROSIO, V.. Manual-Projeto de conclusão de Curso - PCC - Rio de Janeiro. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

15.
AMBROSIO, V.. Manual - Projeto de Conclusão de Curso- PCC - Cidades. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

16.
AMBROSIO, V.. Manual - Trabalho de conclusão de Curso - TCC. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

17.
AMBROSIO, V.. Manual- Programa de Graduação ESPM- PGE. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

18.
AMBROSIO, V.. Manual do Projeto de Conclusão de Curso - PCC. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

19.
AMBROSIO, V.. Projeto de Conclusão de comunicação-PCC-Com - Rio de Janeiro. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

20.
AMBROSIO, V.. Manual - Projeto de Conclusão de Curso - PCC-Cidades. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

21.
AMBROSIO, V.. Manual - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

22.
AMBROSIO, V.. Manual- Projeto de Graduação ESPM - PGE. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

23.
AMBROSIO, V.. Manual - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

24.
AMBROSIO, V.. Manual-Programa de Graduação ESPM - PGE. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

25.
AMBROSIO, V.. Manual do Programa de Graduação ESPM - PGE. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

26.
AMBROSIO, V.. Manual do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; CARMEIRO, M. G.. Participação em banca de Ana Keli;Mirela Schutz; Paulo Nenes; Priscila Noherdaui. TV GLOBO NA TV DIGITAL. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de André Lucena;André Rossi;Daniel;Regeiton;Leonardo;Renato. SPOLETO DELIVERY. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Allan Petermann;Jusley Medeiros;Teresa Turola. LABORATÓRIO SÃO LUCAS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Harley;Lucas;Bianca;Christiane; Sergio. BONARTE- ACADEMIA DE MÚSICA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Flavia Boschi;Rodney;Rodrigo Vegele;Marta Mascouto. SHENANIGAN'S IRISH PUB. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Marcella Azevedo;Joana;Elisa;Monica;Maria Fernanda. RIO BACKPACRERS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Claudia Lourenço;Fernanda Magalhães;Maria Diez;Erika;Soraia. NATURA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Ana Carolina Martins;Banca Papoula;Silvia Pereira. CELOX - BARRENNE IND. FARMACÊUTICA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Andre Hentzy;Felipe;Frederico; João Marcelo;Marcos Inácio. COLOR OFFICE. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Ana Beatriz;Cristina Nogueira;Fernanda Gomes. VIA SHOW 2006. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Rafhael Bastos;Luciano Freitas. GERDAU. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Adriana Pinheiro;Cristiana Macedo. INFOGLOBO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Alexandre Abreu;Cristina Ramalho;Diogo Carvalho; Esther. DOMUS POPULI. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; Rêgo, K.. Participação em banca de Eduardo Gimenes; Paulo Eli Nascimento. VALET PARKING. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA 1º GERÊNCIA EM MARKETING) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOSCHI, M. R.; TARDIN,L; AMBROSIO, V.. Participação em banca de DANIEL;FLAVIA;ISRAEL;RAUL;ROBERTA E YARA.RÁDIO FM O DIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
AMBROSIO, V.; TARDIN,L; MATTOSO,C.. Participação em banca de ANA LUIZA;BEATRIZ;ERIKA;RENATA COUTO E TADEU CARNEIRO.PRIMEIRO QUARTO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; CARMEIRO, M. G.. Participação em banca de LUIZ MARCELO;ROBERTO;JOSÉ EUGÊNIO E SIDARTA BRATA.MACROTINTAS LTDA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
AMBROSIO, V.; HALPERN, E.; SIGELMANN. Participação em banca de ELAINE;JANAINA;MARCELA E RENATA ANDREONI.RJ REFRESCOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
PITASSI, C.; AMBROSIO, V.. Participação em banca de LIVIA CASTRO;MARIANA;RAFAEL MUNIZ E VICENTE ABREU.CME CONSTRUÇÕES. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
AMBROSIO, V.; Ambrosio, A.; VILLARDI, B. Participação em banca de DÉBORA TESA;MARCELLA;MICHELE COSTA E NIELE GOMES.PWR MECÂNICA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
AMBROSIO, V.; BOSCHI, M. R.. Participação em banca de CARLOS AUGUSTO E GUILHERME CAFALAN.BR DISTRIBUIBORA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
AMBROSIO, V.; BOSCHI, M. R.; JARA. Participação em banca de EVELLYN; FRANCISCO; JOÃO ROBERTO; RAFAEL LIPORACE E REBECCA.ARTECÊNICA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
AMBROSIO, V.; Siqueira, R.; VILHENA. Participação em banca de PAULO GODOY;JOSE CARLOS;ANDRE PROENÇA; PATRICIA E CANDIDO.BODY PLANET. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
AMBROSIO, V.; GORANSSON; MIGUEZ. Participação em banca de CLOVIS;ELISETE;LILIAN;PAOLA E ROBERTA.JOHNSON MAX PROFESSIONAL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
HALPERN, E.; ALEXANDRE, A; AMBROSIO, V.. Participação em banca de BRUNO;FABRICIO;PEDRO E PEDRO COELHO.PIMACO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
HALPERN, E.; AMBROSIO, V.; ALEXANDRE, A. Participação em banca de CAMILA;CLARISSE;PRISCILA;VANESSA E ROBERTABICHARA.RÁDIO TUPI. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO.Planejamento de Marketing para Serviços. 2002. (Encontro).

2.
CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO.O Plano de MArketing e a Mente-Diferencial competitivo para o próximo milênio. 1999. (Encontro).

3.
SEMAPEM.Seminários de Marketing para Pequenas e Médias Empresas. 1999. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vicente Ambrósio. estratégias de Marketing para Instituição de Ensino Superior. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vicente Ambrósio. Ludus Primus Restaurante LTDA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

2.
Vicente Ambrósio. Multistock. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

3.
Vicente Ambrósio. Danprewan. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

4.
Vicente Ambrósio. Smart Tech. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

5.
Vicente Ambrósio. Empresa Caminho Aéreo Pãp de Açúcar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

6.
Vicente Ambrósio. MDL - Menbrana Digital Componentes Eletrônicos LTDA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

7.
Vicente Ambrósio. Crase Sigma. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

8.
Vicente Ambrósio. Cartier do Brasil S.A. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

9.
Vicente Ambrósio. Ranbaxy. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

10.
Vicente Ambrósio. MRS. Home. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

11.
Vicente Ambrósio. ESPM JR.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

12.
Vicente Ambrósio. ESPM. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

13.
Vicente Ambrósio. Itaubá. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

Orientações de outra natureza
1.
Vicente Ambrósio. Vocall. 2005. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

2.
Vicente Ambrósio. Mr. Torta. 2005. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

3.
Vicente Ambrósio. Green Village Golf Club. 2005. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

4.
Vicente Ambrósio. Origem Fonogramas. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

5.
Vicente Ambrósio. 1E Intercâmbios. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

6.
Vicente Ambrósio. Parque da Mônica. 2004. Orientação de outra natureza - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

7.
Vicente Ambrósio. Plano de Saúde CAFE. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

8.
Vicente Ambrósi. Urpem. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

9.
Vicente Ambrósio. Físico & Forma. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

10.
Vicente Ambrósio. Leo Serviços Digitais. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

11.
Vicente Ambrósio. BE Mania. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

12.
Vicente Ambrósio. Furnas Centrais Elétrics S.A. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

13.
Vicente Ambrósio. NZA Music. 2004. Orientação de outra natureza - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

14.
Vicente Ambrósio. MRS Logística. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

15.
Vicente Ambrósio. Domus Populi. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

16.
Vicente Ambrósio. Carioca Eventos e Viagens. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

17.
Vicente Ambrósio. Datum Consultoria e Projetos. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

18.
Vicente Ambrósio. Instituto Muito Especial. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

19.
Vicente Ambrósio. Valet Parking. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

20.
Vicente Ambrósio. Casa da Empada. 2004. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

21.
Vicente Ambrósio. Gasolina Podium. 2003. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

22.
Vicente Ambrósio. ONS. 2003. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

23.
Vicente Ambrósio. Shopping Iguatemi. 2003. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

24.
Vicente Ambrósio. Módulo Education Center. 2003. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.

25.
Vicente Ambrósio. Aeróleo Taxi Aéreo. 2003. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vicente Ambrosio Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 22:39:23