Marcus Salerno de Aquino

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  • Última atualização do currículo em 31/05/2017


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas adaptativos, ambientes virtuais, realidade virtual, perfil do usuário, agentes inteligentes e design de jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Salerno de Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Sistemas e Computação.
Av. Aprigio Veloso, 882
Bodocongó
58109-120 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 21011120
URL da Homepage: http://www.dsc.ufcg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: VEPersonal - Uma Infra-estrutura para Gerenciamento de Componentes de Ambientes Virtuais Adaptativos, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Alejandro C. Frery Orgambide.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Ensino a Distância; Agentes Inteligentes; SGBD XML.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Informática.
1985 - 1987
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: BACKFORNEB: Uma Ferramenta para Construção de Sistemas Especialistas Diagnosticadores,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Giuseppe Mongiovi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Especialistas; Motor de Inferências; Regras de Produção.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
2000 - 2001
Especialização em Engenharia de Produção. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Bacharelado em Ciencia da Computacao.
Departamento de Computação, UFSCAR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técncias de Programação
Introdução à Programação
02/2011 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos Digitais
TECC Fundamentos e Aplicações de Realidade Virtual
TECC Modelagem de Ambientes Virtuais
02/2011 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Ciência da Computação
Cálculo Numérico
06/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

04/2008 - 12/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Fundamentos de Realidade Virtual
Modelagem de Ambientes Virtuais
Técnicas de Programação
06/2007 - 03/2008
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Fundamentos de Realidade Virtual
Modelagem de Ambientes Virtuais

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 2002 o Campus de Campina Grande, no qual sou professor, foi desmembrado da UFPB, tornando-se Universidade Federal de Campina Grande

Atividades

03/1999 - 03/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Presidente do Conselho Editorial e Editor da Revista INTERAÇÃO - Centro de Ciências e Tecnologia/UFCG.
09/1986 - 03/2003
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Programação 1, Introdução a Programação, Introdução a Ciência da Computação
02/1997 - 03/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Assessor de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologia/UFCG.
09/1997 - 07/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Departamento de Sistemas e Computação.

06/1997 - 05/1999
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa do Consórcio dos Municípios Amigos da Criança e Compartimento da Borborema/Área de Meio Ambiente - UFPB/UNICEF.
03/1997 - 02/1998
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - PICT/REECCT/REENGE.
08/1995 - 07/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Departamento de Sistemas e Computação.

07/1992 - 09/1995
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Departamento de Sistemas e Computação.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Processamento de Dados.
06/1994 - 12/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Departamento de Sistemas e Computação.



Linhas de pesquisa


1.
Processamento de Linguagem Natural
2.
Ferramentas para Modelagem e Avaliação de Sistemas Distribuídos
3.
Sistema de Informações para Difusão Tecnológica
4.
Realidade Virtual e Multimídia

Objetivo: Gerar soluções para o desenvolvimento de Ambientes Virtuais adaptativos, em tempo real, aplicando técnicas de engenharia de requisitos e de usabilidade para a especificação e validação dos ambientes a serem desenvolvidos..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Interação Homem-Máquina.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Adaptatividade; Ambientes Virtuais; Interface 3D; Perfil do Usuário; Realidade Virtual; Usabilidade.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uma Técnica para Manutenção dos Dados do Learning Analytics para o Aprimoramento do Design Instrucional de uma Disciplina
Descrição: Learning Analytics é uma tecnologia que analisa dados de aprendizagem com o intuito de identificar problemas com um determinado conteúdo programático, reconhecimento entre o sucesso e insucesso de trajetórias de aprendizagem (design instrucionais), detecção de lições complexas e alunos de risco. O objetivo deste trabalho é propor uma técnica de Learning Analytics a partir da análise do perfil de estudantes. Tais informações permitem que sejam identificados alunos que não executam tarefas dentro do tempo especificado, que não estão relacionadas ao seu perfil, como também caminhos de sucesso e insucesso. Os dados obtidos com essa análise serão utilizados como base para uma ferramenta de visualização de dados, onde será possível acompanhar em tempo de execução o progresso do aluno e identificar possíveis problemas no Design Instrucional de uma disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcus Salerno de Aquino - Coordenador / Ulrich Schiel - Integrante / Douglas Afonso Tenório de Menezes - Integrante / Renato Ely Domingues Silva - Integrante.
2011 - Atual
Game Cultural: Inovação e Realidade Expandida na Economia da Cultura de Campina Grande
Descrição: Este projeto visa criar um modelo de representação do conhecimento de cenários de negócios da economia da cultura com níveis programáveis de realidade usando conceitos de construção social da realidade de mercado (construção do sentido da inovação) e usando recursos de modelagem e implementação de ambientes de realidade virtual. Para transformar pessoas e instituições no espaço urbano de Campina Grande, o Game Cultural usa conceitos de co-responsabilidade entre agente humano e agente de software para gestão do conhecimento na rede urbana de vocações e negócios da economia da cultura (cenários de inovação). O ambiente virtual de gestão do conhecimento resultante deve permitir que o jogador use recursos de adição de sentidos da inovação disponibilizados na forma de conteúdos transmidiáticos tais como imagens estáticas, vídeos, textos jornalísticos e meta-dados, os quais são indicadores dos fenômenos educacionais, sociais e mercadológicos de um setor específico da economia da cultura como o artesanato por exemplo. O usuário (jogador) é auxiliado pelos agentes híbridos (humanos e artificiais) para pesquisar oportunidades, escolher uma delas, criar um plano de negócio com a oportunidade escolhida (loja de artesanato ou evento musical), fazer propaganda, vender seus bens culturais, fazer parcerias, comprar insumos tangíveis (matéria prima, equipamentos, etc) e intangíveis (informação, cursos, pessoas, etc) e vender seu passe de gestor para empresas simuladas e reais ou vender seu plano de negócio cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcus Salerno de Aquino - Integrante / Marcelo Alves de Barros - Coordenador / Agueda Miranda Cabral - Integrante / Josenita Ramos - Integrante / Goretti Maria Sampaio - Integrante / Fernando Firmino da Silva - Integrante / Fabiana da Silva França - Integrante / Luiz Custodio da Silva - Integrante / Francisca Arruda Ramalho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Realidade Virtual.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Inteligentes.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FUJIOKA, R. C. ; SOUZA, F. F. ; AQUINO, M. S. . Arquitetura de Referência para Gerenciamento de Ambientes Virtuais 3D. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 148p .

Capítulos de livros publicados
1.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. . Adaptive Virtual Environments: The Role of Intelligent Agents. In: Haiping Xu. (Org.). Practical Applications of Agent-Based Technology. 1ed.Rijeka: InTech, 2012, v. 1, p. 87-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, D. ; SCHIEL, U. ; NUNES, I. ; AQUINO, M. S. ; LIMA, D. ; SILVA, R. . DaVID- A Model of Data Visualization for the Instructional Design. In: The 17th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2017, Timisoara, Romania. The 17th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT2017, 2017.

2.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. ; SOUZA, D. A. C. M. ; FUJIOKA, R. C. ; Vieira, M. M. S. . An Infrastructure to Generate Adaptive Virtual Environments with the Management of Client-Server Communication in Real Time. In: X Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2008, João Pessoa. X Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Cómputação, 2008. p. 61-69.

3.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. ; SOUZA, D. A. C. M. ; FUJIOKA, R. C. . Supporting Adaptive Virtual Envirnments with Intelligent Agents. In: 7th Internacional Conference on Intelligent Systems Design and Appllications, 2007, Rio de Janeiro. 7th Internacional Conference on Intelligent Systems Design and Appllications. Los Alamitos - CA - USA: IEEE Computer Society, 2007. v. 1. p. 217-222.

4.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. . Three-dimensional Virtual Environments Adaptive to the Student's Profile for Distance Learning. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

5.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. . VEPersonal - An Infrastructure of Virtual Reality Components to Generate Web Adaptive Environments. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2005, Poços de Caldas. ACM International Conference Proceeding Series. New York - USA: ACM Press, 2005. v. 125. p. 1-8.

6.
AQUINO, M. S.; BRASILEIRO, M. A. G. . O Ambiente de Educação a Distância sob a Ótica de Sistemas de Produção. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2002, Curitiba. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2002. v. 01.

7.
AQUINO, M. S.; BRASILEIRO, F. V. ; DUARTE, A. N. . ComuniNet - Comunicação Social na Internet. In: V Encontro de Extensão da UFPB, 1999, João Pessoa. V Encontro de Extensão da UFPB. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. ; ALMEIDA NETO, L. G. ; ALBUQUERQUE, M. V. A. ; ALMEIDA, R. M. G. . Personalização de Ambientes Virtuais Tridimensionais pelo Perfil do Usuário com X3D. In: 8th Symposium on Virtual Reality, 2006, Belém. 8th Symposium on Virtual Reality, 2006.

2.
AQUINO, M. S.; Sales, M. V. G. ; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. . O Uso de Agentes Inteligentes na Personalização de Ambientes Virtuais. In: II Workshop de Aplicações em Realidade Virtual, 2006, Recife. II Workshop de aplicações em Realidade Virtual, 2006. v. I. p. 57-60.

3.
AQUINO, M. S.; Neto, D. R. M. ; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. . Uma Interface 3D para ambientes Virtuais: o caso do VEPersonal. In: II Workshop de Aplicações em Realidade Virtual, 2006, Recife. II Workshop de Aplicações em Realidade Virtual, 2006. v. I. p. 85-88.

4.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. ; FRERY, A. C. . A Multi-Agent Architecture for Generating and Monitoring Adaptive Virtual Environments. In: 5th International Conference on Hybrid Intelligent Systems, 2005, Rio de Janeiro. Fifth Internacional Conference on Hybrid Intelligent Systems. Los Alamitos - CA - USA: IEEE Computer Society, 2005. v. 1. p. 515-517.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, M. S.; SOUZA, F. F. . An intelligent web interface to generate and update adaptive virtual environments. In: 10th International Conference on Hybrid Intelligent Systems, 2010, Atlanta - Georgia. 10th International Conference on Hybrid Intelligent Systems, 2010. v. 01. p. 51-54.

2.
AQUINO, M. S.; MEDEIROS, R. A. C. . Reformulação do Sistema de Informação das Potencialidades Tecnológicas do CCT - SINPTEC. In: 51a Reunião da SBPC, 2000. 51a Reunião da SBPC, 2000.

3.
AQUINO, M. S.; CAMPOS, Y. P. . Especificacao de Uma Interface Orientada a Objetos para SIGs. In: 47o Congresso da SBPC, 1995. 47a Reunião da SBPC, 1995. v. II.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, D. S. ; DEININGER, G. G. ; MEDEIROS, J. L. P. ; OLIVEIRA, J. A. D. ; AQUINO, M. S. ; SILVA, M. C. S. ; MEDEIROS, Y. L. . Análise das Atividades de Monitoria da Disciplina Introdução à Programação do DSC/UFC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AQUINO, M. S.. Planejamento de Sistemas de Transporte Coletivo 1995.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
AQUINO, M. S.; SOUZA, D. A. C. M. ; FUJIOKA, R. C. ; SOUZA, F. F. . VEPersonal: an infrastructure of Virtual Reality components to generate web adaptive environments. 2007.

2.
AQUINO, M. S.. Sistema de Informacoes Geograficas p/ Planejamento Viario.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Bezerra, E. P.; Tavares, T. A.; AQUINO, M. S.. Participação em banca de Fausto Alves de sousa Neto. DITY-Learning: Uma Ferramenta de Autoria para Construção de Objetos Digitais de Aprendizagem para TV Digital Interativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
Medeiros, A. F. C.; Tavares, T. A.; AQUINO, M. S.. Participação em banca de Rodrigo da Cruz Fujioka. SCOLLAB CORE A PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES SOCIAIS. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
Fidalgo, R. N.; SOUZA, F. F.; AQUINO, M. S.. Participação em banca de Fabio Cesar Figueiredo de Medeiros Chicout. Uma Proposta de Geração Semi-automática de Modelos de Bancos Semi-Estruturados a partir de Ontologias. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Fidalgo, R. N.; SOUZA, F. F.; AQUINO, M. S.. Participação em banca de Igor Barbosa Costa. Serviços para Interconexão de Dispositivos Móveis em Protocolos de Comunicação Distintos através de uma Arquitetura Orientada a Serviços no Ginga. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Freitas, F. L. G.; Lóscio, B. F.; AQUINO, M. S.; Santos, M. S.; Amorim, R. J. R.. Participação em banca de Richarlyson Alves D'Emery. Um Frame Work de Geração de código para Construção de Aplicações que utilizam Ontologias e Agentes. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
Freitas, F. L. G.; AQUINO, M. S.; Lóscio, B. F.. Participação em banca de Richarlyson Alves D'Emery. Desenvolvimento de um Framework Semântico baseado em Ontologia e Agentes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AQUINO, M. S.. Participação em banca de Carlos Trajano, Hamon Barros e Rodrigo Lopes.SISCOFI: Sistema de Controle de Filas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
AQUINO, M. S.. Participação em banca de Gabriel Feitosa.FLOApp. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Renato Ely Domingues Silva. Uma Técnica para Manutenção dos Dados do Learning Analytics para o Aprimoramento do Design Instrucional de uma Disciplina.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANIEL ABELLA CAVALCANTE MENDONÇA DE SOUZA. AvComponent: Um Framework para Desenvolvimento de Componentes de Realidade Virtual em Infraestrutura de Compartilhamento de Componentes em Nuvem. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Marcus Salerno de Aquino.

2.
Vladimir Costa Alencar. SIGTRANS: Um sistema de informações geográficas para o planejamento viário. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Marcus Salerno de Aquino.

Tese de doutorado
1.
Rodrigo da Cruz Fujioka. uma arquitetura de referência para gerenciamento e reuso de ambientes virtuais tridimensionais. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Marcus Salerno de Aquino.

Iniciação científica
1.
Daniel Leite Viana Costa. Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes de Realidade Virtual para construção de Ambientes Virtuais Adaptativos, gerenciados pelo VEPersonal. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Salerno de Aquino.

Orientações de outra natureza
1.
Allysson Makens Pereira Cavalcante. Sistema de Aprovisionamento. 2008. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Marcus Salerno de Aquino.



Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADMINISTRATIVA
-Assessor de Extensão do CCT/UFPB - 97/98
-Coordenador da Área do Meio Ambiente dentro do
Convênio UNICEF/UFPB - 97/98
- Coordenador do Programa de Iniciação Científica 
e Tecnológica - PICT/REECCT/REENGE - 97/98
- Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em 
Processamento de Dados - 07/92 a 10/95


CIENTÍFICA
Orientação da tese de mestrado sob o título: SIGTRANS - Um Sistema de Informações Geográficas para o Planejamento Viário, período 92/93. Orientação de duas bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, cujos títulos são: Especificação de uma Interface orientada a Objetos para o Sistema SIGTRANS, Jun a Dez/94 - PPROTEM I/CNPq; Processamento de Linguagem Natural: Conversão de uma Frase Escrita em Portugês a partir de uma Gramática Complexa transformando-a em uma Gramática restrita, Ago/95 a Jul/96 - PIBIC/UFPB.

DOCENTE
Disciplinas Lecionadas:
Estrutura de Dados, Compiladores I, Sistemas Especialista,
Introdução a Ciência da Computação.



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