Isabel Franchi Cappelletti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7796726912252281
  • Última atualização do currículo em 14/03/2013


Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1970), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, currículo, educação, avaliação educacional e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Franchi Cappelletti
Nome em citações bibliográficas
CAPPELLETTI, I. F.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós Graduação Em Educação Currículo.
Rua Ministro Godói, nº 969 - 4º andar - sala 4E03
Perdizes
05015-901 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36708514
Fax: (11) 36708556


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1989
Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: O lugar onde o fonoaudiologo habita, Ano de obtenção: 1989.
Orientador: Joel Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Epstemologia; relação Educativa; Fonoaudiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonoaudiologia / Especialidade: Saúde.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
1981 - 1986
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Reflexões sobre a Fonoaudiologia,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Joel Martins.
Palavras-chave: Fonoaudiologia, Epistemologia, Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
1967 - 1970
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Metropolitanas Unidas.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

11/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, .

2/1992 - Atual
Ensino, Educação Supervisão e Currículo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
Avaliação Educacional
6/1995 - 8/2000
Direção e administração, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós Graduação Em Educação Currículo.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.


Linhas de pesquisa


1.
Currículo e Avaliação Educacional


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem

Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no âmbito do EDITAL CNPq/CAPES/SEED-MEC nº 76/2010. Tem como foco a integração das TIC, especialmente, do laptop, com o currículo, ao processo de formação de professores e gestores e às práticas de uso do laptop educacional conectado, realizadas em escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno UCA. A problemática do estudo se enquadra nas políticas públicas relacionadas ao uso de tecnologias na escola, de caráter pedagógico, curricular e de inovação, ao assumir como contexto de investigação escolas e universidades que participam do Projeto UCA e que atuam na rede de formação liderada pela PUC/SP, a saber: Universidade Federal de Tocantins, Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e escolas das redes estaduais e municipais de ensino dos estados de SP, TO e GO. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isabel Franchi Cappelletti - Integrante / Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - Atual
Avaliação de Inovações Curriculares

Descrição: Este projeto, coordenado pela Prof. Dra. Isabel Franchi Cappelletti tem como objetivo: - retomar as bases teóricas de currículo, avaliação e inovações educacionais - avaliar as repercussões do trabalho desenvolvido em uma experiência educacional na rede pública do Estado de São Paulo - resgatar experiências educacionais inovadoras que obtiveram sucesso - propor alternativas de ação para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido em escolas - recuperar a memória do trabalho realizado no Grupo Escolar Experimental "Dr. Edmundo de Carvalho" nas décadas de 60-70 Metodologia: A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa/ interpretativa, tendo como instrumentos de coleta questionário e entrevista. A pesquisa está em andamento, sendo que em 2011 forão organizados , analisados e interpretados os dados já recolhidos. Resultados: A pesquisa tem subsidiado questões teóricas e metodológicas dos mestrandos e doutorandos que participam da pesquisa. O término está previsto para o 2º semestre de 2012. Em 2012 estão sendo elaborados os textos para publicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (10) .

Integrantes: Isabel Franchi Cappelletti - Coordenador / Mônica Piccione Gomes Rios - Integrante / Maria de Lurdes Silva Crepaldi - Integrante / Klinger Luiz de Oliveria Souza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Avaliação Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
E-Learning Brasil - Inserção Social - Projeto Centro Paula Souza, E-Learning Brasil.
2008
Profa. Homenageada - Curso de Fonoaudiologia, UNIFESP.
2006
Case: Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, e-Learning Brasil.
2006
Prêmio Nacional de Excelência em Educação, EDUCARE.
2005
Case: Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, e-Learning Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAPPELLETTI, I. F.2012CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): Uma proposta inovadora em políticas públicas. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 1, p. 1, 2012.

2.
CAPPELLETTI, I. F.2012CAPPELLETTI, I. F. . Opções metodológicas em avaliação: saliências e relevâncias no processo decisório. Roteiro, v. 37, p. 1, 2012.

3.
CAPPELLETTI, I. F.1997CAPPELLETTI, I. F. . Pesquisa Qualitativa em Avaliação de Currículo. Cadernos da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativas, São Paulo, v. 3, n.3, 1997.

4.
CAPPELLETTI, I. F.1987CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Institucional: processo de auto crítica e transformação. Revistas da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior, 1987.

5.
CAPPELLETTI, I. F.1986CAPPELLETTI, I. F. . Estudo Paralelo de percepção visual e o Método Analítico de Alfabetização: Tentativa de um instrumento para avaliação da percepção visual. Acta - AWHO, São Paulo, v. 1, n.5, 1986.

6.
CAPPELLETTI, I. F.1985CAPPELLETTI, I. F. . A freqüência de erros ortográficos nas segundas e terceiras séries do ensino de primeiro grau. Acta - AWHO, São Paulo, v. 4, n.3, 1985.

7.
CAPPELLETTI, I. F.1983CAPPELLETTI, I. F. . O Fonoaudiólogo frente a Deficiência de Linguagem no Marginalizado Cultural. Acta - AWHO, São Paulo, v. 2, n.3, 1983.

8.
CAPPELLETTI, I. F.1982CAPPELLETTI, I. F. . Importância da Integração Escola e Terapia Fonoaudiológica. Acta - AWHO, Associação William House, v. 1, n.3, 1982.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAPPELLETTI, I. F. (Org.) . Avaliação e Currículo: Políticas e Projetos. 1. ed. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2010. v. 1.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Educacional: Fundamentos e Práticas. 3a.. ed. São Paulo: Articulação Universidade Escola, 2009. v. 1. 146p .

3.
CAPPELLETTI, I. F. (Org.) . Avaliação da Aprendizagem: discussão de caminhos. 1. ed. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007. v. 1. 116p .

4.
CAPPELLETTI, I. F. . Análise Crítica das Políticas Públicas de Avaliação.. 1. ed. São Paulo: Editora Articulação Universitária/Escola, 2005. v. 1. 123p .

5.
CAPPELLETTI, I. F. (Org.) . Evaluación Educativa: fundamentos y práticas. Cidade do México: Siglo XXI Editores SA, 2004. v. 1. 120p .

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação de Políticas e Práticas Educacionais. 1. ed. São Paulo: Articulação Universidade Escola, 2002. v. 1. 192p .

7.
CAPPELLETTI, I. F. ; BICUDO, M. A. V. . Fenomenologia, uma Visão Abrangente da Educação. 1. ed. São Paulo: Olho D'Água, 1999. v. 1. 158p .

8.
CAPPELLETTI, I. F. ; LIMA, L. A. N. . Formação de Educadores: Pesquisas e Estudos Qualitativos. 1º. ed. São Paulo: Olho D'Água, 1999. v. 1. 127p .

9.
CAPPELLETTI, I. F. . Fonoaudiologia no Brasil: Reflexões sobre seus fundamentos. 01. ed. SÃO PAULO: CORTEZ, 1985. v. 01. 93p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação de Currículo: uma concepção gerada na ação. Avaliação e Currículo: Políticas e Projetos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2010, v. , p. -.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Um Relato de Experiência em Avaliação Enquanto Processo. Avaliação Educacional: fundamentos e práticas. 3aed.São Paulo: Editora Articulação Universidade Escola, 2009, v. 1, p. 19-32.

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Tecnologia na Escola: O Processo Avaliativo da Formação de Gestores. In: Paulo Dias, Antonio J. Osorio e Bento Silva. (Org.). Avaliação On-Line. 1ed.Minho/Portugal: Candeias Artes Gráficas - Univ. do Minho - Portugal, 2009, v. 1, p. -.

4.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação a Serviço da Aprendizagem: um inédito viável. Avaliação da Aprendizagem: discussão de caminhos. : , 2007, v. 1, p. 41-56.

5.
CAPPELLETTI, I. F. . A pesquisa em grupo como atividade pedagógica. In: Isabel Franchi Cappelletti. (Org.). Análise Crítica das Políticas Públicas de Avaliação. 1ed.São Paulo: Articulação Universidade Escola, 2005, v. 1, p. 07-14.

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Formativa: uma prática possível?. In: Fernando José de Almeida. (Org.). Avaliação em Debate no Brasil e na França.. 1ed.São Paulo: Cortez Editora e EDUC, 2005, v. 1, p. 117-126.

7.
CAPPELLETTI, I. F. . Relato de uma Experiência de la evaluación como processo. Evalución Educativa: fundamentos y práticas. 1ed.México: Siglo XXi editores SA, 2004, v. 1, p. 18-29.

8.
CAPPELLETTI, I. F. . Helos e tramas la complexidade de la evaluación. Evaluación Educativa: fundamentos y práticas. 1ed.México: Siglo XXI editores SA, 2004, v. 1, p. 61-84.

9.
CAPPELLETTI, I. F. ; IANONNE, Leila Rentróia . Avaliação do Projeto Nacional de Qualificação profissional CUT - Brasil in. Saul, A. M. A intervenção da CUT nas políticas públicas de geração de trabalho, emprego, renda e educação de trabalhadores. In: Ana Maria Saul etall. (Org.). A intervenção da CUT nas políticas públicas de geração de trabalho, emprego, renda e educação de trabalhadores. 1ed.São Paulo: CUT Unitrabalho, 2003, v. 1, p. 55-93.

10.
CAPPELLETTI, I. F. . Abertura da Cátedra Paulo Freire. In: FREIRE, Ana Maria A.. (Org.). A Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2001, v. , p. -.

11.
CAPPELLETTI, I. F. . Um Relato de Experiência em Avaliação enquanto Processo. In: Isabel Franchi Cappelletti. (Org.). Avaliação Educacional: Fundamentos e Práticas. 2a.ed.São Paulo: Articulação Universidade Escola, 1999, v. 1, p. 19-37.

12.
CAPPELLETTI, I. F. . A rede de significados como instrumental na avaliação de currículo. In: Maria Aparecida V. Bicudo; Vitória Helena Cunha Espósito. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação. 2ed.São Paulo: UNIMEP, 1994, v. 1, p. 103-108.

13.
CAPPELLETTI, I. F. . A Docência no Ensino de 3º Grau. In: Arlete D'Antola. (Org.). A Docência na Universidade. 1ed.São Paulo: EPU (Editora Pedagógica Universitária), 1992, v. 1, p. 13-18.

14.
CAPPELLETTI, I. F. . O Lugar onde o Fonoaudiólogo habita. In: Léslie Piccolotto Ferreira. (Org.). O Fonoaudiólogo e a Escola. 1ed.São Paulo: Summos Editorial, 1991, v. 1, p. 9-20.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Professor do Estado que atingir metas receberá bônus. Tribuna Imprensa, Araraquara, 20 ago. 2008.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Professores podem receber bônus por desempenho em São Paulo. Comércio de Franca, Franca, 16 ago. 2008.

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Serra envia projeto de bônus de desempenho na Educação. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 ago. 2008.

4.
CAPPELLETTI, I. F. . O drama de escolher o 1º Colégio. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 2 - 3, 29 set. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAPPELLETTI, I. F. . A Gestão da Formatividade no Processo de Avaliação. In: XXV Simpósio Brasileiro de Política e adminsitração da Educação e II Congresso Íbero-Americano de Políticas e Adminsitração da Educação sobre Políticas Públilcas e Gestão da Educação, 2011, São Paulo. XXV Simpósio Brasileiro de Política e adminsitração da Educação e II Congresso Íbero-Americano de Políticas e Adminsitração da Educação sobre Políticas Públilcas e Gestão da Educação. São Paulo, 2011.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação a Serviço da Aprendizagem: um inédito viável. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Educacional como Eixo de Desenvolvimento Curricular. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2008.

4.
CAPPELLETTI, I. F. . O Papel do Gestor no Processo de Incorporação das TIC na escola. In: V Congresso Luso-brasileiro, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração Escolar e XXIII Simpósio Brasileiro, 2007, Porto Alegre. V Congresso Luso-brasileiro, 1º Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração Escolar e XXIII Simpósio Brasileiro, 2007. v. 1.

5.
CAPPELLETTI, I. F. ; ABRAMOWICZ, M. . Avaliação de Plano de Curso: uma experiêcia em 3º Grau in Cappelletti; Masetto. Encontro Nacional dos especialistas em pedagogia. In: Encontro Nacional dos Especialistas em Pedagogia, 1988, São Paulo. Ensino Superior: Reflexoes e Experiência. São Paulo: EDUC, 1988. v. 1. p. 221-235.

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Repensando a Fonoaudiologia. In: Encontro Nacional de Fonoaudiologia Social e Preventiva, 1988, São Paulo. Fonoaudiologia Social e Preventiva. São Paulo: USP, 1988. v. 1. p. 130-136.

Apresentações de Trabalho
1.
CAPPELLETTI, I. F. . A Gestão da Formatividade no Processo de Avaliação do PROUCA Um computador por aluno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação de Projetos com o uso das TIC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Meta-avaliação da avaliação realizada nos cursos do SEBRAE: análise e alternativas de ação .. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação da Aprendizagem: o que diz a investigação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação e Qualidade da Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Análise Crítica das Políticas Públicas de Avaliação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Controle ou Emancipação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CAPPELLETTI, I. F. . Qualidade da Educação: Gestão Democrática e Avaliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAPPELLETTI, I. F. . Sistemas de Avaliação e Indicadores de Qualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CAPPELLETTI, I. F. . A Avaliação a Serviço da Aprendizagem: um inédito viável. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação como Eixo de Desenvolvimento Curricular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Educacional Como Eixo de Desenvolvimento Curricular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAPPELLETTI, I. F. . A Avaliação Educacional em Questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Um Inédito Viável. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação da Aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Educacional FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Educacional em Questão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CAPPELLETTI, I. F. . Políticas Públicas de Avaliação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação docente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Formativa no Ensino Superior. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação de aprendizagem - Secretaria Municipal de Boituva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação Formativa: uma prática possível. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação a Serviço da Formação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação do Docente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação no Ensino Superior. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação na Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Membro do GT de Avaliação do Programa 'Um computador por aluno'. 2012.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Membro do GT de Avaliação do Projeto UCA. 2008.

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias: formação de gestores escolares para o uso das tencologias de informação e comunicação. 2004.

4.
CAPPELLETTI, I. F. . Assessoria em Avaliação - Projeto de Reformulação Curricular - Curso de Medicina PUC-SP. 2004.

5.
CAPPELLETTI, I. F. . Parecer Avaliativo sobre o Programa de Avaliação da Qualidade de Centros Escolares. 2004.

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Proposta para as Diretrizes Curriculares em Fonoaudiologia. 1996.

Processos ou técnicas
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Elaboração da proposta sobre os percursos preliminares para avaliação do Projeto PNDL, Educação Básica, MEC. 2012.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Meta-avaliação, da avaliação realizada nos cursos do SEBRAE: análise e alternativas de ação. 2011.

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Assessoria ao Projeto UCA - Um Computador por Aluno. 2008.

4.
CAPPELLETTI, I. F. . Parecerista "ad hoc" - IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. 2008.

5.
CAPPELLETTI, I. F. . Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2008.

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação do Projeto de Formação Docente da Secretaria de Educação do Município de São Paulo, Diretoria de orientação técnica (DOT) e Fundação Padre Anchieta. 2008.

7.
CAPPELLETTI, I. F. . A cabeça do professor. 2008.

8.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação do Projeto Gestão Escolar e Teconologias PUC/SP - CONSED. 2007.

9.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação externa do Projeto Nacional de Qualificação Profissional da CUT. 2000.

10.
CAPPELLETTI, I. F. . Assesoria para os representantes do conselho nacional de fonoaudiologia - elaboração das diretrizes curriculares em fonoaudiologia. 1996.

11.
CAPPELLETTI, I. F. . Assessoria para o conselho regional de fonoaudiologia 4 região. 1996.

12.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação do Curso de Medicina do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC.SP. 1992.

13.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliador Externo da Proposta de Política de Formação de Professores de Pré à 4º série do ensino Fundamental. 1992.

14.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação do Curso de Língua e Literatura Portuguesa da PUC.SP. 1989.

15.
CAPPELLETTI, I. F. ; ABRAMOWICZ, M. . Avaliação de Currículo do Curso de Fonoaudiologia da USP. 1986.

Trabalhos técnicos
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Palestra Avaliação Educacional entre dois polos: controle ou emancipação?. 2012.

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Palestra Avaliação de Projetos com o usos das TIC. 2011.

3.
CAPPELLETTI, I. F. . Palestra Avaliação da Aprendizagem: o que diz a investigação. 2011.

4.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação e Qualidade da Educação. 2011.

5.
CAPPELLETTI, I. F. . Integrante do Comitê Científico do IV Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP. 2010.

6.
CAPPELLETTI, I. F. . Revista Brasileira de Saúde Educacional. 2009.

7.
CAPPELLETTI, I. F. . Revista Eletrônica Pesquis@educa. 2009.

8.
CAPPELLETTI, I. F. . Comissão científica do VIII Encontro de Pesquisadores em Educação Currículo - PUC/SP. 2009.

9.
CAPPELLETTI, I. F. . IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. 2008.

10.
CAPPELLETTI, I. F. . Comissão Científica do VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo. 2008.

11.
CAPPELLETTI, I. F. . Responsável pelol processo de avaliação das "Ações de Formação Continuada" para implantação das novas orientações curriculares do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo. 2008.

12.
CAPPELLETTI, I. F. . Entrevista sobre resultados do ENEM - Rede Globo - Jornal Nacional - Abril. 2007.

13.
CAPPELLETTI, I. F. . Conhecimento obtido no curso eleva nota particular: 5 cursos da FAAP estão entre os que mais ajudaram na formação - Entrevista ao jornal Folha de São Paulo - 01 de Junho. 2007.

14.
CAPPELLETTI, I. F. . Educadores divergem e chamam prêmio de "repulsivo" ou "estimulo" aos alunos - Entrevista ao Jornal Folha de São Paulo - 09 de Novembro. 2007.

15.
CAPPELLETTI, I. F. . Programa de Avaliação da Qualidade de Centros Escolares. 2004.

16.
CAPPELLETTI, I. F. . Proposta de Política e Formação de Professores de Pré a 4º série do Ensino Fundamental. 1992.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação como instrumento de gestão das redes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação como instrumento de gestão das redes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Avaliação de egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
CAPPELLETTI, I. F. . Análise Crítica das Políticas Públicas de Avaliação. 2004. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAPPELLETTI, I. F. . Políticas Públicas de Avaliação. 2006.

Demais trabalhos
1.
CAPPELLETTI, I. F. ; BORGES, W. R. . AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS. 1992 (PESQUISA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Daniela da Costa Neves. Reorientação curricular na RME-SP: a utilização dos cadernos de apoio e aprendizagem pro alunos e professores do ciclo I - análise da integração entre mídia e currículo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Isabelle Leite Mendes Eleres. Avaliação de Currículo na Opinião dos Alunos Concluintes de um Curso de Pedagogia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Roseli da Silva Cordeiro Ruiz. Avaliação e Alfabetização: um intertexto. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Edinalda Guedes. Auto-Avaliação de Escolas: uma experiência diferenciada na educação de jovens e adultos em campinas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Renata Bancovsky. Formação e prática da gestão escolar com o uso das tecnologias. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Fabiola Gonzalez dos Santos. O programa escola da família e a preparação do gestor, do educador profissional e do educador profissional e do educador universitário em duas escolas da diretoria de ensino da região de Jau: formação ou capacitação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Nilma do Carmo de Jesus. A formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Ana Cristina Muscas Caldeira. Avaliação formativa na educação on-lne. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Maria Luz Builes Gomez. Ensino-aprendizagem das ciências naturais em básica primária, com pessoas jovens e adultas, na Colômbia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Marco Antonio de Jesus Machado. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Andréa Sales do Prado. Alternativas pedagógicas em uma disciplina de mestrado de um curso de odontologia: um projeto exploratório. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Helena Maria dos Santos Felício. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de João Ferreira do Prado. Gestão escolar e escola democrática: ações e refleções. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Ronilson de Souza Luiz. O currículo de formação de soldados da polícia militar às demandas democráticas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Flavia Micheletto. Um olhar reflexivo sobre o ensino de língua portuguesa numa abordagem comunicativa: o curso de hotelaria. 2001. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Marilde Queiroz Guedes. Limites e possibilidades dos processos de reestruturação e implantação curricular: a experiência de um curso de pedagogia no estado da Bahia. 2011. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Susana Ester Kruger Dissenha. A percepção de docentes sobre a formação continuada em educação musical, apoiada pela educação a distância, em um contexto orquestral. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Erivanio da Silva Carvalho. Comissões Próprias de Avaliação: controle ou emancipação. 2009. Tese (Doutorado em Pós- Graduação em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Maria Lucia Indjaian Gomes da Cruz. A avaliação na educação superior: a contribuição da CAPES para o aprimoramento dos programas de pós-graduação strictu senso em administração. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Mônica Gardelli Franco. A apropriação das tecnologias da informação e comunicação por jovens e adultos não alfabetizados: um direito humano a ser garantido, as diretrizes da UNESCO. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Maria do Socorro da Costa Coelho. Nas águas o diploma: o olhar dos egressos sobre a política de interiorização da UFPA em Cametá/PA. 2008. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Marcos Rodrigues de Lara. Avaliação institucional: em busca de um currículo crítico-emancipatório em construção. 2007. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Yara Pires Gonçalves. Currícupo e prática docente: assistentes sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar. 2007. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Registila Libania Beltrame. A formação do médico: um debate à luz das diretrizes curriculares nacionais. 2006. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Nilce Maria da Silva Campos Costa. A formação e as práticas educativas de professores de medicina. 2005. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de Jesse Pereira Felipe. O ENEM como elemento democratizador do acesso ao ensino superior público pelos alunos ariundos das populares. 2004. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CAPPELLETTI, I. F.. Participação em banca de João Gilberto da Silva. Educação médica: construindo a professoralidade. 2003. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso da Sociedade Brasileira de Tecnologia. Programa um computador por aluno. 2010. (Congresso).

2.
VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP.VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP. 2009. (Encontro).

3.
II Seminário Sobre a Produção do Conhecimento em Educação: compromissos da Pesquisa.A Avaliação Educacional em Questão. 2008. (Seminário).

4.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Avaliação a Serviço da Aprendizagem: um inédito viável. 2008. (Encontro).

5.
VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP.VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP. 2008. (Encontro).

6.
Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED - FORPRED.Reunião do Forum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED - FORPRED. 2008. (Outra).

7.
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Avaliação Educacional como Eixo de Desenvolvimento Curricular. 2008. (Outra).

8.
31a. Reunião Anual da ANPED.Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Anped - FORPRED. 2008. (Outra).

9.
V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. Comunicação de Trabalho Tecnologia na Escola: o processo avaliativo da formação de gestores. 2007. (Congresso).

10.
XXIII Simpósio Brasileiro - V congresso Luso-Brasileiro - I Coloquio Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação - ANPAE/UFRG. Comunicação de Trabalho: O papel do gestor no processo de incorporação das TICs na Escola. 2007. (Congresso).

11.
Programa de Iniciação Científica da Universidade Mogi das Cruzes PIBIC/UMC. Programa de Iniciação Científica PIBIC/UMC. 2006. (Congresso).

12.
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Avaliação de Currículo na Opinião de Ex-alunos. 2006. (Congresso).

13.
IV Mostra de Pesquisa em Educação: Currículo.Apresentação dos resultados preliminares do grupo de pesquisa CNPQ sobre Avaliação Educacional de instituições de ensino: egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. 2006. (Seminário).

14.
Palestra Avaliação da Aprendizagem.Avaliação da Aprendizagem. 2006. (Outra).

15.
Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Avaliação Formativa: uma prática possível?. 2005. (Congresso).

16.
. O Processo de Avaliação na Gestão Escolar. 2005. (Congresso).

17.
VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil.Comunicação oral: Análise Crítica das Políticas Públicas de Avaliação. 2005. (Encontro).

18.
Avaliação da Aprendizagem.Avaliação da aprendizagem - Secretaria Municipal de Boituva. 2003. (Outra).

19.
Avaliação Formativa no Ensino Superior.Avaliação Formativa no Ensino Superior. 2003. (Outra).

20.
Avaliação de docentes.Avaliação de docentes. 2003. (Outra).

21.
Políticas Públicas de Avaliação XIII Semana da Educação.Políticas Públicas de Avaliação. 2003. (Outra).

22.
III Reunião do Fórum de Graduação do Estado de São Paulo.Análise Crítica das Políticas Públicas de Avaliação. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcela Marcia Canonico de Tremmell. Proposta de inovação no Paraná: ensino médio organizado por blocos de disciplinas semestrais. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

2.
Eleuza Vânia Maria Lagos Guazelli. A educação em saúde na escola: marcas do discurso oficial no currículo do Ensino Fundamental II. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

3.
Orandes Carlos da Rocha Júnior. Avaliação docente no ensino superior público estadual de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

4.
Claudia Damiani Mileo. O significado do erro na avaliação da aprendizagem: entre o ideal e o real apontado pro professooras do Ensino Fundamental I da zona oeste da cidade de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

5.
Jociene dos Santos Peixoto. Políticas públicas de avaliação do estado de São Paulo e as representações na prática pedagógica: SARESP em foco. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

6.
Rodrigo Ferreira Rodrigues. Usos e repercussões de resultados do SARESP na opinião de professores da rede estadual paulista. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

7.
Jean de Oliveira Ferreira. Trajetória do estudante de escola pública nas faculdades de letras do Grande ABC. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

8.
Roseli da Silva Cordeiro Ruiz. Avaliação e alfabetização: um intertexto. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

9.
Isabelle Leite Mendes Éleres. Avaliação de currículo na opinião dos alunos concluintes de um curso de pedagogia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

10.
Rita Carmona Moreira Leite. Avaliação de formação em letramento destinada a educadores, mães e jovens das comunidades rurais de Parati. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

11.
Ana das Graças Alves Costa. O desempenho acadêmico dos alunos do Programa Universidade para Todos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

12.
Edinalda Guedes. Avaliação de uma experiência diferenciada de educação de jovens e adultos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

13.
Elda Damásio de Oliveira. A formação de formadores em Avaliação da Aprendizagem: O processo de formação em debate. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

14.
Marielza Faria kato. Avaliação a partir da lógica das competências na Educação profissional: possibilidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

15.
Isabel Placida Maggio. As políticas públicas de avaliação: o ENEM, expectativas e ações dos professores. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

16.
Alessandra Hauk Poliche. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

17.
Rodrigo Galindo. Políticas Públicas de Avaliação: análise crítica do modelo e perspectiva das associações representativas das instituições de Ensino Superior no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

18.
Arnilde Marta Uler. Avaliação Formativa: um estudo sobre a prática de professores de 1ª. A 4ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola privada.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

19.
Maria Márcia Guirardi. O Sistema de Progressão Avaliada em Santos, na voz dos professores.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

20.
Vanda Pereira Ferreira. Parâmetros curriculares nacionais e o professor do ensino fundamental: uma questão de currículo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

21.
Erica Stefanutto Pinto Ardito. Um olhar sobre a escola: intenções, expectativas e críticas dos diferentes sujeitos da comunidade escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

22.
Gilberto Ghiuro Junior. Inclusão: das intenções às realizações. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

23.
Carlos Roberto Barbosa. Currículo: refletindo sobre novas metodologias. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

24.
Cristina Zukowsky Neri. A concepção de professores do ensino fundamental sobre avaliação. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

25.
Mariangela Gamba. O Estudo da Arte sobre as Políticas Públicas de Avaliação. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

26.
Valéria Fanbrini. O impacto do ENEM no processo seletivo da PUC-SP. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

27.
Eronides Figueira Almeida. Currículo em Paulo Freire: um estudo sobre os aspectos técnicos éticos estéticos e políticos. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

28.
Gracia Goyano Scalea Klein. Limites e Possibilidades de Mudanças na Escola: reflexão sobre a implantação de um projeto curricular inovador para o Ensino Médio.. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

29.
Clara Maria Furtado. O Curso de Pedagogia e a Formação do Profissional. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

30.
Clarice Dirschanbel. Construindo a Rede do Projeto Político Pedagógico: Fios Trançados da Avaliação e da Participação. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

31.
Norma Luciano Codani. O Ensino de História das Séries Iniciais: orientações curriculares e concepções de professores. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

32.
Vera Lúcia Pereira LIma. Análise Crítica dos Cursos Universitários de Medicina e de Fonoaudiologia em Relação às Tendências na Área da Saúde.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

33.
Jesse Pereira Felipe. Uma Análise Crítica do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

34.
Maria Stella Aoki. Leitura e cidadania: a formação do leitor crítico. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

35.
Katia Azevedo Teixeira. A arquitetura moderna no Brasil e a educa'ao do arquiteto. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

36.
Judas Tadeu de Campos. Um educador nas fronteiras da cultura caipira. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

37.
Celia Maria Pimenta. Comunicação e participação : uma experiência matemática na educação infantil. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

38.
Lucrecia Coscrato Rasquini. Avaliando a avaliação da escola: a opinião dos pais. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

39.
Alzira Beatriz Cunha. Refletindo a prática de ensino: ontem e hoje. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

40.
Leila Rentroia Iannone. Avaliação Institucional: relato de uma experiência. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

41.
Carmen Aparecida Basso Carvalho. A educação ambiental de 5. a 8. séries: uma análise crítica. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

42.
Paulo Angelo Lorandi. Ensino de farmacia: uma análise crítica das propostas curriculares. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

43.
CARLOS ALBERTO MENDES. Repensando a formação do enfermeiro através da voz dos alunos. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

44.
Eliana Villaça Micheletto. A construção do conhecimento geográfico: uma experiência na escola pública de primeiro grau. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

45.
CLÁUDIO LÚCIO CASTRO SANCHES. Recuperação: um caminho para pensar a ação pedagógica. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

46.
JOSÉ GILBERTO DA SILVA. A parceria ausente: a escola na perspectiva dos pais. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

47.
MARIA DELOURDES MACIEL SANTOS. Em busca dos sentidos da vida: a trajetória de uma professora de ciências biológicas em busca dos sentidos de sua vida profissional/pessoal. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

48.
GERSON CARLOS DA SILVA. A formação do odontólogo na Universidade Federal Fluminense: uma análise da prática social e institucional em saúde bucal. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

49.
CARMEM LÚCIA CIPULLO GARDENAL. Da história às falas dos Egressos: Currículo de Enfermagem, um outro Olhar. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

50.
LENI BOGHOSSIAN LANZA. Os limites e possibilidades da ação docente do enfermeiro na formação dos médicos. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

51.
Wanderley Carvalho. A Técnica de Projetos no Ensino de Ciências da Escola Pública: recuperando o método científico.. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

52.
Maria Gregorio de Souza. Escola e mercado de trabalho: um estudo sobre a Escola Técnica Federal de Mato Grosso na percepção de seus alunos. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

53.
Lesi Correa. A importancia da disciplina Sociologia, no Curriculo de 2. Grau. A questão da cidadania; problemas inerentes ao estudo da disciplina em duas escolas oficiais, de 2. grau de Londrina Pr. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

54.
Marilia J. Marino. O Acontecimento educativo psicodramático: o encontro entre Heidegger, Moreno e uma psicodramatista educanda/educadora. 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

55.
Jarbas Batista de Oliveira. A analise ocupacional no processo de orientação profissional para deficientes auditivos no Instituto Educacional São Paulo, DERDIC, PUC.SP. 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

56.
Lilia Ancona Lopes. O Papel Profissional do Fonoaudiólogo Junto aos Familiares de seus Clientes.. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

57.
Debora Maria Befi Lopes. Estudo das características do atendimento fonoaudiológico realizado em centros de saude da cidade de São paulo. 1991. 0 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

Tese de doutorado
1.
Fabiana de Souza Costa. O PROUNI e seus egressos: uma articulação entre educação, trabalho e juventude. 2012. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

2.
Beatriz Di Marco. PROUNI: Influências sobre a inclusão social dos seus egressos. 2012. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

3.
Maria Marcia Mariani Guirardi. Avaliação de recuperação da aprendizagem em escolas públicas do ensino fundamental. 2011. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

4.
Maria do Carmo Abib de Moraes Polimeno. Construindo o currículo no cotidiano de um curso de graduação em medicina. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

5.
Vanda Rutkowski Tognarelli. Avaliação institucional: do processo construído à vivência do SINAES: a consolidação do. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

6.
Arnilde Marta Uler. Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação (PUCSP, USP, UNICAMP) (2000-2007). 2010. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

7.
Marco Antonio de Jesus Machado. Meta-avaliação de projetos em educação com o uso das TIC. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

8.
Erivanio da Silva Carvalho. Comissões próprias de avaliação: controle ou emancipação. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

9.
klinger Luiz de Oliveira Sousa. O caráter público do SINAES e seu potencial de transformar o currículo das universidades. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

10.
Cristina Zukowsky Tavares. Formação em avaliação: a formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem. 2008. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

11.
Mary Angela Teixeira Brandalise. Auto-avaliação de escols: processo construido coletivamente nas instituições Escolares. 2007. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

12.
Maria de Lourdes Silva Crepaldi. Avaliação e Reorganização Curricular: uma experiencia no curso de Odontologia. 2007. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

13.
Regina Lúcia Lourido dos Santos Hachuy. Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas. 2007. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

14.
Leila de Almeida Locco. Políticas de Avaliação: o enem e a escola de ensino médio. 2005. Tese (Doutorado em Pós- Graduação em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

15.
Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima. Avaliação Institucional: uma análise da produção do conhecimento. 2004. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

16.
Monica Piccione Gomes Rios. Meta Avaliação de Docentes no Ensino Superior. 2004. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

17.
Leila Rentróia Ianonne. Reorganização Curricular: caminhos de intervenção. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

18.
Wladimir dos Santos. O Provão Para Além do Discurso Oficial, Representações do Professor e Anatomia do Modelo. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

19.
LIZETE SHIZUE BOMURA MACIEL. A construção de um caminho na busca da compreensão do significado de didática.. 1994. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.

20.
MARIA ANITA VIVIANE MARTINS. Distância entre a Universidade e a escola de 1º Grau, naquilo que é específico a ambas: a educação e a docência.. 1994. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2014 às 23:36:10