Bruce Rider Forsberg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5114963257086753
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Bruce possui graduação em Biologia da Michigan State University (1974) e doutorado em Ecology and Behavioral Biology da University of Minnesota (1981). Desde 1981, ele reside e trabalha na Amazonia, onde sua pesquisa tem focado na ecologia, limnologia, biogeoquímica e manejo dos ecossistemas fluviais tropicais. Atualmente é pesquisador titular III da Coordenação de Pequisas em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É autor de mais que 70 artigos e 5 livros e tem orientado 25 alunos de mestrado e dooutorado. Suas atuais áreas de interesse incluem: 1) a avaliação dos impactos da industria de petróleo, 2) a biogeoquíca do mercúrio e carbono em ecossistemas fluviais, 3) o manejo do Cichla spp. e Paracheirodon axelrodi e 5) o desenvolvimento de robos e sensores ambientais. Uma citação recente: "O ecossistema Amazônico é grande e complexo demais para estudar com metodos tradicionais. Somente com uma combinação de sensores terrestres e remotos, integrados à plataformas fixas e móveis, adquirindo dados em diferentes escalas temporais e espacias, será possivel caracterizar e manejar tamanha complexidade. É a ultima fronteira. É a nossa missão" (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruce Rider Forsberg
Nome em citações bibliográficas
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Dinâmica Ambiental.
Avenida André Araújo, 2936
Aleixo
69060000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 36431904
Fax: (92) 36431904
URL da Homepage: www.inpa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1974 - 1981
Doutorado em Ecology, Behavior and Evolution.
University of Minnesota, UM, Estados Unidos.
Título: A general theory of phytoplankton growth for field apllication, Ano de obtenção: 1981.
Orientador: Joseph shapiro.
Palavras-chave: ecologia; limnologia; fitoplancton.
Grande área: Ciências Biológicas
1970 - 1974
Graduação em Biology.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.


Pós-doutorado


2007
Pós-Doutorado.
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.
1981 - 1983
Pós-Doutorado.
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR TITULAR III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ecologia, Coordenação de Pesquisas em Ecologia.

8/1988 - Atual
Ensino, Biologia (Ecologia), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
modelos matematicos
ecossistemas aquaticas
ecologia de ecosistemas
ecologia do campo
ecologia de comunidades
8/1988 - Atual
Ensino, Biologia de Água Doce e Pesca Interior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
limnologia
biologia aquática
dinâmica de areas alagaveis

University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1981 - 1988
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador associado, Carga horária: 40
Outras informações
Trablahou como pesquisador associado do School of Oceanografia em estudos de rios e lagos amazonicos

Atividades

1/1981 - 7/1988
Pesquisa e desenvolvimento , School Of Oceanography, .



Linhas de pesquisa


1.
Ecologia Aquática
2.
Ecotoxicologia
3.
biogeoquímica aquatica
4.
ciências ambientais
5.
Biogeoquimica de rios e lagos amazonicos


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Biogeoquímica do carbono na bacia Amazônica ? Interações entre lagos e rios
Descrição: Investigação da dinamica de carbono em rios e áreas alagáveis na Amazônia central.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
A influencia de potenciais mudanças climáticas e no uso da terra sobre a biogeoquímica do carbono e nutrientes nos rios e várzeas da Amazônia central
Descrição: Auto explicativo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
OS EFEITOS DE MUDANÇAS AMBIENTAIS NAS COMUNIDADES DE PEIXES DE LAGOS DA AMAZÔNIA: INTERAÇÕES COMPLEXAS DE EFEITOS EM DIFERENTES ESCALAS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2016
Diagnóstico Socioambiental de um Ecossistema Complexo: bases para o uso sustentável do Reservatório da UHE Balbina (Amazonas ? Brasil)
Descrição: Objetivo Geral Construir um diagnóstico socioambiental do reservatório da UHE Balbina, no estado do Amazonas, incluindo as áreas marginais, através de uma abordagem ecossistêmica. Objetivos Específicos (i) Efetuar a localização da área do reservatório usando um conjunto de imagens de satélite de alta resolução, incluindo: sua inserção nas unidades administrativas (estado e município), a identificação de unidades de conservação e de terras indígenas e a malha hidrográfica. (ii) Realizar levantamento da legislação federal, estadual e municipal relacionada com questões ambientais, aquícolas e de outorga de área de domínio da união. (iii) Construir Diagnóstico do Meio Socioeconômico, incluindo estudos de: dinâmica populacional na área de influência, caracterização das comunidades lindeiras, identificação e caracterização de populações tradicionais, detectar conflitos entre as pescarias esportiva e profissional no reservatório e em caso positivo delinear estratégias para sua diminuição adaptando a experiência do PROVÁRZEA na região, (iv) Efetuar a identificação de áreas com relevância histórica e/ou arqueológica, caracterização da estrutura produtiva (com ênfase no setor pesqueiro e aquícola), caracterização do uso e ocupação do solo, mapeamento da infraestrutura regional (em especial o sistema de logística de transporte) e caracterização dos processos de direito minerário ocorrentes na área. (v) Construir Diagnóstico do Meio Físico, incluindo a caracterização climática, meteorológica, geomorfológica, hidrológica e limnológica (avaliação da qualidade da água e classificação dos corpos hídricos. (vi) Construir Diagnóstico do Meio Biótico, incluindo a caracterização (distribuição e produção de macrofitas, fitoplancton e algas perifiticas) variação espaço temporal no estado inundação) da vegetação aquática e marginal levando em consideração a variação espaço-temporal relacionada com o nível da água. Caracterizar a assembléia de peixes, a partir de uma abordagem e.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2016
RHIA - Rede de Hidrologia Amazônica
Descrição: Rede envolvendo pesquisadores de instituições Amazônicas com o objetivo de caracterizar a hidrologia do sistema fluvial Amazônica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Marcelo Rollnic - Integrante / Naziano Filizola - Integrante / Tatiane Checchia - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
A Biogeoquímica do Carbono e Mercúrio na Bacia Amazônica
Descrição: Diversos estudos foram realizados durante as últimas décadas sobre os ciclos biogeoquímicos do carbono e mercúrio na região Amazônica. Estas investigações têm contribuído para a elucidação destes ciclos, suas interações com os respectivos ciclos globais e os potenciais impactos de atividades antrópicas sobre a dinâmica de C e Hg. No presente projeto, pretendemos focar em alguns aspectos fundamentais da biogeoquímica de C e Hg em ecossistemas aquáticos que são pouco conhecidos e facilmente estudados em conjunto. São processos que ocorrem nos mesmos ambientes aquáticos, seja porque são intermediados pela mesma comunidade microbiana, como no caso de metanogênese e metilação de Hg, porque são controlados pela mesma variável ambiental, como no caso de foto-oxidação de carbono e foto-redução de Hg2+ ou porque ocorrem no mesmo matriz ambiental, com no caso da acumulação de Hg e carbono orgânico particulado (COP) em sedimentos lacustres. Em alguns casos, como na complexação de Hg com carbono orgânico dissolvido (COD), a dinâmica de Hg e C é completamente acoplada e o estudo da interação, em si, é também de fundamental importância para a elucidação do ciclo biogeoquímico. Independente da causa da associação, o fato que os processos ocorrem no mesmo lugar, facilita seu estudo, possibilitando uma maior economia de infa-estrutura, logística e recursos humanos e uma maior contribuição para o conhecimento dos dois ciclos elementares. Portando o objetivo geral do presente projeto é: Objetivo Geral ? Investigar aspectos fundamentais da biogeoquímica de C e Hg em ecossistemas aquáticos que são pouco conhecidos e facilmente estudados em conjunto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Biogeoquímica do mercúrio na bacia Amazônica
Descrição: Objetivo1. Realizar um balanço de massa de mercúrio para as principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 1.1. Estimar o exporte sazonal e anual de mercúrio total das principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 1.2. Estimar a deposição atmosférica sazonal e anual de mercúrio total nas principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Objetivo 2. Investigar a influência do tipo de solo e da densidade de áreas alagadas sobre o exporte sazonal e anual de mercúrio total das principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 2.1. Estimar a proporção de solos hidromorficos em cada sub-bacia. Meta 2.2. Estimar a variação sazonal e média anual de áreas alagadas em cada sub-bacia. Meta 2.3. Relacionar estatisticamente estas variáveis ao exporte de mercúrio total. Objetivo 3. Investigar a influência da variação regional e sazonal de fatores antrópicos sobre a deposição atmosférica de mercúrio total. Meta 3.1. Estimar a extensão de áreas desmatadas nas principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 3.2. Estimar as taxas sazonais e anuais de desmatamento e queima de floresta nas principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 3.3. Estimar a produção mensal e anual de ouro nas principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 3.4. Relacionar estatisticamente estas variáveis à deposição mensal e anual de mercúrio total. Objetivo 4. Investigar a influência da densidade de sítios de metilação sobre o exporte de MeHg das principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 4.1. Estimar o exporte sazonal e anual de MeHg das principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 4.2. Estimar a variação sazonal e média anual da densidade das áreas alagadas nas principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 4.3. Estimar a densidade de solos hidromórficos nas principais sub-bacias da Amazônia brasileira. Meta 4.4. Relacionar estatisticamente estas variáveis. Objetivo 5. Investigar os mecanismos responsáveis pela diminuição de COD e mercúrio total em água.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
Projeto Tucunaré: Conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da industria de pesca esportiva na bacia do rio Negro
Descrição: autoexplicativa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador.
2002 - 2008
Projeto LBA-LC-07: Análise de múltiplas escalas com sensoriamento remoto óptico e de microondas na bacia Amazônica: aplicações à medidas biogeoquímicas e modelagem
Descrição: O titulo e auto descritivo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / John Melack - Integrante / Alexandre Kemenes - Integrante / Lauren Belger - Integrante / Evyln Novo - Integrante / Claudio Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado de Amazonas - Bolsa / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Cooperação / National Aeronautics And Space Agency - Auxílio financeiro / University Of California Santa Barbara - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2002 - 2008
Cognitus: Ferramentas cognitivas para a investigação da complexidade do ecossistema amazônico
Descrição: O cognitus desenvolva sensores e robos ambientais junto com metodos fisosóficos e analiticas para investigar a complexidade de ecossitemas amazonicas ameacadas por atividades petroleiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Integrante / Fernando Pellon de Miranda - Integrante / Wagner Garcia - Integrante / Lucia Santella - Coordenador / Jorge Pires - Integrante / Lauro - Integrante / Aristides Pavani - Integrante / Roberto Tavares - Integrante.Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Cooperação / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Cooperação / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2000 - 2015
Projeto Piatam- Subprojeto: Desenvolvimento de modelos de inundação e de deriva de petróleo na várzea do rio solimões
Descrição: este projeto desenvolve modelos espaciais para a previsão da deriva de manchas de petroleo e a characterização da sensibilidade ambiental na várzea do rio solimões entre Manaus e Coari.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Doug Alsdorf - Integrante / Fernando Pellon de Miranda - Integrante / Warley da costa Arruda - Integrante / Carlos Beisl - Integrante / Luiz Landau - Integrante / Paul Bates - Integrante / Matthew Horritt - Integrante / Matthew Wilson - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - Cooperação / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Ohio University - Cooperação / University of Bristol - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1
2000 - 2008
CTPETRO-AMAZONIA-Projeto PI3: Análise de sensibilidade ambiental, modelagem e previsão de impactos
Descrição: este projeto usa medads de campo e modelos geoespacais para investigar a influencia de atividades petrolerias sobre o ciclo de água e sedimentos na area de exploração petroleira do Urucu.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Warley da costa Arruda - Integrante / Sandro Torres - Integrante / João Rocha - Integrante / Edson Rocha - Integrante / João Santos - Integrante.Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Universidade Federal do Pará - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2000 - Atual
Conservação do ecossistema fluvial Amazônico
Descrição: Este projeto gera conhecimento cientifica para o manejo e conservação dos equsistema aquaticos na bacia amazonica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Michael Goulding - Integrante / Ronaldo Barthem - Integrante / Janzen Zuanon - Integrante / Rosseval Leite - Integrante / Carlos Canaa - Integrante.Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Moore Foundation - Auxílio financeiro / University of Florida - Cooperação / Museu Paraense Emílio Goeldi - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 6
1999 - 2005
Projeto Mariuá: Bases ecológicos, tecnológicoas e socio-ecomômicas para o manejo sustentável de peixes ornamentais e quelônios na bacia do rio NEgro, AM
Descrição: autoexplicativa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Bruce Marshall - Integrante / Labish Chao - Integrante / Mario Thome de souza - Integrante / Richard Vogt - Integrante / Ilse Walker - Integrante / Andrea Waichman - Integrante.Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
1988 - 1995
Coordenador Projeto MERCURION: Causas e consequencias da contaminação mercurial na bacia do rio Negro
Descrição: Projeto que visa a investigação das causas e consequencias da contaminação mercurial na bacia do rio Negro, com enfase no siclo natural de mercúrio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Wilson Jardim - Integrante / Marc Roulet - Integrante / Marc Lucotte - Integrante / Robert Mason - Integrante / Lauren Belger - Integrante / Carlos Padovani - Integrante / Reinaldo Peleja - Integrante / Juliana Scheidmann - Integrante / Maria Clara Forsberg - Integrante / Pedro Fadini - Integrante / Joana Rosario - Integrante / Vivan Zeidemann - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Sabine Weisser - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Université Du Quebéc a Montreal - Cooperação / University System of Maryland - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 7
1982 - 1998
Coordenador Brasileiro - Projeto CAMREX - Biogeoquímica do carbono nos rios Amazônicos
Descrição: Um projeto de cooperação international bi-lateral envolvento colaboração entre pesquisadores da CENA, INPA e INPA, o Camrez teve como objetivo principal entudar o biogeoquimica do carbono, P e N nos rios e lagos da Bacia amazonica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Bruce Rider Forsberg - Coordenador / Alexandre Kemenes - Integrante / Fernando Frickmann - Integrante / Jefrey Richey - Integrante / Luiz Martinelli - Integrante / Reynaldo Victoria - Integrante / Thomas Dunne - Integrante / John Hedges - Integrante / Leal Metz - Integrante / Jose Gerley Dias Castro - Integrante / Eduardo Cargnin Ferreira - Integrante / Giselle Trevisan - Integrante.Financiador(es): Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP - Cooperação / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / National Science Foundation - Auxílio financeiro / University of Washington - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 12


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Limnologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Hidrogeografia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecotoxicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, PEDRO M.2018BARBOSA, PEDRO M. ; FARJALLA, VINICIUS F. ; Melack, John M. ; AMARAL, JOÃO HENRIQUE F. ; DA SILVA, JONISMAR S. ; Forsberg, Bruce R. . High rates of methane oxidation in an Amazon floodplain lake. BIOGEOCHEMISTRY, v. 137, p. 351-365, 2018.

2.
AMARAL, JOÃO HENRIQUE F.2018AMARAL, JOÃO HENRIQUE F. ; BORGES, ALBERTO V. ; Melack, John M. ; SARMENTO, HUGO ; BARBOSA, PEDRO M. ; KASPER, DANIELE ; DE MELO, MICHAELA L. ; DE FEX-WOLF, DANIELA ; DA SILVA, JONISMAR S. ; Forsberg, Bruce R. . Influence of plankton metabolism and mixing depth on CO 2 dynamics in an Amazon floodplain lake. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 630, p. 1381-1393, 2018.

3.
KASPER, DANIELE2017KASPER, DANIELE ; Forsberg, Bruce R. ; AMARAL, JOÃO H. F. ; PY-DANIEL, SARAH S. ; BASTOS, WANDERLEY R. ; MALM, Olaf . Methylmercury Modulation in Amazon Rivers Linked to Basin Characteristics and Seasonal Flood-Pulse. ENVIRONMENTAL SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 51, p. 14182-14191, 2017.

4.
Forsberg, Bruce R.2017Forsberg, Bruce R.; Melack, John M. ; DUNNE, Thomas ; BARTHEM, RONALDO B. ; GOULDING, Michael ; PAIVA, RODRIGO C. D. ; SORRIBAS, MINO V. ; SILVA, URBANO L. ; WEISSER, Sabine . The potential impact of new Andean dams on Amazon fluvial ecosystems. PLoS One, v. 12, p. e0182254, 2017.

5.
Forsberg, Bruce R.2017Forsberg, Bruce R.; Melack, John M. ; RICHEY, JEFFREY E. ; PIMENTEL, TANIA P. . Regional and seasonal variability in planktonic photosynthesis and planktonic community respiration in Amazon floodplain lakes. HYDROBIOLOGIA, v. 800, p. 187-206, 2017.

6.
BARTHEM, RONALDO B.2017BARTHEM, RONALDO B. ; GOULDING, Michael ; LEITE, ROSSEVAL G. ; CAÑAS, Carlos ; Forsberg, Bruce ; VENTICINQUE, EDUARDO ; PETRY, PAULO ; RIBEIRO, MAURO L. DE B. ; CHUCTAYA, JUNIOR ; MERCADO, ARMANDO . Goliath catfish spawning in the far western Amazon confirmed by the distribution of mature adults, drifting larvae and migrating juveniles. Scientific Reports, v. 7, p. 41784, 2017.

7.
CARVALHO, FELIPE2017CARVALHO, FELIPE ; POWER, MICHAEL ; Forsberg, Bruce R. ; CASTELLO, LEANDRO ; MARTINS, EDUARDO G. ; FREITAS, CARLOS E. C. . Trophic Ecology of Arapaima sp. in a ria lake-river-floodplain transition zone of the Amazon. ECOLOGY OF FRESHWATER FISH, v. 27, p. 237-246, 2017.

8.
CARABALLO, PEDRO2016CARABALLO, PEDRO ; FORSBERG, BRUCE ; LEITE, Rosseval . ABUNDANCE AND ISOTOPIC COMPOSITION OF PLANKTONIC MICROCRUSTACEANS IN A CENTRAL AMAZON FLOODPLAIN LAKE: IMPLICATIONS FOR THE TROPHIC DYNAMICS OF THE PLANKTON COMMUNITY. Caldasia (Bogotá), v. 38, p. 149-164, 2016.

9.
KEMENES, A.2016KEMENES, A. ; FORSBERG, B. R. ; MELACK, J. M. . Downstream emissions of CH4 and CO2 from hydroelectric reservoirs (Tucuruí, Samuel, and Curuá-Una) in the Amazon basin. Inland Waters, v. 6, p. 295-302, 2016.

10.
SORRIBAS, MINO VIANA2016SORRIBAS, MINO VIANA ; PAIVA, RODRIGO C. D. ; Melack, John M. ; BRAVO, JUAN MARTIN ; JONES, CHARLES ; CARVALHO, LEILA ; BEIGHLEY, EDWARD ; FORSBERG, BRUCE ; COSTA, MARCOS HEIL . Projections of climate change effects on discharge and inundation in the Amazon basin. Climatic Change (online), v. 136, p. 555-570, 2016.

11.
SOARES, J.L.F.2016SOARES, J.L.F. ; GOCH, Y.G.F. ; PELEJA, J.R.P. ; FORSBERG, B.R. ; LEMOS, E.J.S. ; SOUSA, O.P. . Bioacumulação de Mercúrio Total (HgT) e Hábitos Alimentares de Peixes da Bacia do Rio Negro, Amazônia, Brasil. Biota Amazônia, v. 6, p. 102-106, 2016.

12.
VENTICINQUE, EDUARDO2016VENTICINQUE, EDUARDO ; Forsberg, Bruce ; BARTHEM, Ronaldo ; PETRY, PAULO ; HESS, LAURA ; MERCADO, ARMANDO ; CAÑAS, Carlos ; MONTOYA, MARIANA ; DURIGAN, CARLOS ; GOULDING, Michael . An explicit GIS-based river basin framework for aquatic ecosystem conservation in the Amazon. Earth System Science Data, v. 8, p. 651-661, 2016.

13.
SCOFIELD, VINICIUS2016SCOFIELD, VINICIUS ; Melack, John M. ; BARBOSA, PEDRO M. ; AMARAL, JOÃO HENRIQUE F. ; Forsberg, Bruce R. ; FARJALLA, VINICIUS F. . Carbon dioxide outgassing from Amazonian aquatic ecosystems in the Negro River basin. BIOGEOCHEMISTRY, v. 129, p. 77-91, 2016.

14.
BARBOSA, PEDRO M.2016BARBOSA, PEDRO M. ; Melack, John M. ; FARJALLA, VINICIUS F. ; AMARAL, JOÃO HENRIQUE F. ; SCOFIELD, VINICIUS ; Forsberg, Bruce R. . Diffusive methane fluxes from Negro, Solimões and Madeira rivers and fringing lakes in the Amazon basin. LIMNOLOGY AND OCEANOGRAPHY, v. 61, p. S221-S237, 2016.

15.
MARSHALL, B. G.2016MARSHALL, B. G. ; FORSBERG, B. R. ; THOMÉ-SOUZA, M. ; PELEJA, R. ; MOREIRA, M. Z. ; FREITAS, C. E. C. . Evidence of mercury biomagnification in the food chain of the cardinal tetra Paracheirodon axelrodi (Osteichthyes: Characidae) in the Rio Negro, central Amazon, Brazil. JOURNAL OF FISH BIOLOGY, v. 89, p. n/a-n/a, 2016.

16.
FERREIRA-FERREIRA, JEFFERSON2015FERREIRA-FERREIRA, JEFFERSON ; SILVA, THIAGO SANNA FREIRE ; STREHER, ANNIA SUSIN ; AFFONSO, ADRIANA GOMES ; DE ALMEIDA FURTADO, LUIZ FELIPE ; FORSBERG, BRUCE RIDER ; VALSECCHI, JOÃO ; QUEIROZ, HELDER LIMA ; DE MORAES NOVO, EVLYN MÁRCIA LEÃO . Combining ALOS/PALSAR derived vegetation structure and inundation patterns to characterize major vegetation types in the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Central Amazon floodplain, Brazil. Wetlands Ecology and Management, v. 23, p. 41-59, 2015.

17.
KASPER, DANIELE2015KASPER, DANIELE ; Forsberg, Bruce R. ; ALMEIDA, RONALDO DE ; BASTOS, WANDERLEY R. ; MALM, Olaf . METHODOLOGIES FOR SAMPLING, PRESERVATION AND STORAGE OF WATER SAMPLES FOR MERCURY ANALYSIS - A REVIEW. Química Nova (Impresso), v. 38, p. 410-418, 2015.

18.
KASPER, DANIELE2014KASPER, DANIELE ; Forsberg, Bruce R. ; AMARAL, JOÃO H.F. ; LEITÃO, RAFAEL P. ; PY-DANIEL, SARAH S. ; BASTOS, WANDERLEY R. ; MALM, Olaf . Reservoir stratification affects methylmercury levels in river water, plankton and fish downstream from Balbina hydroelectric dam, Amazonas, Brazil. Environmental Science & Technology, v. 48, p. 140103101255002-1040, 2014.

19.
KEMENES, A2014KEMENES, A ; FORSBERG, BR . Factors influencing the structure and spatial distribution of fishes in the headwater streams of the Jaú River in the Brazilian Amazon. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 74, p. S023-S032, 2014.

20.
CARABALLO, PEDRO2014CARABALLO, PEDRO ; FORSBERG, BRUCE ; ALMEIDA, FABIANE ; LEITE, Rosseval . Diel patterns of temperature, conductivity and dissolved oxygen in an Amazon floodplain lake: description of a friagem phenomenon. Acta Limnologica Brasiliensia (Online), v. 26, p. 313-331, 2014.

21.
CARABALLO GRACIA, PEDRO2014CARABALLO GRACIA, PEDRO ; Forsberg, Bruce R. ; LEITE, ROSSEVAL G. . Seasonal Variation in the Distribution and Isotopic Composition of Phytoplankton in an Amazon Floodplain Lake, Brazil. Acta Biologica Colombiana, v. 19, p. 291-304, 2014.

22.
CARABALLO-GARCIA, P. R.2014CARABALLO-GARCIA, P. R. ; FORSBERG, B. R. ; LEITE, R. G. . Seazonal variation in the distribution and isotopic composition of phytoplankton in an Amazon floodplain lake, Brazil. Acta Biologica Colombiana, v. 19, p. 291-304, 2014.

23.
Thomé-Souza, Mario J. F.2014Thomé-Souza, Mario J. F. ; MACEINA, MICHAEL J. ; FORSBERG, B. R. ; MARSHALL, B. G. ; CARVALHO, ÁLVARO L. . Peacock bass mortality associated with catch-and-release sport fishing in the Negro River, Amazonas State, Brazil. Acta Amazonica (Impresso), v. 44, p. 527-532, 2014.

24.
CARABALLO-GARCIA, P. R.2012CARABALLO-GARCIA, P. R. ; FORSBERG, B. R. ; LEITE, R. G. . PAPEL TRÓFICO DEL MICROBIAL LOOP EN UN LAGO DE INUNDACIÓN EN LA AMAZONÍA CENTRAL. Acta Biologica Colombiana, v. 17, p. 103, 2012.

25.
COUCEIRO, Sheyla Regina Marques2012COUCEIRO, Sheyla Regina Marques ; HAMADA, Neusa ; FORSBERG, BRUCE R ; PIMENTEL, TÂNIA PENA ; LUZ, SÉRGIO LUIZ BESSA ; LUZ, SÉRGIO LUIS BESSA . A macroinvertebrate multimetric index to evaluate the biological condition of streams in the Central Amazon region of Brazil. Ecological Indicators, v. 18, p. 118-125, 2012.

26.
CARABALLO, P.2011CARABALLO, P. ; SANCHEZ-CARABALLO, A.F. ; FORSBERG, B. R. ; LEITE, Rosseval Galdino . Crescimento populacional e análise isotópica de Diaphanosma spinolosum e Ceriodaphnia cornuta (Crustacea: Cladocera), alimentadas com diferentes frações de seston natural. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso), v. 33, p. 11-19, 2011.

27.
KEMENES, Alexandre2011KEMENES, Alexandre ; Forsberg, Bruce R. ; Melack, John M. . CO emissions from a tropical hydroelectric reservoir (Balbina, Brazil). Journal of Geophysical Research, v. 116, p. G03004, 2011.

28.
COUCEIRO, Sheyla R M2011COUCEIRO, Sheyla R M ; FORSBERG, B. R. ; HAMADA, Neusa ; FONSECA, Claudia P. . Trophic structure of macroinvertebrates in Amazonian streams impacted by anthropogenic siltation. Austral Ecology (Print), v. 36, p. 628-637, 2011.

29.
MARSHALL, Bruce Gavin2011MARSHALL, Bruce Gavin ; FORSBERG, BRUCE RIDER ; HESS, L. L. ; Freitas, C.E . Water temperature differences in interfluvial palm swamp habitats of Paracheirodon axelrodi and P. simulans (Osteichthyes: Characidae) in the middle Rio Negro, Brazil. Ichthyological Exploration of Freshwaters, v. 22, p. 377-383, 2011.

30.
BELTRAN-PEDREROS, S.2011BELTRAN-PEDREROS, S. ; ZUANON, Janzen ; LEITE, Rosseval Galdino ; PELEJA, J. R. P. ; Mendonça, A., B. ; FORSBERG, B. R. . Mercury bioaccumulaation in fish of commercial importance from different trophic categories in an Amazon floodplain lake. Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 9, p. 901-908, 2011.

31.
BELTRAN-PEDREROS, S.2011BELTRAN-PEDREROS, S. ; ZUANON, Jansen Alfredo Sampaio ; LEITE, R. G. ; PELEJA, J. R. P. ; Mendonça, A. B. ; FORSBERG, B. R. . Mercury bioacummulation in fish of commercial importance from different trophic categories in an Amazon floodplain lake. Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 9, p. 901-908, 2011.

32.
KEMENES, Alexandre2010KEMENES, Alexandre ; Forsberg, Bruce R. ; C. Magalhães ; H. dos Anjos . Environmental factors influencing the community structure of shrimps and crabs (Crustacea: Decapoda) in headwater streams of the Rio Jaú, Central Amazon, Brazil.. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 5, p. 36-46, 2010.

33.
Belger, Lauren2010Belger, Lauren ; Forsberg, Bruce R. ; Melack, John M. . Carbon dioxide and methane emissions from interfluvial wetlands in the upper Negro River basin, Brazil. Biogeochemistry (Dordrecht), p. 9-9, 2010.

34.
COUCEIRO, Sheyla R M2009COUCEIRO, Sheyla R M ; FONSECA, Claudia P. ; HAMADA, Neusa ; FORSBERG, B. R. . Sedimentos reduzem biodiversidade. Ciência Hoje, v. 44, p. 60-63, 2009.

35.
Trigg, Mark A.2009Trigg, Mark A. ; Wilson, Matthew D. ; Bates, Paul D. ; Horritt, Matthew S. ; Alsdorf, Douglas E. ; FORSBERG, B. R. ; Vega, Maria C. . Amazon flood wave hydraulics. Journal of Hydrology (Amsterdam), v. 374, p. 92-105, 2009.

36.
TRANCOSO, RALPH2009TRANCOSO, RALPH ; CARNEIRO FILHO, ARNALDO ; TOMASELLA, JAVIER ; SCHIETTI, JULIANA ; FORSBERG, BRUCE RIDER ; MILLER, ROBERT PRITCHARD . Deforestation and conservation in major watersheds of the Brazilian Amazon. Environmental Conservation, v. 36, p. 277-288, 2009.

37.
KEMENES, Alexandre2008KEMENES, Alexandre ; FORSBERG, B. R. ; MELACK, John . As hidrelétricas e o aquecimento global. Ciência Hoje, v. 41, n.PRELO, p. 21-25, 2008.

38.
MARSHALL, Bruce Gavin2008MARSHALL, Bruce Gavin ; FORSBERG, B. R. . Autotrophic energy sources for paracheirodon axelrodi (Osteichthyes, Characidae) in the middle Rio Negro, Central Amazon, Brazil. Hydrobiologia (The Hague), v. 596, n.PRELO, p. 95-103, 2008.

39.
HOLLEY, M. H.2008HOLLEY, M. H. ; MACEINA, M. J. ; SOUZA, Mario Thome de ; FORSBERG, B. R. . Analysis of trophy sport fishery for the speckled peacock bass in the Rio Negro River. Fisheries Management and Ecology, v. 15, p. 93-98, 2008.

40.
KEMENES, Alexandre2008KEMENES, Alexandre ; FORSBERG, BRUCE RIDER . HIdrelétricas - Potencial Ampliado. Scientific American Brasil, v. 2, p. 18-23, 2008.

41.
COUCEIRO, S. R.M.2007COUCEIRO, S. R.M. ; HAMADA, Neusa ; FERREIRA, R.L.M. ; FORSBERG, B. R. ; SILVA, J. o. . Domestic Sewage and Oil Spills in streams: Effects on Edaphic Invertebrates in flooded forest, Manaus, Amazonas, Brazil. Water, Air and Soil Pollution, NO PRELO, v. 180, p. 249-259, 2007.

42.
COUCEIRO, S. R.M.2007COUCEIRO, S. R.M. ; HAMADA, Neusa ; LUZ, S.L.B. ; FORSBERG, B. R. ; PIMENTEL, T. P. . Deforestation and sewage effects on aquatic macroinvertebrates in urban streams in Manaus, Amazonas, Brazil. Hydrobiologia (The Hague), NO PRELO, v. 575, p. 271-284, 2007.

43.
KEMENES, Alexandre2007 KEMENES, Alexandre ; FORSBERG, B. R. ; MELACK, John Michael . Methane release below a tropical hydroelectric dam. Geophysical Research Letters, v. 34, n.PRELO, p. L12809, 2007.

44.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2007FORSBERG, B. R.; TREVISAN, Gisele V . Relationships among nitrogen and total phosphorus, algal biomass and zooplankton density in the central Amazonia lakes. Hydrobiologia (The Hague), holanda, v. 586, n.PRELO, p. 357-365, 2007.

45.
WILSON, Matthew2007WILSON, Matthew ; BATES, Paul ; ALSDORF, D. ; FORSBERG, B. R. ; HORRITT, Matthew ; MELACK, John ; FRAPPART, F. ; FAMGLIETTI, J. S. . Modeling large-scale inundation of the Amzonian sesonally flooded wetlands. Geophysical Research Letters, v. 34, p. L12809, 2007.

46.
COUCEIRO, Sheyla R M2006COUCEIRO, Sheyla R M ; FORSBERG, B. R. ; HAMADA, Neusa ; FERREIRA, R L M . Effects of an oil spill and domestic sewage release on the insect fauna of Cururu Stream, Manaus,Amazonas, Brazil. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 66, n.1A, p. 35-44, 2006.

47.
BELGER, L.2006 BELGER, L. ; FORSBERG, B. R. . Factors controlling Hg levels in two predatory fish species in the Negro river basin, Brazilian Amazon. Science of the Total Environment, v. 367, p. 451-459, 2006.

48.
BEVIS, Michael2005BEVIS, Michael ; ALSDORF, Douglas ; KENDRICK, Eric ; FORTES, Luiz Paulo ; FORSBERG, B. R. ; FORSBERG, Bruce ; SMALLEY JR, Robert ; BECKER, Janet . Seasonal fluctuation in the mass of the Amazon River system and Earth's elastic response. Geophysical Research Letters, Estados Unidos, v. 32, p. L16308, 2005.

49.
MELACK, J. M.2004MELACK, J. M. ; HESS, L. L. ; GASTIL, M. ; FORSBERG, B. R. ; HAMILTON, S. K. ; LIMA, I. B. T. ; NOVO, E. M. L. M. . Regionalization of methane emissions in the Amazon basin with microwave remote sensing. Global Change Biology, New York, v. 10, p. 1-15, 2004.

50.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2003FORSBERG, B. R.; ALSDORF, D. ; VOROSMARTY, C. ; LETTENMAIER, D. ; OTHERS . The need for global, satellite-based observations of terrestrial surface waters. EOS Transactions. American Geophysical Union, Estados Unidos, v. 84, p. 269-276, 2003.

51.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2003FORSBERG, B. R.; DIAZCASTRO, J. G. ; SOUZAMOSIMAN, M. ; LAUDARESSILVA, R. ; PRELO, No . Composição da comunidade de diatomaceas perifíticas do rio Jaú, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica, Manaus, Brasil, v. 33, p. 583-606, 2003.

52.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2002FORSBERG, B. R.; ROSENQVIST, A. ; PIMENTEL, T. P. ; RAUSCH, Y. A. ; RICHEY, J. E. . The use of spaceborne radar data to model inundation patterns and trace gas emissions in the Central Amazon floodplain. International Journal of Remote Sensing, Reino Unido, v. 23, n.7, p. 1303-1328, 2002.

53.
BARBOSA, A. C.2001BARBOSA, A. C. ; JARDIM, W. ; DÓREA, J. G. ; FORSBERG, B. R. ; SOUZA, J. . Hair mercury speciation as a function of gender, age and body mass index in inhabitants of the Negro river basin, Amazon, Brazil.. Archives of Environmental Contamination and Toxicology (Print), v. 40, p. 439-444, 2001.

54.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2000FORSBERG, B. R.; CARGNIN-FERREIRA, E. . Trophic structure of macroinvertebrate communities in the Jau River system. Brazilian Journal of Ecology, v. 3, n.2, 2000.

55.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2000FORSBERG, B. R.; BENEDITO-CECILIO, E. ; ARAUJO-LIMA, C. A. R. M. ; BITTENCOURT, M. M. ; MARTINELLI, L. . Carbon sources of Amazonian fisheries. Fisheries Management and Ecology, v. 7, p. 305-314, 2000.

56.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider2000FORSBERG, B. R.; ROSENQVIST, A. ; MIRANDA, F. P. ; HASHIMOTO, Y. . Tectonic control of wetland distributio in the Amazon Basin. Quaternary International, v. 72, n.1, p. 61-66, 2000.

57.
KUCHKER, Ivo L2000KUCHKER, Ivo L ; MIEKELEY, Norbert ; FORSBERG, B. R. . A contribution to the chemical characterization of rivers in the rio negro basin, brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society, Brazil, v. 11, n.3, p. 286-292, 2000.

58.
SILVA-FORSBERG, M.C.1999 SILVA-FORSBERG, M.C. ; FORSBERG, B. R. ; ZEIDEMANN, V. . Mercury Contamination In Humans Linked To River Chemistry. Ambio (Oslo), Stockholm, v. 28, p. 519-521, 1999.

59.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider1999FORSBERG, B. R.; HASHIMOTO, Y. ; ROSENQVIST, A. ; MIRANDA, F. P. . Tectonic fault control of wetland distribution in the Central Amazon revealed by JERS-1 Radar Imagery. Boletim Goiano de Geografia, v. 19, n.1, p. 79-80, 1999.

60.
DUNNE, T.1998DUNNE, T. ; MERTES, L. A. K. ; MEADE, R. H. ; RICHEY, J. E. ; FORSBERG, B. R. . Exchanges Of Sediment Between The Floodplain And Channel Of The Amazon River In Brazil. Bulletin of the Geological Society of America, v. 110, p. 450-467, 1998.

61.
PADOVANI, C. R.1995PADOVANI, C. R. ; FORSBERG, B. R. ; PIMENTEL, T. P. . Contaminação Mercurial Em Peixes do Rio Madeira: Resultados e Recomendações. Acta Amazonica, v. 25.5, p. 127-136, 1995.

62.
QUAY, P. D.1995QUAY, P. D. ; WILBUR, D.O. ; DEVOL, A. H. ; BENNER, R. ; FORSBERG, B. R. ; RICHEY, J.E. . The Dissolved 18o/16o Of Dissolved Oxygen In Rivers And Lakes In The Amazon Basin: Determining The Ratio Of Respiration To Photosynthesis In Freshwaters. Limnology and Oceanography, v. 40, p. 718-729, 1995.

63.
DEVOL, A. H.1995DEVOL, A. H. ; FORSBERG, B. R. ; RICHEY, J. E. ; PIMENTEL, T. P. . Seasonal Variation In Chemical Distributions In The Amazon (Solimões)River: A Multiyear Time Series. Global Biogeochemical Cycles, v. 9, p. 307-328, 1995.

64.
BENNER, R.1995BENNER, R. ; OPSAHL, S. ; CHIN-LEO, G. ; RICHEY, J. E. ; FORSBERG, B. R. . Bacterial Carbon Metabolism In The Amazon River System. Limnology and Oceanography, v. 40, p. 1262-1270, 1995.

65.
MERTES, L. A. K.1995MERTES, L. A. K. ; DANIEL, D. L. ; MELACK, J. M. ; MARTINELLI, L. A. N. B. ; FORSBERG, B. R. . Spatial Patters Of Hydrology, Geomorphology And Vegetation On The Floodplain Of The Amazon River In Brazil From A Remote Sensing Perspective. Geomorphology (Amstrerdam), v. 13, p. 215-232, 1995.

66.
MARTINELLI, L. A.1994MARTINELLI, L. A. ; FORSBERG, B. R. ; VICTORIA, R.L. ; RICHEY, J. E. . Isotopic Compositions Of Major Carbon Reservoirs In The Amazon Floodplain. INTERNATIONAL JOURNAL OF ECOLOGICAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCES, v. 20, p. 31-46, 1994.

67.
HEDGES, J. I.1994HEDGES, J. I. ; COWIE, G. L. ; RICHEY, J. E. ; QUAY, P. D. ; BENNER, R. ; STROM, M. ; FORSBERG, B. R. . Origins And Processing Of Organic Matter In The Amazon River As Indicated By Carbohydrates And Amino Acids. Limnology and Oceanography, v. 39, p. 743-761, 1994.

68.
KUCHLER, I.1994KUCHLER, I. ; MEIKELI, N. ; FORSBERG, B. R. . Molecular Mass Distributions Of Dissolved Organic Carbon And Associated Metals In Waters Of The Rio Negro And Rio Solimões. Science of the Total Environment, v. 156, p. 207-216, 1994.

69.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider1993 FORSBERG, B. R.; ARAUJO-LIMA, C.A.R.M. ; MARTINELLI, L. A. ; VICTORIA, R. L. ; BONASSI, J. A. . Autotrophic Carbon Sources For Fish Of The Central Amazon. Ecology (Durham), v. 74, p. 643-652, 1993.

70.
FORSBERG, B. R.;Forsberg, Bruce R.;FORSBERG, BRUCE RIDER;FORSBERG, BRUCE R;FORSBERG, BR;FORSBERG, BRUCE;FORSBERG, B.R.;Bruce R. Forsberg;Bruce Rider Forsberg;Bruce R Forsberg;Burce Forsberg;Forsberg, Bruce;Forsberg, B;Forsberg, B.;Forsberg, B.R.;Forsberg, Bruce Rider1988 FORSBERG, B. R.; DEVOL, A. H. ; RICHEY, J. E. ; SANTOS, H. . Factors Controlling Nutrient Concentrations In Amazon Floodplain Lakes. Limnology and Oceanography, v. 33, p. 41-56, 1988.

71.
FORSBERG, B. R.1985FORSBERG, B. R.. The fate of planktonic primary production. Limnology and Oceanography, v. 30, p. 807-819, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FORSBERG, B. R.; ARTAXO, P. ; NAGY, L. . Interactions Between Biosphere, Atmosphere and Human Land Use in the Amazon Basin. 1. ed. Berlin: Springer Verlag, 2016. v. 1. 490p .

2.
FERREIRA, Efrem ; ZUANON, Janzen ; FORSBERG, B. R. ; GOULDING, Michael ; FERREIRA, Sylvio Romério Briglia . Rio Branco: Peixes, Ecologia e conservação de Roraima. Lima Peru: INPA/ACCA, 2007. v. 1. 201p .

3.
LEITE, Rosseval Galdino ; CAÑAS, Carlos ; FORSBERG, B. R. ; BARTHEM, Ronaldo ; GOULDING, Michael . Larvas dos Grandes Bagres Migradores. Lima, Peru: INPA/Associación para la Conservación de la Cuenca Amazónica (ACCA), 2007. 127p .

4.
GOULDING, Michael ; CANAS, C. ; BARTHEM, Ronaldo ; FORSBERG, B. R. ; ORTEGA, H. . Amazon Headwaters. Lima, Peru: Amazon conservation Association, 2003. v. 1. 198p .

5.
BARTHEM, Ronaldo ; GOULDING, Michael ; FORSBERG, B. R. ; CANAS, C. ; ORTEGA, H. . Aquatic Ecology of the Madre de Dios: Scientific Bases for Andes-Amazon Headwaters Conservation. Lima, Peru: Amazon Conservation Association, 2003. v. 1. 117p .

6.
BARTHEM, Ronaldo ; GOULDING, Michael ; FORSBERG, B. R. ; CANAS, C. ; ORTEGA, H. . Ecologia Aquática del Río Madre de Dios. Lima, Peru: Amazon Conservation Association, 2003. v. 1. 117p .

7.
GOULDING, Michael ; CANAS, C. ; BARTHEM, Ronaldo ; FORSBERG, B. R. ; ORTEGA, H. . Las Fuentes del Amazonas. Lima Peru: Asociación para la conservación de la Cuenca Amazónica, 2003. v. 1. 198p .

Capítulos de livros publicados
1.
Nagy, Laszlo ; Artaxo, Paulo ; Forsberg, Bruce R. . Interactions Between Biosphere, Atmosphere, and Human Land Use in the Amazon Basin: An Introduction. In: Lazlo, N.; Forsberg, B.R.; Artaxo, P.. (Org.). Ecological Studies. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2016, v. 227, p. 3-15.

2.
Artaxo, Paulo ; Forsberg, Bruce R. ; Nagy, Laszlo . Amazonia in Perspective as a Changing Environment. In: Nagy, L.; Forsberg, B.R.; Artaxo, P.. (Org.). Ecological Studies. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2016, v. 227, p. 465-469.

3.
COUCEIRO, S. R.M. ; HAMADA, Neusa ; LUZ, S.L.B. ; FORSBERG, B. R. ; ALMEIDA, J. ; SILVA, J. o. ; PIMENTEL, T. P. . Macroinvertebrados aquáticos de três bacias de drenagem da área urbana do município de Manaus, Amazonas. In: Castellón, E.G.; Ronchi-Teles, R.;Ale-Rocha, R.. (Org.). Entomologia na Amazônia Brazileira. Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2010, v. , p. 21-38.

4.
MELACK, J. M. ; NOVO, E. M. L. M. ; FORSBERG, B. R. ; PIEDADE, M. T. ; MAURICE, L. . Floodplain Ecosystem Processes. In: M. Keller; M. Bustamante; J. Gash; P. Silva Dias. (Org.). Amazonia and Global Change. 1ed.Washington, D. C: American Geophysical Union, 2009, v. 186, p. 525-541.

5.
MELACK, John ; FORSBERG, B. R. ; HESS, L. . Acheiving Sustainable Freshwater Systems. In: M.M. Holland; E.R. Blood; L.R. Schaffer. (Org.). Acheiving Sustainable Freshwater Systems. Washington, DC: Island Press, 2003, v. , p. -.

6.
MELACK, J. ; FORSBERG, B. R. . Biogeochemistry of Amazon floodplain lakes and associated wetlands. In: M.E. McClain; J.E. Richey; R.J. Victoria. (Org.). THE BIOGEOCHEMISTRY OF THE AMAZON BASIN AND ITS ROLE IN A CHANGING WORLD. OXFORD, INGLATERRA: OXFORD UNIVERSITY PRESS, 2001, v. , p. 235-376.

7.
FORSBERG, B. R.; CASTRO, J. G. D. ; CARGNIN-FERREIRA, E. . The structure and funcioning of the rio Nergo ecosystem: Insights from the Jaú Project. In: N.L. CHAO; P. PETRY; G. PRANG; L. SONNESCHEIN; M. TLUSTY. (Org.). Conservation and Management of Ornamental Fish Resources of the Rio Negro Basin, Amazonia, Brazil- Projeto Piaba. MANAUS, AM: EDITORA DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS, 2001, v. , p. 125-144.

8.
FORSBERG, B. R.; SARGENTINI, E. ; MALM, O. ; PADOVANI, C. ; SILVA-FORSBERG, M. C.. . High Levels Of Mercury In Fish And Human Hair From The Rio Negro Basin(Brazilian Amazon): Natural Background Or Anthropogenic Contamination. In: W.C.PFEIFFER; H. KATO. (Org.). PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL WORKSHOP ON ENVIRONMENTAL MERCURY POLLUTION AND ITS HEALTH EFFECTS IN THE AMAZON RIVER BASIN. PAGES 33-40: NATIONAL INSTITUTE FOR MINAMATA DISEASE/UFRJ, 1995, v. , p. 33-40.

9.
DEVOLS, A. H. ; RICHEY, J. E. ; FORSBERG, B. R. ; MARTINELLI, L. A. . Environmental Methane In The Amazon River Floodplain. In: W.J. MITSCH. (Org.). GLOBAL WETLANDS. AMSTERDAM: ELSEVIER, 1994, v. , p. 155-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Mario Thome de ; FORSBERG, B. R. ; VOGT, Richard ; SABBAYROLLES, M. G. P. ; PELEJA, Reinaldo . The use of mercury and stable isotopes to investigate foodchain structure in aquatic ecossystems in the Amazon. In: VI International Congress on the Biology of Fish, 2004, Manaus. Fish communities and fisheries, 2003. p. 235-239.

2.
CARGNIN-FERREIRA ; FORSBERG, B. R. . Esturtura Trófica de Comunidades de Invertebrados Aquáticos No Rio Jaú (Amazônia Central): Implicações Para Manejo e Conservação. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 1998, Curitiba. ANAIS DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. CURITIBA, BRASIL, 1996. v. 2. p. 753-763.

3.
PINHEIRO, P. R. C. ; FORSBERG, B. R. ; RICHEY, J. E. . Fractionation And Characterization Of Epilimnetic Soluble Organic Phosphorus In An Amazon Lake. In: XXVI INTERNATIONAL CONGRESS OF THEORETICAL AND APPLIED LIMNOLOGY, 1998, São Paulo. VER. INTERNAT. VEREIN. LIMNOL.. Munich, 1996. v. 26. p. 381-381.

4.
ROSENQVIST, A. ; FORSBERG, B. R. ; PIMENTEL, T. ; RICHEY, J. E. . Using Jers-1 L-Band Sar do Estimate Methane Emissions From The Jaú River Floodplain (Amazon/Brazil). In: 1998 INTERNATIONAL GEOSCIENCE AND REMOTE SENSING SYMPOSIUM, 1998, Seattle. PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL GEOSCIENCE AND REMOTE SENSING SYMPOSIUM. SEATTLE, WASHINGTON, USA, 1998. v. CD. p. SEM-SEM.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELACK, J. ; BARBOSA, P. M. ; AMARAL, J. ; FORSBERG, B. R. . METHANE CONCENTRATIONS AND FLUXES FROM AMAZON RIVERS AND FLOODPLAINS. In: American Society of Limnology and Oceanography Summer Meeting, 2016, Santa Fe. Abstracts of the ASLO Summer Meeting 2016, 2016.

2.
Forsberg, Bruce R.; AMARAL, J. H. F. ; BARBOSA, P. M. ; KASPER, D. ; MACINTYRE, S. ; CORTEZ, A. ; SARMENTO, H. ; BORGES, A. ; MELACK, J. M. ; Farjalla, V . Spatial and Temporal Variations in the Partial Pressure and Emission of CO2 and CH4 in and Amazon Floodplain Lake. In: American Geophysical Union Fall Meeting, 2015, San Francisco. Proceedings of the American Geophysical Union Fall Meeting 2015, 2015.

3.
MELACK, J. ; MacIntyre, S ; FORSBERG, B. R. ; AMARAL, J. ; BARBOSA, P. M. . Inundation and Gas Fluxes from Amazon Lakes and Wetlands. In: American Geophysical Union Fall Meeting 2015, 2015, San Francisco. Proceedings of the American Geophysical Unioin Fall Meeting 2015, 2015.

4.
BARBOSA, P. M. ; Farjalla, V ; FIGEUREDO-BARROS, M. ; FORSBERG, B.R. . Avaliação do Fluxo Difusivo de Metano (CH4) em Ambientes do médio-baixo Solimões. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, 2013, Bonito. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, 2013.

5.
FORSBERG, B. R.; MACINTYRE, S. ; MELACK, J. ; CROWE, A. T. ; AMARAL, J. ; AMEBORG, L. ; BASTVIKEN, D. ; TOTA, J. ; KARLSSON, K. ; TEDFORD, E. ; PODGRAJSEK, E. ; ANDERSSON, A. ; RUTGERSSON, A. ; FORSBERG, B. R. . Turbulence at the Air-Water Interface in Lakes of Different Sizes: Consequences for Gas Transfer Coefficients. In: American Geophysical Union, Fall Meeting, 2012, San Francisco. abstract #B13D-0219. San Francisco: Amercan Geophysical Union, 2014.

6.
FORSBERG, B. R.; GUIMARAES, J. R. ; B.R. JARDIM, W.F. FADINI, PIMENTEL T. FORSBERG . Sistema Fia Condutimétrico Versus Potenciometria: Aplicação Ao Sistema Carbonato Em Águas da Região Amazônica.. In: 20a REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1997. 20a REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, LIVRO DE RESUMOS. v. 3. p. AB12.

Outras produções bibliográficas
1.
NAKA, L. ; BERNARD, E. ; FEARNSIDE, P. ; FORSBERG, B. R. ; PIEDADE, M. ; ZUANON, J. ; LIMA, A. ; FERREIRA, L. ; COUCEIRO, S. R.M. . Sumário Executivo. São Paulo: Green Peace, 2015 (Capitulo de livro).

2.
FORSBERG, BRUCE R. Qualidade da água: Monitoramento dos níveis de mercúrio. São Paulo: Green Peace/Carol Quitanilha, 2015 (Capitulo de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FORSBERG, B. R.. Avaliação do impacto do derramamento de petróleo sobre a fauna aquático do Igarapé do Macaco, Base do Urucú. 2003.

2.
FORSBERG, B. R.. Contribuição para a EIA-RIMA do gasoduto Coari - Manaus na área de sensoriamento remoto. 2003.

3.
FORSBERG, B. R.. Projeto Cururu 2: Avaliação da integridade da flora e fauna do Igarape do cururí após o derramamento de petróleo - Anos 2. 2002.

4.
FORSBERG, B. R.. Projeto Cururí 1 - Avilação da integridade da flora e fauna do Igarape do Cururú após o derramamento de petróleo. 2001.

5.
FORSBERG, B. R.. Levandamento do grau e extensão da contaminação petroleira na bacia sedimentaria do Igarape do Cururú. 2001.

6.
FORSBERG, B. R.. Estudo Matriz para o Projeto PROVÄRZEA, IBAMA/DFID. 2000.

Produtos tecnológicos
1.
KEMENES, Alexandre ; FORSBERG, B. R. ; TAVARES, Roberto ; PAVANI, Aristides . Dispositivo para Amostragem de Líquidos (Garrafa KEMENES). 2009.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12th international Conference on Mercury as a Global Pollutant. Biogeochemistry of mercury in the Amazon basin: an update. 2015. (Congresso).

2.
12th International Conference on Mercury as a global Pollutant. Mercury levels in piscivorous fish from an Amazon reservoir, Brazil. 2015. (Congresso).

3.
12th International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Organic matter plays distinct roles in the mobilization of mercury in difference soils of Central Brazilian Amazon. 2015. (Congresso).

4.
12th International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Export and bioaccumulation of methylmercury in streams draining distinct soils in the Central Amazon Basin. 2015. (Congresso).

5.
11th Inernational Conference on Mercury as a Global Pollutant. History of mercury contamination in Balbina Reservoir, Central Amazon, Brazil. 2013. (Congresso).

6.
11th International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Seasonal variation of mercury in rain linked to forest burning in the Amazon. 2013. (Congresso).

7.
11th International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Influence of environmental factors on the bioaccumulation of mercury in riparian populations of the Negro river basin, Brazilian Amazon. 2013. (Congresso).

8.
11th International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Mercury balance in two forested Amazonian watersheds with differing soils and drainage patterns. 2013. (Congresso).

9.
11th International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Reservoir stratification affects methylmercury levels in river water and fish downstream from Balbina Dam. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Madalena de Sousa. Caracterização de refúgios para peixes na seca num lago de várzea: implicações para o manejo pesqueiro na Amazônia Central. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Ecologia) - Insituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jonismar Souza da Silva. Variabilidade espacial e sazonal das concentrações e emissão de gás carbônico (CO2) e metano (CH4) em um lago da várzea da Amazônia Central: Implicações para o balanço regional do carbono. Início: 2018. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andressa de Jesus França. Spatial and temporal dynamics and ecotoxicology of methyl Mercury in fish in Lake Janauaça, Amazonas, Brazil. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Aquatica e Pesca do Interior) - Insituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

2.
Felipe de Morães Carvalho. Trophic ecology of the pirarucu (Arapaima spp.) in floodplain lake ecosystems in the central Amazon. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Aquatica e Pesca do Interior) - Insituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Bruce Rider Forsberg.

3.
MOEMA RACHEL RIBEIRO DE VASCONCELOS. O PAPEL DOS PODZÓIS HIDROMÓRFICOS NA EXPORTAÇÃO E BIOACUMULAÇÃO DE METILMERCÚRIO EM IGARAPÉS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA CENTRAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

4.
ADRY THIAGO DE LIMA TRINDADE. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA ATIVIDADE DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA E A ESTRUTURA COMUNITÁRIA E CONTAMINAÇÃO MERCURIAL NA ICTIOFAUNA RESIDENTE NO RESERVATÓRIO DA UHE DE BALBINA, AMAZONAS ? BRASIL.. 2013. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

5.
Diana Sarmento Franco. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA ATIVIDADE DE PISCICULTURA EM TANQUES-REDE SOBRE AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO RESERVATÓRIO DA UHE DE BALBINA, AMAZONAS, BRASIL.. 2013. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

6.
Rodrigo Nunes de Souza. Influencia do pulso de inundação sobre a variação sazonal de queda de folhas em florestas de várzea na Amazonia Central e viabilidade de estimação por sensoriamento remoto. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

7.
Pedro Maia Barbosa. Avaliação do Fluxo Difusivo de Metano (CH4) em Ambientes do Médio-baixo Solimões. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Bruce Rider Forsberg.

8.
Sewbert Rodrigues Jati. EMISSÃO DE CO2 E CH4 NAS SAVANAS ÚMIDAS DE RORAIMA. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

9.
Veber Moura. Investigação da variação espaço-temporal das emissões de metano de solos florestais na amazônia Central.. 2012. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

10.
Eric Leandro Silva Pereira. "Influência das características naturais das bacias de drenagem sobre as propriedades físico-químicas do rio Solimões/Amazonas e seus principais tributários Brasileiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

11.
Anderson Lima. CARACTERIZAÇÃO ORGANOGEOQUÍMICA DA MATÉRIA ORGÂNICA PRESERVADA NO COMPARTIMENTO SEDIMENTAR DO LAGO CALADO, AMAZÔNIA CENTRAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

12.
Ronaldo Monteiro. Relação entre área inundada e produção pesqueira para alguns pontos de desembarque na Amazônia Central. 2011. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

13.
Graziela Custodia Balassa. A influência de fatores ambientais sobre a bioacumulação de mercúrio em populações humanas ribeirinhas da bacia do rio Negro, Amazonas, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

14.
Sheyla Regina Marques Couceiro. Efeitos do desmatamento e da poluição sobe a riqueza, densidade e composição de macroinvertebrados aquaticos de igarapes urbanos de Manaus, Amazonas. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Bruce Rider Forsberg.

15.
Juliana Scheidman Almeida. Fotodegradação e a concentração de mercúrio em pequenos tributários dos sistema fluvial do médio rio Negro. 2005. 70 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

16.
Maria Cecilia da Fatima Vega Corredor. Influência ds variações temporais da disponibilidade relativa de habitats sobre a comunidade de peixes em um lago de várzea da Amazonia central. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . Orientador: Bruce Rider Forsberg.

17.
Bruce Marshall. Fontes autotróficas de energia para Paracheirodon axelrodi (Osteichthyes, Characidae) na bacia do médio rio Negro. 2004. 61 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . Orientador: Bruce Rider Forsberg.

18.
Fernando Frickmann. Relação da periodicidade de inundação com incremento anual em Macrolobium (Caesalpinaceae). 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

19.
José Reinaldo Pacheco Peleja. Os fatores que influem no nível de mercúrio na água e plâncton de lagos assiciados aos rios Tapajós e Negro.. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

20.
Lauren Belger. Influência de alguns fatores ambientais sobre o nível de mercúrio em Cichla spp. e Hoplias malabaricus na bacia do rio Negro. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

21.
Gisele Trevisan. Influência de nutrientes totais e a estrutura da comunidade de zooplancton sobre a biomassa de fitoplancton em lagos da Amazônia Central. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

22.
Sabine Coreta Weisser. Investigation of the history of mercury contamination in the Balbina reservoir, amazon, Brazil. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universitat Konstanz, . Orientador: Bruce Rider Forsberg.

23.
Casemiro Martins. Estrutura da comunidade da ictiofauna em igarapes da bacia do rio Urubú, Amazônia Central.. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

24.
Fabio Garcia. Fatores controlando a concentração de clorofila-a em lagoas de várzea da bacia do Alto Paraguai, Cáceres - MT. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

25.
Alexandre Kemenes. Fatores influenciando a estrutura trófica e distribuição espacial das comunidades de peixes em igarapes de cabeceira, Parque Nacional do Jaú, AM. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

26.
EDUARDO CARGNIN-FERREIRA. Fatores Influindo A Distribuição de Grupos Funcionais de Macroinvertebrados Aquáticos Em Pequenos Tributários do Rio Jaú. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

27.
CARLOS EDUARDO GIANINI. Diatomáceas Como Indicadores de Acidificação Em Lagos da Amazônia Central. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

28.
URBANO LOPES DA SILVA JÚNIOR. Análise da Produção Pesqueira de Um Lago de Várzea do Baixo Amazonas Através de Um Modelo de Balanço de Masses. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

29.
VIVIAN KARINA ZEIDEMANN. A Geoquímica de Mercúrio Em Solos da Bacia do Rio Negro e Sua Influência No Ciclo Regional do Mercúrio. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

30.
ANDREA VIVIAN WAICHMAN. Fontes Autotróficas de Carbono Para Bactérias Em Um Lago de Várzea da Amazônia Central. 1995. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

31.
Antonio Donato Nobre. Relação entre Matéria Orgânica e Mineral em uma Toposequência Latossolo-Podzol na Bacia do rio Curiaú, Amazônia Central. 1989. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

Tese de doutorado
1.
Pedro Maia Barbosa. Dinâmica do metano em um lago de planície de inundação tropical. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Bruce Rider Forsberg.

2.
João Henrique Fernandez Amaral. Factors controlling the seasonal variation of CO2 in a central Amazon floodplain lake. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia) - Insituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

3.
Daniele Kasper. DINÂMICA SAZONAL DO METILMERCÚRIO EM ECOSSISTEMAS FLUVIAIS AMAZÔNICOS. 2013. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

4.
Pedro Ramón Caraballo Gracia. O papél da alça microbiana na dinâmica trofica de um lago de várzea na Amazônia central. 2010. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

5.
Bruce Gavin Marshall. Variações sazonais e temporais nas fontes autotróficas de carbono e nível trófico do Paracheridon axelrodi (Osteichthyes, Charicidae) numa região interfluvial no médio rio Negro.. 2010. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Bruce Rider Forsberg.

6.
Lauren Belger. Fatores que influem na emissão de CO2 e CH4 em áreas alagáveis interfluviais do médio rio Negro. 2007. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação Amparo ao Pesquisa do Estado de Amazonas. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

7.
José Reinaldo Pacheco Peleja. Balanço de massas de mercúrio (Hg) total em duas microbacias da Amazônia Central. 2007. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

8.
Ynglea Georgina de Freitas Goch. Efeitos do assoreamento sobre as comunidades de peixes de igarapés da bacia do rio Urucú, Coarí, amazonas, Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

9.
Alexandre Kemenes. Emissão de metano e gás carbônico pela Hidrelétrica de Balbina. 2006. 98 f. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

10.
Mario Thomé de Souza. Fontes autotróficas de energia para peixes do canal principal e quelônios ao longo da bacia do médio rio Negro, Amazonas - Brasil. 2005. 63 f. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

11.
CARLOS EDUARDO GIANINI. Estudo paleolimnologico de acidificação antrópica utilizando assembleias de diatomáceas como bioindicadores.. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

12.
José Gerley DiazCastro. Biomassa, biodiversidade e fatores abioticos controladores do bloom de ficoperifiton no canl central do rio Jaú na época de cheia, Parque Nacional do Jaú - Amazonia Central. 1999. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

13.
DOMITILA PASCOALOTO. Sazonalidade e Distribuição de Macroalgas Em Igarapés de Terra Firme Em Áreas de Reserva Florestal Na Cercanias de Manaus, Estado do Amazonas. 1999. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

14.
PATRICIA RODRIGUES CARVALHO PINHEIRO. Fracionamento, Caracterização e Dinâmica do Fósforo Dissolvido Em Alguns Ambientes Aquáticos da Amazônia. 1996. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SARAH SAMPAIO PY-DANIEL. SOMENTE O HÁBITO ALIMENTAR INFLUENCIA NA BIOACUMULAÇÃO DE MERCÚRIO NOS PEIXES PISCÍVOROS DO RESERVATÓRIO DE BALBINA?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

Iniciação científica
1.
SARAH SAMPAIO PY-DANIEL. SOMENTE O HÁBITO ALIMENTAR INFLUENCIA NA BIOACUMULAÇÃO DE MERCÚRIO NOS PEIXES PISCÍVOROS DO RESERVATÓRIO DE BALBINA?. 2012. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

Orientações de outra natureza
1.
João Henrique Fernandes Amaral. Fotodegradação da Matéria Orgânica Dissolvida em Ecossistemas Aquáticos Amazônicos. 2013. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

2.
Sandro dos Santos Torres. FATORES QUE INFLUENCIAM O ASSOREAMENTO EM TRIBUTÁRIOS DO RIO URUCU.. 2007. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruce Rider Forsberg.

3.
Carla Haisler Sardelli. Marcação e recaptura de tucunaré no médio Rio Negro (Cichla spp). 2007. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação Amparo ao Pesquisa do Estado de Amazonas. Orientador: Bruce Rider Forsberg.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 24:43:46