Marcus Antônio Viana Duarte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9030389274220180
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Uberlândia(1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina(1985) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(1994). Atualmente é Docente da Universidade Federal de Uberlândia, Revisor de periódico da Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Im, Revisor de periódico da Applied Acoustics, Revisor de periódico da Journal of Quality in Maintenance Engineering e Revisor de periódico da MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas:acústica, Motores Eletricos, Ventiladores Tesla. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Marcus Antônio Viana Duarte
Nome em citações bibliográficas
DUARTE, M. A. V.;Marcus Antonio Viana Duarte;Marcus Antônio Viana Duarte;Viana Duarte, Marcus Antônio;Duarte, Marcus Antônio Viana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Mecânica.
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
SANTA MÔNICA
38400902 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 2394147
Ramal: 234
Fax: (34) 32394206


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1994
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ajuste de Modelos Dinâmicos de Estruturas com Não Linearidades Concentradas, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: ARRUDA J. R. F.;.
1983 - 1985
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Redução de Níveis de Ruído em Motores Elétricos,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Samir N Y. Gerges.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: acústica; Motores Eletricos; Ventiladores Tesla.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Indústria Metal-Mecânica.
1978 - 1982
Graduação em Engenharia Mecanica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Professor ADJUNTO, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/1986 - Atual
Ensino, Engenharia Mecanica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desnho técnico
Desenho de Máquinas I e II
Vibrações de Sistemas Mecânicos
Dinâmica
Segurança do Trabalho
Manutenção preditiva
Acústica Básica
3/1986 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Vibrações de Sistemas Mecânicos / Análise Modal e Experimental / Instrumentação de Sistemas Mecânicos / Métodos de Análise Dinâmica de Estruturas
Análise de SInais
Planejamento e Otimização Experimental
3/1985 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Mecânica.

Linhas de pesquisa
Vibrações e Acústica
3/1985 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Mecânica.

Serviço realizado
Consultorias para a FIAT ( Betim - MG) e várias outras..


Linhas de pesquisa


1.
Vibrações e Acústica


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de Metodologias Baseadas em Risco para Inspeção via Ensaios Não Destrutivos de Feixes de Trocadores de Calor tipo Casco&Tubo
Descrição: Ao final deste projeto de pesquisa, pretende-se viabilizar uma metodologia para auxiliar os especialistas de Ensaios Não Destrutivos END em todas as etapas do projeto de inspeção durante uma parada programada: Escolha do tamanho da amostra, análise dos resultados gerados pelas técnicas de ultrassom (IRIS) e campo remoto (RTF), estimativa da distribuição de espessuras mínimas de parede e previsão da vida residual do feixe de tubos de aço-carbono. Para isto, técnicas técnicas clássicas da estatística e procedimentos modernos de inteligência artificial, Deep Learning, serão estudadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Integrante / Marcus Antonio Viana Duarte - Coordenador / Valtair Antonio Ferraresi - Integrante / Antônio Marcos Gonçalves de Lima - Integrante / Ruham Pablo Reis - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional do Petróleo - Cooperação.
2016 - Atual
Predição de Parada para Manutenção Preditiva via Ajuste Temporal da distribuição Weibull
Descrição: A crescente utilização de técnicas de manutenção preditiva pela indústria exige cada vez mais o aprimoramento dos procedimentos capazes de fornecer informações sobre o estado de um equipamento. Torna-se imperativo, desta forma, não apenas saber quando um equipamento ou componente mecânico falhará, mas também entender o comportamento deste, diante de diferentes regimes de operação. Dentre os procedimentos de análise preditivas existentes para máquinas rotativas, a análise de vibração é um dos métodos mais utilizados e está presente em grande parte das principais indústrias do país. Através da adoção de técnicas preditivas, é possível detectar e diagnosticar de forma antecipada defeitos em desenvolvimento nos equipamentos industriais antes da quebra destes, propiciando a programação pontual das intervenções de manutenção. Com isto, o estoque de peças sobressalentes e o custo da intervenção são reduzidos, com a eliminação das perdas de produção provenientes de possíveis paradas não programadas. Como exemplo dos efeitos benéficos da manutenção preditiva tem-se verificado uma redução de até 40% no volume de troca de rolamentos com a adoção da manutenção preditiva. Uma questão envolvendo a manutenção preditiva é quais os sintomas que melhor representam o tempo de vida residual do equipamento e quais os níveis máximos aceitáveis para estes sintomas. A proposta do presente projeto é de monitorar um equipamento qualquer e, dentre os vários parâmetros candidatos a sintomas, escolher os parâmetros que estatisticamente melhor se ajustam numa curva de Weibull. A partir das curvas ajustadas procurar-se-á determinar o momento ideal para manutenção utilizando um procedimento estatístico que visa calcular os valores limites dos sintomas utilizando a distribuição de Weibull. Como bancada experimental será utilizada um conjunto composto de motor de acionamento, carga e 4 rolamentos. Escolheu-se rolamentos para validação em função de ser um dos elementos de máquinas com maior volume de dados na manutenção preditiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Integrante / Marcus Antonio Viana Duarte - Coordenador / Elias Bitencourt Teodoro - Integrante.
2014 - Atual
Desenvolvimento de Um Sistema de Baixo Custo para Controle Ativo de Ruído Aplicado em Venezianas Acústicas

Projeto certificado pela empresa SOCIEDADE CONSTRUCAO CIVIL EXERGIS ENGENHARIA LTDA - ME em 01/07/2017.
Descrição: A busca por alternativas que compatibilizem desempenho acústico, térmico e lumínico fez com que a utilização de esquadrias acústicas ventiladas ganhassem destaque. Entretanto as disponíveis no mercado, possuem desempenho limitado em baixas frequências, uma vez que são dotadas apenas de técnicas passivas de controle de ruído, fazendo com que fosse necessário pesquisar novas tecnologias que sejam capazes de eliminar essa deficiência. Dentro deste contexto, o presente trabalho avaliou a implementação de técnicas ativas de controle de ruído em venezianas acústicas utilizando atuadores do tipo piezelétricos. Pesquisa feita por Maciel (2014) que deu início as pesquisas sobre aplicação de técnicas de controle ativo de ruído em venezianas acústicas utilizando materiais piezelétricos através de uma abordagem analítica e numérica mostrou que é possível obter um índice de redução sonora ponderado superior a 35 dB, superando o valor exigido pela norma NBR 15.575-4 (ABNT, 2013). Neste contexto, este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver procedimentos, atuadores e controladores de baixo custo de forma a demonstrar experimentalmente os resultados calculados por maciel com um sistema de controle ativo de ruído viável do ponto de vista comercial. Para atingir estes objetivos serão aplicadas técnicas de microfonia virtual, piezobuzzer e a plataforma ARDUINO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Integrante / Marcus Antonio Viana Duarte - Coordenador / Elias Bitencourt Teodoro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 4
2012 - Atual
Avaliação e Acompanhamento dos Procedimentos para o Controle dos Níveis de Ruído Gerados Dentro da REGAP ? Betim
Descrição: O projeto de pesquisa ?Projeto Levantamento, Modelagem, Análise e Estudo de Medidas para o Controle dos Níveis de Ruído Gerados Dentro da REGAP ? Betim? foi finalizado em junho de 2010, com todas as metas e objetivos alcançados com êxito. Atualmente as medidas de controle de ruído propostas estão sendo implantadas e os novos empreendimentos, denominados no projeto anterior de ?Estudo de Impacto Acústico das Novas Unidades?, estão entrando em operação. Em função disto, torna-se necessário um novo projeto para estudar a eficácia das medidas de controle implantadas nas unidades atuais e a precisão dos modelos e procedimentos utilizados para a previsão dos níveis de ruído gerados pelas novas unidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Coordenador / Marcus Antonio Viana Duarte - Integrante / Júlia Bertelli Duarte - Integrante / João Gabriel de Miranda - Integrante / Tomás Lichfett Machado - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
CONTROLE DE QUALIDADE EM LINHAS DE PRODUÇÃO
Descrição: A indústria tem como um dos principais desafios estabelecer critérios confiáveis para controle de qualidade de seus produtos e serviços. Porém, muitos desses critérios possuem deficiências e parâmetros subjetivos para se classificar e definir a qualidade do produto final, tendo como parâmetro a sensibilidade auditiva dos peritos para esta decisão. A utilização de sintomas vibroacústicos como critério passa/não passa tem sido utilizado com relativo sucesso como ferramenta auxiliar no controle de qualidade de produtos em linhas de produção. A metodologia normalmente utilizada consiste em avaliar quais sintomas vibroacústicos são correlacionados com a qualidade do produto e então definir valores limites para os mesmos. O grande problema desta metodologia é o tempo gasto para a definição dos sintomas e os limites aceitáveis para os mesmos. A proposta deste projeto é a partir do conhecimento da taxa de rejeição de produtos pelo controle de qualidade (pulls) montar um procedimento baseado em inteligência artificial, técnicas estatísticas multivariadas e ferramentas de análise de sinais, definir de forma automática os sintomas vibriacústicos e critério passa/não passa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Integrante / Marcus Antonio Viana Duarte - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2010 - 2013
Caracterização de um sistema de medição de vibrações de baixo custo para aplicações gerais
Descrição: Com a evolução dos processos de fabricação, tornou-se necessário o desenvolvimento de técnicas de aquisição e análise dos sinais de vibração. Os sinais de vibração contêm informações muito úteis e oferecem excelentes possibilidades para diagnóstico em tempo real de muitos problemas críticos da usinagem, incluindo o desgaste da ferramenta. Por tal motivo, esses sinais têm sido investigados para sua possível aplicação em sistemas de monitoramento em tempo real e alguns resultados têm sido relatados. Porém, uma das questões que dificulta a implementação dos sistemas de aquisição desses sinais é o alto custo dos aparelhos utilizados. Dentre eles, acelerômetros triaxiais cujo custo supera os U$ 1000,00 impossibilitando seu uso na maioria das vezes. Os fabricantes colocam a disposição atualmente um acelerômetro ADLX324, que embora seja do tipo biaxial pode, adequadamente montado, ser utilizado para medições em três eixos. Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um sistema de medição (SM) de vibrações de baixo custo baseado no acelerômetro ADXL324 para aplicações gerais. Também, caracterizar o sistema de medição em relação a: resolução, sensibilidade, exatidão, linearidade, estabilidade, resposta em frequência, incerteza de medição e outros. Bem como fazer a calibração do mesmo a partir de métodos recomendados pelas normas técnicas em vigor visando a validação e comprovação de sua eficácia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Integrante / Marcus Antonio Viana Duarte - Coordenador / Rosenda Arencibia Valdés - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2010 - 2012
Identificação e Hierarquização das Fontes e Caminhos de Propagação de Ruído e Vibrações em um Compressor do Tipo Recíproco e em um Compressor do Tipo Rotativo Fabricados pela Tecumseh do Brasil
Descrição: Compressores e ventiladores são as principais fontes de ruído que recebe reclamações pelos consumidores, os compressores são máquinas de alta pressão e baixa rotação, portanto geram ruído alto em baixas freqüências. Comeste projeto de pesquisa pretende-se: 1) Desenvolver metodologias de identificação que permitam a hierarquização das fontes e caminhos de transmissão do ruído e vibrações em compressores herméticos; 2) Quantificar a contribuição das principais fontes de ruído dos compressores na performance vibroacústica dos compressores estudados. Entendendo-se por performance vibroacústica os níveis de vibrações medidos nos três pontos padrões da carcaça e os níveis de potência sonora irradiada em bandas de 1/3 de oitava; 3) Quantificar a contribuição dos meios de propagação de ruído (internos) têm sobre a performance vibroacústica dos compressores estudados. Entendendo-se por meio de propagação as molas, serpentinas, acoplamento fluído-estrutura, carcaça e tampas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Coordenador / Marcus Antonio Viana Duarte - Integrante / Marcos Moraes de Sousa - Integrante / Tatiana Meola - Integrante.
2010 - 2012
Identificação e Hierarquização das Fontes e Caminhos de Propagação de Ruído e Vibrações em um Compressor do Tipo Recíproco e em um Compressor do Tipo Rotativo Fabricados pela Tecumseh do Brasil
Descrição: Os objetivos principais deste projeto de pesquisa são: Desenvolver metodologias de identificação que permitam a hierarquização das fontes e caminhos de transmissão do ruído e vibrações em compressores herméticos. Quantificar a contribuição das principais fontes de ruído dos compressores na performance vibroacústica dos compressores estudados. Entendendo-se por performance vibroacústica os níveis de vibrações medidos nos três pontos padrões da carcaça e os níveis de potência sonora irradiada em bandas de 1/3 de oitava. Quantificar a contribuição dos meios de propagação de ruído (internos) têm sobre a performance vibroacústica dos compressores estudados. Entendendo-se por meio de propagação as molas, serpentinas, acoplamento fluído-estrutura, carcaça e tampas. Promover formação científica continuada na área de vibroacústica para os colaboradores da Tecumseh e alunos envolvidos no projeto. A metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa envolverá: Modelagem dos compressores estudados via técnicas de elementos finitos (Osmar Nunes, 2005) (baixas frequências) e Análise Estatística Energética (Seon-Woong Hwang, 2004) para as análises nas regiões de alta frequência, crítica para os compressores rotativos. Mapeamento dos níveis de vibração e intensidade sonora em pelo menos três compressores de cada modelo estudado. As vibrações serão mapeadas utilizando-se acelerômetros piezoelétricos pequenos ou vibrômetro laser de modo que a instrumentação não altere as características vibroacústicas da carcaça. As intensidades serão medidas via sonda de intensidade (dois microfones) e velocidade da superfície e pressão sonora numa câmara semi-anecóica para estimativa dos coeficientes de irradiação das carcaças e tampas. Utilizando bancadas experimentais específicas e/ou análise modal operacional, os esforços dinâmicos das fontes de ruído e os parâmetros vibroacústicos dos caminhos de transmissão estrutural serão estimados. Os efeito.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Coordenador / Marcus Antonio Viana Duarte - Integrante / Marcos Moraes de Sousa - Integrante / Tatiana Meola - Integrante / Marlipe Garcia Fagundes Neto - Integrante / Paulo Balduino Flabes Neto - Integrante.Financiador(es): Tecumseh do Brasil - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Levantamento, Modelagem, Análise e Estudo de Medidas para o Controle dos Níveis de Ruído Gerados Dentro da REGAP ? Betim
Descrição: Com este projeto conjunto, pretende-se fornecer aos especialistas em segurança da REGAP uma base de dados, procedimentos computacionais e formação continuada, que permitirão aos mesmos planejar de forma seletiva e otimizada o controle do ruído da unidade estudada, tanto do ponto de vista ocupacional quanto do ambiental. Uma série de pesquisas serão realizadas visando o desenvolvimento de procedimentos para a identificação de fontes de ruído industrial, técnicas de acústica previsional e estudo do efeito das possíveis medidas de controle de ruído na fonte e na trajetória..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Coordenador / Marcus Antonio Viana Duarte - Integrante / Francisco Paula Lépore Neto - Integrante / Elias Bitencourt Teodoro - Integrante / Marcos Moraes de Sousa - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4
2007 - 2010
IDENTIFICAÇÃO DE FONTES SONORAS PARA FINS DE CONTROLE DE RUÍDO AMBIENTAL
Descrição: Nas últimas duas décadas, os estudos sobre os efeitos do ruído na audição e conseqüente melhoria da qualidade de vida do ser humano ganharam grande impulso, uma vez que o ruído pode causar distúrbios no sono e na saúde em geral do ser humano. Uma das grandes vertentes destes estudos trata-se de analisar a influência do ruído industrial na qualidade do ambiente exterior onde as pessoas circulam ou permanecem, sendo este tipo de ruído uma das maiores causas de reclamações das comunidades no órgão competente de sua cidade. Uma vez que simulações numérico-computacionais para controle de ruído ambiental geram erros da ordem de 5 dB, a equipe proponente desenvolveu uma metodologia baseada na determinação da Função Transferência (FT) entre a fonte sonora de interesse e o ponto receptor, utilizando filtro adaptativo LMS (Least Mean Square) e uma fonte sonora de referência (gerador de varredura senoidal, ou sine sweep). Uma vez estimada a FT e o sinal (pressão sonora) obtido próximo à fonte sonora que se quer quantificar, é possível então estimar o nível de ruído proveniente desta fonte no ponto receptor localizado externamente à planta industrial. Simulações numéricas comprovaram a eficácia do método. No entanto, a capacidade de filtragem do filtro (LMS) é comprometida à medida que o nível de energia da fonte de referência é reduzido se comparado com a energia gerada pelas outras fontes no ponto receptor, o que é uma condição usual em aplicações práticas. Neste trabalho será estudada uma metodologia baseada em médias temporais para contornar este problema e validar experimentalmente a metodologia proposta. Com este projeto, espera-se atrair mais alunos de graduação e do programa de pós-graduação da FEMEC a atuarem na área de vibrações e acústica bem como atender os projetos de extensão com empresas e órgãos externos a UFU..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcus Antônio Viana Duarte - Coordenador / Marcus Antonio Viana Duarte - Integrante / Elias Bitencourt Teodoro - Integrante / Marcos Moraes de Sousa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Im
2016 - Atual
Periódico: Applied Acoustics
2015 - Atual
Periódico: Journal of Quality in Maintenance Engineering
2017 - Atual
Periódico: MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletromecânica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Acústica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Student Travel Awards for International Conference of Sound and Vibration - ICSV 21 Beijing, China, International Institute of Acoustics and Vibration (IIAV).
2008
Melhor trabalho no XV CREEM, ABCM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HOLANDA, R. V. DE2018HOLANDA, R. V. DE ; DUARTE, M. A. V. ; BADAN, M. A. B. C. ; PENA, J. L. DE O. ; ROSA, R. C. . Attenuation of sound radiation in concrete structure through the reduction of mechanical vibration. REVISTA IBRACON DE ESTRUTURAS E MATERIAIS, v. 11, p. 95-114, 2018.

2.
Marlipe Garcia Fagundes Neto2015Marlipe Garcia Fagundes Neto ; Marcus Antonio Viana Duarte . Identification of Sources and Propagation Paths of Noise and Vibration in Rotary Compressors. International Journal of Engineering and Innovative Technology, v. 4, p. 11-19, 2015.

3.
MIRANDA, J. G.2015MIRANDA, J. G. ; Marcus Antonio Viana Duarte . Active Noise Control in Ducts: Sensor Positioning Using FRF and FEM Analysis. International Journal of Engineering and Innovative Technology (IJEIT), v. 4, p. 20-24, 2015.

4.
DUARTE, J. B.2015DUARTE, J. B. ; DUARTE, M. A. V. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto . Use of Competitive Neural Network to Acceptance of Compressors in Assembly Line. International Journal of Emerging Technology and Advanced Engineering, v. 5, p. 512-420, 2015.

5.
MACIEL, M. A.2015MACIEL, M. A. ; ZUFFI, G. A. ; DUARTE, M. A. V. . Modeling and optmization power requirements of active acoustic louvres. Engenharia Térmica, v. 14, p. 79-83, 2015.

6.
OLIVEIRA FILHO, R. H.2015OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . Desenvolvimento e Validação de um Sistema para Controle de Qualidade em Linha de Montagem de Câmbios Automotivos Utilizando Filtragem Adaptativa. Acústica e Vibrações, v. 1, p. 34-42, 2015.

7.
NUNES, M. A. A.2013NUNES, M. A. A. ; Marcus Antônio Viana Duarte . Component Mode Synthesis Method Applied to Two-Dimensional Acoustic Analysis in Ducts. Journal of Vibration and Acoustics, v. 135, p. 011016, 2013.

8.
OLIVEIRA FILHO, R. H.2013OLIVEIRA FILHO, R. H. ; NISHIDA, P. P. R. ; Flabes Neto, Paulo Balduino ; MARQUES, V. A. S. ; Marcus Antônio Viana Duarte . Identificação de Fontes Sonoras Via Algoritmos Genéticos. Acústica e Vibrações, v. 1, p. 45-50, 2013.

9.
OLIVEIRA FILHO, R. H.2013OLIVEIRA FILHO, R. H. ; Nishida, P. P. R. ; Flabes Neto, P. B. ; DUARTE, M. A. V. . Controle de Ruído em Transportes Metropolitanos. Acústica e Vibrações, v. 45, p. 9-12, 2013.

10.
João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha2012João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha ; DUARTE, M. A. V. ; Souza, C. M. A. . Vibração e ruído emitidos por dois tratores agrícolas. Idesia, v. 30, p. 25-34, 2012.

11.
R. H. L. Silva2012R. H. L. Silva ; BACCI, M. S. ; DUARTE, M. A. V. ; G. M. Costa ; A. B. Ferneda . Análise da Evolução do desgaste de ferramentas. Maquinas e Metais, v. 49, p. 78-97, 2012.

12.
OLIVEIRA FILHO, R. H.2012OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . Uma metodologia para estimativa virtual da dose de exposição ao ruído ocupacional. Acústica e Vibrações, v. 1, p. 8-12, 2012.

13.
NUNES, Maria Alzira de Araújo2011NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . The use of axial splitters inside ducts for active noise control of higher order acoustic modes. Noise Control Engineering Journal (Cessou em 2008), v. 59, p. 347-362, 2011.

14.
OLIVEIRA FILHO, R. H.2011OLIVEIRA FILHO, R. H. ; SOUSA, M. M. ; Santo, V. L. D ; DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . Mitigação dos Níveis de Ruído em Escolas. Acústica e Vibrações, v. 43, p. 38-45, 2011.

15.
Jacomini L.2010Jacomini L. ; DUARTE, M. A. V. ; Raslan A. A. . Avaliação e Otimização de parâmetros via superfície de resposta. Máquinas e Metais, v. 532, p. 138-145, 2010.

16.
João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha2009João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha ; DUARTE, M. A. V. ; Jomara Cynthia Rodrigues . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE VIBRAÇÃO E RUÍDO EMITIDOS POR UM TRATOR AGRÍCOLA EM PREPARO DE SOLO. Pesquisa Agropecuária Tropical (UFG), v. 39, p. 348-355, 2009.

17.
MEOLA, Tatiana2008MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; BACCI, M. S. . Estimativa de Forças no torneamento via monitoramento de sinais de vibração. Máquinas e Metais, v. XLIV, p. 258-269, 2008.

18.
GUIMARÃES, Tobias Anderson2008GUIMARÃES, Tobias Anderson ; OLIVEIRA, S. A. G. ; DUARTE, M. A. V. . Application of the Topological Optimization Technique to the Stents Cells Design for Angiosplasty. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. XXX, p. 261-268, 2008.

19.
LIMA, L. C.2007LIMA, L. C. ; Duarte, Marcus Antônio Viana ; Verçosa, J. B. L. ; Milanez, V. C. . Um anemometro de filme quente alternativo à corrente constante. Revista Tecnologia (UNIFOR), v. 28, p. 172-177, 2007.

20.
DE LIMA, L. C.2007DE LIMA, L. C. ; LEAL JUNIOR, J. B. V. ; DUARTE, M. A. V. ; COUTO, V. M. . um anemometro de filme quente alternativo à corrente constante. Revista Tecnologia (UNIFOR), v. 28, p. 172-177, 2007.

21.
DUARTE, M. A. V.2006DUARTE, M. A. V. ; SANTOS, André Luis Beloni dos ; MELO, Anderson Clayton Alves de ; CUNHA JR, Sebastião Simões . Determinação e estimativa das trincas de origem térmica geradas no fresamento frontal. Máquinas e Metais, São Paulo, n.483, p. 240-249, 2006.

22.
SANTOS, A. L. B.2006SANTOS, A. L. B. ; DUARTE, M. A. V. ; MELO, A. C. A. ; CUNHA JUNIOR, S. S. . Procedimento para a Determinação e Estimativa das Trincas de Origem Térmica Geradas em um Processo de Fresamento Frontal. Máquinas e Metais, São Paulo-SP/Brasil, n.483, p. 240-249, 2006.

23.
NUNES, M. A. A.2005NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. . Estudo via Elementos Finitos do Comportamento Vibro-acústico de Lajes Prediais. Horizonte Científico, v. 4, 2005.

24.
GONDIN, Raquel Maria2005GONDIN, Raquel Maria ; DUARTE, M. A. V. . APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA MANUTENÇÃO PREDITIVA. FAMAT em Revista (UFU), v. 1, p. 211-223, 2005.

25.
NUNES, Maria Alzira de Araújo2004NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . Estudo Sobre a Transmissão de Ruído em Lajes de Apartamentos Residenciais. Horizonte Científico, v. 3, 2004.

26.
DUARTE, M. A. V.2002DUARTE, M. A. V. ; BELLONI, André Luís . Uma Revisão sobre a Rugosidade de Superfícies Fresadas. Ciência & Engenharia, UFU - Uberlândia - Br, v. 2, p. 111-120, 2002.

27.
DUARTE, M. A. V.2000DUARTE, M. A. V. ; GUIMARÃES, Tobias Anderson . DETECTIN OF FAULTS IN GEARBOXES THROUGH VIBRATION SIGNALS TIME_FREQUENCY ANALYSIS. SAE Technical Papers, United States, 2000.

28.
DUARTE, M. A. V.2000DUARTE, M. A. V. ; SImões, S. C. Jr. . THE USE OF TIME DOMAIN AVERAGE AS FAILURES IDENTIFICATION TOOL IN INTERNAL COMBUSTION ENGINES. SAE Technical Papers, Danvers, 2000.

29.
SANTOS, B.1999SANTOS, B. ; DUARTE, M. A. V. ; ABRAO, A. R. A. . An optimisation procedure to determine the coefficients of the extended Taylor's equation in machining. International Journal of Machine Tools & Manufacture, England, v. 39, p. 17-31, 1999.

30.
SANTOS, A. L. B.1999 SANTOS, A. L. B. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto ; SALES, W. F. . A Sensitivity Analysis Procedure to be Applyed in the Study of Some Cutting Parameters Affecting the Chip Curl Radius. Ciência & Engenharia, Uberlândia, v. 8, n.1, p. 115-115, 1999.

31.
SALES, W. F.1999SALES, W. F. ; RIBEIRO, C. R. ; SANTOS, A. L. B. ; DUARTE, M. A. V. . Um Procedimento de Análise de Sensibilidade para o Estudo da Influência de Alguns Parâmetros de Corte na Curvatura do Cavaco. Ciência & Engenharia, UFU - Uberlândia-MG, Brasil, v. 8, n.1, p. 115-119, 1999.

32.
LIMA, S. M. M.1998 LIMA, S. M. M. ; SILVA, M. A. V. ; DUARTE, M. A. V. . A correlation function for thermal properties estimation applied to a large thickness sample with a single surface sensor. Review of Scientific Instruments, USA, v. 69, n.0, p. 3290, 1998.

33.
VIEIRA, ·. J. M.1998VIEIRA, ·. J. M. ; DUARTE, M. A. V. ; MARCUS, A. ; VIANA, A. M. ; ALISSON, R. A. . O Desempenho dos Fluidos de Corte No Fresamento Frontal do Aço. Máquinas e Metais, Brasil, v. 393, p. 78-85, 1998.

34.
DUARTE, M. A. V.1998DUARTE, M. A. V. . Modelamento da Usinagem Por Fresamento Utilizando Redes Neurais. Máquinas e Metais, Brasil, v. 394, p. 125-133, 1998.

35.
SANTOS, A. L. B.1998SANTOS, A. L. B. ; DUARTE, M. A. V. ; ABRAO, A. M. ; MACHADO, A. R. . An Optimisation Procedure To Determine The Coefficients Of The Extended Taylor'S Equation In Machining. International Journal of Machine Tools & Manufacture, Reino Unido, v. 39, n.1, p. 17-31, 1998.

36.
LIMA, L. C.1997LIMA, L. C. ; DUARTE, M. A. V. . Analysis Of Noise In Electrically Compensated Pyranometers. Rev. Sci. Instrum., USA, v. 3, n.68, p. 1596-1598, 1997.

37.
SOUSA, M. M.1997SOUSA, M. M. ; DUARTE, M. A. V. ; MACHADO, A. R. . Utilizando A Vibração Mecânica Para Monitorar A Usinagem Por Fresamento. Máquinas e Metais, Brasil, v. 379, p. 102-107, 1997.

38.
DUARTE, M. A. V.1993DUARTE, M. A. V. ; ARRUDA, J. R. F. . Updating Rotor - Bearing Finite Elemente Models Using Experimental Frequency Response Functions. Revista Brasileira de Ciências Mecânicas, v. XV, n.02, p. 136-149, 1993.

39.
LIMA, L. C.1993LIMA, L. C. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . Noise And Sensitivity Analysis In Electrically Compensated Pyranometers. Ciência & Engenharia (UFU. Impresso), v. 1, p. 53-62, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
MAciel, M.A. ; Marcus Antonio Viana Duarte . Requisitos energéticos para controle ativo de ruído aplicado a fachadas ventiladas. In: José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra ; Walter Leal ; Luciano Dutra ; Nilzo Ivo; Ladwig Rogério Santos da Costa. (Org.). Arquitetura e urbanismo sustentável: estratégias e projetos para a promoção da eficiência energética e do conforto ambiental. 1ed.Florianópolis: Consórcio Projeto REGSA, 2014, v. , p. 195-211.

2.
MARQUES, V. A. S. ; SANTOS, A. F. M. ; Marcus Antônio Viana Duarte ; Valdés, R. A. . VALIDATION OF A LOW COST SYSTEM FOR VIBRATION MONITORING. In: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. (Org.). ABCM Symposium Series Mechatronics, Volume 5. 1ed.Rio de Janeira: ABCM, 2012, v. 5, p. 946-956.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Zuffi, G. A. ; Fabiama Alves Pereira ; Cadenas, Israel ; DUARTE, M. A. V. . AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO DE ATUADORES PIEZELÉTRICOS NO CONTROLE ATIVO DE RUÍDO EM VENEZIANAS ACÚSTICAS. In: XXVII ENCONTRO DA SOBRAC, 2017, Brasília. XXVII ENCONTRO DA SOBRAC: O SOM NO ESPAÇO URBANO, 2017.

2.
Fabiama Alves Pereira ; Cadenas, Israel ; DUARTE, M. A. V. ; Zuffi, G. A. . Controle Ativo de Ruído em Dutos Utilizando Material Piezoelétrico na Baixa Frequência. In: CONEM 2016, 2016, Fortaleza - Brazil. IX COngresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016.

3.
Marlipe Garcia Fagundes Neto ; DUARTE, M. A. V. ; DUARTE, J. B. . NON STATIONARY SPECTRAL ANALYSIS OF VIBRATION GENERATED BY ROTARY HERMETIC COMPRESSORS. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2015, 2015, Rio de Janeiro. 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2015, 2015.

4.
MARTINS, J. S. ; MERCURY, J. M. R. ; DUARTE, M. A. V. . Cilindros de pressão abertos e fechados: Um estudo do método de dimensionamento analítico. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015, São José dos Campos. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015.

5.
MAciel, M.A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . ANALYTICAL MODELLING OF ACTIVE ACOUSTIC LOUVRES. In: The 21st International Congress on Sound and Vibration, 2014, Beijing. ICSV 21, 2014.

6.
DUARTE, J. B. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . UM PROCEDIMENTO BASEADO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DEFINIÇÃO DE SINTOMAS VIBROACÚSTICOS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2014, Uberlândia. CONEM 2014, 2014.

7.
Zuffi, G. A. ; MACIEL, M. A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . OTIMIZAÇÃO NUMÉRICA APLICADA AO CONTROLE ATIVO DE RUÍDO EM VENEZIANAS ACÚSTICAS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2014, Uberlândia. CONEM2014, 2014.

8.
NISHIDA, P. P. R. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . MODELAGEM DINÂMICA DE UMA PLACA FINA EXCITADA POR ATUADORES PIEZOELÉTRICOS PARA APLICAÇÃO EM CONTROLE ATIVO DE RUÍDO EM DUTOS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2014, Uberlândia. CONEM2014, 2014.

9.
MIRANDA, J. G. ; Duarte, Marcus Antônio Viana ; Cadenas, Israel ; Badan, M. A. B. . Active Noise Control with Ducts: Optimization of the Receiver Sensor Position. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2014, Uberlândia. CONEM2014, 2014.

10.
MACIEL, M. A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana ; Silveira Lima, F. R. . EFEITOS DA EMISSIVIDADE DO SUBSTRATO NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE ISOLANTES REFLEXIVOS ASSOCIADOS A FILMES FINOS CONTENDO MICROESFERAS CERÂMICAS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2014, Uberlândia. CONEM2014, 2014.

11.
Cooke, R. B. ; Duarte, Marcus Antônio Viana ; Zuffi, G. A. . APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA A GERAÇÃO DE SINAIS PSEUDO - ALEATÓRIOS UTILIZADOS EM TESTES DE VIBRAÇÃO. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2014, Uberlândia. CONEM2014, 2014.

12.
Zuffi, G. A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana ; MACIEL, M. A. . A plicação de técnicas de elementos finitos e otimização ao controle ativo de ruído em venezianas acústicas. In: XXXV IBERIAN LATIN AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, 2014, Fortaleza. CILAMCE2014, 2014.

13.
MAciel, M.A. ; Zuffi, G. A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . Modeling and optmization power requirements of active acoustic louvres. In: 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014, Belém. Anais do 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014.

14.
MAciel, M.A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . Requisitos energéticos para controle ativo de ruído aplicado a fachadas ventiladas. In: Conferência Internacional REGSA 2014 - Energias Renováveis, Eficiência Energética e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Florianópolis. REGSA 2014, 2014.

15.
Zuffi, G. A. ; MAciel, M.A. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . Análise de sensibilidade de desempenho acústico de venezianas ativas. In: XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica, 2014, Campinas. XXV Encontro do SOBRAC, 2014.

16.
DUARTE, J. B. ; Duarte, Marcus Antônio Viana . USE OF COMPETITIVE NEURAL NETWORK TO ACCEPTANCE OF COMPRESSORS IN ASSEMBLY LINE. In: FOURTEENTH PAN-AMERICAN CONGRESS OF APPLIED MECHANICS, 2014, Santiago do Chile. PACAM XIV, 2014.

17.
Badan, M. A. B. ; Marcus Antonio Viana Duarte ; G. M. Costa ; NISHIDA, P. P. R. . Virtual sensing in the reverberant field based on the harmonic signal from the emitting source. In: 43rd International Congress on Noise Control Engineering, 2014, Melbourne. inter.noise2014, 2014.

18.
Zuffi, G. A. ; MAciel, M.A. ; Marcus Antonio Viana Duarte . Aplicação de técnicas de elementos finitos e otimização ao controle ativo de ruído em Venezianas Acústicas. In: XXXV Iberian Latin Amercian Congress on Computational Methods in Engineering, 2014, Fortaleza. Anais do XXXV CILAMCE, 2014.

19.
Marlipe Garcia Fagundes Neto ; DUARTE, M. A. V. ; Cadenas, Israel ; NISHIDA, P. P. R. . IDENTIFICATION OF SOURCES AND PROPAGATION PATHS OF NOISE AND VIBRATION IN ROTARY COMPRESSORS. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. COBEM 2013, 2013. p. 3968-3979.

20.
NISHIDA, P. P. R. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto ; DUARTE, M. A. V. . ‎ANALYTICAL MODEL OF THE ACOUSTIC FIELD INSIDE A DUCT EXCITED BY SMART STRUCTURES FOR THE USE IN HIGHER ORDER NOISE ACTIVE CONTROL. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. COBEM 2013, 2013. p. 5174-5183.

21.
MARQUES, V. A. S. ; MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. . DEVELOPMENT OF SINE-ON-RANDOM ACCELERATED TESTS APPLIED TO TURBOCHARGER ELECTRONICS ACTUATORS. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. COBEM 2013, 2013. p. 6546-6557.

22.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; Oliveira, W. C. ; DUARTE, M. A. V. . CORRELATION BETWEEN THE FEED AND THE MECHANICAL VIBRATION MEASURED DURING THE TURNING PROCESS USING SELF-ORGANIZING NEURAL NETWORKS. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. COBEM 2013, 2013. p. 8752-8760.

23.
MAciel, M.A. ; Marcus Antônio Viana Duarte ; Silveira Lima, F. R. . ENERGY EFFICIENCY OF NANOTECHNOLOGY COATINGS APPLIED TO REFLEXIVE INSULTAION. In: COBEM 2013, 2013, Ribeirão Preto. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.

24.
Miranda, J. G. O. ; Marcus Antônio Viana Duarte . Active Noise Control with Ducts: Optimization of the Receiver Sensor Position. In: Internoise 2013, 2013, Innsbruck. Internoise 2013, 2013.

25.
MAciel, M.A. ; Marcus Antônio Viana Duarte . CONTROLE ATIVO DE RUÍDO APLICADO A EDIFÍCIOS VENTILADOS NATURALMENTE. In: XII ENCAC (Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído) e para o VIII ELACAC (Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído)., 2013, Brasília. XII ENCAC (Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído) e para o VIII ELACAC (Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído)., 2013.

26.
SANTOS, A. F. M. ; TEODORO, Elias Bitencourt ; SOUSA, Marcos Moraes de ; Marcus Antônio Viana Duarte . Low-Cost Capacitive Accelerometers in Cross-Effects. In: 10th International Congress on Electrical Metrology (INTI/INMETRO), 2013, Buenos Aires. 10th International Congress on Electrical Metrology (INTI/INMETRO), 2013.

27.
SANTOS, A. F. M. ; BILLA, Renan ; SOUSA, Marcos Moraes de ; Marcus Antônio Viana Duarte . Avaliação da Incerteza de Medição em Sensor da Indústria Automotiva. In: XIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2013, Fortaleza. XIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2013.

28.
DUARTE, J. B. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto ; DUARTE, M. A. V. . UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS COMPETITIVAS PARA ACEITAÇÃO DE COMPRESSORES EM LINHA DE MONTAGEM. In: CONEM2012, 2012, São Luís. CONEM2012, 2012.

29.
GRZYBOWSKI, A. C. M. ; DUARTE, J. B. ; DUARTE, M. A. V. ; HOLANDA, R. V. . Estudo sobre controle de ruído em lajes de unidades residenciais. In: CONEM 2012, 2012, São Luís. CONEM 2012, 2012.

30.
Oliveira, E. L. ; DUARTE, M. A. V. ; PENA, J. L. O. . SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROJETO DE CONTROLE ATIVO DE RUÍDO EM DUTOS COM IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLADOR EM PROCESSADOR DIGITAL DE SINAIS. In: CONEM 2012, 2012, São Luís. CONEM 2012, 2012.

31.
DUARTE, M. A. V. ; HOLANDA, R. V. ; PENA, J. L. O. ; Badan, M. A. B. . NORMALIZAÇÃO DAS FORMAS MODAIS DE UMA VIGA OBTIDAS ATRAVÉS DE UMA ANALISE MODAL OPERACIONAL COM EXCITAÇÃO TRANSIENTE. In: CONEM 2012, 2012, São Luís. CONEM 2012, 2012.

32.
MACHADO, T. L. ; Miranda, J. G. O. ; DUARTE, M. A. V. . Caracterização de Desempenho Acústico de Lagging Reciclável. In: CONEM 2012, 2012, São Luís. CONEM 2012, 2012.

33.
HOLANDA, R. V. ; PENA, J. L. O. ; DUARTE, M. A. V. ; Badan, M. A. B. . A study about the use of transient excitation with Operational modal analysis to design and install Dynamic vibration absorbers to reduce the impact Noise in concrete slabs. In: 15st International Conference on Experimental Mechanics ICEM15, 2012, Porto. Proceedings of the 15st Conference on Experimental Mechanics, 2012, 2012. v. 1. p. 1031-1032.

34.
Oliveira, E. L. ; DUARTE, M. A. V. ; NUNES, M. A. A. . A Sensitivity Analysis of Active Noise Control Applied to Ducts with Higher-Order Acoustic Modes. In: XIV International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics (DINAME 2011), 2011, São Sebastião - SP. Proceedings of the XIV International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics (DINAME 2011), 2011.

35.
NISHIDA, P. P. R. ; Flabes Neto, Paulo Balduino ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . EVALUATION OF THE EFFECTIVENESS OF ACOUSTIC TREATMENTS ON A SUBWAY LINE THROUGH COMPUTATIONAL SIMULATION. In: 21th International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal - Br. Proceedings of COBEM 2011, 2011.

36.
SANTOS, A. F. M. ; Valdés, R. A. ; DUARTE, M. A. V. ; MARQUES, V. A. S. . Incerteza na calibração de sistemas com sensores ADXL321. In: XVIII IMEKO TC4 Symposium and IX Semetro / Metrologia 2011, 2011, Natal. XVIII IMEKO TC4 Symposium and IX Semetro / Metrologia 2011, 2011.

37.
MARQUES, V. A. S. ; SANTOS, A. F. M. ; DUARTE, M. A. V. ; Valdés, R. A. . Validation of a Low Cost System for Vibratrion Monitoring. In: 21st. Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Proceedings of COBEM 2011, 2011.

38.
DUARTE, J. B. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto ; SILVA, João Cícero da ; DUARTE, M. A. V. . Evaluation of Parameters in the Compressed Air Noise. In: 21st. Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Proceedings of COBEM 2011, 2011.

39.
Vilela, Ana Paula Freitas ; MACHADO, M. L. ; MIRANDA, Ricardo Fortes ; DUARTE, M. A. V. . Auralization of Room Using Digital Waveguide Mesh. In: 21st. Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Proceedings of COBEM 2011, 2011.

40.
Duarte, Marcus Antônio Viana ; Flabes Neto, P. B. ; MEOLA, Tatiana ; Cadenas, Israel . VIBROACUSTIC STUDY OF IRRADIATED NOISE BY ROTARY COMPRESSORS. In: 21 st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. COBEM2011, 2011.

41.
Duarte, Marcus Antônio Viana ; Flabes Neto, P. B. ; MEOLA, Tatiana ; Cadenas, Israel . DEVELOPMENT OF A METHODOLOGY TO IDENTIFY NOISE SOURCES IN A ROTARY COMPRESSOR. In: 21 st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. COBEM2011, 2011.

42.
DUARTE, J. B. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . Controle de Ruido em Ar Comprimido. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica CONEM, 2010, Campina Grande. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica CONEM, 2010.

43.
HOLANDA, R. V. ; DUARTE, M. A. V. ; PENA, J. L. O. ; Oliveira, E. L. . Um Estudo Sobre a Utilização de Analise Modal Operacional com Excitação Transiente. In: CONEM 2010, 2010, Campina Grande. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, CONEM 2010, 2010.

44.
Vilela, Ana Paula Freitas ; MIRANDA, Ricardo Fortes ; DUARTE, M. A. V. . Análise da Propagação Acústica Multifrequencial Usando Malhas Quadradas de Guias Digitais de Ondas. In: CONEM 2010, 2010, Campina Grande. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010.

45.
OLIBEIRA FILHO, R. H. ; SOUSA, Marcos Moraes de ; FRANCO, V. L. D. S. ; DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . Modelagem e Estudo de Solução para a Mitigação dos Níveis de Ruído em Escolas da Cidade de Uberlândia ? MG. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande. CONEM 2010, 2010.

46.
SILVA, L. C. ; PENA, J. L. O. ; MACHADO, Alisson Rocha ; DUARTE, M. A. V. . Estimativa da Altura da Rebarba Formada no Fresamento pelo Monitoramento de Sinais de Vibração. In: COENM 2010, 2010, Campina Grande. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010.

47.
NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. . Utilização de Redes Neurais Artificiais para Otimização da Mitigação do Ruído em Dutos Acústicos. In: CONEM 2010, 2010, Campina Grande. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010.

48.
SANTOS, A. F. M. ; DUARTE, M. A. V. ; Valdés, R. A. ; MARQUES, V. A. S. . 1. Sistema de Medición para Aplicaciones Generales Basado en un Sensor Microelectromecánico. In: VI Conferencia Internacional de Ingeniería Mecánica 2010, 2010, Santa Clara. COMEC 2010, 2010.

49.
NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . SUBSTRUCTURING AND MODEL REDUCTION OF THE ACOUSTIC FIELD INSIDE DUCTS. In: Cobem2009, 2009, Gramada. Cobem2009, 2009.

50.
Simone Yzumi Kubo Kanno ; DUARTE, M. A. V. ; Carlos Alberto Faria . Vibrations Impact Evaluation Method in historical and cultural value. In: Inter.noise 2009 - innovations in practical noise control, 2009, ottawa. Proceedings of INTER-NOISE 09, 2009.

51.
Vilela, Ana Paula Freitas ; MIRANDA, Ricardo Fortes ; DUARTE, M. A. V. . COMPARISON OF FINITE ELEMENT AND DIGITAL WAVE GUIDE FOR ACOUSTIC ROOM SIMULATION. In: COBEM 2009, 2009, Gramado. Proceedings of COBEM 2009, 2009.

52.
MEOLA, Tatiana ; MARQUES, V. A. S. ; DUARTE, M. A. V. . A METHODOLOGY BASED ON OPERATIONAL MODAL ANALYSIS TO ESTIMATE MODAL PARAMETERS AND CUTTING FORCES IN REAL TIME. In: COBEM 2009, 2009, Gramado. Proceedings of COBEM 2009, 2009.

53.
NISHIDA, P. P. R. ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . FORECAST ACOUSTICS FOR INDUSTRIAL AND ENVIRONMENTAL NOISE CONTROL. In: COBEM 2009, 2009, Gramado. Proceedings of COBEM 2009, 2009.

54.
MATEUS, D. A. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . A NEURAL NETWORK APPROACH TO ESTIMATE SOUND POWER LEVELS GENERATED BY ELECTRIC MOTORS. In: COBEM 2009, 2009, Gramado. Proceedings of COBEM 2009, 2009.

55.
DUARTE, J. B. ; Flabes Neto, Paulo Balduino ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . APPLICATION OF LMS FILTER AND SYNCHRONIZED MEAN FOR NOISE SOURCE QUANTIFICATION IN ENVIRONMENT ACOUSTICS. In: COBEM 2009, 2009, Gramado. Proceedingd of COBEM 2009, 2009.

56.
Flabes Neto, Paulo Balduino ; NISHIDA, P. P. R. ; OLIBEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . SIMULAÇÕES NUMÉRICO COMPUTACIONAIS PARA CONTROLE DE RUÍDO DE TRANSPORTES METROPOLITANOS. In: XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2009, Florianópolis. XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2009.

57.
OLIVEIRA FILHO, R. H. ; LOBATO, F. S. ; DUARTE, M. A. V. ; STEFFEN JR, Valder . ESTIMAÇÃO DOS PARÂMETROS DE UM FILTRO ADAPTATIVO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA CONTROLE DE QUALIDADE EM LINHA DE MONTAGEM DE CÂMBIOS AUTOMOTIVOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008, Salvador. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008.

58.
DUARTE, J. B. ; NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . UMA METODOLOGIA PARA PREVER O DESEMPENHO E EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE BARREIRAS MÚLTIPLAS LOCALIZADAS AO AR LIVRE. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008, Salvador. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008.

59.
MARQUES, V. A. S. ; MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Morais de . ESTUDO DA PERFORMANCE DE UM ACELERÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008, Salvador. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008.

60.
MARQUES, V. A. S. ; MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Morais de . UM ACELERÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS. In: XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008, Curitiba. XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008.

61.
DUARTE, J. B. ; NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA METODOLOGIA PARA PREVER O DESEMPENHO E EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE BARREIRAS MÚLTIPLAS LOCALIZADAS AO AR LIVRE. In: XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008, Curitiba. XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008.

62.
NISHIDA, P. P. R. ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . APRESENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA COMPUTACIONAL PARA CONTROLE DE RUÍDO INDUSTRIAL E AMBIENTAL. In: XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008, Curitiba. XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008.

63.
MATEUS, D. A. ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . PRECISÃO DOS MÉTODOS ANALÍTICOS NA PREDIÇÃO DE NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA PARA VENTILADORES CENTRÍFUGOS DE PÁS CURVADAS PARA FRENTE E MOTORES ELÉTRICOS DE PEQUENO PORTE. In: XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008, Curitiba. XV CREEM - Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008.

64.
NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . Application of LMS Filter for Noise Source Quantification in Environment Acoustics ? A Computational Contribution.. In: DINAME 2007, 2007, Ilha Bela. Proceedings of the XII International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics (DINAME 2007), 2007.

65.
NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . Practical Application of a Methodology for Determination of the Sound Contribution of Industrial Sources of Noise in the Environment. In: 19th Internacional Congresso f Mechanical Engineering - COBEM, 2007, 2007, Brasília. 19th Internacional Congresso f Mechanical Engineering - COBEM, 2007, 2007.

66.
OLIBEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . Controle de qualidade em linha de montagem de câmbios automotivos utilizando filtragem adaptativa. In: 8 Congresso Iberoamericano de Ingéneria Mecânica, 2007, Cusco. 8 Congresso Iberoamericano de Ingéneria Mecânica, 2007.

67.
MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. . FORCES ESTIMATION IN THE TURNING PROCESS USING VIBRATION MEASUREMENTS. In: 19th Internacional Congresso f Mechanical Engineering - COBEM, 2007, Brasília. 19th Internacional Congresso f Mechanical Engineering - COBEM - 2000, 2007.

68.
NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. . Estimativa da função transferência de um sistema miso (múltiplas entradas/uma saída) via filtragem adaptativa para aplicação em acústica previsional. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2006, 2006, Recife. CONEM -2005, 2006.

69.
NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. ; ONG, Tiong Hiap . THE USE OF FINITE ELEMENTS FOR DYNAMIC SIMULATION OF THE VIBRATORY BEHAVIOR OF FLAGSTONES. In: XI DINAME, 2005, Ouro Preto. Proceedings of the XI DINAME, 2005.

70.
NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . Transient Analyzis of Great Concret Structures Using the Thechnique of Finite Elements. In: Internoise 2005, 2005, Rio de Janeiro. The 2005 International Congress and Exposition on Noise Control Engineering. Rio de Janeiro, 2005.

71.
NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. . Identification of Noise Sources Using Genetic Algorithm. In: Inter-noise 2005, 2005, Rio de Janeiro. The 2005 International Congress and Exposition on Noise Control Engineering, 2005.

72.
DUARTE, M. A. V. ; MEOLA, Tatiana ; ASSUMPÇÃO, Fabio Rodrigues . On Line Monitoring of Reliability of signals to be Used to Control Purposes. In: XVIII Cobem, 2005, Ouro Preto. XVIII Cobem, 2005.

73.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; DUARTE, M. A. V. ; OLIVEIRA, S. A. G. . Sobre o Projeto de Células de Stents para Angioplastia Usando a Técnica de Otimização Topológica. In: 1º Simpósio de Biomecânica, 2005, Uberlândia. 1º Simpósio de Biomecânica, 2005.

74.
DUARTE, M. A. V. ; NUNES, Maria Alzira de Araújo . Estudo sobre a influência dos meios de transmissão nos níveis de ruído oriundos de impactos em apartamentos residenciais.. In: Congresso Ncional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém, 2004.

75.
MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; NUNES, Maria Alzira de Araújo . Definição de sintomas para ensaios de manobrabilidade em câmbios automotivos. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém, 2004.

76.
DUARTE, M. A. V. ; MEOLA, Tatiana ; MACHADO, Alisson Rocha ; COSTA, Éder Silva . Monitoramento do desgaste de ferramentas durante o processo de furação via medições de pressão sonora. In: III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém, 2004.

77.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; DUARTE, M. A. V. ; OLOVEIRA, Sonia Aparecida Goulart de . Otimizacao Topologica de Celulas de Stents para Angioplastia. In: III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém-PA, 2004.

78.
CUNHA JR, Sebastião Simões ; BELLONI, André Luís ; MELO, Anderson Clayton Alves de ; DUARTE, M. A. V. . Procedimento Para a Determinação e Estimativa das Trincas de Origem Térmica Geradas Em Um Processo de Fresamento Frontal. In: II COngresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém. II COngresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004.

79.
DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Moraes de ; SANTOS, André Luis Beloni dos . Estudo do COmportamento da Rugosidade Ra de uma Superfície Fresada Utilizando Sinais de Vibração em Bandas de Frequência de 1/3 de Oitava. In: III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém. III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004.

80.
SANTANA, D. C. ; DUARTE, M. A. V. ; RADE, Domingos Alves . Active Control of Noise Radieted Througth Rectangular Plates Using Piezoeletric Patches. In: X SYMPOSIUM ON DYNAMIC PROBLEMS OF MECHANICS - DINAME 95, 2003, Ubatuba. Procedings of International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics, 2003. v. 1. p. 222-228.

81.
DUARTE, M. A. V. ; PENA, J. L. O. . A Methodology for Applying the Choy-Willians Transform to Quality Control in Automotive Gearbox Production. In: COBEM 2003, 2003, São Paulo. Proceedings of 17th International Congress of Mechanical Engineering, 2003.

82.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; DUARTE, M. A. V. ; OLIVEIRA, S. A. G. . Topology Optimization of Stents Cells Plane Model With Maximum Flexibility and Stiffness. In: XXIV CILAMCE, 2003, Ouro Preto. Proccedings of XXIV Congresso Ibero Latino Americano de Engenharia, 2003.

83.
DUARTE, M. A. V. ; MEOLA, Tatiana ; REIS, A. M. ; BACCI, M. S. . Monitoramento do Desgaste das Ferramentas Durante o Processo de Rosqueamento com Machos Máquina via Medições de Vibrações. In: COBEF, 2003, Uberlândia. Anais do II COBEF, 2003.

84.
MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; BACCI, M. S. ; SOUSA, Marcos Moraes de . Monitoramento do Processo de Furação em Uma Fresadora CNC Utilizando Sinais de Vibrações Mecanicas. In: COBEF, 2003, Uberlândia. Anais do II COBEF, 2003.

85.
DUARTE, M. A. V. ; RENDE, A. ; BIAGE, Milton . Estudo Comparativoentre Sensores Capacitivos Construídos com Dielétrico de Bloco de Gesso e o Tensiômetro. In: CONBEA 2002, 2002, Jaboticabal. Anais do CONBEA 2002. Jaboticabal, 2002.

86.
DUARTE, M. A. V. ; SANTOS, André Luis Beloni dos ; MACHADO, Alisson Rocha . Neural Network Methodology for Estimation of Roughness in the Face Milling Process. In: Fifth International Conference & Awareness Workshop on Behaviour of Materials in Machining, 2002, Chester. Fifth International Conference & Awareness Workshop on Behaviour of Materials in Machining. v. CD.

87.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; DUARTE, M. A. V. ; PENA, J. L. O. . UM SISTEMA DE DECISÃO FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO DE FALHAS EM CÂMBIOS USANDO SINAIS DE VIBRAÇÃO. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

88.
NUNES, M. A. A. ; DUARTE, M. A. V. ; Cima, R. M. . ESTUDO SOBRE A TRANSMISSÃO DE RUÍDOS EM LAJES DE APARTAMENTOS RESIDENCIAS. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

89.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; DUARTE, M. A. V. ; OLIVEIRA, S. A. G. . INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA SOBRE A FLEXIBILIDADE E RIGIDEZ DE EXTENSORES PARA ANGIOPLASTIA. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

90.
MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; SANTOS, S. C. ; SOUSA, Marcos Moraes de . TÉCNICA DE MONITORAMENTO PARA AUXILIAR A TROCA PREVENTIVA DAS BROCAS DE AÇO RÁPIDO COM REVESTIMENTO NO PROCESSO DE FURAÇÃO. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

91.
SImões, S. C. Jr. ; SANTOS, André Luis Beloni dos ; DUARTE, M. A. V. ; SALES, W. F. . ESTUDO DA SENSIBILIDADE DO RAIO DE CURVATURA NATURAL DO CAVACO VIA AJUSTE POLINOMIAL E REDES NEURAIS. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

92.
DUARTE, M. A. V. ; BACCI, M. S. ; MEOLA, Tatiana . MODELAGEM DO ACABAMENTO SUPERFICIAL DO PROCESSO DE TORNEAMENTO VIA MONITORAMENTO DE VIBRAÇÕES. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

93.
MOURA, H. G. ; DUARTE, M. A. V. ; FERRARESI, Valtair Antonio ; MIRANDA, H. C. . INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA DA VARIAÇÃO LUMINOSA NO PROCESSO DE SOLDAGEM MIGIMAG PULSADO PARA CLASSIFICAÇÃO DO DESTACAMENTO ATRAVÉS DE UMA REDE NEURAL ARTIFICIAL. In: CONEM 2002, 2002, JOÃO PESSOA. CONEM 2002. JOÃO PESSOA: CONEM 2002, 2002. v. CD-ROM.

94.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. ; Carvalho, J. C. . Forward and Inverse Kinematic Model of a Parallel Cartesian Structure Using Neural Network. In: DINAME, 2001, Florianópolis. IX DINAME, 2001. v. 1. p. 207-211.

95.
DUARTE, M. A. V. ; Castro, R. P. ; MACHADO, A. R. ; SOUSA, Marcos Morais de . Utilizando os Sinais de Vibração Mecânica para Monitorar o Desgaste das Brocas de Aço Rápido no Processo de Furação. In: 1º Congresso Brasileiro de Engenheiro de Fabricação, 2001, Curitiba. 1º COBEF, 2001.

96.
DUARTE, M. A. V. ; PENA, J. L. O. . A Study About the Use of Amplitude and Phase Demodulation by Recursive Least Squares for Quality Control in Manufacturing and Assembley of Automotive Gearboxes. In: COBEM, 2001, Uberlândia. COBEM 2001, 2001.

97.
DUARTE, M. A. V. ; SANTOS, A. L. B. ; RIBEIRO, C. R. . Neural Network Methodology for Estimation of Tool Wear in The Face Milling Process. In: COBEM, 2001, Uberlândia. COBEM 2002, 2001.

98.
DUARTE, M. A. V. ; Maldaner, S. M ; Cima, R. M. . Uma Metodologia in Situ para a Avaliação da Eficiência de Lajes no Isolamento de Ruídos de Impacto. In: COBEM, 2001, UBERLÂNDIA. COBEM 2001, 2001.

99.
DUARTE, M. A. V. ; GUIMARÃES, Tobias Anderson . Detecção de Falhas em Caixas de Câmbio via Análise Tempo-Frequência de Sinais de Vibração. In: CONNEM 2000, 2000, NATAL - RN. CONNEM 2000, 2000.

100.
DUARTE, M. A. V. ; SImões, S. C. Jr. . Uso da TDA ? Média no Domínio do Tempo como Ferramenta de Identificação de Falhas em Câmbios Automotivos. In: CONNEM 2000, 2000, NATAL - RN. CONNEM 2000, 2000.

101.
DUARTE, M. A. V. ; SANTOS, André Luis Beloni dos ; RIBEIRO, C. R. ; SOUSA, Marcos Morais de . Análise Qualitativa da Influência da Vibração no Desgaste da Ferramenta de Corte em um Processo de Fresamento Frontal. In: CONNEM 2000, 2000, NATAL - RN. CONNEM 2000, 2000.

102.
L, S. M. M. ; GUIMARÃES, G. ; DUARTE, M. A. V. ; RAYNAUD, M. . Convolution Technique Applyed to Numerical Integration in Heat Conduction Problem. In: VII ENCIT, 1999, ,Rio de Janeiro. VII ENCIT, 1998. p. 148-152.

103.
SILVA, ·. S. M. M. L. E. ; GUIMARÃES, G. ; STEFFEN JR, Valder ; DUARTE, M. A. V. . The Aplication of Optmization Techquiniques for Thermal Properties Identification. In: PACAM 99, 1999, Rio de Janeiro. PACAM 99, 1999. v. 06. p. 229-232.

104.
VELOSO, R. C. ; DUARTE, M. A. V. ; SILVA, F. P. ; PIVELLO, M. R. . Identificação de Defeitos em Motores de Combustão Interna. In: SAE BRASIL 99, 1999, São Paulo. SAE BRASIL 99, 1999.

105.
MENEGATTI, ·. W. B. ; DUARTE, M. A. V. . O Uso da Técnica do Envelope na Detecção de Defeitos em Transmissões. In: SAE BRASIL 99, 1999, São Paulo. SAE BRASIL 99, 1999. v. CD.

106.
MENEGATI, ·. W. B. ; DUARTE, M. A. V. . Identificação de Falhas em Engrenagens de Câmbios. In: XV COBEM, 1999, Águas de Lindóia. XV COBEM, 1999. v. CD.

107.
SANTOS, André Luis Beloni dos ; SOUSA, Marcos Morais de ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto . Estudo do Comportamento do Acabamento Superficial em Relação aos Principais Parâmetros de usinagem no Fresamento Via Redes Neurais. In: COBEM 99, 1999, Águas de Lindóia. COBEM 99, 1999. v. CD.

108.
MANCUZO, ·. M. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto ; DUARTE, M. A. V. . Detecção Automática de Falhas em Motores de Combustão Interna Utilizando Rede Neural. In: COBEM 99, 1999, Águas de Lindóia. COBEM 99, 1999. v. CD.

109.
MENEGATTI, ·. W. B. ; DUARTE, M. A. V. ; VELOSO, R. C. . Monitoramento de Falhas em Câmbios Via Análise de Sinais de Aceleração. In: CIDIM 99, 1999, Santigo doChile. Fasc. Diseno Mecanico, 1999. p. s/n.

110.
GUIMARÃES, Tobias Anderson ; DUARTE, M. A. V. . Ánalise Tempo Frequência de Simulações de SInais Representando Falhas de Engrenamento. In: III POSMEC, 1999, Uberlândia. III POSMEC, 1999. v. 01. p. 169-174.

111.
COSTA FILHO, M. A. ; DUARTE, M. A. V. . Simulação de COntrole Ativo de Ruído em Dutos. In: III POSMEC, 1999, Uberlândia. III POSMEC, 1999. v. 01. p. 223-227.

112.
BELLONI, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, M. A. V. ; R, C. . Modelamento do Processo de Usinagem Por Fresamento Utilizando Redes Neurais. In: XIV COBEM, 1998. XIV COBEM. Bauru, SP. v. CD.

113.
COSTA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Análise de Ruído Em Dutos Para Aplicações Hospitalares Via Medição de Intensidade Sonora. In: 1o Congresso Iberoamericano de Acústica, 1998. 1o Congresso Iberoamericano de Acústica. Florianópolis, SC. p. 503-506.

114.
COSTA, ·. ; A FILHO, M. ; DUARTE, M. A. V. . Identificação de Ruído Em Dutos Via Medição de Intensidade Sonora. In: V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste, 1998. V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste. Fortaleza, CE. p. 196-203.

115.
OLIVEIRA, ·. ; PENA, J. L. ; DUARTE, M. A. V. . Um Estudo da Aplicação de Redes Neurais Artificiais Como Ferramenta Para Redução de Dados. In: V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste, 1998. V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste. Fortaleza, CE. p. 251-256.

116.
BELONI, ·. ; RIBEIRO, A. L. S. ; DUARTE, M. A. V. ; SALE, M. A. V. ; F, W. . Utilização de Redes Neurais Para O Estabelecimento de Uma Relação Entre O Raio de Curvatura do Cavaco e Os Principais Parâmetros de Usinagem. In: V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste, 1998. V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste. p. 503-510.

117.
MENEGATTI, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, M. A. V. ; R, C. . Estudo e Identificação de Rumorosidade Em Câmbios de Veículos Automotivos. In: SAE BRASIL 98, 1998. SAE BRASIL 98. São Paulo, SP. v. CD.

118.
SANTANA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, M. A. V. ; ADANS, C. R. . Um Procedimento Estatístico Para Identificação de Rumorosidade Em Câmbios Em Linhas de Montagem. In: SAE BRASIL 98, 1998. SAE BRASIL 98. São Paulo, SP. v. CD.

119.
SOUSA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; MACHADO, M. A. V. ; R, A. . Utilizando A Vibração Mecânica Para Monitorar O Processo de Usinagem Por Fresamento. In: CIDIM - 97, 1997. CIDIM - 97. Havana, Cuba. p. CD.

120.
SOUSA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; MACHADO, M. A. V. ; R, A. . Vibration Sensitivity Analysis Of A Milling Machine For Tool Wear Monitoring Purpose. In: DINAME-97, 1997. DINAME-97. Angra dos Reis, RJ.. p. 208-210.

121.
VIEIRA, J. M. ; DUARTE, M. A. V. ; ABRÃO, A. M. ; MACHADO, A. R. . Desempenho de Fluidos de Corte No Fresamento Frontal do Aço Aisi 8640. In: CIDIM - 97, 1997. CIDIM - 97. Havana, Cuba. v. CD.

122.
SOUSA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; MACHADO, M. A. V. ; R, A. . Monitoramento do Acabamento Superficial No Fresamento Via Vibrações. In: XIV COBEM, 1997. XIV COBEM. Bauru, SP. v. CD.

123.
SILVA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; RADE, M. A. V. ; A, D. . Estimação de Funções Resposta Em Frequência Em Ambientes Ruidosos. In: XIV COBEM, 1997. XIV COBEM. v. CD.

124.
LIMA, ·. ; SILVA, S. M. M. ; GUIMARÃES, G. ; DUARTE, M. A. V. . Estimador de Uma Função Objetivo de Correlação Na Medição Simultânea de Propriedades Térmicas. In: XIV COBEM, 1997. XIV COBEM. Bauru, SP. v. CD.

125.
SILVA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Avaliação do Desempenho de Um Sistema de Otimização de Condições de Usinagem. In: IV CEM-NNE96, 1996. IV CEM-NNE96. Recife, Pe.. p. 463-468.

126.
SILVA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, M. A. V. ; R, C. . Simulações de Respostas de Sistemas Não Lineares. In: IV CEM-NNE96, 1996. IV CEM-NNE96. Recife, Pe. p. 669-673.

127.
PENA, J. L. O. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto . Um Procedimento Para Análise Modal Global No Domínio da Frequência. In: IV CEM-NNE96, 1996. IV CEM-NNE96. Recife, Pe. p. 639-644.

128.
LEPORE, ·. ; ROSA, F. P. L. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Mecanismo Articulado Flexível: Análise Estática e Dinâmica Sob Cargas Impulsivas. In: IV CEM-NNE96, 1996. IV CEM-NNE96. Recife, Pe. p. 427-432.

129.
DUARTE, M. A. V. ; LÉPORE, F. P. ; ARRUDA, J. R. . Linear System Parameter Estimation: Fundamental Aspects. In: VI SYMPOSIUM ON DYNAMIC PROBLEMS OF MECHANICS - DINAME 95, 1995. VI SYMPOSIUM ON DYNAMIC PROBLEMS OF MECHANICS - DINAME 95. Caxambu MG. p. 206-209.

130.
PENA, J. L. O. ; DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto . Um Procedimento Robusto Para Análise Modal No Domínio da Frequência. In: XVI CILAMCE - 95, 1995. XVI CILAMCE - 95. Curitiba PR. p. 924-933.

131.
SANTOS, ·. ; RIBEIRO, A. F. M. ; LEPORE, C. R. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Técnicas de Otimização Aplicadas Em Projetos de Sensores de Vibração. In: COBEM-CIDIM/95, 1995. COBEM-CIDIM/95. Belo Horizonte MG. p. CD.

132.
PEREIRA, R. A. ; DUARTE, M. A. V. ; L NETO, F. P. ; SCOTTI, A. . Adaptação e Avaliação de Um Equipamento Para Ensaio de Cavitação Acelerado de Materiais Soldados. In: COBEM-CIDIM/95, 1995. COBEM-CIDIM/95. Belo Horizonte MG. p. CD.

133.
SANTOS, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; MACHADO, M. A. V. ; R, A. . Otimização de Ensaios Utilizados Na Determinação dos Coeficientes da Equação de Taylor Expandida. In: COBEM-CIDIM/95, 1995. COBEM-CIDIM/95. Belo Horizonte. p. CD.

134.
SALES, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; MACHADO, M. A. V. N. F. P. L. ; R, A. . Relação Entre O Raio de Curvatura Natural do Cavaco e Os Principais Parâmetros de Usinagem. In: COBEM-CIDIM/95, 1995. COBEM-CIDIM/95. Belo Hosrizonte, MG. p. CD.

135.
BALPARDA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Numerical Analysis Of A Two Dimensional Natural And Forced Convection Around A Heated And Rotating Cylinder. In: 10th INTERNATIONAL HEAT TRANSFER CONFERENCE, 1994. 10th INTERNATIONAL HEAT TRANSFER CONFERENCE. Brighton UK.

136.
DUARTE, M. A. V. ; LÉPORE, F. P. ; ARRUDA, J. R. . Um Integrador Híbrido Tempo-Frequência: Análise de Desempenho. In: XV CILAMCE-SIMMEC/94, 1994. XV CILAMCE-SIMMEC/94. Belo Horizonte MG. v. 01. p. 1117-1126.

137.
DUARTE, M. A. V. ; ARRUDA, J. R. F. ; LÉPORE NETO, Francisco Paulo . Identification of Structures with Localized Nonlinearities. In: PACAM, 1993, São Paulo. Proc. 3rd Panamerican Congress of Applied Mechanics - PACAM III, 1993. v. I. p. 157-160.

138.
DUARTE, M. A. V. ; SILVA, A. D. ; MACHADO, Alisson Rocha . Um Procedimento Matemático para determinação dos Parâmetros do Processo de Usinagem. In: COBEM, 1993, Brasília. XII COBEM, 1993. v. III. p. 1651-1654.

139.
DUARTE, M. A. V. ; ARRUDA, J. R. F. ; LÉPORE NETO, Francisco Paulo . Uma Metodologia para a Análise de Sistemas com não Linearidades Concentradas. In: CEM-NNE, 1992, João Pessoa. II CEM-NNE, 1992. v. I. p. 211-218.

140.
DUARTE, M. A. V. ; ARRUDA, J. R. F. . Model Updating of Large Structures with Discret Nonlinearites by Direct Curve-Fit of Dynamic Response. In: DINAME, 1991, Pouso Alto - MG. IV DINAME, 1991. v. 1. p. 103-104.

141.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. . Análise de Mancais Esféricos Ranhurados Via Diferenças Finitas. In: Encontro Nacional de Ciências Térmicas, 1990, Itapema. ENCIT/90, 1990. v. I. p. 491-494.

142.
DUARTE, M. A. V. ; ARRUDA, J. R. F. . Parameter Estimation and Model Updating of Rotor-Bearing Systems by Direct Curve-Fit of Frequency Response Functions. In: International Conference on Rotordynamics IFToMM, 1990, Lyon. 3 International Conference on Rotordynamics IFToMM, 1990. v. I. p. 431-436.

143.
DUARTE, M. A. V. ; LIMA, L. C. . Noise and Sensitivity Analysis in Electrical Compensated Pyranometers. In: Encontro Nacional de Ciências Térmicas ENCIT/90, 1990, Itapema. III Encontro Nacional de Ciências Térmicas ENCIT/90, 1990.

144.
DUARTE, M. A. V. ; LIMA, L. C. . Noise and Sensitivity Analysis in Electrical Compensated Pyranometers. In: Miami International Syposium on Heat and Mass Transfer, 1990, Miame. 6th Miami International Syposium on Heat and Mass Transfer, 1990.

145.
DUARTE, M. A. V. ; SANTOS, A. F. M. ; LÉPORE NETO, Francisco Paulo ; CLÁPIS, A. P. . Sistema de Calibração Estática e Dinâmica de Medidores de Pressão. In: COBEM, 1989, Rio de Janeiro. X COBEM, 1989. v. 1.

146.
DUARTE, M. A. V. ; LIMA, L. C. ; ONG, T. I. . Um Anemômetro de Filme Quente Alternativo com Corrente Constante. In: X Seminário ADUNESP, 1989, Guaratingueta - SP. X Seminário ADUNESP, 1989. v. 1. p. 203-210.

147.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. ; LÉPORE NETO, Francisco Paulo . Comportamento Estático e Dinâmico de Mancais Esféricos Hidrodinâmicos - Análise via Diferenças Finitas. In: COBEM, 1987, Florianópolis. IX COBEM, 1987. v. 2. p. 721-724.

148.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt ; PEREIRA, J. C. . Análise Modal no Domínio do Tempo. In: COBEM, 1987, Florianópolis. IX COBEM, 1987. v. 2. p. 769-772.

149.
DUARTE, M. A. V. . Fan Motors Noise Reduction. In: INTER-NOISE, 1986, Cambridg, 1986. p. 131-134.

150.
DUARTE, M. A. V. . Medição Automatizada de Índice de Estabilidade de Um Arco de Soldagem. In: XII Encontro Nacional de Tecnogia de Soldagem ADS, 1986, Campos do Jordão SP, 1986.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELOSO, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Identificação de Rumorosidade Interna de Motores de Explosão. In: II POSMEC, 1998. Uberlândia, MG.

2.
PIVELLO, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Identificação de Fontes de Rumorosidade Interna do Motor de Explosão Fiat 1500 Fiasa. In: II Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia, 1998. Uberlandia, MG.

3.
SANTANA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Um Procedimento Estatístico Para Análise de Confiabilidade de Uma Cadeia de Medição Para Controle de Rumorosidade Em Câmbios. In: CREEM/98, 1998. Vitória, ES.

4.
SILVA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Modelo Modal de Um Motor de Combustão Interna, Algumas Considerações Sobre A Modelagem. In: CREEM/98, 1998. Vitória, ES.

5.
PIVELLO, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Análise Modal dos Componentes de Um Motor de Combustão Interna. In: CREEM/98, 1998. Vitória, ES.

6.
SANTANA, ·. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Um Procedimento Para Identificação e Quantificação de Rumorosidade de Câmbios Em Linhas de Montagem. In: 16º CICTE e 6º SICUSP, 1998. São Carlos, SP.

7.
PIVELLO, ·. ; SILVA, M. R. ; DUARTE, M. A. V. ; V, M. A. . Análise Modal de Motor de Combustão Interna. In: 16º CICTE e 6º SICUSP, 1998. São Carlos, SP.

8.
SIMÕES, R. C. ; DUARTE, M. A. V. . Identificação de Defeitos Em Motores de Combustão Interna Através da Análise do Nível de Pressão Sonora. In: 16º CICTE e 6º SICUSP, 1998. São Carlos, SP.

Apresentações de Trabalho
1.
Duarte, Marcus Antônio Viana . Controle de Ruído Acústico em Ambiente Industrial: Técnicas e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Marcus Antônio Viana Duarte . Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Duarte, Marcus Antônio Viana . Perspectivas e Necessidade de Pesquisa na Indústria Brasileira Atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Duarte, Marcus Antônio Viana . PERSPECTIVAS E NECESSIDADES DE PESQUISA NA INDUSTRIA BRASILEIRA ATUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DUARTE, J. B. ; DUARTE, M. A. V. . VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA METODOLOGIA PARA PREVER O DESEMPENHO E EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE BARREIRAS MÚLTIPLAS LOCALIZADAS AO AR LIVRE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NISHIDA, P. P. R. ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . APRESENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA COMPUTACIONAL PARA CONTROLE DE RUÍDO INDUSTRIAL E AMBIENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MATEUS, D. A. ; OLIVEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, M. A. V. . PRECISÃO DOS MÉTODOS ANALÍTICOS NA PREDIÇÃO DE NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA PARA VENTILADORES CENTRÍFUGOS DE PÁS CURVADAS PARA FRENTE E MOTORES ELÉTRICOS DE PEQUENO PORTE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MARQUES, V. A. S. ; MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; SOUZA, M. M. . UM ACELERÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
OLIVEIRA FILHO, R. H. ; LOBATO, F. S. ; DUARTE, M. A. V. ; STEFFEN JR, Valder . ESTIMAÇÃO DOS PARÂMETROS DE UM FILTRO ADAPTATIVO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA CONTROLE DE QUALIDADE EM LINHA DE MONTAGEM DE CÂMBIOS AUTOMOTIVOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MARQUES, V. A. S. ; MEOLA, Tatiana ; DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Morais de . ESTUDO DA PERFORMANCE DE UM ACELERÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DUARTE, J. B. ; NUNES, Maria Alzira de Araújo ; DUARTE, M. A. V. . UMA METODOLOGIA PARA PREVER O DESEMPENHO E EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE BARREIRAS MÚLTIPLAS LOCALIZADAS AO AR LIVRE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Viana Duarte, Marcus Antônio ; FERRARESI, H. N. . Avaliação das Medidas para Mitigação dos Níveis de Ruído da Back End. 2016.

2.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt ; NUNES, Maria Alzira de Araújo . Estudo sobre os Níveis de Pressão Sonora radiado pelo Grupo de Motogeradores na ACS - Algar Call Center Service. 2004.

3.
DUARTE, M. A. V. . Modelagem dos níveis de ruído na fábrica de latas Rexam -Águas Claras-RS. 2004.

4.
DUARTE, M. A. V. ; SANTANA, D. C. . Análise de Confiabilidade do Procedimento Prova Câmbios. 1998.

5.
DUARTE, M. A. V. . Adequação Acústica da Sede da Oab Em Uberlândia. 1997.

6.
DUARTE, M. A. V. ; ONG, T. I. . Adequação Acústica da Sede da OAB em Uberlândia. 1997.

7.
DUARTE, M. A. V. . Controle de Ruído das Salas 05 e 14 do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. 1995.

8.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, M. A. V. D. E. B. . Projeto Para Minimização de Impacto Ambiental Devido A Ruído Emitido de Origem Acústica. 1995.

9.
DUARTE, M. A. V. ; LÉPORE NETO, F. P. ; ROSA, C. A. . Análise de Falhas do Elemento Flexível do Dispositivo de Segurança Contra Cargas de Impacto Triângulo. 1994.

Produtos tecnológicos
1.
MAciel, M.A. ; DUARTE, M. A. V. . Venezianas Acústicas Adaptativas - BR 10 2012 002546 9. 2012.

Processos ou técnicas
1.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. ; RIBEIRO, José Francisco ; CABACINHA, A. F. . PROJETO DE PESQUISA EM IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RUMOROSIDADE NOS MOTORES 1500 FIASA EM PARCERIA COM A ENGENHARIA DE PROCESSO - MECÂNICA DA FIAT AUTOMÓVEIS S/A. 1998.

2.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto ; ROBEIRO, J. F. ; CABACINHA, A. F. . Análise de Rumorosidade de Câmbios Em Parceria Com A Engenharia de Processo - Mecânica da Fiat Automóveis S/A. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
Viana Duarte, Marcus Antônio ; TEODORO, Elias Bitencourt ; SILVA, F. P. ; ZUFFI, G. A. ; Felipe Tobaldi ; FERRARESI, H. N. . Mapeamento, Identificação das Fontes Sonoras, Análise e Propostas para Mitigação dos Níveis de Ruído nas Unidades de Produção da BRF - Uberlândia. 2015.

2.
Viana Duarte, Marcus Antônio ; MACHADO, M. L. ; Fabiama Alves Pereira . SERVIÇOS DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DOS NÍVEIS DE RUÍDO GERADOS NA REGAP ? BETIM. 2015.

3.
Duarte, Marcus Antônio Viana . MEDIDAS DE CONTROLE TOMADAS PARA A MITIGAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO NA SBD - UBERABA. 2014.

4.
Viana Duarte, Marcus Antônio ; DUARTE, J. B. . Simulações das Doses Virtuais, Paretização das Fontes e Propostas para Mitigação dos Níveis de Ruído da Unidade Valefert CMA ? Araxá - MG. 2014.

5.
DUARTE, M. A. V. ; DUARTE, J. B. ; MAciel, M.A. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE PAINÉIS E PISOS CONFOME DIRETRIZ SINAT NO 002.. 2012.

6.
DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Morais de ; TEODORO, Elias Bitencourt . Levantamento, Modelagem e Análise dos Níveis de Ruído ? REXAM Amazônia. 2007.

7.
DUARTE, M. A. V. ; MEOLA, Tatiana . Validação de Uma Clausura na Unidade Rexam - Extrema - MG. 2006.

8.
DUARTE, M. A. V. ; MEOLA, Tatiana ; OLIVEIRA FILHO, R. H. . Controle de Rumorosidade em Câmbios em Parceria com a Unidade Produtiva Câmbio. 2006.

9.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt ; SOUSA, Marcos Morais de ; MEOLA, Tatiana ; NUNES, Maria Alzira de Araújo . MODELAGEM ACÚSTICA DAS ÁREAS FIRE E CÂMBIO DA FÁBRICA FIAT SITUADA EM BETIM-MG. 2005.

10.
DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Moraes de ; MEOLA, Tatiana . MODELAGEM DOS NÍVEIS DE RUÍDO NA FÁBRICA DE LATAS REXAM - CABO DE STO AGOSTINHO. 2005.

11.
DUARTE, M. A. V. ; NUNES, Maria Alzira de Araújo ; GUIMARÃES, Tobias Anderson . Avaliação Acústica da Estação Redutora de Pressão de Gás Natural da Transpetro no Terminal de. 2005.

12.
DUARTE, M. A. V. ; NUNES, M. A. A. . AVALIAÇÃO ACÚSTICA DOS ENCLAUSURAMENTOS DAS MINSTERS DA UNIDADE REXAM EM. 2004.

13.
DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, M. M. . Modelagem dos Níveis de Ruído na Fábrica de Latas REXAM - Extrema - MG. 2002.

14.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . ADEQUAÇÃO ACÚSTICA DA LITOGRÁFICA UBERLÂNDIA VISANDO A MINIMIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE POLUIÇÃO SONORA NA RUA VICENTE FERREIRA GUIMARÃES. 2001.

15.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt ; SOUSA, Marcos Moraes de . AVALIAÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO REALIZADO NA P-35. 2001.

16.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . ADEQUAÇÃO ACÚSTICA DO METROPOLITAN Chopp&Beer VISANDO A MINIMIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE POLUIÇÃO SONORA NAS SUAS Adequação Acústica do METROPOLITAN Chopp&Beer Visando a Minimização dos Níveis de Poluição Sonora nas suas proximidades. 2001.

17.
DUARTE, M. A. V. . MODELAGEM DOS NÍVEIS DE RUÍDO NAS UNIDADES FEA E PTG DA ACESITA - MG NAS UNIDADES FEA E PTG DA ACESITA - MG. 2001.

18.
DUARTE, M. A. V. . ADEQUAÇÃO ACÚSTICA DAS SALAS DE AULA DA UNIMINAS Adequação Acústica das Salas de Aula da Uniminas - Campus Universitário. 2001.

19.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt ; SOUSA, Marcos Moraes de . Mapeamento dos Níveis de Ruído na Unidade Prensas do Galpão 1 da Unidade Fiat-Betim. 2001.

20.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. ; DOUSA, M. M. . Modelagem dos Níveis de Ruído na Área Grupo Usinagem e Montagem dos Motores 8-16 V FIRE do Galpão 9 da Unidade FIAT-BETIM. 2000.

21.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, Carlos Roberto ; SOUSA, Marcos Morais de . MODELAGEM DOS NÍVEIS DE RUÍDO NA ÁREA CÂMBIO DO GALPÃO 9 DA UNIDADE FIAT-BETIM. 2000.

22.
DUARTE, M. A. V. ; TEODORO, Elias Bitencourt . MEDIÇÕES DE NÍVEIS DE VIBRAÇÕES NA UNIDADE COMPRESSOR VK 80-3 NA EMPRESA AGA/ACESITA. 2000.

23.
DUARTE, M. A. V. . Adequação na Área do Salão Nobre e Piano Bar Visando a Minimização dos Níveis de Poluição Sonora nas Proximidades do Uberlândia Clube. 2000.

24.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. ; SOUSA, Marcos Moraes de . MODELAGEM DOS NÍVEIS DE RUÍDO NA ÁREA CÂMBIO DO GALPÃO 9 DA UNIDADE FIAT-BETIM. 2000.

25.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, C. R. . ANÁLISE MODAL DE UM MOTOR FIRE 1300 c.c. 16 V. 2000.

26.
DUARTE, M. A. V. ; CABACINHA, A. F. ; RIBEIRO, C. R. . Análise de Rumorosidade de Câmbios em Parceria com a Engenharia de Processo - Mecânica da Fiat Automóveis S/A. 1999.

27.
DUARTE, M. A. V. . ESTUDO DA MÁQUINA DE TESTE DE MANOBRABILIDADE ASCONCEA. 1999.

28.
LÉPORE NETO, Francisco Paulo ; DUARTE, M. A. V. ; SOUSA, Marcos Moraes de . Medição dos Níveis de Vibrações em Duas Torres de Classificação de Milho. 1999.

29.
DUARTE, M. A. V. ; RIBEIRO, J. F. . Um Procedimento Estatístico Para Identificação de Rumorosidade Na Sala Prova Motores. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
Duarte, Marcus Antônio Viana . Modelagem Estatísitica e Planejamento Experimental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DUARTE, M. A. V. . Fundamentos de Acústica Previsional: Modelagem, Identificação, Simulação e Análise. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DUARTE, M. A. V. . Tópicos Especiais: Curso de Planejamento Experimental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
DUARTE, M. A. V. ; OLIBEIRA FILHO, R. H. ; DUARTE, J. B. ; Marlipe Garcia Fagundes Neto ; Flabes Neto, Paulo Balduino ; NISHIDA, P. P. R. ; MARQUES, V. A. S. . MAPEAMENTO, SIMULAÇÕES E PROPOSTAS PARA MITIGAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO DA REGAP - REFINARIA GABRIEL PASSOS (PETROBRÁS S/A) ? BETIM/MG (QUE INCIDEM NA COMUNIDADE - MODELAGEM E SIMULÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO GERADOS PELAS NOVAS UNIDADES:. 2011. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MAciel, M.A. ; DUARTE, M. A. V. . Venezianas Acústicas Adaptativas - BR 10 2012 002546 9. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020120025469, título: "Venezianas Acústicas Adaptativas - BR 10 2012 002546 9" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 02/02/2012Instituição(ões) financiadora(s): FAPEMIG.

2.
 Marcus Antônio Viana Duarte ; HOLANDA, R. V. . Atenuador Dinâmico de Ruído. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR15252545454035, título: "Atenuador Dinâmico de Ruído" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 05/11/2013; Depósito PCT: 05/11/2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Brito, J. N.; Silva, José Antônio; Duarte, Marcus Antônio Viana; SOUZA, G. R.. Participação em banca de Eduardo Cadete Machado. Análise da influência de defeitos mecânicos sobre o índice energético vibracional de sistemas de transmissão de potência. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
MACHADO, Alisson Rocha; DUARTE, M. A. V.; SILVA, A. D.. Participação em banca de Victor Hugo Serafim Rubin. Monitoramento do Torneamento do Aço ABNT D6 com Ferramentas de PCBN. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
DUARTE, M. A. V.; Gonçalves, R. S.; Brito, J. N.. Participação em banca de Déborah Aparecida Souza dos Reis. Análise discriminante e otimização aplicadas ao controle de qualidade de ruído de compressores usando os softwares R e Gurobi. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt; Cadenas, Israel; Bertoli, S. R.. Participação em banca de Geisa Arruda Zuffi. Desenvolvimento de um Sistema de Controle Ativo de Ruído de Baixo Custo. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
CARVALHO, João Carlos Mendes; Duarte, Marcus Antônio Viana; OLIVEIRA, P. J.. Participação em banca de Carlos Eduardo Fanti. Reconstrução de Superfícies Tridimensionais utilizando B-Splines com Peso Associado à Redução do Número de Pontos de Controle. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
CARVALHO, João Carlos Mendes; DUARTE, M. A. V.; OLIVEIRA, P. J.. Participação em banca de Carlos Eduardo Fanti. Reconstrução de Superfícies Tridimensionais Utilizando b-splines com Peso Associado à Redução do Número de Pontos de Controle. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt; Lima Neto, S.. Participação em banca de Mateus Lichfett Machado. Implementação de Um Sistema Robusto de Reconhecimento Automático de Voz Utilizando as Técnicas MFCC e VQ com Atributos Dinâmicos de Normalização e Detecção de Voz Ativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
TAVARES, J. J. S.; Marcus Antonio Viana Duarte; PEREIRA, C. E.. Participação em banca de Marci Viniícius Muniz Ferreira. Avaliação de Projeto e Implementação de Redes de Dispositivos Centralizados e Distribuídos Aplicados em Sistemas a Eventos de Baixa Criticidade e Baixo Custo. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
Duarte, Marcus Antônio Viana. Participação em banca de Victor Augusto da Costa Silva. Concepção Robustam e Circuitos Elétricos Shunt Multimodais para o Controle Passivo de Vibrações de Estruturas Compostas. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
LANDRE JUNIOR, J.; Marcus Antônio Viana Duarte; VIMIEIRO, C. B. S.; MAGALAES JUNIOR, P. A. A.. Participação em banca de Élida Jussara da Costa. Estudos das Cordas Vocais porExcitação Produzida pela Fala. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
RADE, Domingos Alves; DUARTE, M. A. V.; Aguiar, R. A. A.. Participação em banca de Wellington Luziano Paulo Júnior. Modelagem e Avaliação Numérica de Absorvedores Dinâmicos de Vibrações Sintonizáveis Baseado em Ligas com Memória de Forma. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
Marcus Antônio Viana Duarte; STEFFEN JR, Valder; Oliveira, E. L.; Cadenas, Israel. Participação em banca de Pedro Pio Rosa Nishida. Estruturas Inteligentes Aplicadas ao Controle Ativo de Ruído de Alta Ordem em Dutos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
MIRANDA, Ricardo Fortes; LÉPORE NETO, Francisco Paulo; DUARTE, M. A. V.; PIMENTA, J. M. D.. Participação em banca de Andreia Aoyagui Nascimento. Análise do Desempenho de Refrigeradores Termo-Acusticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Bruno Marega Borges. Instrumentação, Controle e Operacionalização de uma unidade de Reparo por Atrito com Capacidade de Carga Axial de 500 Kn. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

15.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Antônio Fernando Moura Santos. Caracterização de um Sistema de Medição de Vibrações de Baixo Custo para Aplicações Gerais. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
BACCI, M. S.; DUARTE, M. A. V.; Rosemar Btista da Silva; PENA, J. L. O.. Participação em banca de Rodrigo Henrique Lopes da Silva. Monitoramento do Desgaste de Ferramentas no Fresamento de Topo Através de Potência e Emeissão Ac´sutica e Redes Neurais. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

17.
MIRANDA, Ricardo Fortes; DUARTE, M. A. V.; Alcides Padilha. Participação em banca de Ana Paula Freitas Vilela Boaventura. Modelagem Computacional da Propagação Acústica Proveniente de Fontes Multifrequenciais Usando Malhas de Guias Digitais de Ondas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

18.
Marcus Antônio Viana Duarte; MIRANDA, Ricardo Fortes. Participação em banca de Ana Paula Freitas Vilela Boaventura. Modelagem Computacional da Propagação Acústica Provenientes de Fontes Multifrequenciais Usando Malhas de Guias Digitais de Ondas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

19.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Raquel Maria Gondim. Aplicação da Estatística na Manutenção Preditiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

20.
MIRANDA, Ricardo Fortes; DUARTE, M. A. V.; PAVANELLO, Renato; TEODORO, Elias Bitencourt. Participação em banca de Henrique Gomes de Moura. Simulação da Propagção de Ondas Acústicas através de uma Malha de Guias de Ondas. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

21.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ciro Clayton Lima Macário. Utilização de Filtros Adaptativos para Detecção de Falhas em Mancais de Rolamentos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

22.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Luiz Carlos Winikes. Uma Contribuição para Ajuste de Parâmetros de Uma Viga Sandwich. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

23.
LOPES JUNIOR, Vicente; Nascimento, L. P.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Ricardo Carvalhal. Controle Ativo de Vibrações em Estruturas Espaciais Tipo Treliças Usando Controladores IMSC. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas) - UNESP-ISA/Departamento de Física e Química.

24.
STEFFEN JÚNIOR, Valder; DUARTE, M. A. V.; CARNEIRO, Sérgio Henrique. Participação em banca de José dos Reis Vieira de Mora Júnior. Métodos de identificação de falhas em estruturas aeronáuticas utilizando meta-modelagem aliada às técnicas de impedância e estruturas inteligentes. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

25.
GERGES, Samir Nagi Yousri; AZEVEDO, P. C.; DUARTE, M. A. V.; LIMA, W. J. N.. Participação em banca de Pérecles Costa Azevedo. Estudo da Geração de Ruído em Uma Prensa Mecânica Excêntrica de 900 Toneladas. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
GERGES, Samir Nagi Yoursri; DUARTE, M. A. V.; CUNHA NETO, José Antônio Bellini da. Participação em banca de Renato Antônio Barreto. Definição de parâmetros de vibrações e ruído para aceitação dos câmbios automotivos em linhas de montagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

27.
SALDARRIAGA, M. R. V.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Manuel Ramon Villafane Saldarriaga. Balanceamento de Rotores Flexíveis sem Massa de Teste. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

28.
HAMMES JUNIOR, V. S.; BARBIERI, Nilson; BARBIERI, R.; ALMEIDA, C. A.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Valério Sebastião Hammes Junior. Balanceamento Sem Ângulo de Fase em Máquina com Apoio Rígidos e Flexíveis. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

29.
BARBIERI, Nilson; BÜCHNER, P. C.; BARBIERI, R.; ALMEIDA, C. A.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Paulo Cezar Büchner. Análise de Mancais de Rolamentos Através dos Sinais de Vibrações, Usando Método da Curtose e do Envelope. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

30.
SANTOS, José Maria Campos dos; DUARTE, M. A. V.; PAVANELLO, Renato. Participação em banca de Fábio Guilherme Ferraz. Detecção de Falhas em Estruturas complexas usando síntese modal dos componentes e vetores de ritz. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

31.
DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt; CÉSAR, Marcos; DUARTE, Maria Lúcia Machado. Participação em banca de Tobias Abderson Guimarães. Análise Tempo-Frequência de sinais de vibração aplicada à detecção de falhas em caixas de câmbio. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

32.
RIBEIRO, Carlos Roberto; PEREIRA, João Antônio; ROCHA, Cesar; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Mechelangelo Viana Mancuzo. Detecção automática de falhas em motores de combustão interna utilizando rede neural. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

33.
TEODORO, Elias Bitencourt; CÉZAR, Marcos; DUARTE, M. A. V.; GERGES, Samir Nagi Yousri. Participação em banca de Ricardo Campos Veloso. Uma contribuição para o monitoramento de motores de combustão interna através da análise de sinais de pressão sonora e vibração. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

34.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Marco Antonio da Costa Filho. Identificação de Fontes de Ruídos em Condicionadores de Ar Central Via Medição de Intensidade Sonora. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

35.
CARVALHO, João Carlos Mendes; DUARTE, M. A. V.; LOPES JÚNIOR, Vicente. Participação em banca de Roberto de Souza Martins. Modelagem de transportador vibratório linear com excitações eletromagnética: aplicação a casos reais. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

36.
DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt; RADE, Domingos Alves; BARBIERI, Nilson. Participação em banca de José Luiz Oliveira Pena. Uma metodologia para análise modal no domínio da frequência. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

37.
DUARTE, Domingos Antônio Viana; DUARTE, M. A. V.; KURKA, Paulo Roberto Gardel. Participação em banca de Leandro Afonso da Silva. Identificação de falhas estruturais baseada na sensibilidade inversa de pólos e de zeros de funções de resposta em frequência. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

38.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Carlos André Dias Bezerra. Modelagem Geométrica da Estrutura Cartesiana Totalmente Paralela. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

39.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ricardo Pereira Pacheco. Comportamento Transiente de Máquinas Rotativas. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

40.
DUARTE, M. A. V.; MEDEIROS, Eduardo Bauzer; RADE, Domingos Alves; LIRA, Aécio Freitas. Participação em banca de Luiz Leite da Silva. Uma contribuição para simulação de modelos não lineares. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

41.
SCOTTI, Américo; FARIAS, Jesualdo Pereira; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Maurício Silva e Souza. Avaliação de um sistema computadorizado para controle de qualidade de eletrodos revestidos. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Teses de doutorado
1.
Marcus Antônio Viana Duarte; NUNEZ, I. J. C.; TEODORO, Elias Bitencourt; SANCHES, L.; Abreu, G. C. M.; Key, F. L.. Participação em banca de João Gabriel Oliveira de Miranda. Controle Ativo de Ruído em Venezianas Acústicas: um Estudo Teórico Experimental. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
Duarte, Marcus Antônio Viana; LIMA, A. M. G.; LÉPORE NETO, F. P.; MENEGALDO, L. L.. Participação em banca de Júlia Bertelli Duarte. Inteligência Artificial Aplicada a Análise de Eletroencefalografia. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
Marcus Antônio Viana Duarte; Gomes, M. H. A.; Machado, R. D.; Key, F. L.; BARBIERI, Nilson. Participação em banca de Rubem Penteado de Melo. Análise Dinâmica de Veículos Articulados com Carga líquida. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
OLIVEIRA, S. A. G.; GUIMARÃES, Tobias Anderson; ARAÚJO, Cleudmar Amaral de; DUARTE, M. A. V.; SOUSA, E. A. C.; CASAS, E. B. L.. Participação em banca de Rogério de Araújo. Desenvolvimento e Avaliação de Geometrias de Stents Cardiovasculares considerando Parâmetros Mecânicos e de Implantação. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
VILARINHO, L. O.; FINZI NETO, R. M.; FERRARESI, Valtair Antonio; Marcus Antônio Viana Duarte; GUIMARÃES, G.; COSTA, A. V.. Participação em banca de Marcus Vinicius Ribeiro Machado. Sistema de Monitoramento Sonoro para Soldagem MIG/MAG Curto-Cicuito (SiMoSS). 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
DUARTE, M. A. V.; BARBIERI, Nilson; NUNES, Maria Alzira de Araújo; NUNEZ, I. J. C.; SANTOS, M. B.. Participação em banca de Marco Aurélio Brazão Costa Badan. Microfonia Virtual em Campo Próximo com Base no SInal Vibro Acústica da Fonte Emissora. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
STEFFEN JR, Valder; SANCHES, L.; DUARTE, M. A. V.; SAVI, M. A.; PEDERIVA, Robson. Participação em banca de Marco Túlio Santana Alves. Controle de Vibrações em Máquinas Rotativas Usando Ligas com Memória de Forma. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
Marcus Antônio Viana Duarte; FERRARESI, Valtair Antonio. Participação em banca de Laércio Gomes Galdino. Influência do Gás de Purga na Formação da Raiz do Cordão de Solda em Tubos de Aço Inoxidável AISI 304. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
Marcus Antônio Viana Duarte; ARRUDA, J. R. F.; PAVANELLO, Renato; SANTOS, José Maria Campos dos. Participação em banca de Thaís dos Santos Pegoretti. Análise Ambiental e Sonora do Tratamento Acústico de Habitáculos de Veículos. 2014. Tese (Doutorado em Faculdade Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
LIMA, A. M. G.; STEFFEN JR, Valder; DUARTE, M. A. V.; Stoppa, M. H.; Borges, R. A>. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues Ramos. Contribuição à Análise de Fadiga de Sistemas Estruturais Incorporando Materiais Viscoelásticos". 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
LIMA, A. M. G.; STEFFEN JR, Valder; DUARTE, M. A. V.; Stoppa, M. H.; Borges, R. A>. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues Ramos. Contribuição à Análise de Fadiga de Sistemas Estruturais Incorporando Materiais Viscoelásticos. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
Solidônio R. de Carvalho; BORGES, V. L.; MIRANDA, Ricardo Fortes; DUARTE, M. A. V.; LEAL, V. S.; MARTINS, K. C. R.; RODRIGUES, J. R. P.. Participação em banca de Alfredo dos Santos Maia Neto. Simulação Computacional do Processo de Soldagem MIG de uma Junta de Topo de Chapas. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
Solidônio R. de Carvalho; LIMA, E. P. A.; DUARTE, M. A. V.; BORGES, V. L.; MIRANDA, Ricardo Fortes; MARTINS, K. C. R.; MARTINS, L. S. P.. Participação em banca de Ivana Márcia Oliveira Maia. Proposta de Metodologia Experimental para a Análise e Quantificação da Emissão de Metano com Aplicação na Produção de Carvão Vegetal em Laboratório. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
Marcus Antônio Viana Duarte; Jordan, R.. Participação em banca de Renato S, Thiago de Carvalho. Modelo Físico de HUYGENS na Solução Discretizada de Campos Acústicos. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
SILVEIRA NETO, Aristeu da; Roma, A. M.; Woiski, E. R.; Vedevoto, J. M.; DUARTE, M. A. V.; Serfaty, R.. Participação em banca de Rafael Sene de Lima. Desenvolvimento e Implementação de Malhas Adaptativas Bloco-Estruturadas para a Computação Paralela em Mecânica dos Fluidos. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ricardo Victória de Holanda. Uma Metodologia para Atenuação de Ruído transmitido por Lajes utilizando Absorvedores Dinâmico de Vibração. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

17.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Eider Lúcio de Oliveira. Controle Ativo de Ruído aplicado a Dutos com Propagação de Modos Acústicos de Alta Ordem via Particionamento Axial. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

18.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ricardo Humberto de Oliveira Filho. Uma Metodologia para a Avaliação Virtual da Dose de Exposição ao Ruído no Ambiente de Trabalho. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

19.
SARAMAGO, S. F. P.; ALMEIDA, C. G.; DUARTE, M. A. V.; MELO, G. P.; OLIVEIRA, P. J.. Participação em banca de Lucio Aurélio Purcina. Técnicas de Otimização Evolutiva Aplicada à Solução de Grandes Sistemas Lineares. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

20.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Osvaldo Honorato de Souza Junior. Vibrações em Cabos Aéreos de Linhas de Transmissão ? Estudo Teórico e Experimental por Meio de Modelos Lineares e Não Lineares. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

21.
Ricardo Luiz Utsch de Freitras Pinto; Lázaro Valentin Donadon; Agenor de Toledo Fleury; DUARTE, M. A. V.; MEDEIROS, Eduardo Bauzer; DUARTE, Maria Lúcia Machado. Participação em banca de Guilherme de Souza Papini. Desenvolvimento de Procedimentos de Projeto òtimo Híbridos Para o Controle de Ruídos em Duatos de Sistemas de Exaustão Industriais. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
Marcus Antônio Viana Duarte; Ricardo Luiz Utsch de Freitras Pinto; Lázaro Valentin Donadon; Agenor de Toledo Fleury; MEDEIROS, Eduardo Bauzer. Participação em banca de Guilherme de Souza Papini. Desenvolvimento de Procedimentos de Projeto ótimo Hibridos para Controle de Ruídos em Dutos de Sistemas de Exaustão Industrial. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

23.
Edison da Rosa; BARBIERI, R.; Zindeluk, M.; DUARTE, M. A. V.; Jordan, R.. Participação em banca de Key Fonseca de Lima. Uma Metodologia para Avaliação de Filtros Acústicos Reativos. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
PEDERIVA, Robson; Eurípedes Guilherme de Oliveira Nóbrega; FERREIRA, L. O. S.; Marcelo Becker; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho. Monitoramento On-line de Motores de Indução Trifásicos. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

25.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Carlos Henrique Wink. Minimização da Variação do Erro de Transmissão de Pares Engrenados Através da Modificação da Superfície dos Dentes. 2007. Tese (Doutorado em Faculdade Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
PEDERIVA, Robson; DUARTE, M. A. V.; DIAS JUNIOR, Milton; LOPES JUNIOR, Vicente. Participação em banca de Roberto de Araujo Bezerra. Detecção de Falhas em Rolamentos por Análise de Vibrações. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

27.
DEDINI, Katia Lucchesi Cavalca; TADEO, A. T.; PEDERIVA, Robson; MIRELLES, P.; VAROTO, P. S.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Abdón Tapia Tadeo. Modelagem dos Acopplamentos Mecânicos nos Sistemas Horizontais Rotor-Acoplamento-Mancal. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

28.
DUARTE, M. A. V.; RIBEIRO, Carlos Roberto; LÉPORE NETO, Francisco Paulo; PEREIRA, João Antônio; BARBIERI, Nilson; BARRETO, Renato. Participação em banca de José Luiz Oliveira Pena. Um estudo sobre o uso de técnicas não-tradicionais aplicadas à detecção de defeitos de fabricação em câmbios automotivos. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

29.
FERRARESI, Valtair Antonio; SCOTTI, Américo; DUARTE, M. A. V.; FARIAS, Jesualdo Pereira; MODENESI, Paulo José; MACEDO, William de Abreu. Participação em banca de Hélio Cordeiro de Miranda. Reconhecimento e controle da transferência metálica no processo MIG/MAG pulsado. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

30.
DUARTE, M. A. V.; RIBEIRO, Carlos Roberto; SOUSA, Marcos Morais de; DINIZ, Anselmo Eduardo; ABRÃO, Alexandre Mendes; SOUZA JUNIOR, Antônio Maria. Participação em banca de André Luís Beloni dos Santos. Metodologia via redes neurais para a estimativa da rugosidade e do desgaste de ferramentas de corte no processo de fresamento frontal. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

31.
DUARTE, M. A. V.; RADE, Domingos Alves; ARAÚJO, Cleudmar Amaral de; RIBEIRO, José Francisco; SAMPAIO, Rubens; LOPES JÚNIOR, Vicente. Participação em banca de Leandro Afonso da Silva. Técnicas de identificação de forças no domínio do tempo. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

32.
BIAGE, Milton; DUARTE, M. A. V.; SOUSA, Aldo João de; SILVEIRA NETO, Aristeu da; VIEIRA, Edson Del Rio; MIRANDA, Ricardo Fortes. Participação em banca de Júlio Cesar Costa Campos. Análise Experimental do campo de temperatura no interior do capacitor térmico. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

33.
DEDINI, Katia Lucchesi Cavalca; PEDERIVA, Robson; LÉPORE NETO, Francisco Paulo; RIBEIRO, Carlos Roberto; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Ademyr Gonçalves de Oliveira. Técnicas de caractrização de excitações em máquinas rotativas. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

34.
STEFFEN JR, Valder; LENZI, Arcanjo; DEDINI, Kátia Lucchesi Cavalca; DUARTE, M. A. V.; LÉPORE NETO, Francisco Paulo. Participação em banca de Elaine Gomes Assis. Uso de técnicas de otimização para auxiliar o projeto e identificar parâmetros de máquinas rotativas. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

35.
KURKA, Paulo Roberto Gardel; LÉPORE NETO, Francisco Paulo; DUARTE, M. A. V.; IGUTI, Fernando; DIAS JÚNIOR, Milton. Participação em banca de Cleudmar A,maral de Araújo. Modelagem de Sistemas Dinâmicos através da síntese Modal de componentes. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

36.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Elaine Gomes de Assis. Uso de Técnicas de Otimização para Auxiliar o Projeto e Identificar Parâmetros de Máquinas Rotativas. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

37.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ademyr Gonçalves de Oliveira. Técnica para Caracterização de Excitação em Máquinas Rotativas. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

38.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Sezimaria Pereira Saramago. Otimização de Trajetórias de Robôs Manipuladores, na Presença de Obstáculos. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

39.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Marcos Morais de Souza. Utilização de Vibrações para o Monitoramento do Processo de Fresamento. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, A. M. G.; DUARTE, M. A. V.; OLIVEIRA, L. S.. Participação em banca de Marcília Valéria Guimarães. Implante para o Tratamento de Rupturas Completas dos Tendões do Manguito. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
CARVALHO, João Carlos Mendes; DUARTE, M. A. V.; VILARINHO, L. O.; FRANCO, V. L. D. S.. Participação em banca de Dênis Soares de Freitas. Controle Inteligente de FOrça e Rotação para Equipamentos de Reparo por Atrito. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
LIMA, A. M. G.; GUIMARÃES, G.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Arinan Dourado Guerra Silva. Análise de Incertezas e Projeto Ótimo Robusto de Sistemas Mecâncis. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
DUARTE, M. A. V.; STEFFEN JÚNIOR, Valder; LACERDA, H. B.. Participação em banca de Thales Renato Bertolazzo Trevilato. Concepção Robusta de Estruturas Compostas em Grandes Deslocamentos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
DUARTE, M. A. V.; SILVEIRA NETO, Aristeu da; FRANCO, V. L. D. S.. Participação em banca de Lucas Altamirando de Andrade da Rocha. Identificação de Dano em Estruturas Utilizando Técnicas de Impedância Eletromecânica e Ondas de LAMB. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
BACCI, M. S.; MACHADO, Alisson Rocha; DUARTE, M. A. V.; COSTA, Éder Silva. Participação em banca de Tiago do Espírito Santo Baldez Neves. Investigação da Influência da Aplicação de Óleos Vegetais como Fluido de Corte no Processo de Furação do Aço ABNT 1045. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
DUARTE, M. A. V.; LIMA, A. M. G.; RIBEIRO, C. R.; MIRANDA, Ricardo Fortes. Participação em banca de Ana Paula Freitas Vilela Boaventura. Auralização Computacional de Salas Usando Técnica de Malha de Guias Digitais de Ondas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
DUARTE, M. A. V.; PENA, J. L. O.; SARAMAGO, S. F. P.; Solidônio R. de Carvalho; Cadenas, Israel. Participação em banca de Eider Lúcio de Oliveira. Implementação de Um Sistema de Controle Ativo de Ruído em Dutos com Propagação de Modos Acústicos de Alta Ordem. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
DUARTE, M. A. V.; PENA, J. L. O.; SARAMAGO, S. F. P.; RADE, Domingos Alves; SOUSA, Marcos Morais de; ACERBI, J. M. C.. Participação em banca de Ricardo Victória de Holanda. Reduçõ de Ruído em Ambientes de um Edifiicio Residencial, através do Uso de Absorvedores Dinâmicos de Vibração. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ricardo Humberto de Oliveira Filho. Apresentação de uma Metodologia para a Avaliação Virtual da Dose de Ruído no Ambiente de Trabalho. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Lúcio Aurélio Purcina. Técnicas de Otimização Aplicadas à Solução de Grandes Sistemas Lineares. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Tatiana Meola. Uma Metodologia para Viabilização do Monitoramento On line da Vida de Ferramentas no Processo de Usinagem Convencional. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Sezimaria Pereira Saramago. Otimização de Trajetórias de Robôs Manipuladores, na Presença de Obstáculos. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Marcos Morais de Souza. Utilização de Vibrações para o Monitoramento do Processo de Fresamento. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Mestrado
1.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Simone Izumi Kubo Kanno. Avaliação dos Impactos dos Transportes em Áreas de Preservação Históricas em Cidades de Porte Médio. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BILLA, Renan; DUARTE, M. A. V.; SILVA, João Cícero da. Participação em banca de Daniel Fernandes da Cunha. Análise de Ruído em Uma Oficina Mecânica de Pequeno Porte para Processos de Usinagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
OCHOA, R.; SILVA, João Cícero da; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Marcelo Hermógens dos Santos. A Elaboração e Implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de uma Organização Industrial Beneficiadora de Madeira e MDF. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
BORGES, José Antônio Ferreira; DUARTE, M. A. V.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Thiago Rodovalho Garcia. Segurança nas Instalações de Postos de Combustíveis: análise NBRs 13781 e 13783. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Lucas José de Oliveira. Estudo de Ruídos em Estações Elevatórias de Água ? Um Estudo de Caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Gabriel Zanuto. Estudo de Etapas para Implementação do Gerenciamento de Riscos com Base na Norma ISO 31000:2009. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Bruno Rocha Cardoso. Identificação de Perigos e Riscos em Companhia de Distribuição de Energia Elétrica, para Implantação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
RADE, Domingos Alves; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Adriano Franco Vilela. Aspecto de Segurança no Trabalho em um Abatedouro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
LOPES, L. C. O.; DUARTE, M. A. V.; COELHO, E. A. A.. Participação em banca de Paulo José Alves de Lima. Metodologia para o Gerenciamento da Segurança de Barragens: Estudo de Caso - Metodologia CEMIG. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
LOPES, L. C. O.; DUARTE, M. A. V.; COELHO, E. A. A.. Participação em banca de Fernando Georges Marques Hayeck. Trabalhos em Espaços Confinados de Turbinas Hidráulicas Tipo Francis e Kaplan em Usinas Hidrelétricas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
RADE, Domingos Alves; DUARTE, M. A. V.; REGO, O. A. A.. Participação em banca de Fernando Dias da Cunha. Análise de Confiabilidade de Sistemas: Fundamentos, Normatização e Estudo de Caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
LOPES, L. C. O.; DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt. Participação em banca de Arlindo José Camilo. Ruído em Unidade Armazenadora de Grãos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Cleverson Gonçalves de Azevedo. Análise do Impacto da Vibração em Operadores de Vibradores de Imersão em Obras de Edificações. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
Marcus Antônio Viana Duarte. Participação em banca de Ricardo Humberto de Oliveira Filho. Identificação, Quantificação e Medidas de Controle em Fontes de Ruído de Uma Central Termoelétrica. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
Jr. S. G.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Cyntia Araújo Ferreira Sousa. Análise Ergonômica e Avaliação de Stress no Posto de Trabalho do Motorista de Ônibus Urbano. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

15.
Clápis, A. P.; DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt. Participação em banca de Silvia Cristina Santos de Lima. Avaliação dos Acidentes de Trabalho em uma Indústria Metalúrgica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
Jr. S. G.; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Cyntia Araújo Ferreira Sousa. Análise Ergonômica e Avaliação de Stress no Posto de Trabalho do Motorista de Ônibus Urbano. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

17.
ARAÚJO, Cleudmar Amaral de; DUARTE, M. A. V.; Borges, N. M. N. S.. Participação em banca de Fabiano Vilarinho Costa. Aspectos de Segurança e Arranjo Físico no Tratamento com Resíduo Hospitalares. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

18.
DUARTE, M. A. V.; TEODORO, Elias Bitencourt; BORGES, José Antônio Ferreira. Participação em banca de Felipe Luís Richetti. Mapeamento dos níveis de ruído em uma fábrica de embalagens de papel. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

19.
BILLA, Renan; CAIXETA NETO, J. R.; DUARTE, M. A. V.; ONG, T. I.. Participação em banca de José Ricardo Caixeta Neto. Gerência de Riscos em Rede de Distribuição de Energia Elétrica. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

20.
ARANTES, Rogério Silva Pimentel; SILVA, João Cícero da; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Luiz Antônio de Faria Júnior. Segurança no manuseio de agrotóxicos. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

21.
BILLA, Renan; ONG, Tiong Hiap; DUARTE, M. A. V.. Participação em banca de Raquel Cicutto de Faria. Ruído em bares, boates e demais ambientes de lazer. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.

22.
DUARTE, M. A. V.; ARANTES, Rogério da Silva Pimentel; SILVA, João Cícero da. Participação em banca de Osvaldo Moreira de Lima. Cnsidrações sobre segurança em uma mina subterrânea. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Marcus Antônio Viana Duarte. Concurso Para Professor Adjunto na Área de Acustica e Vibrações. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Marcus Antônio Viana Duarte. Membro Titular da Banca Examinadora. 1996. Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.

Outras participações
1.
Marcus Antônio Viana Duarte. Membro Titular do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto. 1997. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONEM 2012. Estudo sobre controle de ruído em lajes de unidades residenciais. 2012. (Congresso).

2.
COBEM 2009. SUBSTRUCTURING AND MODEL REDUCTION OF THE ACOUSTIC FIELD INSIDE DUCTS. 2009. (Congresso).

3.
V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ESTIMAÇÃO DOS PARÂMETROS DE UM FILTRO ADAPTATIVO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA CONTROLE DE QUALIDADE EM LINHA DE MONTAGEM DE CÂMBIOS AUTOMOTIVOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL. 2008. (Congresso).

4.
XII DINAME. Application of LMS FIlter for Noise Source Quantification in Environment Acoustics - A Computational Contribuition. 2007. (Congresso).

5.
International Congress and Exposition on Noise Control Engeneering. InterNoise 2005. 2005. (Congresso).

6.
III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. 2004. (Congresso).

7.
II Congresso Brasileiro de engenharia de fabricação. II Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2003. (Congresso).

8.
II Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. 2002. (Congresso).

9.
Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. 2001. (Congresso).

10.
Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. 1999. (Congresso).

11.
I Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. I Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. 1999. (Congresso).

12.
I Congresso Iberoamericano de Acústica. I Congresso Iberoamericano de Acústica. 1998. (Congresso).

13.
SAE Brasil. Congresso SAE Brasil. 1998. (Congresso).

14.
V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste. V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste. 1998. (Congresso).

15.
XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. 1998. (Congresso).

16.
DINAME. DINAME. 1997. (Congresso).

17.
IV CEM-NNE. IV CEM-NNE. 1996. (Congresso).

18.
COBEM-CIDIM/95. COBEM-CIDIM/95. 1995. (Congresso).

19.
VI SYMPOSIUM ON DYNAMIC PROBLEMS OF MECHANICS. VI SYMPOSIUM ON DYNAMIC PROBLEMS OF MECHANICS. 1995. (Congresso).

20.
XVI CILAMCE. XVI CILAMCE. 1995. (Congresso).

21.
XV CILAMCE-SIMMEC. XV CILAMCE-SIMMEC. 1994. (Congresso).

22.
XII Congresso Brasileiro de engenharia mecânica. XII Congresso Brasileiro de engenharia mecânica. 1993. (Congresso).

23.
II CEM-NNE. II CEM-NNE. 1992. (Congresso).

24.
IV DINAME. IV DINAME. 1991. (Congresso).

25.
IX Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. IX Congresso Brasileiro de Engenharia mecânica. 1987. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Déborah Aparecida Souza dos Reis. Sistema de Otimização de Roteamento de Funcionário para Minimizar o Tempo de Exposição ao Ruído no Ambiente de Trabalho. Início: 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Paulo Balduino Flabes Neto. Método Baseado na Analogia de Lighthill e no Modelo Físico de Huygens para Predição de Ruído Gerado por Jatos Simples Subsônicos.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
ANTONIO FERNANDO MOURA SANTOS. Uma Metodologia para Identificar Artefatos em Eletroencefalografia. Início: 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

4.
Pedro Pio Rosa Nishida. Aplicações de Guias Digitais de Ondas em Simulações de Clausuras Compactas. Início: 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

5.
Edsonei Pereira Parreira. Um Estudo Estatístico Aplicado na Análise Energética de Compressores Utilizados em Unidades de Refrigeração. Início: 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Costa Brito. Determinação da condição de desgaste da ferramenta de corte via monitoramento de vibração e inteligência artificial. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

2.
Geisa Arruda Zuffi. Desenvolvimento de um Sistema de Controle Ativo de Ruído de Baixo Custo. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

3.
Déborah Aparecida Souza dos Reis. Análise discriminante e otimização aplicadas ao controle de qualidade de ruído de compressores usando os softwares R e Gurobi. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

4.
Fernanda do Carmo Silvério Vanzo. Metodologia para Predição de Tempo de Falha de Máquinas e Equipamentos Baseada no Monitoramento de Vibração. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

5.
Fabiana Alves Pereira. Estudo de um Absorvedor Ativo Utilizando Material Piezoelétrico. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

6.
Mateus Lichfett Machado. Desenvolvimento de Um Sistema Robusto de Reconhecimento e Detecção de Voz. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

7.
Júlia Bertelli Duarte. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NO CONTROLE DE QUALIDADE EM LINHAS DE PRODUÇÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

8.
João Gabriel Oliveira de Miranda. Controle Ativo de Ruído em Dutos: Otimização do Posicionamento de Sensores Receptores. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

9.
Marlipe Garcia Fagundes Neto. Identificação, modelagem, análise e estudo de medidas de controle de níveis de ruído gerado por compressores herméticos rotativos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

10.
Pedro Pio Rosa Nishida. Estruturas Inteligentes Aplicadas ao Controle Ativo de Ruído de Alta Ordem em Duatos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

11.
Antônio Fernando Moura Santos. Caracterização de um Sistema de Medição de Vibrações de Baixo Custo para Aplicações Gerais. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

12.
Raquel Maria Gondim. Aplicação da Distribuição de Weibull no Monitoramento da Operação de Torneamento. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

13.
Simone Izumi Kubo Kanno. Metodologia de Avaliação dos Impactos dos Transportes Urbanos em Áreas de Preservação Histórioca. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

14.
Ricardo Humberto de Oliveira Filho. Uma Proposta de Ferramenta Para Controle de Qualidade em Linha de Produção e Montagem de Câmbios Automotivos Utilizando Filtragem Adaptativa. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

15.
Maria Alzira de Araújo Nunes. Uma Metodologia para Quantificação da Contribuição Sonora de Fontes de Ruído Industrial no Meio Ambiente. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

16.
Ciro Clayton Lima Macário. Utilização de Filtros Adaptativos para Detecção de Fallhas em Mancais de Rolamento. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

17.
Tatiana Meola. Monitoramento em Tempo Real da Qualidade de Sinais de Vibrações Utilizando Inteligência Artificial. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

18.
Danuza Cristina Santana. Controle Ativo de Ruído Transmitido Através de Placas Retangulares Utilizando Atuadores Piezoelétricos Distribuidos. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

19.
Renato Antônio BArreto. Definição de Parâmetros de Vibração e Ruído para Aceitação de Câmbios Automotivos em Linhas de Montagem. 2003. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

20.
Tobias Anderson Guimarães. Análise Tempo-Frequência de Sinais de Vibração Aplicada à Detecção de Fahlas em Caixas de Câmbio. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

21.
·. Menegatti. Identificação de Falhas em Caixas de Câmbio via Monitoramento de Vibrações e Ruído. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

22.
·. Veloso. Identificação de Falhas em Motores de Combustão Interna via Monitoramento de Vibrações e Ruído. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

23.
Ricardo Campos Veloso. Uma contribuição para o monitoramento de motores de combustão interna através da análise de sinais de pressão sonora e vibração. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

24.
Marco Antonio da Costa Filho. Identificação de Fontes de Ruído Em Condicionadores de Ar Central Vis Medição de Intensidade Sonora. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

25.
José Luiz Oliveira Pena. Uma Metodologia Para A Análise Modal No Domínio da Frequência. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

26.
Luiz Leite da Silva. Uma Contribuição Para A Simulação de Modelos Não Lineares. 1996. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

27.
André Luís Belloni. Otimização de Ensaios Utilizados Na Determinação dos Coeficientes da Equação de Taylor Expandida. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

Tese de doutorado
1.
Júlia Bertelli Duarte. Inteligência Artificial aplicada à análise de Eletroencefalografia. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

2.
João Gabriel Oliveira de Miranda. CONTROLE ATIVO DE RUÍDO EM VENEZIANAS ACÚSTICAS: Um Estudo Teórico - Experimental. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

3.
Marlipe Garcia Fagundes Neto. Análise de Componentes Independentes Aplicada em Compressores Herméticos Alternativos para Mitigação das FOntes de Ruído. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

4.
Marco Aurélio Brazão Costa Badan. Microfone virtual com base no sinal vibroacustico da fonte emissora. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

5.
Marcela Álvares Maciel. Controle Ativo de Ruído Aplicado a Venezianas Acústicas. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

6.
Ricardo Victoria de Holanda. Controle de Ruído em Lajes Residenciais. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

7.
Eider Lúcio de Oliveira. CONTROLE ATIVO DE RUÍDO APLICADO A DUTOS COM PROPAGAÇÃO DE MODOS ACÚSTICOS DE ALTA ORDEM VIA PARTICIONAMENTO AXIAL. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

8.
Ricardo Humberto de Oliveira Filho. Uma Metodologia para a Avaliação Virtual da Dose de Exposição ao Ruído no Ambiente de Trabalho. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

9.
Maria Alzira de Araújo Nunes. Utilização de Síntese Modal de Componentes e Particionamento Axial de Dutos para Controle dos Modos Acústicos de Alta Ordem. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

10.
Ana Paula Freitas Vilela. Modelagem Acústica de Salas Através da Técnica de Malhas de Guias Digitais de Ondas. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

11.
Tatiana Meola. Proposta de uma metodologia baseada em análise modal operacional para monitoramento de fim de vida de ferramenta de corte. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

12.
Tobias Anderson Guimarães. Aplicação da Técnica de Otimização Topológica ao Projeto de Células de Stents para Angioplastia. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

13.
José Luiz Oliveira Pena. Um estudo sobre o uso de técnicas não-tradicionais aplicadas 'a detecção de defeitos de fabricação em câmbios automotivos. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

14.
André Luis Beloni dos Santos. Uma Metodologia Via Redes Neurais para a Estimativa da Rugosidade e do Desgaste de Ferramentas de Corte no Processo de Fresamento Frontal. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

15.
Marcos Morais de Souza. Utilizando A Vibração Mecânica Para Monitor O Desgaste das Ferramentas de Corte e O Acabamento Superficial No Processo de Fresamento. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucas José de Oliveira. Estudo de Ruídos em Estações Elevatórias de Água - Um Estudo de Caso. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

2.
Ricardo Humberto de Oliveira Filho. Identificação, Quantificação e Medidas de Controle em Fontes de Ruído de uma Central Termoelétrica. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

3.
Ronney Roosevelt da Silva. Medição e Tratamento do Ruído em Equipamento de um Setor de Abatedouro de Aves. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

4.
Cynara Mendonça Moreira. Sono, uma Questão de Segurança Relativa ao Ruído. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

5.
Daniel Coelho Melazo. Análise do Imapcto da Vibração em Operadores de Rolo Compactadores em Obras de Terraplanagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

6.
Felipe Luis Richetti. Mapeamento dos Níveis de ruído em uma fábrica de embalagens de papel. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

7.
Osvaldo Moreira de Lima. Considerações sobre segurança em uma mina subterrânea. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Igor Rosa Maçedo. Manutenção preditiva utilizando redes neurais. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Isobrasil Engenharia e Comércio de Isolamentos. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

2.
Maria Alzira de Araújo Nunes. DEFINIÇÃO DE SINTOMAS PARA ENSAIOS DE MANOBRABILIDADE EM CÂMBIOS AUTOMOTIVOS. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

3.
Teófilo Ferreira Barbosa Neto. Análise dinâmica de fluidos em atenuadores de ruídos utilizando Métodos de Elementos Finitos. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Isobrasil Engenharia e Comércio de Isolamentos. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

4.
Fernanda Mendonça Silveira. Desenvolvimento de um analisador de sinais com interface Labview. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Isobrasil Engenharia e Comércio de Isolamentos. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

5.
Victor Sobreira. Transmissão de dados para monitoramento de vibrações em tempo real. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Isobrasil Engenharia e Comércio de Isolamentos. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

Iniciação científica
1.
Florian Julien Duveau. Análise Modal Experimental Aplicada a COmpressores Herméticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

2.
Ana Clara Melo Grzybowski. Controle de Ruído em Lajes Residenciais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

3.
Paulo Balduino Flabes Neto. Identificação de Fontes de Ruído Industrial. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

4.
Danilo Andrades Mateus. Modealgem de Fontes de Ruído Industrial. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

5.
Pedro Pio Rosa Nishida. Desenvolvimento de Técnicas em Acústica Previsional. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

6.
Vinícius Abrão da Silva Marques. Um Sistema De Aquisição de Dados de Baixo Custo p/ Aplicações Iindustriais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

7.
Julia Bertelli Duarte. Técnicas em Acústica Previsional. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

8.
Elisabeth Gonçalves Carmo de Novaes. Análise Modal via Síntese de Componentes. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

9.
(Pedro Alberto Godinho Ciloni. Análise Modal via Síntese Modal de Componentes. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

10.
Ana Elisa Gomes. Controle de Manobrabilidade via Análise de Sinais. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

11.
Fabio Rodrigues Assumpção. Monitoramento on-line de sinais de vibração e ruído. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

12.
Maria Alzira de Araújo Nunes. Estudo via Elementos Finitos do Comportamento Vibroacústico de lajes prediais. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

13.
Tatiana Meola. Processos de monitoramento em Usinagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

14.
Renata Campello Scotti. SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA MONITORAMENTO EM TEMPO REAL PARA AUXILIAR NA MANUTENÇÃO PREDITIVA.. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

15.
Maria Alzira de Araújo Nunes. Estudo sobre a transmissão de ruído em lajes de apartamentos residenciais. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

16.
Henrique Gomes de Moura. Simulação de ruído em ambientes industriais. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Isobrasil Engenharia e Comércio de Isolamentos. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

17.
Ricardo Humberto de Olibeira FIlho. Estudo de manobrabilidade em câmbios automotivos. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

18.
Tatiana Meola. Modelagem de processos em Usinagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

19.
Henrique Gomes de Moura. Estudo do processo de soldagem MIGMAG pulsado utilizando redes neurais. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.

20.
Leonardo Alves Alburquerque Rosa. Identificação de fontes de rumorosidade interna no motor FIAT 1500 e no câmbio FIAT 13-73. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Apoio Universitário. Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.



Inovação



Patente
1.
 Marcus Antônio Viana Duarte ; HOLANDA, R. V. . Atenuador Dinâmico de Ruído. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR15252545454035, título: "Atenuador Dinâmico de Ruído" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 05/11/2013; Depósito PCT: 05/11/2013.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Marcus Antônio Viana Duarte . Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DUARTE, M. A. V. . Fundamentos de Acústica Previsional: Modelagem, Identificação, Simulação e Análise. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DUARTE, M. A. V. . Tópicos Especiais: Curso de Planejamento Experimental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Duarte, Marcus Antônio Viana . Modelagem Estatísitica e Planejamento Experimental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 16:47:20