Edem Vaz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0674994562335061
  • Última atualização do currículo em 19/01/2018


Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará(1986), graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO PARÁ(1981), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás(1992) e doutorado em História pela Universidade de Brasília(2000). Atualmente é TEMPO INTEGRAL da Universidade Estadual de Goiás e TEMPO PARCIAL da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Edem Vaz
Nome em citações bibliográficas
VAZ, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de goiás.
Avenida JK, Departamento de Letras
Jundiai
74105-060 - Anapolis, GO - Brasil
Telefone: (062) 3281111
Ramal: 1112


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em História.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A RETÓRICA DO PECADO NO AUDITÓRIO COLONIAL: O DISCURSO CATEQUÉTICO E O DESBRAVAMENTO DA PREGUIÇA, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: MARIA THEREZINHA FERRAZ NEGRÃO DE MELLO.
1987 - 1992
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O CONCEITO DE ORIGINALIDADE ATRAVÉS DA POESIA E PROSA NO BAARROCO BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: DULCE MARIA VIANA MINDLIN.
1983 - 1986
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1978 - 1981
Graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA.
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO PARÁ, FCAP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária.
Universidade Estadual de goiás, UEG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TEMPO PARCIAL, Carga horária: 20
Outras informações
AINDA EM ATUAÇÃO


FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE ANICUNS, FECHA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: EDUCAÇÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO TERCEIRO GRAU


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TEMPO INTEGRAL, Carga horária: 40
Outras informações
AINDA EM ATUAÇÃO


S/C. NOBREGA LTDA. COLÉGIO RUI BARBOSA, 2º GRAU, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: EDUCAÇÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR


COLÉGIO PAULINO DE BRITO, 2º GRAU, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: EDUCAÇÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR


COLÉGIO PARAENSE, 2º GRAU, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1986
Vínculo: EDUCAÇÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As consequências históricas da passagem da oralidade para a escrita.
Descrição: As transtornações que ocorreram com o surgimento da escrita e em particular da escrita alfabética fonética. Que consequências advieram destas transformações, tanto no conhecimento quanto na tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador.
2015 - Atual
Fi sofia e ciência em Heidegger
Descrição: Compreender a relação entre filosofia e Ciência no pensamento de Heidegger..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador.
2013 - 2015
Marshal McLuhan e a questão da escrita alfabética
Descrição: Trata da relação a escrita alfabética com a oralidade e suas transformações que ocorreram historicamente nesta relação. trata também do poder da escrita de se impor sobre a oralidade. tem também como propósito conhecer as idéias de McLuhan a respeito da relação entre oralidade e escrita alfabética, imprensa, mídia, cibernética...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador / Leandro Farias Vaz - Integrante / Patricia Sheila Bagot de Almeida - Integrante.
2013 - 2015
Ontologia e epistemologia em Heidegger, Nietzsche e Aristóteles: a questão da verdade.
Descrição: Compreender a relação entre a ontologia e a epistemologia tendo como foco a construção da verdade nas duas formas de conhecimento: Filosofia e Ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
HEIDEGGER, NIETZSCHE e ARISTÓTELES: a questão da verdade na metafísica e na epistemologia.
Descrição: Trata de fazer um confronto entre a ontologia e a epistemologia, destacando as metafísicas tradicionais, desde Aristóteles até Nietzsche. Heidegger entra como um crítico destas metafísicas e das epistemologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Heidegger, Nietzsche e Aristóteles: a questão da verdade na metafísica e na epistemologia
Descrição: Trata de verificar o que é a verdade originária e a verdade derivada. É a relação entre a ontologia e a epistemologia. Como isto foi compreendido por Heidegger, Nietzsche e Aristóteles e como isto tem a ver com os dias atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador.
2009 - 2010
Semiótica e análise do discurso nas histórias em qadrinhos: leituras e simulações nas relações entre leitor/texto/autor.
Descrição: Trata de uma pesquisa que enfoca os simulacros e suas virtualidades no mundo atual, chegando ao paradoxo do mundo patafísico. É um trabalho que segue uma linha da circlaridade hermeneutica. Os quadrinhos não revelam estas condições como virtualiza toda uma mitolofia em torno do que seja diversão, kitsch, e patafísica. Tanto o autor quanto o leitor e o texto se integram enquanto ser-no-mundo da arte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador.
2007 - 2008
O PENSAMENTO TELEOLÓGICO DE ARISTÓTELES E A SUA RELAÇÃO COM AS EPISTEMOLOGIAS NOS DIAS ATUAIS: temporização e paradoxo dos fundamentos epistêmicos
Descrição: trata da relação entre a filosofia de Aristóteles e o pensamento científico nos dias atuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
SEMIÓTICA E ANÁLISE DO DISCURSO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: leitor, autor e actorialização.
Descrição: COMPREENDER A SEMIOSE E OS DISCURSOS VEICULADOS NAS HQ. A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE ESTAS CONDIÇÕES NA FIGURA DO LEITOR E DO AUTOR. COMO ELAS SE RELACIONAM NAS CONDIÇÕES POLÍTICAS, SOCIAIS, E ARTISTICAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
A METAFÍSICA TELEOLÓGICA NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE ARISTÓTELES E SANTO AGOSTINHO: a noção da categoria de tempo.
Descrição: COMPREENDER O PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E SANTO AGOSTINHO NO QUE DIZ RESPEITO A NOÇÃO DA CATEGORIA DE TEMPO - ONTOLOGIA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
grupo de estudos e curso de língua grega clássica.
Descrição: Estudos e curso de grego clássico com o objetivo de estudar, interpretar, e traduzir textos em grego do período classico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador.
2012 - Atual
CURSO DE GREGO MODERNO
Descrição: CURSO DE GREGO FALADO ATUALMENTE NA GRÉCIA.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Edem Vaz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
VAZ, E.. Ontologia do Brinquedo. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2017.

2.
VAZ, E.; VAZ, E. . O CANTO PATAFÍSICO DA MODERNIDADE. 1. ed. GOIÂNIA: KELPS, 2016. v. 300. 140p .

3.
VAZ, E.. Filosofia e Ciência. 1. ed. Goiânia: kelps, 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
VAZ, E.. Tópicos de lingüística: Análise do discurso. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VAZ, E.. Ensino Superior e Sociedade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
VAZ, E.. Tópicos de Lingüística: Análise do discurso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
VAZ, E.. Ensino Superior e Sociedade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
VAZ, E.. Tópicos de Lingüística: Análise do discurso. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
VAZ, E.. Ensino Superor e Sociedade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
VAZ, E.. Análise do Discurso. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
VAZ, E.. Análise do Discurso. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
VAZ, E.. GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUA GREGA E LATINA. 2008 (GRUPO DE ESTUDOS) .

2.
VAZ, E.. GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUA GREGA E LATINA. 2007 (GRUPO DE ESTUDOS) .

3.
VAZ, E.. GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUA GREGA E LATINA. 2006 (GRUPO DE ESTUDOS) .

4.
VAZ, E.. PROFESSOR EFETIVO DA UFG - DESDE 1992 ... EM ATUAÇÃO. 2005 (DOCENTE) .

5.
VAZ, E.. PROFESSOR EFETIVO DA UEG - DESDE 1987... EM ATUAÇÃO. 2005 (DOCENTE) .

6.
VAZ, E.. GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUA GREGA E LATINA. 2005 (GRUPO DE ESTUDOS) .

7.
VAZ, E.. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM HISTÓRIA SOCIAL - NIEPHS/UEG. 2003 (COORDENADOR GERAL DE PESQUISA) .

8.
VAZ, E.. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM HISTÓRIA SOCIAL - NIEPHS/UEG. 2002 (COORDENADOR DE PESQUISA) .

9.
VAZ, E.. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM HISTÓRIA SOCIAL - NIEPHS/UEG. 2001 (COORDENADOR GERAL DE PESQUISA) .

10.
VAZ, E.. FILOSOFIA/LINGUAGEM (LINGÜÍSTICA): PRINCIPAIS TEORIAS E CORRENTES FILOSÓFICAS. 1995 (GRUPO DE ESTUDOS) .

11.
VAZ, E.. CHEFE DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE ANÁPOLIS. 1989 (CHEFIA DE DEPARTAMENTO) .

12.
VAZ, E.. CHEFE DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE ANÁPOLIS. 1988 (CHEFIA DE DEPARTAMENTO) .

13.
VAZ, E.. A RELIGIOSIDADE EM DOIS TEMPOS. 1986 (PESQUISA) .

14.
VAZ, E.. GRUPO INTERDISCIPLINAR DE POLÍTICA CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA - 1981/1985. 1981 (PESQUISA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VAZ, E.. Participação em banca de FABRÍZIO DE ALMEIDA RIBEIRO. A INVENÇÃO DO TOCANTINS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CRIAÇÃO DE UM ESTADO. 2001. Dissertação (Mestrado em HISTÓRIA) - UNIVERSIDE FEDERAL DE GOIÁS.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VAZ, E.. Participação em banca de Aldetes Ferreira Costa. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
VAZ, E.. Participação em banca de Aldetes Ferreira Costa. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
VAZ, E.. Participação em banca de Heráclito Melo. As interfaces das Teorias da Aprendizagem na formação do Sujeito. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAFÉ FILOSÓFICO.A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE NIETZSCHE NO SÉCULO XX. 2005. (Encontro).

2.
ESTUDO DE GRUPO.FILOSOFIA/LINGUAGEM (LINGÜÍSTICA): PRINCIPAIS TEORIAS E CORRENTES FILOSÓFICAS. 1999. (Oficina).

3.
II ENCONTRO GOIANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. 1999. (Seminário).

4.
LETRAS.I ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA - "O SUJEITO NA ANÁLISE DO DISCURSO".. 1999. (Encontro).

5.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA.QUESTÕES DE EPISTEMOLOGIA E MÉTODO. 1992. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvio Antonio Cardoso Castilho. a importância do ensino de filosofia na graduação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

2.
BRUNO RODRIGUES CABRAL. OS PROFESSORES E A FORMAÇÃO DO ALUNO DE ENSINO SUPERIO: INFLUÊNCIAS, CONSEQUENCIAS E RESPONSABILIDADESI. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

3.
Ronney Almeida Silva. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

4.
JAILTON OLIVEIRA FERREIRA. A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

5.
MARIA JOSÉ DE CARVALHO. A INTERAÇÃO ATRAVÉS DOS JOGOS COOPERATIVOS. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

6.
Maria Tereza Bosco. O PERCURSO TRÁGICO DO AMOR EM MARCEL PROUST. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

7.
Eunice Brandão da Conceição. MEMÓRIA DISCURSIVA, INTERDISCURSO E IDEOLOGIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAFALDA. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

8.
FÁBIO WANDERSON DE SOUSA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS OBRAS DE NIETZSCHE. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

9.
Rachel Fernandes Ribeiro. A DIALÉTICA EM PLATÃO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

10.
Josafat Batista de Pina. SOCIEDADE E ENSINO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

11.
TELMA MENDES ROSA. O TEMPO NA OBRA DE WILLIAM AGEL DE MELLO: EPOPÉIA DOS SERTÕES. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

12.
MARIA ADLA FAYAD GEMUS. FICÇÃO E REALIDADE NO ROMANCE HISTÓRICO "BOCA DO INFERNO" DE ANA MIRANDA. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

13.
Francisca Borges Barbosa. O TEMPO NA OBRA DE WILLIAM AGEL DE MELLO: Epopéia dos Sertões. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

14.
Luciana Cézar Soares Alencar. FICÇÃO E REALIDADE NO ROMANCE HISTÓRICO "Boca do Inferno", DE ANA MIRANDA. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Edem Vaz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOSILENE SILVA CAMPOS. UMA ALMA POR UM PEDAÇO DE PÃO: O ESPETÁCULO DA POBREZA NA FRANÇA EM EM MEADOS DO SÉCULO XIX ATRAVÉS DE "OS MISERÁVEIS" DE VICTO HUGO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

2.
JEAN CARLOS SOBREIRA. ANTECEDENTES ARISTOTÉLICOS DO MODERNO CONCEITO DE AUTORIDADE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

3.
CLÁUDIO VIROTE LACERDA. A QUESTÃO PRISIONAL DE ANÁPOLIS E O NEESPA - NÚCLEO ESPECIALIZADO DE ENSINO PARA O SISTEMA PRISIONAL DE ANÁPOLIS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

4.
LESLIE JORGE DE SOUSA. ANÁLISE DE DISCURSO DA PROPOSTA ANTROPOFÁGICA DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

5.
EDNA FERNANDES DA SILVA. A INFLUÊNCIA DO CLÃ BULHÔNICA NA POLÍTICA GOIANA (1879 A 1912). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.

6.
VERA LÚCIA A. CALDEIRA DOS SANTOS. DOUTRINA ESPÍRITA: UM FENÔMENO SOCIAL. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de goiás. Orientador: Edem Vaz.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


BOLSISTA DO CNPq - BOLSA DE APERFEIÇOAMENTO: 1984/1985.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 22:21:26