Eliane Lages Silva

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9387494555377448
  • Última atualização do currículo em 28/04/2018


Possui mestrado em Parasitologia pelo Instituto de Ciências Biológicas (1985) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor Associado 2 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e tem bolsa de produtividade em Pesquisa do CNPQ (1D). Atua como docente e orientador de PIBIC, mestrado e doutorado em dois curso de Pos graduaçãoda UFTM. (Medicina Tropical e Infectologia e no de Ciências Fisiológicas).Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente na caracterização genética , biologia celular , experimentação animal e quimioterapia nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi e doença de Chagas na co-infecção com HIV e transmissão congênita, Trypanosoma rangeli ,Tripanossomatídeos de morcegos, coccidios intestinais, Entamoeba gingivalis,Trichomonas tenax, Amebas de vida livre. Nome em publicações: Lages-Silva,E; Silva,EL; Lages,E; E.L.Silva (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Lages Silva
Nome em citações bibliográficas
Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Ciências Biológicas, Disciplina de Parasitologia.
Rua Frei Paulino, 30
Abadia
38025180 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 3185258
Fax: (34) 3126640


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2001
Doutorado em Parasitologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Caracterização do T. cruzi nas diferentes formas clínicas da doença de Chagas com enfâse no megaesofago e na reativação, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Prof Dr. Egler Chiari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi; Megaesofago; Caracterização molecular; Reativação; formas clínicas.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1981 - 1985
Mestrado em Parasitologia.
Instituto de Ciências Biológicas, UFMG, Brasil.
Título: Participacao dos anticorpos protetores e nao protetores na fagocitose in vitro das formas sanguineas do trypanosoma cruzi por macrofagos peritoneais de camundongos,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Zigman Brener.
Grande área: Ciências Biológicas




Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Parasitologia
02/2007 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Parasitologia
8/2006 - Atual
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Tropical, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Biologia Molecular do Trypanossoma cruzi
Protozoários Intestinais
01/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
? Membro da Comissão Local de Avaliação de Bolsas de iniciação Científica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
07/2001 - Atual
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em pesquisa
Parasitologia
01/1998 - Atual
Ensino, Medicina Tropical e Infectologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Protozoologia Intestinal
01/1997 - Atual
Ensino, Patologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Parasitologia
01/1990 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Parasitologia
01/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Biológicas, .

01/1988 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Parasitologia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 4 UFTM Minas Gerais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Co-infecção AIDS e doença de Chagas
2.
Caracterização genética e biológica do Cryptosporidium sp e Isospora belli
3.
Identificação e caracterização genética de Amebas de Vida Livre isoladas de amostras de água e usuários de lente de contato
4.
Transmissão congênita do T.cruzi em humanos e modelos experimentais: caracterização biológica e genética de populações do parasito
5.
Modelos experimentais, Biologia , Quimioterapia do T.cruzi
6.
Caracterização biológica genética do T.cruzi, T.rangeli e tripanossomatídeos isolados de morcegos
7.
Caracterização genética e avaliação de patogenicidade experimental Entamoeba gingivalis e Trichomonas tenax

Objetivo: Avaliar as características genéticas das populações de Entamoeba gingivalis e Trichomonas tenax isoladas de pacientes imunocompetentes e imunodeprimidos e os mecanismos de patogenicidade de suas populações em modelos experimentais e por meio de efeitos citopáticos e citotóxicos.
Palavras-chave: Animal model; doença periodontal; caracterizaçao genetica; caracterizaçao biologica; Trichomonas tenax; Entamoeba gingivais.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
ANÁLISE COMPARATIVA DA TRANSMISSÃO CONGÊNITA EXPERIMENTAL DA DOENÇA DE CHAGAS INDUZIDA POR CEPAS DO TCV E TCII ISOLADAS DE MÃES E FILHOS INFECTADOS POR ESSA
Descrição: Em conseqüência do controle da transmissão vetorial e dos programas de triagem de doadores em bancos de sangue iniciado com a emergência do HIV/SIDA., a transmissão congênita emerge como um importante mecanismo responsável pela urbanização da doença de Chagas e por novos casos em regiões endêmicas livres do T. infestans. Os fatores envolvidos neste tipo de transmissão ainda são obscuros e envolvem mecanismos multifatoriais relacionados ao hospedeiro e cepa do T. cruzi. sendo fortemente influenciados pela elevada parasitemia materna e possivelmente pela associação com populações do TcV. No Brasil o Inquérito Nacional da Doença de Chagas detectou 19 casos de transmissão congênita nos estados da Bahia, Minas Gerais, Ceará, Paraíba e do Rio Grande do Sul com o maior número de casos nesse último. Em estudos prévios, detectamos o TcV na maioria desses pacientes contudo foram encontradas populações do TcII não associados ao Inquérito Nacional; evidenciamos também a importância da PCR na detecção de transmissão congênita associada à parasitemia subpatente, baixa virulência, e patogenicidade do T.cruzi. Neste projeto pretende?se caracterizar as populações isoladas das mães e filhos infectados pela via congênita avaliando-as do ponto de vista genético (34 cepas associadas à transmissão congênita das quais, 26 do grupo TcV procedentes do Rio Grande do Sul , 4 do TcII de Minas Gerais e 4 de Goiás que não participaram do inquérito e nove cepas controles isoladas nas regiões endêmicas avaliadas), Será realizada avaliação biológica em camundongos infectados com três pares de cepas isoladas de mães e filhos do TcV e dois do TcII. A detecção de padrões do kDNA e DNA nuclear associados com este tipo de transmissão permitirá estabelecer correlações entre as duas DTUs associadas com esse tipo de transmissão. Além disso poderá ser estabelecida uma real correlação clinico?experimental do potencial dessas populações na invasão transplacentária e indução da transmissão congênita do TcV e TcII. Os dados encontrados poderão abrir novas perspectivas clínicas para acompanhamento individualizado de futuras mães infectadas com essas populações do T. cruzi e estabelecer novas condutas para recém-nascidos, visando o diagnóstico e terapia dos mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / André Luis Pedrosa - Integrante / Dalmo Correia Filho - Integrante / Keila Adriana Ferreira - Integrante / ALKMIM-OLIVEIRA, SANDRA MARIA - Integrante / RAMIREZ, LUIS EDUARDO - Integrante / LIMA, TIAGO PEREIRA - Integrante / Ana Maria de Castro - Integrante / Katimylla Guimarães Girotto - Integrante / Otacílio Cruz Moreira - Integrante.Financiador(es): CNPQ UNIVERSAL 14/2013 - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
INFLUÊNCIA DO PARASITO E DO HOSPEDEIRO NO POTENCIAL PATOGÊNICO DAS POPULAÇÕES DO T. CRUZI I NA FASE AGUDA DA INFECÇÃO EXPERIMENTAL EM CAMUNDONGOS
Descrição: A populações do T. cruzi são tão complexas quanto o TcII, e se agrupam em quatro haplótipos de TcI (a-d) com patogenicidade controversa associadas à forma indeterminada , cardíaca e cardiodigestiva, ainda relacionadas com a invasão do sistema nervoso central em pacientes HIV. As relações filogenéticas,epidemiológicas e clinicas dessa variabilidade não foram estabelecidas. Neste projeto serão avaliados o comportamento clinico, biológico e genético das populações do TcI isoladas de humanos, vetores e reservatórios em duas diferentes regiões endêmicas para doença de Chagas (Minas Gerais e Bahia), correlacionando os dados encontrados com a evolução do TcI na infecção experimental em diferentes linhagens de camundongos. Sera avaliada a freqüência infecções mistas (outros grupos taxonômicos e T.rangeli) nas amostras naturais do parasito e acompanhado o comportamento do TcI em cultivo celulares e em camundongos,das associações TcI/TcII e da reativação em Balb/c. Será determinada a caracterização genética do kDNA (LSSP-PCR) e do DNA nuclear (Haplotipos, RAPD,LSSP-PCR, região intergênica do gene do mini-exon e18S do rDNA).e também análise de sequencias de DNA. Espera-se evidenciar clones principais do TcI nas áreas endêmicas coexistindo com triatomíneos e hospedeiros vertebrados. Espera-se a detecção de comportamentos polares do TcI em relação a curvas de parasitemia e lesões teciduais diferentes isolados e corroborando as divergências detectadas em relação à patogenicidade do TcI em humanos. A determinação de sequências de DNA do TcI associadas com patogenicidade permitirá elaborar métodos para a identificação prévia dessas populações diretamente no sangue dos pacientes e gerar condutas clínicas individualizadas para os seus portadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / Luis Eduardo Ramirez - Integrante / Dalmo Correia - Integrante / André Luis Pedrosa - Integrante / Cristiane Pontes Andrade - Integrante / Mariana Beatriz guimarães de Ávila - Integrante / Patricia Helena Lins Marques - Integrante / Henrique Kappel - Integrante / Marden Estevao Mattos Junior - Integrante / Hellioswilton Sales - Integrante / Tiago pereira Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Estudo clínico-experimental, caracterização biológica e genética das populações do Trypanosoma cruzi com potencial para reativação na co-infecção HIV/AIDS e na transmissão vertical da doença de ChagasEdital MCT/CNPq 14/2008 - Universal - Faixa C - 481231/
Descrição: A capacidade de reativação do T. cruzi nos casos da co-infecção com o HIV e na transmissão vertical apresenta um denominador comum associado com o caráter oportunista do parasito, o qual é decorrente de uma alteração no equilíbrio da resposta imune do hospedeiro com conseqüente aumento da parasitemia. Nesse sentido o objetivo deste projeto é avaliar o comportamento clínico, biológico e genético das populações do T. cruzi isoladas de pacientes com reativação e transmissão vertical da doença de Chagas, determinando as seqüências específicas do kDNA do T. cruzi presentes em populações sensíveis à reativação, analisando o comportamento dessas populações em cultivos celulares e na imunossupressão experimental em camundongos e caracterizando o potencial dessas cepas na indução de anticorpos líticos protetores como também sua influência na evolução de alterações cardíacas em humanos. Diante da caracterização de genótipos específicos do parasito com tendência à reativação no decorrer da imunossupressão induzida pelo HIV ou pela gestação e sua possível correlação com a reativação experimental, poderão ser sugeridas condutas clínicas individualizadas como tratamento profilático ou terapêutico visando um bom prognóstico do paciente evitando-se a reativação na co-infeccão com HIV e a transmissão vertical. Neste estudo uma correlação clínico-experimental mais próxima do real será analisada uma vez que as populações do parasito foram isoladas de pacientes que apresentaram manifestação clínica definida ou seja, isolados com real potencial para reativação, seja ela induzida pela co-infecção com o HIV ou pela gravidez..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / A.L. Pedrosa - Integrante / LE. Ramírez - Integrante / Dalmo Correia - Integrante / Sandra Maria Alkmim Oliveira - Integrante / Ana Claudia Correa-Silva - Integrante / Marlene Cabrini - Integrante / Lucia Maria da Cunha Galvão - Integrante / Rodrigo Molina - Integrante / Wendell Sergio Meira - Integrante / Cristiane Pontes Andrade - Integrante / Mariana Beatriz guimarães de Ávila - Integrante / Henrique Kappel - Integrante / André Guilherme da Costa Martins - Integrante.Financiador(es): CNPQ- Projeto Universal 2008 - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
2009 - Atual
Potencial patogênico da Entamoeba gingivalis e sua associação com a mirobiota bucal na doença periodontal
Descrição: Avaliar o potencial patogênico da Entamoeba gingivalis na doença periodontal humana, sua relação com a microbiota bucal em portadores imunocompetentes portadores ou não de doença periodontal e em pacientes com infectados com o virus do HIV.Pretende-se correlacionr o dadosclinicos e patologicos com as caracteristicas genéticas do parasito. Palavras-chave: doença periodontal; parasitologia; infecção; entamoeba gingivalis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / Sibeli Bonafe Santos Cembranelli - Integrante / Tulio Richinho - Integrante / Tiago Bessa - Integrante.
2008 - 2011
Dinâmica da co-infecção Trypanosoma cruzi/HIV na era HAART: Diagnóstico, parasitemia e influência das populações do parasito na evolução clínica e na disfunção autonômica cardíaca
Descrição: Projeto ampliado aprovado pelo Edital Universal FUNEPU/UFTM processo nº. 581/2008.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Isolamento e caracterização biológica e molecular de cepas de T. cruzi I e II e outros tripanossomatídeos provenientes de diferentes hospedeiros de região de alta endemicidade para doença de Chagas
Descrição: A região do Triângulo Mineiro foi caracterizada como uma área de alta endemicidade para a doença de Chagas. Há vários anos não são registrados casos agudos da doença devido às medidas implementadas pelos serviços nacionais de saúde. Contudo, o número de chagásicos portadores da doença, seja na forma indeterminada, ou na forma crônica (cardíaca, digestiva ou cárdio-digestiva) é alto. Em recentes trabalhos de campo, realizados na região do Triângulo Mineiro, tivemos a oportunidade de isolar cepas de T. cruzi (T. cruzi I e T. cruzi II) de pacientes chagásicos, cepas de T. rangeli tanto de triatomíneos (Rhodnius neglectus) como de gambás (D. albiventris) e cepas de Trypanosoma sp procedentes de diferentes espécies de morcegos, os quais, inicialmente, foram classificados de acordo com sua morfologia como T. cruzi-like e/ou T. rangeli-like. Estes achados indicam uma elevada prevalência de tripanossomatídeos na região. Atualmente, estas cepas estão sendo caracterizadas por técnicas biológicas e moleculares pelo nosso grupo de pesquisa. Até o momento, estes estudos mostram uma elevada heterogeneidade entre as cepas de T. cruzi e uma elevada homogeneidade entre as cepas de T. rangeli, não tendo, ainda, resultados referentes às cepas isoladas de morcegos. Neste trabalho propomos caracterizar estas cepas bem como outras isoladas de diferentes reservatórios, como tatu, tamanduá, macacos, quatis roedores e animais domésticos, por métodos biológicos e moleculares. Este estudo poderá auxiliar na compreensão da heterogeneidade inter e intraespecífica observada entre as cepas de T. cruzi I e T. cruzi II, como também entre as cepas de T. rangeli. Além disso, poderá esclarecer os aspectos epidemiológicos envolvidos na transmissão destes parasitos e outros tripanossomatídeos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Caracterização genética e experimental do potencial patogênico da Entamoeba gingivalis na doença periodontal humana
Descrição: Avaliar o potencial patogênico da Entamoeba gingivalis na doença periodontal humana, sua relação com a microbiota bucal e com a a imunossupressão,caracterizando e identificando geneticamente as populações do parasito associados com a periodontite Palavras-chave: doença periodontal; parasitologia; infecção; entamoeba gingivalis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / Dalmo Correia - Integrante / André Luis Pedrosa - Integrante / Kennio Ferreira Paim - Integrante / Poliana Nunes Lucena - Integrante / Jose Roberto Cortelli - Integrante.
2006 - 2008
: Doença de Chagas: morbidade e caracterização biológica e molecular do Trypanosoma cruzi, Seridó Potiguar-RN.
Descrição: Na região nordeste, a doença de Chagas ainda continua pouco estudada, a exceção do estado da Bahia, nos outros estados os dados são antigos e escassos, provavelmente pelo fato de não se encontrar o T. infestans ou já ter sido controlado. Os vetores capturados no interior de residências e, principalmente no peridomicílio são o T. brasiliensis e T. pseudomaculata, espécies que predominam numericamente, já assinaladas na Paraíba por Lucena & Costa (1954); no Ceará por Alencar (1965) e Diotaiuti et al. (2000); no Piauí por Coura et al. (1996) e no Rio Grande do Norte(RN) por inquéritos realizados em 1975 e 1993-1997 (Castro-Filho & Silveira, 1979; Silveira & Vinhaes, 1998; Câmara et al., 2003). Dados recentes e preliminares demonstraram que no Seridó Potiguar, as espécies, T. brasiliensis, T. pseudomaculata e Panstrongylus lutzi são freqüentemente encontradas nas comunidades rurais (Câmara et al., 2003). A escolha do município de Serra Negra do Norte, RN, deve-se ao fato de apresentar uma área de Reserva Ecológica com características de semiárido constituído de fauna e flora bem preservadas. O estudo sobre a estrutura e dinâmica de populações do T. cruzi em ambiente silvestre, domiciliar e peridomiciliar, possivelmente contribuirá com dados relevantes sobre a composição do complexo "cruzi" e da morbidade da infecção chagásica na região.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Integrante / Lucia Maria da Cunha Galvão - Coordenador / Egler Chiari - Integrante / Daniela D'avila - Integrante / Antonia Claudia Câmara - Integrante.
2006 - 2007
Dinâmica da co-infecção Trypanosoma cruzi - HIV na era HAART: Diagnóstico,Parasitemia, e influencia das populações do parasito na evolução clínica e na disfunção autônomica cardíaca.
Descrição: Na co-infecção T.cruzi -HIV avaliar a influencia da parasitemia e das diferentes populações do parasito na reativação da doença de Chagas e nas alterações clínicas , cardiológicas e na terapêutica específica para doença de Chagas visando estabelecer condutas clínicas diferenciadas para um bom prognóstico dos pacientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / Luis Eduardo Ramirez - Integrante / Dalmo Correia - Integrante / Aluizio Prata - Integrante / Valdo Dias - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saude - Auxílio financeiro.
2003 - 2006
Estudo Comparativo entre os perfis genéticos das populações do T.cruzi recém isoladas de pacientes chagásicos e seu comportamento nos diferentes modelos experimentais nas fases aguda e crônica da infecção
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Eliane Lages Silva - Coordenador / Luis Eduardo Ramirez - Integrante / Graziela de Castro Massa - Integrante / Graziela Vilela - Integrante / Elber Tadeu Rodrigues Torres - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2006
Correlação entre epidemiologia molecular do Trypanosoma cruzi e aspectos fisiopatológicos, clínicos e terapêuticos da doença de Chagas, em áreas com transmissão vetorial ativa e interrompida
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Caracterização molecular da variabilidade genética intraespecífica do T. cruzi com marcadores moleculares de diferentes taxas evolutivas
Descrição: Determinar a variabilidade genética das cepas do T.cruzi isoladas em diferentes regiões geográficas de Minas Gerais utilizando marcadores genáticos de evolução molecular lenta(r DNA), intermediária(RAPD) e rápida (LSSP-PCR) e estabelecer possíveis relações com as formas clinicas da doença de Chagas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: BMC Research Notes
2006 - Atual
Periódico: Experimental Parasitology
1997 - Atual
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2008 - Atual
Agência de fomento: PIBIC- CNPQ
2006 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Parasitária Humana.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Prize Walter Colli, XII International Congress of Protistology, XXV Annual Meeting of The Brazilian Society of Protozool.
2003
Prêmio Valeria Paula Sasoli Fazan, II Encontro Mineiro de Biomedicina -.
1994
1º lugar - 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e 2ª Jornada Nacional de Iniciação Cientifica- Vitória- ES- 17-22 de julho de 1994, SBPC.
1994
3º Lugar- 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e 2ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - Vitória - ES - 17-22 julho de 1994, SBPC.
1991
3º Lugar no V Prêmio de temas Livres da XI Semana Médica de Itajubá, Faculdade de Medicina de Itajubá.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENTO, ELAINE CRISTINA2018BENTO, ELAINE CRISTINA ; GÓMEZ-HERNÁNDEZ, CÉSAR ; BATISTA, LARA ROCHA ; ANVERSA, LAÍS ; PEDROSA, ANDRÉ LUIZ ; Lages-Silva, Eliane ; RAMÍREZ, JUAN DAVID ; RAMIREZ, LUIS EDUARDO . Identification of bat trypanosomes from Minas Gerais state, Brazil, based on 18S rDNA and Cathepsin-L-like targets. PARASITOLOGY RESEARCH, v. 117, p. 737-746, 2018.

2.
GÓMEZ-HERNÁNDEZ, CÉSAR2017GÓMEZ-HERNÁNDEZ, CÉSAR ; BENTO, ELAINE C. ; REZENDE-OLIVEIRA, KARINE ; NASCENTES, GABRIEL A. N. ; BARBOSA, CECILIA G. ; BATISTA, LARA R. ; TIBURCIO, MONIQUE G. S. ; PEDROSA, ANDRÉ L. ; Lages-Silva, Eliane ; RAMÍREZ, JUAN D. ; RAMIREZ, LUIS E. . Leishmania infection in bats from a non-endemic region of Leishmaniasis in Brazil. PARASITOLOGY, v. 27, p. 1-7, 2017.

3.
NAVES, LUCILA LANGONI2017NAVES, LUCILA LANGONI ; DA SILVA, MARCOS VINÍCIUS ; FAJARDO, EMANUELLA FRANCISCO ; DA SILVA, RAÍSSA BERNARDES ; DE VITO, FERNANDA BERNADELLI ; RODRIGUES, VIRMONDES ; Lages-Silva, Eliane ; RAMÍREZ, LUIS EDUARDO ; PEDROSA, ANDRÉ LUIZ . DNA content analysis allows discrimination between Trypanosoma cruzi and Trypanosoma rangeli. PLoS One, v. 12, p. e0189907, 2017.

4.
FAJARDO, EMANUELLA FRANCISCO2016FAJARDO, EMANUELLA FRANCISCO ; CABRINE-SANTOS, MARLENE ; FERREIRA, KEILA ADRIANA MAGALHÃES ; Lages-Silva, Eliane ; RAMÍREZ, LUIS EDUARDO ; PEDROSA, ANDRÉ LUIZ . Semisolid liver infusion tryptose supplemented with human urine allows growth and isolation of Trypanosoma cruzi and Trypanosoma rangeli clonal lineages. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 49, p. 369-372, 2016.

5.
NASCENTES, GABRIEL ANTONIO NOGUEIRA2016NASCENTES, GABRIEL ANTONIO NOGUEIRA ; HERNÁNDEZ, CÉSAR GÓMEZ ; RABELO, ROSILEY APARECIDA DE SOUZA ; COELHO, RAQUEL FERNANDES ; MORAIS, FABIANA ROSSETTO DE ; MARQUES, TATIANE ; BATISTA, LARA ROCHA ; MEIRA, WENDELL SÉRGIO FERREIRA ; OLIVEIRA, CARLO JOSÉ FREIRE DE ; LAGES SILVA, ELIANE ; RAMÍREZ, LUIS EDUARDO . The Driving of Immune Response by Th1 Adjuvants in Immunization of Mice with Trypanosoma cruzi marinkellei Elicits a Controversial Infection Control. Vector Borne and Zoonotic Diseases (Larchmont, N.Y.), v. 16, p. 317-325, 2016.

6.
DIAS, JOÃO CARLOS PINTO2016 DIAS, JOÃO CARLOS PINTO RAMOS JR., ALBERTO NOVAES GONTIJO, ELIANE DIAS LUQUETTI, ALEJANDRO SHIKANAI-YASUDA, MARIA APARECIDA COURA, JOSÉ RODRIGUES TORRES, ROSÁLIA MORAIS MELO, JOSÉ RENAN DA CUNHA ALMEIDA, EROS ANTONIO DE OLIVEIRA JR., WILSON DE SILVEIRA, ANTÔNIO CARLOS REZENDE, JOFFRE MARCONDES DE PINTO, FABIANE SCALABRINI FERREIRA, ANTONIO WALTER RASSI, ANIS FRAGATA FILHO, ABÍLIO AUGUSTO SOUSA, ANDRÉA SILVESTRE DE CORREIA, DALMO JANSEN, ANA MARIA ANDRADE, GLAUCIA MANZAN QUEIROZ BRITTO, CONSTANÇA FELÍCIA DE PAOLI DE CARVA PINTO, ANA YECÊ DAS NEVES RASSI JR., ANIS CAMPOS, DAYSE ELISABETH ABAD-FRANCH, FERNANDO , et al.SANTOS, SILVANA ELOI CHIARI, EGLER HASSLOCHER-MORENO, ALEJANDRO MARCEL MOREIRA, ELIANE FURTADO MARQUES, DIVINA SEILA DE OLIVEIRA SILVA, ELIANE LAGES MARIN-NETO, JOSÉ ANTONIO GALVÃO, LÚCIA MARIA DA CUNHA XAVIER, SERGIO SALLES VALENTE, SEBASTIÃO ALDO DA SILVA CARVALHO, NOÊMIA BARBOSA CARDOSO, ALESSANDRA VIANA SILVA, RAFAELLA ALBUQUERQUE E COSTA, VERUSKA MAIA DA VIVALDINI, SIMONE MONZANI OLIVEIRA, SUELENE MAMEDE VALENTE, VERA DA COSTA LIMA, MAYARA MAIA ALVES, RENATO VIEIRA ; 2 nd Brazilian Consensus on Chagas Disease, 2015. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 49, p. 3-60, 2016.

7.
CARLOS PINTO DIAS, JOÃO2016CARLOS PINTO DIAS, JOÃO NOVAES RAMOS, ALBERTO DIAS GONTIJO, ELIANE LUQUETTI, ALEJANDRO APARECIDA SHIKANAI-YASUDA, MARIA RODRIGUES COURA, JOSÉ MORAIS TORRES, ROSÁLIA RENAN DA CUNHA MELO, JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA, EROS DE OLIVEIRA JR, WILSON CARLOS SILVEIRA, ANTÔNIO MARCONDES DE REZENDE, JOFFRE SCALABRINI PINTO, FABIANE WALTER FERREIRA, ANTONIO RASSI, ANIS AUGUSTO FRAGATA FILHO, ABÍLIO SILVESTRE DE SOUSA, ANDRÉA CORREIA FILHO, DALMO MARIA JANSEN, ANA MANZAN QUEIROZ ANDRADE, GLAUCIA FELÍCIA DE PAOLI DE CARVALHO BRITTO, CONSTANÇA YECÊ DAS NEVES PINTO, ANA RASSI JR, ANIS ELISABETH CAMPOS, DAYSE ABAD-FRANCH, FERNANDO , et al.ELOI SANTOS, SILVANA CHIARI, EGLER MARCEL HASSLOCHER-MORENO, ALEJANDRO FURTADO MOREIRA, ELIANE SEILA DE OLIVEIRA MARQUES, DIVINA SEILA DE OLIVEIRA MARQUES, DIVINA LAGES SILVA, ELIANE ANTONIO MARIN-NETO, JOSÉ MARIA DA CUNHA GALVÃO, LÚCIA SALLES XAVIER, SERGIO ALDO DA SILVA VALENTE, SEBASTIÃO BARBOSA CARVALHO, NOÊMIA VIANA CARDOSO, ALESSANDRA ALBUQUERQUE E SILVA, RAFAELLA MAIA DA COSTA, VERUSKA MONZANI VIVALDINI, SIMONE MAMEDE OLIVEIRA, SUELENE DA COSTA VALENTE, VERA MAIA LIMA, MAYARA VIEIRA ALVES, RENATO ; II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, 2015. Epidemiologia e Servicos de Saude, v. 25, p. 1-10, 2016.

8.
SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON2015SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON ; KAPPEL, HENRIQUE BORGES ; ANDRADE, CRISTIANE PONTES ; LIMA, TIAGO PEREIRA ; CASTILHO, ALESSANDRA DE ; GIRALDO, LUIS EDUARDO RAMIREZ ; Lages-Silva, Eliane . Trypanosoma cruzi DTU TcII presents higher blood parasitism than DTU TcI in an experimental model of mixed infection. Acta Parasitologica, v. 60, p. 435-441, 2015.

9.
RAMÍREZ, JUAN CARLOS2015RAMÍREZ, JUAN CARLOS CURA, CAROLINA INÉS DA CRUZ MOREIRA, OTACILIO Lages-Silva, Eliane JUIZ, NATALIA VELÁZQUEZ, ELSA RAMÍREZ, JUAN DAVID ALBERTI, ANAHÍ PAVIA, PAULA FLORES-CHÁVEZ, MARÍA DELMANS MUÑOZ-CALDERÓN, ARTURO PÉREZ-MORALES, DEYANIRA SANTALLA, JOSÉ MARCOS DA MATTA GUEDES, PAULO PENEAU, JULIE MARCET, PAULA PADILLA, CARLOS CRUZ-ROBLES, DAVID VALENCIA, EDWARD CRISANTE, GLADYS ELENA GREIF, GONZALO ZULANTAY, INÉS COSTALES, JAIME ALFREDO ALVAREZ-MARTÍNEZ, MIRIAM MARTÍNEZ, NORMA EDITH , et al.VILLARROEL, RODRIGO VILLARROEL, SANDRO SÁNCHEZ, ZUNILDA BISIO, MARGARITA PARRADO, RUDY MARIA DA CUNHA GALVÃO, LÚCIA JÁCOME DA CÂMARA, ANTONIA CLÁUDIA ESPINOZA, BERTHA ALARCÓN DE NOYA, BELKISYOLE PUERTA, CONCEPCIÓN RIARTE, ADELINA DIOSQUE, PATRICIO SOSA-ESTANI, SERGIO GUHL, FELIPE RIBEIRO, ISABELA AZNAR, CHRISTINE BRITTO, CONSTANÇA YADÓN, ZAIDA ESTELA SCHIJMAN, ALEJANDRO G. ; Analytical Validation of Quantitative Real-Time PCR Methods for Quantification of Trypanosoma cruzi DNA in Blood Samples from Chagas Disease Patients. The Journal of Molecular Diagnostics, v. 17, p. 605-615, 2015.

10.
CUBA, MARÍLIA BEATRIZ DE2014CUBA, MARÍLIA BEATRIZ DE ; RIBEIRO MACHADO, MARCUS PAULO ; FARNESI, THAIS SOARES ; ALVES, ANGELICA CRISTINA ; MARTINS, LIVIA ALVES ; OLIVEIRA, LUCAS FELIPE DE ; CAPITELLI, CAROLINE SANTOS ; LEITE, CAMILA FERREIRA ; VINÍCIUS SILVA, MARCOS ; MACHADO, JULIANA REIS ; KAPPEL, HENRIQUE BORGES ; SALES DE CAMPOS, HELIOSWILTON ; PAIVA, LUCIANO ; DA SILVA GOMES, NATÁLIA LINS ; GUIMARÃES FALEIROS, ANA CAROLINA ; CARVALHO BRITTO, CONSTANÇA FELICIA DE PAOLI DE ; SAVINO, WILSON ; MOREIRA, OTACÍLIO CRUZ ; RODRIGUES JR., VIRMONDES ; MONTANO, NICOLA ; Lages-Silva, Eliane ; RAMIREZ, LUIS EDUARDO ; DIAS DA SILVA, VALDO JOSE . Effects of Cholinergic Stimulation with Pyridostigmine Bromide on Chronic Chagasic Cardiomyopathic Mice. Mediators of Inflammation (Print), v. 2014, p. 1-13, 2014.

11.
FERREIRA, KEILA ADRIANA MAGALHÃES2014FERREIRA, KEILA ADRIANA MAGALHÃES ; FAJARDO, EMANUELLA FRANCISCO ; BAPTISTA, RODRIGO P. ; MACEDO, ANDREA MARA ; Lages-Silva, Eliane ; RAMÍREZ, LUIS EDUARDO ; PEDROSA, ANDRÉ LUIZ . Species-specific markers for the differential diagnosis of Trypanosoma cruzi and Trypanosoma rangeli and polymorphisms detection in Trypanosoma rangeli. Parasitology Research (1987. Print), v. 113, p. 2199-2207, 2014.

12.
ALKMIM-OLIVEIRA, SANDRA MARIA2014ALKMIM-OLIVEIRA, SANDRA MARIA ; KAPPEL, HENRIQUE BORGES ; ANDRADE, CRISTIANE PONTES ; PRATA, ALUÍZIO ; RAMIREZ, LUIS EDUARDO ; CORREIA, DALMO ; Lages-Silva, Eliane . High similarity of Trypanosoma cruzi kDNA genetic profiles detected by LSSP-PCR within family groups in an endemic area of Chagas disease in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 47, p. 653-656, 2014.

13.
DA COSTA, THIAGO ALVARES2014DA COSTA, THIAGO ALVARES ; SILVA, MARCOS VINICIUS ; MENDES, MARIA TAYS ; CARVALHO-COSTA, TAMIRES MARIELEM ; BATISTA, LARA ROCHA ; Lages-Silva, Eliane ; RODRIGUES, VIRMONDES ; OLIVEIRA, CARLO JOSE ; RAMIREZ, LUIS EDUARDO . Immunomodulation by Trypanosoma cruzi : Toward Understanding the Association of Dendritic Cells with Infecting TcI and TcII Populations. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH, v. 2014, p. 1-12, 2014.

14.
ALKMIM-OLIVEIRA, SANDRA MARIA2013ALKMIM-OLIVEIRA, SANDRA MARIA ; COSTA-MARTINS, ANDRÉ GUILHERME ; KAPPEL, HENRIQUE BORGES ; CORREIA, DALMO ; RAMIREZ, LUIS EDUARDO ; Lages-Silva, Eliane . Trypanosoma cruzi experimental congenital transmission associated with TcV and TcI subpatent maternal parasitemia. Parasitology Research (1987. Internet), v. 112, p. 671-678, 2013.

15.
CÂMARA, ANTONIA CLÁUDIA JÁCOME2013CÂMARA, ANTONIA CLÁUDIA JÁCOME ; Lages-Silva, Eliane ; SAMPAIO, GEORGE HARISSON FELINTO ; D'ÁVILA, DANIELLA ALCHAAR ; CHIARI, EGLER ; GALVÃO, LÚCIA MARIA DA CUNHA . Homogeneity of Trypanosoma cruzi I, II, and III populations and the overlap of wild and domestic transmission cycles by Triatoma brasiliensis in northeastern Brazil. Parasitology Research (1987. Internet), v. 112, p. 1543-1550, 2013.

16.
CALIXTO, PAULO H. M.2013CALIXTO, PAULO H. M. ; BITAR, MAINÁ ; FERREIRA, KEILA A. M. ; ABRAHÃO, ODONÍRIO ; Lages-Silva, Eliane ; FRANCO, GLÓRIA R. ; RAMÍREZ, LUIS E. ; PEDROSA, ANDRÉ L. . Gene identification and comparative molecular modeling of a Trypanosoma rangeli major surface protease. Journal of Molecular Modeling (Print), v. 19, p. 3053-3064, 2013.

17.
CEMBRANELLI, SIBELI B. S.2013CEMBRANELLI, SIBELI B. S. ; SOUTO, FERNANDA O. ; FERREIRA-PAIM, KENNIO ; RICHINHO, TÚLIO T. ; NUNES, POLIANA L. ; NASCENTES, GABRIEL A. N. ; FERREIRA, THATIANA B. ; CORREIA, DALMO ; Lages-Silva, Eliane . First Evidence of Genetic Intraspecific Variability and Occurrence of Entamoeba gingivalis in HIV(+)/AIDS. Plos One, v. 8, p. e82864, 2013.

18.
SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON2013SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON ; KAPPEL, HENRIQUE BORGES ; ANDRADE, CRISTIANE PONTES ; LIMA, TIAGO PEREIRA ; MATTOS, MARDÉN ESTEVÃO ; CASTILHO, ALESSANDRA ; CORREIA, DALMO ; GIRALDO, LUIS EDUARDO RAMIREZ ; Lages-Silva, Eliane . A DTU-dependent blood parasitism and a DTU-independent tissue parasitism during mixed infection of Trypanosoma cruzi in immunosuppressed mice. Parasitology Research (1987. Internet), v. 113, p. 375-385, 2013.

19.
RIBEIRO MACHADO, M. P.2012RIBEIRO MACHADO, M. P. ; ROCHA, A. M. ; OLIVEIRA, L. F. ; CUBA, M. B. ; LOSS, I. O. ; CASTELLANO, L. C. ; SILVA, M. V. ; MACHADO, J. R. ; NASCENTES, G. A. N. ; PAIVA, L. H. ; SAVINO, W. ; RODRIGUESJR, V. ; BRUM, P. C. ; PRADO, V. F. ; PRADO, M. A. M. ; Lages-Silva, E ; MONTANO, N. ; GIRALDO, L. E. R. ; DIAS DA SILVA, V. J. . Autonomic nervous system modulation affects the inflammatory immune response in mice with acute Chagas disease. Experimental Physiology (Print), v. 97, p. 6, 2012.

20.
ANDRADE-SILVA, LEONARDO2012ANDRADE-SILVA, LEONARDO ; FERREIRA-PAIM, KENNIO ; MORA, DELIO JOSE ; SILVA, PAULO ROBERTO ; ANDRADE, ANDERSON ASSUNÇÃO ; Lages-Silva, Eliane ; PEDROSA, ANDRÉ LUIZ ; SILVA-VERGARA, M. L. . RAPD Analysis with the Primer L15996 of Brazilian Clinical and Environmental Cryptococcus neoformans Isolates. Mycopathologia (1975. Print), v. 172, p. 11046-011-9515-, 2012.

21.
ZINGALES, BIANCA2012 ZINGALES, BIANCA ; MILES, MICHAEL A. ; CAMPBELL, DAVID A. ; TIBAYRENC, MICHEL ; MACEDO, ANDREA M. ; TEIXEIRA, MARTA M.G. ; SCHIJMAN, ALEJANDRO G. ; LLEWELLYN, MARTIN S. ; Lages-Silva, Eliane ; MACHADO, CARLOS R. ; ANDRADE, SONIA G. ; STURM, NANCY R. . The revised Trypanosoma cruzi subspecific nomenclature: Rationale, epidemiological relevance and research applications. Infection, Genetics and Evolution (Print), v. 27, p. 002-019, 2012.

22.
FERREIRA-PAIM, KENNIO2012FERREIRA-PAIM, KENNIO ; ANDRADE-SILVA, LEONARDO ; MORA, DELIO JOSE ; Lages-Silva, Eliane ; PEDROSA, ANDRÉ LUIZ ; SILVA, PAULO ROBERTO ; ANDRADE, ANDERSON ASSUNÇÃO ; SILVA-VERGARA, MARIO LEÓN . Antifungal Susceptibility, Enzymatic Activity, PCR-Fingerprinting and ITS Sequencing of Environmental Cryptococcus laurentii Isolates from Uberaba, Minas Gerais, Brazil. Mycopathologia (Dordrecht. Online), v. 174, p. 41-52, 2012.

23.
8LLAGUNO, M.2011LLAGUNO, M. ; PERTILLI, L. A. ; BUZANAR, P. ; FALEIROS, A. C. ; Lages-Silva, E ; RODRIGUES JUNIOR, V. ; DIAS, V. ; CORREIA FILHO, D. . The Relationship between Heart Rate Variability and Serum Cytokines in Chronic Chagasic Patients with Persistent Parasitemia. Pacing and Clinical Electrophysiology (Print), v. 34, p. 724-735, 2011.

24.
13Cabrini-Santos2011Cabrini-Santos ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E ; Pedrosa, AL . Sequencing and analysis of chromosomal extremities of Trypanosoma rangeli in comparison with Trypanosoma cruzi lineages. Parasitology Research (1987. Internet), v. 108, p. 459-466, 2011.

25.
GÓMEZ-HERNÁNDEZ, CÉSAR2011GÓMEZ-HERNÁNDEZ, CÉSAR ; MARTINEZ-IBARRA, JOSÉ ALEJANDRO ; Lages-Silva, Eliane ; TRUJILLO CONTRERAS, FRANCISCO ; NASCENTES, GABRIEL ANTÔNIO NOGUEIRA ; KAPPEL, HENRIQUE BORGES ; RAMÍREZ, LUIS EDUARDO ; BATISTA, LARA ROCHA ; REZENDE-OLIVEIRA, KARINE . Molecular characterization of Trypanosoma cruzi Mexican strains and their behavior in the mouse experimental model. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 44, p. 684-690, 2011.

26.
RESENDE, DEISY V.2011RESENDE, DEISY V. ; PEDROSA, ANDRÉ L. ; CORREIA, DALMO ; CABRINE-SANTOS, MARLENE ; Lages-Silva, Eliane ; MEIRA, WENDELL S. F. ; OLIVEIRA-SILVA, MÁRCIA B. . Polymorphisms in the 18S rDNA gene of Cystoisospora belli and clinical features of cystoisosporosis in HIV-infected patients. Parasitology Research (1987. Internet), v. 108, p. 679-685, 2011.

27.
14Marcia Ferreira Silva2010Marcia Ferreira Silva ; Pereira,GA ; Lages, E ; MORAES-SOUZA, H. . Socioepidemiological screening of serologically ineligible blood donors due to Chagas disease for the definition of inconclusive cases.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online), v. 105, p. 800--8005, 2010.

28.
11Oliveira LFA2010Oliveira LFA ; Lages-Silva, E ; Molina, R ; Prata, A ; CORREIA FILHO, D. . Heart rate variability in chronic Chagas patients before and after treatment with benznidazole. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical, v. 158, p. 118-122, 2010.

29.
12NASCENTES, G.2010NASCENTES, G. ; MEIRA, W. S. ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. . Immunization of Mice with a Trypanosoma cruzi -Like Strain Isolated from a Bat: Predictive Factors for Involvement of Eosinophiles in Tissue Damage. Vector Borne and Zoonotic Diseases (Online), v. 10, p. 989-997, 2010.

30.
10FERREIRA, K. A.2010FERREIRA, K. A. ; Lages, E ; RAMIREZ, L. E. ; Pedrosa, AL . Genome Survey Sequence Analysis and Identification of Homologs of Major Surface Protease ( gp63 ) Genes in Trypanosoma rangeli. Vector Borne and Zoonotic Diseases (Online), v. 10, p. 847-853, 2010.

31.
9ALMEIDA, E. A.2010ALMEIDA, E. A. ; LIMA, J. ; Lages, E ; GUARIENTO, M. E. ; Aoki FH ; Pedro, R. de J. . Chagasâ disease and HIV co-infection in patients without effective antiretroviral therapy: prevalence, clinical presentation and natural history. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 104, p. 447-452, 2010.

32.
17ALMEIDA, E. A.2009ALMEIDA, E. A. ; Silva,EL ; GUARIENTO, M. E. ; SOUZA, M. L. ; Aoki FH ; Pedro Rde J . Evolução fatal da co-infecção doença de Chagas/Aids: dificuldades diagnósticas entre a reagudização da miocardite e a miocardiopatia chagásica crônica. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 42, p. 199-202, 2009.

33.
16Resende DV2009Resende DV ; Lages-Silva, E ; Assis DC ; Prata, A ; Oliveira-Silva, MB . Experimental infection of murine and human macrophages with Cystoisospora belli. Acta Tropica, v. 111, p. 177-180, 2009.

34.
18CABRINE-SANTOS, M2009CABRINE-SANTOS, M ; FERREIRA, K. A. ; Tosi LR ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. ; Pedrosa, AL . Karyotype variability in KP1(+) and KP1(â ) strains of Trypanosoma rangeli isolated in Brazil and Colombia. Acta Tropica, v. 110, p. 57-64, 2009.

35.
15de Almeida, E. A.2009de Almeida, E. A. ; Silva, E. L. ; GUARIENTO, M. E. ; Aoki, F. H. ; Pedro, R. de J. . Aetiological treatment with itraconazole or ketoconazole in individuals with <I>Trypanosoma cruzi</I>/HIV co-infection. Annals of Tropical Medicine and Parasitology, v. 103, p. 471-476, 2009.

36.
1ZINGALES,B2009 ZINGALES,B ; Andrade, S ; Briones,MR ; Campbell, DA ; Chiari, E ; Fernandes,O ; Lages-Silva, E ; MACEDO, A. M. ; Machado,CR. ; Miles,MA ; Romanha, A ; Sturm, NR. ; Tibayrenc,M. ; Schijman,A. . A new consensus for Trypanosoma cruzi intraspecific nomenclature: second revision meeting recommends TcI to TcVI. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 104, p. 1051-1054, 2009.

37.
19NASCENTES, G.2008NASCENTES, G. ; MEIRA, W. S. ; Lages-Silva, E ; RAMÍREZ, L. . Absence of experimental cross-protection induced by a Trypanosoma cruzi-like strain isolated from bats. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 152-157, 2008.

38.
20Pinto Dias, J.C.2008Pinto Dias, J.C. ; Dias E ; MARTINS FILHO, O. A. ; Vitelli-Avelar D ; Correia, D ; Lages-Silva, E ; Prata, A . Further evidence of spontaneous cure in human Chagas disease. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 505-506, 2008.

39.
21Lima, MA2008Lima, MA ; Cabrini-Santos ; TAVARES, M. G. ; Gerolin,G ; Lages-Silva, E ; Ramirez, L.E . Interstitial cells of Cajal in chagasic megaesophagus. Annals of Diagnostic Pathology (Print), v. 12, p. 271-274, 2008.

40.
5Marquez,DS2007Marquez,DS ; RAMIREZ, L. E. ; Moreno, J. ; Pedrosa, AL ; Lages-Silva, E . Trypanosoma rangeli: RAPD-PCR and LSSP-PCR analyses of isolates from southeast Brazil and Colombia and their relation with KPI minicircles. Experimental Parasitology, v. 117, p. 35-42, 2007.

41.
23Oliveira-Silva, MB2007Oliveira-Silva, MB ; Oliveira LR ; Resende JCP ; Peghini BC ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E ; Correia, D . Seasonal profile and level of CD4+ lymphocytes in the occurrence of cryptosporidiosis and cystoisosporidiosis in HIV/AIDS patients in the Triângulo Mineiro region, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 40, p. 512-515, 2007.

42.
22FERREIRA, K. A.2007FERREIRA, K. A. ; LEMOS JUNIOR, P. E. ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. ; Pedrosa, AL . Human urine stimulates in vitro growth of Trypanosoma cruzi and Trypanosoma rangeli. Parasitology Research (1987. Internet), v. 101, p. 1383-1388, 2007.

43.
27D'AVILA, D.2006Lages-Silva, E; D'AVILA, D. ; GONTIJO, E. D. ; MEIRA, W. S. ; Chiari, E ; Galvão, LM . Random amplified polymorphic DNA profiles of Trypanosoma cruzi isolates from chagasic patients with different clinical forms. Parasitology Research (1987. Internet), v. 98, p. 455-461, 2006.

44.
29Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES2006Lages-Silva, E; Ramirez, L.E ; Pedrosa, AL ; CREMA, E. ; Galvão, LM ; Pena, SDJ ; MACEDO, A. M. ; Chiari, E . Variability of Kinetoplast DNA Gene Signatures of Trypanosoma cruzi II Strains from Patients with Different Clinical Forms of Chagas' Disease in Brazil. Journal of Clinical Microbiology (Print), v. 44, p. 2167-2171, 2006.

45.
26Geraldino RS2006Lages-Silva, E; Geraldino RS ; Ferreira A. ; Lima, MA ; Cabrini-Santos ; Ramirez, L.E . Interstitial cells of Cajal in patients with chagasic megacolon originating from a region of old endemicity. PATHOPHYSIOLOGY (AMSTERDAM. PRINT), v. 13, p. 71-74, 2006.

46.
24Oliveira-Silva, MB2006Lages-Silva, E; Oliveira-Silva, MB ; REZENDE, D. ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Frenkel, JK . Cystoisospora belli: In vitro multiplication in mammalian cells. Experimental Parasitology, v. 114, p. 189-192, 2006.

47.
28MARQUEZ, DS2006MARQUEZ, DS ; Rodrigues Ottaiano, C ; Oliveira, R.M. ; Pedrosa, AL ; Cabrini-Santos ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. . Susceptibility of Different Triatomine Species to. Vector Borne and Zoonotic Diseases (Online), v. 6, p. 50-56, 2006.

48.
30Freitas, JM2005Lages-Silva, E; Freitas, JM ; CREMA, E. ; PENA,SD ; MACEDO, AM . Real time PCR strategy for the identification of major lineages of Trypanosoma cruzi directly in chronically infected human tissues. International Journal for Parasitology, USA, v. 35, p. 411-417, 2005.

49.
25Rodrigues DB2005Lages-Silva, E; Rodrigues DB ; Correia, D ; Marra MD. ; Ramirez, L.E ; Silva-Vergara, ML ; Barata, CH ; Rodrigues, VR . Cytokine serum levels in patients infected by human immunodeficiency virus with and without Trypanosoma cruzi coinfection. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 38, p. 483-487, 2005.

50.
32Lima, MA2004Lages-Silva, E; Lima, MA ; Modesto,VS ; CABRINE-SANTOS, M ; Marquez,DS ; Pereira,GA ; RAMÍREZ, L. . Functional and histopathological study of the pancreas in hamsters (Mesocricetus auratus) infected and reinfected with Trypanosoma cruzi. Parasitology Research (1987. Internet), USA, p. 125-133, 2004.

51.
31Moreno .M2004Lages-Silva, E; Moreno .M ; RAMIREZ, L. E. ; Palacio,LG ; Rivera,D ; Arcos-Burgos,M . Chagas' disease susceptibility/resistance: linkage disequilibrium analysis suggests epistasis between major histocompatibility complex and interleukin-10. Tissue Antigens, Dinamarca, v. 64, p. 18-24, 2004.

52.
33Cabrini-Santos2003Lages-Silva, E; Cabrini-Santos ; Modesto,VS ; Lima, MA ; Abreu, MEA ; Ramirez, L.E . Genitourinary changes in hamsters infected and reinfected with Trypanosoma cruzi. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), Brasil, v. 98, n.4, p. 523-528, 2003.

53.
34Frenkel, JK2003Lages-Silva, E; Frenkel, JK ; Silva, MBO ; Saldanha, JC ; Silva-Vergara, ML ; Correia, D ; Barata, CH ; Ramirez, L.E ; Prata, A . Presença extra-intestinal de cistos unizóicos de Isospora belli em paciente com SIDA: relato de caso. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), Brasil, v. 36, n.3, p. 409, 2003.

54.
7Frenkel, JK2003Lages-Silva, E; Frenkel, JK ; Silva, MBO ; Saldanha, JC ; Silva-Vergara, ML ; Correia, D ; Ramirez, L.E ; Prata, A . Isospora belli Infection: Observation of Unicellular Cysts in Mesenteric Lymphoid Tissues of a Brazilian Patient with AIDS and Animal Inoculation. The Journal of Eukaryotic Microbiology (Online), Estados Unidos, v. 50, p. 682-684, 2003.

55.
2Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES2002 Lages-Silva, E; LE, R. ; SILVA-VERGARA, M. ; CHIARI, E. . Chagasic meningoencephalitis in an AIDS patient: Diagnosis, follow-up and genetic characterization of Trypanosoma cruzi. Clinical Infectious Diseases, EUA, v. 34, p. 118-123, 2002.

56.
RAMIREZ, LUIS EDUARDO2002RAMIREZ, LUIS EDUARDO ; Lages-Silva, Eliane ; ALVARENGA-FRANCO, FREDERICO ; MATOS, ALDO ; VARGAS, NANCY ; FERNANDES, OCTAVIO ; ZINGALES, BIANCA . High prevalence of Trypanosoma rangeli and Trypanosoma cruzi in opossums and triatomids in a formerly-endemic area of Chagas disease in Southeast Brazil. Acta Tropica, v. 84, p. 189-198, 2002.

57.
SANTOS, VITORINO MODESTO DOS2002SANTOS, VITORINO MODESTO DOS ; LIMA, MARCUS AURELHO DE ; CABRINE-SANTOS, MARLENE ; MARQUEZ, DANIELA DE STEFANI ; REIS, MARIA DAS GRAÇAS ; PEREIRA, GILBERTO DE ARAÚJO ; Lages-Silva, Eliane ; RAM''REZ, LUIS EDUARDO . Pancreatic hepatocytes in hamsters (Mesocricetus auratus) infected with Trypanosoma cruzi. Experimental Parasitology, v. 100, p. 103-111, 2002.

58.
37SANTOS, VM2001Lages-Silva, E; SANTOS, VM ; LIMA, MA ; CABRINE-SANTOS, M ; MARQUEZ, DS ; LE, R. ; MATHEUS, JM ; OLIVEIRA JR, JV . Hepatocyte metaplasia in experimental chagasic pancreatitis: preliminary report. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 34, n.3, p. 295-297, 2001.

59.
4Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES2001 Lages-Silva, E; CREMA, E ; LE, R. ; MACEDO, AM ; PENA,SD ; CHIARI, E. . Relationship between Trypanosoma cruzi and human chagasic megaesophagus: blood and tissue parasitism. Am. J. Trop. Med. Hyg., Estados Unidos, v. 65, p. 435-441, 2001.

60.
CABRINE-SANTOS, MARLENE2001CABRINE-SANTOS, MARLENE ; LAGES SILVA, ELIANE ; CHAPADEIRO, EDMUNDO ; RAM''REZ, LU''S EDUARDO . Trypanosoma cruzi: Characterization of Reinfection and Search for Tissue Tropism in Hamsters (Mesocricetus auratus). Experimental Parasitology, v. 99, p. 160-167, 2001.

61.
39CHAPADEIRO, E.1999Lages-Silva, E; CHAPADEIRO, E. ; LAGES-SILVA ; FERNANDES, P. ; RAMÍREZ, L. . Despopulação neuronal cardíaca em hamsters (Mesocricetus auratus) cronicamente infectados com o Trypanosoma cruzi. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 32, p. 35-39, 1999.

62.
40FABRON JUNIOR, A.1999FABRON JUNIOR, A. ; BORDIN, J. O. ; MORAES-SOUZA, H. ; FREYMULLER, E. ; Lages-Silva, E . Removal of Trypanosoma cruzi by white cell reduction filters: an electronmicroscopic study. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), Brasil, v. 32, n.3, p. 223-227, 1999.

63.
41Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1998Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; MACHADO, M. I. ; MAYWALD, P. G. ; MATOS, A. ; CHIARI, E. ; LAGES-SILVA . Primeira evidência de Trypanosoma rangeli no sudeste do Brasil, região endêmica para doença de Chagas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 31, p. 99-102, 1998.

64.
42Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1995Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; RABELO, R. M. C. ; MORAES-SOUZA . Prevention of transfusion-associated Chagas' disease by sterilization of Trypanosoma cruzi-infected blood with gentian violet, ascorbic acid, and light. Transfusion (Arlington, Va.), v. 35, p. 226-230, 1995.

65.
43Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1994Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; SOARES JR, ; M, J. ; CHAPADEIRO, E. . The hamster Mesocricetus auratus as experimental model in Chagasdisease: Parasitological and histopathological studies in acute and chronic phases of Trypanosoma cruzi.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 273, p. 163-169, 1994.

66.
44Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1993Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; SOARES JR, ; M, J. ; CHAPADEIRO, E. . . Infeccao do hamster pelo Trypanosoma cruzi: Fase cronica.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 264, p. 253-254, 1993.

67.
45Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1992Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; RABELO, R. M. C. ; MORAES-SOUZA . Quimioprofilaxia da doenca de Chagas transfusional atraves da associacao da violeta de genciana, Ascorbato de sodio e luz artificial. Boletin Rev. Soc. Bras. Hem. e Hemot, v. 14, p. 265-270, 1992.

68.
46Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1991Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA . Infeccao do hamster pelo Trypanosoma cruzi. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 242, p. 119-120, 1991.

69.
47Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1990Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; FILARD, L. S. ; BRENER, Z. . Effect of the host specific treatment in the phagocytosis of Trypanosoma cruzi blood forms by mouse peritoneal macrophages. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 85, p. 401-405, 1990.

70.
Lages-Silva, Eliane1987Lages-Silva, Eliane; RAMIREZ, LUIS E. ; KRETTLI, ANTONIANA U. ; BRENER, Z. . Effect of protective and non-protective antibodies in the phagocytosis rate of Trypanosoma cruzi blood forms by mouse peritoneal macrophages. Parasite Immunology, v. 9, p. 21-30, 1987.

71.
50Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1986Lages-Silva, E; BARBOSA, A. J. A. ; GOBBI, H. ; T, L. B. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. E. ; TEIXEIRA, V. P. A. ; ALMEIDA, H. O. . Estudo comparativo entre o método convencional e o método da peroxidase anti-peroxidase na pesquisa do parasitismo tissular na cardiopatia chagásica crônica. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso), v. 28, p. 91-96, 1986.

72.
49Lages-Silva, E;Silva, EL;Lages, E;Silva, E. L.;Lages-Silva, Eliane;Eliane Lages-Silva;Silva EL;Silva,E;LAGESSILVA, E;Silva,Eliane Lages;Lages,Eliane;Lages-Silva,E.;LAGES SILVA, ELIANE;SILVA, ELIANE LAGES1986Lages-Silva, E; LANA, A. M. A. ; LAGES-SILVA ; BARBOSA, A. J. A. . Doenca de Chagas Congenita: Avaliacao Imunocitoquimica do parasitismo em tecidos de fetos macerados. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 192, p. 95-98, 1986.

Capítulos de livros publicados
1.
Chiari, E ; Galvão, LM ; Lages-Silva,E. . Diagnóstico Parasitológico e Caracterização Genética de Tripanosomas Parasitos do Homem. In: José Rodrigues Coura. (Org.). Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2eded.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, v. 2, p. 649-668.

2.
Galvão, LM ; Lages-Silva, E . . Ramdomly amplified polymorphic (RAPD): a useful tool for genomic characterization of different organisms. In: Walker J.; Rapley R. (Org.).. (Org.). Molecular Biomethods Handbook.. 2eded.USA: Humana Press, 2008, v. , p. 133-147.

3.
Chiari, E ; Galvão, LM ; Lages-Silva, E . Diagnóstico Parasitológico e Caracterização Genética de Tripanosomas Parasitos do Homem. In: José Rodrigues Coura. (Org.). Dinâmica das Doenças Infecciosas. 1ªed.: Guanabara Koogan, 2005, v. , p. -.

4.
LE, R. ; Lages-Silva, E ; CHAPADEIRO, E. . Modelos animais para o estudo in vivo da doença de Chagas e de seus aspectos histopatológicos-Coelho. In: Tania C Araujo; Jorge e Solange Lisboa de Castro. (Org.). Doença de Chagas Manual. 1ed.RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000, v. , p. 149-156.

5.
LE, R. ; Lages-Silva, E ; CHAPADEIRO, E. . Modelos animais para o estudo in vivo da doença de Chagas e de seus aspectos histopatológicos-Hamster. In: Tania C Araujo; Jorge e Solange Lisboa de Castro. (Org.). Doença de Chagas Manual. 1ed.RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000, v. , p. 145-148.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lages-Silva, E; MATOS, A. B. A. B. F. ; LAGES-SILVA, E. ; LE, R. . Experimental infection in opossums Didelphis albiventris different strains of Trypanosoma cruzi.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1999, 1999. v. 94 Sup. p. 66.

2.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; E, RAMÍREZ, LE, MACEDO, AM, PENA CREMA ; CHIARI, E. . Association of megaesophagus with blood and tissue parasitemia in chronic chagasic patients using PCR, hemoculture and xenodiagnosis.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1999, 1999. v. 94 Sup. p. 179.

3.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; ML, MATOS, A, MACEDO, A, SILVA-VERGARA ; RAMÍREZ, L. . Chagasdisease reactivation in AIDS patients: treatament control using PCR and genetic characterization of sub-population of T. cruzi in blood and cerebral fluid.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1999, 1999. v. 94 Sup. p. 146.

4.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA, E. C. M. ; MATOS, A. ; CHAPADEIRO, E. ; LE, R. . Evaluation of blood and tissues parasitism by means of blood culture pereoxidase antiperoxidase and polymerase chain reaction in hamsters infected and reinfected with the same strain of Trypanosoma cruzi.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1999, 1999. v. 94 Sup. p. 147.

5.
LE, R. ; SAR, P. ; CREMA, E. ; Lages-Silva, E . First evidence of esophagus electrofunctional alterations in hamsters infected with T. cruzi in Chagas'disease chronical acute phases. In: XXVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease XV Annual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 1999, Caxambu. Mem. Inst. Oswaldo Cruz-, 1999. v. 94 SII. p. 63.

6.
GUIMARÃES, A. ; LIBERA, D. ; CHAPADEIRO, E. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. ; Lages-Silva, E . Cardiovascular autonomic reflex control in hamsters infected with Trypanosoma cruzi.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1998, 1998. v. 93-sup. p. 100.

7.
RAMÍREZ, L. ; SILVA JR, ; Lages-Silva, E ; LAGES-SILVA ; CHAPADEIRO, E. . Eletrocardiographic changes in hamsters infected with Trypanosoma cruzi.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1998, 1998. v. 93-sup. p. 110.

8.
Lages-Silva, E; GUIMARÃES, A. ; LIBERA, D. ; LAGES-SILVA ; CHAPADEIRO, E. ; RAMÍREZ, L. . Power spectral analysis of heart rate variability in Chagasdisease.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1998, 1998. v. 93-sup. p. 90.

9.
Lages-Silva, E; E, L. ; PEDROSA, A. L. ; CREMA, E. ; LIMA, J. ; ALMEIDA, E. ; RAMÍREZ, L. E. . Comparacao do xenodiagnostico quantitativo entre chagasicos HIV e HIV- com as diferentes formas clinicas da doenca de Chagas. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 1996, 1996. v. 29Supl. p. 10.

10.
Lages-Silva, E; E, L. ; PEDROSA, A. L. ; CREMA, E. ; PENHALVER, J. R. ; RAMÍREZ, L. E. . Avaliacao do xenodiagnostico e da hemocultura realizados simultaneamente em pacientes com as diferentes formas clinicas da doenca de Chagas. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1996, 1996. v. 29supl. p. 128.

11.
Lages-Silva, E; BIANCO, M. P. ; LENZA, R. M. ; PEDROSA, A. L. ; ALMEIDA, E. ; LIMA, J. M. ; CHAPDEIRO, E. ; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA . Estudo comparativo de dois isolamentos do T. cruzi obtidos de um paciente HIV: Avaliacao parasitologica e quimioterapica em camundongos. In: Estudo comparativo de dois isolamentos do T. cruzi obtidos de um paciente HIV: Rev. da Soc. Chilena de Parasitologia, 1995, 1995. v. 19. p. 295.

12.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; BORGES, A. S. ; MARTINELLO, D. L. ; PEDROSA, A. L. ; SILVA-VERGARA ; L, M. ; RAMÍREZ, L. E. . Prevalencia de criptosporidiose e isosporiase intestinal em pacientes HIV no HE da FMTM de Uberaba.. In: Rev. da Soc. Chilena de Parasitologia, 1995, 1995. v. 19. p. 297.

13.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; PEDROSA, A. L. ; SILVA-VERGARA ; L, M. ; RAMÍREZ, L. E. . Ocorrencia de criptosporidiose pulmonar em pacientes com HIV no HE da FMTM. In: Rev. da Soc. Chilena de Parasitologia, 1995, 1995. v. 19. p. 297.

14.
Lages-Silva, E; ALMEIDA, E. ; RODRIGUES, V. L. C. C. ; FERRAZ Fº, ; N, A. ; DINIZ, J. N. ; LIMA, J. ; LAGES-SILVA ; GUARIENTO, M. E. . Xenodiagnostico em portadores da doenca de Chagas cronica imunossuprimidos.. In: Rev. da Soc. Chilena de Parasitologia, 1995, 1995. v. 19. p. 290-291.

15.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; RABELO, R. M. G. ; MORAES-SOUZA . Quimioprofilaxia da doenca de Chagas: utilizacao da concentracao minima de violeta de genciana e do tempo minimo necessarios para esterelizacao do sangue chagasico. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 1994, 1994. v. 27Supl. p. 170.

16.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; RABELO, R. M. G. ; MORAES-SOUZA . Quimioprofilaxia da doenca de Chagas: utilizacao da concentracao minima de violeta de genciana e do tempo minimo necessarios para esterelizacao do sangue chagasico. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 1994, 1994. v. 27Sup.. p. 170.

17.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; CANÇADO, C. G. ; ALMEIDA, E. ; LIMA, J. ; RAMIREZ, L. E. . Sensibilidade Quimioterapica do T. cruzi: Correlacao clinico experimental em pacientes HIV.. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1994, 1994. v. 27supl. p. 96-97.

18.
Lages-Silva, E; PEDROSA, A. L. ; CANÇADO, C. ; R, C. S. ; ALMEIDA, E. ; LIMA, J. ; SILVA-VERGARA ; L, M. ; RAMIREZ, L. E. ; LAGES-SILVA . Comportamento Biologico de cepas do T. cruzi. Isoladas de pacientes infectados com o virus HIV: Portadores e Grupo IV-C.. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1994, 1994. v. 27supl. p. 155.

19.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; ALMEIDA, E. ; LIMA, J. ; RAMÍREZ, L. E. . Avaliacao do xenodiagnostico e das Reacoes de Imunofluorescencia Indireta RIFI e Lise Mediada por Complemento LMCO em pacientes HIV.. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1994, 1994. v. 27Supl. p. 163-164.

20.
Lages-Silva, E; COSTA, S. R. ; MOHALLEM, S. V. ; CANÇADO, C. G. ; LAGES-SILVA ; BALARIN, M. A. S. . . Evaluation of Mitotic Index and infection in mice chronically infected with T. cruzi and treated with benzonidazole and cyclophosphamide. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1994, 1994. v. 89Supl.

21.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; CANÇADO, C. G. ; COSTA, S. R. ; CHAPADEIRO, E. ; RAMIREZ, L. E. . In vitro therapeutic action of imidazolic derivates on experimental Chagasdisease.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1994, 1994. v. 89Supl. p. 184.

22.
Lages-Silva, E; CANÇADO, C. ; COSTA, S. R. ; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA . Evaluation of lytic antibodies levels along reinfection of chronically infected mice with diferent strains of T. cruzi.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1994, 1994. v. 89supl.

23.
Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. ; LAGES-SILVA ; M, S. J. J. ; CHAPADEIRO, E. . Comparative study of the tissue parasitism in hamster and mice acutely infected by Trypanosoma cruz. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1994, 1994. v. 89supl. p. 138.

24.
Lages-Silva, E; CHAPADEIRO, E. ; P.D. SOARES JR, J.M SILVA A.C.M. FERNANDES ; RAMÍREZ, L. E. . Autonomic cardiac parasimpathetic denervation in hamster chronically infected by Trypanosoma cruzi. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1994, 1994. v. 89Supl. p. 138.

25.
Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; ARAÚJO, W. F. ; MESSIAS, A. ; SOARES JR, ; M, J. ; CHAPADEIRO, E. . Myocardium parasitism in hamster chronically infected by Trypanosoma cruzi.. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1994, 1994. v. 89Supl. p. 137.

26.
Lages-Silva, E; CANÇADO, C. G. ; CANÇADO, C. COSTA S.R ; MATOS, A. ; ALMEIDA, E. A. ; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA . Biological behaviour of Trypanosoma cruzi isolated in mice from HIV positive patients in mice. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1993, 1993. v. 88Supl. p. 112.

27.
Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; SOARES JR, ; M, J. ; CHAPADEIRO, E. . Experimental study in Trypanosoma cruzi infected hamster: Acute phase. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1993, 1993. v. 88Supl. p. 127.

28.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA, E. C. E. ; SOARES JR, ; M, J. ; RAMÍREZ, L. E. . Experimental study in trypanosoma cruzi infected hamster: Chronic phase. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1993, 1993. v. 88Supl. p. 128.

29.
Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; RABELO, R. M. C. ; MORAES-SOUZA . Chemoprophylaxis of Chagas disease: Utilization of the minimal effective concentration of gentian violet and time to sterilize chagasic blood. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1993, 1993. v. 88Supl. p. 242.

30.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; SOARES JR, ; M, J. ; CHAPADEIRO, E. ; RAMÍREZ, L. E. . Detection of lytic antibodies in hamster infected with different Trypanosoma cruzi strain. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1993, 1993. v. 88 sup. p. 235.

31.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; RABELO, R. M. G. ; MORAES-SOUZA . Quimioprofilaxia da doenca de Chagas transfusional atraves da associacao da violeta genciana, ascorbato de sodio e luz. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1992, 1992. v. 25Supl. p. 101-102.

32.
Lages-Silva, E; RAMÍREZ, L. E. ; LAGES-SILVA ; PIANETTI, G. M. ; MORAES-SOUZA, H. RABELO R.M.G . Recovery of Trypanosoma cruzi through different parasitological methods. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1992, 1992. v. 87Supl. p. 102.

33.
Lages-Silva, E; MORENO-MEJIA ; JARAMILO, N. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. E. . Study of triatomines in the Magdalena Valley and Northeast in the state of Antioquia Colombia. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1992, 1992. v. 87Supl. p. 216.

34.
Lages-Silva, E; MORENO-MEJIA ; JARAMILO, N. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. E. . Study of triatomines in the Magdalena Valley and Northeast in the state of Antioquia Colombia. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1992, 1992. v. 87supl. p. 216.

35.
Lages-Silva, E; MORENO-MEJIA ; JARAMILO, N. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. E. . Biological study of Trypanosoma cruzi and T. rangeli in the Magdalena Valley of Antioquia, Colombia. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1992, 1992. v. 87Supl. p. 216.

36.
Lages-Silva, E; MORENO-MEJIA ; VALENCIA, F. L. ; JARAMILO, N. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. E. . Biological cycle of Rhodnius pallescens in laboratory conditions. In: Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 1992, 1992. v. 87supl. p. 217.

37.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; LONDONO-LOPES ; MORENO-MEJIA ; RAMÍREZ, L. E. . Caracterizacao de quatro cepas de Trypanosoma cruzi de diferentes regioes da Colombia. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1991, 1991. v. 24Supl. p. 41.

38.
Lages-Silva, E; SOLORZANO, E. A. C. ; LAGES-SILVA . Frequencia de Isosporiase em pacientes com SIDA no Hospital Escola da Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro - Uberaba, MG. In: Rev. Soc. Med. Trop., 1991, 1991. v. 24Supl. p. 58.

39.
Lages-Silva, E; LAGES-SILVA ; SOLORZANO, E. A. C. . Frequencia de Criptospodidiose e seu tratamento em pacientes com SIDA no Hospital Escola de Uberaba, MG. In: Rev. Soc. Med. Trop, 1991, 1991. v. 24Supl. p. 58.

40.
Lages-Silva, E; TASSO, S. H. P. ; RIBEIRO, M. C. S. ; LOURENÇO JR, ; M, D. ; PASCHOINI, M. C. ; LOPES, E. R. ; LAGES-SILVA ; RAMÍREZ, L. E. . Acao do acido ECOSAPENTANOICO EPA na evolucao da doenca de Chagas aguda experimental. In: Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 1991, 1991. v. 24supl. p. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lages-Silva, E; Marquez,DS ; Marson, JM ; Molina, R ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Correia, D . Comparação dos métodos de detecção do T. cruzi no diagnóstico da reativação da Doença de Chagas na coinfecção com o HIV. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007.

2.
Lages-Silva, E; Molina, R ; Marson, JM ; Marquez,DS ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Correia, D . Cinética da parasitemia durante o tratamento de casos de reativação da doença de Chagas na coinfecção com o HIV. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007.

3.
Lages-Silva, E; Correia, D ; Marquez,DS ; Marson, JM ; Molina, R ; Luquetti, A. ; Pinto Dias, J.C. ; Lemertz, C. ; Prata, A . Caracterização genética das populações de T. cruzi possivelmente associadas com a transmissão congênita da doença de Chagas no Brasil. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007.

4.
Andrade, C.P. ; Marquez,DS ; PAIVA, L. H. ; AVILA, M. B. G. ; CORREIA FILHO, D. ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E . Comportamento biológico de populações do T. cruzi isoladas de pacientes com a coinfecção doença de Chagas/HIV. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose.

5.
Marson, JM ; Marquez,DS ; RAMIREZ, L. E. ; Prata, A ; Correia, D ; Lages-Silva, E . EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR DA DOENÇA DE CHAGAS: IMPORTÂNCIA DO USO DE DIFERENTES MÉTODOS DE GENOTIPAGEM DO TRYPANOSOMA CRUZI EM AMOSTRAS RECÉM ISOLADAS. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Anais do XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007.

6.
Correa-Silva ,A ; MARQUES, P. H. L. ; BENTO-SILVA, E. ; Correia, D ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E . Hemocultura na doença de Chagas: adaptações para aumentar a sensibilidade e diminuir a contaminçaõ para utlização em trabalhos de campo. In: XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007.

7.
Marson, JM ; Correa-Silva ,A ; Correia, D ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E . Distribuição geográfica dos grupos e subgrupos do Trypanosoma cruzi e sua associação com as formas clínicas da doença de Chagas humana em diferentes Estados do Brasil. In: XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007.

8.
Alkmim-Oliveira,S.M. ; Correia, D ; Prata, A ; Correa-Silva ,A ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. . Presença de populações semelhantes do Trypanosoma cruzi isoladas em núcleos familiares de área endêmica detectadas pela técnica de LSSP-PCR (Low stringency single specific primer-PCR). In: XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007.

9.
Lages-Silva, E; Marson, JM ; Marquez,DS ; Molina, R ; RAMIREZ, L. E. ; Correia, D . Caracterização genética das populações do T.cruzi associadas com a reativação da doença de Chagas na coinfecção com o HIV. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2007.

10.
NASCENTE, G. A. N. ; RABELO, R. ; PAIVA, L. H. ; MARQUES, P. H. L. ; Marquez,DS ; BENTO-SILVA, E. ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. . Proteção cruzada experimental induzida por uma cepa de T.cruzi ?like isolada de morcego. In: XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007.

11.
Marson, JM ; Correa-Silva ,A ; Correia, D ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E . Grupos e subgrupos do Trypanosoma cruzi e isolados da população humana em diferentes regiões do Brasil e sua associação com as formas clinicas da doença de Chagas. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Anais do XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007.

12.
TAVARES, M. G. ; GEROLIN, G. P. ; CABRINE-SANTOS, M ; CREMA, E. ; Lages-Silva, E ; RAMIREZ, L. E. ; Lima, MA . Distribuição das células intersticiais de cajal (CIC) no megaesôfago de pacientes chagásicos. In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Trpoical, 2007, Compos do Jordão. Anais do XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Trpoical, 2007.

13.
CABRINE-SANTOS, M ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E ; Pedrosa, AL . Cariotipagem molecular de cepas KP1(+) e KP1(-) do T.rangeli e sintenia gênica com T.cruzi. In: XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007.

14.
TORRES, E. T. R. ; TOSTA, P. E. M. ; PRATA, S. ; MARQUES, P. H. L. ; Marson, JM ; Marquez,DS ; Prata, A ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, E . ? Comportamento Biológico e Seleção de População das Cepas Isoladas de Minas Gerais e Bahia em Diferentes Modelos Experimentais. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

15.
Marson, JM ; Marquez,DS ; Correa-Silva ,A ; Correia, D ; Ramirez, L.E ; Lages-Silva, E . Variabilidade genética do kDNA do T.cruzi: análise comparativa entre cepas TCI e TCII. In: XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2006, Uberaba. Anais da XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2006.

16.
Marson, JM ; Marquez,DS ; Correa-Silva ,A ; Ramirez, L.E ; Molina, R ; Correia, D ; Lages-Silva, E . Meningoencefalite em paciente com a co-infecção T.cruzi-HIV: Invasão do sistema nervoso central detectada pela PCR e ação do benzonidazol e do Itraconazol na parasitemia e nos perfis genéticos do T.cruzi. In: XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2006, Uberaba. Anais da XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2006.

17.
Marson, JM ; Correia, D ; Oliveira, CBH ; Molina, R ; Ramirez, L.E ; Lages-Silva, E . Ação do benzonidazol e do itraconazol na parasitemia e nos perfis genéticos das populações do Trypanosoma cruzi na co-infecção AIDS/Chagas. In: XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e do I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul, 2005, Florianópolis. Rev. Soci. Bras. Med. Trop., 2005. v. 38. p. 497.

18.
Silva, MBO ; Peghini BC ; Correia, D ; Lages-Silva, E . Frequencia e caracterização genética das cepas de Cryptosporidium sp. isoladas de humanos imunodeprimios, bovinos e cães da região de Uberaba-MG. In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracaju. nais do XL congresso da Sociedade brasileira de medicina Tropical, 2004.

19.
Lages-Silva, E; Marquez,DS ; A.C., C. ; Gourlat,PE ; Leão C ; Correia, D ; Ramirez, L.E ; Prata, A . Comportamento Biológico e Genético das populações do T.cruzi I isoladas de Triatoma sordida no município de de Santa maria da Vitória - Bahia. In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracaju. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 151-152.

20.
Ramirez, L.E ; Lages-Silva, E ; Marquez,DS ; Cabrini-Santos ; Araujo_Sales,JM ; Correa-Silva ,A ; Correia, D ; Prata, A . Detecção de Triatoma sordida infectado com T.cruzi no peridomícilio de sete munícipios de Santa Maria da Vitória -Bahia. In: XL Congressso da Sociedade Brasileira de medicina Tropical, 2004, Aracaju. Revista da Sociedade brasileira de medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 152-153.

21.
Alkmim-Oliveira,S.M. ; PADILHA, A. S. ; Correa-Silva ,A ; Correia, D ; Ramirez, L.E ; Lages-Silva, E . Comparaçã dos perfis genéticos do T.cruzi presentes no sangue, hemocultura e cultivos celulares de dois isolamentos recentes, obtidos de um mesmo paciente chagásico cronico. In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracaju. Revista da Sociedade Brasileira de medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 150-151.

22.
Massa, GC ; Vilela, G ; Ramirez, L.E ; Cabrine MS ; Correa-Silva ,A ; Lages-Silva, E . Influência da Imunossupressão e Caracterização Biológica e Genética do Trypanosoma cruzi em diferentes modelos experimentais da doença de Chagas. In: 11ª Jornada Nacional de Iniciação Científica- 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. Anais da 56ª Reunião da SBPC, 2004.

23.
Oliveira LR ; Resende JCP ; PEGHINI, B. C. ; Silva-Vergara, ML ; Correia, D ; Ramirez, L.E ; Lages-Silva, E ; Silva, MBO . Frequencia de Cryptosporidium sp e Isospora belli em pacientes infectados pelo HIV na região de Uberaba. In: II Congresso Internacional de Clinica Médica, 2004, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004.

24.
Lages-Silva, E; Marquez,DS ; RAMÍREZ, L. . Seleçao do Trypanosoma rangeli pelo Trypanosoma cruzi em populaçoes mistas, isoladas se Didelphis albiventris, realizadas em camundongos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Tio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. p. 29-29.

25.
Lages-Silva, E; PADILHA, A. S. ; Alkmim-Oliveira,S.M. ; RAMÍREZ, L. E. ; A.C., C. ; Correia, D . Evidencias de multiclonalidade das populaçoes do Trypanosoma cruzi em dois isolamentos recentes obtidos de um mesmo paciente. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. p. 30-30.

26.
Lages-Silva, E; Frenkel,J.K. ; PEGHINI, B. C. ; Silva, MBO . Isospora belli: primeiro relato na multiplicaçao celular "in vitro" em celulas de mamiferos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. p. 276-276.

27.
Lages-Silva, E; C.O., R. ; R.M., O. ; Marquez,DS ; RAMÍREZ, L. E. . Avaliaçao da transmissao e proteçao cruzada induzida em camundongos inoculados com Trypanosoma cruzi e Trypanosoma rangeli. In: XI Jornada de Iniciaçao Cientifica CNPq/FAPEMIG, 2003, Uberaba - MG. XI Jornada de Iniciaçao Cientifica CNPq/FAPEMIG - Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro, 2003. p. 17-17.

28.
Lages-Silva, E; G.C., M. ; G.R., V. ; CABRINE, MS ; RAMÍREZ, L. E. . Influencia da imunossupressao na caracterizaçao biologica e genetica do Trypanosoma cruzi em diferentes modelos experimentais da doença de Chagas. In: XI Jornada de Iniciaçao Cientifica CNPq/FAPEMIG, 2003, Uberaba MG. XI Jornada de Iniciaçao Cientifica CNPq/FAPEMIG - Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro, 2003. p. 21-21.

29.
Lages-Silva, E; Dib, L.A. ; Campos, M.L.S. ; Pastore, R. ; Silva, A.A. ; Weffort, J.L. ; CREMA, E ; RAMÍREZ, L. E. ; Garcia, P.S. . Avaliaçao da parasitemia do Trypanosoma cruzi antes e apos o tratamento com benzonidazol em pacientes com elevada parasitemia e portadores de esofagopatia chagasica. In: XI Jornada de Iniciaçao Cientifica CNPq/FAPEMIG, 2003, Uberaba MG. XI Jornada de Iniciaçao Cientifica CNPq/FAPEMIG - Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro, 2003. p. 27-27.

30.
PADILHA, A. S. ; Alkmim-Oliveira,S.M. ; Correa-Silva ,A ; Correia, D ; Ramirez, L.E ; Lages-Silva, E . Evidencias de multiclonalidade das populações do t.cruzi em dois isolamentos recentes obtidos de um mesmo paciente. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro. Anais dos resumos do Congresso, 2003. p. 30.

31.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; R.M., P. ; CABRINE, MS ; M.C., M. ; SILVA, D. . Cardiovascular Autonomic Modulation in Hamsters infected with Trypanossama cruzi: A Spectral Analysis Approach. In: XXIX Annual Meeting on basic Research in Chagas Diasease, 2002, Caxambu, MG. Rev. Inst. Med trop. São Paulo. São Paulo: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2002. v. 44. p. 53-53.

32.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; R.M., P. ; CABRINE, MS ; SILVA, D. ; R.M., R. V. ; T.Z., A. . Effects of angiotensin converting enzyme (ACE) inhibition in rats infected with Trypanosoma cruzi: parasitological, histopathological and electrocardiographic studies. In: XXIX Annual Meeting on basic Research in Chagas Diasease, 2002, Caxambu, MG. Rev. Inst. Med trop. São Paulo. São Paulo: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. v. 44. p. 84-84.

33.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; G.C., M. ; G.R., V. ; C., S. ; A.C., C. ; MACEDO, AM . Evaluation of Trypanosoma cruzi populations selection by different animal models used in the experimental study of chagasic infection. In: XXIX Annual Meeting on basic Research in Chagas Diasease, 2002, Caxambu, MG. Rev. Inst. Med trop. São Paulo. São Paulo: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2002. v. 44. p. 52-52.

34.
Lages-Silva, E; C., S. ; A.C., C. ; MACEDO, AM ; MARQUEZ, DS . Evaluation of the genetic profiles of Trypanosoma rangeli populations isolated from opossums (Didelphis albiventris) in Minas Gerais-Brasil, compared to strains of Colombian origem. In: XXIX Annual Meeting on basic Research in Chagas Diasease, 2002, Caxambu, MG. Rev. Inst. Med trop. São Paulo. São Paulo: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2002. v. 44. p. 55-55.

35.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; C., S. ; A.C., C. ; MACEDO, AM ; MARQUEZ, DS ; PENA,SD ; CHIARI, E. ; CREMA, E . Genetic characterization of T.cruzi in esophagic tissue from chagasic megaesophagus an in culture samples from patientes with different clinical forms of Chagas disease. In: XXIX Annual Meeting on basic Research in Chagas Diasease, 2002, Caxambu, MG. Rev. Inst. Med trop. São Paulo. São Paulo: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2002. v. 44. p. 38-38.

36.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E. ; MARQUEZ, DS ; R.M., O. ; C.O., R. ; L., D. . Susceptibility of triatomids and mice to infection with Trypanosoma rangeli. In: XXIX Annual Meeting on basic Research in Chagas Diasease, 2002, Caxambu, MG. Rev. Inst. Med trop. São Paulo. São Paulo: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2002. v. 44. p. 138-138.

37.
RAMIREZ, L. E. ; LIMA, MA ; MARQUEZ, DS ; CABRINE, MS ; SÁ DE PAIVA, D ; ARAGÃO, A ; Lages-Silva, E . Evolution of tissue infection with Trypanosoma rangeli in mice infected by intradermal. In: XXVII Anual Meeting on Basic reserch in Chagas Disease XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000. v. 95-SII. p. 136.

38.
SANTOS, VM ; MATHEUS, JM ; OLIVEIRA JR, JV ; SILVA, GMC ; Lages-Silva, E ; LE, R. . Glucose and insulin levels in hamster acute Chagas´disease. In: XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas´disease XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000. v. 95-SII. p. 154.

39.
Lages-Silva, E; FRANCO, FA ; MATOS, A ; NETO, HVS ; MACHADO, M. I. ; VARGAS,N ; ZINGALES,B ; LE, R. . Molecular characterization of Trypanosoma rangeli and Trypanosoma cruzi in opossums (Didelphis albiventris) and triatomines in peridomiciliary areas of an endemic region for Chagas´disease (Triangulo Mineiro-Brazil). In: XXVII Anual meeting on Basic Research in Chagas Disease XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000. v. 95-SII. p. 246.

40.
LE, R. ; Lages-Silva, E ; VARGAS,N ; FRANCO, FA ; ZINGALES,B . Presence of Trypanosoma rangeli in opossums and triatomines in peridomiciliary areas of an endemic region for Chagas´disease in southeastern Brazil. In: XXVII Anual Meeting on Basic research in Chagas Disease XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000. v. 95-SII. p. 41.

Apresentações de Trabalho
1.
Lages-Silva, E. Padroes biológicos e genéticos das populações do T.cruzi: perspectivas atuais e potenciais correlaçoes clínicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BATISTA, F. M. ; GIROTTO, K. G. ; Lages-Silva, E . Perfil Molecular da Giardíase em Uberaba - Minas Gerais',. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GIROTTO, K. G. ; BATISTA, F. M. ; MARQUES, P. H. L. ; Correa-Silva ,A ; Ramirez, L.E ; CORREIA FILHO, D. ; Lages-Silva, Eliane . Associação do TcII com as populações sanguíneas do Trypanosoma cruzi em individuos jovens e idosos e identificação do TcV e TcVI em jovens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BATISTA, F. M. ; GIROTTO, K. G. ; Cabrini-Santos ; Oliveira-Silva, MB ; Lages-Silva, Eliane . Perfil molecular da Giardíase em Uberaba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, A. P. ; CEMBRANELLI, S. B. S. ; ROCHA, K. P. ; NUNES, P. L. ; FEREIRA, T. B. ; CORREIA FILHO, D. ; Lages-Silva,E. . Avaliação da variabilidade genética intraespecífica de isolados de Trichomonas Tenax. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OKANO, M. T. ; NUNES, P. L. ; Lages-Silva, E . Pesquisa de Amebas d vida livre em pacientes com les~]oes de pele e caractwerização genética de isolados de Balamuthia mandrilaris e Acanthamoeba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Lages-Silva, E. Influência do parasito e do hospedeiro nas manifestações clinicas da doença de Chagas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, R. E. R. S. ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva, Eliane ; Pedrosa, AL ; FERREIRA, K. A. M. . Análise da região 24SB do locus ribossomico de cepas KP1(+) e KPI (-) de T.rangeli. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
COSTA, T. A. ; SOUSA, B. C. ; DEGASPERI, T. P. ; BARROS, C. C. O. ; Lages-Silva, E ; RODRIGUES JUNIOR, V. ; OLIVEIRA, C. J. F. ; RAMIREZ, L. E. . produção de citocinas em células dendriticas murinas infectadas por cepas de diferentes DTUs do T.cruzi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, R. E. R. S. ; RAMIREZ, L. E. ; Lages-Silva,E. ; Pedrosa, AL ; FERREIRA, K. A. M. . Marcadores moleculares do locus ribossômico com uso potencial no diagnostico diferencial do T.cruzi e T.rangeli. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Chiari, E; Lages-Silva, E. Participação em banca de Fabiana Carolina Zempulski Volpato. Diagnóstico parasitologico e molecular da doença de Chagas humana e tipagem do T.cruzi recém isolado de pacientes portadores de diferentes formas clínicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Lana,M; Lages-Silva, E; Machado EM. Participação em banca de Maykon Tavares de Oliveira. Genotipagem de amostras de T.cruzi isoladas de pacientes Chagásicos de dois municípios da região do Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Leite, R; Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E.. Participação em banca de Samantha Maciel Siqueira. Efeitos da Amiodarona sobre a função autonômica cardíaca em hansters infectados cronicamente com T.cruzi. 2012. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
Lages-Silva, E; Machado EM. Participação em banca de Nívia Carolina Nogueira de Paiva. Avaliação do Trato Digestório de Cães Beagle Infectados com as Cepas Y ou Berenice-78 do Trypanosoma cruzi nas Fases Aguda ou Crônica da Doença de Chagas Experimental,. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
Lages-Silva, E; Zanette, DL. Participação em banca de Sharon Del Bem Velloso de Morais. Efeito das Celulas Mesenquimais de medula ossea na cardiopatia chagasica cronica experimental em camundongos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

6.
Lages-Silva, E; Cabrini-Santos; GOMES, M. L.. Participação em banca de Marden Estevão Mattos Junior. Influência do parasito e do hospedeiro no potencial patogênico das populações do T.cruziI na fase aguda da infecção experimental em camundongos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

7.
Galvão, LM; Lages-Silva, E; GUEDES, P. M. M.. Participação em banca de George Harrison Felinto Sampaio. Caracterização Molecular de amostras do T.cruzi isoladas de indivíduos e triatomíneos naturalmente infectados no seridó potiguar. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
Gomes, ML; FERNANDEZ, M. A.; Lages-Silva, E. Participação em banca de Nilce Gomes Abolis. Identificação das linhagens genéticas principais de Trypanosoma cruzi em diferentes hospedeiros do noroeste do Paraná, sul do Brasil. 2009 - Universidade Estadual de Maringá.

9.
Lages-Silva, E; GOLDEMBERG, R. C. S.; DIAS, V.. Participação em banca de Estela de Oliveira Lima. Efeitos da Doença de Chagas experimental sobre células troncos hematopoiéticas de camundongos. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

10.
Lages-Silva, E; ARAUJO, S. M.; PATUSSI, E. V.. Participação em banca de Denise Lessa Aleixo. Alteração do perfil RAPD de Trypanossoma cruzi IId sob ação da associação do medicamento canova e benznidazol. 2007. Dissertação (Mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
Lages-Silva, E. Participação em banca de Jorge Marcelo Marson. Caracterização genética dos grupos e subgrupos do Trypanossoma cruzi associados às formas clínicas da doença de Chagas em diferentes áreas endêmicas do Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

12.
Lages-Silva, E; Nardo-Junior,N; ARAUJO, S. M.. Participação em banca de Cristiano Schbeleski Soares. Influencia do exercício físico moderado na evolução da infecção experimental aguda pelo T.cruzi. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
Lages-Silva, E. Participação em banca de Sandra Maria Alkmim Oliveira. Avaliação da parasitemia e dos perfis genéricos antes e após tratamento específico em pacientes chagásicos de área endêmica na Bahia. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

14.
Lages-Silva, E; MORAES-SOUZA, H.; Silva-Teixeira, DN; BORDIN, J. O.; Pinto Dias, J.C.. Participação em banca de Márcia Maria Ferreira da Silva. Sensibilidade e especialidade dos testes sorológicos para Doença de Chagas usados na triagem sorológica de doadores de sangue. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

15.
Lages-Silva, E; PEDROSA, A. L.. Participação em banca de Keila Adriana Magalhães Ferreira. Abordagens genômicas para o isolamento de seqüência-espécie-especifícas em Trypanossoma rangeli. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

16.
MORAES-SOUZA, H.; BORDIN, J. O.; Lages-Silva, Eliane. Participação em banca de Marcia Maria Ferreira da Silva. Sensibilidade e Especificidade de testes sorológicos para doença de Chagas usados na triagem sorológica de doadores de sangue. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

17.
Lana,M; Dioutiuti,L; Martins, OA; Reis, ,AB; Lages-Silva, E. Participação em banca de Helen Rodrigues Martins. Impacto de infecções mistas por clones de Trypanosoma cruzi pertencentes aos genótipos principais nas propriedades biológicas do parasita em camundongos BALB/c. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
Lages-Silva, E; Silveira,TGV. Participação em banca de Marta Bertoli. Infectividade de cepas de Trypanosoma cruzi I e II isoladas de diferentes hospedeiros. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Análises Clínicas) - Fundação Universitária Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
Lages-Silva, E. Participação em banca de Vanja Maria Veloso. Doença de Chagas experimentalem cães da raça Beagle. 2007. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Lages-Silva, E; SILVEIRA FILHO, J. F.; MARTINS FILHO, O. A.; TEIXEIRA, S. M. R.. Participação em banca de Helder Magno Silva Valadares. Análises Populacionais em Trypanossoma cruzi baseadas em Microssatélites Polimórficos de DNA. 2007. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Lages-Silva, E; RAMIREZ, L. E.. Participação em banca de Marlene Cabrine dos Santos Silva. Cariotipagem molecular de cepas RPI (+) e KP1 (-) de Trypanossoma rangeli e sintenia gênica com Trypanossoma cruzi. 2007. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
Lages-Silva, E; Silva, JS; Silva-Teixeira, DN; Mineo,JR; Rodrigues, VR. Participação em banca de Simoni Cardoso Leon. Análise da Expressão de citocinas e da Proliferação celular na Doença de Chagas durante a fase crônica. 2003. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SA, R. G.; Lages-Silva, E; CROCCO, L. C.. Participação em banca de Helen Rodrigues Martins. Tratamento de Infecções Mistas pelos genótipos principais do T.cruzi. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
Lages-Silva, E; MORAES-SOUZA, H.; Lima, MA. Participação em banca de Vitorino Modesto dos Santos. Estudo Parasitológico, Funcional e morfológico do Pancreas de Hamsters Infectados e reinfectados com T.cruzi. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Lages-Silva, E; FERREIRA, K. A. M.. Participação em banca de Renato Elias Rodrigues de Souza Santos.Caracterização de regiões do cistron do DNA ribossomico (rDNA) de cepas KP1+ e KP1- de T.rangeli. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
Lages-Silva, E. Participação em banca de Rodrigo Ribeiro da Silva.Avaliação da metaciclogênese em tripanossomatídeos provenientes de morcegos em meio de cultura LIT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
Lages-Silva, E. Participação em banca de Paulo Edson Soares Lemos Júnior.Elaboração de um meio de cultivo, modificado para crescimento e diferenciação de Tripanossomas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
Lages-Silva, E; Pedrosa, AL; Ramirez, L.E. Participação em banca de Jorge Marcelo Marson.Variabilidade Genética das cepas do Trypanosoma cruzi em diferentes isolamentos do parasito. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
Lages-Silva, E; Silva, MBO; Pedrosa, AL. Participação em banca de Adriana Soares Padilha.Determinação do tropismo tecidual de duas populações do T.cruzi isoladas de uma mesma cepa por técnicas histopatógicas e moleculares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

6.
Lages-Silva, E; Pedrosa, AL; Silva, MBO. Participação em banca de Sandra maria Alkimim Oliveira.Comparação do comportamento biológico e genético de diferentes isolados do T.cruzi provenientes de uma mesma cepa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

7.
Lages-Silva, E; Rodrigues, VR. Participação em banca de Cristina Wide Pissetti.Análise do polimorfismo no promotor do gene Fator de Necrose Tumoral Alfa posição 308 em indivíduos com doença de Chagas crônica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Lages-Silva, E; Feitosa,LM. Professor Assistente Disciplina de Parasitologia DCB- UFTM. 2006. Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM.

2.
Lages-Silva, E; Pedrosa, AL; Dias,FL. Professor substituto disciplina de Biologia Molecular. 2005. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
Lages-Silva, E; Ballarim, ME; Michellin,M. Concurso para professor de 3° grau adjunto da disciplina de Biologia Molecular. 2002. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
Lages-Silva, E; Ramirez, L.E. Concurso para professor Adjunto da disciplina de Parasitologia. 2001. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
Lages-Silva, E; Mello MA; Massessini A. Seleção de doutorado. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29º Congresso Brasileiro de Microbiologia -CBM. Different populations of Pneumocystis jiroveci in bronchoalveolar lavage from HIV- individuals associated with indicators of immunosuppression and pathogenicity in Uberaba-Minas Gerais - Brazil. 2017. (Congresso).

2.
53º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical /Reunião de Pesquisa Aplicada em Chagas e Leishmanioses. . Perfis genéticos das populações do TcV e parasitemia em mães e filhos associados à transmissão congênita da doença de Chagas humana no Estado do Rio Grande do Sul .. 2017. (Congresso).

3.
53º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical /Reunião de Pesquisa Aplicada em Chagas e Leishmanioses. Presença de Amebas de Vida Livre geneticamente correlacionadas com Acanthamoeba em amostras da rotina hospitalar de líquído cefalorraquidiano e lavado bronco- alveolar. 2017. (Congresso).

4.
53º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical /Reunião de Pesquisa Aplicada em Chagas e Leishmanioses,. Comportamento biológico in vitro e experimental do TcV associado com a transmissão congênita da doença de Chagas humana: maior virulência e patogenicidade de cepas isoladas dos filhos. 2017. (Congresso).

5.
XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia,. Genotyping of Giardia duodenalis populations from children in two cities of the Triângulo Mineiro ? MG... 2017. (Congresso).

6.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Padrões Biológicos e genéticos das populações do T.cruzi :perspectivas atuais e potenciais correlaçoes clínicas. 2016. (Congresso).

7.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Associação do TcII com as populações sanguíneas do T.cruzi em jovens e idosos TcV e TcVI em jovens. 2016. (Congresso).

8.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical,. Genotipagem comparativa das populações de Giardia duodenalis circulantes em Conceição das Alagoas ? MG.. 2016. (Congresso).

9.
VI Encontro de Pesquisa em Parasitologia:Educação e Pesquisa.Influencia do parasito e do hospedeiro nas manifestaçoes clinicas da doença de Chagas. 2015. (Encontro).

10.
XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia SBP e XXIII Congreso Latinoamericano de Parasitología - FLAP,. Perfil molecular da Giardíase em Uberaba ? Minas Gerais. 2015. (Congresso).

11.
XXXReunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas.Da bancada ao campo alternativas de diagnóstico e prognóstico. 2014. (Outra).

12.
XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas , XVII Reunião Anual de Pesquisa em Leishmanioses. Produção de citocinas em células dendríticas murinas infectadas por cepas de diferentes DTUs de Trypanosoma cruzi. 2014. (Congresso).

13.
International Symposium on the Centenary of Chagas Disease.Geographic distribution of Trypanosoma cruzi genotypes and their association with clinical forms of Chagas disease in different states of Brazil.. 2009. (Simpósio).

14.
XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose. Diagnóstico e tratamento de paciente infectado por Trypanossoma cruzi. 2007. (Congresso).

15.
XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses. Co-infecção T.cruzi-HIV: lançamento de manual de recomendações para o diagnóstico e proposta para formação de rede. 2006. (Congresso).

16.
XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses. Quimioterapia do T.cruzi: correlação clínico-experimental. 2006. (Congresso).

17.
XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses. Novos conceitos em patogenia da doença de Chagas. Associação de populações do T.cruzi na transmissão congênita da doença de Chagas. 2006. (Congresso).

18.
1º Curso de Atualização em Temas Científicos.Técnicas Moleculares no Diagnóstico e caracterização dos Protozoarios. 2004. (Outra).

19.
8º Curso de Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais.Palestra : Laboratório em Parasitologia. 2004. (Outra).

20.
I Encontro Mineiro de Biomedicina. Ministrou o curso Diagnóstico das Infecções Parasitárias. 2003. (Congresso).

21.
XIX Reunião anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e VII Reunião de pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Palestrante: Populações do T.cruzi no ciclo evolutivo e na patogenia da doença de Chagas. 2003. (Congresso).

22.
XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Mesa redonda: Tripanossomas - (Trypanosoma rangeli). 2003. (Congresso).

23.
XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e VI Reunião Anual de Pesquisa aplicadaLeishmanioses.Oficina de Trabalho. 2002. (Oficina).

24.
xxix Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease and XVIII Meeting of Brazilian Society of Protozoology. Apresentação oral ; Genetic Characterization of T.cruzi in esophagic tissue from chagasic megaesophagus and in culture samples from patients with different clinical forms of Chagas disease. 2002. (Congresso).

25.
I Curso de Atualização em Parasitologia e Protozoologia.Palestrante : Parasitos Oportunistas emergentes. 2000. (Outra).

26.
Oficina de Seminários Científicos do IPATIMUP.Caracterização Genética do trypanosoma cruzi em tecidos utilizando a técnica de LSSP-PCR. 1999. (Oficina).

27.
XV reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e III Reunião de Pesquisa Aplicada em Leihsmanioses. Mesa Redonda: Patogenia da doença de Chagas: o papel das cepas e do hospedeiro Diversidade do T.cruzi no megaesôfago chagásico. 1999. (Congresso).

28.
XiV Reunião anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e II Reunião Anual de pesquisa aplicada em Leishmanioses. Mesa redonda: Diversidade do Parasito e Hospedeiro na Doença de Chagas. 1998. (Congresso).

29.
Curso Biologia Molecular Aplicada à Medicina.Palestra: Biologia molecular na análise de microorganismos. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lages-Silva, Eliane. XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em LeishmaniosesEUNIO DE. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tiago Pereira Lima. Comportamento experimental de populações mistas do Trypanosoma cruzi. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Katymilla Guimarães Girotto. Evolução da estrutura populacional de T. cruzi nas fases aguda e crônica tardia na infecção experimental,. Início: 2013. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

2.
Cristiane Pontes Andrade. Estudo clínico-experimental, caracterização biológica e genética das populações do Trypanosoma cruzi com potencial para reativação na co-infecção HIV/SIDA e na transmissão vertical da doença de Chagas, Orientador: Eliane Lages Silva.. Início: 2009. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
MARIA CLARA ALVES DE LIMA BRITO. MEGAESOFAGO CHAGÁSICO: AVALIAÇÃO DA RECIDIVA DE SINTOMAS E OCORRÊNCIA DE NEOPLASIA APÓS 17 ANOS DO TRATAMENTO CIRURGICO. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Paula Cristina Silva Almeida. Caracterização genética de cepas do Trypanosoma cruzi das DTUs TcV isoladas de mães e filhos infectados pela transmissão congênita humana. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Helioswilton Sales de Campos. Comportamento experimental de populações mistas do Trypanosoma cruzi II e I e sua influência na reativação da infecção na fase crônica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

2.
Mariana Beatriz Guimarães de Ávila. Análise in vitro e in vivo do Comportamento Biológico e Genético dos Diferentes Grupos Taxonômicos do Trypanosoma cruzi.. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Eliane Lages Silva.

3.
Poliana Lucena Nunes. Frequência de Amebas de Vida Livre (AVL) em ambientes aquáticos e sua relação com o potencial patogênico em Uberaba - MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, REUNIPrograma de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universida. Orientador: Eliane Lages Silva.

4.
Sibeli Bonafé Santos Cembranelli. Caracterização genética e experimental do potencial patogênico da Entamoeba gingivalis na doença periodontal humana. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

5.
Marden Estevão Mattos Junior. Influência do Parasito e do Hospedeiro no Potencial Patogênico do T. cruzi na Fase Aguda da Infecção Experimental em Camundongos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

6.
Cristiane Pontes Andrade. Estudo clínico-experimental das populações do Trypanosoma cruzi associados com a reativação da doença de Chagas humana. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

7.
Henrique Borges Kappel. Correlação clinico-experimental da suscetibilidade das cepas de T.cruzi I e T.cruzi II á quimioterapia especifíca. 2006. Dissertação (Mestrado em Pos graduação Mediicna Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

8.
Sandra Maria Alkmim Oliveira. valiação da parasitemia e dos perfis genéticos do Trypanosoma cruzi antes e após tratamento específico em pacientes chagásicos crônicos de área endêmica na Bahia,. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

9.
Jorge Marcelo Marson. Caracterização dos grupos e subgrupos das cepas do T.cruzi isoladas em diferentes regiòes geográficas do Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Pos graduação Mediicna Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

10.
Bethanea Crema Peghini. Caracterização genotípica e fenotípica da amostras de Cryptosporidium parvum isoladas de pacientes HIV -AIDS atendidos no HE da FMTM. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Lages Silva.

11.
Marlene Cabrini dos Santos. Estudo da fase crônica da infecção e reinfecção por trypanosoma cruzi em hamsters: avaliação e caracterização da Cepa VIC por métodos parasitológicos, anatomopatológicos, imunohistoquímicos e de biologia molecular. 2000. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Eliane Lages Silva.

Tese de doutorado
1.
Poliana Lucena Nunes. Avaliação de Amebas de Vida Livre (AVL) e bactérias relacionadas à assistência em saúde em amostras ambientais do HC-UFTM de Uberaba-MG.,. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

2.
Fabiana Martins Motta. Variabilidade genotípica e intragenotípica das populações de Giardia duodenalis procedentes de crianças em duas cidades do Triângulo Mineiro,. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

3.
Sibeli Bonafé Santos Cembranelli. Detecção e caracterização das populações de Entamoeba gingivalis e Trichomonas tenax isolaas de indivíduos HIV/SIDA e HIV negativo e avaliação do potencial patogênico de Trichomonas tenax. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

4.
Henrique Borges Kappel. Comportamento Biológico, Imunológico e Molecular do Trypanosoma cruzi I em vetores emergentes e papel da linhagem na patogênese da doença de Chagas no Brasil,. 2015. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, REUNIPrograma de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universida. Orientador: Eliane Lages Silva.

5.
Elaine Cristina Bento da Silva. Caracterização biológica e genética de tripanossomatídeos provenientes de diferentes reservatórios silvestres obtidos em região de alta endemicidade para doença de Chagas.. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Lages Silva.

6.
Sandra Maria Alkmim Oliveira. Análise Comparativa da Transmissão Congênita Experimental da Doença de Chagas Induzida por Cepas do TcV Isoladas de Amostras Humanas de Mães e dos seus Filhos Infectados. 2012. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Lages Silva.

7.
Daniela de Stefani Marquez. Caracterização Biológica e Molecular das cepas do T. rangeli isoladas no Triângulo Mineiro. 2000. Tese (Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Lages Silva.

8.
Vitorino Modesto dos Santos. Estudo parasitológico, funcional e morfológico do pâncreas de hamsters durante infecção aguda e crônica pelo Trypanosoma cruzi. 1999. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Coorientador: Eliane Lages Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lívia Déo Gonçalves. Pesquisa de Pneumocystis jirovecii em amostras de lavado brônquico-alveolar coletadas no Hospital de Clínicas da UFTM.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

2.
Lais de Melo Valente. pesquisa de Amebas de vida livre em amostras de líquido cefalo-raquidiano e lavado broncoalveolar no HC -UFTM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

3.
Caligo Rocha Brasil. Epidemiologia molecular da giardíase em Uberaba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

4.
André Guilherme da Costa Martins.. Associação entre os diferentes genótipos do Trypanosoma cruzi e a transmissão congênita da doença de Chagas experimenta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

5.
Wanessa Maria dos Santos.. Caracterização biológica e avaliação do potencial para reativação das populações do Trypanosoma cruzi isoladas de pacientes com a forma digestiva da doença. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

6.
Bruno Campos. Epidemiologia molecular da giardíase em Uberaba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

7.
Isabella Guirelli Santana. Avaliação do potencial para reativação das populações do Trypanossoma cruzi isoladas de pacientes HIV. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

8.
Jorge Marcelo Marson. Variabilidade Genética das cepas do T.cruzi em diferentes isolamentos do parasito. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

9.
Adriana Soares Padilha. Determinação do tropismo tecidual de duas populações do T.cruzi isoladas de uma mesma cepa por técnicas histopatológicas e moleculares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

10.
Sandra Maria Alkmim Oliveira. Comparação do comportamento biológico e genético de diferentes isolados do T.cruzi provenientes de uma mesma cepa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

Iniciação científica
1.
Lilian Esteves Marques. Ocorrência de Trichomonas tenax e Pneumocystis jirovecii na cavidade oral de indivíduos HIV/SIDA e sua associação com carga viral e contagem de linfócitos T CD4+. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

2.
GUILHERME DA SILVA GOMES. Ocorrência de Entamoeba gingivalis e Pneumocystis jirovecii na cavidade oral de indivíduos HIV/SIDA e sua associação com carga viral e contagem de linfócitos T CD4+. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

3.
ANA LIVIA DEO GONÇALVES. Pesquisa de Amebas de Vida Livre em amostras de líquido cefalorraquidiano e lavado broncoalveolar armazenadas no Serviço de Patologia Clínica do HC/UFTM. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

4.
VANESSA DIB SALGE. ASSOCIAÇÃO DA MICROBIOTA ORAL EM INDIVÍDUOS HIV POSITIVOS E HIV NEGATIVOS COM A OCORRÊNCIA DE ENTAMOEBA GINGIVALIS E TRICHOMONAS TENAX. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

5.
Ana Lívia Déo. Ana Lívia Déo 421189688-17 1/9/2015 a 30/3/2016. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

6.
Aline Paiva Pereira. Avaliação da variabilidade intra-específica de isolados de Trichomonas tenax.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Eliane Lages Silva.

7.
Marcelo Trevisan Neves Okano. Pesquisa de Amebas de Vida Livre em pacientes com lesões de pele e caracterização genética dos isolados de Acanthamoeba spp. e Ballamuthia mandrillaris. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

8.
Rafael Freire de Castro. Comportamento experimental de populações mistas do Trypanosoma cruzi I, II e IV. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

9.
Fernanda de Oliveira Souto. Avaliação da ocorrência e caracterização dos perfis biológicos e genéticos de Entamoeba gingivalis e Trichomonas tenax na cavidade bucal de pacientes HIV/SIDA.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

10.
Samuel de Carvalho Silva. Avaliação in vivo do potencial patogênico de cepas Trichomonas tenax após re-isolamento. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

11.
Carolina Delgado Lima. Avaliação da contaminação de cabos de talheres por fungos, bacteria e protozoarios em restaurantes tipo self-servive. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

12.
Kairo Alexandre Alves Silveira. Avaliação in vivo do potencial patogênico de Trichomonas tenax. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

13.
Patrícia Gabriella Rocha Carneiro García-Zapata. Estudo clínico-experimental das populações do Trypanosoma cruzi associadas ao envolvimento exclusivo do sistema nervoso central na reativação da doença de Chagas humana. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

14.
Luisa Tizziotti Cottas. Avaliação da variabilidade Biológica e genética das Populações hibridas do T.cruzi em camundongos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

15.
Luís Henrique Jun Shimokawa. Avaliação da Frequência de Amebas de Vida em Piscinas e Móteis de Uberaba e região e Caracterização dos genótipos de Acanthamoeba com Potencial Patogênico. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

16.
Agnaldo Jose Soares Filho. Giardíase canina: Caracterização dos genótipos em área Urbana e rural e validação da tecnica de lise alcalina para extração de DNA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

17.
André Guilherme da Costa Martins. Associação entre os Diferentes Genótipos do Trypanosoma cruzy e a Transmissão Congênita da Doença de Chagas Experimental.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

18.
Túlio Thomaz Richinho. Prevalência de protozoários bucais em discentes, funcionário e pacientes HIV/AIDS atendidos no ambulatório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba MG. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

19.
Caligo Rocha Brasil. Epidemiologia molecular da giardíase em Uberaba. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

20.
Rodrigo Pierami. Tropismo tecidual o T. cruzi e T. rangeli detectado pela PCR em Didelphis albiventris na região do Triângulo Mineiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eliane Lages Silva.

21.
Luiz Carlos de Oliveira Resende. TRANSMISSÃO ORAL DA DOENÇA DE CHAGAS: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INFECTANTE DE DIFERENTES CEPAS DO T.CRUZI I E T.CRUZI II EM CAMUNDONGOS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

22.
Pedro Emílio Tosta. T. cruzi I : COMPORTAMENTO BIOLÓGICO E SELEÇÃO DE POPULAÇÕES DAS CEPAS ISOLADAS DE MINAS GERAIS E BAHIA EM DIFERENTES MODELOS EXPERIMENTAIS. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM, PIBIC- CNPQ. Orientador: Eliane Lages Silva.

23.
Elber Tadeu Torres. T.cruzi I: comportamento biológico e seleção de populações das cepas isoladas de Minas Gerais e Bahia em diferentes modelos experimentais. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

24.
Marco Borges Pavanelli. Frequencia de amebas de vida livre e outros agentes no muco nasal de indivíduos imunocompetentes e imunodeficientes em Uberaba- MG e sua associação com as manifestações clínicas das vias aereas superiores. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

25.
Graziela de Castro Massa. Influência da Imunossupressão na caracterização genética do T.cruzi em diferentes modelos experimentais da doença de Chagas. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

26.
Graziella Resende Vilela. Avaliação da seleção de subpopulações do t.cruzi pelos diferentes animais usados como modelos no estudo da doença de Chagas experimental. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

27.
Samir Pereira. Evolução das alterações eletromanométricas do esôfago de hamsters infectados com T. cruzi e sua correlação com as alterações histopatológicas e tropismo tissular nas fases aguda e crônica da doença de Chagas. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

28.
Rodrigo Silveira de Almeida. Alterações eletrofuncionais do esôfago de hamsters infectados por T.cruzi nas fases aguda e crônica da doença de Chagas. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

29.
Sérgio Anacleto. Influência da imunossupressão induzida por ciclofosfamida na gênese das lesões e alterações do tubo digestivo de camundongos infectados com T. cruzi. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

30.
Debora Anny de Oliveira Melo. Quantificação do inóculo mínimo necessário para obtenção de positividade em xenodiagnóstico realizados com diferentes cepas do T. cruzi. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

31.
Leandro Angel Gasques Rodrigues. Estudo dos mecanismos de transmissão da cystoisospora (isospora) belli em Uberaba(MG), Brasil. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.

32.
Cristina Gobbo Cançado. Efeito da imunossupressão com ciclofosfamida sobre camundongos cronicamente infectados com cepas do T. cruzi isoladas de pacientes HIV+. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Lages Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CÂMARA, ANTONIA CLÁUDIA JÁCOME2013CÂMARA, ANTONIA CLÁUDIA JÁCOME ; Lages-Silva, Eliane ; SAMPAIO, GEORGE HARISSON FELINTO ; D'ÁVILA, DANIELLA ALCHAAR ; CHIARI, EGLER ; GALVÃO, LÚCIA MARIA DA CUNHA . Homogeneity of Trypanosoma cruzi I, II, and III populations and the overlap of wild and domestic transmission cycles by Triatoma brasiliensis in northeastern Brazil. Parasitology Research (1987. Internet), v. 112, p. 1543-1550, 2013.

2.
DIAS, JOÃO CARLOS PINTO2016 DIAS, JOÃO CARLOS PINTO RAMOS JR., ALBERTO NOVAES GONTIJO, ELIANE DIAS LUQUETTI, ALEJANDRO SHIKANAI-YASUDA, MARIA APARECIDA COURA, JOSÉ RODRIGUES TORRES, ROSÁLIA MORAIS MELO, JOSÉ RENAN DA CUNHA ALMEIDA, EROS ANTONIO DE OLIVEIRA JR., WILSON DE SILVEIRA, ANTÔNIO CARLOS REZENDE, JOFFRE MARCONDES DE PINTO, FABIANE SCALABRINI FERREIRA, ANTONIO WALTER RASSI, ANIS FRAGATA FILHO, ABÍLIO AUGUSTO SOUSA, ANDRÉA SILVESTRE DE CORREIA, DALMO JANSEN, ANA MARIA ANDRADE, GLAUCIA MANZAN QUEIROZ BRITTO, CONSTANÇA FELÍCIA DE PAOLI DE CARVA PINTO, ANA YECÊ DAS NEVES RASSI JR., ANIS CAMPOS, DAYSE ELISABETH ABAD-FRANCH, FERNANDO , et al.SANTOS, SILVANA ELOI CHIARI, EGLER HASSLOCHER-MORENO, ALEJANDRO MARCEL MOREIRA, ELIANE FURTADO MARQUES, DIVINA SEILA DE OLIVEIRA SILVA, ELIANE LAGES MARIN-NETO, JOSÉ ANTONIO GALVÃO, LÚCIA MARIA DA CUNHA XAVIER, SERGIO SALLES VALENTE, SEBASTIÃO ALDO DA SILVA CARVALHO, NOÊMIA BARBOSA CARDOSO, ALESSANDRA VIANA SILVA, RAFAELLA ALBUQUERQUE E COSTA, VERUSKA MAIA DA VIVALDINI, SIMONE MONZANI OLIVEIRA, SUELENE MAMEDE VALENTE, VERA DA COSTA LIMA, MAYARA MAIA ALVES, RENATO VIEIRA ; 2 nd Brazilian Consensus on Chagas Disease, 2015. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 49, p. 3-60, 2016.



Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADMINISTRATIVA
Responsável pela Disciplina de Parasitologia, Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Fevereiro 1994 à Fevereiro 1995.

CIENTÍFICA
Biologia do Trypanosoma cruzi, variação genética do T. cruzi, quimioterapia na doença de Chagas experimental, doença de Chagas x infecção pelo HIV, reagudização da doença de Chagas x anticorpos líticos, reinfecção na doença de Chagas experimental, epidemiologia da isosporíase e da criptosporidiose em pacientes HIV positivo. 

TÉCNICA
Realização de Xenodiagnóstico e Hemocultura para o T. cruzi, dosagem de anticorpos líticos anti-T. cruzi, diagnóstico parasitológico da criptosporidiose e da isosporiase. 
Assessoria na Avaliação de Trabalhos para publicaçào na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, desde 1993 até o momento

DOCENTE
Disciplina de Parasitologia - graduação nos cursos:Medicina,Enfermagem e Biomedicina.
Pós-graduação: Patologia Geral, Patologia Clínica e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:31:42