Neyde de Castro Veneziano Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3040338474217532
  • Última atualização do currículo em 10/06/2017


Graduada em Letras pela Universidade Católica de Santos (1967), fez mestrado em Artes (teatro) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Artes (teatro) pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado na Italia, (1999/2000) sobre Dario Fo, (em Milão e na Universidade de Bolonha). Defendeu Livre Docência em 2002. Publicou cinco livros sobre Teatro de Revista. É autora do único livro em língua portuguesa sobre Dario Fo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, teatro popular, teatro brasileiro, ator e comédia. Foi Chefe do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP e Professora de Teatro Brasileiro. Orientou diversos Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados.Como encenadora, já dirigiu 40 espetáculos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neyde de Castro Veneziano Monteiro
Nome em citações bibliográficas
VENEZIANO, Neyde

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.
Rua Elis Regina, s/n
Cid. Univers. Zeferino Vaz
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32893588
URL da Homepage: http://www.iar.unicamp.br/posgraduacao


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1993
Doutorado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Não adianta chorar: identidade do teatro de revista brasileiro, Ano de obtenção: 1993.
Orientador: Renata Pallottini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: teatro popular; interpretação; gêneros; teatro ligeiro; poética do teatro de revista brasileiro; encenação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1985 - 1989
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Renata Pallottini.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: dramaturgia revisteira; teatro brasileiro; convenções; procedimentos; teatro de revista; teatro popular.
1968 - 1970
Especialização em Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1964 - 1967
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2001
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A CENA DE DARIO FO: o exercício da imaginação, Ano de obtenção: 2001.
Palavras-chave: direção teatral; encenação; rigor; improviso; tradição; contemporaneidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
1999 - 2001
Pós-Doutorado.
Università di Bologna, UNIBO, Itália.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 2

Vínculo institucional

1987 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pleno Colaborador Voluntário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora aposentada pela UNICAMP, atualmente trabalhando como Professora Voluntária

Atividades

6/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Pós Graduação.

3/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Pós Graduação.

10/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

3/2000 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
at 318 B - Tópicos especiais: Rigor e improviso na criação artística: o modelo Dario Fo
3/1988 - 12/1994
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Teatro No Brasil I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
4/1994 - 4/1994
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.

Atividade realizada
1994 - Palestra sobre Montagem Teatral.
3/1991 - 3/1994
Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
8/1991 - 11/1991
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Organizadora do 1° Ciclo de Arte e Sociedade no Brasil.
3/1988 - 10/1991
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

3/1988 - 10/1991
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.

Atividade realizada
Direção de espetáculos teatrais.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador sem remuneração, Carga horária: 4
Outras informações
Aprovada em concurso para a categoria Professor Assistente Doutor - MS3 , na disciplina Direção Teatral. Lecinou um semestre (em 1996). Não foi contratada por ser professora aposentada da UNICAMP

Atividades

3/1990 - 7/1998
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Teatro de Revista no Brasil
O Teatro de Revista no Brasil I
O Teatro de Revista no Brasil II
Teatro Musical Brasileiro
6/1996 - 12/1996
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção Teatral
7/1994 - 7/1994
Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora dos Debates no Festival de Teatro da USP.
7/1992 - 7/1992
Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes.

Atividade de extensão realizada
Jurada no Festival de Teatro da USP.

Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4
Outras informações
O teatro popular brasileiro ? (módulo n. 2) do Curso de pós-graduação latu-sensu Teatro Brasileiro da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UNISANTOS Duração: 20 horas

Vínculo institucional

1977 - 1987
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

3/1998 - 6/1998
Ensino, Faculdade de Filosofica Ciências e Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O teatro popular brasileiro - (módulo n. 2)
3/1985 - 10/1990
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicações, Faculdade de Comunicações.

Atividade realizada
Diretora do Grupo Experimental de Teatro UNISANTOS.
3/1985 - 3/1987
Direção e administração, Faculdade de Comunicações, Departamento de Jornalismo.

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Jornalismo.
3/1977 - 2/1987
Ensino, Comunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro
Cinema
Jornalismo Cinematográfico
Telejornalismo
3/1983 - 6/1983
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Unisantos, Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso de Cultura Brasileira.
3/1979 - 11/1979
Extensão universitária , Faculdade de Comunicações, Departamento de Jornalismo.

Atividade de extensão realizada
Curso de Interp[retação Teatral.

Escola Superior de Educação de Coimbra, ESEC, Portugal.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Atividades

10/2004 - 3/2005
Ensino, Curso Superior de Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Um autor particularmente significativo: Dario Fo
Projeto de intervenção cênica.

Escola Ballet Teatro do Porto, EBT, Portugal.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

11/2004 - 2/2005
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pratica de Interpretação: O Modelo Dario Fo
História do Teatro: Dario Fo
11/2004 - 2/2005
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de interpretação
História do Teatro

Escuela Internacional de Cine y Tv, EICTV, Cuba.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30
Outras informações
Este é um curso de pós-graduação em dois anos, oferecido em módulos condensados, ministrados por professores especialistas de diferentes nacionalidades. As aulas foram diárias, nos períodos matutino (2 horas) e vespertino (3 horas).

Atividades

8/1998 - 9/1998
Ensino, Alta Especialización e Pos Grado de Cine e TV, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Dirección Escénica en Teatro Musical

Universidade Lusíada, UNILUS, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (CLT), Carga horária: 20

Atividades

3/1997 - 11/1997
Ensino, Curso de Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Linguagem da Encenação Teatral
3/1984 - 12/1986
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação
Introdução ao Teatro
3/1984 - 6/1986
Direção e administração, Faculdade de Educação Artística, Curso de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenadora de curso.

Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1976
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 12

Atividades

3/1972 - 12/1976
Ensino, Faculdade de Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão Artística.
Comunicação e Expressão em Língua Nacional


Linhas de pesquisa


1.
Teatro Popular
2.
Dramaturgia
3.
Teatro Musical
4.
Teatro Brasileiro
5.
A construção Poética da Cena: o corpo em representação. Arte Cultura e Sociedade.
6.
Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Expressão e Representação.
7.
Rigor e Improviso. Arte Cultura e Sociedade.
8.
O popular e a cena. Grupo de Pesquisa. Arte Cultura e Sociedade.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
A cena popular brasileira da convenção à reinvenção
Descrição: Objetivo: estudar o teatro brasileiro, enfocando os gêneros populares - do teatro de revista aos musicais contemporâneos, bem como o ator brasileiro desta estética popular. Verificar procedimentos dramatúrgicos e atorais na construção da moderna cena brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A ATUALIZAÇÃO DO POPULAR Carregando a tradição da revista e do melodrama para o território líquido das fusões.
Descrição: O Projeto A Atualização do Popular: carregando a tradição da revista e do melodrama para o território líquido das fusões é uma continuação das pesquisas que realizamos anteriormente com sob o título Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama (Processo 308835/2006-9) e Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro. A pesquisadora e o Grupo de Pesquisa preocupam-se com o cruzamento de resultados obtidos, entre teatro de revista e melodrama, dois gêneros emblemáticos da estética popular brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2003
Rigor e improviso no popular teatro musical brasileiro
Descrição: Pesquisa dos processos criativos e dos fatores que caracterizam o estilo teatral considerado popular, levando-se em conta tradição, técnica e contemporaneidade, através dos procedimentos utilizados no teatro musical brasileiro, especialmente, no teatro de revista brasileiro. RESUMO Nossa proposta é a de verificar quais procedimentos técnicos colhidos na tradição do teatro popular musical brasileiro podem ser reaproveitados na cena moderna, incluindo as áreas da dramaturgia, interpretação e encenação, considerando a inter-relação destes três estágios como essencial na construção do espetáculo contemporâneo. Da mesma forma, como fizemos anteriormente com relação ao Teatro de Revista, e com a investigação da cena de Dario Fo, produziremos um trabalho reflexivo a partir da pesquisa documental, de campo e experimental. Como conteúdo da problemática que se vai estudar teremos a questão do intérprete diante do projeto de encenação em linguagem popular, diante do texto, de seu personagem-tipo e, conseqüentemente, diante da atualidade e diante de um público heterogêneo. Estas etapas não necessitam de carregar contradições entre si. Podem e devem formar uma organicidade. Ligada a leis e tradições, a estética popular de teatro pressupõe uma determinada forma de encenação a qual depende, por sua vez, de uma dramaturgia específica, elástica e comprometida com o seu tempo. A tarefa à qual estamos nos propondo abrigará pesquisa, observação e experimentação não apenas dos processos criativos de artistas preparados para a linguagem do teatro ligeiro e musical, mas também no levantamento do instrumental e de acervos técnicos que abastecem dramaturgos, elencos e diretores na composição de personagens-tipo e em ação, ao criarem seus espetáculos concebidos, pensados e direcionados a públicos contemporâneos seus. Trata-se um trabalho de constatações que, ao conciliar teoria e prática, deverá fornecer amplo material, o qual ficará disponível para a cena brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador / Luiz Carlos Leite - Integrante / Célio Avancini - Integrante / Daniele Pimenta - Integrante / Clodoaldo Medina - Integrante / Virginia Maria de Souza Namur - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 29
2000 - 2002
Rigor e improviso no teatro popular: uma pesquisa com Dario
Descrição: Pesquisa dos processos criativos e dos fatores que caracterizam o estilo teatral considerado popular, levando-se em conta tradição, técnica e contemporaneidade. O Modelo analisado e pesquisado é a dramaturgoia de Dario Fo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2009
Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: Urdimento (UDESC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Brasileiro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Popular.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Indicação Prêmio Shell de Melhor Direção pelo espetáculo Mistero Buffo, SHELL.
2012
Indicação Prêmio CPT como Melhor Espetáculo por Mistero Buffo, Cooperativa Paulista de Teatro.
2012
Prêmio Myriam Muniz, FUNARTE.
2011
Premio CAPES DE TESE (orientadora) - Edição 2010, CAPES.
2007
PAC - Programa de Ação Cultural, Secretaria do Estado da Cultura - SP.
1996
Prêmio RIOARTE - Bolsa Dramaturgia, Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.
1996
Prêmio LINC - Lei de Incentivo à Cultura - Projeto Piolim, Secretaria do Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
1992
Prêmio Estímulo, Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas.
1989
Prêmio Rui Ribeiro Couto: Melhor Diretora Teatral., UBE - União Brasileira de Escritores.
1989
Prêmio A.P.C.A. - Dramaturgia, Associação Paulista de Críticos de Arte.
1988
Prêmio Destaque pela Pesquisa e Texto - Revistando o Teatro de Revista, Jornal Diário Popular.
1988
Prêmio Comunicação - com Revistando o Teatro de Revista, XII Festival do SESC (SP).
1988
Prêmio Melhor Espetáculo - Revistando o Teatro de Revista, XII Festival do SESC.(SP).
1988
Prêmios Melhor Espetáculo (júri especial e júri popular) Revistando., X Festival Nacional de Teatro de S.José do Rio Preto..
1988
Prêmio Melhor Direção e Melhor Espetáculo, 8a Mostra Estadual de Teatro de Tatuí..
1988
Prêmio Especial pela Pesquisa, Texto e Encenação, II Festival Nacional de Teatro Universitário de Blumenau.
1987
Prêmio Melhor Espetáculo - Procurando Firme, Festival de Teatro de S.José do Rio Preto..
1986
Prêmio Melhor Espetáculo - O Noviço, II Festival de Teatro da Cidade de São Paulo..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Neyde Veneziano2015Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . A Arte do Ator no Teatro de Revista. Caderno Registro Macu, v. 1, p. 72-81, 2015.

2.
VENEZIANO, Neyde2012VENEZIANO, Neyde. Preconceito e Teatro Musical. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 1, p. 36-44, 2012.

3.
VENEZIANO, Neyde2011VENEZIANO, Neyde. O Sistema Vedete. Repertório Teatro & Dança, v. 17, p. 40-57, 2011.

4.
VENEZIANO, Neyde2010VENEZIANO, Neyde. O Ator Cômico e seus procedimentos. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 1, p. 80-91, 2010.

5.
VENEZIANO, Neyde2010VENEZIANO, Neyde. É brasileiro, já passou de americano. Poiésis (Niterói), v. 16, p. 52-61, 2010.

6.
VENEZIANO, Neyde2010VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo.. Poiésis (Niterói), v. 16, p. 9-11, 2010.

7.
VENEZIANO, Neyde2010VENEZIANO, Neyde; NAMUR, Virgínia ; RIBEIRO, Martha ; VINHOSA, Luciano . De crioulo doido: paródia, vanguardas e teatro de revista. Poiésis (Niterói), v. 16, p. 12-23, 2010.

8.
VENEZIANO, Neyde2010VENEZIANO, Neyde; COLLACO, V. R. M. ; FALEIRO, José Ronaldo ; RIBEIRO, Martha ; VINHOSA, Luciano . Uma Pesquisa Prática do Musical na Universidade: Encontro com Aracy Cortes. Poiésis (Niterói), v. 6, p. 24-39, 2010.

9.
VENEZIANO, Neyde2010VENEZIANO, Neyde; RUBIM, Mirna ; RIBEIRO, Martha ; VINHOSA, Luciano . Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Poiésis (Niterói), v. 16, p. 40-51, 2010.

10.
VENEZIANO, Neyde2006VENEZIANO, Neyde. Teatro na estante e teatro no palco: considerações sobre a língua viva do teatro popular. Moringa (João Pessoa), v. 1, p. 65-75, 2006.

11.
VENEZIANO, Neyde2004VENEZIANO, Neyde. Teatro Intergerações: processo e resultado de um espetáculo jovem e idoso.. A Terceira Idade, São Paulo, v. 15, n.31, p. 70-81, 2004.

12.
VENEZIANO, Neyde2004VENEZIANO, Neyde. Revistando o baú revisteiro. O Percevejo, UNIRIO, v. 13, p. 30-41, 2004.

13.
VENEZIANO, Neyde2003VENEZIANO, Neyde. Dramaturgia e fala. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), Maceió, v. n.26, p. 149-157, 2003.

14.
VENEZIANO, Neyde2003VENEZIANO, Neyde. As histórias de Dario Fo ou a arte da fabulação.. Repertório Teatro & Dança, Universidade Federal da Bahia, n.6, p. 39-46, 2003.

15.
VENEZIANO, Neyde2003VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista brasileiros e suas conexões.. Letterature d'America, Università di Roma, v. 97, p. 49-70, 2003.

16.
VENEZIANO, Neyde2000VENEZIANO, Neyde. Espelho invertido. O Percevejo, UNIRIO, n.8, p. 74-86, 2000.

17.
VENEZIANO, Neyde1999VENEZIANO, Neyde. Cacilda Becker, tantas em uma!. Revista Renascença, Santos / SP, v. 1, p. 6-6, 1999.

18.
VENEZIANO, Neyde1996VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical (como fazer). Teatro da Juventude, SECULT - São Paulo, v. 1, n.5, p. 8-10, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções.. 2. ed. São Paulo: SESI-SP editora, 2013. v. 1. 364p .

2.
VENEZIANO, Neyde. As Grandes Vedetes do Brasil. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. v. 1. 300p .

3.
PEREIRA, T. A. C. ; VENEZIANO, Neyde . Theatro Guarany: o renascer de um palco centenário. 1. ed. Santos: Editora Comunicar, 2008. v. 1. 143p .

4.
VENEZIANO, Neyde. De Pernas paro Ar: Teatro de Revista em São Paulo. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2006. v. 1000. 332p .

5.
VENEZIANO, Neyde. A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação.. 1. ed. São Paulo: Editora Códex, 2002. v. 1. 232p .

6.
VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar : Teatro de Revista Brasileiro, Oba!. 1. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996. v. 2000. 204p .

7.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil : Dramaturgia e Convenções. 1. ed. Campinas: Editora Pontes e Editora da UNICAMP, 1991. v. 2000. 194p .

Capítulos de livros publicados
1.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista. In: João Roberto Faria. (Org.). História do Teatro Brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. 1ed.São Paulo / SP: Perspectiva- Edições SESC SP, 2012, v. 1, p. 436-455.

2.
VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, Mario Fernando ; MONTAGNER, D. . Ser La Minima: uma bela escolha. In: Grupo La Minima. (Org.). La Minima em Cena. 1ed.São Paulo: SESI-SP-EDITORA, 2012, v. 1, p. 161-162.

3.
PEREIRA, T. A. C. ; VENEZIANO, Neyde ; Guimarães, Carmelinda . Retrato Vivo da Arte. In: Taís Assunção Curi Pereira. (Org.). Theatro Guarany: o renascer de um palco centenário. 1ed.Santos: Editora Comunicar, 2008, v. 1, p. 121-122.

4.
VENEZIANO, Neyde. Teatro de revista no compasso com a história: conexões imediatas e atuais.. In: Sheila Diab Maluf; Ricardo Bigi de Aquino. (Org.). Dramaturgia em cena. Maceió: EDUFAL, 2006, v. 1, p. 261-278.

5.
VENEZIANO, Neyde. Minha Arma por um Violino. In: Newton Canito; Paula Bertola. (Org.). Acorda Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Gente, 2006, v. 1, p. 171-184.

6.
VENEZIANO, Neyde. Compadre e Comadre; Coplas; Music Hall; Musicado, Teatro; Musical, Teatro; Mutação; Teatro de Revista; Vaudeville; Sainete; Vedete; Zarzuela;. In: J. Guinsburg; João Roberto Faria; Mariangela Alves de Lima. (Org.). Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos. 01ed.São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2006, v. 1, p. 96-307.

7.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista e os ideiais da Semana de Arte Moderna. In: Ricardo Bigi de Aquino; Sheila Diab Maluf. (Org.). DRAMATURGIA E TEATRO. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2004, v. 1, p. 243-251.

8.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista.. In: Centro Cultural Banco do Brasil; Entourage Produções Artísticas; UNIRIO. (Org.). O teatro através da história.. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994, v. 2, p. 139-155.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENEZIANO, Neyde. Um espetáculo popular, no bom sentido.. O Estado de São Paulo, São Paulo - SP, p. 15 - 15, 19 set. 2010.

2.
VENEZIANO, Neyde; Guimarães, Carmelinda ; EWALD, Rubens . TEFFI, GEXTUS & Cia.. Depois da Cena, Santos / SP, p. 36 - 41, 03 abr. 2009.

3.
VENEZIANO, Neyde. O teatro vivo do popular Dario Fo. Gazeta Mercantil - Fim de Semana, São Paulo - SP, p. E2 - E2, 13 fev. 2009.

4.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Ibero-Americano: movido pelo ritmo. Nossa América - Revista do Memorial da América Latina, São Paulo = SP, p. 18 - 25, 30 mar. 2008.

5.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Ibero-Americano: Escenificación de Estetica Corporal. Nuestra America, São Paulo - SP, p. 18 - 25, 30 mar. 2008.

6.
VENEZIANO, Neyde. Bregada, viu?. Gazeta Mercantil, São Paulo / SP, p. 3 - 3, 10 nov. 2001.

7.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de Soffredini: tu viu?. A Folha, São Carlos / SP, p. 2 - 2, 28 out. 2001.

8.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de Soffredini: tu viu?. O Repórter, São Carlos / SP, p. 2 - 2, 25 out. 2001.

9.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de Soffredini. A Tribuna, Santos / SP, p. 3 - 3, 21 out. 2001.

10.
VENEZIANO, Neyde. Ironia feita de tragédia. Gazeta Mercantil, São Paulo / SP, p. 3 - 3, 05 ago. 2000.

11.
VENEZIANO, Neyde. Sobre teatro!. Revista Chapéu de Sol, Santos / SP, , v. 6, p. 13 - 14, 03 nov. 1999.

12.
VENEZIANO, Neyde. Ensaio sobre o ponto, uma figura do passado!. A Tribuna, Santos / SP, p. 3 - 3, 14 fev. 1999.

13.
VENEZIANO, Neyde. João Albano: uma perda em 97!. A Tribuina, Santos / SP, p. 3 - 3, 26 dez. 1997.

14.
VENEZIANO, Neyde. TEFFI: um trabalho de grupo.. A Tribuna, Santos / SP, p. 7 - 7, 15 nov. 1994.

15.
VENEZIANO, Neyde. Uma profunda tradição no Litoral.. Jornal de Artes Cênicas / FUBARTE / MINC, Rio de Janeiro, p. 11 - 11, 13 jan. 1989.

16.
VENEZIANO, Neyde. A vez do sonho.. Revista First Class, São Paulo / SP, , v. 1, p. 27 - 27, 07 maio 1987.

17.
VENEZIANO, Neyde. Da tradição teatral santista.. Revista Enfoco, Santos / SP, , v. 1, p. 11 - 11, 19 jun. 1985.

18.
VENEZIANO, Neyde. Um passado digno merece um futuro melhor.. Revista Enfoco, Santos / SP, , v. 2, p. 8 - 8, 17 ago. 1984.

19.
VENEZIANO, Neyde. Vamos nos sentar à sombra das árvores e ouvir histórias de reis e rainhas.. Revista Boletim, Santos / SP, , v. 16, p. 7 - 9, 15 jun. 1978.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENEZIANO, Neyde. Entre Lágrimas e Carnaval: dramaturgia das cenas revisteira e melodramática. In: V Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. os trabalhos e os diasdas artes cênicas: ensinar, fazer, pesquisar dança e teatro e suas relações. Rio de Janeiro: Abrace e Editora Sete Letras, 2006. v. 1. p. 40-42.

2.
VENEZIANO, Neyde. A encenação da Fundação da Vila de São Vicente:dramaturgia popular em espaços não convencionais.. In: III Congresso ABRACE, 2003, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cenicas. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2003. v. 1. p. 223-225.

3.
VENEZIANO, Neyde. Da direção. In: Festival de Teatro da USP, 1994, Ribeirão Preto / SP. In debate - IV Festival Universitário da USP. p. 3-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VENEZIANO, Neyde. Os procedimentos de Dario Fo.. In: II CONGRESSO DA ABRACE, 2001, SALVADOR. Livro de resumos do II Congresso da ABRACE. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. p. 28-28.

Artigos aceitos para publicação
1.
VENEZIANO, Neyde. APRESENTAÇÃO. Teatro Musical: da Tradição ao Contemporâneo. Revista Poiésis, 2011.

2.
VENEZIANO, Neyde. É Brasileiro, já passou de Americano. Poiésis, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VENEZIANO, Neyde. Teatro de Revista no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TORRES, Clóvys ; FREIRE, Jussara ; WAGNER, Odilon ; VENEZIANO, Neyde . Direção de Leitura Dramática de Volpone, de Ben Johnson. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VENEZIANO, Neyde; SERODIO, M. H. . Preconceito e Teatro Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VENEZIANO, Neyde. Revistas, Paródias e Operetas: os procedimentos cômicos de Arthur Azevedo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Neyde Veneziano ; Maestro GALINDO ; MEDINA, Clodoaldo ; VENEZIANO, Neyde . Orfeu no Inferno, a paródia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VENEZIANO, Neyde. Arthur Azevedo: a comédia e o teatro de revista.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VENEZIANO, Neyde. Dario Fo e Pirandello: teatro com ou sem máscara?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro Brasileiro Moderno.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VENEZIANO, Neyde. Dario Fo e Saramago: dois premiados com Nobel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VENEZIANO, Neyde. Mistero Buffo. São Paulo: SESI-SP editora, 2015. (Tradução/Livro).

2.
FO, D. ; VENEZIANO, Neyde . Mistero Buffo. São Paulo: SESE-SP Editora, 2015. (Tradução/Livro).

3.
VENEZIANO, Neyde. Jograis dos Tempos Modernos. São Paulo: SESI, 2012 (Artigo em Programa de Espetáculo).

4.
VENEZIANO, Neyde. MISTERO BUFFO, 2012. (Tradução/Outra).

5.
Maria Cristina de Souza ; VENEZIANO, Neyde . Follies, um teatro em revista.. Curitiba: Editora UTFPR, 2008 (Orelha de Livro).

6.
VENEZIANO, Neyde; Wrona, Mauro . O Brasil, a Alegria e a Opereta Francesa. São Paulo: Centro Tom Jobim, 2007 (Artigo em Programa de Espetáculo).

7.
VENEZIANO, Neyde. Orfeu no Inferno: a paródia 2007 (Adaptação de Texto Teatral).

8.
VENEZIANO, Neyde. Do outro Lado da Margem. Santos / SP: SESC, 2007 (Artigo para programa de festival de teatro).

9.
VENEZIANO, Neyde. Orfeu e as paródias: Sinopse. São Paulo: Centro Tom Jobim e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007 (Sinopse publicada em programa de espetáculo e em jornais).

10.
FO, D. ; RAME, F. ; VENEZIANO, Neyde . Um dia quase igual aos outros. Milão: Einaudi, 2007. (Tradução/Outra).

11.
VENEZIANO, Neyde; ORG, J Guinsburg ; ORG, João Roberto Faria ; ORG, Mariangela Alves de Lima . Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos.. São Paulo: Perspectiva, 2006 (verbetes em dicionário).

12.
VENEZIANO, Neyde. Um espelho no palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista nos anos 1920. Madison: University of Wisconsin-Madison, 2006 (Resenha crítica).

13.
VENEZIANO, Neyde; GOLDONI, Carlo . Arlequim e seus dois patrões 2006 (Tradução de Texto dramático).

14.
VENEZIANO, Neyde. E o céu uniu dois corações. Florianópolis: Teatro sim, por que não?, 2005 (Artigo em programa de espetáculo).

15.
VENEZIANO, Neyde; PIMENTA, Daniele . Apresentação!. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

16.
VENEZIANO, Neyde; FO, D. . Arlecchino, 2005. (Tradução/Outra).

17.
VENEZIANO, Neyde. Dario FO: pelo direito de ser satírico. 2004 (Artigo em clipping eletrônico).

18.
VENEZIANO, Neyde; BRAGA, C. . Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na primeira república.. São Paulo: Perspectiva, 2003 (Orelha de Livro).

19.
VENEZIANO, Neyde; FO, D. . Arlecchino 1998 (Tradução de Texto dramático).

20.
VENEZIANO, Neyde. Retraços de Mulher. São Paulo, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

21.
VENEZIANO, Neyde. Orrevoar (uma opereta sobre o ator Vasques) 1997 (Texto dramático).

22.
VENEZIANO, Neyde. O prazer das açucenas. São Paulo: USP, 1996 (Artigo em programa de espetáculo).

23.
VENEZIANO, Neyde. A Miúda Alegre 1990 (Texto dramático).

24.
VENEZIANO, Neyde; MONTEIRO, P. . Revistando o Teatro de Revista 1988 (Texto dramático).

25.
VENEZIANO, Neyde; ROCHA, R. . Procurando Firme 1984 (Adaptação para teatro).

26.
VENEZIANO, Neyde. O homem e o jogo do bicho. Santos / SP, 1983. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VENEZIANO, Neyde. Juri no Festival Aldeia FIT. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
VENEZIANO, Neyde. Comissão de avaliação de bolsas de pós doutorado para a FAPESB. 2009.

2.
VENEZIANO, Neyde; TORERO, José Roberto . Juri de dramaturgia para a Encenação de São Vicente - 2010. 2009.

3.
VENEZIANO, Neyde. Comissão de avaliação de bolsas para a FAPESB. 2007.

4.
VENEZIANO, Neyde; GOMES, Tiago de Melo . Um espelho no palco. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENEZIANO, Neyde; NUNES, Geraldo . Viva São Paulo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VENEZIANO, Neyde. Letras e Leituras. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VENEZIANO, Neyde. O grammelot de Dario Fo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VENEZIANO, Neyde; ABREU, Luiz Alberto de . Dramaturgias; A cultura Popular como Matriz. 2005. (Coordenação de Ciclo de Leituras e Debates).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . O absurdo em Revista. 2017. Teatral.

2.
VENEZIANO, Neyde. Doutor Fausto. 2017. Teatral.

3.
Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . Volpone. 2016. Teatral.

4.
Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . Sonhos Roubados, um melodrama dell'arte.. 2016. Teatral.

5.
VENEZIANO, Neyde. As Luzes do Ocaso. 2016. Teatral.

6.
VENEZIANO, Neyde; MONTEIRO, P. S. . Valham-me Deuses!. 2015. Teatral.

7.
Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . O Olho Azul da Falecida. 2014. Teatral.

8.
VENEZIANO, Neyde; TORO, V. H. ; CARRASCO, C. R. . Sonho de uma Noite de Verão. 2014. Teatral.

9.
VENEZIANO, Neyde; CARRASCO, C. R. . A Noiva do Condutor. 2013. Teatral.

10.
VENEZIANO, Neyde. MISTERO BUFFO. 2012. Teatral.

11.
VENEZIANO, Neyde. MISTERO BUFFO. 2012. Teatral.

12.
VENEZIANO, Neyde; FO, D. . Um dia (quase) igual aos outros. 2009. Teatral.

13.
VENEZIANO, Neyde. Revista de Boteco. 2009. Teatral.

14.
VENEZIANO, Neyde. De onde vem o Verão. 2009. Teatral.

15.
VENEZIANO, Neyde. Arlequim e seus dois patrões. 2007. Teatral.

16.
VENEZIANO, Neyde. Um dia (quase) igual aos outros. 2007. Teatral.

17.
VENEZIANO, Neyde. Orfeu no Inferno, a paródia.. 2007. Teatral.

18.
VENEZIANO, Neyde. Arlecchino. 2005. Teatral.

19.
VENEZIANO, Neyde; PIMENTA, Antenor . E o céu uniu dois corações. 2005. Teatral.

20.
VENEZIANO, Neyde. Revistando o Teatro de Revista. 2004. Teatral.

21.
VENEZIANO, Neyde. O caso dessa tal de Mafalda. 2003. Teatral.

22.
VENEZIANO, Neyde; MONTEIRO, P. S. . Fundação da Vila de São Vicente. 2003. Teatral.

23.
VENEZIANO, Neyde. Ouvindo a vós. 2002. Teatral.

24.
VENEZIANO, Neyde. Marquesa de Santos. 1999. Teatral.

25.
VENEZIANO, Neyde; MONTEIRO, P. . Fundação da Vila de São Vicente. 1999. Teatral.

26.
VENEZIANO, Neyde. Geração Trianon. 1998. Teatral.

27.
VENEZIANO, Neyde. Piolim. 1997. Teatral.

28.
VENEZIANO, Neyde. Livres e Iguais. 1996. Teatral.

29.
VENEZIANO, Neyde. Yerma. 1996. Teatral.

30.
VENEZIANO, Neyde. Deixa que eu empurro. 1995. Teatral.

31.
VENEZIANO, Neyde. Procurando Firme. 1995. Teatral.

32.
VENEZIANO, Neyde. Os sonhos mais lindos. 1993. Teatral.

33.
VENEZIANO, Neyde. O Mandato. 1992. Teatral.

34.
VENEZIANO, Neyde; MONTEIRO, P. . A Miúda Alegre. 1990. Teatral.

35.
VENEZIANO, Neyde; FO, D. . Arlecchino. 1988. Teatral.

36.
VENEZIANO, Neyde; MONTEIRO, P. . Revistando o Teatro de Revista. 1988. Teatral.

37.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro Maluco de Zé Fidélis. 1988. Teatral.

38.
VENEZIANO, Neyde; PFUHL, O. V. . Jeremias, o Herói. 1985. Teatral.

39.
VENEZIANO, Neyde; PENA, M. . O Noviço. 1985. Teatral.

40.
VENEZIANO, Neyde. A Árvore que Andava. 1984. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
VENEZIANO, Neyde; DUBOC, Débora . Leitura dramática do texto Um dia (quase ) igual aos outros.. 2008.

Demais trabalhos
1.
VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, M. F. ; PIMENTA, Daniele . O Melodrama Circense e seus Ecos no Teatro Atual. 2009 (Mesa Redonda) .

2.
VENEZIANO, Neyde. Dario Fo e as Tradições Populares. 2008 (Palestra) .

3.
VENEZIANO, Neyde; GARCIA, S. ; MEIRELLES, Márcio ; TOLENTINO, Eduardo ; MADEIRA, Rui . A expressão teatral contempor|ânea na América Latina e suas ligações com o teatro da Península Ibérica. 2008 (Mesa Redonda) .

4.
VENEZIANO, Neyde; LEVY, Gloria ; LEITÃO, José ; GARCIA, S. . O teatro Ibero-Americano: tradição e contemporaneidade. 2008 (Mesa Redonda) .

5.
VENEZIANO, Neyde; MALTA, Walter ; CASAVALLE, Alejandro ; NEVES, Fernando . A produção teatral e a cultura de mídia na América Latina. 2008 (Mesa Redonda) .

6.
VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo ; LAZZARATTO, Marcelo ; SANCHEZ. Barbara Rivero . Escolas e Coletivos Teatrais: novas possibilidades para o teatro Latino-Americano. 2008 (Mesa Redonda) .

7.
VENEZIANO, Neyde. De Pernas para o Ar: teatro de revista em São Paulo.. 2008 (Apresentação e Lançamento de livro) .

8.
VENEZIANO, Neyde; Wrona, Mauro ; Maestro GALINDO ; FARIA, J. R. . Paródia, Opereta e Cia.. 2008 (Mesa Redonda) .

9.
VENEZIANO, Neyde; Panella, Michele ; Coelho Salvia, Sérgio . Da encenação à realidade - Intercâmbio Cultural Brasil - Itália. 2007 (Palestra) .

10.
VENEZIANO, Neyde. Molière e a Commedia dell´Arte. 2007 (Palestra) .

11.
VENEZIANO, Neyde; Wrona, Mauro ; MEDINA, Clodoaldo . Paródia, Opereta e Cia.. 2007 (Mesa Redonda) .

12.
VENEZIANO, Neyde. Commedia Dell?Arte. 2007 (Palestra) .

13.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista de Dario Fo a São Paulo.. 2006 (Apresentação e Lançamento de livro) .

14.
VENEZIANO, Neyde; SALIBA, E. . O Teatro de Revista em São Paulo. 2004 (Palestra) .

15.
VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara . O Teatro de Revista Brasileiro. 2004 (Palestra) .

16.
VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara . Teatro de Revista Brasileiro - Palestra e Aula espetáculo.. 2004 (Palestra) .

17.
VENEZIANO, Neyde. A encenação da chegada de Martim Afonso ao Brasil e os procedimentos de Dario Fo: um exercício sistemático da imaginação combinado à pesquisa. 2003 (Palestra) .

18.
VENEZIANO, Neyde. A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. 2003 (Apresentação e Lançamento de livro) .

19.
VENEZIANO, Neyde. A encenação da Fundação da Vila de São Vicente. 2003 (Palestra) .

20.
VENEZIANO, Neyde. A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. 2003 (Apresentação e Lançamento de livro) .

21.
VENEZIANO, Neyde. A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. 2003 (Apresentação e Lançamento de livro) .

22.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical Brasileiro. 2003 (Palestra) .

23.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de Dario Fo. 2002 (Palestra) .

24.
VENEZIANO, Neyde. Gêneros e tipos do teatro popular brasileiro. 2002 (Palestra) .

25.
VENEZIANO, Neyde. Configurações da Comédia. 2002 (Seminário) .

26.
VENEZIANO, Neyde. As mulheres no teatro de Garcia Lorca. 1998 (Palestra) .

27.
VENEZIANO, Neyde. Piolim e os ideais da Semana de Arte Moderna. 1997 (Palestra) .

28.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista brasileiro. 1996 (Palestra) .

29.
VENEZIANO, Neyde. O Ator na Commedia dell'Arte. 1995 (Palestra) .

30.
VENEZIANO, Neyde. Generos do teatro musical. 1994 (Palestra) .

31.
VENEZIANO, Neyde. Cultura Erudita e Cultura Popular.. 1994 (Palestra) .

32.
VENEZIANO, Neyde. A Montagem Teatral. 1994 (Palestra) .

33.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista. 1993 (Palestra) .

34.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro Brasileiro Contemporâneo.. 1993 (Palestra) .

35.
VENEZIANO, Neyde. A Dramaturgia de O Mambembe, de Artur Azevedo. 1993 (Palestra) .

36.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista. 1992 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Elizabeth Azevedo; BETTI, M. S.; VENEZIANO, Neyde. Participação em banca de Michelle Rodrigues Gabriel. As Inversas Razões da Bilha Quebrada - a trajetória da companhia Razões Inversas a partir das montagens de A Bilha Quebrada, de Heinrich von Kleist em 1993 e 2011. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

2.
BOLOGNESI, Mario Fernando; VENEZIANO, Neyde; Wagner F Araújo Cintra. Participação em banca de Lilia Nemes Bastos. a Cia. La Minima e a comicidade no espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
FARIA, J. R.; CAMPOS, M. C. A.; VENEZIANO, Neyde. Participação em banca de Luís Francisco Wasilewski. Isto é Besteirol: A obra dramatúrgica de Vicente Pereira no âmbito do Teatro Beteirol. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

4.
VENEZIANO, Neyde; RUBIM, Mirna; Barrenechea, Lúcia; Meirelles, Regina. Participação em banca de Leonardo Taveira. A Mulata e o Malandro: aspectos vocais do personagem-tipo na música do teatro de revista brasileiro, entre as décadas de 1880 e 1930. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VENEZIANO, Neyde; BELTRAME, Walmor; COLLACO, V. R. M.. Participação em banca de Leon de Paula. Ecos dos Sermões: a Paixão Segundo Todos os Homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
BELTRAME, Walmor; COLLACO, V. R. M.; VENEZIANO, Neyde. Participação em banca de Débora de Matos. A Formação do Palhaço: técnica e pedagogia no Trabalho de Ângela de Castro, Ésio Magalhães e Fernando Cavarozzi. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
ANDRADE, Milton Jr; VENEZIANO, Neyde; BELTRAME, Walmor. Participação em banca de Melize Zanoni. Dario Fo no Brasil: a Relação Gestualidade?Palavra nas Cenas de A Descoberta das Américas de Júlio Adrião e Il Primo Miracolo de Roberto Birindelli.. 2008. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, M. F.; LIMA, Reynúncio Napoleão de. Participação em banca de Andréa Angotti Ferreira. O Doente Imaginário de Molière encenado pelo Teatro do Ornitorrinco. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
VENEZIANO, Neyde; KOSOVSKI, Lidia; BRANDÃO, Tânia. Participação em banca de Ney Madeira. A Vedete da Madrugada: observações e análise dos figurinos femininos de Gisela Machado para o Teatro da Madrugada na década de 50.. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
VENEZIANO, Neyde; GARCIA, Clóvis. Participação em banca de Marcelo Deny de Toledo Leite. A cenografia da Face - Funções Expressivas e Comunicativadas da Maquiagem Teatral. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

11.
VENEZIANO, Neyde; BRITO, R. J. S.; OLIVEIRA, B. A. R.. Participação em banca de Frederick Magalhães Hunzicker. Do chapéu ao casamento: o processo criativo de um espetáculo de commedia dell´arte. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; COSTA, F. S.. Participação em banca de Vanessa de Carvalho. A Contribução de Carlos Alberto Soffredini ao Teatro Brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

13.
VENEZIANO, Neyde; BRITO, J. R. S.; BOLOGNESI, M. F.. Participação em banca de André Carrico. Por conta do Abreu. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
VENEZIANO, Neyde; GARCIA, S.; COSTA, M. C. C.. Participação em banca de Daniele Pimenta. Antenor Pimenta e o circo-teatro Rosário: uma história do circo-teatro no Brasil.. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

15.
VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; TELESI, S. F.. Participação em banca de José Augusto Lima Marin. Arlequim na dramaturgia performativa de Dario Fo. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

16.
VENEZIANO, Neyde; SANT'ANNA, C.; MARTINS, S.. Participação em banca de Maria Cristina Vieira Rodrigues. O rei amado: a antropofagia e o teatro de Dias Gomes. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

17.
VENEZIANO, Neyde; GARCIA, Clóvis; VENDRAMINI, José Eduardo. Participação em banca de Jairo César Maciel. Quinze anos de organização do Teatro Catarina - 1974-1990. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

18.
VENEZIANO, Neyde; TONI, G. O.; MARTINS, J. E.. Participação em banca de Luiz Antônio Giron. Minoridade crítica: folhetinistas diletantes nos jornais da corte. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

19.
VENEZIANO, Neyde; ARÊAS, V.. Participação em banca de Amauri Araújo Antunes. O trapézio ficou balançando: teatro de Álvaro Moreira. 1999. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
VENEZIANO, Neyde; GIANNELLA, M. L. R.. Participação em banca de Daniel Marques da Silva. Precisa de arte e engenho até.um estudo sobre a composição do personagem-tipo através das burletas de Luiz Peixoto. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

21.
VENEZIANO, Neyde; GARCIA, Clóvis; FELÍCIO, V.. Participação em banca de Augusto Francisco Paulo. Em busca de uma cenografia pobre. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

22.
VENEZIANO, Neyde; AMARAL, A. M.; GARCIA, Clóvis. Participação em banca de Liliana Elizabete Olivan. O grotesco no teatro de bonecos.. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

23.
VENEZIANO, Neyde; MULLER, R. P.. Participação em banca de Waterloo José Gregório. Abordagem dramatúrgica do Cafundó. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
VENEZIANO, Neyde; HELIODORA, B.; SAAD, F.. Participação em banca de Cláudia Mariza Braga. Da proclamação da República à Semana de Arte Moderna: impasses da dramaturgia. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

25.
VENEZIANO, Neyde; COHEN, R.; MULLER, R. P.. Participação em banca de Verônica Fabrini Machado de Almeida Rocha. O amor é um animal de duas costas - um estudo sobre a encenação de Otelo. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
VENEZIANO, Neyde; FUSER, F.; YANK, H.. Participação em banca de Adriana Fernandes. O balanço de Chiquinha Gonzaga: do carnaval à opereta. 1995. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

27.
VENEZIANO, Neyde; SILVA, Armando Sérgio da; KOUDELA, I.. Participação em banca de Luis Gerardo Bejarano Arguedas. A Análise na Cena: ação física e jogo gestual na análise prática do texto em teatro. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

28.
VENEZIANO, Neyde; TANK, N. C.; FUSER, F.. Participação em banca de Sara Pereira Lopes. É Brasileiro, já passou de Português: por uma fala teatral brasileira. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
CARRASCO, C. R.; VENEZIANO, Neyde; CHRITARO, G. R.; MANCINI, O. M. M.; PINTON, N.. Participação em banca de André Checchia Antonietti. Os Modos de Inserção e as Relações Dramático-Narrativas da Canção no Cinema e na Televisão Brasileira no Exemplo de Daniel Filho. 2016. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
VENEZIANO, Neyde; FARIA, J. R.; REIS, A. C.; Bryan, Guilherme; Cavalcanti, de Albuquerque J. Participação em banca de Luís fRANCISCO wASILEWSKI. A Receita de Sucesso do Dramaturgo no Teatro Besteirol: O estudo da comicidade na obra dramatúrgica de Mauro Rasi entre 1978 e 1985. 2015. Tese (Doutorado em Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

3.
VENEZIANO, Neyde; KOUDELA, I.; FARIA, J. R.; CAVALIERE, Arlete; OLIVEIRA, S. S. P.. Participação em banca de Igor de Almeida Silva. A Vertigem das Máscaras: a metateatralidade na Companhia Teatro de Seraphim. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

4.
VENEZIANO, Neyde; Coco, Pina Maria Arnoldi; Coutinho, Alexandre Montaury; Bulhões Carvalho, Ana Maria de; Britto, Paulo Fernando Henriques. Participação em banca de Myrtes Maria da Silva Folegatti. O Musical Modelo Broadway nos Palcos Brasileiros. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
BRANDÃO, Tânia; VENEZIANO, Neyde; RABETTI, Maria de Lourdes; REIS, A. C.; Maia, Luciano. Participação em banca de Marta Metzler. Alda Garrido: as mil faces de uma atriz popular brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VENEZIANO, Neyde; CARRASCO, C. R.; RAMOS, Fernão Vitor Pessoa de Almeida; Jose, Carmen Lucia; Sa Neto, Arthur Francisco. Participação em banca de Marcia Regina Carvalho da Silva. A canção popular na história do cinema brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Sabinson, M Eruc; VENEZIANO, Neyde; BRANDÃO, Tânia; Amoroso, Maria Betânia; Merisio, Paulo Ricardo. Participação em banca de Martha de Mello Ribeiro. A Dramaturgia do Último Pirandello: um teatro autobiográfico ou ainda um teatro para Marta Abba.. 2008. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, M. F.; MEIHY, J.C. Sebe Bom; ALAMBERT Jr. Francisco Cabral; AQUINO, Maria Aparecida de. Participação em banca de Alexandre Luiz Mate. A produção teatral paulistana dos anos 1980 - r(ab)iscando com faca o chão da história: tempo de contar os (pré-juízos em percursão de andanças.. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

9.
COSTA, Eliene Benício Amâncio da; VENEZIANO, Neyde; SANT'ANNA, C.; REIS, A. C.; BELTRAO, L. M. F.. Participação em banca de Maria Cristina Vieira Rodrigues. Ponte de Palavras - Didascálias: a dramaticidade das indicações cênicas no teatro de Dias Gomes. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

10.
VENEZIANO, Neyde; RABETTI, Maria de Lourdes; LOPES, Antonio Herculano; LIMA, Evelyn Furquim Werneck; KOSOVSKI, Lídia. Participação em banca de Elza de Andrade. Mecanismos de comicidade na construção do personagem. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; RAMOS, L. F.; TELESI, S.; MEICHES, M.. Participação em banca de Mario Alberto de Santana. A Cena e a atuação. 2003. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

12.
VENEZIANO, Neyde; LEONE, E.; CAPUZZO, H.; GIAROLLA, A.. Participação em banca de Claudiney Carrasco. Sygkronos, a formação da poética musical do cinema. 1999. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

13.
VENEZIANO, Neyde; FUSER, F.; VENDRAMINI, José Eduardo. Participação em banca de Eudósia Acuña Quintero. Respire sim, mas não muito: a respiração como base auxiliar da partitura do ator. 1998. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

14.
VENEZIANO, Neyde; BERRETINI, C.; VENDRAMINI, José Eduardo; FELÍCIO, V.; FUSER, F.. Participação em banca de Márcio Aurélio Pires de Almeida. O encenador como dramaturgo: a escrita poética do espetáculo. 1995. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

15.
VENEZIANO, Neyde; PRANDI, J. R.. Participação em banca de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. O teatro que o povo cria - cordão de pássaros, cordão de bichos, pássaros juninos do Pará - da dramaturgia ao espetáculo. 1995. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
VENEZIANO, Neyde; TELESI, S.; VENDRAMINI, José Eduardo. Participação em banca de José Augusto Lima Marin. A dramaturgia do ator e a commedia dell'arte. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

2.
VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira; ARÊAS, V.. Participação em banca de Eliane Tejera Lisboa. A poética de Carlos Alberto Soffredini. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
VENEZIANO, Neyde; AMARAL, A. M.; SILVA, Armando Sérgio da. Participação em banca de Valmor Beltrame. Revelando e Escondendo: a formação profissional no teatro de animação. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VENEZIANO, Neyde; ALMEIDA, M. A. P.; BOLOGNESI, Mario Fernando; LIMA, Reynúncio Napoleão de; ALMEIDA, V. F. M.. Concurso Público para provimento de cargo de Professor Doutor. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

2.
VENEZIANO, Neyde; ALMEIDA, M. A. P.; CARRASCO, C. R.; DUARTE, F. J. C.; FUSER, F.. Provimento de cargo de professor doutor - EXPRESSÃO VOCAL I e II. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

3.
VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira; GIAROLLA, A.; CAPUZZO, H.; LEONE, E.. Banca examinadora do Concurso Público para provimento de um cargo de Professor Assistente Doutor. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

4.
VENEZIANO, Neyde; PUPPO, M. L.; LOPES, Sara Pereira. Banca examinadora do Concurso Público para provimento de uma Função de Professor Assistente. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

5.
VENEZIANO, Neyde; KERR, S.; TANK, N. C.. Banca examinadora do Concurso Público para provimento de uma Função de Professor Assistente - Canto para o Ator. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

6.
VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira. Banca examinadora do Concurso Público para preenchimento de Cargo de Professor Assistente - Interpretação. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

7.
VENEZIANO, Neyde; BIGI, R.; CAMAROTTI. Banca examinadora do Concurso Público para preenchimento de Cargo de Professor Assistente - Prática de Teatro. 1999. Universidade Federal de Pernambuco.

8.
VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira; FUSER, F.. Banca examinadora do Concurso Público para preenchimento de Cargo de Professor Assistente no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Disciplinas: Técnicas Circenses I e II,. 1998. Universidade Estadual de Campinas.

9.
VENEZIANO, Neyde; BIGGI, R.; CAMAROTTI. Concurso Público para Preenchimento do Cargo de Professor Assistente em Teoria do Teatro. 1998. Universidade Federal de Pernambuco.

10.
VENEZIANO, Neyde; MAGALDI, S.; VENDRAMINI, José Eduardo. Concurso de Professor Assistentena Disciplina Interpretação Teatral. 1993. Universidade de São Paulo.

11.
VENEZIANO, Neyde; MERCADO, A.. Concurso Público para Docente na área de Artes Cênicas, Interpretação e Expressão Corporal. 1992. Universidade Federal de Uberlândia.

Livre docência
1.
VENEZIANO, Neyde; ALMEIDA, M. A. P.; LIMA, Reynúncio Napoleão de; COSTA, F. S.; CAVALIERE, Arlete. Concurso de Livre Docência na área de Práticas Interpretativas para MATTEO BONFITO JÚNIOR. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

2.
VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; LOPES, Sara Pereira; SILVA, Armando Sergio da; REINUNCIO. Concurso de Livre Docência na área de Fundamentos Teóricos das Artes. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

3.
VENEZIANO, Neyde; LIMA, Reynúncio Napoleão de; SILVA, Armando Sérgio da; BOLOGNESI, Mario Fernando; SPERBER, Suzi Franki. Concurso de Livre Docência na área de Expressão Vocal. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

4.
VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; SILVA, D. M. E.; LEPINE, C.; KOSMINSKY, E. V.. Concurso de Livre Docência - Mário Bolognesi. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
VENEZIANO, Neyde; SILVA, Armando Sérgio da; BERRETINI, C.; FELÍCIO, V. L.; VALLE, R. T. O.. Concurso de Livre Docência de Márcio Aurélio Pires de Almeida com a tese: Lazzo - Actio. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
VENEZIANO, Neyde; TORERO, José Roberto. Comissão Julgadora do I Concurso Nacional de Dramaturgia Ronaldo Frutuoso. 2009. Secretaria de Cultura de São Vicente.

2.
VENEZIANO, Neyde; FREIRE, Ednaldo. Festival Santista de Teatro - FESTA 51. 2009.

3.
VENEZIANO, Neyde; Matte, Alexandre. Festival Santista de Teatro Amador. 2008.

4.
VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, Mario Fernando; MILARÉ, Sebastião; PALLOTTINI, Renata; RAMOS, Luiz Fernando. Comissão de Seleção de Fomento ao Teatro. 2006. Secretaria do Estado da Cultura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FESTIVAL IBEROAMERICANO DE TEATRO DE CÁDIZ XXVII EDCIÓN.A eficácia dos procedimentos cômicos no exercício da crítica e da resistência. 2012. (Encontro).

2.
MIRADA: Festival Iberoamericano de Artes Cências de Santos.Encontro de criadores.. 2012. (Encontro).

3.
23a. Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa.Teatro Musical no Brasil. 2011. (Seminário).

4.
As Formas fora de Forma.O Teatro de Revista Brasileiro. 2011. (Encontro).

5.
Ciclo Luso-Brasileiro sobre Teatro de Revista.O Teatro de Revista no Brasil - O Sistema Vedete. 2011. (Encontro).

6.
V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.Dario Fo: uma dramaturgia a partir da cena.. 2011. (Outra).

7.
6o Encontro de Música e Mídia: Música de/para.Teatro de Revista: prisma de confluências de várias linguagens. 2010. (Encontro).

8.
I Festiva Iberoamericano de Santos.Processo de criação na direção do espetáculo. 2010. (Outra).

9.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas. Vedete - uma função revisteira. 2010. (Congresso).

10.
I Forum Metropolitano de Culltura.O conceito de Cultura no mundo globalizado.. 2009. (Simpósio).

11.
I Jornada Mágica Misdirection.Os mágicos no Teatro de Variedades. 2009. (Encontro).

12.
IV Circuito de Teatro Português.Colóquio sobre Intercâmbio Teatral entre Brasil e Portugal. 2009. (Encontro).

13.
MOSTRA SOFFREDINI.Curadora. 2009. (Outra).

14.
Roda de Conversa.A construção de um discurso político a partir da cultura.. 2009. (Encontro).

15.
V Reunião Científica da ABRACE.Coordenaçao de GT. 2009. (Encontro).

16.
5o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas. Melodrama e Tecnologia no Musical Brasileiro. 2008. (Congresso).

17.
Evento Acadêmico de Estudos Teatrais: Persona & Personagem.O Ator e a Criação Cômica. 2008. (Encontro).

18.
FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO.Orfeu no Inferno, a paródia. 2008. (Outra).

19.
I Ciclo de Estudos sobre o Circo.A encenação do melodrama circense. 2008. (Encontro).

20.
Master Class com Donato Sartori.Da máscara teatral ao mascaramento urbano. 2008. (Encontro).

21.
39. Festival Internazionale del Teatro.L´arlecchino di Goldoni al Brasile. 2007. (Outra).

22.
I Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí.Apresentação de espetáculo no I Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí. 2007. (Encontro).

23.
IV Reunião Científica da ABRACE.O Estilo e o Acabamento na Dramaturgia do Espetáculo. 2007. (Encontro).

24.
Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. 2006. (Outra).

25.
IV Congresso da ABRACE. Congresso da ABRACE. 2006. (Congresso).

26.
V Semana de Estudos Teatrais.Dario Fo e Pirandello: teatro com ou sem máscara?. 2006. (Encontro).

27.
V Semana de Estudos Teatrais - UNESP.V Semana de Estudos Teatrais - UNESP. 2006. (Encontro).

28.
XV Festival de Teatro de Curitiba.Apresentação do espetáculo na Mostra Oficial de Curitiba. 2006. (Outra).

29.
Dramaturgias.Mediadora de debates sobre: a cultura popular e suas matrizes na dramaturgia.. 2005. (Seminário).

30.
XI FENART.Oficina: Improvisação para a comédia contemporânea. 2005. (Oficina).

31.
O riso rebolado.O riso rebolado: do teatro de revista às chanchadas brasileiras. 2004. (Encontro).

32.
III Congresso brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Dramaturgia para espaços não convencionais: Fundação da Vila de Sâo Vicente. Comunicação.. 2003. (Congresso).

33.
III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordenadora de GT. 2003. (Congresso).

34.
Semana de Estudos Teatrais Luiz Antonio Martinez Correa.Teatro de Revista Brasileiro: Dramaturgia e Convenções. 2003. (Encontro).

35.
Semana de Estudos Teatrais Luiz Antonio Martinez Correia.Revistando o teatro de revista: a aula-show. 2003. (Encontro).

36.
Teatro Ontem e Hoje.A Comédia de Molière a Dario Fo - Palestra. 2003. (Encontro).

37.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro Brasileiro.Técnicas de Teatro Popular. 2002. (Oficina).

38.
V Festival Recife do Teatro Nacional.Configurações da Comédia. 2002. (Seminário).

39.
V Festival Recife do Teatro Nacional.O teatro musicado no Brasil: da dramaturgia ao espetáculo.. 2002. (Oficina).

40.
XIV Semana de Estudos Teatrais Luiz Antonio Martinez Correa.Trabalho do Encenador na Criação Dramática. 2002. (Encontro).

41.
II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Os procedimentos de Dario Fo - Comunicação no GT de Dramaturgia. 2001. (Congresso).

42.
IX Muestra Internacional de Teatro de Montevideo.O Teatro de Dario Fo. 2001. (Oficina).

43.
Seminário Nacional Teatro e Cultura: Tradições Cômicas.Expositora em mesa redonda. 2000. (Seminário).

44.
I Congresso da ABRACE. O cômico popular brasileiro - Comunicação.. 1999. (Congresso).

45.
Festival da COTAESP.Palestra sobre Pascoal Carlos Magno e os Festivais do TE.. 1998. (Outra).

46.
VIII Muestra Internacional de Teatro de Montevideo.Teatro Musical. 1998. (Oficina).

47.
IV Simpósio de Literatura de Ribeirão Preto.Leitura do espetáculo teatral - Palestra. 1997. (Simpósio).

48.
Semana de Letras da Fundação Universitária de S. João del Rei.Palestra: O teatro musical brasileiro. 1996. (Outra).

49.
15° Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto.Palestra: O Teatro Musical Brasileiro. 1995. (Encontro).

50.
4° Festival de Teatro Universitário da USP.Coordenação de debates. 1995. (Encontro).

51.
Mergulho Teatral.Direção e Técnicas de Comédia. 1993. (Oficina).

52.
Mergulho Teatral.Direção teatral.. 1993. (Oficina).

53.
Seminário O Riso no Teatro.O Teatro de Revista. 1993. (Seminário).

54.
6° Festival Universitário de Blumenau.Palestra: A relação palco/platéia. 1992. (Encontro).

55.
I Encontro Nacional de Teatro de Rua.O teatro de rua e as raízes populares. 1992. (Encontro).

56.
no Seminário Dias Gomes - 50 anos de dramaturgia.Palestrante. 1992. (Seminário).

57.
Seminário de Sociologia do Teatro.O teatro de revista brasileiro. 1992. (Seminário).

58.
5o Festival de Teatro Universitário de Blumenau..Pensando o teatro brasileiro. 1991. (Oficina).

59.
São Paulo em Revista, uma viagem ao umbigo da cidade.Debate, integrante de mesa redonda: Teatro de Revista em São Paulo. 1991. (Outra).

60.
3° Festival Universitário de Blumenau.Teatro Popular. 1989. (Oficina).

61.
Seminário Dias Gomes - 50 anos de dramaturgia.A Dramaturgia de Dias Gomes. 1989. (Seminário).

62.
I Bienal do Livro de Santos.A Dramaturgia Brasileira Contemporânea. 1987. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VENEZIANO, Neyde. I Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo0 - SP. 2008. (Festival).

2.
VENEZIANO, Neyde; BARBOSA, R. . Mostra SESC de Coletivos Teatrais. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Giovani Tozi. O Processo Criativo de Jo Soares em Direção Teatral. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Frederick Magalhães Hunzicker. O uso da máscara teatral como recurso didático no âmbito universitário na região dos inconfidentes.. Início: 2011. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
André Carrico. Mamulengos na Contemporaneidade: tradição X reinvenção. Início: 2014. Universidade Estadual de Campinas.

2.
Virginia Maria de Souza Maisano Namur. Início: 2013. Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Giovani Tozi Rocha Domingues. Jo Soares, Diretor teatral. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

2.
Luiz Carlos Leite. As transformações de narrativas orais do Vale do Jequitinhonha em dramaturgia. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

3.
Verônica Fabrini Machado de Almeida Rocha. O amor é um animal de duas costas - um estudo sobre a encenação de Otelo. 1996. 256 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

4.
Waterloo José Gregório. Abordagem dramatúrgica do Cafundó. 1996. 245 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

5.
Adriana Fernandes. O balanço de Chiquinha Gonzaga: do carnaval à opereta.. 1995. 409 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

Tese de doutorado
1.
Frederick Magalhães Hunzicker. A academia dell'arte - Uma análise histórica e artística sobre o fenômeno da Comedia dell'Arte na Europa com reverberações no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

2.
André Carrico. Os Trapalhões no Reino da Academia: Revista, Radio e Circo na poética trapalhônica.. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

3.
Manoel Levy Candeias. Comédia do desajuste: as dramaturgias de Martins Pena e Arthur Azevedo. 2013. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

4.
Virginia Maria de Souza Maisano Namur. Dercy Gonçalves: o corpo torto do teatro brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

5.
Daniele Pimenta. A Dramaturgia Circense: conformação, persistência e transformações. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

6.
Clodoaldo Medina Junior. Bem-Vindos à Nossa História! Teatro Experimental de Comédia de Araraquara. 2009. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

7.
Virgínia Namur. Dercy Gonçalves: O corpo torto do Teatro Brasileiro. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

8.
Eliane Tejera Lisboa. A poética de Carlos Alberto Soffredini. 1999. 362 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

9.
Sara Pereira Lopes. Diz isso cantando! A vocalidade poética e o modeli brasileiro.. 1997. 141 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Martha de Mello Ribeiro. Pirandello na linguagem da cena. 2008. Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Neyde de Castro Veneziano Monteiro.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Artes Cênicas
1.
Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . O absurdo em Revista. 2017. Teatral.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:28:14