James Patrick Maher

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1686494737559251
  • Última atualização do currículo em 19/10/2005


Possui graduação em História pela State University of New York(1969), mestrado em Comunicação pela State University of New York(1972) e doutorado em Comunicação pela Bowling Green State University(1976). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Comunicação Social. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
James Patrick Maher
Nome em citações bibliográficas
MAHER, James Patrick

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Administração e Supervisão Educacional.
Av. Bertrand Russel, 801.
13083970 - Campinas, SP - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1972 - 1976
Doutorado em Comunicação.
Bowling Green State University, B.G.S.U., Estados Unidos.
Título: Situational Determinants of Leadership Behavior in Task-oriented Small Groups, Ano de obtenção: 1976.
Orientador: Delmir Hilyard.
Palavras-chave: Comunicação Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1971 - 1972
Mestrado em Comunicação.
State University of New York, S.U.N.Y., Estados Unidos.
Título: Sem dissertação,Ano de Obtenção: 1972.
Orientador: Fred Jandt.
Palavras-chave: Comunicação Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1966 - 1969
Graduação em História.
State University of New York, S.U.N.Y., Estados Unidos.




Atuação Profissional



Commission Fullbright, FULLBRIGHT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1988
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 0

Atividades

12/1975 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento de Ensino
Pesquisa e Prática Pedagógica
Metodologia de Pesquisa
Sociologia de Educação
12/1975 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Sociais, Pesquisa e Educação Brasileira
Estatística e Pesquisa em Educação
Administração de Sistemas Educacionais


Projetos de pesquisa


1979 - 1979
Assessor: "Estudos Comparativos de Preparação de Supervisores Educacionais no Brasil e nos Estados Unidos". Coordenação: Leslie J. Chamberlin. Fullbright Hays Research Project. Ano: 1979
Descrição: Assessoria para projeto comparativo que objetivava analisar a preparação de supervisores educacionais no Brasil e nos Estados Unidos. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - 1988
Pesquisador: "Projeto Livro Didático". Coordenador: Hilário Fracalanza. Ano: 1988.
Descrição: Pesquisa montada para analisar a produção científica sobre o livro didático. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - 1988
Co-Coordenador: "Atitudes de Leitura: Construção de Um Instrumento para Determinar as Atitudes de Leitura de Alunos de 1º e 2º Graus". Co-Coordenação: Ezequiel Theodoro da Silva. Ano: 1981.
Descrição: Desenvolvimento de um instrumento para determinar as atitudes de leitura de alunos de 1º e 2º graus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - 1988
Assessor: "Avaliação da Licenciatura em Cursos de Curta Duração no 30º Distrito Geo-Educacional". Coordenação: José Camilo dos Santos Filho. Ano: 1980.
Descrição: Assessoria prestada para a avaliação da licenciaturas de curta duração..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - 1988
Assessor: "Humanização das Atividades do Magistério Superior". Coordenação: Eda Barbosa Coutinho e Raymond Paul Shepard. Ano: 1977.
Descrição: Assessoria prestada ao projeto de análise de alternativas para a humanização das atividades do magistério no ensino superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Coordenador do Projeto "A Implantação de uma Empresa Junior em uma Instituição de Ensino Profissionalizante Estadual". Agência financiadora: Fapesp. Período: 15/09/1997 a 15/09/1997
Descrição: O objetivo da pesquisa foi achar fontes alternativas para o financiamento de manutençaão de escolas técnicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
1977 - Atual
Pesquisador do Projeto "Avaliação do Plano de Qualificação e Requalificação Profissional do Estado de São Paulo". Coordenador: Prof. Dr. Newton Bryan. FE/Unicamp - SERT/SP. Período: 30/06/1993 a 31/12/1997.
Descrição: Análises da utilização do Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT) na qualificação e requalificação dos trabalhadores no Estado de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Co-coordenador do Projeto "Aprendizagem e Ação Docente em Química: Relações Conceituais Estabelecidas pelos Alunos em Contextos Diferentes de Ensino no 2º Grau". Co-coordenadores: Roseli Schnetzler e Rosália Aragão. Financiamento: CAPES. Período: 1989 a 1
Descrição: Desenvolvimento de abordagens alternativas para o treinamento de docentes para o ensino de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Assessor do Projeto "Análise das Atividades de Leitura na Universidade: Um Levantamento das Atitudes e Interesses do Aluno Universitário". Coordenador: Ezequiel Theodoro da Silva. Ano: 1983.
Descrição: Pesquisa voltada para o levantamento das atitudes e interesses dos alunos universitários para a atividade de leitura. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


1986 - 1996
Pesquisador do Grupo de Assessoria Técnica de Pesquisa do Ensino e Trabalho: Comissão Permanente para os Vestibulares. Coordenação: Newton Cesar Balzan. Período: 1986 a 1988.
Descrição: Grupo de pesquisa montado para acompanhar o processo de seleção de alunos da Unicamp pelo vestibular da CONVEST..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1986 - 1996
Pesquisador do Grupo de Assessoria Técnica de Pesquisa do Ensino e Trabalho: Comissão Permanente para os Vestibulares. Coordenação: Josimar Archangelo. Período: 1991 a 1996
Descrição: Grupo de pesquisa formado para avaliar processo de seleção de alunos da Unicamp pelo vestibular da CONVEST..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Assessor do Projeto "Modelo para a Seleção de Candidatos através dos Vestibulares da Universidade Tecnológiva Paulista". Comissão de Acesso - UTP. FUNCAMP/CONVEST - UNICAMP. Coordenadação: Sonia Maria Vicente Cardoso. Ano: 1990.
Descrição: Desenvolvimento de um modelo para a seleção de candidatos ao ingresso na Universidades Tecnológicas Paulista..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.


Outros Projetos


1977 - Atual
Co-coordenador do Laboratório de Planejamento Educacional (LAPLANE). Departamento de Administração e Supervisão Educacional. Período: 30/06/1993 a 31/12/1997.
Descrição: Laboratório vinculado à Faculdade de Educação para análises de desenvolvimento de planos na área de gestão educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino Superior (GEPES). Coordenação: José Camilo dos Santos Filho. Período: 28/10/1992 a 31/12/1997
Descrição: Grupo vinculado à Faculdade de Educação para analisar o planejamento e a gestão de políticas públicas ligadas ao ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Membro do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM). Departamento de Metodologia de Ensino. Coordenação: Antonio Miguel. Período: 01/03/1996 a 31/12/1997
Descrição: Análises de metodologias utilizadas no ensino de matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.
1977 - Atual
Pesquisador do Grupo de Pesquisa Abordagens Alternativas em Educação (GPAAE). Coordenação: Carlos França. Período: 01/06/1996 a 31/12/1998
Descrição: Análises de abordagens psicológicas alternativas ligadas à educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: James Patrick Maher - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAHER, James Patrick1994MAHER, James Patrick. Proposições Transpessoais para a Formação do Educador. Pro-Posições (Unicamp), v. 5, n.1, p. 72-76, 1994.

2.
MAHER, James Patrick1987MAHER, James Patrick; BALZAN, Newton Cesar . Engenharia Civil: Perfil Demográfico dos Aprovados. Vestibular Unicamp 87, 1987.

3.
MAHER, James Patrick1983MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Desenvolvimento de uma Escola para Determinar Atitudes de Leitura. Educação e Seleção, v. 8, p. 54-71, 1983.

4.
MAHER, James Patrick1982MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Uma análise de alguns instrumentos voltados ao estudo do comportamento de leitura. Ciência e Cultura (SBPC), v. 34, n.7, p. 928-933, 1982.

5.
MAHER, James Patrick1982MAHER, James Patrick; BALZAN, Newton Cesar . Consideração Sócio-Educativa nas Relações de Reciprocidade entre Avaliação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores. Revista Brasileira de Sociologia, v. 7, n.1-2, p. 49-79, 1982.

6.
MAHER, James Patrick1982MAHER, James Patrick; BALZAN, Newton Cesar . Índices de Correlação e de Concordância entre dois Instrumentos para Determinação do Nível Sócio-Econômico dos Indivíduos. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 43, p. 66-67, 1982.

7.
MAHER, James Patrick1981MAHER, James Patrick. Supervisão: Uma Área que Necessita de Investigação Sociológica. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n.1-2, p. 23-35, 1981.

8.
MAHER, James Patrick1979MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Um Comentário sobre a Metodologia em Vestibulando: Mudanças de valores em um ano de cursinho. Ciência e Cultura (SBPC), v. 31, n.4, p. 407-410, 1979.

9.
MAHER, James Patrick1979MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Treinamento: Chute no Escuro ou Decisão Planejada?. Boletim Técnico do SENAC, v. 5, n.2, p. 219-245, 1979.

10.
MAHER, James Patrick1978MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Releitura da Leitura. Educação ((UFAL), v. 26, p. 23-33, 1978.

11.
MAHER, James Patrick1978MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . O Enigma da Leitura no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 26, n.9, p. 88-91, 1978.

12.
MAHER, James Patrick1978MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Leitura: Uma estratégia de Sobrevivência. Ciência e Cultura (SBPC), v. 30, n.12, p. 1431-1435, 1978.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAHER, James Patrick; BALZAN, Newton Cezar (Org.) . Vestibular Unicamp/87: Perfil Democrático do Vestibulando. Campinas: Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP, 1987.

Capítulos de livros publicados
1.
MAHER, James Patrick; SILVA, Ezequiel Theodoro da . Releitura da Leitura. In: A. M. Rezende. (Org.). Iniciação Teórica e Prática às Ciências da Educação. Petrópolis: Vozes, 1979, v. , p. 69-81.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MAHER, James Patrick; GIUBILEI, Sônia; BORGES, Zacarias; TUPY, Maria Isabel Nogueira. Participação em banca de Ennia Débora Passos Braga Pires. A Prática do Coordenador Pedagógico. Limites e Perspectivas.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:30:58