Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3783135305393148
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Possui Graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1983), Mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG - 1987) e Doutorado em Ciências Naturais pela Universitat Bremen (1992). Atualmente é Professor Voluntário do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Realiza estudos sobre a ecologia de microorganismos aquáticos em ambientes estuarinos, marinhos e em sistemas de aqüicultura, bem como pesquisas para o cultivo massivo de microalgas para produção de biocombustíveis e metabólitos de interesse comercial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, NSTITUTO DE OCEANOGRAFIA.
Av. Itália, Km 08
CENTRO
96201900 - Rio Grande, RS - Brasil - Caixa-postal: 474
Telefone: (53) 32336509
Fax: (53) 32336602
URL da Homepage: www.labfito.furg.br


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1992
Doutorado em Doutorado Em Ciências Naturais.
Universität Bremen, UNI BREMEM, Alemanha.
Título: PHYTOPLANKTON PRIMARY PRODUCTION AND THE MICROBIAL FOOD WEB OF THE PATOS LAGOON ESTTUARY, SOUTHERN BRAZIL, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: PROF. DR. VICTOR SMETACEK.
Palavras-chave: PRODUCAO PRIMARIA; FITOPLANCTON; MICROORGANISMOS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1984 - 1987
Mestrado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: VARIACOES TEMPORAIS DE BIOMASSA FITOPLANCTONICA (CHL-A) E RELACAO COM FATORES ABIOTICOS NO CANAL DE ACESSO A LAGOA DOS PATOS,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: DRA. CLARISSE ODEBRECHT.
Palavras-chave: FITOPLANCTON; CLOROFILA; ESTUARIO.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1980 - 1983
Graduação em Bacharelado Em Biologia Biologia Marinha.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Uma análise do grupo Siphonophora da região costeira do Rio de Janeiro entre Ponta Negra e Ponta de Juatinga (Brasil) - Estudo da Distribuição espacial das espécies e possíveis inter-relações com os fatores abióticos.
Orientador: Profa Catarina Ramis Nogueira.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2004 - Atual
Direção e administração, Departamento de Oceanografia, Laboratório de Ecologia do Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos.

Cargo ou função
Coordenado Substituto do Programa de Pós-Graduação em Aqüicultura da FURG.
3/2003 - Atual
Direção e administração, Departamento de Oceanografia, Laboratório de Ecologia do Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Aqüicultura da FURG.
3/2003 - Atual
Ensino, Aqüicultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cadeia alimentar microbiana em ambientes aquaticos
Microorganismos patogenicos na aquicultura
3/1997 - Atual
Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planctologia
Montagem de Projetos em Oceanografia
3/1994 - Atual
Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cadeias Alimentares Microbianas em Ambientes Aquáticos
3/1993 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Oceanografia, .

3/1999 - 3/2001
Direção e administração, Departamento de Oceanografia, .

Cargo ou função
Assessor de Planejamento de Pós-Graduação da FURG.
3/1998 - 3/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
3/1998 - 3/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
3/1997 - 12/1998
Direção e administração, Departamento de Oceanografia, .

Cargo ou função
Presidente do Corpo Editorial da Revista Atlântica.
3/1996 - 3/1998
Direção e administração, Departamento de Oceanografia, .

Cargo ou função
Coordenado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica.
10/1996 - 2/1997
Extensão universitária , Departamento de Oceanografia, .

Atividade de extensão realizada
Análise de Coliformes Fecais na Praia do Cassino. Conv. FURG-FEPAM.


Linhas de pesquisa


1.
Ecologia de microorganismos aquáticos


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Projeto de Gestão da Rede de Pesquisas Biotecnlógicas de Substâncias Antioxidantes de Organismos Marinhos (SAO-MAR) e Projeto de Pesquisa Integrado da FURG
Descrição: Objetivo Geral: Realizar a bioprospecção de SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES de organismos marinhos como bactérias e protozoários presentes em bioflocos microbianos, microalgas e macrófitas, todos estes produzidos em sistemas de aqüicultura, e organismos encontrados na fauna acompanhante de pescarias como esponjas, equinodermos, ascídias e outros invertebrados. Objetivos Específicos: 1) Avaliar o potencial antioxidante de substratos de bioflocos, microalgas, macrófitas, esponjas, ascídias e equinodermas em testes de estresse oxidattivo, com posterior separação e caracterização química de seus compostos. 2) Determinar o efeito das substâncias antioxidantes de origem marinha na ração fornecida a animais marinhos (peixes e camarões), verificando-se seu efeito nos índices zootécnicos e de imunidade destes animais; 3) Avaliar o potencial de substâncias antioxidantes de origem marinha fármacos aplicados na recuperação tissular epidermal, associados a suportes nano(bio)poliméricos; 4) Detecção da expressão gênica afim às vias biossintéticas de carotenoides das espécies em estudo; 5) Avaliar a viabilidade econômica da produção dos substratos e das substâncias antioxidantes de origem marinha produzidas a partir da aquicultura, ou de rejeito de pesca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Eficiência de floculantes na concentração de microalgas marinhas e seus efeitos sobre a extração de pigmentos, açúcares, lipídeo e qualidade do biodiesel produzido

Projeto certificado pela empresa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em 30/01/2014.
Descrição: O cultivo massivo de microalgas poderá garantir o fornecimento de biocombustíveis e bioprodutos em escala comercial. Entretanto, existem algumas limitações tecnológicas para o aumento de escala da produção destes microorganismos. Um destes ?gargalos? tecnológicos é o processo de colheita da biomassa produzida, que pode representar 20 a 30% do custo total de produção. Atualmente a retirada das microalgas do meio de cultivo se dá por centrifugação ou filtração, que são processos caros, demorados e de alto custo. Mais recentemente a coagulação/floculação têm sido apontada como um meio eficiente e barato para a concentração das microalgas. Entretanto, são poucos os estudos sobre a eficiência dos floculantes em microalgas marinhas e menor ainda o número de trabalhos que relatam os efeitos dos distintos floculantes sobre a qualidade da biomassa e dos produtos de microalgas cultivadas em grande escala. Desta forma, nosso projeto de pesquisa científica pretende analisar o efeito de diferentes floculantes como hidróxidos, sais metálicos, polímeros orgânicos e inorgânicos sobre a extração de pigmentos, açúcares e lipídeo e sobre qualidade do biodiesel produzido. Além disso, propomos dar continuidade ao nosso projeto de desenvolvimento tecnológico que visa o monitoramento automatizado de dados físicos e químicos durante o cultivo, que permitirão o melhor gerenciamento de todo o processo de produção em tanques de cultivo de nossa planta piloto de produção de microalgas marinhas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
CENTRO DE BIOTECNOLOGIA E DIAGNOSE DE ORGANISMOS AQUÁTICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Descrição: O CBD-FURG visa o desenvolvimento de tecnologias, processos e bioprodutos gerados a partir da aqüicultura de microorganismos marinhos. Alem disso, vários projetos já estão em desenvolvimento visando implementar metodologias de diagnose de doenças que afetam organismos aquáticos (cultivados e selvagens)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Rede de Pesquisa e Pós- Graduação em Doenças de Animais Aquáticos FURG-UFC-UFRN
Descrição: O principal objetivo deste projeto é o estabelecimento de uma Rede de Pesquisa e Pós-Graduação entre a Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando o intercâmbio de conhecimento e o aproveitamento da capacidade instalada nos diferentes centros para a formação de Doutores capazes de realizar pesquisas na área de diagnose de doenças de animais aquáticos, especialmente de peixes e crustáceos que representam a maior parte da produção aquicola em nosso País..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Coordenador / Rodrigo Maggioni - Integrante / Pedro Martins - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
AVALIAÇÃODE CUSTOS E PRODUTIVIDADE DE DOIS SISTEMAS DE CULTIVO MASSIVO DE MICROALGAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Descrição: As microalgas são organismos unicelulares, clorofilados e que realizam a fotossíntese. A alta produtividade destes microorganismos, associado ao fato de que muitos destes produzem lipídeo como substância de reserva, levou muitos cientistas e empresários a considerarem a produção de microalgas como uma alternativa para a produção de biodiesel no Brasil e no mundo. No caso Brasileiro, para que o cultivo de microalgas possa vir a atender a demanda atual de óleo diesel, será necessário obter uma grande produção, preferencialmente distribuída em todas as regiões do país. Para atingir tal objetivo, é de extrema importância que sejam desenvolvidos sistemas de cultivo massivo de microalgas de baixo custo e de fácil manuseio, visando a sua operação por pequenos produtores, à exemplo do que é visto hoje nas iniciativas de produção de plantas oleaginosas por produtores rurais em todo o país. Neste sentido, propomos neste projeto fazer um levantamento dos custos de implantação e operação, bem como avaliar os níveis de produtividade de dois sistemas confeccionados com materiais de baixo custo e disponíveis no mercado, para produção massiva de microalgas, isto é, (1) caixas de água com aeração e (2) viveiros cavados na terra e cobertos com geomembranas, no formato de tanques ?raceway?, onde a água é homogeneizada com pás rotatórias. Alem disso, estes dois sistemas serão avaliados em condições protegidas (em estufa), como uma alternativa mais barata ao uso de fotobioreatores. Os objetivos específicos deste projeto são os seguintes: - Fazer o levantamento e comparar os custos de implantação, operação e produção de dois sistemas de cultivo massivo de microalgas (caixas de água e viveiros ?raceways?) mantidos em condição protegida (estufa) e não protegida (a céu aberto); - Avaliar os níveis de produção de biomassa da microalga Nannochloropsis oculata s produzida nos dois sistemas de cultivo em condições protegida (estufa) e não protegida (a céu aberto); - Avaliar o efeito da h.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Coordenador / CLARISSE ODEBRECHT - Integrante / WILSON WASIELESKI Jr - Integrante / MARCELO MONTES D'OCA - Integrante / Lilian Terezinha Winkler Sosinski - Integrante / JORGE SCHAFHÄUSER Jr - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Utilização de substratos artificiais para provisão de biofilme ao lagostin de água doce Cherax quadricarinatus
Descrição: Projeto ed intercâmbio científico estabelecido entre a FURG - Brasil e a Universidade de Buenos Aires - Argentina no âmbito do Edital de Cooperação CAPES MICyT.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO COLABORADOR EM DEFESA AGROPECUÁRIA PARA DETECÇÃO DE DOENÇAS EM ANIMAIS AQUÁTICOS (CULTIVO E PESCA) ? CDA-AQ
Descrição: O presente projeto tem por objetivo geral estabelecer um Centro Colaborador em Defesa Agropecuária para Detecção de Doenças em Animais Aquáticos ? CDA-AQ FURG-LANAGRO/RS, capaz de diagnosticar as principais doenças de comunicação obrigatória que afetam peixes e crustáceos cultivados ou selvagens da região do estuário da Lagoa dos Patos, bem como de peixes transportados nas estradas gaúchas para beneficiamento nas indústrias de pescado em Rio Grande. A FURG tem condições de estabelecer, testar e validar a maioria das análises propostas no Manual da Organizaçnao Mundial de Saúde Animal (OIE) e transferir imediatamente este conhecimento produzido para pesquisadores dos Laboratórios Nacionais de Agropecuária (LANAGROs). Como objetivos específicos temos: 1) Implantar protocolos de diagnóstico de doenças de camarões peneideos de comunicação obrigatória causada por vírus, através de análises histopatológicas, imunocitoquímicas e de biologia molecular (PCR); 2) Implantar protocolos de diagnóstico de doenças de peixes de comunicação obrigatória causada por vírus, através de análises histopatológicas, imunocitoquímicas e de biologia molecular (PCR); 3) Realizar um Programa de Monitoramento em peixes e camarões selvagens e provenientes da atividade de cultivo em Rio Grande e São José do Norte para análise de doenças causadas por vírus e de comunicação obrigatória; 4) Realizar um Programa de Monitoramento em peixes e camarões processados nas indústrias de pescado de Rio Grande de doenças para análise de doenças causadas por vírus e de comunicação obrigatória; 5) Realizar cursos e conferências para transferência do conhecimento para técnicos do LANAGRO/RS e de outros LANAGROs sobre técnicas de diagnóstico de doenças de animais aquáticos testados e estabelecidos pelo CDA-AQ FURG=LANAGRO/RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
Bactérias nitrificantes no biofilme de ambientes de cultivo
Descrição: Identificação de bactérias nitrificantes em ambientes de cultivo utilizando o método de biologia molecular "Fluorescent in situ hybridization-FISH".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Coordenador / SIMONE SOARES DE OLIVEIRA - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - Atual
Cultivo de microalgas em água estuarina e costeira como alternativa de absorção de dióxido de carbono da atmosfera
Descrição: Medidas de produção primária de diferentes tipos de microalgas com o objetivo de se caracterizar aquelas espécies que mais absorvem dióxido de carbono e que podem ser cultivadas em média e larga escala..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Coordenador / LUCÉLIA DO VALLE BORGES - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2000 - Atual
Periódico: Atlântica


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


1993 - Atual
Periódico: Atlântica
2006 - Atual
Periódico: Hydrobiologia (The Hague)
2006 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Microbiology
2003 - Atual
Periódico: Boletim do Instituto de Pesca
2004 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Oceanography
2003 - Atual
Periódico: Oecologia Brasiliensis
2002 - Atual
Periódico: Amazoniana
2007 - Atual
Periódico: Aquaculture (Amsterdam)
2008 - Atual
Periódico: Journal of Experimental Marine Biology and Ecology
2009 - Atual
Periódico: Microbial Ecology
2009 - Atual
Periódico: Aquaculture Nutrition
2010 - Atual
Periódico: Marine Environmental Research
2011 - Atual
Periódico: Biomass & Bioenergy
2012 - Atual
Periódico: Marine Ecology. Progress Series (Halstenbek)
2013 - Atual
Periódico: Bioresource Technology
2013 - Atual
Periódico: Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Bulletin of Marine Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
PRÊMIO INVENTOR 2009, PETROBRAS.
1994
GRANT NO. 93-260-RG/BIO/LA NO VALOR DE US$ 3000 DA TWAS, THIRD WORLD ACADEMY OF SCIENCE.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:87
Total de citações:1370
Fator H:22
Abreu, Paulo C.  Data: 13/11/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:55
Total de citações:615
ABREU, P. C.  Data: 12/08/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino2018BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino ; DUTRA, FABRÍCIO MARTINS ; PISSETI, TITO LUÍS ; CAVALLI, RONALDO OLIVERA ; ABREU, PAULO CÉSAR ; WASIELESKY, Wilson . Influence of biofilm on the production of Farfantepenaeus paulensis in pens in the Patos Lagoon estuary. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 26, p. 713-726, 2018.

2.
DE MOURA, RENATA R.2018DE MOURA, RENATA R. ; ETGES, BIANCA J. ; DOS SANTOS, ELISANE O. ; MARTINS, TATIANA G. ; ROSELET, FABIO ; Abreu, Paulo C. ; Primel, Ednei G. ; D'OCA, MARCELO G. M. . Microwave-Assisted Extraction of Lipids from Wet Microalgae Paste: A Quick and Efficient Method. EUROPEAN JOURNAL OF LIPID SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 120, p. 1700419, 2018.

3.
POOCH, EDUARDO HENRIQUE P2018POOCH, EDUARDO HENRIQUE P ; SANCHEZ-PAZ, ARTURO ; FERMINO, MARIA HELENA ; DE BRITO, KELLY CRISTINA T ; DE BRITO, BENITO ; Romano, Luis Alberto ; ABREU, PAULO CÉSAR ; STECH, MARCIA REGINA ; CAZELLA, SILVIO CÉSAR ; CAVALLI, LISSANDRA S . : A mobile application for educational training on prevention of shrimp pathogen-associated diseases. AQUACULTURE RESEARCH, v. 49, p. 2597-2602, 2018.

4.
FAÉ NETO, WLADIMIR ANGELINO2018FAÉ NETO, WLADIMIR ANGELINO ; BORGES MENDES, CARLOS RAFAEL ; Abreu, Paulo Cesar . Carotenoid production by the marine microalgae Nannochloropsis oculata in different low-cost culture media. AQUACULTURE RESEARCH, v. 49, p. 2527-2535, 2018.

5.
Thompson, Fabiano2018Thompson, Fabiano ; KRÜGER, RICARDO ; THOMPSON, CRISTIANE C. ; BERLINCK, ROBERTO G. S. ; COUTINHO, RICARDO ; LANDELL, MELISSA F. ; PAVÃO, MAURO ; MOURÃO, PAULO A. S. ; SALLES, ANA ; NEGRI, NAIANE ; LOPES, FABYANO A. C. ; FREIRE, VITOR ; MACEDO, ALEXANDRE J. ; MARASCHIN, MARCELO ; PÉREZ, CARLOS D. ; PEREIRA, RENATO C. ; RADIS-BAPTISTA, GANDHI ; REZENDE, RACHEL P. ; VALENTI, WAGNER C. ; Abreu, Paulo C. . Marine Biotechnology in Brazil: Recent Developments and Its Potential for Innovation. FRONTIERS IN MARINE SCIENCE, v. 5, p. 1-8, 2018.

6.
SCAGLIONI, P. T.2018SCAGLIONI, P. T. ; QUADROS, L. ; PAULA, M. ; FURLONG, V. B. ; ABREU, P.C. ; BADIALE-FURLONG, E. . Inhibition of Enzymatic and Oxidative Process by Phenolic Extracts from Spirulina sp. and Nannochloropsis sp.. FOOD TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY, v. 56, p. 344-353, 2018.

7.
SOUZA, JANAÍNA2018SOUZA, JANAÍNA ; CARDOZO, ALESSANDRO ; WASIELESKY, Wilson ; Abreu, Paulo Cesar . Does the biofloc size matter to the nitrification process in Biofloc Technology (BFT) systems?. AQUACULTURE, v. 500, p. 443-450, 2018.

8.
THEY, NG HAIG2018THEY, NG HAIG ; MARINS, LUÍS FERNANDO ; MÖLLER, OSMAR OLINTO ; Abreu, Paulo Cesar . High bacterial activity in nutrient rich saltwater: Evidence from the uncoupling between salinity and nutrients in the Patos Lagoon estuary. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 216, p. 148-156, 2018.

9.
THEY, NG HAIG2018THEY, NG HAIG ; MARINS, LUÍS FERNANDO ; MÖLLER, OSMAR OLINTO ; Abreu, Paulo Cesar . High bacterial activity in nutrient rich saltwater: Evidence from the uncoupling between salinity and nutrients in the Patos Lagoon estuary. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 216, p. 148-156, 2018.

10.
LARA, GABRIELE2017LARA, GABRIELE ; KRUMMENAUER, DARIANO ; Abreu, Paulo C. ; POERSCH, LUÍS H. ; WASIELESKY, Wilson . The use of different aerators on Litopenaeus vannamei biofloc culture system: effects on water quality, shrimp growth and biofloc composition. Aquaculture International, v. 25, p. 147-162, 2017.

11.
GARCIA, AM2017GARCIA, AM ; WINEMILLER, KO ; HOEINGHAUS, DJ ; CLAUDINO, MC ; BASTOS, R ; CORREA, F ; HUCKEMBECK, S ; VIEIRA, J ; LOEBMANN, D ; ABREU, P ; DUCATTI, C . Hydrologic pulsing promotes spatial connectivity and food web subsidies in a subtropical coastal ecosystem. Marine Ecology. Progress Series (Halstenbek), v. 567, p. 17-28, 2017.

12.
ODEBRECHT, Clarisse2017ODEBRECHT, Clarisse ; SECCHI, EDUARDO RESENDE ; Abreu, Paulo Cesar ; MUELBERT, José Henrique ; UIBLEIN, FRANZ . Biota of the Patos Lagoon estuary and adjacent marine coast: long-term changes induced by natural and human-related factors. Marine Biology Research (Print), v. 13, p. 3-8, 2017.

13.
MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES2017MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES ; ODEBRECHT, Clarisse ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; Abreu, Paulo Cesar . Pigment-based chemotaxonomy of phytoplankton in the Patos Lagoon estuary (Brazil) and adjacent coast. Marine Biology Research (Print), v. 13, p. 22-35, 2017.

14.
RAMOS, LEONARDO R.V.2017RAMOS, LEONARDO R.V. ; PEDROSA, VIRGÍNIA F. ; MORI, AGNES ; ANDRADE, CARLOS F.F. DE ; ROMANO, LUIS A. ; Abreu, Paulo C. ; TESSER, MARCELO B. . Exogenous enzyme complex prevents intestinal soybean meal-induced enteritis in Mugil liza (Valenciennes, 1836) juvenile.. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 89, p. 341-353, 2017.

15.
BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino2017BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino ; MARZAROTTO, SHAYENE AGATHA ; SILVA DE CASTRO, CECÍLIA ; FROZZA, AMÁBILE ; PASTORE, ISABEL ; ABREU, PAULO CÉSAR . Productive performance of juvenile freshwater prawns in biofloc system. AQUACULTURE RESEARCH, v. 48, p. 4748-4755, 2017.

16.
BAUER, W.2017BAUER, W. ; ABREU, P.C. ; POERSCH, Luis Henrique . Plankton and water quality variability in an estuary before and after the shrimp farming effluents: possible impacts and regeneration. BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY, v. 65, p. 495-508, 2017.

17.
KUBELKA, BRUNO GALLER2017KUBELKA, BRUNO GALLER ; PINTO, WALDIR TERRA ; Abreu, Paulo Cesar . Hydrodynamic performance of two air nozzles diameters on the massive microalgae culture: Computational and experimental approaches. Algal Research-Biomass Biofuels and Bioproducts, v. 27, p. 318-324, 2017.

18.
Rörig, Leonardo Rubi2017Rörig, Leonardo Rubi ; OTTONELLI, MAEVI ; ITOKAZU, ANA GABRIELA ; MARASCHIN, MARCELO ; LINS, JOÃO VITOR HEBERLE ; ABREU, PAULO CESAR VERGNE ; ALMEIDA, MARIA TEREZA ROJO DE ; RAMLOV, FERNANDA ; D'OCA, MARCELO ; RAMALHO, LAÍS VIEIRA ; DIEHL, FERNANDO LUIZ ; HORTA JÚNIOR, PAULO ANTUNES ; PEREIRA FILHO, JURANDIR . Blooms of bryozoans and epibenthic diatoms in an urbanized sandy Beach (Balneário Camboriú - SC - Brazil): dynamics, possible causes and biomass characterization. BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY (ONLINE), v. 65, p. 678-694, 2017.

19.
MARIA, L. S.2016MARIA, L. S. ; FRANCO, A. ; ODEBRECHT, C. ; GIROLDO, D. ; ABREU, P.C. . Carbohydrates produced in batch cultures of the surf zone diatom Asterionellopsis glacialis sensu lato: Influence in vertical migration of the microalga and in bacterial abundance. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 474, p. 126-132, 2016.

20.
BAUMGARDT, FRANCIS J.L.2016BAUMGARDT, FRANCIS J.L. ; FILHO, ARION ZANDONÁ ; BRANDALIZE, MARCUS V. ; DA COSTA, DAYANE C. ; ANTONIOSI FILHO, NELSON R. ; ABREU, PAULO C.O.V. ; CORAZZA, MARCOS L. ; RAMOS, LUIZ PEREIRA . Lipid content and fatty acid profile of Nannochloropsis oculata before and after extraction with conventional solvents and/or compressed fluids. The Journal of Supercritical Fluids, v. 108, p. 89-95, 2016.

21.
LEMOES, J.2016LEMOES, J. ; ALVES SOBRINHO, R. ; FARIAS, S. ; MOURA, R. ; PRIMEL, E. ; ABREU, P. C. ; MARTINS, A. ; D'OCA, M.M. . Sustainable production of biodiesel from microalgae by direct transesterification. Sustainable Chemistry and Pharmacy, v. 3, p. 33-38, 2016.

22.
ROSELET, FABIO2016ROSELET, FABIO ; BURKERT, J. ; ABREU, P. C. . Flocculation of Nannochloropsis oculata using a tannin-based polymer: Bench scale optimization and pilot scale reproducibility. Biomass & Bioenergy, v. 87, p. 55-60, 2016.

23.
SUITA, SABRINA M.2016SUITA, SABRINA M. ; BRAGA, ANDRÉ ; BALLESTER, Eduardo ; CARDOZO, ALESSANDRO P. ; Abreu, Paulo Cesar ; WASIELESKY, Wilson . Contribution of bioflocs to the culture of Litopenaeus vannamei post-larvae determined using stable isotopes. Aquaculture International, v. 24, p. 1473-1487, 2016.

24.
FERREIRA, LISE M. H.2016FERREIRA, LISE M. H. ; LARA, GABRIELE ; WASIELESKY, Wilson ; Abreu, Paulo Cesar . Biofilm versus biofloc: Are artificial substrates for biofilm production necessary in the BFT system?. Aquaculture International, v. 24, p. 921-930, 2016.

25.
Borges, Lucelia2016Borges, Lucelia ; CALDAS, S. ; D Oca, Marcelo G. Montes ; ABREU, P.C. . Effect of harvesting processes on the lipid yield and fatty acid profile of the marine microalga Nannochloropsis oculata. Aquaculture Reports, v. 4, p. 164-168, 2016.

26.
ROSELET, FABIO2016ROSELET, FABIO ; VANDAMME, DRIES ; ROSELET, MILENE ; MUYLAERT, KOENRAAD ; Abreu, Paulo Cesar . Effects of pH, Salinity, Biomass Concentration, and Algal Organic Matter on Flocculant Efficiency of Synthetic Versus Natural Polymers for Harvesting Microalgae Biomass. BioEnergy Research, v. 1, p. 1-14, 2016.

27.
Abreu, Paulo Cesar2016Abreu, Paulo Cesar; MARANGONI, JULIANO ; ODEBRECHT, Clarisse . So close, so far: differences in long-term chlorophyll a variability in three nearby estuarine-coastal stations. MARINE BIOLOGY RESEARCH (ONLINE), v. 13, p. 1-13, 2016.

28.
SUITA, S. M.2015SUITA, S. M. ; CARDOZO, A. P. ; Romano, L A ; P.C. ABREU ; WASIELESKI JR, Wilson . Development of hepatopancreas and quality analysis of post-larvae of Pacific white shrimp Litopenaeus vannamei produced in a BFT system. Aquaculture International, v. 23, p. 449-463, 2015.

29.
SILVA, M. A. M.2015SILVA, M. A. M. ; SOUZA, M. F. L. ; P.C. ABREU . SPATIAL AND TEMPORALVARIATION OF DISSOLVED INORGANIC NUTRIENTS, AND CHLOROPHYLL-α IN A TROPICAL ESTUARY IN NORTHEASTERN BRAZIL: DYNAMICS OF NUTRIENT REMOVAL. Brazilian Journal of Oceanography (Online), v. 63, p. 1-15, 2015.

30.
RAMOS, L. R. V.2015RAMOS, L. R. V. ; MONSERRAT, J. M. ; ROMANO, L. A. ; SAMPAIO, L. A. ; ABREU, P. C. ; TESSER, M. B. . Effects of supplementing the diets of Mugil liza Valenciennes, 1836 juveniles with citrus pectin. Journal of Applied Ichthyology, v. 31, p. 362-369, 2015.

31.
ALVES SOBRINHO, RUI C. M.2015ALVES SOBRINHO, RUI C. M. ; VAUCHINSKI, LAÉRCIO ; DE MOURA, RENATA RODRIGUES ; Primel, Ednei G. ; ABREU, PAULO C. V. ; MONTES D?OCA, MARCELO G. . FAME Production and Fatty Acid Profiles from Moist Chlorella sp. and Nannochloropsis oculata Biomass. Journal of the American Oil Chemists' Society, p. 423-430, 2015.

32.
ODEBRECHT, Clarisse2015ODEBRECHT, Clarisse ; Abreu, Paulo C. ; CARSTENSEN, JACOB . Retention time generates short-term phytoplankton blooms in a shallow microtidal subtropical estuary. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 162, p. 35-64, 2015.

33.
HARAGUCHI, LUMI2015HARAGUCHI, LUMI ; CARSTENSEN, JACOB ; Abreu, Paulo Cesar ; ODEBRECHT, Clarisse . Long-term changes of the phytoplankton community and biomass in the subtropical shallow Patos Lagoon Estuary, Brazil. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 162, p. 76-87, 2015.

34.
ROSELET, FABIO2015ROSELET, FABIO ; VANDAMME, DRIES ; ROSELET, MILENE ; MUYLAERT, KOENRAAD ; Abreu, Paulo Cesar . Screening of commercial natural and synthetic cationic polymers for flocculation of freshwater and marine microalgae and effects of molecular weight and charge density. ALGAL RES, v. 10, p. 183-188, 2015.

35.
RAMOS, L.R.V.2015RAMOS, L.R.V. ; ROMANO, L.A. ; MONSERRAT, J.M. ; ABREU, P.C. ; VERDE, P.E. ; TESSER, M.B. . Biological responses in mullet Mugil liza juveniles fed with guar gum supplemented diets. Animal Feed Science and Technology (Print), v. 205, p. 98-106, 2015.

36.
SEILER, LILIAN M.N.2015SEILER, LILIAN M.N. ; FERNANDES, ELISA HELENA L. ; MARTINS, FLAVIO ; Abreu, Paulo Cesar . Evaluation of hydrologic influence on water quality variation in a coastal lagoon through numerical modeling. Ecological Modelling, v. 314, p. 44-61, 2015.

37.
SUITA, S. M.2015SUITA, S. M. ; BALLESTER, E.L.C. ; ABREU, P.C. ; WASIELESKY, Wilson . Dextrose as carbon source in the culture of Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) in a zero exchange system. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 43, p. 526-533, 2015.

38.
CLOERN, JAMES E.2015CLOERN, JAMES E. ; Abreu, Paulo C. ; CARSTENSEN, JACOB ; CHAUVAUD, LAURENT ; ELMGREN, RAGNAR ; GRALL, JACQUES ; GREENING, HOLLY ; JOHANSSON, J.O. ROGER ; KAHRU, MATI ; SHERWOOD, E. T. ; XU, JIE ; YIN, KEDONG . Human Activities and Climate Variability Drive Fast-Paced Change across the World's Estuarine-Coastal Ecosystems. Global Change Biology (Print), v. 22, p. n/a-n/a, 2015.

39.
KONIG, R. B.2014KONIG, R. B. ; SALES, R. ; ROSELET, F. ; P.C. ABREU . Harvesting of the marine microalga Conticribra weissflogii (Bacillariophyceae) by cationic polymeric flocculants. Biomass & Bioenergy, v. 68, p. 1-6, 2014.

40.
ARRIADA, A. A.2014ARRIADA, A. A. ; P.C. ABREU . NANNOCHLOROPSIS OCULATA GROWTH IN PRODUCED WATER: AN ALTERNATIVE FOR MASSIVE MICROALGAE BIOMASS PRODUCTION. Brazilian Journal of Petroleum and Gas, v. 8, p. 119-125, 2014.

41.
THEY, NG HAIG2014THEY, NG HAIG ; FERREIRA, LISE MARIA HOLANDA ; MARINS, LUÍS FERNANDO ; Abreu, Paulo Cesar . Bacterial Community Composition and Physiological Shifts Associated with the El Niño Southern Oscillation (ENSO) in the Patos Lagoon Estuary. Microbial Ecology, v. 69, p. 525-534, 2014.

42.
ODEBRECHT, Clarisse2014ODEBRECHT, Clarisse ; DU PREEZ, DEREK R. ; Abreu, Paulo Cesar ; CAMPBELL, EILEEN E. . Surf zone diatoms: A review of the drivers, patterns and role in sandy beaches food chains. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 150, p. 24-35, 2014.

43.
SALES, RAFAEL2014SALES, RAFAEL ; Abreu, Paulo Cesar . Use of Natural pH Variation to Increase the Flocculation of the Marine Microalgae Nannochloropsis oculata. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 175, p. 2012-2019, 2014.

44.
Garrido-Pereira, M.A.2013Garrido-Pereira, M.A. ; Braga, A.L. ; Rocha, A.F. ; SAMPAIO, Luís A ; ABREU, P.C. . Effect of ultraviolet (UV) radiation on the abundance and respiration rates of probiotic bacteria. Aquaculture Research (Print), v. 44, p. 261-267, 2013.

45.
SILVA, K. R.2013SILVA, K. R. ; WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Nitrogen and Phosphorus Dynamics in the Biofloc Production of the Pacific White Shrimp, Litopenaeus vannamei. Journal of the World Aquaculture Society, v. 44, p. 30-41, 2013.

46.
Del'Duca A2013Del'Duca A ; CESAR, D. E. ; DINIZ, C.D. ; ABREU, P.C. . Evaluation of the presence and efficiency of potential probiotic bacteria in the gut of tilapia (Oreochromis niloticus) using the fluorescent in situ hybridization technique. Aquaculture (Amsterdam), v. 388-391, p. 115-121, 2013.

47.
MC Claudino2013MC Claudino ; ABREU, P.C. ; GARCIA, A. M. . Stable isotopes reveal temporal and between-habitat changes in trophic pathways in a southwestern Atlantic estuary. Marine Ecology. Progress Series (Halstenbek), v. 489, p. 29-42, 2013.

48.
VIAU, VERÓNICA E.2013VIAU, VERÓNICA E. ; DE SOUZA, DIEGO MOREIRA ; RODRÍGUEZ, ENRIQUE M. ; WASIELESKY, Wilson ; Abreu, Paulo C. ; BALLESTER, EDUARDO L. C. . Biofilm feeding by postlarvae of the pink shrimp (Decapoda, Penaidae). Aquaculture Research (Print), v. 44, p. 783-794, 2013.

49.
Cavalli, L S2013Cavalli, L S ; BATISTA, C. ; NORNBERG, B. ; MAYER, F. ; SEIXAS, F. ; Romano, L A ; Marins, L F ; ABREU, P.C. . Natural occurrence of White spot syndrome virus and Infectious hypodermal and hematopoietic necrosis virus in Neohelice granulata crab. Journal of Invertebrate Pathology (Print), p. 86-88, 2013.

50.
They. N.H2013They. N.H ; FERREIRA, L. M. H. ; MARINS, L. F. ; ABREU, P.C. . Stability of Bacterial Composition and Activity in Different Salinity Waters in the Dynamic Patos Lagoon Estuary: Evidence from a Lagrangian-Like Approach. Microbial Ecology, v. 66, p. 551-562, 2013.

51.
ROSELET, F.2013ROSELET, F. ; MAICA, P. ; MARTINS, T.G. ; ABREU, P.C. . Comparison of open-air and semi-enclosed cultivation system for massive microalgae production in sub-tropical and temperate latitudes. Biomass & Bioenergy, v. 59, p. 418-424, 2013.

52.
SILVA, A. F.2013SILVA, A. F. ; ;ARA, G. R. ; BALLESTER, Eduardo C ; KRUMMENAUER, D. ; ABREU, P.C. ; WASIELESKY JR, W. . Efeito das altas densidades de estocagem no crescimento e sobrevivência de Litopenaeus vannamei na fase final de engorda, em sistemas de bioflocos (BFT). Ciência Animal Brasileira (UFG. Impresso), v. 4, p. 279-287, 2013.

53.
SANTOS, R.2013SANTOS, R. ; VARELA, A. P. ; LIMA, F. ; SPILKI, F. ; HEINZELMANN, L. ; LUZ, R. ; ABREU, P.C. ; ROEHE, P. ; CAVALLI, Lissandra Souto . A brief history if White spot syndrome virus and its epidemiology in Brazil. Virus Reviews and Research, v. 18, p. 1-7, 2013.

54.
S. SILVEIRA, ERICA2013S. SILVEIRA, ERICA ; CÁURIO LOBATO, RUBENS ; CESAR ABREU, PAULO . Fungos e Leveduras no estuário da Lagoa dos Patos e Praia do Cassino, RS, Brasil. Atlântica, v. 35, p. 45-54, 2013.

55.
DEL'DUCA, ALESSANDRO2013DEL'DUCA, ALESSANDRO ; CESAR, DIONÉIA EVANGELISTA ; ABREU, PAULO CÉSAR . Bacterial community of pond's water, sediment and in the guts of tilapia ( Oreochromis niloticus ) juveniles characterized by fluorescent in situ hybridization technique. Aquaculture Research (Print), v. 46, p. n/a-n/a, 2013.

56.
Viau, V.E.2012Viau, V.E. ; Ostera, J.M. ; Tolivia, A ; BALLESTER, Eduardo ; Abreu, Paulo Cesar ; Rodiguez, E.M. . Contribution of biofilm to water quality, survival and growth of juveniles of the freshwater crayfish Cherax quadricarinatus (Decapoda, Parastacidae). Aquaculture (Amsterdam), v. 324, p. 70-78, 2012.

57.
ABREU, L.2012ABREU, L. ; BORGES, Lucélia Do Valle ; MARANGONI, J ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Cryopreservation of some useful microalgae species for biotechnological exploitation. Journal of Applied Phycology, v. 1, p. 1-10, 2012.

58.
ROMANO, L.2012ROMANO, L. ; TESSER, M. B. ; SAMPAIO, Luís A ; ABREU, P.C. . Yersiniose em Trachinotus marginatus (pampo). Diagnóstico histopatológico e imuno-histoquímico. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, p. 909-915, 2012.

59.
Fontes, Maria Luiza Schmitz2012Fontes, Maria Luiza Schmitz ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . A vigorous specialized microbial food web in the suboxic waters of a shallow subtropical coastal lagoon. Microbial Ecology, v. 64, p. 334-345, 2012.

60.
LOUREIRO, CLÁUDIO KINACH2012LOUREIRO, CLÁUDIO KINACH ; WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, PAULO CÉSAR . THE USE OF PROTOZOAN, ROTIFERS AND NEMATODES AS LIVE FOOD FOR SHRIMP RAISED IN BFT SYSTEM. Atlântica, v. 34, p. 5-12, 2012.

61.
ROCHA, ANDRÉA FERRETTO DA2012ROCHA, ANDRÉA FERRETTO DA ; ABREU, PAULO CÉSAR ; WASIELESKY, Wilson ; TESSER, MARCELO BORGES . AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE BIOFLOCOS NA CRIAÇÃO DE JUVENIS DE TAINHA MUGIL CF. HOSPES SEM RENOVAÇÃO DE ÁGUA. Atlântica, v. 34, p. 63-74, 2012.

62.
CAVALLI, Lissandra Souto2011CAVALLI, Lissandra Souto ; Romano, Luis Alberto ; Marins, Luis Fernando ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . First report of White spot syndrome virus in farmed and wild penaeid shrimp from Lagoa dos Patos estuary, southern Brazil. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso), v. 42, p. 1176-1179, 2011.

63.
Fontes, Maria Luiza S.2011Fontes, Maria Luiza S. ; Suzuki, Marcelino T. ; Cottrell, Matthew T. ; Abreu, Paulo C. . Primary Production in a Subtropical Stratified Coastal Lagoon Contribution of Anoxygenic Phototrophic Bacteria. Microbial Ecology, v. 61, p. 223-237, 2011.

64.
D Oca, Marcelo G. Montes2011D Oca, Marcelo G. Montes ; Viêgas, Carolina V. ; Lemões, Juliana S. ; Miyasaki, Eriksen K. ; Morón-Villarreyes, Joaquín A. ; Primel, Ednei G. ; Abreu, Paulo C. . Production of FAMEs from several microalgal lipidic extracts and direct transesterification of the Chlorella pyrenoidosa. Biomass & Bioenergy, p. 1533-1538, 2011.

65.
WASIELESKY JR, Wilson2011WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; POERSCH, Luis Henrique ; Thompson, Fabiano ; BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino . Influence of light intensity on biofilm formation and the performance of pink shrimp Farfantepenaeus paulensis juveniles reared in cages. Aquaculture Research (Print), v. 43, p. 706-712, 2011.

66.
Borges, Lucelia2011Borges, Lucelia ; Morón-Villarreyes, Joaquin A. ; D'OCA, M.M. ; ABREU, P.C. . Effects of flocculants on lipid extraction and fatty acid composition of the microalgae Nannochloropsis oculata and Thalassiosira weissflogii. Biomass & Bioenergy, v. 35, p. 4449-4454, 2011.

67.
Cavalli, L S2010Cavalli, L S ; Nornberg, B F S ; Netto, S A ; Poersch, L ; Romano, L A ; Marins, L F ; Abreu, P C ; ABREU, P.C. . White spot syndrome virus in wild penaeid shrimp caught in coastal and offshore waters in the southern Atlantic Ocean. Journal of Fish Diseases (Print), v. 33, p. 533-536, 2010.

68.
BALLESTER, E.L.C.2010BALLESTER, E.L.C. ; ABREU, P.C. ; CAVALLI, R.O. ; EMERENCIANO, M. ; de ABREU, L. ; WASIELESKY JR, W. . Effect of practical diets with different protein levels on the performance of juveniles nursed in a zero exchange suspended microbial flocs intensive system. Aquaculture Nutrition (Print), v. 16, p. 163-172, 2010.

69.
Abreu, Paulo C.2010Abreu, Paulo C.; BERGESCH, Marli ; Proença, Luis A. ; Garcia, Carlos A. E. ; ODEBRECHT, Clarisse . Short- and Long-Term Chlorophyll a Variability in the Shallow Microtidal Patos Lagoon Estuary, Southern Brazil. Estuaries and Coasts, v. 33, p. 554-569, 2010.

70.
ODEBRECHT, Clarisse2010ODEBRECHT, Clarisse ; BERGESCH, Marli ; Rörig, Leonardo Rubi ; Abreu, Paulo C. . Phytoplankton Interannual Variability at Cassino Beach, Southern Brazil (1992 2007), with Emphasis on the Surf Zone Diatom Asterionellopsis glacialis. Estuaries and Coasts, v. 33, p. 570-583, 2010.

71.
ABREU, P.C.2009ABREU, P.C.. Microalgas e Biocombustível:Entre o sonho e a realidade. Panorama da Aqüicultura, v. 115, p. 34-37, 2009.

72.
Fontes, Maria Luiza Schmitz2009Fontes, Maria Luiza Schmitz ; Abreu, Paulo C. . Spatiotemporal Variation of Bacterial Assemblages in a Shallow Subtropical Coastal Lagoon in Southern Brazil. Microbial Ecology, v. 58, p. 140-152, 2009.

73.
SOUZA, N. C.2009SOUZA, N. C. ; ABREU, P.C. . Abundância do bacterioplâncton e suas relações com fatores físico-químicos e biológicos em nove lagos rasos do Campus Carreiros - FURG, Rio Grande - RS (Brasil). Atlântica, v. 31, p. 145-157, 2009.

74.
SILVA, Caroline Fernandes da2008ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SILVA, Caroline Fernandes da ; BALLESTER, Eduardo Luis C ; MONSERRAT, José M ; GERACITANO, Laura A ; WASIELESKY JR, Wilson . Contribution of microorganisms to the biofilm nutritional quality: protein and lipid contents. Aquaculture Nutrition (Online), v. 14, p. 507-514, 2008.

75.
CAVALLI, Lissandra Souto2008CAVALLI, Lissandra Souto ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EVALUATION OF WHITE SPOT SYNDROME VIRUS (WSSV) IN WILD SHRIMP AFTER A MAJOR OUTBREAK IN SHRIMP FARMS AT LAGUNA, SOUTHERN BRAZIL. Atlântica, v. 30, p. 45-52, 2008.

76.
Lugioyo GM2007Lugioyo GM ; Loza S ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . BIOMASS DISTRIBUTION OF HETEROTROPHIC AND AUTOTROPHIC MICROORGANISMS IN THE PHOTIC LAYER IN CUBAN SOUTHERN OCEANIC WATERS. Revista de Biología Tropical, v. 55, p. 449-457, 2007.

77.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE2007ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BALLESTER, Eduardo Luis C ; ODEBRECHT, Clarisse ; WASIELESKY JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo Oliveira ; GRANÉLI, Wilhelm ; ANÉSIO, Alexandre . Importance of biofilm as food source for shrimp (Farfantepenaeus paulensis) evaluated by stable isotopes (δ13C and δ15N). Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 347, p. 88-96, 2007.

78.
BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino2007BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino ; WASIELESKY JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo Oliveira ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . NURSERY OF THE PINK SHRIMP Farfantepenaeus paulensis IN CAGES WITH ARTIFICIAL SUBSTRATS: BIOFILM COMPOSITION AND SHRIMP PERFORMANCEES. Aquaculture (Amsterdam), v. 269, p. 355-362, 2007.

79.
BORGES, Lucélia Do Valle2007BORGES, Lucélia Do Valle ; FARIAS, B. M. ; ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . POTENCIAL DE ABSORÇAO DE DIOXIDO DE CARBONO POR ESPECIES DE MICROALGAS USADAS NA AQUICULTURA: PRIMEIROS PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM. Atlântica, v. 29, p. 35-46, 2007.

80.
J.C.EIRAS2007J.C.EIRAS ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ROBALDO, Ricardo ; J. PEREIRA JR. . MYXOBOLUS PLATANUS N.SP. (MYXOSPOREAE, MYXOBOLIDAE), A PARASITE OF MUGIL PLATANUS GUNTHER, 1880 (OSTEICHTHYES, MUGILIDADE FROM LAGOA DOS PATOS, RS, BRAZIL. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 59, p. 895-898, 2007.

81.
EIRAS, J. C.2007EIRAS, J. C. ; J. PEREIRA JR. ; SAMPAIO, Luís A ; ROBALDO, Ricardo ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . MYXOBOLUS SP. CAN CAUSE IN VIVO MYOLIQUEFACTION IN THE HOST PARALICHTHYS ORBIGNIANUS (OSTEICHTHYES, PARALICHTHYDAE). Diseases of Aquatic Organisms, v. 77, p. 255-258, 2007.

82.
MORAES, T2006MORAES, T ; RIBASFERREIRA, J ; DAROSA, C ; SANDRINI, J ; VOTTO, A ; TRINDADE, G ; GERACITANO, L ; ABREU, P ; MONSERRAT, J ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Antioxidant properties of the mucus secreted by Laeonereis acuta (Polychaeta, Nereididae): A defense against environmental pro-oxidants??. Comparative Biochemistry and Physiology. C. Toxicology & Pharmacology, HOLANDA, v. 142, p. 293-300, 2006.

83.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE2006ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; COSTA, Cesar S B ; BEMVENUTI, Carlos ; ODEBRECHT, Clarisse ; GRANÉLI, Wilhelm ; ANÉSIO, Alexandre . EUTROPHICATION PROCESSES AND TROPHIC INTERACTIONS IN A SHALLOW ESTUARY: PRELIMINARY RESULTS BASED ON STABLE ISOTOPE ANALYSIS (d13C and d15N). Estuaries (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1559-2723 Estuaries and Coasts), USA, v. 29, n.2, p. 277-285, 2006.

84.
OLIVEIRA, Simone Soares2006OLIVEIRA, Simone Soares ; WASIELESKY JR, Wilson ; BALLESTER, Eduardo C ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . CARACTERIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE BACTÉRIAS NITRIFICANTES PELO MÉTODO 'FLUORESCENT IN SITU HYBRIDIZATION'(FISH) NO BIOFILME E ÁGUA DE LARVICULTURA DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS. Atlântica, v. 28, p. 33-45, 2006.

85.
WASIELESKI JR, Wilson2006WASIELESKI JR, Wilson ; EMERENCIANO, M. ; BALLESTER, Eduardo ; SOARES, R. ; CAVALLI, Ronaldo ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . CULTIVOS EM MEIO COM FLOCOS MICROBIANOS: UM NOVO CAMINHO A SER PERCORRIDO. Panorama da Aqüicultura, v. 16, p. 14-23, 2006.

86.
ROSA, Carlos e2005ROSA, Carlos e ; IURMAN, Mariana G ; GERACITANO, Laura A ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; MONSERRAT, José . ANTIOXIDANT MECHANISMS OF THE NEREID Laeonereis acuta (ANELIDA:POLICHAETA) TO COPE WITH ENVIRONMENTAL HYDROGEN PEROXIDE. Physiological and Biochemical Zoology, v. 78, n.4, p. 641-649, 2005.

87.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE2005ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ROBALDO, Ricardo ; SAMPAIO, Luís A ; BIANCHINI, Adalto ; ODEBRECHT, Clarisse . RECURRENT AMYLOODINIOSIS ON BROODSTOCK OF THE BRAZILIAN FLOUNDER Paralichthys orbignianus: DINOSPORE MONITORING AND PROPHYLACTIC MEASURES.. Journal of the World Aquaculture Society, USA, v. 36, n.1, p. 42-50, 2005.

88.
ODEBRECHT, Clarisse2005ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; MOELER JR, Osmar ; NIENCHESKI, Luiz Felipe ; PROENÇA, Luiz Antonio ; TORGAN, Lezilda . DROUGHT EFFECTS ON PELAGIC PROPERTIES IN THE SHALLOW AND TURBID PATOS LAGOON, BRAZIL. Estuaries, v. 28, p. 675-685, 2005.

89.
PRETO, Artur2005PRETO, Artur ; CAVALLI, Ronaldo ; PISSETTI, Tito ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; WASIELESKI JR, Wilson . EFEITO DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM SOBRE O BIOFILME E O DESEMPENHO DE PÓS-LARVAS DO CAMARÃO ROSA Farfantepenaeus paulensis CULTIVADA EM GAIOLAS. Ciência Rural, v. 35, p. 1417-1423, 2005.

90.
BALLESTER, Eduardo2004BALLESTER, Eduardo ; WASIELESKY JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo ; SANTOS, Marcos ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . INFLUÊNCIA DO BIOFILME NO CRESCIMENTO DO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus paulensis EM SISTEMAS DE BERÇÁRIO. Atlântica, Rio Grande, v. 25, p. 1-10, 2004.

91.
HICKENBICK, Giuliano R2004HICKENBICK, Giuliano R ; FERRO, Ana Lúcia ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . PRODUÇÃO DE DETRITO DE MACRÓFITAS EMERGENTES EM UMA MARISMA DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS:TAXAS DE DECOMPOSIÇÃO E DINÂMICA MICROBIANA. Atlântica, v. 26, n.1, p. 61-75, 2004.

92.
ANÉSIO, Alexandre2003ANÉSIO, Alexandre ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BIDDANDA, Bopaiah . THE ROLE OF FREE AND ATTACHED MICROORGANISMS IN THE DECOMPOSITION OF ESTUARINE MACROPHYTE DETRITUS. Estuarine, Coastal and Shelf Science, v. 56, n.2, p. 197-201, 2003.

93.
ODEBRECHT, C.2003ODEBRECHT, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; FUJITA, Carlos ; BERGESCH, M. . THE IMPACT OF MUD DEPOSITION ON THE LONG TERM VARIABILITY OF THE SURF-ZONE DIATOM Asterionellopsis glacialis (CASTRACAN) ROUND. Journal of Coastal Research, v. 35, p. 493-498, 2003.

94.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE2003ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; RORIG, Leonardo R ; GARCIA, Virginia ; ODEBRECHT, Clarisse ; BIDDANDA, Bopaiah . DECOUPLING BETWEEN BACTERIA AND THE SURF-ZONE DIATOM Asterionellopsis glacialis AT CASSINO BEACH, BRAZIL. Aquatic Microbial Ecology, República Federal da Alemanha, v. 32, n.3, p. 219-228, 2003.

95.
THOMPSON, F. L.2002THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; WASIELESKY, Wilson . IMPORTANCE OF BIOFILM FOR WATER QUALITY AND NOURISHMENT IN INTENSIVE SHRIMP CULTURE. Aquaculture (Amsterdam), Holanda, v. 203, p. 263-278, 2002.

96.
BRANDINI, F. P.2000BRANDINI, F. P. ; BOLTOWSKOY, D. ; PIOLA, A. ; ROTTGERS, R. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; LOPES, R. . MULTIANNUAL TRENDS IN FRONTS AND DISTRIBUTION OF NUTRIENTS AND CLHOROPHILL IN THE SOUTHWESTERN ATLANTIC (30-62 S). Deep Sea Research Part I, London, v. 47, p. 1015-1033, 2000.

97.
THOMPSON, F. L.1999THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; CAVALLI, Ronaldo . THE USE OF MICROORGANISMS AS FOOD SOURCE FOR PENAEUS PAULENSIS LARVAE. Aquaculture (Amsterdam), v. 174, p. 139-153, 1999.

98.
HICKENBICK, Giuliano R1999HICKENBICK, Giuliano R ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . COMPARAÇÃO ENTRE FORMALINA E LUGOL NA CONSERVAÇÃO DE BACTÉRIAS DE ÁGUA DOCE, SALOBRA E SALGADA. Atlântica, RIO GRANDE - RS, v. 21, p. 101-109, 1999.

99.
ANESIO, A. M.1997ANESIO, A. M. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ESTEVES, F. A. . INFLUENCE OF THE HYDROLOGICAL CYCLE ON THE BACTERIOPLANKTON OF AN IMPACTED CLEAR WATER AMAZONIAN LAKE. Microbial Ecology, USA, v. 34, p. 66-73, 1997.

100.
ODEBRECHT, C.1997ODEBRECHT, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . MICROORGANISMOS EM PRAIAS ARENOSAS EXPOSTAS: IMPORTANCIA, ASPECTOS METODOLOGICOS E ESTADO DA ARTE PARA O SUL DO BRASIL. OECOLOGIA BRASILIENSIS, v. 3, p. 01-18, 1997.

101.
SANTOS, E.1997SANTOS, E. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; THOMPSON, F. L. ; HICKENBICK, G. R. ; ALMEIDA, M. T. ; BAUMGARTEN, M. G. Z. . POLUICAO ORGANICA E CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS ÁGUAS PRÓXIMAS A CIDADE DO RIO GRANDE - RS (VERAO DE 1996). ATLANTICA, RIO GRANDE, v. 19, p. 5-18, 1997.

102.
PERSICH, G.1996PERSICH, G. ; ODEBRECHT, C. ; BERGESCH, M. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EUTROFIZACAO E FITOPLANCTON: COMPARACAO ENTRE DUAS ENSEADAS RASAS NO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS (BRASIL). ATLANTICA, RIOGRANDE, v. 18, p. 27-42, 1996.

103.
BREPOHL, D.1996BREPOHL, D. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ANESIO, A. M. ; COSTA, C. S. . BIOMASSA E SUCESSAO MICROBIANA DURANTE A DEGRADACAO DA MACROFITA SCIRPUS MARITIMUS VAR. MACROSTACHYUS (LAM) MICHX.. Atlântica, Rio Grande, v. 18, p. 13-26, 1996.

104.
ODEBRECHT, C.1995ODEBRECHT, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . RAPHIDOPHYCEAN IN SOUTHERN BRAZIL. HARMFUL ALGAL NEWS - IOC NEWSLETTER, v. 12/13, p. 4-4, 1995.

105.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1995ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BERGESCH, M. ; ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. . MICROALGAS DO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS: INTERACAO ENTRE O SEDIMENTOE A COLUNA DE AGUA.. OECOLOGIA BRASILIENSIS, v. 1, p. 273-289, 1995.

106.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1995ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; HARTMANN, C. ; ODEBRECHT, C. . NUTRIENT-RICH SALTWATER AND ITS INFLUENCE ON THE PHYTOPLANKTON OF THE PATOS LAGOON ESTUARY, SOUTHERN BRAZIL.. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 40, p. 219-229, 1995.

107.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1995ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; GRANELI, H. W. ; ODEBRECHT, C. . PRODUCAO FITOPLANCTONICA E BACTERIANA NA REGIAO DA PLUMA ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS - RS, BRASIL. Atlântica, v. 17, p. 35-52, 1995.

108.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1994ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, C. ; GONZALEZ, A. . PARTICULATE AND DISSOLVED PHYTOPLANKTON PRODUCTION OF THE PATOS LAGOONESTUARY, SOUTHERN BRAZIL: COMPARISON OF METHODS AND INFLUENCING FACTORS.. Journal of Plankton Research, Inglaterra, v. 16, n.7, p. 737-753, 1994.

109.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1994ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; GRANELI, E. ; ODEBRECHT, C. ; KITZMANN, D. ; PROENCA, L. ; C, R. J. . EFFECT OF FISH AND MESOZOOPLANKTON MANIPULATION ON THE PHYTOPLANKTON COMMUNITY IN THE PATOS LAGOON ESTUARY, SOUTHERN BRAZIL.. Estuaries (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1559-2723 Estuaries and Coasts), v. 17, n.3, p. 575-584, 1994.

110.
OLSSON, P.1992OLSSON, P. ; GRANELI, E. ; CARLSSON, P. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . STRUCTURING A POST-SPRING PHYTOPLANKTON COMMUNITY BY MANIPULATION OF TROPHIC INTERACTIONS.. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, USA, v. 158, p. 259-299, 1992.

111.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1992 ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BIDDANDA, B. ; ODEBRECHT, C. . BACTERIAL DYNAMICS OF THE PATOS LAGOON ESTUARY, SOUTHERN BRAZIL (32 S; 52 W).. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 35, p. 621-635, 1992.

112.
JENKINSON, I.1991JENKINSON, I. ; BIDDANDA, B. ; TURLEY, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; RIEBESELL, U. ; SMETACEK, V. . RHEOLOGICAL PROPERTIES OF MARINE ORGANIC AGGREGATES: IMPORTANCE FOR VERTICAL FLUX, TURBULENCE AND MICROZONE.. OCEANOLOGICA ACTA, v. 11, p. 101-107, 1991.

113.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1989ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; NOGUEIRA, C. R. . SPATIAL DISTRIBUTION OF SIPHONOPHORA SPECIES AT RIO DE JANEIRO COAST, BRAZIL. CIENCIA & CULTURA, Rio de Janeiro, v. 41, n.9, p. 897-902, 1989.

114.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de;Abreu, Paulo C.;ABREU, P.C.;Abreu, Paulo Cesar;ABREU, PAULO CÉSAR;P.C. ABREU;P.C. Abreu;PAULO CESAR ABREU;CESAR ABREU, PAULO;ABREU, P. C.;ABREU, P. C. V.;ABREU, PAULO C. V.;ABREU, PAULO C.O.V.;ABREU, P;ABREU, PAULO CESAR VERGNE1988ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; PROENCA, L. A. ; ODEBRECHT, C. . NUTRIENTES INORGANICOS EM AGUA DOCE,MESO-OLIGOHALINA E MIXO-POLI- EUHALINA NO CANAL DE ACESSO A LAGOA DOS PATOS. Acta Limnológica Brasiliensia, v. 2, p. 57-77, 1988.

115.
PROENCA, L. A.1986PROENCA, L. A. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . VARIACOES TEMPORAIS DOS NUTRIENTES DISSOLVIDOS (NITRITO, NITRATO, SI- LICATO E FOSFATO) NO CANAL DE ACESSO AO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS. Acta Limnológica Brasiliensia, v. 1, p. 65-87, 1986.

Capítulos de livros publicados
1.
ODEBRECHT, Clarisse ; Villac, Maria C. ; Abreu, Paulo C. ; HARAGUCHI, LUMI ; Gomes, Piter D. F. ; TENENBAUM, Denise Rivera . Flagellates Versus Diatoms: Phytoplankton Trends in Tropical and Subtropical Estuarine-Coastal Ecosystems. In: Hoffmeyer, M., Sabatini, M., Brandini, F., Calliari, D., Santinelli, N. (Eds.). (Org.). Plankton Ecology of the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlin: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 249-267.

2.
PORCELLIS, D. A. ; ADAMATTI, D. F. ; ABREU, P.C. . Biomass variation of phytoplankton using agent-based simulation: A case study of the estuary of th Patos lagoon. In: Diana Francisca Adamatti. (Org.). Multi-Agent based applied to biological and environmental systems. 1ed.Hershey: IGI Global, 2017, v. , p. 279-294.

3.
PRETO, Artur ; PISSETTI, Tito ; ABREU, P.C. ; WASIELESKY JR, Wilson ; POERSCH, Luis Henrique ; CAVALLI, Ronaldo . EFEITO DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM E DO BIOFILME SOBRE O DESEMPENHO DO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus paulensis CULTIVADOS EM GAIOLAS NAS FASES DE BERÇÁRIO E DE PRODUÇÃO DE ISCAS VIVAS. In: W. WASIELESKY JR.; L. H. POERSCH. (Org.). CULTIVO DE CAMARÕES EM GAIOLAS E CERCADOS NO ESTU'ARIO DA LAGOA DOS PATOS. 1ed.RIO GRANDE: EDITORA DA FURG, 2016, v. , p. 92-121.

4.
BALLESTER, Eduardo ; ABREU, P.C. ; PISSETTI, Tito ; CAVALLI, Ronaldo ; RUDORFF, N. ; WASIELESKY JR, Wilson . INFLUÊNCIA DO BIOFILME NO CULTIVO DO CAMARÃO-ROSA farfantepenaeus paulensis em cercados no estuário da Lagoa dos Patos. In: W. WASIELESKY JR.; L. H. POERSCH. (Org.). CULTIVO DE CAMARÕES EM GAIOLAS E CERCADOS NO ESTU'ARIO DA LAGOA DOS PATOS. 1ed.RIO GRANDE: EDITORA DA FURG, 2016, v. 1, p. 284-301.

5.
BALLESTER, Eduardo Luiz C ; WASIELESKI JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo ; DUCATTI, C. ; ABREU, P.C. . AVALIAÇÃO DAS FONTES ALIMENTARES UTILIZADAS PELO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus paulensis através de isótopos estáveis (d13C e d15N). In: W. WASIELESKY JR.; L. H. POERSCH. (Org.). CULTIVO DE CAMARÕES EM GAIOLAS E CERCADOS NO ESTU'ARIO DA LAGOA DOS PATOS. 1ed.RIO GRANDE: EDITORA DA FURG, 2016, v. 1, p. 302-324.

6.
PEREZ, J. A. A. ; CASTELLO, J. P. ; ABREU, P.C. . Recursos Marinhos Vivos. In: Jorge Pablo Castello; Luiz Carlos Krug. (Org.). Introdução às Ci?´nicas do Mar. 1ed.Pelotas: Editora Textos, 2015, v. , p. 382-407.

7.
ODEBRECHT, C. ; P.C. ABREU ; BEMVENUTI, Carlos ; COLLING, L. A. ; M. COPERTINO ; COSTA, C. ; GARCIA, A. M. ; MARANGONI, J ; MÖLLER, O. ; MUELBERT, José Henrique ; VIEIRA, J. P. ; SEELIGER, U. . O Efeito de Perturbações Naturais e Antrópicas na Ecologia do Estuário da Lagoa dos Patos. In: Marcelo Tabarelli, Carlos Frederico Duarte da Rocha, Helena Piccoli Romanowski, Odete Rocha, Luiz Drude de Lacerda. (Org.). PELD CNPq : dez anos do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do Brasil : achados, lições e perspectivas. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2014, v. , p. 220-245.

8.
BALLESTER, Eduardo Luiz C ; ABREU, P.C. ; PISSETTI, Tito ; CAVALLI, Ronaldo ; RUDORFF, N. ; WASIELESKY, Wilson . CRIAÇÃO DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS EM CERCADOS COM SUBSTRATOS ARTIFICIAIS. In: José Eurico Possebon Cyrino; Wilson Massamitu Furuya; Ricardo Pereira Ribeito; João Donato Scorvo Filho. (Org.). TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA AQUÁTICA E AQUICULTURA III. 1ed.MARINGÁ: AQUABIO, 2010, v. , p. 259-275.

9.
GODOY, L.C. ; ODEBRECHT, C. ; MARTINS, T.G. ; BALLESTER, Eduardo Luis C ; ABREU, P.C. ; WASIELESKY, Wilson . TECNOLOGIA DE BIOFLOCOS: CRIAÇÃO SUSTENTÁVEL DE CAMARÕES MARINHOS. In: José Eurico Possebon Cyrino; Wilson Massamitu Furuya; Ricardo Pereira Ribeito; João Donato Scorvo Filho. (Org.). TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA AQUÁTICA E AQUICULTURA III. 1ed.MARINGÁ: AQUABIO, 2010, v. , p. 227-236.

10.
ABREU, P.C.. POTENTIAL OF MICROALGAE FOR BIODIESEL PRODUCTION. In: COSER, T., DAVIS, M.J.. (Org.). BIOFUELS: Reasonables steps towards a renewable energy future.. Brasília: Fulbright Commission, 2010, v. 1, p. 55-60.

11.
ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BEMVENUTI, Carlos Emilio ; M. COPERTINO ; MUELBERT, José Henrique ; VIEIRA, J. P. ; SEELIGER, U. . THE PATOS LAGOON ESTUARY: BIOTIC RESPONSES TO NATURAL AND ANTHROPOGENIC IMPACTS IN THE LAST DECADES (1979 - 2008). In: Michael J. KENNISH & Hans PAERL. (Org.). COASTAL LAGOONS: CRITICAL HABITATS OF ENVIONMENTAL CHANGE. Boca Raton: CRC Press, 2009, v. , p. -.

12.
BIDDANDA, Bopaiah ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ODEBRECHT, Clarisse . ALGAL BLOOMS AND BACTERIAL INTERACTIONS. In: D.V.Subba Rao. (Org.). Algal cultures , analogues of blooms and aplications. New Hampshire: Science Publishers, 2006, v. , p. 163-188.

13.
BALLESTER, Eduardo Luis Cupertino ; WASIELESKY JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo Oliveira ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . SUBSTRATOS ARTIFICIAIS E APROVEITAMENTO DO BIOFILME NA CRIAÇÃO DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS. In: JOSÉ EURICO POSSEBOM CYRINO; ELISABETH CRISCUOLO URBINATI. (Org.). AQUACIÊNCIA 2004 - TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA AQUÁTICA E AQÜICULTURA. JABOTICABAL: AQUABIO, 2006, v. , p. -.

14.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse . BIODIVERSIDADE EM MICROESCALA: PROBLEMAS E SOLUÇÕES NA IDENTIFICAÇÃO DE MICROORGANISMOS AQUÁTICOS. In: E. Couto; G. Rocha. (Org.). Biodiversidade marinha brasileira: o estado da arte. Ilhéus: EDITUS, 2004, v. , p. 1-20.

15.
CESAR, D. E. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . ECOLOGY OF AQUATIC MICROORGANISMS IN SOUTHERN BRAZIL STATE OF ART.. In: BIAS M. FARIA; VINICIUS F. FARJALLA; FRANCISCO DE ASSIS ESTEVES. (Org.). Aquatic Microbial Ecology in Brazil - Oecologia Brasiliensis. VOL ix. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2001, v. , p. 153-172.

16.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse . MICROORGANISMOS EM LAGOAS COSTEIRAS: UM ESTUDO DE CASO DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. In: LUIZ DRUDE DE LACERDA; FRANCISCO DE ASSIS ESTEVES. (Org.). RESTINGAS E LAGOAS COSTEIRAS BRASILEIRAS. RIO DE JANEIRO: ED. DA UNIV. FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2000, v. , p. -.

17.
ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . O AMBIENTE E A BIOTA DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS - MICROALA\GA. In: ULRICH SEELIGER; CLARISSE ODEBRRECHT; JORGE PABLO CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHOS DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 36-39.

18.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse . O AMBIENTE E A BIOTA DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS - BACTÉRIAS E PROTOZOOPLÂNCTON. In: ULRICH SEELIGER; CLARISSE ODEBRECHT; JORGE PABLO CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 40-42.

19.
SEELIGER, U. ; COSTA, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . FLUXO DE ENERGIA E HABITATS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS - CICLOS DE PRODUÇÃO PROIMÁRRIA. In: ULRICH SEELIGER; CLARISSE ODEBRRECHT; JORGE PABLO CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 73-78.

20.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. AMBIENTES COSTERIOS E MARINHOS E SUA BIOTA - BACTERIOPLÂNCTON. In: ULRICH SEELIGER; CLARISSE ODEBRECHT; JORGE PABLO CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 116-116.

21.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; CASTELLO, J. P. . INTERAÇOES ENTRE OS AMBIENTES ESTUARINO E MARINHO. In: ULRICH SEELIGER; CLARISSE ODEBRECHT; JORGE PABLO CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 199-204.

22.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, C. . ENVIRONMENT AND BIOTA OF THE PATOS LAGOON ESTUARY - BACTERIA AND PROTOZOOPLANKTON. In: SEELIGER, U., C. ODEBRECHT AND J. P. CASTELLO. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS. THE SEA AND COAST IN THE SOWTHWESTERN ATLANTIC. BERLIN: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 37-39.

23.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. COASTAL AND MARINE ENVIRONMENTS AND THEIR BIOTA - BACTERIOPLANKTON. In: SEELIGER, U., C. ODEBRECHT AND J. P. CASTELLO. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS. THE COAST AND SEA IN THE SOWTHWESTERN ATLANTIC. BERLIN: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 104-105.

24.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; CASTELLO, J. P. . ESTUARINE-MARINE INTERACTIONS. In: SEELIGER, U., C. ODEBRECHT AND J. P. CASTELLO. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS. THE COAST AND SEA IN THE SOWTHWESTERN ATLANTIC. BERLIN: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 179-182.

25.
ODEBRECHT, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . ENVIRONMENT AND BIOTA OF THE PATOS LAGOON ESTUARY - MICROALGAE. In: SEELIGER, U., C. ODEBRECHT AND J.P. CASTELLO. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENT. THE COAST AND SEA IN THE SOWTHWESTERN ATLANTIC. 1ed.BERLIN: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 34-36.

26.
SEELIGER, U. ; COSTA, C. S. B. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . ENERGY FLOW AND HABITATS IN THE PATOS LAGOON ESTUARY - PRIMARY PRODUCTION CYCLES. In: SEELIGER, U., C. ODEBRECHT AND J. P. CASTELLO. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS. THE COAST AND SEA IN THE SOWTHWESTERN ATLANTIC. 1ed.BERLIN: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 65-69.

27.
ODEBRECHT, C. ; RORIG, L. ; GARCIA, V. T. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . SHELLFISH MORTALITY AND A RED TIDE EVENT IN SOUTHERN BRAZIL. In: LASSUS, P.; ARZUL, G.; ERARD, E.; GENTIEN, P. & MARCAILLOU, C.. (Org.). HARMFUL MARINE ALGAL BLOOMS. NANTES - FRANCA: LAVOISIER, INTERCEPT LTD., 1995, v. , p. 213-218.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REIS, W. G. ; WASIELESKI JR, Wilson ; P.C. Abreu ; KRUMMENAUER, D. . Performance of Pacific white shrimp in biofloc with different light regimes. Global Aquaculture Advocate, USA, p. 1 - 8, 16 abr. 2018.

2.
SUITA, S. ; CARDOZO, A. P. ; ABREU, P.C. ; WASIELESKY JR, Wilson . Biofloc consumption by Pacific white shrimp post-larvae: Using the stable isotope technique to determine relevance of food sources. The Global Aquaculture Advocate, Estados Unidos, p. 1 - 5, 09 jul. 2016.

3.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . A Lagoa dos Patos. Jornal da Ciência das Crianças - SBPC, 01 nov. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BALLESTER, Eduardo ; WASIELESKY, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo ; SANTOS, Marcos ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Influência do biofilme no crescimento do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis em sistemas de berçário.. In: XIV SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 2001, RIO GRANDE. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001. v. 1. p. 01-01.

2.
FUJITA, Carlos ; ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BERGESCH, Marli . Variação interanual do fitoplâncton e fatores abióticos na Praia do Cassino. In: IX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 2001, RIO GRANDE. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001. v. 1. p. 01-01.

3.
SANTOS, Marcos ; WASIELESKY, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Variações dos níveis de clorofila a no biofilme de panagens em cercados e gaiolas de cultivo no estuário da Lagoa dos Patos. In: IX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 2001, RIO GRANDE. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001. v. 1. p. 01-01.

4.
CESAR, D. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE MICROBIANA EM UM GRADIENTE DE NUTRIENTES NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS.. In: IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros - SP, 1998, Lindóia - SP. Anais do IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros - SP, 1998. p. 311-316.

5.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; THOMPSON, F. L. ; WASIELESKY JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo . NEW PERSPECTIVES IN THE USE OF MICROORGANISMS IN SHRIMP CULTURE: FOOD SOURCE. WATER QUALITY AND DISEASE CONTROL. In: AQUICULTURA BRASIL'98, 1998, RECIFE-PE. ANAIS/PROCEEDINGS, 1998. v. 2. p. 703-712.

6.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. TAXAS DE DECOMPOSIÇÃO DE MACRÓFITAS EMERGENTES NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS-BRASIL. In: IX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1998, RIO GRANDE-RS. CADERNO DE RESUMOS EXPANDIDOS DA IX SEMANA NAIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1998. p. 329-331.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. PROGRESSOS RECENTES NA ECOLOGIA DE MICROORGANISMOS DO SUL DO BRASIL. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA MARINHA, 2006, RIO DE JANEIRO, 2006.

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ROBALDO, Ricardo ; SAMPAIO, Luis ; ODEBRECHT, Clarisse ; BIANCHINI, Adalto . Recurrent amyloodiniosis in cultured Brazilian flounder Paralichthys orbignianus: Dinospores monitoring and new measures of prophylaxis. In: World Aquaculture 2003, 2003, Salvador. World Aquaculture 2003 - Book of Abstracts. Baton Rouge -USA: WAS, 2003. v. 1. p. 14-14.

3.
BALLESTER, Eduardo Luiz C ; WASIELESKY JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo ; SANTOS, Marcos Henrique S ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Biofilm influence on survival and growth of the pink-shrimp Farfantepenaeus paulensis in nursery systems. In: World Aquaculture 2003, 2003, Salvador. World Aquaculture Book of Abstracts. Baton Rouge -USA: WAS, 2003. v. 1. p. 74.

4.
OLIVEIRA, Simone ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BALLESTER, Eduardo Luis C ; SANTOS, Marcos Henrique S ; WASIELESKY JR, Wilson . The use of fluorescent in situ hybridization - FISH technique in the identification of nitrifying bacteria present in the water and biofilm of shrimp culture tanks. In: World Aquaculture 2003, 2003, Salvador. World Aquaculture 2003 Book of Abstracts. Baton Rouge -USA: WAS, 2003. v. 2. p. 536-536.

5.
POERSCH, Luis Henrique ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Enumeration of bacteria and protozoa by epifluorescence microscopy as a way to evaluate the impact of aquaculture activity in the Patos Lagoon estuary, Southern Brazil.. In: World Aquaculture 2003, 2003, Salvador. World Aquaculture 2003 Book of Abstracts. Baton Rouge -USA: WAS, 2003. v. 2. p. 585-585.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WASIELESKY JR, Wilson ; POERSCH, Luis Henrique ; KRUMMENAUER, D. ; FOES, G. ; FROES, C. ; Silva, A. ; LARA, G. ; MARTINS, T.G. ; SUITA, S. ; GAONA, C.A. ; ABREU, P.C. . Recent Advances of Biofloc Super-Intensive Shrimp Culture in Southern Brazil. In: 8 International Conference on Recirculating Aquaculture, 2010, Roanoke - Virginia. Proceedings of The Eighth International Conferende on Recirculating Aquaculture, 2010.

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE MICRO E MACROALGAS. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA, 2006, ITAJAÍ. Caderno de Resumos do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA, 2006.

3.
ODEBRECHT, Clarisse ; FUJITA, Carlos ; WERNER, Vera ; BERGESCH, Marli ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Cyanobacteria summer blooms in Patos Lagoon estuary (Brazil) during the El Nino 2002/2003. In: 11th. International Conference on Harmful Algae, 2004, Cape Town. Proceedings of the 11th. International Conference on Harmful Algae, 2004. v. 1. p. 200-200.

4.
FUJITA, Carlos ; ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . VARIAÇÃO INTERANUAL DO FITOPLÂNCTON E FATORES ABIÓTICOS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS E ZONA COSTEIRA ADJACENTE (JAN/1993 - DEZ/2002). In: Simpósio Internacional - Projetos Ecológicos de Longa Duração, 2004, Manaus. Livro de Resumos do Simpósio Internacional - Projetos Ecológicos de Longa Duração, 2004. v. 1. p. 214-214.

5.
SEELIGER, U. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BEMVENUTI, Carlos ; CORDAZZO, C. ; COSTA, C. ; HARTMANN, C. ; KJERFVE, B. ; MÖLLER, O. ; MUELBERT, José Henrique ; ODEBRECHT, Clarisse ; VIEIRA, J. P. . The effect of natural and human perturbations on the ecology of the Patos Lagoon estuary in Southern Brazil. In: IAPSO/IABO, 2001, Mar del Plata. Proceedings of the IAPSO/IABO, 2001. v. 1. p. 01-01.

6.
FUJITA, Carlos ; ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BERGESCH, Marli . Deposição de lama na Praia do Cassino, RS: Impacto sobrre a diatomácea de zona de arrebentação Asterionellopsis glacialis.. In: Simpósio Brrasileiro sobre Praias Arenosas, 2000, Itajaí. Anais Simpósio brasileiro sobre praias arenosas, 2000. v. 1. p. 289-290.

7.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BIDDANDA, Bopaiah ; ODEBRECHT, Clarisse . Inhibition of bacterial growth by the diatom Asterionellopsis glacialis at Cassino beach - RS, Brazil. In: Simpósio brasileiro sobre praias arenosas, 2000, Itajaí. Anais. Simpósio brasileiro sobre praias arenosas, 2000. v. 1. p. 291-`292.

8.
CESAR, D. E. ; COSTA, V. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Diversidade morfológica de bactérias em diferentes razões N:P na região estuarina da Lagoa dos Patos/RS, Brasil. In: IV Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2000, Puerto Madryn. Resúmenes. IV Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2000. v. 1. p. 50.

9.
THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; WASIELESKY, Wilson . Influence of the biofilm on the survival and growth of juveniles of Farfantepenaeus paulensis.. In: AQUA 2000, 2000, Nice. Proceedings of the AQUA 2000, 2000. p. 704.

10.
THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; WASIELESKY, Wilson . Biofilms decrease the discharge of inorganic nutrients from Farfantepenaeus paulensis culture tanks.. In: AQUA 2000, 2000, Nice. Proceeding of the AQUA 2000, 2000. p. 705.

11.
WASIELESKY, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; THOMPSON, F. L. ; POERSCH, L. . The effect of biofilm on the growth of cage-reared Farfantepenaeus paulensis.. In: AQUA 2000, 2000, Nice. Proceedings of the AQUA 2000, 2000. p. 746.

12.
CESAR, D. E. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . INFLUÊNCIA DE NITROGÊNIO E FÓSFORO NO CRESCIMENTO BACTERIANO NA REGIÃO ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS. CADERNO DE RESUMOS, 1999. p. 144.

13.
REYNALDI, S. ; DANIEL, C. B. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EFEITO DA PRERDAÇÃO DE FLAGELADOS SOBRE O TAMANHO DAS BACTÉRIAS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS. CADERNOS DE RESUMO, 1999. p. 158.

14.
DANIEL, C. B. ; BARBOSA, A. D. ; OLIVEIRA, E. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA B NO PROCESSO DE REMINERALIZAÇÃO DURANTE A DECOMPOSIÇÃO MICROBIANA DE SPARTINA ALTERNIFLORA. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS. CADERNO DE RESUMOS, 1999. p. 159.

15.
NASCIMENTO, F. ; BARBOSA, F. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . O ESTADO TRÓFICO E A COMUNIDADE BACTERIOPLANCTÔNICA DE TRÊS ECOSSITEMAS AQUÁTICOS DE MINAS GERAIS. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS, 1999. p. 295.

16.
DANIEL, C. B. ; REYNALDI, S. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . SEPARAÇÃO DE BACTÉRIAS ADERIDAS A MATERIAL PARTICULADO: CENTRIFUGAÇÃO OU ULTRA-SOM. In: VII CONGRESSO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS, 1999. p. 658.

17.
THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; WASIELESKY JR, Wilson . INTENSIVE CULTURE OF PENAEUS PAULENSIS PÉREZ-FARFANTE, 1967 IN NURSERIES WITH BIOFILM. In: AQUICULTURA BRASIL'98, 1998, RECIFE-PE. Caderno de Resumos, 1998. p. 80.

18.
THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; WASIELESKY JR, Wilson . PRESENCE OF BIOFILM IN PENAEUS PAULENSIS PÉREZ-FARFANTE, 1967 REARING SYSTEMS: PROBLEM OR SOLUTION?. In: AQUICULTURA BRASIL'98, 1998, RECIFE-PE. Caderno de Resumos, 1998. p. 79.

19.
THOMPSON, F. L. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; CAVALLI, Ronaldo . THE USE OF MICROORGANISMS AS FOOD SOURCE FOR THE SHRIMP LARVAE PENAEUS PAULENSIS PÉREZ-FARFANTE, 1967. In: AQUICULTURA BRASIL'98, 1998, RECIFE-PE. CADERNO DE RESUMOS, 1998. p. 67.

20.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. A PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA DA FURG E O MERCOSUL. In: Sistemas Oceanográficos del Atlântico Sudoccidental - Taller TEMA., 1997, Rio Grande. Caderno de Resumos, 1997.

21.
CESAR, D. ; HICKENBICK, G. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . INFLUENCIA DE NUTRIENTES INORGANICOS NO CRESCIMENTO BACTERIANO NO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS. In: III SIMPOSIO SOBRE OCEANOGRAFIA - IOUSP, 1996, SAO PAULO. III Simpósio Sobre Oceanografia - Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 1996. p. 32.

22.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; RÖRIG, L. ; GARCIA, V. . VARIABILIDADE DE BACTERIAS NA PRAIA DO CASSINO - RS E SUA RELACAO COM FLORACOES DE ASTERIONELLOPSIS GLACIALIS. In: III SIMPOSIO DE OCEANOGRAFIA - IOUSP, 1996, SAO PAULO. III Simpósio sobre Oceanografia - Caderno de Resumos, 1996. p. 31.

23.
HICKENBICK, G. ; NAKAMURA, N. ; CESAR, D. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . INFLUENCIA DE DIFERENTES FIXADORES E SALINIDADE NA CONTAGEM DE BACTERIAS POR MICROSCOPIA DE EPIFLUORESCENCIA. In: III SIMPOSIO DE OCEANOGRAFIA - IOUSP, 1996, SAO PAULO. III Simpósio sobre Oceanografia - Caderno de Resumos, 1996. p. 32.

24.
ANÉSIO, Alexandre ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; BREPOHL, D. ; COSTA, C. . BACTERIAL BIOMASS AND RESPIRATION DURING SCIRPUS MARITIMUS L. DECOMPOSITION. In: 7TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MICROBIAL ECOLOGY, 1995, SANTOS, SP. Abstracts, 1995. p. 155.

25.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BRANDINI, F. ; KOCKMUR, S. ; BOLTOWSKOY, D. . DINÂMICA ESPACIAL DA COMUNIDADE BACTERIANA NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL. In: VI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 1995, MAR DEL PLATA, ARGENTINA. Caderno de Resumos, 1995. p. 11.

26.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse ; BERGESCH, M. . VARIAÇÃO DE CURTA E LARGA ESCALA DE CLOROFILA A NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. In: VI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 1995, MAR DEL PLATA, ARGENTINA. Resumos, 1995. p. 1455.

27.
PERSICH, G. ; ODEBRECHT, Clarisse ; BERGESCH, Marli ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . COMPARAÇÃO ENTRE AMBIENTES COM DIFERENTES NÍVEIS DE POLUIÇÃO AMBIENTAL NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. In: VI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 1995, MAR DEL PLATA, ARGENTINA. Caderno de Resumos, 1995. p. 156.

28.
CESAR, D. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EFFECTS OF ZOOPLANKTON SLOPPY FEEDING ON THE BACTERIOPLANKTON GROWTH IN THE PATOS LAGOON ESTUARY, SOUTHERN BRAZIL. In: 7TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MICROBIAL ECOLOGY, 1995, SANTOS, SP. Abstracts, 1995. p. 156.

29.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse . SPACE AND TIME VARIABILITY OF BACTERIA IN THE PATOS LAGOON - SOUTHERN BRAZIL (32S-52W). In: 7TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MICROBIAL ECOLOGY, 1995, SANTOS, SP. Abstracts, 1995. p. 58.

30.
HARTMANN, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . RELACIONAMENTO DE DADOS TM/LANDSAT COM PARAMETROS AMBIENTAIS NO ESTUARIO DA LAGUNA DOS PATOS, RS, BRASIL. In: VII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. UNIVALI-FACIMAR OCEANOGRAFIA, 1994, ITAJAI, SC, 1994.

31.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. CRESCIMENTO, MORTALIDADE E PRODUCAO DO COPEPODA ACARTIA TONSA DANA NA ENSEADA DO SACO DO JUSTINO, LAGOA DOS PATOS (RS BRASIL), VERAO DE 1994. In: III CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA CNPQ, 1994, PELOTAS - RS, 1994.

32.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; GRANÉLI, Wilhelm ; ODEBRECHT, Clarisse . PRODUCAO FITOPLANCTÔNICA E BACTERIANA NUMA REGIÃO DE ENCONTRO DE MASSAS DE áGUA NA DESEMBOCADURA DA LAGOA DOS PATOS - RS, BRASIL.. In: III SIMPOSIO DE ECOSSISTEMAS DA COSTA BRASILEIRA, 1993, SERRA NEGRA - SP. Caderno de Resumos, 1993.

33.
BERGESCH, Marli ; ODEBRECHT, Clarisse ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . INTERACAO ENTRE O FITOPLANCTON E O MICROFITOBENTOS EM AREA ESTUARINA RASA DA LAGOA DOS PATOS. In: VI REUNIAO BRASILEIRA DE FICOLOGIA, 1993, TRAMANDAI - RS. Caderno de Resumos, 1993.

34.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BIDDANDA, Bopaiah ; ODEBRECHT, Clarisse . BACTERIAL DYNAMICS OF THE PATOS LAGOON ESTUARY, SOUTHERN BRAZIL: RELATIONSHIP WITH PHYTOPLANKTON AND SUSPENDED MATERIAL.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1992, MANAUS - AM. Caderno de Resumos, 1992.

35.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BIDDANDA, Bopaiah ; PROENÇA, L. A. ; ODEBRECHT, Clarisse . THE MICROBIAL FOOD WEB IN THE LARGE SHALLOW PATOS LAGOON ESTUARY IN SOUTHERN BRAZIL.. In: IV EUROPEAN MARINE MICROBIOLOGISTS SYMPOSIUM, 1990, KIEL - RFA. Abstracts, 1990.

36.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SILVEIRA, A. ; ODEBRECHT, Clarisse . ANALISE COMPARATIVA DA PRODUCAO PRIMARIA POR OXIGENIO DISSOLVIDO E 14CNO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS, RS - BRASIL.. In: I SIMPOSIO SOBRE OCEANOGRAFIA, 1989, SAO PAULO - SP. Caderno de Resumos, 1989.

37.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; PROENÇA, L. A. ; RODRIGUES, V. ; ODEBRECHT, Clarisse . ANALISE PRELIMINAR DAS TAXAS DE IMPORTACAO E EXPORTACAO DE CLOROFILA ANO CANAL DE ACESSO AO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS, RS - BRASIL.. In: III ENCONTRO BRASILEIRO DE PLÂNCTON, 1988, CAIOBA - PR. Caderno de Resumos, 1988.

38.
SEGATTO, A. Z. ; PROENÇA, L. A. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . COMPARISON BETWEEN THREE DISTINCT SAMPLE STORAGE METHODS FOR DETERMI- NATION OF DISSOLVED INORGANIC NUTRIENTS IN ESTUARINE WATERS.. In: II CONFERENCE ON THE CHEMISTRY OF TROPICAL MARINE SYSTEMS., 1987, RIO DE JANEIRO - RJ. Abstracts, 1987.

39.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; PROENÇA, L. A. ; RODRIGUES, V. ; ODEBRECHT, Clarisse . VARIACAO TEMPORAL DA CLOROFILA A E INTERACAO COM FATORES ABIOTICOS. ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS - RS - BRASIL.. In: SIMPOSIO SOBRE ECOSSISTEMA DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: SINTESE DOS CONHECIMENTOS., 1987, CANANEIA - SP. Caderno de Resumos, 1987.

40.
PROENÇA, L. A. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ODEBRECHT, Clarisse . CONSIDERACOES SOBRE A DINAMICA DE NUTRIENTES DISSOLVIDOS NO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS - RS - BRASIL.. In: SIMPOSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: SINTESEDOS CONHECIMENTOS, 1987, CANANEIA - SP. Caderno de Resumos, 1987.

41.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; PROENÇA, L. A. ; RODRIGUES, V. ; ODEBRECHT, Clarisse . IMPORTANCIA DO FLUXO DE BIOMASSA FITOPLANCTONICA NA AVALIACAO DE UM ECOSSISTEMA ESTUARINO.. In: II SEMANA UNIVERSITÁRIA DE OCEANOGRAFIA, 1986, RIO GRANDE - RS. Caderno de Resumos, 1986.

42.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; PROENÇA, L. A. ; ODEBRECHT, Clarisse . COMPARACAO DOS TEORES DE NUTRIENTES DISSOLVIDOS ENTRE AGUAS DOCES, MESO-OLIGOHALINAS E MIXO-POLI-EUHALINAS NO CANAL DE ACESSO AO ESTUARIODA LAGOA DOS PATOS - RS - BRASIL.. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1986, BELO HORIZONTE - MG. Caderno de Resumos, 1986.

43.
PROENÇA, L. A. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ODEBRECHT, Clarisse . ESTIMATIVA DO FLUXO DE NUTRIENTES DISSOLVIDOS NO CANAL DE ACESSO AO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS.. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1986, BELO HORIZONTE - MG. cADERNO DE rESUMOS, 1986.

44.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; RODRIGUES, V. ; ODEBRECHT, Clarisse . ANALISE COMPARATIVA DA CLOROFILA A POR FLUORIMETRIA PARA AMOSTRAS CONCENTRADAS.. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1986, BELO HORIZONTE - MG. Caderno de Resumos, 1986.

45.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. DISTRIBUICAO ESPACIAL DAS ESPECIES DE SIPHONOPHORA NA REGIAO COSTEIRA DO RIO DE JANEIRO.. In: II ENCONTRO BRASILEIRO DE OCEANÓLOGOS, 1985, RIO GRANDE - RS. Caderno de Resumos, 1985.

46.
PROENÇA, L. A. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . VARIACAO MICROTEMPORAL DE NUTRIENTES DISSOLVIDOS (NITRITO, NITRATO, FOSFATO, SILICATO) NO CANAL DE ACESSO DA LAGOA DOS PATOS - RS.. In: SIMPOSIO SOBRE CICLAGEM DE NUTRIENTES EM ECOSSISTEMAS AQUATICOS E TER-RESTRES, 1985, SAO CARLOS - SP. Caderno de Resumos, 1985.

47.
NOGUEIRA, C. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . SIPHONOPHORA DA COMISSAO PLATSUL I.. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1983, BELO HORIZONTE - MG. Caderno de Reumos, 1983.

Apresentações de Trabalho
1.
AGOSTINI, V. O ; Muxagata, E ; ABREU, P.C. . 'Ação de substâncias antimicrobianas e seus efeitos sobre o cultivo de zooplâncton marinho: um estudo de caso utilizando a espécie Neomysis americana Smith, 1873 como bioindicadora de toxicidade'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Islabão, C ; AGOSTINI, V. O ; ABREU, P.C. . 'Evidências de bacterivoria por Prorocentrum e P. scutellum pelo uso de microesferas fluorescentes'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AGOSTINI, V. O ; ABREU, P.C. ; Muxagata, E . 'Potencial do antibiótico cloridrato de oxitetraciclina (Terramicina ®) na inibição de bactérias do biofilme'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ABREU, P.C.. 'Microorganismos como aliados no desenvolvimento de soluções inovadoras para a maricultura '. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ABREU, P.C.. Cultivo massivo de microalgas marinhas para produção de biocombustível e bioprodutos de interesse comercial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ABREU, P.C.. Ecologia microbiana em ambientes estuarinos e marinhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ABREU, P.C.. Rotas Tecnológicas para a Produção de Biodiesel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BORGES, Lucélia Do Valle ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . Conteúdo Lipídico de Nannochloropsis Oculata Cultivada Sob Diferentes Condições Abióticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Cultivo de microalgas e suas aplicações biotecnológicas, com ênfase em produção de biodiesel. Aula ministrada on line - Skipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ABREU, P.C.; ARRIADA, A. A. ; Silveira. S. B ; They. N.H . Effect of Potamogeton pectinatus L. (Potamogetonaceae) on Microbial Food Web: Top Down and Bottom -Up Effects Associated to Lower Enzymatic Activit. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERREIRA, L. M. H. ; BALLESTER, Eduardo ; WASIELESKI JR, Wilson ; ABREU, P.C. . Uso dos Bioflocos em Cultivo de Litopenaeus Vannamei em Sistemas sem Troca de Água (BFT - Biofloc Technology): Contribuição dos Microorganismos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LARA, G. ; KRUMMENAUER, D. ; MOTTA, J. ; POERSCH, L. ; ABREU, P.C. ; WASIELESKI JR, Wilson . Composição da Comunidade Microbiana Presente em Cultivos do Camarão Litopenaeus Vannamei em Sistemas de Bioflocos Utilizando Diferentes Fontes de Aeração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ABREU, P.C.. Impactos Naturais e Antrópicos na Ecologia do Estuário da Lagoa dos Patos: A Importância de estudos de Longa Duração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ABREU, P.C.. Microalgas e Biodiesel: Bioprospecção, dificuldades de identificação , e potencial produtivo de algumas espécies.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
KRUMMENAUER, D. ; Abreu, Paulo C. ; LARA, G. ; POERSCH, L. ; ENCARNACAO, P. ; WASIELESKY, Wilson . The effect of probiotic in Litopenaeus vannamei biofloc technology culture system contaminated with Vibrio parahaemolyticus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SOUZA, N. C. ; Abreu, Paulo C. . Variação da Abundância bacteriana de lagos rasos subtropicais com diferentes níveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ODEBRECHT, Clarisse ; BERGESCH, M. ; ABREU, P.C. . Influência climática e antrópica sobre o fitoplâncton do estuário da Lagoa dos Patos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FERREIRA, L. M. H. ; WASIELESKY JR, Wilson ; BALLESTER, Eduardo ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . ANÁLISE COMPARATIVA DO CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA ENTRE LITOPENAEUS VANNAMEI E FARFANTEPENAEUS PAULENSIS EM UM CULTIVO SUPER-INTENSIVO EM SISTEMA FECHADO.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BALLESTER, Eduardo ; EMERENCIANO, M. ; KRUMMENAUER, D. ; FOES, G. ; VITA, G. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; ODEBRECHT, Clarisse ; GODOY, L. C. ; MAICA, P. ; BORBA, M. ; SUITA, S. ; FROES, C. . PRESENT STATUS OF HETEROTROPHIC SUPER-INTENSIVE SHRIMP CULTURE IN SOUTHERN BRAZIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BALLESTER, Eduardo ; WASIELESKI JR, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo ; DUCATTI, C. ; LOPES, D. ; Abreu, Paulo C. . USO DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS DE CARBONO E NITROGÊNIO COMO INDICADORES DAS FONTES ALIMENTARES UTILIZADAS PELO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS paulensis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BALLESTER, Eduardo ; Abreu, Paulo C. ; PISSETTI, Tito ; CAVALLI, Ronaldo ; WASIELESKI JR, Wilson . IMPACTO DA PREDAÇÃO DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS paulensis SOBRE A COMUNIDADE DE MICROORGANISMOS DO BIOFILME. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Importância dos microorganismos nos processos ecológicos e gern. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. POTENCIAL DE MICROALGAS PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
CAVALLI, Lissandra Souto ; NORNBERG, B. F. S. ; MARINS, L. F. ; ROMANO, L. ; Abreu, Paulo C. . SEDIMENTO E ÁGUA DE VIVEIRO DE CULTIVO DO CAMARÃO-BRANCO Litopenaeus vannamei COMO RESERVATÓRIO DO VÍRUS DA MANCHA BRANCA (WHITE SPOT SYNDROME VIRUS-WSSV). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CAVALLI, Lissandra Souto ; NORNBERG, B. F. S. ; MARINS, L. F. ; ROMANO, L. ; Abreu, Paulo C. . INVESTIGAÇÃO MOLECULAR DE WHITE SPOT SYNDROME VIRUS (WSSV) EM CAMARÕES SELVAGENS DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RIO GRANDE, RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
ROMANO, L. ; J. PEREIRA JR. ; SILVA, R. Z. ; ABREU, P.C. . EFEITO DA DEXAMETASONA E DA DIFENIDRAMINA SOBRE A DEGRANULAÇÃO DE CÉLULAS GRANULARES EOSINOFÍLICAS (CGE) EM TILÁPIAS Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ROMANO, L. ; TESSER, M. B. ; SAMPAIO, Luís A ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . YERSINIOSE EM Trachonotus marginatus (PAMPO). DIAGNOSTICO HISTOPATOLOGICO, INMUNOHISTOQUIMICO E MOLECULAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
FERREIRA, L. M. H. ; ROSELET, F. ; GODOY, L. C. ; WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . CONSUMO DE OXIGÊNIO POR MICROORGANISMOS EM CULTIVO SUPER-INTENSIVO DE CAMARÃO-BRANCO LITOPENAEUS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
FERREIRA, L. M. H. ; GODOY, L. C. ; ROSELET, F. ; WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . DIVERSIDADE E ABUNDÂNCIA DE MICROORGANISMOS EM CULTIVO SUPER-INTENSIVO DE CAMARÃO-BRANCO LITOPENAEUS vannamei. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. CULTIVO DE MICROALGAS COMO FONTE DE BIOCOMBUSTIVEIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ARANTES, R. ; REZENDE, C. ; REGINATTO, V. ; SCHVEITZER, R. ; BELTRAME, E. ; ANDREATTA, Edemar Roberto ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EFEITO DE DIFERENTES FERTILIZAÇÕES COM MELAÇO NA ÁGUA DE CULTIVO DO CAMARÃO BRANCO LITOPENAEUS VANNAMEI EM TANQUES DE SUSPENSÃO ATIVADA SEM RENOVAÇÃO DE ÁGUA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SILVA, K. R. ; WASIELESKY JR, Wilson ; Abreu, Paulo C. . DINÂMICA DO NITROGÊNIO E DO FOSFÓRO EM CULTIVO DE CAMARÕES MARINHOS EM MEIO HETEROTRÓFICO SEM RENOVAÇÃO DE ÁGUA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SILVA, K. R. ; FURLANETO, L. ; RODRIGUES, R. V. ; COSTA, L. C. ; MAICA, P. F. ; PEREIRA, E. ; Abreu, Paulo C. . ABUNDÂNCIA E COMPOSIÇÃO MICROBIANA EM LAGOS COM DIFERENTES GRAUS DE TROFIA: ESTUDO PRELIMINAR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. " PROGRESSOS RECENTES NO ESTUDO DE MICRORGANISMOS EM AMBIENTES MARINHOS E ESTUARINOS". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MEINERZ, Lisandra Isabel ; ODEBRECHT, Clarisse ; WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de . EFEITO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE CULTIVO SOBRE CRESCIMENTO DE UMA NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO SKELETONEMA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
BALLESTER, Eduardo ; WASIELESKY JR, Wilson ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; CAVALLI, Ronaldo ; Jensen L. V. . "APROVEITAMENTO DO BIOFILME NOCULTIVO DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS". 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. AQUIMERCO 2004 / AQUACIÊNCIA 2004: iNTEGRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. A POS-GRADUACAO EM OCEANOGRAFIA BIOLOGICA DA FURG E O MERCOSUL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MENDES, L.B.B. ; D'OCA, M.M. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; PRIMEL, E.G. . MÉTODO PARA A REMOÇÃO DE POLUENTES DA ÁGUA DE PETRÓLEO. 2008.

Processos ou técnicas
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; VITA, G. ; ROSELET, F. ; AUGUSTIN, E. A. . Sistemas compactos para cultivo massivo de microalgas. 2011.

2.
MENDES, L.B.B. ; P.C. CUNHA ; D'OCA, M.M. ; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de ; PRIMEL, E.G. . METHOD FOR REMOVING POLLUTANTS FROM PRODUCED WATER. 2011.

3.
MENDES, L.B.B. ; P.C. CUNHA ; D'OCA, M.M. ; ABREU, P.C. ; PRIMEL, E.G. . Method for removing pollutants from produced water. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
KRUMMENAUER, D. ; ABREU, P.C. ; LARA, G. ; POERSCH, L. ; WASIELESKY JR, Wilson . Uso de diferentes tipos de aeração em sistemas intensivos sem renovação de água: Efeito na formação dos bioflogos,crescimento e sobrevivência de Litopenaeus vannamei. 2009.

2.
SUITA, S. ; Abreu, Paulo C. ; BALLESTER, Eduardo ; BOURG, C. T. ; WASIELESKY, Wilson . O uso da Dextrose como fonte de carbono no cultivo do camarão-branco (Litopenaeus vannamei) sem renovação de água. 2009.

3.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Cultivo dos Camarões Litopenaeus, Farfantepenaeus Paulensis e Farfantepenaeus Brasiliensis em meio heterotrófico. 2007.

4.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; EMERENCIANO, M. . Contribution of Microorganisms the Culture of the Pink Shrimp Farfantepenaeus Paulensis. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
P.C. ABREU. Cultivo Massivo de Microalgas Marinhas em Sistema aberto de Produção: A experiência do Laboratório de Produção de Microalgas da FURG. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ABREU, P.C.. O Oceano e suas Barreiras Físicas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Cultivo de microalgas e suas aplicações biotecnológicas, com ênfase em produção de biodiesel. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MENDES, L.B.B. ; P.C. CUNHA ; D'OCA, M.M. ; P.C. ABREU ; PRIMEL, E.G. . Método para remoção de poluentes de água de produção de petróleo. 2008, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0800141, título: "Método para remoção de poluentes de água de produção de petróleo" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 13/02/2008; Depósito PCT: 13/02/2008; Concessão: 07/06/2011. Instituição(ões) financiadora(s): CENPES-Petrobras.

2.
 MENDES, L.B.B. ; P.C. CUNHA ; D'OCA, M.M. ; P.C. Abreu ; PRIMEL, E. G. . Method for removing pollutants from produced water. 2009, Alemanha.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: EP 2 093 197 A1, título: "Method for removing pollutants from produced water" , Instituição de registro: European Patent Office. Depósito: 13/02/2009; Concessão: 13/08/2009. Instituição(ões) financiadora(s): CENPES - Petrobras.

3.
 MENDES, L. B. B. ; CUNHA, P. C. R. ; DOCA, M. G. M. ; P.C. Abreu ; PRIMEL, E. G. . Method for removing pollutants from produced water. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US 7,955,505 B2, título: "Method for removing pollutants from produced water" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 07/06/2011; Depósito PCT: 07/06/2011; Concessão: 07/06/2011. Instituição(ões) financiadora(s): CENPES-Petrobras.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; FIGUEIREDO, M. R. C.; MARTINS, J. F. S.. Participação em banca de Ariany Rabelo da Silva. Controle biológico do caramujo Pomacea canaliculata (Lamark 1822), pelo cará Geophagus brasisliensis (quoy & Gaimard 1824) sob influência da temperatura. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Aquicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Lara Regina Soccol Gris. " Produção da Microalga Nannochloropsis oculata Em Fotobiorreator airlift". 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Pablo Santos Guimarães. ?Contribuição das Algas Fitoplantônicas Abundantes para os Carboidratos Dissolvidos da Lagoa Mirim (RS- Brasil) e suas Relações com as Características as Água?. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Shayene Agatha Marzarotto. Efeito da adição de diatomáceas e de silicato no cultivo do camarão- branco Litopenaeus vannamei em sistema super intensivo com bioflocos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Aquicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
SIQUEIRA, V. S.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Vinicius Scofield Siqueira. "Regulação de respiração e eficiência de crescimento bacterianos em lagoas costeiras tropicais". 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ecologia /UFRJ) - Unversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

6.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Carlos Augusto Prata Gaona. EFEITO DA CLARIFICAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DE ÁGUA DE CULTIVO SUPERINTENSIVO DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei EM SISTEMA COM BIOFLOCOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
D'OCA, M.M.; RAMOS, L. P.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Carolina Vieira Viêgas. "Extração de lipídios da microalga (Chorella Pyrenoidosa) visando a produção de biodiesel". 2010. Dissertação (Mestrado em Quimica Tecnologica e Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; Wartchow, D.; Rodrigues, L. H. R.. Participação em banca de Karina Vogel Vidal de Oliveira. Caracterização de comunidade microbiana em biofilme associada à filtro biológico para tratamento de efluente de Aquicultura. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
Ramos, L. P.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Carolina Vieira Viêga. "Extração de lipidios da microalga Chlorella Pyrenoidosa visando a produção de biodisel". 2010. Dissertação (Mestrado em Quimica Tecnologica e Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Karina Vogel Vidal de Oliveira. "Caracterização de comunidade microbiana em biofilme associada à filtro biológico para o tratamento de efluente de Aquicultura". 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
GIROLDO, D.; TORGAN, Lezilda; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Rodrigo da Rocha Andrade. " VARIAÇÃO TEMPORAL DO FITOPLÂNCTON EM UM PONTO AMOSTRAL NO LAGO GUAÍBA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
GIROLDO, D.; FIGUEIREDO, M. R. C.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SALOMONI, S. E.. Participação em banca de Luís Fernando de Matos Neves. "Influência do cultivo de tainhas (Mugil platanus) e camarões( Litopenaeus vannamei) sobre o desenvolvimento de comunidades perifíticas em substrato artificial no extremo sul do Brasil(Rio Grande, RS)". 2009 - Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

13.
MARINS, L. F.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SILVA, M. D. P.. Participação em banca de Rafael Yutaka Kuradomi. "Morfometria do crescimento, estrutura muscular e expressão de fatores miogênicos em um modelo de peixe trangênico (Danio rerio) para o hormônio do cresci8mento (GH)". 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Aqüicultura) - Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

14.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SCHWARZBOLD, Albano; C. SILVA. Participação em banca de IARA BUENO GIACOMINI. METANOGÊNESE E EMISSÃO DE METANO EM UM LAGO RASO SUBTROPICAL OLIGOTRÓFICO. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
COSTA, Cesar S B; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SEELIGER, U.; MARQUES, D.M.. Participação em banca de AFRÂNIO GOMES NETO. AVALIAÇÃO DA TOXIDEZ E POTENCIAL DE FITORREMEDIAÇÃO DA ÁGUA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO SALINA PELA HALÓFITA SPARTINA ALTERNIFLORA LOISEL (POACEAE). 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

16.
GARCIA, V. T.; ODEBRECHT, Clarisse; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; CIOTTI, Á. M.. Participação em banca de AMÁBILE FERREIRA. PROPRIEDADES ÓTICAS (ABSORÇÃO E ATENUAÇÃO) NA QUEBRA DE PLATAFORMA ARGENTINA, COM ÊNFASE NA ABSORÇÃO DE LUZ PELO FITOPLÂNcton. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

17.
ODEBRECHT, Clarisse; WASIELESKI JR, Wilson; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; DERNER, R. B.. Participação em banca de Leandro César Godoy. "DESEMPENHO DO CAMARÃO BRANCO (LITOPENAEUS vannamei) CULTIVADO EM MEIO DE DIATOMÁCEAS E FLOCOS MICROBIANOS, COM MÍNIMA TROCA DE ÁGUA".. 2008. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

18.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; WASIELESKY JR, Wilson; ODEBRECHT, Clarisse; FARJALLA, V. F.. Participação em banca de Lise Maria Mendes Holanda de Melo Ferreira. "COMPARAÇÃO DA FORMAÇÃO DE FLOCOS BACTERIANOS EM CULTIVO DO CAMARÃO ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS E DO CAMARÃO-BRANCO LITOPENAEUS VANNAMEI". 2008. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

19.
CESAR, D. E.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; DINIZ, C.D.. Participação em banca de ALESSANDRO DEL'DUCA TEIXEIRA. Bacterioplâncton em reservatórios tropicais de geraçåo de energia: variação no espaço e no tempo da estrutura da comunidade bacteriana em sete reservatórios do sistema Furnas Centrais Elétricas S.A.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

20.
ANDREATTA, Edemar Roberto; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BATISTA, Cleide Rosana Vieira. Participação em banca de PAULO JOSÉ MENDONÇA PADILHA. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICO SOBRE ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA E PRODUTIVIDADE AQUÁTICA EM VIVEIROS DE CULTIVO DE CAMARÕES MARINHOS (Litopenaeus vannamei).. 2005. Dissertação (Mestrado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
VELHO, Luis Felipe Machado; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; THOMAZ, Sidinei Magela. Participação em banca de DANIELLE GOELDENER PEREIRA. EFEITOS DA ADIÇÃO DE NUTRIENTES SOBRE A ABUNDÂNCIA E TAMANHO MÉDIO DO CORPO DE NANOFLAGELADOS PLANCTÔNICOS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
YUNES, Joao Sarkis; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; FIORI, Marli de Fatima; MATHIENSEN, Alexandre. Participação em banca de GILMAR ANTONIO FARIAS LEME. Biodegradação e biotransformação de toxinas de cianobactéria, microcistina e anatoxina-a, por bactérias aquáticas da região estuarina da Lagoa dos Patos e da Praia do Cassino (RS-Brasil).. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

23.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse; GARCIA, Virginia Maria Tavano; TENENBAUM, Denise Rivera. Participação em banca de MÁRCIO SILVA DE SOUZA. Distribuição espacial do nanoplâncton e microplâncton na área sob influência do Rio Amazonas (Maio de 1999). 2002. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

24.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; KOLM, H.; FERNANDES, L.. Participação em banca de ADRIANA SIQUEIRA. Distribuição da cianobactéria Trichodesmium erythraeum Ehrenberg e do fitoplâncton associado na plataforma continental interna do Paraná (Novembro 1998 a Março 1999). 2001. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

25.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; COSTA, C.; FARIAS, B. M.. Participação em banca de CÉSAR BOLIVAR DANIEL. Efeito da radiação ultravioleta na decomposição e mineralização de Spartina alterniflora Loisel. 2000. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

26.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse; ROLAND, F.. Participação em banca de SEBASTIÁN REYNALDI. Efeito da diatomácea de zona de arrebentação Asterionellopsis glacialis (Castracane) Round, sobre o crescimento bacteriano na Praia do Cassino, RS. 2000. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

27.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse; AIDAR, E.. Participação em banca de ANA ROSA DE SENA JESUS. Controle do fitoplâncton no estuário da Lagoa dos Patos: Experimentos de enriquecimento e herbivoria em laboratório. 2000. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

28.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; CALAZANZ, D.; OSTRENSKY NETO, A.. Participação em banca de FABIANO LOPES THOMPSON. Importância do biofilme na manutenção da qualidade da água de cultivo e na alimentação de juvenis do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Decapoda:Penaeidae). 1999. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

29.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BARBOSA, F.; GODINHO, M.. Participação em banca de FÁBIO ALBERTO NASCIMENTO. A Comunidade bacterioplanctônica e o estado trófico de dois ecossistemas aquáticos de Minas Gerais. 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

30.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse; MESQUITA, H.. Participação em banca de DIONÉIA EVANGELISTA CESAR. Influência dos nutrientes orgânicos e inorgânicos na dinâmica bacteriana no estuário da Lagoa dos Patos. 1997. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

31.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse; GARCIA, V. T.; KUTNER, M.. Participação em banca de GRAZIELA DA ROSA PERSICH. Ciclo anual do fitoplâncton e alguns parâmetros abióticos no Saco da Magueira, estuário da Lagoa dos Patos. 1993. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Teses de doutorado
1.
CESAR, D.; SAMPAIO, Luís A; TESSER, M. B.; MARINS, L. F.; Corção. G; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Alessandro Del'Duca Teixeira. Caracterização da comunidade bacteriana em sistemas de produção de tilápias (Oreochromis niloticus) pela técnica de Hibridação In Situ Fluorescente (Fluorescente In Situ Hybridization - FISH).. 2013. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
Silva, P.V; Fuentefria, Alexandre Meneghello; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; Silveira, A.B. Participação em banca de Marcos Adonai Castro da Silva. "Diversidade Microbiana Cultivável e não Cultivável em águas e sedimentos marinhos da elevação do Rio Grande - oceano Atlântico Sul". 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Renata Ávila Ozório. "Desempenho zootécnico, enzimas digestivas e imunocompetência em camarões Litopenaeus vannamei alimentados com dieta suplementada com extrato de polissacarídeo da microalga Porphyridium cruentum". 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Aqûicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
NIENCHESKI, Luiz Felipe; BEMVENUTI, Carlos Emilio; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; WALLNER-KERSANACH, M.; BRAGA, E. S.. Participação em banca de Simoni Zarzur. Regeneração bêntica de nutrientes e produção primária no estuário da Lagoa dos Patos. 2007. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de BELINDA JOAN CLARK. Water quality and related phytoplankton species composition of surf-zone along the south coast of South Africa. 2005. Tese (Doutorado em Biology) - University Of Port Elizabeth.

6.
SOBREINHO, João Paes Vieira; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BEMVENUTI, Carlos Emilio; HAIMOVICI, Manuel; AGOSTINHO, Angelo Antonio. Participação em banca de ALEXANDRE MIRANDA GARCIA. OS EVENTOS EL NIÑO 1982-1983 E SUAS RELAÇÕES COM A VARIABILIDADE INTERANUAL E INTERDECADAL NA ESTRUTURA DA ASSEMBLÉIA DE PEIXES DAS ZONAS RASAS DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
ODEBRECHT, Clarisse; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; MUELBERT, José Henrique; GARCIA, Virginia Maria Tavano; PROENÇA, Luis Antonio de Oliveira; VILLAC, Maria Célia. Participação em banca de MARIA ODETE PARENTE MOREIRA. DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA DIATOMÁCEA Pseudo-nitschia H. Peragallo NA PRAIA DO CASSINO, RS E FISIO-ECOLOGIA E TOXICIDADE DE Pseudo-nitschia multiseries (Hasle) Hasle. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; NORBIS, Walter; FRIONI, Lilián; HUZSAR, Vera. Participação em banca de SYLVIA E. BONILLA. Estructura y productividad de la comunidad de microalgas del ambiente pelágico en la Laguna de Rocha. 2002. Tese (Doutorado em Doctorado En Biologia Opción Ecología) - Programa de Desarrollo de Las Ciencias Basica.

9.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BEMVENUTI, Carlos Emílio; GIANUCA, Norton Mattos; MONTÚ, M.; SANTOS, Paulo Jorge Parreira dos. Participação em banca de TACIANA KRAMER DE OLIVEIRA PINTO. Perturbações biológicas e antrópicas sobre as associações de meio e macrofauna na região estuarina da Lagoa dos Patos - RS.. 2002. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; ODEBRECHT, Clarisse; GARCIA, V.; CIOTTI, Á. M.; ANGEL, E. S.. Participação em banca de ADRIANA GISEL GONZALEZ SILVERA. Identificação de regiões biogeoquímicas do Oc. Atlântico Sul Ocidental (5N a 45 S). 2001. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; GODINHO, M.; ROCHA, O.; VIEIRA, A.. Participação em banca de MIRNA HELENA REGALI SELEGHIN. Estudo sobre a ecologia de microorganismos aquáticos no reservatório de Monjolinho, São Carlos - SP. 2001. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SOMMARUGA, R.; NUNES, E.; BETTUCCI, L.. Participação em banca de DANIEL CONDE. Influencia del régimen hidrológico y de la radiación solar ultravioleta en la producción de comunidades microalgales em una laguna costera del Atlántico Sur. 2000. Tese (Doutorado em Doctorado En Biologia Opción Ecología) - Programa de Desarrollo de Las Ciencias Basica.

13.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; KNOPPERS, B.. Participação em banca de MARIA EULÁLIA ROCHA CARNEIRO. Origem, transporte e destino da matéria orgânica no estuário do Rio Paraíba do Sul, RJ. 1998. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

14.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SEELIGER, U.; COSTA, C.; BEMVENUTI, Carlos; VALENTIN, Y.. Participação em banca de IONI GONÇALVES COLARES. Influência da luz sobre o crescimento e a fotossíntese de Ruppia maritima L., no estuário da Lagoa dos Patos.. 1998. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Giuliano Robertson Hickenbick. "Diversidade na comunidade bacteriana de pontos com diferentes níveis de impacto antrópico da Lagoa dos Patos/RS. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Bianca Caetano de Almeida. 'DIVERSIDADE DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE ÁGUA DO MAR NO CANAL DE SÃO SEBASTIÃO, LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO". 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Microbiologia-ICB/USP) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, W. C.; FERNANDES, E. H. L.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Lilian Marques Nogueira Seiler.Avaliação da Dinâmica de Nutrientes Inorgânicos Dissolvidos e Clorofila-a na Lagoa dos Patos - RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; BORGES, Lucélia Do Valle; GIROLDO, D.. Participação em banca de Ligia de Abreu." Estabelecimento de protocolos para a criopreservação de diferentes espécies de microalgas". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
WASIELESKI JR, Wilson; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; KRUMMENAUER, D.; JARDIM, R. D.. Participação em banca de Gabriele Rodrigues de Lara."Formação e composição da comunidade microbiana em cultivos do camarão branco Litopenaeus vannamei em sistemas sem renovação de água utilizando diferentes fontes de aeração". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GIROLDO, D.; BERGESCH, M.; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Participação em banca de Mirian da Silva Bicho."INFLUÊNCIA DA ACLIMATAÇÃO À FONTE DE NITROGÊNIO NO CRESCIMENTO E NA EXCREÇÃO DE CARBOHIDRATOS E PROTEINAS POR RAPHIDIOPSIS brookki (CYANOBACTERIA).. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; COSTA, C.. Participação em banca de GIULIANO ROBERTSON HICKENBICK.Taxas de decomposição de macrófitas emergentes em um marisma do estuário da Lagoa dos Patos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; MONTÚ, M.; WASIELESKY, Wilson. Participação em banca de FABIANO LOPES THOMPSON.Contribuição dos microorganismos na alimentação de larvas de camarão rosa Penaeus paulensis (Pérez-Farfante, 1967) (Decapoda-Penaeidae). 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; MONTÚ, M.; CHARRIDERESGALLA. Participação em banca de CRISIANE LAGES DE LA ROCHA.Crescimento, mortalidade e produção do copépoda Acartia tonsa Dana, 1848, na enseada estuarina di Saco do Justino, Lagoa dos Patos (RS-Brasil) - Verão de 1994. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; COSTA, C.. Participação em banca de Daniela Christine Bepohl.Biomassa e sucessão microbiana durante a degradação da macrófita. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MUELBERT, José Henrique; ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; VALENTIN, J. L.; CALAZANZ, D.. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Assistente em Concurso Público, do Departamento de Oceaografia, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Aqüicultura da Universidade Federal de Santa Catarina. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de; SCHWARZBOLD, Albano. Participação na Banca Examinador das atividades relativas ao Concurso Público Docente, do Departamento de Biologia - ICB da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Oceanografia. Efeitos de Antibióticos no Crescimento de Microalgas Utilizadas como Alimento na Produção de Crustáceos. 2014. (Congresso).

2.
X Congresso de Ficologí de Latinoamérica y El Caribe. Efeitos do uso de naoh como floculante, no conteúdo de lipídios e perfil de ácidos graxos da marinha Nannochloropsis oculata. 2014. (Congresso).

3.
XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos. Perfil de Compostos Fenólicos da Nannochloropsis oculata com Promissora Atividade Antifungica. 2014. (Congresso).

4.
IV Latin American Congress of Algae Biotechnology & Workhop of the National Networ of Marine Algae Biotechnology. Cultivo de microalgas e depuração de afluentes. 2013. (Congresso).

5.
CBO - Congresso Brasileiro de Oceanografia. Liberação de Nitrito por NANNOCHLOROPSIS Oculata crescendo em diferentes temperaturas e fontes de Nitrogênio. 2012. (Congresso).

6.
Rotas Tecnológicas para a Produção de Biodiesel do 4º Seminário ? Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios.Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios. 2012. (Seminário).

7.
V Congresso da Sociedade de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquaciência - Palmas /2012. Uso de Diferentes Fontes de Nitrogênio no Crescimento de Nannochloropsis Oculata. 2012. (Congresso).

8.
XIV Congresso Brasileiro de Ficologia. Uso de Diferentes Fontes de Nitrogênio no Cultivo Massivo de Microalgas. 2012. (Congresso).

9.
XXI ALAM Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Cultivo Massivo de Microalgas Marinhas em Sistemas Aberto e Semi-aberto. 2012. (Congresso).

10.
XXI ALAM Congresso Latinoamericano de Microbiologia. 2012. (Congresso).

11.
I Fórum sobre a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação Tecnológica na FURG. 2011. (Outra).

12.
I Fórum Sobre a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação Tecnológica na FURG. 2011. (Outra).

13.
IV Semana Acadêmica de Oceanologia." O Oceano e suas Barreiras Físicas". 2011. (Outra).

14.
IX Congresso de Ficología de Latinoamérica Y El Caribe - VII Reunión Iberoamericana de Ficología - IX Simpósio Argentino de Ficología. Conteúdo Lipídico de Nannochoropsis Oculata Cultivada Sob Diferentes Condições Abióticas. 2011. (Congresso).

15.
IX Congresso de Ficología de Latinoamérica Y El Caribe - VII Reunión Iberoamericana de Ficología - IX Simpósio Argentino de Ficología. Perfil de Ácidos Graxos de Nannochloropsis Oculata Cultivada Sob Diferentes Condições Abióticas. 2011. (Congresso).

16.
The Fourth International conference Enzymes in the Environment: Activit, Ecology and Applications."Effect of Potamogeton pectinatus L. (Potamogetonaceae) on Microbial Food Web: Top Down and Bottom - Up Effects Associ. 2011. (Outra).

17.
World Aquaculture 2011. Small Effort, Geat Results! The Use Of Biofilm As A Powerful Tool For Water Quality And A Complementary Food Source In Aquaculture. 2011. (Congresso).

18.
Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2010. (Congresso).

19.
I Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis - Universidade Federal do Paraná."Potenciais e Limitações do Cultivo de Microalgas para a Produção de Biodiesel". 2010. (Outra).

20.
IV Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO. "Microalgas e seus Potenciais". 2010. (Congresso).

21.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Produção de Biodiesel de microalgas em larga escala: O que falta saber?. 2010. (Congresso).

22.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Biodiesel de Microalgas. 2010. (Congresso).

23.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Pôster - Pastejo de Tainhas Mugil platanus e camarões Litopenaeus vannamei sobre comunidades perifiticas em substrato artificial, no Rio Grande, RS. 2010. (Congresso).

24.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquabio. Pastejo de Tainhas Mugil platanus e camarões Litopenaeus vannamei sobre comunidades perifiticasem substrato artificial, no Rio Grande, RS.. 2010. (Congresso).

25.
SIMPÓSIOS EM ECOLOGIA."Impactos naturais e antrípicos na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos: A importância de estudos de longa duração.". 2010. (Simpósio).

26.
SIMPÓSIOS EM ECOLOGIA. 2010. (Simpósio).

27.
VII FENACAM - Feira Nacional do Camarão.Composição da Comunidade Microbiana Presente em Cultivos do Camarão Litopenaeus Vannamei Sistemas de Bioflocos Utilizando Diferentes Fontes de Aeração. 2010. (Outra).

28.
VII FENACAM - Feira Nacional do Camarão.uso dos Bioflocos em Cultivo de Litopenaeus Vannamei em Sistemas Sem Troca de Água (BFT- Biofloc Techonology): Contribuição dos Microorganismos. 2010. (Outra).

29.
VIII SEMAQUI - Semana de Aquicultura.Ecologia de Microorganismos em um Sistema de Cultivo. 2010. (Encontro).

30.
VIII SEMAQUI - XII FENAOSTRA.Ecologia de Microorganismos em um Sistema de Cultivo. 2010. (Seminário).

31.
VIII Simpósio em Ecologia "Lagoa Rodrigo de Freitas: Passado Presente e Futuro". 2010. (Simpósio).

32.
Feedstock Production Session of the 1st Brazil-US..Biofuels Short Course: Providing Interdisciplinary Education in Biofuels Tecnologies.. 2009. (Outra).

33.
I Simpósio Brasileiro do Potencial Energético das Microalgas. Desafios de pesquisa, perspectivas de mercado e cultivo para produção de biodiesel..Microalgas e Biodiesel: Bioprospecção, dificuldades de identificação , e potencial produtivo de algumas espécies.. 2009. (Simpósio).

34.
I Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras." Influência climática e antrópica sobre o fitoplâncton do estuário da Lagoa dos Patos e Praia do Cassino, RS-Brasil (1984-2009)". 2009. (Oficina).

35.
World Aquaculture Society. The effect of probiotic in Litopenaeus vannamei biofloc technology culture system contaminated with Vibrio parahaemolyticus. 2009. (Congresso).

36.
XII Congresso Brasileiro de Limnologia. "Variação da abundância bacteriana de lagos rasos subtropicais com diferentes níveis tróficos". 2009. (Congresso).

37.
CONGRESSO DE AQUACIÊNCIA 2008. USO DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS DE CARBONO E NITROGÊNIO COMO INDICADORES DAS FONTES ALIMENTARES UTILIZADAS PELO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS paulensis. 2008. (Congresso).

38.
CONGRESSO DE AQUACIÊNCIA 2008. IMPACTO DA PREDAÇÃO DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS paulensis SOBRE A COMUNIDADE DE MICROORGANISMOS DO BIOFILME. 2008. (Congresso).

39.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA-CBO '2008 E I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE OCEANOGRAFIA-CIAO. ANÁLISE COMPARATIVA DO CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA ENTRE LITOPENAEUS VANNAMEI E FARFANTEPENAEUS PAULENSIS EM UM CULTIVO SUPER-INTENSIVO EM SISTEMA FECHADO. 2008. (Congresso).

40.
II SEMANA ACADÊMICA DE OCEANOLOGIA."ECOLOGIA DE MICROORGANISMOS: DA TEORIA À PRÁTICA, DA PRÁTICA À TEORIA. 2008. (Encontro).

41.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS LIMNOLÓGICOS EM CLIMA SUBTROPICAL."BIODIVERSIDADE, PROCESSOS ECOLÓGICOS E CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS SUBTROPICAIS". 2008. (Seminário).

42.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS LIMNOLÓGICOS EM CLIMA SUBTROPICAL. 2008. (Seminário).

43.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS LIMNOLÓGICOS EM CLIMA SUBTROPICALRIO GRANDE."IMPORTÂNCIA DOS MICROORGANISMOS NOS PROCESSOS ECOLÓGICOS E GERENCIAMENTO DAS LAGOAS COSTEIRAS". 2008. (Seminário).

44.
SIMPÓSIO ESTADUAL DE AGROENERGIA 2a REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DE AGROENERGIA-RS.POTENCIAL DE MICROALGAS PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS. 2008. (Simpósio).

45.
WORLD AQUACULTURE SOCIETY. PRESENT STATUS OF HETEROTROPHIC SUPER-INTENSIVE SHRIMP CULTURE IN SOUTHERN BRAZIL. 2008. (Congresso).

46.
X ENBRAPOA ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS.YERSINIOSE EM Trachinotus marginatus (PAMPO). DIAGNOSTICO HISTOPATOLOGICO, INMUNOHISTOQUIMICO E MOLECULAR.. 2008. (Encontro).

47.
X ENBRAPOA - ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS.EFEITO DA DEXAMETASONA E DA DIFENIDRAMINA SOBRE A DEGRANULAÇÃO DE CÉDULAS GRANULARES EOSINOFÍLICAS (CGE) EM TILÁPIAS OREOCHROMIS NILOTICUS (Linnaeus, 1758). 2008. (Encontro).

48.
X ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS.SEDIMENTO E ÁGUA DE VIVEIRO DE CULTIVO DO CAMARÃO -BRANCO Litopenaeus vannamei COMO RESERVATÓRIOS DO VÍRUS DA MANCHA BRANCA (WHITE SPOT SYNDROME VIRUS-WSSV). 2008. (Encontro).

49.
X ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS.INVESTIGAÇÃO MOLECULAR DE WHITE SPOT SYNDROME VIRUS (WSSV) EM CAMARÕES SELVAGENS DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RIO GRANDE, RS.. 2008. (Encontro).

50.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE VI MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, X SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E II SEMINÁRIO DE ENSINO. DINÂMICA DO NITROGÊNIO E DO FÓSFORO EM CULTIVO DE CAMARÕES MARINHOS EM MEIO HETEROTRÓFICO SEM RENOVAÇÃO DE ÁGUA. 2007. (Congresso).

51.
XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA DO MAR-XII COLOCMAR,. EFEITO DE DIFERENTES FERTILIZAÇÕES COM MELAÇO NA ÁGUA DE CULTIVO DO CAMARÃO BRANCO LITOPNAEUS VANNAMEI EM TANQUES DE SUSPENSÃO ATIVADA SEM. 2007. (Congresso).

52.
XIX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA.CULTIVO DE MICROALGAS COMO FONTE DE BIOCMBUSTIVEIS. 2007. (Encontro).

53.
XIX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA.CONSUMO DE OXIGÊNIO POR MICROORGANISMOS EM CULTIVO SUPER-INTENSIVO DE CAMARÃO BRANCO LITOPENAEUS VANNAMEI. 2007. (Encontro).

54.
XIX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA.DIVERSIDADE E ABUNDÃNCIA DE MICROORGANISMOS EM CULTIVO SUPERINTENSIVO DE CAMARÃO-BRANCO LITOPENAEUS VANNAMEI. 2007. (Encontro).

55.
XIX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA RIO GRANDE-RS.ABUNDÂNCIA E COMPOSIÇÃO MICROBIANA EM LAGOS COM DIFERENTES GRAUS DE TROFIA: ESTUDO PRELIMINAR. 2007. (Encontro).

56.
CONGRESSO AQUACIÊNCIA 2006. EFEITO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE CULTIVO SOBRE CRESCIMENTO DA MICROALGA THALASSIOSIRA WEISSFLOGII FRYXELL & HASLE. 2006. (Congresso).

57.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA MARINHA. 2006. (Congresso).

58.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA MARINHA. " PROGRESSOS RECENTES NO ESTUDO DE MICRORGANISMOS EM AMBIENTES MARINHOS E ESTUARINOS". 2006. (Congresso).

59.
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA-XI CBFic e SIMPÓSIO LATINO AMERICANO SOBRE ALGAS NOCIVAS. 2006. (Congresso).

60.
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA-XI CBFic e SIMPÓSIO LATINO AMERICANO SOBRE ALGAS NOCIVAS-SLAN. POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE MICRO E MACROALGAS-. 2006. (Congresso).

61.
XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. "APROVEITAMENTO DO BIOFILME NO CULTIVO DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS". 2005. (Congresso).

62.
( I CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQÜICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA - AQUABIO), VII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AQÜICULTURA (LAC-WAS), II SIMPÓSIO CAPIXABA DE AQÜICULTURA. AQUIMERCO 2004 / AQUACIÊNCIA 2004: INTEGRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. 2004. (Congresso).

63.
IX ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL.MICROORGANISMOS NA AQUICULTURA: ESTUDOS ECOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS NO IX ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. 2004. (Encontro).

64.
IX ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. 2004. (Encontro).

65.
VIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS."AQÜICULTURA NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO". 2004. (Encontro).

66.
VIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO 2010. 2010. (Congresso).

2.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. AquaCiência 2006. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CYNTHIA MARIA OLIVEIRA COUTO. Desenvolvimento de meios de culturas com fertilizantes para produção passiva de microalgas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
FABIANE DA PAZ SERRA. Influência das condições hidrodinâmicas e da composição dos agregados microbianos no processo de nitrificação durante a produção do camarão Litopenaeus vannamei em sistema BFT. Início: 2017. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Milene Cacciamani Teixeira Roselet. Efeito da matéria orgânica dissolvida no processo de concentração de biomassa de microalgas cultivadas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Bruno Kubelka. Processos de resuspensão de microalgas em sistemas de cultivo massivo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
FABIO FELIPE GABRIEL ROSELET. Início: 2016. Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francianny Costa. Efeito da suplementação das microalgas marinhas Conticribra weissflogii e Nannochloropsis oceanica no teor de lipídeos e ácidos graxos e no crescimento do camarão branco Litopenaeus vannamei em sistemas de bioflocos (BFT). 2017. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

2.
CAMILA BESOLD. Cultivo da microalga marinha Nannochloropsis oculata em efluente de produção de camarão em sistema BFT. 2015. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

3.
Milene Cacciamani Teixeira Roselet. Influência da matéria orgânica dissolvida no processo de floculação de microalgas marinhas. 2015. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

4.
JANAÍNA DE SOUZA SOUZA. Bactérias nitrificantes em sistemas de produção intensiva de camarões com bioflocos microbianos. 2015. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

5.
Ricardo Bessler König. Efeito de peróxido de hidrogênio na comunidade microbiana presente em sistemas de produção do camarão Litopenaeus vannamei com bioflocos. 2014. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

6.
Mauro Michelena Andrade. Variabilidade Temporal e Espacial da Clorofila a No Estuário da Lagoa dos Patos. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

7.
RUBENS CAURIO LOBATO. Leveduras e organismos leveduriformes isolados do sedimento de marismas do estuário da Lagoa dos Patos-RS, Brasil.. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

8.
Neusiane Chaves de Souza. Bacterioplâncton de quatro lagos rasos subtropicais com distintas características tróficas. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

9.
KASSIO RIOS DA SILVA. DINÂMICA DO NITROGÊNIO E FÓSFORO EM SISTEMA FECHADO HETEROTRÓFICO. 2009. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

10.
ADRIANA FERREIRA DA SILVA. Influência da densidade de estocagem sobre o desempenho do camarão branco Litopenaeus vannamei durante a fase final de engorda em sistema super-intensivo. 2009. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

11.
Fábio Felipe Gabriel Roselet. Uso de água maturada na alimentação de larvas do lunguado Paralychthys orbgnianus. 2008. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

12.
Lise Maria M. H. de M. Ferreira. Agregados microbianos na alimentação do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis. 2008. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

13.
ARNALDO RUSSO. PRODUÇÃO PRIMÁRIA DO BIOFILME EM CULTIVOS DOS CAMARÕES MARINHOs FARFANTEPENAEUS PAULENSIS E LITOPENAEUS VANNAMEI. 2008. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

14.
Lisandra Isabem Meinerz. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA, SALINIDADE E NUTRIENTES DISSOLVIDOS (N e P) NO CULTIVO DE MICROALGAS DE ÁGUA COSTEIRA E ESTUARINA. 2007. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

15.
Caroline Fernandes da Silva. Qualidade nutricional do biofilme. 2006. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

16.
CLAUDIO KANCH LOUREIRO. SUCESSÃO MICROBIANA NA DEGRADAÇÃO DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS ASSOCIADOS ÀS LEVEDURAS (Saccharomyces cerevisae): POTENCIAL PARA UTILIZAÇÃO NA AQUICULTURA. 2006. Dissertação (Mestrado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

17.
LUCÉLIA DO VALLE BORGES. Caracterização do potencial de absorção do dióxido de carbono atmosférico por microalgas utilizadas na aqüicultura para a geração de um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). 2005. 59 f. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

18.
SIMONE SOARES DE OLIVEIRA. Caracterização do consórcio de bactérias nitrificantes pelo método FISH (Fluorescent In Situ Hybridization) no biofilme e água de sistemas de cultivo do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis. 2004. 52 f. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

19.
GIULIANO R HICKENBICK. Produção, respiração, predação e balanço de massa bacteriano no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente.. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

20.
CESAR BOLIVAR DANIEL. EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA DECOMPOSIÇÃO E MINERALIZAÇÃO DE Spartina alterniflora Loisel. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

21.
SEBASTIAN REYNALDI. EFEITO DA DIATOMÁCEA DE ZONA DE ARREBENTAÇÃO Asterionellopsis glacialis (Castracane) Round SOBRE O CRESCIMENTO BACTERIANO NA PRAIA DO CASSINO, RS-BRASIL. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

22.
GIULIANO HICKENBICK. Taxas de predação de bactérias pelo protozooplâncton da Lagoa dos Patos. 2000. 70 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

23.
FABIANO LOPES THOMPSON. IMPORTÂNCIA DO BIOFILME NA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CULTIVO E NA ALIMENTAÇÃO DE JUVENIS DO CAMARÃO-ROSA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS (DECAPODA:PENAEIDAE). 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

24.
DIONEIA EVANGELISTA CESAR. INFLUÊNCIA DOS NUTRIENTES ORGANICOS E INORGANICOS NA DINAMICA BACTERIANA NO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS/RS. 1997. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

Tese de doutorado
1.
LEONARDO ROCHA VIDAL RAMOS. Utilização de polissacarídeos não-amiláceos em dietas para juvenis de Mugil liza. 2015. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

2.
FÁBIO FELIPE GABRIEL ROSELET. Escalonamento do cultivo e floculação da microalga marinha Nannochloropsis oculata. 2015. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

3.
ALESSANDRA DE ABREU ARRIADA. Cultivo da microalga marinha Nannochloropsis oculata (Eustigmatophyceae) em água de produção de petróleo: Viabilidade de crescimento, produção de lipídeo e açúcares. 2014. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, AG?ENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

4.
ALESSANDRO DEL'DUCA TEIXEIRA. Caracterização da comunidade bacteriana em sistema de produção de tilápias (Oreochromis niloticus) pela técnica de Hibridização In Situ Fuorescent (Fluorescent Ins Situ Hybridization - FISH). 2013. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

5.
NG HAIG THEY. Padrões espaciais e temporais da composição e atividade do bacterioplâncton no estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil). 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

6.
ERICA DA SILVA SILVEIRA. FUNGOS E LEVEDURAS NA ÁGUA E PLANTAS MACRÓFITAS EM DECOMPOSIÇÃO DA REGIÃO ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS E PRAIA DO CASSINO, RS - BRASIL. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

7.
MARIA APARECIDA MACÊDO SILVA. VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL E AVALIAÇÃO DOS MECANISMOS DE REMOÇÃO DE DE NUTRIENTES NO ESTUÁRIO DO RIO CACHOEIRA, ILHÉUS-BA.. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

8.
CLÁUDIO KINACH LOUREIRO. UTILIZAÇÃO DE MICROOGRANISMOS COMO ALIMENTO VIVO NA AQUICULTURA. 2012. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

9.
FÁBIO FELIPE GABRIEL ROSELET. Análise da produção massiva de microalgas em sistemas de cultivo de baixo custo. 2011. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

10.
LUCÉLIA DO VALLE BORGES. EFEITOS DO USO DE FLOCULANTES E DA VARIAÇÃO DE FATORES ABIÓTICOS SOBRE OS LIPÍDIOS E ÁCIDOS GRAXOS DAS MICROALGAS MARINHAS Nannochloropsis oculata E Thalassiosira weissflogii. 2011. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

11.
LISSANDRA SOUTO CAVALLI. OCORRÊNCIA DE VÍRUS PATOGÊNICOS EM CAMARÕES CULTIVADOS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. 2009. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

12.
MARIA LUISA SCHMITZ FONTES. ESTUDO DA COMUNIDADE MICROBIANA EM AMBIENTE ANÓXICO NA LAGOA DA CONCEIÇÃO - FLORIANÓPOLIS, SC. 2009. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

13.
EDUARDO LUIS CUPERTINO BALLESTER. CONTRIBUIÇÃO DOS MICROORGANISMOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE JUVENIS DO CAMARÃO ROSA Farfantepenaeus paulensis NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS E EM SISTEMAS DE CULTIVO. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

14.
DIONEIA EVANGELISTA CESAR. Estrutura e dinâmica do bacterioplâncton e suas relações com nutrientes inorgânicos e predação no estuário da Lagoa dos Patos/RS.. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

Supervisão de pós-doutorado
1.
NG HAIG THEY. Padrões de diversidade e função de comunidades bacterianas no estuário da Lagoa dos Patos. 2014. Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

2.
LUCÉLIA DO VALLE BORGES. 2011. Universidade Federal do Rio Grande, . Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

3.
STELA VALENTE RAUP. 2011. Universidade Federal do Rio Grande, . Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Oliveira Britto. Efeito de excretas de aves na eutrofização de lagos mo Campus Carreiros da FURG, Rio Grande - RS, Brasil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ecologia Aquática Costeira) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

2.
ADRIANA DELROSSO BARBOSA. Efeito da radiação ultravioleta-A e B na mineralização de elementos nitrogenados durante a decomposição microbiana de Spartina alterniflora Loisel. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
NEUSIANE CHAVES DE SOUZA. ABUNDÂNCIA DE MICROORGANISMOS EM NOVE LAGOS DO CAMPUS CARREIROS - FURG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

Iniciação científica
1.
Rafael de Oliveira Jaime Sales. Avaliação de Custos e Produtividade de Dois Sistemas de Cultivo Massivo de Microalgas para a Produção de Biodiesel. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em BIOLOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

2.
Rafael de Oliveira Jaime Sales. Avaliação de Custos e Produtividade de Dois Sistemas de Cultivo Massivo de Microalgas para a Produção de Biodiesel. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em BIOLOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.

3.
LÍGIA DE ABREU. ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLOS PARA CRIOPRESERVAÇÃO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE MICROALGAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.



Inovação



Patente
1.
 MENDES, L.B.B. ; P.C. CUNHA ; D'OCA, M.M. ; P.C. ABREU ; PRIMEL, E.G. . Método para remoção de poluentes de água de produção de petróleo. 2008, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0800141, título: "Método para remoção de poluentes de água de produção de petróleo" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 13/02/2008; Depósito PCT: 13/02/2008; Concessão: 07/06/2011. Instituição(ões) financiadora(s): CENPES-Petrobras.

2.
 MENDES, L.B.B. ; P.C. CUNHA ; D'OCA, M.M. ; P.C. Abreu ; PRIMEL, E. G. . Method for removing pollutants from produced water. 2009, Alemanha.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: EP 2 093 197 A1, título: "Method for removing pollutants from produced water" , Instituição de registro: European Patent Office. Depósito: 13/02/2009; Concessão: 13/08/2009. Instituição(ões) financiadora(s): CENPES - Petrobras.

3.
 MENDES, L. B. B. ; CUNHA, P. C. R. ; DOCA, M. G. M. ; P.C. Abreu ; PRIMEL, E. G. . Method for removing pollutants from produced water. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US 7,955,505 B2, título: "Method for removing pollutants from produced water" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 07/06/2011; Depósito PCT: 07/06/2011; Concessão: 07/06/2011. Instituição(ões) financiadora(s): CENPES-Petrobras.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, P.C.. Impactos Naturais e Antrópicos na Ecologia do Estuário da Lagoa dos Patos: A Importância de estudos de Longa Duração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ABREU, P.C.; ARRIADA, A. A. ; Silveira. S. B ; They. N.H . Effect of Potamogeton pectinatus L. (Potamogetonaceae) on Microbial Food Web: Top Down and Bottom -Up Effects Associated to Lower Enzymatic Activit. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ABREU, P.C.. Rotas Tecnológicas para a Produção de Biodiesel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ABREU, Paulo Cesar Oliveira Vergne de. Cultivo de microalgas e suas aplicações biotecnológicas, com ênfase em produção de biodiesel. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, P.C.. O Oceano e suas Barreiras Físicas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Assessor da CAPES no processo de Avaliação Trienal 2010-2012. Área de BIODIVERSIDADE.

Assessor FAPESP. Parecer de Projetos Temáticos. 2010-atual

Coordenador da Sub-Áreas Oceanografia da Área Ciências Biológicas I da CAPES na avaliação Trienal 2007-2009.


Fez parte do Grupo Assessor do Programa Antártico -PROANTAR do CNPq, no período de 2000 a 2008, prestando assessoria na análise dos projetos da área de Biologia.

Relator da Área de Ciências da Vida do Grupo de Avaliação Ambiental (GAAM) do MMA para projetos realizados no âmbito do PROANTAR desde 2011

Ministrei o curso (à convite): "Ecologia de Microorganismos Aquáticos" no Instituto del Mar de Peru - IMARPE no período de 01 a 20 de Outubro de 2000.

Presidente da Comissão Organizadora da XIV Semana Nacional de Oceanografia. 07 a 13 de Outubro de 2001 em Rio Grande - RS



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 13:42:42