Maria das Graças de Castro Bregunci

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1985336031904192
  • Última atualização do currículo em 03/11/2008


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Atualmente é aposentada (1997) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Linguagem, Alfabetização, Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, alfabetização e letramento, concepções epistemológicas de ensino-aprendizagem, construtivismo, interação professor-aluno. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria das Graças de Castro Bregunci
Nome em citações bibliográficas
BREGUNCI, M. G. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Ceale.
Av. Antonio Carlos, 6627
Pampulha
31270-390 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095333
Fax: (31) 34095335
URL da Homepage: www.fae.ufmg.br/ceale


Formação acadêmica/titulação


1986 - 1989
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Percepção de papéis em alunos universitários,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Carlos Roberto Jamil Cury.
Palavras-chave: representação de papéis; percepção e auto percepção de papéis; fenomenologia do cotidiano escolar; interação professor-aluno.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação superior.
1969 - 1973
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: aposentada (1997), Carga horária: 0

Atividades

1/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Ceale.

Linhas de pesquisa
Linguagem e Educação
1/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Ceale.

Linhas de pesquisa
Linguagem e Educação


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e Educação
2.
Linguagem e Educação


Projetos de pesquisa


2001 - 2002
Os professores e a escolha de livros didáticos de alfabetização e Língua portuguesa
Descrição: Análise de processos de escolha e utilização de livros didáticos inscritos no PNLD por professores alfabetizadores de estados representativos das diversas regiões brasileiras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Linguagem e Cognição.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagem Alfabetização/Especialidade: Leitura Escrita Letramento.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BREGUNCI, M. G. C.1997 BREGUNCI, M. G. C.. Inteligëncia; dicionário crítico da educação. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, n.15, p. 76-81, 1997.

2.
BREGUNCI, M. G. C.1995 BREGUNCI, M. G. C.. O tira-teima do construtivismo. Nova Escola, São Paulo, v. 10, n.82, p. 8-13, 1995.

3.
BREGUNCI, M. G. C.1995BREGUNCI, M. G. C.. Construtivismo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n.8, p. 80-82, 1995.

4.
BREGUNCI, M. G. C.1990 BREGUNCI, M. G. C.; GOULART, I. B. . Interacionismo simbólico: uma perspectiva psicossociológica. Em Aberto, Brasilia, v. 9, n.48, p. 51-60, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Batista, A.A.G. ; BREGUNCI, M. G. C. . Coleção Instrumentos da Alfabetização. 1ª. ed. Belo Horizonte: CEALE-FAE/UFMG-MEC, 2005. v. 8. 750p .

2.
Batista, A.A.G. ; BREGUNCI, M. G. C. . Cadernos do Ciclo Inicial de Alfabetização. 1ª. ed. Belo Horizonte: CEALE-FAE/UFMG/SEEMG, 2003. v. 4. 280p .

3.
BREGUNCI, M. G. C.; SOARES, C. C. ; DURSO, R. . Dicionário do Professor:Avaliação. Belo Horizonte: CPP/SEEMG, 2001. v. 1. 72p .

4.
BREGUNCI, M. G. C.. Construtivismo: grandes e pequenas dúvidas. Belo Horizonte: Formato, 1996. v. 1. 97p .

5.
BREGUNCI, M. G. C.; RIBEIRO, L. C. . Interação em sala de aula. Belo Horizonte: UFMG, 1986. v. 1. 105p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA VAL, M.G. ; BREGUNCI, M. G. C. . Padrões de escolha de livros e seus condicionantes: um estudo exploratório. In: BATISTA, A.A.G.; COSTA VAL, Maria da Graça. (Org.). Livros de alfabetização e de Português: os professores e suas escolhas. 1ed.BH: Autentica, 2004, v. 1, p. 01-240.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:30:50