João Licínio Nunes de Pinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1795256070229812
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1979) e doutor em Ciências Naturais - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1992). Ex-pequisador da Embrapa, Epace e Professor Adjunto IV (aposentado pela UFC). Atualmente assessora a diretoria do Instituto Centro de Ensino Teconológico -CENTEC e coordena pesquisas com as culturas de mandioca, caupi e oleaginosas, em parceria com os centros de pesquisa da Embrapa que trabalham com esses produtos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de culturas, relações hídricas e validação de genótipos. Bolsista do CNPq de 2005 a 2010 e da FUNCAP de 2010 a 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Licínio Nunes de Pinho
Nome em citações bibliográficas
PINHO, J. L. N. de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Fitotecnia.
Avenida Mister Hull - até 3609 - lado ímpar
Presidente Kennedy
60356001 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669668


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1992
Doutorado em Ciências Naturais.
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.
Título: Etude comparée des mécanismes physiologiques de la résistance à la sécherèsse de cultivars de mil (Pennisetum americanum L.) et sorgho (Sorghum bicolor (L.) Moench, sensibles ou resistants., Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Phyllipe Louguet.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sorghum bicolor; Pennisetum americanum; Estresse hídrico; Ajustamento osmótico; Trocas gasosas; Resistência varietal.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Educação; Produção Vegetal.
1977 - 1979
Mestrado em Agronomia (Fitotecnia).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Conservação de sementes vegetativas de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no litoral do Ceará, Brasil.,Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: Francisco José Alves Fernandes Távora.
Palavras-chave: Manihot esculenta; Maniva-semente; Conservação; Vigor; Armazenamento.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1968 - 1972
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1978
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

2/1975 - 6/1978
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Agroindústria Tropical, .


Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará, EPACE, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1993
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/1978 - 8/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará, .



Linhas de pesquisa


1.
Manejo e práticas culturais de grandes culturas
2.
Manejo e Tratos Culturaios
3.
Fisiologia de Plantas Cultivadas


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
PROJETO DE MODERNIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DO SETOR DA MANDIOCULTURA DO ESTADO DO CEARÁ
Descrição: Dentre as culturas que dão sustentabilidade à agricultura familiar no estado do Ceará merecem destaque a mandioca e o feijão-de-corda, ambas extremamente adaptadas às condições edafoclimáticas da Região. A mandioca (Manihot esculenta Crantz), planta de origem brasileira, apresenta elevada capacidade de adaptação às mais variadas condições ambientais, tanto no que diz respeito aos fatores edafoclimáticos, como aos sistemas de produção adotados. É uma espécie vegetal com excelente capacidade de cultivo e com inúmeras formas de utilização: alimentação humana, alimentação animal, indústria, entre outras. Modernizar e fortalecer o setor da mandiocultura no estado do Ceará, tornando-o atrativo, sustentável e competitivo, gerando trabalho e renda no meio rural. O projeto deverá ser implantado no Litoral oeste (Itapipoca) e no Cariri oeste (Araripe), no estado do Ceará..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2012 - Atual
Validação e Transferência de Tecnologias com a cultura da mandioca para consumo in natura e processamento industrial

Projeto certificado pela empresa Instituto Centro de Ensino Tecnológico em 23/01/2015.
Descrição: Resumo do Projeto A exploração econômica da mandioca vem despertando interesse para os mais diversos segmentos de exploração agrícola, tanto o do agronegócio como o constituído por pequenos e médios produtores rurais da agricultura familiar. Este segmento que é formado de pequenos e médios agricultores tem nessa cultura um dos mais importantes produtos de sua sustentabilidade. O objetivo do projeto é promover a modernização e o fortalecimento dessa cultura nas comunidades a serem assistidas pelo projeto e alhures, dando-lhes uma maior sustentabilidade, atratividade e competitividade, por meio da introdução, validação e transferência de tecnologias já disponíveis, do plantio ao processamento e da qualificação e organização de produtores, na busca de proporcionar o surgimento de mais oportunidades de emprego e renda nessas comunidades para que elas também sirvam de modelo para futuras políticas governamentais para o setor. Os métodos de transferência de tecnologias a serem utilizados constarão de dias de campo, visitas técnicas, oficinas de processamento, seminários, palestras, entre outras previstas no projeto. O projeto deverá ser implantado em municípios das microrregiões Leste (Pindoretama, Beberibe) e de Baturité (Barreira, Guaiúba, Maranguape), no estado do Ceará. Trabalhar-se-á com a cultura da mandioca, com materiais tanto para a mesa (macaxeiras), como para a indústria (mandioca). Serão implantados ensaios de introdução e validação de genótipos, dentro de metodologias específicas para cada produto e de unidades demonstrativas relativas àquelas tecnologias já disponíveis. Os resultados obtidos serão disponibilizados aos produtores dessas comunidades e daquelas que se mostrarem interessadas e receptíveis à adoção das inovações tecnológicas oferecidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - 2014
VALIDAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS COM AS CULTURAS DA MANDIOCA E DO FEIJÃO DE CORDA PARA O ESTADO DO CEARÁ

Projeto certificado pela empresa Instituto Centro de Ensino Tecnológico em 22/01/2015.
Descrição: Em 2012, possivelmente, registraram-se no Ceará, os mais baixos rendimentos alcançados pelas culturas do feijão-de-corda e da mandioca, respectivamente, 95 kg/ha e 6,5 t/ha. Todavia, apesar das condições climáticas desfavoráveis, essas produtividades estão bem aquém do potencial produtivo dessa e de outras culturas de sequeiro aqui exploradas se lhes fossem aplicadas um mínimo de tecnologias, já disponíveis, às mesmas. O projeto vem seguindo a metodologia prevista e anualmente vem-se recebendo novos materiais genéticos dos diversos centros de pesquisa da Embrapa, conforme as parcerias estabelecidas. Com a mandioca, os ensaios instalados em 2009 nos municípios de Beberibe, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Pacajus foram colhidos em 2010. A melhor produtividade foi obtida com o híbrido 2000107/07 em Beberibe (47,0 t/ha). Em 2010/2011 apenas logrou êxito o ensaio de Itapipoca. Em relação às macaxeiras, em março/2011, em parceria do Centec com a Embrapa/Mandioca e Fruticultura e Embrapa/Tabuleiros foram instalados nos municípios de Pindoretama, Itapipoca e Pacajus/CE os ?Ensaios da Rede Regional de Aipim (Macaxeira)?. Em função das baixas chuvas no período, independentemente de local, observou-se muitas falhas nos stand e optou-se por preservar os materiais restantes dos ensaios para a utilização das manivas-sementes no ano de 2013. Os melhores rendimentos médios das cultivares de mandioca constantes do ?Ensaio Regional de Mandioca? - 30 materiais ? implantados nos municípios de Araripe, Itapipoca e Pacajus em 2011 e colhidos em 2012 foram obtidos no município de Pacajus (25,1 t/ha), contra 14,3 e 12,5 obtidos em Itapipoca e Araripe, respectivamente. Em 2012 foram instalados, nesses mesmos locais, esses mesmos ensaios, com os mesmos materiais que deverão ser colhidos em 2013. Com a cultura do feijão-de-corda, no período de 2010 a 2012 foram conduzidos 18 ensaios. Nesses ensaios foram testados genótipos de portes semiprostrado e prostrado e semi-ereto e ereto Os ensaios foram conduzidos nos municípios de Barreira, Itapipoca, Pacajus e Redenção, no Ceará. Em 2011, nos materiais do 1º grupo, os melhores rendimentos médios foram observados no ensaio instalado em Pacajus (1.037 kg/ha), contra 372 em Barreira e 231 em Itapipoca. Também nos de portes semi-eretos os melhores rendimentos foram obtidos em Pacajus (1.059 kg/ha), contra, respectivamente, 438 e 384 kg/ha, obtidos em Barreira e Itapipoca. Os mesmos ensaios implantados em 2011 foram repetidos em 2012. Apenas Pacajus foi substituído por Antônio Diogo, distrito de Redenção. Merece destaque os resultados alcançados em Itapipoca, cujos rendimentos médios foram, respectivamente, de 1.419 e 1.180 kg/ha para os genótipos dos materiais semiprostados/prostrados e semi-eretos/eretos. Em parceria com a Ematerce, as manivas-sementes de mandioca produzidos são anualmente são distribuídas aos produtores interessados. As atividades de transferência de tecnologias com a cultura do feijão-de-corda têm se limitado, praticamente, a ações de manejo da cultura, pois a distribuição de sementes dos materiais mais promissores só poderá ser efetuada após se cumprir as exigências do MAPA. Alguns produtores têm ficado com as sementes das áreas das bordaduras das parcelas por ocasião da colheita dos ensaios. Palavras-chave: Manihot esculenta Crantz, Vigna unguiculata (L) Walp, cultivares, transferência de tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2014
PROJETO DE MODERNIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DO SETOR DA MANDIOCULTURA DO ESTADO DO CEARÁ

Projeto certificado pela empresa Instituto Centro de Ensino Tecnológico em 22/01/2015.
Descrição: A mandioca geralmente é explorada por agricultores familiares, que pouco dispõem de recursos técnicos e financeiros para a otimização de suas atividades agrícola e agroindustrial. A utilização da cultura continua direcionada, principalmente, para a alimentação humana, precisamente para produção de farinha e um pouco de fécula. Apesar de bem adaptada aos fatores edafoclimáticos aqui prevalentes, a cultura continua à mercê das condições pluviométricas e as inconstâncias do mercado. Esse quadro só será alterado com a elevação dos rendimentos agrícola e industrial da cultura, dando-lhe uma maior capacidade de competição nos diversos segmentos de sua cadeia produtiva ? quando for efetivada uma orientação mais intensiva dos produtores rurais para o emprego de tecnologias, a maioria delas já disponíveis para a cultura, desde o plantio à comercialização. O projeto tem por objetivo modernizar e fortalecer o setor da mandiocultura no estado do Ceará, tornando-o atrativo, sustentável e competitivo, gerando trabalho e renda no meio rural. Para tanto necessitam ser adotadas um conjunto de medidas onde estariam envolvidos os elementos técnicos, sociais e políticos voltados para o setor. O projeto também tem contribuído para uma maior mobilização de alguns órgãos dos governos estadual e municipais, de associações de produtores, de cooperativas agrícolas, de empresários da agroindústria de fécula que estão se estabelecendo no Estado. O projeto vem sendo desenvolvido no Litoral oeste (Itapipoca) e no Cariri oeste (Araripe), no estado do Ceará. A metodologia do projeto constou de Unidades de Sistemas de Produção - USP; Campos de demonstração e transferência de tecnologias; Produção e distribuição de manivas-sementes. A produção de manivas-sementes para distribuição aos produtores vem sendo efetuada em Limoeiro do Norte (Estação Experimental da Chapada do Apodi) e na Estação Experimental da Barreira, ambas sob a responsabilidade do Centec. Também foram efetuadas palestras, visitas técnicas e dias de campo com a distribuição de material impresso, folders e manivas-sementes..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2012
Desenvolvimento de cultivares e difusão de sistemas de produção para o agronegócio do feijão-de-corda no Ceará.

Projeto certificado pela empresa Instituto Centro de Ensino Tecnológico em 22/01/2015.
Descrição: Com o objetivo de selecionar e caracterizar cultivares locais e introduzidas de feijão-de-corda para os produtores cearenses, por meio da identificação de linhagens ou cultivares mais produtivas, de boa adaptação e aceitação comercial, com resistência ou tolerância às principais doenças e pragas da cultura e difundir outras tecnologias importantes para a cultura, foi estabelecido um convênio entre o Banco do Nordeste e o Instituto Centec. Para a execução das pesquisas foi efetuada uma parceria com a Embrapa ? Meio Norte que vem fornecendo todos os materiais genéticos utilizados nos ensaios e participando de reuniões com comunidades de trabalhadores rurais envolvidos com a cultura. Também vem sendo procedida uma parceria com a Embrapa ? Agroindústria Tropical, a Ematerce, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário ? SDA e a Universidade Federal do Ceará / Departamento de Fitotecnia ? Curso de Pós-Graduação e prefeituras dos municípios onde os trabalhos estão sendo conduzidos, além dos produtores das comunidades. A Ematerce e as prefeituras dos municípios são responsáveis pela seleção das comunidades e dos agricultores onde os ensaios estão sendo conduzidos. As sementes daquelas cultivares que vêm se destacando nos diversos locais já vêm sendo disponibilizadas, a pedido dos próprios produtores, em pequenas quantidades, para os mesmos. O projeto está permitindo ao estado do Ceará reativar as pesquisas dessa natureza com a cultura do feijão-de-corda e, assim, vem atendendo demanda dos agricultores, como também dos produtores de sementes, de empresas de empacotamento e de cerealistas, conseqüentemente toda a cadeia produtiva do feijão-de-corda..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2010
GERAÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS PARA A CULTURA DA MAMONA NO ESTADO DO CEARÁ VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL.

Projeto certificado pela empresa Instituto Centro de Ensino Tecnológico em 22/01/2015.
Descrição: O programa brasileiro de energias renováveis, especificamente no que tange ao biodiesel, busca atender a dois importantes segmentos, que embora pareçam independentes, se complementam em seus objetivos. Ele surge como mais uma alternativa de redução da dependência dos derivados de petróleo e como um novo mercado para as oleaginosas, com perspectiva de redução da emissão de poluentes. Logo, a introdução do biodiesel no mercado representará uma nova dinâmica para a agroindústria, com seu conseqüente efeito multiplicador em outros segmentos da economia, envolvendo óleos vegetais, álcool, óleo diesel e mais os insumos e subprodutos da produção do éster vegetal. Associado a esse programa está a possibilidade de reestruturação de comunidades rurais, buscando-se a melhoria das condições de vida dos micros, pequenos e médios produtores agrícolas que terão em culturas como a mamona, associadas a outras como o girassol, o amendoim e o feijão-de-corda (caupi) a possibilidade de melhorar a renda familiar e, conseqüentemente, contribuir para a fixação do homem ao campo, dando-lhe orientação técnica e gerencial que lhe permita enfrentar as adversidades ambientais, como, também, aquelas que são parte do mercado demandante dos produtos aos quais estão relacionados. A cultura da mamona, por ter uma excelente capacidade de adaptação às condições edafoclimáticas do Nordeste brasileiro, especificamente do Ceará, é uma das opções mais viáveis como fonte de matéria-prima para o biodiesel na Região. A possibilidade de expansão da fronteira agrícola com essa cultura, que aqui já se reveste de uma destacada importância socioeconômica, deverá proporcionar emprego e renda para um elevado contingente de pequenos e médios produtores do Estado. Todavia, para que se concretize a possibilidade de revitalização dessa cultura, de uma maneira sustentável, sem riscos de retrocesso, mesmo em anos de seca, comuns no Estado, fazem-se necessárias ações por parte dos órgãos responsáveis, sejam eles públicos ou privados. Tais ações, necessárias para garantir uma boa produtividade/estabilidade da produção da cultura, imprescindíveis para minimizar as incertezas climáticas, devem ser direcionadas no sentido de se disponibilizarem cultivares mais produtivas e novos sistemas de produção, utilizando-se diversas técnicas de difusão de tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2010
Introdução, avaliação, multiplicação de cultivares de mandioca e difusão de tecnologias para a cultura da mandioca no Ceará.

Projeto certificado pela empresa Instituto Centro de Ensino Tecnológico em 22/01/2015.
Descrição: A cultura da mandioca no Ceará geralmente é explorada por agricultores familiares, que pouco dispõem de recursos técnicos e financeiros para a otimização de suas atividades agrícola e agroindustrial. Assim, o seu cultivo no Estado continua orientado, principalmente, para a alimentação humana, precisamente para produção de farinha e um pouco de fécula. O projeto teve como objetivo incentivar algumas ações envolvendo instituições públicas federais, estaduais, municipais, associações de produtores e órgãos de fomento, direta ou indiretamente ligados à mandiocultura, na busca da elevação da produtividade e manutenção da estabilidade de produção da cultura, por meio da introdução e avaliação de novos genótipos (cultivares ou clones), de comprovados potenciais produtivos, da distribuição de materiais promissores e da difusão de tecnologias, já disponíveis para a cultura. A metodologia do projeto constou de três segmentos: a) Introdução e avaliação de clones e híbridos de mandioca em provas participativas no estado do Ceará. Nesses ensaios adotou-se a metodologia do projeto de ?pesquisa participativa? proposto pela Embrapa ? Mandioca e Fruticultura, conforme Fukuda et al. (1997); b) Produção e distribuição de manivas-sementes; e c) Difusão de tecnologias em mandioca. As unidades experimentais foram implantadas nos municípios de Itapipoca, Palhano, Pacajus, Beberibe, Barreira e Limoeiro do Norte, no Ceará. As unidades de produção de manivas-sementes foram implantadas nas estações experimentais do Centec de Limoeiro do Norte e Barreira. A participação direta de membros de comunidades agrícolas, estimulados por técnicos de órgãos como a Embrapa Mandioca, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Ematerce, a SDA e de prefeituras municipais onde as ações do projeto veem sendo executadas foi fundamental para o êxito do projeto e vem estimulando os agricultores a adotar tecnologias, indispensáveis para as elevações da produtividade e da estabilidade de produção da cultura. Como resultados pode-se citar o incremento na distribuição de manivas-sementes, em parceria com a SDA e a Ematerce, onde a cultivar ?Pretinha? registrada no MAPA pelo Instituto Centec ocupa lugar de destaque que tem contribuído para a elevação e estabilidade de produção da cultura em vários municípios do Estado. Manivas-sementes de cultivares introduzidas e avaliadas, por conta da implantação de 34 provas participativas (BRS Tapioqueira, BRS Caipira, BRS Verdinha e para mesa: BRS Gema de Ovo e BRS Dourada), que se mostraram bem adaptadas às condições edafoclimáticas do Estado também foram distribuídas aos produtores rurais. A difusão e transferência de tecnologias, tanto para os produtores das comunidades envolvidas no projeto, como para os de comunidades vizinhas, interessados nas inovações tecnológicas foram efetuadas com visitas técnicas, palestras, treinamentos de curta duração e dias-de-campo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIGUEL, A. A.2008MIGUEL, A. A. ; PINHO, J. L. N. de ; CRISÓSTOMO, J. R. ; MELO, R. F. . COMPORTAMENTO PRODUTIVO E CARACTERÍSTICAS PÓS-COLHEITA DE HÍBRIDOS COMERCIAIS DE MELÃO AMARELO, CULTIVADOS NAS CONDIÇÕES DO LITORAL DO CEARÁ1. Ciência e Agrotecnologia (UFLA), v. 32, p. 756, 2008.

2.
DINIZ, Josefa Diva Nogueira2006DINIZ, Josefa Diva Nogueira ; MAGALHÃES, J.R ; PINHO, J. L. N. de ; ALMEIDA, J. L. . Multiplicação e Enraizamento in vitro de Guaco. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso), v. 37, p. 59-64, 2006.

3.
MENDES, R. M. S.2005MENDES, R. M. S. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; PINHO, J. L. N. de ; PITOMBEIRA, João Bosco . Alterações na relação fonte-dreno em feijão-de-corda submetido a diferentes densidades de plantas. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso), v. 36, p. 82-90, 2005.

4.
MORAIS, Patrícia Lígia D de2003MORAIS, Patrícia Lígia D de ; FILGUEIRAS, Heloísa A ; PINHO, J. L. N. de ; ALVES, Ricardo Elesbão ; ASSIS, Joston Simão de . Vida útil de mangos cv. Tommy Atkins recolectados en el estadio de maduration comercial. Re Iber Tecnologia Postcosecha, Madri, v. 5, n.1, p. 26-32, 2003.

5.
SILVA, Jane Berthjer F da2003SILVA, Jane Berthjer F da ; PITOMBEIRA, João Bosco ; PINHO, J. L. N. de ; CAVALCANTE JUNIOR, A T . Controle de plantas daninhas em feijão-de-corda em sistema de semeadura direta.. Planta Daninha, Viçosa / Minas Gerais, v. 21, n.1, p. 151-157, 2003.

6.
MORAIS, Patrícia Lígia Danta de2002MORAIS, Patrícia Lígia Danta de ; PINHO, J. L. N. de ; FIULGUEIRAS, Heloísa Almeida Cunha ; ALVES, Ricardo Elesbão . Ponto de colheita ideal de mangas 'Tommy Atkins'. destinadas ao mercado europeu. Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas - Bahia, v. 24, n.3, p. 671-675, 2002.

7.
TÁVORA, F. J. A. F.2001TÁVORA, F. J. A. F. ; NOGUEIRA, S. L. ; PINHO, J. L. N. de . Arranjo e população de plantas em culttivares de feijão-de-corda com diferentes características de copa. Revista Ciência Agronômica, v. 32, n.1/2, p. 69-77, 2001.

8.
CARVALHO, W. P.2000CARVALHO, W. P. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; PINHO, J. L. N. de ; PITOMBEIRA, João Bosco . Densidade de plantio da cultura do feijão-de-corda irrigada. 1. Área foliar, intercptação dea luz e características de florescimento. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 31, n.1/2, p. 11-19, 2000.

9.
TÁVORA, F. J. A. F.2000TÁVORA, F. J. A. F. ; CARVALHO, W. P. ; PINHO, J. L. N. de ; PITOMBEIRA, João Bosco . Densidade de plantio na cultura do feijão-de-corda irrigada. II. Componentes de produção e rendimento de grãos. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 31, n.1/2, p. 20-26, 2000.

10.
SANTOS, F. J.2000SANTOS, F. J. ; PITOMBEIRA, J. B. ; PINHO, J. L. N. de ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira . Controle químico de plantas daninhas na cultura do arroz irrigado no estado do Ceará. Planta Daninha, v. 18, n.1, p. 29-38, 2000.

11.
PINHO, J. L. N. de1998PINHO, J. L. N. de; ANSEL, D. . Evolução do teor de prolina em cultivares de milheto (Pennisetum americanum L.) e sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em resposta ao estresse hídrico. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza - CE, v. 26, n.1/2, p. 5-9, 1998.

12.
COSTA, M. M. M. N.1997COSTA, M. M. M. N. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; PINHO, J. L. N. de ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira . Produção, componentes de produção, crescimento e distribuição das raízes de caupi submetido à deficiência hídrica. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília - DF, v. 32, n.1, p. 43-50, 1997.

13.
PINHO, J. L. N. de1995 PINHO, J. L. N. de; TÁVORA, F. J. A. F. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; QUEIROZ, G. M. . Componentes de produção e capacidade distributiva da mandioca no litoral do Ceará. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, São Carlos - SP, v. 7, n.1, p. 89-96, 1995.

14.
TÁVORA, F. J. A. F.1995TÁVORA, F. J. A. F. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; PINHO, J. L. N. de ; QUEIROZ, G. M. . Produção, Taxa de crescimento e capacidade assimilatória da mandioca no litoral do Ceará. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, São Carlos - SP, v. 7, n.1, p. 81-88, 1995.

15.
SILVA JÚNIOR, C. D.1990SILVA JÚNIOR, C. D. ; LAFFRAY, D. ; PINHO, J. L. N. de ; LOUGUET, P. . Effets d'une contrainte hydrique controlée sur divers paramètres hydriques et physiologiques de cultivars de mil et de sorgho sensibles et résistents à la sécheresse. Bull Amélior Prod Agr Milieu Arid, Paris - França, v. 1, n.2, p. 79-92, 1990.

16.
TÁVORA, F. J. A. F.1988TÁVORA, F. J. A. F. ; QUEIROZ, G. M. ; PINHO, J. L. N. de ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira . Arrranjo espacial e populacional em mandioca consorciada com caupi. Revista Brasileira de Mandioca, Cruz das Almas - BA, p. 1-6, 1988.

17.
PINHO, J. L. N. de1985 PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; LIMA, A. R. C. . Influência da poda da parte aérea da mandioca no rendimento de ramas, raízes e amdio. Revista Brasileira de Mandioca, Cruz das Almas - BA, v. 4, n.2, p. 45-53, 1985.

18.
PINHO, J. L. N. de1983 PINHO, J. L. N. de; TÁVORA, F. J. A. F. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; QUEIROZ, G. M. . Conservação de Maniva Semente de Mandioca no Ceará. Revista Brasileira de Mandioca, Cruz das Almas - BA, v. 2, n.2, p. 1-12, 1983.

19.
TÁVORA, F. J. A. F.1982TÁVORA, F. J. A. F. ; QUEIROZ, G. M. ; PINHO, J. L. N. de ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira . Comportamento de cultivares de Mandioca com diferentes características foliares. Revista Ciência Agronômica, Brasília - DF, p. 417-431, 1982.

20.
TÁVORA, F. J. A. F.1974TÁVORA, F. J. A. F. ; PINHO, J. L. N. de ; QUEIROZ, G. M. . Comportamento de cultivares de mamona, Ricninus comunis L, em cinco municípios do estado do Ceará, Brasil. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza - CE, v. 4, n.1/2, p. 73-78, 1974.

21.
TÁVORA, F. J. A. F.1974TÁVORA, F. J. A. F. ; QUEIROZ, G. M. ; PINHO, J. L. N. de . Estudo da densidade de plantio em mamona anã, Ricinus communis. Revista Ciência Agronômica, Forttaleza - Ceará, v. 4, n.1 e 2, p. 89-93, 1974.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINHO, J. L. N. de. A Fisiologia Vegetal e os Desafios para Produção de Alimentos e Bioenergia. 1a. ed. Fortaleza: SPH Comunicação Visual, 2009. 134p .

2.
PINHO, J. L. N. de; SANTOS, J. H. R. ; TEÓFILO, E. M. ; PAIVA, J. B. . Manejo do cultivo do caupi com destaque para a entomofauna. 1. ed. Fortaleza - CE: Imprensa Universitária UFC, 1998. 62p .

Capítulos de livros publicados
1.
PINHO, J. L. N. de; TÁVORA, Francisco José A F ; GONÇALVES, J. A. . Feijão-Caupi: Aspectos Fisiológicos. In: Francisco Rodrigues Freire Filho, José Albérsio de Araújo Lima, Valdenir Queiroz Ribeiro. (Org.). Feijão-Caupi: Avanços tecnológicos. 1ed.Brasília, DF: Embrapa Informção Tecnológica, 2005, v. , p. 191-210.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. M. ; SILVA, K. J. S. ; FREIRE FILHO, F. R. ; RIBEIRO, V. Q. ; COSTA, A. F. ; Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; PINHO, J. L. N. de ; LIMA, J. M. P. ; BRITO NETO, J. ; ALCANTARA, J. P. ; SABOYA, R. C. C. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE PRODUTIVA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTES ERETO E SEMIERETO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. In: III CONCAC, 2013, Recife. Anais do III CONCAC, 2013.

2.
PINHO, J. L. N. de; MORAIS, P. L. D. . Maturidade de Manga. In: Congresso de Fruticultura, 2001, Fortaleza. Anais de Fruticultura. Fortaleza: SBF, 2001. v. 2. p. 25-28.

3.
MORAES, P. L. A. ; PINHO, J. L. N. de ; FILGUEIRAS, E. A. C. ; COSTA, José Tarciso Alves ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; ALVES, Ricardo Elesbão . Relação entre as variáveis de crescimento do fruto de manga 'Tommy Atikins'. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, IIhéus. Anais - VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. v. 1.

4.
PINHO, J. L. N. de; GONÇALVES, J. A. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; MELO, F. I. O. ; FREIRE FILHO, F. R. . Condutância estomática em cultivares de caupi (Vigna unguiculata L. Walp) sumetidas ao estresse hídrico, em dois estádios de desenvolvimento.. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus. Anais - VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. v. 1.

5.
GONÇALVES, J. A. ; PINHO, J. L. N. de ; TÁVORA, F. J. A. F. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; FREIRE FILHO, F. R. . Relações hídricas em cultivares de caupi (Vigna unguiculata L. Walp), submetidas à deficiência hídrica do solo, em dois estádios de desenvolvimento.. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus. Anais - VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal. v. 1.

6.
MARQUES, G. V. ; PINHO, J. L. N. de ; PAULA, F. M. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; CRISÓSTOMO, J. R. . Resistência das membranas celulares em cultivares de caupi (Vigna unguiculata L. Walp) submetidas ao estresse hídrico. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus - Bahia. Anais - VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Ilhéus - Bahia: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. v. 1.

7.
COSTA, J. R. ; PINHO, J. L. N. de ; BEZERRA, F. M. L. ; AQUINO, B. F. ; CAVALVANTE JUNIOR, A. T. . Variáveis hídricas e morfológicas em cultivares de milho (Zea mays L.) submetidas ao estresse hídrico em dois estádios fenológicos da cultura. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus - Bahia. Anais - VIII Congrresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Ilhéus - Bahia: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. v. 1.

8.
SANTOS, F. J. ; PITOMBEIRA, João Bosco ; PINHO, J. L. N. de ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira . Herbicidas no controle de plantas daninhas do arroz irrigado (Oriza sativa L.) no estado do Ceará. In: VI RENAPA - Reunião Nacional de Pesquisa de Arroz, 1998, Goiânia - GO. VI RENAPA. Goiânia - GO: EMBRAPA/CNPAF, 1998. v. 1. p. 109-112.

9.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira . A poda da mandioca e sua utilização. In: Seminário de Tecnologia Agropecuária Inovadora para o Nordeste, 1986, Fortaleza - CE. Fortaleza - CE: Editora BNB, 1986. v. 1. p. 196-201.

10.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; MELO, Q. M. S. ; FUKUDA, W. M. G. . Nova cultivar de mandioca para o litoral do Ceará. In: Seminário de Tecnologia Agropecuária Inovadora para o Nordeste, 1986, Fortaleza - Ceará. Anais do Seminário de Ttecnologia Agropecuária Inovadora para o Nordeste. Fortaleza - CE: Editora BNB. v. 1. p. 192-194.

11.
PINHO, J. L. N. de; VIDAL, J. C. ; PINTO, C. A. A. ; QUEIROZ, G. M. ; FROTA, P. C. E. . Análise agro-econômica do consórcio de mandioca com sorgo no Ceará.. In: I Reunião sobre Culturas Consorciadas no Nordeste, 1984, Teresina - PI. Anais da I Reunião de Culturas Consorciadas do Nordeste. Brasília - DF: EMBRAPA/DID, 1983. v. 1. p. 8-23.

12.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; MELO, Q. M. S. . Influência do período de cultivo na produção de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz). In: II Congresso Brasileiro de Mandioca, 1982, Vitória - ES. Anais do 2o. Congresso Brasileiro de Mandioca, 1981. v. 1. p. 245-257.

13.
QUEIROZ, G. M. ; PINHO, J. L. N. de ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; VERDE, N. G. L. ; SILVA, J. B. F. . Ensaio de Sistema de Produção para mandioca (Manihot esculenta Crantz). In: II Congresso Brasileiro de Mandioca, 1981, Vitória - ES. Anais do 2o. Congresso Brasileiro de mmandioca. Cruz das Almas - BA: EMBRAPA/CNPMF-SBM, 1981. v. 1. p. 216-227.

14.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; TÁVORA, F. J. A. F. ; PEIXOTO, D. S. . Obtenção de sementes vegetativas de mandioca utilizando-se a poda nas condições edafo-climáticas do litoral do Ceará.. In: II Congresso Brasileiro de Mandioca, 1981, Vitória - ES. Cruz das Almas - BA: EMBRAPA/CNPMF-SBM, 1981. v. 1. p. 181-187.

15.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; TÁVORA, F. J. A. F. . Efeito da época de plantio na cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) no litoral do Ceará. In: II Congresso Brasileiro de Mandioca, 1981. Anais do 2o. Congresso Brasileiro de Mandioca. Cruz das Almas - BA: EMBRAPA/CNPMF/SBM. v. 1. p. 259-271.

16.
PINHO, J. L. N. de; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; TÁVORA, F. J. A. F. ; GOMES, V. V. ; OLIVIERA, F. C. . Obtenção de maniva-semente de mandioca através da poda na região litorânea do Ceará. In: I Congresso Brasileiro de Mandioca, 1979, Salvador. Anais do 1o. Congresso Brasileiro de mandioca. Brasília-DF: EMBRAPA-DID, 1979. v. 1. p. 161-170.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; Santos, Vanderlei da Silva ; RANGEL, M. A. S. ; PINHO, J. L. N. de ; GOMES, M. C. M. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) PARA A PRODUÇÃO DE RAÍZES E AMIDO NO ESTADO DE SERGIPE: SAFRA 2007/2008. In: XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013.

2.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; RANGEL, M. A. S. ; Santos, Vanderlei da Silva ; PINHO, J. L. N. de ; SILVA, A. D. A. ; MENEZES, V. M. M. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) PARA OS RENDIMENTOS DE RAÍZES E AMIDO EM DUAS MICORREGIÕES PRODUTORAS NO ESTADO DE SERGIPE: SAFRA 2008/2009. In: XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013.

3.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; RANGEL, M. A. S. ; Santos, Vanderlei da Silva ; PINHO, J. L. N. de ; MENEZES, V. M. M. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) PARA O RENDIMENTO DE RAÍZES E AMIDO NO NORDESTE BRASILEIRO: SAFRA 2010/2011. In: XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013.

4.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; RANGEL, M. A. S. ; Vanderlei da Silva Santos ; PINHO, J. L. N. de ; ALVES, M. C. S. ; GOMES, M. C. M. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) PARA O RENDIMENTO DE RAÍZES E AMIDO NO NORDESTE BRASILEIRO: SAFRA 2009/2010. In: XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013.

5.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; RANGEL, M. A. S. ; Vanderlei da Silva Santos ; PINHO, J. L. N. de ; SILVA, A. D. A. ; MENEZES, V. M. M. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) PARA O RENDIMENTO DE RAÍZES E AMIDO NO NORDESTE BRASILEIRO: SAFRA 2010/2011. In: XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013.

6.
SILVA, K. J. S. ; Maurisrael de Moura Rocha ; FREIRE FILHO, F. R. ; RIBEIRO, V. Q. ; COSTA, A. F. ; Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; PINHO, J. L. N. de ; LIMA, J. M. P. ; BRITO NETO, J. ; ALCANTARA, J. P. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE PRODUTIVA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTE SEMIPROSTRADO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. In: III CONCAC, 2013, Recife. Anais do III CONCAC, 2013.

7.
Ana Raquel Oliveira Mano ; SILVA, Fanuel Pereira da ; PINHO, J. L. N. de ; Maurisrael de Moura Rocha ; FREIRE FILHO, F. R. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE PRODUÇÃO EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI. In: II Congresso Nacional de Feijão-caupi, 2009, Belém - PA. Anais do II Congresso Nacional de Feijão-caupi, 2009.

8.
Ana Raquel Oliveira Mano ; SILVA, Fanuel Pereira da ; PINHO, J. L. N. de ; FREIRE FILHO, F. R. ; Maurisrael de Moura Rocha . VARIABILIDADE E CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERES AGRONÔMICOS EM FEIJÃO-CAUPI. In: II Congresso Nacional de Feijão-caupi, 2009, Belém - PA. Anais do II Congresso Nacional de Feijão-caupi, 2009.

9.
ROCHA, M. M. ; F FILHO, F. R. ; SILVA, K. J. D. ; RIBEIRO, V. Q. ; PINHO, J. L. N. de . Adaptabilidade e Estabilidade Produtiva de Genótipos de Feijão-Caupi Eretos na Região Nordeste do Brasil. In: II CONAC - Congresso Nacional de Feijão Cupi, 2009, Belém. Anais do II Congresso Nacional de Feijão-Caupi. Teresina - PI, 2009. v. I. p. 241-251.

10.
Maurisrael de Moura Rocha ; FREIRE FILHO, F. R. ; SILVA, K. J. S. ; RIBEIRO, V. Q. ; PINHO, J. L. N. de . Adaptabilidade e Estabilidade Produtiva de Genótipos de Feijão-Caupi Semi-Prostrados na Região Nordeste do Brasil. In: II CONAC - Congresso Nacional de Feijão Cupi, 2009, Belém. Anais do II Congresso Nacional de Feijão-Caupi. Teresina - PI: E, 2009. v. I.

11.
Ana Raquel Oliveira Mano ; SILVA, Fanuel Pereira da ; FREIRE FILHO, F. R. ; Maurisrael de Moura Rocha ; PINHO, J. L. N. de . Adaptabilidade do feijão-caupi para a produtividade de grãos no Ceará. In: IV Congresso Brasileiro de Mehoramento de Plantas, 2007, São Lourenço MG. Anais 4 Congresso Brasileiro de Mehoramento de Plantas. Lavras - MG: Editora UFLA, 2007.

12.
Ana Raquel Oliveira Mano ; SILVA, Fanuel Pereira da ; FREIRE FILHO, F. R. ; PINHO, J. L. N. de . Correlações entre componentes de produção em caupi. In: IV Congresso Brasileiro de Meljoramento de Plantas, 2007, São Lourenço MG. Anais 4 Congresso Brasileiro de Mehoramento de Plantas. Lavras - MG: Editora UFLA, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, G. V. ; PINHO, J. L. N. de ; PAULA, F. M. ; TÁVORA, F. J. A. F. ; CRISÓSTOMO, J. R. . Conteúdo total de lipídios e resistência das membranas celulares em cultivares de caupi (Vigna unguiculata L. Walp) submetidas ao estresse hidrico. In: 52o. Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa - Paraíba. João Pessoa - Paraíba: Sociedade Brasileira de Botância, 2001. v. 1.

2.
PINHO, J. L. N. de; LAFFRAY, D. ; LOUGUET, P. . Evolução do ajustamento osmótico em cultivares de sorgo e milheto submetidas ao estrresse hídrico. In: IV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1993, Fortaleza - CE. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal Resumos/Abstracts. Londrina - PR: Editora da SBFV, 1993. v. 5. p. 58-58.

3.
PINHO, J. L. N. de; LOUGUET, P. ; LAFFRAY, D. . Efeito do estresse hídrico sobre a integridade da membrana protoplasmática em cultivares de sorgo e milheto. In: IV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1993, Fortaleza - CE. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal Resumos/Abstracts. Londrina - PR: Editora da SBFV, 1993. v. 5. p. 63-63.

4.
LOUGUET, P. ; PINHO, J. L. N. de ; CANALE, N. ; DESAGHER, S. ; LAFFRAY, D. ; DOR, F. . Mecanisms of drought reistance in pearl millet. In: UMEA, 1990, Estocolmo. Physiologia Plantarum, 1990. v. 79. p. 111-111.

5.
QUEIROZ, G. M. ; PINHO, J. L. N. de ; LIMA, A. R. C. . Comportamento de cultivares de mandioca nas condições do estado do Ceará. In: III Congresso Brasileiro de Mandioca, 1983, Brasília - DF. Anais do 3o. Congresso Brrasileiro de Mmandioca. Brasília - DF: EMBRAPA/DID. v. 1. p. 14.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHO, J. L. N. de. Aspectos Gerais Sobre a Cultura da Mandioca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINHO, J. L. N. de. Manejo na Cultura da Mandioca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINHO, J. L. N. de. Cultivares de Mandioca, Fortalecimento de Modernização da Cultura na Região do Semiárido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; RANGEL, M. A. S. ; Vanderlei da Silva Santos ; OLIVEIRA, I. R. ; PINHO, J. L. N. de . Desempenho de Cultivares de Mandioca no Nordeste Brasileiro. Aracaju - SE: Embrapa, 2012 (Comunicado Técnico).

2.
PINHO, J. L. N. de. Método para Determinação dos Teores de Matéria Seca e Amido em Raízes de Mandioca Utilizando-se a Balança Hidrostática 2010 (Comunicado Técnico).

3.
FUKUDA, W. M. G. ; Souza, Luciano da silva ; Fukuda, Chigeru ; Santos, Vanderlei da Silva ; Borromeu, Carlos ; Silva, Messias Nicodemus da ; Coreolano, J. W. G ; PINHO, J. L. N. de ; Santos, Antônio Raimundo dos . Adoção de Variedades de Mandioca de Polpa Amarela para Mesa no Nordeste Brasileiro. Cruz das Almas - BA: Embrapa/Mandioca e Fruticultura, 2008 (Comunicado Técnico).

4.
PINHO, J. L. N. de. Étude Comparée des Mécanismes Physiologiques de la Resistance à la Sécherèsse de Cultivars de Mil (Pennisetum americanum L.) et Sorgho (Sorghum bicolor (L.) Moench) Sensibles ou Résistants.. Paris: Université Paris VII, 1992 (Tese de doutorado).

5.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; FUKUDA, W. M. G. . Jaburu - Nova cultivar de mandioca para o litoral cearense. Fortaleza - CE: EPACE, 1986 (Comunicado Técnico).

6.
SILVA, S. O. E. ; FUKUDA, W. M. G. ; PINHO, J. L. N. de ; QUEIROZ, G. M. . Seleção de cultivares/clones de mandioca em Pacajus-CE. Cruz das Almas - BA: EMBRAPA/CNPMF, 1981 (Pesquisa em andamento).

7.
PINHO, J. L. N. de. Métodos de obtenção e preparação de sementes vegetativas de mandioca para o plantio. Fortaleza: EPACE, 1980 (Comunicado Técnico).

8.
PINHO, J. L. N. de. Conservação de SementesVegetaitivas de Mandioca (Manihot esculenta Crantz) no Litoral do Ceará.. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1979 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PINHO, J. L. N. de. Assessoria para Pequenos e Médios Produtores Rurais. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
Hélio Wilson Lemos de Carvalho ; RANGEL, M. A. S. ; Vanderlei da Silva Santos ; OLIVEIRA, I. R. ; BARROS, I. ; PINHO, J. L. N. de ; ALVES, M. C. S. ; SILVA, A. D. A. ; TABOSA, J. N. . DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MANDIOCA NO NORDESTE BRASILEIRO. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHO, J. L. N. de; SANTOS, F. J. . Técnicas de Produção de Manivas-Sementes e Manejo da Cultura de Mandioca. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PINHO, J. L. N. de. Participação em banca de Janser Nobre Oliveira. Formulação alternativa utilizando diferentes emulsificantes em óleo de algodão no controle do pulgão preto e da mosca branca. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

2.
TÁVORA, Francisco José A F; PINHO, J. L. N. de; BASTOS, J. L. P.; PITOMBEIRA, J. B.; CAVALVANTE JUNIOR, A. T.. Participação em banca de Desirée Gonzaga da Frota Rocha. Relações hídricas, crescimento de plantas e estratificação do sistema radicular em feijão-de-corda submetido à deficiência hídrica na fase vegetativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

3.
PITOMBEIRA, João Bosco; PINHO, J. L. N. de; NUNES, R. P.; CAVALVANTE JUNIOR, A. T.. Participação em banca de Jane Bertjer da Silva. Avaliação de herbicidas em feijão-de-corda no istema de plantio direto. 2000. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

4.
CAMPOS, F.; PINHO, J. L. N. de; TREVISAN, M. T. S.. Participação em banca de Cláudio Picanço Magalhães. Estudo sobre as bases bioquímicas da toxicidade da manipueira a insetos, nematóides e fungos. 1998. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Ceará.

5.
PITOMBEIRA, João Bosco; PINHO, J. L. N. de; MELO, F. I. O.. Participação em banca de Francisco José dos Santos. Controle químico de plantas daninhas na cultura do arroz irrigado (Oriza sativa L.): Efeitos na produção e qualidade fisiológica das sementes. 1996. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
GOMES FILHO, E.; LACERDA, C. F.; PAULA, F. M.; PINHO, J. L. N. de; BEZERRA, M. A.. Participação em banca de Francisco Valderez Augusto Gumarães. Respostas fisiológicas e bioquímicas em plantas de feijão-de-corda, cultivar Pitiúba, submetidas ao estresse com NaCl em diferentes concentrações de CaCl2 e CaSO4.. 2005. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Ceará.

2.
CAMPOS, F. A. P.; BENDADIS, A; PINHO, J. L. N. de; VARAT, R. M. L.; CARVALHO, A. C. P. P.. Participação em banca de João Luiz Pinheiro Bastos. Estudo sobre a regeneração de novo de genótipos de mandioca (Manihot esculenta Crantz) cultivados no estado do Ceará. 2003. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Ceará.

3.
MELO, Francisco Ivaldo Oliveria; NUNES, R. P.; PINHO, J. L. N. de; COSTA, José Tarciso Alves. Participação em banca de Roberto Cesar Magalhães Mesquita. Fenologia e produtividade de progênies sexuadas e assexuadas de cajueiro comum e anão sob irrigação. 2003. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

4.
CHANG, Y. K.; JACKIIX, M. N. H.; PINHO, J. L. N. de; OLIVEIRA, A. C.. Participação em banca de Joaquim Francisco de Lira Filho. Efeito da estrusão termoplástica sobre as propriedades tecnológicas e nutritivas das proteínas da farinha integral do feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp). 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MELO, Francisco Ivaldo Oliveira; BLEICHER, Ervino; PINHO, J. L. N. de. Professor Sustituto no setor de estudos Estatística e Experimentação Agrícola. 2003. Universidade Federal do Ceará.

2.
COSTA, José Tarciso Alves; PINHO, J. L. N. de; INNNECCO, Renato. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Substituto, setor de estudos de Horticultura.. 2003. Universidade Federal do Ceará.

3.
SILVA, Fanuel Pereira da; PINHO, J. L. N. de; BENDADIS, A; MELO, Francisco Ivaldo Oliveria. Membro da banca de Exame Geral de Qualificação do Curso de Doutorado em Agronomia/Fitotecnia da UFC, da estudante Edilsa Maria Felipe Vasquez.. 2003. Universidade Federal do Ceará.

4.
COSTA, José Tarciso Alves; PINHO, J. L. N. de; SILVA, Fanuel Pereira da; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira. Membro da banca de Exame Geral de Qualificação do Curso de Doutorado em Agronomia/Fitotecnia da UFC, do estudante Eudes de Almeida Cardoso.. 2003. Universidade Federal do Ceará.

5.
PINHO, J. L. N. de; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira; SILVA, Fanuel Pereira da; TÁVORA, Francisco José A F. Membro da Banca de Exame Geral de Qualificação do Curso de Doutorado em Agronomia/Fitotecnia da UFC, do estudante Gleidson Vieira Marques. 2003. Universidade Federal do Ceará.

6.
TÁVORA, Francisco José A F; SILVA, Fanuel Pereira da; PINHO, J. L. N. de; MELO, F. I. O.; MEDEIROS FILHO, S.. Membro da Comissão do Exame de Qualificação da estudante de Doutorado Roselita Maria de Souza Mendes. 2001. Universidade Federal do Ceará.

7.
MELO, F. I. O.; SILVA, Fanuel Pereira da; PINHO, J. L. N. de; BENDADIS, A; COSTA, José Tarciso Alves. Membro da Comissão do Exame de Qaulificação do estudante de Doutorado Hamilton Jesus Santos Almeida. 2001.

8.
MELO, Francisco Ivaldo Oliveira; COSTA, José Tarciso Alves; PINHO, J. L. N. de; SILVA, Fanuel Pereira da. Membro da Comissão do Exame de Qaulificação do Estudaante de Doutorado Roberto César Magalhães Mesquita. 2001.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Fisiologia da produção vegetal: culturas anuais. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHO, J. L. N. de. Visita Técnica Sobre a Cultura do Feijão-de-Corda. 2013. (Outro).

2.
PINHO, J. L. N. de. Visita Técnica Sobre a Cultura do Feijão-de-Corda. 2013. (Outro).

3.
PINHO, J. L. N. de. Dia de Campo Sobre a Cultura da Mandioca. 2012. (Outro).

4.
PINHO, J. L. N. de; SANTOS, F. J. . Visita Técnica para Distribuição de Manvas-Sementes de Cultivares de Mandioca. 2012. (Outro).

5.
PINHO, J. L. N. de; Antonio Augusto Teixeira Monteiro ; SANTOS, A. R. ; MARCILIO, F. . Dia de Campo com a cultura da Mandioca. 2011. (Outro).

6.
PINHO, J. L. N. de; SANTOS, A. R. ; MARCILIO, F. . Dia de Campo com a cultura da Mandioca. 2010. (Outro).

7.
PINHO, J. L. N. de; Maria da Conceição Holanda Nunes ; SANTOS, A. R. . Curso de Multiplicação Rápida de Manivas-Sementes de Mandioca. 2009. (Outro).

8.
PINHO, J. L. N. de; QUEIROZ, G. M. ; GONÇALVES, J. A. ; SANTOS, A. R. . V CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA. 1988. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Antônio de Sousa Maia. Biologia floral em hibridos comerciais de melão em dois ambientes. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

2.
Celio de Araújo Sarmento. Relações hídricas e produtividade em plantas de coqueiro anão submetidas a diferentes níveis de irrigação. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

3.
Aurélio Antas Miguel. Caracterização agronômica de híbridos comerciais de melão amarelo (Cucumis melo L.) nas condições do litoral do Ceará. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

4.
Gleidson Vieira Marques. Conteúdo de lipídios e resistência da membrana celular em cultivares de feijão-de-corda (Vigna unguiculata L. Walp) submetidas ao estresse hídrico. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

5.
Patrícia Lígia Dantas de Morais. Maturidade para colheita e vida útil da manga 'Tommy Atkins'para o mercado europeu. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

6.
Jacirema Russo da Costa. Relações hídricas e variáveis morfológicas em cultivares de milho submetidas ao estresse hídrico. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

7.
José Arimatéa Gonçalves. Relações Hídricas em Culktivares de Feijão-de-cordaa [Vigna unguiculata (L) Walp] submetidas à Deficiência de àgua no Solo. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

8.
Magna Maria Macedo Nunes Costa. Comportamento de cultivares de caupi submetidas à deficiência hídrica em duas fases do ciclo fenológico. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: João Licínio Nunes de Pinho.

9.
Wellington Pereira de Carvalho. Efeito da densidade de plantio em cultivares de feijão-de-corda (Vigna unguiculata (L.) Walp) sob condições de irrigação.. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: João Licínio Nunes de Pinho.

Tese de doutorado
1.
Ana Raquel Oliveira Mano. Adaptabilidade e Estabilidade Fenotípica de Cultivares de Feijão-de-Corda.. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: João Licínio Nunes de Pinho.

2.
Gleidson Vieira Marques. CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS EM CULTIVARES DE FEIJÃO-DE-CORDA SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO E SALINO. 2005. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Licínio Nunes de Pinho.

3.
Roselita Maria de Souza Mendes. Alterações na relação fonte-dreno causadas pelo desfolhamento, densidade de plantas e estresse hídrico e seus efeitos na fisiologia e produtividade do feijão-de-corda.. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: João Licínio Nunes de Pinho.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PINHO, J. L. N. de. Manejo na Cultura da Mandioca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINHO, J. L. N. de. Cultivares de Mandioca, Fortalecimento de Modernização da Cultura na Região do Semiárido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINHO, J. L. N. de. Aspectos Gerais Sobre a Cultura da Mandioca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHO, J. L. N. de; Antonio Augusto Teixeira Monteiro ; SANTOS, A. R. ; MARCILIO, F. . Dia de Campo com a cultura da Mandioca. 2011. (Outro).

2.
PINHO, J. L. N. de; Maria da Conceição Holanda Nunes ; SANTOS, A. R. . Curso de Multiplicação Rápida de Manivas-Sementes de Mandioca. 2009. (Outro).

3.
PINHO, J. L. N. de. Dia de Campo Sobre a Cultura da Mandioca. 2012. (Outro).

4.
PINHO, J. L. N. de. Visita Técnica Sobre a Cultura do Feijão-de-Corda. 2013. (Outro).

5.
PINHO, J. L. N. de; SANTOS, F. J. . Visita Técnica para Distribuição de Manvas-Sementes de Cultivares de Mandioca. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Tutor do Programa Especial de Treinamento - PET/Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará no período de março/1995 a março/2004, conforme ofício/DPE/PET/ n. 114/95, de 02/03/1995, encaminhado à Profa. Glauce Socorro de Barros Viana, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, pela Profa. Elionora Cavalcanti de Barros, Chefe da Divisão de Programas Especiais da CAPES/MEC.


DIPLOMA DE RECONHECIMENTO EMITIDO PELO PRESIDENTE DA EMBRAPA PELA PARTICIPAÇÃO COMO COLABORADOR DA EQUIPE DO PROJETO: MELHORAMENTO DA MANDIOCA PARA BIOFORTIFICAÇÃO E PARA A INDUSTRIA DE FARINHA E FÉCULA E PARA O CONSUMO FRESCO. Brasília, 20/06/2011. Pedro Antonio Arraes Pereira / Diretor Presidente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 18:59:27