Eurípedes Antônio Funes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0105053283747562
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-doutorado pela UNICAMP (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, história e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, comunidades quilombolas, identidades, natureza e cultura e movimentos sociais.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eurípedes Antônio Funes
Nome em citações bibliográficas
FUNES, E. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Departamento de História.
Av. da Universidade, 2700
Benfica
60020180 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-postal: 12164
Telefone: (85) 33667741
Fax: (85) 33667741


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Nasci nas matas, nunca tive senhor: história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Eni Mesquita Samara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2003 - 2003
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

3/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de História.

3/2000 - Atual
Ensino, Mestrado Em História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
Tópicos Especiais - Trabalho e Migração
6/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História, Departamento de História.

8/1986 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América
Métodos e Técnicas da Pesquisa em História
História da África
12/1999 - 10/2002
Direção e administração, Departamento de História, Departamento de História.

Cargo ou função
Coordenador da Pós-Graduação em História - Mestrado.
12/1997 - 7/2000
Direção e administração, Departamento de História, Departamento de História.

Cargo ou função
Coordenador do Mestrado Interinstitucional em História UFC/UFRJ.
9/1995 - 3/1999
Direção e administração, Departamento de História, Departamento de História.

Cargo ou função
Tutor do PET-História.

Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1986
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistene, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Transferi para a UFC

Atividades

6/1985 - 8/1986
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Coordenação de Pesquisa.

Cargo ou função
Cordenador.
3/1977 - 8/1986
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do brasil
História da América


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho e Migrações
2.
Movimentos Sociasi
3.
História Identidade e Etnicidade

Objetivo: Desenvolver estudos sobre as comunidades negras do "Baixo Amazonas", analisando o processo histórico de formação das sociedade quilombolas e sua concretização nas atuais comunidades negras remanescentes de quilombos ou mocambos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.
Palavras-chave: História Regional; História e memória; mocambos-amazônia-identidade.
4.
Movimentos Socias

Objetivo: Analisar o movimento abolicionista no Ceará, a participação dos diferentes segmentos socias, em particular os trbalhadores pobres e escravos, bem como o (re)desenho dos espaços de trabalho na cidade de Fortaleza..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: História Regional; Ceará - Escravidão - Cultura; Trabalho.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Histórias dos Negros Libertos no Ceará - 1850 ? 1889
Descrição: Fazendo a Liberdade: A História dos Negros Libertos no Ceará - 1850 ? 1889. A presente pesquisa é uma continuidade do estudo que já vem sendo desenvolvido pelo grupo. Trata-se de analisar o processo histórico constituído pelos negros e mestiços livres e libertos, ex-escravos, considerando as experiências vividas, por homens e mulheres, sua inserção na sociedade, no mercado de trabalho, a constituição de comunidades negras rurais e urbanas, as formas de resistência e de lutas contra a discriminação racial e a marginalização social. Perceber a constituição de seus espaços de sociabilidades e os significados da práticas culturais que lhes possibilitam a busca de uma identidade no contexto de construção de uma nação, bem como de uma idéia de cearensidade. Trata-se de entender o processo de libertação que vai se constituindo, ainda, dentro do sistema escravista, o aumento do contingente de alforriados decorrente das várias estratégias traçadas por escravos e senhores, em especial. É necessário responder sobre a condição do liberto. O que ele fez com a liberdade obtida, ainda que tímida. Onde ele se encontra, se organiza e qual a sua inserção na sociedade local que teima em configurar uma invisibilidade ao negro na construção de uma identidade cearense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eurípedes Antônio Funes - Coordenador / José Hilário Ferreira Sobrinho - Integrante / Franck Pierre Gilbert Ribard - Integrante / Ana Sara Ribeiro Parente Cortez - Integrante / Jofre Teófilo Vieira - Integrante / Juliana Magalhaes Linhares - Integrante / Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa - Integrante / Eylo Fagner Silva Rodrigues - Integrante / Francisco Fabiano Barros Sousa - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
2008 - 2009
Poblaciones amazónicas fronterizas ante el proceso de integración trinacional. Relaciones étnicas, nacionales y conflictos socio-ambientales en la frontera de Brasil, Perú y Bolivia
Descrição: Estudo sobre a formação da fronteira triplice Brasil, Peru, Bolivia, abordando as diferentes frentes de ocupação e no tempo presente novas frentes que se constituem principalmente em razão da rodovia transoceânica. Projeto Coordenado por José María Vacuende Del Rio (UPO - Sevilla) e Oscar Paredes (UNSAC - Cuzco).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Rio Jaguaribe: História, Memória e Paisagem
Descrição: Este projeto de pesquisa tem a intenção de interpretar no diálogo da História com outras ciências, as várias conexões do Rio Jaguaribe com a paisagem que ele constitui ao mesmo tempo em que é por ela constituída. Trata-se de pesquisa a partir da formação de grupo de pesquisa com alunos da graduação, pós-graduação e movimentos sociais sobre a vida do Rio Jaguaribe e no Rio Jaguaribe dentro das suas mais diversas conexões com a reflexão histórica, quer seja a partir da memória oral das populações ribeirinhas ou de reflexões sobre a memória da paisagem em face do binômio natureza/cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eurípedes Antônio Funes - Integrante / Kênia Sousa Rios - Coordenador / Luciana Meire Réges - Integrante / Gabriel Pereira de Oliveira - Integrante.
2003 - 2009
Terra de Quilombolas nas Amazônia Brasileira
Descrição: O estudo sobre as terras de remanescentes de quilombo, no oeste do estado do Pará, é decorrente de minha tese de doutorado, defendida em 1995, e tem por objetivo a ampliação da pesquisa, e a discussão, sobre as comunidade negras, tendo em vista a titulação e posse definitiva da terra.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eurípedes Antônio Funes - Coordenador / Adauto Neto Fosnseca Duque - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
2003 - 2007
Só é Santa quem tem devotos: escravas misiticas nos sertões do Brasil
Descrição: O presente estudo tem por objetivo analisar a devoção popular a escravas que morreram em razão de castigos violentos e se tornaram santas na fé popular, geralmente de camponeses. São cultos identificados no interior dos Estados de São Paulo, Ceará e no Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eurípedes Antônio Funes - Coordenador.
2000 - 2009
Fazendo a Liberdade: A História dos Negros Libertos no Ceará
Descrição: O que objetivamos com a presente proposta de pesquisa é analisar o processo histórico constituído pelos libertos, ex-escravos, considerando as experiências vividas, por homens e mulheres, sua inserção na sociedade, no mercado de trabalho, as formas de resistência e de lutas contra a discriminação racial e a marginalização social. Perceber a constituição de seus espaços e sua praticas religiosas e culturais como o Maracatú, os reisados e outros "autos" que lhes possibilitam a busca de uma identidade. Abordar também neste ponto a natureza dos relacionamentos entre os escravos e os libertos negros para poder colocar em luz a existência de lógicas étnicas próprias e de práticas culturais em comum. Contextualizar estas práticas culturais e identitarias negras dentro do quadro da ideologia dominante e do processo de construção de uma identidade nacional, bem como de uma identidade cearense. Trata-se de entender o processo de libertação que vai se constituindo, ainda, dentro do sistema escravista, o aumento do contigente de alforriados decorrente das várias estratégias traçadas por escravos e senhores em especial, no que diz respeito a Cartas de Alforrias. Buscamos trazer para dentro da história aqueles que não se constituíram apenas problemas para as autoridades, mas foram agentes sociais de um processo histórico e que por muito tempo estiveram fora do cenário da história cearense. É necessário responder o que restou ao liberto. O que ele fez com a liberdade, ainda que tímida, obtida. Onde ele se encontra, se organiza e qual a sua inserção na sociedade local. No Ceará tem negro, basta querer ver e dar conta de sua historicidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eurípedes Antônio Funes - Coordenador / Franck Pierre Gilbert Ribard - Integrante / Hilário Ferreira Sobrinho - Integrante / Ana Sara Ribeiro Parente Cortez - Integrante / Antonio Vilamarque Carnaúba de Sousa - Integrante / Janote Pires - Integrante / Jofre Teófilo Vieira - Integrante / Juliana Magalhaes Linhares - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Ceará - Bolsa / Secretaria de Educação Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Boletin Americanista
2010 - 2011
Periódico: História Oral (Rio de Janeiro)
2009 - 2011
Periódico: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
2009 - 2011
Periódico: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
2010 - 2012
Periódico: História Oral (Rio de Janeiro)
2008 - 2010
Periódico: História Oral (Rio de Janeiro)
2007 - 2009
Periódico: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF
2006 - 2008
Periódico: Revista de Estudos Amazônicos
2006 - 2013
Periódico: Trajetos
2006 - 2010
Periódico: Trajetos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História da África.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FUNES, E. A.2016FUNES, E. A.; FERREIRA SOBRINHO, Hilário . Vivencias de Negros en Espacios de 'Morenos' y 'Galegos'. Gazeta de Antropologia, v. 31(1), p. 30-42, 2016.

2.
FUNES, E. A.2009FUNES, E. A.. Mocambos: Natureza, Cultura e Memória. História Unisinos, v. 13 n.2, p. 147-153, 2009.

3.
FUNES, E. A.2007FUNES, E. A.. Comunidades Negras - resistência e Africanidade na Amazônia Brasileira. Territórios e Fronteiras, v. 7, p. 47-72, 2007.

4.
FUNES, E. A.2005FUNES, E. A.. Para Uma História da Ciência e Tecnologia no Ceará. Documentos Revista do Arquivo Público do Ceará, FortLEZA, v. 1, n.1, p. 07-09, 2005.

5.
FUNES, E. A.2004FUNES, E. A.. Mocambos do Trombetas:História, memória e identidade. EAVirtual (Barcelona), Barcelona-Espanha, v. 1, n.1, p. 05-25, 2004.

6.
FUNES, E. A.1999FUNES, E. A.. Família e Mulher nos Mocambos do Baixo Amazonas. Estudos Cedhal - Nova Série, CEDHAL/USP, v. 9, n.-, p. 53-68, 1999.

7.
FUNES, E. A.1999FUNES, E. A.. Áreas das cabeceiras - terra de remanescentes - Silêncio, Matá, Castanhaduba, Cuecé, Apui e São José. Boletim da Comissão Pró Índio, São Paulo, v. 1, p. 01-39, 1999.

8.
FUNES, E. A.1997FUNES, E. A.. Nasci Nas Matas Nunca Tive Senhor - história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas. Regaste Revista de Cultura, CMU/UNICAMP, v. 7, p. 137-142, 1997.

9.
FUNES, E. A.1996FUNES, E. A.. Pacoval do Marambiré, do Contraveneno, dos Mocambeiros. Palmares Em Revista, Brasília, v. 1, p. 117-138, 1996.

10.
FUNES, E. A.1995FUNES, E. A.. Pacoval: memórias de um Mocambo na Amazônia -história vivida e história contada. Imaginário, NIMe/USP São Paulo, v. 2, p. 123-136, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FUNES, E. A.; RIOS, Kênia Sousa (Org.) ; CORTEZ, Ana Sara Ribeiro Parente (Org.) ; MAIA Neto, Emy Falcão (Org.) . Natureza e Cultura- Capítulos de História Social. 1a.. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013. v. 01. 206p .

2.
FUNES, E. A.; LOPES, Francisco Régis (Org.) ; RIBARD, Franck Pierre Gilbert (Org.) ; RIOS, Kênia Sousa (Org.) . África-Brasil-Portugal: História e Ensino de História. 1. ed. Fortaleza: Editora UFC, 2010. v. 01. 268p .

3.
ARRUDA, Rinaldo ; BARBOSA, Cleto ; CARDIA, L. M. ; DEL RIo, José Maria Valcuende ; DIAS, Maria Barboda ; FUNES, E. A. ; PAREDES, O. ; LUCENA, Célia . História Y Memorias de las Tres Fronteras - Brasil, Perú y Bolivia. 1. ed. Cusco - Peru: UNiversidad San Antônio Abad de Cusco/ Alpha Servicios Gráficos, 2009. v. 1. 232p .

4.
FUNES, E. A.; LUCENA, Célia ; DEL RIo, José Maria Valcuende ; BARBOSA, Cleto ; CARDIA, Laís Maretti ; ARRUDA, Rinaldo ; PAREDES, O. . História e Memória das Três Fronteiras: Brasil, Peru e Bolívia.. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2009. v. 01. 278p .

5.
FUNES, E. A.. Goiás 1800-1850 - Um período de transição da mineração à agropecuária. Goiânia: Editora da UFG, 1986. v. 1. 174p .

Capítulos de livros publicados
1.
FUNES, E. A.. História e Fronteiras ? Terras Quilombolas: lutas de ontem e incertezas de hoje.. In: Albuquerque, Gerson R. de; Antonacci, Maria Antonieta. (Org.). Desde As Amazônias: Colóquio.. 1ed.Rio Branco: Nopan, 2015, v. Vol I, p. 159-176.

2.
FUNES, E. A.. Comunidades Mocambeiras do Trombetas.. In: GRUPIÓN, Denise Fajado e ANDRADE, Lúcia M. M.. (Org.). Entre Águas Bravas e Mansas ? Índios e Quilombolas em Oriximiná.. 1ed.São Paulo: CPI - Comissão Pró-Índio de São Paulo / IEPÉ - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, 2015, v. 01, p. 16-61.

3.
FUNES, E. A.. Mocambeiros, Nordestinos e Seringueiros - Histórias e Memória. In: FUNES, Eurípedes; RIOS, Kênia, CORTEZ, Ana Isabel, MAIA NETO, Emy F.. (Org.). Natureza e Cultura- Capítulos de História Social. 1a.ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013, v. 1, p. 111-121.

4.
FUNES, E. A.. Sertão Cerrado. In: SILVA, Sandro Dutra; PIETRAFESA, Jose Paulo; FRANCO, José Luiz A.; DRUMMOND,José Augusto; TAVARES,Giovana Galvão. (Org.). Fronteira Cerrado:Sociedade e Natureza no Oeste do Brasil. 1a.ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2013, v. 1, p. 125-144.

5.
FUNES, E. A.. História Ambiental - possibilidades de novos olhares. In: Nodari, Eunice S; Correa, Silvio M de S.. (Org.). Migrações e Natureza.. 1a.ed.São Leopoldo: OIKOS, 2013, v. 01, p. 203-218.

6.
FUNES, E. A.; GONÇALVES, Adelaide . La Recreación de la Amazonía Brasileña a Través de lós Viajeros. In: José Maria Valcuende Del Rio. (Org.). Amazonía.Viajeros, Turistas y Poblaciones Índígenas. Tenerife: ACA, PASOS, RTP, 2012, v. 01, p. 17-48.

7.
FUNES, E. A.. Nasci nas matas nunca tive senhor: história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas. In: REIS, João J.; GOMES, Flávio. (Org.). A liberdade por um fio ? história de quilombos no Brasil. 5a.ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2011, v. 1, p. 623-641.

8.
FUNES, E. A.. Resitência e Africanidade na Amazônia Brasileira. In: Funes, Eurípedes; Lopes, Francisco Régis; Ribard Franck; Rios Kênia Sousa. (Org.). África-Brasil-Portugal: História e Ensino de História. 1ed.Fortaleza: Editora da UFC, 2010, v. 1, p. 94-126.

9.
FUNES, E. A.. Mocambeiros, Nordestinos e Seringueiros - História e Memórias. In: VALENTE, Isabel Maria Freitas; ANDRADE, Juciene Félix. (Org.). Cultura, Memória e Imagens. 1ed.Coimbra/CAMPINA GRANDE-PB: SFAAC/EDUFCG, 2010, v. 1, p. 15-30.

10.
FUNES, E. A.. Comunidades Negras da Amazônia Brasileira: politicas de desenvolvimento e exclusão social. In: ALMEIDA, Maria Geralda de. (Org.). Territorialidades Na Amércia Latina. 1ed.Goiânia: EDUFG, 2009, v. 1, p. 59-72.

11.
FUNES, E. A.. Eldorado no Inferno Verde - "Quem vive no Inferno se acostuma com os cães". In: GONÇALVES, Adelaide; Costa, Pedro Eymar B.. (Org.). Mais Borracha para a Vitória. 1ed.Brasilia/Fortaleza: Ideal Gráfia/ NUDOC/MAUC/UFC, 2008, v. 01, p. 17-22.

12.
FUNES, E. A.. Os Coudreau e os Mocambeiros do Baixo Amazonas. In: Francisco Régis Lopes; Meize Regina de Lucena Lucas. (Org.). Tempo no Plural - história, ensino, diversidade cultural.. 1ed.Fortaleza: Realce, 2008, v. 1, p. 197-226.

13.
FUNES, E. A.. Pacoval - Cultura e Identidade de um Mocambo na Amazônia Brasileira. In: SALES, Celecina; GURGEL, Célia; GALGANI, Gema; BARQUETE, Paulo. (Org.). Terra, Sujeitos e Condição Agrária. 1ed.Fortaleza: EDUFC, 2007, v. 1, p. 153-166.

14.
FUNES, E. A.. Negros no Ceará. In: Simone Sousa. (Org.). Uma Nova História do Ceará. 4ªed.Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2007, v. 1, p. 103-133.

15.
FUNES, E. A.. Terras de Mocambos - identidades e resistências das comunidades quilombolas na Amazônia Brasileira. In: Del Rio, José Maria Valcuende ; CARDIA, Laís Maretti.. (Org.). Territorialização, Desenvolvimento e Meio Ambiente no Brasil e Na Espanha. 1ed.Rio Branco / Sevilla: Edufac- Rio Branco - Brasil / UPO- Sevilla-Espanha, 2006, v. 1, p. 23-45.

16.
FUNES, E. A.. Só é santa quem tem devotos: escravas místicas nos sertões do Brasil. Santas negras do Ceará. In: DALLA Corte, Gabriela; et alii. (Org.). Homgeneidad, Diferencia y Exclusión en América - X Encuentro-Debate América Latina Ayer y Hoy.. 1ed.Barcelona: Universitat de Barcelona, 2006, v. 1, p. 393-403.

17.
GONÇALVES, Adelaide ; FUNES, E. A. . No tempo em que Rolpho Theóphilo era caixeiro. In: Rodlpho Theóphilo. (Org.). O Caixerio. 2ed.Fortaleza: Museu do Ceará, 2006, v. 1, p. 13-43.

18.
FUNES, E. A.. Negro no Ceará. In: Sousa,Simone. (Org.). Uma Nova História do Ceará. 3ªed.Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2004, v. 1, p. 23-45.

19.
FUNES, E. A.. Mocambos do Trombetas: Memória e Etnicidade (séculos XIX e XX). In: PRIORE, Mary Del; GOMES, Flávio. (Org.). Os Senhores dos Rios. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2003, v. 1, p. 227-258.

20.
GONÇALVES, Adelaide ; FUNES, E. A. . No tempo em Rodlpho Theóphilo era caixeiro. In: Rodolpho Theophilo. (Org.). O Caixeiro (Reminiscencias). 1ed.Fortaleza: Museu do Ceará, 2003, v. 1, p. 13-43.

21.
FUNES, E. A.. Negros no Ceará. In: SOUZA, Simone. (Org.). Temas para a História do Ceará.. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2000, v. , p. -.

22.
FUNES, E. A.. Mocambeiros, Índios e Bush Negroes. In: AlMEIDA, Jaime. (Org.). Caminhos da História da América Latina no Brasil: tendências e contornos de um campo historiográfico. Brasilia: ANPHLAC, 1999, v. 1, p. 623-641.

23.
FUNES, E. A.. Nasci nas matas nunca tive senhor: história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas. In: REIS, João José; GOMES, Flávio. (Org.). A liberdade por um fio: história de quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, v. 1, p. 623-641.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FUNES, E. A.. A Guerra do Dono do Mundo. O Povo, Fortaleza, p. 7 - 7, 18 set. 2001.

2.
FUNES, E. A.. A Festa de Quem?. O Povo, Fortaleza - CE, p. 7A - 7A, 30 dez. 1900.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FUNES, E. A.. Marambiré - a Corte dos Reis de Congo na Amazônia Brasileira. In: 52 º Congresso Internacional de Americanistas, 2006, Sevilla. 52 º Congresso Internacional de Americanistas. Sevilla: US. v. 1. p. 277-277.

2.
FUNES, E. A.. Terras de Mocambos - identidade e resistência das comunidades quilombolas na Amazônia. In: 52º Congresso Interancional de Americanistas, 2006, Sevilla - Espanha. 52 º Congresso Interancaional de Americanista. Sevilla: US. v. 1. p. 210-210.

3.
FUNES, E. A.. Mocambos del Trombetas: Identidad y Territorialidad. In: IX Encuentro-Debate América Latina Ayer y Hoy - Relaciones Siciales y Idnetidades en América, 2003, Barcelona. IX Encuentro-Debate América Latina Ayer y Hoy - Relaciones Siciales y Idnetidades en América. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2003. v. 1. p. 20-36.

4.
FUNES, E. A.. Mocambos do Baixo Amazonas - Trombetas. Memória e Identidade. In: VI Encontro Nacional de História Oral - Tempo e Narrativa, 2002, São Paulo. VI Encontro Nacional de História Oral - Tempo e Narrativa, 2002. v. 1.

5.
FUNES, E. A.. Otille Codreau e os mocambeiros do Baixo Amazonas. In: XIII Economic History Congress, 2002, Buenos Aires. XIII Economic History Congress, 2002. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FUNES, E. A.. Só é santa quem tem devotos- escravas mistiscas nos sertões do Brasil. In: X Encuentro-Debate América Latina Ayer y Hoy - Homogeneidad, Diferencia y Exclusión en América, 2005, Barcelona. X Encuentro-Debate América Latina Ayer y Hoy - Homogeneidad, Diferencia y Exclusión en América, 2005. v. 1.

2.
FUNES, E. A.. Os Coudreaus e os Mocambeiros da Amazônia. In: VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Caribenha, 2004, Maringá - PR. Caderno de Resumos. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2004. v. 1. p. 20-20.

3.
FUNES, E. A.. Pacoval - Cultura e Identidade de um Mocambo na Amazônia Brasileira. In: VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2000, Porto. Grupo de Trabalho III - Identidades, Alteridades Sociais e Direitos Humanos, 2000. v. 1. p. 23-23.

4.
FUNES, E. A.. Fazendo a Liberdade: negros no Ceará - experiências e páticas culturais. In: VII Encontro Estadual de História, 2000, Crato. O Ensino de História e os Estudos Regionais, 2000. v. 1. p. 66-67.

5.
FUNES, E. A.. Buscar as Águas Bravas - história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas. In: XX Simpósio Nacional de História, 1999, Florianópolis. XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis: ANPUH, 1999. v. 1. p. 365-365.

6.
FUNES, E. A.. Pacoval - História e Memória de um Mocambo do Baixo Amazonas. In: I Encontro de História Oral do Nordeste, 1998, Fortaleza. I Encontro de História Oral do Nordeste, 1998. v. 1. p. 10-10.

7.
FUNES, E. A.. Terras do curuá: patrimônio dos negros. In: XIX Simpósio Nacional de História, 1997, Belo Horizonte. XIX Simpósio Nacional de História. Belo Horizonte: ANPUH/UFMG, 1997. v. 1.

8.
FUNES, E. A.. Terras do Curuá, patrimônio dos pretos do Pacoval. In: V Congresso Afro-Brasileiro, 1997, Salvador. V Congresso Afro-Brasileiro. Salvador: UFBA, 1997. v. 1.

9.
FUNES, E. A.. Mocambeiros, Índios e Bush Negroes. In: II Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha, 1996, Brasília - DF. II Encontro Nacional - ANPHLAC. Brasília: UNB, 1996. v. 1.

10.
FUNES, E. A.. Mocambos: espaço de negros territórios de índios. In: V Encontro Estadual de História, 1996, Fortaleza - CE. V Encontro Estadual de História. Fortaleza: ANPUH - CE, 1996. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
FUNES, E. A.. Mocambeiros do Trombetas - Direito a Terra e Liberdade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FUNES, E. A.. Jaguaribe: o maior rio seco do mundo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FUNES, E. A.. 'Eles eram Gente da África, Gente Inteligente' - Africanos e Mocambeiros na Amazônia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FUNES, E. A.. Trombetas - Um Rio no Fio da Navalha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FUNES, E. A.. Trombetas - Um Rio no Fio da Navalha.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FUNES, E. A.. Comunidades negras do Trombetas ? História, Natureza e conflitos sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FUNES, E. A.. História, Meio Ambiente ? os desafios para o futuro.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FUNES, E. A.; NODARI, E. ; PADUA, J. A. . Mesa Redonda - Meio Ambiente e história: olhares transdisciplinares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FUNES, E. A.; PADUA, J. A. . Mesa Redonda - Meio Ambiente e História.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FUNES, E. A.; F. SOBRINHO, J. H. . Vivencias Negras, en Espacios de Morenos y Gallegos, el caso de Fortaleza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FUNES, E. A.. Rios - Artérias das Sociedades Mocambeiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FUNES, E. A.. Rio Trombetas - Mocambeiros, Indígenas e Bush Negroes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FUNES, E. A.. istória Natureza, Cultura e Memória.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FUNES, E. A.. Rio Trombetas ? mocambeiros, indígenas e bush negroes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FUNES, E. A.. Mocambeiros e Indígenas na Amazônia Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FUNES, E. A.; Montezuma, Marcos ; PARENTE, Temis . Mesa Redonda 'Natureza, Culturas, memória e Fontes Orais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FUNES, E. A.. Las Sociedades Cimarronas en la Amazonia Brasileña: cultura, naturaleza y memoria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FUNES, E. A.. Memoria Y historia - mocambos en la Amazonia Brasileña. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
FUNES, E. A.. Mocambeiros da Amazônia - natureza e cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FUNES, E. A.. Os Coudreau e os Mocambeiros das Guianas e da Amazônia Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FUNES, E. A.. Sequías Del Nordeste y Migraciones Hacia la Amazonia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FUNES, E. A.. O Lugar da História da África na História do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FUNES, E. A.. 52º Congresso Internacional de Americanistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FUNES, E. A.. Comunidades Negras na Amazônia:Fronteiras e Identidades. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
FUNES, E. A.. Comunidades Negras na Amazônia Brasileira - Identidade e Resistência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
FUNES, E. A.. Só é Santa Quem tem devotos - escravas misticas no sertão do Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FUNES, E. A.. África no Ensino de História. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FUNES, E. A.. O Negro no Ceará - algumas contribuições Históricas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FUNES, E. A.; RIBARD, Franck Pierre Gilbert ; GONÇALVES, Adelaide . O lugar da História da África na História do Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FUNES, E. A.. História, Memória e Identidade - os mocambos da Amazônia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
FUNES, E. A.. Comunidades Negras:experiências de posse coletiva de terra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FUNES, E. A.. Negros no Ceará. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
FUNES, E. A.. Escravidão e Resistência no Baixo Amazonas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
FUNES, E. A.. Quilombos do Baixo Amazonas: buscando as águas bravas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FUNES, E. A.. Prefácio. Natal, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
FUNES, E. A.. Múltiplas Leituras Sobre o SertãoOestes. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2016 (Resenha).

3.
FUNES, E. A.. Múltiplos Sujeitos, Múltiplas Leituras. Salvador, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
FUNES, E. A.. Prefácio. Fortlaeza, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
FUNES, E. A.. Não conto o que não sei; é assim a história. Fortaleza, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
FUNES, E. A.. Apresentação. Fortaleza, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FUNES, E. A.. Terra de Remanescentes de Quilombos de Santarém. 2004.

2.
FUNES, E. A.. Terras de Remanescentes de Quilombos - Alto Trombetas. 2000.

3.
FUNES, E. A.. Áreas das Cabeceiras - Terras de Remanescentes: Silêncio, Matá, Castanhaduba, Cuecé, Apuí e São José. 1999.

4.
FUNES, E. A.. Assessoria à SEDUC na elaboração do livro didático de História e Geografia do Município de Parambú-CE. 1999.

5.
FUNES, E. A.. Assessoria à SEDUC na elaboração do livro didático de História e Geografia do Município de Tauá-CE. 1999.

6.
FUNES, E. A.. Assessoria à SEDUC na elaboração do livro didático de História e Geografia do Município de Monsenhor Tabosa-CE. 1999.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
DUTRA, Sandro ; FUNES, E. A. ; PADUA, J. A. ; LEAL, C. ; MIRAGLIA, M. ; SEDREZ, L. . III Escuela de Pósgrado - Sociedad latinoamericana y Caribeña de História Ambiental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FUNES, E. A.. Tramas e Rotas na história do Atlântico Negro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FUNES, E. A.. História da África em Perspectiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FUNES, E. A.. História e Meio Ambiente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FUNES, E. A.. Comunidades Negras Amazônidas - Narrativas e História Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FUNES, E. A.. História da África. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FUNES, E. A.; CORTEZ, Ana Sara Ribeiro Parente; RIBARD, Franck Pierre. Participação em banca de Francisco Helton de Araújo de Oliveira Filho. A Escravidão nas Vilas de Piripiri e Piracuruca - sertão do Piaui (1844-1888). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

2.
CASTELLUCCI Jr, Wellington; FUNES, E. A.. Participação em banca de Claudiana dos Santos Cardoso. Experiências do Cativeiro: escravidão, conflitos e negociações em Valença - BA, 1850-1888. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - UNEB Campus de Santo Antônio de Jesus.

3.
FUNES, E. A.; MAIA, J. B.; FONTES, E.; RICCI, M.. Participação em banca de Marcelo Pereira Lobo. Liberdade Tutelada: Ingênuos e Órfãos no Pará (1871-1893). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.

4.
DUARTE, R. H.; FUNES, E. A.; FURTADO, J. F.. Participação em banca de Gabriel Pereira de Oliveira. O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físico-fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886).. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
CASTELLUCCI JUNIOR, W.; FUNES, E. A.; MOURA, M. A.. Participação em banca de Marcelo Costa da Silva. O Significado da Liberdade para os escravos e libertos na Vila de Itaparica ? 1871 ? 1888. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - UNEB Campus de Santo Antônio de Jesus.

6.
NEVES, F. C.; CASTRO, B. A.; FUNES, E. A.. Participação em banca de Norma Sueli Semião Freitas. Os soldados de Cristo? ? Igreja e migração para a Amazônia em tempos de guerra (1942 ? 1943). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

7.
FUNES, E. A.; RODRIGUES, Henrique Espada; KLANOVICZ, J.. Participação em banca de Antonio José Alves de Oliveira. João da Silva Feijó e os Dilatados Sertões: Pensamento Científico e Representações do Mundo Natural na Capitania do Ceará (1799-1816). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
FUNES, E. A.; Machado, Paulo Pinheiro; VAILATI, Alex G.. Participação em banca de José Nilo Bezerra Diniz. Paisagens Marginais: Um Estudo Comparativo em Perspectiva Histórica de Localidades Portuárias no Sertão Brasileiro (1808-851) e no Deserto do Sudoeste Africano. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
FUNES, E. A.; FERREIRA, Antônio Celso; NOGUEIRA, Antônio Gilberto R.. Participação em banca de José Italo Bezerra Viana.. ?O Instituto Cultural do Cariri e o centenário da cidade do Crato: memória, escrita da história e representação da cidade.. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

10.
FUNES, E. A.; CARVALHO, Marcus J. M. de; RIBARD, Franck Pierre. Participação em banca de Juliana Magalhães Linhares. ?Entre a casa e a rua ? trabalhadores pobres urbanos em Fortaleza (1871-1888).. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

11.
OLIVEIRA, Almir Leal; FUNES, E. A.; Alveal, Carmem Margarida Oliveira. Participação em banca de Rafael Ricarte da Silva. Formaçãoda Elite Colonial dos Sertões de Mombaça - CE - terra, família e poder - século XVIII. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

12.
LOPES, Francisco Régis; FUNES, E. A.; REIS, Edilberto Cavalcante. Participação em banca de Cristiana Costa da Rocha. Memória Migrante: as experiências de trabalho escravo no tempo presente - Barras - PI. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

13.
CASTELLUCCI Jr, Wellington; FUNES, E. A.; LIBANIO, Carlos Eugênio. Participação em banca de Igor Fonseca de Oliveira. Os Negros dos Matos: trajetórias quilombolas em Sergipe Del Rey (1871-1888). 2010. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
FUNES, E. A.; SILVA, Marco Aurélio Ferreira da; Barbosa, Francisco Carlos Jacinto. Participação em banca de Maria Daniele Alves. ? Desejo de civilização: representações liberais no jornal O Araripe. 1855-1864?. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Ceará.

15.
FUNES, E. A.; GONÇALVES, Adelaide; PEDRO, Joana Maria. Participação em banca de Mario Martins Viana Junior. As Mulheres na Expansão Material de Fortaleza nos Anos de 1920 e 1930. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

16.
GONÇALVES, Adelaide; FUNES, E. A.; NEEDLMAN, Ruth A.. Participação em banca de Nilton Melo Almeida. Os Ferroviários na Cartografia de Fortaleza: rebeldes pelos caminhos de ferro. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

17.
FUNES, E. A.; MONTENEGRO, Antônio Torres; RIOS, Kênia Sousa. Participação em banca de Joelma Tito da Silva. O Riacho da Eras ? memória, identidade e território em uma comunidade rural negra do Seridó potiguar. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

18.
FUNES, E. A.; SAMARA, Eni Mesquita de; OLIVEIRA, Almir Leal. Participação em banca de Elisgardênia de Oliveira Chaves.. Viver e Morrer: uma análise sobre a configuração sócio-familiar na freguesia de Limoeiro ? CE, 1870-1880.. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

19.
RIBARD, Franck Pierre; VIEIRA, A. O.; FUNES, E. A.. Participação em banca de Janote Pires Marques. Festas de Negros em Fortaleza - territórios, sociabilidades e reelaborações (1871-1900). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

20.
FUNES, E. A.; SLANES, Robert W; RIBARD, Franck Pierre. Participação em banca de Ana Sara Ribeiro Parente Cortez. Cabras, Caboclos, Negros e Mulatos. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

21.
RIOS, Kênia Sousa; FUNES, E. A.; PRANDI, J. Reginaldo. Participação em banca de Iris Verena Santos de Oliveira. Becos, Ladeiras e Encruzilhadas: Andanças do Povo de Santo pela Cidade de Salvador. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

22.
FUNES, E. A.; SOUZA, M. S.; GONÇALVES, Adelaide. Participação em banca de Maria Yacê Carleial Feijó de Sá. Os Homens que Faziam o Tupinambá Moer: experiência e trabalho em engenho de rapadura no Cariri - 1945-1980. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

23.
FUNES, E. A.; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota; RIOS, Kênia Sousa. Participação em banca de Patricia Carvalho Nottingham. Tempos verdes em Fortaleza: esperiências do movimento ambientalista - 1976-1992. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

24.
FUNES, E. A.; BARBOSA, Ivone Cordeiro; VIEIRA, Maria Sulamita. Participação em banca de Danilo Almeida Patrício. Sertão de Dentro e dos Cantos: veredas entre palcos e memórias no folguedo - Boi de Reisado - Quixeramobim - CE 1940-2005. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

25.
FUNES, E. A.; RIOS, Kênia Sousa; SANT´ANA, Denize Benuzzi de. Participação em banca de Kamillo Karol Ribeiro e Silva. Nos Caminhos da Memória, nas águas do Jaguaribe. Memórias das enchente em jaguaruana - 1960, 1974, 1985. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

26.
FUNES, E. A.; RIBARD, Franck Pierre; SANTOS, Flavio Gomes dos. Participação em banca de Antônio Vilamarque Carnauba de Sousa. Da negrada negada: a negritude fragmentada - o movimento negro e os discursos identitários sobre o negro no Ceará.. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

27.
LEAL, Almir; FUNES, E. A.; SILVA, Marilda S. da. Participação em banca de Soraya Genorazzo Araújo. O Muro do Demônio: Economia e Cultura na Guerra dos Bárbaros no Nordeste Colonial no Brasil do Século XVII. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

28.
LEAL, Almir; FUNES, E. A.; DIAS, Maria Barboda. Participação em banca de Terezinha Bandeira Pimentel Drumond. Tecendo Vidas; Cultura e Trabalho das Rendeiras da Prainha de Aquiraz - CE. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

29.
FUNES, E. A.; GONÇALVES, Adelaide; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota; BARBOSA, Ivone Cordeiro. Participação em banca de Francisco de Assis Santos de Oliveira. Os Caixeiros no Ceará - trabalho e educação na revista Phenix - 1891-1916. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

30.
FUNES, E. A.. Participação em banca de Marcelo Alves Cerdam. Praticando a Liberdade: um estudo sobre a resistência escrava em Itu - 1850-1873. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

31.
FUNES, E. A.. Participação em banca de Jovelina Silva Santos. Circulos Operários no Ceará: instruindo, educando, orientando e moralizando - 1915-1963.. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

32.
FUNES, E. A.; SILVA , M. O. L.; WINSSENBACVH, M. C. C.. Participação em banca de Daniel Camurça Correia. "Oi tá vendo"!: O cotidiano dos trabalhadores de ruas na cidade de Fortaleza (1877-1910). 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

33.
FUNES, E. A.; MONTEIRO, John Manuel; RIBARD, Franck Pierre. Participação em banca de Manoel Coelho Albuquerque. Seara Indígena: Deslocamentos e dimensões identatárias. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal do Ceará.

34.
FUNES, E. A.; SAMARA, Eni Mesquita de; BARBOSA, Ivone Cordeiro. Participação em banca de Régia Agostinho da Silva. Entre Mulheres, história e literatura: Um estudo do imaginário em Emília de Freitas e Francisca Clotilde. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal do Ceará.

35.
FUNES, E. A.; HERMANN, Jacqueline; RIBARD, Franck Pierre. Participação em banca de Joel Carlos de Souza Andrade. Os filhos da Lua: Poeticas Sebastianistas na Ilha dos Lençõis. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal do Ceará.

36.
FUNES, E. A.; OLIVEIRA, Maria Ines de. Participação em banca de Mariana Almeida Asunção. Escravidão em Fortaleza: Um estudo dos inventários postmortem (1850-1854). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia.

37.
FUNES, E. A.; GONDIM, Linda. Participação em banca de Cid Vasconcelos de Carvalho. O trem de Camocim: modernização e memória. 2001. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

38.
FUNES, E. A.; ALMEIDA, Maria Sulamita Vieira de. Participação em banca de Maria Jorge dos Santos Leite. Conceição das crioulas: terra, mulher e identidade étnica no Sertão de Pernambuco. 2001. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

39.
FUNES, E. A.; SANTANA, Denise Bernuzzi. Participação em banca de José Tanisio Vieira Bezerra. Quando a ambição vira projeto: Fortaleza entre o progresso e caos (1846-1879). 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

40.
FUNES, E. A.; ALMEIDA, Maria Geralda de. Participação em banca de Gleidestom Rodrigues dos Santos. Então eu penso que as coisas são como haverá de ser - O cotidiano dos pequenos citricultores de Sergipe. 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

41.
FUNES, E. A.; ALEGRE, Maria Sylvia Porto. Participação em banca de Roselane Gomes Bezerra. O despertar de uma etnia: O jogo do (re)conhecimento de uma identidade indígena Genipapo-Kaninde. 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

42.
FUNES, E. A.; AISSAR, Aparecida da Glória. Participação em banca de Edwilson Soares Freire. O edifício da fé e o arraial do prazer: O sagrado e o profano em Olho d'Água da Bica - CE (1930-1980). 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

43.
FUNES, E. A.; AISSAR, Aparecida da Glória. Participação em banca de Marco Antônio Matos Antônio. Cultura e cotidiano: heresia e paganismo no início da era Moderna. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

44.
FUNES, E. A.; PETIT, Sandra. Participação em banca de Maria Lúcia Azevedo Santos. Trajetórias de uma comunidade - Ação coletiva, invenção e memória como significados na construção de uma escol(h)a. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

45.
FUNES, E. A.; LARA, Silvia Hunold; SLANES, Robert W. Participação em banca de Albertina Lima Vasconcelos. Ouro: Conquistas, tensões, poder, mineração e escravidão. Bahia do século XVIII. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

46.
FUNES, E. A.; ALEGRE, Maria Sylvia Porto. Participação em banca de Sérgio Luis Rolemberg Farias. Emergência e elaboração cultural no Mocambo de Porto da Folha - SE. 1998. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
FUNES, E. A.; CARVALHO, Marcus J. M. de; MAMIGONIANI, B. G.; RIBARD, Franck Pierre; NEVES, F. C.. Participação em banca de Jofre Teófilo Vieira. Os Samangolês: Africanos Livres no Ceará (1835-1865). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

2.
FUNES, E. A.; MAIA, L. J.; OLIVEIRA JR, G.; GONÇALVES, Adelaide; NEVES, F. C.. Participação em banca de Antonio José de Oliveira. Os Kariri - resistências à ocupação dos sertões dos Cariris Novos no século XVIII. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

3.
CARVALHO, M. J.; FUNES, E. A.; SILVA, Giam Carlo de Melo; CHRISTILINO, Cristiano L; SILVA, José Bento R S. Participação em banca de Luana Teixeira. Comércio Interprovincial de Escravos em Alagoas no Segundo Reinado.. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
FUNES, E. A.; MACEDO, M. K.; SILVA FILHO, O. L.; GONÇALVES, Adelaide; RIOS, Kênia Sousa. Participação em banca de Ana Paula da Cruz Pereira de Moraes. Entre mobilidades e disputas: o sertão do Rio Piranhas, Capitania da Paraíba do Norte, 1670-1750. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

5.
FUNES, E. A.; ALMEIDA, M. R. C.; OLIVEIRA JR, G.; PEIXOTO, I. B.; RIBARD, Franck Pierre Gilbert. Participação em banca de Maico de Oliviera Xavier. "Mártires da Pátria": os índios da província do Ceará no período do Império do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

6.
FUNES, E. A.; BEZERRA NETO, J. M.; SANTOS, C. A. P.; RIBARD, Franck Pierre; GONÇALVES, Adelaide. Participação em banca de Raimundo Nonato R. de Sousa. Minha riqueza é fruto de meu trabalho? ? negros de cabedais no sertão do Acaráu (CE) ? 1709 ? 1822. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

7.
RIOS, Kênia Sousa; ARRAIS, R. P. A.; JORGE, J.; FUNES, E. A.; MACEDO FILHO, A. L.. Participação em banca de Emy Falcão Maia Neto. Cartografia da água: territorialidades, políticas e usos da água doce em Fortaleza (1856 ? 1923). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

8.
RIBARD, Franck Pierre Gilbert; CARVALHO, M. J.; MOTTA, M. M. M.; FUNES, E. A.; NEVES, F. C.. Participação em banca de Ana Sara Ribeiro P. Cortez Irffi. O cabra do Cariri Cearense: a invenção de um conceito oitocentista. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

9.
FUNES, E. A.; Neves, Frederico de Castro; CHALLOUB, Sidney; GONÇALVES, Adelaide; MELLO, William James. Participação em banca de Tyrone Apollo Pontes Cândido. Proletários das Secas: Arranjos e Desarranjos nas Fronteiras do Trabalho (1877-199). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

10.
FERRAZ, Maria do Socorro; FUNES, E. A.; BRANDÂO, Tanya; HOFFNAGEL, Mac; SILVA, Willngton. Participação em banca de Francisco José Pinheiro. Formação Social do Ceará (1680-1820). O papel do Estado no processo de subordinaçaõ da população livre e pobre.. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
FUNES, E. A.; CAPELATO, M. H. R.; PERALTA, I. G.; PINTO, M. I. M. B.; ALMEIDA, C. A.. Participação em banca de Erick Assis de Araujo. Cotidiano das classes populares na cidade de Fortaleza durante o estado Novo. 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

12.
FUNES, E. A.; BARREIRA, Cesar. Participação em banca de Elizabeth Maria Bezerra Coelho. Territórios em confronto - a dinâmica da disputa pela terra entre índios e brancos no Maranhão. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

13.
FUNES, E. A.; PEDRO, Joana Maria. Participação em banca de Adelaide Gonçalves Pereira. A imprensa dos Trabalhadores no Ceará, de 1862 aos anos 1920. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
FUNES, E. A.; AMORIM, Mirtes. Participação em banca de Denise Simões Rodrigues. Revolução Cabana e Construção da identidade amazonida. 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

15.
FUNES, E. A.; FENELON, Dea Ribeiro. Participação em banca de Calos Alberto Alves Souza. Varadouros da Liberdade: empates no modo de vida dos seringueiros de Brasiléia - AC. 1999. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
RIOS, Kênia Sousa; FUNES, E. A.; NEVES, F. C.. Participação em banca de Kamillo Karol Ribeiro e Silva. Um rio, diversas temporalidades. O rio Jaguaribe a partir da construção do açude Orós (1958 - 1980). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

2.
NEVES, F. C.; FUNES, E. A.; OLIVEIRA, Cláudia de O.. Participação em banca de Ana Cristina Pereira Lima. Crianças Pobres e Órfãs no Mundo do Trabalho: recolhimento e educação profissional em Fortaleza (1856 - 1885). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

3.
MACHADO, M. H. P. T.; FUNES, E. A.; SANTOS, Flavio Gomes dos. Participação em banca de Alexandre Isídio Cardoso. O Eldorado dos deserdados: indígenas, escravos, migrantes, fugitivos e a expansão rumo ao oeste amazônico. (1850-1880). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

4.
RIBARD, Franck Pierre; FUNES, E. A.; JUNIOR., M. M. V.. Participação em banca de Hamilton Rodrigues dos Santos. Cultura, Trabalho e experiências de feirantes no recôncavo sul da Bahia ? Santo Antônio de Jesus ? 1950 ? 1970.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

5.
FUNES, E. A.; PORTO, M. E. M.; JUNIOR., M. M. V.. Participação em banca de Adriel Fontenele Batista. Guerras, missões e mercês: a conquista e a produção dos espaços coloniais no extremo nordeste do Brasil (1534 ? 1621). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

6.
RIBARD, Franck Pierre Gilbert; FUNES, E. A.; Lima, Solimar O.. Participação em banca de Francisca Raquel da Costa. Escravidão e liberdade no Piauí oitocentista:alforria e escravidão ilegal de pessoas livres (1850-1888). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

7.
FUNES, E. A.; NEVES, Frederico de Castro; RIBARD, Franck Pierre. Participação em banca de Ana Sara Ribeiro Parente Cortez. Cabras da Peste: construção social e trabalho no Cariri cearense, segunda metade do século XIX.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

8.
RIOS, Kênia Sousa; FUNES, E. A.; LOPES, Francisco Régis. Participação em banca de Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez. Quem fizer uma estrada de ferro no Ceará, fará o Ceará - alteração da paisagem no estabelecimento da EPB". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

9.
RIOS, Kênia Sousa; FUNES, E. A.; JUCÁ, Clóvis Ramiro. Participação em banca de Emy Falcão Maia Neto. Cartografia da água: territorialidade, política e usos da água doce em Fortaleza - 1856-1940. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
RIOS, Kênia Sousa; FUNES, E. A.; LOPES, Francisco Régis. Participação em banca de Alberto Rafael Ribeiro Mendes. Pecuária semi-selvagem: ciência, natureza e tempo no Ceará do século XIX. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Ceará.

2.
FUNES, E. A.; RIBARD, Franck Pierre Gilbert; NEVES, F. C.. Participação em banca de Francisco Helton de Araújo Filho. Cativos do sertão: a família escrava na freguesia de Na. Sa do Carmo de Piracuruca (PI), 1850 ? 1888. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA SOBRINHO, J. H.; FUNES, E. A.; Barbosa, Francisco Carlos Jacinto. Participação em banca de Luana Carla Bezerra Peixoto.Conceição dos Caetanos: de família à comunidade negra (1984-2009). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
CHAVES, José Olivenor; FUNES, E. A.; Régis, Iza L.. Participação em banca de Lindeberg Segundo de Freitas Barbosa.Livres e Escravos na Freguesia de Limoeiro (CE) 1862 -1872. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UECE - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.

3.
FUNES, E. A.. Participação em banca de Camila Pagliuca.Motivos para ser livre - os caminhos dos escravos e libertos em busca da liberdade através das ações de liberade do Tribunal de Relações de Fortaleza 1874-1884. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará.

4.
FUNES, E. A.. Participação em banca de Mario Bezerra Filho.O Recrutamento no Ceará para a Guerra da Csplatina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará.

5.
FUNES, E. A.. Participação em banca de Terezinha de Jesus Tavares Braga.Midia, Ética e Poder; o sequestro de Abilio Diniz e as eleições presidenciais de 1989.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FUNES, E. A.; PIRES, Antonio Liberac Cardoso S; JOLY, Fabio Duarte. Concurso Público - professor Adjunto - História da América. 2010. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
FUNES, E. A.. Concurso Público para seleção de Professor Assistente - Teoria da História. 2008. Pontificia Universidade Católica - Rio de Janeiro.

3.
FUNES, E. A.. Concurso Público para eleção de professor adjunto - História Geral. 2008. Universidade Federal do Ceará.

4.
FUNES, E. A.. Concurso Público para propfessor visitante brasileiro, setor de estudos história geral.. 2007. Universidade Federal do Ceará.

5.
FUNES, E. A.. Concurso para docente do magistério superior. 2006. Universidade Federal da Bahia.

6.
FUNES, E. A.. Concurso Público para Professor Assistente - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2006. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Avaliação de cursos
1.
FUNES, E. A.. Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação em História. 2007. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2.
FUNES, E. A.. Avaliação Continuada dos Programas de Pós-Graduação em História. 2006. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Outros Tempos Virão.Mocambeiros do Trombetas - Direito a Terra e Liberdade. 2017. (Seminário).

2.
II CONIDIS - Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Jaguaribe - o maior rio seco do mundo?. 2017. (Congresso).

3.
V Encontro Internacional de Literaturas, História e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas."Eles eram gente da África, gente inteligente" - Africanos e Mocambeiros na Amazônia. 2017. (Encontro).

4.
3o Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Simpósio Temático - Ambiente e Saberes de Comunidades Tradicionais. 2014. (Simpósio).

5.
66 Reunião Anual de SBPC - SBPC Indígena. Culturas de Fronteira. 2014. (Congresso).

6.
Seminário Internacional - Espaços Afro-Indigenas no Brasil: Cartografia Histórica e Impérios Coloniais.Meio Ambiente e História (mesa redonda). 2014. (Simpósio).

7.
Simpósio Internacional sobre Minorias Étnicas en Contextos Urbanos.Vivencias Negras, en Espacios de Morenos y Gallegos, el caso de Fortaleza. 2014. (Simpósio).

8.
VII Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de História Ambiental. X Jornada de Investigación y Debate, CEAR-UNQ.Rios - Artérias das Sociedades Mocambeiras. 2014. (Simpósio).

9.
V Semana da Consciência Negra e II Seminário de História e Educação Afro Brasileira e Indígena.Indios e Mocambeiros na Amazônia Brasileira. 2013. (Seminário).

10.
Aula Inaugural da primeira turma do Mestrado em História da UFMA.A Produção Historiográfica na perspectiva da pós-graduação em história no Brasil. 2011. (Outra).

11.
I Encontro Estadual dos Programas de Educação Tutorial (PET).A relação inter-PET: graduação e o iniciar de jovens pesquisadores.. 2011. (Encontro).

12.
III Festival UFC de Cultura.?Estatuto da Igualdade Racial: a África somo nós?. 2011. (Seminário).

13.
I Seminário PET História UVA,.PET- História UFC, trajetória de uma história.. 2011. (Seminário).

14.
Simpósio Rememorando os 35 anos do PPGHIST-UNB (história e Perspectivas).?A Pós-Graduação no Brasil: História e Perspectivas?. 2011. (Simpósio).

15.
VI Encontro Mestres do Mundo.Diálogos sobre Afrobrasilidade ? africanidades cearenses ? a presença das comunidades quilombolas no Ceará. 2011. (Encontro).

16.
VII Semana de História.História e Meio Ambiente: um novo olhar. 2010. (Simpósio).

17.
X Encontro Nacional de História Oral.Oralidades e Meio Ambiente na Amzônia Brasileira.. 2010. (Simpósio).

18.
VI Encontro Regional Norte de História Oral: Oralidade, Meio Ambiente e Amazônia.Mocambeiros da Amazônia - natureza e cultura.. 2009. (Simpósio).

19.
VIII Encontro Internacional - ANPHLAC.Viajantes e Representaçãoes da América. 2008. (Encontro).

20.
I Conferência Internacional - Vozes de Nuestra América. De Chiapas aos Piqueteiros - Lutas Populares na América Latina - a experiência das Comunidades Quilombolas na Luta pela Terra.. 2007. (Congresso).

21.
I Seminário - História e Cultura Histórica.Cultura e Identidade - Comunidades quilombolas amazônidas. 2007. (Seminário).

22.
V Encontro de História Oral da Região Norte.História Oral , Memória e Identidades. 2007. (Encontro).

23.
Cultura Modernidade e Memória.História e Fronteiras. 2006. (Encontro).

24.
História, Trabalho & Movimentos Sociais.Comunidades Negras na Amazônia: fronteiras e identidades. 2006. (Seminário).

25.
II Encontro regional da ANPUH/RN.Workshop - Terras de quilombos. 2006. (Oficina).

26.
III Encontro Cultura, Moderniade e Memória.História e Fronteiras. 2006. (Encontro).

27.
Figures De L´Identite Dans Le Nordeste Bresilien.Os Coudreau e os mocambeiros da Amazônia Brasileira. 2005. (Outra).

28.
VI Encontro Nacional da ANPHLAC. Os Coudreau e os Mocambeiros da Amazônia. 2004. (Congresso).

29.
IX Encuentro-Debate América Latina Ayer y Hoy - Relaciones Siciales y Idnetidades en América.Mocambos do Trombetas: Identidad y Territorialidad. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lia Monnielli Feitosa Costa. Agricultura de subsistência através dos olhares de sujeitos migrantes no Baixo Parnaíba(1930-1960). Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Halyson Rodrygo Silva de Oliveira. Um tribunal de medo na América Portuguesa: Inquisição, imaginário e sociedade colonial (séc. XVII ? XVIII). Início: 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
Antônia Marcia Nogueira Pedroza. Desejos de Libedade: um estudo sobre a escravidão ilegal na província do Ceará - sec. XIX. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
Manuel Coelho Albuquerque. Ceará Indígena:território, Natureza e Trabalho - Deslocamentos e Tensões. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

4.
Eylo Fagner Silva Rodrigues. A ARTE DE AFIRMAR-SE PELO NÃO: POBREZA E CIDADANIA EM FORTALEZA, 1884-1916. Início: 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Adriel Fontenele Batista. Guerras, missões e mercês: o discurso jesuítico e a formação das primeiras elites durante o movimento de conquista do extremo nordeste das Capitanias do Norte do Brasil (Itamaracá, Paraíba e Rio Grande entre 1574-1612). Início: 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Helton de Araújo Oliveira Filho. A Escravidão Nas Vilas de Piracuruca e Peripery, sertão do Piaui, 1844-1888.. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

2.
Luciana Meire Réges. As Coisas Que nos Cercam - configurações sócio-patrimoniais na vila de Limoeiro (CE) - 1850 - 1884.. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

3.
Jofre Teófilo Vieira. Uma Tragédia em 3 Partes - O Motim dos Pretos da Laura II, 1839. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

4.
Maico Oliveira Xavier. Cabôcullos são os brancos: dinâmicas das relações sócio-culturais dos índios do termo de Vila Viçosa Real - século XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

5.
Ronnes da Mota Duarte. Produtores Agrícolas no Entorno de Fortaleza - 1850 - 1900. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

6.
Eylo Fagner Silva Rodrigues. O Fundo da abolição: um estudo das tensões do processo de manumissão nas comissões de emancipação no Ceará - 1876 - 1884.. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

7.
Joelma Tito da Silva. O Riacho das Eras - História e Memória de uma Comunidade Negra no Seridó Potigua. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

8.
Elisgardênia de Oliveira Chaves. Viver e Morrer - uma análise sobre a configuração social das famílias em Limoeiro (CE) 1870-1889. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

9.
Mário Martins Viana Júnior. As mulheres na expansão material de Fortaleza anos de 1920 e 30. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

10.
Antônio Alexandre Isidio Cardosos. Amazônia,. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

11.
Ana Sara Ribeiro Parente Cortez. A Ordem do cativeiro: senhores e escravos no Crato - segunda metade do século XIX. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

12.
Maria Yacê Carleal Feijó de Sá. Os Homens que faziam o Tupinambá Moer: Experiência e trabalho em engenhos de rapadura do Cariri - 1940-1980. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

13.
Patricia Carvalho Nottingham. Tempos Verdes em Fortaleza: Experiências do Movimento ambientalista 1976-1992. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

14.
José Hilário Ferreira Sobrinho. Catirina minha nega teu sinhô ta ti querendo vendê pero Rio de Janeiro, pero nunca mais tevê : Amaru Mambirá: O Ceará no Tráfico Interprovincial - 1850 - 1881.. 2005. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

15.
Francisco de Assis Santos Oliveira. Os Caixeiros no Ceará: Trabalho e Educação na Revista Phenix: 1891-1920. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

16.
Ligio José Maia. Cultores da Vinha Sagrada: Missão e Tradução nas Serras da Ibiapaba. 2005. 204 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

17.
Adauto Neto Fosneca Duque. Boa Vista e Moura - Terra de Quilombolas - e o Grande Projeto Trombetas - uma incomoda presença. 2004. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

18.
Joel Carlos de Souza Andrade. Os filhos da Lua: Poeticas Sebastianistas na Ilha dos Lençóis. 2002. 165 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

19.
Régia Agostinho da Silva. Entre Mulheres, história e literatura: Um estudo do imaginário em Emília de Freitas e Francisca Clotilde. 2002. 199 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

20.
Manoel Coelho Albuquerque. Seara Indígena: Deslocamentos e dimensões identatárias. 2002. 162 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

21.
Pedro Airton Queiroz Lima. A Sombra das Ingazeiras - o café na serra de Baturité (1850 -1900). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

22.
Raimundo Nonanto Rodrigues de Souza. Rosário dos Pretos de Sobral - Irmandade e Festa (1854-1884). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

Tese de doutorado
1.
Jofre Teófilo Vieira. Os Samangolês: Africanos Livres no Ceará (1835-1865). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

2.
Antonio José de Oliveira. Os Kariri - resistências à ocupação dos sertões dos Cariris Novos no século XVIII. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

3.
Raimundo Nonato Rodrigues de Souza. Negros no Sertão do Acaraú no Período Colonial (1709-1822). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

4.
Ana paula da Cruz Pereira de Moraes. Entre mobilidades e disputas: o sertão do Rio Piranhas, Capitania da Paraíba do Norte, 1670-1750. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

5.
Maíco Olíveira Xavier. "Mártires da Pátria": os índios da província do Ceará no período do Império do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Artur Sérgio de Souza Barbosa. A Abolição da Escravatura no Ceará. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Metodologia da História) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

2.
Maria de Fátima Nivaes Pires. Crime e Escravidão - uma leitura da História - Rio de Contas e Caetité - BA (1830-1850). 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Metodologia da História) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

3.
Maria do Socorro do Carmo. A Presença Feminina nos Cultos de Candomblé em Fortaleza (1980-1990). 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Metodologia da História) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Carlos de Olanda. Aventureiros, Retirantes e Soldados: a busca dos cearenses pela Amazônia (1869-1944). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.

2.
Antônio Alexandre Isidio Cardoso. Trajetórias Migrantes Entre a Província do Ceará e a Amazônia: deslocamentos e representações (1852-1877). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eurípedes Antônio Funes.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
DUTRA, Sandro ; FUNES, E. A. ; PADUA, J. A. ; LEAL, C. ; MIRAGLIA, M. ; SEDREZ, L. . III Escuela de Pósgrado - Sociedad latinoamericana y Caribeña de História Ambiental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Prêmio recebido - Prêmio CHICO MENDES DE FLORESTÂNIA, concedido pelo Governo do Estado do Acre, 15/12/2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 14:36:53