Vera Lucia Deps

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8985110511045969
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Pós-doutora em Psicologia da Educação e Autorregulação da Aprendizagem pela Universidade de Lisboa.Doutora em Educação (área de concentração: Psicologia da Educação), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação (área de concentração: aconselhamento psico-pedagógico) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro) e Pedagoga pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e tem experiência na área de: Educação; Psicologia da Educação e do Desenvolvimento; Linguagem, Gerontologia; Avaliação Institucional; Metacognição e Auto-regulação da aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Lucia Deps
Nome em citações bibliográficas
DEPS, V. L.;DEPS, VERA LUCIA;LUCIA DEPS, VERA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem.
Alberto Lamego, 2000
Horto
28015-620 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27397206
Fax: (22) 2739703
URL da Homepage: http://www.uenf.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1994
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A transição à aposentadoria na percepção de professores recém-aposentados da Universidade Federal do Espírito Santo, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Anita Liberalesso Neri.
Palavras-chave: Aposentadoria; Professor aposentado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1975 - 1977
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Fatores de personalidade do Orientador Educacional e do Aluno, relacionados com a percepção pelo aluno das atitudes facilitadoras no aconselhamento,Ano de Obtenção: 1977.
Orientador: Ängela Brasil Biaggio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Orientador Educacional; Aconselhamento; Atitudes facilitadoras; Fatores de personalidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1972 - 1972
Especialização em Educação Secundária.
Universidade do Estado da California, UC, Estados Unidos.
Título: Relatório relacionado à observação das escolas e do sistema educacional de San Diego.
Bolsista do(a): MEC/USAID, MEC/USAID, Brasil.
1968 - 1969
Especialização em Orientação Educacional. (Carga Horária: 720h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: Relatório de Estágio no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.
1964 - 1967
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Autorregulação da Aprendizagem.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Associada Nível II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Profa. bolsista da FLUMINORTE, Enquadramento Funcional: Profa.bolsista, Carga horária: 40

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
05/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenador de Licenciatura em Pedagogia.
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Ciências do Homem na Comissão de Avaliação da UENF.
03/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do desenvolvimento II
Psicologia o desenvolvimento I
03/2011 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especials em autoregulação da aprendizagem
08/2009 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Representante dos professores associados do CCH junto ao Conselho Universitário da UENF (CONSUNI)..
03/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEL 04544 Psicologia do Desenvolvimento III
2007 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PCL 4715 - Metodologia Científica ( abordagem qualitativa)
03/2005 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cognição, cultura e linguagem
2005 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Cognição e Linguagem (participação em tópicos especiais)
2004 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PCL 4741 ? Cognição, Cultura e Linguagem
2003 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEL 04533 Psicologia do Desenvolvimento I
LEL 04536 Psicologia do Desenvolvimento II
05/2007 - 05/2009
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Graduação da UENF, como representante do CCH.
05/2007 - 05/2009
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Pedagogia.
05/2002 - 05/2009
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Ciência da Educação.
03/2008 - 12/2008
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro da comissão de vestibular da UENF..
05/2007 - 05/2008
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Centro de Ciências do Homem.
2007 - 2008
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEL 04306 Pensamento , Linguagem e Aprendizagem
05/2006 - 12/2006
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenadora do setor de Psicologia da Educação do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL).
09/2003 - 09/2005
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Graduação da UENF, como representante do CCH.
2003 - 2005
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de graduação em Ciência da Educação.
04/2003 - 04/2004
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Centro de Ciências do Homem.
2002 - 2003
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenador da Formação Pedagógiva do Centro de Ciências do Homem junto às Licenciaturas Noturnas da Universidade Estadual do Norte Fluminense..
03/2002 - 12/2002
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Representante do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem junto ao colegiado do curso de Ciências Sociais..
2002 - 2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Consultoria ?ad hoc? no processo de avaliação de projetos de pesquisa da Fundação Estadual do Norte Fluminense (FENORTE)..
2001 - 2002
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEL 04105 Psicologia da Educação
1995 - 1997
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1973 - 4/1991
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Pesquisa Aplicados a Educação
Estatistica Aplicada a Educação
Exames Psico-Pedagógicos
História da Educação
Principios e Metódos de Orientação Educacional I e II.
Problema Comportamentais do Educando
3/1973 - 4/1991
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Física e Desportos.

Atividade realizada
Aulas de Metodologia Científica em Curso de Pos-Graduação Latu Sensu.
1990 - 1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Espírito Santo, .

Cargo ou função
Consultoria técnica na elaboração de um curso de pós-graduação ?Latu Sensu? em Gerontologia.
1989 - 1990
Direção e administração, Centro Pedagógico, .

Cargo ou função
Membro da Coordenação do Seminário Interno de Pesquisa (SIPUFES) da UFES no Centro pedagógico..
1989 - 1990
Direção e administração, Centro Pedagógico, .

Cargo ou função
Representante do departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional da Universidade Federal do Espírito Santo junto à coordenação de Pesquisa do Centro Pedagógico da mesma Universidade.
1982 - 1988
Extensão universitária , Centro Pedagógico, Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão "Desenvolvimento Interpessoal na 3ª Idade" da 1ª etapa `a 5ª etapa, desenvolvido no bairro de Jardim da Penha em Vitória ES.
1986 - 1986
Extensão universitária , Centro Pedagógico, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto "Relacionamento Interpessoal na 3ª Idade", realizado no bairro de Jardim da Penha em Vitória/ES (sub. projeto de um projeto maior).
1984 - 1985
Direção e administração, Centro Pedagógico, .

Cargo ou função
Coordenação, na Universidade Federal do Espírito Santo, de um grupo de estudos de natureza interdisciplinar, relacionado ao idoso, tendo em vista a elaboração de projetos de extensão englobando diversas áreas..
1984 - 1984
Direção e administração, .

Cargo ou função
Representante da Universidade V Amostra Profissionalizante.
1983 - 1983
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora no Centro Pedagógico, do III Seminário Interno de Pesquisa..
1983 - 1983
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Pedagógico, .

1981 - 1983
Direção e administração, Centro Pedagógico, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação como representante do Centro Pedagógico junto à coordenadoria de pós-graduação e pesquisa da Universidade.
1982 - 1982
Direção e administração, .

Cargo ou função
Membro da comissão central de Inscrição para concursoPúblico de provas e títulos para professor Adjunto.
1981 - 1981
Direção e administração, .

Cargo ou função
Sub-Chefia do Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional do Centro Pedagógico.
1981 - 1981
Direção e administração, Centro Pedagógico, .

Cargo ou função
Membro de Câmara de Extensão como representante do Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional do Centro Pedagógico..
1979 - 1979
Direção e administração, Centro Pedagógico, .

Cargo ou função
Coordenadora do projeto de extensão "Estudo de uma Realidade Educacional", realizado na Escola de 1o. grau "Bela Vista", no Município de Aracruz, desenvolvido através do CRUTAC/Projeto Rondon/Prefeitura Municipal de Aracruz..


Linhas de pesquisa


1.
Aspectos Metodológicos do desempenho docente dos professores do centro pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo; condições do idoso institucionalizado e não institucionalizado; relacionamento intergeracional; metacognição; desempenho docente.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Estrategias volitivas relacionadas ao esforço na aprendizagem
Descrição: O estudo refere-se à validação de um instrumento elaborado com a participação de pesquisadores da Universidade de Lisboa, destinado a alunos da nona serie do ensino fundamental, com o objetivo de verificar estratégias volitivas utilizadas pelos alunos e relacionadas 'a autorregulação da aprendizagem, através da metodologia Q-sort..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Estratégias Volitivas relacionadas ao esforço na aprendizagem e desempenho escolar de alunos da 9ª série das Escolas de Nível Fundamental da rede Estadual do Municipio de Campos dos Goytacazes, RJ.
Descrição: A literatura especializada reforça a importância do esforço no desempenho do aluno. Trata-se de um estudo que através do método Q-sort tem por objetivo verificar estratégias volitivas relacionadas ao esforço na aprendizagem de alunos de alto e baixo desempenho escolar, da 9ª série do Ensino Fundamental de Escolas estaduais do municipio de Campos dos Goytacazes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Vera Lucia Deps - Coordenador / Narcisa Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Incentivando o comportamento autorregulado em matemática de estudantes do ensino médio: uma proposta através de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UENF
Descrição: Projeto integrante do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vera Lucia Deps - Coordenador / DEPS, V.L - Integrante.
2013 - Atual
Aprendizagem autorregulada: incentivando o controle volitivo da atenção e da organização do tempo e do espaço de estudantes do ensino fundamental de escolas da rede estadual localizadas no município de Campos dos Goytacazes/RJ
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Vera Lucia Deps - Coordenador / Graciellen Pinto da Rosa - Integrante / Luciana Siqueira Ribeiro - Integrante / Luciana Lima Ribeiro Gomes Rangel - Integrante.


Outros Projetos


Desempenho acadêmico, auto-conceito/auto-estima e integração na turma: estudo comparativo longitudinal com alunos dos cursos de bacharelado ingressos em 2004 na UENF pelo sistema de cotas e não cotas
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Relação do aluno da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) com a vida acadêmica (Suervey)
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Gerontologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia/Especialidade: Metacognição: auto-regulação da aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Patrona da turma de formandos do curso de Ciência da Educação, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
2007
Paraninfa da turma de Formandos de 2007 do curso de Ciência da Educação, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
2003
Professora homenageada pela turma do curso de Ciência da Educação, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEPS, V. L.;DEPS, VERA LUCIA;LUCIA DEPS, VERA2018DEPS, V. L.; CALABAIDE, C. ; TONELLI, E. ; PEREIRA, F. C. ; PESSIN, G. ; Bernardo de Cara . Reflexões de uma roda de conversa acadêmica sobre autorregulação e bem-estar subjetivo de estudantes universitários. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA), v. 4, p. 5-27, 2018.

2.
DEPS, V. L.2016DEPS, V. L.; ROSA, G. P. ; RIBEIRO, L. S. . Aprendizagem Autorregulada: Incentivando o Controle Volitivo da Atenção e da Organização 193 do Tempo e do Espaço de Estudantes do Ensino Fundamental ? Relato de uma Experiência. Revista de Extenção UENF, v. 2, p. 185-195, 2016.

3.
FERREIRA, R. M.2015FERREIRA, R. M. ; DEPS, V. L. . A (trans)formação da consciência através da atividade: relato de uma experiência. InterScience Place, v. 10, p. 182-207, 2015.

4.
PINTO DA ROSA, GRACIELLEN2015PINTO DA ROSA, GRACIELLEN ; LUCIA DEPS, VERA . DESATENÇÃO DO ALUNO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. Linkscienceplace, v. 2, p. 247-260, 2015.

5.
PIN, ELIZABETH MARIA RODRIGUES NORBIATO2014PIN, ELIZABETH MARIA RODRIGUES NORBIATO ; DEPS, VERA LUCIA . Estudo comparativo com mães de crianças de desempenho diferenciado na aprendizagem escolar. InterScience Place, v. 1, p. 123-144, 2014.

6.
DEPS, V. L.;DEPS, VERA LUCIA;LUCIA DEPS, VERA2014DEPS, V. L.; TONELLI, E. ; SOUZA, C. H. M. ; MANHÃES, F. C. . A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Americania. Revista de Estudios Latinoamericanos de la Universidad Pablo de Olavide de Sevilla, v. 3, p. 49-58, 2014.

7.
DEPS, V. L.;DEPS, VERA LUCIA;LUCIA DEPS, VERA2014DEPS, V. L.; TONELLI, E. ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de ; MANHAES, F. C. . A aprendizagem significativa no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo na percepção de alunos e professores na educação a distância. Revista Internacional de Audición y Lenguaje, Logopedia, Apoyo a la Intergración y Multiculturalidad, v. 3, p. 49-58, 2014.

8.
de Andrade Graça, Willames2012de Andrade Graça, Willames ; DEPS, V. L. . A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM METACOGNITIVA DA LÍNGUA INGLESA. InterScience Place, v. 1, p. 77-98, 2012.

9.
DEPS, V. L.;DEPS, VERA LUCIA;LUCIA DEPS, VERA2010DEPS, V. L.. Desempenho acadêmico dos alunos ingressos em 2004 pelo sistema de reservas de vagas nos cursos de bacharelado da Universidade Estadual do norte Fluminenese Darcy Ribeiro (estudo longitudinal). Agenda social (UENF), v. 3, p. 1-20, 2010.

10.
DEPS, V. L.;DEPS, VERA LUCIA;LUCIA DEPS, VERA2009DEPS, V. L.; MOURA, S. A. . Metacognição: a mediação pedagógica numa sala de aula tradicional e no ciberespaço. Tempo Brasileiro, v. 179, p. 79-91, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DEPS, VERA LUCIA; PESSIN, G. (Org.) . Psicologia da Educação em Pespectiva. 1. ed. Campos dos Goytacazes.: Brasil Multicultural, 2018. 192p .

2.
DEPS, VERA LUCIA. Cognição, cultura e linguagem : uma perspectiva interdisciplinar na educação. 1. ed. Campos dos Goytacazes.: Brasil Multicultural, 2018. v. 1. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
DEPS, VERA LUCIA; PESSIN, G. . O feedback entre pares: uma análise da percepção de estudantes de cursos de licenciatura. In: Vera Lúcia Deps, Gisele Pessin. (Org.). Psicologia da Educação em Perspectiva. 1ed.Campos dos Goytacazes.: Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 44-67.

2.
Bernardo de Cara ; BOECHAT, J. C. S. ; DEPS, VERA LUCIA . Adaptação à aposentadoria de professores universitários em etapa de transição: análise de uma experiência. In: Rosalee Santos Crespo Istoe; Fernanda Castro Manhães; Carlos Henrique Medeiros de Souza. (Org.). Envelhecimento Humano em processo. 1ed.Campos dos Goytacazes.: Brasil Multicultural, 2018, v. , p. 178-193.

3.
DEPS, VERA LUCIA; PEREIRA, F. C. . A Teoria da Atividade e a experiência proporcionada pelo PIBID ? Pedagogia (UENF).. In: Vera Lúcia Deps. (Org.). Cognição, cultura e linguagem: uma perspectiva interdisciplinar na educação. 1ed.Campos dos Goytacazes.: Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 46-59.

4.
LUCIA DEPS, VERA; SANGLARD, S. S. . Retrospectiva da implantação do Programa de Atendimento ao Aluno Talentoso(PAAT) no município de Guaçuí/ES: descrição e análise dessa trajetória. In: Guimarães, Décio Nascimento; Amaral, Shirlena Campos de Souza. (Org.). Educação cultural e sociedade: diálogos interdisciplinares. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2017, v. , p. 182-199.

5.
SIMAO, A. M. V. ; DEPS, V. L. ; FRADE, C. L. B. ; PINHO, M. G. E. M. M. . Compreensão leitora: estratégias utilizadas perante a tarefa por estudantes brasileiros e portugueses do Ensino Fundamental. In: Pedro Lyra; Karine Castelano. (Org.). Ensaios interdisciplinares sobre linguagem e cognição. 1ed.Campos dos Goytacazes (RJ): EdUenf, 2015, v. , p. 177-206.

6.
GOLIATH, W. B. ; DEPS, V. L. . Incentivando o comportamento metacognitivo dos alunos: critérios para o professor. In: Moura, Sérgio Arruda de; Nascimento, Giovane do. (Org.). Formação de professores: história, experiências e proposições. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2013, v. , p. 95-109.

7.
DEPS, V. L.; SIMAO, A. M. V. ; SILVA, A. L. . A construção de um instrumento de estratégias volitivas pelo método Q-sort. In: Pedro Lyra. (Org.). Conhecimento em processo: ensaios interdisciplinares sobre linguagem e cognição. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, v. único, p. 221-242.

8.
DEPS, V. L.. A concepção metacognitiva de aprendizagem. Formação de Professores: percursos investigativos no Cotidiano Escolar. 1ed.Montes Claros: Editora Unimontes, 2010, v. 1, p. 213-230.

9.
MOURA, Sergio Arruda de ; DEPS, V. L. . Cognição, Cultura e Linguagem: relato da experiência de um curso em conjunto baseado em Bakhtin e Vygotsky.. In: Gloria FariÑas; Lucia Coelho. (Org.). Cadernos Ecos: Educação, Cultura e Desenvolvimento. 1ed.São Paulo: Terceira Margem, 2008, v. 2, p. 207-220.

10.
DEPS, V. L.. Atividade e Bem Estar Psicologico na Maturidade. In: Anita Liberalesso Neri. (Org.). Qualidade de Vida e Idade Madura. Campinas: Papirus, 1993, v. , p. 57-82.

11.
DEPS, V. L.. A Ocupação do Tempo Livre Sobre a Otica de Idosos Residentes em Instituições. In: Anita Liberalesso Neri. (Org.). Qualidade de Vida e Idade Madura. Campinas: Papirus, 1993, v. , p. 191-211.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEPS, V. L.. Percepção de alunos sobre procedimentos do professor em sala de aula na perspectiva da autorregulação. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes, RJ. Anais do IV colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Campos dos Goytacazes, RJ: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2014. p. 1134-1146.

2.
DEPS, V. L.. O esforço na aprendizagem na compreensão de estudantes universitários. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Campos dos Goytacazes, 2012. v. 1.

3.
SOUZA, L. P. ; DEPS, V. L. . A linguagem utilizada nas redes sociais e a sua interferência na escrita tradicional: um estudo com adolescentes brasileiros. In: II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012, Lisboa. Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação - ticEduca 2012. Lisboa, 2012. v. 1. p. 163-180.

4.
SILVA, T. A. ; DEPS, V. L. . O comportamento autorregulado de jogadores profissionais de futebol no treinamento técnico. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Campos dos Goytacazes, 2012. v. 1.

5.
SANTOS, T. N. ; DEPS, V. L. . O erro no processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem da teoria construtivista. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Campos dos Goytacazes, 2012. v. 1.

6.
SOUZA, L. P. ; DEPS, V. L. . A Linguagem das salas de bate-papo nas produções de texto.. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, Campos dos Goytacazes. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2005. v. IX. p. 47-57.

7.
DEPS, V. L.. Avaliação de Professores: Critérios baseados na percepção de estudantes. In: 20º Simposio Brasileiro de Politica e Administração da Educação, 2001, Salvador. 20º Simposio Brasileiro de Politica e Administração da Educação, 2001.

8.
DEPS, V. L.. A Study of the professor's perception of their transition to retirement. In: 10º Congresso Mundial de Educação Comparada, 1998, Cape Town. 10º Congresso Mundial de Educação Comparada, 1998.

9.
DEPS, V. L.. Atividade de Lazer a Ajustamento Social do Idoso. In: II Jornada de Geriatria e Gerontologia do Cone Sul, 1992, Campinas, 1992.

10.
DEPS, V. L.. A Opinião de Idosos Institucionalizados. In: IX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 1991, São Paulo. IX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 1991.

11.
DEPS, V. L.. Estudo Comparativo do Idoso Institucionalizado e Não Institucionalizado de Baixo Nível Sócio-Econômico Residente na Grande Vitória (1ª etapa: grupo institucionalizado).. In: VIII Seminário Interno de Pesquisa da Universidade, 1989. VIII Seminário Interno de Pesquisa da Universidade, 1989.

12.
DEPS, V. L.. Caracterização dos Alunos do Curso de Pedagogia/Habilitação Orientação Educacional. In: V Seminário Interno de Pesquisa da UFES, 1986, Vitória/ES. V Seminário Interno de Pesquisa da UFES, 1986.

13.
DEPS, V. L.. Estudo Preliminar com Pessoas de 3.ª Idade. In: publicado nos Anais do IV Seminário de Pesquisa da UFES, 1984, Vitória/ES. Estudo Preliminar com Pessoas de 3.ª, 1984.

Artigos aceitos para publicação
1.
LUCIA DEPS, VERA; Bernardo de Cara . O processo de transição ao ingresso no ensino superior de estudantes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do interior do estado do Rio de Janeiro. PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA, 2018.

2.
DEPS, V. L.. Desempenho acadêmico dos alunos ingressos em 2004 pelo sistema de reservas de vagas, nos cursos de bacharelado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Agenda social (UENF), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
DEPS, V. L.. O PIBID como experiência transformadora da consciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DEPS, V. L.. A (trans)formação da consciência através da atividade: relato de uma experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DEPS, V. L.. Percepção de alunos do 9º ano sobre procedimentos do professor em sala de aula na perspectiva de autorregulação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DEPS, V. L.. A aprendizagem significativa no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo na percepção de alunos e professores na educação à distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PRIMO, D. R. ; DEPS, V. L. . La mediación docente como facilitadora del comportamento metacognitivo de los alumnos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DEPS, V. L.. O esforço na aprendizagem de estudantes universitários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DEPS, V. L.. A concepção metacognitiva de aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DEPS, V. L.. A linguagem utilizada nas redes sociais e a sua interferência na escrita tradicional: um estudo com adolescentes brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, T. N. ; DEPS, V. L. . O erro no processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem da teoria construtivista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TONELLI, E. ; DEPS, V. L. . Aprendizagem significativa no ensino a distância: um estudo na percepção de professores e de estudantes do curso de graduação de licenciatura em informática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, T. A. ; DEPS, V. L. . O comportamento autorregulado de jogadores profissionais de futebol no treinamento técnico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DEPS, V. L.. Desempenho acadêmico dos alunos ingressos em 2004 pelo sistema de reservas de vagas nos cursos de bacharelado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DEPS, V. L.. Membro da Comissão encarregada da reformulação curricular do curso de Ciência da Educação de 2002 a 2006 e, na condição de coordenadora do curso, presidente da referida comissão em 2003. 2004.

2.
DEPS, V. L.. Elaboração de Roteiro de Observação de Requisitos Curricular Suplementar para ser Seguido por Estagiários de Licenciaturas. 2001.

3.
DEPS, V. L.. Elaboração de Apostilas tradução/resumo de livros. 2001.

4.
DEPS, V. L.. Elaboração de Apostilas de Graduação. 2001.

5.
DEPS, V. L.. Presidência da Comissão de elaboração das normas de graduação da UENF. 1996.

6.
DEPS, V. L.. Coordenadora do projeto de implantação do laboratório de Pesquisa e Experimentação Pedagógica do CCH/UENF. 1996.

7.
DEPS, V. L.. Coordenadora do projeto de implantação do laboratório de Pesquisa e Experimentação Pedagógica do CCH/UENF. 1995.

8.
DEPS, V. L.. Estudo sobre tarefas exploratórias no desenvolvimento vocacional. 1988.


Demais tipos de produção técnica
1.
DEPS, VERA LUCIA; AMARAL, S. C. S. . Políticas públicas e a formação docente. 2017. (Coordenação de Grupo de trabalho).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
DEPS, VERA LUCIA; GOLIATH, W. B. ; PRIMO, D. R. . Seminário de Práticas Educativas 2 : Mesa Redonda. 2015. Vídeo.

2.
DEPS, V. L.. Videoaula 'O professor como facilitador do comportamento autorregulado do aprendiz'. 2015. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DEPS, V. L.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; ANDRADE, E. R.; TOTTI, M. E. F.. Participação em banca de Sérgio Elias Istoe. O controle volitivo do tempo dedicado à aprendizagem: um estudo comparativo entre alunos do curso de Administração presencial e a distância em Campos dos Goytacazes. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
DEPS, V. L.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; LUQUETTI, E. C. F.; MARTINS, A. L. M. R. P.. Participação em banca de Martha Caroline Duarte de Brito Freitas. Desempenho na escrita de redação e a crença de autoeficácia: um estudo com pré-vestibulandos em Campos dos Goytacazes/RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; ISTOE, R. S. C.; BARBOSA, M. A.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Sandra Viana dos Reis da Boa Morte. O clima escolar e sua relação com o estresse do professor. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
DEPS, V. L.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; PONTES, D. H.; PINHO, L. G.. Participação em banca de Anádia Maria Coelho Alves Salles. O ensino na perspectiva da autorregulação: percepções de alunos e professores da rede pública estadual. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
Peixoto, M. C. dos S.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Deise Márcia da Silva dos Santos. A disciplina arte e a formação de professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
DEPS, V. L.; BAMPI, M. L.; SECCO, F. S.; Gomes, G. L.; Jorge, A. L. C.. Participação em banca de Cynthia Viviane Machado dos Santos. Vínculos familiares e constituição do sujeito: aportes teóricos para compreensão de uma experiência em entidade de abrigo.. 2008. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
DEPS, V. L.; KOLTAI, C.; TOSTES, J. G. R.. Participação em banca de Vilma Aparecida da Silva. Travessia: uma leitura semiótico-psicanalística do discurso do jovem sobre as relações amorosas. 2006. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
DEPS, V. L.; Joffily, S. B.; MOURA, S. A.; AZEVEDO FILHO, D. S.. Participação em banca de Andréa de Almeida Abdu. Polissemia versus competência Linguística: A contribuição da representação imagética na aquisição da Segunda língua. 2002. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Teses de doutorado
1.
MISSE, M.; MOREL, R.; CASTRO, A. T. B.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Carlos Eugênio Soares Lemos. A solidão judicializada: a criminalização do abandono de idosos em Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro-2003/2007. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
DEPS, V. L.; ISTOE, R. S. C.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Participação em banca de Martha Caroline Duarte de Brito. Desempenho na escrita de redação e a crença de autoeficiência: um estudo com pré-ventibulandos em Campos dos Goytacazes/RJ. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LUQUETTI, E. C. F.; MOURA, S. A.; AMARAL, S. C. S.; DEPS, VERA LUCIA. Participação em banca de Gelson Caetano Paes Júnior. A construção da identidade dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na região norte flumiinense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
DEPS, VERA LUCIA; ANDRE, B. P.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Participação em banca de Flávia da Cunha Pereira. A mediação de pais docentes e não docentes nas tarefas escolares para casa na perspectiva da autorregulação da aprendizagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
DEPS, VERA LUCIA; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; AMARAL, S. C. S.. Participação em banca de Marcela Vieira Coimbra. O feedback como estímulo ao comportamento autorregulado de alunos do curso de pedagogia a distância. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
DEPS, VERA LUCIA. Participação em banca de Dayse Sampaio Lopes Borges. Paródias musicalizadas como estratégias mnemônica para aprendizagem de termos científicos em parasitologia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
DEPS, V. L.. Participação em banca de Elaine Santana de Souza. Uso da Role Playing Games (RPG) como estratégia de motivação na retenção de informação de conteúdos abstratos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
DEPS, V. L.. Participação em banca de Sérgio Elias Istoé. Administração do tempo dedicado à aprendizagem: um estudo comparativo entre alunos do curso de Administração presencial e a distância em Campos dos Goytacazes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
DEPS, V. L.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; NASCIMENTO, G.. Participação em banca de Elizangela Tonelli. Aprendizagem significativa no ensino a distância: um estudo na percepção de professores e de estudantes do curso de graduação de licenciatura em informática. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
DEPS, V. L.; ISTOE, R. S. C.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Participação em banca de Thiago Azevedo da Silva. O comportamento autorregulado de jogadores profissionais de futebol da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ: um estudo na perspectiva da autorregulação da aprendizagem, destacando-se a experiência profissional e o nível de escolaridade dos atletas observados. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
DEPS, V. L.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; ANDRE, B. P.. Participação em banca de Talita Nascimento dos Santos. Percepções e procedimentos de professores com formação acadêmica específica em relação ao erro na aprendizagem: um estudo comparativo entre professores universitários e seus respectivos alunos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DEPS, V. L.. Participação em banca de Luciana Siqueira Ribeiro.Relação de alunos do Ensino Médio com a aprendizagem matemática, na perspectiva da autorregulação da aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
DEPS, V. L.; ISTOE, R. S. C.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Participação em banca de Graciellen Pinto da Rosa.A desatenção em aula na percepção de estudantes: um estudo exploratório com alunos de diferentes níveis de escolaridade, de uma instituição pública de ensino de Campos dos Goytacazes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
DEPS, V. L.; PINHO, L. G.; ISTOE, R. S. C.. Participação em banca de Carla Trindade Lisbôa.A efetividade na relação professor/aluno na percepção do aluno e do professor: um estudo de caso com alunos e professores do 1º segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública de Campos dos Goytacazes/RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
DEPS, V. L.; AZEVEDO, L. C. S. S.; Peixoto, M. C. dos S.. Participação em banca de Gabriela da Silva Sardinha.Formação continuada, práticas educativas e políticas educacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
SANTOS, E. M. J.; ACCACIO, L. O.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Elioenai Mônica de Jesus Santos.A História da Formação de Professores em Macaé: o Colégio Estadual Luiz Reid. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
MORAES, M. F. N.; NOGUEIRA, S. M. A.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Manoela Fernanda Nani Moraes.Marcas culturais da cultura organizacional de uma escola de ensino fundamental: percepção dos conceitos de participação e de instâncias de trabalho coletivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
DUTRA, P. V.; MARTINEZ, S.A.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Priscila Vidal Dutra.A Escola Normal de Campos entre 1931 e 1938: O Curso Ginasial e o de Especialização e Aperfeiçoamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
BAPTISTA, C. A.; ACCACIO, L. O.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Cristina Alves Baptista.Planejamento da Demanda de Matrículas para Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Campos dos Goytacazes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
CASTILLO, P. I. G.; MARTINEZ, S.A.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Paula Isabel Granados de Castillo.Escola Municipal Nelson Barros de Menezes: história e cotidiano de uma escola rural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
DEPS, V. L.; NOGUEIRA, S. M. A.; MOURA, S. A.. Participação em banca de Andressa Do Amaral Machado.O papel da linguagem: um bem que conduz ao sucesso ou possibilita o fracasso escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
MARTINEZ, S.A.; DEPS, V. L.; NOGUEIRA, S. M. A.. Participação em banca de Rafaela Pelicioni do Espírito Santo.Formação Docente em Campos dos Goytacazes após a Lei Orgânica do Ensino Normal de 1946: Análise de um debate. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
CRUZ, D. G. M.; MARTINEZ, S.A.; DEPS, V. L.. Participação em banca de Dyani Greich Mattos da Cruz.Estratégias pedagógicas bem sucedidas num contexto de exclusão social: Um estudo de caso sobre a Cultura da Escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
OLIVEIRA, E.S. de; SOARES, Adriana Benevides; DEPS, V. L.. Participação em banca de Emanuele Souza de Oliveira.Aprendizagem e Categorização sob uma perspectiva cognitivista: como aprendemos conceitos de um mundo caótico?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DEPS, V. L.. Membro da Comissão de Vestibular da UENF. 2008.

2.
DEPS, V. L.. Presidente da Comissão de Seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. 2007.

3.
DEPS, V. L.. Membro da Banca Examinadora da Seleção 2005/1 para o Mestrado em Cognição e Linguagem. 2004.

Outras participações
1.
DEPS, V. L.. Projeto de Dissertação de Mestrado: "Nível de stress e baixa auto-estima: relações com o êxito escolar dos alunos de PROEJA/IFF/Guarus". 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
DEPS, V. L.. Projeto de Dissertação de Mestrado: "Nível de stress e baixa auto-estima: relações com o êxito escolar dos alunos de PROEJA/IFF/Guarus". 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
DEPS, V. L.. Defesa de Projeto de Tese de Doutorado. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
CARMA, G. T.; DEPS, V. L.. Banca de projeto de dissertação. Representações sociais da leitura sob a perspectiva dos códigos linguísticos: discentes de curso PROEJA em foco. Elane Kreile Manhães. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
DEPS, V. L.. Qualificação de Mestrado "Reflexões sobre a formação de professores da região Norte Fluminense: da formação acadêmica à prática pedagógica em arte". 2012. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
DEPS, V. L.. Banca de seleção dos candidatos ao processo de bolsa de Apoio ao ensino das disciplinas de Didática e Política Educacional. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
DEPS, V. L.. Banca de Seleção de Bolsista de Apoio ao Ensino dos Cursos de Graduação da UENF - Francês Técnico. 2009. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
DEPS, V. L.. Membro da comissão eleitoral para eleição do Coordenador do curso de Pedagogia ? Licenciatura, conforme aprovação no Conselho de Centro. 2009.

9.
ACCACIO, L. O.; AZEVEDO, L. C. S. S.; DEPS, V. L.. Membro da Banca Examinadora no Concurso para Seleção de Monitor das disciplinas Didática I / Didática II.. 2008. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
SANTOS, C. V. M.; DEPS, V. L.. Banca de Qualificação de Mestrado. Relações Interpessoais da criança em família.. 2008. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
DEPS, V. L.. Membro da Banca Examinadora no Concurso para seleção de monitor das disciplinas: Didática I, Didática II e Estágio Supervisionado. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
FARIA, G. B. B.; NOGUEIRA, S. M. A.; DEPS, V. L.. Banca de Qualificação de Mestrado. Um estudo sobre a avaliação social dos idosos inseridos no processo de revisão da 5ª etapa do Benefício de Pestação Continuada (BPC) no Município de Itaperuna. Gutiéle Carvalhal Botelho Bustilho Faria. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
REAL, C. M. C. R. C.; DEPS, V. L.. Banca de Qualificação de Mestrado. A linguagem tecnológica e as metodologias utilizadas no ambiente virtual do IELF: ressignificando o conhecimento na formação universitária. Maria da Conceição Campinho R. Corte Real. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
QUEIRÓS FILHO, Mário Galvão; DEPS, V. L.; MOURA, Sergio Arruda de. Membro da Banca Examinadora no Concurso para seleção de monitor das disciplinas: Português Instrumental I, Português Instrumental II e Organização de Idéias para a Construção de Texto. 2006. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
DEPS, V. L.. Membro da Banca Examinadora no Concurso para seleção de monitor das disciplinas: Metapsicologia Freudiana e música: da Formação do eu-corporal ao social ; Psicologia Social: micropoderes e resposta lúdica; e Amor, paixão, poder, sedução: uma outra psicologial. 2005.

16.
DEPS, V. L.. Membro efetivo na avaliação de pedidos de transferências para o Curso de Graduação em Ciência da Educação. 2004. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
MOURA, S. A; DEPS, V. L.. Projeto de Pesquisa de dissertação de Emanuele Souza de Oliveira. 2004. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
DEPS, V. L.; QUEIRÓS FILHO, Mário Galvão. Qualificação Mestrado. Oralidade em sala de aula: aspectos sociais e cognitivos. Luana Rose Andrade Costa. 2002. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
QUEIRÓS FILHO, Mário Galvão; DEPS, V. L.. Banca de Projeto de Dissertação. Leitura e linguagem: uma abordagem vigotskiana. Joberto Luiz de Sales. 2001. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

20.
DEPS, V. L.. Consultoria Técnica à empresa Interação (ensino, pesquisa e consultoria) para elaboração de curso de Pós-graduação "latu-sensu em Gerontologia Social. 2000. Interação (ensino, pesquisa e consultoria).

21.
DEPS, V. L.. Membro do Serviço de Orientação Acadêmica (SOA) do Centro Pedagógico - 1978 até 1990. 1978. Universidade Federal do Espírito Santo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o.CONINTER: Congresso Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A atuação do docente como facilitador ao comportamento autorregulado do aprendiz: um estudo na percepção de professores e alunos. 2015. (Congresso).

2.
Fórum PIBID 2015.Palestra: O PIBID como experiência transformadora da consciência. 2015. (Outra).

3.
I Congresso Nacional de Programas Educacionais para jovens, Adultos e Idosos: qualidadede em questão. 2015. (Congresso).

4.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.Percepção de alunos do 9º ano sobre procedimentos do professor em sala de aula na perspectiva de autorregulação. 2014. (Outra).

5.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.A (trans)formação da consciência através da atividade: relato de uma experiência. 2014. (Outra).

6.
XI Congreso Latinoamericano de Humanidades: interculturalidad e Inclusión en la Época de la Globalización. O atleta profissional de futebol e a educação formal: limitações e perspectivas de inclusão. 2014. (Congresso).

7.
Pedagogia 2013: encuentro por la unidad de los educadores.La mediación docente como facilitadora del comportamento metacognitivo de los alumnos. 2013. (Encontro).

8.
II Congresso Internacional TIC e Educação. A lingguagem utilizada nas redes sociais e a sua interferência na escrita tradicional: um estudo com adolescentes brasileiros. 2012. (Congresso).

9.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia. O esforço na aprendizagem de estudantes universitários. 2012. (Congresso).

10.
X Congreso Latinoamericano de Humanidades:. A concepção metacognitiva de aprendizagem. 2012. (Congresso).

11.
I Congresso Ibero-Brasileiro. Desempenho acadêmico dos alunos ingressos em 2004 pelo sistema de reservas de vagas nos cursos de bacharelado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 2010. (Congresso).

12.
I Ciclo de Debates NEPENC, Tempo e Espaço.Tempo e Espaço, abangências e limitações em Educação. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 2008. (Outra).

13.
Seminário Temático NEPENC.Aspectos Metodológicos em pesquisa educacional. 2007. (Seminário).

14.
51° International Council on Education for Teaching World Assembly. Students who enrolled through quota at UENF and those who did not-a consideration for educators. 2006. (Congresso).

15.
II Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.Mesa redonda ?A representação sob o enfoque cultural e linguístico-cognitivo?, tema: ?A linguagem em conexão com os processos cognitivos: uma abordagem em Vygotsky?. 2006. (Outra).

16.
I Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (I CICL).Mediadora da Mesa Redonda 'Mito, retórica e discurso'. 2002. (Outra).

17.
Seminário da Pós-graduação em Cognição e Linguagem.A Linguagem em conexão com os processos cognitivos: uma abordagem em Vygotsky.. 2002. (Seminário).

18.
I Semana de Ciências Humanas.O professor deve ser um facilitador da aprendizagem?. 2001. (Outra).

19.
XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: MOMENTOS & MOVIMENTOS.Avaliação de professores: critérios baseados na percepção de estudantes.. 2001. (Simpósio).

20.
XV Biennial ISSBD Meetings. Subjective experience of gains and losses among university teachers involved with retiremen decision in a periodo of legislation change. 1998. (Congresso).

21.
Jornada: ?Conheça sua Universidade: 1º Encontro com a comunidade?.Idade Sem Limite: o que fazer do envelhecer?. 1996. (Outra).

22.
I Seminário LACEC/UENF ? Educação no 3º Milênio.Leitura na escola - construindo o sucesso escolar. 1995. (Seminário).

23.
II Jornada de Geriatria e Gerontologia do Cone Sul, XV Jornada Médico-Social da 3ª Idade e V Simpósio de Reabilitação em Geriatria.Mesa redonda: Qualidade de Vida ao Envelhecer.. 1992. (Simpósio).

24.
IX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Paulista de Geriatria e Gerontologia, VII Congresso Latino Americano de Geriatria e Gerontologia do COMLAT ? AIG. A Opinião de Idosos Institucionalizados. 1991. (Congresso).

25.
Encontro sobre 3ª idade na Unidade de Geriatria da Secretaria de Estado do Trabalho e da Ação Social do Espírito Santo.Idade da Velhice. 1990. (Encontro).

26.
IV Seminário de Pesquisa da UFES.Estudo Preliminar com Pessoas de 3.ª Idade. 1985. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEPS, VERA LUCIA. Mesa Redonda "Anos Iniciais carreira docente: desafios de mão dupla". 2017. (Outro).

2.
DEPS, V. L.. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. 2014. (Outro).

3.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de ; DEPS, V. L. . IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2014. (Outro).

4.
DEPS, V. L.. Coordenação do evento de recepção aos calouros do Curso de Pedagogia. 2009. (Outro).

5.
DEPS, V. L.. Coordenação do evento de recepção aos calouros do Curso de Pedagogia. 2003. (Outro).

6.
DEPS, V. L.. Conheça sua Universidade : 1º Encontro da UENF com a comunidade. 1996. (Outro).

7.
DEPS, V. L.. Seminário interno de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Sato (SIPUFES). 1989. (Outro).

8.
DEPS, V. L.. Coordenadora no Centro Pedagógico do III Seminário Interno de Pesquisa da UFES.. 1983. (Outro).

9.
DEPS, V. L.. II Seminário Interno de Pesquisa da UFES (SIPUFES). 1982. (Outro).

10.
DEPS, V. L.. Encontro de educadores. 1981. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcela Vieira Coimbra. O feedback como estímulo ao comportamento autorregulado de alunos do curso de pedagogia a distância. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Flávia da Cunha Pereira. A mediação de pais docentes e não docentes nas tarefas escolares para casa na perspectiva da autorregulação da aprendizagem. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

3.
Gláucio Roberto Bernardo de Cara. O processo de transição de estudantes ingressantes em curso superior, residentes próximos e distante da instituição de ensino. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Gisele Pessin. Impacto da avaliação do MEC em escolas de alto e de baixo desempenho na perspectiva da autorregulação do comportamento do corpo docente. Início: 2017. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Júlio César dos Santos Boechat. O clima facilitador da aprendizagem na perspectiva do ambiente físico ergonômico. Início: 2014. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Trindade Lisboa. Percepção do professor e do aluno a respeito da relação afetiva do professor com o aluno para a aprendizagem efetiva. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Luciana Siqueira Ribeiro. Relação de alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual com a aprendizagem em matemática. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

3.
Graciellen Pinto da Rosa. O controle volitivo da atenção na aprendizagem. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Selma de Souza Sanglard. Interação, integração e desempenho de alunos talentosos no contexto da sala de aula do ensino regular. 2018. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

2.
Geucineia de Souza Pencinato. Feedback do professor em produção de texto na perspectiva da autorregulação da aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

3.
Martha Caroline Duarte de Brito Freitas. Desempenho na escrita de redação e a crença de autoeficácia: um estudo com pré-vestibulandos em Campos dos Goytacazes/RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

4.
Elaine Santana de Souza. Uso do 'role playing games (RPG)' como estratégia pedagógica na retenção de conteúdos abstratos de ciências naturais no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

5.
Sérgio Elias Istoe. O controle volitivo do tempo dedicado à aprendizagem: um estudo comparativo entre alunos do curso administração presencial e a distância em Campos dos Goytacazes. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

6.
Sandra Viana dos Reis da Boa Morte. O clima escolar e sua relação com o estresse do professor. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

7.
Anádia M. C. Alves Salles. O ensino na perspectiva da autorregulação: percepções de alunos e professores da rede pública estadual. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

8.
Talita Nascimento dos Santos. Estudo comparativo das percepções de professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Engenharias em relação ao erro na aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

9.
Thiago Azevedo da Silva. O comportamento en treinamento técnico de jogadores profissionais de futebol: um estudo de caso na perspectiva da autorregulação da aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

10.
Elizangela Tonelli. Aprendizagem significativa no ensino a distância: um estudo na percepção de professores e de estudantes do Curso de Licenciatura em Informática. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

11.
Roberto Mendes Ferreira. A experiência na aprendizagem dos procedimentos de alta pós-colescistectomia sob a ótica da aprendizagem autorreguladora. 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

12.
Maria das Graças Estanislau de Mendonça Mello de Pinho. Percepções e procedimentos estratégicos de leitura utilizados por alunos do ensino fundamental : um estudo na perspectiva da autorregulação da aprendizagem em escolas de Natividade - RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

13.
Wilma Botelho Goliath. O discurso do professor como incentivo de habilidades metacognitivas a alunos iniciantes na aprendizagem de língua inglesa ? Um estudo de caso.. 2009. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

14.
Deise Rocha Primo. Linguagem e autonomia da aprendizagem no espaço escolar: um estudo sob a perspectiva da metacognição. 2009. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

15.
Williames de Andrade Graça. Performance na língua inglesa e sua relação com procedimentos metacognitivos: um estudo descritivo comparativo com adolescentes de alto e de baixo desempenho. 2009. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

16.
Elizabeth Maria Rodrigues Norbiato Pin. Ambiente Familiar de Letramento e Desempenho Escolar: estudo de caso em Vargem Alta/ES. 2007. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

17.
Rodrigo Antonio Montezano Valintin Lacerda. O Processo de Readaptação à Vida pós AVC: estudo com um grupo de homens na maturidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

18.
Luciene Pinheiro de Souza. A interferência da linguagem de chats e fotologs na produção de texto. 2006. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

19.
Lúcia Alvim Couto. Aceitação do aluno surdo no ambiente escolar na perspectiva Rogeriana. 2006. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

20.
Ricardo Eduardo Albert. O discurso publicitário televisivo à luz do cognitivismo de David Ausubel. 2006. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Vera Lucia Deps.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kellen Mara Leal. Promoção da Independencia nas Atividade da Vida Diaria com Sequela de A.V.E Através do Tratamento Terapeutico. 2001. 90 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cognição e Linguagem) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Vera Lucia Deps.

2.
Adreia do Rosario. Reingresso do Aposentado no Mercado de Trabalho. 2000. 80 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cognição e Linguagem) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Vera Lucia Deps.

Iniciação científica
1.
Janike M. Louvise Gomes. Desempenho acadêmico, auto-conceito/auto-estima e integração na turma:um estudo com os alunos do CCTA e do CCH ingressos na UENF em 2004 por cotas e pelo vestibular tradicional. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Vera Lucia Deps.

2.
Jerusa Boechat de Castro. Desempenho Acadêmico, auto-conceito/auto-estima e integração na turma: um estudo com os alunos do CBB e do CCT ingressos na UENF em 2004 por cotas e pelo vestibular tradicional. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Educação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vera Lucia Deps.

Orientações de outra natureza
1.
Alunos. 4.4 Supervisora de estágio dos alunos do curso de Ciência da Educação. 2003. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Vera Lucia Deps.

2.
Alunos. 4.3 Supervisora de estágio dos alunos do curso de licenciatura em matemática. 2002. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Vera Lucia Deps.

3.
Aluno. Supervisora de Estágio do Curso de Orientação Educacional de 1973 a. 1990. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Vera Lucia Deps.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DEPS, V. L.. O PIBID como experiência transformadora da consciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Artes Visuais
1.
DEPS, VERA LUCIA; GOLIATH, W. B. ; PRIMO, D. R. . Seminário de Práticas Educativas 2 : Mesa Redonda. 2015. Vídeo.

1.
DEPS, V. L.. Videoaula 'O professor como facilitador do comportamento autorregulado do aprendiz'. 2015. Vídeo.



Outras informações relevantes


Filiação a Sociedade Científica:
Filiada à Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia , de 1994 a 2007.
Filiada à Sociedade de Psicologia Educacional desde 2002 a 2008.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:08:41