Thadeu Josino Pereira Penna

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9369928320175297
  • Última atualização do currículo em 08/01/2018


Graduação, Mestrado (1987) e Doutorado (1989) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências Exatas, em Volta Redonda, RJ. Tem experiência na área de Física Computacional atuando principalmente nos seguintes temas: simulações computacionais e aplicações multidisciplinares de Física. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Sistemas Complexos,do CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thadeu Josino Pereira Penna
Nome em citações bibliográficas
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Exatas - PUVR.
Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783
Aterrado
27213-415 - Volta Redonda, RJ - Brasil
Telefone: (024) 30768943
Fax: (024) 21073576
URL da Homepage: http://profs.if.uff.br/tjpp


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1989
Doutorado em Física.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Problemas em Física Computacional: Aplicações da Técnica de Spin Múltiplo, Ano de obtenção: 1989.
Orientador: Paulo Murilo Castro de Oliveira.
Palavras-chave: Método de Monte Carlo; simulações computacionais; redes neurais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Física Estatística e Termodinâmica.
1984 - 1987
Mestrado em Física.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Fusão Subcoulombiana dos sistemas 16O,14N+59Co,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Paulo Roberto Silveira Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: íons pesados; fusão nuclear.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear / Especialidade: Reações Nucleares e Espalhamento Geral.
- 1983
Graduação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


1997 - 1999
Pós-Doutorado.
Boston University, BU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Polo do Sul Fluminense do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física.

Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/1989 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.



Linhas de pesquisa


1.
Física Aplicada
2.
Física Estatística
3.
Física Computacional


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Aspectos neuromecânicos e fisiológicos da prevenção de quedas em idosos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Paulo da Silva Soares em 21/06/2013.
Descrição: O envelhecimento da sociedade brasileira e do mundo mais industrializado, já vem se apresentando há alguns anos como 'problema , tanto social como de saúde pública. Prevê-se para os próximos anos, consequências que devem servir de alerta como o grande aumento da população de idosos com risco de sofrer uma queda cujas conseqüências se apresentam como drásticas. Os responsáveis pela elaboração das políticas públicas não poderão estar desatentos, devendo ser repensada entre outras as políticas de saúde pública. Há alguns anos no âmbito do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade física temos estudado o mecanismo da queda, sua relação com o processo do envelhecimento e como intervir nas suas quedas através de estratégias simples. Tudo indica que diversos fatores que contribuem para que ocorram quedas podem ser evitados ou mesmo minorados através de uma proposta que inclua entre outras estratégias a prática de atividades físicas específicas. O projeto Prev-Quedas é um projeto de extensão que se desenvolve na UFF desde 2001 e se associou a proposta denominada PRO-Saúde do Ministério da Saúde e do Programa Esporte Lazer da Cidade do Ministério do Esporte. Saindo dos muros da Universidade a proposta passa a se realizar em unidades do SUS de Niterói o que possibilita atingir um novo público. A integração com pesquisas que visam investigar as qualidades físicas envolvidas nas quedas, permitirá que seja posta em prática estratégias simples que minimizem o problema das quedas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Thadeu Josino Pereira Penna - Integrante / Soares, P P S - Coordenador / Jonas Lírio Gurgel - Integrante / Edmundo de Drummond Alves Junior - Integrante / Luiz de Gonzaga Gawryszewski - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Apoio à criação do grupo de Simulações em Sistemas Complexos em Volta Redonda
Descrição: Este projeto será desenvolvido no Instituto de Ciências Exatas, da Universidade Federal Fluminense, no Pólo Universitário de Volta Redonda. Faço parte do Grupo de Sistemas Complexos, do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, composto por professores que trabalham em diferentes áreas, mas que em particular usam simulações computacionais como a principal ferramenta de estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Thadeu Josino Pereira Penna - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa
Descrição: Neste projeto propomos o desenvolvimento de equipamentos didáticos baseados na plataforma Arduino. Nosso foco é criar um conjunto de ferramentas de medida que permitam tanto para o professor como os aluno elaborarem e executarem experiências didáticas. Estas ferramentas serão integradas a uma interface gráfica que, além de coletar os dados, também permitirá a análise dos mesmos. Os experimentos visam cobrir desde a introdução à Robótica, no ensino fundamental, até a programação de microcontroladores. O projeto possui dois objetivos principais: o desenvolvimento de materiais didáticos para todos os níveis sendo que a parte de programação dos microcontroladores e elaboração destes experimentos também passará a fazer parte da formação dos estudantes do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense, localizado em Volta Redonda..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thadeu Josino Pereira Penna - Coordenador / Girardi - Integrante / ESPINDOLA, AQUINO L. - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Desenvolvimento de Cooperação Científica em Tópicos de Física da Matéria Condensada e PlasmasDesenvolvimento de Cooperação Científica em Tópicos de Física da Matéria Condensada e Plasmas
Descrição: O projeto visa desenvolver cooperação científica, com ênfase em física experimental, entre o programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Roraima (PPGF/UFRR) e o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF). Visando o fortalecimento do PPGF/UFRR (conceito 3), o projeto busca cooperação com um programa de pós-graduação consolidado no país e com inserção internacional (IF/UFF, conceito 6). As linhas de pesquisas que pertencem a este projeto são: * Análise espectral e dinâmica de plasmas pulsados: Nossos estudos se dedicam na formação de plasma em laboratório, na análise espectroscópica bem como na dinâmica de expansão do plasma. Seu foco está nos estudos de átomos, moléculas e seus íons. Nesta linha de pesquisa determinamos parâmetros atômicos, tais como novos níveis atômicos, tempo de vida, probabilidade de transição, comprimento de onda, força de oscilador, etc. Além disso, estudamos o alargamento de linhas espectrais devido ao Efeito Stark de plasmas formado por laser. * Caracterização estrutural e magnética de solos do Estado de Roraima: Nesta linha de pesquisa se estuda a composição mineralógica de solos do estado de Roraima procurando sua classificação bem como seus constituintes em relação a formação geológica. Destaca-se como estudo na área de magnetismo a caracterização de fases magnéticas presentes nos solos, em especial da formação de Boa Vista, que ocupa a maior parte do estado. Nas fases magnéticas se investiga a presença de Hematita e Magnetita, onde caracterizamos por difratometria de Raios X e por Análise Térmica Magnética e Espectroscopia Mossbauer..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (9) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Thadeu Josino Pereira Penna - Coordenador / Eliel Eleuterio Farias - Integrante / Gildo de Holanda Cavalcanti - Integrante / Fabio de Oliveira Borges - Integrante / Carlos Eduardo Fellows - Integrante / Roberto Câmara de Araújo - Integrante / Cássio Sanguine Sergio - Integrante / José Carlos Teixeira de Oliveira - Integrante / King Hay Tsui - Integrante / Antonio de Padua Brito Serbeto - Integrante / Wallace de Castro Nunes - Integrante / Yutao Xing - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
APOIO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA EM FÍSICA COMPUTACIONAL DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS/UFF
Descrição: Através do programa de expansão das Universidades Federais, o REUNI, a Universidade Federal Fluminense criou recentemente o Instituto de Ciências Exatas (ICEx), que abrigará cursos nas áreas de Física, Química e Matemática. Uma das linhas de pesquisa em que os professores recém-contratados atuam é a Física Computacional, especialmente em sistemas complexos, dinâmica molecular, controle quântico e QCD, ou seja, áreas da Física onde a demanda por simulações computacionais é grande. Com este projeto buscamos implementar um laboratório multiusuário de simulações computacionais, onde os pesquisadores poderão trabalhar efetivamente nas suas linhas de pesquisa: rodar seus cálculos, mesmo que sejam longos e complexos, orientar estudantes e produzir novos conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
II Escola e Conferência em Modelagem Computacional
Descrição: Com este evento pretendemos agrupar uma audiência multidisciplinar de especialistas, jovens pesquisadores e estudantes, tanto brasileiros como estrangeiros. Para atender essa diversificada audiência, o evento contará com quatro mini-cursos, cujo o objetivo é apresentar técnicas computacionais que sejam úteis a todos os pesquisadores que trabalhem com modelagem computacional, independentemente de sua área de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Simulações Computacionais de Populações com Estrutura de Idades e Modelos Computacionais para a Fisiologia do Esforço
Descrição: Simulações computacionais tornaram-se ferramentas indispensáveis no estudo de Sistemas Complexos. O fato das interações serem conflitantes, introduzindo desordem torna difícil o estudo através de métodos analíticos. Assim, simulações computacionais aparecem como ferramentas poderosas para o estudo destes sistemas. O grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense já tem tradição como um dos mais importantes em simulações computacionais de sistemas estatísticos, no Brasil e no exterior. Uma característica marcante no grupo é a multidisciplinaridade, com seus integrantes já tendo publicado e mantido colaborações com geneticistas, biólogos, médicos, geólogos e economistas. Um dos modelos computacionais criado neste grupo é referência no estudo da dinâmica de populações com estrutura de idades, tendo cerca de 200 citações, desde sua publicação em 1995. Um dos objetivos, neste projeto, é aplicar o modelo computacional para simulação de situações sócio-culturais. Em uma segunda parte do projeto, estaremos envolvidos com a caracterização de séries temporais cardíacas, obtidas no Laboratório de Ciências do Exercício, do Instituto Biomédico da UFF. Enquanto usando novas técnicas para a caracterização das séries, buscando separar a influência dos vários mecanismos de controle para o posterior desenvolvimento de um modelo computacional que busca reproduzir estes efeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thadeu Josino Pereira Penna - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - 2012
Fábrica de ciência: a casa da descoberta vai ao Sul Fluminense
Descrição: Embora a importância do ensino de Ciências Naturais, desde os primeiros anos de estudo, seja reconhecida por pesquisadores da área de ensino, ainda o aluno sai da escola com conhecimentos científicos insuficientes para compreender o mundo em que vive. Uma das tarefas mais importantes dos professores de ciências é tornar a aprendizagem de ciência atrativa e significativa para os estudantes. Ao invés da obrigação de memorizar fatos e leis, os estudantes deveriam sentir o prazer de fazer ciência..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .
Integrantes: Thadeu Josino Pereira Penna - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Sul Fluminense
Descrição: R$ 4.500,00.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: ISRN Computational Mathematics


Revisor de periódico


1995 - Atual
Periódico: Physica. A
1995 - Atual
Periódico: International Journal of Modern Physics C
2001 - Atual
Periódico: Physical Review Letters
2000 - Atual
Periódico: Physical Review. E, Statistical, Nonlinear and Soft Matter Physics
1995 - 2001
Periódico: Journal of Statistical Physics
1995 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Physics
2007 - Atual
Periódico: Theory in Biosciences
2011 - Atual
Periódico: Plos One
2011 - Atual
Periódico: Biosystems (Amsterdam. Print)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Física Estatística e Termodinâmica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:82
Total de citações:1225
Fator H:18
Penna, Thadeu J P  Data: 05/04/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:61
Total de citações:1104
PENNA T.J.P.  Data: 15/02/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABRAHÃO, M.2016ABRAHÃO, M. ; DANTAS, W. G. ; ALMEIDA, R. M. DE ; GRATIERI, D. R. ; PENNA, T. J. P. . On the Impact of Tsallis Statistics on Cosmic Ray Showers. Advances in High Energy Physics, v. 2016, p. 1-7, 2016.

2.
GRACIANI RODRIGUES, C.C.2015GRACIANI RODRIGUES, C.C. ; Espíndola, Aquino L. ; Penna, T.J.P. . An agent-based computational model for tuberculosis spreading on age-structured populations. Physica. A (Print), v. 428, p. 52-59, 2015.

3.
CALVÃO, A C2015CALVÃO, A C ; Penna, T J P . The double pendulum: a numerical study. European Journal of Physics (Print), v. 36, p. 045018, 2015.

4.
PENNA, T. J. P.2015PENNA, T. J. P.. Viagem no tempo. Ciência Hoje, v. 55, p. 58, 2015.

5.
ESPINDOLA, A. L.2014ESPINDOLA, A. L. ; GIRARDI, D. ; PENNA, T. J. P. ; BAUCH, CHRIS T. ; CABELLA, BRENNO C. T. ; MARTINEZ, ALEXANDRE S. . An antibiotic protocol to minimize emergence of drug-resistant tuberculosis. Physica. A (Print), v. 400, p. 80-92, 2014.

6.
PENNA, T. J. P.2014PENNA, T. J. P.. Por que Envelhecemos. Ciência Hoje, v. 53, p. 34-38, 2014.

7.
Girardi, D.2012Girardi, D. ; Penna, T.J.P. ; Branco, N.S. . Dynamical behavior of the Niedermayer algorithm applied to Potts models. Physica. A (Print), p. 3849-3857, 2012.

8.
ESPINDOLA, AQUINO L.2012ESPINDOLA, AQUINO L. ; GIRARDI, Daniel ; Penna, Thadeu J. P. ; BAUCH, CHRIS T. ; MARTINEZ, ALEXANDRE S. ; CABELLA, BRENNO C. T. . EXPLORATION OF THE PARAMETER SPACE IN AN AGENT-BASED MODEL OF TUBERCULOSIS SPREAD: EMERGENCE OF DRUG RESISTANCE IN DEVELOPING VS DEVELOPED COUNTRIES. International Journal of Modern Physics C, v. 23, p. 1250046-1, 2012.

9.
STAUFFER, DIETRICH2011STAUFFER, DIETRICH ; CEBRAT, STANIS?AW ; PENNA, T. J. P. ; SOUSA, A. O. . LOVE KILLS: SIMULATIONS IN PENNA AGEING MODEL. International Journal of Modern Physics C, v. 22, p. 283, 2011.

10.
Iarosz, K C2011Iarosz, K C ; Martins, C C ; Batista, A M ; Viana, R L ; Lopes, S R ; Caldas, I L ; Penna, T J P . On a cellular automaton with time delay for modelling cancer tumors. Journal of Physics. Conference Series (Online), v. 285, p. 012015, 2011.

11.
Garcia, Ana Cristina B.2011Garcia, Ana Cristina B. ; Bentes, Cristiana ; Melo, Rafael Heitor C. ; Zadrozny, Bianca ; Penna, Thadeu J. P. . Sensor data analysis for equipment monitoring. Knowledge and Information Systems, v. 28, p. 333-364, 2011.

12.
Iarosz, K.C.2011Iarosz, K.C. ; batista, a.m. ; VIANA, R.L. ; LOPES, S.R. ; CALDAS, I.L. ; Penna, T.J.P. . The influence of connectivity on the firing rate in a neuronal network with electrical and chemical synapses. Physica. A (Print), v. 391, p. 819-827, 2011.

13.
O. Felicio de Sousa2009O. Felicio de Sousa ; MENEZES, M. A. ; PENNA, T. J. P. . Analysis of the package dependency on Debian GNU/Linux. Journal of Computational Interdisciplinary Sciences, v. 1, p. 127-134, 2009.

14.
Galhardo, C E C2009Galhardo, C E C ; PENNA, T. J. P. ; Argollo de Menezes, M ; Soares, P P S . Detrended fluctuation analysis of a systolic blood pressure control loop. New Journal of Physics, v. 11, p. 103005, 2009.

15.
HADDAD, D. N.2008HADDAD, D. N. ; Penna, T. J. P. . ANOMALOUS RELAXATION OF THE PENNA MODEL. International Journal of Modern Physics C, v. 19, p. 671, 2008.

16.
SILVEIRA, J2006SILVEIRA, J ; ESPINDOLA, A ; PENNA, T . Agent-based model to rural urban migration analysis. Physica. A (Print), v. 364, p. 445-456, 2006.

17.
Espíndola, Aquino L.2006Espíndola, Aquino L. ; Silveira, Jaylson J. ; Penna, T. J. P. . A Harris-Todaro agent-based model to rural-urban migration. Brazilian Journal of Physics (Impresso), v. 36, p. 603-609, 2006.

18.
ESPINDOLA, A. L.2005ESPINDOLA, A. L. ; SILVEIRA, J. L. ; PENNA, T. J. P. . Rural-Urban Migration in D-Dimensional Lattices. International Journal of Modern Physics C, v. 16, p. 1831, 2005.

19.
CHIANCA, C2005CHIANCA, C ; TICONA, A ; PENNA, T . Fourier-detrended fluctuation analysis. Physica. A (Print), v. 357, p. 447-454, 2005.

20.
MOSS, S. M.2004MOSS, S. M. ; MARTINS, J. J. S. ; OLIVEIRA, P. M. C. ; TICONA, A. ; PENNA, T. J. P. . The Penna Model for Biological Aging and Speciation. Computing in Science & Engineering, Estados Unidos, v. 6, n.3, p. 74-81, 2004.

21.
TICONA, A.2003TICONA, A. ; Penna, T.J.P. . Simulation of Zahavi's handicap principle. Brazilian Journal of Physics (Impresso), Brazil, v. 33, p. 619-622, 2003.

22.
PENNA, T2001PENNA, T; RACCO, A ; SOUSA, A . Can microscopic models for age-structured populations contribute to ecology?. Physica. A (Print), v. 295, p. 31-37, 2001.

23.
ARGOLLODEMENEZES, M2001ARGOLLODEMENEZES, M ; MOUKARZEL, C ; PENNA, T . Geometric phase-transition on systems with sparse long-range connections. Physica. A (Print), v. 295, p. 132-139, 2001.

24.
MARTINS, S. F.2001MARTINS, S. F. ; COSTA, A. T. ; BUENO FILHO, J. S. ; PENNA, T. J. P. . COMPLEX BEHAVIOR OF A PREDATOR-PREY MODEL WITH DISCRETE GENOTYPE. International Journal of Modern Physics C, Singapore, v. 12, p. 807, 2001.

25.
STAUFFER, DIETRICH2001STAUFFER, DIETRICH ; OLIVEIRA, PAULO M.C. DE ; OLIVEIRA, SUZANA MOSS DE ; MARTINS, JORGE S. SÁ ; PENNA, T. J. P. . Computer simulations for biological aging and sexual reproduction. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), Brasil, v. 73, n.1, p. 18-32, 2001.

26.
Menezes, M. Argollo de2000Menezes, M. Argollo de ; Moukarzel, C. F ; Penna, T. J. P . First-order transition in small-world networks. Europhysics Letters (Print), v. 50, p. 574-579, 2000.

27.
LIMA, A. R.2000LIMA, A. R. ; OLIVEIRA, P. M. C. ; PENNA, T. J. P. . A Comparison Between Broad Histogram and Multicanonical Methods. Journal of Statistical Physics, v. 99, p. 691-705, 2000.

28.
LIMA, A. R.2000LIMA, A. R. ; MOUKARZEL, C. F. ; GROSSE, I. ; Penna, T. J. P. . Sliding blocks with random friction and absorbing random walks. Physical Review E. (Cessou em 2000. Cont. 1539-3755 Physical Review. E, Statistical, Nonlinear, and Soft Matter Physics), v. 61, p. 2267-2271, 2000.

29.
Lima, A2000Lima, A ; Penna, T. J. P. . Broad histogram method for multiparametric Hamiltonians. Solid State Communications, v. 114, p. 447-452, 2000.

30.
Lima, A.R.2000Lima, A.R. ; C. Moukarzel ; C.A.F. Leite ; Sá Martins, J.S. ; Oliveira, P. M. C. ; PENNA, T. J. P. . Dynamic drop models. Trends in Statistical Physics, v. 3, p. 137-163, 2000.

31.
DEMENEZES, M1999DEMENEZES, M ; PENNA, T . Chaotic automata improving pattern recognition ability by attractor neural networks. Computer Physics Communications, v. 121-122, p. 698-698, 1999.

32.
Martins, S.G.F.1999Martins, S.G.F. ; Penna, T.J.P. ; de Oliveira, P.M.C. . Recognition games. European Physical Journal B, v. 9, p. 559-565, 1999.

33.
PENNA, T1999PENNA, T; RACCO, A ; DEMENEZES, M . Getting older with computers. Computer Physics Communications, v. 121-122, p. 108-112, 1999.

34.
Lima, A1999Lima, A ; MARTINS, J ; PENNA, T . Monte Carlo simulation of magnetic systems in the Tsallis statistics. Physica. A (Print), v. 268, p. 553-566, 1999.

35.
Lima, A1999Lima, A ; Penna, T. J. P. . Tsallis statistics with normalized q-expectation values is thermodynamically stable: illustrations. Physics Letters. A (Print), v. 256, p. 221-226, 1999.

36.
de Oliveira, P.M.C.1998 de Oliveira, P.M.C. ; Penna, T.J.P. ; Herrmann, H.J. . Broad histogram Monte Carlo. European Physical Journal B, v. 1, p. 205-208, 1998.

37.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1998PENNA, T. J. P.; RACCO, A. ; ARGOLLO, M. . Search For An Unitary Mortality Law Through A Theoretical Model For Biological Ageing. Theory in Biosciences, v. 117, p. 101-108, 1998.

38.
ZEBENDE, G. F.1998ZEBENDE, G. F. ; de Oliveira, P. M. C. ; Penna, T. J. P. . Long-range correlations in computer diskettes. Physical Review E. (Cessou em 2000. Cont. 1539-3755 Physical Review. E, Statistical, Nonlinear, and Soft Matter Physics), v. 57, p. 3311-3314, 1998.

39.
ALMEIDA, R1998ALMEIDA, R ; OLIVEIRA, S ; PENNA, T . Theoretical approach to biological aging. Physica. A (Print), v. 253, p. 366-378, 1998.

40.
MARTINS, S. F.1998MARTINS, S. F. ; PENNA, T. J. P. . Computer Simulation of Sexual Selection on Age-Structured Populations. International Journal of Modern Physics C, v. 9, p. 491, 1998.

41.
STAUFFER, D1998 STAUFFER, D ; PENNA, T . Crossover in the Cont Bouchaud percolation model for market fluctuations1. Physica. A (Print), v. 256, p. 284-290, 1998.

42.
RACCO, A.1998RACCO, A. ; MENEZES, A. ; PENNA, T. J. P. . Strategies of Reproduction and Longevity. International Journal of Modern Physics C, v. 9, p. 787, 1998.

43.
LIMA, A. R.1998LIMA, A. R. ; MOUKARZEL, C. F. ; PENNA, T. J. P. . Sliding Blocks Revisited: A Simulational Study. International Journal of Modern Physics C, v. 9, p. 875, 1998.

44.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1997PENNA, T. J. P.; WOLF, D. . Computer Simulation Of The Difference Between Males And Females Death Rates. Theory in Biosciences, v. 116, p. 118, 1997.

45.
LIMA, A. R.1997LIMA, A. R. ; PENNA, T. J. P. ; OLIVEIRA, P. M. C. . Monte Carlo Simulation of Some Dynamical Aspects of Drop Formation. International Journal of Modern Physics C, v. 8, p. 1073, 1997.

46.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1997PENNA, T. J. P.; ARGOLLO, M. ; MENEZES, T. J. P. . Improving the Hopfield-Tank Approach for the Traveling Salesman Problem. International Journal of Modern Physics C, v. 8, p. 1095, 1997.

47.
STAUFFER, D.1997STAUFFER, D. ; OLIVEIRA, P. M. C. ; Penna, T. J. P. . Biologia, Física e Computadores: Uma Saudável Simbiose. Ciência Hoje, v. -, p. 54, 1997.

48.
Penna, T.J.P.1996Penna, T.J.P.; STAUFFER, D. . Bit-string ageing model and German population. Zeitschrift für Physik. B, Condensed Matter, v. 101, p. 469-470, 1996.

49.
OLIVEIRA, P. M. C.1996OLIVEIRA, P. M. C. ; PENNA, T. J. P. ; HERRMANN, H. J. . Broad Histogram Method. Braz.J.Phys., v. 26, p. 677, 1996.

50.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1996PENNA, T. J. P.; ARGOLLO, M. ; MENEZES, A. ; RACCO, T. J. P. . Why Trees Live Longer. Physica A, v. 233, p. 221, 1996.

51.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1995 PENNA, T. J. P.. A bit-string model for biological aging. Journal of Statistical Physics, v. 78, p. 1629-1633, 1995.

52.
Penna, T. J. P.1995 Penna, T. J. P.. Traveling salesman problem and Tsallis statistics. Physical Review E. (Cessou em 2000. Cont. 1539-3755 Physical Review. E, Statistical, Nonlinear, and Soft Matter Physics), v. 51, p. R1-R3, 1995.

53.
Penna, T. J. P.1995 Penna, T. J. P.. Fitting curves by simulated annealing. Computers in Physics, v. 9, p. 341, 1995.

54.
MOSSDEOLIVEIRA, S1995MOSSDEOLIVEIRA, S ; PENNA, T ; STAUFFER, D . Simulating the vanishing of northern cod fish. Physica. A (Print), v. 215, p. 298-304, 1995.

55.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1995PENNA, T. J. P.; CARVALHAES, C. G. ; COSTA, A. T. . Preprocessing in Attractor Neural Networks. International Journal of Modern Physics C, v. 6, p. 1, 1995.

56.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1995PENNA, T. J. P.; STAUFFER, D. . EFFICIENT MONTE CARLO SIMULATION OF BIOLOGICAL AGING. International Journal of Modern Physics C, v. 6, p. 233, 1995.

57.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1995PENNA, T. J. P.; OLIVEIRA, P. M. C. ; SARTORELLI, J. C. ; GONÇALVES, W. M. ; PINTO, R. D. . Long Range Anticorrelations And Non-Gaussian Behavior Of A Leaky Faucet. Physical Review E, v. 52, p. R2168, 1995.

58.
Penna, T.J.P.1995Penna, T.J.P.; Moss de Oliveira, S. . Mutation accumulation and the catastrophic senescence of the Pacific salmon. Physical Review E. (Cessou em 2000. Cont. 1539-3755 Physical Review. E, Statistical, Nonlinear, and Soft Matter Physics), v. 52, p. R3309-R3312, 1995.

59.
Penna, T. J.P.1995Penna, T. J.P.; de Oliveira, S. Moss . Exact Results of the Bit-String Model for Catastrophic Senescence. The European Physical Journal. B, Condensed Matter Physics, v. 5, p. 1697-1703, 1995.

60.
ZEBENDE, G. F.1994ZEBENDE, G. F. ; Penna, T. J. P. . The Domany-Kinzel cellular automaton phase diagram. Journal of Statistical Physics, v. 74, p. 1273-1279, 1994.

61.
MARTINS, M. L.1994MARTINS, M. L. ; ZEBENDE, G. F. ; PENNA, T. J. P. ; TSALLIS, C. . The Domany-Kinzel Cellular Automaton: Relaxation Time,Susceptibility and Constrained Dynamics. Journal of Physics. A, Mathematical and General (Print) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1751-8113 Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical (Pri, v. 27, p. 1-8, 1994.

62.
TENREIRO, C.1994TENREIRO, C. ; GOMES, P. R. S. ; Penna, T. J. P. ; LIGUORI NETO, R. ; Acquadro, J. C. ; Freitas, P. A. B. ; Crema, E. . Elastic scattering and fusion of ^{16}O+^{59}Co at near barrier energies: A signature for long range fusion potentials. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 49, p. 1218-1220, 1994.

63.
BARROSO, M. C. D.1994BARROSO, M. C. D. ; PENNA, T. J. P. . Unlearning in Neural Networks with Many-Neuron Interactions. International Journal of Modern Physics C, v. 5, p. 503, 1994.

64.
OLIVEIRA, P. M. C.1994OLIVEIRA, P. M. C. ; Penna, T. J. P . LATTICE SIMULATION OF LEAKY FAUCET DYNAMICS. International Journal of Modern Physics C, v. 5, p. 997, 1994.

65.
CARVALHAES, C. G.1993CARVALHAES, C. G. ; ZEBENDE, G. F. ; PENNA, T. J. P. . DLA with Competitive Particles. Brazilian Journal of Physics, v. 23, p. 81-84, 1993.

66.
ARENZON, J1993ARENZON, J ; DEALMEIDA, R ; IGLESIAS, J ; PENNA, T ; DEOLIVEIRA, P . Fourth order interactions in neural networks. Physica. A (Print), v. 197, p. 1-13, 1993.

67.
OLIVEIRA, P. M. C.1993OLIVEIRA, P. M. C. ; Penna, T. J. P. . Simulating the complex behavior of a leaky faucet. Journal of Statistical Physics, v. 73, p. 789-798, 1993.

68.
Arenzon, J. J.1992Arenzon, J. J. ; de Almeida, R. M. C. ; IGLESIAS, J. R. ; Penna, T. J. P. ; de Oliveira, P. M. C. . Simulation of a multineuron interaction model. The European Physical Journal. B, Condensed Matter Physics, v. 2, p. 55-62, 1992.

69.
Penna, T. J. P.1992Penna, T. J. P.; OLIVEIRA, P. M. C. . Culture and evolution on populations of neural networks. Journal of Statistical Physics, v. 69, p. 1137-1149, 1992.

70.
ARENZON, J1992ARENZON, J ; Penna, T. J. P. . Simulations of the RS model*1. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 104-107, p. 1652-1654, 1992.

71.
TAMARIT, F.A.1992TAMARIT, F.A. ; CANNAS, S. ; PENNA, T. J. P. ; de Oliveira, P.M.C. ; TSALLIS, C. ; RESENDE, H.F.V . O Infinito em Cores. Ciência Hoje, v. 14, p. 40-46, 1992.

72.
OLIVEIRA, P. M. C.1991OLIVEIRA, P. M. C. ; PENNA, T. J. P. ; MOSS, S. M. ; SANTOS, R. M. Z. . Cellular automata as microcanonical simulators. Journal of Physics. A, Mathematical and General (Print) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1751-8113 Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical (Pri, v. 24, p. 219-228, 1991.

73.
Gomes, P1991Gomes, P ; Penna, T. J. P. . Fusion of 59Co with light projectiles at near barrier energies. Nuclear Physics. A (Print), v. 534, p. 429-444, 1991.

74.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1991PENNA, T. J. P.; OLIVEIRA, P. M. C. ; ARENZON, J. ; ALMEIDA, R. M. C. ; IGLESIAS, J. R. . Convergence Time on the RS Model for Neural Networks. International Journal of Modern Physics C, v. 2, p. 711, 1991.

75.
Penna, T. J. P1990Penna, T. J. P; Oliveira, P. M. C. de . Enhancing Retrieval of Low-Activity Patterns in Neural Networks. Europhysics Letters (Print), v. 11, p. 191-194, 1990.

76.
CASTRODEOLIVEIRA, P1990CASTRODEOLIVEIRA, P ; Penna, T. J. P. . Magnetic charge pairing in CuO sheets: Classical and quantum studies1. Physica. A (Print), v. 163, p. 458-467, 1990.

77.
Penna, T. J. P.1990Penna, T. J. P.; OLIVEIRA, P. M. C. . Fully parallel code for Monte Carlo simulation. Journal of Statistical Physics, v. 61, p. 933-941, 1990.

78.
Gomes, P1989Gomes, P ; PENNA, T ; LIGUORINETO, R ; ACQUADRO, J ; TENREIRO, C ; FREITAS, P ; CREMA, E ; CARLINFILHO, N ; COIMBRA, M . Nuclear fusion between heavy ions by the gamma-ray spectroscopy method. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print), v. 280, p. 395-401, 1989.

79.
PENNA, T. J. P.;Penna, T. J. P.;PENNA, T;Penna, Thadeu J. P.;Penna, T J P;Thadeu J. P. Penna1989PENNA, T. J. P.; OLIVEIRA, P. M. C. . Simulations with a large number of neurons. Journal of Physics. A, Mathematical and General (Print) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1751-8113 Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical (Pri, v. 22, p. L719-L721, 1989.

80.
OLIVEIRA, P. M. C.1988OLIVEIRA, P. M. C. ; PENNA, T. J. P. . Fast Code for Monte Carlo Simulations. Brazilian Journal of Physics, v. 18, p. 502-505, 1988.

81.
GOMES, P. R. S.1988GOMES, P. R. S. ; PENNA, T. J. P. . Proposta de uma Disciplina com Enfoque na metodologia da Fisica Experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 10, p. 34, 1988.

Capítulos de livros publicados
1.
PENNA, T. J. P.; SARTORELLI, J. C. ; PINTO, R. D. ; GONÇALVES, W. M. . Dripping Faucet as Tool for Nonextensive Systems. In: Murray Gell-Mann;Constantino Tsallis. (Org.). Nonextensive Entropy-Interdisciplinary Applications. Santa Fe: Santa Fe Press, 2004, v. , p. 195-206.

2.
ALMEIDA, R. M. C. ; OLIVEIRA, P. M. C. ; PENNA, T. J. P. . Multineuron Interactions Effects. In: D.Stauffer. (Org.). Annual Review of Computational Physics. : World Scientific, 1994, v. I, p. -.

Apresentações de Trabalho
1.
O. Felicio de Sousa ; MARINHO, P.J. ; BICHARRA, A.C. ; PENNA, T. J. P. . Time Series Segmentation based on Entropy and Fluctuations. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
C.E.C. Galhardo ; MENEZES, M. A. ; PENNA, T. J. P. ; P.P.S. Soares . Detrended fluctuation analysis of systolic blood pressure control loop. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANCHES, N.L. ; FERREIRA, D. ; PENNA, T. J. P. . Simulation of antiretroviral therapy on HIV prevalence. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
O. Felicio de Sousa ; MENEZES, M. A. ; PENNA, T. J. P. . Analysis of the Package Dependency on Debian GNU/Linux. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Arenzon, J. J. ; Penna, T. J. P. . A Ciência da Cerveja. 2013.


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, R. L.; PASSAMANI, M.; OLIVEIRA, M. S.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de EMANUELLE ARANTES PAIXÃO. Análise espacial e modelagem matemática e computacional de uma rede trófica cavernícola resultante de um experimento de translocação de fauna subterrânea para cavidades artificiais. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade Federal de Lavras.

2.
PINHEIRO, C. F. S.; PENNA, T. J. P.; RIBEIRO, S. P.. Participação em banca de Fabíola Keesen Ferreira. Modelagem de nicho ecológico e implicações conservacionistas para Cebus robutus (macaco-prego-de-crista) no Estado de Minas Gerais.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
PEREIRA, H. B. B.; MIRANDA, J. G. V.; SENNA, V.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Marcelo do Vale Cunha. Redes semânticas baseadas em títulos de artigos científicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC.

4.
ZEBENDE, G. F.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Arleys Pereira Nunes de Castro. Método de detecção de padrões na dinâmica dos movimentos complexos na deglutição de um indivíduo. 2012. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC.

5.
ARGOLLO, M.; OLIVEIRA, P. M. C.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Vitor de Oliveira Moraes Lara. Recobrimentos no Espaço Hiperbólico e Percolação na Árvore Binária Estendida. 2011. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PENNA, T. J. P.; GONÇALVES, S.. Participação em banca de Alexsandro Marian Carvalho. Dinâmica de epidemias numa rede social real. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
PENNA, T. J. P.; MARTINS, S. F.. Participação em banca de Anderson Castro Soares de Oliveira. Simulação Computacional da dinâmica populacional do bicho-mineiro do cafeeiro utilizando a versão sexuada do modelo Penna. 2007. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.

8.
PENNA, T. J. P.; MARTINS, S. F.. Participação em banca de Ademária Aparecida de Souza. Simulação da Dinâmica Populacional do Pulgão Aphis gossypii e sua interação com o Parasitóide Lysiphlebus testaceipes. 2007. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.

9.
PENNA, T. J. P.; RIERA, R.. Participação em banca de Wilson Nascimento de Freitas. Sobre o Comportamento Endógeno do Mercado de Ações: Simulações e Experimentos. 2006. Dissertação (Mestrado em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Cardoso Galhardo. Redes Neurais Atratoras em Topologias Complexas. 2006. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PENNA, T. J. P.; ZEBENDE, G. F.. Participação em banca de André Guimarães Portugal. DFA-Prognósticos - Um Software para Medir Correlações de Longo Alcance dos Acordos de Níveis de Serviços Baseados na Análise de Flutuação sem Tendência. 2006. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Modelagem Computacional) - Fundação Visconde de Cairu.

12.
PENNA, T. J. P.; COSTA, A. T.. Participação em banca de Monica Fabiana Bento Moreira. Formação de padrões e co-evolução em um modelo estocástico para populações interagentes.. 2005. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.

13.
PENNA, T. J. P.; R. N. Onody. Participação em banca de Matheus Pereira Lobo. Modelos Evolucionários de Envelhecimento: regimes reprodutivos e a degeneração do cromossomo Y. 2003. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
PEREIRA, H. B. B.; CALDEIRA, S.; SAMPAIO, R. R.; MIRANDA, J. G. V.; MORET, M.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Marcos Grilo Rosa. Modelo empírico para analisar a robustez de redes semânticas. 2016. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Anteneodo, C. B. A.; Penna, T. J.P.. Participação em banca de Marlon Ferreira Ramos. Dinâmicas de opinião em redes complexas. 2015. Tese (Doutorado em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
PINTO, S. E. S.; PORTO, C. B. A.; PENNA, T. J. P.; GUARDIA, G. G. L.; SERBENA, F. C.. Participação em banca de Rodrigo Frehse Pereira. Pertubações em sistemas com variabilidade da dimensão instável transversal. 2013. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
CATICHA , N. F.; IDIART, M. A. P.; PRADO, C. P. C.; FONTANARI, J. F.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Rafael Sola de Paula de Angelo Calsaverini. Tópicos em mecânica estatística de sistemas complexos: Uma abordagem mecânico-estatística de dois tópicos de interesse em finanças, economia e sociologia. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Universidade de São Paulo.

5.
SARTORELLI, J. C.; PENNA, T. J. P.; CALDAS, I.L.. Participação em banca de Felipe Augusto Cardoso Pereira. Bolhas de fluidos: Uma abordagem com a teoria do caos. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Universidade de São Paulo.

6.
MARTINEZ, ALEXANDRE S.; PINHO, S.; CALIRI, A.; NETO, C.; Penna, T. J. P.. Participação em banca de Lindomar Soares dos Santos. Modelos de efeito Allee e epidemiológicos de tuberculose. 2013. Tese (Doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia) - Universidade de São Paulo.

7.
PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Crysttian Arantes da Paixão. Modelo Bit-string para Estudo da Propagação da Dengue. 2012. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.

8.
MOREIRA, F. G. B.; PENNA, T. J. P.. Participação em banca de César Ivan Nunes Sampaio Filho. Criticalidade de Sistemas de Não Equilíbrio em Redes Regulares e Complexas. 2012. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
PENNA, T. J. P.; Nestor Caticha. Participação em banca de Fabiano Lemes Ribeiro. Aplicações de mecânica estatística a especiação simpátrica e inferência aproximativa. 2009. Tese (Doutorado em Física) - Universidade de São Paulo.

10.
OLIVEIRA, P. M. C.; Penna, T. J. P.. Participação em banca de Klauko Pinheiro Mota. Simulações de Monte Carlo Para a Relaxação Lenta de Superfícies Amassadas. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PENNA, T. J. P.; MENDES, R.S.. Participação em banca de Sergio de Picoli Júnior. Física Estatística dos Sistemas Complexos: Aplicações Interdisciplinares. 2007. Tese (Doutorado em Física - Uem/Uel) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
Penna, T. J. P; SARTORELLI, J. C.. Participação em banca de Viviane da Silva Mendes Piassi. Comportamento complexo na formação de bolhas de ar em líquidos. 2007. Tese (Doutorado em Física) - Universidade de São Paulo.

13.
PENNA, T. J. P.. Participação em banca de Aquino Lauri de Espíndola. Modelos Computacionais Baseados em Agentes Aplicados à Migração Interna. 2006. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

14.
PENNA, T. J. P.; MARTINS, J. J. S.; RODITI, I.. Participação em banca de Edgardo Brigatti. Uma abordagem de física estatística a alguns problemas de biologia evolutiva. 2006. Tese (Doutorado em Fisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

15.
PENNA, T. J. P.; MOSS, S. M.. Participação em banca de Karen Luz Burgoa Rosso. Modelos Computacionais para Estudar Processos de Especiação Simpátrica. 2005. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

16.
PENNA, T. J. P.; MOULTON, T.P.. Participação em banca de Roberto de Moraes Lima Silveira. Modelo de matriz em comunidade me um córrego da Mata Atlântica. 2002. Tese (Doutorado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

17.
PENNA, T. J. P.; LUCENA, L.. Participação em banca de Samuel Rodrigues Gomes Júnior. Caminhadas Aleatórias: Aplicações ao Estudo de Sistema Complexos. 2000. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

18.
PENNA, T. J. P.; EVALDO MENDONCA FLEURY CURADO. Participação em banca de Crisogono Rodrigues da Silva. PROPRIEDADES DINAMICAS DE REDES DE NEURONIOS COM PERIODOS REFRATARIOS E DILUICAO ASSIMETRICA,. 1997. Tese (Doutorado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VASQUEZ, E.; HUGUENIN, J. A.; PENNA, T. J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VASQUEZ, E.; Rojas, O.; PENNA, T. J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PENNA, T. J. P.; CAMINHA, V. P.; PINTO, C. N.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PENNA, T. J. P.; BIANCHI, R.; MULATO, M.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
PENNA, T. J. P.; SALCEDO, E.; SILVA, E. Z.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SILVA, D. J. P.; COELHO, M. V.; ALONSO, E. J. A.; OLIVEIRA, A. R. L.; PENNA, T. J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal de Alfenas.

7.
MENDES, R. S.; SCARMINIO, J.; PENNA, T. J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2013. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
SOUZA, S. M.; STILCK, J.; Thomaz, M.T.S.; PENNA, T. J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Lavras.

9.
PENNA, T. J. P.; MARTINS, J. J. S.; MARTINS, S. F.; CHARRET, I; DALLABONA, G. Concurso Público para Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Lavras.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Pinheiro da Silveira. Atividades experimentais para o ensino de física ondulatória no ensino médio e NEJA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

2.
Aguinaldo Valtencir dos Santos. Pastilhas Termopar nas Aulas Experimentais de Termologia na física no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

3.
Alessandro Silva da Motta Araujo. Uma Proposta Interdisciplinar: Compreendendo o Mundo das Cores e as Ilusões Produzidas pelo Cérebro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

4.
Alexander dos Reis Gomes. MINI PLANETÁRIO DO PLANISFÉRIO CELESTE SUL PARA ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

5.
Caio César Graciani Rodrigues. Efeitos de Idade na Propagação da Tuberculose. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

6.
Douglas Ferreira. Simulações do tratamento antirretroviral em populações com estrutura de idades. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

7.
Orahcio Felicio de Sousa. Analysis of the package dependency on Debian GNU/Linux. 2009. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

8.
Marcus Vinicius Moldes Tavares. Econofísica e o estudo da complexidade nos mercados financeiros. 2005. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

9.
Adriana Racco. Lei Unitária de mortalidade. 1999. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

10.
Marcio Argollo de Menezes. Redes Neurais: Reconhecimento de Padrões e Problemas de Otimização. 1998. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

11.
Adriano Roberto de Lima. Da Torneira Gotejante Ao Plano Inclinado: Simulações Computacionais de Alguns Sistemas Classicos.. 1997. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

12.
Gilney Figueira Zebende. Método do Gradiente no Autômato Celular de Domany-Kinzel. 1994. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

13.
Claudio Gonçalves Carvalhaes. Pré-Processamento em Redes Neurais. 1993. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

Tese de doutorado
1.
Angelo Mondaini Calvão. Estudos de Sistemas Dinâmicos Não Lineares: Pêndulo Duplo, Batimentos Cardíacos e Coletivos de Animais. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

2.
Orahcio Felicio de Sousa. Modelos para Otimização de Tráfego e para a Formação de Estruturas Modulares na Rede de Dependências do Debian GNU/Linux. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

3.
Carlos Eduardo Cardoso Galhardo. Análise e modelagem estocástica do barorreflexo através de séries temporais de pressão arterial sistólica. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

4.
Aquino Lauri de Espíndola. Modelos computacionais baseados em agentes aplicados à migração interna. 2006. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

5.
Carlos Eduardo Cardoso Galhardo. Redes Neurais em Redes Complexas. 2005. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

6.
Adriana Racco. Modelos Computacionais para Dinâmica de Populações Reais. 2003. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

7.
Marcio Argollo de Menezes. Redes Small-world, percolação direcionada e estados absorventes. 2002. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

8.
ADRIANO ROBERTO DE LIMA. Aplicações do Método do Histograma Largo. 1999. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Daniel Girardi. 2011. Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Thadeu Josino Pereira Penna.

2.
Eduardo Aguilar. 2010. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thadeu Josino Pereira Penna.

3.
Klauko Mota. 2010. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thadeu Josino Pereira Penna.

4.
Carlos Felipe S. Pinheiro. 2009. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thadeu Josino Pereira Penna.

5.
Antonio C. Seridonio. 2009. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thadeu Josino Pereira Penna.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Arthur Moreira da Rocha. Curvas de Mortalidade para um modelo para o envelhecimento de populações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

2.
Gabriel Gomides Piva. Modelagem Computacional em Redes Neurais de Hopfield. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

Iniciação científica
1.
Flavio Alvarenga Bastos. Simulação de envelhecimento de Populações. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

2.
Otávio Raposo de Deus Jr.. Métodos eficientes de promoção em empresas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

3.
Gabriel Gomides Piva. Simulação de envelhecimento de Populações. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

4.
DANIEL ANTUNES PINTO. REDES NEURAIS EM REDES COMPLEXAS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

5.
Lucas Mello Namorato. DINÂMICA DE POPULAÇÕES COM ESTRUTURA DE IDADES. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

Orientações de outra natureza
1.
Thallya Storque. Fábrica de Ciências. 2013. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

2.
João Victor da Rocha. Fábrica de Ciências. 2013. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

3.
Gisele Marques Rodrigues. Fábrica de Ciências. 2013. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

4.
Caroline Leone. Fábrica de Ciências. 2013. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

5.
Leonardo de Oliveira. Fábrica de Ciências. 2013. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

6.
Gabriela Coelho de Sousa. Fábrica de Ciências. 2013. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

7.
Matheus Luis Monteiro. Fábrica de Ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

8.
Izabel Aparecida de Barros Gonçalves. Fábrica de Ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

9.
Rômulo Fonseca dos Santos. Fábrica de Ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

10.
Tamyres Soares Vidal da Silva. Fábrica de Ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (ensino médio) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

11.
Lucimara Fragoso de Almeida Carvalho. Fábrica de Ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (Bolsista de Capacitação Técnico Científica) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.

12.
Renata Cristina Guedes de Arruda. Fábrica de Ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (Bolsista de Capacitação Técnico Científica) - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PENNA, T. J. P.2014PENNA, T. J. P.. Por que Envelhecemos. Ciência Hoje, v. 53, p. 34-38, 2014.

2.
PENNA, T. J. P.2015PENNA, T. J. P.. Viagem no tempo. Ciência Hoje, v. 55, p. 58, 2015.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Arenzon, J. J. ; Penna, T. J. P. . A Ciência da Cerveja. 2013.



Outras informações relevantes


Regular Associate of the Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (2001/2006)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:14:41