André Fagundes Pase

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9459123297426461
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Pós-Doutor em Jogos Eletrônicos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Graduado em Jornalismo (2000) com mestrado em Comunicação Social (2004) também pela Famecos/PUCRS. Coordenador da Especialização de Desenvolvimento de Jogos Digitais e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação nesta Universidade. Pesquisa Internet, Jornalismo Online, vídeo online, videogames, TV Digital, convergência de mídias, mobilidade, música, cultura digital, narrativas transmidiáticas e histórias em quadrinhos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Fagundes Pase
Nome em citações bibliográficas
PASE, A. F.;PASE, ANDRÉ;PASE, ANDRÉ FAGUNDES

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Jornalismo.
Av. Ipiranga, 6681 P. 7
90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil
URL da Homepage: http://www.pucrs.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Vídeo Online, alternativa para as mudanças da TV na Cultura Digital, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Mágda Rodrigues da Cunha.
Palavras-chave: Internet; TV Digital; convergência de mídias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
2002 - 2004
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Som Online: a comunicação musical e suas iconografias no imaginário tecnológico da pós-modernidade.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Beatriz Furtado Rahde.
Palavras-chave: Internet; MP3; indústria fonográfica; pós-modernidade; Imagens.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1996 - 2000
Graduação em Bacharel em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2012 - 2012
Serious Games. (Carga horária: 36h).
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
2005 - 2005
Transparency Report. (Carga horária: 80h).
World Press Institute, WPI, Estados Unidos.
2003 - 2003
Final Cut Pro. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
DVD Studio Pro. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2000 - 2000
Jornalismo Online. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1997 - 1997
Caricatura e Cartum. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas de Jornalismo Convergente no curso de Jornalismo, de Laboratório de Games e Laboratório de Games e Narrativas Gráficas do curso de Escrita Criativa, de Entretenimento Eletrônico na especialização em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, coordenador desta especialização, professor da especialização em Jornalismo Digital e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Atividades

05/2013 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação contemporânea
e manifestações da informação no entretenimento
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação Social, .

04/2010 - Atual
Ensino, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Entretenimento Eletrônico
03/2010 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.
03/2002 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas Digitais
Jornalismo Online II
Jornalismo Online I
Jornalismo Digital

Rede Brasil Sul de Telecomunicacoes, RBS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colunista, Enquadramento Funcional: Colunista, Carga horária: 4
Outras informações
Colunista de jogos eletrônicos do jornal Zero Hora. Blog com textos da coluna disponível em http://www.zerohora.com.br/multiplayer .

Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Jornalista



Linhas de pesquisa


1.
Atuação junto ao laboratório Ubilab


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Mapeamento das possibilidades de conteúdo interativo imersivo e limites na construção de novas narrativas
Descrição: O projeto de pesquisa busca mapear as possibilidades de criação de conteúdo interativo imersivo e limites na construção de novas narrativas jornalísticas. Isto é realizado através de uma análise das produções e das ferramentas utilizadas na construção das novas narrativas. Além disso, o projeto busca compreender a forma como a Realidade Virtual na compreensão dos seus criadores (RHEINGOLD, 1994; LANIER, 2017) é compreendida como sinônimo de vídeo em 360º na produção do Jornalismo Imersivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Coordenador / Fellipe Pacheco Vargas - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2017 - Atual
Jogos e Estruturas Interativas de Informações Ubíquas
Descrição: O projeto é formado por duas grandes pesquisas. A primeira, ?Mapeamento das Possibilidades de Conteúdo Interativo Imersivo e Limites na Construção de Novas Narrativas? procura compreender o papel de jogos eletrônicos e produções digitais interativas como bens culturais e formas distintas de narrativas. Para tanto, os objetos são analisados dentro dos seus contextos, destacando também suas formas de produção. Diante das múltiplas possibilidades atuais, os estudos concentram esforços nos segmentos dos jogos para dispositivos móveis (HJORTH, 2014; KERR, 2016) e também na área análoga da Realidade Virtual (RHEINGOLD, 1994; LANIER, 2017). Para tanto, são utilizadas abordagens tradicionais como a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) em mapeamentos e classificações de cenários, estudos de caso (YIN, 2001) e métodos específicos dos game studies (ALVARADO & MITGUSCH, 2012; FERNÁNDEZ-VARA, 2015). Este trabalho é realizado com o suporte de uma bolsa BPA de IC da Universidade. A segunda investigação é vinculada com o projeto ?Internet Móvel e Ambientes de Comunicação Ubíquos", cujas pesquisas são realizadas junto ao laboratório Ubilab. O objetivo principal é compreender as dinâmicas de comunicação em contextos formados por aparelhos móveis (smartphones e tablets), dispositivos vestíveis (wearables, headsets) e aparelhos conectados que dialogam entre si (Internet das Coisas) e sua implicação para a Comunicação. Isto ocorre também através da atuação em projetos de pesquisa aplicada para empresas localizadas no TecnoPUC, aplicando o conhecimento da Comunicação Social e através de métodos como a pesquisa etnográfica e outras abordagens, quando os objetos demandam abordagens específicas. Ambas as pesquisas resultaram na publicação de artigos, em livros como ?10 Anos do iPhone: Reflexões do UBITEC? e demais produções técnicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Coordenador / Giovanni Guizzo da Rocha - Integrante / Fellipe Pacheco Vargas - Integrante / Mariana Gomes da Fontoura - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
2016 - 2017
Existe um Jogo para Cada Notícia? Relação entre Estilos de Jogos e Notícias
Descrição: Este projeto busca investigar se há uma relação entre newsgames e produtos interativos construídos com tecnologias de realidade virtual e determinadas matérias e editorias jornalísticas. Através do levantamento de alguns jogos previamente produzidos, serão analisados os assuntos abordados e se determinadas editorias condicionam determinadas formas de newsgames. Este trabalho é sequência de pesquisa previamente realizada, porém expande o conhecimento ao compreender quais assuntos são discutidos de maneira inovadora no Jornalismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Coordenador / Henrique Ferreira Bregão - Integrante.
2015 - 2016
Mapeamento das Rotinas de Produção de Jogos Jornalísticos
Descrição: O presente projeto tem a finalidade de mapear as formas utilizadas para a produção de newsgames, jogos jornalísticos. A partir do levantamento de criações já realizadas, será realizada uma categorização através das formas como foram produzidos para posteriormente criar um mapeamento destas rotinas publicado em website, sugerindo propostas para uso destes softwares lúdicos no ambiente jornalístico. Estes jogos configuram uma importante forma de captar e reter a atenção do público, porém muitas vezes o desconhecimento da forma como são produzidos e as dificuldades para aquisição de softwares de produção dificultam a sua criação. Assim, pretende-se publicar um mapeamento para auxiliar jornalistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Coordenador / Bruna Reis - Integrante.
2014 - 2017
Criação de Jogo baseado em Filme
Descrição: Criação de um jogo baseado no filme As Aventuras do Avião Vermelho, voltado para o público infantil e com suporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Curadoria de Conteúdo Jornalístico
Descrição: O projeto busca compreender as formas atuais de curadoria de conteúdo jornalístico com o objetivo de orientar a futura construção de um aplicativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Coordenador / Cristina Fragata dos Santos - Integrante.
2013 - 2016
Produção de Purposeful Game adaptado para o contexto local
Descrição: Este projeto busca produzir um jogo com o propósito de divulgar elementos locais do Rio Grande do Sul ao passo que estuda formas de dialogar com jogos considerados sérios (purposeful games) e em ambiente móvel. Fomentado pelos programas do Governo do Estado de incentivo ao desenvolvimento da Indústria Criativa, irá produzir um jogo e workshop de treinamento para desenolvedores. Apesar da ênfase na criação de um produto, a pesquisa também conta com viés teórico, com destaque para as observações de MITGUTSCH & ALVARADO (2012), SALEN & ZIMMERMAN (2003) e JENKINS (2008). Entre seus objetivos também estão promover a articulação entre a) profissionais e jovens desenvolvedores, b) auxiliar no incremento de empresas instaladas no Tecna, contribuindo para a formação de um cluster do setor neste espaço, c) compreender e mapear o processo produtivo do aplicativo. A pesquisa conta com a participação da empresa Rockhead Games, que atua como apoiadora. O projeto está registrado no Edital 05/2012 da Secretaria da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico do RS com o nome Culinária Gaúcha, processo 667-2500/12-3..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Internet Móvel e ambientes de comunicação ubíquos
Descrição: Esta pesquisa é um estudo aplicado com base teórica e prática. Ela busca o entendimento de como os espaços virtuais e reais começam a se interpolar em um novo contexto da Internet Móvel. A pesquisa parte de conceitos de espaços e mídias para entender como as informações na Internet estão contextualizadas aos espaços físicos. Objetivos específicos: 1- Estudar as formas de interação entre indivíduos em estado de mobilidade através de seus aparatos móveis como celulares e tablets. 2 - Estudar como estes dispositivos móveis se relacionam com midias como TV, Rádio e Jornal. 3 - Entender novos aspectos evolutivos da Internet pelo viés da mobilidade. Aplicação dos objetivos: Uma colaboração com o Mobile Experience Lab do MIT permitirá a criação de uma rede social usando dispositivos móveis que será usada como base da pesquisa de campo para entender os objetivos acima citados. . A plataforma terá um fim informativo e educativo e deverá ser aplicada no âmbito da cidade de Porto Alegre. Este foco é um desdobramento de uma pesquisa envolvendo o sistema Locast do MIT. Projeto financiado pelo CNPQ no edital CNPQ/MIT com o nome Development of the Locast Platform..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Integrante / Eduardo Campos Pellanda - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2013
Rádio 3.0 na internet: sons, imagens e textos como recursos essenciais para a inclusão digital
Descrição: Desenvolver, a partir da pesquisa relacionada aos campos da Comunicação e da Educação, conteúdos radiofônicos (sons, imagens e textos) para todos os tipos de públicos da internet, com ênfase às pessoas com deficiência auditiva e visual. Nota-se que há poucas pesquisas e ações para produzir programas radiofônicos na internet que contemplem também pessoas com deficiência visual e auditiva. Assim, a implementação do projeto pode constituir-se em referencial para a universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Informação Geolocalizada em Dispositivos Móveis
Descrição: Criação e desenvolvimento de uma aplicação com conteúdo geolocalizado e acessado através de QCodes para iPhone sobre a PUCRS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: André Fagundes Pase - Integrante / Eduardo Campos Pellanda - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - 2014
Periódico: Sessões do Imaginário (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA FAMECOS (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção honrosa na categoria melhor dissertação pela orientação do trabalho "Práticas de Binge-Watching na Era Digital" de Camila Saccomori, Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós.
2016
Professor Homenageado da Turma de Jornalismo 2016/1, Famecos/PUCRS.
2012
Paraninfo Espiritual da Turma de Jornalismo 2012/1, Famecos/PUCRS.
2010
Paraninfo da Turma de Formandos de Jornalismo 2009/2, PUCRS.
2005
2º lugar na categoria Web Rádio no 12º Expocom, Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, Intercom.
2005
2º lugar na categoria Programa de Televisão com o projeto CanalFam, em 2005 no 12º Expocom, Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, Intercom.
2003
Menção honrosa para o projeto WAP Famecos no 10º Expocom, Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, Intercom.
2000
Troféu Marcelino Champagnat, PUCRS - FAMECOS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASE, A. F.2018PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . A longa duração nos planos dos jogos digitais: aproximações e empréstimos do cinema. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 5, p. 47, 2018.

2.
MONTARDO, S. P.2017MONTARDO, S. P. ; VELHO, E. ; PELLANDA, E. C. ; PASE, ANDRÉ FAGUNDES . Estudando a cultura através de selfies: implicações do aspecto digital dos dados em sua análise. RIZOMA, v. 5, p. 42-55, 2017.

3.
PASE, A. F.2017PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Man?s Best Enemy: The Role of Advertising During Atari?s Launch in Brazil in 1983. Kinephanos, v. 7, p. 74-105, 2017.

4.
BUENO, T.2017BUENO, T. ; GEHLEN, M. ; REINO, L. ; ARAUJO, E. W. F. ; PASE, A. F. . André Pase: Pesquisador discute o cenário atual das pesquisas sobre games no Brasil. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 11, p. 1-12, 2017.

5.
NUNES, A. C. B.2017NUNES, A. C. B. ; PASE, A. F. ; PELLANDA, E. C. ; FONTOURA, M. C. . O ensino de criação de apps móveis para estudantes de jornalismo: um estudo de caso do AppInventor no Brasil. Revista Teknokultura, v. 14, p. 277, 2017.

6.
PASE, A. F.;PASE, ANDRÉ;PASE, ANDRÉ FAGUNDES2017PASE, A. F.; TIETZMANN, R. ; GOSS, B. M. . Gameplay como crítica: um olhar sobre o jogo V de Vinagre e sua mensagem de protesto. Metamorfose, v. 2, p. 172-187, 2017.

7.
MILLS, JOHN2016MILLS, JOHN ; PELLANDA, EDUARDO ; PASE, ANDRÉ . New Interactions. Journalism Practice, v. 1, p. 1-20, 2016.

8.
FANTONI, ANDRESSA2016FANTONI, ANDRESSA ; PASE, ANDRÉ FAGUNDES . Diálogos entre o cinema e outras formas de expressão artística: uma reflexão acerca das adaptações cinematográficas. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 20, p. 161-178, 2016.

9.
PASE, A. F.2016PASE, A. F.; NEGRI, A. ; VALIATI, V. A. D. ; FURINI, L. G. ; TIETZMANN, R. . A Local Shape for a Global Phenomenon: Circulation Practices of the Television Series Breaking Bad in Brazil. Revista Dígitos, v. 1, p. 87-99, 2016.

10.
PASE, A. F.2015PASE, A. F.; SICA, K. ; MELLO, A. ; VASCONCELLOS, F. C. ; SANTOS, F. F. ; PELLANDA, E. C. . Estudo sobre ?Cards? como uma linguagem do jornalismo para um contexto de telas com diferentes funções. Contemporanea (UFBA. Online), v. 13, p. 177-192, 2015.

11.
PASE, A. F.2014PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. ; CUNHA, M. R. . Locast Platform in Brazil: Geolocalizing News and Culture using Connected Citizens. The Electronic Journal of Communication/La Revue Electronic de Communication, v. 24, p. 1-19, 2014.

12.
PASE, A. F.2013PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Dronalismo: notas sobre o uso de drones na produção de conteúdo jornalístico. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 176-180, 2013.

13.
PASE, A. F.2013PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Entre cordeiros e cabritos, um estudo da relação entre jornalistas e torcidas na apropriação do conteúdo das redes sociais. Revista Mediação, v. 15, p. 43-59, 2013.

14.
PASE, A. F.2013PASE, A. F.; SILVA, R. P. V. . Futebol entre duas telas: uma análise da segunda tela durante a Copa das Confederações. Sessões do Imaginário (Online), v. 18, p. 1-8, 2013.

15.
PASE, A. F.;PASE, ANDRÉ;PASE, ANDRÉ FAGUNDES2012PASE, A. F.; NUNES, A. C. B. ; FONTOURA, M. C. . One Subject, Many Paths: Transmedia Communication in Journalism. Brazilian Journalism Research (Online), v. 8, p. 63-76, 2012.

16.
PASE, A. F.;PASE, ANDRÉ;PASE, ANDRÉ FAGUNDES2010 PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Aproximações entre Videojogos e Documentários. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 9, p. 8, 2010.

17.
PASE, A. F.;PASE, ANDRÉ;PASE, ANDRÉ FAGUNDES2009PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . O Corpo e o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço. Ghrebh, v. 1, p. 10, 2009.

18.
PASE, A. F.;PASE, ANDRÉ;PASE, ANDRÉ FAGUNDES2009 PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Jogos Musicais, Novos Diálogos Mediados pela Tecnologia entre Fã e Artista. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 1, p. 14, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PASE, A. F.; STRECK, M. (Org.) ; PELLANDA, E. C. (Org.) . 10 anos do iPhone: Reflexões do UBITEC. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
PASE, A. F.; PECHANSKY, R. C. . Além do Digital: A alteridade ressignificada através dos algoritmos das redes sociais. In: Maurício Ribeiro da Silva; Carlos Magno Camargos Mendonça; Carlos Alberto de Carvalho; José Eugênio de Oliveira Menezes; Maria das Graças Pinto Coelho. (Org.). Mobilidade, espacialidades e alteridades. 1ed.Salvador: Edufba, 2018, v. 1, p. 83-102.

2.
PELLANDA, E. C. ; SICA, K. ; PASE, ANDRÉ FAGUNDES . Novas telas para o jornalismo: a linguagem dos dispositivos wearables. In: Carlos Camponez; Gil Baptista Ferreira; João Miranda; Pedro Jerónimo; Sara Meireles Graça. (Org.). Comunicação e Transformações Sociais (vol. 4). 1ed.Coimbra: Sopcom, 2017, v. 1, p. 304-311.

3.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Arremessando Pássaros em Porcos, uma Análise de Jogos no Ambiente Mobile a partir de Angry Birds. In: PELLANDA, E. C. ; PASE, A. F: ; STRECK, M.. (Org.). 10 Anos do iPhone: Reflexões do UBITEC. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 11-29.

4.
TIETZMANN, Roberto ; GAMBA, J. S. ; PASE, A. F. . George Lucas: pós-produção como um espaço de teoria e prática. In: PENAFRIA, M. ; BAGGIO, E. T. ; GRAÇA, A. ; ARAUJO, D. C.. (Org.). Revisitar a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas. 1ed.Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2017, v. 3, p. 41-58.

5.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Novos Olhares Digitais: Oculus Rift e Google Glass como exemplos de um jornalismo ubíquo. In: Cristiane Freitas Gutfreind. (Org.). Mídia e tecnologia: relatos críticos de pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2016, v. , p. 85-105.

6.
PASE, A. F.; MELLO, A. ; GOSS, B. M. ; SOUZA, D. R. ; SANTOS, F. F. ; SICA, K. ; PELLANDA, E. C. . Jornalismo Adaptado a Novas Telas: Um Estudo da Linguagem Jornalística nas Novas Interfaces Móveis. In: João Canavilhas e Ivan Satuf. (Org.). Jornalismo para Dispositivos Móveis: ProDução, Distribuição e Consumo. 1ed.Covilhã: livros labcom, 2015, v. 1, p. 83-102.

7.
SACCOMORI, C. ; PASE, A. F. . Significações da prática e do consumo de spoilers de seriados americanos: estragando (ou não) a surpresa da narrativa. In: Simone Pereira de Sá, Rodrigo Carreiro, Rogério Ferraraz. (Org.). Cultura Pop. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 187-209.

8.
PASE, A. F.; SANTOS, F. F. ; MELLO, A. ; VASCONCELLOS, F. C. ; CUNHA, M. R. ; PELLANDA, E. C. . Cards como elemento de conexão do conteúdo em múltiplas telas. In: Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira. (Org.). Comunicação Ibero-Americana: Os Desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. 1ed.Braga: ECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2014, v. 1, p. 353-361.

9.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Som nos Jogos, do Ruído à Imersão Sonora. In: Simone Pareira de Sá; Fernando Morais da Costa. (Org.). Som + Imagem. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012, v. 1, p. 194-207.

10.
PASE, A. F.. Locast e o Potencial da Informação Geolocalizada. In: PELLANDA, Eduardo. (Org.). Locast Civic Media: Internet móvel, cidadania e informação hiperlocal. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010, v. , p. 41-44.

11.
Beatriz Dornelles ; PASE, A. F. . Emoção e base humana no jornalismo online. In: Beatriz Dornelles. (Org.). PUCRS: 50 anos formando jornalistas. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, v. , p. 111-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PASE, A. F.. A Luta e o Voto. Zero Hora, Porto Alegre, p. 5, 21 jan. 2012.

2.
PASE, A. F.. Guerra virtual por dinheiro real. Zero Hora, 15 abr. 2000.

3.
PASE, A. F.. No comando da discussão. Zero Hora, 08 mar. 2000.

4.
PASE, A. F.. O futuro na mão. Zero Hora, Porto Alegre, 29 ago. 1999.

5.
PASE, A. F.. A Morte Derrotou a Arte. Revista do Clube do Assinante, Porto Alegre, 10 dez. 1994.

6.
PASE, A. F.. MP3, música do CD para a Internet. Cyberfam.

7.
PASE, A. F.. Entrevista com o grupo de hackers A Resistência. Cyberfam.

8.
PASE, A. F.. Procurando ETs via Internet. Cyberfam.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PELLANDA, E. C. ; MONTARDO, S. P. ; PASE, A. F. ; VELHO, E. . Estudando a cultura através de selfies: implicações do aspecto digital dos dados em sua análise. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

2.
PASE, A. F.; ROCHA, G. G. . Entre a Imersão e a Vivacidade: Em Busca de uma Classificação das Produções para Dispositivos de Realidade Virtual. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

3.
TIETZMANN, R. ; NEGRI, A. ; PUHL, P. R. ; KALIL, S. ; QUEIROZ, F. P. ; MALLMANN, A. ; GAMBA, J. S. ; PASE, A. F. . Apontamentos de uma metodologia de análise de canais de realidade virtual a partir do YouTube VR. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

4.
NEGRI, A. ; PASE, A. F. ; LOPES, B. V. ; REQUE, C. S. ; GAMBA, J. S. ; MAGNI, L. F. ; TIETZMANN, R. . Resoluções de Imagem Audiovisual: Problematizações Conceituais e Empíricas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Intercom, 2016. v. 1.

5.
PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Jogos como Provocações Críticas, um Estudo do Jogo V de Vinagre e as Revoltas de Junho de 2013. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

6.
PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Onde Nenhum Homem Jamais Esteve: a força da narrativa transmidiática em Star Trek. In: I Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014), 2014, São Carlos. Anais da I Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014). São Carlos: UFSCar, 2014. v. 1.

7.
PASE, A. F.; SILVA, R. P. V. . Interações Sociais para uma economia de atenção: um estudo do jogo Candy Crush Saga. In: ComuniCON 2013 III Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2013, São Paulo. Anais do ComuniCON 2013 III Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2013.

8.
PASE, A. F.. Pirataria no Brasil, dos produtos baratos às práticas culturais. In: XII SBGames ? Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. SBC - Proceedings of SBGames 2013, 2013. v. 1. p. 50-57.

9.
PASE, A. F.. Inbound and outbound, when applications invade TV and change our rooms. In: Media in Transition 7, 2011, Cambridge. Media in Transition 7, 2011.

10.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Don´t Lent Me Down - Reflexões sobre os Jogos Musicais Pós-Guitar Hero. In: IV GamePad, 2011, Novo Hamburgo. IV GamePad, 2011.

11.
PASE, A. F.. Do Papel ao iPad, livros e revistas publicados como aplicativos em bibliotecas 2.0. In: 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

12.
PASE, A. F.. Guitar Hero: o Sucesso de um Rockstar ao Alcance do Joystick. In: Gamepad, 2009, Novo Hamburgo. Gamepad, 2009.

13.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . O Corpo e o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009. v. 1.

14.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Jogos Musicais, Novos Caminhos para a Sétima Arte. In: III Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2009, São Paulo. III Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2009.

15.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . O Corpo e o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço. In: Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

16.
PASE, A. F.. Práticas Políticas Online: Novos Caminhos até o Voto. In: Simpósio Nacional da ABCiber, 2008, São Paulo. Simpósio Nacional da ABCiber, 2008.

17.
PASE, A. F.. O Radio e o Virtual: a Experiencia do Programa Sala de Redaçao no Second Life. In: Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2008, Natal. Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2008.

18.
PASE, A. F.. Integraçoes entre Comunicaçao e Economia apos a 1a Decada da Web Comercial. In: Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2008, Natal. Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2008.

19.
PASE, A. F.. Uso do vídeo online como sintoma de alternativa para a TV na era digital. In: Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2006, Brasília. Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao, 2006.

20.
PASE, A. F.; RAHDE, M. B. F. . O imaginário em Mafalda numa prospecção pós-moderna. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005.

21.
PASE, A. F.. Cinema e Jogos Eletrônicos: Um Casamento Sem Comunhão de Bens. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação, 2004.

22.
PASE, A. F.. A Pós-Modernidade nas Histórias em Quadrinhos. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2003, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R. . Curiosidade e Fidelização: Blogs como Ferramentas de Distribuição de Conteúdo. In: Seminário Blogs, Redes Sociais e Comunicação Digital, 2008, Novo Hamburgo. Seminário Blogs, Redes Sociais e Comunicação Digital, 2008.

2.
PASE, A. F.. O Radio e o Virtual: a Experiencia do Programa Sala de Redaçao no Second Life. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2007, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação, 2007.

3.
PASE, A. F.. O anti-herói pós- modernizante da LucasArts. In: Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, 2006, São Paulo. Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, 2006.

4.
PASE, A. F.. Vídeo na Internet como potencialidade para a convergência das Mídias. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2005, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
PASE, ANDRÉ FAGUNDES. A proto-transmídia dos Quadrinhos do KISS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PASE, ANDRÉ FAGUNDES; PELLANDA, E. C. . The Ethics of Immersion, a discussion about ethical questions in Immersive Journalism. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PASE, ANDRÉ FAGUNDES; ROCHA, G. G. . Entre a Imersão e a Vivacidade: Em Busca de uma Classificação das Produções para Dispositivos de Realidade Virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MONTARDO, S. P. ; VELHO, E. ; PELLANDA, E. C. ; PASE, A. F. . Estudando a cultura através de selfies: implicações do aspecto digital dos dados em sua análise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PUHL, P. R. ; TIETZMANN, R. ; MALLMANN, A. ; NEGRI, A. ; QUEIROZ, F. P. ; KALIL, S. ; GAMBA, J. S. ; PASE, A. F. . Apontamentos de uma metodologia de análise de canais de realidade virtual a partir do YouTube VR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
REIS, B. ; PASE, A. F. ; ROCHA, G. G. . Entre a notícia e o jogo, em busca de padrões na criação de newsgames. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PASE, A. F.. Uma nave, muitas galaxias: como a transmídia ajudou Star Trek. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PASE, A. F.; ROCHA, G. G. . Jogar e viver a notícia. Caminhos para a construção de narrativas jornalísticas em ambientes digitais interativos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
TIETZMANN, Roberto ; NEGRI, A. ; PASE, A. F. ; LOPES, B. V. ; REQUE, C. S. ; GAMBA, J. S. ; MAGNI, L. F. . Resoluções de Imagem Audiovisual: Problematizações Conceituais e Empíricas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PASE, A. F.. Da mesa ao celular, a trajetória do jogo Culinária Gaúcha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Internet das Coisas, mídia e comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PASE, A. F.. Realidade Aumentada e Gamification para Marcas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Jogos como Provocações Críticas, um Estudo do Jogo V de Vinagre e as Revoltas de Junho de 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PASE, A. F.; SILVA, R. P. V. . Game Design para Dispositivos Móveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Do papel para o 3D, uma análise sobre o uso da Realidade Virtual no Jornalismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PASE, A. F.. Potencial das Redes Sociais para os Negócios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PASE, A. F.. A Internet das Coisas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Onde Nenhum Homem Jamais Esteve, A Força da Narrativa Transmidiática na Série Star Trek. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PASE, A. F.. El Internet de las Cosas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PASE, A. F.. Internet das Coisas - O que é e Possíveis Impactos no Setor Público. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PASE, A. F.. Redes Sociais e reconfigurações da comunicação em tempo real. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo C. ; SICA, K. ; GOSS, B. M. ; SOUZA, D. R. ; SANTOS, F. F. ; MELLO, A. . Jornalismo adaptado a novas telas: um estudo da linguagem jornalística nas novas interfaces móveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
PASE, A. F.; CUNHA, Mágda R. ; PELLANDA, Eduardo C. . Locast, yesterday and today. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
PASE, A. F.; SILVA, R. P. V. . Interações Sociais para uma economia de atenção: um estudo do jogo Candy Crush Saga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PASE, A. F.; GOSS, B. M. . Jogos Como Provocações Críticas, um Estudo dos Newsgames Sobre o Programa Prism. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
PASE, A. F.. Creative Industry ? Mobile Technologies and the Metropolitan Creative Environment. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
TRÄSEL, Marcelo R. ; CANATTA, Fábio ; PASE, A. F. . Anotações para um laboratório convergente de estágio curricular em jornalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PASE, A. F.; SCHULTZ, C. A. . 2013, The Year eSports Defined Their Place in Brazil. Norderstedt: Books on Demand GmbH, 2015 (eBook).

2.
PASE, A. F.. Multiplayer. Porto Alegre: Zero Hora, 2012 (Blog).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Estudo de Dinâmica de Audiência Móvel. 2016.

2.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. ; FONTOURA, M. C. . Bases para a construção de um Mobile Lab na DBServer. 2016.

3.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Relatórios sobre Wearables e Curadoria de Conteúdo para uso em Publicidade. 2016.

4.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Relatórios sobre Wearables e mapeamento de Media Labs. 2015.

5.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Pesquisa sobre interfaces móveis visando interações paralelas com Rádio e TV. 2011.

Programas de computador sem registro
1.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. ; TIETZMANN, R. . Avião Vermelho - O Jogo. 2016.

2.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Jogo Culinária Gaúcha. 2016.

3.
PASE, A. F.. Jogo Culinária Gaúcha. 2015.

4.
PELLANDA, Eduardo C. ; PASE, A. F. . Revista Online 2. 2011.

5.
PELLANDA, Eduardo C. ; PASE, A. F. . PUCRS Mobi. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
PASE, A. F.. Parecerista da Revista Estudos em Jornalismo e Mídia. 2018.

2.
PASE, A. F.. Parecerista da Revista Chasqui - Revista Latinoamericana de Comunicación. 2018.

3.
PASE, A. F.. Parecerista da Revista Famecos. 2017.

4.
PASE, A. F.. Parecerista da Revista Fronteiras. 2017.

5.
PASE, A. F.. Parecerista da Revista Fronteiras. 2017.

6.
PASE, A. F.. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Jornalismo. 2017.

7.
PASE, A. F.. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Escrita Criativa. 2017.

8.
PASE, A. F.. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Jornalismo. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAPELAS, B. ; PASE, A. F. . Há dois anos nas lojas, óculos tentam atrair consumidores. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PASE, A. F.. Fake News e Eleições 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PASE, A. F.. Deep Fake News. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PASE, A. F.. Os influenciadores digitais e suas performances encantadoras. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PASE, A. F.. A falta de educação para as mídias cobra um preço alto, diz professor. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
PASE, A. F.. Redes sociais ajudaram a criar clima tenso na greve. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CAPELAS, B. ; PASE, A. F. . Xbox 360 e PS3 se mantêm populares nos emergentes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PASE, A. F.. Fake news espalhadas por robôs preocupam autoridades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
PASE, A. F.. JA Ideias: ?nós precisamos ser criteriosos?, diz pesquisador sobre fake news. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
CAPELAS, B. ; PASE, A. F. . Gigantes dos games iniciam nova fase na E3 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
PASE, A. F.. Futuro dos games fica mais ?distante? dos jogadores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
PASE, A. F.. Instagram chega a marca histórica de 700 milhões de usuários ativos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
PASE, A. F.. Dez aplicativos que podem ajudar (e muito) seu dia a dia em Porto Alegre. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
CAPELAS, B. ; PASE, A. F. . Na BGS, Sony e Microsoft prometem 'Natal dos games' em altíssima resolução. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
CAPELAS, B. ; PASE, A. F. . Com o Switch, Nintendo vira o jogo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
PASE, A. F.. Prós e contras num cenário de transformação tecnológica em alta velocidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
PASE, A. F.. Redes sociais ajudam a mobilizar pessoas em ações positivas e negativas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
PASE, A. F.. Realidade virtual vende ?sonhos? para emplacar em 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
PASE, A. F.. O poder do Big Data no dia a dia do consumidor. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
PASE, A. F.. Mudanças na lei eleitoral altera campanhas feitas pela internet. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
PASE, A. F.. Pokémon Go dá vida extra à Nintendo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
PASE, A. F.. Nova versão do game de futebol Fifa chega ao país. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

23.
PASE, A. F.. O sucesso do YouTube. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
PASE, A. F.. Eleições 2014. 2014.

25.
PASE, A. F.. Eleições 2014, uso das redes sociais no pleito. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PASE, A. F.; ROCHA, G. G. . joRValismo. 2017; Tema: Comunicação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. (Site).

2.
PASE, A. F.. Multiplayer. 2012; Tema: Jogos eletrônicos. (Blog).

3.
PASE, A. F.. andrepase.com.br. 2010; Tema: Página pessoal. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASE, A. F.. Principais Técnicas do Cinema e de Animação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PASE, A. F.. Workshop Jogo Culinária Gaúcha. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PASE, A. F.. Jornalismo digital e mobilidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo C. ; TRÄSEL, Marcelo R. ; MALLMANN, A. ; SANDINI, S. . Capacitação Docente 2010 - Redes Sociais. 2010. .

5.
PASE, A. F.. TV Digital no Brasil. 2008. (Aula Magna).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CUNHA, Mágda R. ; PELLANDA, Eduardo C. . Aparato e sistema para exibição sincronizada de informações visuais e de áudio. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0338122, título: "Aparato e sistema para exibição sincronizada de informações visuais e de áudio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/12/2012


Programa de computador
1.
PELLANDA, EDUARDO ; PERNA, C. B. L. ; TODT, N. ; SOUZA, J. P. F. ; SICA, K. ; DELGADO, H. O. K. ; SANTOS, F. F. ; PASE, A. F. . GLOFOOTBALL GLOSSARY. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 907755259, data de registro: 06/12/2016, título: "GLOFOOTBALL GLOSSARY" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional.


Marca registrada
1.
 PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo C. ; TODT, N. ; PERNA, C. B. L. ; SOUZA, J. P. F. ; DELGADO, H. O. K. ; SICA, K. ; SANTOS, F. F. . GLOFOOTBALL GLOSSARY. 2016, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 907755259, título: "GLOFOOTBALL GLOSSARY" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JACKS, N.; PASE, A. F.. Participação em banca de Paula Coruja. Expressões do(s) Feminismo(s): Discussões do Público com a Youtuber Joutjout. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PRIMO, A. F. T.; PASE, A. F.. Participação em banca de Laura Santos de Barros. Narrativas Efêmeras do Cotidiano: Um Estudo das Stories no Snapchat e Instagram. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PASE, A. F.; CRUZ, D. M.; SOUZA NETO, A.; SEGUNDO, D. K. R.; BERGMANN, J. C. F.. Participação em banca de Geovanna dos Passos. Aperte o play e assista! YouTube, a sala de aula dos gamers?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PINHEIRO, C. M. P.; SCHREIBER, D.; PASE, A. F.. Participação em banca de Maurício Barth. Da Criatividade à Indústria Criativa: Proposição do Modelo Clio e sua Aplicação no Curso de Jogos Digitais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Indústria Criativa) - Universidade Feevale.

5.
SILVA, J. M.; DEUS, S. F. B.; PASE, A. F.. Participação em banca de Bibiana Hegele Bolson. A Folha de São Paulo e o racismo no futebol brasileiro: análise das coberturas jornalísticas nos casos Desábato/Grafite e Patrícia Moreira/Aranha. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
PRIMO, A. F. T.; FRAGOSO, S. D.; BRANCO, M. A. A.; PASE, A. F.. Participação em banca de Mariana Amaro Cruz. Eu Não Posso Ser Dois: Uma Perspectiva sobre o Conceito de Gameplay a Partir de Experimentos com o Jogo Brothers ? A Tale Of Two Sons. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
PELLANDA, E. C.; PINHEIRO, C. M. P.; DOMINGOS, A. C. M.; MARTINS, G. L.; PASE, A. F.. Participação em banca de Lucas Santiago Arraes Reino. Jornalismo baseado em localização: uma análise das potencialidades na produção e no consumo de notícias. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
FRAGOSO, S. D.; SILVA, F. P.; BRANCO, M. A. A.; PASE, A. F.. Participação em banca de Melissa Streck. Análise da influência dos personagens sobre a experiência de games narrativos: um estudo de caso de vínculos emocionais com o jogo Portal. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
SILVA, J. M.; ROCHA, P. J.; PASE, A. F.. Participação em banca de Aline Feijó Bianchini. Política na Web: um estudo sobre o uso de redes e mídias sociais pelos candidatos à prefeitura de Porto Alegre. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
FISCHER, G. D.; TIETZMANN, R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Daniel Petry. As Lembranças Propostas pelo Software: o Agir e o Aprender do Google Photos na Manutenção e Curadoria das Imagens Pessoais. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
AMARAL, A.; PASE, A. F.. Participação em banca de Cleusa Abilia de Almeida. Consumo Cultural nas Práticas Juvenis ? Fãs de Cosplay e Suas Reinvenções: um Estudo de Caso do Grupo Kazejin Cuiabá-MT. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
GERBASE, C.; FISCHER, S.; QUADROS, C. I.; BUCHWEITZ, A.; PASE, A. F.. Participação em banca de Ana Flávia Merino Lesnovski. Uma Experiência Paradigmática: jogos e tensões no encontro entre a narrativa e a interatividade em forma audiovisual e eletrônica. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GIRAFFA, L. M. M.; LACERDA, M. P. C.; LIMA, V. M. R.; CONFORTO, D.; PASE, A. F.. Participação em banca de Mario Augusto Pires Pool. Desafios Educacionais Criativos Associados às Práticas Docentes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
PASE, A. F.; MARASCHIN, C.; VIVES, L. K.; BARONE, D. A. C.; BERCHT, M.. Participação em banca de Leonardo Filipe Batista Silva de Carvalho. Explorando os Mitos Nacionais: contribuição ao aprendizado pelo estímulo à motivação a partir dos serious games. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
ROSARIO, N. M.; JACKS, N.; PASE, A. F.. Participação em banca de Paula Coruja da Fonseca. Gênero E Sociabilidade: Práticas Da Audiência Em Canais Do Youtube. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
JACKS, N.; PIENIZ, M.; PASE, A. F.. Participação em banca de Sarah Moralejo da Costa. Fanworks de fanworks: os relacionamentos entre fãs a partir da produção participativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.; ROSSINI, M. S.. Participação em banca de Fernanda Bernardes. Webdocumentário: possibilidades de interação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
PASE, A. F.; TIETZMANN, Roberto; MONTARDO, S. P.. Participação em banca de Bruna Marcon Goss. Informação móvel para todos: acessibilidade em dispositivos móveis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
COSTA, C. F.; PASE, A. F.; FELIPPI, A. C. T.. Participação em banca de Ricardo Ramos Carneiro da Cunha. Globo Rural: Estratégias da TV Aberta para Conquistar a Nova Classe Média do Campo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
TIETZMANN, Roberto; ROSSINI, M. S.; PASE, A. F.. Participação em banca de Liana Gross Furini. Pirataria de Audiovisual: práticas extraoficiais de distribuição online de longas-metragens. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
PELLANDA, Eduardo C.; PRIMO, A. F. T.; PASE, A. F.. Participação em banca de Aline Ferreira de Mello. A curadoria de informação aplicada ao jornalismo: uma análise comparativa de aplicativos móveis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
PASE, A. F.; CUNHA, Mágda R.; FISCHER, G. D.. Participação em banca de Rodrigo Portes Valente da Silva. Clash of Clans: um game gratuito, mas lucrativo para a economia de atenção. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PUHL, P. R.; STIGGER, H. A.; PASE, A. F.. Participação em banca de Carlos Müller Villela.As personagens femininas de American Horror Story. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
TRÄSEL, Marcelo R.; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Tomás Rahde Queiroz.Storytelling nos Jogos Eletrônicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
TRÄSEL, Marcelo R.; SILVA, J. M.; PASE, A. F.. Participação em banca de Giuliana de Toledo.O Discurso sobre a Primavera Árabe no Caderno Link do Estadão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
Paludo, Ticiano; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Flávio Lerner.Cultura Indie: Cooptação e Publicidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PASE, A. F.; Paludo, Ticiano; TRÄSEL, Marcelo R.. Participação em banca de Laryssa Soares de Araújo.A Transformação da Produção Musical em Notícia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
PELLANDA, Eduardo C.; CUNHA, Mágda R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Aline Ferreira de Mello.O Cruzamento entre Redes Sociais e Notícias: um Estudo de Caso do Flipboard. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
PASE, A. F.; DOMINGUES, J. M.; SICA, K.. Participação em banca de Maria Augusta Cohen Francisco.O Jornalismo em Harry Potter. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
TRÄSEL, Marcelo R.; PELLANDA, Eduardo C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Pedro Henrique Arruda Faustini.O Uso de Redes Sociais no Jornalismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.; DOMINGUES, J. M.. Participação em banca de Isadora de Andrade Barbosa dos Santos.O Jornalismo Gastronômico na Web. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

10.
PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo C.; TRÄSEL, Marcelo R.. Participação em banca de Juliana Bonfiglio Palma.As Narrativas Transmidiáticas na Prática: o Caso do Site Pottermore. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
VILLALOBOS, Marco Antonio; MÉRCIO, Cláudio C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Delmar Farias Dutra Junior.Jornalismo, locução e a evolução das transmissões de futebol na televisão atual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
VILLALOBOS, Marco Antonio; MÉRCIO, Cláudio C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Taynah Buchweitz Espinoza.O telejornalismo esportivo: uma análise comparativa de programas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

13.
TRÄSEL, Marcelo R.; MÉRCIO, Cláudio C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Aline Colletto Menuzzi.Televisão e transmídia: estudo do Big Brother Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

14.
CUNHA, Mágda R.; PELLANDA, Eduardo C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Monica Carvalho da Silva.A trajetória da informação radiofônica e sua organização no cenário tecnológico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

15.
NASCIMENTO, Ana Cláudia; PELLANDA, Eduardo C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Raquel Aline Robaert.Profissão jornalista: o limite entre o pessoal e o profissional nos 140 caracteres do Twitter. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

16.
Paludo, Ticiano; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Rodrigo Fischmann.Disco de vinil como bem de consumo analógico na era digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

17.
VILLALOBOS, Marco Antonio; MÉRCIO, Cláudio C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Taynah Buchweitz Espinoza.O Telejornalismo Esportivo: uma Análise Comparativa dos programas Jogo Aberto e Globo Esporte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

18.
Paludo, Ticiano; RAHDE, Maria Beatriz Furtado; PASE, A. F.. Participação em banca de Vinícius Maurano Lara.Comunicação como Instrumento de Construção de Marca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

19.
VILLALOBOS, Marco Antonio; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Lucas de Souza Cardoso.A Interatividade na Imprensa Televisiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

20.
PELLANDA, Eduardo C.; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Charise Soares Boeira.O canal MTV Overdrive: música e interatividade para o espectador na Web. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

21.
PELLANDA, Eduardo C.; CUNHA, Mágda R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Greta Sanchotene de Mello.Blogs na ZH.com. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

22.
RAHDE, Maria Beatriz Furtado; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Jomara Maria da Silva Cardoso.Animes na comunicação pós-moderna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

23.
PELLANDA, Eduardo C.; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Wellington Luis Johann.Da Web Desktop para a móvel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

24.
PELLANDA, Eduardo C.; PASE, A. F.; TRÄSEL, Marcelo R.. Participação em banca de Amora Marzulo.A utilização das Midias Sociais na Campanha de Barack Obama. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

25.
PELLANDA, Eduardo C.; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Thales Barreto.Publicação de Noticias Jornalisticas nas Redes Sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

26.
TRÄSEL, Marcelo R.; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Vinícius Lopes de Almeida.Publicidade e Entretenimento: os jogos digitais como ferramenta de comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

27.
TIETZMANN, Roberto; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Alexandre Belmonte Oliveira.Advergames. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

28.
CUNHA, Mágda R.; KLOCKNER, Luciano; PASE, A. F.. Participação em banca de Ana Luiza Bobsin Bazerque.Rádio e Música Brasileira: uma reflexão sobre comportamento da audiência no campo da indústria cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

29.
PELLANDA, Eduardo C.; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de José Pedro Jobim Fontoura.Diferentes abordagens para uma mesma notícia: um estudo de caso da Folha de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

30.
TRÄSEL, Marcelo R.; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Antônio César Soletti.Subservient Chicken: um estudo de caso em marketing viral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

31.
TIETZMANN, Roberto; TRÄSEL, Marcelo R.; PASE, A. F.. Participação em banca de Arthur da Silveira Perez.Virtualidade e realidade dos jogos online: um estudo do universo e da marca World of Warcraft. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

32.
RAHDE, Maria Beatriz Furtado; TIETZMANN, Roberto; PASE, A. F.. Participação em banca de Fabiane Bento Alves.A Linguagem das Histórias em Quadrinhos como Suporte para a Reportagem Jornalística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

33.
PELLANDA, Eduardo C.; NECCHI, Vitor; PASE, A. F.. Participação em banca de Giovanna Silveira Milani.Jornalismo de viagem: comparações entre formas e linguagens impressas e online. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PASE, A. F.. Bolsa para Produção de Conteúdo Digital e Reflexão Crítica sobre Arte Digital. 2010. Fundação Nacional de Artes.

2.
PASE, A. F.. Bolsa para Produção de Crítica de Arte Digital. 2009. Fundação Nacional de Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Seminário Internacional de Comunicação.Redes de conexões e de comunicação. 2017. (Seminário).

2.
Hackatona Kony DB Server.Usabilidade em Aplicativos Móveis. 2016. (Outra).

3.
XII Seminário Internacional da Comunicação.Moderação palestra Howard Rheingold. 2013. (Seminário).

4.
Crappy Game Complaining Marathon.Guitar Hero: van Halen. 2012. (Outra).

5.
Minds for Sale. 2012. (Encontro).

6.
Professional Play and the e-Sports Industry. 2012. (Encontro).

7.
Purposeful Games: Research & Design. 2012. (Encontro).

8.
What Games Mean (And How They Mean It). 2012. (Encontro).

9.
Before Fox News: Right-Wing Broadcasting, Cold War America, and the Conservative Movement. 2011. (Encontro).

10.
Building the Talent Pipeline. 2011. (Encontro).

11.
Cities and the Future of Entertainment. 2011. (Congresso).

12.
Civic Games. 2011. (Encontro).

13.
Civic Maps. 2011. (Encontro).

14.
Creative Industries, Micro-productivity and Social Learning: A Cultural Science Approach to Cultural and Media Studies. 2011. (Encontro).

15.
Designing Connections. 2011. (Encontro).

16.
Designing Culture: The Technological Imagination at Work. 2011. (Encontro).

17.
From Settlers to Quarriors: Breaking up the Monopoly with Modern Board Game Design. 2011. (Encontro).

18.
II Seminário Internacional Cultura da Música: Som + Imagem.Som nos Jogos: do ruído à imersão sonora. 2011. (Seminário).

19.
IV GamePad.Don´t Lent Me Down - Reflexões sobre os Jogos Musicais Pós-Guitar Hero. 2011. (Seminário).

20.
Mapping Media Ecosystems. 2011. (Encontro).

21.
Marks of Materiality in Digital Bodies. 2011. (Encontro).

22.
Media in Transition 7. Inbound and outbound, when applications invade TV and change our rooms. 2011. (Congresso).

23.
ONA 11 - Online News Association Conference. 2011. (Congresso).

24.
Out of the Playpen into the Playground: The Design of Digital Experiences for Positive Youth Development. 2011. (Encontro).

25.
Revision, Culture, and the Machine: How Digital Makes Us Human. 2011. (Encontro).

26.
Surveillance and Citizenship. 2011. (Seminário).

27.
The Aesthetics of Games. 2011. (Encontro).

28.
The Cartoonist and the Whale: Notes on the Future of Journalism and Other Media. 2011. (Encontro).

29.
V Futures of Entertainment. 2011. (Congresso).

30.
VI Music and Sound for Visual Media. 2011. (Outra).

31.
XI Semana da Comunicação da UFMA.Uma TV e várias telas: desafios da TV Digital e das redes sociais. 2011. (Outra).

32.
XI Seminário Internacional da Comunicação.Um Tema e Muitos Caminhos: a Comunicação Transmidiática no Jornalismo. 2011. (Seminário).

33.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anotações para um laboratório convergente de estágio curricular em jornalismo. 2011. (Congresso).

34.
Campus Party.TV Digital na Sala de Aula. 2010. (Outra).

35.
Go Game.Panorama das Relações entre Música e Jogos. 2010. (Encontro).

36.
I Seminário de Jornalismo Online. 2010. (Seminário).

37.
RBS Debates.Narrativa Transmídia, o poder das histórias na era da convergência. 2010. (Outra).

38.
XI Intercom Sul. Novas Mídias e os Jovens. 2010. (Congresso).

39.
3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital.Vídeo para a Web. 2009. (Seminário).

40.
Campus Party.Pra que TV, eu quero Web!. 2009. (Oficina).

41.
Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao. O Corpo e o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço. 2009. (Congresso).

42.
Forum Internacional do Software Livre. TV Digital na Comunicação e Propaganda. 2009. (Congresso).

43.
Futures of Entertainment. 2009. (Congresso).

44.
Gamepad. 2009. (Seminário).

45.
Palestra p. Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade.TV Digital e as Perspectivas do Vídeo Digital. 2009. (Encontro).

46.
X Seminário Internacional da Comunicação.Moderação na mesa "Mídias convergentes, suportes e mobilidade". 2009. (Seminário).

47.
X Seminário Internacional de Comunicação.Jogando com a Realidade: breve estudo de situações do cotidiano aplicadas ao universo do entretenimento eletrônico. 2009. (Seminário).

48.
Aula Magna no Centro Universitário Metodista IPA.TV Digital. 2008. (Outra).

49.
Campus Party. 2008. (Outra).

50.
Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação. 2008. (Congresso).

51.
Seminario Regional sobre Inclusión, Redes y Contenidos Digitales Interactivos. 2008. (Congresso).

52.
Seminário sobre Inclusão e Produção de Conteúdos Digitais Interativos. 2008. (Seminário).

53.
Set Universitario.TV pra quÊ? Eu quero é web!. 2008. (Oficina).

54.
Simpósio ABCiber. 2008. (Simpósio).

55.
Mostra das Profissões do Colégio Marista Champagnat.Jornalismo. 2007. (Oficina).

56.
Set Universitario.Vídeo Online. 2007. (Oficina).

57.
Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. O Mercado de Comunicação e as Novas Tecnologias. 2006. (Congresso).

58.
Gamepad.Cartografia das Interações nos Jogos Eletrônicos. 2006. (Seminário).

59.
Set Universitario.Novas Audiências: Blogs, Efeito Cauda Longa e Oportunidades para a Comunicação. 2006. (Oficina).

60.
Capacitação Docente da PUCRS. 2005. (Seminário).

61.
Set Universitario.Jornalismo Online. 2005. (Oficina).

62.
Mostra Cultural Hiper.Por Trás dos Games. 2004. (Oficina).

63.
Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicaçao. 2003. (Congresso).

64.
Semana Acadêmica de Comunicação Social da Unisc.Produçao em Web. 2003. (Oficina).

65.
Seminário Internacional da Comunicação. 2003. (Seminário).

66.
Set Universitario.Jurado. 2003. (Seminário).

67.
Semana Acadêmica de Comunicação Social da Unisc.Conteúdo para a Web. 2002. (Seminário).

68.
Set Universitario.Jurado Mostra Competitiva - Categoria Rádio. 2002. (Seminário).

69.
Set Universitario.Jurado Mostra Competitiva - Prêmio Especial Famecos 50 anos. 2002. (Outra).

70.
Set Universitário.Ministrante de oficina de Jornalismo Online. 2001. (Oficina).

71.
Set Universitario.Jornalismo Online. 2000. (Oficina).

72.
Expomusica.O Futuro da Música. 1999. (Seminário).

73.
27º Congresso Nacional dos Jornalistas, Porto Alegre. 1996. (Congresso).

74.
Set Universitario. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASE, A. F.; COHEN, M. . Unity VR & Multiplayer Roadshow: PUC-RS. 2016. (Outro).

2.
PASE, A. F.. Conexões entre Jogos e Cinema de Animação. 2016. (Outro).

3.
PASE, A. F.. Integração entre cinema e jogos digitais ? a experiência do conteúdo do filme As Aventuras do Avião Vermelho. 2016. (Outro).

4.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. ; NUNES, A. C. B. ; FONTOURA, M. C. ; SICA, K. ; SOUZA, D. R. . Millennial Observatory Brazil Study. 2016. (Outro).

5.
PASE, A. F.. Conexões entre Jogos e Cinema de Animação. 2016. (Outro).

6.
PASE, A. F.. Workshop Jogo Culinária Gaúcha. 2015. (Outro).

7.
PASE, A. F.; MUSSE, S. R. . SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Congresso).

8.
PASE, A. F.. From Favela to the Big Screen: the Contemporary Brazilian Cinema. 2012. (Outro).

9.
PASE, A. F.. International Association for Media and Communication Research - IAMCR - Congresso Internacional de Comunicação. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Suelen Backes. Influenciadores Digitais e difusão da informação. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Mariana Fontoura. Jogos e filosofia, um olhar sobre o significado através do gameplay. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Marcos Notari Bertoncello. O Ruído do Rádio no ambiente de convergência. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Caroline Lara. Bots e a construção das marcas n era do omnichannel. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

5.
Gabriel Galli Arévalo. Crowdfunding como estratégia jornalística. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

6.
Camila Schultz Amorim. Remediações nas transmissões televisivas de eSports. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Giovanni Guizzo da Rocha. O potencial jornalístico da realidade virtual. Início: 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Gisele Noll. Digital Humanities e Materialidades Digitais. Início: 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andressa Fantoni. Instagram e imaginário jovem. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: André Fagundes Pase.

2.
Camila Saccomori. Seriados e ambiente transmidiático. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: André Fagundes Pase.

3.
Bruna Marcon Goss. Informação Móvel para Todos: Acessibilidade em Aplicativos Jornalísticos para Dispositivos Móveis. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: André Fagundes Pase.

4.
Rodrigo Portes Valente da Silva. Jogos e Economia da Atenção. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: André Fagundes Pase.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Decker. O Polemista nas Redes Sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

2.
Bruno Felin. A transformação da revista Wired do papel ao iPad. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

3.
Roberto Cabral Azambuja. Jornalismo Impresso X On Line: Uma análise das rotinas de produção do caderno de esportes de Zero Hora e ClicEsportes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

4.
Tomás Hammes. Ronaldo, a trajetória de um ídolo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

5.
Giovanni Caprio Neto. Twitter na Rádio Gaúcha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

6.
Jeniffer Remião Caetano. A nova televisão e os novos fãs. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

7.
Larissa Ferreira Pedroso. A influência das redes sociais na comunicação das empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

8.
Yara de Almeida Fernandes Tropea. Jornalismo online e a arquitetura da informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

9.
Luciano Kruel Varelmann. As novas formas de transmissão esportiva através da Internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

10.
Nataniel Zeilmann. A Comunicação em World of Warcraft. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

11.
Fernanda Botta. A Ética nos Blogs. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

12.
Giane da Silva Laurentino. O uso de ferramentas de hipermídia no jornalismo literário online: um estudo da reportagem "o ano de Euclides" no site do Estadão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

13.
Juan Bernardo Ubal Aguinsky. Videogames e narrativa: a evolução na série Metal Gear Solid. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

14.
Natália Pithan. A Trajetória do Capitão América. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

15.
Vagner Gaidzinski Martins. As perspectivas do Rádio AM no Brasil, uma análise da Band AM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

16.
Richard Kvitko Katz. Jornalismo gastronômico em novas mídias: blogs como ferramenta a serviço da boa mesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

17.
Júlia Porsch Timm. O jornalismo cultural na web: blogs, sites, portais e redes de relacionamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

18.
Tiago Medina. A Convergencia de Midias em Zero Hora.com. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

19.
Luciano Schneider. O Jornalista nas Histórias em Quadrinhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

20.
Vitor Germano Bortolini Giongo. TV Digital: O Pequeno Cada Vez mais Longe da Telinha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

21.
Kessiane Sá Franco. Mundos Virtuais e os Novos Formatos de Publicidade Online - Estudo do Universo Second Life. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

Iniciação científica
1.
Henrique Ferreira Bregão. Existe um Jogo para Cada Notícia? Relação entre Estilos de Jogos e Notícias. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

2.
Bruna Reis. Mapeamento das Rotinas de Produção de Jogos Jornalísticos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.

3.
Cristina Fragata dos Santos. Curadoria de Conteúdo Jornalístico. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: André Fagundes Pase.



Inovação



Patente
1.
 CUNHA, Mágda R. ; PELLANDA, Eduardo C. . Aparato e sistema para exibição sincronizada de informações visuais e de áudio. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0338122, título: "Aparato e sistema para exibição sincronizada de informações visuais e de áudio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/12/2012


Programa de computador registrado
1.
PELLANDA, EDUARDO ; PERNA, C. B. L. ; TODT, N. ; SOUZA, J. P. F. ; SICA, K. ; DELGADO, H. O. K. ; SANTOS, F. F. ; PASE, A. F. . GLOFOOTBALL GLOSSARY. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 907755259, data de registro: 06/12/2016, título: "GLOFOOTBALL GLOSSARY" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional.


Programa de computador sem registro
1.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. ; TIETZMANN, R. . Avião Vermelho - O Jogo. 2016.

2.
PASE, A. F.. Jogo Culinária Gaúcha. 2015.

3.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. . Jogo Culinária Gaúcha. 2016.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PELLANDA, E. C. ; SICA, K. ; PASE, ANDRÉ FAGUNDES . Novas telas para o jornalismo: a linguagem dos dispositivos wearables. In: Carlos Camponez; Gil Baptista Ferreira; João Miranda; Pedro Jerónimo; Sara Meireles Graça. (Org.). Comunicação e Transformações Sociais (vol. 4). 1ed.Coimbra: Sopcom, 2017, v. 1, p. 304-311.


Apresentações de Trabalho
1.
PASE, A. F.. El Internet de las Cosas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PASE, A. F.. Internet das Coisas - O que é e Possíveis Impactos no Setor Público. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PASE, A. F.. Redes Sociais e reconfigurações da comunicação em tempo real. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PASE, A. F.. Principais Técnicas do Cinema e de Animação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PASE, A. F.. Eleições 2014. 2014.

2.
PASE, A. F.. Eleições 2014, uso das redes sociais no pleito. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASE, A. F.; MUSSE, S. R. . SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Congresso).

2.
PASE, A. F.. Conexões entre Jogos e Cinema de Animação. 2016. (Outro).

3.
PASE, A. F.. Integração entre cinema e jogos digitais ? a experiência do conteúdo do filme As Aventuras do Avião Vermelho. 2016. (Outro).

4.
PASE, A. F.; PELLANDA, E. C. ; NUNES, A. C. B. ; FONTOURA, M. C. ; SICA, K. ; SOUZA, D. R. . Millennial Observatory Brazil Study. 2016. (Outro).

5.
PASE, A. F.. Conexões entre Jogos e Cinema de Animação. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:24:17