Elio Ferreira de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8949605914726464
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; área de concentração Teoria da Literatura; linha de pesquisa Literatura Comparada; obtenção do grau de Doutor em 28 de novembro de 2006; título da tese: Poesia Negra das Américas: Solano Trindade & Langston Hughes (371p.). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará; área de concentração Literatura Brasileira; obtenção do grau em Mestre em julho de 2001; título da dissertação: Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luís Gama. Especialização em Literatura Brasileira - PUC/PREPES - Belo Horizonte, em julho de 1989. Graduação em Letras Português/Latim pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB/Brasíla, em setembro de 1979. Professor Efetivo da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, na área de Literatura, no Curso de Graduação em Letras; Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí - UESPI; Ex-Professor Permanente do Mestrado em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Afrodescendente, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Comparada, poesia negra das Américas, literatura e culturas afrodescendentes, literatura negra e memória, literatura e construção de identidades afrodescendentes, literatura e narrativa oral, poesia, cultura indígena. Coordenador do V, IV, III, II e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro - NEPA/UESPI e o Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI, nos anos 2017, 2015, 2013, 2011 e 2009, respectivamente, na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina/Piauí/Brasil. Coordenador do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO - NEPA/UESPI. Autor do projeto e Coordenador de duas turmas do Curso de Especialização em Literatura e História Afro-brasileira e Africana da UESPI; Membro da Comissão responsável pela criação do Mestrado em Letras da Universidade Esadual do Piauí; Membro da Comissão do Projeto Responsável pela criação de Cotas para Negros, oriundos de escolas públicas, na Universidade Estadual do Piauí. Curador e idealizador do Projeto Roda de Poesia & Tambores, iniciado em 13 de outubro de 2000, em Teresina. Publicou sete livros de poesia; escreveu e organizou vários livros de ensaios críticos sobre Literatura e Cultura Afrodescendentes; em antologias poéticas como os Cadernos Negros 27, 29; 31; 33; dezenas de ensaios sobre literatura e cultura afrodescendente; assinou coluna de opinião em jornais. Editor da Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES, números 1 e 2 - ISSN: 1984-2872. Ganhou prêmios de poesia falada e escrita em concursos de caráter regional e nacional, dentre outras produções. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elio Ferreira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Elio Ferreira de;FERREIRA, Elio.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Poesia negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Roland Gerhard Mike Walter.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Poesia negra, Negritude, Américas; Literatura; Afrodescendência; Brasil e Estados Unidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
1998 - 2001
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: José Leão de Alencar Oliveira Júnior.
Palavras-chave: Poesia negra, Negritude, Américas; literatura afro-brasileira, poesia negra, negritud.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1989
Especialização em Especialização em Literatura Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O negro na poética de Carlos Drummond de Andrade; Torquato Neto & a poética da inversão; A trajetória de Surrupita em Dão-Lalalão, de João Guimarães Rosa; O negro em O cortiço, de Aluísio de Azevedo; Electra, uma tragédia de Sófocles..
1976 - 1979
Graduação em Licenc. em Letras (Português-Latim e Literaturas).
Centro de Ensino Unificado de Brasilia, CEUB, Brasil.




Formação Complementar


2007
Extensão universitária em Curso de Extensão Continuada em Língua Inglesa.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1991
Curso de Curta Duração.
ABADÁ Capoeira, ABADÁ, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Instrumental de Língua Francesa. (Carga horária: 45h).
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, FADE/UFPE, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Língua Espanhola.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1999
Língua Inglesa.
Instituto Cultural Americano, ICA, Brasil.
1990 - 1994
Língua Inglesa. (Carga horária: 450h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Quadro Permanente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Quadro Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2009 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro - NEPA/UESPI, .

Atividade de extensão realizada
ÁFRICA BRASIL - Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas.;.
03/2008 - Atual
Ensino, Especialização em Literatura Comparada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura e Afro-descendência
04/1991 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Piauí, .

04/1991 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatua Universal, Literatura Clássica, Poesia, Prosa, Literatura e Identidade.

CNPQ E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, CNPQ/UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: 40 horas semanais, Carga horária: 40


PIBIC/CNPq - UniversidadeEstadual do Piauí, PIBIC/CNPQ/UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Quadro Permanente, Enquadramento Funcional: 40 horas semanais, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Literatura afrodescendente: identidade, cultura e memória.
2.
Literatura afro-brasileira.
3.
Literatura antiga e contemporânea
4.
Literatura Comparada: literatura, cultura popualr e outras artes.
5.
Literatura afro-descendente: história, sociedade, imaginário, memória e identidade.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
NARRATIVA DOS ESCRAVOS NO BRASIL: A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DE NAZARÉ DO PIAUÍ (1770), ESCRITA POR ELA MESMA, UM RELATO AUTOBIOGRÁFICO DE EXPERIÊNCIA PESSOAL E COLETIVA PRECURSOR DA LITERATURA AFRO-BRASILEIR
Descrição: DA ORIGINALIDADE DO PROJETO - A abordagem crítica do corpus literário investigado é notadamente lacunar nos cursos e estudos acadêmicos de literatura brasileira. Por conseguinte, esse tipo de texto tem se tornado ausente nos livros e compêndios de literatura do Ensino Básico. Nesta perspectiva, o projeto torna-se estratégico pela organização da antologia textual e também ao propiciar os fundamentos para a leitura comparada das autobiografias, poemas, cartas e narrativas dos escravos, escrita por homens e mulheres escravizados no Brasil durante o regime de escravidão. Por conseguinte, estabelecer-se-ão diálogos com a poesia, a autobiografia, contos e romances de autoficção escritos por afro-brasileiros do período da abolição da escravatura à contemporaneidade. Tal proposição e exercício investigativo textual possibilitará, certamente, a compreensão da narrativa dos escravos como texto formador de uma tradição e do cânon literário afro-brasileiro, o que justifica a originalidade do presente projeto de pós-doutoramento. DA PESQUISA DOCUMENTAL E DE CAMPO - Este Projeto foi aceito pelo Supervisor, o Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte, e o Colegiado de Pós-graduação em Literatura da UFMG. ?O referido estágio terá a duração inicial prevista de doze meses, a partir do segundo semestre de 2018, e será realizado simultaneamente na UFMG e em acervos documentais existentes em Instituições brasileiras e portuguesas. Isto se justifica em função da necessidade de examinar fontes primárias existentes em arquivos do Piauí e do Maranhão, bem como da Torre do Tombo, em Lisboa, além de outros arquivos Portugueses?. (DUARTE, 22/02/2018). Pretende-se ainda ouvir as narrativas orais contadas pelos moradores do lugar, a análise de peças já catalogadas e outras a serem catalogadas no sítio arqueológico das ruínas da casa grande de Algodões, que possam elucidar fatos relacionados à escravidão na Inspeção de Nazaré e, especialmente, ligadas à Carta reivindicatória de Esperança Garcia e à vida de homens e mulheres escravizados na antiga fazenda dos Algodões, onde vivera a escrava e cozinheira negra, que lutou por direitos e cidadania de si mesmo, dos filhos, marido e parceiros do regime de escravatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Assunção de Maria Sousa e Silva - Integrante / Raimunda Celestina Mendes da Silva - Integrante / Feliciano José Bezerra Filho - Integrante / IRANEIDE SOARES DA SILVA - Integrante / ROBSON CARLOS DA SILVA - Integrante / CLÁUDIO RODRIGUES DE MELO - Integrante / JOSÉ BISPO DE MIRANDA - Integrante.
2014 - Atual
LITERATURA AFRODESCENDENTE E CULTURAS DIASPÓRICAS: IDENTIDADE E MEMÓRIA (poesia, romance, conto, crônica, teatro, cartas, narrativa oral, narrativas de experiências e autobiográficas de autores contemporâneos, relatos de experiência escritos pelos próprio
Descrição: O presente projeto de pesquisa prioriza o estudo da Literatura Afrodescendente (Literatura Negra, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Negro-Brasileira), escrita pelos autores e autoras negros do Brasil, da diáspora africana nas Américas, Antilhas e Caribe; autores abolicionistas e precursores da Literatura Afro-Brasileira antes e depois da abolição da escravatura no Brasil; Literatura e a Cultura Africana contemporânea de língua portuguesa e pós-colonial; a Literatura e narrativas orais Indígenas; Literatura Afrodescendente e relações de gênero na escrita das mulheres negras; A poesia negra do Piauí do século XVIII à contemporaneidade. Os diálogos da escritura afrodescendente com as culturas orais de tradição africana, ressignificadas e/ou recriadas nas encruzilhadas, fronteiras, lugares e entre-lugares das narrativas negras em diáspora, hibridizadas no Novo Mundo. A pluralidade do conceito de Literatura Negra ou Afrodescendente. Temas e subtemas das obras estudadas, a ?escrevivência? ou a escrita de experiência vivida pelo próprio autor/autora negra, sua família, clã, grupo, comunidade, civilização ou nação, a estratégia de narrar, relatar, performar, contar, cantar ou versejar de dentro dos acontecimentos líricos reais ou fictícios; a subjtividade, ?o ponto de vista? são entre outras estratégias pontos norteadores do nosso projeto de leitura e análise literária, campo de pesquisa e demanda do conhecimento e reconhecimento da história, da cultura, da memória pessoal e coletiva do autor, do respeito à diferença, da construção de identidades afrodescendentes. Essas narrativas (eu-líricos, protagonistas/personagens) são significadas e ressignificadas pela não fixidez da imagem do negro no texto literário; na construção de representações positivas na obra afrodescendente ao deslocar ou desconstruir estereótipos ?raciais? e racismos contra o negro; na negação da naturalização da pessoa negra como ?homem invisível?; na afirmação da diversidade do eu-lírico ou do poeta negro no lugar de pertencimento enquanto sujeito negro/narrador e protagonista da história social na diáspora negra. A literatura afrodescendente enquanto ?conceito em construção? faz vários percursos, entre estes destacamos ainda estratégias de contar e temáticas, como a afirmação do sujeito negro a partir de uma perspectiva ideológica e engajada; a construção de identidades afrodescendentes ou negras na escrita literária; a construção de uma gênese da literatura negra diaspórica que se inicia com os relatos de experiência dos escravos ou slave narrative nos EUA à tradição da narrativa autobiográfica dos autores negros contemporâneos; a afirmação de uma identidade negra através do eu-lírico e o enfrentamento ao racismo do branco; a herança griot e o legado das narrativas orais da tradição africana e hibridização na diáspora; os quais suscitam os aportes teóricos dos estudos culturais, da história da escravidão, da literatura comparada, da psicanálise, da antropologia, da multiculturalidade ou diversidade cultural, da pós-colonialidade, dentre outros campos das ciências humanas. Compete ainda a este projeto o estudo de obras de autores negros que não se dizem negros diretamente na sua escrita, ultrapassando as fronteiras de conceitos mais abertos de Literatura Afrodescendente ou Literatura Negra, considerando-se a experiência pessoal de cada autor ao contar sua própria história, a história da família ou da coletividade, os lugares da relação negro e branco; estratégias, memórias, relatos, dissimulações e Negaça através do reconhecimento e da construção da história social do negro na África, no Brasil, Américas e diásporas africanas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (14) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador.
2010 - 2011
LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UM DIÁLOGO DA ESCRITA COM A CULTURA ORAL E AS ?HISTÓRIAS CONTADAS? PELO POVO DO PIAUÍ.
Descrição: Estudar a Literatura Afro-Brasileira e seu diálogo com as ?histórias contadas? pelo povo do Piauí, como as narrativas de experiências e as narrativas imaginadas, no processo de construção de identidades e da memória afrodescendente, visando à recuperação do conto oral e ao ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Cantigas, historias e identidade indigena na Festa do Moqueado do povo Guajajara
Descrição: O Projeto visa ao estudo da memoria historica, narrativas e da identidade cultural da populaçao indigena Guajajara de Grajau - MA, contribuindo dessa foma para o conhecimento/reconhecimento acerca da cultura desses povos. A partir de um ritual de grande importancia na tribo dos Guajajaras, a FESTA DO MOQUEADO, estamos fazendo a leitura e o reconhecimento dos elementos que representam esse rito, em especial as cantigas, um dos elementos fundamentais da Festa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Alíria Wiuíra Benícios de Carvalho - Integrante.Financiador(es): PIBIC/CNPq - UniversidadeEstadual do Piauí - Bolsa.
2009 - 2010
Canto e cantigas do Bumba-meu-boi de Né Preto de Floriano - Piauí
Descrição: Estudo da poesia afro-brasileira, como processo de construção de identidades, da auto-estima, da memória oral e histórica dos afro-brasileiros, vendo como se expressam os autores e autoras afrodescendentes, enfatizando se for o caso as semelhanças e diferenças dessa escrita com a performance dos cantos, canções ou narrativas orais ritualizadas nas manifestações culturais afro-brasileira, especialmente o BOI DE NÉ PRETO DE FLORIANO, no Piauí..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Wilany Alves Barros do Carmo - Integrante.Financiador(es): PIBIC / Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
2009 - 2009
II COLÓQUIO DE LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DA UESPI
Descrição: Este Colóquio aconteceu concomitante ao ÁFRICA BRASIL I Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e CUlturas Afro-Brasileiras e Africanas da UESPI, com o propósito de fomentar, incentivar e disseminar o ensino e a pesquisa dos conteúdos disciiplinares das Literaturas Afro-Brasileras e Africanas no PIauí e regiões circunvizinhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (70) / Mestrado acadêmico: (15) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Estudos de Poesia Negra e Cultura Afro-brasileira: Organização de Antologia de Antologia Poética com Verbetes de Autores Afro-Piiauienses
Descrição: Estudos de Poesia Negra e Cultura Afro-brasileira: Organização de Antologia de Antologia Poética com Verbetes de Autores Afro-Piiauienses com vistas a subsidiar ao estudo e à pesquisa da obra literária de autores negros do Piauí. Trabalho de pesquisa do PIBIC/CNPq..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Antônia Maria da Conceição Silva - Integrante.Financiador(es): PIBIC/CNPq - UniversidadeEstadual do Piauí - Bolsa.
2008 - Atual
Literatura Afro-Brasileira: identidade e memória
Descrição: Estudos e pesquisas da Literatura Afro-Brasileira e Afrodescendente (poesia, romance, conto, teatro, crônica, cartas, narrativa oral, narrativas de experiência e autobiográfica, mitopoéticas, cantos, canções) em diálogos e relações com a cultura, a identidade e a memória da Diáspora negra e africanidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
RODA DE POESIA & TAMBORES: SARAU MUSICANDO A UESPI
Descrição: O projeto tem como objetivo fomentar a interpretação e produção lítero-musical no âmbito da comunidade acadêmica por meio da revitalização da Roda de Poesia & Tambores: Sarau Musicando a UESPI, um evento que ocorreu periodicamente no passado, no Espaço Osório Júnior, complexo do Teatro 4 de Setembro durante os anos de 2000 a 2010, em Teresina - Piauí, sob a Curadoria do poeta Elio Ferreira, Professor na UESPI. Dessa edição, foram publicados duas revisas. O presente projeto tem iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro - NEPA, do Curso de Licenciatura em Letras Português e está sob a Coordenação do Prof. Dr. Elio Ferreira de Souza e do Prof. Dr. Franklin Oliveira. Os eventos ocorrerão mensalmente e terão sempre um poeta ou cancionista como homenageado e aceitará inscrições dos intérpretes ou compositores interessados em dividir sua performance com o público do sarau. As performances serão registradas e áudio e vídeo para que posteriormente tornem-se objetos de estudo para a publicação de novos números da revisa: RODA DE POESIA & TAMBORES..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Márcia Edlene Mauriz Lima - Integrante / Franklin Oliveira Silva - Integrante / Lisete Napoleão Medeiros - Integrante / Caio César Viana de Almeida - Integrante / Ana Cláudia Oliveira Viana - Integrante / Mariano Gomes de Abreu - Integrante / Juliana Alves de Sousa - Integrante.
2017 - 2017
V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.
Descrição: O ÁFRICA BRASIL - V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DA UESPI; VII Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana; IV Salão do Livro Universitário da UESPI ? SALIU e I Encontro Internacional de Culturas Afrodescendentes e Indígenas da América Latina e Caribe ? UESPI / ADHILAC Brasil contribuirão para o ensino, a pesquisa e a extensão de literatura, história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, abarcando as discussões sobre etnia, religiosidade, gênero e suas representações. Este projeto se fundamenta nos princípios da ética e da cidadania; no reconhecimento e na valorização dos direitos do/a cidadão/ã na construção de saberes, como forma de resistência e o combate aos preconceitos, discriminações e suas formas correlatas. Os conteúdos interdisciplinares, englobando Literaturas africanas e afro-brasileiras, História da África e dos Afro-brasileiros e indígenas, da Cultura afro-brasileira e indígena, previsto nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, no percurso teórico já dimensionado, sustentam o combate ao racismo...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Assunção de Maria Sousa e Silva - Integrante / Sebastião Alves Teixeira Lopes - Integrante / Raimunda Celestina Mendes da Silva - Integrante / Raimundo Isídio de Sousa - Integrante / Nilson Macêdo Mendes Júnior - Integrante / Raimundo Silvino do Carmo Filho - Integrante / Margareth Torres de Alencar Costa - Integrante / Feliciano José Bezerra Filho - Integrante / OMAR MARIO ALBORNOZ - Integrante / IRANEIDE SOARES DA SILVA - Integrante / RAIMUNDO DUTRA DE ARAUJO - Integrante / ALCEBÍADES COSTA FILHO - Integrante / CLÁUDIO RODRIGUES DE MELO - Integrante / Márcia Evelin - Integrante / JOSÉ BISPO DE MIRANDA - Integrante / AILMA DO NASCIMENTO SILVA - Integrante / FRANCISCO ANTÔNIO DE VASCONCELOS - Integrante / GERALDO EDUARDO DA LUZ JÚNIOR - Integrante / BÁRBARA OLÍMPIO RAMOS DE MELO - Integrante.
2015 - 2015
IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.
Descrição: O IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas visa estabelecer intercâmbios dos saberes através da investigação científica e da interdisciplinaridade. Oportunizará o reconhecimento da História e do valor da Cultura dos afro-brasileiros, afrodescendentes e africanos pelo próprio negro e o não negro, a recusa dos estereótipos e preconceitos raciais elaborados ao longo de vários séculos de escravidão e desrespeito à humanidade dos povos e civilizações colonizadas pelo Ocidente. O evento promoverá o estudo, a produção e a publicação de textos acadêmicos relacionados aos temas da africanidade e da diáspora negra, sob a ótica da pluralidade de experiências, valores e saberes, da multiculturalidade, do respeito à diferença, possibilitando o debate e o conhecimento de conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008). Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento : Contribuirá para o estudo, a pesquisa e o ensino de literatura, história e cultura afro-brasileira e africana; abarcando também temas relacionados à história e à cultura indígena, gênero e representações. A proposta do projeto abriga os princípios de etnia e ?raça?, o reconhecimento e a valorização da memória, da cultura, da religiosidade, a construção de identidades afrodescendentes, a resistência e o combate ao preconceito étnico-racial, promovendo o conhecimento de conteúdos disciplinares para o ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira e indígena, previsto nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o que ?significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação na agenda brasileira de redução das desigualdades? (2009, p.3), promovendo ainda as Ações Afirmativas e a escola como ?lugar da formação de cidadãos?, bem como a valorização da pluralidade cultural do Brasil. Finalidades do Evento : O nosso objetivo é promover estudos, sob a ótica da pluralidade e da multiculturalidade, do respeito à diferença, intercambiando experiências e saberes através da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008) e Gênero. O evento cria novas perspectivas para o Mestrado em Letras da UESPI (Literatura, Memória e Cultura), primeiro Curso de Pós-Graduação stricto sensu desta IES, no seu quarto ano de funcionamento, para o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro ? NEPA, para a Licenciatura em Letras e demais cursos de graduação da UESPI. Visa ao ensino, à formação continuada do corpo docente do Ensino Básico, à produção científica nesta IES, disseminando essas ações pedagógicas junto às instituições envolvidas no processo educacional e movimentos organizados da sociedade civil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / ALGEMIRA MACEDO - Integrante / Feliciano Bezerra Filho - Integrante / Assunção de Maria Sousa e Silva - Integrante / Claudio Melo - Integrante / Maria do Socorro Baptista Barbosa - Integrante / Diógenes Buenos Aires de Carvalho - Integrante / Margareth Torres de Alencar Costa - Integrante / SILVANA MARIA PANTOJA DOS SANTOS - Integrante / DOMINGOS DE SOUSA MACHADO - Integrante / DEMOCRITO DE OLIVEIRA LINS - Integrante / OMAR MARIO ALBORNOZ - Integrante / IRANEIDE SOARES DA SILVA - Integrante / RAIMUNDO DUTRA DE ARAUJO - Integrante / TANIA MARIA LIMA - Integrante / Maria do Socorro Magalhães - Integrante.
2013 - 2013
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais
Descrição: O ÁFRICA BRASIL - II Encontro de Literaturas, História e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas se propôs a estabelecer o intercâmbio dos saberes regional, nacional e internacional da investigação científica e da interdisciplinaridade. O reconhecimento da história e do valor da cultura dos afrodescendentes e africanos e pelo não negro deslocam preconceitos e estereótipos elaborados ao longo de vários séculos de escravidão e desrespeito à humanidade dos povos colonizados pelo Ocidente. O nosso objetivo é promover um estudo sobre a ótica da pluralidade, do respeito à diferença, visando ao intercâmbio, à troca de experiências através da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileira, Africana, Indígena e Gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (60) / Mestrado acadêmico: (70) / Doutorado: (40) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / ALGEMIRA MACEDO - Integrante / Maria do Socorro Rios Magalhães - Integrante / Claudio Melo - Integrante / Maria do Socorro Baptista Barbosa - Integrante / Diógenes Buenos Aires de Carvalho - Integrante / Margareth Torres de Alencar Costa - Integrante / Feliciano José Bezerra Filho - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Memória e Construções Literárias
Descrição: O ÁFRICA BRASIL - II Encontro de Literaturas, História e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas se propôs a estabelecer o intercâmbio dos saberes regional, nacional e internacional da investigação científica e da interdisciplinaridade. O reconhecimento da história e do valor da cultura dos afrodescendentes e africanos e pelo não negro deslocam preconceitos e estereótipos elaborados ao longo de vários séculos de escravidão e desrespeito à humanidade dos povos colonizados pelo Ocidente. O nosso objetivo é promover um estudo sobre a ótica da pluralidade, do respeito à diferença, visando ao intercâmbio, à troca de experiências através da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileira, Africana, Indígena e Gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (50) / Mestrado acadêmico: (60) / Doutorado: (30) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Algemira de Macedo Mendes - Integrante / Feliciano Bezerra Filho - Integrante / Assunção de Maria Sousa e Silva - Integrante / Maria do Socorro Rios Magalhães - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
Projeto de Pesquisa de Campo no Museu Rural da Escravidão da Fazenda Ininga
Descrição: Projeto de Pesquisa de Campo no Museu Rural da Escravidão da Fazenda Ininga, localizada na cidade de José de Freitas, no Piauí. Sob a orientação de professores e orientadores, os estudantes da Graduação dos cursos de Licenciatura em Letras e de Especialização em Literatura e História Afro-brasileira e Africana da UESPI farão registros escritos de narrativas orais, fotografias, mapeamentos, relatórios relacionados à pesquisa de campo, com vista à elaboração de artigos acadêmicos ou científicos nas áreas de literatura, história e cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (25) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Feliciano Bezerra Filho - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
III Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana da UESPI: Diásporas e diálogos culturais.
Descrição: Realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro - NEPA, o III V Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana foi realizado durante os dias 18, 19 e 20 de novembro do corrente ano com a apresentação de conferências, palestras, mesas redondas, mini cursos e comunicações. O Colóquio discorreu sobre Literatura Afro-brasileira e Africana, a partir da abordagem temática, e seu diálogo com outras áreas do conhecimento humano como cultura popular, história, língua, cinema, música, capoeira e outras expressões e representações da identidade cultural afrodescendente e africana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador.
2009 - 2010
O Boi de Né Preto de Floriano - Piauí: gênese, memória e cantigas (Programa PROEX/MEC-2009
Descrição: O programa Cultura e inclusão na Universidade Estadual do Piauí (PROEX /MEC - 2009) inclui dois projetos, no que seja A Capoeira nos Espaços Universitários: prática e estudos; e O Boi de Né Preto de Floriano - Piauí:gênese, memória e cantigas. Além da produção e publicação de vídeo, cd de canções e livros de ensaios de cultura e literatura afro-brasileiras (pesquisa, ensino e extensão). Serão incluídos 70 membros do Boi de Né Preto de Floriano - Piauí e outros pessoas da comunidade piauiense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador.
2009 - 2009
AFRICA BRASIL I Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Afrianas
Descrição: Encontro de professores pesquisadores brasileiros e africanos das áreas de literaturas, histórias e culturas afro-brasileiras e africanas, realizado através de conferências, palestras, mesa redonda, comunicações, espaços para debates e apresentação de trabalhos artísticos com roda de poesia, show musical, ocorrido em Teresina - Piauí, com a participação de trezentos ouvintes, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
I COLOQUIO DE LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DA UESPI
Descrição: O I Coloquio deLiteratuasAfro-Brasileiras e Africanas foi a a concretizaçao desta ideia. Realizado no dia 12 de novembro de 2008, pelo Nucleo de Estudos e Pesquisas Afro - NEPA - O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇAO DE 100 pessoas, incluindo ouvintes, comunicadores e palestrantes. Os inscritos eram,na sua maioria, academicos do curso de Letras / Ingles, Letras / Espanhol e Historia do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (7) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Elio Ferreira de Souza - Coordenador / Assunção de Maria Sousa e Silva - Integrante.


Outros Projetos


Estudos de poesia negra e culturas afro-brasileiras: cantigas do Bumba-meu-boi do Piauí.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Estudos de poesia negra e culturas afro-brasileiras: cantigas dos terreiros de Umbanda de Teresina.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Roda de Poesia & Tambores
2008 - Atual
Periódico: Revista Literária do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores
2007 - Atual
Periódico: LETRAS EM REVISTA
1998 - Atual
Periódico: Histórico dos Ex-Delegados do MEC no Ceará.
1996 - Atual
Periódico: REVISTA DA UESPI
1988 - Atual
Periódico: Café das Artes


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Revista Literária do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Afro-Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Culturas Afrodescendente e Indígena.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura, Identidade, etnia, africanidade..
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - HOMENAGEM EM SESSÃO SOLENE, CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA.
2003
concursos literários do Piaui - 1° lugar - Ensaios, Fundação Cultural do Estado do Piauí.
1997
Diploma Mérito Cultural da Costa e Silva, União Brasileira de Escritores.
1995
XV Concurso de Poesia Falada do Norte e Nordeste, Universidade Federal de Sergipe.
1986
Concurso de Poesia Livre Da Costa e Silva, Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo do Estado do Piauí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, Elio Ferreira de2017SOUZA, Elio Ferreira de. O BUMBA-MEU-BOI DO PIAUÍ: POESIA AFRO-BRASILEIRA, CANTIGAS, GÊNESE, MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE FUNDAÇÃO DO BOI DE NÉ PRETO DE FLORIANO - PIAUÍ. VOZES, PRETÉRITO & DEVIR, v. 6, p. 92 - 106-106, 2017.

2.
MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA2017MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA ; SOUZA, Elio Ferreira de . Memória e Oralidade em Paula Tavares: a tradição viva. Letras em Revista, v. 08, p. 219-235, 2017.

3.
Rubenil da Silva Oliveira2015Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . MULHERES NEGRAS NA CONTÍSTICA FEMININA AFRO-BRASILEIRA: CONCEIÇÃO EVARISTO E MIRIAM ALVES. Interdisciplinar, v. 23, p. 221 - 242-242, 2015.

4.
SOUZA, Elio Ferreira de2015SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRODESCENDENTE E CULTURA ORAL: POESIA NEGRA, JAZZ, BLUES E CAPOEIRA. Revista Desenredos, v. 1, p. 1-17, 2015.

5.
FERREIRA, Elio.2011FERREIRA, Elio.. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A POESIA DE SOLANO TRINDADE E A RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA IDENTITÁRIA ALÉM DO LIMIAR DA PORTA DO NÃO-RETORNO. LETRAS EM REVISTA, v. 02, p. 130-151, 2011.

6.
FERREIRA, Elio.2010FERREIRA, Elio.. Mensagem do Salmo: o Evangelho segundo Júlio Romão da Silva (Literatura Afro-Brasileira). Sapiência (FAPEPI. Impresso), v. n° 25, p. 18-18, 2010.

7.
FERREIRA, Elio.2008FERREIRA, Elio.. Histórico da Roda de Poesia & Tambores. Revista Literária do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores, v. 01, p. 03-09, 2008.

8.
FERREIRA, Elio.2008FERREIRA, Elio.. A geração CLIP - Círculo Literário Piauiense. Revista Literária do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores, v. 01, p. 14-14, 2008.

9.
FERREIRA, Elio.2007FERREIRA, Elio.. Literatura e afro-descendência: a reivenção da memória e intertextualidade na poesia de Solano Trindade e Langston Hughes.. Linguagem & Ensino: as interfaces do processo educativo., v. 1, p. 66-76, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. POESIA NEGRA: SOLANO TRINDADE E LANGSTON HUGHES. 1ª. ed. CURITIBA: APPRIS, 2017. v. 1.000. 306p .

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. (Org.) ; Margareth Torres de Alencar Costa (Org.) . LITERATURAS E CANÇÕES AFRODESCENDENTES: ÁFRICA, BRASIL E CARIBE. 1ª. ed. TERESINA: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017. v. 320. 314p .

3.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. (Org.) ; Margareth Torres de Alencar Costa (Org.) . LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ª. ed. TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017. v. 300. 387p .

4.
FERREIRA, Elio.; IRANEIDE SOARES DA SILVA (Org.) ; CLÁUDIO RODRIGUES DE MELO (Org.) . História e cultura afro-brasileira: africanidade, etnia, ensino, escravidão, filosofia ubuntu, linguagem, religiões de matriz africana. 1ª. ed. TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017. v. 7. 284p .

5.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) ; Margareth Torres de Alencar Costa (Org.) . ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas. 1ª. ed. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016. v. 1. 1.140p .

6.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) ; Margareth Torres de Alencar Costa (Org.) . Identidades e Diásporas: afrodescendência, africanidade, educação e cultura indígena. 1ª. ed. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016. v. 1. 1.155p .

7.
Elenice Maria Nery (Org.) ; SOUZA, Elio Ferreira de (Org.) ; Sílvia Maria Fernandes Alves da Silva Costa (Org.) . ENTRE NEGROS E BRANCOS, O QUE FICOU? Diásporas, identidades e representações em literaturas africanas. 1. ed. Jundiaí - São Paulo: Paco Editorial, 2015. v. 300. 295p .

8.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) ; MENDES, A. M. (Org.) . Resumo dos ANAIS do III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidade Culturais. 1ª. ed. , 2014. 90p .

9.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA, Rosilda Alves (Org.) ; ROLAND WALTER (Org.) ; Alcione Correia Alves (Org.) . ENTRE CENTROS E MARGENS: Literaturas Afrodescendentes da Diáspora. 1ª. ed. CURITIBA: EDITORA CRV, 2014. v. 500. 187p .

10.
SOUZA, Elio Ferreira de. AMÉRICA NEGRA & outros poemas afro-brasileiros. 1ª. ed. São Paulo: Quilombhoje, 2014. v. 1000. 100p .

11.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) . ANAIS DO III ENCONTRO DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS. 1ª. ed. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. v. 1. 744p .

12.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) . LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: AFRODESCENDÊNCIA, AFRICANIDADES E INDÍGENA, volume 1.. 1ª. ed. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. v. 1. 480p .

13.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) . Literatura, narrativa e identidades culturais: afrodescendência, africanidade e indígena, volume 2.. 1ª. ed. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. v. 1. 120p .

14.
SOUZA, Elio Ferreira de; MENDES, A. M. ; MAGALHAES, M. S. R. ; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da . LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. 1ª. ed. TERESINA - PIAUÍ: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ / ENAD, 2013. 120p .

15.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.) . LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, volume 1: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 1. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI - Editora da UFPI, 2013. v. 1 e 2. 270p .

16.
SOUZA, Elio Ferreira de; MENDES, A. M. (Org.) ; Margareth Torres de Alencar Costa (Org.) . Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, volume 2: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI (Editora da UFPI), 2013. v. 1 e 2. 386p .

17.
JÚLIO ROMÃO DA SILVA (Org.) ; SOUZA, Elio Ferreira de (Org.) ; ACÍ CAMPELO (Org.) . JÚLIO ROMÃO DA SILVA: ENTRE O FORMÃO, A PENA, E A FLECHA: FORTUNA DA OBRA DE UM ESCRITOR NEGRO. 1ª. ed. TERESINA: Editora da UFPI, 2012. v. 01. 452p .

18.
SOUZA, Elio Ferreira de. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memória e Construções Literárias. 1ª. ed. , 2012.

19.
MENDES, A. M. (Org.) ; SOUZA, Elio Ferreira de (Org.) . LITERATURA AFRODESCENDENTE: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 1ª. ed. São Paulo: Quilombhoje, 2011. v. 558. 222p .

20.
FERREIRA, Elio.. Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luís Gama - Ensaio: Concurso Literários do Piauí. 1ª. ed. Teresina: Fudação Cultural do Piauí - Halley S.A. Gráfica e Editora, 2005. v. 2000. 174p .

21.
SOUZA, Elio Ferreira de. América Negra. 1ª. ed. Teresina - PI: Abracadabra Edições, 2004. v. 1. 1p .

22.
FERREIRA, Elio.. Currículo vitae dos ex-delegados do MEC no Ceará. 2. ed. Fortaleza: Gráfica da Escola Técnica do Ceará, 1998. v. 400. 45p .

23.
SOUZA, Elio Ferreira de. o contra-lei & outros poemas. 1. ed. Teresina: Abracadabra edições, 1997. v. 1. 150p .

24.
SOUZA, Elio Ferreira de. Biblioteca Prof. James da Costa Azevedo/DEMEC/PI. Teresina: , 1997.

25.
FERREIRA, Elio.; NAPOLEAO, L. (Org.) . Revista da UESPI (Universidade Estadual do Piauí). 1ª. ed. Teresina - Piauí: Gráfica e Editora da UESPI, 1996. v. 500. 91p .

26.
SOUZA, Elio Ferreira de. o contra-lei (o ciclo do fogo). 2. ed. Teresina: edição do autor, 1994. v. 1. 89p .

27.
SOUZA, Elio Ferreira de. Né Preto. 1. ed. Teresina: Corisco, 1987. v. 1. 40p .

28.
SOUZA, Elio Ferreira de. poemartelos (o ciclo do ferro). 3. ed. Teresina: edição do autor, 1986. v. 1. 64p .

29.
FERREIRA, Elio.; Gutemberg H. Moura, Orlando Silvestre Filho e outros. (Org.) . Poemas - Coletânea. 1ª. ed. Campo Grande - MS: Movimento dos Escritores Independentes de Mato Grosso do Sul - MEI-MS, 1984. v. 200. 211p .

30.
SOUZA, Elio Ferreira de. Canto sem viola. 1. ed. Brasília: edição do autor, 1983. v. 1. 73p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DE NAZARÉ DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. LITERATURAS E CANÇÕES AFRODESCENDENTES: ÁFRICA, BRASIL E CARIBE. 1ªed.TERESINA: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 3, p. 53-75.

2.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . AFRODESCENDÊNCIA E IDENTIDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO E MORAES. LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 15-23.

3.
SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes . APRESENTAÇÃO. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURAS E CANÇÕES AFRODESCENDENTES: ÁFRICA, BRASIL E CARIBE. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 3, p. 9-10.

4.
João Batista Sousa de Carvalho ; SOUZA, Elio Ferreira de . TRAÇO EXUSÍACO E ESCREVIVÊNCIA EM O MAPA DA TRIBO, DE SALGADO MARANHÃO. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 39-52.

5.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . NEGRITUDE BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 1940 À DE 1970: TRÂNSITO, TRANSCULTURAÇÃO E TRAVESSIA PELO ATLÂNTICO NEGRO. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 87-102.

6.
Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIA E IDENTIDADE HOMOAFETIVA NA CONTÍSTICA DE MIRIAM ALVES. LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 125-135.

7.
JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO ; SOUZA, Elio Ferreira de . A RELIGIOSIDADE AFRODESCENDENTE NO ENTRE-LUGAR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES E COMPAIXÃO, DE TONI MORRISON. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 167-177.

8.
Viviana Vieira Pimentel ; BARBOSA, Maria do Socorro Baptista ; SOUZA, Elio Ferreira de . ATOS DE RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS ROMANCES BELOVED (1987) E PONCIÁ VICÊNCIO (2003). In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 225-237.

9.
ARAUJO, M. A. B. ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESTUDO DA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORES DO PIAUÍ: ANTOLOGIA DE POETAS NEGROS DO PIAUÍ: PRECURSORES (DA CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA, 1770, A 1940). In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 371-378.

10.
Samuel Campelo dos Santos ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESTUDO DA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORES DO PIAUÍ: ANTOLOGIA DE POETAS NEGROS DO PIAUÍ: CONTEMPORÂNEOS (DE 1950 AOS DIAS DE HOJE). In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO; MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA.. (Org.). LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. 5, p. 379-389.

11.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. AFRICANIDADES E AFFRODESCENDÊNCIA NA PRODUÇÃO DE SABERES DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA DA UFPI. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDITORA DA UFPI ( EDUFPI), 2017, v. , p. 143-157.

12.
SOUZA, Elio Ferreira de. MESTRE ALUÍZIO FERREIRA: O FERREIRO QUE GOSTAVA DE LIVROS E MANDAVA OS DISCÍPULOS IREM À ESCOLA. In: Cristovão Augusto Soares de Araújo Costa; Luís Paulo de Oliveira Lopes; Rosenilta de Carvalho Attem; Teodoro Ferreira Sobral Neto.. (Org.). COLEÇÃO FLORIANENSES, N. 5. 1ªed.Floriano - Piauí: FUNDAÇÃO FLORIANO CLUBE, 2016, v. 5, p. 99-129.

13.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DE NAZARÉ DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA DE TESTEMUNHO PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILERIA: UM DIÁLOGO COM O ROMANCE E A POESIA CONTEMPORÂNEOS.. In: Elio Ferreira de Souza; Feliciano José Bezerra Filho; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016, v. 1, p. 01-26.

14.
SOUZA, Elio Ferreira de. SOLANO TRINDADE: O POETA DO POVO. In: ANA FLÁVIA MAGALHÃES PINTO; SIDNEY CHALHOUB; ANTONIO LIBERAC CARDOSO SIMÕES PIRES.. (Org.). PENSADORES NEGROS - PENSADORAS NEGRAS: BRASIL, SÉCULOS XIX E XX.. 1ªed.CRUZ DAS ALMAS; BELO HORIZONTE: EDUFRB; FINO TRAÇO - COLEÇÃO UNIAFRO, 2016, v. 11, p. 345-369.

15.
SOUZA, Elio Ferreira de. AMÉRICA NEGRA II. In: Marleide Lins de Albuquerque; Daniela Pedreira Aragão.. (Org.). Pequena antologia poética transoceânica - encruzilhada de versos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: AVANTGARDE, 2016, v. 1, p. 53-54.

16.
SOUZA, Elio Ferreira de. AMERICA NEGRA. Pequena antologia poética transoceânica - encruzilhada de versos. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: AVANTGARDE, 2016, v. 1, p. 55-56.

17.
SOUZA, Elio Ferreira de. APRESENTAÇÃO: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: há lugares de onde falam a subjetividade intransferível e a experiência do escritor negro?. ENTRE NEGROS E BRANCOS, O QUE HOUVE? Diásporas, identidades e representações em literaturas africanas e afrodescendentes nas Américas. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. , p. 13-19.

18.
SOUZA, Elio Ferreira de. GONÇALVES DIAS AFRO-BRASILEIRO E ABOLICIONISTA. ENTRE NEGROS E BRANCOS, O QUE HOUVE? Diásporas, identidades e representações em literaturas africanas e afrodescendentes nas Américas.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. , p. 133-149.

19.
SOUZA, Elio Ferreira de; ROLAND WALTER ; Alcione Correia Alves ; BEZERRA, Rosilda Alves . POESIA NEGRA, JAZZ E CAPOEIRA: o canto, a performance e a memória do corpo.. In: Elio Ferreira de Souza; Roland Walter; Alcione Correira Alves; Rosilda Alves Bezerra.. (Org.). ENTRE CENTROS E MARGENS: Literaturas Afrodescendentes da Diáspora. 1ªed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2014, v. , p. 55-70.

20.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRODESCENDENTE: da gênese dos relatos de experiências escritos pelos próprios escravos do Brasil, Cuba e Estados Unidos à tradição das narrativas autobiográficas contemporâneas da dáspora e no periódioco Cadernos Negros.. In: JOÃO KENNEDY EUGÊNCIO; SOLIMAR OLIVEIRA LIMA.. (Org.). ESCRAVIDÃO NEGRA NO PIAUÍ E TEMAS CONEXOS. 1ªed.TERESINA: EDUFPI/PET, 2014, v. , p. 347-367.

21.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRODESCENDENTE: UMA ESCRITA EM FORMA DE ESPIRAL ? DAS NARRATIVAS ESCRAVAS AOS RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS, POEMAS, C E ROMANCES CONTEMPORÂNEOS DE AUTORES NEGROS. In: Elio Ferreira de Souza; Feliciano José Bezerra Filho.. (Org.). LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: AFRODESCENDÊNCIA, AFRICANIDADES E INDÍGENA, volume 1.. 1ªed.nepa.uespi.br: TERESINA, 2014, v. 1, p. 1-21.

22.
SOUZA, Elio Ferreira de; SANTOS, A. E. A. . A RESISTÊNCIA NEGRA NO CONTO A CASA DE FAYOLA, ABÍLIO FERREIRA. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO. (Org.). LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: Afrodescendência, Africanidades e Cultura Indígena ? Volume 1. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2014, v. 1, p. 15-23.

23.
SOUZA, Elio Ferreira de; SOUSA, F. S. . MARYSÉ CONDÉ: uma voz na Literatura de Língua Francesa. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO. (Org.). LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: Afrodescendência, Africanidades e Cultura Indígena ? Volume 1. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2014, v. 1, p. 40-48.

24.
SOUZA, Elio Ferreira de; MENDES JUNIOR, N. M. . A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA AFRO-AMERICANA NA OBRA NARRATIVE OF THE LIFE OF FREDERICK DOUGLASS, AN AMERICAN SLAVE, WRITTEN BYHIMSEL. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO. (Org.). LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: Afrodescendência, Africanidades e Cultura Indígena ? Volume 1. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2014, v. 2, p. 58-67.

25.
SOUZA, Elio Ferreira de. A ?CARTA? DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DO PIAUÍ: UM TEXTO PRECURSOR DA LITERARURA AFRO-BRASILEIRA. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO. (Org.). LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: Afrodescendência, Africanidades e Cultura Indígena ? Volume 2. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2014, v. 2, p. 20-25.

26.
SOUZA, Elio Ferreira de; João Batista Sousa de Carvalho . LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: Afrodescendência, Africanidades e Cultura Indígena ? Volume 2. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO. (Org.). A POESIA DE SALGADO MARANHÃO SOB A PERSPECTIVA AFRODESCENDENTE. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2014, v. 1, p. 66-76.

27.
SOUZA, Elio Ferreira de; Regilane Barbosa Maceno . A REFERENCIALIDADE HISTÓRICA EM ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA; FELICIANO JOSÉ BEZERRA FILHO. (Org.). LITERATURA, NARRATIVAS E IDENTIDADES CULTURAIS: Afrodescendência, Africanidades e Cultura Indígena ? Volume 2. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2014, v. 1, p. 70-79.

28.
FERREIRA, Elio.. UMA CONVERSA PRELIMINAR SOBRE LITERATURA AFRODESCENDENTE: tradição e escrita autobiográfica. In: Elio Ferreira; Feliciano José Bezerra Filho.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias. 1ªed.Teresina - Piauí: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 13-23.

29.
SOUZA, Elio Ferreira de. POESIA AFRO-BRASILEIRA E SEUS DIÁLOGOS COM A CULTURA POPULAR DA DIÁSPORA NEGRA: gênese, memória e cantigas do Bumba-meu-boi do Piauí. In: Elio Ferreira de Souza e Feliciano José Bezerra Filho. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 1. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 51-63.

30.
SOUZA, Elio Ferreira de. APRESENTAÇÃO do livro Lit., Hist. e Cultura Afro-Brasileira e Africana, volume 2. In: Elio Ferreira de Souza; Algemira de Macedo Mendes; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (volume 2): memória, identidade, ensino e construções literárias. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 11-13.

31.
SILVA, Francisco Hudson Pereira da ; SOUZA, Elio Ferreira de . BENJAMIN LÊ EVARISTO: tradição e modernidade em Conceição Evaristo.. LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 59-71.

32.
ALVES, J. B. R. ; SOUZA, Elio Ferreira de . IMAGEM E REPRESENTAÇÃO DO CORPO DO NEGRO NOS CADERNOS NEGROS: os melhores poemas e descontrução de estereótipos raciais.. In: Elio Ferreira de Souza; Algemira de Macedo Mendes; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ªed.: , 2013, v. 2, p. 95-104.

33.
MENDES JUNIOR, N. M. ; SOUZA, Elio Ferreira de . AFRO-AMERICANIDADE EM CRUZ E SOUZA E FREDERICK DOUGLASS: uma perspectiva identitária.. In: Elio Ferreira de Souza; Algemira de Macedo Mendes; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 117-123.

34.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . A MEMÓRIA COMO CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA ESCRITA POÉTICA DO CADERNOS NEGROS 31.. LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 125-134.

35.
Wilany Alves Barros do Carmo ; SOUZA, Elio Ferreira de . O SUJEITO FEMININO NA ESCRITA DA MULHER AFRODESCENDENTE NO CADERNOS NEGROS: os melhores poemas. In: Elio Ferreira de Souza; Algemira de Macedo Mendes; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 159-167.

36.
Alíria Wiuíra Benícios de Carvalho ; SOUZA, Elio Ferreira de . FESTA DO MOQUEADO: cantigas, narrativas e ritos de passagem de menina para moça da Nação Guajajara.. In: Elio Ferreira de Souza; Algemira de Macedo Mendes; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 339-350.

37.
Maria do Desterro da Silva Oliveira ; Milena Fernanda Martins ; SOUZA, Elio Ferreira de . O GENOCÍDIO INDÍGENA NO ROMANCE MANDU LADINO, Afrísio Neto Lobão Castelo Branco.. In: Elio Ferreira de Souza; Algemira de Macedo Mendes; Margareth Torres de Alencar Costa.. (Org.). LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: memória, identidade, ensino e construções literárias, volume 2.. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2013, v. 2, p. 363-370.

38.
FERREIRA, Elio.. Literatura Afrodescendente, blues e baião: migração, cidade, trem de ferro, amor infeliz, pactos e sensualidade na poesia de Langston Hughes e nas canções de Robert Jonhson e de Raimundo Machado de São Francisco do Piauí.. In: Diógenes Buenos Aires de Carvalho; Maria do Socorro Rios Magalhães; Sebastião Alves Teixeira Lopes.. (Org.). Caminhos e bifurcações: ensaios em estudos literários.. 1ªed.TERESINA; RIO DE JANEIRO.: Editora da UFPI; Booklink., 2012, v. 01, p. 72-88.

39.
FERREIRA, Elio.. QUEM É JÚLIO ROMÃO DA SILVA? O Jornalista, o Escritor, o Precursor do Teatro e da crítica literária afrodescendente no Movimento da Negritude. In: FERREIRA, Elio (Elio Ferreira de Souza); Ací Campelo.. (Org.). JÚLIO ROMÃO DA SILVA: ENTRE O FORMÃO, A PENA, E A FLECHA: FORTUNA DA OBRA DE UM ESCRITOR NEGRO. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 09-14.

40.
FERREIRA, Elio.. A Mensagem do Salmo: o Evangelho segundo Júlio Romão da Silva, o teatro da Negritude Brasileira e o griot nos tempos da ditadura militar.. JÚLIO ROMÃO DA SILVA: ENTRE O FORMÃO, A PENA, E A FLECHA: FORTUNA DA OBRA DE UM ESCRITOR NEGRO. 1ªed.TERESINA - PIAUÍ: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 33-39.

41.
FERREIRA, Elio.. MEMÓRIA, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E UTOPIA EM CANTO DOS PALMARES, DE SOLANO TRINDADE. In: FERREIRA, Elio (Elio Ferreira de Souza) ; MENDES, Algemira de Macedo.. (Org.). LITERATURA AFRODESCENDENTE: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 1ªed.São Paulo: Quilombhoje, 2011, v. 558, p. 61-74.

42.
FERREIRA, Elio.; MENDES, A. M. . APRESENTAÇÃO da Coletânea LITERATURA AFRODESCENDENTE: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. In: FERREIRA, Elio (Elio Ferreira de Souza) ; MENDES, Algemira de Macedo.. (Org.). LITERATURA AFRODESCENDENTE: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 1ªed.São Paulo: Quilombhoje, 2011, v. 558, p. 09-12.

43.
FERREIRA, Elio.. O curso da memória autobiográfica e coletiva na poesia afro-brasileira de Solano Trindade. In: SANTOS, Derivaldo dos; HOLANDA, Lourival; CABRAL, Valdenides Cabral e DUARTE, Zuleide. (Org.). Trama de um Cego Labirinto: ensaios de literatura e sociedade.. 1ªed.João Pessoa: Ideia, 2010, v. , p. 115-128.

44.
FÁBIO KEROUAC ; FERREIRA, Elio. . Fábio Kerouac: um poeta afro-brasileiro em Hamburg, Alemanha (Pósfácio): Fábio Kerouac: ein afro-brasilianischer Dichterin Hamburg, Deutschland.. In: Livro de poemas de FÁBIO KEROUAC. (Org.). EIN BRASILIANISCHER DICHTER IN HAMBURG: UM POETA BRASILEIRO EM HAMBURGO. Hamburgo: , 2010, v. , p. 68-75.

45.
FERREIRA, Elio.. FABIO KEROUAC: EIN AFRO-BRASILIANISCHER DICHTER IN HAMBURG, DEUTSCHLAND. In: FÁBIO KEROUAC. (Org.). FABIO KEROUAC: EIN BRASILIANISCHER DICHTER IN HAMBURG. 1ªed.Hamburg: , 2010, v. 1, p. 68-74.

46.
FERREIRA, Elio.; BARBOSA, E. R. M. . A "Carta" da escrava Esperança Garcia do Piauí, escrita por ela mesma, e sua relação com a poesia das mulheres dos Cadernos Negros.. In: Esmeralda Ribeiro; Márcio Barbosa. (Org.). Cadernos Negros: três décadas: ensaios, poemas, contos. 1ªed.São Paulo: Quilombhoje: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2008, v. , p. 15-333.

47.
FERREIRA, Elio.. Elio Ferreira: poemas eróticos. In: Feliciano Filho; Wellington Soares. (Org.). Estas flores de lascivos arabescos. 1ªed.Teresina - Piauí: Fundação Quixote, 2008, v. , p. 13-75.

48.
FERREIRA, Elio.. Literatura Afro-Brasileira: memória e cantigas do Bumba-meu-boi do Piauí. In: Solimar Oliveira Lima. (Org.). Sertão negro: escravidão e africanidades no Piauí. 1ªed.Rio de Janeiro / Teresina: Matizes, 2008, v. 01, p. 07-197.

49.
FERREIRA, Elio.. Memória, narrativa popular e intertextualidade na poesia negra de Solano Trindade e Langston Hughes. In: Maria Auxiliadora Ferreira Lima; Francisco Alves Filho.. (Org.). II EnMEL Linguagem e Discurso: Estudos Lingüísticos e Literários. 01ed.Teresina - Piauí: UFPI / EDUFPI, 2008, v. 01, p. 01-14.

50.
FERREIRA, Elio.. Elio Ferreira: poemas publicados nos Cadernos Negros. In: Esmeralda Ribeiro; Mácio Barbosa.. (Org.). Cadernos Negros: poemas afro-brasileiros, volume 31. 1ªed.São Paulo - SP: Quilombhoje, 2008, v. 31, p. 43-50.

51.
FERREIRA, Elio.. Elio Ferreira: Cadernos Negros 29. In: Esmeralda Ribeiro; Márcio Barbosa.. (Org.). Cadernos Negros 29 : poemas afro-brasileiros. 1ªed.São Paulo - SP: Quilombhoje, 2006, v. 29, p. 95-102.

52.
Elmar Carvalho ; FERREIRA, Elio. . Um olhar sobre Rosa dos ventos gerais. In: Elmar Carvalho. (Org.). Lira dos Quintüentanos. Teresina - Piauí: FUNDAPI, 2006, v. , p. 09-249.

53.
SOUZA, Elio Ferreira de. A escrita da mulher negra: uma leitura da "Carta" da escrava Esperança Garcia e de poemas de autoras afro-brasileiras do Quilombhoje.. In: Wanderson Lima. (Org.). Saqueadores de hegemonia: ensaios sobre literatura e cinema.. Teresina - Piauí: Amálgama, 2005, v. 1, p. 7-154.

54.
SOUZA, Elio Ferreira de. Algumas vozes da poesia afro-brasileira. In: Sônia Lúcia Ramalho de Farias e João Denys Araújo Leite. (Org.). Imagens do Brasil na Literatura. 01ed.RECIFE: PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM LETRAS DA UFPE, 2005, v. Único, p. 07-277.

55.
CORDIVIOLA, A. ; SANTOS, D. ; CABRAL, V. ; SOUZA, Elio Ferreira de . Identidade e memória na poesia negra do Brasil e dos Estados Unidos. In: Alfredo Cordiviola; Derivaldo dos Santos; Valdenides Cabral.. (Org.). As marcas da letra - Sujeito e escrita na Teoria da Literatura. 1ªed.João Pessoa: Idéia, 2004, v. 1, p. 29-40.

56.
JOACHIM, S. ; FERREIRA, Elio. . O trem, o navio e o poeta negro em ritmo de blues, jazz, baião e maracatu - revista. In: Sébastien Joachim. (Org.). Anais: colóquio e seminário - Nomadismo e Cidadania.. Recife: UFPE - CAPES-COFECUB, 2004, v. , p. 01-270.

57.
FERREIRA, Elio.. Identidade e memória na poesia negra de Solano Trindade e Langston Hughes. In: ABRALIC - 2004. (Org.). IX Congresso Internacional. ABRALIC 2004 - CD-ROM - UFRGS. Porto Alegre: ABRALIC - 2004, 2004, v. , p. -.

58.
FERREIRA, Elio.. Elio Ferreira: Cadernos Negros 27. In: Esmeralda Ribeiro; Márcio Barbosa.. (Org.). Cadernos Negros 27: poemas afro-brasileiros. 1ªed.São Paulo - SP: Quilombhoje, 2004, v. 27, p. 49-58.

59.
CORDIVIOLA, A. ; SOUZA, Elio Ferreira de . Barthes não é Barthes nesses tempos de guerra. In: Alfredo Cordiviola. (Org.). A câmara de ecos. 1ªed.Recife: Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano - Universidade Federal de Pernambuco, 2003, v. 1, p. 141-147.

60.
JOACHIM, S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . Fronteira e hospitalidade na poesia épica. In: Sébastien Joachim. (Org.). Literatura - Migração & Hospitalidade. 1ªed.Recife: Departamento de Pós-Graduação - Universidade Federal de Pernambuco, 2003, v. 1, p. 463-471.

61.
SOUZA, Elio Ferreira de. poemas - autores do Piauí. Nordestes. São Paulo: Fundação Joaquim Nabuco - Ministério da Cultura, 1999, v. , p. 01-266.

62.
SOUZA, Elio Ferreira de. Baião de Todos. Baião de Todos. Teresina-PI: Corisco, 1996, v. , p. -.

63.
SOUZA, Elio Ferreira de. Poemas premiados - Antologia. XV Concurso de Poesia Falada do Norte e Nordeste. Aracaju-SE: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 1996, v. , p. 23-28.

64.
FERREIRA, Elio.. Poemas premiados - Poemas selecionados. In: Djaldino Mota Moreno. (Org.). XV Concurso de Poesia Falada do Norte e Nordeste. Aracaju - SE: Editora da Universidade Federal de Aracaju, 1996, v. , p. 33-41.

65.
SOUZA, Elio Ferreira de. Coletânea. A poesia de Mato Grosso do Sul/Hoje. Campo Grande: Edição do Movimento dos Escritores Independentes de Mato Grosso do Sul, 1985, v. , p. -.

66.
FERREIRA, Elio.. Poemas de Nordeste. In: Altair Batista; Benedito C. G. Lima; Elio Ferreira; Gutemberg H. Moura; Marley Cunha e Orlando Silvestre Filho.. (Org.). Poemas: Coletânea - Movimento dos Escritores Independentes de Mato Grosso do Sul. 1ªed.Campo Grande - MS: Edição do Movimento dos Escritores Independentes - MEI / MS, 1984, v. 100, p. 87-92.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Elio Ferreira de; ARISTIDES OLIVEIRA ; DEMÉTRIOS GALVÃO ; JOÃO PAULO PEIXOTO . ELIO FERREIRA, a palavra como martelo de Ogum. ACROBATA: literatura audiovisual e outros desequilíbrios, TERESINA, 16º SALIPI, p. 046 - 067, 09 jun. 2018.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA 'ESPERANÇA GARCIA' DE NAZARÉ DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA DE TESTEMUNHO PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. LITERATURAS AFRIKANAS, LISBOA, p. 1 - 19, 24 fev. 2018.

3.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: O QUARTO DE DESPEJO, DE MARIA CAROLINA DE JESUS. O DIA, TERESINA, p. 4 - 5, 19 dez. 2014.

4.
FERREIRA, Elio.. O CONTRA-LEI. ACADEMIA ONÍRICA, TERESINA - PIAUÍ, p. 01 - 48, 06 jul. 2011.

5.
FERREIRA, Elio.. EDITORIAL: DEZ ANOS DA RODA DE POESIA & TAMBORES. Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES 2, TERESINA, p. 03 - 03, 05 jul. 2011.

6.
FERREIRA, Elio.. A MENSAGEM DO SALMO: O EVANGELHO RECRIADO E O TEATRO DA NEGRITUDE BRASILEIRA. Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES 2, TERESINA - PIAUÍ, p. 14 - 15, 05 jul. 2011.

7.
FERREIRA, Elio.. O HAIKAI AFRO-BRASILEIRO DE LUCIANO ALMEIDA: o legado samurai na poesia do Piauí. Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES 2, TERESINA - PIAUÍ, p. 16 - 17, 05 jul. 2011.

8.
FERREIRA, Elio.. Histórico da Roda de Poesia & Tambores. Revista Literária do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores 1, TERESINA - PIAUÍ, p. 04 - 12, 06 dez. 2008.

9.
FERREIRA, Elio.. A Geração CLIP - Círculo Literário Piauiense. Revista Literária do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores 1, TERESINA - PIAUÍ, p. 14 - 14, 06 dez. 2008.

10.
FERREIRA, Elio.. O negro fala da Serra Vermelha. Revista do Projeto Cultural Roda de Poesia & Tambores, Teresina - Piauí, p. 26 - 27, 05 dez. 2008.

11.
Márcia Cristina ; FERREIRA, Elio. . "Carta de Esperança Garcia motiva criação de movimentos e lei estadual da consciência negra" - estrevistado. Sapiência, Teresina - Piauí, p. 1 - 12, 01 mar. 2008.

12.
FERREIRA, Elio.. Roda de Poesia & Tambores - XXI edição (Poeta homenageado: Chico Miguel de Moura). das Artes das Letras, Portugal, p. 17 - 17, 28 jun. 2004.

13.
FERREIRA, Elio.; NAPOLEAO, L. . Entrevista: Duas Línguas. Amálgama, Teresina - Piauí, p. 07 - 11, 25 jan. 2002.

14.
FERREIRA, Elio.. O amor segundo a história dos deuses e dos homens. Meio Norte, Teresina - PI, p. 04 - 04, 26 nov. 2000.

15.
FERREIRA, Elio.. Outra canção do exílio e do regresso. Meio Norte - Alternativo, Teresina - PI, p. 03 - 03, 18 ago. 2000.

16.
FERREIRA, Elio.. Luíz Gama: O poeta fundador da literatura afro-brasileira. Jornal Meio Norte, Teresina - PI, p. 03 - 03, 20 nov. 1999.

17.
SOUZA, Elio Ferreira de. Eldorado dos Carajás: uma ópera rap sobre o 17 de abril. Café das Artes, Fortaleza-Ce, , v. 02, p. 15 - 15, 01 out. 1999.

18.
FERREIRA, Elio.. Luís Gama: o primeiro porta-voz da literatura negra no Brasil. Café das Artes, Fortaleza - CE, , v. 3, p. 29 - 30, 01 out. 1999.

19.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: A correspondência com a Negritude e com a estética dos concretistas. Jornal Meio Norte - Caderno "Alternativo", Teresina - PI, p. 04 - 04, 22 maio 1999.

20.
FERREIRA, Elio.. Poesia, poesia 2. Café das Artes, Fortaleza - CE, p. 20 - 20, 19 maio 1999.

21.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: a correspondência [da poesia] com a vida do homem comum. Jornal Meio Norte - Caderno "Alternativo", Teresina - PI, p. 03 - 03, 15 maio 1999.

22.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: Residualidade e correspondência afetiva na poesia. Jornal Meio Norte - Caderno Alternativo, Teresina - PI, p. 03 - 03, 08 maio 1999.

23.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: Os substratos acústicos do poema "Cogito". Jornal Meio Norte - Caderno "Alternativo", Teresina - PI, p. 03 - 03, 01 maio 1999.

24.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: A dinâmica do discurso poético. Jornal Meio Norte - Caderno "Alternativo", Teresina - PI, p. 3 - 3, 24 abr. 1999.

25.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: a poesia de tensão existencial. Jornal Meio Norte - Caderno "Alternativo", Teresina - PI, p. 3 - 3, 17 abr. 1999.

26.
FERREIRA, Elio.. Oito correspondências para a poesia de Torquato Neto: correspondência número 1. Jornal Meio Norte - Caderno "Alternativo", p. 01 e 04, 10 abr. 1999.

27.
FERREIRA, Elio.. Mário Faustino: uma poesia grandiosa que eterniza a linguagem. Meio Norte - "Alternativo", Teresina - PI, p. 04 - 04, 31 out. 1998.

28.
FERREIRA, Elio.. A metalinguagem em O homem e sua hora, de Mário Faustino. Meio Norte - "Alternativo", Teresina - PI, p. 04 - 04, 30 out. 1998.

29.
FERREIRA, Elio.. O homem e sua hora [poesia de Mário Faustino]. Meio Norte - "Alternativo", Teresina - PI, p. 04 - 04, 29 out. 1998.

30.
FERREIRA, Elio.. Vida, amor e morte na poesia de Mário Faustino. Meio Norte - "Alternativo", Teresina - PI, p. 04 - 04, 28 out. 1998.

31.
FERREIRA, Elio.. Mário Faustino: o último "Verse Maker". Meio Norte - "Alternativo", p. 04 - 04, 27 out. 1998.

32.
FERREIRA, Elio.. Mário Faustino e a geração 60. Meio Norte - "Alternativo", p. 04 - 04, 25 out. 1998.

33.
FERREIRA, Elio.. Mário Faustino: um mestre nos trópicos. Meio Norte - "Alternativo", Teresina - PI, p. 04 - 04, 24 out. 1998.

34.
FERREIRA, Elio.. Nilson Coelho: música de vanguarda, inovação e regionalismo. Jornal da Manhã - "Cultura", p. 12 - 12, 09 jul. 1996.

35.
FERREIRA, Elio.. Linha direta e o Movimento Hip Hop. O Gurguéia, Floriano - Piauí, p. 07 - 07, 01 jan. 1996.

36.
FERREIRA, Elio.. Quem tem medo de ser preto? 300 anos de Zumbi dos Palmares e resistência. Meio Norte, Teresina - PI, p. 03 - 03, 19 nov. 1995.

37.
FERREIRA, Elio.. Electra, uma tragédia de Sófocles. Cadernos de Teresina - Fundação Cultural Monsenhor Chaves / Prefeitura Municipal de Teresina, Teresina - PI, p. 50 - 55, 10 ago. 1993.

38.
FERREIRA, Elio.. Negritude e invenção estética: Agostinho Neto, Aimé Césaire, Luís Gama e L. G. Damas. Diário do Povo, Teresina - PI, p. 10 - 10, 17 maio 1992.

39.
FERREIRA, Elio.. Soy loco por ti: antropofagia & tragédia pop na Terra do Sol. Diário do Povo, Teresina - PI, p. 14 - 14, 01 fev. 1992.

40.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto: o último romântico da geração dos poetas malditos. Diário do Povo, Teresina - PI, p. 14 - 14, 21 nov. 1991.

41.
FERREIRA, Elio.. [Torquato Neto] O poeta na condição de torto. Diário do Povo, Teresina - PI, p. 10 - 10, 19 nov. 1991.

42.
FERREIRA, Elio.. A face da poética de Torquato Neto - Parte I. Diário do Povo, Teresina - PI, p. 14 - 14, 17 nov. 1991.

43.
FERREIRA, Elio.. Abracadabra - poema. O Estado, Teresina - PI, p. 06 - 06, 19 maio 1991.

44.
FERREIRA, Elio.. O negro em Dão-Lalalão e relação de preconceito racial. Jornal da Manhã, Teresina - PI, p. 09 - 09, 21 jul. 1990.

45.
FERREIRA, Elio.. Torquato Neto e a poética da inversão. O Dia, Teresina - PI, p. 11 - 11, 09 nov. 1989.

46.
FERREIRA, Elio.. O negro na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Jornal da Manhã - Caderno 2, Teresina - PI, p. 02 - 02, 24 jul. 1988.

47.
SOUZA, Elio Ferreira de. Jerimum. Jerimum, Fortaleza-Ce.

48.
SOUZA, Elio Ferreira de. Poesia, poesia. Amálgama, Teresina-PI.

49.
FERREIRA, Elio.. FREI ANTÔNIO CURCIO, O GRANDE MESTRE. CADERNO DO JÁLINSON.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARLI MARIA VELOSO ; SOUZA, Elio Ferreira de . POESIA ORAL E IDENTIDADE NEGRA - A RESISTÊNCIA NOS VERSOS DE DOMINGOS FONSECA. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania., 2018, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. TERESINA - PIAUÍ: FUESPI, 2017. p. 01-14.

2.
SANTOS, A. D. T. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . A IDENTIDADE PERSONAGENS NEGRAS EM O OLHO MAIS AZUL, DE TONI MORRISON. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania., 2018, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. TERESINA - PIAUÍ: FUESPI, 2017. p. 01-12.

3.
Wilany Alves Barros do Carmo ; SOUZA, Elio Ferreira de . ANCESTRALIDADE E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES EM HISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO.. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania., 2018, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. TERESINA - PIAUÍ: FUESPI, 2017. p. 01-12.

4.
ALVES, J. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . A FÁBULA AFRICANA: HISTÓRIA FALADA E TRADIÇÃO ORAL NA ÁFRICA. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania., 2018, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. TERESINA - PIAUÍ: FUESPI, 2017. p. 01-03.

5.
RAFENA LIMA ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . A POESIA DE CLÓVIS MOURA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES EM ARGILA DA MEMÓRIA. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania., 2018, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILERIAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. TERESINA - PIAUÍ: FUESPI, 2017. p. 01-03.

6.
JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO ; SOUZA, Elio Ferreira de . Deuses na Encruzilhada: Hibridismo Religioso em Um Defeito De Cor de Ana Maria Gonçalves e The Bondwoman?s Narrative de Hannah Crafts. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE ÁFRICA E BRASIL: CULTURAS HÍBRIDAS, IDENTIDADES PLURAIS, n. 2, 2017., 2017, GARANHUNS - NEAB/UPE, n. 2. Anais do Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (CONEAB). , 2, 2017, Garanhuns. Anais do Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (CONEAB). NEAB/UPE, n. 2, p. --, dez. 2017.

7.
MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA ; SOUZA, Elio Ferreira de . A performance Griot em Ana Paula Tavares: Tradição e Memória Ancestral. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE ÁFRICA E BRASIL: CULTURAS HÍBRIDAS, IDENTIDADES PLURAIS, n. 2, 2017., 2017, GARANHUNS - PERNAMBUCO. ANAIS DO II II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE ÁFRICA E BRASIL: CULTURAS HÍBRIDAS, IDENTIDADES PLURAIS, n. 2, 2017.. GARANHUNS - PERNAMBUCO: (CONEAB). Garanhuns: NEAB/UPE, 2017. v. 1. p. 756-766.

8.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DE NAZARÉ DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA DE TESTEMUNHO PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILERIA. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2015. v. 1. p. 01-26.

9.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . AFRODESCENDÊNCIA E IDENTIDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES Ana Carusa Pires Araujo. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2015. v. 1. p. 01-11.

10.
João Batista Sousa de Carvalho ; SOUZA, Elio Ferreira de . TRAÇO EXUSÍACO E ESCREVIVÊNCIA EM O MAPA DA TRIBO, DE SALGADO MARANHÃO. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2015. v. 1. p. 01-15.

11.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . NEGRITUDE BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 1940 À DE 1970: TRÂNSITO, TRANSCULTURAÇÃO E TRAVESSIA DO ATLÂNTICO NEGRO. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016. v. 1. p. 01-17.

12.
Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIA E IDENTIDADE HOMOAFETIVA NA CONTÍSTICA DE MIRIAM ALVES. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2015. v. 1. p. 01-14.

13.
Viviana Vieira Pimentel ; BARBOSA, Maria do Socorro Baptista ; SOUZA, Elio Ferreira de . ANÁLISE COMPARADA DOS ROMANCES BELOVED E PONCIÁ VICÊNCIO: INFANTICÍDIO, AUTOFLAGELO E RESISTÊNCIA DO NEGRO ESCRAVIZADO. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016. v. 1. p. 01-14.

14.
ARAUJO, M. A. B. ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESTUDO DA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORES NEGROS DO PIAUÍ: ANTOLOGIA DE POETAS NEGROS DO PIAUÍ: PRECURSORES DA CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA (1770 A 1940). In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016. v. 1. p. 01-08.

15.
Samuel Campelo dos Santos ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESTUDO DA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORES NEGROS DO PIAUÍ: ANTOLOGIA DE POETAS NEGROS DO PIAUÍ: CONTEMPORÂNEOS (DE 1950 AOS DIAS DE HOJE). In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas., 2016, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas.. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016. v. 1. p. 01-09.

16.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . A NARRATIVA ABOLICIONISTA NO CONTO 'A ESCRAVA', DE MARIA FIRMINA DOS REIS. In: XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA - ABRALIC 2015, 2015, BELÉM - PARÁ. ANAIS DO XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA - ABRALIC 2015, 2015. p. 01-12.

17.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILERIA. In: XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA - ABRALIC 2015, 2015, BELÉM - PARÁ. ANAIS DO XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA - ABRALIC 2015, 2015. p. 01-14.

18.
Regilane Barbosa Maceno ; SOUZA, Elio Ferreira de . A REFERENCIALIDADE HISTÓRICA EM ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais, 2014, TERESINA. ANAIS DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTUAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS.. TERESINA: Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro - NEPA/UESPI; Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI., 2014. p. 1-8.

19.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES EM CADERNOS NEGROS VOLUME 27. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais, 2014, TERESINA. ANAIS DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTUAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS.. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. v. 1. p. 1-14.

20.
Francisco Adelino de Sousa Frazão ; BEZERRA FILHO, F. J. ; SOUZA, Elio Ferreira de . A NEGRITUDE NA POESIA DE DOMINGOS CALDAS BARBOSA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais, 2014, TERESINA. ANAIS DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTUAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS.. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. v. 1. p. 1-15.

21.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIA E REIVINDICAÇÃO IDENTITÁRIA EM 'ESTAÇÕES', DE ESMERALDA RIBEIRO. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO, 2014, TERESINA. ANAIS DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. p. 1-10.

22.
Áurea Regina do Nascimento Santos ; MENDES, A. M. ; SOUZA, Elio Ferreira de . A DIÁSPORA NA VOZ DE DIONNE BRAND: EM BUSCA DO MAPA AO LUGAR DE PERTENCIMENTO Áurea Regina do Nascimento SANTOS 1 (UESPI/IFPI) Algemira de Macedo MENDES 2 (UESPI/UEMA) RESUMO: Ao analisar as narrativas de escritoras afrodescen. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO, 2014, TERESINA. ANAIS II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. p. 1-9.

23.
Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NOS CADERNOS NEGROS: O MELHORES CONTOS. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO, 2014, TERESINA. ANAIS II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. p. 1-13.

24.
Regilane Barbosa Maceno ; SOUZA, Elio Ferreira de . RASURAS SUBALTERNAS: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO, 2014, TERESINA. ANAIS II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2014. p. 1-14.

25.
Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NOS 'CADERNOS NEGROS': OS MELHORES CONTOS. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero alteridade e poder, 2014, TERESINA - PIUAUÍ. ANAIS DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero alteridade e poder, 2014. p. 01-13.

26.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIA E REIVINDICAÇÃO IDENTITÁRIA EM 'ESTAÇÕES', DE ESMERALDA RIBEIRO. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero alteridade e poder, 2014, TERESINA - PIUAUÍ. ANAIS DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero alteridade e poder, 2014. p. 01-10.

27.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIA E REIVINDICAÇÃO IDENTITÁRIA EM ESTAÇÕES, DE ESMERALDA RIBEIRO.. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero, alteridade e poder, 2014, TERESINA - PIAUÍ. ANAIS DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO. TERESINA - PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2014. v. 1. p. 01-10.

28.
Áurea Regina do Nascimento Santos ; MENDES, A. M. ; SOUZA, Elio Ferreira de . A DIÁSPORA NA VOZ DE DIONNE BRAND: EM BUSCA DO MAPA AO LUGAR DE PERTENCIMENTO. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais, 2014, TERESINA. ANAIS DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTUAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS.. TERESINA: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ - FUESPI, 2013. v. 1. p. 1-9.

29.
SOUSA, F. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE AFRODESCENDENTE NO ROMANCE, EU, TITUBA, FEITICEIRA DE SALEM. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 2013, CAMPINA GRANDE. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL (2013), 2013. v. 1. p. 01-09.

30.
FERREIRA, Elio.. Poesia afro-brasileira e seus diálogos com a cultura popular da diáspora negra: gênese, memória e cantigas do Bumba-meu-boi do Piauí. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2011.

31.
CARVALHO, Alíria Benício de ; FERREIRA, Elio. . Festa do Moqueado: cantigas, narrativas e ritos de passagem de menina para moça da nação Guajajara. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2012.

32.
ALVES, J. B. R. ; FERREIRA, Elio. . Imagem e representação do Corpo do Negro no Cadernos Negros: os melhores poemas como desconstrução de estereótipos raciais criados pelo branco João Batista Romualdo Alves (UESPI) / Elio Ferreira (UESPI/NEPA). In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2011.

33.
Maria do Desterro da Silva Oliveira ; Milena Fernanda Martins ; FERREIRA, Elio. . O genocídio indígena no romance Mandu Ladino, de Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco.. In: ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2011.

34.
SILVA, Francisco Hudson Pereira da ; FERREIRA, Elio. . BENJAMIN LÊ EVARISTO: TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM CONCEIÇÃO EVARISTO1 Francisco Hudson Pereira da Silva (PIBIC/UESPI)* Elio Ferreira (UESPI)** RESUMO. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2012.

35.
MENDES JUNIOR, N. M. ; FERREIRA, Elio. . AFRO-AMERICANIDADE EM CRUZ E SOUZA E FREDERICK DOUGLASS: UMA PERSPECTIVA IDENTITÁRIA. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2011.

36.
Wilany Alves Barros do Carmo ; FERREIRA, Elio. . O SUJEITO FEMININO NA ESCRITA DA MULHER AFRODESCENDENTE EM CADERNOS NEGROS: OS MELHORES CONTOS. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2011.

37.
CARMO FILHO, R. S. ; FERREIRA, Elio. . A Memória como construção de identidades na escrita poética do Cadernos Negros 31. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias (UESPI - Universidade Estadual do Piauí), 2012, TERESINA - PIAUÍ - BRASIL. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memórias e Construções Literárias., 2011.

38.
SOUZA, Elio Ferreira de. POESIA NEGRA, JAZZ E CAPOEIRA: O CANTO, A PERFORMANCE E A MEMÓRIA DO CORPO.. In: XII Congresso Internacional ABRALIC: Centro, Centros; Ética e Estética., 2011, CURITIBA. Anais do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada., 2011. p. 01-11.

39.
FERREIRA, Elio.. Memória, construção de identidades e utopia em "Canto dos Palmares", de Solano Trindade.. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC 2008, 2008, SÃO PAULO - SP. ANAIS DO XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC 2008, 2008. p. 01-09.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. GONÇALVES DIAS AFRO-BRASILEIRO E ABOLICIONISTA. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO - CONIFID, 2016, SÃO LUÍS. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMO DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO.. SÃO LUÍS, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016. v. 1. p. 298-298.

2.
MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA ; SOUZA, Elio Ferreira de . IDENTIDADE FEMININA E DESCOLONIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA O LAGO DA LUA, DE ANA PAULA TAVARES. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO - CONIFID, 2016, SÃO LUÍS. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMO DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO.. SÃO LUÍS, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016. v. 1. p. 201-202.

3.
JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO ; SOUZA, Elio Ferreira de . IDENTIDADES FEMININAS SOB O CONTEXTO DA DIÁSPORA EM COMPAIXÃO, DE TONI MORRISON E UM DEFEITO DE COR DE ANA MARIA GONÇALVES. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO - CONIFID, 2016, SÃO LUÍS. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMO DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO.. SÃO LUÍS, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016. v. 1. p. 140-141.

4.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . A MEMORIA DA ESCRAVIDÃO EM VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO - CONIFID, 2016, SÃO LUÍS. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMO DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO.. SÃO LUÍS, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016. v. 1. p. 119-119.

5.
SOUZA, Elio Ferreira de. A MENSAGEM DO SALMO: O EVANGELHO SEGUNDO JÚLIO ROMÃO DA SILVA, O GRIOT TRANSPLANTADO E O TEATRO AFRO-BRASILEIRO NO TEMPO DO GOVERNO MILITAR. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 2013, CAMPINA GRANDE. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL (2013), 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
FERREIRA, Elio.. A mensagem do salmo: o Evangelho segundo Júlio Romão da Silva, o teatro da Negritude brasileira e o griot nos tempos da ditadura militar. In: GELNE - XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina - Piauí. Livro de resumos e programação, XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste. Teresina: Grupos de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2010. v. 1. p. 258-259.

7.
FERREIRA, Elio.. Poesia negra no Brasil e Estados Unidos: uma leitura comparada. In: II EnMEL - II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras UFPI, 2007, Teresina. II EnMEL - Programação e resumos. Teresina - PI: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2007. v. 1. p. 31-31.

8.
FERREIRA, Elio.. Poesia Negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes - Resumo da Tese de Doutorado. In: O caminho se faz caminhando PPGL / UFPE, 30 anos., 2007, Recife - PE. O caminho se faz caminhando PPGL / UFPE, 30 anos - CD-ROM.. Recife - PE: Editora Universitária UFPE - 2007, 2007.

9.
JOACHIM, S. ; Virgínia Leal ; FERREIRA, Elio. . A cidade, o trem, o navio e o poeta negro das Américas em ritmos de blues, bumba-meu-boi e maracatu.. In: Nomadismo e Cidadania: A cidade e o Campo / A utopia da cidadania sem fronteira., 2004, Recife. Nomadismo e Cidadania. Recife - PE: Editora Universitária/UFPE, 2004. v. 1. p. 11-12.

10.
FERREIRA, Elio.. Poesia negra, cultura e canção popular afro-descendente. In: I Seminário de Estudos de Teoria Literária: Linguagem e Educação, 2004, Currais Novos. Caderno de resumos - I Seminário de Estudos de Teoria Literária: Linguagem e Educação. Natal - RN: Editora da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, 2004. v. 1. p. 55-55.

11.
FERREIRA, Elio.. Identidade e memória na poesia negra de Solano Trindade e Langston Hughes. In: IX Congresso Internacional da ABRALIC 2004 - Travessias, 2004, Porto Alegre. Travessias - IX Congresso Internacional da abralic 2004. Porto Alegre: Edição da Abralic / UFRGS, 2004. p. 155-155.

12.
FERREIRA, Elio.. Fronteira e hospitalidade na poesia épica do afro-brasileiro Solano Trindade. In: I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Americana Contemporânea - Dilemas da Representação, 2003, Brasília. Dilemas da Representação - Programação e caderno de resumos. Braília - DF: Editora Universidade de Brasília, 2003. v. 1. p. 57-58.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. THE LETTER OF THE SLAVE ESPERANÇA GARCIA: A NARRATIVE OF TESTIMONY ABOUT SLAVERY IN BRAZIL WRITTEN BY HERSELF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, Elio Ferreira de. Narrativas de escravidão e diáspora africana: Esperança Garcia, Mahommah G. Baquaqua, Juan Francisco Manzano e Frederick Douglass. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, Elio Ferreira de. Narrativa dos escravos no Brasil: escrita autobiográfica e formação do cânon literário afro-brasileiro: Esperança Garcia, Inácio da Catingueira, Baquaqua e Luiz Gama. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, Elio Ferreira de. MULTICULTURALIDADE: Narrativa e Educação.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA 'ESPERANÇA GARCIA' E O CÂNON LITERÁRIO AFRO-BRASILEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, Elio Ferreira de. REPRESENTAÇÕES DO NAVIO NEGREIRO NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: MAPAS DA VIOLÊNCIA E DA RESISTÊNCIA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, Elio Ferreira de. POESIA NEGRA, JAZZ E CAPOEIRA: o canto, a performance, a trama e a memória do corpo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, Elio Ferreira de. DIREITO E CIDADANIA NA CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA: 6 SETEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO PIAUÍ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, Elio Ferreira de. A INVENÇÃO DA DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICAS: memória, história, identidade cultural, oralidade e negralização da escritura poética afrodescendente em 'Viva a rapaziada da canela suja', de Solano Trindade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, Elio Ferreira de. NARRATIVAS ESCRAVAS DO BRASIL: Esperança Garcia, Henrique Dias, Baquaqua, Inácio da Catingueira e Luiz Gama (cartas, diários, poemas, relatos de testemunho).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, Elio Ferreira de. A Carta da Escrava Esperança Garcia e Relação de Gênero: Uma Narrativa Precursora da Literatura Afro-Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E. . A LITERATURA DE MATRIZ AFRICANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOUZA, Elio Ferreira de. 13 DE MAIO DE 1888: A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. QUE DATA É ESSA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOUZA, Elio Ferreira de. GONÇALVES DIAS AFRO-BRASILEIRO E ABOLICIONISTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SOUZA, Elio Ferreira de. 246 ANOS DA CARTA DE ESPERANÇA GARCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DE NAZARÉ DO PIAUÍ: UM RELATO DE TESTEMUNHO PRECURSOR DA LITERATUA AFRO-BRASILERIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOUZA, Elio Ferreira de. O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO PIAUÍ E A CARTA DE ESPERANÇA GARCIA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Samuel Campelo dos Santos ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESTUDO DA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORES NEGROS DO PIAUÍ: ANTOLOGIA DOS NEGROS DO PIAUÍ: CONTEMPORÂNEOS (DE 1950 AOS DIAS DE HOJE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . NEGRITUDE BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 1940 À DE 1970: TRÂNSITO, TRANSCULTURAÇÃO E TRAVESSIA DO ATLÂNTICO NEGRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO ; SOUZA, Elio Ferreira de . A MULHER NEGRA NO ENTRE-LUGAR: LUÍSA MAHIN EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, Elio Ferreira de. A REPRESENTAÇÃO DO ORIXÁS NA LITERATURA AFRO-BRASILERIA CONTEMPORÂNEA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SOUZA, Elio Ferreira de; TANIA MARIA DE ARAÚJO LIMA . LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: DOS CONTARES E CANTARES DA TRADIÇÃO AFRICANA À ?TRADUÇÃO? DE IDENTIDADES EM DIÁSPORAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SOUZA, Elio Ferreira de. O POEMA ?NAVIO NEGREIRO?, DE SOLANO TRINDADE, E A TRAVERSIA DO ATLÂNTICO NEGRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOUZA, Elio Ferreira de. DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICAS (A Capoeira, as Danças-Lutas Africanas, a Resistência Escrava, a Narrativa Oral e a Herança Griot). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO ; SOUZA, Elio Ferreira de . REPRESENTAÇÕES DA DIÁSPORA NAS OBRAS 'UM DEFEITO DE COR', DE ANA MARIA GONÇALVES E 'PARAÍSO', DE TONI MORRISON: UM ESTUDO COMPARATIVO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA ; SOUZA, Elio Ferreira de . HERANÇA GRIOT EM ANA PAULA TAVARES: O CONTAR E CANTAR NO POEMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOUZA, Elio Ferreira de. THE LETTER OF ESPERANÇA GARCIA SLAVE: A PRECURSOR WITNESS NARRATIVE OF THE AFRICAN-BRAZILIAN LITERATURE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOUZA, Elio Ferreira de. Panorama temático das africanidades em pesquisas realizadas pela UESPI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SOUZA, Elio Ferreira de; ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; João Batista Sousa de Carvalho ; CARMO FILHO, R. S. ; RISOLETA VIANA FREITAS . MINICURSO: O Ensino de Literaturas Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003) - Ana Carusa (UESPI), Prof. Mestrando Raimundo Silvino do C. Filho (UESPI) e Prof. Mestrando Rubenil da Silva Oliveira (UESPI). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
SOUZA, Elio Ferreira de. O LEGADO GRIOT NA CULTURA DA DIÁSPORA NEGRA DO BRASIL E DAS AMÉRICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: memória, narrativa e lírica autobiográfica nos Cadernos Negros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIAS E O DESVELAMENTO DA IDENTIDADE HOMOAFETIVA: leitura de mil rosas roubadas, de Silviano Santiago na perspectiva da escrita de si. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA: UMA GÊNESE DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: outros olhares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SOUZA, Elio Ferreira de. A ?CARTA? DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: DAS NARRATIVAS ESCRAVAS À CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: DAS NARRATIVAS ESCRAVAS À CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SOUZA, Elio Ferreira de. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA: DOS RELATOS DE TESTEMUNHO DA ESCRAVIDÃO ÀS NARRATIVAS, POEMAS E FICÇÃO AUTOBIOGRÁFICAS DO AUTORES NEGROS CONTEMPORÂNEOS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
SOUZA, Elio Ferreira de. LUIZ GAMA: PRECURSOR DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E SUA POESIA SATÍRICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SOUZA, Elio Ferreira de. PAINEL - NÚCLEO ESTUDOS E PESQUISAS AFRODESCENDENTES na cidade de TERESINA-PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESCREVIVÊNCIA E IDENTIDADE NEGRA NO ROMANCE VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . NEGRITUDE NO BRASIL: DA DÉCADA DE 1940 A DE 1970. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
Wilany Alves Barros do Carmo ; CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . AS IDENTIDADES EM QUESTÃO NOS CONTOS: SIM, EU POSSO, DE DÉCIO DE OLIVEIRA E MINHA COR, DE RAQUEL ALMEIDA, EM CADERNOS NEGROS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
Rubenil da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . MEMÓRIA E IDENTIDADE HOMOAFETIVA NA CONTÍSTICA DE MIRIAM ALVES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
ARAUJO, M. A. B. ; SOUZA, Elio Ferreira de . ESTUDO DA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORES NEGROS DO PIAUÍ: ANTOLOGIA DE POETAS NEGROS DO PIAUÍ: PRECURSORES DA CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA (1770 A 1940). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
João Batista Sousa de Carvalho ; SOUZA, Elio Ferreira de . TRAÇO EXUSÍACO E ESCREVIVÊNCIA EM O MAPA DA TRIBO, DE SALGADO MARANHÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . AFRODESCENDÊNCIA E IDENTIDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES Ana Carusa Pires Araujo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
Regilane Barbosa Maceno ; SOUZA, Elio Ferreira de . UM MUNDO ANCORADO EM BASES INSTÁVEIS: MEMÓRIA E IDENTIDADE EM ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SOUZA, Elio Ferreira de. LO MAGICO EM LA LITERATURA AFRO-AMERICANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
SOUZA, Elio Ferreira de. Mediador da Conferência do Prof. Dr. Kabengelê Munanga (República Democrática do Congo), intitulada 'Por que as políticas de reconhecimento da diversidade e das diferenças num país mestiçado como o Brasil?'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
SOUZA, Elio Ferreira de. O BOI DE NÉ PRETO DE FLORIANO - PIAUÍ: gênese, memória e cantigas do Bumba-meu-boi do Piauí: um diálogo com a Literatura Afro-Brasileira Contemporânea.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
SOUZA, Elio Ferreira de. MINI CURSO: O ENSINO DE LITERATURAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
SOUZA, Elio Ferreira de. POESIA AFRODESCENDENTE E CULTURA ORAL: JAZZ, BLUES E CAPOEIRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
SOUZA, Elio Ferreira de. COORDENAÇÃO DO GT DE LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

55.
SOUZA, Elio Ferreira de. MEMÓRIA E ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA NA POESIA DE SOLANO TRINDADE E LANGSTON HUGHES: UMA LEITURA COMPARADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: CADERNOS NEGROS: autores precursores e fundadores.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
SOUZA, Elio Ferreira de; BOAKARI, Francis Musa . Mesa Redonda: ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AFRODESCENDENTE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
SOUZA, Elio Ferreira de; SOUSA, F. S. ; João Batista Sousa de Carvalho ; CARMO FILHO, R. S. ; Rubenil da Silva Oliveira . MEMÓRIA, IDENTIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA AFRODESCENDENTE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
SOUZA, Elio Ferreira de. (Mini Curso) LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NOS CADERNOS NEGROS E SEUS ANTECENDENTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

60.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRODESCENDENTE: RELATOS DA ESCRAVIDÃO E A ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE MULHERES NEGRAS NA DIÁSPORA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E RELAÇÕES DE GÊNERO: narrativa escrava, memória autobiográfica e relatos de experiência na obra de autores negros contemporâneos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
SOUZA, Elio Ferreira de. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E RELAÇÕES DE GÊNERO: narrativa escrava, memória autobiográfica e relatos de experiência na obra de autores negros contemporâneos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

63.
FERREIRA, Elio.. LITERATURA E AFRODESCENDÊNCIA: Diáspora africana e escravidão no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
FERREIRA, Elio.; Maria Sueli Rodrigues Sousa ; Luís Bernardo ; Robson Cruz . BRASILEIROS E ÁFRICA: Visões do Continente da Diáspora (Mesa-Redonda). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
FERREIRA, Elio.. LITERATURA AFRODESCENDENTE E DIREITO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
FERREIRA, Elio.. O Ensino, a Pesquisa e a Extensão de Afrodescendência na Universidade Estadual do Paiuí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
FERREIRA, Elio.. A MENSAGEM DO SALMO: O Evangelho Segundo Júlio Romão da Silva, o Griot Transplantado e o Teatro Afro-Brasileiro no Tempo do Governo Militar.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
SOUSA, F. S. ; FERREIRA, Elio. . Identidade e Religiosidade Afrodescendentes no romance EU, TITUBA, FEITICEIRA... NEGRA DE SALEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
FERREIRA, Elio.. POETAS AFRODESCENDENTES DE LÍNGUA INGLESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

70.
CARMO FILHO, R. S. ; SOUZA, Elio Ferreira de . Construção de Identidades Afrodescendentes em Cadernos Negros, volume 27. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
Francisco Adelino de Sousa Frazão ; SOUZA, Elio Ferreira de . A NEGRITUDE NA POESIA DE DOMINGOS CALDAS BARBOSA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
Virgínia Silva de Carvalho ; SOUZA, Elio Ferreira de . O negro como bem semovente em obras literárias do séc. XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
Maria do Desterro da Silva Oliveira ; SOUZA, Elio Ferreira de . 'Boneca': uma construção do racismo à brasileira.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

74.
Lia Carla Pimentel ; SOUZA, Elio Ferreira de . Estudos de Literatura Afro-brasileira: memória autobiográfica e narrativa de experiência - uma construção da identidade negra na obra de J. Miguel de Matos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

75.
Suelma Patrícia de Araújo Rego ; SOUZA, Elio Ferreira de . Estudos de Literatura Afro-brasileira: o dito, o interdito e a construção de identidades negras na obra do autor piauiense Nogueira Tapety.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

76.
FERREIRA, Elio.. Cartas e narrativas (autobiografias) escravas: escritas precursoras da literatura afrodescendente na diáspora negra das Américas e seu legado na contemporaneirdade (Esperança Garcia (do Piauí), Juan Francisco Manzano, Frederick Douglass, Inácio da Catigueira, Luiz Gama e contemporâneos).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
FERREIRA, Elio.. O ENSINO DE LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NA UESPI.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
FERREIRA, Elio.. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: DAS ORIGENS À CONTEMPORANEIDADE E OS CADERNOS NEGROS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

79.
FERREIRA, Elio.. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NOS CADERNOS NEGROS: o fluxo de identidades afrodescendentes em espiral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
CARVALHO, Alíria Benício de ; SOUZA, Elio Ferreira de . Construção de identidades indígenas e gênero no rito de passagem da Festa do Moqueado nas aldeias Guajajaras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

81.
SILVA, Francisco Hudson Pereira da ; SOUZA, Elio Ferreira de . A IMAGEM MATERNA ENTRE O CARINHO E A REPRESSÃO: A MULHER NEGRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

82.
FERREIRA, Elio.. POESIA NEGRA, JAZZ E CAPOEIRA: O CANTO, A PERFORMANCE E A MEMÓRIA DO CORPO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

83.
FERREIRA, Elio.; ROLAND WALTER ; ROSILDA ALVES BEZERRA . LITERATURAS AFRO-DESCENDENTES DA DIÁSPORA: ESTÉTICAS E ÉTICAS ENTRE CENTROS E MARGENS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

84.
FERREIRA, Elio.; Lorena Sales dos Santos ; NEGREIRO, C. A. ; TRINDADE, F. B. S. M. . XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

85.
FERREIRA, Elio.. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS NEGRAS EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

86.
FERREIRA, Elio.. As slave narratives nos EUA e a narrativa espistolar da escrava Esperança Garcia do Piauí: a perspectiva autobiográfica e suas estratégias de persuasão na literatura afrodescendente diaspórica - Mesa Redonda: LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-AMERICANAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

87.
FERREIRA, Elio.. MESA RDONDA DE ESCRITORES NEGROS: DECLAMAÇÃO DE POEMAS E APRESENTAÇÃO DA OBRA DRAMÁTICA E DA CRÍTICA LITERÁRIA DO ESCRITOR AFRODESCENDENTE JÚLIO ROMÃO DA SILVAo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

88.
FERREIRA, Elio.; BOAKARI, Francis Musa ; SOUSA, A. ; GOMES, R. . Educação, gênero e afrodescendência: recortes de uma relação com o desenvolvimento do Piauí.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

89.
FERREIRA, Elio.. Literatura Afro-brasileira e construção de identidades culturais negras em tempos de globalização.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

90.
FERREIRA, Elio.. Literatura afrodescendente: dos precursores à poesia contemporânea do Cadernos Negros.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

91.
FERREIRA, Elio.. Literatura Afro-Brasileira no Piauí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

92.
FERREIRA, Elio.. Júlio Romão da Silva 93 anos - A mensagem do salmo: o evangelho segundo Júlio Romão da Silva, o teatro da Negritude brasileira e o griot nos tempos de ditadura militar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

93.
FERREIRA, Elio.. CULTURA Y LITERATURA HISPANOAMERICANA: identidade e diáspora negra na poesia lírica do afro-cubano Nicollás Guillén e do afro-brasileiro Solano Trindade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

94.
FERREIRA, Elio.. Literatura e diáspora africana no Brasil: memórias, cantigas e gênese do Bumba-meu-boi do Piauí. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

95.
FERREIRA, Elio.; SILVA, Waldinar Alves . Literaturatura Afrodescendente Contemporânea: Brasil, Estados Unidos e Caribe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

96.
BARBOSA, E. R. M. ; FERREIRA, Elio. ; Cristiane Sobral, Cuti, Esmeralda Ortiz e Ademiro Alves. . Seminário Cadernos Negros - Mediador da Mesa Redonda: "Autores & Leitores - Para quem escrevo?". 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

97.
FERREIRA, Elio.. Machado de Assis: escritor afro-brasileiro: estratégias de capoeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

98.
FERREIRA, Elio.. Memória, construção de identidades e utopia em "Canto dos Palmares", de Solano Trindade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

99.
FERREIRA, Elio.. Machado de Assis: poemas, contos e romances abolicionistas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

100.
FERREIRA, Elio.. Poesia afro-brasileira para criança: palestra e declamação de poemas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

101.
FERREIRA, Elio.. Memória, construção de identidades e utopia em "Canto dos Palmares", de Solano Trindade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

102.
FERREIRA, Elio.. LITERATURA AFRO-DESCENDENTE: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

103.
FERREIRA, Elio.. A representação do negro no livro didático e na literatua afrobrasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

104.
FERREIRA, Elio.. O lugar da literatura afro-brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

105.
FERREIRA, Elio.. Literatura e afro-descendência: memória, intertextualidade e narrativa popular.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

106.
FERREIRA, Elio.. Poesia negra no Brasil e nos Estados Unidos: uma leitura comparada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

107.
FERREIRA, Elio.. A epopéia quilombola e a escritura de fundação da Diáspora negra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

108.
FERREIRA, Elio.. O discurso negralizado de Solano Trindade: poesia negra, cantiga popular e memórias do Bumba-meu-boi do Piauí.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

109.
FERREIRA, Elio.. A escrita da mulher negra: memória, metáfora, linguagem ornamental e relação intertextual com a "Carta" da escrava Esperança Garcia do Piauí.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

110.
FERREIRA, Elio.. O diálogo da Negritude marxista, engajamento e intertextualidade na poesia negra de Cuba, Brasil e Estados Unidos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

111.
FERREIRA, Elio.. Memória e utopia no poema narrativo de Solano Trindade - Mesa Redonda: "Literatura, Memória e Diáspora Africana".. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

112.
FERREIRA, Elio.. Literatura e afro-descendência: poesia, mito-poética dos orixás, memória autobiográfica e reinvenção da memória oral.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

113.
FERREIRA, Elio.. Questões étnico-raciais na literatura brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

114.
FERREIRA, Elio.. Identidade, negritude e crioulização na "Carta" da escrava Esperança Garcia e na poesia de mulheres afro-brasileiras e afro-indígenas.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

115.
FERREIRA, Elio.. O discurso da negritude na poesia brasieleira e norte-americana: Solano Trindade e Langston Hughes.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

116.
FERREIRA, Elio.. O discurso de fronteira na poesia contemporânea. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

117.
FERREIRA, Elio.. A cidade, o trem, o navio e o poeta negro das Américas em ritmos de blues, bumba-meu-boi e maracatu.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

118.
FERREIRA, Elio.. A negritude na poesia brasileira e norte-americana: Solano Trindade e Langston Hughes.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

119.
FERREIRA, Elio.. Identidade e memória na poesia negra de Solano Trindade e Langston Hughes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

120.
FERREIRA, Elio.. O que é literatura negra?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

121.
FERREIRA, Elio.. Identidade, memória e oralidade na poesia negra das Américas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

122.
FERREIRA, Elio.. Dois poetas negros: Solano Trindade e Langston Hughes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

123.
FERREIRA, Elio.. Fronteira e hospitalidade na poesia épica "Canto dos Palmares", de Solano Trindade.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

124.
FERREIRA, Elio.. Literatura afro-brasileira e engajamento.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

125.
FERREIRA, Elio.. O processo histórico de inclusão / exclusão dos negros. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

126.
FERREIRA, Elio.. Luís Gama: um poeta negro na contra-mão do Romantismo.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. GONÇALVES DIAS AFRO-BRASILEIRO E ABOLICIONISTA. SÃO LUIZ, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016 (RESUMO DE PALESTRA).

2.
JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO ; SOUZA, Elio Ferreira de . IDENTIDADES FEMININAS SOB O CONTEXTO DA DIÁSPORA EM COMPAIXÃO, DE TONI MORRISON E UM DEFEITO DE COR DE ANA MARIA GONÇALVES. SÃO LUIZ, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016 (RESUMO DE COMUNICAÇÃO).

3.
MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA ; SOUZA, Elio Ferreira de . IDENTIDADE FEMININA E DESCOLONIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA O LAGO DA LUA, DE ANA PAULA TAVARES. SÃO LUIZ, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016 (RESUMO DE COMUNICAÇÃO).

4.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. ; Margareth Torres de Alencar Costa . ANAIS DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas. TERESINA, PIAUÍ: Fundação Universidade Estadua do Piauí / Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2016 (ANAIS, PUBLICAÇÃO DIGITALIZADA).

5.
ANA CARUSA PIRES ARAÚJO ; SOUZA, Elio Ferreira de . A MEMORIA DA ESCRAVIDÃO EM VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES. SÃO LUIZ, MARANHÃO.: EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2016 (RESUMO DE COMUNICAÇÃO).

6.
FERREIRA, Elio.; CIRÍACO, Manuel ; RODRIGUES, Jálinson . Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES 2. TERESINA: ABRACADABRA Edições, 2011 (Revista Literária).

7.
FERREIRA, Elio.. FABIO KEROUAC: UM AFRO-BRASILEIRO EM HAMBURGO, ALEMANHA. HAMBURGO, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

8.
FÁBIO KEROUAC ; FERREIRA, Elio. . EIN BRASILIANISCHER DICHTER IN HAMBURG: UM POETA BRASILEIRO EM HAMBURGO, de Fábio Kerouac Hamburgo. Hamburgo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

9.
FERREIRA, Elio.. Revista Lierária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES 1. TERESINA: ABRACADABRA EDIÇÕES, 2008 (Revista Literária).

10.
OLIVEIRA, L. F. ; FERREIRA, Elio. . A aventura dos versos de prazer e imagens. Teresina - PI, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

11.
MELO, J. M. ; FERREIRA, Elio. . Memórias da Infância. Teresina, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, Elio Ferreira de; JOÃO VASCONCELOS . ENTREVISTA COM O POETA ELIO FERREIRA: VIDA LITERÁRIA; 130 ANOS DA ABOLIÇÃO. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; WILMA ROCHA . ENTREVISTA: CONSCIÊNCIA RACIAL / 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E. ; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; JOSÉ BISPO DE MIRANDA ; ROBSON CARLOS DA SILVA ; FRANCISCO ANTÔNIO DE VASCONCELOS ; BEZERRA FILHO, F. J. . COORDENAÇÃO DA MESA REDONDA: LITERATURA,HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SOUZA, Elio Ferreira de; DEMÉTRIOS GALVÃO ; ARISTIDES OLIVEIRA ; JOÃO PAULO PEIXOTO . ELIO FERREIRA, a palavra como martelo de Ogum. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SOUZA, Elio Ferreira de; ALCEBÍADES COSTA FILHO ; ACÍ CAMPELO ; FRANCISCO PELÉ ; RUIMAR BATISTA . JÚLIO ROMÃO DA SILVA: CENTENÁRIO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E. ; CARMO FILHO, R. S. . LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
MARIA SUELI RODRIGUES DE SOUSA ; SOUZA, Elio Ferreira de ; Solimar Oliveira Lima ; ANA BEATRIZ SOUSA GOMES ; MAIRTON CELESTINO DA SILVA ; ANDREIA MARREIROS BARBOSA . SOLENIDADE DE RECONHECIMENTO DE ESPERANÇA GARCIA COMO ADVOGADA PELA OAB - PIAUÍ. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
SOUZA, Elio Ferreira de; Elenice Maria Nery ; SUELENY RIBEIRO CARVALHO . LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
SOUZA, Elio Ferreira de. JULIO ROMÃO DA SILVA: ESCRITOR E DRAMATURGO HOMENAGEADO PELO FESTIVAL DE TEATRO LUSÓFONO, 2016, NO PIAUÍ.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
FERREIRA, Elio.; Filinto Elisio ; Donato Ndongo ; Ricardo Riso ; João Paulo Pinto Có ; Carlos Emílio Corrêa Lima ; Lêpê Correia . RODA DE POESIA E PERFORMANCE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
FERREIRA, Elio.; ALVES, A. ; ROLAND WALTER . Griots-Griots na Diáspora Negra das Américas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. COLEÇÃO ÁFRICA BRASIL. 2017. (Editoração/Livro).

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. ; Margareth Torres de Alencar Costa . LITERATURA E CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: Brasil, Caribe, Colômbia e Estados Unidos, V. 5.. 2017. (Editoração/Livro).

3.
FERREIRA, Elio.; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; SILVA, A. M. S. E. ; CLÁUDIO RODRIGUES DE MELO . ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. 2017. (Editoração/Anais).

4.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. ; Margareth Torres de Alencar Costa . LITERATURAS E CANÇÕES AFRODESCENDENTES: África, Brasil e Caribe, V. 3.. 2017. (Editoração/Livro).

5.
SOUZA, Elio Ferreira de; Daniela Pedreira Aragão . COORDENAÇÃO DO 'CURSO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E A CULTURA AFRICANA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FERREIRA, Elio.. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memória e Construções Literárias. 2012. (Editoração/Anais).

7.
FERREIRA, Elio.; CIRÍACO, Manuel ; RODRIGUES, Jálinson . Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA & TAMBORES 2. 2011. (Editoração/Periódico).

8.
FERREIRA, Elio.. Literatura Negra das Américas: memória, identidade e discurso pós-colonial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
FERREIRA, Elio.. Poesia Afro-Brasileira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FERREIRA, Elio.. A poesia fundadora de Luís Gama: paródia, carnavilização e sátira à sociedade escravagista.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
FERREIRA, Elio.. Maiakóvski e Vanguarda Literária Brasileira: Concretismo e Tropicalismo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, Elio Ferreira de. AUTORES HOMENAGEADOS: CRUZ E SOUZA, MACHADO DE ASSIS, LIMA BARRETO, JÚLIO ROMÃO, ELIO FERREIRA. 2016 (SARAU LÍTERO MUSICAL).

2.
SOUZA, Elio Ferreira de. RECITAL DE POEMAS DO LIVRO AMÉRICA NEGRA & outros poemas afro-brasileiros. 2016 (PERFORMANCE POÉTICA E LANÇAMENTO DE LIVRO NO II AFROLIC).

3.
FERREIRA, Elio.; CIRÍACO, Manuel ; RODRIGUES, Jálinson ; PIAU, J. . RODA DE POESIA & TAMBORES - 70 edições de 2000 a 2011. 2011 (Atividades Literárias).

4.
FERREIRA, Elio.; BATISTA, J. ; DUMONT, T. ; PIAU, J. ; Afonso Miguel . Roda de Poesia & Tambores - edição 64 - Dia Nacional da Poesia. 2010 (Projeto Roda de Poesia & Tambores: show lítero-musical, declamação de poemas e música).

5.
FÁBIO KEROUAC ; FERREIRA, Elio. . Fábio Kerouc: um poeta afro-brasileiro em Hamburgo, Alemanha (Fábio Kerouac: ein afro-brasilianischer Dichter in Hamburg, Deutschland. 2010.

6.
FERREIRA, Elio.. Projeto Roda de Poesia & Tambores - 47 edições de 2000 a 2008. 2008 (Atividades Literárias).

7.
FERREIRA, Elio.; FLORIANO, M. C. . QUINTAL ABERTO. 1985.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; IRANEIDE SOARES DA SILVA. Participação em banca de ALÍCIA DANDARA TAVARES DE SOUSA SANTOS. A PROTAGONISTA NEGRA E A PSICOPATOLIA: UMA LEITURA DO ROMANCE O OLHO MAIS AZUL, DE TONI MORRISON.. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E.; BEZERRA FILHO, F. J.. Participação em banca de WILANY ALVES BARROS. ORALIDADE E ANCESTRALIDADE: UMA ANÁLISE DE HISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO.. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
Margareth Torres de Alencar Costa; SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes. Participação em banca de MARIA HELENA DAMASCENO DA COSTA. REPRESENTAÇÃO DO NEGRO: ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA EM REI NEGRO, DE COELHO NETO, E NO FILME CHICO REI, DIRIGIDO POR WALTER LIMA JÚNIOR. 2017.

4.
SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de VANESSA FEITOSA OLIVEIRA. LITERATURA E JORNALISMO: ASPECTOS DA LITERARIEDADE NA REVISTA REVESTRÉS. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da. Participação em banca de MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA. IDENTIDADE CULTURAL E TRADIÇÃO ORAL EM O LAGO DA LUA, DE ANA PAULA TAVARES. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
FERREIRA, Elio.; BARBOSA, Maria do Socorro Baptista. Participação em banca de JEANE VIRGÍNIA COSTA DO NASCIMENTO. IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE NAS NARRATIVAS ESCRAVAS: ESTUDO COMPARATIVO DE "UM DEFEITO DE COR" DE ANA MARIA GONÇALVES E "THE BONDWOMAN'S NARRATIVA DE HANNAH GRAFTS.. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

7.
ENILCE DO CARMO ALBERGARIA ROCHA; FERNANDA DO NASCIMENTO THOMAZ; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de KARLA CRISTINA EITERER SANTANA. POR TRÁS DAS PALIÇADAS DE PALMARES: AS REPRESENTAÇÕES DE ZUMBI. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teoria da Literatura UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
Maria Dione Carvalho de Morais; FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de FRANCISCA DANIELE SOARES DO CARMO. POVOS DE TERREIRO NO CONTEXTO DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICAS: Territórios sociais de religiosidade de matrizes africanas na zona norte de Teresina-PI e o Programa Lagoas do Norte - PLN. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) - Universidade Federal do Piauí.

9.
SOUZA, Elio Ferreira de; ALCEBÍADES COSTA FILHO; SILVANA MARIA PANTOJA DOS SANTOS. Participação em banca de ANA CARUSA PIRES ARAÚJO. IDENTIDADES AFRODESCENDENTES EM VENCIDDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

10.
SOUZA, Elio Ferreira de; Solimar Oliveira Lima; Daniela Pedreira Aragão; BEZERRA FILHO, F.. Participação em banca de RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA. IDENTIDADES HOMOAFETIVAS DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS DA UESPI) - UNIVERSIDADE ESDUAL DO PIAUÍ.

11.
SILVINA LILIANA CARRIZO; SOUZA, Elio Ferreira de; ÉRIKA KELMER MATHIAS; PEREIRA, P. R. A. A.. Participação em banca de ALÍRIA WIUIRA BENÍCIOS DE CARVALHO. NARRATIVAS ORAIS GUAJAJARA: ACERVO CULTURAL E TEXTUALIDADES INDÍGENAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
MENDES, A. M.; Sávio Roberto Fonsêca de Freitas; SILVANA MARIA PANTOJA DOS SANTOS; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de ÁUREA REGINA DO NASCIMENTO SANTOS. O EMPODERAMENTO DE VOZES FEMININAS EM PAULINA CHIZIANE. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

13.
SOUZA, Elio Ferreira de; BOAKARI, Francis Musa; SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Participação em banca de CLAUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA. EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí.

14.
SOUZA, Elio Ferreira de; Margareth Torres de Alencar Costa; Sebastião Alves Teixeira Lopes. Participação em banca de GLAUCIMARA ALVES DA COSTA VIEIRA. UMA REPRESENTAÇÃO DO CARIBE EM UNE TEMPÊTE, DE AIMÉ CÉSAIRE. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) - Universidade Federal do Piauí.

15.
SOUZA, Elio Ferreira de; TANIA MARIA LIMA; BEZERRA FILHO, F.; Alcione Correia Alves. Participação em banca de RAIMUNDO SILVINO DO CARMO FILHO. NEGRITUDE, IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA ESTÉTICA NA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE OSWALDO DE CAMARGO. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

16.
SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; BELIZA ÁUREA DE ARRUDA MELLO; SOUZA, Elio Ferreira de; STELA MARIA VIANA LIMA BRITO. Participação em banca de SILVANA MARIA LIMA DOS SANTOS. ORALIDADE E MEMÓRIA: A VOZ NA FAZENDA DE PAULICEIA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

17.
ANA MARIA KOCH; Alcione Correia Alves; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de MARIA ANGÉLICA FERREIRA. PÓS-INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA E EM O GUARDADOR DE MEMÓRIAS. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Federal do Piauí.

18.
SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; Alcione Correia Alves; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA. A CRIANÇA NEGRA NO ROMANCE DE MACHADO DE ASSIS: ACEPÇÕES DE PERSONALIDADE. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

19.
BARBOSA, Maria do Socorro Baptista; Alcione Correia Alves; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de MOEMA CARVALHO MEDIEROS. A VOZ DA RESISTÊNCIA EM MONKEY BEACH, DE EDEN ROBINSON. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

20.
SANTOS, D.; FERREIRA, Elio.; ROSANNE BEZERRA DE ARAÚJO. Participação em banca de ARIVALDO LEANDRO DA SILVA MONTE. MEMÓRIA E ORALIDADE NA FICÇÃO DE MIA COUTO: CADA HOMEM É UMA RAÇA. 2012. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE DO NORTE.

21.
FERREIRA, Elio.; MENDES, A. M.; MAGALHAES, M. S. R.. Participação em banca de VIRGÍNIA SILVA DE CARVALHO. Construção de identidades negras no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 2012.

22.
FERREIRA, Elio.; BEZERRA FILHO, F.; CARVALHO, D. B. A.. Participação em banca de JOÃO BATISTA ROMUALDO FILHO. IMAGEM E REPRESENTAÇÕES DO CORPO NEGRO NOS POEMAS DO CADERNOS NEGROS: OS MELHORES POEMAS. 2012. Dissertação (Mestrado em METRADO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

23.
CARVALHO, D. B. A.; FERREIRA, Elio.; Mary Alves. Participação em banca de JANDIRA LOPES PEREIRA. PODER, BENS SIMBÓLICOS E CAPITAL CULTURAL EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS. 2012 - Universidade Federal do Piauí.

24.
Sebastião Alves Teixeira Lopes; BARBOSA, Maria do Socorro Baptista; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de RÚBEN DE JESUS REIS SILVA. Imag(in)nação: identidade nacional em Venenos de Deus, remédios do diabo, de Mia Couto. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

25.
BOAKARI, Francis Musa; COELHO, Pollyana Jericó Pinto; SOUZA, Elio Ferreira de; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Participação em banca de FRANCILENE BRITO DA SILVA. ARTE AFRODESCENDENTE A PARTIR DE TRÊS OLHARES DE EDUCADORES EM TERESINA. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí.

26.
Maria Dione Carvalho de Morais; FERREIRA, Elio.; Maria D'Alva Macedo Ferreira. Participação em banca de FRANCISCO DA SILVA PEREIRA. BUMBA-MEU-BOI (Política cultural de eventos para a cultura popular em Teresina - PI: encontros e desencontros na arena pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.

27.
Sebastião Alves Teixeira Lopes; FERREIRA, Elio.; CAMPOS, M. E. B.. Participação em banca de ELIANA PEREIRA DE CARVALHO. Epístolas Transoceânicas: a história do Atlântico negro em Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

28.
Sebastião Alves Teixeira Lopes; FERREIRA, Elio.; Telma Borges da Silva. Participação em banca de Luís Filipe de Andrade Sousa. Profecias às margens e resistência ao imperialismo britânico nas continental profhecies de William Blake. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

29.
Sebastião Alves Teixeira Lopes; BEZERRA FILHO, F.; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de DIOGO ANDRADE DE MACEDO. A Crítica Literária de Mário Faustino - Análise de Textos de Crítica Literária Publicada no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, na página Poesia-Exoeriência, entre 1956 e 1958.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

30.
FERREIRA, Elio.. Participação em banca de Herasmo Braga de Oliveira Brito. O riso na poesia de Luís Gama: identidade e resistência. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

31.
FERREIRA, Elio.. Participação em banca de Diana de Assis Vasconcelos Barros. A construção identitária em Beloved: uma visão pós-moderna. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Teses de doutorado
1.
BOAKARI, Francis Musa; SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD; ANTONIA EDNA BRITO; SOUZA, Elio Ferreira de; JOSÉ DA CRUZ BISPO DE MIRANDA; ROBSON CARLOS DA SILVA. Participação em banca de ARIOSTO MOURA DA SILVA. EDUCAÇÃO SOCIAL E ESCOLAR - ALÉM DA LUTA PELA TERRA: o Quilombo de Sílvio Velho.. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
FONSECA, M. N. S.; Inocência Luciano dos Santos Mata; Eduardo de Assis Duarte; Edimilson de Almeida Pereira; Teresinha Taborda Moreira; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de ASSUNÇÃO DE MARIA SOUSA E SILVA. NAÇÕES ENTRECRUZADAS: TESSITURA DE RESISTÊNCIA NA POESIA DE CONCEIÇÃO EVARIS. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
BOAKARI, Francis Musa; IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA; CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL; ANTONIA EDNA BRITO; JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JÚNIOR; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO. GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: há outras epistemologias na prática educativa de formação docente?. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Qualificações de Doutorado
1.
BOAKARI, Francis Musa; BARBARA MARIA MACEDO; ANTONIA EDNA BRITO; SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD; SOUZA, Elio Ferreira de; MAILSA CARLA PINTO PASSOS; ROBSON CARLOS DA SILVA. Participação em banca de ARIOSTO MOURA DA SILVA. EDUCAÇÃO SOCIAL E ESCOLAR - ALÉM DA LUTA PELA TERRA: o Quilombo de Sílvio Velho.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; CAMPOS, M. E. B.; MENDES, A. M.. Participação em banca de REGILANE BARBOSA MACENO. Um mundo ancorado em bases instáveis: memória e identidade em Antes de nascer o mundo, de Mia Couto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
BEZERRA FILHO, F.; SOUZA, M. G. C.; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de ALFREDO WERNEY LIMA TORRES. A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E PALAVRA: UMA ANÁLISE DAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE E TOM JOBIM. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, Elio Ferreira de; IRANEIDE SOARES DA SILVA; BARBOSA, Maria do Socorro Baptista. Participação em banca de JEANE VIRGÍNIA COSTA DO NASCIMENTO. IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE NA LITERATURA AFRODESCENDENTE: UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES E THE BONDWOMANS'S NARRATIVE, DE HANNAH CRAFTS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E.; DOUGLAS RODRIGUES DE SOUSA. Participação em banca de MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA. IDENTIDADE CULTURAL E TRADIÇÃO ORAL EM O LAGO DA LUA, DE ANA PAULA TAVARES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
BOAKARI, Francis Musa; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do; SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD; ANA BEATRIZ SOUSA GOMES; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de CLÁUDIOJOSÉ ARAÚJO SILVA. EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí.

4.
Alcione Correia Alves; SOUZA, Elio Ferreira de; Luizir de Oliveira. Participação em banca de ELLA FERREIRA BISPO. PROCESSO DE CRIOULIZAÇÃO NO ROMANCE UM DEFEITO DE COR: SOBRE AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES A UMA [PRESUMÍVEL] IDENTIDADE LATINO-AMERICANA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) - Universidade Federal do Piauí.

5.
Margareth Torres de Alencar Costa; SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes. Participação em banca de MARIA HELENA DAMASCENO DA COSTA. Dominação e Transgressão em Rei Negro, de Coelho Neto e o filme Chico Rei, de Walter Lima Júnior.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) - Universidade Federal do Piauí.

6.
FRANCISCA VERÔNICA CAVALCANTE; SOUZA, Elio Ferreira de; MARIA LÍDIA MEDEIROS DE NORONHA PESSOA; RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO. Participação em banca de L'HOSANA CERES DE MIRANDA TAVARES. ROUPA DE SANTO: MARCADORES IDENTITÁRIOS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) - Universidade Federal do Piauí.

7.
Maria Dione Carvalho de Morais; FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de FRANCISCA DANIELE SOARES DO CARMO. POVOS DE TERREIRO NO CONTEXTO DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS: Territórios sociais e religiosidade de matrizes africanas na zona norte de Teresina - PI e o Programa Lagoas do Norte - PLN. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) - Universidade Federal do Piauí.

8.
SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes; CARVALHO, D. B. A.. Participação em banca de João Batista Sousa de Carvalho. A poesia afro-brasileira de Salgado Maranhão: estudo sobre identidade e memória no livro O mapa da tribo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

9.
SOUZA, Elio Ferreira de; MENDES, A. M.; Solimar Oliveira Lima. Participação em banca de RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA. REPRESENTAÇÕES HOMOAFETIVAS DO NEGRO: Uma leitura da obra Stella Manhattan de Silviano Santiago na perspectiva da afrodescendência dos Estudos Culturais e da Literatura Gay.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

10.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F.; Alcione Correia Alves. Participação em banca de RAIMUNDO SILVIANO DO CARMO FILHO. NEGRITUDE, IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA ESTÉTICA NA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE OSWALDO DE CAMARGO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

11.
Sebastião Alves Teixeira Lopes; Alcione Correia Alves; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de MARIA CLIZALDA VITÓRIO. MANDU LADINO DE ANFRÍSIO NETO LOBÃO CASTELO BRANCO: APOLOGIA RESISTÊNCIA INDIGENISTA OU ROMANTISMO TARDIO?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Federal do Piauí.

12.
Alcione Correia Alves; SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes. Participação em banca de GLAUCIMARA ALVES DA COSTA VIEIRA. UMA REPRESENTAÇÃO DO CARIBE EM UNE TEMPÊTE, DE AIMÉ CÉSAIRE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Federal do Piauí.

13.
SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de SILVANA MARIA LIMA DOS SANTOS. Oralidade e memória: a voz da literatura de Paulicéia - Piauí. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

14.
SOUZA, Elio Ferreira de; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do; MENDES, A. M.. Participação em banca de NATÁLIA REGINA ROCHA SERPA. Topos da memória: a percepção dos lugares como evocação da identidade afrodescendente nos romances de Conceição Evaristo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

15.
SOUZA, Elio Ferreira de; BOAKARI, Francis Musa; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da. Participação em banca de FABIANA DOS SANTOS SOUSA. Construção de Identidades Afrodescendentes: tradição e religiosidade da mulher negra no romance Moi, Tituba Sorcière Noire... de Salem, de Maryse Condé.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

16.
SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA. A CRIANÇA NEGRA NO ROMANCE DE MACHADO DE ASSIS: ACEPÇÕES DE PERSONALIDADE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

17.
CAMPOS, M. E. B.; SOUZA, Elio Ferreira de; BRANDAO, S. C. S.. Participação em banca de WILMA AVELINO DE CARVALHO. REALISMO MÁGICO EM MIA COUTO: UMA VISÃO OCIDENTAL SOBRE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Federal do Piauí.

18.
SOUZA, Elio Ferreira de; MENDES, A. M.; CARVALHO, D. B. A.. Participação em banca de DOUGLAS RODRIGUES DE SOUSA. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: a construção da identidade da mulher negra na poesia de Alzira Rufino. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Federal do Piauí.

19.
Murilo da Costa Ferreira; SOUZA, Elio Ferreira de; Maria de Nazaré Mota de Lima. Participação em banca de ISABEL LESLIE FIGUEIREDO DE MENEZES LIMA. Transtextualidades em poesias negras diaspóricas e seus usos e sentido em uma educação multicultural.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM CRÍTICA CULTURAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENDES, A. M.; SOUZA, Elio Ferreira de; SILVANA MARIA PANTOJA DOS SANTOS. Participação em banca de NOEMI KELLY DE OLIVEIRA CRUZ. PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM DE CLARICE LISPECTOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; MELO, C.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO MOURÃO DE ARAÚJO. QUILOMBOS BRASILEIROS: SÍMBOLOS DE RESISTÊNCIA E LUTA DOS NEGROS CONTRA A ESCRAVIDÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Lit. e Hist. Afro-Brasileira e Africana) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de ÉRICO AGUIAR CRONEMBERGER. CANDOMBLÉ A RELIGIÃO DA TOLERÂNCIA QUE SOFRE PRECONCEITOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de MARIA DA PAZ DE BRITO OLIVEIRA. AS PERSONAGENS FEMININAS ESUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de MARIA DE JESUS DO NASCIMENTO DA SILVA. A DESCONSTRUÇÃO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRODESCENDENTE NO ROMANCE PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
SILVA, A. M. S. E.; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da; SOUZA, Elio Ferreira de. Participação em banca de IVO HANS DA SILVA CASTRO. O FATOR INDIVIDUAL E COLETIVO DE MEMÓRIA COMO ANÁLISE DESCRITIVA NA OBRA ARGILA DA MEMÓRIA, DE CLÓVIS MOURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Práticas Culturais) - Universidade Estadual do Piauí.

7.
BEZERRA FILHO, F.; SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E.. Participação em banca de JOSÉ VIEIRA CHAVES MACHADO. IDENTIDADE E MEMÓRIA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS INCIDÊNCIAS HOSTÓRICAS NA POÉTICA DE PAULO MACHADO.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Práticas Culturais) - Universidade Estadual do Piauí.

8.
BOAKARI, Francis Musa; SOUZA, Elio Ferreira de; MELO, C.. Participação em banca de PAULO NUNES DA SILVA. ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí.

9.
BOAKARI, Francis Musa; SOUZA, Elio Ferreira de; MELO, C.. Participação em banca de MARIA DA CRUZ CARDOSO SOARES. MOVIMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO: DA RESISTÊNCIA À LUTA POR IGUALDADE E CIDADANIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí.

10.
FERREIRA, Elio.; SOUZA, M. G. C.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA MADEIRAVIEIRA. A representação da personagem negra nas obras Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, por Maria de Fátima Madeira Vieira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Estadual do Piauí.

11.
FERREIRA, Elio.; SOUZA, M. G. C.. Participação em banca de Dulce Maria Melo. Uma análise do poema "Sabina", do afro-brasileiro Machado de Assis, por Dulce Maria Melo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Estadual do Piauí.

12.
FERREIRA, Elio.; SOUZA, M. G. C.. Participação em banca de Francisca Rodrigues de Sousa. Engajamento e análise do preconceito racial no romance Recordações do escrivão Isaias Caminha, de Lima Barreto.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Estadual do Piauí.

13.
FERREIRA, Elio.; MACEDO, A.; BEZERRA FILHO, F.. Participação em banca de JOSEFINA FERREIRA GOMES DE LIMA. As narrativas de amor e sofrimento na literatura de cordel: traição, fidelidade e interdição do desejo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Práticas Culturais) - Universidade Estadual do Piauí.

14.
FERREIRA, Elio.. Participação em banca de Maria da Luz Veloso da Silva. O indianismo na poesia de Gonçalves Dias. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Piauí.

15.
FERREIRA, Elio.. Participação em banca de Reginaldo de Sousa Brandão. A representação da memória na poesia de Da Costa e Silva. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Elio Ferreira de; NAPOLEAO, L.; CARMO FILHO, R. S.. Participação em banca de MARCOS ANTÔNIO BORGES DE ARAÚJO.MEMÓRIA E AFRODESCENDÊNCIA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO SEVERIANA, DE ALZAIR CAMPOS FERNANDES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E.; LIMA, Márcia Edlene Mauriz. Participação em banca de SAMUEL CAMPELO DOS SANTOS.REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAIAS CAMINHA, DE LIMA BARRETO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E.; Maria Sueli Rodrigues Sousa. Participação em banca de ANNA KAROLINE VIEIRA DE SOUSA.POLIGAMIA E MONOGAMIA EM BALADAS DE AMOR AO VENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
LIMA, Márcia Edlene Mauriz; SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da. Participação em banca de NAURILENE MARIA DE ABREU.IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR: UM ESTUDO DE SUA CRIAÇÃO PARTINDO DE SEU FAC-SÍMILE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/PORTUGUÊS) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
FABRÍCIO FLORES FERNANDES; SOUZA, Elio Ferreira de; MAGALHAES, M. S. R.. Participação em banca de MARIA LÍDIA TIBÚRCIO DE SOUSA.A POESIA DE RESISTÊNCIA EM NA VERTIGEM DO DIA, DE FERREIRA GULLAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
LIMA, Márcia Edlene Mauriz; SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da. Participação em banca de KELLY CRISTINA ARAÚJO.Literatura X História: em Palha de arroz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

7.
LIMA, Márcia Edlene Mauriz; SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da. Participação em banca de KELLY CRISTINA ARAÚJO.LITERATURA X HISTÓRIA: EM PALHAS DE ARROZ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

8.
MOURÃO, Rosália Maria Carvalho; SOUZA, Elio Ferreira de; SOUSA, Raimundo Isídio de. Participação em banca de MARIA DO LIVRAMENTO OLIVEIRA FERREIRA.A representação da imagem do negro na obra História de Tia Nastácia de Monteiro Lobato.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, Elio Ferreira de; JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO; FRANCISCO COELHO FILHO. I ENCONTRO DE CORIMBAS PONTOS CONTADOS DE TERESINA. 2017. ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA DE UMBANDA OFICINA DO AMOR.

2.
SOUZA, Elio Ferreira de; Selma Maria da Silva; Ana Lucia Branco; Denise Almeida Silva; Eliane Maria Severo Gonçalves; Emerson Inácio; ALVES, J. B. R.; Irene Izilda da Silva; Marcilene Garcia de Souza; Rosilda da Silva Souza Bonfim. CADERNOS NEGROS: poemas afro-brasileiros, volume 37.. 2014.

3.
FERREIRA, Elio.. AVALIADOR do Prêmio Palmares 2012, II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira. 2012. Fundação Cultural Palmares.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS DO PIAUÍ. Povos Indígenas: cultura, ancestralidade e conquista de direitos..POVOS INDÍGENAS DO PIAUÍ E O PROCESSO EMANCIPATÓRIO PELA CONQUISTA DOS SEUS DIREITOS. 2018. (Encontro).

2.
2ª BALADA LITERÁRIA.O POETA É UM ENTE QUE LAMBE AS PALAVRAS E DEPOIS SE ALUCINA. 2018. (Encontro).

3.
ACLA 2018 - ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN COMPARATIVE LITERATURE ASSOCIATION. THE LETTER OF THE SLAVE ESPERANÇA GARCIA: A NARRATIVE OF TESTIMONY ABOUT SLAVERY IN BRAZIL WRITTEN BY HERSELF. 2018. (Congresso).

4.
IX SEMANA DA LETRAS na Faculdade de Letras da UFMG.Narrativa dos escravos no Brasil: escrita autobiográfica e formação do cânon literário afro-brasileiro: Esperança Garcia, Inácio da Catingueira, Baquaqua e Luiz Gama. 2018. (Encontro).

5.
V Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência (V CONGEAfro): justiças social e epistêmica na Década dos Povos Afrodescendentes. AFRODESCENDÊNCIA. 2018. (Congresso).

6.
VIII SEMANA DE PEDAGOGIA, CAMPUS UEMA TIMON - MARANHÃO / Valorizando a diversidade e respeitando as diferenças..MULTICULTURALIDADE: Narrativa e Educação. 2018. (Encontro).

7.
XVI Congreso Internacional de ALADAA - Las Nuevas Fronteras de la Interculturalidad: Asia y África desde América Latina. Narrativas de escravidão e diáspora africana: Esperança Garcia, Mahommah G. Baquaqua, Juan Francisco Manzano e Frederick Douglass. 2018. (Congresso).

8.
I COLÓQUIO NACIONAL DE LITERATURA, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE XI SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.NARRATIVAS DA ESCRAVIDÃO NA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO NEGRO: MAPAS DA VIOLÊNCIA E DA RESISTÊNCIA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Seminário).

9.
I ENCONTRO DE CURIMBAS PONTOS CONTATOS DE TERESIAN.AVALIADOR. 2017. (Encontro).

10.
II Coloquio do ÌFARADÁ: Educação, africanidades e afrodescendencia nas produções de saberes na UFPI.A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCAIA DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA PRECURSORA A LITERATURA AFRO-BRASILEEIRA. 2017. (Outra).

11.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL IL. LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: IDENTIDADES, GÊNERO, RELATOS DE TESTEMUNHO. 2017. (Congresso).

12.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE ÁFRICA E BRASIL: CULTURAS HÍBRIDAS, IDENTIDADES HÍBRIDAS. Deuses na Encruzilhada: Hibridismo Religioso em Um Defeito De Cor de Ana Maria Gonçalves e The Bondwoman?s Narrative de Hannah Crafts. 2017. (Congresso).

13.
II FESTIVAL LUSO-BRASILEIRO: Culturas Afro-Brasileiras e Luso-Africanas: Literaturas, Linguagem e História..NARRATIVAS ESCRAVAS DO BRASIL: Esperança Garcia, Henrique Dias, Baquaqua, Inácio da Catingueira e Luiz Gama (cartas, diários, poemas, relatos de testemunho).. 2017. (Outra).

14.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PÓS-COLONIALISMO, PENSAMENTO DESCOLONIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA..REPRESENTAÇÕES DO NAVIO NEGREIRO NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: MAPAS DA VIOLÊNCIA E DA RESISTÊNCIA.. 2017. (Seminário).

15.
IV CONGEAFRO - IV CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: Descolonização e Cosmovisões.. (Mesa Redonda) - 03: Relações étnicorraciais e afrodescendências em educações sociais e escolares para além do eurocentrismo.. 2017. (Congresso).

16.
V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: NARRATIVAS E CIDADANIA.O TEATRO AFRO-BRASILEIRO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA E NEGRITUDE MARXISTA NO BRASIL NAS DECADAS DE 60 E 70 DO SÉCULO XX.. 2017. (Encontro).

17.
VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS / II AFROLIC.O POEMA ?NAVIO NEGREIRO?, DE SOLANO TRINDADE, E A TRAVERSIA DO ATLÂNTICO NEGRO. 2017. (Encontro).

18.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURARA COMPARADADA. A performance Griot em Ana Paula Tavares: Tradição e Memória Ancestral. 2017. (Congresso).

19.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURARA COMPARADADA. NARRATIVAS ESCRAVAS E RELATOS DE TESTEMUNHO SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL: ESCRITOS PELO PRÓPRIO NEGRO ESCRAVIZADO. 2017. (Congresso).

20.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURARA COMPARADADA. O CANTAR DE DOMINGOS FONSECA E A IDENTIDADE NEGRA NA DIÁSPORA. 2017. (Congresso).

21.
"PROJETO ESPERANÇA GARCIA" DA COMISSÃO DA VERDADE E DA ESCRAVIDÃO NEGRA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL DO PIAUÍ..A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DE NAZARÉ DO PIAUÍ: UMA NARRATIVA DE TESTEMUNHO PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILERIA. 2016. (Encontro).

22.
ACLA, 2016 - AMERICAN COMPARATIVE LITERATURE ASSOCIATION =. A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA E RELAÇÃO DE GÊNERO: UMA NARRATIVA PRECURSORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. 2016. (Congresso).

23.
DIA ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 6 DE SETEMBRO.A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA E O DIA ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO PIAUÍ. 2016. (Seminário).

24.
I CICLO DE PALESTRAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILERA AFRICANA E INDÍGENA.246 ANOS DA CARTA DE ESPERANÇA GARCIA: NARRTIVA DA ESCRAVIDÃO E RELAÇÃO DE GÊNERO.. 2016. (Seminário).

25.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSO. GONÇALVES DIAS AFRO-BRASILEIRO E ABOLICIONISTA. 2016. (Congresso).

26.
II ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS - UESPI / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI UÍ. NARRATIVA ORAL AFRICANA, TRANSCULTURAÇÃO E HERANÇA GRIOT NA DIÁSPORA NEGRA: O Chacal e a Galinha; A Raposa e a Rolinha: Fábula do Piauí das tradições africana e indígena.. 2016. (Congresso).

27.
I JORNADA DE ESTUDOS DAS RELIGIÕES: ESPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS NA CONTEMPORANEIDADE.A REPRESENTAÇÃO DOS ORIXÁS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2016. (Outra).

28.
10ª BALADA LITERÁRIA.RÉCITA DE POESIA, MEMBRO/COMPOSIÇÃO DA MESA DE ESCRITORES E ENTREVISTA. 2015. (Encontro).

29.
I ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ.ENTREVISTADO, DEPOIMENTO COMO ESCRITOR E RÉCITA DE POEMAS. 2015. (Encontro).

30.
I ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ.O ENSINO DE LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: LEI Nº 10.639/2003. 2015. (Encontro).

31.
II ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO EMEMÓRIA: Cultura, Linguagem e Ensino.LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: memória, narrativa e lírica autobiográfica nos Cadernos Negros. 2015. (Encontro).

32.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA EDUCACIONAL.III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA EDUCACIONAL. 2015. (Seminário).

33.
IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E.A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA: DOS RELATOS DE TESTEMUNHO DA ESCRAVIDÃO ÀS NARRATIVAS, POEMAS E FICÇÃO AUTOBIOGRÁFICAS DO AUTORES NEGROS CONTEMPORÂNEOS.. 2015. (Encontro).

34.
Solenidade de Abertura da "AULA INAUGURAL DO CURSO DE LÍNGUA YORÚBÁ.O LEGADO GRIOT NA CULTURA DA DIÁSPORA NEGRA NO BRASIL. 2015. (Outra).

35.
TEATRO 4 DE SETEMBRO 120 ANOS - TROFÉU, 2015..TROFÉU, 2015 - POESIA. 2015. (Outra).

36.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: DA CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA DO PIAUÍ À CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Congresso).

37.
CONSCIÊNCIA NEGRA: Educação, Cultura, Pesquisa, Direiros e Políticas de Igualdade Racial..(Palestra/Mesa Redonda) ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AFRODESCENDENTE. 2014. (Simpósio).

38.
CONSCIÊNCIA NEGRA: Educação, Cultura, Pesquisa, Direiros e Políticas de Igualdade Racial..LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: narrativas e interdisciplinaridades.. 2014. (Simpósio).

39.
I ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA: Literatura, cinema, gêneros digitais e outros Gêneros..LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E OS CADERNOS NEGROS: memória, narrativa e lírica autobiográfica.. 2014. (Encontro).

40.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero, alteridade e poder..LITERATURA AFRODESCENDENTE E RELAÇÕES DE GÊNERO: narrativas, construção de identidades e representações da mulher negra.. 2014. (Simpósio).

41.
II SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO IFPI ? CAMPUS PARNAÍBA - PIAUÍ.LITERATURA E NARRATIVAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS: identidade negra e desconstrução de preconceitos raciaisRACIAIS. memória autobiográfica e coletiva.. 2014. (Encontro).

42.
I SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS/PORTUGUÊS.(Coordenação. da Mesa) MEMÓRIA, IDENTIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA AFRODESCENDENTE.. 2014. (Simpósio).

43.
IX ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA DA UESPI.(Mini Curso) LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: CADERNOS NEGROS: AUTORES PRECURSORES E FUNDADORES.. 2014. (Encontro).

44.
X JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS.LITERATURA AFRODESCENDENTE: RELATOS DA ESCRAVIDÃO E A ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE MULHERES NEGRAS NA DIÁSPORA.. 2014. (Outra).

45.
XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRLIC / LITERATURAS AFRICANA E DIASPÓRICA: Identidades e Territorialidades (Simpósio). A MENSAGEM DO SALMO: O Evangelho Segundo Júlio Romão da Silva, o Griot Transplantado e o Teatro Afro-Brasileiro no Tempo do Governo Militar.. 2013. (Congresso).

46.
I SIMPOSIO NACIONAL DE CRÍTICA GENÉTICA E ARQUIVOLOGIA.CULTURA, CIDADE E REPRESENTAÇÕES. 2012. (Simpósio).

47.
IV SIMPÓSIO DE ESPANHOL DA UESPI: LENGUA, CULTURA, LITERATURA..O ENSINO DE LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NA UESPI.. 2012. (Simpósio).

48.
Seminário "Políticas Públicas de Educação no Brasil e nos EUA:Analisando as Relações Étncio-Raciais e a Igualdade e o aA:. 2012. (Seminário).

49.
ÁFRICA BRASIL - II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memória e Construções Literárias.. PARTICIPAÇÃO DA MESA RDONDA DE ESCRITORES NEGROS E APRESENTAÇÃO DA OBRA DRAMÁTICA E DA CRÍTICA LITERÁRIA DO ESCRITOR AFRODESCENDENTE JÚLIO ROMÃO DA SILVAo da obra literária de Júlio Romão da Silva. 2011. (Congresso).

50.
II XIRÊ DAS LETRAS - GIROS DE RESISTÊNCIA. LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-AMERICANAS (Palestra apresentada:As slave narratives nos EUA e a narrativa epistolar da escrava Esperança Garcia do Piauí: a perspectiva autobiográfica e suas estratégias de persuasão na literatura afrodescendente diaspórica). 2011. (Congresso).

51.
II XIRÊ DAS LETRAS - GIROS DE RESISTÊNCIA - Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas.. Minicurso: LITERATURA AFRODESCENDENTE DAS ORIGENS À CONTEMPORANEIDADE: A CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA, DOMINGOS CALDAS BARBOSA, GONÇALVES DIAS, SOLANO TRNIDADE, LANGSTON HUGHES, NICOLÁS GUILLÉN, A POESIA DAS ESCRITORAS DO CADERNOS NEGROS.. 2011. (Congresso).

52.
I SEMANA DE LETRAS DE OEIRAS/UESPI.Literatura Afro-Brasileira e construção de identidades culturais negras em tempos de globalização.. 2011. (Seminário).

53.
VII JORNADA DE EM ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS.A IMAGEM MATERNA ENTRE O CARINHO E A REPRESSÃO: A MULHER NEGRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2011. (Outra).

54.
VII JORNADA DE EM ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS.Construção de identidades indígenas e gênerono rito de passagem da Festa do Moqueado nas aldeias Guajajara.. 2011. (Outra).

55.
V Semana Acadêmica de Pedagogia: Educação, Multiculturalismo e Formação de Professor..LITERATURA AFRODESCENDENTE: dos precursores à poesia contemporânea do Cadernos Negros.. 2011. (Simpósio).

56.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. POESIA NEGRA, JAZZ E CAPOEIRA: O CANTO, A PERFORMANCE E A MEMÓRIA DO CORPO. 2011. (Congresso).

57.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. Coordenação de Mesa Redonda no Simpósio Literatura Afro-descendente e Diáspora: Estética e Éticas entre Centros e Margens. 2011. (Congresso).

58.
XI SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA..Educação, gênero e afrodescendência: recortes de uma relação com o desenvolvimento do Piauí.. 2011. (Simpósio).

59.
Encontro de Pensadores - II Encontro AFRO-LATINO - II Encontro Ibero-Americano de Ministros da Cultura para a Agenda Afrodescendente nas Américas.GT 2 - Cultura e educação na integração dos povos afrodescendentes I e II. 2010. (Encontro).

60.
GELNE - XXIII Jornada Nacional de Estudos Línguísticos do Nordeste. Júlio Romão da Silva 93 anos - A mensagem do salmo: o Evangelho segundo Júlio Romão da Silva, o teatro da Negritude brasileria e o griot no tempos da ditadura. 2010. (Congresso).

61.
III Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana: Diásporas e diálogos culturais.Mini curso: Uma leitura de poemas afro-brasileiros contemporâneos e dos Cadernos Negros sob a luz de Dionne Brand, Édouard Glissant, Frantz Fanon, W.E.B. Du Bois.. 2010. (Oficina).

62.
III Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana da UESPI: Diásporas e diálogos culturais..O curso da memória autobiográfica e coletiva na poesia afrodescendente: Solano Trindade e Langston Hughes. 2010. (Seminário).

63.
QUILOMBOLAS Tradições e cultura da resistência.Literatura Afro-Brasileira no Piauí. 2010. (Seminário).

64.
Seminário Cadernos Negros 30 anos: 3 décadas: literatura, escola e cultura.Autores & leitores - para quem escrevo?. 2008. (Simpósio).

65.
XI Congresso Internacional de Literatura Comparada da ABRALIC. Coordenador do Simpósio Literatura Afro-descendente: memória e contrução de identidades. 2008. (Congresso).

66.
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA DA ABRALIC 2008. Sessão 1 - Memória, Utopia e Escrituras Quilombolas.. 2008. (Congresso).

67.
VII Simpósio de Iniciação Científca na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.A poesia da mulher negra nos Cadernos Negros. 2007. (Simpósio).

68.
I SEMANA AFRO-CULTURAL DA UESPI.Questões étnico-raciais na literatura brasileira. 2006. (Simpósio).

69.
Identidade, negritude e criolização na "Carta" da escrava Esperança Garcia e na poesia de mulheres afro-brasileiras e afro-indígenas.II Seminário de Literatura em Curso. 2005. (Seminário).

70.
A cidade, o trem, o navio e o poeta negro das Américas em ritmos de blues, bumba-meu-boi e maracatu.Nomandismo e cidadania. 2004. (Seminário).

71.
A negritude na poesia brasileira e norte-americana: Solano Trindade e Langston Hughes: o negro na literatura..I Seminário literatura em curso. 2004. (Seminário).

72.
Identidade, memória e oralidade na poesia negra das Américas.22° Salão Internacional de Humor do Piauí / Brasil. 2004. (Outra).

73.
Identidade e memória na poesia negra de Solano Trindade e Langston Hughes. Travessias - IX Congresso Internacional - abralic. 2004. (Congresso).

74.
O discurso de fronteira na poesia contemporânea.IX Semana de Letras / Português. 2004. (Seminário).

75.
V Encontro Regional dos Estudantes de Letras da Região Nordeste. Processo histórico de inclusão/exclusão social da população afro-brasileira. 2004. (Congresso).

76.
V Encontro Regional dos Estudantes de Letras da Região Nordeste.Luís Gama: um poeta negro na contra-mão do Romantismo (oficina). 2004. (Oficina).

77.
Dois poetas negros: Solano Trindade e Langston Hughes.I Seminário América - Américas: Cultura, Poder & Identidade. 2003. (Seminário).

78.
Fronteira e hospitalidade na poesia épica "Canto dos Palmares" de Solano Trindade.I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Amaericana Contemporânea. 2003. (Simpósio).

79.
Luís Gama: um poeta negro na contra-mão do Romantismo.II Colóquio Cecília Meireles. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANIEL MUNDURUKU ; SOUZA, Elio Ferreira de ; LIMA, Márcia Edlene Mauriz ; IRANEIDE SOARES DA SILVA . RODA DE CONVERSA DE DANIEL MUNDURUKU: PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVROS. 2018. (Outro).

2.
Margareth Torres de Alencar Costa ; OMAR MARIO ALBORNOZ ; SOUZA, Elio Ferreira de . IV COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DA UESPI. 2018. (Outro).

3.
Margareth Torres de Alencar Costa ; OMAR MARIO ALBORNOZ ; SOUZA, Elio Ferreira de . II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. 2018. (Outro).

4.
RAIMUNDO DUTRA DE ARAUJO ; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; CLÁUDIO RODRIGUES DE MELO ; SOUZA, Elio Ferreira de . X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 2018. (Outro).

5.
SOUZA, Elio Ferreira de; BEZERRA FILHO, F. J. ; FRANCISCO ANTÔNIO DE VASCONCELOS ; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; JOSÉ BISPO DE MIRANDA ; ROBSON CARLOS DA SILVA ; SILVA, A. M. S. E. . UESPI/NEPA NO SALIPI 2018 - MESA REDONDA: Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira.. 2018. (Outro).

6.
ROLAND WALTER ; SOUZA, Elio Ferreira de . TERRAS E POVOS DAS AMÉRICAS: representação literária de identidades, culturas, memórias, direitos humanos e lutas de sobrevivência.. 2017. (Outro).

7.
SOUZA, Elio Ferreira de; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; SILVA, A. M. S. E. ; MELO, C. . V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Cidadania.. 2017. (Outro).

8.
SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes . I ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA DA AMÉRICA LATINA E CARIBE. 2017. (Outro).

9.
SOUZA, Elio Ferreira de; SILVA, A. M. S. E. ; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; MELO, C. . VII COLÓQUIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA DA UESPI. 2017. (Outro).

10.
SOUZA, Elio Ferreira de; IRANEIDE SOARES DA SILVA ; SILVA, A. M. S. E. ; MELO, C. ; BEZERRA FILHO, F. J. . IV SALÃO DO LIVRO UNIVERSITÁRIO DA UESPI - SALIU. 2017. (Outro).

11.
SOUZA, Elio Ferreira de; Sebastião Alves Teixeira Lopes . SEMINAR: AFRO-AMERICAN LITERATURES AND DIASPORAS: FROM SLAVE NARRATIVES TO CONTEMPORARY WRITINGS I. 2016. (Outro).

12.
SOUZA, Elio Ferreira de. 246 ANOS DA CARTA DE ESPERANÇA GARCIA: EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DO BANNER E CARTAZ DO ORIGINAL DA CARTA DA ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA. 2016. (Exposição).

13.
SOUZA, Elio Ferreira de; TANIA MARIA DE ARAÚJO LIMA . ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE SIMPÓSIO NO II AFROLIC: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: DOS CONTARES E CANTARES DA TRADIÇÃO AFRICANA À ?TRADUÇÃO? DE IDENTIDADES EM DIÁSPORAS. 2016. (Congresso).

14.
SOUZA, Elio Ferreira de. ÁFRICA BRASIL - IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas. 2015. (Congresso).

15.
Alfred Frederick ; Antonio Francisco ; SOUZA, Elio Ferreira de . II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA EDUCACIONAL. 2015. (Outro).

16.
SOUZA, Elio Ferreira de; RAIMUNDO DUTRA DE ARAUJO . EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR: A LEI 10.639 EM DEBATE. 2015. (Outro).

17.
MENDES, A. M. ; BEZERRA FILHO, F. J. ; SOUZA, Elio Ferreira de . II COLÓQUIO INTERNACIONAL: LITERATURA E GÊNERO: Relações entre gênero, alteridade e poder. 2014. (Outro).

18.
FERREIRA, Elio.; ROSILDA ALVES BEZERRA . LITERATURAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES: IDENTIDADES E TERRITORIALIDADES. 2013. (Congresso).

19.
BEZERRA, Rosilda Alves ; FERREIRA, Elio. . LITERATURAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES: IDENTIDADES E TERRITORIALIDADES. 2013. (Congresso).

20.
MARANHÃO, Samanta. ; FERREIRA, Elio. . IX JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS. 2013. (Outro).

21.
SOUZA, Elio Ferreira de; CAMPOS, M. E. B. . VII JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS. 2011. (Outro).

22.
ROLAND WALTER ; ROSILDA ALVES BEZERRA ; SOUZA, Elio Ferreira de . LITERATURAS AFRO-DESCENDENTES DA DIÁSPORA: ESTÉTICA E ÉTICA ENTRE CENTRO E MARGENS. 2011. (Outro).

23.
FERREIRA, Elio.; BEZERRA FILHO, F. ; MENDES, A. M. . ÁFRICA BRASIL - II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Memória e Construções Literárias.. 2011. (Congresso).

24.
FERREIRA, Elio.. IV COLÓQUIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 2011. (Outro).

25.
FERREIRA, Elio.. I SALÃO DO LIVRO UNIVERSITÁRIO - SALIU/UESPI. 2011. (Outro).

26.
FERREIRA, Elio.. Concurso de Poesia Falada e Escrita - 27 edição. 2011. (Festival).

27.
FERREIRA, Elio.. Concurso de Poesia Falada e Escrita - 26 edições de 2000 - 2010. 2010. (Festival).

28.
FERREIRA, Elio.. Roda de Poesia & Tambores - 2000 a 2010 - 65 edições. 2010. (Outro).

29.
FERREIRA, Elio.. III Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana da UESPI: Diásporas e diálogos culturais.. 2010. (Outro).

30.
FERREIRA, Elio.. III Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana da UESPI: Diásporas e diálogos culturais.. 2010. (Outro).

31.
CAMPOS, M. E. B. ; FERREIRA, Elio. . VI JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS. 2010. (Outro).

32.
FERREIRA, Elio.; Elio Ferreira de Souza (Elio Ferreira) ; MENDES, A. M. ; BEZERRA FILHO, F. ; SILVA, A. M. S. E. ; MELO, C. . I Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afrobrasileiras e Africanas da UESPI. 2009. (Congresso).

33.
FERREIRA, Elio.. II Colóquio de Literaturas Afrobrasileiras e Africanas. 2009. (Outro).

34.
CARVALHO, M. S. F. ; CAMPOS, M. E. B. ; FERREIRA, Elio. . V JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS. 2009. (Outro).

35.
MACEDO, A. ; FERREIRA, Elio. . Coordenação do Simpósio LITERATURA AFRO-DESCENDENTE: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2008. (Congresso).

36.
SOUZA, Elio Ferreira de. I COLÓQUIO DE LITERATURAS AFROBRASILEIRA E AFRICANA DA UESPI. 2008. (Outro).

37.
CARVALHO, M. S. F. ; SOUZA, Elio Ferreira de . IV Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas. 2008. (Outro).

38.
FERREIRA, Elio.; MENDES, A. M. . LITERATURAS AFRODESCENDENTES: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2008. (Outro).

39.
CARVALHO, M. S. F. ; FERREIRA, Elio. . III Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas da UFPI - NEP/DL/CCHL. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Milaynne Christina Barros do Nascimento. FEMINISMOS E DIÁSPORA AFRICANA: A MULHER A CAMINHO EM AMERICANAH DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, FAPEPI - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO PIAUÍ. (Orientador).

2.
ALÍCIA DANDARA TAVARES DESOUSA SANTOS. NEGRITUDE E IDENTIDADE EM O OLHO MAIS AZUL, DE TONI MORRISON. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
WILANY ALVES BARROS DO CARMO. ORALIDADE e ANCESTRALIDADE AFRODESCENDENTE EM HISTÓRIA DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
JEANE VIRGÍNIA COSTA DO NASCIMENTO. IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE NA LITERATURA AFRODESCENDENTE: UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES E THE BONDWOMAN'S NARRATIVE, DE HANNAH CRAFTS. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

2.
MICHEL AUGUSTO CARVALHO DA SILVA. IDENTIDADE FEMININA E DESCOLONIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

3.
ANA CARUSA PIRES ARAUJO. IDENTIDADE AFRODESCENDENTE E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES.. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

4.
VIVIANA PEDREIRA PIMENTEL. ESTUDO DOS ROMANCES BELOVED E PONCIÁ VICÊNCIO, HISTÓRIAS DE VIOLÊNCIA NA ESCRAVIDÃO, GÊNERO E IDENTIDADE AFRODESCENDENTE. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Coorientador: Elio Ferreira de Souza.

5.
RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA. IDENTIDADES HOMOAFETIVAS DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

6.
RAIMUNDO SILVINO DO CARMO FILHO. NEGRITUDE, IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA ESTÉTICA NA POESIA AFRO-BRASILEIRA DE OSWALDO DE CAMARGO. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

7.
JOÃO BATISTA SOUSA DE CARVALHO. A POESIA AFRO-BRASILEIRA DE SALGADO MARANHÃO: TRILHAS DE IDENTIDADE E MEMÓRIA EM O MAPA DA TRIBO.. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

8.
REGILANE BARBOSA MACENO. UM MUNDO ANCORADO EM BASES INSTÁVEIS: MEMÓRIA E IDENTIDADE EM ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO.. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

9.
NILSON MACEDO MENDES JÚNIOR. MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM NARRATIVE OF THE LIFE OF FREDERICK DOUGLASS, AN AMERICAN SLAVE, WRITTEN BY HIMSELF.. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Federal do Piauí, . Coorientador: Elio Ferreira de Souza.

10.
FABIANA DOS SANTOS SOUSA. Construção de Identidades Afrodescendentes: tradição e religiosidade da mulher negra no romance Moi, Tituba Sorcière Noire... de Salem, de Maryse Condé.. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

11.
NATÁLIA REGINA ROCHA SERPA. CARTOGRAFIA DA MEMÓRIA: A PERCEPÇÃO DOS LUGARES E DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NOS ROMANCES PONCIÁ VICÊNCIO E BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO.. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

12.
JOÃO BATISTA ROMUALDO FILHO. O CORPO NEGRO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NA LITERATURA DOS CADERNOS NEGROS: OS MELHORES POEMAS. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

13.
VIRGÍNIA SILVA DE CARVALHO. CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE AFRODESCENDENTE NO ROMANCE "ÚRSUALA", DE MARIA FIRMINA DOS REIS. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

14.
SUELENY RIBEIRO CARVALHO. A IDENTIDADE NA FRONTEIRA DESLIZANTE DOS ESTEREÓTIPOS E REPRESENAÇÃO DO NEGRO EM TENDA DOS MILAGRES: SEXUALIDADE, DEGRADAÇÃO E DESEJO.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

15.
DOUGLAS RODRIGUES DE SOUSA. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA NA POESIA DE ALZIRA RUFINO. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

16.
SÍLVIA MARIA FERNANDES ALVES DA SILVA COSTA. A representação do negro na novela cubana do século XIX Cecilia Valdés, de Cirilo Villaverde. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

17.
RITA DE CÁSSIA BARROS ASSUNÇÃO. COISAS DO CAIS, COISAS DA ZONA: prostituição feminina e suas representações em Julieta, coisa e tal e Beira rio beira vida. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

18.
MERIDALVA GONÇALVES DE SOUSA. A identidade anunciada no romance Os tambores de São Luís, de Josué Montello: a representação do negro escravizado e liberto no Maranhão do século XIX.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

19.
VIRGÍNIA SILVA DE CARVALHO. CONTRUÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS NO ROMANCE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS.. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, . Orientador: Elio Ferreira de Souza.

Supervisão de pós-doutorado
1.
DANIELA PEDREIRA ARAGÃO. 2017. Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Elio Ferreira de Souza.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANNA KAROLINE VIEIRA DE SOUSA. POLIGAMIA E RELAÇÃO DE GÊNERO EM BALADAS DE AMOR AO VENTO, DE PAULINA CHIZIANE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE LETRAS / PORTUGUÊS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

2.
CLAUDETE DA SILVA FRANÇA. AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA OBRA VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

3.
ISÁGILA FERREIRA DOS SANTOS. A QUESTÃO DOS ESTEREÓTIPOS RACIAIS E REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ROMANCE CANAÃ, DE GRAÇA ARANHA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA, ESTUDOS CULTURAIS E OUTRAS LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

4.
RITA DE CASSIA NOGUEIRA LIMA. TRANSGRESSÃO E SUBMISSÃO: A IMAGEM FEMININA EM A FILHA DO MEIO-QUILO, DE ASSIS BRASIL.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA, ESTUDOS CULTURAIS E OUTRAS LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

5.
WILLANY ALVES BARROS DO CARMO. AS IDENTIDADES EM QUESTÃO NOS CONTOS: SIM, EU POSSO DE DÉCIO DE OLIVEIRA E MINHA COR, DE RAQUEL ALMEIDA EM CADERNOS NEGROS.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA, ESTUDOS CULTURAIS E OUTRAS LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

6.
DÉBORA REJANE DE PAIVA E SILVA. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NA OBRA QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA, ESTUDOS CULTURAIS E OUTRAS LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

7.
LUCAS CARVALHO DE ARAÚJO OLIVEIRA. LIVRO PRETO: construção de identidade negra nas letras de rap do grupo Afronto de Teresina - Paiuí. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

8.
MIGUEL BORGES DE OLIVEIRA. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA TELENOVELA BRASILEIRA: O PROTAGONISTA NEGRO EM LADO A LADO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

9.
JOSEFINA FERREIRA GOMES DE LIMA. AS NARRATIVAS DE AMOR E SOFRIMENTO NA LITERATURA DE CORDEL: TRAIÇÃO, FIDELIDADE E INTERDIÇÃO DO DESEJO.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

10.
CONCEIÇÃO DE MARIA DE SOUSA E SILVA. A CRIANÇA NEGRA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA: RACISMO E PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PIAUÍ. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

11.
MARIA ROSIMAR DA SILVA RODRIGUES. ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, UM ROMANCE PRECURSOR DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PIAUÍ. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

12.
VILMA DE CASTRO HIGINO SOUSA. A REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS NEGROS NA OBRA AS VÍTIMAS-ALGOZES, DE JOAQUIM MANOEL DE MACEDO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PIAUÍ. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

13.
MARIA DA CRUZ SOARES MOURA. CAPOEIRA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO FERRAZ. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PIAUÍ. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

14.
WILMA AVELINO DE CARVALHO. A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES EM "A ESCRAVA", DE MARIA FIRMINA DOS REIS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

15.
ELANE OLIVEIRA MORAIS. MEMÓRIA E IDENTIDADE EM AMÉRICA NEGRA, DE ELIO FERREIRA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

16.
CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS. MANIFESTAÇÃO DE PRECONCEITO CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA ZONA SUL DA CIDADE DE TERESINA - PIAUÍ. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

17.
MARIA FÉLIX GOMES DE SOUSA. A LUTA DO MOVIMENTO "COISA DE NÊGO" PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE NO PIAUÍ. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

18.
NILSON MANCEDO MENDES JUNIOR. A AFRO-AMERICANIDADE EM CRUZ E SOUSA E FREDERICK DOUGLASS: UMA PERSPECTIVA IDENTITÁRIA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LIT. E HIST. AFRO-BRAS E AFRICANA) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

19.
JOÃO BATISTA ROMUALDO ALVES. IMAGEM E REPRESENTAÇÃO DO CORPO DO NEGRO NO CADERNOS NEGROS: OS MELHORES POEMAS, COMO DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS RACIAIS CRIADOS PELO BRANCO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Lit. e Hist. Afro-Brasileira e Africana) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

20.
JOSEFINA FERREIRA GOMES DE LIMA. As narrativas de amor e sofrimento na Literatura de Cordel: traição, fidelidade e interdição do desejo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Práticas Culturais) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

21.
FRANCISCA RODRIGUES DE SOUSA. Engajamento e análise do preconceito racial no romance Recordações do escrivão Isaias Caminha, de Lima Barreto.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

22.
MARIA DE FÁTIMA MADEIRA VIEIRA. A representação da personagem negra nas obras Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e Memória póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

23.
DULCE MARIA MELO. Uma análise dopoema "Sabina", do afro-brasileiro Machado de Assis. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

24.
Maria da Luz Veloso da Silva. O indianismo na poesia de Gonçalves Dias. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

25.
Reginaldo de Sousa Brandão. A representação da memória na poesia de Da Costa e Silva. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARCOS ANTÔNIO BORGES DE ARAÚJO. MEMÓRIA E AFRODESCENDÊNCIA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO SEVERIANA, DE ALZAIR CAMPOS FERNANDES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

2.
SAMUEL CAMPELO DOS SANTOS. REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAIAS CAMINHA, DE LIMA BARRETO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

3.
NÁGILA SILVA CARDOSO. IDENTIDADE E MEMÓRIA NOS POEMAS DE ELIO FERREIRA, NA ANTOLOGIA CADERNOS NEGROS, VOLUME 31.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

4.
RUTH DE OLIVEIRA RÊGO. O NARRADOR NEGRO E ANTICRAVAGISTA DE MACHADO DE ASSIS EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

5.
THAÍS CRISTIANY FERNANDES FIGUEREDO. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM OBRA MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

6.
Lia Carla Pimentel. Estudos de Literatura Afro-brasileira: memória autobiográfica e narrativa de experiência - uma construção da identidade negra na obra de J. Miguel de Matos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

7.
Suelma Patrícia de Araújo Rêgo. NOGUEIRA TAPETY: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA A PARTIR DOS ESTÁGIOS DA MEMÓRIA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

8.
LEILANE GONZAGA DOS SANTOS PINTO. O TEATRO AFRO-BRASILEIRO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA: RELIGIOSIDADE, ENGAJAMENTO E A RECEPÇÃO DA OBRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

9.
CONCEICEIÇÃO DE MARIA BARBOSA ARAÚJO. O MOVIMENTO HIP-HOP EM TERESINA, PIAUÍ: O RAP EM DIÁLOGO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

10.
TUANNY CHRISTHIE DA SILVA. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: a representação dos orixás nos poemas da antologia Cadernos Negros.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE LETRAS) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

11.
DAIANA RODRIGUES DA SILVA. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E ESTEREÓTIPO RACIAL NA OBRA HISTÓRIA DA TIA NASTÁCIA, MONTEIRO LOBATO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

12.
RAIMUNDO SILVINO DO CARMO FILHO. POESIA AFRO-BRASILEIRA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO CADERNOS NEGROS NÚMERO 31.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

13.
ALÍRIA WIUIRA BENÍCIOS DE CARVALHO. LITERATURA GUAJAJARA: LENDAS, MITOS, NARRATIVAS DE ORIGEM E IDENTIDADES CULTURAIS INDÍGENAS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

14.
UBIRAILDES MARQUES DE SOUSA. CONTRACULTURA E TROPICÁLIA: A POÉTICA ANTROPOFÁGICA DE TORQUATO NETO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

15.
CELES MILTON ARAÚJO. A FÁBULA DE LA FONTAINE: UM DIÁLOGO COM OS CONTOS DA GÊNESE AFRICANA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

16.
WILANY ALVES BARROS DO CARMO. O SUJEITO FEMININO NA ESCRITA DA MULHER AFRODESCENDENTE EM CADERNOS NEGROS: OS MELHORES CONTOS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

17.
LIA RAQUEL VIEIRA DA SILVA. A construção da identidade afro-descendente e a representação donegro na literatura infanto-juvenil nas obras Gosto de África: história de lá e daqui e o Menino marron.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

18.
IVAN GOMES DE SOUSA. O ENGAJAMENTO LITERÁRIO NO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

19.
Igo Ralph da Silva Castro. Difencias entre amor y erotismo en la poesía de Octavio Paz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

20.
Ângela Estefania Lima dos Santos. Amor y erotismo en Memorias de mías putas tristes, de Gabriel García Márquez. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

21.
ELOANA CAVALCANTE DA SILVA. Amor y erotismo en veinte poemas de amor y uña canción desesperada, de Pablo Neruda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

22.
Zaira Danielle Lopes Ximenes. El realismo maravilloso en la obra Cien años de soledad, de Gabriel García Márquez. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

23.
Cinara Costa Guimarães. La critica social en la obra Lazarillo de Tormes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

24.
Mayra Borges Macedo. Popol Vuh: la epoeya de criación del mundo segundo el pueblo Maia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

Iniciação científica
1.
RAFENA LIMA ARAÚJO. A POESIA DE CLÓVIS MOURA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES EM CANTOS E MEMÓRIAS DA ARGILA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

2.
JEFFERSON DE SOUSA ALVES. A FÁBULA AFRICANA: HISTÓRIA FALADA E TRADIÇÃO ORAL NA ÁFRICA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

3.
MARCOS ANTÔNIO BORGES DE ARAÚJO. ANTOLOGIA DOS POETAS NEGROS DO PIAUÍ: PRECURSORES (da Carta da escrava Esperança Garcia) à década de 1940.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

4.
SAMUEL CAMPELO DOS SANTOS. ANTOLOGIA DE POETAS NEGROS DO PIAUÍ: CONTEMPORÂNEOS (de 1950 aos dias de hoje). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

5.
Lia Carla Pimentel. ESTUDOS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: Memória autobiográfica e narrativa de experiência - uma construção da identidade negra na obra de J. MIGUEL DE MATOS.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

6.
Suelma Patrícia de Araújo Rego. ESTUDOS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: o dito, o interdito e a construção de identidades negras na obra do autor piauiense NOGUEIRA TAPETY. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

7.
LEILANE GONZAGA DOS SANTOS PINTO. O TEATRO AFRO-BRASILEIRO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA: religiosidade, engajamento e recepção da obra.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

8.
CONCEIÇÃO DE MARIA BARBOSA ARAÚJO. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E CULTURA POPULAR: poesia, ritmo, performances e função social do Movimento Hip Hop em Teresina. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

9.
TÂNIA TAVARES VARÃO. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UM DIÁLOGO DA ESCRITA COM A CULTURA ORAL E AS ?HISTÓRIAS CONTADAS? PELO POVO DO PIAUÍ.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, PIBIC/CNPq - UniversidadeEstadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

10.
Lourival da Silva Burlamaqui Neto. CONTRUÇÃO DE IDENTIDADES NOS CADERNOS NEGROS: UMA ISOTOPIA DE POEMAS AFRO-BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

11.
Francisco Hudson Pereira da Silva. Memória e Construção de Identidades na Literatura Afro-Brasileira: o romance Becos da Memória, de Conceição Evaristo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

12.
CONCEIÇÃO DE MARIA BARBOSA ARAÚJO. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E CULTURA POPULAR: POESIA, RITMO, PERFORMANCE E FUNCÃO SOCIAL DO MOVIMENTO HIP HOP EM TERESINA - PIAUÍ.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

13.
Alíria Wiuira Benício de Carvalho. Cantigas, histórias e identidade indígena na festa do Moqueado do povo Guajajara. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

14.
Wilany Alves Barros do Carmo. Literatura Afro-Brasileira: gênese, ritos, narrativas e cantigas do Bumba-meu-boi de Né Preto na cidade de Floriano - Piauí. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, PIBIC/CNPq - UniversidadeEstadual do Piauí. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

15.
ANTONIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA. Estudos de Literatura Afrobrasileira: Organização de Antologia Poética e Verbetes de Autores Afropiauienses. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

16.
Vanessa Raquel da Costa Furtado. Estudos de poesia negra e culturas afro-brasileiras: cantigas do Bumba-meu-boi do Piauí. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.

17.
Laic do Carmo Almeida Gomes. Estudos de poesia negra e culturas afro-brasileiras: cantigas dos terreiros de Umbanda de Teresina. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elio Ferreira de Souza.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, Elio.. FREI ANTÔNIO CURCIO, O GRANDE MESTRE. CADERNO DO JÁLINSON.



Outras informações relevantes


Criador, Curador e Apresentador do projeto Roda de Poesia & Tambores, edição mensal, iniciada em outubro de 2000, hoje na sua 46ª edição. Atualmente recebe apoio financeiro da Lei A. Tito Filho, programa da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Teresina.
 - Desde o final dos anos 80 venho publicando artigos literários em jornais e revistas de Teresina-PI e de outras cidades.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:10:26