Cristiane Maria Cornelia Gottschalk

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8369895007769038
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (2016). É professora doutora na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e cadastrada no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do grupo Filosofia da Linguagem e do Conhecimento e coordenadora do grupo Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática, cadastrados no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq. Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, registrada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia na equipe coordenada pelo Prof. António José Duque Silva Marques. Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem e Educação Matemática, tendo como referencial teórico central as ideias do segundo Wittgenstein. Aborda principalmente os seguintes temas: as relações entre ensino e aprendizagem, significado e contexto, avaliação escolar e qualidade do ensino, argumentação e persuasão; e atualmente tem investigado o uso metafísico de conceitos psicológicos no contexto escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
Nome em citações bibliográficas
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Av. da Universidade, 308, sala 231
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30913195
Ramal: 294


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Filosofia da Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma Reflexão Filosófica sobre a Matemática nos PCN, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: José Mário Pires Azanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: filosofia da educação matemática; Wittgenstein; construtivismo; significado; aprendizagem; ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1980 - 1985
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Equações de Liénard e Controle: Minimização dos custos funcionais tempo, energia, consumo de combustível e trabalho.,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Luciano Barbanti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teoria do Controle; custos funcionais; equações de Liénard.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1975 - 1978
Graduação em Matemática Aplicada.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, IFILNOVA, Portugal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.


Atuação Profissional



Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado

Atividades

01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor nível 2, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Suplente do Conselho do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação.
12/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Filosofia da Educação na pós-graduação da FEUSP.
08/2005 - Atual
Ensino, Filosofia e Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Contribuições de uma Pragmática Filosófica para a Pesquisa Educacional
Filosofia da Linguagem e suas Concepções Epistemológicas na Educação
8/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2003 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Introdução à Pesquisa Educacional
Introdução aos Estudos da Educação
05/2011 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF).
03/2009 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Suplente junto ao Conselho do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.
03/2004 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Titular da Comissão de Espaço (JOC).
06/2005 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular junto à Comissão de Graduação da FEUSP.
08/2005 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Titular da Comissão do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino-PAE.
03/2005 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Suplente junto ao Conselho do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.
02/2006 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Revalidação de Diploma.

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, PIEC-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Orientação pontual no programa do mestrando Rafael Carlin.

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, .


Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP, PPFEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Doutor RDIDP, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, .



Linhas de pesquisa


1.
Pragmática filosófica de inspiração wittgensteiniana

Objetivo: Esclarecer algumas das confusões decorrentes da concepção referencial da linguagem nas práticas e discursos educacionais; e retomar os problemas epistemológicos discutidos pelos filósofos analíticos da educação, reconsiderando-os sob a perspectiva da terapia filosófica de Wittgenstein..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: ensino; Wittgenstein; significado; pragmática; aprendizagem; contexto.
2.
Filosofia da Linguagem e Educação
3.
Ensino e aprendizagem de ciências
4.
Filosofia da Educação
5.
Filosofia da Linguagem
6.
Filosofia da Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - 2016
A Gramática Filosófica de Conceitos Educacionais - uma abordagem wittgensteiniana
Descrição: Este projeto tem como finalidade descrever a gramática filosófica de conceitos fundamentais da educação, apresentando suas relações e modos de operar no campo educacional, recorrendo às ferramentas conceituais elaboradas pelo filósofo Ludwig Wittgenstein na segunda fase de seu pensamento, como também serão investigados os processos de constituição de sentidos no contexto escolar tendo como referencial teórico a Epistemologia do Uso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Projeto José Mário Pires Azanha
Descrição: Organização de parte do material do Acervo José Mário Pires Azanha, tendo em vista a pesquisa de sua obra acadêmica e atuação política. Atualmente o projeto conta com uma bolsa de monitoria do Programa Aprender com Cultura e Extensão da PRCEU da USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk - Coordenador / Lina flexa - Integrante / Amaury César Moraes - Integrante / Romulo dos Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
2003 - Atual
A Formação de Conceitos no Contexto Escolar
Descrição: Trata-se de uma reflexão sobre a construção dos sentidos e sua transmissão no contexto escolar, sob a perspectiva das ideias da segunda fase do pensamento de Wittgenstein, sistematizadas por uma pragmática filosófica intitulada Epistemologia do Uso. A aplicação desta pragmática na educação distingue-se do pragmatismo de Dewey e de outras vertentes pragmáticas do construtivismo na educação. Caracteriza-se pela sua concepção não-referencial da linguagem, incorporando elementos pragmáticos para explicar o processo de compreensão e construção de sentidos pela criança. Inicialmente este projeto partiu dos resultados de minha tese de doutorado "Uma reflexão sobre a matemática nos PCN", que tinha como objetivo central uma crítica aos preceitos construtivistas na educação matemática, tendo como um de seus resultados a terapia filosófica de conceitos fundamentais do campo da matemática escolar. Esta investigação conceitual foi estendida para conceitos epistemológicos empregados na linguagem educacional em geral, como os de experiência, significado, conhecimento, compreensão, ensino, aprendizagem, avaliação etc., com a criação em 2004 do Grupo de Pesquisas Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática (FELP), coordenado por mim, e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq desde 2012. Atualmente, este projeto conta com a participação de alunos da pós-graduação da FEUSP ( dois doutorandos e quatro mestrandos) e de outros pesquisadores pertencentes ao FELP (três doutores, dois mestres e um graduado), tendo sido incorporados à temática inicial os seguintes subtemas: o papel dos conceitos psicológicos na aquisição de conhecimentos e formação de valores, o ensino e aprendizagem dos direitos humanos no contexto escolar, a alfabetização da língua materna e suas relações com o letramento, a alfabetização matemática, o ensino e aprendizado de conceitos fundamentais da química e da física, os conceitos de competência e de habilidade como propostos na pedagogia das competências subjacente à matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e uma reflexão filosófica educacional sobre as atuais concepções pedagógicas no campo específico da enfermagem, tendo todas estas temáticas como metodologia comum a terapia filosófica de Wittgenstein, e como objetivo geral a dissolução de confusões filosóficas de natureza conceitual na área da filosofia da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk - Coordenador / Isabel Villalobos Hrdlicka - Integrante / Roseli Helena de Souza Salgado - Integrante / André de Paula Maia - Integrante / Eder Marques Loiola - Integrante / Cíntia Maria Cardoso - Integrante / Rafael Carlin - Integrante / Moisés da Silva Lara - Integrante / Rosely da Silva Matos Liberatori - Integrante / Marília Maria Polerá Sampaio - Integrante / Marília Flávia de Camargo - Integrante / Lucas Butenas Lopez - Integrante.Número de orientações: 8


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: SOPHIA
2007 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO E PESQUISA
2010 - Atual
Periódico: Educação (PUCRS. Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2012 - 2013
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA2018GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA. Conhecimento e valores: algumas confusões conceituais no campo da educação. INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION, v. 28, p. 111-120, 2018.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.2018GOTTSCHALK, C. M. C.. A atividade matemática escolar como introdução de paradigmas na linguagem. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 23, p. 113, 2018.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.2017GOTTSCHALK, C. M. C.. Os rituais educacionais à luz da filosofia da linguagem de Wittgenstein. SOPHIA, v. 22, p. 125-146, 2017.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2016GOTTSCHALK, C. M. C.. A perspectiva antropológica filosófica de Wittgenstein e o conceito de homem na educação. International Studies on Law and Education, v. 23, p. 51-60, 2016.

5.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA2016 GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA. Teaching critical thinking: The struggle against dogmatism. Educational Philosophy and Theory, v. 48, p. 1-9, 2016.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2015GOTTSCHALK, C. M. C.. Uma conversa com Paul Standish sobre os trail-effects da psicologia e a ?cultura da auditoria? na educação. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 41, p. 1069-1089, 2015.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2015GOTTSCHALK, C. M. C.. A terapia wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos fundamentais do campo educacional. IXTLI - REVISTA LATINOAMERICANA DE FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN, v. 2,4, p. 299-315, 2015.

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2014GOTTSCHALK, C. M. C.. Fundamentos filosóficos da matemática e seus reflexos no contexto escolar. International Studies on Law and Education, v. 18, p. 73-82, 2014.

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2014GOTTSCHALK, C. M. C.. Educational implications of some of Wittgenstein's remarks on mathematics. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 36-51, 2014.

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2013GOTTSCHALK, C. M. C.. A inserção nos jogos de linguagem da perspectiva de uma epistemologia do uso. International Studies on Law and Education, v. 15, p. 63-70, 2013.

11.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2013GOTTSCHALK, C. M. C.. O paradoxo do ensino da perspectiva de uma epistemologia do uso. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 27, p. 659-674, 2013.

12.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2012GOTTSCHALK, C. M. C.. O conceito de compreensão - a mudança de perspectiva de Wittgenstein após uma experiência docente. International Studies on Law and Education, v. 12, p. 49-56, 2012.

13.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2012 GOTTSCHALK, C. M. C.. Wittgenstein's Conception of Language in Teaching and in the Comprehension of Concepts. Papers of the 27th International Wittgenstein Symposium, v. 1, p. 107-109, 2012.

14.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2010GOTTSCHALK, C. M. C.. O Papel do Método no Ensino: da Maiêutica Socrática à Terapia Wittgensteiniana. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 12, p. 64-81, 2010.

15.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2008GOTTSCHALK, C. M. C.. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 28, p. 75-96, 2008.

16.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2007 GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel do mestre: Mênon revisitado sob uma perspectiva wittgensteiniana. Revista Internacional d'Humanitats, v. Ano X, p. 13-28, 2007.

17.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2007GOTTSCHALK, C. M. C.. Uma concepção pragmática de ensino e aprendizagem. Educação e Pesquisa (USP), v. 28, p. 75/1-96/22, 2007.

18.
GOTTSCHALK, C. M. C.;GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA;Cristiane Maria Cornelia Gottschalk2004GOTTSCHALK, C. M. C.. A Natureza do Conhecimento Matemático sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), v. 14, p. 305-334, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA; Carvalho, José Sérgio Fonseca de (Org.) ; Aquino, Julio Groppa (Org.) . Filosofia, educação, formação: I Jornada Internacional de Filosofia da Educação III Jornada de Filosofia e Educação da FEUSP. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2017. v. 1. 370p .

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. (Org.) . Filosofia e Educação: Interfaces. 1. ed. São Paulo: Képos, 2014. v. 1. 272p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Fundamentos epistemológicos da educação de uma perspectiva wittgensteiniana ? entre o adestramento e a compreensão. In: Azize, Rafael Lopes. (Org.). Wittgenstein nas Américas: legado e convergências. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2018, v. 1, p. 53-71.

2.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA. O 'pensamento primitivo' em Wittgenstein: entre o homem e o animal?. In: Arley Ramos Moreno. (Org.). Wittgenstein: Conhecimento e Ceticismo - Coleção CLE. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2017, v. 77, p. 11-30.

3.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA. A terapia wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos fundamentais do campo educacional. In: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk; José Sérgio Fonseca de Carvalho; Julio Groppa Aquino. (Org.). Formação, ensino e linguagem. I Jornada Internacional/III Jornada Nacional de Filosofia da Educação na FEUSP. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. 1, p. 309-326.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel do método no ensino: da Maiêutica socrática à Terapia Wittgensteiniana. In: Alexandre Filordi de Carvalho; Vânia Dutra de Azeredo. (Org.). FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2016, v. 1, p. 123-137.

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O leito esquecido do rio de Heráclito e o cientificismo na educação. In: Alessandra Carbonero Lima; Marcos Sidnei Pazotto-Euzebio; Rogerio de Almeida. (Org.). Antiguidades Contemporâneas - XII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. 1ed.São Paulo: Galatea FEUSP, 2016, v. 1, p. 21-38.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel do mestre: Mênon revisitado sob uma perspectiva wittgensteiniana. In: Gilda Naécia Maciel de Barros. (Org.). Memória Clássica. 1ed.São Paulo: Kepós, 2015, v. 1, p. 209-236.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Formation de certitudes et comprèhension. In: Pierre Fasula; Antonia Soulez. (Org.). Cahiers de Philosophie du Langage. Images du monde - Quelle place pour la science?. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2015, v. 9, p. 153-175.

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Diferentes aspectos da explicação em Wittgenstein - ecos socráticos?. In: Arley Ramos Moreno. (Org.). Wittgenstein e seus aspectos. 1ed.Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica. Epistemologia e História da Ciência, 2015, v. 72, p. 117-131.

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Algumas observações sobre a questão da possibilidade de aprendizagem sem linguagem. In: Cristiane M. C. Gottschalk; Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio; Rogério de Almeida. (Org.). Filosofia e Educação: Interfaces. 1ed.São Paulo: Képos, 2014, v. 1, p. 101-110.

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A compreensão dos significados matemáticos: entre o transcendental e o empírico. In: Arley Ramos Moreno. (Org.). Wittgenstein - Compreensão: Adestramento, Treinamento, Definição. Coleção CLE. 1ed.Campinas: Unicamp, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2014, v. 68, p. 55-76.

11.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Natureza, Gramática e Aquisição de Conceitos. In: Arley Ramos Moreno. (Org.). Wittgenstein e a Epistemologia - Coleção CLE; v.63. 1ed.Campinas: Unicamp, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2013, v. 63, p. 109-127.

12.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Problema e método: desencontros e encontros na investigação filosófica. In: Marcelo Carvalho; Vinicius Figueiredo. (Org.). Filosofia Contemporânea: lógica, linguagem e ciência - ANPOF XV5. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2013, v. 5, p. 159-168.

13.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A Natureza dos Fundamentos do Conhecimento em Wittgenstein e suas implicações em processos de avaliação escolar. In: Salles, J.C.. (Org.). Certeza. Salvador: Quarteto Editora - Coleção Empiria, 2012, v. vol. 3, p. 231-.

14.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O homem é um animal cerimonial - a ideia de humano nas reflexões wittgensteinianas. In: Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio; Rogério de Almeida. (Org.). Sobre a Ideia do Humano. 1ed.São Paulo: Képos, 2012, v. 1, p. 105-118.

15.
GOTTSCHALK, C. M. C.. As relações entre linguagem e experiência na perspectiva de Wittgenstein e suas implicações para a educação. In: Pedro Angelo Pagni; Rodrigo Pelloso Gelamo. (Org.). Experiência, Contemporaneidade e Educação.. Marília: Cultura Acadêmica; Poiésis Editora, 2010, v. 1, p. 105-126.

16.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Critérios, regras e certezas: uma reflexão sobre a natureza do pensamento crítico. In: Arley Ramos Moreno. (Org.). Wittgenstein: Certeza?. Campinas: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - UNICAMP, 2010, v. 58, p. 79-101.

17.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Uma leitura do Álbum para a pesquisa educacional.. In: Arley R. Moreno. (Org.). Wittgenstein - Como ler o álbum? (Coleção CLE). 1ªed.Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2009, v. 55, p. 247-280.

18.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Três Concepções de Significado na Matemática: Bloor, Granger e Wittgenstein. In: Arley R. Moreno. (Org.). Coleção CLE - Wittgenstein: aspectos pragmáticos. 1ed.Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2007, v. 49, p. 95-133.

19.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Ver e ver como na construção do conhecimento matemático. In: G. Imaguirre, M.A.P.Montenegro, T. Pequeno. (Org.). Colóquio Wittgenstein - Série Filosofia. 1ªed.Fortaleza: UFC, 2006, v. 3, p. 73-93.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Dossiê Rousseau da Revista CULT- Educação negativa (artigo). Cult (São Paulo), São Paulo, p. 30 - 33, 15 set. 2012.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. TIC Educação - Tecnologi da Informação e Convergência - Entrevista. TIC Educação - Tecnologi da Informação e Convergência, p. 1 - 3, 07 nov. 2011.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. ENEM e a ditadura dos rankings- Entrevista para a revista CULT. Cult (São Paulo), São Paulo, p. 3 - 3, 01 out. 2011.

4.
Flamínio, Marcos ; GOTTSCHALK, C. M. C. . Entrevista dada para a matéria de Educação na Revista PESQUISA FAPESP. Pesquisa FAPESP (Impresso), São Paulo, p. 82 - 85, 01 mar. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O Papel da Persuasão nas Práticas Pedagógicas ? uma abordagem wittgensteiniana. In: Congresso Internacional 'Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases, 2016, Coimbra, Portugal. Atas CITICDE 2016. Coimbra: Editora da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, 2016.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Regularidade e inserção nos jogos de linguagem. In: 2do Congreso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2013, Montevideo (Uruguai). Eje 2 - Las concepciones filosóficas de la educación como disciplina. Montevideo: Anais do II Congreso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2013.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Modelos Filosóficos de Ensino - Revisitados pela Virada Linguística. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd, 2011, Natal. Educação e Justiça Social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. v. 1. p. 234-234.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Wittgenstein's Conception of Language in Teaching and in Comprehension of Concepts. In: 33rd International Wittgenstein Symposium, 2010, Kirchberg am Wechsel. Papers of the 27th International Wittgenstein Symposium. Kirchberg am Wechsel: The Austrian Ludwig Wittgenstein Society, 2010. v. 33. p. 107-109.

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O conceito de compreensão - a mudança de perspectiva de Wittgenstein após uma experiência docente.. In: 32ª Reunião anual da ANPED - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009, Caxambu. 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Maiêutica socrática ou terapia wittgensteiniana?. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. p. 1-14.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Reflexões sobre contexto e significado na educação matemática. In: VII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, São Paulo. VII Encontro Paulista de Educação Matemática. São Carlos: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. v. único. p. 1-9.

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da hipótese na atividade científica e suas relações com as proposições matemáticas sob a perspectiva de Wittgenstein. In: IV Semana de Filosofia - UESC, 2004, Ilhéus. IV Semana de Filosofia - Anais. Ilhéus: Editus, 2004. v. 1. p. 59-80.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Ensino e Conhecimento: reflexões a partir do segundo Wittgenstein. In: II Encontro de São Lázaro, 2011, Salvador. II Encontro de São Lázaro - Resumos e Programação. Salvador: Quarteto, 2011. v. 1. p. 132-132.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Pensar criticamente: um paradoxo?. In: XIV Encontro Nacional da ANPOF, 2010, Águas de Lindóia/SP. Livro de Atas. Campinas: Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010. v. 1. p. 112-113.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O conceito de compreensão - a mudança de perspectiva de Wittgenstein após uma experiência docente.. In: 32ª Reunião anual da ANPED - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulamentações?. Rio de Janeiro: ANPED, 2009. v. 1. p. 202-203.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Maiêutica socrática ou terapia wittgensteiniana?. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. Resumos - ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. v. 1. p. 216-217.

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A criação de significados na matemática: Bloor, Granger e Wittgenstein. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. XII Encontro de Filosofia da ANPOF - Livro de Atas. Salvador: EDUFBA, 2006. v. 1. p. 122-122.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da linguagem no ensino e na aprendizagem da perspectiva de uma pragmática filosófica de inspiração wittgensteiniana. In: 28º Reunião da ANPED, 2005, Caxambu. 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil - 28ª Anped. Petropólis - RJ: Editora Vozes, 2005. v. 1. p. 389-389.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O ensino como atividade de apresentação de novos aspectos. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2004, Salvador. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia. Salvador: EDUFBA, 2004. v. único. p. 113-113.

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Reflexões sobre contexto e significado na educação matemática. In: VII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, São Paulo. VII EPEM - RESUMOS. São Paulo: SBEM, 2004. v. 1. p. 158-158.

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da hipótese na atividade científica e suas relações com as proposições matemáticas sob a perspectiva de Wittgenstein (resumo). In: IV Semana de Filosofia, 2002, Ilhéus. Anais da IV Semana de Filosofia. Ilhéus-Bahia: Editora da UESC, 2002. v. único. p. 27-27.

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A natureza do conhecimento matemático sob a perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. In: X Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF), 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia, 2002. p. 304-304.

11.
GOTTSCHALK, C. M. C.; OLIVEIRA, P. . Wittgenstein: Ensino da Matemática e da Gramática. In: X Encontro Nacional de Filosofia, 2002. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. v. 1. p. 304-304.

Apresentações de Trabalho
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O ensino como constituição de sentidos - uma abordagem wittgensteiniana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A persuasão como estratégia docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A formação de conceitos científicos no contexto escolar: apontamentos wittgensteinianos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Uma abordagem wittgensteiniana para o ensino de conceitos nas ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A broader sense of the concept of translation inspired by Wittgenstein: from the classroom to intercultural issues. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da persuasão nas práticas pedagógicas - uma abordagem wittgensteiniana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A compreensão de outrs culturas na perspectiva ética das Observações sobre o Ramo de Ouro de Frazer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Repercussões pedagógicas do pensamento de Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.. INPE CONFERENCE 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Teaching critical thinking: the struggle against dogmatism. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A terapia wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos fundamentais do campo educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O leito esquecido do rio de Heráclito e o cientificismo na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A 'gênese' do pensamento em Wittgenstein: entre o homem e o animal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da linguagem nos processos de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Diferentes aspectos da explicação em Wittgenstein - ecos socráticos?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Uma perspectiva wittgensteiniana da educação matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Modelos Filosóficos de Ensino - Revisitados pela Virada Linguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Wittgenstein's Conception of Language in Teaching and Comprehension of Concepts. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Pensar criticamente: um paradoxo?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O conceito de compreensão - a mudança de perspectiva de Wittgenstein após uma experiência docente.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A terapia filosófica de Wittgenstein: algumas reflexões para se pensar a pesquisa nas ciências humanas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Maiêutica socrática ou terapia wittgensteiniana?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Wittgenstein e Educação Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Mênon: Conhecimento e Memória. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A criação de significados na matemática: Bloor, Granger e Wittgenstein. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Três Concepções de Significado: Bloor, Granger e Wittgenstein. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da linguagem no ensino e na aprendizagem da perspectiva de uma pragmática filosófica de inspiração wittgensteiniana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Terapia Filosófica de Wittgenstein- alguns aforismos.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O ensino como atividade de apresentação de novos aspectos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Reflexões sobre contexto e significado na educação matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Uma idéia pragmática de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Ver e ver como na construção do conhecimento matemático. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O papel da hipótese na atividade científica e suas relações com a proposição matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GOTTSCHALK, C. M. C.. A natureza do conhecimento matemático sob a perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVEIRA, M. R. A. ; GOTTSCHALK, C. M. C. . Apresentação. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Wittgenstein's Conception of Language in Teaching and in the Comprehension of Concepts. Bergen: ALWS Archives, 2012 (Open Journal Systems).

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. O sentido formativo da matemática. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, 2012 (Publicações do Instituto de Estudos Avançados da USP).

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Orelha e quarta capa do livro Uma Idéia de Pesquisa Educacional. São Paulo: EDUSP, 2011 (Orelha e quarta capa do livro Uma Idéia de Pesquisa Educacional).

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Entre a teoria e a prática, desvendando os complexos caminhos do discurso educacional à prática pedagógica. 2011 (Texto de apresentação para o site Acervo José Mário Pires Azanha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Participação na revisão bibliográfica do livro "A Formação do Professor e outros escritos" de José Mario Pires Azanha. 2006.

Produtos tecnológicos
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; FLEXA, L. ; MORAES, A. C. ; SACCO, R. D. ; SILVA, A. M. . Site Acervo José Mário Pires Azanha. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA. Parecer para a Revista Educação (PUCRS). 2018.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista bolsa PIBIC PUCPR. 2018.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista bolsa PIBIC PUCPR. 2018.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Avaliador externo ad hoc de bolsas PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERND. 2018.

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Avaliador externo ad hoc de bolsas PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2018.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa (FEUSP). 2018.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista III Congresso SOFIE. 2018.

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Avaliador externo ad hoc de bolsas PIBIC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2017.

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Avaliador de bolsa de doutorado no Programa de Pós-Graduação FEUSP. 2017.

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2017.

11.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a revista Educação em Revista. 2016.

12.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Principia: an international journal of epistemology.. 2016.

13.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad-hoc do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (VI SIPEM). 2015.

14.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer de currículo para CERT/USP. 2015.

15.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad-hoc do V SOFELP (Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa). 2015.

16.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad-hoc do processo de avaliação e seleção de periódicos da Coleção SciELO Brasil. 2015.

17.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2015.

18.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista no Processo de seleção de bolsistas no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP (bolsas CAPES/CNPq). 2015.

19.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação (PUCRS). 2014.

20.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para relatório de exame de qualificação. 2014.

21.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Consultor ad hoc da Revista Educação - PUCRS. 2014.

22.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa da FEUSP. 2013.

23.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Consultora Ad Hoc da Anped GT Filosofia da Educação. 2013.

24.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad-hoc do ENEM. 2013.

25.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para bolsa CAPES -mestrado. 2013.

26.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para bolsa CAPES - doutorado. 2013.

27.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para banca examinadora de Seminário Avançado. 2013.

28.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa - FEUSP. 2013.

29.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para Bolsa Aprender com Cultura e Extensão. 2013.

30.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista dos trabalhos apresentados no VIII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional Wittgenstein. 2013.

31.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista para Bolsa Aprender com Cultura e Extensão. 2012.

32.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad-hoc da ANPED- GT Filosofia da Educação. 2012.

33.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para recredenciamento junto à CERT nos termos das resoluções 4542/98 e 4543/98. 2012.

34.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2012.

35.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de Mérito Técnico-Científico para o CNPq. 2011.

36.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para CAPES- cultura e extensão.. 2011.

37.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer técnico para CAPES. 2011.

38.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para bolsa CNPq-PIBIC. 2011.

39.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer CNPq-PIBIC. 2011.

40.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer Bolsa CNPq-PIBIC. 2011.

41.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer bolsa de doutorado. 2011.

42.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a revista Educação e Pesquisa. 2010.

43.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a revista Educação e Pesquisa. 2010.

44.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2010.

45.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2010.

46.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2010.

47.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2010.

48.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para artigo da Revista Educação (Porto Alegre). 2010.

49.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa (FEUSP). 2009.

50.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2009.

51.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2009.

52.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2009.

53.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Análise de mérito técnico-científico para o CNPq. 2009.

54.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a revista Educação e Pesquisa. 2009.

55.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista da Comissão Científica do VI Colóquio Nacional III Colóquio Internacional Wittgenstein. 2009.

56.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad hoc da Revista Educação e Pesquisa. 2009.

57.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad hoc do CNPq. 2009.

58.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a revista Educação & Sociedade. 2008.

59.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2008.

60.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVA, S. ; DO, M. . Comissão ad hoc de revalidação de diploma. 2008.

61.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer circunstanciado de currículo. 2008.

62.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para bolsas de Iniciação Científica. 2008.

63.
GOTTSCHALK, C. M. C.; OLIVEIRA, P. ; ALMEIDA, J. J. R. L. . Parecerista da Comissão Científica do V Colóquio Nacional II Colóquio Internacional Wittgenstein. 2008.

64.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Pareceres para 2 artigos da Revista Educação e Pesquisa. 2006.

65.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a publicação de tese de doutorado pela Editora Cortez. 2006.

66.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a disciplina de licenciatura "Conhecimento e mercadoria: um estudo sobre os processos de mercantilização da Ciência, da Tecnologia e da Cultura. 2006.

67.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a disciplina de pós-graduação "Ciência e Valores: a questão da neutralidade". 2006.

68.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para a disciplina de graduação "Sociedade de Controle e Educação". 2006.

69.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecer para alteração de regime de trabalho da Profª Núria Hanglei Cacete na FEUSP. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Carvalho, J.S.F. ; Aquino, J. G. . Filosofia, Educação, Formação. 2017. (Editoração/Livro).

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MORENO, A. R. ; AZIZE, R. . Parecerista IX Colóquio Nacional/VI Colóquio Internacional Wittgenstein. 2014. (membro de Comissão Científica).

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de Sindicância na Escola de Aplicação. 2010. (Relatório de Sindicância).

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de Atividades. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de atividades EDF-FEUSP. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Memorial. 2007. (Memorial para concurso de efetivação).

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de Atividades EDF-FEUSP. 2006. (Relatório de pesquisa).

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório CERT. 2005. (Relatório de pesquisa).

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de Atividades EDF-FEUSP. 2005. (Relatório de pesquisa).

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de Atividades EDF-FEUSP. 2004. (Relatório de pesquisa).

11.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Relatório de Atividades EDF-FEUSP. 2003. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; GONCALVES, T.; OLIVEIRA, P.. Participação em banca de André de Paulo Maia. Contribuições da perspectiva filosófica de Wittgenstein para a educação em direitos humanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP) - Faculdade de Educação da USP.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Carvalho, J.S.F.; Patto, M. H. S.. Participação em banca de Eder Marques Loiiola. A ideia de autonomia da escola na obra de Jose Mário Pires Azanha. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVEIRA, M. R. A.; Nunes, J. M. V.. Participação em banca de Carlos Evaldo dos Santos Silva. Concepções de Significado: implicações no ensino de matemática na alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVEIRA, M. R. A.; GUERRA, R. B.. Participação em banca de Paulo Vilhena da Silva. O Aprendizado de Regras Matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

5.
Silva, J.C.S.P.; GOTTSCHALK, C. M. C.; Oliveira, E.C.. Participação em banca de Manoel Pereira Lima Junior. A Noção de Modelo no Tractatus. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MORENO, A. R.; Carvalho, J.S.F.. Participação em banca de Marisa Alves de Souza. As Múltiplas Significações do Conceito de Cidadania. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MORENO, A. R.; BOTO, C. R.. Participação em banca de Maria Fernanda de Moura Reis. O Dicionário para escolas primárias de Ludwig Wittgenstein e a virada lingüística. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Favaretto, C. F.; OLIVEIRA, P.. Participação em banca de Marcelo Donizete de Barros. Ensino de Filosofia e Linguagem Escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SEVERINO, A. J.; BEZERRA NETO, L.. Participação em banca de Alberto Kapitango Nguluve. Política Educacional Angolana (1976-2005): organização, desenvolvimento e perspectivas. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Teses de doutorado
1.
GOTTSCHALK, CRISTIANE MARIA CORNELIA; SILVEIRA, M. R. A.; SALES, E. R.; SILVA, C. A. F.; SILVA, P. V.. Participação em banca de Marcelo de Sousa Oliveira. A utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos: uma interpretação à luz da filosofia de Wittgesntein. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pará.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Pagni, P.; Pelloso, R. G.; SILVA, D. J.; SILVA, V. P.. Participação em banca de José Carlos Mendonça. Repensando o sentido formativo da atividade filosófica à luz do "trabalho sobre si mesmo" de Wittgenstein: se filosofar é trabalhar sobre si, o que se trabalha quando se filosofa?. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-grraduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MOLDER, M. F.; CONSTANCIO, J.; TUNHAS, P.; MARQUES, A.; MIGUENS, S.; LISBOA, J.. Participação em banca de Alexandra Marisa Fernandes Dias Fortes. A importância da estética para Wittgenstein (Filosofia, Método e Estilo). 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Nova de Lisboa.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVEIRA, M. R. A.; Nunes, J. M. V.; Alves, J. M.; Oliveira, P. S. X.. Participação em banca de Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior. A Terapia de Wittgenstein e o Ensino de Álgebra. 2016. Tese (Doutorado em Instituto de Educação Matemática e Científica) - Universidade Federal do Pará.

5.
MIGUEL, A.; VIANNA, C. R.; GOTTSCHALK, C. M. C.; LINS, R. C.; MONTEIRO, A.. Participação em banca de Rejane Siqueira Julio. Jogos de linguagem [matemáticos] na profissão e na formação de engenheiros. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Pietri, E.; CORREA, M. L. G.; BARZOTTO, V. H.; BARBOSA, E. B.. Participação em banca de Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos. Processos institucionais de avaliação: efeito de coerência e concepções de linguagem. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da USP.

7.
PRADO NETO, B.; GOTTSCHALK, C. M. C.; MORENO, A. R.; Martinez, H. L.; Dall' Agnol, D.. Participação em banca de Rafael Lopes Azize. Paradigmas de análise conceitual em Wittgenstein. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SANTOS, S. N. G.; MALACHIAS, M. E. I.. Participação em banca de André de Castro Cotti Moreira. Entre Palavras: diálogos transdisciplinares no ensino superior. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP) - Faculdade de Educação da USP.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; TOMAZETTI, E. M.; SEVERINO, A. J.. Participação em banca de Roseli Helena de Souza Salgado. As teses produzidas em Filosofia da Educação da FEUSP: um inventário analítico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da USP.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVEIRA, M. R. A.; Alves, J. M.; GUERRA, R. B.; Oliveira, P. S. X.. Participação em banca de Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnio. A construção e transmissão do conhecimento algébrico: uma perspectiva pragmática apoiada em Wittgenstein.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pará.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Pelloso, R. G.; Pagni, P.. Participação em banca de José Carlos Mendonça. O 'Sentido Formativo' da Atividade Filosófica em Wittgenstein: uma Arte de Aprender a Viver a Vida Verdadeira. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MIGUEL, A.; VIANNA, C. R.; LINS, R. C.; MONTEIRO, A.. Participação em banca de Rejane Siqueira Julio. Jogos de Linguagem [matemáticos] na prática e na formação de engenheiros. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Oliveira, P. S. X.; GONCALVES, T.. Participação em banca de Lucas Butenas Lopez. Reflexão sobre o conceito de competência na matriz de referência do ENEM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP) - Faculdade de Educação da USP.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SAWAYA, S. M.; Oliveira, P. S. X.. Participação em banca de Marília Flávia de Camargo. Inquietações sobre o ensino e a aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP) - Faculdade de Educação da USP.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.; GURGEL, I.; Oliveira, P. S. X.. Participação em banca de Rafael Carlin. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A GRAMÁTICA DO CONCEITO FÍSICO DE ENERGIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Carvalho, J.S.F.; SILVEIRA, P. H. F.. Participação em banca de André de Paula Maia. Contribuições do Ensino de Filosofia para Educação em Direitos Humanos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Carvalho, J.S.F.; Patto, M. H. S.. Participação em banca de Eder Marques Loiola. Uma ideia da autonomia da escola na obra de Azanha. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Oliveira, P. S. X.; ALMEIDA, M. A. de. Participação em banca de Ieda Maria de Resende. As noções de conhecimento e inteligência coletiva em Pierre Levy e suas implicações epistemológicas na educação". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MORAES, A. C.; Gobbi, M. A.. Participação em banca de Erika Kulessa de Souza. Linguagem Sociológica e Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SANTOS, V. M.; PEREIRA, A. L.. Participação em banca de Mariana Dias Gonçalves.A transição dos alunos do Ensino Médio para a Licenciatura em Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Educação da USP.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SANTOS, M. F.; BOTO, C. R.. Participação em banca de Tiago de Jesus Nunes Rozante.Trabalho de conclusão de curso "A Ética e a Formação Moral no Ambiente Escolar: a Construção do Futuro Cidadão". 2005 - Faculdade de Educação da USP/SP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Hardt, L. S.; HERMANN, N. M. A.. Concurso público para professor adjunto UFSC. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVEIRA, P. H. F.; REVAH, D.. Processo Seletivo para contratação de professor doutor. 2016. Universidade de São Paulo.

3.
Dozol, M, S.; Trevisan, A. L.; Hardt, L. S.; Bannell, R. I.; GOTTSCHALK, C. M. C.. Participação em banca de concurso para professor adjunto na UFSC. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MATOS, O. C. F.; CARVALHO, A. F.; GIONGO, C. V. T.; MARSON, G. A.; Dias, M.A.de L.; GOTTSCHALK, C. M. C.. Concurso de Professor Adjunto da Área de Licenciatura Plena em Ciências. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.; SILVEIRA, M. R. A.; Nunes, J. M. V.. Seminário Avançado II do acadêmico Marcelo de Sousa Oliveira. 2016. Universidade Federal do Pará.

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Parecerista ad-hoc do VI SIPEM. 2015. Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.; GURGEL, I.; CALAZANS, V. F. B.. Participação na Comissão Examinadora de Exame de Qualificação no Programa Interunidades em Ensino de Ciências. 2014. Programa Interunidades em Ensino de Ciências - USP/IF.

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.; MORENO, A. R.; Marques, A.; Silva, J.C.S.P.; AZIZE, R.. Membro da comissão científica do IX Colóquio Nacional/VI Colóquio Internacional Wittgenstein. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

5.
MIGUEL, A.; VIANNA, C. R.; GOTTSCHALK, C. M. C.; LINS, R. C.; MONTEIRO, A.. Membro titular da banca de Exame de Qualificação de Doutorado. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

6.
GOTTSCHALK, C. M. C.; BOTO, C. R.; SEVERINO, A. J.. Processo Seletivo para Mestrado em Filosofia da Educação. 2008. Programa de Pós-Graduação da FEUSP.

7.
GOTTSCHALK, C. M. C.; AMARAL, M. N. C. P.; BOTO, C. R.. Processo seletivo para Mestrado na FEUSP. 2007. Programa de Pós-Graduação da FEUSP.

8.
AMARAL, M. N. C. P.; GADOTTI, M.; GOTTSCHALK, C. M. C.. Processo Seletivo para Mestrado na FEUSP. 2006. Faculdade de Educação da USP.

9.
GOTTSCHALK, C. M. C.; BOTO, C. R.; GADOTTI, M.. Processo seletivo para mestrado na FEUSP. 2005. Universidade de São Paulo.

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.; BOTO, C. R.; AMARAL, M. N. C. P.; FRANCISCO, M. F. S.. Processo Seletivo para Mestrado na FEUSP. 2004. Faculdade de Educação da USP/SP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação PUC-Campinas. A persuasão como estratégia docente. 2018. (Congresso).

2.
I Workshop Linguagem e Ensino - UENP.O ensino como constituição de sentidos - uma abordagem wittgensteiniana. 2018. (Encontro).

3.
II Colóquio de Linguagem e Ensino de Ciências (UDESC- Joinville).A formação de conceitos científicos no contexto escolar: apontamentos wittgensteinianos.. 2017. (Outra).

4.
Seminários de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.Uma abordagem wittgensteiniana para o ensino de conceitos nas ciências. 2017. (Seminário).

5.
VII Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP.Mesa de Abertura. 2017. (Simpósio).

6.
Wittgenstein in/on Translation.A broader sense of the concept of translation inspired by Wittgenstein: from the classroom to intercultural issues. 2017. (Seminário).

7.
(In) Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases. O Papel da Persuasão nas Práticas Pedagógicas - Uma Abordagem Wittgensteiniana. 2016. (Congresso).

8.
Conference on Wittgenstein?s Ethics (IFILNOVA, Lisboa).A compreensão de outras culturas na perspectiva ética das Observações sobre o Ramo de Ouro de Frazer.. 2016. (Encontro).

9.
Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases". Educação, Equidade, Inclusão e Cidadania. 2016. (Congresso).

10.
INPE CONFERENCE 2016.Workshop - Philosophy as translation and understanding other cultures: For mid-career researches. 2016. (Oficina).

11.
INPE CONFERENCE 2016.Translating 'education': Three perspectives on philosophy of education in Mexico. 2016. (Encontro).

12.
INPE CONFERENCE 2016.School-teaching and pedagogy (II). 2016. (Encontro).

13.
I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática ((.Repercussões pedagógicas do pensamento de Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática. 2016. (Seminário).

14.
I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (UFPa).Linguagem e Matemática. 2016. (Seminário).

15.
Workshop: Wittgenstein sobre Certeza / Wittgenstein on Certainty.TEACHING CRITICAL THINKING: THE STRUGGLE AGAINST DOGMATISM. 2016. (Encontro).

16.
3er Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. A terapia wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos fundamentais do campo educacional. 2015. (Congresso).

17.
IV Encontro da Área de Filosofia e Educação.Projetos de pesquisa na área de Filosofia da Educação na pós-graduação. 2015. (Encontro).

18.
Seminário de Educação Matemática.Algumas implicações pedagógicas da concepção de matemática de Wittgenstein nas aulas de 1939. 2015. (Seminário).

19.
X Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional Wittgenstein.A 'gênese' do pensamento em Wittgenstein: entre o homem e o animal. 2015. (Outra).

20.
XII Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP.O leito esquecido do rio de Heráclito e o cientificismo na educação. 2015. (Encontro).

21.
IX Colóquio Nacional/VI Colóquio Internacional Wittgenstein.Diferentes aspectos da explicação em Wittgenstein - ecos socráticos?. 2014. (Outra).

22.
Philosophy of Education Society of Australasia 2014 Conference.Teaching critical thinking: a struggle against dogmatism. 2014. (Encontro).

23.
Weltbild: quelle place pour la science?.Formation of certainties and comprehension. 2014. (Encontro).

24.
2º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la educación. Regularidade e inserção nos jogos de linguagem. 2013. (Congresso).

25.
IX Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.A função da linguagem para a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores. 2013. (Encontro).

26.
VIII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional Witgenstein.A compreensão de significados matemáticos: entre o transcendental e o empírico". 2013. (Outra).

27.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.A Pesquisa em Educação Matemática: Olhares Sociológicos e Filosóficos. 2013. (Encontro).

28.
XVII Congresso Interamericano de Filosofia. Fundamentos filosóficos da educação de uma perspectiva wittgensteiniana. 2013. (Congresso).

29.
1º Colóquio Luso-Brasileiro de Estudos Wittgensteinianos.Wittgenstein, uso da linguagem, forma de vida e a perspectiva da aprendizagem. 2012. (Encontro).

30.
Colóquio Linguagem e Trabalho Docente.Linguagem e Ensino: aportes teóricos. 2012. (Encontro).

31.
Séminaires de Philosophie, langage et esthétique musicale.Philosophie de l'éducation et l'enseigment de mathématiques d'une perspective wittgensteinienne. 2012. (Seminário).

32.
XV Encontro Nacional da ANPOF.Problema e método: desencontros e encontros na investigação filosófica. 2012. (Encontro).

33.
19º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica na área de Humanas e Humanidades da Universidade de São Paulo.Inovação Educacional I. 2011. (Simpósio).

34.
1ª Jornada de Filosofia da Educação FEUSP.Filosofia da Linguagem e Educação. 2011. (Encontro).

35.
34ª Reunião Anual da ANPEd.Modelos Filosóficos de Ensino - Revisitados pela Virada Linguística. 2011. (Encontro).

36.
A Idéia do Humano.Ética da Imanência e Solipsismo em Wittgenstein. 2011. (Seminário).

37.
II Encontro de São Lázaro- FFCH/UFBA.Ensino e Conhecimento: reflexões a partir do segundo Wittgenstein. 2011. (Encontro).

38.
VI Colóquio Empirismo, Fenomenologia e Gramática: Sobre a Certeza.A natureza dos fundamentos do conhecimento em Wittgenstein e suas implicações no ensino. 2011. (Encontro).

39.
VII Colóquio Nacional/IV Internacional Wittgenstein - Wittgenstein e a Epistemologia.Natureza, Gramática e Formação de Conceitos. 2011. (Outra).

40.
18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Didática e Inovação Pedagógica. 2010. (Simpósio).

41.
33rd International Wittgenstein Symposium.Wittgenstein's Conception of Language in Teaching and in Comprehension of Concepts. 2010. (Simpósio).

42.
Seminário de Ensino do Curso de Pós-Graduação - Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.Uma terapia filosófica do conceito de ensino. 2010. (Seminário).

43.
V Colóquio de Empirismo, Fenomenologia e Gramática.Treinamento e Conhecimento em Wittgenstein. 2010. (Outra).

44.
XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia.Pensar criticamente: um paradoxo?. 2010. (Encontro).

45.
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Gestão escolar. 2009. (Simpósio).

46.
32ª Reunião anual da ANPED - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?.O conceito de compreensão - a mudança de perspectiva de Wittgenstein após uma experiência docente.. 2009. (Encontro).

47.
Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática.A necessidade matemática: descoberta ou invenção?. 2009. (Outra).

48.
O Sentido Formativo das Ciências.O Sentido Formativo da Matemática. 2009. (Seminário).

49.
Seminários sobre Wittgenstein e Granger. 2009. (Seminário).

50.
VI Colóquio Nacional - III Colóquio Internacional Wittgenstein _ Certeza?.Critérios, regras e certezas.. 2009. (Outra).

51.
16º SIICUSP.Literatura e Educação - mesa194. 2008. (Simpósio).

52.
A FEUSP e o Programa de Formação de Professores para a Educação Básica. 2008. (Seminário).

53.
II Simpósio Internacional em "Educação e Filosofia" - Experiência, Educação e Contemporaneidade.As linguagens da experiência na educação. 2008. (Simpósio).

54.
La notion d'autonomie de la grammaire chez Wittgenstein. 2008. (Seminário).

55.
La notion de pensée formelle chez Gilles Gaston Granger. 2008. (Seminário).

56.
O sentido formativo das Humanidades. 2008. (Seminário).

57.
Rencontre autour de la pensee de Gilles G. Granger. 2008. (Encontro).

58.
Seminário de Preparação Pedagógica - PAE.Relatos: supervisor, estagiário e aluno no PAE e debate.. 2008. (Seminário).

59.
Seminários de Etnomatemática.Introdução às idéias de Wittgenstein. 2008. (Seminário).

60.
V Colóquio Nacional - II Colóquio Internacional Wittgenstein "Como ler o álbum".Uma leitura do álbum para a investigação educacional. 2008. (Encontro).

61.
VI Semana da Educação.Estado, Sociedade e Educação. 2008. (Encontro).

62.
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.A terapia filosófica de Wittgenstein: algumas reflexões para se pensar a pesquisa nas ciências humanas. 2008. (Encontro).

63.
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.GT Wittgenstein. 2008. (Encontro).

64.
30ª Reunião Anual da ANPEd.Maiêutica socrática ou terapia wittgensteiniana?. 2007. (Encontro).

65.
Colóquio em Homenagem a Gilles-Gaston Granger. 2007. (Outra).

66.
III Encontro da Área de Filosofia e Educação Programa de Pós-Graduação da FEUSP.Mesa 3. 2007. (Encontro).

67.
Mini Curso sobre a obra de Gilles Gaston Granger. 2007. (Oficina).

68.
Palestra de Arley R. Moreno no Seminaire de Philosophie et Musique - Paris 8 - St Denis: Rapports entre pensée et réalité, d'un point de vue pragmatique (à partir de Wittgenstein). 2007. (Seminário).

69.
Semana de Avaliação do Curso de Pedagogia da FEUSP.Avaliação institucional: desafios e perspectivas. 2007. (Encontro).

70.
Seminários de Preparação Pedagógica.Modalidades de Aula no Ensino Superior. 2007. (Seminário).

71.
V Semana da Educação. 2007. (Encontro).

72.
14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica - Área de Humanas e Humanidades.Mesa nº16 - Educação Ambiental II. 2006. (Simpósio).

73.
As Humanidades na Universidade Contemporânea. 2006. (Outra).

74.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL WITTGENSTEIN.TRÊS CONCEPÇÕES DE SIGNIFICADO: BLOOR, GRANGER E WITTGENSTEIN. 2006. (Encontro).

75.
IV SEMANA DA EDUCAÇÃO.CONCEPÇÕES CLÁSSICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2006. (Encontro).

76.
Preparação Pedagógica - Programa PAE.Relatos de Experiência - Monitores e Supervisores. 2006. (Outra).

77.
Seminários de Educação Matemática - FEUSP (EDM).Wittgenstein e Educação Matemática. 2006. (Seminário).

78.
V Semana de Estudos Clássicos da FEUSP.Mênon: Conhecimento e Memória. 2006. (Encontro).

79.
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.GT Wittgenstein. 2006. (Encontro).

80.
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.A criação de significados na matemática: Bloor, Granger e Wittgenstein. 2006. (Encontro).

81.
13º Simpósio de Iniciação Científica da USP.Mesa M080: Educação Ambiental I. 2005. (Simpósio).

82.
28º Reunião da ANPED.O papel da linguagem no ensino e na aprendizagem da perspectiva de uma pragmática filosófica de inspiração wittgensteiniana. 2005. (Encontro).

83.
Colóquio Franco-Brasileiro. 2005. (Encontro).

84.
III Colóquio Wittgenstein - Perspectivas. 2005. (Encontro).

85.
III Semana da Educação.Sessão de comunicação de pesquisa. 2005. (Encontro).

86.
IV SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E EDUCAÇÃO DA FEUSP. 2005. (Encontro).

87.
Preparação Pedagógica - Programa PAE.Relatos de Experiência - Monitores e Supervisores. 2005. (Outra).

88.
Seminários de Filosofia da Linguagem no Institut d´Histoire et Philosophie des Sciences et des Techniques - Universidade de Paris I. 2005. (Seminário).

89.
12° Simpósio de Iniciação Científica da USP- SIICUSP.Coordenação de trabalhos no 12º Simpósio de Iniciação Científica (mesa 080). 2004. (Simpósio).

90.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã. 2004. (Encontro).

91.
I Colóquio de Filosofia e Educação- Educação e Educadores.Uma idéia pragmática de ensino. 2004. (Outra).

92.
IV SEMANA DE FILOSOFIA - UESC.O PAPEL DA HIPÓTESE NA ATIVIDADE CIENTÍFICA E SUAS RELAÇÕES COM AS PROPOSIÇÕES MATEMÁTICAS SOB A PERSPECTIVA DE WITTGENSTEIN. 2004. (Encontro).

93.
Seminários de História e Educação Matemática - Laboratório de Ensino de Matemática/ IMECC-Unicamp.Terapia Filosófica de Wittgenstein - alguns aforismos. 2004. (Seminário).

94.
VII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Reflexões sobre contexto e significado na educação matemática. 2004. (Encontro).

95.
XI ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF.O ENSINO COMO ATIVIDADE DE APRESENTAÇÃO DE NOVOS ASPECTOS. 2004. (Encontro).

96.
Colóquio Nacional Wittgenstein.Ver e ver como na construção do conhecimento matemático. 2003. (Outra).

97.
II COLÓQUIO WITTGENSTEIN. 2003. (Encontro).

98.
X Encontro Nacional de Filosofia.Wittgenstein: Ensino da Matemática e da Gramática. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOTTSCHALK, C. M. C.. Palestra de Paul Standish (professor visitante). 2014. (Outro).

2.
GOTTSCHALK, C. M. C.; Carvalho, J.S.F. ; Aquino, J. G. ; CUSTODIO, C. O. ; OLIVEIRA, G. M. V. S. ; PEREIRA, R. F. S. . I Jornada Internacional de Filosofia da Educação/III Jornada de Filosofia da Educação. 2014. (Congresso).

3.
GOTTSCHALK, C. M. C.; OLIVEIRA, P. ; MORENO, A. R. ; AZIZE, R. . VII Colóquio Nacional/IV Internacional Wittgenstein - Wittgenstein e a Epistemologia. 2011. (Congresso).

4.
GOTTSCHALK, C. M. C.; FRANCISCO, M. F. S. ; BOTO, C. R. ; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. . I Jornada de Filosofia da Educação FEUSP. 2011. (Congresso).

5.
GOTTSCHALK, C. M. C.; OLIVEIRA, P. ; MORENO, A. R. ; ALMEIDA, J. J. R. L. . VI Colóquio Nacional - III Colóquio Internacional Wittgenstein. 2009. (Congresso).

6.
FONTANETTI, S. M. ; GHANEM, E. ; GOTTSCHALK, C. M. C. ; SACCO, R. D. ; SANTOS, M. F. . VI Semana de Pedagogia- Identidade, Diversidade e Educação. 2008. (Outro).

7.
PRIETO, R. ; PONTUSCHKA, N. N. ; GOTTSCHALK, C. M. C. . Semana de Avaliação do Curso de Pedagogia. 2007. (Outro).

8.
GOTTSCHALK, C. M. C.; BUENO, B. A. B. O. ; GHANEM, E. ; MORAES, D. Z. ; PASSERI, L. C. ; FONTANETTI, S. M. . 5ª Semana da Educação - a universidade de São Paulo e a formação docente. 2007. (Congresso).

9.
PONTUSCHKA, N. N. ; GOTTSCHALK, C. M. C. ; FONTANETTI, S. M. ; BOTO, C. R. ; SACCO, R. D. ; LAMAS, M. F. P. ; FLEXA, L. . IV SEMANA DA EDUCAÇÃO - ENSINAR E APRENDER: FORMAÇÃO, PERCURSOS E PROJETOS. 2006. (Congresso).

10.
GOTTSCHALK, C. M. C.; AMARAL, M. N. C. P. . I COLÓQUIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E EDUCADORES. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rosely da Silva Matos Liberatori. O ensino de graduação em enfermagem: por uma reflexão da filosofia da educação. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Marília Flávia de Camargo. ?Inquietações sobre o ensino da alfabetização: Um estudo em diálogo com o pensamento de Wittgenstein?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).

3.
Rafael Carlin. Processos de ensino e aprendizagem do conceito físico de energia: a gramática do conceito físico de energia no contexto escolar de uma perspectiva wittgensteiniana. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Lucas Butenas Lopez. UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A ?CULTURA DE AUDITORIA? NA EDUCAÇÃO: O CASO DO ENEM.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Cíntia Maria Cardoso. PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA: FATORES QUE INTERFEREM NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da FEUSP) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Moisés da Silva Lara. A elaboração de significados em química a partir de estratégias de ensino fundamentadas na linguagem. Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André de Paula Maia. Contribuições da perspectiva filosófica de Wittgenstein para a Educação em Direitos Humanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

2.
Ieda Maria de Resende. As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na Educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

3.
Rafael Ferreira de Souza Mendes Pereira. Os jogos de linguagem e o ensino de filosofia: uma abordagem wittgensteiniana. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

4.
Magali Maria Geara Luiz. Educação musical na escola pública: em que medida contribui para a formação do cidadão?. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

5.
Marisa Alves de Souza. As múltiplas significações do conceito de cidadania - exemplos do senso comum e da abordagem acadêmcia sob a perspectiva de uma terapia filosófica de inspiração wittgensteiniana. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

6.
Maria Fernanda de Moura Reis. O dicionário para escolas primárias de Ludwig Wittgenstein e a virada linguistica.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

7.
Marcelo Donizete de Barros. Ensino de Filosofia e Linguagem Escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

8.
Alberto Kapitango Nguluve. Política Educacional Angolana (1976-2005): Organização, Desenvolvimento e Perspectivas. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

Tese de doutorado
1.
Roseli Helena de Souza Salgado. Teses produzidas em Filosofia da Educação na FEUSP: um inventário analítico. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

2.
Isabel Villalobos Hrdlicka. Análise da fundamentação dos materiais didáticos do Programa Ler e Escrever da Prefeitura de São Paulo/SP. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

3.
Tânia Gonçalves. Autoridade docente: pensamento, responsabilidade e reconhecimento. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Filosofia da Educação) - Universidade de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

Iniciação científica
1.
Veronica Vizotto dos Santos. Ensino de uma segunda língua em idade de alfabetização na escola democratizada. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

2.
Rômulo dos Santos Paulino. Wittgenstein e a transmissão de valores através da arte e da educação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

3.
José Carlos Alves Lima. O que leu José Mario Pires Azanha?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Educação da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

Orientações de outra natureza
1.
Crislei de Oliveira Custódio. monitoria na pós-graduação PAE. 2015. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.

2.
Rômulo dos Santos Paulino. Bolsista do Projeto José Mário Pires Azanha. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, Programa Aprender com Cultura e Extensão. Orientador: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.



Outras informações relevantes


Sou pesquisadora desde 2000 do grupo de pesquisa "Filosofia da Linguagem e do Conhecimento", coordenado por Arley Ramos Moreno no Departamento de Filosofia e Centro de Lógica e Epistemologia da UNICAMP, e desde o 1º semestre de 2004 coordeno o grupo de pesquisa "Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática" na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ambos grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Fui colaboradora do Projeto Temático FAPESP "Uma idéia de pragmática filosófica", iniciado em 01 de fevereiro de 2007 sob coordenação do pesquisador Arley Ramos Moreno, com duração de 48 meses. Atualmente faço parte do núcleo de sustentação do GT-Wittgenstein na Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e do grupo de trabalho de Filosofia da Educação da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Educação (ANPED). De 19 de dezembro de 2005 a dezembro de 2012 estive responsável juntamente com o Prof. Amaury Cesar Moraes pela organização e preservação do Acervo do Professor José Mário Pires Azanha, provisoriamente instalado na sala 43 do Bloco B da FEUSP. Atualmente coordeno também a área temática Filosofia e Educação no programa de pós-graduação da FEUSP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 16:00:03