Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1314551148230240
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Professor Adjunto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor (2009) e Mestre (2002) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ). Possui graduação em HISTÓRIA pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Foi professor / sub-coordenador de curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho. Tem experiência nas áreas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de marketing e opinião pública, estudos de audiência e de programação, planejamento estratégico, publicidade e propaganda, além de estudos acadêmicos sobre comunidades religiosas de matriz africana. Atualmente, se dedica a pesquisas sobre Intolerância Religiosa e Metodologias de Pesquisa nas Redes Sociais. É pesquisador do LECC-UFRJ - Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária - e do LACOOPS-UFF ? Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Foi responsável pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Mediator Pesquisa (filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa / Abep). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. H. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação (ECO).
Avenida Pasteur, 250 - Fundos
Urca
22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39388051
URL da Homepage: www.eco.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Comunicação e Hermenêutica: Reinterpretações da Comunidade, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profª Drª Raquel Paiva de Araújo Soares.
Palavras-chave: Teoria da Comunicação; Comunicação Comunitária; Comunicação Popular; Comunidade; Hermenêutica da Comunicação; Mídia e Mediações Socioculturais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros.
2000 - 2002
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Orixás na Web: Candomblé Virtual e Comunicação no Ciberespaço,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Gibaldi Vaz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Candomblé; Comunicação e Religiosidade; Novas Tecnologias de Comunicação; Teoria da Comunicação; Internet; Comunidades Virtuais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Mediações na Virtualidade.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Novas Tecnologias de Comunicação.
Setores de atividade: Outros.
1992 - 1996
Graduação em HISTÓRIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Poder e Magia: O Haiti na Era Duvalier.
Orientador: Prof. Dr. Nicélio César Tonelli.




Atuação Profissional



Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 3
Outras informações
Prestação de serviços de ensino em Pós-Graduação através de carta-convite e contrato entre empresas (pessoa jurídica).


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto do Setor de Extensão, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicação (ECO), .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Métodos e Áreas Conexas (DMAC).
03/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
Pesquisa II (Análise Quantitativa)
Promoção e Merchandising
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicação (ECO), .

Cargo ou função
Membro docente da Comissão Interna de Planejamento Estratégico do Departamento de Métodos e Áreas Conexas (ECO / UFRJ).
12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicação (ECO), .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão Interna de Política Pedagógica do Departamento de Métodos e Áreas Conexas.
08/2016 - Atual
Ensino, Abi - Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Marketing (ECA 254)
08/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado II (ECS 014)
08/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing para Publicidade e Propaganda
08/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (ECA 230)
04/2016 - Atual
Ensino, Abi - Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Marketing (ECA 230 / EC7)
04/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (ECA 230)
10/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Marketing (ECA 230 / EC7)
10/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (ECA 254)
Pesquisa II (ECS 014)
03/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Marketing (ECA 230 / Turma EC7)
03/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (ECA 254)
Pesquisa de Mercado II - Análise Quantitativa (ECS 014)
01/2015 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicação (ECO), .

Cargo ou função
Diretor Adjunto do Setor de Extensão da Escola de Comunicação da UFRJ.
08/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Marketing (ECA 230 / EC7)
Comunicação e Marketing (ECA 230 / EC9)
03/2018 - 07/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
Pesquisa II - Análise Quantitativa
01/2018 - 05/2018
Direção e administração, Escola de Comunicação (ECO), .

Cargo ou função
Substituto Eventual da Função de Coordenador de Graduação do Curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
Pesquisa II - Análise Quantitativa
Promoção e Merchadising

Faculdade de Tecnologia São Gonçalo, FATESG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 20


Mediator Pesquisa, MEDIATOR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Atuo como colaborador / analista sênior da Mediator Pesquisa desde a sua fundação em 2002. http://www.mediatorbr.com.br/index.php/nos-da-mediator


Curso Radix, CR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública e de Metodologia da Pesquisa em Comunicação no curso preparatório para concursos públicos.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor / Sub-Coordenador de Curso, Carga horária: 30
Outras informações
Sub-Coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho na Unidade Barra (Downtown)

Atividades

08/2006 - 12/2007
Direção e administração, Curso de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Sub-Coordenador do Curso de Comunicação Social na Unidade Barra.
03/2002 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa
Seminários em Comunicação
Tecnologias da Comunicação
Tópicos Especiais em Comunicação
03/2002 - 12/2007
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escritório Experimental em Relações Públicas
Orientação de Monografias / Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Pesquisa Mercadológica A
Pesquisa Mercadológica B
Projeto Experimental em Relações Públicas
03/2002 - 12/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografias / Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Projetos Experimentais em Jornalismo
03/2002 - 12/2007
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação e Ética em Publicidade e Propaganda
Orientação de Monografias / Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Pesquisa Mercadológica A
Pesquisa Mercadológica B
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda

Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária, LECC / CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Doutorando), Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisador-Estudante, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo projeto de pesquisa de doutorado denominado "Comunicação e Hermenêutica: A Superação do Senso Comum", é orientado pela Profª Drª Raquel Paiva de Araújo Soares - líder do grupo de pesquisa (LECC / CNPQ - ECO / UFRJ).


Fidelizar - Pesquisa, Marketing & Comunicação Ltda, FIDELIZAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos de Pesquisa

Atividades

12/2001 - 12/2005
Direção e administração, Área de Pesquisa, .

Cargo ou função
Diretor de Projetos de Pesquisa.

Centro de Estudos de Pessoal / Exército Brasileiro, CEP / EB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0

Atividades

04/2004 - 07/2004
Ensino, Oficiais em Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Comunicação (Tutoria - Ensino à Distância)
04/2003 - 07/2003
Ensino, Oficiais em Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação (Tutoria - Ensino à Distância)
04/2002 - 07/2002
Ensino, Auxiliar de Comunicação Social, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Comunicação
07/2001 - 09/2001
Ensino, Auxiliar de Comunicação Social, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação nos cursos seqüenciais da Escola Superior Candido Mendes (ESCM).

Atividades

06/2002 - 01/2005
Ensino, Gestão de Marketing (ESCM), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Sociedade
Metodologia e Desenvolvimento de Projetos
Pesquisa de Mercado
06/2002 - 01/2005
Ensino, Gestão de Recursos Humanos (ESCM), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos
Pesquisa Mercadológica
06/2002 - 01/2005
Ensino, Gestão de Negócios (ESCM), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias Empresariais
Metodologia da Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos
06/2002 - 01/2005
Ensino, Gestão de Comércio Exterior (ESCM), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos
Pesquisa de Mercado

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

03/2002 - 07/2005
Ensino, Marketing Estratégico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico de Marketing
Globalização e Mercados
Pesquisa de Mercado

Programas de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos, PROAFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisador do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos / Centro de Ciências Sociais / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROAFRO / CCS / UERJ)

Atividades

03/2000 - 05/2002
Extensão universitária , Linha de Pesquisa sobre o Sagrado Afro-Brasileiro, .

Atividade de extensão realizada
Atendimento a estudantes, pesquisadores e comunidade.

ClickOpinião - Instituto de Pesquisa, CLICKOPINIÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisas, Carga horária: 40

Atividades

01/2001 - 12/2001
Direção e administração, Área de Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisas.

Retrato Consultoria e Marketing, RETRATO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/1997 - 02/2000
Serviços técnicos especializados , Área de Pesquisa Quantitativa, .

Serviço realizado
Coordenação de Projetos de Pesquisas Quantitativas.
05/1997 - 02/2000
Serviços técnicos especializados , Área de Pesquisa Quantitativa, .

Serviço realizado
Análise de Pesquisas Quantitativas.
05/1997 - 02/2000
Serviços técnicos especializados , Área de Pesquisa Qualitativa, .

Serviço realizado
Moderação de Dinâmicas de Grupo - Focus Groups.

Enfoque Pesquisa e Consultoria de Marketing Ltda, ENFOQUE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa II, Carga horária: 40

Atividades

11/1993 - 06/1995
Serviços técnicos especializados , Área de Pesquisa Quantitativa, .

Serviço realizado
Coordenação de Projetos de Pesquisa Quantitativa.
11/1993 - 06/1995
Serviços técnicos especializados , Área de Pesquisa Quantitativa, .

Serviço realizado
Análise de Pesquisas Quantitativas.

Sinergia Pesquisa e Assessoria de Marketing Ltda, SINERGIA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na Área de Pesquisa Quantitativa.

Atividades

05/1993 - 11/1993
Estágios , Área de Pesquisa Quantitativa, .

Estágio realizado
Estágio na área de pesquisas quantitativas..

Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de interesse curricular desenvolvido no Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Atividades

07/1996 - 01/1997
Estágios , Setor de História, .

Estágio realizado
Teatro de Revista (1900-1922), sob a orientação do pesquisador Dr. Antônio Herculano Lopes..

Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária, LECC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6


Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social, LACCOPS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Intolerância Religiosa e Afetações no Cotidiano de Adeptos de Religiões de Matriz Africana: Entre a Violência Real e Simbólica nas Ruas, nos Terreiros e nas Redes
Descrição: O projeto de pesquisa apresentado consiste em uma investigação direcionada ao estudo de fenômenos sócio comunicacionais de minorias representativas. Busca-se demonstrar as complexidades relacionadas às imbricações e interfaces entre fenômenos religiosos de natureza social, ? no caso, a intolerância e a violência religiosa -, a expansão dos movimentos neopentecostais e a relação direta de tais fenômenos com as instâncias da vida cotidiana de adeptos de religiões de matriz africana, enquanto principais alvos dos preconceitos e do racismo religioso, nas diversas camadas do tecido social: familiar, afetivo, escolar, profissional, cultural e nas redes sociais. Ao mesmo tempo, busca-se aferir indicadores ligados a produção de sentidos, formas de interpretação do fenômeno e as reações enquanto sistemas sociais de resposta ? positivos e negativos, reativos e propositivos. Em termos metodológicos, a pesquisa consiste, em síntese, em um percurso por variáveis, técnicas de amostragem, construção de perguntas, escalas de aferição, definições de opções de respostas. Trata-se, portanto, de um convite a um olhar reflexivo sobre a pesquisa aplicada, baseada em métodos de quantificação utilizada como via de desvendamento dos fenômenos relacionais entre sociedade, política, religião, mídia e cotidiano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos - Coordenador / Renata Nascimento da Silva - Integrante.
2015 - Atual
Pragmatismo Minoritário: Estratégias de Consumo, Marketing e Comunicação em Rede entre Grupos Sociais Não-Hegemônicos
Descrição: O objetivo fundamental do projeto de pesquisa proposto consiste em analisar estratégias e práticas comunicacionais, assim como práticas de consumo e economia criativa, estratégias publicitárias, políticas de visibilidade e mediação entre grupos minoritários inseridos na dinâmica da metrópole contemporânea e nas redes sociais, assim como em suas apresentações cambiantes entre a realidade cotidiana no espaço urbano e nas plataformas digitais. O estudo se desdobra na análise de cinco segmentos da população, sob diversos enfoques e abordagens, a saber: - Negros e consumo demarcado pelo ideário de etnicidade e afirmação identitária racial e estética; - Povos de terreiro, economia criativa e comércio de bens simbólicos demarcados pela religiosidade para uso laico e ritual; - População LGBT e a caracterização dos hábitos de consumo de bens, serviços e cultura, relação com dinheiro e tipificação de perfil destes consumidores. Esta pesquisa já teve as etapas de planejamento, elaboração de questionário, coleta de dados concluída, encontrando-se em fase de tabulação e análise das informações, com finalização de relatório prevista para 2016.2. - Mulheres e as afetações do pensamento feminista nas decisões de consumo e na aceitação ou rejeição das mensagens publicitárias que lhes são direcionadas; - Geração Z: valores, consumo material e midiático dos ?nativos digitais?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos - Coordenador.Número de orientações: 1
2005 - 2009
Comunicação e Hermenêutica: A Superação do Senso Comum
Descrição: Esta pesquisa pretende propor uma reflexão crítica sobre a ?sociedade da comunicação generalizada? (expressão de Gianni Vattimo), sobre a mídia e seus produtos, buscando discutir o papel das forças realísticas que aprisionam a possibilidade de uma efetiva transparência comunicativa, e analisando como as noções de verdade, poder, status quo, ideologia, informação, opinião pública e senso comum se articulam no campo das relações socioculturais e se influenciam mutuamente, produzindo opacidade. Pretende-se também avaliar os desafios éticos da hermenêutica comunicacional (?lugar? no qual pode ser tanto niilista quanto pragmática), bem como as implicações subjetivas que ela articula ao desenvolver uma nova expressão comunicacional, fundamentada na transformação do ser, na tomada da consciência da sua própria historicidade, limitação e proximidade do outro como projeto de soldagem das rachaduras da alteridade em busca de um horizonte comum de tolerância, co-existência e diálogo. Nesta pesquisa, parte-se do pressuposto que ao tratar de questões relacionadas à comunicação comunitária ou à comunicação na comunidade, ou ainda da comunicação entre atores sociais que compartilham horizontes comuns da existência (movidos por vínculos territoriais, laços identitários ou interesses mútuos), estar-se-á tratando de interações sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2000 - 2002
Orixás na Web: Candomblé Virtual e Comunicação na Era da Globalização
Descrição: Estudo acerca do Candomblé - expressão religiosa afro-brasileira - em suas relações com o espaço-tempo virtual, exoterização e acentramento. Em meio às encruzilhadas do labirinto tecnológico comunicacional contemporâneo, são analisadas neste contexto subjetividade, corporalidade, simbolização e sacralidade em face da potencialização da técnica nas redes digitais. No decorrer deste trabalho busca-se pensar o que poderá significar Candomblé hoje. Busca-se apontar a virtualização da Religião como um novo padrão comunicacional que irrompe na contemporaneidade. Discute-se suas decorrências nos processos de subjetivação e nas articulações possíveis do Humano e o Sagrado fora do corpo, na aceleração do tempo e na atopia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15


Projetos de extensão


2016 - Atual
PERQUIRERE - Plataforma Multimídia de Projetos de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública da ECO / UFRJ
Descrição: O projeto PERQUIRERE - Plataforma Multimídia de Projetos de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública da ECO / UFRJ - consiste em uma proposta de compartilhamento dos conhecimentos adquiridos pelos alunos da Escola de Comunicação da UFRJ, inscritos na disciplina Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, através das plataformas digitais: site e blog, redes sociais - Facebook, Youtube, etc. A cada semestre tais alunos desenvolvem pesquisas de mercado, marketing, consumo, opinião pública, dentre outras, gerando saberes acerca do comportamento e da cultura de públicos diversos. Deste modo, como parte dos conteúdos ministrados os alunos produzem trabalhos práticos, nos quais as metodologias apreendidas no decorrer do curso são aplicadas. Como ponto de partida, os temas de investigação podem derivar do próprio rol de interesses dos alunos; em sua maioria, derivados das questões que afetam a geração à qual pertencem. Além disso, a disciplina possui o potencial de prestar serviços à sociedade civil, organizações governamentais e não governamentais, instituições públicas e privadas, em termos de levantamentos de dados oriundos de problemas de pesquisa específicos e sob demanda. Tais perspectivas oferecem a possibilidade de aprendizagem em consonância com a dimensão de Ensino em nível de graduação, mas também entram em contato com os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa e, em última instância, possibilita a disseminação dos conteúdos construídos nos estudos realizados com a comunidade acadêmica, com a sociedade civil, com comunidades e instituições. Deste modo, o projeto estabelece o diálogo entre as dimensões ensino, pesquisa e extensão de modo integrado e indissociável..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: NAUS - Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Metodologia da Pesquisa em Comunicação Social.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Pesquisa de Marketing e Opinião Pública.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Religiões Afro-Americanas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Yoruba
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Aprovado no concurso para Professor Substituto - Departamento de Relações Públicas, Faculdade de Comunicação Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS / UERJ).
2007
Orientador da Monografia "Poder, Apropriação e Interdição no Jornalismo Católico: A Trajetória do Jornal O Testemunho de Fé" da aluna Monique Pereira Fernandes, Universidade Gama Filho (Concurso de Monografias, Dissertações e Teses de 2006).
2007
Professor Homenageado pela turma de Comunicação Social do 2º semestre de 2007, Habilitações em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, Universidade Gama Filho.
2006
Paraninfo da Turma de Comunicação Social do 1º semestre de 2006, Habilitações em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, Universidade Gama Filho.
2005
Professor Homenageado pela turma de Comunicação Social do 1º semestre de 2005, Habilitações em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, Universidade Gama Filho.
2005
Professor Homenageado pela turma de Sargentos do Curso de Auxiliar de Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro, Centro de Estudos de Pessoal / Exército Brasileiro (CEP / EB).
2004
Professor Homenageado pela turma de Sargentos do Curso de Auxiliar de Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro, Centro de Estudos de Pessoal / Exército Brasileiro (CEP / EB).
2003
Professor Homenageado pela turma de formandos do 1º semestre de 2003, do Curso de Gestão em Marketing, Universidade Candido Mendes (Escola Superior Candido Mendes).
2003
Patrono da turma de Gestão da Informação e Marketing Estratégico do 1º semestre de 2003, Universidade Estácio de Sá (Instituto Politécnico).
2002
Bolsa de Mestrado em Comunicação e Cultura - ECO / UFRJ (2000-2002), CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2002
Professor Homenageado pela turma do 1º semestre de 2002, do Curso de Marketing Estratégico, Universidade Estácio de Sá (Instituto Politécnico).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. H. R.2006 SANTOS, C. H. R.. Consumindo o Candomblé: Estudo sobre a comunicação dos objetos dessacralizados e trocas sígnicas na pós-modernidade. E-Compós (Brasília), v. 6, p. 1-21, 2006.

2.
SANTOS, C. H. R.2002SANTOS, C. H. R.. Um Estudo de Caso sobre as Comunidades Virtuais de Candomblé na Internet e a Questão da Alteridade no Ciberespaço. Kawê Pesquisa: Revista Anual do Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais da UESC, v. 1, p. 105-108, 2002.

3.
SANTOS, C. H. R.2001SANTOS, C. H. R.. Candomblé na Internet: Uma Cultura de Arché na Virtualidade. Logos (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 14, p. 55-61, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, Raquel Paiva de Araújo (Org.) ; SANTOS, C. H. R. (Org.) . Comunidade e Contra-Hegemonia: Rotas de Comunicação Alternativa. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X / FAPERJ, 2008. v. 1. 191p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. H. R.. Representações Sociais de Pobres e Comunidades da Cidade do Rio de Janeiro na TV: Reflexões Metodológicas. In: PAIVA, Raquel; SANTOS, Cristiano Henrique Ribeiro dos. (Org.). Comunidade e Contra-Hegemonia: Rotas de Comunicação Alternativa. Rio de Janeiro: Mauad X / FAPERJ, 2008, v. , p. 29-44.

2.
SANTOS, C. H. R.. Hermenêutica e Emancipação: uma proposição de horizontes no campo da Comunicação. In: Editora Tempo Brasileiro. (Org.). Fronteiras. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, v. 166, p. 37-50.

3.
SANTOS, C. H. R.. Diaspora: African Traditions in Brazil. In: PEEK, Philip;YANKAH, Kwesi. (Org.). African Folklore: An Encyclopedia. 1ªed.LONDON (UK);NEW YORK(USA): Routledge, 2004, v. , p. 87-89.

4.
SANTOS, C. H. R.. Religion: Afro-Brazilian Religions. In: PEEK, Philip;YANKAH, Kwesi. (Org.). African Folklore: An Encyclopedia. 1ªed.LONDON(UK);NEW YORK(USA): Routledge, 2004, v. , p. 391-393.

5.
SANTOS, C. H. R.. Candomblé. In: SAWYER, John F. A., SIMPSON, J.M.Y.. (Org.). Concise Encyclopedia of Language and Religion. 1ªed.Oxford, UK: Elsevier, 2001, v. , p. 20-21.

6.
SANTOS, C. H. R.. Caribbean Syncretic Religions I: Cuban Santeria and Haitian Voodoo. In: SAWYER, John F. A., SIMPSON, J.M.Y.. (Org.). Concise Encyclopedia of Language and Religions. 1ªed.Oxford, UK: Elsevier, 2001, v. , p. 22-23.

7.
SANTOS, C. H. R.. Caribbean Syncretic Religions II: Jamaican Cumina and Trinidadian Shango. In: SAWYER, John F. A.;SIMPSON, J.M.Y.. (Org.). Concise Encyclopedia of Language and Religions. Oxford, UK: Elsevier, 2001, v. , p. 23-24.

8.
SANTOS, C. H. R.. Macumba. In: SAWYER, John F. A.;SIMPSON, J.M.Y.. (Org.). Concise Encyclopedia of Language and Religion. 1ªed.Oxford, UK: Elsevier, 2001, v. , p. 73-74.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, C. H. R.. Sobre o "Aspecto Confusional' de Pequenos Grupos na Rede: Problemas da Alteridade em um 'Grupamento Virtual' de Candomblé na Internet. Revista do Lecc (Órgão do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 38 - 41, 01 jan. 2007.

2.
SANTOS, C. H. R.. Ferramenta de Marketing na Web. GAZETA MERCANTIL, RIO DE JANEIRO, p. 2 - 2, 21 fev. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. H. R.; SILVA, R. N. . A Esfera Pública Digital e a Melanina: Redimensionamentos do Debate acerca do Racismo no Brasil. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba - PR. GP Comunicação e Cultura Digital do XVII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 2017.

2.
SILVA, R. N. ; SANTOS, C. H. R. . A INFLUÊNCIA DE YOUTUBERS NA LUTA CONTRA O PRECONCEITO: RACISMO, REDE SOCIAL E PERTENCIMENTO. In: IX Simpósio da ABCiber ? Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2016, São Paulo. IX Simpósio Nacional ABCiber, 2016.

3.
SANTOS, C. H. R.. O Triunfo do Pobre: Alguns Problemas de Representações Sociais da Pobreza na Mídia Brasileira. In: II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007.

4.
SANTOS, C. H. R.. O Simbolismo da Árvore-Mundo no Candomblé: Conexão entre o Mundo dos Deuses e o Mundo dos Homens. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2001, Campo Grande (MS). Trabalhos Apresentados no Núcleo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação. Campo Grande (MS): INTERCOM.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. H. R.. O Triunfo do Pobre: Alguns Problemas de Representações Sociais da Pobreza na Mídia Brasileira. In: 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, 2007. p. 45-45.

2.
SANTOS, C. H. R.. Encontros entre História e Mito: Mortalidade, Sacralização e Magias de Proteção para Crianças entre os Yorubás. In: XXI Simpósio Nacional - Associação Nacional de História (ANPUH), 2001, Niterói / RJ. História no Novo Milênio: Entre o Individual e o Coletivo. NITERÓI: ANPUH, 2001. p. 203-203.

3.
SANTOS, C. H. R.. Encontros entre História e Mito: Mortalidade, Sacralização e Magias de Proteção para Crianças entre os Yorubás (Nigéria) e suas Reconstruções no Candomblé (Brasil). In: Congresso Nacional de História, 2001, Niterói (RJ). Livro de Resumos. Niterói (RJ): ANPUH, 2001. v. 1. p. 203-203.

4.
SANTOS, C. H. R.. Temáticas Negras: Cultura e Dinâmica Social Afro-Brasileira. In: UERJ sem Muros: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (12ª Edição), 2001, Rio de Janeiro (RJ). Catálogo de Atividades. Rio de Janeiro (RJ): UERJ. p. 11-11.

5.
SANTOS, C. H. R.. Candomblé, Mídia e Poder ? A Trajetória do Babalorixá Joãozinho da Goméia. In: IX Simpósio Regional: História, Memória e Comemorações, 2000, Niterói (RJ). IX Simpósio Regional: História, Memória e Comemorações ? Caderno de Resumos. Niterói / RJ: ANPUH. p. 282-282.

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, C. H. R.. Editorial. Ilha da Madeira, Portugal, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SANTOS, C. H. R.. Comunicação e Hermenêutica: Reinterpretações da Comunidade 2009 (Tese de Doutorado).

3.
SANTOS, C. H. R.. Orixás na Web: Candomblé Virtual e Comunicação no Ciberespaço. Rio de Janeiro: ECO / UFRJ (Material não publicado), 2002 (Dissertação de Mestrado).

4.
SANTOS, C. H. R.. Poder e Magia: O Haiti na Era Duvalier. Rio de Janeiro: IFCH / UERJ (Material não publicado), 1996 (Monografia de Graduação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, C. H. R.; MACHADO NETO, M. M. . Pesquisa O.C.I. sobre discurso dos partidos brasileiros. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, C. H. R.. Gastando latim à toa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SANTOS, C. H. R.. Mais agressividade e polarização nas redes afirmam especialistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SANTOS, C. H. R.. Pesquisa mostra que 66% dos moradores da Zona Norte querem lazer à moda antiga. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. H. R.. Fundamentos da Comunicação. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
SANTOS, C. H. R.. Teorias da Comunicação Social. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHNEIDER, M. A. F.; MALIN, A. M. B.; SANTOS, C. H. R.; SILVA, Terezinha E.; OLINTO, Gilda. Participação em banca de Carla Maria Martellote Viola. Informação, Transparência e Política: Reflexões sobre a Mulher Brasileira na Câmara dos Deputados. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

2.
SANTOS, C. H. R.; LANA, L. C. C.; ROCHA, Everardo; AUCAR, Bruna; AGUIAR, Leonel. Participação em banca de Maria Carolina El-Huak de Medeiros. Regras de convivência: um estudo de etiqueta e manuais de civilidade no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SALDANHA, P G; BRAGAGLIA, Ana Paula.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Elijerton Rogério Chaves Veras. Afinal de contas, quem ri de quem? A representação Cômica das Personagens Valéria Vasques e Janete, sob os Vieses Ideológicos e Comerciais da Televisão.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, C. H. R.; ATEM, Guilherme Nery; DEUSDARA, B.; MEDRADO, Andrea. Participação em banca de Renata Nascimento da Silva. A Máscara Obscura do Ódio Racial: Segregação, Anonimato e Violência nas Redes Sociais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SCHNEIDER, M. A. F.; MALIN, A. M. B.; SANTOS, C. H. R.; BEZERRA, A. C.; SALDANHA, P G. Participação em banca de Carla Maria Martellote Viola. O "modular" da voz feminina na política brasileira: uma análise das informações referentes ás deputadas federais do Estado do Rio de Janeiro (2015/2016). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

3.
SANTOS, C. H. R.; MAIA, João de A.; FERNANDES, Cíntia Sanmartin. Participação em banca de Roni Franci Dutra Filgueiras. Cabra marcado para comer - A reconfiguração do Nordeste na Favela de Ramos, uma receita de identidades, memórias e resistências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SALDANHA, P G; BRAGAGLIA, Ana Paula.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Elijerton Rogério Chaves Veras. A Espetacularização Televisiva dos Excluídos (O Humor como Estratégia Inclusiva das Classes Desfavorecidas Economicamente). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SOARES, Raquel Paiva de Araújo; SANTOS, C. H. R.; SALDANHA, P G. Participação em banca de André Duarte. Uma Viagem com a Comunicação pela Baía de Guanabara. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, Mônica; BURROWES, Patrícia C.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Lucas Varanda de Carvalho.O Afeto enquanto Comunicação: Uma análise sobre a percepção de como o afeto influencia nas relações interpessoais entre portadores da doença de Alzheimer, seus cuidadores e familiares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

2.
BURROWES, Patrícia C.; VIANNA, Andréia R. B.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Amanda Parmegiani Fernandes."Você pode ser o que quiser": A publicidade da indústria de cosméticos e o paradoxo da livre escolha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

3.
MACHADO, Mônica; RETT, Lucimara; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Gabriela Rosenbaum.Beauty Insider: Uma análise das estratégias do programa de fidelidade da Sephora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

4.
VAZ. Paulo Roberto Gibaldi; SANTOS, C. H. R.; ANTOUN. Henrique. Participação em banca de Gabriela Collares Gomes Quintans.Animação Contemporânea: Filmes para Crianças e Adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

5.
LATINI, G. N. P.; BARBOSA, Gabriel Collares; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Pâmela Almeida da Silva.Os Desafio da Comunicação Interna: Estudo de Caso do Projeto de Olimpíadas da Coca-Cola Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

6.
SANTOS, C. H. R.; ALMEIDA, Alda R. D.; SANTINI, Rose Marie. Participação em banca de Isadora de Assis Reis.Ciberfeminismo e femvertising: a representação da mulher na propaganda na era digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

7.
SANTINI, Rose Marie; SANTOS, C. H. R.; RETT, Lucimara. Participação em banca de Gisela Duarte Correia Linhares.Freixo Prefeito 2016: A imagem do político-herói nas redes sociais digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

8.
ALMEIDA, Alda R. D.; SANTINI, Rose Marie; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Carina Curzio Cassano.Place Branding: Qual é a marca do Rio?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

9.
ALMEIDA, Alda R. D.; SANTINI, Rose Marie; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Thayane de Souza Henriques.The Vampire Diaries: Uma Análise de Comportamento dos Fãs da Série em Meio a Convergência Midiática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

10.
HERSCHMANN. Micael; DABREU, P. C.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Clei Valverde Cardim.A Primeira Festa em Solo Tropical - A Construção da Identidade Nação no País do Carnaval. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

11.
SANTOS, C. H. R.; STROZENBERG, I.; MACHADO, Mônica. Participação em banca de Isabela Braga de Moura.Slow Beauty - Uma Etnografia Digital do Grupo Beleza Minimalista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

12.
SANTOS, C. H. R.; RETT, Lucimara; NOGUEIRA, Maria Alice. Participação em banca de Louise Carvalho de Almeida.Consumo e Economia Colaborativa como Tendência de Mercado. Estudo de Caso: Bike Rio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

13.
SANTOS, C. H. R.; GOIDANICH, M. E.; CAMPOS, M. N.. Participação em banca de Luísa Cristina Araújo de Salles Cunha.Plano de Marketing para a Marca de Camisetas Vinil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

14.
SANTOS, C. H. R.; REFKALEFSKY, Eduardo; NEVES, G. S.. Participação em banca de Manoella Giesta Carriço Vital.Pão de Açúcar e Branding Emocional: Estratégia de Reposicionamento de Marca no Setor Supermercadista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

15.
STROZENBERG, I.; LANA, L. C. C.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Victor Mey Oliveira.Patrocínio, O Enredo do meu Samba: O Caso do Carnaval 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

16.
FIGUEIREDO, Afonso Claudio; SANTOS, C. H. R.; CAPELLER, Ivan. Participação em banca de Hannah de Medeiros Raposo Chamon.Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na Copa do Mundo FIFA 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radialismo) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

17.
SANTOS, C. H. R.; CARVALHO, C. C.; PORTO, Alessandra de Figueredo. Participação em banca de Rodrigo Freitas de Farias Nunes.Responsabilidade Social Empresarial: Valor Agregado ou Necessidade nos Dias Atuais?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

18.
PORTO, Alessandra de Figueredo; SANTOS, C. H. R.; CARVALHO, C. C.. Participação em banca de Monique dos Santos Julio.O Caso Burgmann: Um Estudo sobre Estratégias de Atendimento, Marketing de Relacionamento e Comunicação para Vendas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

19.
PORTO, Alessandra de Figueredo; SANTOS, C. H. R.; CARVALHO, C. C.. Participação em banca de Felipe de Almeida Sperle.Responsabilidade Social e Marketing Social: A Diferenciação e a Aplicação dos Conceitos no Mercado Atual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

20.
THIELMANN, B; HOLLANDA, R S; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Thaís Felipe Pacholek.Construção da Imagem do Jornalismo por Nelson Rodrigues. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

21.
COIMBRA, Alexandre; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Lydia Vieites Novaes de Freitas.Comunicação Interna como Instrumento Estratégico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Gama Filho.

22.
VIEIRA, Angela de F.; BENEVIDES, R.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Maria Candida Grillo Ramos.Literatura Brasileira e Mídia Impressa na Semana de Arte Moderna de 1922: Vanguardismo de Expressão e Difusão Cultural. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

23.
MACHADO NETO, M. M.; MACHADO, Paulo Sérgio M.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Isabela Silva Alves.Bancos de Dados como uma Ferramenta de Relacionamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

24.
PONTES, Maria Teresa; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Tiago Monteiro Ornelas.A Psicologia das Cores na Publicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

25.
MACHADO NETO, M. M.; MACHADO, Paulo Sérgio M.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Danielle jardim da Silva.Inteligência Competitiva: Um Passo à Frente no Mercado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

26.
PONTES, Maria Teresa; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Ana Carolina Macedo Simões.Telenovela como Instrumento de Transformação Social. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

27.
PONTES, Maria Teresa; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Mariana Cyrne de Oliveira Mattoso Salgado.Um Olhar Publicitário para a Democratização Social. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

28.
CARVALHO, C. C.; MACHADO NETO, M. M.; SANTOS, C. H. R.. Participação em banca de Carina Carvalho de Paula.O Desafio das Relações Públicas nas Forças Armadas - Um Estudo de Caso da Marinha do Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

29.
CARVALHO, C. C.; SANTOS, C. H. R.; LEAO, E. T.. Participação em banca de Catarina Donda Gomes.Promoção Cultural e Retorno Institucional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, C. H. R.; SANTINI, Rose Marie; REFKALEFSKY, E.; TAVARES, Frederico Augusto. Concurso Público de Provas e Títulos para vaga de Professor Substituto (Setor Propaganda e Marketing) do Departamento de Métodos e Áreas Conexas da ECO/UFRJ ? Área Metodologias, regido pelo Edital n° 714 de 17 de novembro de 2017. 2018. Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

2.
CAMPOS, M. N.; BASTOS, Maria Teresa Ferreira; HAGUENAUER, C.; SANTOS, C. H. R.; PATERNOSTRO, Luiz Carlos. Concurso para Professor Substituto (Metodologia da Pesquisa - Departamento de Métodos e Áreas Conexas). 2016. Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

3.
SALDANHA, P G; SANTOS, C. H. R.; BENEVIDES, R.; SICILIANO, Tatiana Oliveira; CABRAL, Adilson Vaz. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, 40 horas, com Dedicação Exclusiva, do Departamento de Comunicação Social, na Área de Marketing e Pesquisa de Mercado. 2016. Universidade Federal Fluminense.

4.
ORLANDO, S. M. G.; FERRÃO, José Cardoso; FELIX, Carla Baiense; COSTA, Cristiane Henriques; OLIVEIRA, Fátima Régis; BARRETO, Ivana Mendes; SANTOS, C. H. R.. CONCURSO PÚBLICO MAGISTÉRIO SUPERIOR - JORNALISMO HIPERMÍDIA - EDITAL Nº 113/2015. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminários 2016 do Laccops / UFF - CNPq.Para Além do Estereótipo de Minoria: Representação de LGBTs na Publicidade e nas Decisões de Consumo (Estudo Quantitativo). 2016. (Encontro).

2.
XVII Reinventar Jornalistas (30 / 11 / 2016).Jornalismo na Universidade: Oportunidades no mundo acadêmico. 2016. (Encontro).

3.
Jornalismo Público: dos processos seletivos às práticas de trabalho (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / UFRRJ).Concursos Públicos na Área de Comunicação: Horizontes do Jornalismo Público. 2013. (Encontro).

4.
Colóquio Muniz Sodré. 2012. (Encontro).

5.
Semana de Orientação Profissional / Mitra Arquidiocesana de Niterói / Paróquia São Jos~é.Motivação e Carreiras nas Áreas de História e Comunicação (Pré-Vestibular Comunitário). 2011. (Encontro).

6.
2º Fórum de Marketing da Faculdade CCAA.A Batalha pelo seu Voto: Marketing Político e as Pesquisas na Era das Novas Tecnologias da Comunicação. 2010. (Outra).

7.
ComTatos (Departamento de Comunicação Social / UFF).Comunicação Comunitária e Virtualidade. 2010. (Encontro).

8.
Mídias Sociais na Prática / Idigo / Núcleo de Inteligência Digital. 2010. (Seminário).

9.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (III PUBLICOM - Sessão 5 - MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS - 1). Comunicação e Contra-Hegemonia: Rotas de Comunicação Alternativa (Lançamento de livro). 2008. (Congresso).

10.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (NP Comunicação para a Cidadania - Sessão 1 - Conceitos e Perspectivas Teóricas). Consumo e Cidadania: Uma reflexão sobre os conceitos. 2008. (Congresso).

11.
II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. O Triunfo do Pobre: Alguns Problemas de Representações Sociais da Pobreza na Mídia Brasileira. 2007. (Congresso).

12.
2º Encontro de Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro.As Fronteiras da Comunidade: Locais de Ação Política ou Estereótipos para Julgamentos Éticos e Estéticos da Mídia?. 2006. (Encontro).

13.
2º Encontro de Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

14.
Hermenêutica e Emancipação: Uma Proposição de Horizontes no Campo da Comunicação.Caminhos do Pensamento: Fronteiras entre Ciências e Humanidades (UNESCO / BIBLIOTECA NACIONAL). 2006. (Seminário).

15.
II Semana de Administração da Universidade Gama Filho.Responsabilidade Social: Uma Perspectiva de Comunicação. 2004. (Encontro).

16.
Um Olhar Teórico sobre as Relações Públicas e Responsabilidade Social.Responsabilidade Social: Uma Ação de Relações Públicas para Reagir. 2004. (Encontro).

17.
Encontros entre História e Mito: Mortalidade, Sacralização e Magias de Proteção para Crianças entre os Yorubás (Nigéria) e suas Reconstruções no Candomblé (Brasil). XXI Simpósio Nacional: História no Novo Milênio. 2001. (Congresso).

18.
Candomblé, Mídia e Poder: A Trajetória do Babalorixá Joãozinho da Goméia.IX Simpósio Regional de História. 2000. (Simpósio).

19.
Candomblé na Internet: A Questão do Fundamento e a Virtualização do Oráculo Africano.Maka na Sanzala II (PROAFRO / CCS / UERJ). 2000. (Seminário).

20.
Ciberconsciência, Ética e Verdade ? Reconstruções e Desconstruções das Tradições Religiosas Afro-Brasileiras a partir da Experiência do Candomblé na World Wide Web. Brasil 500 Anos. E o Negro?. 2000. (Congresso).

21.
Pesquisa na Graduação (Palestras para alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ).Religião na Internet. 2000. (Outra).

22.
Pesquisa na Graduação (Palestras para alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação da UFRJ).Religião na Internet. 2000. (Outra).

23.
Simpósio Internacional: Mídia, Política e Religião (Escola de Comunicação da UFRJ - Programa de Pós-Graduação - Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2000).Um Estudo de Caso sobre as Comunidades Virtuais e a Questão da Alteridade no Ciberespaço. 2000. (Simpósio).

24.
Falando sobre o Rio (Casa da Leitura / Biblioteca Nacional).O Discurso Letrado e as Religiões Negras no Início do Século. 1997. (Outra).

25.
I Encontro de América Latina e Caribe (PROEALC / CCS / UERJ).I Encontro de América Latina e Caribe (PROEALC / UERJ). 1994. (Encontro).

26.
II Encontro de Pesquisa - Ciclo de Debates sobre Marketing e Pesquisa de Mercado (FCS / UERJ).II Encontro de Pesquisa - Ciclo de Palestras sobre Marketing e Pesquisa de Mercado (UERJ). 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. H. R.. 2º Fórum Religioso Àwúre. 2016. (Outro).

2.
BARBOSA, M. C. ; SANTOS, C. H. R. ; Fernandes, Amaury ; LUZ, Cristina R M . XXXVIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. 2015. (Congresso).

3.
SANTOS, C. H. R.; SALDANHA, P G ; AMARAL, Nemézio . 2º Encontro de Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro. 2006. (Outro).

4.
SANTOS, C. H. R.. Responsabilidade Social: Uma Ação de Relações Públicas para REAGIR. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Renata Nascimento da Silva. A máscara obscura do ódio racial: preconceito, segregação e violência nas redes sociais. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Duarte da Silva. A inclusão dos LGBT na publicidade e seus reflexos na esfera do consumo entre pessoas LGBT e não LGBT. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wallace Ferreira do Nascimento. A direita brasileira e o autoritarismo como projeto "metamorpho" de poder: Uma análise das mutações do discurso de Jair Bolsonaro e suas implicações nas redes sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

2.
Diogo de Pádua. Fé, Memória e Resistência: Templo de Umbanda Cacique Pena Branca em um estudo fotográfico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

3.
Esperanza Prado Mariano. As interações da banda The Maine com seus fãs: o marketing de relacionamento como contraponto à indústria cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

4.
Caio César Dias Oliveira. O fenômeno dos influenciadores digitais: razões e impactos do sucesso das web celebridades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

5.
Priscilla Kuan Iye Wen. Estratégia de Fast Fashion: Estudo de Caso da Zara e da Forever 21. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

6.
Camila Campos Tavares. Aperte o Play: Como as Plataformas de Streaming de Música Impactam o Consumo de Pirataria no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

7.
Rafael Ricardo Meliande Soares. Audio Branding: A Canção da Marca como Estratégia de Comunicação Publicitária (Estudo de Caso da Campanha da Coca-Cola na Copa do Mundo FIFA 2014). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

8.
Gaia Caldas Vani Vieira de Carvalho. A Transição da 'Sabor do Campo', do business to business (B2B) ao business to consumer (B2C): Uma Proposta Estratégica em Marketing para uma Marca de Alimentos Integrais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

9.
Mariana Azevedo Varejão. Marketing Promocional através de Estratégias de Cuponagem: Um Estudo de Caso sobre Promoções do Jornal Extra (2014). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

10.
Bruno Fonseca Lopes. Plano de Marketing: Kaiak Carioca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PUBLICIDADE) - Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

11.
Priscila Souto de Oliveira e Silva. A Influência de uma Marca no Momento Decisório de Compra: O Caso da Chilli Beans. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

12.
Arthur Vargas de Carvalho. Informação Miúda e Publicismo: Um Estudo de Caso sobre o Jornal "Estado do Rio Notícias". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

13.
João Paulo Nardino. A Importância da Música na Publicidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

14.
Reyes dos Santos de Sá. Arquibancada Virtual: Dos Estádios de Futebol ao Ciberespaço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

15.
Bruno José Cavalcante de Oliveira. O Jornal 'A Noite' e a Revolta Comunista de 1935. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

16.
Mylena Peron. Jornalismo Cidadão como Agente Mobilizador da Sociedade Civil: O Caso da Revista Ocas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

17.
Débora de Sousa Alves. Desigualdade Social como Espetáculo: Análise do Quadro Espelho, Espelho Meu (Programa O jogo da Vida, Rede Bandeirantes) sobre a Ótica da Sociedade do Espetáculo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

18.
Patrícia Martins Carvalheira Machado. A Comunicação Interna como Diferencial Estratégico: Estudo Baseado na Comunicação Interna da Empresa Amil Assistência Médica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

19.
Karla Natal de Souza Ellis. Jornalismo Mediativo: A comunicação Promovendo Comunidades Gerativas de uma Cultura de Não-Violência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

20.
Tatiana Rondon Koster Jardim. A Realidade de um Mundo Paralelo: O Orkut como Reflexo de uma Tendência Global na Era Virtual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

21.
Tatiana Lara Schmidt. Homossexualidade: História, Preconceito e Comunicação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

22.
Luciana Biondi Pieroni. Evolução na Propaganda de Havaianas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

23.
Patricia Andrade de Almeida. Vivo Open Air: Um Estudo de Caso no Campo do Marketing de Experiência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

24.
Elizabeth Fontes Guimarães. Evolução do Radiojornalismo no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

25.
Daniel Santiago de Carvalho Gomes. Edição Não-Linear: Praticidade e Baixo Custo na Era Digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

26.
Camila da Silva Chaves. Jornalismo Televisivo em Duas Perspectivas: Estudo sobre as Diferenças de Estrutura e Conteúdo dos Telejornais "Em Cima da Hora" e "Jornal Nacional". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

27.
Monique Pereira Fernandes. Poder, Apropriação e Interdição no Jornalismo Católico: A Trajetória do Jornal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

28.
Tatiane de Freitas Marques. Política e Meios de Comunicação na Ditadura Militar: O Caso da Rádio Nacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

29.
Renata da Silva Machado. Rádio Mayrink Veiga: Um Fragmento da História da Época de Ouro do Rádio no Brasil (1939-1940). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

30.
Natashi Rodrigues Franco. Notícias da Terra Prometida: A Cobertura Internacional do Jornal O Globo no Conflito Israel-Palestina (janeiro de 1991 / agosto de 2005). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

31.
Fernanda Pustilnick Pires de Carvalho e Albuquerque. Marketing de Relacionamento Aplicado a uma Griffe de Moda Feminina: O Caso da Farm e suas Ações Estratégicas Voltadas para o Cliente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

32.
Rafael Vialle Senra. ?A Diarista? dentro do Contexto de Estereótipos de Personagens e a Busca por Novos Formatos na Televisão Aberta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

33.
Maria Carolina El-Huaik de Medeiros. Da MPB Cult ao Brega: Censura e Resistência Cultural durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

34.
Viviane Maria José de Abreu. Estratégia de Comunicação e Reposicionamento da Marca Onda Móveis: Estudo de Caso em Marketing de Varejo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

35.
Sibele Ribas Vendramel. O Papel da Mídia no Processo de Formação e Conscientização do Jovem Brasileiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

36.
Priscila Souto de Oliveira e Silva. A Influência de uma Marca no Momento Decisório de Compra: O Caso da Chilli Beans. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

37.
Flávio Santos Dias Braga. Responsabilidade Social: A Ética que Gera Lucros. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

38.
Rosi dos Santos Silva. Responsabilidade Social: A Nova Visão do Consumidor Consciente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

39.
Renata Reis Fernandes. Suplemento "Razão Social": O Balanço Social Transformado em Notícia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

40.
Mila Langel Van Erven. A Propaganda para a Causa Social: O Processo de Produção de um Filme Publicitário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

41.
Rafaella Sameiro Rangel. A Voz Utilizada na Publicidade de Rádio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

42.
Vanessa Gomes da Silva. Um Estudo da Programadora de TV Globosat. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

43.
Marcelo Loureiro Lima. Comunicação no Cristianismo: A Importância da Comunicação para a Sustentação do Cristianismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

44.
Jorge Roberto Carrasco de Lima. Rainha dos Baixinhos: Um Produto Midiático (Uma Análise da Construção do Fenômeno Xuxa). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

45.
Bruno Marinho. A Internet como Suporte para Campanhas Publicitárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

46.
Pedro Henrique de Oliveira Rodrigues. Construindo Valor através da Marca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

47.
Rogério Silveira de Carvalho. Propaganda Nazista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

48.
Raquel Peixoto Rittmeyer Silva. A narrativa antropológica e etnográfica das fotografias de Pierre Verger da cultura afro-brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

49.
Bárbara Bianca Vieira da Silva. Humanização no Atendimento: A Excelência no Atendimento como uma Responsabilidade das Relações Públicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

50.
Raquel Elissa Andrade Silva. Tarot: Magia e Sedução de uma Sabedoria Milenar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

51.
Fabíola Nery Farinha Silva. "Ong-ização" do Rio: A Influência da Mídia no Crescimento dos Movimentos Sociais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

52.
Daniel Gonçalves. As Marcas e o Valor da Imagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

53.
Juliana Nabuco. A Evolução e a Necessidade de uma Revolução: Usos da Publicidade no Combate à Cultura da Indiferença. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

54.
Flávia Terezinha Meireles Fontanella. Big Brother Brasil: A Vida é um Show na Sociedade do Espetáculo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

55.
David Balarini Perovano. Tecnicismo e Subtração da Criatividade na Propaganda: Uma Proposta no Campo Disciplinar da Comunicação Social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

56.
Gisele Magnago Conceição. Propaganda e Política: Aspectos Mercadológicos Aplicados ao Sistema Político. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

57.
Mônica Langkammer Martins. Endomarketing: A Comunicação Interna e suas Ferramentas de Motivação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

58.
Eunice Dias de Souza. Os Males da Audiência: Até que Ponto a Divulgação da Audiência Prejudica a Qualidade da Programação de TV. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

59.
Michelle de Mendes Baçal. Marketing de Moda em Shopping Center. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

60.
Paula Silva Mello Barbosa. A Arte de Representar e a Comunicação Teatral: Um Estudo acerca da Profissão do Ator no Contexto Social Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

61.
Priscila Cristina de Jesus Pereira. A Patrulha da Cidade: Comunicação Popular e a Teatralização no Rádio Carioca (Um Estudo sobre Linguagem Radiofônica e o Risível no Noticiário Policial). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

62.
Leandro Barbosa Lima Gonçalves. Os Sete Pecados Capitais na Sociedade Contemporânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

63.
Eldio Suzano da Fonseca. A Imagem de Lula: Uma Avaliação da Importância da Imagem do Candidato Luiz Inácio Lula da Silva em suas Quatro Campanhas Presidenciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.

64.
Renata Ribeiro Libório. A TV Brasileira no Contexto Informacional da Nova Ordem Mundial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho. Orientador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, C. H. R.. Pesquisa mostra que 66% dos moradores da Zona Norte querem lazer à moda antiga. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, M. C. ; SANTOS, C. H. R. ; Fernandes, Amaury ; LUZ, Cristina R M . XXXVIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 14:08:23