Viviane Briccia do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9868471165999611
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Esapanha), com o tema Competências docentes em um projeto de inovação para a Educação Científica.Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação básica como professora de Física nos ensino Médio e Fundamental e no Ensino Superior com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, alfabetização científica nos anos iniciais, ensino por investigação e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Briccia do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
Briccia, V.;BRICCIA, VIVIANE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Educação.
Rodovia Ilhéus - Itabuna - km 16
Salobrinho
45662-000 - Ilheus, BA - Brasil
Telefone: (73) 36805120
URL da Homepage: www.uesc.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de València (Orientador: Prof. Dra. Amparo Vilches).
Título: Formação de Professores de Ciências para as Séries Iniciais, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Competências docentes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Visões de Ciência e Ensino por Investigação,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Alfabetização Científica; Ensino por Investigação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em Energia A Essência dos Fenômenos. (Carga Horária: 300h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Ano de finalização: 2001.
1993 - 1998
Graduação em Física - Licenciatura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A formação de conceitos científicos no Ensino de Física.
Orientador: Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Universitário Radial, UNIRADIAL, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Aperfeiçoamento Docente. (Carga horária: 80h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Ler Palavras Conceitos e o Mundo. (Carga horária: 10h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2001 - 2001
Microgravidade na Sala de Aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Filosofia da Ciência no Ensino de Física. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Experimentos de Física Em Aulas de Ciências. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Reconhecimento do Céu. (Carga horária: 15h).
Planetário e Escola Municipal de Astrofísica, PEMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em concurso público para professor, homologado pela portaria Reitoria UESC nº1.224, de 09 de dezembro de 2004.

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Naturais - Fundamentos e Métodos
Fundamentos e Metodologia da Matemática
Fundamentos e Metodologia das Ciências Físicas e Biológicas
02/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Física (Curso de Física)
Metodologia de Ensino da Matemática
Metodologia de Ensino de Ciências
05/2007 - 02/2008
Direção e administração, UESC - Setor de Extensão, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
04/2005 - 02/2008
Extensão universitária , UESC - Setor de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Participação do Projeto Caminhão COMCIÊNCIA. Caminhão Itinerante, que divulga a Ciência em Municípios próximos à UESC..
10/2005 - 2/2006
Ensino, Especialiação Em Educação de Jovens e Adultos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa Orientada

Centro de Educação Tecnológica Termomecanica, CETT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

07/2003 - 12/2004
Ensino, Tecnológico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II - Para Mecatrônica
Física II - Termodinâmica para Tecnologia em Industrialização de Alimentos
8/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física para o Ensino Fundamental II - 6º a 8º série
8/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Bolsista de Pesquisa e Ensino, Enquadramento Funcional: Bolsista Graduação/ Pós. Profa Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de Projetos de Ensino (GREF), Pesquisa (Papel do Estágio na Formação de Professores; Melhoria do Ensino de Física nas Escolas da Rede Pública de São Paulo-Professor Pesquisador), do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) de Mestrado.

Atividades

2/2001 - 12/2001
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino I de Física I - Programa de Aperfeiçoamento do ensino
Metodologia de Ensino de Física II - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
3/2001 - 9/2001
Ensino, Termodinâmica Um Ensino Por Investigação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino por Investigação na Formação Continuada de professores
3/1997 - 12/1997
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Estágio realizado
O papel do estágio na formação de professores.
9/1997 - 11/1997
Estágios , Instituto de Física, Grupo de Reelaboração do Ensino de Física.

Estágio realizado
Desenvolvimento de alguns materiais para o Ensino de Mecânica.

Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Professor ACT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

9/1994 - 7/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Sociedade Civil Colégio Dante Alleghiere, SCCDA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor eventual de aulas de recuperação, Carga horária: 0

Atividades

10/1999 - 11/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Ensino por Investigação: Possibilidades para a Aprendizagem
Descrição: Inclui a formação de professores, a partir de práticas de Ensino por Investigação, observando elementos fundamentais da formação e também da sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Coordenador / Luciana Sedano - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Outra.
2012 - 2016
A importância da Educação Científica na Formação do Professor do Ensino Fundamental
Descrição: A partir de uma proposta de formação continuada em parceria com a rede municipal da cidade de Itabuna-BA, fundamentada no programa ABC na Educação Cientifica - Mão na Massa e em Sequências Didáticas de Ensino propostas pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (Lapef) da FEUSP, estamos investigando, juntamente com alunos de Iniciação Científica, como se dá a construção de conhecimentos sobre o Ensino de Ciências, por professores generalistas. Para tanto, temos usado as atividades de formação continuada como fonte de dados, de onde temos avaliado a partir das reflexões e vivências, a construção de conhecimentos e saberes dos professores envolvidos nesta formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4
2006 - 2007
Integração Universidade-Escola: Conhecendo o Ensino de Ciências nos Municípios de Ilhéus e Itabuna
Descrição: O projeto realizou uma investigação sobre o Ensino de Ciências em algumas escolas da rede pública, na região de atuação da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a intenção de detectar quais as principais dificuldades e necessidades dos professores pertencentes à esta realidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Coordenador / Cândida Maria Santos Daltro Alves - Integrante / Zeneide Martins Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
2004 - 2004
Projeto de Integração das disciplinas de Física, Matemática e Robótica no Curso de Mecatrônica Industrial
Descrição: Projeto de Integração das disciplinas citadas, envolvendo noções de cinemática, dinâmica e Modelamento de robôs em 2D.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Coordenador.
1998 - 2000
Melhoria Ensino de Física em Escolas Estaduais da Grande São Paulo
Descrição: Projeto de pesquisa sobre a Melhoria do Ensino de Termodinâmica no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Integrante / Anna Maria Pessoa de Carvalho - Coordenador / Emerson Izidoro dos Santos - Integrante / Marlene da Silva Date - Integrante / Seiji Ricardo Sano Fujii - Integrante / Maria Cristina P Stella de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2013 - Atual
A importância da Educação Científica na Formação do Professor do Ensino Fundamental
Descrição: Trabalha com a Formação de Professores, através de Atividades de Ensino por Investigação, em parceria com a Secretaria de Educação de Itabuna..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Integrante / Geraldo Fernandes - Integrante / Luciana Passos Sá - Coordenador.
2012 - Atual
Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências
Descrição: A realização de seminários proferidos por eminentes pesquisadores de Ensino de Ciências do Brasil e da UESC buscará ampliar os conhecimentos dos alunos de graduação em Física, Química e Biologia e professores do ensino básico da região, além de divulgar a pesquisa local e nacional. Serão convidados pesquisadores da UESC e do Brasil que tem produção científica significativa em Ensino de Ciências. O objetivo dos seminários é promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo promoverá o diálogo com pesquisadores renomados na área, buscará incentivar e fortalecer as pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
PIBID Pedagogia - Anos Iniciais
Descrição: Coordenação do Projeto PIBID - Pedagogia Anos Iniciais na Escola Municipal do Salobrinho,.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Viviane Briccia do Nascimento - Coordenador.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2012 - Atual
Periódico: RenCiMa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Formação Inicial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Formação Continuada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRICCIA, VIVIANE2016 BRICCIA, VIVIANE; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 1-22, 2016.

2.
Santos, J. N.2015Santos, J. N. ; Reis, A. S. ; Pereira, L. L. ; MIRANDA, S. A. A. ; Briccia, V. . GABI A RAINHA DA COCADA PRETA: O TEATRO COMO INTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS. Revista Jovens Cientistas, v. 2, p. 45-47, 2015.

3.
ALMEIDA, K. S.2014ALMEIDA, K. S. ; Briccia, V. ; MACIEL, A. M. ; PEREIRA, E. . Alfabetização científica e a formação de professores dos anos iniciais: Uma pesquisa bibliográfica'2014. Revista da SBEnBIO, v. 7, p. 8, 2014.

4.
Briccia, V.;BRICCIA, VIVIANE2013Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . COMPETÊNCIAS DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 496-501, 2013.

5.
Briccia, V.;BRICCIA, VIVIANE2011 Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Visões sobre a Natureza da Ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, p. 1-22, 2011.

6.
Briccia, V.;BRICCIA, VIVIANE2011Briccia, V.; Alves, Candida Maria ; BATISTA, Emanuela Cintia Silva ; SILVA, Zeneide Martins . Ensino de Ciências nas séries iniciais: uma investigação diagnóstica no município de Ilhéus - Bahia. Revista Ciências em Foco, v. 3, p. 1, 2011.

7.
Briccia, V.;BRICCIA, VIVIANE2009Briccia, V.; Lawall, I. ; Moraes, V. ; Papalardo, S. . Dificuldades de professores de Física em Início de Carreira. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1261-1265, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Briccia, V.; SANTOS, Emerson Izidoro dos ; DATE, Marlene da Silva ; AZEVEDO, Maria Cristina Stella Paternostro de ; FUJII, Seiji Ricardo Sano . Calor e Temperatura: um ensino por investigação. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014. v. 1. 146p .

2.
Briccia, V.. Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2012. v. 1. 128p .

3.
Briccia, V.; SANTOS, Emerson Izidoro dos ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de ; AZEVEDO, Maria Cristina Stella Paternostro de ; DATE, Marlene da Silva ; FUJII, Seiji Ricardo Sano . Termodinâmica - Um ensino por Investigação. 1. ed. São Paulo: Editora da Faculdade de Educação, 1999. v. 1. 124p .

Capítulos de livros publicados
1.
SASSERON, L. H. ; Briccia, V. ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Aspectos da natureza das Ciências em sala de aula: exemplos do uso de textos científicos em prol do processo de Alfabetização Científica dos estudantes. In: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice Brzezinski Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 265-276.

2.
Briccia, V.. Sobre a Ciência e o Ensino. In: Carvalho, A. M. P.. (Org.). Ensino de ciências por investigação - Condições para implementação em sala de aula. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2013, v. 1, p. 111-127.

3.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de ; SASSERON, L. H. ; Briccia, V. . O Uso de textos Históricos Visando a Alfabetização Científica. In: Maria Helena Roxo Beltran; Fumizako Saito; Rosana Nunes dos Santos; Wagner Wuo. (Org.). História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2009, v. , p. 97-106.

4.
Briccia, V.. A natureza do conhecimento Científico e o Ensino de Ciências. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. 1ed.São Paulo: Thomson Learning, 2004, v. 1, p. 35-58.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Briccia, V.. Mercado de trabalho é amplo para licenciado em Física. O estado de São Paulo, Brasil, p. G4 - G4, 12 set. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. . O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA. In: ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

2.
Briccia, V.; Pereira, L. L. ; Santos, R. A. ; Sedano, L. . Ensino de Ciências por Investigação e Cultura Científica: tecendo relações. In: XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

3.
Pereira, L. L. ; Sedano, L. ; Briccia, V. . FORMAÇÃO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM OUTROS CONTEXTOS: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE ILHÉUS - BAHIA. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

4.
Brasil, T. V. S. ; Moreira, S. F. ; Briccia, V. . A formação docente necessária para o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

5.
Santos, R. A. ; BRICCIA, VIVIANE . SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O CONTEXTO DO SUL DA BAHIA. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

6.
Pereira, L. L. ; Sedano, L. ; Briccia, V. . Pesquisa sobre Ensino por Investigação em contextos de formação continuada. In: XI ENPEC - Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017. v. 1.

7.
Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. ; Prudêncio, C. A. V. ; Oliveira, S. G. . Formação Inicial de professores Polivalentes e o Ensino de Ciências: desafios e possibilidades. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores, 2016. v. 03.

8.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. ; Moraes, C. B. . O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA EM TEMAS DE ASTRONOMIA POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016, Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016.

9.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. . TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC?S) E O ENSINO DE ASTRONOMIA O USO DO SOFTWARE STELLARIUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016, Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016.

10.
Briccia, V.; Sedano, L. ; ALMEIDA, K. S. . LEITURA, ESCRITA E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISES SOBRE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Atas do XVIII ENDIPE, 2016.

11.
Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. ; Prudêncio, C. A. V. ; Oliveira, S. G. . Professores Polivalentes e o Ensino de Ciências: desafios e possibilidades. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores, 2016.

12.
Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. ; Almeida, C. L. S. . Alfabetização Científica e Inclusão: um encontro possível. In: II Encontro Nacional de Pesquisa e Práticas em Educação, 2016, Natal. Anais do II ENAPPE, 2016.

13.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. . O Ensino de Astronomia e a Alfabetização Científica nos anos iniciais: relações possíveis. In: IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - SNEA, 2016, Goiânia. Atas do IV SNEA, 2016.

14.
Santos, C. L. ; HALMANN, A. ; Oliveira, S. G. ; Moraes, C. B. ; Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. ; Sá, Luciana Passos . A argumentação e o desenvolvimento da Alfabetização Científica na Dinâmica do Juri Simulado: um relato de experiência. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), 2016, Maringá. Anais do VI ENEBIO, 2016.

15.
Freitas, A. C. S. ; Bonfim, M. G. ; Oliveira, S. G. ; Moraes, C. B. ; Fonseca, K. N. ; Briccia, V. ; Pereira, E. . O Ensino de Ciências na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), 2016, Maringá. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), 2016.

16.
Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. ; Almeida, C. L. S. . Ensino por Investigação como prática pedagógcia para o Ensino de Ciências: Uma análise a partir de uma atividade investigativa. In: 2o ENAPPE - Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal. Anais do 2o ENAPPE, 2016.

17.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . A formação de Professores para os anos Iniciais: questões a relevar. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC, 2015.

18.
MIRANDA, S. A. A. ; Pereira, L. L. ; Santos, J. N. ; Briccia, V. . A literatura infantil no Ensino de Ciências: possibilidades para a formação leitora. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC, 2015.

19.
ALMEIDA, K. S. ; Briccia, V. ; MACIEL, A. M. ; PEREIRA, E. . Alfabetização Científica e a formação de Professores dos anos Iniciais: Uma pesquisa bibliográfica. In: EREBIO, 2014, São Paulo. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 2014. v. 7. p. 8.

20.
Lessa, M. S. ; Briccia, V. . Ensino de ciências por investigação: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo. In: ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências - IX ENPEC, 2013.

21.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . COMPLEXIDADE E COMPETÊNCIAS DOCENTES NA INOVAÇÃO CURRICULAR. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011.

22.
Briccia, V.. Competências Docentes em um Projeto de parceria Universidade Escola, visando a Alfabetização Científica. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

23.
Briccia, V.. As Explicações no ensino: Uma forma de Promover a Alfabetização Científica em sala de aula?. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC, 2009.

24.
Briccia, V.; Alves, Candida Maria ; SILVA, Zeneide Martins ; BATISTA, Emanuela Cintia Silva . Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: Uma Investigação Diagnóstica no Município de Ilhéus, Bahia. In: XI EPEF: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba - PR. Anais do XI EPEF, 2008.

25.
Briccia, V.. A Natureza do Conhecimento Científico e o Ensino de Ciências. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. ANAIS DO VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.

26.
Briccia, V.; BABICHAK, Cezar Cavanha ; BELTRÃO, Maria Elli Puga ; KRUSS, William Cezar . Projeto de Integração das disciplinas de Física, Matemática e Robótica num curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial envolvendo noções de Cinemática, Dinâmica e Modelamento de Robôs em 2D. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. ANAIS do XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. . Teachers Knowledge in an in-service Education Astronomy Course: Challenges and Possibilities in Inquiry-based Approach. In: 2nd World Conference on Physics Education. In: WCPE - World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. WCPE - Abstracts, 2016.

2.
Pereira, L. L. ; Briccia, V. ; Sedano, L. . The Development of Scientific Competencies in the Perspectives of Inquiry Based Science Education and Programme for International Student Assessment: a bibliographical research, the search for possible points of convergence and of tension.. In: WCPE - World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. Abstract, 2016.

3.
Moreira, S. F. ; Briccia, V. ; Vasconcelos, T. S. . Um olhar sobre as necessidades formativas dos professores de Ciências dos Anos INiciais. In: V SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais do V SINECT, 2016.

4.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. . Construção de Modelos Astronômicos para o Ensino de Astronomia: uma formação continuada para professores do Ensino Fundamental. In: IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016, Goiânia. Atas do IV SNEA, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Visões de ciência e Ensino por Investigação. In: VIII Conferencia Interamericana sobre Educacion en Física, 2003, Havana. Anais de la Conferencia Interamericana sobre Educación en Física, 2003.

2.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Visão de Ciências de Estudantes do Ensino Médio e Ensino por Investigação. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001, Atibaia. Atas do III ENPEC. Belo Horizonte, 2001.

3.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Termodinâmica: Um Ensino por Invetigação. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal. Atas do XIV SNEF, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
Freitas, A. C. S. ; Briccia, V. . Investigação científica na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Pereira, L. L. ; Briccia, V. ; Sedano, L. . ENCI E PISA: O DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALMEIDA, K. S. ; Briccia, V. ; Sedano, L. . A ESCRITA CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE REGISTROS ESCRITOS PRODUZIDOS EM AULAS INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Brasil, T. V. S. ; Briccia, V. ; Sedano, L. . Atividades experimentais investigativas no Ensino de Ciências, promovendo a inserção de alunos na Cultura Científica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Santos, R. A. ; Briccia, V. . O desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas e o Ensino de Ciências na região Cacaueira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Moreira, S. F. ; Briccia, V. . Alfabetização Científica mediada pelo Ensino por Investigação: contribuições para formação continuada de professores dos anos inicias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Briccia, V.; Sedano, L. . La cultura científica en las clases de primaria: una investigación en Bahia - Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, E. F. ; Briccia, V. . O ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS*. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Pinheiro, J. R. S. ; Briccia, V. . CIÊNCIAS E SABERES INDÍGENAS: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DOS JOGOS INDÍGENAS TRADICIONAIS PATAXÓ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. . Teachers Knowledge in an in-service Education Astronomy Course: Challenges and Possibilities in Inquiry-based Approach. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . COMPLEXIDADE E COMPETÊNCIAS DOCENTES NA INOVAÇÃO CURRICULAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Briccia, V.. Competências docentes em um projeto de parceria Universidade-escola visando a Alfabetização Científica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Briccia, V.. As Explicações no ensino: Uma forma de Promover a Alfabetização Científica em sala de aula?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Briccia, V.; Lawall, I. ; Moraes, V. ; Papalardo, S. . Dificuldades de Professores de Física em Início de Carreira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Briccia, V.. Parece de Mérito para 4 trabalhos para o II Congresso Movimentos Sociais e a Educação. 2014.

2.
Briccia, V.. Parecer de Mérito para 2 trabalhos do congresso Movimentos Sociais e a Educação - UESC. 2012.

3.
Briccia, V.. Parecer de livro sobre formação de professores - Editora UEPG. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Briccia, V.. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Briccia, V.. Parecer de Mérito em Artigo Científico - Revista Alexandria. 2015. (Parecer de Mérito em Artigo Científico - Revista Alexandria).

2.
Briccia, V.. Parecer de Mérito em Artigo Científico - Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2015. (Parecer de Mérito em Artigo Científico).

3.
Briccia, V.. Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Briccia, V.; Fernandes, Geraldo ; Sá, Luciana Passos . Formação de Professores da Rede Municipal de Itabuna. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Briccia, V.. Pareceres - 19o Seminário de Iniciação Científica - Ética e Pesquisa da UESC. 2013. (Avaliação de Mérito de apresentações do Seminário de Iniciação Científica).

6.
Briccia, V.. Parecer de mérito em Artigo Científico - Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2013. (Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciê).

7.
Briccia, V.. Parecer de mérito em Artigo Científico na revista ENCIMA. 2013. (Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à RENCIMA).

8.
Briccia, V.; CAPECCHI, Maria Cândida Varone de Moraes ; ROBERTO, Lúcia Helena Sasseron . Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Briccia, V.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; Foratto, T.. Participação em banca de Yadrán Gómez-Martinez. Configurando narrativas históricas y preguntas directrices para un abordaje sistémico sobre la Revolución Copernicana Una propuesta para fortalecer la Alfabetización Científica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
Briccia, V.; Fireman, E.. Participação em banca de Lidiany Bezerra Silva de Azevedo. ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
PIASSI, L. P.; Briccia, V.. Participação em banca de Fabiana Rodrigues Santos. Detetive ou cientista? A literatura policial infanto-juvenil como recurso didático na educação em ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; Briccia, V.. Participação em banca de Tatiana Schneider Vieira de Moraes. O desenvolvimento de Processos de investigação científica para o 1o ano do EF. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
Briccia, V.; Arroio, A.. Participação em banca de Edson Rodrigues Santana. A abordagem da Natureza da Ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma Comunidade de Prática. 2014 - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Abib, M. L. V. S.; Briccia, V.. Participação em banca de Edson Rodrigues Santana. Os filmes como recurso metodológico para abordar a natureza da ciência na formação continuada de professores de ciências. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Briccia, V.; Fireman, E.. Participação em banca de Lidiany Bezerra Silva de Azevedo. Ensino de Ciências por Investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da Alfabetização Científica.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Briccia, V.; Lawall, I.. Participação em banca de Antonio Carlos Tavares de Oliveira Alves. Astrobiologia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Docente) - Universidade de São Paulo.

2.
Briccia, V.; Lawall, I.. Participação em banca de Miriam Alves Dias Santana. A Alfabetização Científica em uma proposta de Ensino de Astronomia para o Ensino Médio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Docente) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Briccia, V.; SIQUEIRA, M.. Participação em banca de José Crispim Macedo.HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ESTRUTURA DA MATÉRIA NO ENSINO MÉDIO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
HALMANN, A.; Briccia, V.. Participação em banca de Ednaliza Miranda Carvalho Aobboreira.A Educação pela Pesquisa no Processo de Formação de Licenciandos dos cursos de Biologia, Pedagogia e Física, modalidade à distância da UESC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
Vieira, E. P.; Briccia, V.. Participação em banca de Ely Andrade Silva.A prática Pedagógica no ensino de Ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
HALMANN, A.; Briccia, V.. Participação em banca de Roseana Almeida da Silva Brito.A evasão no curso de Biologia na modalidade de ensino a distância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
Briccia, V.. Participação em banca de Veronica Melo Alves.O Uso de jogos Educativos no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
Briccia, V.. Participação em banca de Raysa Viroli Barreto.A Resolução de Problemas e a Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
Prudêncio, C. A. V.; Briccia, V.; Brito, L. D.. Participação em banca de Andressa Maria Santos Cunha.Análise do conteúdo de Sistemática nos livros didáticos do ensino médio das escolas estaduais de Ilhéus, Bahia, a partir dos pressupostos da perspectiva CTS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
Prudêncio, C. A. V.; Briccia, V.; Brito, L. D.. Participação em banca de Maria Helena Santos Cardozo.Alfabetização científica a partir dos filmes de animação: uma abordagem CTS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
Briccia, V.; Massena, E.. Participação em banca de Romildo Golsalves da Costa.Investigação dos conceitos de Física presentes em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
Sá, Luciana Passos; Briccia, V.; Gehlen, S. T.. Participação em banca de Givaldo Souza da Silva.Analise de estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes das séries inicias em atividades investigativas de ciências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
Briccia, V.; SANTOS, Emerson Izidoro dos; Solino, A. P.. Participação em banca de Marcel da Silva Lessa.Ensino de Ciências por INvestigação: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
Hallman, Adriane; Prudêncio, C. A. V.; Briccia, V.. Participação em banca de Marcos Ramos da Silva.Contribuições dos ambientes e vivências dos estudantes de Ensino Médio do Programa Iniciação Cientifica Junior: potencialidades para a Educação Científica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
Briccia, V.; SIQUEIRA, M.; Alves, M. S.. Participação em banca de Paulo Roberto Bacelar Nascimento Filho.Céu na Praça: contribuições para a Educação em Astronomia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

14.
Briccia, V.; SIQUEIRA, M.; Solino, A. P.. Participação em banca de Fredson Berti Sanjuan Costa.Atividade Investigativa demonstrativa: uma proposta para o ensino de ondas no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

15.
Briccia, V.; SIQUEIRA, M.. Participação em banca de Vagner Luis de Oliveira Freitas.PROCESSO DE FORMAÇÃO DE IMAGENS COM O USO DA FOTOGRAFIA: Uma proposta para o ensino de física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Carvalho, E.; Briccia, V.; Yasuda, M.. Ensino de Física. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENECI - Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.FORMAÇÃO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM OUTROS CONTEXTOS: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE ILHÉUS - BAHIA. 2017. (Encontro).

2.
VIII Congreso Nacional y Latino Americano en Educación en Ciencias. La cultura científica en las clases de primaria: una investigación en Bahia - Brasil. 2017. (Congresso).

3.
XI ENPEC - Encontro Nacional de Eud.Cultura Científica e Ensino por Investigação: tecendo relações. 2017. (Encontro).

4.
2nd WCPE - World Conference on Physics Education.Painel e Apresentação Oral. 2016. (Simpósio).

5.
VII Congreso Internacional y Latino Americano en Educación en Ciencias. La escritura en clases de indagación como instrumento de la cultura científica en Bahia, Brasil. 2016. (Congresso).

6.
XVIII ENDIPE.Painel. 2016. (Encontro).

7.
LA MAIN A LA PATE INTERNATIONAL SEMINAR ON SCIENCE EDUCATION AT SCHOOL.Inquiry-Based Science Education ? Concerning the Teacher Education. 2015. (Seminário).

8.
X ENPEC.A formação de Professores para os anos Iniciais: questões a relevar. 2015. (Encontro).

9.
19o Seminário de Iniciação Científica da UESC.Avaliação 4 apresentações no Seminário. 2013. (Seminário).

10.
III Simpósio Baiano de Licenciaturas.Formação de Professores das diferentes Áreas de Conhecimento. 2013. (Simpósio).

11.
Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências.Ciências no Ensino fundamental: Questões e propostas para a formação e atuação de professores.. 2012. (Seminário).

12.
VIII ENPEC.COMPLEXIDADE E COMPETÊNCIAS DOCENTES NA INOVAÇÃO CURRICULAR. 2011. (Encontro).

13.
XV ENDIPE.Competências docentes em um projeto de parceria Universidade-escola visando a Alfabetização Científica. 2010. (Encontro).

14.
III Encuentro Iberoamericano sobre investigación básica en Enseñanza de las Ciencias. 2009. (Encontro).

15.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As Explicações no ensino: Uma forma de Promover a Alfabetização Científica em sala de aula?. 2009. (Encontro).

16.
VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Dificuldades de Professores de Física em Início de Carreira. 2009. (Congresso).

17.
EPEF - Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física.Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: Uma Investigação Diagnóstica no Município de Ilhéus: Bahia.. 2008. (Encontro).

18.
Ensino de Ciências na Região: Propostas e Perspectivas.Resultados do Projeto Integração Universidade Escola: Conhecendo o Ensino de ciências no Município de Ilhéus. 2007. (Encontro).

19.
Semana de Física da UESC.O Uso da História da Ciência no Ensino - Mini-curso. 2007. (Outra).

20.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Natureza do Conhecimento Científico e o Ensino de Ciências. 2007. (Encontro).

21.
Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2003. (Simpósio).

22.
VIII Conferencia Interamericana sobre Educacion en Física. VIII Conferencia Interamericana sobre Educacion en Física. 2003. (Congresso).

23.
III Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.III Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2001. (Encontro).

24.
XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2001. (Simpósio).

25.
XII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Briccia, V.; Sá, Luciana Passos . X Seminário Nacional ABC na Educação Científica. 2014. (Outro).

2.
Alves, Candida Maria ; Briccia, V. . Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. 2013. (Outro).

3.
Briccia, V.; Outros . I Seminário de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2007. (Outro).

4.
Briccia, V.; SASSERON, L. H. ; Alves, Candida Maria . Ensino de Ciências na Região: Propostas e Perspectivas. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Victoria Urrego Marmolejo. Relações Teoria Prática na formação inicial de professores de Ciências. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
José Crispim Macedo. História da Ciência e Alfabetização Científica: construindo relações. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

3.
João Rodolfo Silva Pinheiro. Jogos Indígenas Pataxós e Alfabetização Científica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Formação de Professores da Educação Básica - PPGE) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Sueli Fagundes Moreira. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: Contribuições para formação continuada de professores dos anos inicias. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

2.
Therezinha Vasconcelos Santos. A formação continuada e os uso de atividades experimentais a partir de uma perspectiva da Alfabetização Científica. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

3.
Andreia Cristina Santos Freitas. Investigação Científica na Educação Infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

4.
Roziane Aguiar dos Santos. O desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas como forma de promover a Alfabetização Científica dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica - PPGE) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

5.
Elionai Fernandes da Silva. Ler, escrever e aumentar em aulas de Ciências: estabelecendo relações entre a Alfabetização Científica e a alfabetização na língua materna. 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica - PPGE) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

6.
Leonésia Leandro Pereira. Um olhar sobre a Educação Científica na Formação de Professores de Ciências em escolas do sul da Bahia. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

7.
Silvana Aparecida de Almeida Miranda. Alfabetização Científica e Formação de Professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica - PPGE) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

8.
Fábio Matos Rodrigues. OS SABERES DOCENTES NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ENSINO DE ASTRONOMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

9.
Keici Silva de Almeida. Compreendendo o Processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio Matos Rodrigues. O Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

2.
Jacilene Santos Souza. Formação de Professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Fundamental: estudo bibliográfico. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

3.
Tereza Lavina. O uso de imagens como recurso de expressão do entendimento no ensino de Astronomia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

4.
Thania Angela Xavier. Os caminhos da EJA no Município de UNA. 2006. 52 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialiação Em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Silva Leal. CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS APLICADO AO ENSINO DE ACÚSTICA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM FÍSICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

2.
Victor David Carvalho Pereira. ANÁLISE DAS ABORDAGENS HISTÓRICAS DE UM LIVRO DE FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

3.
Juliana Silva Santos. O papel do professor na aula investigativa: Investigação no ensino de ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

4.
Joalisson da Silva Santos. DIAGNÓSTICO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO EM ITABUNA - BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

5.
Josafá de Melo Silva. Ensino de Ciências como uma abordagem Investigativa: proposição de uma SEI para Astronomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

6.
Juliana Nunes dos Santos. O teatro como instrumento pedagógico no Ensino de Ciências para alunos dos anos iniciais do município de Itabuna - BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

7.
Polliana Berbert de Araújo. A construção de explicações científicas por alunos do Ensino Fundamental: o início do Processo de Alfabetização Científica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

8.
Alana Araújo Barbosa Santana. Alfabetização Científica nos anos iniciais a partir do Ensino por Investigação no Contexto do Sul da Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

9.
Mariana Souza de Oliveira. Aprendendo a Ensinar Ciências na Formação Continuada: um olhar para o professor.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

10.
Rafaela Meneses da Costa e Ayala Carvalho Cavalcante. O Ensino de Ciências por Investigação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

11.
Marlana Evelin dos S. Adão - Micaela Alvino R. Cavalcante. O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

12.
Valmira de Jesus Silva - Vanusa Nascimento Dias. O papel da formação Inicial para o Ensino de Ciências nos Anos INiciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso em Ilhéus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

13.
Natália Bastos Cunha. Educação Ambiental: saberes e práticas entre professores dos anos iniciais do EF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

14.
Marcos Santos Alves. A História da Ciência em Livros Didáticos de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

15.
Marcel da Silva Lessa. Ensino de Ciências por INvestigação: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

Iniciação científica
1.
Aline de Sousa Reis. Argumentação no Ensino de Ciências. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

2.
Polliana Berbert de Araújo. Escrita e desenho nas aulas de Ciências. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

3.
Julliana Nunes dos Santos. Literatura Infantil e Ensino de Ciências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

4.
Silvana Santos Nascimento. Atividades Investigativas de Ciências na Educação Infantil e a Formação Docente. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

5.
Alana Araújo Barbosa Santana. Formação Continuada de Professores de Ciências ? Analisando as reflexões sobre a prática docente.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

6.
Mariana Souza de Oliveira. Aprendendo a Ensinar Ciências na Formação Continuada: um olhar para o professor.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

7.
Luiza Oliveira Santos. Investigando a Formação de Professores para a Educação Científica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

8.
Mallú Maria Costa Rocha. A prática na formação de Professores para a Educação Cientifica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

9.
Roberta Silva Lima. Análise da formação de profissionais para o Ensino de Matemática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa Institucional de Bolsas. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

10.
Vanessa Borges dos Santos. Investigando a Formação de Professores para a Educação Matemática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa Institucional de Bolsas. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.

11.
Emanuela Cintia Silva Batista. Refletindo sobre práticas docentes em Ciências: Investigação de algumas realidades do eixo Ilhéus-Itabuna.. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa Institucional de Bolsas. Orientador: Viviane Briccia do Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Santos, J. N.2015Santos, J. N. ; Reis, A. S. ; Pereira, L. L. ; MIRANDA, S. A. A. ; Briccia, V. . GABI A RAINHA DA COCADA PRETA: O TEATRO COMO INTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS. Revista Jovens Cientistas, v. 2, p. 45-47, 2015.


Livros e capítulos
1.
Briccia, V.; SANTOS, Emerson Izidoro dos ; DATE, Marlene da Silva ; AZEVEDO, Maria Cristina Stella Paternostro de ; FUJII, Seiji Ricardo Sano . Calor e Temperatura: um ensino por investigação. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014. v. 1. 146p .


Apresentações de Trabalho
1.
Rodrigues, F. ; Briccia, V. . Teachers Knowledge in an in-service Education Astronomy Course: Challenges and Possibilities in Inquiry-based Approach. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Briccia, V.. Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Briccia, V.. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Alves, Candida Maria ; Briccia, V. . Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. 2013. (Outro).

2.
Briccia, V.; Sá, Luciana Passos . X Seminário Nacional ABC na Educação Científica. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:58:52