Juliana Bayeux Dascal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3658718868344137
  • Última atualização do currículo em 15/04/2014


possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (1996), Licenciatura pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (1998), mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (2004) e doutorado em Ciências da Motricidade na UNESP - Rio Claro. É professora do departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, comportamento motor e controle postural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Bayeux Dascal
Nome em citações bibliográficas
DASCAL, J. B.;DASCAL, JULIANA BAYEUX

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos.
Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 km 380
Campus Universitário
86057970 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 10011
Telefone: (43) 33714238
URL da Homepage: www.uel.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Ciências da Motricidade.
UNESP - Rio Claro.
Título: Controle postural de idosos: efeito da perturbação visual com o uso do sistema âncora, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Eliane Mauerberg de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Educação Física; Envelhecimento.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação Física.
Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Título: Efeito da especificidade de atividades motoras prévias para o controle motor de indivíduos idosos,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Luis Augusto Teixeira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
1995 - 1998
Graduação em Educação Física - Licenciatura.
Escola de Educação Física e Esporte da USP.
1993 - 1996
Graduação em Educação Física - Bacharelado.
Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Título: Relação entre conhecimento declarativo e processual em crianças de segunda infância praticantes de tênis.
Orientador: Andreia Michele Freundenheim.


Formação Complementar


2005
Curso de Curta Duração.
UNESP - Rio Claro.
2004 - 2004
Simpósio ensino da graduação Educação Física.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Doenças, envelhecimento e atividade física.
Escola de Educação Física e Esporte da USP.
2002 - 2002
Comissão organizadora de Seminário EF para idosos.
Escola de Educação Física e Esporte da USP.
1997 - 1997
Consultora da organização do curso internac. tênis.
Escola de Educação Física e Esporte da USP.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação nos projetos de pesquisa: Controle Postural em Idosos: Efeito Agudo do Exercício e Repouso Sobre o Equilíbrio; Programa de Eduação Tutorial da Educação Física (PET-EF); Efeito do foco de atenção na aprendizagem de diferentes classes de habilidades motoras. Atuação no projeto de extensão: Projeto Viver: em busca do envelhecimento bem-sucedido.

Atividades

03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Física e Esporte, Departamento de Educação Física.

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Extensão do Departamento de Educação Física.
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Física e Esporte, .

08/2011 - Atual
Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crescimento e desenvolvimento humano
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Estágio supervisionado
PAI (Projetos acadêmicos interdisciplinares) - orientação
Trabalho de conclusão de curso (orientação)
Controle Motor
08/2011 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, .

Atividade de extensão realizada
PROJETO VIVER: EM BUSCA DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO.
03/2012 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Física e Desportos, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Bacharelado em Educação Física.
03/2012 - 05/2012
Ensino, Educação Física na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e aprendizagem motora no contexto escolar

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - 06/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento motor I (Desenvolvimento motor)
Comportamento motor II (Controle e aprendizagem motora)
Educação Física no ensino fundamental II
Estágio supervisionado III (ensino fundamental II)

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: substituta, Carga horária: 40

Atividades

08/2004 - 08/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento motor
Educação Física para a Terceira Idade e Adaptada
Educação Física para populações especiais
08/2005 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modalidades esportivas II (Atletismo)
Práticas esportivas
02/2005 - 06/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Atividade de extensão realizada
Educação Física para a Terceira Idade.

Faculdade Santa Giulia, FSG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: efetiva, Carga horária: 8

Atividades

02/2005 - 07/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem motora
Crescimento e desenvolvimento humano

Faculdade Diadema, FAD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

Atividades

07/2004 - 02/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem motora

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

Atividades

08/2004 - 02/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controle motor
Aprendizagem motora

Escola de Educação Física e Esporte da USP, EEFEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
bolsista CAPES

Atividades

03/2004 - 12/2004
Estágios , Biodinâmica do movimento humano, .

Estágio realizado
Programa de Extensão: Educação Física Adaptada ao Portador de Asma.
02/2003 - 07/2003
Estágios , Pedagogia do movimento humano, .

Estágio realizado
Programa de Aperfeiçoamento do ensino (PAE) - estágio no ensino superior com a disciplina Aprendizagem Motora.
03/1996 - 06/1996
Estágios , Pedagogia do movimento humano, .

Estágio realizado
Curso de Extensão: Educação Física para Adultos.

Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: membro, Enquadramento Funcional: grupo de estudos

Atividades

03/2005 - 05/2009
Extensão universitária , Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Educação Física Adaptada - PROEFA.

Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30

Atividades

02/1998 - 06/2002
Serviços técnicos especializados , SESC Vila Mariana, .

Serviço realizado
Professora em programas de atividades físicas.


Linhas de pesquisa


1.
Membro do GEPE (Grupo de estudos sobre prática de ensino)


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA SOBRE A CAPACIDADE DE REAÇÃO E DE VELOCIDADE DURANTE O ENVELHECIMENTO

Descrição: DURANTE O ENVELHECIMENTO HUMANO, EM DECORRÊNCIA DOS POSSÍVEIS DECLÍNIOS DECORRENTES DESSA FASE, OCORREM ALTERAÇÕES EM MECANISMOS SENSORIAIS E MOTORES; ENTRETANTO, O ENVOLVIMENTO DESSAS PESSOAS EM ATIVIDADES MOTORAS TEM SE MOSTRADO APRESENTAR UM IMPORTANTE PAPEL NA MANUTENÇÃO OU ATÉ MESMO DIMINUIÇÃO DESSES DECLÍNIOS. SENDO ASSIM, INVESTIGAREMOS NESSE ESTUDO SE DIFERENTES TIPOS DE PRÁTICAS PODEM BENEFICIAR O DESEMPENHO MOTOR DE IDOSOS DE MANEIRA DIFERENTE E QUAL SERIA O TIPO DE PRÁTICA MAIS ADEQUADO PARA PRESERVAR AS CAPACIDADES DE REAÇÃO E VELOCIDADE DE IDOSOS. PARTICIPARÃO DO ESTUDO 90 IDOSOS, DIVIDIDOS EM 3 GRUPOS EXPERIMENTAIS (GINÁSTICA, ALONGAMENTO E HABILIDADES ESPORTIVAS). SERÃO REALIZADOS TESTES QUE AVALIARÃO O TEMPO DE REAÇÃO, O EQUILÍBRIO, A RESISTÊNCIA MUSCULAR, A AGILIDADE, A DESTREZA MANUAL E AS CAPACIDADES DE VELOCIDADE E PRECISÃO, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS. PARA A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ UTILIZADO O PROGRAMA SPSS (VERSÃO 18.0)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Coordenador / Luis Augusto Teixeira - Integrante / Denilson de Castro Teixeira - Integrante.
2012 - Atual
Efeitos da atividade física sobre o desempenho motor e cognitivo de idosos

Descrição: Objetivos gerais: investigar o efeito de diferentes tipos de práticas motoras para a preservação motora e cognitiva de indivíduos idosos. Objetivos específicos: investigar os programas de atividades físicas direcionados a idosos na cidade de Londrina; verificar os efeitos que os diferentes programas de atividades físicas podem propiciar para os idosos; e verificar a relação que os programas existentes apresentam com cada uma das variáveis investigadas neste estudo (motoras e cognitivas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Coordenador / INARA MARQUES - Integrante / OKAZAKI, Victor Hugo Alves - Integrante / Josiane Medina-Papst - Integrante / Denilson de Castro Teixeira - Integrante / RAQUEL DE MELO MARTINS - Integrante / JEAN CARLOS CURTI - Integrante / Diego Augusto Nascimento Ponce - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária - Apoio ao Des. Científico e Tecnológico do Paraná - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
EFEITOS DE DIFERENTES PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA/FUNCIONAL E PSICOLÓGICAS DE MULHERES IDOSAS

Descrição: A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPARAR OS EFEITOS DE 12 SEMANAS DE DIFERENTES PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL, COMPOSIÇÃO CORPORAL, APTIDÃO FÍSICA/FUNCIONAL E MEDO DE CAIR DE MULHERES IDOSAS FISICAMENTE INDEPENDENTES. A AMOSTRA SERÁ CONSTITUÍDA POR 90 MULHERES IDOSAS, FISICAMENTE INDEPENDENTES, ALOCADAS ALEATORIAMENTE EM TRÊS PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS: EXERCÍCIOS PRORIOCEPTIVOS REALIZADOS NO MINITRAMPOLIM (MTRAMP), GINÁSTICA GERAL REALIZADA NO SOLO (GGER) E HIDROGINÁSTICA (HIDRO). NOS TRÊS PROGRAMAS SERÃO TRABALHADAS AS CAPACIDADES NEUROMOTORAS (EQUILÍBRIO, TEMPO DE REAÇÃO, AGILIDADE CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA), FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE, DUAS VEZES SEMANAIS, EM QUATRO CICLOS DE SEIS AULAS, TOTALIZANDO 24. A CADA CICLO HAVERÁ AUMENTO DE 10% NO VOLUME E INTENSIDADE DOS EXERCÍCIOS. A COMPOSIÇÃO CORPORAL SERÁ DETERMINADA PELA BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA, A ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL POR PEDÔMETRO (YAMAX MODELO SW200) E AS VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA E FUNCIONAL PELOS TESTES DE CAMINHADA EM 6 MINUTOS, SENTAR E ALCANÇAR, PREENSÃO PALMAR, TESTE DE CONTRAÇÃO ISOMÉTRICA VOLUNTÁRIA DE EXTENSORES DE JOELHOS, CONTROLE POSTURAL NA PLATAFORMA DE FORÇA, TIMED UP AND GO TEST, SENTAR E LEVANTAR DA CADEIRA EM 30 SEGUNDOS, COORDENAÇÃO MOTORA E TEMPO DE REAÇÃO. AS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E AS COMORBIDADES SERÃO IDENTIFICADAS POR ANAMNESE E O ESTADO COGNITIVO E MEDO DE CAIR, RESPECTIVAMENTE PELO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL E O QUESTIONÁRIO FES-I BRASIL. ESPERA-SE IDENTIFICAR O IMPACTO DE CADA UM DOS PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, SOBRETUDO O MEIO AMBIENTE EM QUE CADA UM É REALIZADO (SUPERFÍCIE INSTÁVEL DO MINITRAMPOLIM, SOLO E ÁGUA) NAS VARIÁVEIS AVALIADAS E PODER CONCLUIR SE ALGUM DELES É MAIS EFICIENTE PARA PROVOCAR MUDANÇAS POSITIVAS NOS ASPECTOS FUNCIONAIS E PSICOLÓGICOS AVALIADOS NO ESTUDO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Denilson de Castro Teixeira - Coordenador.
2011 - 2013
Controle Postural em Idosos: Efeito Agudo do Exercício e Repouso Sobre o Equilíbrio

Descrição: O envelhecimento é associado com diminuições em muitas funções fisiológicas relacionadas ao controle postural. Assim, idosos podem apresentar a incapacidade em realizar ajustes posturais adequados após períodos prolongados de tempo em pé ou caminhando. Neste ínterim o presente projeto objetiva analisar o efeito agudo do exercício sobre o controle postural em idosos e em adultos jovens, além de verificar o tempo e o tipo de repouso necessário para restabelecer o equilíbrio normal após período prolongado de prática. Este estudo tem potencial para auxiliar no entendimento das implicações que a realização de tarefas motoras por período prolongado possui sobre a manutenção do equilíbrio em idosos. Espera-se preencher uma lacuna no entendimento das estratégias de controle postural em idosos, na qual, pode-se permitir ao idoso entender a necessidade de maior cuidado após a realização de tarefas prolongadas (permanecer em pé e caminhar) além de conhecer o período e o tipo de repouso (sentado e deitado) necessário para restabelecer seu equilíbrio normal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Luis Augusto Teixeira - Integrante / Ernani Xavier Filho - Integrante / INARA MARQUES - Integrante / OKAZAKI, Victor Hugo Alves - Coordenador / Fabio Heitor Alves Okazaki - Integrante / André Luiz Félix Rodacki - Integrante / Andreea Cristina Lima - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Interferência de tarefas de alta demanda de processamento sobre o tempo de reação

Descrição: Para diferentes grupos populacionais, a realização de tarefas que demandam grande processamento podem interferir na realização de tarefas prioritárias e com isso declinar o desempenho motor. Neste sentido, nosso objetivo é investigar o tempo de reação de grupos etários diferentes logo após a realização de três tarefas com alta demanda de processamento. Além disso, nosso objetivo também é verificar se o tempo de reação difere entre as faixas etárias estudadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Coordenador / Alessandro Teodoro Bruzi - Integrante / Priscila Carneiro Valim Rogatto - Integrante / Michelle Drumond Caldeira - Integrante / Anelise Costa Guida - Integrante / Aloísio Bertoli Martins - Integrante / Camila Turetta - Integrante / Ana Flávia Carvalho Cardoso - Integrante / Camila Paes Barros - Integrante / Marcelo de Castro Teixeira - Integrante.
2010 - 2011
Análise de características de movimento relacionadas ao desempenho motor

Descrição: Diferentes características (parâmetros) de movimento podem ser ensinados e modificados a fim de que o desempenho motor seja o mais eficiente possível. Para algumas faixas etárias e deficiências, o desempenho motor pode apresentar declínio em decorrência de limitações sensoriais, nervosas e ou motoras. Neste sentido, nosso objetivo é analisar características de movimento que são necessárias para o desempenho motor eficiente em tarefas cotidianas e habilidades motoras. Além disso, nosso objetivo também é comparar características de movimento de tarefas motoras entre diferentes faixas etárias e grupos com limitações (cognitivas e/ou motoras)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Coordenador / Alessandro Teodoro Bruzi - Integrante / Priscila Carneiro Valim Rogatto - Integrante / Michelle Drumond Caldeira - Integrante / Anelise Costa Guida - Integrante / Aloísio Bertoli Martins - Integrante / Camila Turetta - Integrante / Ana Flávia Carvalho Cardoso - Integrante / Camila Paes Barros - Integrante / Marcelo de Castro Teixeira - Integrante.
2010 - 2010
Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Exercício (LAPPEX)

Descrição: Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Exercício.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Priscila Carneiro Valim Rogatto - Coordenador / Gustavo Pugina Rogatto - Integrante.
2009 - 2013
EFEITO DO FOCO DE ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DE DIFERENTES CLASSES DE HABILIDADES MOTORAS

Descrição: O objetivo do estudo será verificar o efeito do foco de atenção interno, externo proximal e externo distal, na aprendizagem de habilidades motoras. Farão parte da amostra 70 mulheres que serão distribuídas em seis grupos experimentais: (FIA) foco interno em habilidade motora aberta; (FIF) foco interno em habilidade motora fechada; (FPA) foco externo proximal em habilidade motora aberta; (FPF) foco externo proximal em habilidade motora fechada; (FDA) foco externo distal em habilidade motora aberta e (FDF) foco externo distal em habilidade motora fechada. Além disso, haverá um grupo controle (GSF) que não receberá instruções sobre o direcionamento do foco de atenção. As participantes serão divididas de forma aleatória (por sorteio) para desempenhar a tarefa motora de chute ao alvo em duas condições de imprevisibilidade do ambiente, caracterizando a habilidade aberta e a habilidade fechada. O foco de atenção interno será direcionar a atenção das participantes para a trajetória da perna de chute. O foco de atenção externo proximal será direcionar a atenção para a bola para chutar no seu centro e o foco de atenção externo distal será prestar atenção no ponto central do alvo fixado no gol. Os grupos participarão do pré-teste realizando 10 tentativas práticas consecutivas da habilidade na condição aberta ou fechada, de acordo com o grupo experimental. No dia seguinte participarão de sessões de prática das habilidades, realizando individualmente 6 blocos de 10 tentativas consecutivas da habilidade específica do seu grupo, por 6 sessões em dias alternados. Nesta fase, cada grupo receberá a instrução específica sobre o foco de atenção interno ou externo, na execução das habilidades na condição aberta ou fechada. Ao final do período de aulas as mulheres serão reavaliadas em um pós-teste desempenhando 10 tentativas práticas de cada habilidade, conforme procedimentos do pré-teste, e uma semana depois reavaliadas em mais 10 tentativas para verificação da retenção na tarefa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / INARA MARQUES - Coordenador / Josiane Medina-Papst - Integrante / Henrique Curto Mendonça - Integrante.
2009 - 2012
INSTRUMENTAÇÃO EM COMPORTAMENTO MOTOR

Descrição: Análises de processos cognitivos de atenção, de processamento de informações, de tomada de decisão, de controle de movimentos simples, de tarefas interceptativas, etc., têm sido facilmente realizadas através de softwares específicos que não dependem de instrumentação com alto custo e complexidade para realizar a análise (eletromiografia, eletroencefalografia, cinemetria, dinamometria, etc.). Ademais, grande parte das teorias cognitivas analisadas no comportamento motor pode ser facilmente simulada em computador por meio de softwares extremamente simples. Entretanto, poucos pesquisadores possuem conhecimento teórico específico em comportamento motor e em desenvolvimento tecnológico para contribuição na instrumentação desta área de estudo. Assim, as produções tecnológicas do presente projeto podem auxiliar no aumento das pesquisas na área do comportamento motor. os instrumentos e as ferramentas desenvolvidas também podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem nas aulas de graduação e de pós-graduação através de ilustrações práticas dos conteúdos abordados em comportamento motor. Além disso, as produções tecnológicas esperadas por meio deste projeto têm potencial comercial, uma vez que, este projeto surge como um apelo de alguns grupos de pesquisa na área do comportamento motor que demanda da necessidade de instrumentos mais simples de análise, com menor custo e maior facilidade de aplicação em pesquisas e ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Ernani Xavier Filho - Integrante / INARA MARQUES - Integrante / OKAZAKI, Victor Hugo Alves - Coordenador / Tatiane Flavia de Oliveira - Integrante / Cristiane Regina Coelho Candido - Integrante / Bruno Secco Faquin - Integrante.
2005 - 2009
Membro do Laboratório de Ação e Percepção (LAP)

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Eliane Mauerberg-de Castro - Coordenador.
2005 - 2005
Biodinâmica das atividades aquáticas

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador.
2001 - 2004
Características de controle motor em idosos

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Luis Augusto Teixeira - Coordenador.
2001 - 2003
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física para Idosos

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Silene Sumire Okuma - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Projeto Viver: Em busca do envelhecimento bem-sucedido

Descrição: O AUMENTO DA LONGEVIDADE É CONSIDERADO UMA DAS MAIORES CONQUISTAS DA HUMANIDADE. APESAR DISSO, VIVER MAIS NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE VIDA SAUDÁVEL E ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO. AO CONTRÁRIO, ELE PODE TRAZER CONSIGO UM AUMENTO DE AGRAVOS À SAÚDE DA PESSOA IDOSA, LEVANDO-A A VIVER DURANTE MUITOS ANOS COM UMA BAIXÍSSIMA QUALIDADE DE VIDA. ENVELHECER NESSAS CONDIÇÕES ACARRETA CUSTOS PESSOAIS, SOCIAIS E MÉDICOS DE AMPLAS DIMENSÕES, LEVANDO O INDIVÍDUO A UM SOFRIMENTO FÍSICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL DE ENORMES PROPORÇÕES. NESTE SENTIDO, A ATIVIDADE FÍSICA PARA O IDOSO, SE CONSTITUI EM UM IMPORTANTE RECURSO PARA MINIMIZAR AS DEGENERAÇÕES CAUSADAS PELO ENVELHECIMENTO E PROPORCIONAR UMA VELHICE BEM-SUCEDIDA. BASEANDO-SE NESSAS CONSIDERAÇÕES, O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVOS PROPORCIONAR À POPULAÇÃO IDOSA DA COMUNIDADE DE LONDRINA E REGIÃO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES E, CAPACITAR ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA A TRABALHAREM COM A POPULAÇÃO IDOSA. O PROJETO VISARÁ TAMBÉM DAR SUPORTE ÀS PESQUISAS COM IDOSOS DESENVOLVIDAS PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DO CEFE. O PROJETO TERÁ O SEU FUNCIONAMENTO AS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS DAS 14:00 ÀS 18:00 HORAS COM AULAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA OS IDOSOS, AVALIAÇÕES FÍSICAS E FUNCIONAIS E PALESTRAS BIMESTRAIS COM ASSUNTOS RELACIONADOS À SAÚDE. A EQUIPE DE TRABALHO (DOCENTES E ESTUDANTES) PARTICIPARÁ SEMANALMENTE DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES E GRUPOS PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. O PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SERÁ COMPOSTO POR ATIVIDADES QUE PROMOVAM A MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E A CONSCIENTIZAÇÃO PARA A ADOÇÃO DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS. AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO CEFE. TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA, IDOSOS, DOCENTES E ALUNOS, SERÃO SUBMETIDOS A AVALIAÇÕES PERIÓDICAS COM OBJETIVO DE GARANTIR QUE AS METAS ESTABELECIDAS NO PROJETO SEJAM CUMPRIDAS..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Denilson de Castro Teixeira - Coordenador.
2010 - 2010
Atividade Física e Saúde para idosos

Descrição: Membro do projeto de extensão Atividade Física e Saúde para idosos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Priscila Carneiro Valim Rogatto - Coordenador / Gustavo Pugina Rogatto - Integrante.


Outros Projetos


2011 - Atual
Programa de Eduação Tutorial da Educação Física (PET-EF)

Descrição: O presente projeto de programa apresenta uma proposta de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Pois, entende-se que este tripé fornece a base para a educação integral na formação do acadêmico que interage e que modifica a sociedade em que está inserido. Dentro deste escopo, a ampliação das atividades (ensino, extensão e pesquisa) e, principalmente, sua interação/integração, fornecerão subsídios para uma formação mais consolidada e multidimensional. Por conseguinte, a presente proposta defende veemente a implementação do PET para os alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte (CEFE-UEL). Pois, o PET permitirá o maior desenvolvimento deste tripé (ensino, extensão e pesquisa) que sustenta o projeto pedagógico da Universidade e dos cursos (licenciatura e bacharelado em Ed.Física e bacharelado em Esporte) no Centro de Educação Física e Esporte..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Ernani Xavier Filho - Integrante / INARA MARQUES - Integrante / OKAZAKI, Victor Hugo Alves - Coordenador / Tatiane Flavia de Oliveira - Integrante / Josiane Medina-Papst - Integrante / Bruno Secco Faquin - Integrante / Jeane Barcelos Soriano - Integrante / Márcia Greguol - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2010 - 2010
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Descrição: Membro da equipe de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Juliana Bayeux Dascal - Integrante / Priscila Carneiro Valim Rogatto - Integrante / Gustavo Pugina Rogatto - Coordenador / Maria Rachel Vitorino - Integrante / Fernando de Oliveira - Integrante / Sandro da Silva Fernandes - Integrante / Giancarla Botelho - Integrante.


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (1413-9006)
2010 - Atual
Periódico: Motriz : Revista de Educação Física (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OKAZAKI, V. H. A.2013OKAZAKI, V. H. A. ; PEREIRA, C. F. ; OKAZAKI, F. H. A. ; DASCAL, J. B. . Restrições espaciais no controle motor de movimentos rápidos e. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 9, p. 74-84, 2013.

2.
ANDREAN, PAULO CÉSAR2013ANDREAN, PAULO CÉSAR ; FAQUIN, BRUNO SECCO ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; OKAZAKI, VICTOR HUGO ALVES . Efeito da direção da transferência interlateral no aprendizado de tarefa de sequência de toques de dedos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, p. 15-26, 2013.

3.
MARTINS, R. M.2013MARTINS, R. M. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; MARQUES, I. . Equilíbrio postural em idosos praticantes de hidroginástica e karatê. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso), v. 16, p. 59-67, 2013.

4.
DASCAL, JULIANA BAYEUX2013DASCAL, JULIANA BAYEUX ; MARTINS, R. M. ; MARQUES, I. ; CURTI, J. C. ; Teixeira, D.C. . Comparaçao do estado mental de idosos com diferentes níveis educacionais inseridos em práticas de atividades físicas. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 18, p. 441-454, 2013.

5.
DASCAL, J. B.;DASCAL, JULIANA BAYEUX2012 DASCAL, J. B. ; OKAZAKI, V.H.A. ; MAUERBERG-DE CASTRO, E. . Efeitos do sistema âncora sobre o controle postural de idosos. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online), v. 14, p. 144-153, 2012.

6.
Sereza, F.A.V.2012Sereza, F.A.V. ; Mathias, K.R. ; OLIVEIRA, T. F. ; DASCAL, J. B. . Validação teórico-prática do inventário de preferência lateral global para análise de membros superiores e inferiores. The FIEP Bulletin, v. 82, p. 451-453, 2012.

7.
OKAZAKI, V.H.A.2012OKAZAKI, V.H.A. ; DASCAL, J. B. ; OKAZAKI, F. H. A. ; TEIXEIRA, L.A. . Ciência e tecnologia aplicada à melhoria do desempenho esportivo. Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte, v. 11, p. 143-157, 2012.

8.
Faquin, B.S.2011Faquin, B.S. ; Candido, C. R. C. ; DASCAL, J. B. ; OKAZAKI, V. H. A. ; MARQUES, I. . Interlateral transference of learning in dart throwing.. The FIEP Bulletin, v. 81, p. 381-384, 2011.

9.
OKAZAKI, V.H.A.2011OKAZAKI, V.H.A. ; FIUZA, C.R. ; SILVA, R.R. ; DASCAL, J. B. ; LADEWIG, I. . Relação Velocidade-Acurácia em Tarefas de Contornar Figuras Geoméricas e Traçar Linhas.. Revista da Educação física/UEM (Online), v. 22, p. 337-347, 2011.

10.
MARTINS, A. B.2010MARTINS, A. B. ; DASCAL, J. B. ; Bruzi, A.T. ; Caldeira, M.D. ; TURETTA, C. . Interferência de tarefas motoras com diferentes demandas de processamento sobre o tempo de reação de idosos e adultos jovens. Brazilian Journal of Sports and Exercise Research, v. 1, p. 127-137, 2010.

11.
SANTIAGO, M. P.2007SANTIAGO, M. P. ; DASCAL, J. B. . Atividade física durante a velhice: impactos sobre o desempenho motor. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 12, p. 7-14, 2007.

12.
TEIXEIRA, L.A.2006 TEIXEIRA, L.A. ; FRANZONI, M. M. ; DASCAL, J. B. . Are the elderly able to appropriately reprogram their actions?. Motor Control, Estados Unidos, v. 10, n.april 2006, p. 93-108, 2006.

13.
DASCAL, J. B.;DASCAL, JULIANA BAYEUX2006DASCAL, J. B. ; TEIXEIRA, L.A. . Benefício de Atividades Motoras Sistemáticas no Desempenho Motor de Indivíduos Idosos: Hipóteses de Manutenção Seletiva e de Oxigenação Cerebral. A Terceira Idade, v. 17, p. 40-48, 2006.

14.
DASCAL, J. B.;DASCAL, JULIANA BAYEUX2004 DASCAL, J. B. ; Sousa, P. N. ; Lima, E. S. ; TEIXEIRA, L.A. . Postural stability in young and older adults in the performance of upper limb movements. Revista Brasileira de Biomecânica, São Paulo, v. 8, 2004.

15.
DASCAL, J. B.;DASCAL, JULIANA BAYEUX2004DASCAL, J. B. ; TEIXEIRA, L.A. . Relação entre desempenho de uma habilidade rítmica e experiências motoras prévias em indivíduos idosos. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006), Rio Claro, v. 10, n.2, p. 89-96, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
DASCAL, J. B. ; MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. . Antropologia e a perspectiva da Educação Física Escolar. In: José Guilmar Mariz de Oliveira. (Org.). O ensino da Educação Física na Educação Básica: Relações com a antropologia. 1ed.São Paulo: CEPEUSP, 1999, v. 1, p. 43-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES. E.F. ; DASCAL, J. B. ; DUARTE, M. . Freqüência da utilização da informação visual no controle da postura. In: III Seminário de Comportamento Motor, 2002, Gramado. Anais do III Seminário de Comportamento Motor. Porto Alegre: UFRGS, 2002. v. 1.

2.
DASCAL, J. B. ; Sousa, P. N. ; Lima, E. S. ; TEIXEIRA, L.A. . Comparação do controle postural entre indivíduos adultos e idosos: dependência da tarefa e da informação visual. In: V Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade:, 2002, São Paulo. V Seminário Internacional de Atividades Físicas para a Terceira Idade:, 2002. v. 1. p. 175-178.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. S. ; URANO, G. S. ; SOUZA, C. H. ; PEREIRA, P. C. E. ; WATANABE, L. C. R. ; Santana, P.R.A.R. ; STADLER, J. C. ; ALEGRE, T. S. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; Teixeira, D.C. . Impacto de 24 sessões de três tipos de intervenções na atividade física habitual de mulheres idosas. In: III Simpósio Assistência Integral e de qualidade a idosos: terminalidade, violência e dignidade, 2013, Londrina. III Simpósio Assistência Integral e de qualidade a idosos: terminalidade, violência e dignidade, 2013. v. 3.

2.
DASCAL, JULIANA BAYEUX ; SANTOS, I. C. ; NOGUEIRA, R. V. ; PONCE, D. A. N. ; PESSUSQUI, S. A. . COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COGNITIVO DE MULHERES IDOSAS E ADULTAS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS. In: Seminário Internacional sobre Atvidades Físicas na Terceira Idade, 2013, Brasília. Anais do Seminário Internacional sobre Atvidades Físicas na Terceira Idade, 2013. v. 12.

3.
DASCAL, JULIANA BAYEUX ; Teixeira, D.C. ; SILVA JUNIOR, R. A. . INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO MINI-TRAMPOLIM SOBRE O CONTROLE POSTURAL DE MULHERES IDOSAS. In: Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2013, Brasília. Anais do Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2013. v. 12.

4.
SOUZA, K. M. D. ; DELLAROZA, M.S.G. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; Teixeira, D.C. . DISCIPLINAS ESPECÍFICAS VOLTADAS AO IDOSO E ENVELHECIMENTO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. In: XII Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2013, Brasília. Anais do XII Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2013. v. 12.

5.
Santana, P.R.A.R. ; DIB, M. M. ; PAES, M. A. S. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; Teixeira, D.C. . MULHERES IDOSAS COM MEDO DE CAIR POSSUEM PIOR DESEMPENHO NA APTIDÃO FUNCIONAL?. In: XII Seminário Internacional sobre atrividades físicas para a terceira idade, 2013, Brasília. Anais do XII Seminário Internacional sobre atrividades físicas para a terceira idade, 2013. v. 12.

6.
PEREIRA, P. C. E. ; OLIVEIRA, M. R. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; Teixeira, D.C. ; SILVA JUNIOR, R. A. . EFEITO DO TREINAMENTO SENSÓRIO-MOTOR NO CONTROLE POSTURAL DE IDOSAS: RESULTADOS PRELIMINARES. In: XII Seminário Internacional sobre atrividades físicas para a terceira idade, 2013, Brasília. Anais do XII Seminário Internacional sobre atrividades físicas para a terceira idade, 2013. v. 12.

7.
OLIVEIRA, M. R. ; FREGUETO, J. H. ; PEREIRA, P. C. E. ; GIL, A. W. ; GUARIDO, M. A. P. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX ; Teixeira, D.C. ; SILVA JUNIOR, R. A. . IMPACTO DO TREINAMENTO SENSÓRIO-MOTOR NO CONTROLE POSTURAL DE IDOSAS: RESULTADOS PRELIMINARES. In: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013, Fortaleza. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013. v. 20.

8.
DASCAL, JULIANA BAYEUX ; PONCE, D. A. N. ; NOGUEIRA, R. V. ; SANTOS, I. C. ; PESSUSQUI, S. A. . Gesecom - grupo de estudos e pesquisas sobre envelhecimento e comportamento motor. In: II Semana da Educação Física e do Esporte, 2013, Londrina. Anais da II Semana da Educação Física e do Esporte, 2013. v. 2.

9.
NOGUEIRA, R. V. ; PESSUSQUI, S. A. ; SANTOS, I. C. ; PONCE, D. A. N. ; DASCAL, JULIANA BAYEUX . Teste da torre de Hanoi para idosos: relato de experiência. In: II Semana da Educação Física e do Esporte, 2013, Londrina. Anais da II Semana da Educação Física e do Esporte, 2013. v. 2.

10.
Santana, P.R.A.R. ; DASCAL, J. B. ; Dib, M.M. ; Oliveira, J.S. ; Dias, K.M. ; Bazzo, L.S. ; Teixeira, D.C. . Perfil de atividade física habitual de mulheres idosas fisicamente indepententes. In: Combramene, 2012, Londrina. Combramene, 2012.

11.
DASCAL, J. B. ; MAUERBERG-DE CASTRO, E. ; MARQUES, I. . Perturbation direction and use of vision as postural control components by old and young adults. In: Naspspa Conference 2012, 2012, Honolulu. Naspspa Conference 2012, 2012.

12.
MARTINS, R. M. ; RIBEIRO, D. A. ; Medina-Papst, J. ; DASCAL, J. B. ; MARQUES, I. . Comparação do controle postural de idosos fisicamente ativos, em diferentes condições sensoriais. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 7. p. 35-36.

13.
DASCAL, J. B. ; MARTINS, R. M. ; MARQUES, I. ; CURTI, J. C. ; Teixeira, D.C. . Comparação do estado mental de idosos inseridos em diferentes práticas de atividades físicas. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercicio, 2012, Maringá. Anais do I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercicio, 2012. v. 1.

14.
OLIVEIRA, T. F. ; SANTOS, A.G.I.G.D. ; DASCAL, J. B. ; Mathias, K.R. . Equilíbrio de adolescentes com e sem Síndrome de Down em plataforma instável. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 6. p. 97-98.

15.
PONCE, D. A. N. ; Teixeira, D.C. ; SILVA JUNIOR, R. A. ; MARTINS, R. M. ; DASCAL, J. B. . Comparação do controle postural de idosos com diferentes faixas etárias. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 6. p. 35-35.

16.
CURTI, J. C. ; PONCE, D. A. N. ; DASCAL, J. B. . Comparação do desempenho motor e cognitivo de idosos envolvidos em diferentes contextos de prática. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 6. p. 36-36.

17.
GUIDOTTI, F. J. ; OLIVEIRA, T. F. ; DASCAL, J. B. ; OKAZAKI, V.H.A. . Efeito do sistema âncora sobre o equilíbrio em plataform instável. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. p. 45-46.

18.
MARTINS, R. M. ; CAMATA, T. V. ; OLIVEIRA, M. R. ; GIL, A. W. O. ; DASCAL, J. B. ; MARQUES, I. . Análise do equilibrio bipodal de idosos e adultos fisicamente ativos. In: I Semana da Educação Física e Esporte, 2012, Londrina. Anais da I Semana da Educação Física e Esporte, 2012. v. 1. p. 31-31.

19.
FOGACA, A. F. ; GALDINO, M. ; MARQUES, I. ; DASCAL, J. B. ; Medina-Papst, J. . Análise do planejamento executivo de universitarios na resoluçao da torre de Hanói. In: I Semana da Educação Física e Esporte, 2012, Londrina. Anais da I Semana da Educação Física e Esporte, 2012. v. 1. p. 27-27.

20.
SOUZA, C. H. ; BAZZO, L. S. ; CANDIDO, R. B. ; PEREIRA, P. C. E. ; DIB, M. M. ; DASCAL, J. B. ; Teixeira, D.C. . Comparação do imc e agilidade corporal em mulheres idosas fisicamente independentes com e sem medo de cair. In: I Semana da Educação Física e Esporte, 2012, Londrina. Anais da I Semana da Educação Física e Esporte, 2012. v. 1. p. 47-47.

21.
PONCE, D. A. N. ; GERMANO, J. M. ; Teixeira, D.C. ; DASCAL, J. B. . Comparação do tempo de reação rápida e da coordenação motora entre idosas de diferentes níveis cognitivos. In: I Semana da Educação Física e Esporte, 2012, Londrina. Anais da I Semana da Educação Física e Esporte, 2012. p. 51-51.

22.
RIBEIRO, I. L. A. ; URANO, G. S. ; OLIVEIRA, J. S. ; Santana, P.R.A.R. ; DASCAL, J. B. ; Teixeira, D.C. . Associação do desempenho no teste de caminhada com a força de membros inferiores e flexibilidade de mulheres idosas fisicamente independentes. In: I Semana da Educação Física e Esporte, 2012, Londrina. Anais da I Semana da Educação Física e Esporte, 2012. p. 57-57.

23.
CURTI, J. C. ; VICENTE, E. P. S. ; Teixeira, D.C. ; DASCAL, J. B. . Associação entre coordenação motora e preensão palmar de idosas físicamente independentes. In: I Semana da Educação Física e Esporte, 2012, Londrina. Anais da I Semana da Educação Física e Esporte, 2012. v. 1. p. 58-58.

24.
SOUZA, K. M. D. ; SOUZA, C. H. ; PEREIRA, P. C. E. ; CURTI, J. C. ; PONCE, D. A. N. ; Dib, M.M. ; DASCAL, J. B. ; Teixeira, D.C. . Correlação entre a capacidade funcional de exercício, nível socioeconomico e saúde percebida de mulheres idosas fisicamente independentes. In: II Simpósio assistência integral e de qualidade a idosos: do envelhecimento ativo a fragilidade, 2012, Londrina. II Simpósio assistência integral e de qualidade a idosos: do envelhecimento ativo a fragilidade, 2012.

25.
URANO, G. S. ; Santana, P.R.A.R. ; Bazzo, L.S. ; GUARIDO, M.A.P. ; RIBEIRO, I. L. A. ; VICENTE, E. P. S. ; DASCAL, J. B. ; Teixeira, D.C. . Correlação entre comorbidades auto referidas, nível socioeconomico e escolaridade de mulheres idosas fisicamente independentes. In: II Simpósio Assistencia Integral e de Qualidade a Idosos: do envelhecimento ativo a fragilidade, 2012, Londrina. II Simpósio Assistencia Integral e de Qualidade a Idosos: do envelhecimento ativo a fragilidade, 2012.

26.
Rezende, M.C. ; Lima Junior, S. ; Vital, A.T. ; DASCAL, J. B. ; Botelho, G. . A influência do tempo de reação em duas modalidades esportivas: judô e atletismo. In: 26º Congresso Internacional de Educação Física, 2011, Foz de Iguaçu. Fiep Bulletin - Special Edition. Foz do Iguaçu: New World Gráfica LTDA, 2011. v. 81. p. 91-91.

27.
MARTINS, A. B. ; DASCAL, J. B. ; SANTOS, G. A. S. . Educação Física e o Estágio Supervisionado no ensino fundamental: relato de experiência. In: XXIV CIUFLA, 2011, Lavras. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Ufla. Lavras: Edufla, 2011. v. 24.

28.
DASCAL, J. B. ; Bruzi, A.T. ; Teixeira, M.C. ; GUIDA, A. C. ; Caldeira, M.D. . Comparação de parâmetros de movimento entre adolescentes, adultos jovens e idosos em uma tarefa motora. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010. v. 5.

29.
Bruzi, A.T. ; DASCAL, J. B. ; Rogatto, P.C.V. ; MARTINS, A. B. ; TURETTA, C. . Interferência de tarefas motoras com diferentes demandas de processamento sobre o tempo de reação: comparação entre adultos e idosos. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010. v. 5.

30.
MORAES, R. ; MAUERBERG-DE CASTRO, E. ; DASCAL, J. B. ; LUCENA, C. ; INÊS DE PAULA, A. . Visual constraint and illusion during haptic stabilization of posture in adults with intellectual disabilities. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010. v. 5.

31.
TURETTA, C. ; MARTINS, A. B. ; Caldeira, M.D. ; Bruzi, A.T. ; DASCAL, J. B. ; Rogatto, P.C.V. . Comparação entre o tempo total da tarefa de coordenação com latas para diferentes grupos etários. In: Reunião Regional da SBPC: Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município, 2010, Lavras. Anais do XXIII CIUFLA, Reunião Regional da SBPC: Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município, 2010. v. 23.

32.
GUIDA, A. C. ; Caldeira, M.D. ; MARTINS, A. B. ; DASCAL, J. B. ; Bruzi, A.T. . Análise do tempo de aproximação ao objeto em uma tarefa de coordenação com latas entre adolescentes, adultos jovens e idosos.. In: XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA, 2010, Lavras. Anais do XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA. Lavras: Edufla, 2010. v. 23.

33.
Caldeira, M.D. ; GUIDA, A. C. ; MARTINS, A. B. ; TURETTA, C. ; DASCAL, J. B. . Comparação de parâmetros temporais de movimento entre idosos, adultos jovens e adolescentes. In: XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA, 2010, Lavras. Anais do XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA. Lavras: Edufla, 2010. v. 23.

34.
SANTOS, G. A. S. ; MARTINS, A. B. ; DASCAL, J. B. ; Rogatto, P.C.V. . Educação Física no ensino infantil: perfil de professores e aulas na cidade de Lavras. In: XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA, 2010, Lavras. Anais do XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA. Lavras: Edufla, 2010. v. 23.

35.
MARTINS, A. B. ; GUIDA, A. C. ; TURETTA, C. ; DASCAL, J. B. ; Bruzi, A.T. . Inteferência de tarefas motoras distintas sobre o tempo de reação de adolescentes, adultos jovens e idosos. In: XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA, 2010, Lavras. Anais do XXIII CIUFLA - Congresso de Iniciação Cientifica da UFLA. Lavras: Edufla, 2010. v. 23.

36.
MAUERBERG-DE CASTRO, E. ; MELO, J.A.C. ; DASCAL, J. B. ; MORAES, R. ; LUCENA, C. ; INÊS DE PAULA, A. ; CAMPBELL, D.F. ; RIGATTO, A. M. . Estabilização háptica da postura com uso de ferramenta não-rígida em participantes com deficiência intelectual. In: 4o. Congresso Internacional de Medicina da Reabilitação da AACD, 2009, São Paulo. Anais do 4o. Congresso Internacional de Medicina da Reabilitação da AACD, 2009. v. 4.

37.
MAUERBERG-DE CASTRO, E. ; DASCAL, J. B. ; Romani, M.F. ; BONI, R. C. ; LUCENA, C. ; RUFINO, L. G. ; CUBA, B. . Informação visual e informação háptica no controle postural de idosos. Ferramentas rígidas e não-rígidas facilitam a execução de tarefas de equilíbrio?. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 3. p. 9-9.

38.
MAUERBERG-DE CASTRO, E. ; LUCENA, C. ; BONI, R. C. ; CUBA, B. ; DASCAL, J. B. ; MORAES, R. . Atenção e informação háptica no controle postural de adultos com deficiência mental: ferramentas não-rígidas facilitam a execução de tarefas de equilíbrio?. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 3. p. 9-9.

39.
SOUZA, J. M. ; DIZ, M. C. R. ; DASCAL, J. B. ; POLANCZYK, S. D. ; BONI, R. C. ; BARELA, J.A. ; MAUERBERG-DE CASTRO, E. . Effects of treadmil training in facilities stepping: a case study. In: International Symposium of Adapted Physical Activity, 2007, Rio Claro. Book of proceedings 16th International Symposium of Adapted Physical Activity. Rio Claro: Sobama, 2007. v. 16. p. 349-350.

40.
MAUERBERG-DE CASTRO, E. ; LUCENA, C. ; CUBA, B. ; BONI, R. C. ; DASCAL, J. B. ; MORAES, R. . The anchor system and postural control of individual with mental retardation. In: International Symposium of Adapted Physical Activity, 2007, Rio Claro. Book of proceedings 16th International Symposium of Adapted Physical Activity. Rio Claro: Sobama, 2007. v. 16. p. 351-352.

41.
SANTIAGO, M. P. ; DASCAL, J. B. . As influências da atividade física regular para um envelhecimento bem sucedido e seus impactos sobre desempenho nas atividades da vida diária. In: Simpósio SESC de Atividades Físicas Adptadas, 2006, São Carlos. Simpósio SESC de Atividades Físicas Adptadas, 2006.

42.
LUCENA, C. ; CUBA, B. ; DASCAL, J. B. ; MAUERBERG-DE CASTRO, E. . Demandas atencionais e de exploração em tarefas de controle postural a partir do uso de um sistema âncora por indivíduos com deficiência mental. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006. v. 3.

43.
SOUZA, J. M. ; DASCAL, J. B. ; MAUERBERG-DE CASTRO, E. . Deficiência motora e o efeito do treino em esteira para aquisição da locomoção: estudo de caso. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006. v. 3.

44.
DASCAL, J. B. ; TEIXEIRA, L.A. . Desempenho motor de idosos: influência da prática motora prévia. In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana & X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro. IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana & X Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro: Motriz, 2005. v. 4.

45.
DASCAL, A. G. ; SANTIAGO, M. P. ; DASCAL, J. B. . Estudo comparativo do equilíbrio corporal de crianças e adultos portadores de deficiência mental. In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana & X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro. IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana & X Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro: Motriz, 2005. v. 4.

46.
CAVICCHIA, M. C. ; COZZANI, M. ; DASCAL, J. B. ; SOUZA, J. M. ; VIVEIROS, F. V. ; Mauerberg-de Castro, E. . Julgamento perceptual de distância em idosos ativos e sedentários. In: VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada: políticas de acessibilidade, 2005, Rio Claro. VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada: políticas de acessibilidade. Rio Claro: Unesp, 2005. v. 6.

47.
Sousa, P. N. ; DASCAL, J. B. ; Lima, E. S. ; TEIXEIRA, L.A. ; MATOS, T. C. S. . Influência da demanda de precisão em tarefas manuais na estabilidade postural. In: III Congresso internacional de Educação Física em motricidade humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003, Rio Claro. Motriz - Revista de Educação Física - UNESP. Riio Claro: Motriz, 2003. v. 9. p. S76-S76.

48.
MEIRA JR., C. M. ; FEDERICI, E. ; XAVIER FILHO, E. ; DASCAL, J. B. ; GIMENEZ, R. . Tempo de reação e tempo de movimento de idosos em uma tarefa manipulativa. In: III Congresso internacional de Educação Física e motricidade humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003, Rio Claro. Motriz - Revista de Educação Física - Unesp. Rio Claro: Motriz, 2003. v. 9. p. S155-S156.

49.
DASCAL, J. B. . Experiência motora de idosos e desempenho em uma tarefa rítmica envolvendo memória e coordenação. In: XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Vida Ativa para o Novo Milênio, 2001, São Paulo. Anais do XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Vida Ativa para o Novo Milênio, 2001. v. 24.

50.
DASCAL, J. B. . Avaliação das variáveis da aptidão física de mulheres idosas participantes de um programa de atividades físicas. In: XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Vida Ativa para o Novo Milênio, 2001, São Paulo. Anais do XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Vida Ativa para o Novo Milênio, 2001. v. 24.

51.
DASCAL, J. B. ; FREUDENHEIM, A.M. . Relação entre conhecimento declarativo e processual em crianças de segunda infância praticantes de tênis. In: VI Simpósio Paulista de Educação Física, 1997, Rio Claro. Anai do VI Simpósio Paulista de Educação Física, 1997. v. 6.

52.
DASCAL, J. B. . Educação Física Escolar Adaptada - Integração na Classe Regular. In: IV Seminário de Educação Física Escolar - Educação Física e Ensino Médio, 1997, São Paulo. Anais do IV Seminário de Educação Física Escolar - Educação Física e Ensino Médio, 1997. v. IV.

53.
DASCAL, J. B. . Evolução e Objetivos Específicos da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental no que se Refere ao Conhecimento do Corpo. In: IV Seminário de Educação Física Escolar - Educação Física e Ensino Médio, 1997, São Paulo. Anais do IV Seminário de Educação Física Escolar - Educação Física e Ensino Médio, 1997. v. 4.

54.
DASCAL, J. B. . Comparação da incidência e magnitude do broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) em adolescentes obesos e asmáticos. In: V Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada, 1994, São Paulo. Anais do V Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada, 1994. v. 5. p. 28-28.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
DASCAL, J. B.;DASCAL, JULIANA BAYEUX2004 DASCAL, J. B. ; TEIXEIRA, L.A. ; Lima, E. S. . Selective maintenance of motor performance in elderly athletes. Journal of sport and exercise psychology, Florida, v. 26, p. S173-S174, 2004.

2.
FRANZONI, M.2004FRANZONI, M. ; DASCAL, J. B. ; TEIXEIRA, L.A. . Are the elderly able to appropriately reprogram their actions. Journal of sport and exercise psychology, Florida, v. 26, p. S186-S186, 2004.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROGATTO, G. P. ; DASCAL, J. B. ; Rogatto, P.C.V. ; Vitorino, M.R. ; Fernandes, S.S. ; Botelho, G. ; Oliveira, F. . PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2010.

2.
DASCAL, J. B. . Parecerista da Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. 2010.

3.
DASCAL, J. B. . Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. 2006.

4.
DASCAL, J. B. . Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adapatada (SOBAMA). 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROGATTO, G. P. ; Teixeira, M.C. ; Rogatto, P.C.V. ; DASCAL, J. B. ; Farias, M.N. . Núcleo Docente Estruturante (NDE). 2010. (Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
CORREA, U. C.; FREUDENHEIM, A.M.; TANI, G.; DASCAL, JULIANA BAYEUX; LAGE, G.. Participação em banca de Priscila Garcia Marques da Rocha. O efeito do controle do aprendiz sobre a auto-observação na aprendizagem motora. 2013. Tese (Doutorado em Biodinâmica do movimento humano) - Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Qualificações de Mestrado
1.
Teixeira, D.C.; SILVA JUNIOR, R. A.; DASCAL, JULIANA BAYEUX. Participação em banca de Maria Amélia Paes Guarido. Hidroginástica para idosos: planejamento, aplicação e orientações metodológicas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Teixeira, D.C.; DASCAL, J. B.; DIB, M. M.. Participação em banca de Ricardo Bernarde Candido.Relação do estado mental no desempenho físico-funcional de mulheres idosas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
OKAZAKI, V. H. A.; MARQUES, I.; DASCAL, J. B.. Participação em banca de Rafaela Ariana Castelani.Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, dança de salão e não praticantes de dança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
Teixeira, D.C.; DASCAL, J. B.; MARQUES, I.. Participação em banca de Priscilla Renata Aparecida de Santana.Mulheres idosas com medo de cair possuem pior desempenho na aptidão funcional?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
Teixeira, D.C.; DASCAL, J. B.; ROMANZINI, C. L. P.. Participação em banca de Fabiane Moura da Silva.Efeitos de dois programas de exercícios físicos na percepção do medo de cair de mulheres idosas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
Teixeira, D.C.; DASCAL, J. B.; ROMANZINI, M.. Participação em banca de Eveling Pedroso de Souza Vicente.Comparação da aptidão física/funcional e a saúde percebida de mulheres idosas conforme a presença de hipertensão arterial e diabetes mellitus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
BOTH, J.; HONORATO, T.; DASCAL, J. B.. Participação em banca de Daniela Mitsuyo Nakano.Noção de responsabilidade profissional de estudantes do curso de Educação Física Bacharelado: a realidade do estágio supervisionado obrigatório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
OKAZAKI, V. H. A.; XAVIER FILHO, E.; DASCAL, JULIANA BAYEUX. Participação em banca de Paulo César Andrean.Efeito da prática com o lado preferido e não preferido sobre a transferência inter-lateral em habilidade motora de sequência de toques de dedos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
Rogatto, P.C.V.; DASCAL, J. B.. Participação em banca de Gislaine Aparecida de Sousa Santos.ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DE ALUNOS FREQUENTES E NÃO FREQUENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras.

9.
Botelho, G.; DASCAL, J. B.. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues.Influência do treinamento de futsal sobre a postura de mulheres atletas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras.

10.
MARQUES JUNIOR, W.; DASCAL, J. B.. Participação em banca de Maíra Borges.O jogo de faz de conta e a formação social da criança: reflexões a partir da observação de crianças de 3 a 4 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
DASCAL, J. B.. Participação em banca de Thiago Luis di Foggi.O professor de Educação Física e ´sua prática´. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
DASCAL, J. B.. Participação em banca de Camila Carla Marchini da Costa.Habilidades motoras fundamentais expressas por crianças de 1a. série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
DASCAL, J. B.. Participação em banca de Fábio Costalonga.Educação Física Escolar: conteúdos e procedimentos de ensino das habilidades motoras fundamentais adotados por professores de ensino fundamental (1a. a 4a. séries), na cidade de São Carlos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
DASCAL, J. B.. Participação em banca de Vivian Carla Araújo e Pereira.Análise das estratégias de ensino-aprendizagem utilizados pelos professores de Educação Física nas aulas para crianças portadoras de deficiência visual de 1a. a 4a. séries do ensino fundamental da rede pública de São Carlos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Santos, S.; Takito, M.Y.; Monteiro, C.B.M.; DASCAL, J. B.; Gobbi, L.T.B.. Membro titular de concurso público para professor adjunto na área de Estudo do comportamento motor de populações especiais. 2010. Escola de Educação Física e Esporte da USP.

2.
Farias, M.N.; Rodrigues, L.A.; Andrade, M.P.; DASCAL, J. B.; Velardi, M.. Membro titular de banca de concurso público para professor adjunto na área de Fundamentos da Educação Física Escolar. 2010. Universidade Federal de Lavras.

3.
ROGATTO, G. P.; GIMENEZ, R.; DASCAL, J. B.. Membro suplente da banca examinadora de concurso público para a classe de Professor Adjunto, regime de trabalho de dedicação exclusiva, do Departamento de Educação Física, área de "Pedagogia da Educação Física e Esporte". 2010. Universidade Federal de Lavras.

4.
Rogatto, P.C.V.; DASCAL, J. B.; Rodrigues, L.A.; Velardi, M.. Membro titular em banca de concurso público para a classe de professor Adjunto, regime de trabalho de dedicação exclusiva, do Departamento de Educação Física, na área de "Ginástica, Dança e Atividades Rítmicas e Expressivas". 2010. Universidade Federal de Lavras.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade.Influência da prática do mini-trampolim sobre o controle postural de mulheres idosas. 2013. (Seminário).

2.
II Semana da Educação Física e do Esporte. 2013. (Encontro).

3.
Naspspa Conference 2012. 2012. (Congresso).

4.
VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2012. (Congresso).

5.
Seminários Internacionais: O campo acadêmico no cenário internacional. 2011. (Seminário).

6.
Simpósio: Assistência Integral e de qualidade a idosos. 2011. (Simpósio).

7.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

8.
IV Congresso internacional de Educação Física e motricidade humana - X Simpósio Paulista de Educação Física. 2007. (Congresso).

9.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. 2007. (Simpósio).

10.
International Symposium of Adapted Physical Activity.Effects of treadmil training facilitate stepping: a case study. 2007. (Simpósio).

11.
III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Demandas atencionais e de exploração em tarefas de controle postural a partir do uso de um sistema âncora por indivíduos com deficiência mental. 2006. (Congresso).

12.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. 2006. (Simpósio).

13.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adptadas.Integração Escolar, Educação Física e o Sistema Esportivo Italiano. 2006. (Simpósio).

14.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adptadas.Tênis de campo adaptado: novas possibilidades para pessoas com necessidades especiais. 2006. (Oficina).

15.
VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. Julgamento perceptual de distância em idosos ativos e sedentários. 2005. (Congresso).

16.
Conversas com quem gosta de Atletismo.Conversas com quem gosta de Atletismo. 2005. (Encontro).

17.
Simpósio sobre o ensino da graduação em Educação Física / II Colóquio de pesquisa qualitativa em motricidade humana: 10 anos do curso de Educação Física da Ufscar.Simpósio sobre o ensino da graduação em Educação Física / II Colóquio de pesquisa qualitativa em motricidade humana: 10 anos do curso de Educação Física da Ufscar. 2004. (Simpósio).

18.
III Congresso internacional de Educação Física e motricidade humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física. III Congresso internacional de Educação Física e motricidade humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).

19.
III Seminário de Comportamento Motor.III Seminário de Comportamento Motor. 2002. (Seminário).

20.
V Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade: "Educação Física e Envelhecimento: perspectivas e desafios".V Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade: "Educação Física e Envelhecimento: perspectivas e desafios". 2002. (Seminário).

21.
XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2001. (Simpósio).

22.
XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Curso sobre Envelhecimento, Atividade Física e Performance. 2001. (Outra).

23.
Simpósio SESC de Medicina Esportiva.Simpósio SESC de Medicina Esportiva. 2000. (Simpósio).

24.
Festival de Jogos Cooperativos.Festival de Jogos Cooperativos. 1999. (Outra).

25.
Educação Física Escolar: Educação Física e o ensino médio.IV Seminário de Educação Física Escolar: Educação Física e o ensino médio. 1997. (Seminário).

26.
VI Simpósio Paulista de Educação Física.VI Simpósio Paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).

27.
V Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada.V Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada. 1994. (Simpósio).

28.
II Seminário de Educação Física Escolar.II Seminário de Educação Física Escolar. 1993. (Seminário).

29.
IV Simpósio Paulista de Educação Física.IV Simpósio Paulista de Educação Física. 1993. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DASCAL, JULIANA BAYEUX . I I Semana da Educação Física e Esporte. 2013. (Outro).

2.
DASCAL, JULIANA BAYEUX . I Semana da Educação Física e Esporte. 2012. (Outro).

3.
DASCAL, J. B. ; Bruzi, A.T. . Ciclo de palestras em Comportamento Motor. 2010. (Outro).

4.
DASCAL, J. B. . VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. 2006. (Congresso).

5.
DASCAL, J. B. . V Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade: Educação Física e Envelhecimento: perspectivas e desafios . 1994. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kauê de Arruda Santos. QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES IDOSAS PRATICANTES DE HIDROGINASTICA. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

2.
Diego Augusto Nascimento Ponce. Análise do controle postural de idosas de diferentes faixas etárias praticantes de atividade física. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Renan Vinicius Nogueira. Efeito da atividade física sobre o desempenho motor de idosos. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Natália Ferraz. Influência do exercício físico na percepção de dor na coluna de mulheres idosas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

2.
Camila Turetta. PREFERÊNCIA LATERAL GLOBAL E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DO VOLEIBOL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

3.
Aloisio Bertoli Martins. CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

4.
Anelise Costa Guida. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

5.
Michelle Drumond Caldeira. TEMPO DE REAÇÃO EM IDOSOS: EFEITO DE TAREFAS PRÉVIAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

6.
Marcelo Peronti Santiago. Monografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

Iniciação científica
1.
Anelise Costa Guida. Análise de parâmetros de movimento de idosos em comparação a adultos jovens. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

2.
Aloisio Bertoli Martins. Interferência de tarefas motoras com alta demanda de processamento sobre o tempo de reação de idosos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

3.
Camila Ianê da Silva. Iniciação científica relacionada ao projeto Atividade Física e Saúde para Idosos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.

Orientações de outra natureza
1.
Victor Lellis Coelho. Tempo de reação de idosos: efeito da demanda de processamento. 2010. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Lavras. Orientador: Juliana Bayeux Dascal.



Outras informações relevantes


Participação no programa de extensão: Intervenção multiprofissional para pessoas idosas, realizada na USE - Unidade Saúde Escola, da Universidade Federal de São Carlos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 7:40:41