Otávio Valério de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9692375990899360
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Tem experiência na área de Medicina Veterinária Clínica e Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais. Atuação profissional na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação Qualittas / UNIP - SP), Mestrado em Medicina Veterinária (Ciências Clínicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Atuação em pesquisas de doenças virais de importância humana e veterinária e identificação de propriedades antivirais em produtos biotecnológicos, flavonóides, substâncias puras sintéticas e extratos de plantas. Desenvolveu pesquisas no pós-doutorado no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE) na área de diagnóstico, vacinas e antivirais para arboviroses de relevância clínica humana. Atualmente ocupa cargo de Diretor Técnico do TECSA Laboratórios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Otávio Valério de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO;CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO DE;CARVALHO, O.V.;OTÁVIO VALÉRIO DE CARVALHO;OTÁVIO VALÉRIO CARVALHO;CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO;CARVALHO, O. V.;DE CARVALHO, OTÁVIO V.;DE CARVALHO, OTAVIO VALÉRIO;DE CARVALHO, OTÁVIO V

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária.
Laboratório de Virologia Molecular Animal
Centro
36571-000 - Vicosa, MG - Brasil
Telefone: (31) 38992912
URL da Homepage: http://www.ufv.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Medicina Veterinária.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Gene therapy and thiopurine drug approaches against canine distemper virus, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Abelardo Silva Júnior.
Coorientador: Lindomar José Pena.
2010 - 2012
Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Avaliação da ação antiviral de diversos flavonóides, extratos vegetais e substâncias puras sintéticas sobre o vírus da cinomose canina,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Paulo Oldemar Scherer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais.
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação Qualittas, QUALITTAS, Brasil.
Título: Cinomose Canina: Aspectos Moleculares, Imunopatogênicos e Terapêuticos.
Orientador: Abelardo Silva Júnior.
2000 - 2005
Graduação em Medicina Veterinária.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde


Formação Complementar


2015 - 2015
Biotecnologia de Vacinas e Antivirais. (Carga horária: 40h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 25
Outras informações
Laboratório de Virologia Animal/Departamento de Veterinária Projeto ?Diagnóstico de Leucose Bovina em Rebanhos Leiteiros e Análise na Qualidade do Leite em Animais Infectados?. Atividades desenvolvidas: - Rotina em Laboratório de Viroogia Animal; - Coleta de amostras de soro sanguíneo e de leite em rebanhos leiteiros; - Diagnóstico de Leucose Bovina pela técnica de Imunodifusão em Ágar-Gel; - Contagem de linfócitos a partir de amostras de animais infectados; - Cultivo de células FLK para inoculação do vírus da Leucose Bovina; - Purificação de antígeno viral; - Padronização de antígeno viral; - Padronização de ELISA para diagnóstico de Leucose Bovina a partir de amostras de soro sanguíneo e de leite; - Análise de parâmetros qualitativos do leite.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Convênio CNPq/UFV, no projeto ?DIAGNÓSTICO DE PNEUMONIA ENZOÓTICA EM GRANJAS PRODUTORAS DE SUÍNOS?, Laboratórios de Virologia Molecular Animal/BIOAGRO e de Virologia Animal/DVT - UFV, sob orientação do Prof. José Lúcio dos Santos. Atividades desenvolvidas: - Revisão bibliográfica; - Rotina de laboratório; - Coleta de amostras de pulmão de suínos e raspagens de tonsilas de suínos; - Extração de DNA; - Realização da técnica de PCR para diagnóstico de Pneumonia Enzoótica.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Laboratório de Virologia Molecular Animal/BIOAGRO Atividades desenvolvidas: - Rotina em Laboratório de Virologia Molecular Animal; - Revisão bibliográfica sobre assuntos ligados ao interesse do laboratório; - Extração de DNA de diferentes tipos de amostras (pulmão, fezes, sangue, tonsilas, entre outros); - Acompanhamento de projetos desenvolvidos no laboratório.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Laboratório de Biotecnologia e Melhoramento Animal/Departamento de Zootecnia Atividades desenvolvidas: - Extração de DNA; - Realização de técnica de PCR.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Setor de Esterilização e Cirurgia de Pequenos Animais/Departamento de Veterinária: Atividades desenvolvidas: - Lavagem, acondicionamento e esterilização de material cirúrgico; - Preparo de sala de cirurgia; - Acompanhamento de cirurgia de pequenos animais e circulante de sala.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Setor de Anatomia/Departamento de Veterinária: Atividades desenvolvidas: - Montagem de esqueleto e peças ósseas isoladas; - Preparo e dissecação de cadáveres e peças úmidas do aparelho locomotor; - Preparo de vísceras dos diferentes aparelhos sob a forma de peças úmidas e secas; - Organização do museu e coleção de peças do Laboratório de Anatomia.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Investigação dos casos de microcefalia: estudo caso-controle
Descrição: Em outubro de 2015 o Ministério da Saúde identificou um aumento notável de casos de microcefalia no estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Até o dia 28 de novembro de 2015, já haviam sido notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 14 unidades federais brasileiras. O maior número de casos foi registrado em Pernambuco com identificação de 646 casos suspeitos de microcefalia a partir de do início de 2015, seguido dos estados de Paraíba (248 casos) e Rio Grande do Norte (79 casos). No dia 10 de novembro 2015 o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para dar maior agilidade às investigações. O presente projeto se propõe a verificar a associação de algumas exposições, entre elas, a infecção pelo vírus zika, durante a gestação com o desenvolvimento de microcefalia e descrever o novo fenótipo e características dos casos estudados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
CONSTRUÇÃO DE PLASMÍDEOS COM SISTEMA DE EXPRESSÃO DE RNA DE INTERFERÊNCIA PARA SILENCIAMENTO GÊNICO DO VÍRUS DA CINOMOSE CANINA
Descrição: Devido às características da doença, à grande importância para a saúde animal e ao impacto econômico de sua infecção na população canina, o vírus da cinomose canina (CDV) é alvo potencial de estudo sobre terapia antiviral. Adicionalmente, apesar de existir vacinas comerciais, a cinomose persiste como uma das doenças canina de maior incidência e mortalidade (Rodeheffer et al., 2007; Martella et al., 2008) tendo seu índice de letalidade inferior somente à raiva. A cinomose não possui droga antiviral específica e o tratamento se dá por administração de medidas de suporte como hidratação, antibióticos para infecções secundárias, polivitamínicos para correção de carências e cuidados profiláticos no ambiente do animal (Beineke et al., 2009). As medidas supracitadas têm por finalidade cessar o declive da imunidade decorrente da associação de fatores imunossupressores e permitir que o organismo do animal se recupere e contenha a infecção. Medidas inespecíficas não atuam diretamente sobre a replicação viral e o resultado desta intervenção indireta é primordialmente dependente da capacidade de reação do animal acometido. O ponto sensível do tratamento de suporte é o fato do organismo do animal estar por muitas vezes debilitado anteriormente à doença, o que agrava o quadro imunossupressivo, favorecendo outras doenças oportunistas como pneumonias (Martella et al., 2008; Beineke et al., 2009). Neste sentido, o grupo de pesquisadores vem realizando estudos na busca de estratégias antivirais contra o vírus da cinomose canina. Dentro deste estudo, alguns compostos polifenólicos foram avaliados e apresentaram ação antiviral viral moderada contra o CDV (Carvalho et al., 2012). Buscando novas estratégias no controle da replicação viral do CDV através de candidatos para terapia antiviral, o silenciamento gênico por RNA de interferência vem mostrando resultados promissores contra replicação do vírus da raiva (Israsena et al., 2009), poxvírus caprino (Zhao et al 2012), vírus da dengue (Alhoot et al., 2012), vírus da hepatite B (Wu et al., 2005), vírus da imunodeficiência humana adquirida %u2013 HIV (Eekels et al., 2012) e influenza vírus (Meliopoulos et al., 2012). A interferência por RNA corresponde a um potente mecanismo de silenciamento gênico pós-transcricional (PTGS) desencadeado por moléculas de RNA dupla-fita (dsRNA). O processo compreende a degradação de sequências homólogas específicas do RNA mensageiro (mRNA) e supressão da atividade traducional (Huppi et al., 2005). Desta forma, o sistema de RNAi demonstra apresentar maior especificidade e versatilidade em relação aos métodos tradicionais de inibição do ciclo de replicação viral, constituindo uma ferramenta promissora nos estudos de terapia gênica contra infecções virais (Kumar, 2008; Shah e Schaffer, 2011). De acordo com a nossa proposta serão realizados o isolamento, sequenciamento e análise filogenética de cepas selagens do CVD. Em seguida, esses resultados serão utilizados como suporte para estudos na inibição seletiva da replicação do vírus da cinomose canina via silenciamento gênico mediada por vetor viral. Contudo, os resultados encontrados desta proposta poderão ser de grande importância para o desenvolvimento de estratégias para o tratamento da cinomose canina por meio da terapia gênica. Desta forma, os objetivos do projeto visam a construção de plasmídeos contendo sequências de RNA de interferência para silenciamento gênico da grande proteína (L) do vírus da cinomose canina em ensaios de inibição replicativa viral in vitro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Silva Júnior, Abelardo - Coordenador / Júlio Crepaldi - Integrante.
2014 - 2015
Avaliação in vitro do potencial antiviral de diversas substâncias sintéticas sobre o Vírus da Cinomose Canina (CDV)
Descrição: Devido à estimativa de que aproximadamente 60% das doenças infecciosas que acomentem populações, nas medicinas humana e animal, em grande parte do mundo são de origem viral e a penas 15% bacteriana, a busca por novos compostos que possam resultar na melhoria da qualidade de vida, tanto profilática quanto curativa de enfermidades virais, é uma grande estratégia que está concentrada na utilização de extratos de metabólitos puros ou sintéticos. A ausência de qualquer agente antiviral específico para o tratamento da cinomose canina e inúmeras outras enfermidades de etiologia viral, leva à intensa procura e desenvolvimento de fármacos que sejam capazes de previnir ou combater estas infecções. Além da grande quantidade de antivirais disponibilizadas no mercado apresentem restrições de uso, reduzido aspectro de ação, utilidade terapêutica limitada, surgimento de cepas resistente e elevado nível de toxidade ao hospedeiro. Nesse contexto, diversas substâncias que possuem uma variada gama de atividades bioativas serão selecionadas e direcionadas como agentes farmacológicos à aplicabilidade terapêutica para o CDV, enfermidade de alpla distribuição mundial com a segunda maior taxa de mortalidade entre as infecções de etiologia viral na Medicina Veterinária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Abelardo Silva Júnior - Coordenador / Juliana Lopes Rangel Fietto - Integrante / Márcia Rogéria de Almeida - Integrante / GUSTAVO COSTA BRESSAN - Integrante / Allan Andrade Rezende - Integrante / Robson Ricardo Teixeira - Integrante.
2012 - 2016
Inibição seletiva da replicação do vírus da cinomose canina via silenciamento gênico mediada por vetor viral

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Abelardo Silva Júnior em 13/09/2016.
Descrição: Devido às características da doença e também à grande importância para a saúde Animal e o impacto econômico de sua infecção na população canina, o vírus da cinomose canina (CDV) é alvo potencial de estudo sobre terapia antiviral. Adicionalmente, apesar de existir vacinas comerciais, a cinomose persiste como uma das doenças canina de maior incidência e mortalidade tendo seu índice de letalidade inferior somente à raiva. Neste sentido o grupo de pesquisadores vem realizando estudos na busca de estratégias antivirais contra o vírus da cinomose canina. Dentro deste estudo, foram testados compostos polifenólicos com ação antiviral moderada contra o CDV. Buscando novas estratégias no controle da replicação do CDV, como candidatos na terapia antiviral, o silenciamento gênico por RNA de interferência vem mostrando resultados promissores contra replicação de vírus de importância veterinária. Também o grupo de pesquisadores vem trabalhando na construção de vetores para a terapia gênica vacinal. Plasmídeos contendo a seqüência que codifica a proteína capsidial do circovirus suíno 2 já foram produzidos e testados em modelos murinos. A associação de conhecimentos na área da pesquisa de substâncias com potencial antiviral contra vírus de interesse veterinário e na construção de vetores para terapia gênica permite o desenvolvimento desta proposta, na qual serão criados vetores virais contendo sequências inibitórias da expressão gênica de proteínas do vírus da cinomose canina. Numa primeira fase desta proposta serão realizados estudos para o isolamento sequências inibitórias da expressão da nucleoproteína (NP). Posteriormente, a seqüência com maior potencial inibitório do ciclo de replicação viral será transferida ao vetor Adenovírus humano 5 (Ad5) e novos testes in vitro de inibição da replicação do CDV com o vetor modificado serão realizados. Espera-se que as seqüências selecionadas apresentem ação sobre a replicação do CDV. Espera-se também, que o vetor de adenovirus contendo o cassete de inibição replicativa possua a capacidade de bloquear o ciclo de infecção do CDV nas células por meio de uma ação antiviral. A longo prazo, espera-se que ao se verificar a ação antiviral in vitro deste vetor recombinante, possam ser realizados estudos experimentais in vivo sobre condições controladas e ensaios experimentais em animais naturalmente infectados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Abelardo Silva Júnior - Coordenador / Márcia Rogéria de Almeida - Integrante / GUSTAVO COSTA BRESSAN - Integrante / Lindomar José Pena - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Avaliação da eficácia antiviral de produtos naturais sobre o vírus Herpesvírus simplex 1
Descrição: Avaliar a atividade antiviral da quercetina, do extratatoetanólico vegetal e do aciclovir sobre o HSV-1. Determinar as concentrações máximas não tóxicas dos compostos para as células Vero; Avaliar in vitro as atividades antivirais dos diferentes compostos em ensaios de pré-infecção (AID); Avaliar in vitro as atividades antivirais dos diferentes compostos em etapas do ciclo de replicação viral (Time of Adittion)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Abelardo Silva Júnior - Integrante / Juliana Lopes Rangel Fietto - Integrante / Márcia Rogéria de Almeida - Coordenador / Caroline Gracielle Torres Ferreira - Integrante / Marisa Alves Nogueira Diaz - Integrante / Daniele Mendes Felix - Integrante / GUSTAVO COSTA BRESSAN - Integrante / Marco Antônio da Silva Campos - Integrante / João Paulo Moreira Rigueira - Integrante.
2011 - 2013
Investigação da ação antiviral de flavonóides, extratos vegetais e substâncias puras sintéticas sobre o vírus da cinomose canina

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Abelardo Silva Júnior em 13/09/2016.
Descrição: Diversas substâncias naturais obtidas de diversos organismos já mostraram atividades antiinflamatória, bactericida e antiviral, entre elas os ácidos fenólicos, alcoóis e flavonóides extraídos de plantas. Essas substâncias são utilizadas no tratamento de sinais clínicos associadas a uma série de vírus que infectam animais e humanos. A cinomose canina não possui um tratamento específico, o tratamento se dá por administração de medicamentos que tentam cessar o declive da imunidade decorrente da associação de fatores imunossupressores. Devido às características da doença e também à grande importância para a saúde animal, o vírus da cinomose é alvo potencial de estudo sobre drogas antivirais. A cinomose, apesar de existir vacinas comerciais, é considerada uma das doenças canina de maior incidência e mortalidade, tendo seu índice de letalidade inferior somente à raiva. Neste projeto será realizado um estudo in vitro de diversos compostos naturais e sintéticos contra o vírus da cinomose canina. Especificamente serão investigados o potencial antiviral de substâncias sintéticas, flavonóides e extratos vegetais sobre o vírus da cinomose canina. Espera-se que os compostos testados apresentem ação sobre a viabilidade das partículas virais. Espera-se também, determinar as diversas fases da infecção viral em que os compostos terão capacidade de bloquear o ciclo de infecção nas células por meio da ação antiviral. Como objetivos futuros os compostos que terão melhores resultados in vitro serão utilizados em ensaios com animais naturalmente infectados atendidos no hospital veterinário do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Abelardo Silva Júnior - Coordenador / Márcia Rogéria de Almeida - Integrante / Marisa Alves Nogueira Diaz - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Avaliação antiviral in vivo de extrato etanólico vegetal e quercetina sobre o herpesvirus equino1 em modelos murinos.
Descrição: Objetivo geral Investigar o potencial antiviral in vivo de extrato etanólico vegetal e quercetina sobre o Herpesvirus equídeo 1 (EHV-1). Objetivos específicos Induzir a infecção por EHV-1 em animais inoculados; Comparar o efeito antiviral das substâncias sobre o EHV-1 in vivo; Determinar a morbidade e a mortalidade dos animais tratados com os antivirais; Avaliar a resposta imunológica dos animais tratados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Abelardo Silva Júnior - Integrante / Juliana Lopes Rangel Fietto - Integrante / Márcia Rogéria de Almeida - Coordenador / Caroline Gracielle Torres Ferreira - Integrante / Tânia Toledo de Oliveira - Integrante / Marcus Rebouças Santos - Integrante / Marisa Alves Nogueira Diaz - Integrante / Daniele Mendes Felix - Integrante / GUSTAVO COSTA BRESSAN - Integrante.
2002 - 2004
Diagnóstico molecular de pneumonia enzoótica em granjas produtoras de suínos.
Descrição: Padronizar técnicas de diagnóstico molecular para pneumonia enzoótica antemorte em suínos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Coordenador / Mauro Pires Moraes - Integrante / Márcia Rogéria de Almeida - Integrante / José Lúcio dos Santos - Integrante / Felipe Silva Monnerat - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2016
Produção de agentes biológicos de natureza antiviral contra a cinomose canina
Descrição: Devido às características da doença e também à grande importância para a saúde Animal e o impacto econômico de sua infecção na população canina, o vírus da cinomose canina (CDV) é alvo potencial de estudo sobre terapia antiviral. Adicionalmente, apesar de existir vacinas comerciais, a cinomose persiste como uma das doenças canina de maior incidência e mortalidade tendo seu índice de letalidade inferior somente à raiva. Neste sentido, pesquisadores da UFV juntamente com empresa Vencofarma estão desenvolvendo um agente terapêutico contra a cinomose canina. Desta forma, este projeto visa selecionar e construir vetor adenoviral contendo sequências de interferência na expressão gênica e replicação do vírus da cinomose canina in vitro..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otávio Valério de Carvalho - Integrante / Abelardo Silva Júnior - Coordenador / Juliana Lopes Rangel Fietto - Integrante / Márcia Rogéria de Almeida - Integrante / GUSTAVO COSTA BRESSAN - Integrante / Lindomar José Pena - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Doenças Infecciosas de Animais.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal/Especialidade: Clínica Cirúrgica Animal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO2018DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; FÉLIX, DANIELE MENDES ; DE OLIVEIRA, RONALDO NASCIMENTO ; SEABRA, GUSTAVO ; JÚNIOR, ABELARDO SILVA ; PENA, LINDOMAR JOSÉ . Response to -On the antiviral activity and developmental toxicity of 6-methylmercaptopurine (6-MMPr)- and -Acceleration with the brakes on?-. INTERNATIONAL JOURNAL OF ANTIMICROBIAL AGENTS, v. XX, p. XX, 2018.

2.
CAMPOS, TÚLIO DE LIMA2018CAMPOS, TÚLIO DE LIMA ; DURÃES-CARVALHO, RICARDO ; REZENDE, ANTONIO MAURO ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; KOHL, ALAIN ; WALLAU, GABRIEL LUZ ; PENA, LINDOMAR JOSÉ . Revisiting Key Entry Routes of Human Epidemic Arboviruses into the Mainland Americas through Large-Scale Phylogenomics. International Journal of Genomics, v. 2018, p. 1-9, 2018.

3.
FERREIRA, HANNA CAROLINA CAMPOS2018FERREIRA, HANNA CAROLINA CAMPOS ; CAMPOS, MATEUS GANDRA ; VIDIGAL, PEDRO MARCUS PEREIRA ; SANTOS, MARCUS REBOUÇAS ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; BRESSAN, GUSTAVO COSTA ; FIETTO, JULIANA LOPES RANGEL ; DA COSTA, EDUARDO PAULINO ; ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; Silva Júnior, Abelardo . Latent bovine herpesvirus 1 and 5 in milk from naturally infected dairy cattle. JOURNAL OF VETERINARY MEDICAL SCIENCE, v. 80, p. 1787-1790, 2018.

4.
FERREIRA, CAROLINE GRACIELLE TORRES2018FERREIRA, CAROLINE GRACIELLE TORRES ; CAMPOS, MATEUS GANDRA ; FELIX, DANIELE MENDES ; SANTOS, MARCUS REBOUÇAS ; CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO DE ; DIAZ, MARISA ALVES NOGUEIRA ; FIETTO, JULIANA LOPES RANGEL ; BRESSAN, GUSTAVO COSTA ; SILVA-JÚNIOR, ABELARDO ; ALMEIDA, Márcia Rogéria de . Evaluation of the antiviral activities of Bacharis dracunculifolia and quercetin on Equid herpesvirus 1 in a murine model. RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE, v. 120, p. 70-77, 2018.

5.
DE CARVALHO, OTAVIO VALÉRIO2017DE CARVALHO, OTAVIO VALÉRIO; FÉLIX, DANIELE MENDES ; DE MENDONÇA, LEILA RODRIGUES ; DE ARAÚJO, CATARINA MARIA CATALDI SABINO ; FRANCA, RAFAEL FREITAS DE OLIVEIRA ; CORDEIRO, MARLI TENÓRIO ; JÚNIOR, ABELARDO SILVA ; PENA, LINDOMAR JOSÉ . The thiopurine nucleoside analogue 6-methylmercaptopurine riboside (6MMPr) effectively blocks zika virus replication. INTERNATIONAL JOURNAL OF ANTIMICROBIAL AGENTS, v. xx, p. xx, 2017.

6.
CASTANHA, PRISCILA M S2017CASTANHA, PRISCILA M S ; NASCIMENTO, EDUARDO J M ; BRAGA, CYNTHIA ; CORDEIRO, MARLI T ; DE CARVALHO, OTÁVIO V ; DE MENDONÇA, LEILA R ; AZEVEDO, ELISA A N ; FRANÇA, RAFAEL F O ; DHALIA, RAFAEL ; MARQUES, ERNESTO T A . Enhancement of Zika Infection by Dengue-Specific Antibodies Does Not Alter the Production of Interleukin 6 in FcγRII-Expressing K562 Cells. JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES, v. 216, p. 614-615, 2017.

7.
CAVICCHIOLI, VALÉRIA QUINTANA2017CAVICCHIOLI, VALÉRIA QUINTANA ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; DE PAIVA, JANINE CERQUEIRA ; TODOROV, SVETOSLAV DIMITROV ; JÚNIOR, ABELARDO SILVA ; NERO, LUÍS AUGUSTO . Inhibition of Herpes simplex virus 1 and Poliovirus (PV-1) by bacteriocins from Lactococcus lactis subsp. lactis and Enterococcus durans strains isolated from goat milk. INTERNATIONAL JOURNAL OF ANTIMICROBIAL AGENTS, v. 51, p. 33-37, 2017.

8.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO;CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO DE;CARVALHO, O.V.;OTÁVIO VALÉRIO DE CARVALHO;OTÁVIO VALÉRIO CARVALHO;CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO;CARVALHO, O. V.;DE CARVALHO, OTÁVIO V.;DE CARVALHO, OTAVIO VALÉRIO;DE CARVALHO, OTÁVIO V2017DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; FÉLIX, DANIELE MENDES ; DE CAMARGO TOZATO, CLAUDIA ; FIETTO, JULIANA LOPES RANGEL ; DE ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; BRESSAN, GUSTAVO COSTA ; PENA, Lindomar José ; SILVA JÚNIOR, A. . 6-methylmercaptopurine riboside, a thiopurine nucleoside with antiviral activity against canine distemper virus in vitro. Virology Journal, v. 14, p. 1-8, 2017.

9.
CASTANHA, PRISCILA MS2016CASTANHA, PRISCILA MS ; NASCIMENTO, EDUARDO J. M. ; CYNTHIA, BRAGA ; CORDEIRO, MARLI T. ; DE CARVALHO, OTÁVIO V. ; DE MENDONÇA, LEILA R ; AZEVEDO, ELISA AN ; FRANÇA, RAFAEL FO ; RAFAEL, DHALIA ; MARQUES, ERNESTO TA . Dengue virus (DENV)-specific antibodies enhance Brazilian Zika virus (ZIKV) infection. The Journal of Infectious Diseases, v. xx, p. jiw638, 2016.

10.
SANTOS, M. R.2014SANTOS, M. R. ; FERREIRA, H. C. C. ; CARVALHO, O. V. ; NASCIMENTO, V. A. ; SOARES-MARTINS, J. A. P. ; COSTA, E. P. ; ALMEIDA, M. R. ; Silva Júnior, A. . Surveillance of neutralizing antibodies against bovine herpesvirus 1 in cattle herds from different farming property systems. Bioscience Journal (UFU. Impresso), v. 30, p. 803-809, 2014.

11.
CARVALHO, O.V.2014CARVALHO, O.V.; Saraiva, G.L. ; FERREIRA, H.C.C. ; FELIX, D. M. ; Fietto, J.L.R. ; BRESSAN, G. C. ; Almeida, M.R. ; Silva Júnior, A. . In-vitro antiviral efficacy of ribavirin and interferon-alpha against canine distemper virus. Canadian Journal of Veterinary Research, v. 78, p. 283-289, 2014.

12.
FERREIRA, C.G.T.2013FERREIRA, C.G.T. ; Bezerra, A.C.D.S. ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; Almeida, M.R. ; Siqueira, C.L.M. . First occurrence of Amblyomma ovale in the State of Rio Grande do Norte, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Impresso), v. 22, p. 167-170, 2013.

13.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO2013DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; OLIVEIRA, F. S. ; Saraiva, G.L. ; Botelho, C.V. ; SANTOS, M. R. ; Silva Júnior, A. ; Almeida, M.R. . Potencial antiviral da quercetina sobre o parvovírus canino. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 65, p. 353-358, 2013.

14.
CARVALHO, O.V.2013 CARVALHO, O.V.; Botelho, C.V. ; FERREIRA, C.G.T. ; FERREIRA, H.C.C. ; SANTOS, M.R. ; DIAZ, M.A.N. ; Oliveira, T.T. ; SOARES-MARTINS, J.A.P. ; Almeida, M.R. ; Silva Júnior, A. . In vitro inhibition of canine distemper virus by flavonoids and phenolic acids: Implications of structural differences for antiviral design. Research in Veterinary Science, v. 95, p. 717-724, 2013.

15.
FERREIRA, CAROLINE GRACIELLE TORRES2013FERREIRA, CAROLINE GRACIELLE TORRES ; MAFRA, CLÁUDIO ; BEZERRA, ANA CARLA DIÓGENES SUASSUNA ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; SILVA, ABELARDO ; DE ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA . Campanulotes compar (Burmeister, 1838) (Phthiraptera: Ischnocera) in chickens (Gallus gallus domesticus) from Rio Grande do Norte State, Brazil. The reemergence of an ectoparasite?. Veterinary Parasitology (Print), v. 195, p. 203-204, 2013.

16.
2Silva Júnior, Abelardo2012Silva Júnior, Abelardo ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; BULOS, L.H.S. ; Fietto, J.L.R. ; MORAES, M. P. ; Almeida, M.R. . Porcine Circovirus 2: Immunopathogenesis and Recent Developments in Vaccines. World Journal of Vaccines, v. 02, p. 96-104, 2012.

17.
1DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO2012 DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; BOTELHO, CLARISSE VIEIRA ; FERREIRA, CAROLINE GRACIELLE TORRES ; SCHERER, PAULO OLDEMAR ; SOARES-MARTINS, JAMÁRIA ADRIANA PINHEIRO ; ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; Silva Júnior, Abelardo . Immunopathogenic and Neurological Mechanisms of Canine Distemper Virus. Advances in Virology, v. 2012, p. 1-10, 2012.

18.
PINHEIRO, ALBANNO LEONARD BRAZ CAMPOS2012PINHEIRO, ALBANNO LEONARD BRAZ CAMPOS ; BULOS, LUIZ HENRIQUE SILVA ; ONOFRE, THIAGO SOUZA ; DE PAULA GABARDO, MICHELLE ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; FAUSTO, MARIANA COSTA ; GUEDES, ROBERTO MAURÍCIO CARVALHO ; DE ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; SILVA, ABELARDO . Verification of natural infection of peridomestic rodents by PCV2 on commercial swine farms. Research in Veterinary Science, v. 94, p. 764-768, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; Botelho, C.V. ; FERREIRA, C.G.T. ; Scherer, P.O. ; Silva Júnior, A. . Atividade Antiviral de Flavonoides Contra o Vírus da Cinomose Canina In Vitro. In: ll Mostra de Trabalhos da Medicina Veterinária, 2011, Seropédica. ll Mostra de Trabalhos da Medicina Veterinária, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OTÁVIO VALÉRIO CARVALHO; FÉLIX, DANIELE MENDES ; DE CAMARGO TOZATO, CLAUDIA ; DE ARAÚJO, CATARINA MARIA CATALDI SABINO ; FIETTO, JULIANA LOPES RANGEL ; ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; BRESSAN, GUSTAVO COSTA ; PENA, LINDOMAR JOSÉ ; JÚNIOR, ABELARDO SILVA . 6-METHYLMERCAPTOPURINE RIBOSIDE, A THIOPURINE NUCLEOSIDE WITH ANTIVIRAL ACTIVITY AGAINST CANINE DISTEMPER VIRUS IN VITRO. In: XXVIII Brazilian Congress of Virology & XII Mercosur Meeting of Virology, 2017, Belo Horizonte - MG. XXVIII Brazilian Congress of Virology & XII Mercosur Meeting of Virology, 2017.

2.
FÉLIX, DANIELE MENDES ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; DE MENDONÇA, LEILA RODRIGUES ; DE ARAÚJO, CATARINA MARIA CATALDI SABINO ; FRANÇA, RAFAEL FO ; CORDEIRO, MARLI TENÓRIO ; JÚNIOR, ABELARDO SILVA ; PENA, LINDOMAR JOSÉ . A THIOPURINE NUCLEOSIDE ANALOGUE INHIBITS ZIKA VIRUS INFECTION IN VITRO. In: XXVIII Brazilian Congress of Virology & XII Mercosur Meeting of Virology, 2017, Belo Horizonte - MG. XXVIII Brazilian Congress of Virology & XII Mercosur Meeting of Virology, 2017.

3.
PAIVA, J. C. ; CARVALHO, O. V. ; Fietto, J.L.R. ; ALMEIDA, M. R. ; TEIXEIRA, R. R. ; Silva Júnior, A. ; BRESSAN, G. C. . Splicing regulatory serine arginine rich protein kinases (SRPKs) inhibition as strategy to control bovine herpesvirus infection. In: 23o Congresso Internacional da 'International Union for Biochemistry and Molecular Biology IUBMB' e 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2015, Foz do Iguaçu. 23o Congresso Internacional da 'International Union for Biochemistry and Molecular Biology IUBMB' e 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2015.

4.
FERREIRA, H.C.C. ; SCATAMBURLO, T. M. ; CAMPOS, M. G. ; VIDIGAL, P. M. P. ; SANTOS, M. R. ; CARVALHO, O. V. ; BRESSAN, G. C. ; Fietto, J.L.R. ; MOREIRA, M. A. S. ; ALMEIDA, M. R. ; Silva Júnior, A. . Eliminação de Bovine herpesvirus 1 e 5 no leite e sua implicação na caracterização da infecção nas fases produtiva e latente em vacas naturalmente infectadas. In: Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária, 2014, Viçosa. Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária, 2014.

5.
FERREIRA, H. C. C. ; LEITE, R. A. S. ; CAMPOS, M. G. ; BARBOSA-STANCIOLI, E. F. ; BARBOSA, A. A. S. ; GASPARINI, M. R. ; SANTOS, M.R. ; CARVALHO, O. V. ; ALMEIDA, M. R. ; Silva Júnior, A. . Estímulo da excreção de Herpesvírus Bovino tipo 1 e da resposta humoral por níveis elevados de cortisol em vacas leiteiras naturalmente infectadas. In: Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária, 2014, Viçosa. Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária, 2014.

6.
PAIVA, J. C. ; CARVALHO, O. V. ; Fietto, J.L.R. ; ALMEIDA, M. R. ; TEIXEIRA, R. R. ; Silva Júnior, A. ; BRESSAN, G. C. . Pharmacologic inhibition of serine arginine protein kinases (SRPKs) impairs Bovine herpesvirus 1 replication. In: III Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular, 2014. III Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular, 2014.

7.
MIRANDA, J. L. ; CARVALHO, O. V. ; Silva Júnior, A. . Construção de Plasmídeos com Sistema de Expressão de RNA de Interferência para Silenciamento Gênico do Vírus da Cinomose Canina. In: Simpósio de Integração Acadêmica. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2014, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2014.

8.
PAIVA, J. C. ; BRESSAN, G. C. ; CARVALHO, O. V. ; Silva Júnior, A. ; ALMEIDA, M. R. ; Fietto, J.L.R. . Efeito antiviral da inibição específica de cinases reguladoras de splicing na infecção pelo Bovine herpesvirus 1. In: Simpósio de Integração acadêmica, 2013. Simpósio de Integração acadêmica, 2013.

9.
Silva Júnior, A. ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; Botelho, C.V. ; Saraiva, G.L. ; FERREIRA, C.G.T. ; Scherer, P.O. ; Oliveira, T.T. ; Almeida, M.R. . Antiviral activity of flavonoids and phenolic acids against canine distemper virus. In: 31st Annual Meeting - American Society for Virology, 2012, Madison. American Society for Virology, 31st Annual Meeting, Scientific Program & Abstracts, 2012.

10.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; Saraiva, G.L. ; Botelho, C.V. ; FERREIRA, C.G.T. ; Scherer, P.O. ; Oliveira, T.T. ; Almeida, M.R. ; Silva Júnior, A. . Antiviral Acitvity of Flavonoids and Phenolic Acids Against Canine Distemper Virus. In: XXlll Congresso Brasileiro de Virologia e Vll Encontro de Virologia do Mercosul, 2012, Foz do Iguaçu. XXlll Congresso Brasileiro de Virologia e Vll Encontro de Virologia do Mercosul, 2012.

11.
Saraiva, G.L. ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; Botelho, C.V. ; CARVALHO, F. G. S. ; Scherer, P.O. ; COSTA, P. R. S. ; Almeida, M.R. ; Silva Júnior, A. . Interference in the Replicative Mechanism of Alpha Interferon and Ribavirin on the Canine Distemper Virus. In: XXll Encontro Nacional de Virologia e Vl Encontro de Virologia do Mercosul, 2011, Atibaia. XXll Encontro Nacional de Virologia e Vl Encontro de Virologia do Mercosul, 2011.

12.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; Scherer, P.O. ; Silva Júnior, A. . Atividade Antiviral de Substâncias Naturais e Compostos Sintéticos Sobre o Vírus da Cinomose Canina. In: Vl Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2011, Seropédica. Vl Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2011.

13.
Saraiva, G.L. ; Silva Júnior, A. ; DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO ; CARVALHO, F. G. S. ; BOTELHO, CLARISSE VIEIRA ; ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA . Avaliação da Ação Antiviral da Vitamina A, Interferon Humano Recombinante e Ribavirina In Vitro Sobre o Vírus da Cinomose Canina. In: Simpósio de Integração Acadêmica (SIA UFV / 2011), 2011, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2011.

14.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO; Scherer, P.O. ; Silva Júnior, A. . Avaliação da ação antiviral de diversos flavonóides, extratos vegetais e substâncias puras sintéticas sobre o vírus da cinomose canina. In: V FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ, 2010, Seropédica. V Fórum de Pós-Graduação da UFRRJ, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO DE. Uso do PCR Real Time nos diagnósticos de infecções: passo a passo de quando solicitar e como interpretar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO DE. Novos conceitos no diagnóstico da cinomose tardia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OTÁVIO VALÉRIO DE CARVALHO. Novos Métodos de Diagnóstico de Hemoparasitoses em Animais de Companhia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OTÁVIO VALÉRIO CARVALHO. Abordagem Diagnóstica da Cinomose Canina em Pacientes Neurológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OTÁVIO VALÉRIO CARVALHO. Cinomose Canina: Imunopatologia, Aspectos Neurológicos e Terapêuticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OTÁVIO VALÉRIO DE CARVALHO. Novas Terapias da Cinomose. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Silva Júnior, A. ; CARVALHO, O. V. . Desenvolvimento de biológico para empresa Vencofarma Laboratório Ltda. 2013.

Produtos tecnológicos
1.
Silva Júnior, A. ; CARVALHO, O. V. . Antiviral contra cinomose canina. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, O. V.. Vll Curso de Formação em Neurologia Veterinária - Introdução à Cinomose. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CARVALHO, O. V.. Vll Curso de Formação em Neurologia de Pequenos Animais - Mecanismos Neuroimunológicos da Cinomose. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CARVALHO, O. V.. Vll Curso de Formação em Neurologia de Pequenos Animais - Manifestações Clínicas da Cinomose. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CARVALHO, O. V.. Vll Curso de Formação em Neurologia de Pequenos Animais - Diagnóstico da Cinomose. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CARVALHO, O. V.. Vll Curso de Formação em Neurologia Veterinária - Terapêutica da Cinomose. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CARVALHO, O.V.. ll Curso de Especialização em Neurologia em cães e gatos - Cinomose em neurologia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CARVALHO, O.V.. lll Curso Intensivo de Neurologia de Pequenos Animais - Doenças Infecciosas nos pequenos animais. 2015. .

8.
CARVALHO, O. V.. Vl Curso de Formação em Neurologia de Pequenos Animais - Cinomose: Aspectos Imunológicos e Clínicos da Doença. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO. lll Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular - Cultivo Celular. 2013. .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Silva Júnior, A. ; DIAZ, M. A. N. ; ALMEIDA, M. R. ; CARVALHO, O. V. ; FERREIRA, C.G.T. ; FERREIRA, H. C. C. ; SANTOS, M. R. . Composições farmacêuticas a base de extratos de Baccharis trimera e uso destas na preparação de agentes terapêuticos para prevenção e controle da cinomose canina. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI102012032588, título: "Composições farmacêuticas a base de extratos de Baccharis trimera e uso destas na preparação de agentes terapêuticos para prevenção e controle da cinomose canina" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 22/12/2012

2.
 Almeida, M.R. ; Silva Júnior, A. ; DIAZ, M. A. N. ; Fietto, J.L.R. ; BRESSAN, G. C. ; Oliveira, T.T. ; FERREIRA, C.G.T. ; CARVALHO, O.V. . Formulação Farmacêutica Antiviral a Base de Quercetina Para Controle do Herpesvírus Equino 1 ( Equid herpesvirus 1 - EHV1). 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102013032720, título: "Formulação Farmacêutica Antiviral a Base de Quercetina Para Controle do Herpesvírus Equino 1 ( Equid herpesvirus 1 - EHV1)" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 19/12/2013

3.
 BRESSAN, G. C. ; TEIXEIRA, R. R. ; Silva Júnior, A. ; Fietto, J.L.R. ; ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; NEVES, M. M. ; SIQUEIRA, R. P. ; MOREIRA, G. A. ; PAIVA, J. C. ; LIMA, G. D. A. ; BARROS, M. V. A. ; VIOL, L. C. S. ; CARVALHO, O.V. ; SANTOS, M. R. ; ASSAO, V. S. ; GONCALVES, V. H. S. ; LOTERIO, R. K. ; BARBOSA, E. A. A. ; PEREIRA, H. S. . COMPOSTO, COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS E USOS DESSES. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160293294, título: "COMPOSTO, COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS E USOS DESSES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/12/2016



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAIVA, M. H. S.; WALLAU, G. L.; CARVALHO, O. V.. Participação em banca de Larissa Krokovsky.Detecção Molecular de Arbovírus em Mosquitos do Gênero Aedes e Culex em Duas Regiões do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Silva, A.S.A.; OTÁVIO VALÉRIO CARVALHO; Silva, M.D.. Participação em banca de Isac Junior Valério de Almeida.Cinomose Canina - Revisão de Literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
39° Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA e XV Congresso Internacional FIAVAC. 2018. (Congresso).

2.
38° Congresso Nacional da ANCLIVEPA. DERMATITE ATÓPICA E OS PRINCIPAIS ALÉRGENOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DA ALERGIA EM CÃES. 2017. (Congresso).

3.
Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/UFV.Avaliador de Apresentação de Painel. 2014. (Simpósio).

4.
Curso de Bioquímica Clínica Veterinária. 2013. (Outra).

5.
Curso de Clonagem. 2013. (Outra).

6.
Curso de Estatística Experimental no GENES. 2013. (Outra).

7.
Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/UFV.Avaliador de Apresentação de Painel. 2012. (Simpósio).

8.
XXlll Congresso Brasileiro de Virologia e Vll Encontro de Virologia do Mercosul. Antiviral Activity of Flavonoids and Phenolic Acids Against Canine Distemper Virus. 2012. (Congresso).

9.
ll Mostra de Trabalhos da Medicina Veterinária.Atividade Antiviral de Flavonoides Contra o Vírus da Cinomose Canina In Vitro. 2011. (Outra).

10.
VI Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.Atividade Antiviral de Substâncias Naturais e Compostos Sintéticos Sobre o Vírus da Cinomose Canina. 2011. (Outra).

11.
XXll Encontro Nacional de Virologia e Vl Encontro de Virologia do Mercosul. Interference in the Replicative Mechanism of Alpha Interferon and Ribavirin on the Canine Distemper Virus. 2011. (Congresso).

12.
V FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ.Avaliação da ação antiviral de diversos flavonóides, extratos vegetais e substâncias puras sintéticas sobre o vírus da cinomose canina. 2010. (Outra).

13.
XXVI Encontro de Médicos Veterinários dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. 2005. (Encontro).

14.
Ciclo de Palestras em Saúde Pública e Produção Animal. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE CARVALHO, OTÁVIO VALÉRIO. I Simpósio de Cirurgia Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2010. (Outro).



Inovação



Patente
1.
 Silva Júnior, A. ; DIAZ, M. A. N. ; ALMEIDA, M. R. ; CARVALHO, O. V. ; FERREIRA, C.G.T. ; FERREIRA, H. C. C. ; SANTOS, M. R. . Composições farmacêuticas a base de extratos de Baccharis trimera e uso destas na preparação de agentes terapêuticos para prevenção e controle da cinomose canina. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI102012032588, título: "Composições farmacêuticas a base de extratos de Baccharis trimera e uso destas na preparação de agentes terapêuticos para prevenção e controle da cinomose canina" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 22/12/2012

2.
 BRESSAN, G. C. ; TEIXEIRA, R. R. ; Silva Júnior, A. ; Fietto, J.L.R. ; ALMEIDA, MÁRCIA ROGÉRIA ; NEVES, M. M. ; SIQUEIRA, R. P. ; MOREIRA, G. A. ; PAIVA, J. C. ; LIMA, G. D. A. ; BARROS, M. V. A. ; VIOL, L. C. S. ; CARVALHO, O.V. ; SANTOS, M. R. ; ASSAO, V. S. ; GONCALVES, V. H. S. ; LOTERIO, R. K. ; BARBOSA, E. A. A. ; PEREIRA, H. S. . COMPOSTO, COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS E USOS DESSES. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160293294, título: "COMPOSTO, COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS E USOS DESSES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/12/2016




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 4:39:13