Ivete Cevallos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3836141957548318
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Fundação Educacional de Votuporanga (1982), graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992),Especialista em Modelagem Matemática (1997) pela UNEMAT/UNICAMP; mestrado em Educação pela Universidade São Francisco - Itatiba (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com estágio na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-doutora pela Universidade Federal de Rondonópolis com estágio Universidade de Sevilha, Espanha. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando com estágio supervisionado.Temas de pesquisa: licenciatura parceladas, professor formador de Matemática, professor pesquisador, profissionalidade docente;formação do professor e professor principiante. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivete Cevallos
Nome em citações bibliográficas
Soares, I.C.;Cevallos, I

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.
Avenida São João, S/N
Cavalhada
78200000 - Cáceres, MT - Brasil
Telefone: (65) 32210510
Fax: (65) 32210516
URL da Homepage: http://www.unemat.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: João Pedro da Ponte).
Título: O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e o desenvolvimento profissional de professores: um desafio institucional, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Laurizete F. Passos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professor Pesquisador; Formação do Professor; desenvolvimento profissional; Relação teoria e prática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: A Formação do Professor em Exercício: Uma Análise da Licenciatura Plena Parcelada em Matemática na UNEMAT,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Profa Dra. Adair Mendes Nacarato.
1997 - 1998
Especialização em Modelagem Matemática Em Ensino Aprendizagem. (Carga Horária: 405h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
1990 - 1992
Graduação em Física.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1980 - 1982
Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática.
Fundação Educacional de Votuporanga, FEV, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Mato Grosso - Rondonópolis, UFMTCUR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2013 - 2013
1º Encontro Formação de Professores UAB. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Ferramentas do SPSS e a Análise Estatística. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Inglês Instrumental: leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Francês Instrumental para pós-Graduandos - Nível. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Francês Instrumental para pós-Graduandos - Nível. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Formação Cont. de Prof. da Ed. Jovens e Adultos. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
1997 - 1997
Metod. p/Ens. Mat. sob o Ponto de vista Heurístico. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
1997 - 1997
Matemática Hoje Rumo Ao Século XXI. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
1994 - 1994
Proposta Altern. P/ o Ens. Álgebra c/ Aux. Mat.. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual do ensino /fundamental e médio Senador Mário Motta, E.E SEN. M. MOTT, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 30

Atividades

8/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado de Mato Grosso, .

8/1995 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Física Geral e Experimental I e II
Fundamentos da Matemática Elementar I
Instrumentação para o Ensino da Matemática II
Matemática Aplicada
Prática do Ensino da Matemática I e II
7/2006 - 8/2006
Ensino, Licenciatura Plena Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II (Núcleo Pedagógico de Vila Rica - Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas)
4/2002 - 4/2002
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica (Curso de Extensão de Lucas do Rio Verde do Programa Interinstitucional de Qualificação Docente - Lic. Plenas Modulares)
2/2001 - 12/2001
Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Ensino e Extensão.

Cargo ou função
Assessora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino e Extensão/UNEMAT.


Linhas de pesquisa


1.
Docência Universitária
2.
Formação de Professores Universitários


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Embates e desafios do professor principiante em contexto de atuação: desenvolvimento profissional a partir de práticas compartilhadas e da produção de narrativas
Descrição: O projeto consta de uma abordagem qualitativa e será desenvolvida com professores da Educação Básica das escolas pública da cidade de Cáceres e municípios circunvizinhos ? Mato Grosso - e que tenham até três anos de exercício na profissão. O processo metodológico da pesquisa será pautado na análise das narrativas dos professores, entrevistas e em momentos de compartilhamento entre pesquisador e professores, e num segundo momento, a partir dos dados coletados propor intervenções considerando a especificidade de cada professor.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .

Integrantes: Ivete Cevallos - Coordenador / Josimar de Sousa - Integrante / Cristiane Santana da Silva - Integrante / Camila José Galindo - Integrante / Rozilene de Moraes Sousa - Integrante / Rosimeire de Matos Barbosa Santos - Integrante / Thiago Roberto Peroza - Integrante.
2005 - Atual
Curriculo e Docência do Ensino Superior Universitário: Uma Praxis Educativa em Construção
Descrição: Grupo de Pesquisa: "Formação de Professores e a Docência do Ensino Superior".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Ivete Cevallos - Integrante / João Severino Filho - Integrante / Laudemir Luiz Zart - Integrante / Celma Ramos Evangelista - Integrante / Claudete Inês Sroczynski - Integrante / Heloisa Salles Gentil - Integrante / Loriége Pessoa Bitencourt - Coordenador / Vera Lúcia Vieira de Camargo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Program Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Os licenciandos são acompanhados por um supervisor, professor da escola onde estão inseridos e pelo professor coordenador da Universidade. São desenvolvidas várias atividades, desde reforço para os alunos que apresentam dificuldades, realização de seminários, elaboração de projeto a partir de um problema detectado pelos licenciandos com apoio da supervisora e da coordenação, implementação do projeto na escola a partir de uma fundamentação teorica e elaboração de artigos ou relato de experiência vinculados à experiência vivendiada por esses pibidianos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .

Integrantes: Ivete Cevallos - Coordenador / Márcia Cristina Dal Toé - Integrante.
2014 - Atual
Ensino de Ciências e Matemática
Descrição: Este curso busca atender ás necessidades mais imediatas do professor da educação básicaque se encontra em pleno exercício profissional, possibilitando atualização dos conhecimentos para fomentar dinâmicas de aulas, produção de saberes e reavaliação da identidade docene.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ivete Cevallos - Integrante / Loriége Pessoa Bitencourt - Integrante / Josimar de Sousa - Coordenador / Marcos Francisco Borges - Integrante / Vitérico Jabur Maluf - Integrante / Mauro Viegas da Silva - Integrante / José Marcelo Pontes - Integrante / Celso Fanaia Teixeira - Integrante.
2012 - Atual
Revelando Novos Talentos
Descrição: Esse projeto Iniciação científica no Pantanal foi proposto com objetivo despertar o interesse dos estudantes do ensino fundamental e Médico e do público em geral pelas ciência. constitui-se de uma série de atividades investigativas e experimentais abrangendo diversos assuntos interessantes nas diferentesareas do conhecimento como física, matemática, história, desenho e topografia, geoprocessamento, informática, agricultura, ente outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Ivete Cevallos - Coordenador / Josimar de Sousa - Integrante / Marcos Francisco Borges - Integrante / Vitérico Jabur Maluf - Integrante / Rita de Cássia Pereira Borges - Integrante.
2011 - Atual
Ensino de Matemática e de Ciências - conteúdos, fundamentos e tendências
Descrição: Curso de Especialização em Ensino de Matemática e Ciências - como atividade acadêmica e profissional, que se insere no contexto de Formação continuada da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da da UNEMAT, com ênfase, especialmente, nas áreas de Educação, Ensino da Matemática, conteúdos específicos e sua ligação com a Física e Astronomia.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ivete Cevallos - Coordenador / Josimar de Sousa - Integrante / Marcos Francisco Borges - Integrante / Vitérico Jabur Maluf - Integrante / Rita de Cássia Pereira Borges - Integrante / Nivaldo Calonego Junior - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: investigación y Formación Pedagógica Revista del CIEGC
2016 - Atual
Periódico: Editora CRV


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Unemat
2012 - Atual
Agência de fomento: AADO/PRAD
2012 - 2017
Agência de fomento: Depto Matemática
2011 - 2013
Agência de fomento: Depto Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Geral e Experimental.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Soares, I.C.2012Soares, I.C.; Passos, L. F. . O Mestrado profissional e a pesquisa do professor. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 803-805, 2012.

2.
Soares, I.C.2004 Soares, I.C.; NACARATO, A. M. ; MONTEIRO, A. ; MENDES, J. R. ; ANDRADE, J. A. A. ; TORRICELLI, L. ; FONSECA, M. A. ; PENHA, P. C. ; TRENTIN, P. H. ; GRANDO, R. C. ; SANTOS, Renato Tim dos ; CAPORALE, Silvia Maria . Números Racionais: Aspectos Conceituais, O Papel da Linguagem e dos Materiais Manipulativos. Horizontes (Bragança Paulista), Itatiba-SP, v. 22, p. 53-64, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Cevallos, I; Sousa, J (Org.) . Reflexões sobre a formação de professores que ensinam matemática. 1. ed. Curitiba - paraná: Editora CRV, 2018. v. 100. 122p .

2.
Sousa, J (Org.) ; Cevallos, I (Org.) . Práticas de formação eletivas do professor de matemática. I. ed. Curitiba - PR: Editora CRV, 2016. v. III. 196p .

3.
Cevallos, I; Sousa, J (Org.) . A formação, a atuação e os desafios profissionais do professor. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2015. v. II. 173p .

4.
Cevallos, I; Sousa, J (Org.) . A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática. 1. ed. Curitiba - PR: Editora CRV, 2014. v. 1. 114p .

Capítulos de livros publicados
1.
Cevallos, I. A estrutura curricular do mestrado profissional em ensino de matemática e as tend~encias temáticas das pesquisas realizadas pelos professores da Educação Básica. In: Souza, Josimar; Cevallos, Ivete. (Org.). Reflexões sobre a formação de professores que ensinam matemática. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. IV, p. 37-49.

2.
Cevallos, I; GALINDO, C. J. ; Sousa, J . A inserção profissional do professor de matemática. percursos singulares. In: Silva, A. C; Diniz, E.C.C; Maciel, V. B. (Org.). A inserção profissional do professor de matemática: percursos singulares. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2017, v. 1, p. 8-277.

3.
Cardoso, A. C ; RODRIGUES, L. O. Z. ; Cevallos, I ; TOE, M. C. D. . Software Geogebra e o estudo das cônicas: implicações na apendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. In: Renata Cristina de L.C.B. Nascimento; Franciano Antunes. (Org.). PIBID: novas perspectivas à formação docente nas ciências naturais e exatas. 1ed.Cáceres: Unemat Editora, 2017, v. 1, p. 121-133.

4.
Sousa, J ; Cevallos, I . O papel da pesquisa na formação do professorde matemática na educação básica: os desafios. In: Josimar de Sousa; Ivete ^Cêvallos. (Org.). Práticas de formação eletivas do professor de matemática. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2016, v. III, p. 109-128.

5.
Soares, I.C.; GALINDO, C. J. . Professor principiante em contexto de atuação: embates e desafios.. In: CEVALLOS, I; SOUSA, J.. (Org.). A formação, a atuação e os desafios profissionais do professor.. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2015, v. 2, p. 51-65.

6.
Cevallos, I; Passos, L. F. . Mestrado Profissional e a pesquisa como elemento estruturante da ressignificação da profissionalidade docente. In: Josimar de Sousa; Ivete Cevallos. (Org.). A formação, os saberes e os deafios do professor que ensina matemática. 1ed.Curitiba - Paraná: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 99-114.

7.
Cevallos, I; ROCHA, S. A. . Professor principiante- processos de inserção e apoio: Brasil e Espanha. In: FLORES, Maria Assunção; COUTINHO, Clara; LENCASTRE, Jose Alberto (Orgs). (Org.). Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. 1ed.Portugal-Braga: CIEC, 2014, v. , p. 787-797.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Cevallos, I; Sousa, J ; Oscar Corvalán . ?Magíster profesional en enseñanza de matemática: motivos de profesores de Educación Básica para su ingreso y contribuciones al programa para reflexionar su práctica. Investigación y Postgrado, Caracas, p. 11 - 32, 01 abr. 2016.

2.
Marins, R.M ; Cevallos, I ; ROCHA, S. A. . Narrativas de Licenciando em Matemática: elos possiveis de serem revisitados para a constituição da identidade docente. Revista da Faculdade de Educação, cáceres, p. 15 - 193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GALINDO, C. J. ; Cevallos, I . apresentados alguns comandos básicos do aplicativo, necessários para a realização d as atividades que serão propostas. In: Congresso de pesquisa em Educação, 2015, Rondonópolis. Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em questão, 2015. v. 1. p. 1-12.

2.
Soares, I.C.. A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e as tendências temáticas das pesquisas realizadas pelos professoes da Educação Básica. In: XXVI SIEM - SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, ÉVORA. ATAS XXVI SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Lisboa: APM - Associação de Professores de Matemática, 2015. p. 64-77.

3.
Cevallos, I; ROCHA, S. A. . O Professor principiante em contexto de atuação: embates e desafios. In: II Congresso Nacional de formação de Professores e XII congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores, 2014, Água de Lindoia. Anais [do] 2. Con gresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Es tadual sobre Formação de Educa dores [recurso eletrônico] : 7 ? 9 abril, Águas de Lin- dóia / Universidade Est adual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação.. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014.

4.
Cevallos, I; RAMPAZO, V. S. ; MINGARELLI, R. C. F. . TIRANDO AS VENDAS: SOB A LENTE DA PESQUISA E AOS SOBRESSALTOS, PROFESSORAS EXPERIENTES LANÇAM OLHARES AOS PROFESSORES EGRESSOS-INICIANTES NA ESCOLA PÚBLICA. In: VI congresso Internacional & Pesquisa (auto)BIOGRÁFICA, 2014, Rio de Janeiro. VI congresso Internacional & pesquisa (auto)biográfica - entre o público e o privado: modos de viver narrar e guardar.

5.
Cevallos, I; ROCHA, S. A. . Professor principiante- processos de inserção e apoio: Brasil e Espanha.. In: Congresso ISATT - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014, Braga - Portugal. Atas do Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014. p. 787-797.

6.
Cevallos, I; ROCHA, S. A. . Professor principiante: processos de inserção e apoio - Brasil e Espanha. In: CONGRESSO (ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching) e do centro de investigação de criança (CIEC), 2014, MInho - Potugal. formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. Braga: UMINHO, 2014. p. 787-796.

7.
Cevallos, I; Passos, L. F. . A pesquisa realizada pelo professor no curso de Mestrado Profissional: contributos para reflexão da prática profissional. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva, 2013, Curitiba. XI Encontro de Educação Matemática: Educação Matemática - Retrospectiva e Perspectiva. Paraná: Regional do Paraná, 2013.

8.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . O Mestrado profissional em ensino de matemática da PUC/SP e a contribuição da pesquisa para a reflexão da prática do professor da Educação Básica. In: VII congreso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência, 2012.

9.
Soares, I.C.; Sousa, J . A pesquisa realizada no Mestrado Profissional e a sua repercussão no trabalho dos professores da Educação básica. In: Seminário Educação 2012 - Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis - entre a sujeição e s possibilidades criativas -, 2012, Cuiabá. Seminário Educação 2012 - Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas, 2012.

10.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . Mestrado Profissional da PUC/SP; motivações e contribuições para a atuação profissional do professor da Educação Básica. In: XXISIEM - Seminário de Investigação em Educação matemática, 2010, Aveiro. Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2010.

11.
Soares, I.C.. Mestrado Profissional e suas contribuições para a prática do professor de matemática. In: 17º Cole - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação tranvê. é preciso transver o mundo, 2009. v. único. p. 580580.

12.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . Professor de Matmática e a escolha pelo Mestrado Profissional. In: IX Encontro de pesquisa em Educação da região sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em educação no Brasil: Balanõ do século XX e desafios para o século XXI, 2009. v. Único.

13.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . LICENCIATURA PLENA PARCELADAS E A PROFISSIONALIDE DOS FORMADORES. In: I Colóquio Internacional sobre ensino superior, 2008, Feira de Santana. Ensino superior: complexidde e desafios na contenporaneidade, 2008.

14.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . A re-significação da profissionalidade docente a partir do trabalho como formador de um curso de licenciatura plena parceladas. In: VII Seminário de la Red de estudios sobre trabajo docente, 2008, Buenos Aires. Anais (Seminário da Redestrado), 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALINDO, C. J. ; Quero, V.D ; Cevallos, I . 'DA FORMAÇÃO À INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: DESAFIOS DO(S) PERCURSO(S)'. In: XVIII Encontro Nacional de didática e práticas de ensinon, 2016, Cuiabá. Didática e prática de Ensino no contexto Político contenporãneo: cenas da Educação Brasileira. ^Cuiabá: Universidade Federal do Mato grosso, 2016. v. 1. p. 136-137.

2.
Silva. C.S ; Pereira, D.C ; Silva, M. L ; Cevallos, I . Contribuições do Sudoku para a aprendizagem da matemática. In: Conexões Matemáticas: investigações em sala de aula, 2012, Cáceres. 6ª semana da Matemática - conexões matemáticas: investigações em sala de aula. Cáceres: Unemat Editora, 2012. v. 1. p. 43-43.

3.
Cevallos, I; Leite, A. P . Sequência de tarefas para o ensino e aprendizagem da multiplicação e da divisão de números racionais não negativos. In: Conexões Matemáticas: investigações em sala de aula, 2012, Cáceres. 6ª semana da Matemática - conexões matemáticas: investigações em sala de aula. Cáceres: Unemat Editora, 2012. v. 1. p. 152-152.

4.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . Um olhar sobre a profissionalidade docente de formadores num curso de Licenciatura Plena parceladas de Matemática. In: VI Congresso Iberoamericano de educación matmática, 2009, Purto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2009. v. Unico. p. 433434.

5.
Soares, I.C.. O Papel formtivo da Pesquisa: Uma análise de um curso de Licenciatura voltado para professores em exercício. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Caderno de resumos, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
Cevallos, I; Sousa, J ; Corvalán. O. V . MAGÍSTER PROFESIONAL EN ENSEÑANZA DE MATEMÁTICA: MOTIVOS DE PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA PARA SU INGRESO Y CONSTRIBUICIONES DEL PROGRAMA PARA REFLEXIONAR SU PRÁCTICA. Investigaciones y Posgrado - Universidad Pedagógica Experimental Libertador, 2015.

2.
Marins, R.M ; Cevallos, I ; ROCHA, S. A. . NARRATIVAS DE LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: elos possíveis de serem revisitados para constituição da identidade docente. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), 2015.

3.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . O Mestrado Profissional e a pesquisa do professor. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Cevallos, I. Os desafios das práticas formativas iniciais e Letivas para os professors iniciantes: reflexões e revelações pela narriva do professor de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Cevallos, I; Gomes, J. B . O laboratório de ensino de matemática da Escola Estadual Padre Tiago: implicações no processo de ensino e aprendizagem dos alunos a partir da visão dos professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Cevallos, I; BARRETO, A. M. . ?O Desenho Geométrico Como Ferramenta Para Construir Figuras Geométricas Planas: Um Estudo Com Alunos Do 9o Ano Da Educação Básica?,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Cevallos, I; SOUSA, R. M. . Em linhas narrativas: a relevãncia da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Cevallos, I. A inserção profissional do professor de Matemática: percursos singulares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Cevallos, I. la formación del profesorado y la investigación como elemento estructural de la constituición de la identidade docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . A ressignificação da Prática Profissional a partir de um Curso de Mestrado Profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Soares, I.C.; Passos, L. F. . O papel formativo da pesquisa: uma análise do curso de licenciatura Plena Parcelada em Matemática da UNEMAT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Soares, I.C.. O Papel formativo da pesquisa; Uma análise de um curso de licenciatura em Matemática voltado a professores em exercício. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Soares, I.C.; GENTIL, Heloisa Salles ; BITENCOURT, Loriége Pessoa ; CAMARGO, Vera Lúcia Vieira de ; SEVERINO FILHO, João ; ZART, Laudemir Luiz . Currículo e docência no ensino superior: uma praxix educativa em construção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Soares, I.C.. O Papel Formativo da Pesquisa: Uma Análise de um Curso de Licenciatura Voltado para Professores em Exercício. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Soares, I.C.. Curriculo e Docência no Ensino Superior Universitário: Uma Práxis Educativa em Construção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Soares, I.C.. As Inter-Relações entre Teoria e Prática num Curso de Licenciatura Parcelada em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Soares, I.C.. Os Cursos de Licenciatura em Matemática da UNEMAT: Contribuições para Formação de Professores no Ensino de Geometria. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Soares, I.C.. Os Cursos de Licenciatura em Matemática da UNEMAT: Contribuições para Formação de Professores no Ensino de Geometria. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Soares, I.C.. Termometria e Dilatação Térmica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Cevallos, I; Passos, L. F. . O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e o desenvolvimento profissional de professores: um desafio institucional. Lisboa - Portughal: Associação de Professores de Matemática, 2011 (Tese de doutoramento).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Cevallos, I. XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, promovido pela Associação de Professores de Matemática. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
Cevallos, I. El método de Van Hiele en la enseñanza de la geometria plana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Soares, I.C.. Matemática II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Soares, I.C.. Curso de Formação continuada de Professores da Educaçao de Jovens e adultos. 2002. .

Demais trabalhos
1.
Soares, I.C.. Monitora da Oficina 'O Ensino da Geometria na Perspectiva em Sala de Aula'. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
Soares, I.C.. Membro da Comissão Eleitoral para a Chefia do Departamento de Matemática - UNEMAT. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
Soares, I.C.. Membro da Comissão Eleitoral de Eleição para o Colegiado do Curso de Matemática - Segmento Docente - UNEMAT. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
Soares, I.C.. Matemática Básica. 2001 (Programa Institucional de Qualificação Docente) .

5.
Soares, I.C.. Orientação dos Estagiários na Semana dos Mini-Cursos do Projeto Interdisciplinar de Estágio. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

6.
Soares, I.C.. Monitora do Mini-Curso 'O Problema da Radiciação do Corpo Negro de Kirchoff: Os Modelos Matemáticos de Wien, Rayleigh-Jeans e Planck', no I Encontro de Educação Matemática e I Jornada de Educação Matemática. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

7.
Soares, I.C.. Fiscal no Concurso Público do Estado de Mato Grosso - SEDUC. 1999 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRITO, T. T. R.; CEVALLOS, I.; Cevallos, I. Participação em banca de Adriana Guerra Ferreira. As contribuições dos programas de pós-graduação stricto sensu em ci~encias e matemática para o exercício da doc~encia no ensino superior: das propostas às vozes dos coordenadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
Cevallos, I; Monteiro, F. M. A. Participação em banca de FABRICIA NATES DOS SANTOS GALVÃO. A pedagogia universitária como espaço de re(construção) das aprendizagens e saberes da docência nos cursos de licenciaturas e bacharelados da Unemat/cáceres-MT. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cevallos, I; MALUF, V. J.; BARQUIN, D. P.. Participação em banca de sindélia de Lima Moretti. Estudo da temática Ondas Eletromagnéticas nas escolas estaduais de Araputanga e Quatro Marcos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de física na Educação Bás) - Unemat.

2.
Cevallos, I; MALUF, V. J.; BARQUIN, D. P.. Participação em banca de Ailton dos Santos Brunholi. Espectros de radiação, uma luz no ensino de física. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
BARQUIN, D. P.; MALUF, V. J.; Cevallos, I. Participação em banca de Zenil da conceição Mendes. Experimentos como estratégia de ensino nas aulas de física. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
Cevallos, I; BARQUIN, D. P.; MALUF, V. J.. Participação em banca de Sandra Santiago Afonso. A qualidade e eficácia do ensino de física na escola Nossa Senhora de Fátima/Araputnga. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, I. P.; Sousa, J; CEVALLOS, I.; Soares, I.C.. Participação em banca de Sidmar merotti Viscovini.Entre universidade e a Escola: os saberes da experiência mobilizados com o geogebra no ensino da matemática em situação de Estágio supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
SILVA, I. P.; Sousa, J; Cevallos, I. Participação em banca de Eva conceição figueiredo Nascimento.O potencial didático-pedagógico do saber matemátio na confeitaria - os desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
CEVALLOS, I.; MALUF, V. J.; BORGES, M. F.; Soares, I.C.. Participação em banca de Eliane dos Santos Silva.As atividades orientadoras do ensino e os números fracionários: um estudo de caso com 'alunos enturmados'. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
EGUES, J. F.; BORGES, M. F.; Cevallos, I; CABRAL, Carlos Fonseca. Participação em banca de Janaina Ferreira Egues.Atividade investigativa no ensino de Matemática: caso simetria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
SALVATERRA, I. M.; PAES, J. B. R.; PAULA, E. M. T.; Cevallos, I. Participação em banca de Ivanilso Maciel Salvaterra.Análise dos softwares Educativos Matemáticos impolantados em computadores da rede Estadual de educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
OLIVEIRA, L. F.; CHAGAS, Albermary Ribeiro; Cevallos, I; CABRAL, Carlos Fonseca. Participação em banca de Lindalva Francisca de Oliveira.Os reflexos do simulado/prova Brasil 2013 nas práticas pedagógicas de Matemática na escola estadual Princezinha da cidade de Cáceres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
SANTOS, E. S.; MALUF, V. J.; BORGES, M. F.; Cevallos, I. Participação em banca de Eliane da Silva dos Santos.Um estudo de caso com alunos enturmados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
BERNARDES, L. G.; SANCHES, Carlos Roberto; GALINDO, C. J.; Cevallos, I. Participação em banca de Luana Garcia Bernardes.Reflexões sobre a formação continuada de professores na Educação Infantil: do contexto da produção científica a realidade de Rondonópolis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Mato Grosso - Rondonópolis.

9.
CAMPOS, J. E. A.; BORGES, M. F.; BARQUIN, D. P.; Cevallos, I. Participação em banca de Johnny E.de Arruda Campos.Atividades investigativas no Ensino de Matemática a partir do caso do papel A4. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
LUIZ, L. O.; SILVA, I. P.; CABRAL, Carlos Fonseca; Cevallos, I. Participação em banca de Leidislaine Oliveira Luiz.Resolução de problemas como proposta para o ensino-aprendizagem de determinantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
BATISTA, A. B.; BORGES, M. F.; SILVA, I. P.; Cevallos, I. Participação em banca de Alessandro Batelo Batista.Uma proposta de modelagem Matemática como contribuição para a aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

12.
CARVALHO, G. H. S.; BORGES, M. F.; SILVA, I. P.; Cevallos, I. Participação em banca de Gracielle Heleno da Silva Carvalho.As habilidades sobre o trtamento da informação dos alunos do 9º ano do Ensino fundamental das escolas públicas de Arputanga-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

13.
LEITE, I. S.; SILVA, M. V.; Cevallos, I. Participação em banca de Izaac da Silva Leite.O teorema de Cauchy para grupos abelianos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

14.
LIBRELOTTO, E. M. M.; BITENCOURT, Loriége Pessoa; PAES, J. B. R.; Cevallos, I. Participação em banca de Eliane Mara de Melo Loibrelotto.O Significado atribuido pelos licenciandos em matemática ao estágio supervisionado: possíveis reflexões. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

15.
MAIORQUIN, Z. A.; CEVALLOS, I.; CHAGAS, Albermary Ribeiro; Soares, I.C.. Participação em banca de Meirivania Alves de Souza.Ensino de Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais: desafios e perspectivas para professores do ensino fundamental anos finais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

16.
BORGES, M. F.; MALUF, V. J.; CEVALLOS, I.; Soares, I.C.. Participação em banca de Franciele Gomes Deluque.As concepções prévias dos professores do Ensino fundamental sobre a conservação do gelo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

17.
COSTA NETO, J. F.; CEVALLOS, I.; ROCHA, M. S.; Soares, I.C.. Participação em banca de Tamara Ramos da Silva.Concepções dos professores sobre o ensino da Geometria presente nos livros didáticos do 6º ao 9º an. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

18.
BORGES, M. F.; MALUF, V. J.; Soares, I.C.. Participação em banca de Maria Catarino Cebalho.A relação entre atividade investigativa de ensino e os conteúdos trabalhados no 5º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

19.
CHAGAS, Albermary Ribeiro; Soares, I.C.; MALUF, V. J.. Participação em banca de Aline Araújo.Analisando o desenvolvimento dos alunos do 5º ano em dois simulados da prova Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

20.
Soares, I.C.. Participação em banca de Samuel Souza Melo.Motivações para o ingresso e permanência no curso de licenciatura em matemática da UNEMAT: algumas reflexões. 2011.

21.
Soares, I.C.. Participação em banca de Lauana de Andrade Gonçalves e Vânia dos Santos Barra.Formação continuada de professores de matemática: diferentes abordagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade interação Americana.

22.
Soares, I.C.. Participação em banca de Gideão de Souza Soares.Sistema Habitacional: Um Estudo sobre Financiamento para Aquisição ou Construção da Casa Própria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

23.
Soares, I.C.; SEVERINO FILHO, João; ZAINA, Pedro. Participação em banca de Dilma de Oliveira Costa.A Matemática de Tales: Uma Abordagem Didática na Geometria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

24.
Soares, I.C.; CABRAL, Carlos Fonseca; ZAINA, Pedro. Participação em banca de Ailton Aparecido Moreira.A Importância da Valorização do Saber Popular para o Ensino da Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

25.
Soares, I.C.; CABRAL, Carlos Fonseca; GUILARD JUNIOR, Felicio. Participação em banca de Claus Wilhelms.Trigonometria Esférica na Navegação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

26.
Soares, I.C.; SANCHES, Carlos Roberto; KOGA, Miguel Tadayuki. Participação em banca de Alzenir Rocha Venâncio.Investigação Matemática: Uma Concepção de Resolução de Problemas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

27.
Soares, I.C.; CHAGAS, Albermary Ribeiro; BRUNIERA, Gloria Fonseca. Participação em banca de Cicero Vieira de Melo.A Importância da Leitura e Escrita da Linguagem Matemática para o Aprendizado da Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

28.
Soares, I.C.; CHAGAS, Albermary Ribeiro; CABRAL, Carlos Fonseca; SOARES, Maria Zoraide Martins Costa. Participação em banca de Mirela Araldi Siliveri Almeida.Logaritmos e Algumas Aplicações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Cevallos, I. Concurso de Professor Efetivo da Regional Jataí/UFG.. 2015. Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

2.
Cevallos, I. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo/Edital 002/2012-1. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
Cevallos, I. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo/Edital 022/2012-1. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
Soares, I.C.. Teste seletivo/Edital 008/2012/1 de Provas e Títulos para contratação temporária de Professor da Educação na àea de Educação Matemática, no curso de Licenciatura Plena em Maemática. 2012. Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
Soares, I.C.. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo/Edital 028/2012 de Provas e Títulos para contratação Temporária de Professor da Educação Superior na área de Geometria, no curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2012. Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
Soares, I.C.. Teste SeletivoEdital 015/2012/1 de Provas e Títulos para Contratação Temporária de Professor da Educação Superior na área de Estatística, no curso de Licencitura Plena em Matemática. 2012. Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
Soares, I.C.. Banca Examinadora para contratação de professor substituto nas áreas de Matemática e computação. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
Soares, I.C.. Banca Examinadora no teste de professores substitutos na disciplina física Geral. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
Soares, I.C.. Banca Examinadora no Teste Seletivo de professores de Matemática e Processamento de dados na disciplina Introdução a Sociologia. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Avaliação de cursos
1.
GALINDO, C. J.; Cevallos, I; TREVISAN, M. D.. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
Cevallos, I. VII Mostra de iniciação científica no pantanal. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
Soares, I.C.. Membro de comissão julgadora do trabalho - Formação e desenvolvimento profissional de professores. 2010. Universidade de Aveiro.

3.
Soares, I.C.. I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
Soares, I.C.. Membro da Comissão Julgadora da Exposição de Trabalhos Científicos - EXPO 96. 1996. Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Emapem - Encontro Matogrossense de Professores qe ensinam matemática.O Desenho Geométrico Como Ferramenta Para Construir Figuras Geométricas Planas: Um Estudo Com Alunos Do 9º Ano Da Educação Básica. 2018. (Encontro).

2.
VIII congresso Internacional de pesquisa 8auto)biográfica. Em linhas narrativas: a relevãncia da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes. 2018. (Congresso).

3.
?Conhecimento especializado de professores de matemática (MTSK): relevância, avanços e perspectivas?. 2016. (Encontro).

4.
VIII Encontro Nacional de didática e prática de Ensino."DA FORMAÇÃO À INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: DESAFIOS DO(S) PERCURSO(S)". 2016. (Encontro).

5.
XVIII Encontro Nacional de didática e prática de ensino."A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA: IMPASSES E DESAFIOS". 2016. (Encontro).

6.
XVIII Encontro Nacional de didática e prática de ensino. 2016. (Encontro).

7.
I Seminário de Educação Matemática nos anos iniciais.A Inserção Profissional do Professor de Matemática: percursos singulares. 2015. (Seminário).

8.
VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de formação docente para Educação Básica e Superior.OS NÍVEIS DE VAN HIELE E O SOFTWARE GEOGEBRA: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Encontro).

9.
XEncontro iberoamericano de Educação.AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: ENCONTROS COM A(S) DIDÁTICA(S). 2015. (Encontro).

10.
XIII Jornada de Educação - XIII JORNEDUC, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.O uso do sotfware Geogebra no ensino de Matemática: currículo e formação de professores em foco. 2015. (Outra).

11.
XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática.A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e as tendências temáticas das pesquisas realizadas pelos professoes da Educação Básica. 2015. (Seminário).

12.
Congresso de Pesquisa em Educação - Conpeduc. MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT: ALGUMAS REFLEXÕES. 2014. (Congresso).

13.
I colóquio Internacional Escrileituras em Educação -Semiedu.NARRATIVAS DE LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: ELOS POSSÍVEIS DE SEREM REVISITADOS PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2014. (Outra).

14.
II Congresso Nacional de formação de professores e XII congresso Estadual paulista sobre formação de Educadores. O Professor principiante em contexto de atuação: embates e desafios. 2014. (Congresso).

15.
I Simpósio Internacional em Educação por competências.A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática. 2014. (Simpósio).

16.
VI congresso Internacional & Pesquisa (auto)BIOGRÁFICA. TIRANDO AS VENDAS: SOB A LENTE DA PESQUISA E AOS SOBRESSALTOS, PROFESSORAS EXPERIENTES LANÇAM OLHARES AOS PROFESSORES EGRESSOS-INICIANTES NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Congresso).

17.
PROFMAT2013 Agrupamento de Escolas Albufeira Poente. 2013. (Encontro).

18.
XI Encontro Nacional de Educação matemática.A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2013. (Encontro).

19.
XII Jorneduc - Currículos e práticas Pedagógicas: desafios ccontemporâneos. A Regência no Estágio Supervisionado e o Ensino de Matemática por Atividade. 2013. (Congresso).

20.
XII Jorneduc - Currículos e práticas Pedagógicas: desafios ccontemporâneos. 2013. (Seminário).

21.
2º Foro de Universidades del paraguay. 2012. (Outra).

22.
Grupo de trabalho colaborativo com espaço de desenvolvimento profissional de professores de Matematica.Grupo de trabalho colaborativo. 2012. (Encontro).

23.
Seminário Educação 2012 - das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis - entre a sujeição e as possibilidades criativas -.A pesquisa realizada no Mestrado Profissional e a sua repercussão no trabalho dos professores da Educação básica. 2012. (Seminário).

24.
VII congresso Iberoamericano de Docência Universitária. 2012. (Congresso).

25.
VII congresso Iberoamericano de Docência Universitária. O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da PUC/SP e a contribuição da pesquisa para a reflexão da prática do professor da Educação Básica. 2012. (Congresso).

26.
Encontro nacional de Professores de matemática ProfMat 2010. 2010. (Encontro).

27.
I Fórum de Jovens investigadores. 2010. (Outra).

28.
IX colóquio sobre questões curriculares/V colóquio Luso Brasileito. 2010. (Outra).

29.
"Matemática na sala de aula: um dia de reflexão. 2009. (Outra).

30.
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Mestrado Profissional e as suas contribuições para a prática do professor de Matemática. 2009. (Congresso).

31.
Formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Problemas atuais. 2009. (Outra).

32.
IX Encontro de pesquisa em Educação da região sudeste.Professor de Matemática e a escolha pelo mestrado profissional. 2009. (Encontro).

33.
Matemática na sala de aula: um dia de reflexão. 2009. (Outra).

34.
Matemáttica na sala de aula: Um dia de reflexão - 2009. 2009. (Outra).

35.
Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. 2009. (Outra).

36.
VI Congresso Iberoamericano de Educación matemática. Um olhar sobre a profissionalidade docente do formador num curso de Licenciatura parceladas de Matemática. 2009. (Congresso).

37.
Matemática na sala de aula: um dia de reflexão. 2008. (Outra).

38.
VII Seminário de la Red de Estudios Sobre Trabajo Docente "Nuevas regulaciones en América latina".A re-significação da profissionalidade docente a partir do trabalho como formador de um curso de licenciatura Plena Parceladas. 2008. (Seminário).

39.
VII SEMINARIO DE LA RED ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE.A RE-SIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE A PARTIR DO. 2008. (Seminário).

40.
XII EBRAPEM.A ressignificação da prática Profissional a partir de um curso de Mestrdo Profissional. 2008. (Encontro).

41.
IV Congresso Internacional de ensino da matemática. O Papel Formativo da pesquisa: Uma análise dde um curso de licenciatura em matemática voltado para professores em exercício. 2007. (Congresso).

42.
XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em educação Matemática.O papel formaivo da pesquisa: Uma análise do curso de Licenciatura plena Parcelada em Matemática da UNEMAT. 2007. (Encontro).

43.
I Encontro Estadual de Ensino de Matemática: A Matemática na Sala de Aula. 2005. (Encontro).

44.
Seminário Educação 2005.Seminário Educação 2005 - Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores. 2005. (Seminário).

45.
Matemática na Escola: Conteúdos e Contextos. 2004. (Encontro).

46.
II SIEM. 2003. (Seminário).

47.
VII congresso Estadual paulista sobre Formação de educadores - Teorias e Práticas. 2003. (Congresso).

48.
VII - EBRAPEM.VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2003. (Encontro).

49.
XVII Encontro Regional de Professores de Matemática.XVII Encontro Regional de Professores de Matemática 'Diversidade: Encontrando Novos Rumos e Vencendo Desafios no Ensino de Matemática'. 2003. (Encontro).

50.
.I Seminário de Pesquisa Geoeducacional do Vale do Guaporé. 2002. (Seminário).

51.
Fórum de Ensino de Graduação. 2002. (Outra).

52.
II CIEM - Congresso Internacional de Etnomatemática. 2002. (Congresso).

53.
Semana Pedagógica.Estudos em grupo e discussões do ano letivo. 2002. (Outra).

54.
.I Encontro de Educação Matemática e I Jornada de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

55.
Seminário - Enfrentando o Fracasso Escolar.Seminário - Enfrentando o Fracasso Escolar: Repensando a Avaliação Educacional. 2001. (Seminário).

56.
.I Seminário de Matemática e Processamento de Dados. 2000. (Seminário).

57.
.I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cevallos, I. Seminário Observatório da Educação (OBEDUC),. 2014. (Outro).

2.
Cevallos, I; BORGES, M. F. ; MALUF, V. J. . I Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. 2012. (Exposição).

3.
Soares, I.C.. I Encontro Estadual de Ensino de Matemática: A Matemática na Sala de Aula. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Odirlei Ortiz Ramos. O Software Geogebra nas aulas de Matemática: uma análise das reflexões dos professores da Educação Básica. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Thiago Roberto Peroza. INSERÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PERCURSOS SINGULARES. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARCEL LUIS ALMEIDA DELUQUE. ETNOMATEMÁTICA: ALGUNS CONHECIMENTOS DA MATEMÁTICA FORMAL UTILIZADOS NO OFICÍO DO PEDREIRO.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

2.
FABRICIA NATES DOS SANTOS GALVÃO. TEORIA DE VAN HIELE E O GEOPLANO: UM ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS DESENVOLVIDOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Silvio Araújo Pereira. O uso das Barras de Cuisinaire no Ensino de Aritmética nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o desenvolvimento profissional do professor. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

4.
Cristiane Santana da Silva. O conceito de número fracionário a partir de ações pedagógicas diferenciadas para a compreensão do significado medida: possibilidades e os desafios de um estudo com alunos enturmados. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

5.
Wanderson Sardinha da Silva. A história da evolução das ferramentas tecnológicas geométricas e o software Sketchup: alternativa para o ensino do Teorema da Pitágoras.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

6.
Odirlei Ortiz Raosm. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PARÁBOLA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DA FUNÇÃO POLINOMIAL DE SEGUNDO GRAU COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

7.
EVERALDO DE SOUZA NEVES. Cartografia e suas conexões com a Matemática: Contribuições no processo ensino-aprendizagem. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

8.
ILDON MACIEL SALVATERRA. RECURSO TECNOLÓGICO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE GEOMETRIA BÁSICA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

9.
Fagno ribeiro dos Santos. A Matemática na EJA e suas contribuições segundo a visão de alunos do 2º segmento da Escola Estadual Padre José de Anchieta. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

10.
JOÃO PAULO NEVES E SILVA. O SOFTWARE WINPLOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Odirlei Ortiz Ramos. O SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS REFLEXÕES DOS PROFESSORES A PARTIR DE UMA PROPOSTA APLICADA EM SALA DE AULA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática e Ciências) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

2.
CRISTIANE SANTANA DA SILVA. MODELAGEM MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA INTERAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRATICA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática e Ciências) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

3.
Zenil da Conceição Mendes. Experimentos como estratégia de ensino nas aulas de Física: impasses e motivações no processo ensino aprendizagem a partir da visão do professor. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andressa Monteiro Barreto. O DESENHO GEOMÉTRICO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUIR FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

2.
Jennifer Boscato gomes. O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A SUA UTILIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

3.
FABRICIA NATES DOS SANTOS GALVÃO. TEORIA DE VAN HIELE E O GEOPLANO: UM ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS DESENVOLVIDOS COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

4.
Odirlei Ortiz Ramos. O software geogebra como recurso didático para trabalhar função do segundo grau com os alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

5.
João Paulo Neves e Silva. O Software Winplot como recurso didático para o Ensino de Função Polinomial do Segundo Grau: potencialidades, possibilidades e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

6.
Ildon Maciel Salvaterra. Os níveis de Van Hiele e o software geogebra: possibilidades de Ensino e Aprendizagem a partir de uma proposta com os quadriláteros notáveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

7.
Wanderson Sardinha silva. TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA ABORDAGEM RECORRENDO-SE A HISTÓRIA E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

8.
Samuel Souza de Melo. Motivações para o ingresso e Permanência no curso de Licenciatura em Matemática da Unemat: algumas reflexões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

9.
Lauana de Andrde Gonçalves e Vânia dos Santos Barra. Formação continuada de professores de matemática: diferentes abordagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade interação Americana. Orientador: Ivete Cevallos.

10.
DOCILIANA PEREIRA DE FIGUEIREDO ARAÚJO. O JOGO E A BRINCADEIRA COMO PROPOSTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

11.
NORBERTO FRANCISCO DA COSTA. FATORES QUE AJUDA NA SOBREVIVÊNCIA E NO CRESCIMENTO DAS MICRO (ME) E PEQUENAS EMPRESAS (EPP). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

12.
Wagner Alves de Brito. NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE 4ª E 5ª SÉRIES: AS DIFERENTES FORMAS QUE AS CRIANÇAS SE APROPRIAM OU CONSTROEM OS CONCEITOS MATEMÁTICOS.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

13.
EMILDA PATRÍCIA PENHA VACARIAS. RESOLUÇAO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.

14.
Cícero Vieira de Melo. Importância da Leitura e Escrita da Linguagem Matemática para o Aprendizado da Matemática. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Ivete Cevallos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Cevallos, I. A inserção profissional do professor de Matemática: percursos singulares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 17:08:13