Raphael Schlickmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3743071635378368
  • Última atualização do currículo em 25/08/2017


Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC (2013). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC (2008). Graduado em Administração pela Escola Superior de Administração e Ciências Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC (2005). É professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC lecionando nos cursos de graduação em administração, bem como no Mestrado Profissional em Administração Universitária do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, onde também atua como subcoordenador. É pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. É pesquisador membro do núcleo de pesquisa Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento - ORD. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: administração universitária, epistemologia e sociologia da ciência da administração, teoria das organizações, educação a distância e administração pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raphael Schlickmann
Nome em citações bibliográficas
SCHLICKMANN, R.;SCHLICKMANN, RAPHAEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências da Administração - CAD.
Campus Universitário, CSE, CAD
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37216668
URL da Homepage: www.cad.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Administração.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Administração universitária: desvendando o campo científico no Brasil, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Pedro Antônio de Melo.
Coorientador: Maurício Serva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
2006 - 2008
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Fatores Determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de Graduação em Administração das Universidades Catarinenses,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Pedro Antônio de Melo, Dr..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
2001 - 2005
Graduação em Administração.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Proposta de um novo modelo de Estrutura: o Caso da APAE de Florianópolis.
Orientador: Drª Graziela Dias Alperstedt.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Coração de Jesus, CCJ, Brasil.
1989 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Coração de Jesus, CCJ, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
EXCEL 2007 avançado. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista FNDE, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 30
Outras informações
Tutor do curso de Graduação em Administração a Distância. Projeto UAB. Disciplinas: Introdução à EaD e Informática Básica.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como estagiário docente na disciplina Teoria Administrativa da terceira fase do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como tutor no curso de graduação em Administração a distância nas disciplinas de: Introdução à Educação a distância, Administração (Introdução e Teorias), Sociologia, Ciência Política, Informática Básica e Metodologia da Pesquisa.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração CAD7002 - Turmas 02301 e 02316
08/2017 - Atual
Ensino, Administração Universitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas em Políticas Públicas e Sociedade
12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância (Portaria 086/2016/CSE).
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Administração (portaria 067/2016/CSE).
07/2016 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Subcoordenador de Trabalho de Conclusão (Portaria 28/CAD/CSE/2016).
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de credenciamento e recredenciamento de professores do PPGAU (Portaria 39/2016/PPGAU).
05/2016 - Atual
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU conforme Portaria 837/2016/GR de 4 de maio de 2016 que retifica a Portaria 766/2016/GR de 19 de abril de 2016..
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

03/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Coordenador de Tutoria do curso de Especialização em Gestão Pública - PNAP.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração - Turmas 02316 e 02301
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração - Turmas 02301 - 02316
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração Universitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Campo da Administração Universitária no Brasil
07/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2016 para ingresso no PPGAU/UFSC (Portaria 038/2016/PPGAU).
06/2016 - 07/2016
Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
06/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Edital de Processo Seletivo para ingresso no PPGAU/UFSC 2017 (Portaria (026/2016/PPGAU).
03/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração - Turmas 02301 e 02316
03/2016 - 07/2016
Ensino, Administração Universitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior
05/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de estruturação dos parâmetros de credenciamento e recredenciamento alinhadas aos critérios de avaliação da CAPES (Portaria 016/2016/PPGAU).
05/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Membro da comissãode análise e parecer dos processos de transferências e retornos, referentes ao preenchimento das vagas disponíveis para ingresso 2016/2 de acordo com as Portarias 003/SCCAD e 004/SCCAD/2016 (Designação por meio da Portaria 05/SCCAD/2016).
08/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Pública - Turmas 10301 e 10316
Planejamento e Programação na Administração Pública - PNAP
Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor - UAB
Teoria das Organizações - Turmas 02301 e 02316
08/2015 - 12/2015
Ensino, Administração Universitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Administração Universitária: Campo da administração universitária no Brasil
10/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2015 para ingresso no Metsrado Profissional em Administração Universitária 2016, por meio da Portaria nº 047/2015/PPGAU.
10/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável pela análise e parecer dos processos de transferências e retornos, referentes ao preenchimento das vagas disponíveis para ingresso 2016/1 por meio da Portaria 13/SCCAD/2015..
06/2015 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, .

Cargo ou função
Membro da comissão para reestruturar a Proposta do Programa, as Linhas de Pesquisa e as Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária ? PPGAU Designação por meio da Portaria 016/2015/PPGAU).
03/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Qualidade
Gestão Pública
Organização, Sistemas e Métodos
05/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável pela análise e parecer dos processos de transferências e retornos, referentes ao preenchimento das vagas disponíveis para ingresso 2015/2 de acordo com as Portarias 004/SCC (Designação por meio da Portaria 07/SCCAD/2015).
09/2010 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração, .

Cargo ou função
Representante discente.
03/2011 - 08/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Gestão III: Gestão de Organizações do Terceiro Setor
Direção Estratégica
Administração de Materiais
09/2010 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Arquivologia, .

Cargo ou função
Representante docente (suplente) do Departamento de Ciências de Administração.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção I
Administração de Materiais
Administração de Projetos
Organização e Sistemas
07/2010 - 09/2010
Extensão universitária , Departamento de Ciências da Administração - CAD, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Capacitação Ministério da Saúde - Qualidade na Prestação do Serviço Público.
03/2010 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor
Administração da Produção I
Administração de Projetos
09/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Podução I
Administração de Projetos
Cultura Empreendedora e Criatividade

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Universitário de Desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações
Administrador na Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas: pesquisa bibliográfica acerca dos temas: organizações do terceiro setor e recursos humanos; levantamento e análise de dados junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE de Florianópolis-SC; elaboração de relatório final de pesquisa intitulado: Reestruturação da Área de Recursos Humanos: estudo de caso na APAE de Florianópolis; apresentação de artigo no XIV Seminário de Iniciação Científica da UDESC na cidade de Joinville-SC.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas: pesquisa bibliográfica acerca do tema: joint ventures; elaboração de relatório final de pesquisa intitulado: A Utilização da Corporate Joint Venture Internacional como Atuação Estratégica nas Pequenas e Médias Empresas.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão ESAG Cidadã Amiga da Escola II: planejamento e organização de atividades recreativas e de reforço pedagógico a alunos da Escola Básica Estadual Padre Anchieta; planejamento, organização e participação de eventos

Atividades

02/2013 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Homologação pela Portaria 173/13 de 26/02/2013, publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina nº 19.523 de 27/02/2013..
08/2012 - 03/2015
Direção e administração, Pró-Reitoria de Planejamento, .

Cargo ou função
Coordenador de Documentação - CDOC conforme Portaria 1327 de 15/08/2012 e D.O do Estado de Santa Catarina nº 19.396/2012.
08/2012 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente do Comitê Permanente de Gestão Documental - CPGD da UDESC conforme Portaria 1389 de 23/08/2012 e D.O do Estado de Santa Catarina nº19.402/2012.
04/2012 - 07/2012
Direção e administração, Pró-Reitoria de Planejamento, .

Cargo ou função
Chefe do Setor de Sistemas e Normas - SENOR - Conforme Portaria 492/2012 de 17/04/2012, D.O do Estado de Santa Catarina nº 19.313.
01/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Edital de Normatização da Resolução 021/2011 CONSAD/UDESC, conforme Portaria nº042 de 06/01/2012 publicada no D.O do Estado de Santa Catarina.
08/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável pela consecução e viabilização do Balanço Social UDESC 2010.

Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

07/2014 - 02/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Serviços
Introdução a Administração
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Administração
01/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Administração
01/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração
08/2012 - 08/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada à Administração
05/2012 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
02/2012 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração

FACULDADES BORGES DE MENDONCA, SEBM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

07/2014 - 02/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Empresas de Serviços
O Pensamento Administrativo
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem Organizacional
O Pensamento Administrativo

Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Pessoas
Ambiente Econômico Global
03/2008 - 07/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração e Análise de Projetos
Economia de Mercado

Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas na Divisão de Convênios de Santa Catarina (DICON/SC), setor de Habilitação de Convênios: análise de documentos; cadastramento de entidades conveniadas com o Ministério da Saúde; atendimento a entidades conveniadas.


R2 Multieventos e Aliance Eventos, R2A, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Responsável Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável financeiro do evento Floripa Summer Festival.


Nec Plus Ultra Gestão & Tecnologia, NPU, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Treinee, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas: consultoria; auxílio na organização da área de Qualidade da empresa; suporte técnico ao cliente (treinamento).



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Públicas e Sociedade


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Planejamento estratégico em universidades públicas brasileiras: modelos e práticas de gestão universitária

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Antônio de Melo em 19/12/2014.
Descrição: Este projeto de pesquisa busca expandir conhecimentos sobre a realidade da gestão universitária, sobretudo os que influenciam positivamente no alcance da missão de instituições de educação superior. Para tanto, elencou-se os seguintes objetivo e metas. OBJETIVO: Analisar os modelos e os processos de Planejamento Estratégico adotados por Universitárias Públicas brasileiras. METAS: a)Levantar o referencial teórico sobre Gestão, Estratégia, Planejamento, Planejamento Estratégico, Educação Superior, Universidades e Gestão Universitária; b)Identificar as Universidades Públicas existentes no Brasil; c)Mapear os modelos de planejamentos adotados pelas Instituições catalogadas; d)Conhecer os documentos que tratem de planejamento estratégico, dentre os planejamentos mapeados; e)Conhecer os processos de elaboração e implantação do Planejamento Estratégico; f)Propor um modelo de Planejamento Estratégico Universitário. A meta f se consolidará a partir dos resultados encontrados nas análises descritivas das metas anteriores, sintetizando os dados e informações encontradas, para então, propor novos conhecimentos que visem inovar as práticas de gestão. Esses novos conhecimentos que a presente proposta de pesquisa visa oferecer, serão utilizados pela comunidade científica que pesquisa sobre a temática da Gestão Universitária. O modelo de planejamento estratégico a ser proposto deverá transcender, também, a fronteira da contribuição científica, e oferecer novos conhecimentos práticos para a gestão dos dirigentes universitários, de modo a intervirem na realidade de maneira que as instituições possam concretizar suas missões com efetividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Administrção Universitária: Teoria e Prática em Movimento

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Antônio de Melo em 31/01/2013.
Descrição: O projeto de pesquisa Administração Universitária: Teoria e Prática do Movimento tem como objetivo: Analisar o estado da arte e as práticas de Administração Universitária no âmbito nacional, considerando as diferentes e possíveis abordagens administrativas. Dentre elas cabe destacar: 1) Políticas Educacionais e Implantação de Universidades Federais; 2) Avaliação da Educação a Distância; 3) Financiamento da Educação Superior e Resultados Sociais; 4) Planejamento Estratégico Universitário e Ação do Dirigente. Quanto aos procedimentos de coleta de dados ressalta-se que os subprojetos 1, 2 e 4, terão as informações coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas, utilizando-se uma abordagem predominantemente qualitativa. O subprojeto 3 pautar-se-á por uma abordagem predominantemente quantitativa. Os subprojetos 1 e 4 terão abordagem exploratória, considerarão a abordagem descritiva, e terão como base o estudo da gestão de Universidades Federais, porém, o projeto 2 irá considerar, também, outras Instituições de Educação Superior. Destaca-se, ainda, que os subprojetos 1, 2 e 3 abordarão ações do Governo Federal. Considerando o apoio financeiro proveniente do Observatório da Educação/CAPES/INEP, e os esforços empreendidos pelo do INPEAU, PPGAU, CPGA e CAD, este projeto visa, no âmbito nacional, além de identificar os principais problemas existentes na área da gestão das instituições pesquisadas, contribuir com soluções para as distintas realidades institucionais, visando melhorias em cada uma das áreas pesquisadas. Além disso, pretende-se com a publicação dos resultados, fortalecer a linha de investigação na área de gestão universitária, e contribuir com a formação de dirigentes universitários, professores, servidores técnico-administrativos e segmento acadêmico da graduação e pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Formação Docente e Qualidade na Educação Básica
Descrição: O projeto Formação Docente e Qualidade na Educação Básica, no âmbito do Edital 001/2008 Capes/INEP/SECAD, está sendo desenvolvido no Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária INPEAU e no Programa de Pós-Graduação em Administração CPGA, da UFSC. Pretende conhecer a realidade brasileira na área de formação de profissionais que atuam na educação básica, visando auxiliar na identificação dos possíveis problemas e demandas existentes. Tem como objetivo geral analisar as relações entre a formação docente e a qualidade da educação básica brasileira , e como objetivos específicos pretende: a) Identificar as políticas governamentais para a formação docente e para a educação básica no Brasil; b) verificar a relação entre as políticas governamentais para a formação docente e os resultados da educação básica; c) levantar os cursos de licenciatura nas microrregiões do estado de Santa Catarina; d) analisar dados e indicadores disponíveis no INEP sobre cursos de formação docente no Brasil; e) identificar os cursos de educação básica existentes no Brasil; f) conhecer e analisar os dados e indicadores disponíveis no INEP sobre cursos da educação básica; g) comparar os indicadores dos cursos de licenciatura com os da educação básica; h) propor indicadores e diretrizes para a formação docente e para a educação básica no Brasil. O Projeto será levado a cabo em duas etapas: a primeira por meio da realização de um estudo em nível regional, abrangendo o sistema educacional de Santa Catarina; e a segunda, pela comparação das diversas realidades de formação docente nos demais estados brasileiros. O projeto terá como suporte de pesquisa os indicadores da base de dados do INEP. Fundamenta-se, ainda, nas ações dos Governos federal, estaduais e municipais no que tange a formação de profissionais para a educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Curso IGLU Brasil 2015 para Dirigentes Universitários

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Antônio de Melo em 04/03/2016.
Descrição: O Curso IGLU Brasil 2015 para dirigentes universitários vem atender às demandas levantada na última Conferência de Búsqueda IGLU 2011, organizada pelo IGLU-OUI, no México, que discutiu os cenários Prospectivos para a educação universitária em 2025. Os resultados da Conferência apontam que a educação universitária deve ser entendida em um sentido social amplo e estar preparada para interpretar as necessidades do ambiente em que está inserida . Objetivo Geral: O Curso IGLU Brasil 2014 para Dirigentes Universitários tem como objetivo geral a capacitação e atualização de gestores e líderes para as instituições de educação superior. Objetivos Específicos: Tem-se por objetivos específicos, atualizar dirigentes universitários visando: - posicionar a universidade na sociedade como agente de troca social, inovação e colaboração para o desenvolvimento do país com base em um projeto institucional que articule as funções de ensino, pesquisa e extensão; - dirigir e operar estruturas acadêmicas e administrativas flexíveis que favoreçam uma oferta de formação ampla para cobrir uma diversidade de demandas em termos de: interesses; modalidades de formação; necessidades sociais, empresariais e de egressos; atendimentos às tendências internacionais dos campos de formação; e que favoreçam pesquisas e ações de extensão de maior pertinência e impacto social; - gerenciar a internacionalização transversal das funções de ensino, pesquisa e extensão da universidade, com níveis de qualidade internacionais, o que permitirá a egressos e acadêmicos o trabalho em contextos internacionais e multiculturais; - gerenciar novas formas de comunicação, negociação e interação com a comunidade universitária para integrar e desenvolver equipes de acadêmicos, pesquisadores e administradores com os perfis necessários para levar a diante a transformação das funções substantivas e pedagógicas, administrativas e operativas da universidade com apoio das tecnologias de informação e comunicação; - gerenciar programas e mecanismos para alcançar uma atualização contínua, tanto pessoal, como de seus colaboradores e da instituição, com base nas tendências educativas, nos desenvolvimentos pedagógicos e nos resultados de pesquisas sobre educação superior em nível local, regional, nacional e internacional; - gerenciar modalidades diversas de financiamento, com a participação de diferentes setores com o propósito de alcançar um maior desenvolvimento institucional; - dirigir a instituição em um marco de respeito, honestidade e princípios éticos que sirvam de base para o fortalecimento de uma comunidade universitária responsável e solidária, internamente e em seu entorno..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Curso IGLU Brasil 2014 para Dirigentes Universitários

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Antônio de Melo em 06/01/2015.
Descrição: O Curso IGLU Brasil 2014 para dirigentes universitários vem atender às demandas levantada na última Conferência de Búsqueda IGLU 2011, organizada pelo IGLU-OUI, no México, que discutiu os cenários Prospectivos para a educação universitária em 2025. Os resultados da Conferência apontam que a educação universitária deve ser entendida em um sentido social amplo e estar preparada para interpretar as necessidades do ambiente em que está inserida . Objetivo Geral: O Curso IGLU Brasil 2014 para Dirigentes Universitários tem como objetivo geral a capacitação e atualização de gestores e líderes para as instituições de educação superior. Objetivos Específicos: Tem-se por objetivos específicos, atualizar dirigentes universitários visando: - posicionar a universidade na sociedade como agente de troca social, inovação e colaboração para o desenvolvimento do país com base em um projeto institucional que articule as funções de ensino, pesquisa e extensão; - dirigir e operar estruturas acadêmicas e administrativas flexíveis que favoreçam uma oferta de formação ampla para cobrir uma diversidade de demandas em termos de: interesses; modalidades de formação; necessidades sociais, empresariais e de egressos; atendimentos às tendências internacionais dos campos de formação; e que favoreçam pesquisas e ações de extensão de maior pertinência e impacto social; - gerenciar a internacionalização transversal das funções de ensino, pesquisa e extensão da universidade, com níveis de qualidade internacionais, o que permitirá a egressos e acadêmicos o trabalho em contextos internacionais e multiculturais; - gerenciar novas formas de comunicação, negociação e interação com a comunidade universitária para integrar e desenvolver equipes de acadêmicos, pesquisadores e administradores com os perfis necessários para levar a diante a transformação das funções substantivas e pedagógicas, administrativas e operativas da universidade com apoio das tecnologias de informação e comunicação; - gerenciar programas e mecanismos para alcançar uma atualização contínua, tanto pessoal, como de seus colaboradores e da instituição, com base nas tendências educativas, nos desenvolvimentos pedagógicos e nos resultados de pesquisas sobre educação superior em nível local, regional, nacional e internacional; - gerenciar modalidades diversas de financiamento, com a participação de diferentes setores com o propósito de alcançar um maior desenvolvimento institucional; - dirigir a instituição em um marco de respeito, honestidade e princípios éticos que sirvam de base para o fortalecimento de uma comunidade universitária responsável e solidária, internamente e em seu entorno..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Curso IGLU Brasil 2013 para Dirigentes Universitários

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Antônio de Melo em 06/01/2015.
Descrição: O Curso IGLU Brasil 2013 para dirigentes universitários vem atender às demandas levantada na última Conferência de Búsqueda IGLU 2011, organizada pelo IGLU-OUI, no México, que discutiu os cenários Prospectivos para a educação universitária em 2025. Os resultados da Conferência apontam que a educação universitária deve ser entendida em um sentido social amplo e estar preparada para interpretar as necessidades do ambiente em que está inserida . Objetivo Geral: O Curso IGLU Brasil 2013 para Dirigentes Universitários tem como objetivo geral a formação e atualização de gestores e líderes para as instituições de educação superior. Objetivos Específicos: Tem-se por objetivos específicos, atualizar dirigentes universitários visando: - posicionar a universidade na sociedade como agente de troca social, inovação e colaboração para o desenvolvimento do país com base em um projeto institucional que articule as funções de ensino, pesquisa e extensão; - dirigir e operar estruturas acadêmicas e administrativas flexíveis que favoreçam uma oferta de formação ampla para cobrir uma diversidade de demandas em termos de: interesses; modalidades de formação; necessidades sociais, empresariais e de egressos; atendimentos às tendências internacionais dos campos de formação; e que favoreçam pesquisas e ações de extensão de maior pertinência e impacto social; - gerenciar a internacionalização transversal das funções de ensino, pesquisa e extensão da universidade, com níveis de qualidade internacionais, o que permitirá a egressos e acadêmicos o trabalho em contextos internacionais e multiculturais; - gerenciar novas formas de comunicação, negociação e interação com a comunidade universitária para integrar e desenvolver equipes de acadêmicos, pesquisadores e administradores com os perfis necessários para levar a diante a transformação das funções substantivas e pedagógicas, administrativas e operativas da universidade com apoio das tecnologias de informação e comunicação; - gerenciar programas e mecanismos para alcançar uma atualização contínua, tanto pessoal, como de seus colaboradores e da instituição, com base nas tendências educativas, nos desenvolvimentos pedagógicos e nos resultados de pesquisas sobre educação superior em nível local, regional, nacional e internacional; - gerenciar modalidades diversas de financiamento, com a participação de diferentes setores com o propósito de alcançar um maior desenvolvimento institucional; - dirigir a instituição em um marco de respeito, honestidade e princípios éticos que sirvam de base para o fortalecimento de uma comunidade universitária responsável e solidária, internamente e em seu entorno..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Aluno Integrado: Curso de Qualificação em Tecnologia Digital
Descrição: O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. O objetivo deste projeto é promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica tendo, como tema central, a educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as etapas da educação básica.Dentro do projeto Aluno Integrado, a UFSC, em parceria com o Ministério da Educação, está promovendo o curso de extensão em Qualificação em Tecnologia Digital: Aluno Integrado, para alunos matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública de Santa Catarina. Na edição 2013 são oferecidas 4200 vagas gratuitamente para estes estudantes.O curso, ministrado a distância, tem uma carga horária de 120 horas, dividido em quatro módulos. Neste curso, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática, hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
2013 - Atual
Periódico: Cadernos EBAPE.BR (FGV)
2015 - Atual
Periódico: Farol ? Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
2016 - Atual
Periódico: BAR. Brazilian Administration Review


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Universitária.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHLICKMANN, RAPHAEL2014SCHLICKMANN, RAPHAEL; OLIVEIRA, MAURÍCIO ROQUE SERVA DE ; MELO, PEDRO ANTÔNIO DE . Administração universitária: desvendando o campo científico no Brasil. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL, v. 7, p. 160, 2014.

2.
SCHLICKMANN, R.;SCHLICKMANN, RAPHAEL2012SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. . Administração Universitária: Em Busca de uma Epistemologia. Avaliação (UNICAMP), v. 17, p. 155-178, 2012.

3.
SCHLICKMANN, R.;SCHLICKMANN, RAPHAEL2012SCHLICKMANN, R.; SILVA, J. E. O. ; PACHECO, A. S. V. ; MELO, P. A. . Conjecturas a Respeito do Campo Científico da Administração e Atuação do Pesquisador. Revista Gestão & Tecnologia, v. 12, p. 132-145, 2012.

4.
MELO, P. A.2009MELO, P. A. ; MELO, M. B. ; SCHLICKMANN, R. . Desafios da Educação Suuperior Contemporânea: contribuições e tendências da universidade na formação de profissionais para a sociedade. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 4, p. 407-431, 2009.

5.
SCHLICKMANN, R.;SCHLICKMANN, RAPHAEL2008SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. ; ALPERSTEDT, G. D. . Enfoques da Teoria Institucional nos modelos de avaliação institucional brasileiros. Avaliação (Campinas), v. 13, p. 153-168, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHLICKMANN, R.. Elaboração e Análise de Projetos. 1. ed. Florianópolis: CAD/UFSC, 2011. v. 1. 148p .

2.
MELO, P. A. ; SCHLICKMANN, R. . Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor. 1. ed. Florianópolis: CAD/UFSC, 2010. v. 1. 96p .

3.
MELO, P. A. ; SCHLICKMANN, R. . Qualidade na Prestação do Serviço Público. 1. ed. Florianópolis: CAD/UFSC, 2010. v. 1. 122p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHLICKMANN, R. A. S. M. ; SCHLICKMANN, R. ; MELO, P. A. ; NECKEL, S. ; NECKEL, T. P. M. . Financiamento de Projetos e Convênios na Educação Superior: um retorno social. In: XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria: Desafios de la Gestión en la Universidade del siglo XXI, 2015, Mar del Plata. XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria: Desafios de la Gestión en la Universidade del siglo XXI, 2015.

2.
SCHLICKMANN, R.; SERVA, M. ; MELO, P. A. . Administração universitária: desvendando o campo científico no Brasil. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2014, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2014.

3.
SCHLICKMANN, R.. Administração universitária como campo científico: possibilidades a partir da abordagem de Bourdieu. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU, 2014, Florianópolis. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU, 2014.

4.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. . O que se entende por Administração Universitária no Brasil?. In: XIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sur, 2013, Buenos Aires. Anais do XIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sur, 2013.

5.
SCHLICKMANN, R.; PACHECO, A. S. V. . Refletindo sobre o Campo Científico da Administração e a Atuação do Pesquisador. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011, Florianópolis. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011.

6.
MELO, P. A. ; SCHLICKMANN, R. ; FRANCISCO, T. H. A. ; MARTINS, J. R. M. . Formação docente e qualidade na educação básica no Brasil. In: 3º Seminário do Obeduc e 1º Seminário do Observatório da Educação Indígena, 2011, Brasília. Anais do 3º Seminário do Obeduc e 1º Seminário do Observatório da Educação Indígena, 2011.

7.
BUSANELO, E. C. ; SCHLICKMANN, R. . Contribuições da Critical Management Studies (CMS) para a Epistemologia da Administração. In: VI Encontro de Estudos Organizacionais - EnEO, 2010, Florianópolis. VI Encontro de Estudos Organizacionais - EnEO, 2010.

8.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. ; HARGER, C. A. ; DALMAU, M. B. L. ; COSTA, A. M. ; MICHELAN, L. S. . Fatores determinantes na opção dos alunos pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em Administração das Universidades Catarinenses. In: II Encontro de Administração da Informação - EnADI, 2009, Recife-PE. II Encontro de Administração da Informação - EnADI, 2009.

9.
HARGER, C. A. ; COSTA, A. M. ; MORITZ, Gilberto de Oliveira ; MICHELAN, L. S. ; DALMAU, M. B. L. ; MELO, P. A. ; SCHLICKMANN, R. . Escolha de Dirigentes e Continuidade de Gestão: uma análise na UNiversidade Federal de Santa Catarina. In: Iberoamerican Academy of Management, 2009, Buenos Aires. Iberoamerican Academy of Management, 2009.

10.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. . A influência das correntes do pensamento científico na concepção dos paradigmas funcionalista e crítico da Administração. In: II Congresso de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/EnEPQ, 2009, Curitiba. II Congresso de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/EnEPQ, 2009.

11.
SCHLICKMANN, R.. Administração Universitária: em busca de uma Epistemologia. In: IX Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009, Florianópolis. IX Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009.

12.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; AZEVEDO, P. . Experiências de Educação Superior a Distância no Mundo. In: VIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2008, Assunção. VIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2008.

13.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; AZEVEDO, P. . Provão X Enade: uma análise comparativa. In: VIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2008, Assunção. VIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2008.

14.
CAIXETA, D. R. A. ; RISSI, M. ; VITAL, J. T. ; SCHLICKMANN, R. ; COSTA, A. M. ; MORETTO, S. M. . Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem sob a ótica dos estudantes a distância. In: VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Mar del Plata. Anais do VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007.

15.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. ; PACHECO, A. S. V. ; NUNES, Thiago Soares ; RISSI, M. ; VITAL, J. T. . Sistema de Tutoria e Acompanhamento: Desempenho dos Tutores em um Curso de Graduação a Distância. In: VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Mar del Plata. Anais do VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007.

16.
PACHECO, A. S. V. ; PEDRON, L. E. ; SCHLICKMANN, R. ; MORETTO NETO, L. . A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. In: VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau. VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul: Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária, 2006.

17.
MELO, P. A. ; CECHELLA, G. ; SCHLICKMANN, R. . O Curso de Administração Ministrado nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina Pertencente ao Sistema Acafe e o Desenvolvimento Local. In: VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau. VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul: Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHLICKMANN, R.. Refletindo sobre o campo científico da administração e a atuação do pesquisador. In: I Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2011, Florianópolis. I Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2011.

2.
SCHLICKMANN, R.; ALPERSTEDT, G. D. ; LARANJEIRA, L. S. . Reestruturação da área de Recursos Humanos: uma experiência na APAE de Florianópolis. In: XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2005, Joinville. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2005.

3.
SCHLICKMANN, R.; ABRAHAM, A. S. ; BIER, C. A. . A Utilização da Corporate Joint Venture Internacional como Atuação Estratégica nas Pequenas e Médias Empresas.. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2003, Lages. Anais do XIII Seminário de Inicação Científica da UDESC, 2003.

4.
BIER, C. A. ; FURLANETO, A. ; RIBEIRO, F. R. P. ; SCHAMBECK, F. ; SCHLICKMANN, R. . ESAG Cidadã Amiga da Escola II. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2002, Lages. Anais do XII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHLICKMANN, RAPHAEL. Gestão Universitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHLICKMANN, R. A. S. M. ; SCHLICKMANN, R. ; MELO, P. A. ; NECKEL, S. ; NECKEL, T. P. M. . Financiamento de Projetos e Convênios na Educação Superior: um retorno social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHLICKMANN, R.; SERVA, M. ; MELO, P. A. . Administração universitária: desvendando o campo científico no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHLICKMANN, R.. Habilidades e competências do profissional de contabilidade em organizações de Florianópolis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHLICKMANN, R.. Funções Administrativas: a prática nas pequenas empresas de Florianópolis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHLICKMANN, R.. Administração universitária como campo científico: possibilidades a partir da abordagem de Bourdieu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHLICKMANN, R.. Perfil do Egresso da UNICA/SOCIESC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHLICKMANN, R.. Habilidades e competências do profissional de contabilidade em organizações de Florianópolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHLICKMANN, R.. Perfil do Egresso da UNICA/SOCIESC do curso de Administração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHLICKMANN, R.. Funções Administrativas: a prática nas pequenas empresas de Florianópolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. . O que se entende por administração universitária no Brasil?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SCHLICKMANN, R.. Refletindo sobre o campo científico da administração e a atuação do pesquisador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHLICKMANN, R.; PACHECO, A. S. V. . Refletindo sobre o campo científico da Administração e a atuação do pesquisador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BUSANELO, E. C. ; SCHLICKMANN, R. . Contribuições da Critical Management Studies (CMS) para a Epistemologia da Administração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. . A influência das correntes do pensamento científico na concepção dos paradigmas funcionalista e crítico da adminsitração. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SCHLICKMANN, R.. Administração Universitária: em busca de uma Epistemologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. ; HARGER, C. A. ; DALMAU, M. B. L. ; COSTA, A. M. ; MICHELAN, L. S. . Fatores determinantes na opção dos alunos pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em Administração das Universidades Catarinenses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; AZEVEDO, P. . Provão X Enade: uma análise comparativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; AZEVEDO, P. . Experiências de Educação Superior a Distância no Mundo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAIXETA, D. R. A. ; RISSI, M. ; VITAL, J. T. ; SCHLICKMANN, R. ; COSTA, A. M. ; MORETTO, S. M. . Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem sob a ótica dos estudantes a distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. ; PACHECO, A. S. V. ; NUNES, Thiago Soares ; RISSI, M. ; VITAL, J. T. . Sistema de Tutoria e Acompanhamento: Desempenho dos Tutores em um Curso de Graduação a Distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PACHECO, A. S. V. ; PEDRON, L. E. ; SCHLICKMANN, R. ; MORETTO NETO, L. . A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MELO, P. A. ; CECHELLA, G. ; SCHLICKMANN, R. . O Curso de Administração Ministrado nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina Pertencente ao Sistema Acafe e o Desenvolvimento Local. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHLICKMANN, R.. Poposta de um novo modelo de estrutura: o caso da APAE de Florianópolis 2005 (Trabalho de Conclusão de Curso - Estágio Supervisionado).

2.
SCHLICKMANN, R.. Diagnóstico da Coturnicultura baseada na produção de ovos: uma experiência em São Pedro de Alcântara 2004 (Estágio Supervisionado).

3.
SCHLICKMANN, R.. Planejamento Estratégico da Alvisom 2002 (Estágio Supervisionado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação de Artigo Código # BAR-2016-0021 para a Revista Brazilian Administration Review - BAR. 2016.

2.
PLATT, A. A. ; DIAS, T. ; SCHLICKMANN, RAPHAEL . Análise e parecer dos processos de Transferências e Retornos 2016/2. 2016.

3.
SCHLICKMANN, RAPHAEL; NUNES, R. S. ; TODESCAT, M. ; SOUZA, I. M ; RISSI, M. . Comissão de revisão e alteração da Resolução de Credenciamento e Recredenciamento do PPPGAU. 2016.

4.
SCHLICKMANN, R.; MORITZ, Gilberto de Oliveira ; TOSTA, K. C. B. T. ; MELO, P. A. . Comissão de credenciamento e recredenciamento do PPGAU (Portaria 39/2016/PPGAU). 2016.

5.
PACHECO, A. S. V. ; BURIGO, C. C. D. ; SCHLICKMANN, R. . Comissão de Elaboração do Edital de Processo Seletivo para ingresso no PPGAU/UFSC 2017 (Portaria (026/2016/PPGAU). 2016.

6.
SCHLICKMANN, R.; BURIGO, C. C. D. ; MELO, P. A. ; PACHECO, A. S. V. ; AMANTE, C. J. . Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2016 para ingresso no PPGAU/UFSC (POrtaria 038/2016/PPGAU). 2016.

7.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação do artigo código CEBAPE 49064 para a Revista Cadernos EBAPE.BR. 2016.

8.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação de Artigo Código ID 3386 para a Revista Práticas em Gestão Pública Universitária - PGPU. 2016.

9.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação de Artigo Código ID 3427 para a Revista Práticas em Gestão Pública Universitária - PGPU. 2016.

10.
SCHLICKMANN, RAPHAEL. Avaliação do artigo código CEBAPE 31772 para a Revista Cadernos EBAPE.BR. 2015.

11.
SCHLICKMANN, RAPHAEL. Avaliação do artigo código CEBAPE 31772 para a Revista Cadernos EBAPE.BR. 2015.

12.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação do artigo código 2779 da Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - FAROL. 2015.

13.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do EnANPAD 2015 - Tema 4: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2015.

14.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação de artigos para o V Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2015.

15.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do ENEO 2014 - Tema 5: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2014.

16.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador do Artigo Código CEBAPE 18624 para a Revista Cadernos EBAPE. 2014.

17.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação do artigo código 28218 para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL. 2013.

18.
FABRIN, A. O. M. ; RAMPINELLI, G. C. B. ; NECKEL, T. P. M. ; SCHLICKMANN, R. . Relatório Gestão 2012 - UDESC. 2013.

19.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação do Artigo Código CEBAPE 8401 para a Revista Cadernos EBAPE.BR. 2013.

20.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação do Artigo Código CEBAPE 8402 para a Revista Cadernos EBAPE.BR. 2013.

21.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação do Artigo Código CEBAPE 8865 para a Revista Cadernos EBAPE.BR. 2013.

22.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do EnANPAD 2013 - Divisão de Estudos Organizacionais - Tema 5: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2013.

23.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; COELHO, C. J. M. . Relatório de Gestão UDESC 2008-2012. 2012.

24.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do ENEO 2012 - Tema 5: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2012.

25.
FABRIN, A. O. M. ; SCHLICKMANN, R. ; ROCZANSKI, C.R.M ; TONON, I. L. ; OLIVEIRA, E. M. ; SANTOS, A. B. . Balanço Social UDESC 2011. 2012.

26.
ROCZANSKI, C.R.M ; SCHLICKMANN, R. ; COELHO, C. J. M. . Relatório Anual de Gestão UDESC 2010. 2011.

27.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do EnANPAD 2011 - Divisão de Estudos Organizacionais - Tema 5: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2011.

28.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; TONON, I. L. ; OLIVEIRA, E. M. . Balanço Social UDESC 2010. 2011.

29.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação de artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL (agosto 2011). 2011.

30.
SCHLICKMANN, R.. Avaliação de artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL (outubro 2011). 2011.

31.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do EnANPAD 2010 - Divisão de Estudos Organizacionais - Tema 5: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2010.

32.
SCHLICKMANN, R.. Avaliador de Artigos do EnEO 2010 - Tema 5: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais. 2010.

33.
SCHLICKMANN, R.; ROCZANSKI, C.R.M ; AMBONI, N. . Plano 20 Planejamento Estratégico UDESC 2010-2030. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHLICKMANN, RAPHAEL. Programa Oficinas de Gestão: oportunidade de desenvolvimento. 2016.

2.
SCHLICKMANN, R.. Reportagem Eleições Reitoria UFSC. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SCHLICKMANN, R.. Politize! Administração Pública no Brasil: o modelo burocrático.. 2016; Tema: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: O MODELO BUROCRÁTICO. (Blog).

2.
SCHLICKMANN, R.. Politize! Modelos de Administração pública no no Brasil: o aptrimonialismo. 2015; Tema: MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: O PATRIMONIALISMO. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
KAULING, F. A. S. ; SCHLICKMANN, R. . Distribuição e Logística. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro-texto).

Demais trabalhos
1.
ALPERSTEDT, G. D. ; SCHLICKMANN, R. ; LARANJEIRA, L. S. . Reestruturação da área de Recursos Humanos: uma experiência na APAE de Florianópolis. 2005 (Iniciação Científica) .

2.
SCHLICKMANN, R.; ABRAHAM, A. S. . A Utilização da Corporate Joint Venture Internacional como atuação estratégica nas pequenas e médias empresas. 2003 (Iniciação Científica) .

3.
BIER, C. A. ; SCHLICKMANN, R. ; SCHAMBECK, F. ; FURLANETO, A. ; RIBEIRO, F. R. P. . Amigos da Escola II. 2002 (Projeto de Extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMBONI, N.; MORAES, M. C. B.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Ricardo Lopes Natividade. Comportamento estratégico de dermatologistas em Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
PACHECO, A. S. V.; MARTINS, C. B.; TODESCAT, M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Evandro Silveira. Gestão do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária a partir do sistema de avaliação da CAPES. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MELO, P. A.; JACOBSEN, A. L.; SCHLICKMANN, R.; LAPOLLI, E. M.; PARRINO, M. C.. Participação em banca de Elci Terezinha de Souza Junckes. Política de Capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PACHECO, A. S. V.; BURIGO, C. C. D.; COSTA, A. M.; FIATES, G. G. S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Robson Vander Canarin da Rocha. A análise do trabalho docente na educação a distância: estudo comparativo entre UFSC e IFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PEREIRA, M. F.; MELO, P. A.; COSTA, A. M.; MORAES, M. C. B.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Silmar Neckel Antunes. O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SERVA, M.; ROVER, O. J.; BIROCHI, R.; LAVARDA, R. A. B.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Tiago José Bini. A ação das organizações de agricultores familiares agroecológicos no desenvolvimento da agroecologia no território do Alto Vale do Itajaí-SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MELO, P. A.; JACOBSEN, A. L.; MELLO, . S. P. T.; SCHLICKMANN, R.; SILVA, C. A. T.. Participação em banca de Eliana Ramos de Sousa. Perfil e realidade laboral do secretário executivo no contexto das Universidades Públicas Federais Brasileiras. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
JACOBSEN, A. L.; MELO, P. A.; OLIVO, L. C.; ALMEIDA, M. S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Marta Inês Claldart de Mello. Características estruturais requeridas para a implantação de uma unidade de avaliação institucional no Instituto Federal Catarinense. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
NUNES, R. S.; JACOBSEN, A. L.; MELO, P. A.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Ana Paula Guimarães. Os parâmetros de avaliação do SINAES na percepção dos estudantes do Curso de Graduação em Administração: um estudo em Apucarana-PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
KLAES, L. S.; MORETTO NETO, L.; SCHLICKMANN, R.; ROCHA, F. G.. Participação em banca de Raquel Lilian Barbi de Cerqueira. Gestão acadêmica na educação profissional: o setor de alimentação fora do lar no Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
JACOBSEN, A. L.; MELO, P. A.; OLIVO, L. C.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de José Augusto Faria. Realidade e perspectiva do modelo de gestão de compras adotado pela Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
SERVA, M.; FIATES, G. G. S.; LIMA, J. B.; FEUERSCHUTTE, S. G.; BELLEN, H. M. V.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Flavia Regina Panazzolo Maciel. Caminhos e práticas traçados pela ação: a dinâmica indivíduo-território e a gestão de pequenos empreendimentos em Tiradentes-MG.. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
MELO, P. A.; AMANTE, C. J.; SCHLICKMANN, R.; BASTOS, R. C.. Participação em banca de Sérgio Roberto Pinto da Luz. A contribuição do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de gestão da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MELO, P. A.; JACOBSEN, A. L.; LAPOLLI, E. M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Elci Terezinha de Souza Junckes. Políticas de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BURIGO, C. C. D.; SCHLICKMANN, R.; MORETTO NETO, L.; JACOBSEN, A. L.; THOMASSIM, L. E. C.. Participação em banca de Renata Pletsch Reis. Um olhar sobre o processo de desenvolvimento da política de cultura da UFPR Litoral. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PACHECO, A. S. V.; SCHLICKMANN, R.; MARTINS, C. B.. Participação em banca de Evandro Silveira. Gestão do programa de Pós-Graduação em Administração Universitária a partir do sistema de avaliação da CAPES. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
OLIVO, L. C.; JACOBSEN, A. L.; SOUZA, I. M; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Carla Maragarete Buschele. Cultura Organizacional na Procuradoria Geral Federal (PGF) Autárquica vinculada à AGU.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
PACHECO, A. S. V.; FIATES, G. G. S.; COSTA, A. M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Roberto Carlos Alves. Egressos: Estudo do caso de economia na modalidade EAD. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MELO, P. A.; JACOBSEN, A. L.; SCHLICKMANN, R.; SILVA, C. A. T.. Participação em banca de Eliana Ramos de Sousa. O perfil e a realidade laboral do secretário executivo no contexto das universidades públicas federais brasileiras. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JACOBSEN, A. L.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Jeoh Leal Lauda e Viviane de Castro Ribeiro.Análise das práticas de GC no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina - TRT/SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RIZZATTI JUNIOR, G.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Juliana Brunel Alves.Compras sustentáveis na Caixa Econômica Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SCHLICKMANN, R.; RIZZATTI JUNIOR, G.; JACOBSEN, A. L.. Participação em banca de Gislaine Maria da Silva Pato.Portais Eletrônicos como instrumento de Controle Social na Administração Pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
ROCHA, R. A.; SALES, M. B.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Sabrina Vieira.A percepção dos clientes corporativos sobre o marketing de serviços do clube de energia corretora de seguros LTDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MELO, P. A.; TODESCAT, M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Henrique de Oliveira Kaminski.Diagnóstico Organizacional aplicado em microempresas comerciais na Grande Florianópolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
PACHECO, A. S. V.; RIZZATTI JUNIOR, G.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Carlos Rafael Garcia.Estudo comparativo entre o processo de compras do IFSC e UFSC e apresentação de boas práticas das duas instituições. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
SOUZA, I. M; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Juliana Franciele Witter e Mariane Boff Schvvingel.A motivação e sua importância para transformar grupos e equipes: estudo de caso da empresa Augustin e Cia Ltda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
SOUZA, I. M; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Jurema Angela Toniazzo Zaparolli e Sandra Sartor.Qualidade de vida: um estudo com empreendedoras do comércio de pequeno e médio porte do município de Sananduva-RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PACHECO, A. S. V.; FIATES, G. G. S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Marília Ribas MAchado.O desenvolvimento do empreendedorismo local das cidades que possuem polos de Educação a Distância dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas da UFSC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
PACHECO, A. S. V.; SCHLICKMANN, RAPHAEL; MELO, P. A.. Participação em banca de Júlia Arruda Macedo.Micropadaria Artesanal Delivery em Florianópolis: uma análise mercadológica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
FIATES, G. G. S.; MORETTO NETO, L.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Renan Hubert.Estratégias de financiamento público e privado para EBTs por fase de maturidade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
MARTINS, C. B.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Alberto Rodrigues Vieira e Mabelli Schwikert Brandão.Plano de marketing para o supermercado Irmãos Brandão e Cia LTDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
FIATES, G. G. S.; SCHLICKMANN, R.; SEMPREBON, E.. Participação em banca de Cassio Zanellatto Mendes e Henrique D'Agostini Paula.A influência das propagandas feitas em blogs de moda na avaliação de alternativas de compras dos respectivos leitores de Florianópolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
SCHLICKMANN, R.; JACOBSEN, A. L.. Participação em banca de Victor Araújo de Britto Velho.Planejamento Estratégico da Caixa Econômica Federal: a percepção dos fucnionários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
GARRIDO, P. O.; BOEIRA, S. L.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Haroldo Maia Junior.Capacitação e desenvolvimento de pessoal para a excelencia no setor público sob a ótica da gestão social: estudo de caso do posto de fiscalização e atendimento da ANTT em Florianópolis.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
MOREIRA FILHO, P.; DALMAU, M. B. L.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Bernardo Halfeld.Avaliação de desemepnho dos soldados formados no corpo de bombeiros militar de santa catarina que atuam na cidade de Florianópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
SOUZA, I. M; MAYER, H.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Soeli Soares de Moraes e Newton Neves de Carvalho.A terceirização dos serviços da Prefeitura universitária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
SOUZA, I. M; BOSQUETTI, M. A.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Jorge Luiz dos Santos Mazera.As mudanças nas rotinas de trabalho dos servidores da direção do centro tecnológico da UFSC decorrentes do intraempreendedorismo: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
MELO, P. A.; SCHLICKMANN, R.; BOEIRA, S. L.. Participação em banca de Adriano Antoê Baptiston.A relação dos funcionários de uma agência bancária de Campos Novos com o plano de desenvolvimento regional sustentável desenvolvido na comunidade local. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
GARRIDO, P. O.; SCHLICKMANN, R.; LAVRATTI, F. B.. Participação em banca de Marceli Aparecida Welter Hildebrando.Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no tribunal de justiça de Santa Catarina, Fórum da Comarca de Lages. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
LIMA, M. V. A.; MAYER, H.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Mariana Althoff.Plano de Negócio para a implantação de uma academia de ginástica e musculação na cidade de Florianópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
RIZZATTI JUNIOR, G.; BOSQUETTI, M. A.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Simone Glufke.Gestão Ambiental na Hotelaria: estudo multicaso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
RAMOS, A. M.; ALMEIDA, M. S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Caio Aldaladejo Miranda.Sistemas de informação na Gestão de empresa de recrutamento e seleção em Florianópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
JACOBSEN, A. L.; SCHLICKMANN, R.; LAVRATTI, F. B.. Participação em banca de Bianca de Farias Letti.Pesquisa de Mercado: comportamento do consumidor de café em Florianópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
JACOBSEN, A. L.; KLAES, L. S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Lucas Fabrício de S. Firmino.Website de Recursos Humanos com foco em A&B. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
ROCHA, R. A.; LAVRATTI, F. B.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Andre Felipe de Moraes.A percepção dos consumidores em relação ao serviço oferecido nos grandes shoppings centers de Florianópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

27.
DALMAU, M. B. L.; SOUZA, I. M; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Vitor Hugo Clauman.A identificação e socialização do conhecimento organizacional como ferramenta para padronização dos processos no apoio à qualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
PLATT, A. A.; SCHLICKMANN, R.; OSTROSKI, S. S. D.. Participação em banca de Bruno Ricardo Winzewski.Análise, adaptação, ativação e avaliação: estudo de caso Padaria e Confeitaria Kibaguetti. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
PLATT, A. A.; DIAS JUNIOR, C. M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Tays de Lucca Geraldo.Pós-venda: diferencial competitivo organizacional na busca da satisfação de clientes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

30.
MELO, P. A.; DIAS JUNIOR, C. M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Gabriela Claudino dos Santos.Plano de Negócio para Expansão de Franquia no Ramo Calçadista na Cidade de Balneário Camboriú. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

31.
LOBO, E.; RAMOS, A. M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Igor Philippi Carioni.Uso otimizado do sistema de informação gerencial da farmácia Biguafarma Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

32.
MELO, P. A.; BOSQUETTI, M. A.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Stelli Carpeggiani Farherr.Plano de Negócio para empresa infantil com proposta pedagógica diferenciada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

33.
PREVE, A. D.; SCHLICKMANN, R.; TODESCAT, M.. Participação em banca de Victor Felipe Garzel.Diagnóstico do gerenciamento de Projetos na Empresa Engineering Simulation and Scientific Software Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

34.
ROCHA, R. A.; SCHLICKMANN, R.; DIAS JUNIOR, C. M.. Participação em banca de Thiago Ferreira Marques.Sacolas Ecológicas: um desafio cultural do marketing verde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

35.
LOBO, E.; KLAES, L. S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Gustavo Valente Dias.Cluster Industrial: Agregação de valor à madeira como forma de fortalecer a economia da região serrana catarinense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

36.
HELOU FILHO, E. A.; DIAS JUNIOR, C. M.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Gabriel Steinbach.Plano de Negócio: análise de viabilidade econômico-financeira de uma academia de musculação em Florianópolis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

37.
MORETTO NETO, L.; SCHLICKMANN, R.; CRUZ JUNIOR, J.B. Participação em banca de Jorge Daniel da Costa Campos.ANÁLISE DA RENTABILIDADE PROVENIENTE DA PARCERIA CORRESPONDENTE CAIXA AQUI: a ótica do concessionário.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

38.
MORETTO NETO, L.; SCHLICKMANN, R.; FERNANDES, A.L. Participação em banca de Juliana Pereira.TURISMO E ESTRATÉGIA: um estudo de caso referente às estratégias adotadas pelo SESC, unidade Santa Catarina, para inserir a base da pirâmide no segmento turístico, seguindo o referencial teórico de Prahalad.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

39.
OSTROSKI, S. S. D.; OLIVO, L. C.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Acácio Pereira Freitas.CRIAÇÃO DE UM MANUAL PARA QUE O PEQUENO EMPRESÁRIO POSSA COMEÇAR A LICITAR ELETRONICAMENTE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

40.
HELOU FILHO, E. A.; ADAO, S. A. R. C.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Bruno Souza Dacoregio.PLANO DE NEGÓCIO: um estudo da Organização Festerê Entretenimentos Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

41.
HELOU FILHO, E. A.; BERNARDES, J. F.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Fábio Liberatore.PLANO DE NEGÓCIOS PARA VERIFICAR A VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DISTRIBUIDORA DE SANDUÍCHES NA ÁREA INSULAR DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

42.
ALMEIDA, M. S.; GOULART, M. A. O. V.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Jocirene de Mattos.CARACTERIZAÇÃO DO ESTRESSE ORGANIZACIONAL EM CALL CENTER: nível, fontes estressoras e estratégias de controle.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

43.
MORITZ, Gilberto de Oliveira; MAYER, H.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Renato Assunção Campos.AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: o caso Tractebel.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

44.
JACOBSEN, A. L.; SCHLICKMANN, R.; BRAND, A. F.. Participação em banca de Daniel Becker Salles.PLANO DE NEGÓCIOS: Suportte Centro de Negócios Ltda.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

45.
GIRARDI, D. M.; TOSTA, K. C. B. T.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Gerson da Silva Júnior.A NATUREZA DO TRABALHO DIRETIVO: um estudo de caso no Ministério Público do Estado de Santa Catarina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

46.
WEHRLE, A. F.; FREITAS, S.; SCHLICKMANN, R.. Participação em banca de Andreza Bezerra et al..A Influência do Marketing sobre o poder de compra do consumidor infantil: estudo de caso no Centro Educacional Recriar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SCHLICKMANN, R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Docentes do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES - do curso de Administração. 2008. Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis.

Concurso público
1.
STELZER, J.; DELY, R. C. S. F.; SCHLICKMANN, R.. Banca Examinadora referente ao objeto do Processo nº23080.068896/2013-18 Edital 001/DDP/2014.. 2014.

2.
TOSTA, K. C. B. T.; BURIGO, C. C. D.; SCHLICKMANN, R.. Membro Externo Titular no Concurso Público para Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU objeto do processo 23080.011362/2014-92, conforme Portaria nº 003/PPGAU/2014 de 05 de maio de 2014.. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
SCHLICKMANN, R.; PINHEIRO, D.; MELO, D.; DIAS, T.. Banca Examinadora do Concurso de Monografias "Prêmio Professor Edmon Duarte Nader". 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais. 2016. (Seminário).

2.
V Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2015. (Congresso).

3.
XII Seminário Brasil Portugal de Internacionalização de Empresas: estratégia e gestão nas relações biltareais. 2015. (Seminário).

4.
XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria: desafios de la gestión en la universidad del siglo XXI. Financiamento de projetos e convênios na educação superior: um retorno social. 2015. (Congresso).

5.
IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Administração universitária: desvendando o campo científico no Brasil. 2014. (Congresso).

6.
XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU. Administração universitária como campo científico: possibilidades a partir da abordagem de Bourdieu. 2014. (Congresso).

7.
Avaliação do Curso Aluno Integrado - Qualificação no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).Avaliação do Curso Aluno Integrado - Qualificação no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). 2013. (Encontro).

8.
III Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2013. (Congresso).

9.
XIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sur. O que se entende por Administração Universitária no Brasil?. 2013. (Congresso).

10.
I Congresso Certificadas FGV. Marketing. 2012. (Congresso).

11.
II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2012. (Congresso).

12.
I Colóquio Interncaional sobre Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração.Refletindo sobre o campo científico da administração e a atuação do pesquisador. 2011. (Seminário).

13.
III Seminário de Avaliação Institucional da UDESC. 2011. (Seminário).

14.
II Seminário de Avaliação Institucional da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC."Repositório de Dados Institucionais (RDI) da UDESC". 2010. (Seminário).

15.
Fórum Universidade em Debate: "A formação docente e a qualidade da educação básica". 2009. (Outra).

16.
Fórum Universidade em Debate: "O caso da Universidade Corporativa da Iatipu Binacional (UCI)". 2009. (Seminário).

17.
Fórum Universidade em Debate: Planejamento Estratégico Universitário. 2009. (Outra).

18.
Mini-Curso: "La organización en el proyecto moderno". 2008. (Outra).

19.
VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem soba ótica dos estudantes a distância. 2007. (Congresso).

20.
VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Sistema de Tutoria e Acompanhamento: Desempenho dos Tutores em um Curso de Graduação a Distância. 2007. (Congresso).

21.
Fórum Universidade em Debate: Avaliação Institucional. 2006. (Outra).

22.
Fórum Universidade em Debate: Reestruturação da Educação Superior: urgências democráticas, exigência republicana. 2006. (Outra).

23.
VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.Pedagogia de Paulo Freire e Pedagogia Empreendedora. 2006. (Outra).

24.
Encontro regional de Administração em comemoração aos 40 anos de Regulamentação da Profissão de Administrador. 2005. (Encontro).

25.
Semana Esaguiana: "A Administração na Prática". 2005. (Outra).

26.
XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina.Reestruturação da Área de Recursos Humanos: estudo de caso na APAE de Florianópolis. 2005. (Seminário).

27.
Seminário de Logística Empresarial da ESAG. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHLICKMANN, R.. V Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2015. (Congresso).

2.
SERVA, M. ; SIMON, V. P. ; SCHLICKMANN, R. ; MELO, D. ; REZENDE, G. M. . IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2014. (Congresso).

3.
MELO, P. A. ; SCHLICKMANN, R. ; SILVA, J. E. O. . XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU. 2014. (Congresso).

4.
MELO, P. A. ; SILVA, J. E. O. ; SCHLICKMANN, R. . XIII Coloquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. 2013. (Congresso).

5.
MELO, P. A. ; SCHLICKMANN, R. . XII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. 2012. (Congresso).

6.
SCHLICKMANN, R.. II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2012. (Congresso).

7.
SERVA, M. ; SCHLICKMANN, R. ; MELO, D. ; PINHEIRO, D. ; SIQUEIRA, G. ; SANTOS, L. ; REBELO, S. . I Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2011. (Congresso).

8.
SCHLICKMANN, R.. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU. 2011. (Congresso).

9.
SCHLICKMANN, R.. X Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2010. (Congresso).

10.
SCHLICKMANN, R.. IX Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2009. (Congresso).

11.
SCHLICKMANN, R.. VIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2008. (Congresso).

12.
SCHLICKMANN, R.. VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Manoela Muller de Oliveira. A definir. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Eder Manoel Luiz. A definir. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Leandro Luis de Oliveira. A definir. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Tereza Cristina Meurer Antunes. A definir. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Valmor Isaurino Vidal. A definir. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Universitária) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Maria Eduarda de Aguiar da Rosa. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Rodrigo Fioruccio Perboni. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Arthur de Melo Rebello Parente Sinelli. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Rodrigo de Oliveira Macedo. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Danielly dos Santos dos Santos. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

6.
Mayara Cristina de Souza dos Anjos. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

7.
Rafel Meurer. Estágio não-obrigatório. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

8.
Emanuel Edgar da Silva Alves. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

9.
Tiago Salsasso. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

10.
Gabriel Gattino Reus. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

11.
Rodrigo Fogaça Teodoro dos Reis. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

12.
Luiz Gabriel Pereira. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

13.
Christian Noschang Battistella. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

14.
Bruna Dalponte Goudel. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

15.
Deydre Paola Damico. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

16.
Felipe David dos Santos. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

17.
Giovana Pretto. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

18.
Bruno Ramos Rocha. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

19.
Ike Basilio Lopes. Estágio não-obrigatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gislaine Maria da Silva Pato. Portais Eletrônicos como instrumento de Controle Social na Administração Pública: o caso das Prefeituras Municipais de Florianópolis, Palhoça e São José.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raphael Schlickmann.

2.
Victor Araújo de Britto Velho. Planejamento Estratégico da Caixa Econômica Federal: a percepção dos funcionários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raphael Schlickmann.

3.
Paulo Costa Tavares e Paulo Renato Luiz. Diagnóstico organizacional: uma análise SWOT da empresa Batista Materiais de Construção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raphael Schlickmann.

4.
Edson Diones Hirt e Fernanda Cigainski Lisbinski. Como se dá o processo de comunicação no desenvolvimento do trabalho em equipes: estudo realizado na empresa Ramos e Copini Autopeças LTDA filial de Seberi-RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raphael Schlickmann.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas dos Santos Moreira. Estágio não-obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raphael Schlickmann.

2.
Danielly dos Santos dos Santos. Estágio não-obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Raphael Schlickmann.



Outras informações relevantes


Menção Honrosa pela UNICA/SOCIESC em reconhecimento ao bom desempenho das funções educacionais, comprovado através do alto índice de satisfação obtido no processo de avaliação institucional do 2º semestre de 2012.

Menção Honrosa pela UNICA/SOCIESC em reconhecimento ao bom desempenho das funções educacionais, comprovado através do alto índice de satisfação obtido no processo de avaliação institucional do 1º semestre de 2012.

Reconhecimento e elogio espontâneo pelos acadêmicos em uma ou mais das avaliações discentes realizadas nos semestres 2010/2; 2011/1; 2011/2 em razão dos méritos docentes, principalmente a boa didática, conforme Comunicado público da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 03/05/2012.

Professor Homenageado pelos formandos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Turma 2011/2.

Professor Homenageado pelos formandos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Turma 2011/1.

Aprovado em 4º lugar para o cargo de Administrador no Concurso Público para a Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010)

Aprovado em 4º lugar para o cargo de Professor Universitário no Concurso Público para a Universidade Federal da Fronteira Sul (2010).

Aprovado em 4º lugar para o cargo de Administrador no Concurso Público para a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Florianópolis - SC (2006).

Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para a função de Professor Substituto do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - CAD/UFSC (2009).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 20:47:47