Patricia Alves Ramos Bosso

Bolsista de Desenvolvimento Cientifico Regional do CNPq - Nível B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6417851131885572
  • Última atualização do currículo em 21/02/2018


Formação acadêmica em Farmácia- USC (1998), Mestrado em Ciências Biomédicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2003), Doutorado Sanduíche - Ciências Biomédicas (Microbiologia- Virologia) pela Universidade de São Paulo (2009) e Centro de Doenças Infecciosas - Universidade da Georgia / USA (2009). Pós-doutorado no CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) Atlanta/USA (2015). Linha de pesquisa: 1- Investigação dos mecanismos de imunidade e patogênese das infecções virais visando melhor entendimento conceitual e funcional entre imunidade inata e adaptativa. 2-Epidemiologia molecular, diagnósticos imunológicos e moleculares de doenças infecciosas virais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Alves Ramos Bosso
Nome em citações bibliográficas
BOSSO, P. A. R.;Bosso, P.A.R.;RAMOS BOSSO, PATRICIA ALVES;RAMOS BOSSO, PATRÍCIA ALVES;Bosso, Patricia Alves;RAMOS, PATRICIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Biomédico.
Centro Biomédico de Maruípe UFES
Maruípe
29043900 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 33357297


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Georgea- Department of Infectious Diseases (Orientador: Ralph A. Tripp).
Título: Ausência de escapes mutantes para medicamento Palivizumab do vírus respiratório sincicial humano (hRSV) circulante, na cidade de São Paulo durante o anos de 2004., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Edison Luiz Durigon.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: infeccoes respiratorias.
2001 - 2003
Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pesquisa de Vírus Respiratório Sincicial (RSV) em Crianças com Infecções Respiratórias Agudas Atendidas no Hospital das Clínicas da FMB,Botucatu, SP,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Armando Morais Ventura.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: virus respiratorio; infeccoes respiratorias.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1994 - 1998
Graduação em Farmácia.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2014 - 2014
Safety Skills I. (Carga horária: 32h).
Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Safety Skills II. (Carga horária: 4h).
Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante- DCR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsita CNPq- Ciências sem Fronteiras


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante- Pós doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsita CNPq- Ciências sem Fronteiras

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: aluno de doutorado- bolsista FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: aluno de mestrado- bolsista FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: ensino-monitoria, Enquadramento Funcional: ICB- aperfeiçoamento
Outras informações
Disciplina Microbiologia Médica


Colégio Técnico João Paulo Primeiro, CTJPP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Microbiologia, Carga horária: 8


Escola Técnica São Bernardo, ETB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Disciplina de Farmacologia, Carga horária: 8


Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Anchieta, EEPSG ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Segundo Grau :Disciplina Quimica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Diagnóstico molecular de vírus respiratórios na cidade de Vitória.
Descrição: As infecções do trato respiratório (ITR) são as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças e adultos maiores de 65 anos, e são responsáveis por um grande número de hospitalizações, principalmente nos países em desenvolvimento. A maioria das ITR são causadas por vírus, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o mais frequentemente identificado. Além disso, outros agentes virais também se destacam como metapneumovírus (MPV-h), adenovírus (AdV), vírus parainfluenza (PIV) 1, 2 e 3, vírus influenza (IV) A e B, e mais recentemente rinovírus (RV), coronavírus (CoV) e bocavírus (BoV). Os diferentes agentes virais apresentam características estruturais peculiares e podem determinar manifestações clínicas variáveis, sendo que idade, estado nutricional, estado de imunização, condições sócio-econômicas, condições ambientais e presença de doenças prévias constituem fatores que podem contribuir para o prognóstico. Em virtude da incapacidade de identificar com precisão o agente causador, a maioria das crianças e adultos que apresentam estado febril são hospitalizadas e recebem antibióticos. Além disso, a presença de um ou mais vírus respiratórios no processo infeccioso ainda tem seus fatores prognósticos sem total esclarecimento. O emprego da técnica da “Polymerase Chain reaction” (PCR) permite ampliar a identificação de novos vírus respiratórios como também a identificação de mais de um agente viral em uma mesma amostra coletada de secreção respiratória. Além da emergência da cepa pandêmica do vírus influenza A(H1N1)pdm09 outra importante preocupação para a saúde pública é o surgimento da resistência aos antivirais. Observou-se que alguns vírus circulantes durante a infecção pelo influenza sazonal carregam genes de resistência (cerca de 1%), sendo as mutações: H275Y ao oseltamivir e Q136K ao zanamir, são as mais importantes encontradas por conferir resistência a esses medicamentos. Os resultados desse projeto serão úteis para desenvolvimento de estratégias especificas de diagnóstico, ajudar a conhecer melhor as variantes dos vírus circulantes na cidade de Vitória, ES e também ajudar nas tomadas de decisão em vigilância epidemiólogica. O projeto propõe a utilização de testes de diagnósticos rápidos para identificação viral em amostras já processadas e armazenadas pelo LACEN desde agosto de 2013, bem como com aquelas que ainda serão coletadas até dezembro de 2017. O LACEN recebe as amostras dos serviços de atendimento da Praia do Suá, na cidade de Vitória ou pacientes internados em hospitais do municipio ou de municipios vizinhos. Esse monitoramento poderá ajudar a conhecer melhor as variantes do vírus influenza circulantes na cidade de Vitória no Espírito Santo e também ajudar nas tomadas de decisões na area de vigilância epidemiológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2008
Descrição: Lançada no último mês do ano 2000, como decorrência do Programa Genoma FAPESP, a Rede de Diversidade Genética de Vírus, ou VGDN (sigla para Viral Genetic Diversity Network),
Descrição: Estudo em quatro anos, as variedades genéticas de quatro vírus: o HIV-1, tipo de vírus da Aids mais comum no Brasil; o HCV, agente causador da hepatite C; o Hantavirus, que provoca uma misteriosa síndrome pulmonar; e o VRS (vírus respiratório sincicial), responsável por infecções no trato respiratório, especialmente de crianças. Os laboratórios selecionados nesse programa foram divididos em três níveis, de acordo com o grau de competência e condições de segurança: 12 instituições foram classificadas como L1, aptas a trabalhar com o HIV e o HCV; 5 foram classificadas como L2, podendo trabalhar com HIV, HCV e VRS; e um laboratório foi classificado como L3, podendo trabalhar com os quatros tipos de vírus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: João Manuel Grisi Candeias - Coordenador / Edison Luiz Durigon/ Riemma Vela - Integrante / Patricia Alves Ramos Bosso - Integrante / João Pessoa Araújo Júnior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Ciências Biomédicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KIM, JIN HYANG2016KIM, JIN HYANG ; REBER, ADRIAN J. ; KUMAR, AMRITA ; RAMOS, PATRICIA ; SICA, GABRIEL ; MUSIC, NEDZAD ; GUO, ZHU ; MISHINA, MARGARITA ; STEVENS, JAMES ; YORK, IAN A. ; JACOB, JOSHY ; SAMBHARA, SURYAPRAKASH . Non-neutralizing antibodies induced by seasonal influenza vaccine prevent, not exacerbate A(H1N1)pdm09 disease. Scientific Reports, v. 6, p. 37341, 2016.

2.
MORAES, CLAUDIA TRIGO PEDROSO2015MORAES, CLAUDIA TRIGO PEDROSO ; OLIVEIRA, DANIELLE BRUNA LEAL ; CAMPOS, ANGELICA CRISTINE ALMEIDA ; Bosso, Patricia Alves ; LIMA, HILDENER NOGUEIRA ; STEWIEN, KLAUS EBERHARD ; GILIO, ALFREDO ELIAS ; VIEIRA, SANDRA ELISABETE ; BOTOSSO, VIVIANE FONGARO ; DURIGON, EDISON LUIZ . Genetic variability in G2 and F2 region between biological clones of human respiratory syncytial virus with or without host immune selection pressure. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 00, p. 00-00, 2015.

3.
DE LIMA, HILDENÊR NOGUEIRA2012DE LIMA, HILDENÊR NOGUEIRA ; BOTOSSO, VIVIANE FONGARO ; LEAL OLIVEIRA, DANIELLE BRUNA ; DE ALMEIDA CAMPOS, ANGÉLICA CRISTINE ; LEAL, ANDREA LIMA ; SILVA, TEREZA SOUZA ; RAMOS BOSSO, PATRÍCIA ALVES ; PEDROSO MORAES, CLAUDIA TRIGO ; DA SILVA FILHO, CLAUDIONOR GOMES ; VIEIRA, SANDRA ELISABETE ; GILIO, ALFREDO ELIAS ; STEWIEN, KLAUS EBERHARD ; DURIGON, EDISON LUIZ . Molecular epidemiology of the SH (small hydrophobic) gene of human respiratory syncytial virus (HRSV), over 2 consecutive years. Virus Research (Print), v. 162, p. 1-5, 2012.

4.
A.C.A, C.2006A.C.A, C. ; A.L, L. ; BOSSO, P. A. R. ; C.T.P, M. ; H.N, L. ; S.E, V. ; Oliveira, D.B.L ; Botosso, V.F ; Zanotto, P.M.A . COMPARISON BETWEEN ECTODOMAIN AND G2 REGION OF G GLYCOPROTEIN FOR GENOTYPING THE HRSV. Brazilian Journal of Microbiology, v. xxxxxx, p. xxxxxxxxxxx, 2006.

5.
BOSSO, P. A. R.2004 BOSSO, P. A. R.; Candeias, J.MC ; SMQ, P. ; RICCHETTI,SMQ, ; A.F.M, M. ; L.M.S.S, R. ; E.L, D. ; AM, V. . Human Respiratory Syncytial Virus Detection in Children Admitted at a Community Hospital in Botucatu, SP, Brazil. Brazilian Journal of Microbiology, v. 35, p. 348-351, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOSSO, P. A. R.; AM, V. ; K.E, S. ; T.S, S. ; D.H, S. ; R.H.A, Q. ; C.T.P, M. ; H.N, L. ; A.L, L. ; E.L, D. . Survey in Young children hoispitalized with acute respiratory illness in SãoPaulo city, Brazil during 2004.. In: . XV National Meeting of Virology, 2004, 2004, São Pedro. Humnan Respiratory Suncytial Vírus (HRSV) Survey in Young children hoispitalized with acute respiratory illness in SãoPaulo city, Brazil during 2004., 2004. v. 09.

2.
BOSSO, P. A. R.; Candeias, J.MC ; RICCHETTI,SMQ, ; M.A, M. ; AM, V. . Use of Nested-PCR and Monoclonal Antibodies for diagnostic of human respiratory syncytial vírus (HRSV) in community hospital in Botucatu,SP. In: XIII National Meeting of Virology, Aguas de Lindoia, 2003, Águas de Lindóia. XIII National Meeting of Virology, Aguas de Lindoia, 2003, 2003.

3.
BOSSO, P. A. R.; Candeias, J.MC . of Human respiratory syncytial vírus (HRSV) in children admitted at th hospital das da faculdade de medicina UNESP- Botucatu.. In: of Human respiratory syncytial vírus (HRSV) in children admitted at th hospital das da faculdade de medicina UNESP- Botucatu., 2002, Ribeirão Preto. I Mercosul Symposium on Respiratory Viruses, Riberao Preto, 2002, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOSSO, P. A. R.; A.C.A, C. ; C.T.P, M. ; H.N, L. ; S.E, V. ; Gilio, A ; E.L, D. . Molecular Analysi of F Protein From Human Respiratory syncytial virus circulated in São Paulo, Brazil during 2004. In: XVII National Meeting of Virology, 2006, Campos do Jordão. Journal of the Brazilian Society for Virology. São Paulo: Journal of the Brazilian Society for Virology, 2006. v. 11. p. 186-186.

2.
H.N, L. ; K.E, S. ; A.C.A, C. ; Oliveira, D.B.L ; BOSSO, P. A. R. ; Trigo, C.P.M ; T.S, S. ; Carvalho, A.C.L ; Filho, C.G.S ; E.L, D. . Genetic diversity and antigenic mismatch in small hidrophobic protein SH gene of human respiratory syncytial virus circulating in São Paulo, Brazil. In: XVII National Meeting of Virology, 2006, Campos do Jordão. Journal of the Brazilian Society of Virology'. São Paulo: Brazilian Society of Virology, 2006. v. 11. p. 213-213.

3.
A.C.A, C. ; A.L, L. ; C.T.P, M. ; BOSSO, P. A. R. ; T.S, S. ; S.E, V. ; H.N, L. ; E.L, D. ; K.E, S. . Genotiping of human respiratory syncytial virus (HRSV) in young children hospitalized with acute respiratory illness from São Paulo city. In: XVI National Meeting of Virology, 2005, Salvador. Journal of the Brazilian Society for Virology, 2005. v. 10. p. 192-192.

4.
H.N, L. ; Oliveira, D.B.L ; Filho, C.G.S ; BOSSO, P. A. R. ; C.T.P, M. ; A.C.A, C. ; A.L, L. ; T.S, S. ; S.E, V. ; E.L, D. ; K.E, S. . Molecular analysis of SH small Hydrophobic protein from human respiratory sycytial virus circulated in São Paulo City, Brazil during 2004. In: XVI National Meeting of Virology, 2005, Salvador. Journal of the Brazilian Society for Virology, 2005. v. 10. p. 193-193.

5.
BOSSO, P. A. R.; Candeias, J.MC ; E.L, D. . Detection in Children Admitted at a Community Hospital in Botucatu, Brazil. In: Microbes in a Changing World, 2005, San Francisco, California, USA. Joint Meeting of the 3 Divisions of the International Union of Microbiological Societies. Washington, DC: American Society for Microbiology, 2005.

6.
BOSSO, P. A. R.. Prevalence of human respiratory syncytial virus(HRSV) in children admitted at the Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina _UNESP- Botucatu. In: XII National Meeting of Virology and 4 Mercosul Meeting of Virology, 2001, Caldas Novas-GO. Virus Reviews & Research. Sao Paulo: CCR Empresa Jornalistica Ltda, 2001. v. 06. p. 03-216.

Apresentações de Trabalho
1.
Bosso, Patricia Alves. Avanços Tecnológicos na produção de vacinas para vírus influenza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio sobre Pesquisa e Extensão em Doenças Infecciosas.I Simpósio sobre Pesquisa e Extensão em Doenças Infecciosas. 2016. (Simpósio).

2.
Annual Epidemic Intelligence Service (EIS) Conference. 2015. (Congresso).

3.
XVII National Meeting of Virology. Molecular analysis of F protein from Human respiratory syncytial virus circulated in São Paulo City, Brazil during 2004. 2006. (Congresso).

4.
Microbes in Changing World. HRSV Detection in Children Admitted at a Community Hospital in Botucatu, Brazil. 2005. (Congresso).

5.
XVI National Meeting of Virology. Genotiping of respiratory syncytial virus (HRSV) in young children hospitalized with acute respiratory illness from São Paulo City. 2005. (Congresso).

6.
Methods for Determination of protein structure.Methods for Determination of protein structure. 2004. (Simpósio).

7.
XV National Meeting of Virology, 2004. XV National Meeting of Virology, 2004. 2004. (Congresso).

8.
I São Paulo Research Conference ? Molecular Medicine. I São Paulo Research Conference ? Molecular Medicine. 2003. (Congresso).

9.
XIII National Meeting of Virology, Aguas de Lindoia, 2003. XIII National Meeting of Virology, Aguas de Lindoia, 2003. 2003. (Congresso).

10.
Curso teórico e prático de Transdução ? Coordenador MS PhD-Ezra Yagil ?Faculty of Life Science- Tel Aviv University.Curso teórico e prático de Transdução ? Coordenador MS PhD-Ezra Yagil ?Faculty of Life Science- Tel Aviv University. 2002. (Simpósio).

11.
I Mercosul Symposium on Respiratory Viruses. I Mercosul Symposium on Respiratory Viruses, Riberao Preto, 2002. 2002. (Congresso).

12.
XXII National Meeting of Virology , IX Mercosul Meeting of Virology , 2001. XXII National Meeting of Virology , IX Mercosul Meeting of Virology , 2001. 2001. (Congresso).

13.
1o Encontro de Biossegurança em ensino. 2000. (Encontro).

14.
Curso de Hepatites Virais. Curso de Hepatites Virais -Instituto de Pesquisa Adolf Lutz ? São Paulo.. 2000. (Congresso).

15.
Doenças Hepaticas.? Modelos Experimentais de Colestose - Efeitos Nutricionais - Fibras da Dieta e Fermentação Intestinal. 2000. (Seminário).

16.
Reatividade Vascular e Fatores Endoleliais ?-.Reatividade Vascular e Fatores Endoleliais. 2000. (Simpósio).

17.
Toxicologia Inseticidas e Metais Pesados?..Toxicologia Inseticidas e Metais Pesados?.. 2000. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORAES, CLAUDIA TRIGO PEDROSO2015MORAES, CLAUDIA TRIGO PEDROSO ; OLIVEIRA, DANIELLE BRUNA LEAL ; CAMPOS, ANGELICA CRISTINE ALMEIDA ; Bosso, Patricia Alves ; LIMA, HILDENER NOGUEIRA ; STEWIEN, KLAUS EBERHARD ; GILIO, ALFREDO ELIAS ; VIEIRA, SANDRA ELISABETE ; BOTOSSO, VIVIANE FONGARO ; DURIGON, EDISON LUIZ . Genetic variability in G2 and F2 region between biological clones of human respiratory syncytial virus with or without host immune selection pressure. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 00, p. 00-00, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 20:36:06