Sílvia Borges Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2577431414635655
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do RIo de Janeiro (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), Atualmente é professora titular e pesquisadora (em regime de tempo integral) da ESPM Rio - Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde ministra disciplinas nos cursos de graduação de Publicidade/Propaganda e de Jornalismo, e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. Lidera o grupo de pesquisa Consumo e Sociabilidades e é pesquisadora do grupo Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, ambos registrados no CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sílvia Borges Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, S. B.;BORGES, S.;BORGES, Silvia;CORRÊA, Silvia;CORRÊA, Silvia Borges;CORRÊA, Silvia B.;CORRÊIA, SILVIA BORGES;CORRÊIA, SÍLVIA BORGES

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM.
Rua do Rosário, 90
Centro
99999999 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22162000
Ramal: 2046
URL da Homepage: http://www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O processo ambientalizador e a etiqueta ambiental da empresa que "pensa verde": o caso da Companhia Siderúrgica Nacional, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Rosane Manhães Prado.
Palavras-chave: CSN; meio ambiente; ambientalização.
Grande área: Ciências Humanas
1995 - 1997
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Um Porto, Muitas Imagens: Estudo sobre o Grande Projeto de Ampliação do Porto de Sepetiba,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Rosane Manhães Prado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Porto; Itaguaí; Grandes Projetos.
Grande área: Ciências Humanas
1986 - 1989
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Financiamento do Setor de Energia Elétrica no Brasil.
Orientador: Otávio Tourinho.




Formação Complementar


2018 - 2018
Reviewing Scientific Manuscripts. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Escrita e Publicação de Artigo Científico. (Carga horária: 7h).
Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular/Regime de Tempo Integral, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da graduação e do MPGEC (Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da ESPM Rio, de fevereiro de 2014 até dezembro de 2016. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica, de fevereiro de 2007 a dezembro de 2013. Chefe de departamento de Humanas, de fevereiro de 2007 a outubro de 2009.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais Aplicadas à Administração
08/2018 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
08/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESPM, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos.
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, .

Linhas de pesquisa
Território e cultura
07/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Consumo e Sociabilidades, .

Linhas de pesquisa
Espaços de consumo
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa ESPM-RJ, .

Linhas de pesquisa
Consumo
03/2018 - 06/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de projeto de pesquisa aplicada
02/2018 - 06/2018
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
02/2018 - 06/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira e Sociedade
10/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ferramentas de pesquisa social para gestão de projetos
08/2017 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira e sociedade
08/2017 - 12/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
03/2017 - 06/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de projeto de pesquisa aplicada
02/2017 - 06/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
02/2017 - 06/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira e sociedade
09/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ferramentas de pesquisa social para gestão de projetos
07/2016 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
07/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira e sociedade
02/2014 - 12/2016
Direção e administração, Núcleo de Pesquisa ESPM-RJ, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da ESPM Rio.
02/2007 - 12/2016
Direção e administração, ESPM, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da ESPM Rio.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira e sociedade
03/2016 - 05/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de projeto de pesquisa aplicada
08/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira e sociedade
08/2015 - 12/2015
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cenários e tendências culturais
3/1999 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Antropologia do Consumo
9/2015 - 10/2015
Ensino, MBA Marketing Estratégico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
05/2015 - 06/2015
Ensino, MBA Estratégias e Ciências do Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Case Study
02/2015 - 06/2015
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cenários e Tendências culturais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cenários e tendências culturais
2008 - 2009
Ensino, Pós-Graduação em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
8/2000 - 12/2008
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo

SENAI-CETIQT, SENAI-CETIQT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor externo, Enquadramento Funcional: Professor externo, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina Experiência do Consumo, da Pós-graduação de Pesquisa de Comportamento e Consumo (carga-horária: 72 horas/aula).


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Atividades

4/2002 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Nacional, Departamento de Antropologia.

Linhas de pesquisa
Agenda 21
9/1997 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Políticas Públicas e Governo, Laboratório Território e Comunicação.

1/1997 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Nacional, Departamento de Antropologia.


Instituto Superior de Estudos da Religião, ISER, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 0

Atividades

7/1996 - 12/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior de Estudos da Religião, .


Consórcio de Alumínio do Maranhão, ALUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 0

Atividades

2/1991 - 8/1993
Direção e administração, Departamento de Recursos Humanos, .

Cargo ou função
Analista de RH.


Linhas de pesquisa


1.
Consumo
2.
Espaços de consumo
3.
Território e cultura
4.
Redes Técnicas e Redes Sociais
5.
O Porto de Sepetiba
6.
Projeto de Capacitação para a Operacionalização do PAIF
7.
Agenda 21
8.
Participação da População no Controle da Poluição Industrial - Brasil e Argentina
9.
Avaliação de projetos de capacitação na Rocinha


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Território, cultura e inovação no contexto da economia criativa
Descrição: Este projeto propõe-se a compreender aspectos relativos a território, cultura e inovação das empresas de determinados setores criativos da economia, buscando promover a produção de conhecimento sobre urbanidade, empreendedorismo e inovação em indústrias criativas, notadamente nas indústrias da moda e da música. Parte-se da perspectiva de que há uma estreita relação entre economia criativa e território, manifestada pela capacidade das suas atividades econômicas e dos seus arranjos e interações socioculturais se constituírem em um dos motores do desenvolvimento dos territórios, ao mesmo tempo em que as especificidades territoriais tornam-se elementos determinantes para a realização dessas atividades, desses arranjos e dessas interações. Entende-se também que fatores tecnológicos, organizacionais e mercadológicos condicionam o comportamento inovador das empresas da economia criativa, portanto, trata-se, neste projeto, de compreender como as interações entre o conhecimento, inovação e empreendedorismo contribuem para a geração de valor e vantagens competitivas em empreendimentos criativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
As oportunidades e os limites das atividades culturais e criativas na Praça Tiradentes como indutoras do desenvolvimento territorial
Descrição: Parceria entre entre o LEC-Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, vinculado ao Mestrado em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio, e o IRPH-Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, órgão da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa investiga o papel das atividades culturais e criativas no processo de reestruturação da Praça Tiradentes, procurando identificar o impacto e o potencial dessas atividades no tecido urbano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Integrante / João Luiz de Figueiredo - Coordenador / Sandra Mesquita Sanches - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
?Isto aqui era uma fábrica?: reconversão de espaços industriais e transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro
Descrição: O trabalho pretende apresentar reflexões sobre processos de transformações urbanas originadas ou acentuadas a partir da reconversão de antigas instalações industriais em espaços ligados à economia criativa e ao consumo. O fechamento e o deslocamento de indústrias, como parte de um processo de desindustrialização da cidade do Rio de Janeiro, e o consequente abandono de espaços fabris, deixaram como ?herança? diversos prédios e construções que passaram a ser utilizados como espaços de criadores (artistas, designers, arquitetos, etc.), museus, shoppings, e mesmo núcleos residenciais. A partir de pesquisas bibliográfica e documental, o trabalho lança luz sobre: (i) estudos relativos à questão urbana no contexto de desindustrialização das cidades; (ii) a constelação de categorias que estão presentes e estruturam os discursos sobre transformações urbanas, matizando os usos das diferentes categorias, tais como: ?renovação?, ?reestruturação?, ?revitalização?, ?remodelação?, ?reabilitação?, ?refuncionalização?, ?reformatação?, ?ressignificação?, etc.; (iii) aspectos socioculturais do processo de reconversão de antigas fábricas ? e de seus entornos ? localizadas na capital fluminense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Consumo alimentar nas praias cariocas
Descrição: A pesquisa tem como objetivos a identificação e análise das práticas alimentares dos cariocas nas praias da cidade. Pretende, fazendo uso de métodos qualitativos e quantitativos, identificar grupos a partir dessas práticas e construir tipologia de consumidores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A casa e a mídia: um estudo sobre as representações e os significados dos espaços e dos objetos domésticos a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar as representações e os significados dos espaços, do mobiliário e dos objetos presentes no espaço doméstico a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
Do ?asfalto para a favela?, da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos
Descrição: A partir de uma perspectiva da Antropologia do Consumo, que tem como prerrogativa a visão relativizadora sobre o fenômeno do consumo, a pesquisa objetivou descrever e analisar as dinâmicas sociais e culturais que permeiam as trajetórias e circulações de móveis e eletrodomésticos em lares da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foram delimitados geograficamente os bairros de Copacabana e Ipanema, localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estes dois bairros, que representam um bom exemplo da coexistência e do convívio de pessoas de diferentes contextos socioeconômicos na cidade, são tipicamente caracterizados como bairros de classe média e alta, mas possuem agrupamentos habitacionais conhecidos como favelas ou comunidades. Foi neste contexto que buscou-se investigar as construções de valor, os significados e ressignificados dos objetos que circulam entre lares, bem como as formas de sociabilidade presentes nessas dinâmicas, ou seja, procurou-se acompanhar o deslocamento e a transformação desses objetos de forma descritiva e analítica através dos diversos contextos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro
Descrição: A pesquisa se insere no campo da Antropologia do Consumo e tem como tema central a comercialização e o consumo de vestuário (roupas e acessórios) de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. Investigar esse universo consiste em desvendar e analisar os aspectos culturais, sociais e econômicos que envolvem, de um lado, os fluxos e os estabelecimentos comerciais especializados nesse tipo de produto, e, de outro lado, os significados atribuídos e as motivações dos consumidores para a compra e o uso de peças de segunda mão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
Viver de moda: a moda como profissão para jovens no Rio de Janeiro
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as motivações que levam jovens de diferentes classes sociais na cidade do Rio de Janeiro a escolher a moda como atividade profissional, bem como as maneiras pelas quais esses jovens se inserem no mundo/mercado da moda..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Coordenador.
2011 - 2011
Olhares sobre as juventudes brasileiras: falando sobre e deixando falar os jovens
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo levantar, organizar e analisar dados e informações que permitam construir um detalhado mapa acerca dos diferentes aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos que perpassam a vida dos jovens brasileiros na atualidade, tendo como meta apoiar as atividades do Ciclo de Debates Juventudes Brasileiras, conjunto de seis eventos realizados em parceria entre a ESPM e o Globo Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Coordenador.
2010 - 2011
Jovens e sustentabilidade
Descrição: A pesquisa analisa a compreensão de conceitos e as práticas ambientais relacionadas à sustentabilidade entre jovens universitários de classe média-alta residentes na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa pretende revelar a percepção, o interesse, o conhecimento e as práticas desses jovens a respeito do tema sustentabilidade ambiental. Trata-se de compreender as transformações ocorridas nesse universo jovem, no que se refere à incorporação de questões ambientais nos discursos e nas práticas cotidianas, como uma nova ?etiqueta?, isto é, como um novo modo de conduta. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se, fundamentalmente, de uma pesquisa quantitativa, envolvendo a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo investigado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Antiquários na Lavradio e ateliês na Dias Ferreira: estudo sobre duas ruas de comércio da cidade do RIo de Janeiro.
Descrição: A pesquisa se insere no campo da Antropologia do Consumo, mais precisamente na temática dos espaços de consumo. Tendo como tema central as ruas comerciais da cidade do Rio de Janeiro, a pesquisa enfocará as dinâmicas de comércio e consumo de antiguidades e de moda feminina em duas ruas do Rio, respectivamente, rua do Lavradio e rua Dias Ferreira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2009
Pesquisa Perfil do Frequentador do Teatro Oi Casa Grande
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Sílvia Borges Corrêa - Integrante / Eugenio Antonio Maia Giglio - Integrante / PEREIRA, Carlos Alberto Messeder - Coordenador.
2002 - 2004
Agenda 21 e a Construção da Participação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
Projeto Interinstitucional O Porto de Sepetiba
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1998
O Porto de Sepetiba
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Diálogo com a economia criativa


Revisor de periódico


2013 - 2014
Periódico: Campos (UFPR)
2012 - 2012
Periódico: Animus (Santa Maria. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, Silvia Borges2018 CORRÊA, Silvia Borges. 'Um cômodo para decorar e uma boa história para contar': análise de programas sobre decoração. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 25, p. 26897, 2018.

2.
ZEITUNE, L. J. G.2018ZEITUNE, L. J. G. ; DUBEUX, Veranise ; CORRÊA, Silvia Borges . Cidades inteligentes: o uso da tecnologia e da informação na promoção do desenvolvimento socioeconômico. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 6, p. 176-189, 2018.

3.
CORRÊIA, SÍLVIA BORGES2017CORRÊIA, SÍLVIA BORGES. Editorial. Diálogo com a Economia Criativa, v. 2, p. 1-5, 2017.

4.
CORRÊA, Silvia Borges2017CORRÊA, Silvia Borges; CAMPOS, P. R. . O profissional do Audiovisual: trajetórias acadêmico-profissionais de gestores do setor de audiovisual no Rio de Janeiro. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 306-319, 2017.

5.
DUBEUX, Veranise2017DUBEUX, Veranise ; CORRÊA, Silvia Borges ; JACQUES, D. ; TERRA, S. . Tecnologia exponencial e os novos desafios da sociedade contemporânea. Boletim Técnico do Senac, v. 43, p. 220-229, 2017.

6.
CORRÊA, S. B.2015CORRÊA, S. B.; DUBEUX, Veranise . Comprando ?roupa de brechó?: uma análise sobre o consumo de vestuário de segunda mão entre jovens na cidade do Rio de Janeiro. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 12, p. 34-56, 2015.

7.
CORRÊA, S. B.2015CORRÊA, S. B.. As ruas comerciais, o consumo e vida social urbana: o universo dos ateliês da Rua Dias Ferreira. Rua (UNICAMP), v. 21, p. 1-17, 2015.

8.
CORRÊA, S. B.2013CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . A 'vida social' de móveis e eletrodomésticos: consumo e descarte na favela e no asfalto. ADM.MADE, v. 17, p. 70, 2013.

9.
CORRÊA, S. B.2005CORRÊA, S. B.. Um mundo de aço: análise de um vídeo institucional da Companhia Siderúrgica Nacional. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), v. 20, p. 111-119, 2005.

10.
CORRÊA, S. B.1999CORRÊA, S. B.; MENDES, J. L. G. . Sepetiba: the challenge of the other bay that Rio doesn't know. Aquapolis, Itália, v. 4, p. 51-53, 1999.

11.
CORRÊA, S. B.1995CORRÊA, S. B.. Panorama sobre a escola de Chicago: origem e evolução. Urbanidade, Rio de Janeiro, v. 2, p. 25-43, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, E. A. S. (Org.) ; STROZENBERG, I. (Org.) ; CORRÊA, Silvia Borges (Org.) ; BARROS, T. G. (Org.) . Rio de encontros: impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2017. v. 1. 208p .

2.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. (Org.) ; DUBEUX, Veranise (Org.) . Consumo e sociabilidades: espaços, significados e reflexões. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2015. v. 1. 152p .

3.
TEIXEIRA, E. A. S. (Org.) ; CORRÊA, S. B. (Org.) . Economia criativa. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2015. v. 1. 158p .

4.
LOPES, J. S. L. ; ANTONAZ, D. ; PRADO, R. M. ; SILVA, G. O. ; CARNEIRO, L. P. ; CORRÊA, S. B. . A ambientalização dos conflitos sociais.Participação e controle público da poluição industrial.. RIO DE JANEIRO: Relume Dumará, 2004. v. 1. 334p .

5.
COCCO, G. ; SILVA, G. ; CORRÊA, S. B. ; CAVALCANTI, C. P. N. ; GALVÃO, A. P. ; MONIÉ, F. . A Cidade Estratégica: nova retórica e velhas práticas no planejamento do Rio e Janeiro. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, Silvia Borges. Entrevista em profundidade. In: Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Leonardo Marques de Abreu. (Org.). Técnicas de pesquisa para Design. 1ed.Rio De Janeiro: Topbooks, 2018, v. 1, p. 14-30.

2.
CORRÊA, Silvia Borges. Fatos e pesquisas: um olhar sobre a circulação de informações e a disputa de discursos e narrativas nas redes. In: Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Ilana Strozenberg, Silvia Borges Corrêa; Teresa Guilhon Barros. (Org.). Rio de encontros: impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2017, v. 1, p. 51-64.

3.
CORRÊA, S. B.. Etnografando uma "rua criativa": a Dias Ferreira e seus ateliês. In: Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Silvia Borges Corrêa. (Org.). Economia criativa. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2015, v. 1, p. 93-107.

4.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . A circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos: mediações entre a "favela" e o "asfalto". In: Sílvia Borges Corrêa; Michele de Lavra Pinto; Veranise Dubeux. (Org.). Consumo e sociabilidades: espaços, significados e reflexões. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2015, v. 1, p. 33-49.

5.
CORRÊA, S. B.; DUBEUX, Veranise . Mapear jovens. In: Ricardo Zagallo Camargo. (Org.). Brasil, múltiplas identidades. 1ªed.São Paulo: Alameda, 2014, v. 1, p. 85-91.

6.
CORRÊA, S. B.; DUBEUX, Veranise ; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder . ?A teoria na prática é outra?: os conhecimentos sobre meio ambiente e as práticas sustentáveis de universitários cariocas.. In: Livia Barbosa. (Org.). Juventudes e gerações no Brasil contemporâneo. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2012, v. 1, p. 159180-.

7.
CORRÊA, S. B.. Lazer e trabalho na construção das redes de sociabilidade na Praia de Copacabana. In: Livia Barrbosa; Fátima Portilho; Letícia Veloso. (Org.). Consumo: cosmologias e soociabilidades. Rio de Janeiro: Mauad, 2009, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do ?asfalto para a favela? e da ?favela para o asfalto?. Circulação e vida social de móveis e eletrodomésticos. Revista Marketing. Mai.-Jun. 2014, São Paulo, p. 62 - 65, 31 maio 2014.

2.
CORRÊA, S. B.. Meio ambiente e sustentabilidade na perspectiva das novas gerações. Revista Marketing, p. 59 - 62, 01 out. 2012.

3.
CORRÊA, S. B.. As ruas comerciais, o consumo e a vida social urbana. Revista Marketing, São Paulo, p. 47 - 55, 01 maio 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, Silvia Borges. Tiradentes Cultural: Sociabilidade e desenvolvimento territorial na Praça Tiradentes. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas, Argentina. Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur: grupos de trabajo. Posadas: Ana María Gorosito, 2018. v. I. p. 3968-3979.

2.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do ?asfalto para a favela? e da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e vida social de móveis e eletrodomésticos.. In: VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo. III Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. I Encontro latino-Americano de Estudos do Consumo, 2014, Rio de Janeiro. 29ª RBA - Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras, 2014.

3.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do ?asfalto para a favela? e da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e vida social de móveis e eletrodomésticos. In: 29ª RBA-Reunião Brasileira de Antropologia., 2014, Natal. 29ª RBA-Reunião Brasileira de Antropologia. Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras, 2014.

4.
CORRÊA, S. B.; DUBEUX, Veranise . O que Pensam e Sabem sobre Sustentabilidade os Futuros Profissionais? Os Conhecimentos sobre Meio Ambiente e as Práticas Sustentáveis de um Grupo de Universitários Cariocas.. In: XXXV ENANPAD, 2011, Rio de Janeiro. XXXV ENANPAD 2011 - Encontro Científico de Administração, 2011.

5.
CORRÊA, S. B.. Antiquários Na Lavradio E Ateliês Na Dias Ferreira: Um Estudo Sobre Duas Ruas De Comércio Da Cidade Do Rio De Janeiro. In: V Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2010, Rio de Janeiro. V Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2010.

6.
DUBEUX, Veranise ; CORRÊA, S. B. . Jovens e Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo sobre as Perspectivas e as Práticas de Consumo Ambientalmente Orientadas de Jovens Universitários. In: V Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2010, Rio de Janeiro. V Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2010.

7.
CORRÊA, S. B.; CAVALCANTI, C. P. N. ; SOUZA, F. V. ; BARBOSA, J. G. . Dificuldades na Implementação da Política Estadual de Assistência Social no Rio de Janeiro. In: II Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2000, Porto Alegre. Caderno de Comunicações do II Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2000. p. 160-164.

8.
CORRÊA, S. B.. Participação da população no controle da poluição industrial no Brasil e na Argentina. In: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Museu Nacional - UFRJ, 1999, RIO DE JANEIRO. Participação da população no controle da poluição industrial no Brasil e na Argentina, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, S. B.; GAMBOGGI, A.L. . Pegada Hídrica: qual o tamanho da sua? O consumo e os problemas da água na visão de estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade do Rio de Janeiro.. In: IV CBJA ? IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental / I ENPJA ? I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IV CBJA ? IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental / I ENPJA ? I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, Silvia Borges; PERROTTA, I. V. ; SANCHES, S. M. . O corpo e a moda praia na identidade do Rio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JACQUES, D. ; CORRÊA, Silvia Borges . Um olhar sobre o luxo: representações, significados e práticas entre um grupo de jovens moradores da Rocinha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORRÊA, Silvia Borges; PERROTTA, I. V. ; REIS, P. C. ; CARVALHO, J. . Debate sobre o documentário São sebastião do Rio de Janeiro: a formação de uma cidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORRÊA, Silvia Borges. Das fábricas aos espaços criativos e de consumo: reconversão de espaços industriais e transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CORRÊA, Silvia Borges. Consumo alimentar nas praias cariocas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CORRÊA, Silvia Borges. Tiradentes Cultural: sociabilidade e desenvolvimento territorial na Praça Tiradentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORRÊA, S. B.. Gostos e estilos de vida em cena: uma análise do programa de TV Decora.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CORRÊA, Silvia Borges. VIII Encontro nacional de Estudos do Consumo (ENEC). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CORRÊA, S. B.. Mídia e estilo de vida: um estudo sobre programas de decoração exibidos na TV por assinatura brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CORRÊA, S. B.. Programas de Decoração na TV por Assinatura Brasileira: Gostos e Estilos de Vida em Cena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do ?asfalto para a favela?, da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do 'asfalto para a favela', da 'favela para o asfalto': uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CORRÊA, S. B.. Do 'asfalto para a favela', da 'favela para o asfalto': uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CORRÊA, S. B.. Um estudo etnográfico sobre a comercialização e o consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CORRÊA, S. B.. Etnografia como método para pesquisas em educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, E. A. S. ; CORRÊA, Silvia Borges . Apresentação. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
CORRÊA, Silvia. Coleção Contextos e Pesquisas. Rio de Janeiro: E-papers, 2016 (Coordenação de coleção de livros).

3.
CORRÊA, Silvia. Coleção Contextos e Pesquisas. Rio de Janeiro: E-papers, 2015 (Coordenadora de coleção de livros).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORRÊA, Silvia Borges. Coordenação da mesa 'Consumo e Gênero' da I Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades. 2018.

2.
CORRÊA, Silvia Borges. Parecer Revista ADM.MADE - Parecer de artigo código #4550. 2018.

3.
CORRÊA, Silvia Borges. Coordenação e moderação do painel 'Consumo e Sociabilidades em contextos urbanos Iberoamericanos'. 2018.

4.
CORRÊA, Silvia Borges. Parecer XXI SEMEAD-Seminários em Administração. 2018.

5.
CORRÊA, Silvia Borges. Parecer XXI SEMEAD-Seminários em Administração. 2018.

6.
CORRÊA, Silvia Borges. Revista ADM.MADE (Parecer de artigo). 2017.

7.
CORRÊA, Silvia Borges. AdCont - Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (Parecer de artigo). 2017.

8.
CORRÊA, Silvia Borges. AdCont - Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (Parecer de artigo). 2017.

9.
CORRÊA, Silvia Borges. XIV PÓSCOM-Seminário da Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (Parecer de artigo). 2017.

10.
CORRÊA, Silvia Borges. AdCont - Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (Parecer de artigo). 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORRÊA, Silvia Borges. Marcas forjam identidade, mas também atitude. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CORRÊA, S. B.. Por que o ovo de Páscoa é muito mais caro do que o chocolate em barra?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CORRÊA, Silvia Borges. Praça Tiradentes, no centro do Rio, será objeto de estudo para valorização da região. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CORRÊA, Silvia Borges. 'Gourmetizaram' até o trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CORRÊA, S. B.. Jornal das Dez - Globo News. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
CORRÊA, S. B.. Lei contra sacolas pláticas não pega no Rio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CORRÊA, S. B.. Setor de telefonia e redes de varejo somam o maior número de reclamações de consumidores fluminenses. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
CORRÊA, S. B.. Estilo de vida das famílias requer mais praticidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORRÊA, Silvia Borges. A casa e a mídia: um estudo sobre as representações e os significados dos espaços e dos objetos domésticos a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do 'asfalto para a favela', da 'favela para o asfalto': uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
CORRÊA, S. B.; BARROS, C. . Antropologia do Consumo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CORRÊA, S. B.. Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
CORRÊA, S. B.; BARROS, C. . Antropologia do Consumo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CORRÊA, S. B.. Olhares sobre as juventudes brasileiras: falando sobre e deixando falar os jovens. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
CORRÊA, S. B.; BARROS, C. . Antropologia do Consumo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CORRÊA, S. B.. Antiquários na Lavradio e ateliês na Dias Ferreira: um estudo sobre duas ruas de comércio da cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
CORRÊA, S. B.; GAMBOGGI, A.L. . Pegada hídrica. Qual o tamanho da sua?. 2011. (Relatório de pesquisa).

10.
CORRÊA, S. B.. Antropologia do Consumo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CORRÊA, S. B.; CASAQUI, V. ; GIGLIO, E. A. M. . Meeting Points: Shoppings e Praia. 2006. (Relatório de pesquisa).

12.
CORRÊA, S. B.. ONGs no Rio de Janeiro: Políticas Sociais e Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. 2001. (Relatório de pesquisa).

13.
CORRÊA, S. B.; LOPES, J. S. L. ; PRADO, R. M. ; SILVA, G. O. ; ANTONAZ, D. ; CARNEIRO, L. P. . Participação da População no Controle da Poluição Industrial - Brasil e Argentina. 1999. (Relatório de pesquisa).

14.
CORRÊA, S. B.; COCCO, G. ; PAIVA, C. ; SILVA, G. ; MONIÉ, F. . O Porto de Sepetiba: Cenários, Impactos e Perspectivas. 1999. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FIGUEIREDO, J.L.; CORRÊA, Silvia Borges; BERLIM, L.. Participação em banca de Sandra Mesquita Sanches. As novas formas de promoção e comercialização dos novos produtores de moda carioca. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CORRÊA, Silvia Borges; FIGUEIREDO, J.L.; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Daniela Jacques da Cruz. Um olhar sobre o luxo: representações. significados e práticas entre um grupo de jovens moradores da Rocinha. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
MATTOSO, C. L. Q.; CORRÊA, Silvia Borges; TROCCOLI, I. R.. Participação em banca de Wagner Rodolfo Moreira. Anticonsumo involuntário: um estudo com consumidores de baixa renda. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial) - Universidade Estácio de Sá.

4.
CORRÊA, S. B.; DUBEUX, Veranise. Participação em banca de Victor de Mourão Novaes. O orçamento das famílias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise da categoria Educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
AYROSA, Eduardo; FARIA, A. A.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Talita de Oliveira Trindade. Movimento de resistência ao consumo: condições de existência e implicações para políticas públicas. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

Teses de doutorado
1.
CARNEIRO, S. S.; SILVA, D. S. E.; PINHEIRO, M. L.; CORRÊA, S. B.; FARIAS, P. S.. Participação em banca de Aurenice da Mota Teixeira. A institucionalização dos direitos do consumidor e suas implicações: estudo de caso em Montes Claros/MG. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; OLIVEIRA, T. M. V.; CORRÊA, Silvia Borges; ABREU, N. R.. Participação em banca de Thiago Gomes de Almeida. O turismo voluntário e o bem-estar do consumidor: uma investigação etnográfica. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, C. S.; SICILIANO, T. O.; CORRÊA, Silvia Borges. Participação em banca de Eduardo França. Androginia e publicidade: representações sociais da ambiguidade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; OLIVEIRA, T. M. V.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Thiago Gomes de Almeida. O turismo voluntário e o bem-estar do consumidor: uma investigação etnográfica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CORRÊA, S. B.; CARNEIRO, S. S.; SILVA, D. S. E.; PINHEIRO, M. L.; LUZ, C.. Participação em banca de Aurenice da Mota Teixeira. A institucionalização dos direitos do consumidor e suas implicações: estudo de caso em Montes Claros-MG. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
GALINDO, F. L. O. C.; COVA, M. C. R.; CORRÊA, Silvia Borges. Participação em banca de Isabela da Silva Souza. Processos e significados do consumo infantil de músicas nas camadas populares do município de Uqeimados. 2018.

2.
MIGLIARI, M. M.; CORRÊA, Silvia Borges; SILVA JUNIOR, A. F.. Participação em banca de Leandro de Andrade Pierucci. O novo criativo: como a economia criativa pode ampliar as possibilidades profissionais dos jovens fora do modelo tradicional de agência de publicidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CORRÊA, Silvia Borges; TEIXEIRA, E. A. S.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêia. Causas precisam causar: a era da experiência e a construção do método pense-viva-sinta. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
PERROTTA, I. V.; CORRÊA, Silvia Borges; BARROS, D. F.. Participação em banca de Gabriela Pinto Stocco Moreira. A relação do consumidor carioca de moda feminina com suas marcas: um estudo de cenários prováveis para a década de 2020. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
TEIXEIRA, E. A. S.; CORRÊA, Silvia Borges; SCHNAIDER, S. H. C.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues Sobral Sampaio. Relação enter jovens e cigarro: como torná-la distante. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CORRÊA, S. B.; FIGUEIREDO, J.L.; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Daniela Jacques da Cruz. O "luxo" no universo dos consumo dos jovens da Rocinha. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
FIGUEIREDO, J.L.; CORRÊA, S. B.; SILVA, H. C.. Participação em banca de Sandra Mesquita Sanches. A moda carioca e os novos modos de promover e vender. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JESUS, D. S. V.; CORRÊA, Silvia Borges; ERTHAL, A. A.. Participação em banca de Talissa Silverio Araujo.O fim de uma era. As mulheres no metal rock: o caso da banda Nightwish. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
JESUS, D. S. V.; CORRÊA, Silvia Borges; ERTHAL, A. A.. Participação em banca de Livia Jorge Rocha e Matheus Vinicius Mesquita de Souza.OS LGBT+ no Crossfit nas áreas nobres na Barra da Tijuca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
GIGLIO, E. A. M.; CORRÊA, Silvia Borges; KAMLOT, D.. Participação em banca de Fernanda da Costa Lopa e Luiza Gomes de Oliveira Pereira.Telenovelas como influenciadoras no comportamento de consumo dos brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, Silvia Borges. Participação em banca de Isabela Nichele e Roberta Vianna Loureiro.TV aberta brasileira e as novas formas de consumo midiático. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
JESUS, D. S. V.; CORRÊA, Silvia Borges; CARVALHO, R. S.. Participação em banca de Matheus de Araujo Rodrigues.Ponto Cine e a desigualdade na distribuição da economia criativa no Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
GIGLIO, E. A. M.; CORRÊA, Silvia Borges; VASCONCELLOS, I. M. P.. Participação em banca de Felippe Bandeira; Marcelo Pereira Dominguez Lourenzo.Os desafios no processo de gestão de pessoas das microempresas cariocas de alimentação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
GIGLIO, E. A. M.; CORRÊA, Silvia Borges; VASCONCELLOS, I. M. P.. Participação em banca de Luiz Henrique Nascimento Teixeira; Mariana da Silva Martins.Liderança e gênero: uma análise sobre os desafios enfrentados por mulheres na economia criativa do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de André Antunes; Rafaella Kinzel.Aceleradoras de empresas: uma nova forma de apoio ao empreendedorismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
GUEDES, M.; BOSCHI, M. R.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Henrique Raposo; Paulo Henrique Orgam; Rodrigo Almeida.Gestão de arenas: uma análise das melhores práticas de gestão para a Arena Maracanã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Marcelo Martins; Thomas Lima; Victor MAriano.Influência do país de origem sobre a percepção das marcas automobilísticas. O caso da China.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Anna Gabriela Amoedo; Marcio Garrilhas; Lucas Bou.Marketing de experiência. O caso da Bohemia: a aplicação do conceito de experiência no modelo de negócio de uma cerveja premium.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Fabrizio Premazzi; Davi Monteiro; Ivan de Souza.Tabagismo entre os alunos da ESPM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
GUEDES, M.; BOSCHI, M. R.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de José Mario Portela; Victor Figueiredo Genovesi.Empreendedorismo na geração Y: uma abordagem universitária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
ALMEIDA, T. G.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Beatriz Fernandes; Claudia Ammirabile; Mariana Meira.Tradição e modernidade: a percepção do torcedor carioca após a reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

15.
ALMEIDA, T. G.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Arlette Barreto; Marcella Valle.A influência da estrutura dos hotéis na implementação do CRM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
GUEDES, M.; BOSCHI, M. R.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Fernando L de Assis; Luiz G Pereira; Vitor H Teixeira.Geração Y, entretenimento e as marcas: como os jovens se divertem e as marcam geram valor.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
KAMLOT, D.; GIGLIO, E. A. M.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Daniel Freitas C. Wanderley; Luana N. Velez; Julia s. Moura.A influência do apelo ecológico no processo de decisão de compra do brasileiro no mercado de refrigerantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

18.
KAMLOT, D.; GIGLIO, E. A. M.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Alexandre Wlmowicki; Pedro Ivo da Silva Pereira.Estudo de estratégias de marketing para a igreja católica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Pedro Bueno; Thais Cruz.A compra e o não uso: uma análise sobre o não consumo de alimentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

20.
GIGLIO, E. A. M.; KAMLOT, D.; CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Fernanda Gelio; Pedro Henrique Enguer Scisinio.Do 4-4-2 ao WWW: estratégias de web 2.0 e mídias sociais revolucionando o mundo do esporte.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

21.
CORRÊA, S. B.; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder; MORIM, Antonio Carlos. Participação em banca de Daniel Fonseca de Araujo Moreira.CRM em e-commerce. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

22.
CORRÊA, S. B.; GIGLIO, E. A. M.; FIGUEIREDO, J.L.. Participação em banca de Luiza Borges Campos e Sabrine Vin.Lapa, quem são vocês?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

23.
CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Carla Esteves Teixeira."Análise das Estratégias de Sustentabilidade Vinculadas à Identidade Corporativa da Petrobras". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

24.
CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Ana Clara Sampaio.Marketing estratégico em franquias de alimentos diet e light. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

25.
CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Thiago Baudel.MATE 021: Um estudo cultural sobre váriação de consumo da bebida na cidade do RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

26.
CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Debora Gill Fernandes.Responsabilidade Sócio-ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

27.
CORRÊA, S. B.. Participação em banca de Maurilio Adolfo Galdino.Comportamento de Compra de Móveis no Estado do Rio de Janeiro:Perspectivas das consumidoras das classes C,D e E. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Cultura e Consumo Brasil - CCB 2018. 2018. (Encontro).

2.
I Jornada de Apresentação de Projetos de Pesquisa "Observações MSC".Consumo alimentar nas praias cariocas. 2018. (Encontro).

3.
I Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades.Um olhar sobre o luxo: representações, significados e práticas entre um grupo de jovens moradores da Rocinha. 2018. (Seminário).

4.
IV Congreso Internacional de Antropología AIBR. 2018. (Congresso).

5.
IV Congreso Internacional de Antropología AIBR. Das fábricas aos espaços criativos e de consumo: reconversão de espaços industriais e transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).

6.
Seminário Anual do Núcleo de pesquisa - Os desafios da pesquisa no Brasil. 2017. (Seminário).

7.
XII RAM - Reunión de Antropología del Mercosur. Tiradentes Cultural: sociabilidade e desenvolvimento territorial na Praça Tiradentes. 2017. (Congresso).

8.
Young Audiences in Digital Era. 2017. (Outra).

9.
Seminário de Pesquisa da ESPM Rio.A casa e a mídia: um estudo sobre as representações e os significados dos espaços e dos objetos domésticos a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira. 2016. (Seminário).

10.
VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Gostos e estilos de vida em cena: uma análise do programa de TV Decora. 2016. (Congresso).

11.
VIII Encontro nacional de Estudos do Consumo (ENEC). Transformando casas: gostos e estilos de vida nos programas de TV sobre decoração. 2016. (Congresso).

12.
I Congreso Internacional de Antropología AIBR. Mídia e estilo de vida: um estudo sobre programas de decoração exibidos na TV por assinatura brasileira. 2015. (Congresso).

13.
XXXVIII INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Programas de Decoração na TV por Assinatura Brasileira: Gostos e Estilos de Vida em Cena. 2015. (Congresso).

14.
29ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Do ?asfalto para a favela? e da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Congresso).

15.
II Seminário Integrado de Pesquisa - Pensamento ESPM.Do. 2014. (Seminário).

16.
Seminário de Pesquisa da ESPM Rio.Do. 2014. (Seminário).

17.
VII ENEC-Encontro Nacional de Estudos do Consumo. III Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. I Encontro Latino-Amaricanos de Estudos do Consumo. Do ?asfalto para a favela? e da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Congresso).

18.
I Seminário Integrado de Pesquisa - Pensamento ESPM.Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão no Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

19.
X RAM - Reunión de Antropología del Mercosur. Um estudo etnográfico sobre a comercialização e o consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

20.
I Ciclo de Comunicação e Marketing - Novo Brasil: Múltiplas Identidades.Olhares sobre as juventudes. 2012. (Seminário).

21.
I Colóquio Brasileiro Unigranrio - Gestão do Conhecimento, Ativos Intangíveis e Capital Intelectual.Entrelaçamento de discursos científicos, empresariais e de saberes populares: o caso do meio ambiente. 2012. (Simpósio).

22.
Praias Cariocas: comércio, consumo e trabalho em um espaço de lazer.Praias Cariocas: comércio, consumo e trabalho em um espaço de lazer. 2012. (Oficina).

23.
VI ENEC-Encontro Nacional de Estudos do Consumo / II Encontro Lus--Brasileiro de Estudos do Consumo. Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

24.
Etnografia como método para pesquisa em educação - ITEC/LISE/Faculdade de Educação da UFRJ.Etnografia como método para pesquisa em educação. 2011. (Oficina).

25.
IV CBJA ? IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental / I ENPJA ? I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. Pegada Hídrica: qual o tamanho da sua? O consumo e os problemas da água na visão de estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade do Rio de Janeiro.. 2011. (Congresso).

26.
XXXV ENANPAD. O que Pensam e Sabem sobre Sustentabilidade os Futuros Profissionais? Os Conhecimentos sobre Meio Ambiente e as Práticas Sustentáveis de um Grupo de Universitários Cariocas.. 2011. (Congresso).

27.
V Encontro Nacional de estudos do Consumo. Antiquários Na Lavradio E Ateliês Na Dias Ferreira: Um Estudo Sobre Duas Ruas De Comércio Da Cidade Do Rio De Janeiro. 2010. (Congresso).

28.
III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing."Para Além do produto: Comunicação e Consumo na Sociedade do Acesso". 2009. (Encontro).

29.
II Encontro Internacional Cátedra. 2008. (Encontro).

30.
IV ENCONTRO NACIONAL de ESTUDOS de CONSUMO."Consumo consciente: direitos, política e publicidade".. 2008. (Encontro).

31.
IV ENCONTRO NACIONAL de ESTUDOS do CONSUMO."Indicação geográfica, territorialidade e patrimônio territorial".. 2008. (Encontro).

32.
IV ENCONTRO NACIONAL de ESTUDOS do CONSUMO."Consumo consciente:direitos, politica e publicidade". 2008. (Encontro).

33.
IV ENCONTRO NACIONAL de ESTUDOS do CONSUMO."Novos Rumos da Sociedade do Consumo". 2008. (Encontro).

34.
II Jornada Carioca de Iniciação Científica do IBMEC.A iniciação científica nas instituições de ensino. 2007. (Encontro).

35.
II SEMANA de ADMINISTRAÇÃO.ANTROPOLOGIA DO CONSUMIDOR. 2007. (Outra).

36.
II SEMANA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS.ANTROPOLOGIA DO CONSUMIDOR. 2007. (Outra).

37.
II SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING- ESPM.Estudos Organizacionais e Teorias Gerenciais, no II Simpósio Internacional de Administração da ESPM - "Negócios Internacionais - identidade nacional, cultura global". 2007. (Simpósio).

38.
II SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING - IV CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA ESPM."Reflexões sobre a internalização e a publicização de questões sociais e ambientais de uma empresa que " pensa verde". 2007. (Simpósio).

39.
II SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING -IV CONGRESSO DE ADMINISTRALÇAO DA ESPM.RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL. 2007. (Simpósio).

40.
1º SEMINARIO de PESQUISA do CAEPM.RESULTADOS PARCIAIS da PESQUISA MEETING POINTS. 2006. (Seminário).

41.
2º SEMINÁRIO de PESQUISA do CAEPM.RESULTADOS FINAIS da PESQUISA " MEETING POINTS". 2006. (Seminário).

42.
III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMIDOR.Tempos e espaços do consumo em uma perspectiva comparada. 2006. (Encontro).

43.
29º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS." O processo ambientalizador e a etiqueta ambiental da CSN: a empresa que 'pensa verde'". 2005. (Encontro).

44.
29º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS."Conflitos sociais e meio ambiente". 2005. (Outra).

45.
COLÓQUIO SOCIOANTROPOLOGIA DA MODERNIDADE:MACROSSISTEMAS TÉCNICOS E PARADOXOS DO PROGRESSO.Agenda 21 e CSN: dois pólos no contexto das questões ambientais de Volta Redonda. 2005. (Simpósio).

46.
1º CONGRESSO ACADEMICO sobre MEIO AMBIENTE e DESENVOLVIMENTO do RJ. A empresa que. 2004. (Congresso).

47.
II ENCONTRO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL E SEGURIDADE.DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTENCIA SOCIAL NO RIO DE JANEIRO. 2000. (Encontro).

48.
LABORATÓRIO TERRITÓRIO e COMUNICAÇÃO.SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIDADES, PORTOS e DESENVOLVIMENTO LOCAL: POLÍTICAS DINÂMICAS METROPOLITANAS NO RIO DE JANEIRO. 1999. (Seminário).

49.
Seminário Internacional Cidades, Portos e Desenvolvimento Local: Políticas Públicas e Dinâmicas Metropolitanas.Cultura Institucional, Percepões e Expectativas Municipais Frente à Ampliação do Porto de Sepetiba. 1999. (Seminário).

50.
V JORNADA de PESQUISADORES em CIÊNCIAS HUMANAS. MEIO AMBIENTE ECONÔMICO E INSTITUCIONAL DA ZONA OESTE METROPOLINA DO RIO DE JANEIRO: limites e potencialidades em relação à Sepetiba. 1999. (Congresso).

51.
V Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas da UFRJ. Meio Ambiente Econômico e Institucional da Zona Oeste Metropolitana do Rio de Janeiro. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, Silvia Borges. I Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades. 2018. (Congresso).

2.
CORRÊA, Silvia Borges; ERTHAL, A. A. . Seminário de Pesquisa ESPM Rio. 2016. (Outro).

3.
CORRÊA, Silvia Borges. Produtores midiáticos na diáspora portuguesa: apontamentos sobre um grupo profissional migrante. 2016. (Outro).

4.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Antropologia da Mídia no Brasil e em Portugal. 2015. (Outro).

5.
CORRÊA, S. B.. Seminário de Pesquisa ESPM Rio. 2014. (Outro).

6.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder ; BARBOSA, Livia ; CORRÊA, S. B. ; DUBEUX, Veranise . Juventudes Brasileiras. 2011. (Outro).

7.
CORRÊA, S. B.. Jornada de Iniciação Científica e de Pesquisa da ESPM-RJ. 2011. (Outro).

8.
CORRÊA, S. B.. Jornada de Iniciação Científica e de Pesquisa da ESPM-RJ. 2010. (Outro).

9.
CORRÊA, S. B.. Jornada de Iniciação Científica da ESPM-RJ. 2009. (Outro).

10.
CORRÊA, S. B.. Jornada de Iniciação Científica da ESPM-RJ. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa Bartolo Guimarães Pereira. Pensando o pertencimento e a participação dos sujeitos surdos em espaços culturais do Rio de Janeiro.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

2.
Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêa. Causas precisam causar: o jeito Green Nation de pensar, viver e sentir a sustentabilidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Christal Bruneli Camillo. Processos de ocupação e gentrificação no Beco das Artas: os fluxos de grupos sociais como elementos modificadores do território urbano. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

2.
Rubia Cossenza Alpino. Movimentos culturais da região portuária do Rio de Janeiro em contextos de gentrificação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniela Jacques da Cruz. Um olhar sobre o luxo: representações, significados e práticas entre um grupo de jovens moradores da Rocinha. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

Iniciação científica
1.
João Santana Lima Neto. Beleza e envelhecimento ? Uma análise da publicidade das empresas de cosméticos Natura e L?Oréal. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

2.
Priscila Ribeiro Campos. O profissional do Audiovisual: trajetórias acadêmico-profissionais de gestores no setor de Audiovisual no Rio de Janeiro. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

3.
Gabriela Lopes Gomes. Uma análise sobre as tendências dos estilos, do uso das cores e dos espaços nos cômodos residenciais através das Revistas da Casa Cor Rio de Janeiro (2001-2013). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

4.
Larissa Alcântara Franklin da Silva. Consumo de móveis e eletrodomésticos entre famílias de classe média da zona sul carioca. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

5.
Ana Clara de Paiva. Comercialização de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

6.
Mariana Barcelos França. Ruas de comércio do Rio de janeiro: a Rua do Lavradia. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

7.
Bruno Silveira Pellitteri. A moda como profissão para jovens no Rio de Janeiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

8.
Fernanda Moraes Veiga. Gestão empresarial e sustentabilidade ambiental: um estudo sobre empresas de cosméticos e suas estratégias socioambientais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

9.
Sabine Vorreiter. ONGs internacionais com atuação na cidade do Rio de Janeiro: um estudo sobre suas diretrizes e campanhas socioambientais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Fonseca de Araújo Moreira. O uso de ferramentas do universo digital pela empresas de comércio eletrônico (Projeto de Pesquisa de PGE Monográfico I). 2010. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Sílvia Borges Corrêa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CORRÊA, S. B.1999CORRÊA, S. B.; MENDES, J. L. G. . Sepetiba: the challenge of the other bay that Rio doesn't know. Aquapolis, Itália, v. 4, p. 51-53, 1999.

2.
CORRÊA, S. B.1995CORRÊA, S. B.. Panorama sobre a escola de Chicago: origem e evolução. Urbanidade, Rio de Janeiro, v. 2, p. 25-43, 1995.

3.
CORRÊA, S. B.2005CORRÊA, S. B.. Um mundo de aço: análise de um vídeo institucional da Companhia Siderúrgica Nacional. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), v. 20, p. 111-119, 2005.

4.
CORRÊA, S. B.2013CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . A 'vida social' de móveis e eletrodomésticos: consumo e descarte na favela e no asfalto. ADM.MADE, v. 17, p. 70, 2013.

5.
CORRÊA, S. B.2015CORRÊA, S. B.; DUBEUX, Veranise . Comprando ?roupa de brechó?: uma análise sobre o consumo de vestuário de segunda mão entre jovens na cidade do Rio de Janeiro. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 12, p. 34-56, 2015.

6.
CORRÊA, S. B.2015CORRÊA, S. B.. As ruas comerciais, o consumo e vida social urbana: o universo dos ateliês da Rua Dias Ferreira. Rua (UNICAMP), v. 21, p. 1-17, 2015.

7.
CORRÊA, Silvia Borges2018 CORRÊA, Silvia Borges. 'Um cômodo para decorar e uma boa história para contar': análise de programas sobre decoração. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 25, p. 26897, 2018.

8.
CORRÊIA, SÍLVIA BORGES2017CORRÊIA, SÍLVIA BORGES. Editorial. Diálogo com a Economia Criativa, v. 2, p. 1-5, 2017.

9.
CORRÊA, Silvia Borges2017CORRÊA, Silvia Borges; CAMPOS, P. R. . O profissional do Audiovisual: trajetórias acadêmico-profissionais de gestores do setor de audiovisual no Rio de Janeiro. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 306-319, 2017.

10.
ZEITUNE, L. J. G.2018ZEITUNE, L. J. G. ; DUBEUX, Veranise ; CORRÊA, Silvia Borges . Cidades inteligentes: o uso da tecnologia e da informação na promoção do desenvolvimento socioeconômico. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 6, p. 176-189, 2018.

11.
DUBEUX, Veranise2017DUBEUX, Veranise ; CORRÊA, Silvia Borges ; JACQUES, D. ; TERRA, S. . Tecnologia exponencial e os novos desafios da sociedade contemporânea. Boletim Técnico do Senac, v. 43, p. 220-229, 2017.


Livros e capítulos
1.
TEIXEIRA, E. A. S. (Org.) ; STROZENBERG, I. (Org.) ; CORRÊA, Silvia Borges (Org.) ; BARROS, T. G. (Org.) . Rio de encontros: impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2017. v. 1. 208p .

1.
CORRÊA, Silvia Borges. Fatos e pesquisas: um olhar sobre a circulação de informações e a disputa de discursos e narrativas nas redes. In: Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Ilana Strozenberg, Silvia Borges Corrêa; Teresa Guilhon Barros. (Org.). Rio de encontros: impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2017, v. 1, p. 51-64.

2.
CORRÊA, Silvia Borges. Entrevista em profundidade. In: Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Leonardo Marques de Abreu. (Org.). Técnicas de pesquisa para Design. 1ed.Rio De Janeiro: Topbooks, 2018, v. 1, p. 14-30.


Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, S. B.. Etnografia como método para pesquisas em educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CORRÊA, S. B.. Um estudo etnográfico sobre a comercialização e o consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do ?asfalto para a favela?, da ?favela para o asfalto?: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. . Do 'asfalto para a favela', da 'favela para o asfalto': uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CORRÊA, S. B.. Do 'asfalto para a favela', da 'favela para o asfalto': uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CORRÊA, S. B.. Mídia e estilo de vida: um estudo sobre programas de decoração exibidos na TV por assinatura brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORRÊA, S. B.. Programas de Decoração na TV por Assinatura Brasileira: Gostos e Estilos de Vida em Cena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CORRÊA, S. B.. Gostos e estilos de vida em cena: uma análise do programa de TV Decora.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CORRÊA, Silvia Borges. VIII Encontro nacional de Estudos do Consumo (ENEC). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CORRÊA, Silvia Borges. Consumo alimentar nas praias cariocas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CORRÊA, Silvia Borges. Tiradentes Cultural: sociabilidade e desenvolvimento territorial na Praça Tiradentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CORRÊA, Silvia Borges; PERROTTA, I. V. ; SANCHES, S. M. . O corpo e a moda praia na identidade do Rio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
JACQUES, D. ; CORRÊA, Silvia Borges . Um olhar sobre o luxo: representações, significados e práticas entre um grupo de jovens moradores da Rocinha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORRÊA, Silvia Borges; PERROTTA, I. V. ; REIS, P. C. ; CARVALHO, J. . Debate sobre o documentário São sebastião do Rio de Janeiro: a formação de uma cidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CORRÊA, Silvia Borges. Das fábricas aos espaços criativos e de consumo: reconversão de espaços industriais e transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORRÊA, S. B.. Por que o ovo de Páscoa é muito mais caro do que o chocolate em barra?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CORRÊA, Silvia Borges. Praça Tiradentes, no centro do Rio, será objeto de estudo para valorização da região. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CORRÊA, Silvia Borges. Marcas forjam identidade, mas também atitude. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CORRÊA, Silvia Borges. 'Gourmetizaram' até o trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, Silvia Borges; ERTHAL, A. A. . Seminário de Pesquisa ESPM Rio. 2016. (Outro).

2.
CORRÊA, Silvia Borges. Produtores midiáticos na diáspora portuguesa: apontamentos sobre um grupo profissional migrante. 2016. (Outro).

3.
CORRÊA, Silvia Borges. I Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


Bolsista do Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM) nos anos de 2006, 2011 e 2013-2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:35:14