Regina Taam

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7636413580289907
  • Última atualização do currículo em 26/06/2013


REGINA TAAM CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM 2000. ATUALMENTE E PROFESSORA ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 2 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 8 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 8 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 14 EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU 2 DISSERTACOES DE MESTRADO NA AREA DE EDUCACAO. ATUALMENTE PARTICIPA DE 2 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENA 1 DESTES. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS E EDUCACAO E SAUDE. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 12 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO, HENRI WALLON, PEDAGOGIA, EMOCAO, HOSPITALIZACAO, FORMACAO DE PROFESSORES, PAULO FREIRE, SAUDE, CRIANCA E BRINCAR, IDOSO, ENVELHECIMENTO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Taam
Nome em citações bibliográficas
TAAM, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Av. Colombo, 5790
Jardim Universitário
87020900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614887
URL da Homepage: http://www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Assistência Pedagógica à criança hospitalizada, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Vera Maria Ramos Vasconcellos.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Palavras-chave: Emoção; Adoecimento; Hospitalização; Criança; Henri Wallon.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Saúde / Especialidade: Pedagogia Hospitalar.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
1980 - 1984
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Comportamentos indicativos e fatores responsáveis pela ansiedade do aluno em situações de avaliação,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: Fanny Malin Tchaicovsky.
Palavras-chave: Avaliação; Ansiedade; Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento / Especialidade: Orientação Educacional.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1972 - 1976
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2006 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão Educadores em Saúde com Idosos Portadores de DCNT e seus familiares.
3/2002 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem, Desenvolvimento e Educação Escolar
Educação Superior na Sociedade Contemporânea
Leituras Orientadas em Aprendizagem e Ação Docente I
Leituras Orientadas em Aprendizagem e Ação Docente II
Seminário de Pesquisa em Aprendizagem e Ação Docente: Formação de Professores
Tópicos especiais sobre teoria da emoção e do desenvolvimento em Henri Wallon
4/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

3/1998 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Didática aplicada à Enfermagem
Metodologia do Ensino Fundamental
Curriculos e programas
Metodologia e prática do ensino médio-modalidade normal
Pratica de ensino na educação infantil
Psicologia da educação
09/2005 - 10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
Representante do COU na Comissão Permanente de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva.
09/2006 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
membro da Comissão de Implantação do Programa de Formação Continuada de Professores e Profissionais do DTP.
11/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de reformulçaõ do regulamento do estágio de docência do PPE.
7/2000 - 1/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
Conselheira titular.
3/1998 - 3/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Atividade de extensão realizada
Projeto lendo e escrevendo no Hospital Universitário de Maringá.

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 8
Outras informações
Integrante do projeto "Saúde e Brincar"

Atividades

7/1996 - 2/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Fernandes Figueira, Departamento de Alimentação e Nutrição.

Linhas de pesquisa
Educação e saúde


Linhas de pesquisa


1.
Educação e Saúde
2.
Educação e saúde do idoso

Objetivo: Elaborar uma metologia para o trabalho pedagógico, junto à população idosa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Palavras-chave: Educação; Pedagogia; Paulo Freire.
3.
Educação e saúde


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Tempo e esperança de vida em Ernst Bloch
Descrição: O projeto propõe-se a esclarecer a diferença conceitual entre expectativa de vida e esperança de vida, analisando suas implicações nas políticas públicas e nas ações sociais. A compreensão da temporalidade no período do curso da vida caracterizado como velhice e a fundamentação filosófica da prática da educação permanente como expressão do Princípio Esperança são dois objetivos do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Regina Taam - Integrante / Cláudio Stieltjes - Coordenador.
2008 - 2010
Saberes Necessários à Criação de Uma Universidade Aberta à Terceira Idade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Elaboração de conteúdos curriculares sobre o idoso e o proceso de envelhecimento
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
O Idoso e o Processo de Envelhecimento
Descrição: O Grupo pretende que o resultado de suas pesquisas repercutam em diferentes áreas do conhecimento, especialmente na educação e na saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Número de produções C, T & A: 6
2004 - 2006
O pensamento pedagógico de Henri Wallon: Educação e Marxismo.
Descrição: a ser confirmado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
2001 - 2003
Estudos dos efeitos da situação de adoecimento e hospitalização no desenvolvimento infantil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, criado em 1999, tem desenvolvido pesquisas em trabalho docente como em aprendizagem escolar. Produziu um livro intitulado Formação de Professores e Prática Pedagógica (2002) pela Editora da Universidade Estadual de Maringá. Dos estudos realizados pelo grupo foram publicados artigos em revistas especializadas e indexadas, organizados eventos de extensão e oferecidos cursos de extensão. Os integrantes têm participado em eventos por meio de comunicações, palestras proferidas, discussões em mesas-redondas; bancas de defesas de dissertações e teses. Os mestrandos que participam do grupo tem defendido suas dissertações dentro dos prazos estabelecidos; apresentado trabalhos em eventos nacionais; publicados trabalhos na forma de artigos ou capítulos de livros. O grupo desenvolve continuamente atividades de pesquisa e de extensaõ, sessões de estudos, produções escritas e orais. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa coletivo intitulado "Formação de Professores: identificação e caracterização nos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da UEM" com a partaicipação de docentes, discentes do curso de Pedagogia e mestrandos da àrea de Concentração em Educação Escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Regina Taam - Integrante / Analete Regina Schelbauer - Integrante / Lizete Shizue Bomura Maciel - Coordenador / João Luiz Gasparin - Integrante / Augusta Padilha - Integrante / Marta Silene Ferreira Barros - Integrante / Regina Lúcia Mesti - Integrante / Elaine Rodrigues - Integrante / Sonia Maria Vieira Negrão - Integrante.


Projetos de extensão


2007 - 2008
Cidadania e cultura: ensino e prática na escola
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


Formação de professores: identificação e caracterização nos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia da UEM
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Saúde.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Saúde/Especialidade: Pedagogia Hospitalar.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAAM, R.2012TAAM, R.; STIELTJES, C. . Esperança de vida e educação permanente na terceira idade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso), v. 34, p. 16-26, 2012.

2.
TAAM, R.2007TAAM, R.. A velhice como espetáculo. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 1, p. 1-10, 2007.

3.
TAAM, R.2007 TAAM, R.. Henri Wallon: Leitor de Rousseau. Revista de Educação (Campinas), v. 23, p. 69-77, 2007.

4.
TAAM, R.2002TAAM, R.. Emoção e Saúde : Um estudo de caso. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 38, p. 490-494, 2002.

5.
TAAM, R.1998TAAM, R.. Professores com necessidades especiais. Teoria e Prática da Educação, Maringá - pr, v. 1, n.1, p. 45-53, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAAM, R.. Pelas Trilhas da Emoção: A Educação noEspaço da Saúde. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2004. v. 1. 148p .

2.
TAAM, R.. 41 respostas sobre ensino e cotidiano escolar. 1ª. ed. São Paulo: Scipione, 1998. v. 1. 71p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAAM, R.; PIACEZZI, L. H. V. . A educação permanente do trabalhador idoso. In: Mauro José Ferreira Cury; Rita de Cássia da Silva Oliveira; Rosemar Eurico Coenga. (Org.). As interfaces da velhice na pós-modernidade: avanços e desafios na conquista da qualidade de vida. 1ed.Cascavell: EDUNIOESTE, 2013, v. 1, p. 29-44.

2.
TAAM, R.; STIELTJES, C. . A UNATI da UEM: educação e política. In: Rita de Cássia da Silva Oliveira; Raimunda D'Alencar. (Org.). As experiências de universidades abertas em um Brasil que envelhece. Curitiba: CRV, 2011, v. 1, p. 141-159.

3.
TAAM, R.. A Pesquisa - Ação na Educação Contemporânea. In: Lizete Shizue Bomura Maciel, Nerli Nonato Ribeiro Mori. (Org.). Pesquisa em educação: múltiplos olhares. Maringá: EDUEM, 2009, v. , p. -.

4.
TAAM, R.. A Educação Não-Formal do Idoso em Universidades da Terceira Idade e Centros de Convivência (no prelo). In: Margareth Park. (Org.). Educação e Velhice. Campinas: UNISAL, 2009, v. , p. 1-13.

5.
TAAM, R.. A Educação do Idoso: uma questão contemporânea. In: Anair Atoé. (Org.). Temas de Educação Contemporânea. Cascavel: EDUNIOESTE, 2008, v. , p. 45-56.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAAM, R.; MACIEL, Lizete Shizue Bomura ; Miranda, M. de Jesus . Processo de formação Inicial de professores para o ensino médio - modalidade norma -: uma experiência. In: XII ENDIPE, 2006, Recife. XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: UFPE, 2006. v. 1. p. 1-6.

2.
TAAM, R.. A Religiosidade como Manifestação Afetiva no Idoso Hospitalizado. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58 Reunião Anual da SBPC. Florianópolis: UFSC, 2006. v. 1. p. 1-6.

3.
TAAM, R.. Estudo das Manifestações Afetivas e intelectuais. In: 58 Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58 Reunião Anual da SBPC. Florianópolis: UFSC, 2006. v. 1. p. 1-6.

4.
TAAM, R.; MARCOTTI, A. D. T. ; POLESI, F. R. . A educação do idoso na formação de professores. In: XII Semana de Pedagogia, 2005, Maringá. Anais do XII Semana de Pedagogia. Maringá, 2005.

5.
TAAM, R.. Um Olhar para a Saúde Infantil, do Lugar da Educação. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. Anais do I Congresso Nacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004.

6.
TAAM, R.. A Afetividade e suas Implicações no processo de Ensino-Aprendizagem. In: Seminário de Pesquisa do PPE, 2003, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá: Universidade Estadual de MAringá, 2003. v. 1. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TAAM, R.. A posição e a situação do idoso na sociedade contemporânea, segundo alunos egressos do Ensino Médio. In: III Simpósio Maringaense e I Simpósio Paranaense de Gerontologia. As Oportunidades na Terceira Idade, 2012, Maringá. Anais do III Simpósio Maringaense de Gerontologia I Simpósio Paranense de Gerontologia. As Oportunidades na Terceira Idade, 2012. p. 116-118.

2.
TAAM, R.; Oliveira, A. M. ; Ciliato, D. M. . A Teoria da Ação Dialógica: reciclando lixo, transformando vidas. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. Anais do I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAAM, R.. A educação não-formal do adulto idoso. In: VI Encotro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008, São Paulo. VI Encotro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008. p. 51-51.

2.
STIELTJES, C. ; TAAM, R. . Cidadania e cultura: ensino e prática na escola. In: VI Encotro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008, São Paulo. VI Encotro Internacional do Fórum Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. p. 20-21.

3.
TAAM, R.; STIELTJES, C. ; GONCALVES, J. R. C. ; ORTELAN, C. V. D. ; BORIN, C. A. ; SANTOS, E. J. D. . Educação em Saúde com Idosos Portadores de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs). In: II Congresso Internacional de Saúde e VI Seminário Científico do CCS, 2007, Maringá. II Congresso Internacional de Saúde e VI Seminário Científico do CCS - Atenção à Saúde: realidade e perspectivas. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2007. v. 1. p. 1-2.

4.
TAAM, R.. Professores Felizes: Evitando a Sindrome de Burnout. In: Seminário do PPE, 2005, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. v. 1. p. 1-1.

5.
TAAM, R.. O pensamento pedagógico de Henri Wallon. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 15 anos de História, 2005, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 15 anos de História. Maringá: UEM, 2005. v. 1. p. 1-1.

6.
TAAM, R.. A formação do professor do Curso de Medicina Veterinária. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 15 anos de História, 2005, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 15 anos de História. Maringá: UEM, 2005. v. 1. p. 1-1.

7.
TAAM, R.. A educação do idoso na formação de professores. In: XII Semana de Pedagogia - socializando saberes, contruindo identidades, 2005, Maringá. XII Semana de Pedagogia - socializando saberes, contruindo identidades. Maringá: UEM, 2005. v. 1. p. 1-1.

8.
TAAM, R.; Ciliato, D. M. ; Oliveira, A. M. . Paulo Freire: Um Educador de Esquerda. In: 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. SBPC, 2004.

9.
TAAM, R.. O Pensamento Pedagógico de Henri Wallon: Contribuições para a Filosofia. In: XI Encontro Nacional da ANPOF, 2004, Salvador. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2004.

10.
TAAM, R.. Adoecimento e hospitalização da criança em idade escolar. In: V Semana de Pedagogia, 2002, Jandaia do Sul. Caderno de Resumos. Jandaia do Sul: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, 2002. p. 24-24.

11.
TAAM, R.. O adoecimento da criança de 0 a 6 anos. In: I Seminário Internacional de Educação, 2002, Cianorte. I Seminário Internacional de Educação. Cianorte: Universidade Estadual de Maringá, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
TAAM, R.. As Universidades Abertas à Terceira Idade e a Educação Não-formal do Adulto Idoso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAAM, R.. Pedagogia Progressista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TAAM, R.. Motivação Educacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TAAM, R.. Educação e Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
TAAM, R.. Individualidade e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TAAM, R.. Comunicação Intergeracional na Perspectiva Freiriana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TAAM, R.; STIELTJES, C. ; GONCALVES, J. R. C. ; ORTELAN, C. V. D. ; BORIN, C. A. ; SANTOS, E. J. D. . Educação em Saúde com Idosos Portadores de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTS). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TAAM, R.; BELATO, K. K. ; CARMO, F. G. . Elaboração e seleção de conteúdos curriculares para o Ensino Médio, relativos ao idoso e ao processo de envelhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TAAM, R.. A religiosidade como Manifestação Afetiva no Idoso Hospitalizado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAAM, R.. Estudo das Manifestações Afetivas e Intelectuais do Idoso Hospitalizado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAAM, R.; MACIEL, A. T. B. . Estudos das manifestações afetivas do idoso hospitalizado, na perspectiva da teoria psicogenética de Henri Wallon. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TAAM, R.. Professores felizes: evitando a Síndrome de Burnout. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
TAAM, R.. O pensamento pedagógico de Henri Wallon. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
TAAM, R.; MARCOTTI, A. D. T. ; POLESI, F. R. . A educação do idoso na formação de professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TAAM, R.. Viver e brincar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TAAM, R.. Revista Acta Scientiarum. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
TAAM, R.. VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2006.

2.
TAAM, R.. Acta Scientiarum. 2005.

3.
TAAM, R.. Enunciado sobre os sujeitos escolares addultos. 2004.

4.
TAAM, R.. O professor ouvinte na escola de surdos. 2004.

5.
TAAM, R.. Efeitos de sentidos de ambivalência no discurso de alunos policiais. 2004.

6.
TAAM, R.. O pensamento pedagógico de Henri Wallon : Educação e Marxismo. 2003.

7.
TAAM, R.. XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte - A formação de Professores para o Século XXI: Dilemas e Perspectivas. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
TAAM, R.; STIELTJES, C. ; BRAGA, Eliane Rose Maio ; LAMB, Marly . Projeto de Criação da Unversidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Maringá. 2008. (Trabalho Técnico).

2.
TAAM, R.. Educação e Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TAAM, R.. Da resistência à desistência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TAAM, R.. A escola nova e o partido comunista - uma complicada história de amor. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TAAM, R.. Educação Saúde e Sociedade. 2003. .

6.
TAAM, R.. Emoção e Saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
TAAM, R.. Pesquisa Intervenção: compreender e transformar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TAAM, R.. Relações humanas no Trabalho. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
TAAM, R.. Relatório final do Projeto de Pesquisa: Estudos dos efeitos da situação de adoecimento e hospitalização no desenvolvimento infantil.. 2003. (Relatório de pesquisa).

10.
TAAM, R.. Brincar de viver. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TAAM, R.. O efeito terapêutico da ação pedagógica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TAAM, R.; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; CAMPOS, Névio de. Participação em banca de Regina Sviech Pontarolo. Políticas públicas educacionais para o idoso e sua implementação pela SEED-PR na cidade de Prudentópolis. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
TAAM, R.; GASPARIN, João Luiz; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Participação em banca de Luciane Gorete Cararo. Por uma educação física histórica e crítica: uma possibilidade metodológica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
TAAM, R.; MACIEL, Lizete Shizue Bomura; CUNHA, Maria Isabel da. Participação em banca de Marisa de Cácia Dal Castel. Docência na educação superior: subsídios expressos nas discuções de três gts da anped acerca da formação de professores e da prática pedagógica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
TAAM, R.; SCHELBAUER, Analete Regina; FERREIRA, M. C. C.. Participação em banca de Maria Christine Berdusco Menezes. Desenvolvimento cognitivo e afetivo: implicações no proceso de alfabetização e letramento. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Eduacação) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
TAAM, R.. Participação em banca de Fernando Barroso Zanluchi. Desenvolvimento da capacidade criativa, atividade lúdica e educação. 2004 - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
TAAM, R.; FERREIRA, M. C. C.; GOES, M. C.; PINO, A.. Participação em banca de Maria de Lourdes Periotto. As emoções na dimensão afetiva das condutas de jovens e adultos com deficiência mental e sua imersão no processo dialógico. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

2.
TAAM, R.. Participação em banca de Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula. Escola para crianças e adolescentes hospitalizados. 2002 - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TAAM, R.. Banca de Progressão Docente - Portaria nº 017/2006-DFE. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

2.
TAAM, R.. Banca de Progressão Docente - Portaria nº 003/2006-DLE. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

3.
GASPARIN, João Luiz; MACIEL, Lizete Shizue Bomura; TAAM, R.. Banca de Qualificação de Mestrado da aluna Marilsa Maria Verdinelli. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

4.
TAAM, R.; MACIEL, Lizete Shizue Bomura; PERIOTTO, M. L.. Banca de Qualificação de Mestrado da a aluna Soraia Nunes Marques. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

5.
TAAM, R.; CARDOSO, R. M.; STIELTJES, C.. Banca de Qualificação de Mestrado da aluna Milena Vargas de Oliveira Jorge. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

6.
TAAM, R.; SCHELBAUER, Analete Regina; MESTI, Regina Lúcia. Banca de Qualificação da aluna Maria Christine Berdusco Menezes. 2005. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional de Psicologia. Desenvolvimento e qualidade de vida do idoso: o papel das instituições. 2009. (Congresso).

2.
58ª Reunião Anual da SBPC.A Religiosodade como Manifestação Afetiva no Idoso Hospitalizado. 2006. (Outra).

3.
II Congresso Interdisciplinar de Saúde. 2006. (Congresso).

4.
II Congresso Interdisciplinar de Saúde. 2006. (Congresso).

5.
Infância e Práticas Educativas - I Encontro de Pesquisa em Educação - IV Jornada de Práticas de Ensino e XIII Semana de Pedagogia.Educação e Saúde. 2006. (Encontro).

6.
XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG. 2006. (Encontro).

7.
Cinema , História e Educação.Da resistência à desistência. 2005. (Outra).

8.
Seminário do PPE.Professores Felizes: Evitando a Sindrome de Burnout. 2005. (Seminário).

9.
XII Semana de Pedagogia.A educação do idoso na formação de professores. 2005. (Outra).

10.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

11.
XIEncontro Nacional de Filosofia.O Pensamento Pedagógico de Henri Wallon: Contribuições para a Filosofia. 2004. (Encontro).

12.
I Simpo de Educação de Cianorte.MOBRAL - A força e a farsa. 2003. (Simpósio).

13.
I Simpósio de Educação de Cianorte.Educação e Marxismo. 2003. (Simpósio).

14.
Seminário de Pesquisa do PPE.Seminário de Pesquisa do PPE. 2003. (Seminário).

15.
XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte - A Formação de professores para o Século XXI: Dilemas e Perspectivas..Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Aprendizagem Escolar - GEPAE. 2003. (Encontro).

16.
I Seminário Internacional de Educação. I Seminário Internacional de Educação. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAAM, R.; STIELTJES, C. . II Simpósio Maringaense de Gerontologia. 2010. (Outro).

2.
TAAM, R.. I Simpósio Maringaense de Gerontologia. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gisele Pasquini. a definir. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Eduacação) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tania Regina Rossetto. PROCE3SSOS CRIATIVOS NA VELHICE NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: O DESENHO E A PINTURA COMO CONHECIMENTO ESTÉTICO E ARTÍSTICO. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Eduacação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

2.
Tayna Rita Mateus Pereira. a definir. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

3.
Geisa Aparecida Dariva. a definir. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

4.
Soraia Nunes Marques. Professores felizes: evitando a síndrome de Burnout. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

5.
Milena Vargas de Oliveira Jorge. A formaçao do professor do curso de medicina veterinária. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

6.
Maria Christine Berdusco Menezes. Desenvolvimento cognitivo e afetivo: implicações no processo de alfabetização e letramento. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

7.
Solange Munhoz Arroyo Lopes. A formação do professor da área da saúde: um olhar pedagógico para a enfermagem e a fisioterapia. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

8.
Selma Aparecida Raimundini de Andrade. Afetividade e aprendizagem. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Eduacação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Regina Taam.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carla Beatriz Bernardi Machado. Educação precoce: uma estratégia de transformação social. 2000. 45 f. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Regina Taam.

2.
Vera Lúcia Toniol. A psicomotricidade como contribuição para a educação especial. 1998. 43 f. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Regina Taam.

Iniciação científica
1.
Aline Terumi Bomura Maciel. Estudo das manifestações afetivas do idoso hospitalizado na perspectiva da Teoria Psicogenética de Henri Wallon. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Regina Taam.

2.
Aline Daniella Tosoni. Elaboração de um modelo pedagógico para o atendimento ao idoso enfermo. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Regina Taam.

3.
Francielly Roseli Polesi. Elaboração de um modelo pedagógico para o atendimento ao idoso enfermo. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Regina Taam.

Orientações de outra natureza
1.
Fabiana Cristina Vidigal. O pensamento pedagógico de Henri Wallon: Educação e Marxismo. 2005. Orientação de outra natureza. (enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Regina Taam.



Outras informações relevantes


Desde  abril 2006 lidero o grupo de pesquisa "O idoso e o processo de envelhecimento". Temos em andamento um projeto coletivo intitulado "Elaboração de conteúdos curriculares sobre o idoso e o processo de envelhecimento" .



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:36:10