Rosane de Sá Amado

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  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


É bacharel em Letras, habilitação Árabe-Português, mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo em pesquisa sobre o Pykobjê-Timbira, língua indígena da família Jê. Realizou pós-doutorado na Universidade de Brasília, no NEPPE-UnB, na área de Linguística Aplicada, com pesquisa voltada ao ensino de português como língua de acolhimento. É docente da Universidade de São Paulo e coordena o Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (GE-PFOL). É coordenadora da área de Português Língua Estrangeira no Centro de Línguas da USP e representante do Português sem Fronteiras da USP no Programa Idioma Sem Fronteiras. Atua nas áreas de línguas indígenas, fonologia e morfologia do português e aquisição/ensino/aprendizagem do português como segunda língua/língua estrangeira. É organizadora do livro "Estudos em Línguas e Culturas Macro-jê" (Paulistana, 2010), co-organizadora do livro "Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas" (Paulistana, 2012) com Beatriz Daruj Gil e co-organizadora do livro "Português indígena: novas reflexões" (Lincom, Munique, 2014) com Rogério Ferreira e Beatriz Christino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosane de Sá Amado
Nome em citações bibliográficas
AMADO, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Rua do Lago, 707
Cidade Universitária
Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914876
URL da Homepage: http://fflch.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aspectos morfofonológicos do Gavião-Pykobjê, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Prof Dr. Waldemar Ferreira Netto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Línguas indígenas; Fonologia; Morfologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1997 - 2000
Mestrado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise fonológica preliminar do Pykobyê,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Prof Dr. Waldemar Ferreira Netto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Fonologia; Línguas indígenas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1996
Graduação em Licenciatura Em Língua Portuguesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Bacharelado Em Letras Árabe e Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Português como L2.


Atuação Profissional



Escola Estadual Alfredo Paulino, EE AP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: PEB II OFA, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aulas de português para classes de 5a e 6a séries.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: CERT, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor - cargo temporário, Carga horária: 12

Atividades

10/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenadora do Português Sem Fronteiras da USP no programa federal Idiomas sem Fronteiras.
09/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa.
07/2015 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da área de Português Língua Estrangeira do Centro de Línguas-USP.
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do Programa Mestrado Profissional em Letras.
02/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

11/2000 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia do Português
Introdução aos Estudos do Português para Falantes de Outras Línguas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Introdução aos Estudos de Língua Portuguesa I
Introdução aos Estudos de Língua Portuguesa II
10/2006 - 09/2012
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
1ª Tesoureira da Associação de Professores de Língua e Literatura - APLL.
08/2009 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro titular da Congregação da Faculdade.
08/2007 - 07/2011
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Diretora do Centro de Línguas - USP.
08/2007 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Suplente do titular Prof. Dr. Luiz Antonio da Silva na Congregação da FFLCH.
01/2007 - 09/2007
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Português do Centro de Línguas.
08/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante do Depto. de Letras Clássicas e Vernáculas no Conselho Deliberativo do Centro de Línguas.

Centro Universitário Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

4/2001 - 7/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Nove de Julho, .

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
2/2000 - 7/2001
Ensino, Administração de Empresas, Fisioterapia, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Metodologia de Estudo e Pesquisa

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2001 - 2/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .
8/1997 - 1/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .

EE Emiliano Augusto Cavalcanti Albuquerque e Melo, EE DI CAVALCANTI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: PEB OFA II, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aulas de Português e Inglês para classes de 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e para classes de 1a, 2a e 3a séries do Ensino Médio.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos de Linguística Aplicada do Português

Objetivo: Nesta linha são contempladas pesquisas transdisciplinares sobre procedimentos gramaticais, textuais e discursivos (língua materna e língua estrangeira; textos orais e escritos) em contexto escolar (formação inicial e continuada) e em outros contextos. Meu projeto se insere nesta linha por estudar ensino-aprendizagem-aquisição de português para falantes de outras línguas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aquisição-aprendizagem de segunda língua; Ensino; português língua de acolhimento.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas
Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de ensino-aquisição- aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quanto comunidades indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
Aquisição do português como L2 pelos povos timbira
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as dificuldades enfrentadas por alunos Timbira quanto ao uso da língua portuguesa escrita e falada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rosane de Sá Amado - Coordenador / Juliana Chaves Souza - Integrante / Talita Rodrigues da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 48 / Número de orientações: 2
2007 - 2012
Aquisição/aprendizagem do português por falantes de outras línguas
Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de aquisição e aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quando comunidades indígenas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rosane de Sá Amado - Coordenador / Valéria Sena de Camargo - Integrante / Flávia Isabel da Silva - Integrante / NEIDE TOMIKO TAKAHASHI - Integrante / Miley Guimarães - Integrante / Gustavo Massami Nomura - Integrante / Luiz Fernando Romão - Integrante / Samira Ahmad Orra - Integrante.
Número de produções C, T & A: 35 / Número de orientações: 7


Projetos de extensão


2015 - Atual
Ensino de português como língua de acolhimento
Descrição: O projeto envolve ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados residentes da região metropolitana de São Paulo. As aulas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da Letras-USP no Centro de Línguas-USP e nas organizações não-governamentais Missão Paz e Oásis Solidário. Também está vinculado um projeto de elaboração de material didático para o referido curso com cinco bolsas de graduação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária-USP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Indígena/Especialidade: Fonologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Indígena/Especialidade: Morfologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Indígena.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Português como L2.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMADO, R. S.2015AMADO, R. S.. O português étnico dos povos Timbira. Papia (Brasília), v. 25, p. 103-119, 2015.

2.
AMADO, R. S.2014AMADO, R. S.. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE, v. 7, p. artigo eletr, 2014.

3.
AMADO, R. S.2014AMADO, R. S.. Notas sobre a flexão nominal do português adquirido por falantes indígenas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 43, p. 720-729, 2014.

4.
AMADO, R. S.2012AMADO, R. S.. Português Segunda Língua: perspectivas para a pesquisa linguística e o ensino pluri- e intercultural. Papia (Brasília), v. 22, p. 385, 2012.

5.
AMADO, R. S.2011AMADO, R. S.. Português como segunda língua para comunidades de trabalhadores transplantados. Revista da SIPLE, v. 2, p. 0-0-0, 2011.

6.
AMADO, R. S.2011AMADO, R. S.; SOUZA, J. C. . Português como Segunda Língua entre os índios timbira: elementos dificultadores na aquisição verbal. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 40, p. 595-602, 2011.

7.
AMADO, R. S.2009AMADO, R. S.. Um panorama sobre a morfologia do Pykobjê. Guavira Letras, v. 8, p. 1-17, 2009.

8.
SILVA, T.R.2009SILVA, T.R. ; AMADO, R. S. . Estudando em "termos" a língua indígena pykobjê-gavião. Guavira Letras, v. 8, p. 82-93, 2009.

9.
AMADO, R. S.2008AMADO, R. S.. O ensino e a pesquisa em Português para falantes de outras línguas. Guavira Letras, v. 06, p. 67-75, 2008.

10.
AMADO, R. S.2006AMADO, R. S.; SOUZA, L. C. . Notas sobre a fonologia Timbira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 7, p. ago/2006, 2006.

11.
AMADO, R. S.2005 AMADO, R. S.. Descrição das formas verbais longas e breves do Pykobjê: uma contribuição para o estudo dos verbos nas línguas Jê. Revista do GEL (Araraquara), Araraquara - SP, v. 2, p. 83-105, 2005.

12.
AMADO, R. S.2005AMADO, R. S.. A grafia uniformizada: uma conquista dos povos Timbira. Linha d' Água, São Paulo - SP, v. 17, p. 65-75, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMADO, R. S.; FERREIRA, R.V. (Org.) ; CHRISTINO, B. (Org.) . Português indígena: novas reflexões. 1. ed. Munique - Alemanha: LINCOM Studies in Romance Linguistics 76, 2014. v. 1. 146p .

2.
AMADO, R. S.; GIL, B.D. (Org.) . Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2012.

3.
CABRAL, A.S.A.C. (Org.) ; MARTINS, A.M.S. (Org.) ; KOGA, A. S. (Org.) ; CHRISTINO, B. (Org.) ; FERNANDES, E.R. (Org.) ; ALVES, F. C. (Org.) ; PACHECO, F. (Org.) ; FALLEIROS, G.L.J. (Org.) ; SOUZA, J. C. (Org.) ; VEIGA, J. (Org.) ; ALMEIDA, L. (Org.) ; CAMARGO, L.S. (Org.) ; SANTOS, L. (Org.) ; SOUSA FILHO, S.M. (Org.) ; LEA, V.R. (Org.) ; D'ANGELIS, W.R. (Org.) ; AMADO, R. S. (Org.) . Estudos em línguas e culturas macro-jê. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2010. v. 1. 243p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMADO, R. S.. Le portugais comme langue d?accueil pour les immigrants et les refugies dans la ville de São Paulo : politiques et pratiques. In: GOROVITZ, S.. (Org.). Frontieres linguistiques en contextes migratoires: citoyennetés en construction. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2017, v. 1, p. 158-179.

2.
AMADO, R. S.. O ensino de português para refugiados: caminho para a cidadania. In: SÁ, Rubens Lacerda. (Org.). Português para Falantes de Outras Línguas: interculturalidade, inclusão social e políticas linguísticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 69-86.

3.
AMADO, R. S.; SARTESCHI, R. ; GARMES, H. . Português - Linguagem e Códigos. In: IBEP. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: ensino médio. 1ed.São Paulo: IBEP, 2013, v. 1, p. 05-320.

4.
AMADO, R. S.. O ensino de PL2 em comunidades indígenas: uma questão de identidade. In: RIBEIRO, Maria d'Ajuda Alomba. (Org.). Português como Língua Estrangeira na UESC: questões identitárias e culturais. 1ed.Ilhéus: Editora da UESC, 2012, v. 1, p. 117-128.

5.
AMADO, R. S.; RODRIGUES, R. . A flexão do verbo no português. In: Maria Célia Lima-Hernandes; Katia de Abreu Chulata. (Org.). Língua Portuguesa em foco: ensino-aprendizagem, pesquisa e tradução. 1ed.Lecce - Itália: Pensa Multimedia, 2010, v. 1, p. 45-71.

6.
AMADO, R. S.; KOGA, A. S. ; SOUZA, J. C. . Aquisição do português como segunda língua pelas comunidades timbira: descrição e comparação. In: Rosane de Sá Amado. (Org.). Estudos em línguas e culturas macro-jê. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2010, v. 1, p. 205-229.

7.
AMADO, R. S.. Marcas da oralidade timbira na produção de textos escritos em português. In: BRAGGIO, S.L.B.; SOUZA FILHO, S.M.. (Org.). Línguas e Culturas Macro-jê. Goiânia: Editora Vieira, 2009, v. , p. 25-41.

8.
AMADO, R. S.. O sistema fonológico do português falado no Brasil e suas variantes fonéticas. In: GIL, Beatriz Daruj; CARDOSO, Elis de Almeida; CONDÉ, Valéria Gil. (Org.). Modelos de análise linguística. São Paulo: Contexto, 2009, v. , p. 13-27.

9.
AMADO, R. S.. Uma alternativa à hipótese dos prefixos relacionais nas línguas Jê: o caso do Pykobjê. In: TELLES, Stella; DE PAULA, Aldir S.. (Org.). Topicalizando Macro-jê. Recife: Néctar, 2008, v. , p. 195-214.

10.
AMADO, R. S.. O alongamento vocálico em Pykobyê: motivações prosódicas e morfossintáticas. In: Rodrigues, A.D. & Cabral, A.S.A.C.. (Org.). Línguas e Culturas Macro-jê. 1ed.Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007, v. 1, p. 77-83.

11.
AMADO, R. S.. Análise fonológica preliminar do Pykobyê. In: Ludoviko Santos; Ismael Pontes. (Org.). Línguas Jê: estudos vários. Londrina: Editora da UEL, 2002, v. , p. 195-213.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMADO, R. S.. Camões e Pessoa com sotaque. Jornal da USP, São Paulo, p. 14 - 14, 06 nov. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMADO, R. S.. Notas sobre o alongamento vocálico em Pykobjê. In: VII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP, 2006, São Paulo. O papel do lingüista na sociedade ? VII Enapol. São Paulo: Editora Paulistana Ltda., 2006.

2.
AMADO, R. S.. A negação em Pykobyê. In: V Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 2003, São Paulo. Língua: uma questão de regras ou de usos?. São Paulo: Serviço de Divulgação Informação Gráfica - FFLCH, 2003. p. 19-26.

3.
AMADO, R. S.. O padrão acentual do Pykobyê. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2003, Fortaleza. Boletim da Abralin - Número Especial - Anais do II Congresso Internacional da Abralin. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003. v. 26. p. 542-544.

4.
AMADO, R. S.. Aspectos morfofonológicos do sistema pronominal do Gavião Pykobyê. In: 50º Seminário do GEL, 2003, São Paulo. CD-Rom do 50º Seminário do GEL. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2003.

5.
AMADO, R. S.; ALVES, F. C. . As estruturas silábicas do Canela Apãniekrá e do Pykobyê: uma contribuição aos estudos da sílaba nas línguas Timbira. In: II Congresso Nacional da ABRALIN, 2000, Florianópolis. CD-Rom do II Congresso Nacional da ABRALIN. Florianópolis: Editora da UFSC, 2000. p. 592-601.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMADO, R. S.. Português como Segunda Língua em comunidades de trabalhadores transplantados. In: IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2010, Brasília. Caderno de Resumos do IX Consiple. Brasília, 2010. v. 1. p. 7-8.

2.
AMADO, R. S.. O ensino de português como segunda língua (PL2) para falantes de línguas timbira: dificuldades na aquisição/aprendizagem da flexão nominal. In: I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas, 2010, São Paulo. Programação e Caderno de Resumos. São Paulo, 2010. v. 1. p. 29-30.

3.
AMADO, R. S.. O português na educação indígena bilíngue: aspectos pluriculturais e plurilinguísticos. In: VIII Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2009, Ouro Preto. Caderno de resumos. Ouro Preto, 2009. p. 68-69.

4.
AMADO, R. S.. A oralidade indígena na aprendizagem do português escrito como L2: análise da produção de textos escritos por alunos timbira. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos, 2008.

5.
AMADO, R. S.. Como se escreve "cutia"? Uma análise das dificuldades da escrita do Português entre os povos Timbira. In: VII Congresso Internacional da SIPLE, 2008, Buenos Aires. Caderno de Resumos, 2008.

6.
AMADO, R. S.. Passado, presente, futuro: análise da aprendizagem dos tempos verbais do Português como L2 entre comunidades timbira. In: V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, 2008, São Paulo. Programação e Resumos, 2008. p. 46-46.

7.
AMADO, R. S.. Marcas da oralidade timbira na produção de textos escritos em Português. In: VI Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê, 2008, Goiânia. Programa e Caderno de Resumos, 2008. p. 33-33.

8.
AMADO, R. S.. O ensino de PL2 em comunidades indígenas: uma questão de identidade. In: I Seminário de Português como Língua Estrangeira da UESC: questões identitárias e culturais, 2008, Ilhéus. Caderno de resumos e Programação, 2008.

9.
AMADO, R. S.; SOUZA, L. C. . Notas sobre a fonologia timbira. In: V Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê, 2007, São Paulo. Programação e Caderno de Resumos, 2007. p. 21-21.

10.
AMADO, R. S.; SOUZA, J. C. ; KOGA, A. S. . A aquisição do português segunda língua pelas comunidades timbira: descrição e comparação. In: V Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê, 2007, São Paulo. Programação e Caderno de Resumos, 2007. p. 27-28.

11.
AMADO, R. S.. Uma Escola Timbira: relato da experiência de ensino do Português para jovens indígenas. In: Seminário da SIPLE, 2007, São Carlos. Caderno de Resumos e Programação, 2007.

12.
AMADO, R. S.. Notas sobre a aquisição dos sons do português como segunda língua entre os timbira. In: VI Congresso Internacional da SIPLE, 2006, Salvador. Caderno de Programação e Resumos, 2006. p. 47-47.

13.
AMADO, R. S.. Uma alternativa à hipótese dos prefixos relacionais nas línguas Jê: o caso do Gavião-Pykobjê. In: IV Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas Macro-Jê, 2005, Recife. Caderno de Resumos do IV Macro-Jê, 2005. p. 18-19.

14.
AMADO, R. S.. A grafia uniformizada: uma conquista dos povos timbira. In: 52º Seminário do GEL, 2004, Campinas. 52º Seminário do GEL - Programação e Resumos. Campinas: Mercado Letras, 2004. p. 43-43.

15.
AMADO, R. S.. Considerações sobre o alongamento vocálico em Pykobjê. In: VII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP, 2004, São Paulo. VII Enapol - Programação e Resumos. São Paulo: Serviço de Divulgação e Informação Gráfica - FFLCH, 2004. p. 34-34.

16.
AMADO, R. S.. Estudo preliminar da morfofonologia pronominal e verbal do Pykobyê. In: II Seminário Internacional de Fonologia, 2002, Porto Alegre. Caderno de resumos do II Seminário Internacional de Fonologia, 2002.

17.
AMADO, R. S.. Aspectos morfofonológicos do sistema pronominal do Gavião Pykobyê. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do 50º Seminário do GEL. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, 2002.

18.
AMADO, R. S.. A dupla negação em Pykobyê e os tempos verbais. In: V Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 2002, São Paulo. "Língua: uma questão de regras ou de usos?". São Paulo: Serviço de Divulgação e Informação Gráfica - FFLCH, 2002. p. 50-50.

19.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; Análise fonológica preliminar do Pykobyê. In: I Encontro de Línguas Jê, 2001, Londrina. Caderno de resumos do I Encontro de Línguas Jê, 2001.

20.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; O padrão acentual do Pykobyê. In: III Congresso Nacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Caderno de resumos do III Congresso Nacional da ABRALIN, 2001.

21.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; Aspectos da morfologia flexional do Pykobyê. In: III Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP, 2000, São Paulo. Caderno de resumos do III ENAPOL, 2000.

22.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; ALVES, F. C. . As estruturas silábicas do Canela Apãniekrá e do Pykobyê: uma contribuição aos estudos da sílaba nas línguas Timbira. In: II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos do II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999.

23.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; O sistema consonantal do Pykobyê: uma abordagem não-linear. In: XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1999, Bauru. Caderno de resumos do XLVII Seminário do GEL, 1999.

24.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; Processos fonológicos no sistema pronominal do Pykobyê. In: V Seminário de Teses em Andamento do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, 1999, Campinas. Caderno de resumos do V Seminário de Teses em Andamento do IEL/ Unicamp, 1999.

25.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; O sistema vocálico do Pykobyê: uma abordagem não-linear. In: II Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP, 1999, São Paulo. Caderno de resumos do II ENAPOL, 1999.

26.
AMADO, R. S.; SÁ, R. M. ; Estudo preliminar das estruturas silábicas do Pykobyê. In: I Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP, 1998, São Paulo. Caderno de resumos do I Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP, 1998. p. 30.

Apresentações de Trabalho
1.
AMADO, R. S.. Aquisição do português como língua adicional por refugiados sírios e palestinos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMADO, R. S.. O ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMADO, R. S.. O ensino de português para refugiados e imigrantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMADO, R. S.. Notas sobre a aquisição da flexão nominal do português por falantes de outras línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMADO, R. S.. Dificuldades na aquisição da flexão número-pessoal dos verbos do Português como Segunda Língua (PL2) por falantes de línguas indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMADO, R. S.. Português Segunda Língua: perspectivas para a pesquisa linguística e o ensino pluri e inter-cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMADO, R. S.. O ensino do Português como Segunda Língua (PL2) para falantes de línguas indígenas: dificuldades na aquisição de número e gênero dos nomes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMADO, R. S.. O ensino de português como segunda língua (PL2) para falantes de línguas timbira: dificuldades na aquisição/aprendizagem da flexão nominal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AMADO, R. S.. Perspectivas inter- e pluriculturais na aula de português para falantes de línguas indígenas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AMADO, R. S.. Português para falantes de outras línguas: novas perspectivas para o ensino e para a pesquisa acadêmica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMADO, R. S.. Português como Segunda Língua em comunidades de trabalhadores transplantados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AMADO, R. S.. O ensino de português para falantes de outras línguas: novas perspectivas no mercado de trabalho e na pesquisa acadêmica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMADO, R. S.. A pesquisa em línguas indígenas: por um Brasil multilíngue e multicultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMADO, R. S.; NAGLE, C. ; SIGNORET, A. ; HERRERA-LIMA, M.E. ; CHARDENET, P. ; DAHLET, P. ; BORG, S. . Mesa-redonda Semi-plenária HERACLES pour un réseau mondial des centres universitaires de langues. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
AMADO, R. S.. O Ensino e a Pesquisa no Centro de Línguas FFLCH-USP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AMADO, R. S.; SCARAMUCCI, M.V.R. ; RIBEIRO, M.D.A. . Língua e interculturalidade: Linguística no ensino de leitura/escrita de PLE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
AMADO, R. S.. O ensino de PL2 em comunidades indígenas: uma questão de identidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AMADO, R. S.. Passado, presente, futuro: análise da aprendizagem dos tempos verbais do português como L2 entre comunidades timbira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AMADO, R. S.. A oralidade indígena na aprendizagem do português escrito como L2: análise da produção de textos escritos por alunos timbira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
AMADO, R. S.. Português Língua Estrangeira (PLE): Perspectivas de Ensino e Pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
AMADO, R. S.. O Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-Bras): um novo impulso para a Pesquisa e o Ensino de PLE no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMADO, R. S.. Assessora da Organização Panamericana de Saúde no Programa Mais Médicos para o Brasil. 2016.

Programas de computador sem registro
1.
AMADO, R. S.. Conexão Ensino Médio. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
AMADO, R. S.. Parecer ad-hoc Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.

2.
AMADO, R. S.. Parecer ad-hoc Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.

3.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do no. 17, da Revista Filologia e Língua Portuguesa, USP. 2015.

4.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do no. 25, da Revista TradTerm, USP. 2015.

5.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do no. 15, da Revista Liames, Unicamp. 2015.

6.
AMADO, R. S.. Parecer ad-hoc Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.

7.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de resumos 62o Seminário do GEL. 2014.

8.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do no. 7, v. 2, da Revista Letrônica, PUC-RS. 2014.

9.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do no. 42, da Revista Moara, UFPA. 2014.

10.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos para o n. 11, v. 1/2 da revista Papia - Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares. 2010.

11.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W. ; LIMA-HERNANDES, M.C. ; FERREIRA, A. M. S. ; SILVA, A.O. ; OLIVEIRA, C.M.C. ; PERES, D.O. ; GUARANHA, D.L.C. ; GUARANHA, M.F. . Revisão técnica, adaptação e atualização do Minidicionário escolar da língua portuguesa Silveira Bueno. 2010.

12.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos da Revista Educação e Pesquisa da Faculdade de Educação da USP. 2009.

13.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos dos Anais do VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. 2008.

14.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do vol. 11 da Revista Signum. 2008.

15.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do 35º número da revista Estudos Lingüísticos do GEL. 2006.

16.
AMADO, R. S.. Parecer na seleção de artigos do 34º número da revista Estudos Lingüísticos do GEL. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMADO, R. S.; ALMAZLOUM, A. . Refugiados sírios têm aulas de português em São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMADO, R. S.. Revista LIAMES. 2013. (Parecer técnico).

2.
AMADO, R. S.. Introdução aos Estudos do Português para Falantes de Outras Línguas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AMADO, R. S.. A pesquisa e o ensino de português para falantes de outras línguas: um panorama. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
AMADO, R. S.. Curso de português no 10º Módulo da Escola Timbira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMADO, R. S.; DINIZ, L. R. A.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Ana Paula de Araújo Lopez. Subsídios para o planejamento de cursos de Português como língua de acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMADO, R. S.; GOLDSTEIN, N.; SILVA, S. L.; ELIAS, V. M. S.. Participação em banca de Gabriela de Camargo Moreira Rochel. O gênero crônica no Ensino Fundamental II e o sujeito-autor: relação dialógica e interativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

3.
AMADO, R. S.; GOLDSTEIN, N.; SOUZA, P. C.; TENANI, L. E.. Participação em banca de Maria Angela Padovani. A escrita ortográfica no sexto ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

4.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; VIEIRA, M. F.. Participação em banca de Renata Cezar de Moraes Rosa. Percepção e ExProsodia: correlação entre análise automática e a finalização de frases assertivas isoladas do português brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

5.
SOUZA, P. C.; AMADO, R. S.; TENANI, L. E.. Participação em banca de Juliana Lopes dos Santos. Entre a internet e a escola: a influência do código de escrita virtual sobre a modalidade padrão escrita do português brasileiro em redações escolares. 2015. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

6.
AMADO, R. S.; VARGAS, M. V. A. M.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Janaína dos Santos Oliveira Saturnino. Leitura como prática social e discursiva: ler e compreender no Ensino Fundamental II: 6o. ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
AMADO, R. S.; SANTOS, L. C.; ALTINO, F. C.. Participação em banca de Gislaine Domingues. Descrição morfossintática do nome e do verbo em Kaingang. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
AMADO, R. S.; FERREIRA, R.V.; SOUZA, E. R. F.. Participação em banca de Jeniffer Elen da Silva. Aspectos morfossintáticos dos verbos da língua Ofayé. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
AMADO, R. S.; DANGELIS, W.; PACHECO, F.. Participação em banca de Erick Marcelo Lima de Souza. Estudo fonológico da língua Baniwa-Kuripako. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
AMADO, R. S.; SEKI, L.; MORI, A.C.. Participação em banca de Nayara da Silva Camargo. Língua Tapayúna: Aspectos sociolingüísticos e Análise Fonológica Preliminar. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
AMADO, R. S.; MORI, A.C.; MAHER, T.J.M.. Participação em banca de Graziela Rocha Reghini Ramos. O MEC e a educação escolar indígena - uma análise sobre alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010 - Universidade Estadual de Campinas.

12.
AMADO, R. S.; DIAS, A.R.F.; RANGEL, L.H.V.. Participação em banca de Elisangela Dias Barbosa. A questão indígena Raposa/Serra do Sol na mídia escrita: do estereótipo ao racismo. 2010 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
FERREIRA, R.V.; AMADO, R. S.; GARCIA, M.S.. Participação em banca de Adriana Viana Postigo. Fonologia da língua guató. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; MORI, A.C.. Participação em banca de Cosme Romero Martins. Fonologia da língua Terena. 2009. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

15.
DURAO, A. B. A. B.; SANTOS, L. C.; AMADO, R. S.. Participação em banca de Valéria Cristina Leite Baccili. Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do português como segunda língua. 2008 - Universidade Estadual de Londrina.

16.
AMADO, R. S.; CARVALHO, R. P.; VIEIRA, A.. Participação em banca de Maria Sylvia Antonioli. A interlíngua na interação dos aprendizes do PLE. 2008. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

17.
AMADO, R. S.; SILVEIRA, R. C. P.; CARVALHO, R. P.. Participação em banca de Linei Matzenbacher Zampietro. A conjugação de 'ser' e 'ter' em alguns livros didáticos de português língua estrangeira sob a ótica do pensamento complexo. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

18.
AMADO, R. S.; GUEDES, M.; FERREIRA NETTO, W.. Participação em banca de Leandro Tibiriçá de Camargo Bastos. Análise preliminar da correlação entre acento fonológico e fonético. 2006. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

19.
AMADO, R. S.; GUEDES, M.; FERREIRA NETTO, W.. Participação em banca de Dami Maidana Baz. Análise dos marcadores conversacionais do Guarani Jopará. 2006. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

Teses de doutorado
1.
AMADO, R. S.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BARBOSA, L. M. A.; VIANA, N.; GATTOLIN, S.; BARBIRATO, R.. Participação em banca de Mirelle Amaral de São Bernardo. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e refugiados no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; OLIVEIRA, M. D.; SANTOS, L. C.; ALVES, F. C.. Participação em banca de Talita Rodrigues da Silva. Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão. 2016. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

3.
AMADO, R. S.; ROCHA, C. H.; SELLAN, A. R. B.; PIETRAROIA, C. M. C.; GIL, B.D.. Participação em banca de Neide Tomiko Takahashi. Leitura literária em português língua estrangeira (PLE): Representações, compreensão e produção textual. 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

4.
SEBOLD, M. M. R. Q.; BOTTARO, S. E. G.; GROPPI, M.; GONZALEZ, N. T. M.; AMADO, R. S.. Participação em banca de Adriana Martins Simões. O objeto pronominal acusativo de 3a pessoa nas variedades de espanhol de Madrid e Montevidéu comparado ao português brasileiro: clíticos como manifestação visível e objetos nulos como manifestação não visível da concordância do objeto. 2015. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhol e Hispano-Americana) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

5.
KAILER, D. A.; ALTINO, F. C.; SANTOS, L. C.; AMADO, R. S.; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Marilze Tavares. Um estudo de semelhanças e diferenças entre Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva a partir de suas crenças e atitudes e de um recorte do léxico. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
AMADO, R. S.; ARAÚJO, G.A.; OLIVEIRA, M. D.; MAHER, T. J. M.; WETZELS, L.. Participação em banca de Ana Lívia Agostinho. Fonologia e método pedagógico do Lung'le. 2014. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

7.
AMADO, R. S.; SANTOS, L. C.; SEKI, L.; KAILER, D. A.; ALTINO, F. C.. Participação em banca de Luciana Pereira Tabosa. Orações complexas da língua Kaingang. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
AMADO, R. S.; SEKI, L.; MORI, A.C.; FARGETTI, C. M.; STENZEL, K. S.. Participação em banca de Antonio Almir Silva Gomes. Sanapaná uma língua Maskoy: aspectos gramaticais. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
AMADO, R. S.; ALMEIDA, M.M.S.; FERREIRA NETTO, W.; VIEIRA, M. F.; LIMBERTI, R. C. A. P.. Participação em banca de Álvaro Fernando Rodrigues da Cunha. Narrativa na (língua judaico-marroquina) hakitía. 2012. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

10.
AMADO, R. S.; SOUZA, C.C.; NINCAO, O.S.; ALMEIDA, M.M.S.; FERREIRA NETTO, W.. Participação em banca de Natalina Sierra Assêncio Costa. Variações entoacionais na língua portuguesa falada por mulheres guatós. 2011. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

11.
AMADO, R. S.; MAHER, T.J.M.; FERREIRA NETTO, W.; SILVA, A.C.B.; BUZZATO, M.K.. Participação em banca de Lilian Abram dos Santos. Modos de escrever: tradição oral, letramento e segunda língua na educação escolar wajãpi. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; ALMEIDA, M.M.S.; COSTA, N. A.. Participação em banca de Dami Maidana Baz. As relações entre entoação frasal e melodia de músicas populares paraguaias. 2011. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

13.
AMADO, R. S.; SCARAMUCCI, M.V.R.; SANTOS, I.M.F.; NEIVA, S.; ROLLAND, D.; DARBORD, B.. Participação em banca de Ingrid Bueno Peruchi. Entre migration et plurilinguisme: la place du Brésil et de sa culture dans l'enseignement du portugais en France (1973-1998). 2010 - Université Paris-Ouest Nanterre la Défense.

14.
AMADO, R. S.; CARVALHO, R. P.; GIL, B.D.; GALEMBECK, P.T.; HILGERT, J.G.. Participação em banca de Sérgio Duarte Julião da Silva. Análise e exploração de marcadores discursivos no ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

Qualificações de Doutorado
1.
FERNANDEZ, I. G. M. E.; SEIXAS, R. B. O.; AMADO, R. S.. Participação em banca de Suzana Vinícia Mancilla Barreda. A interculturalidade no ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira para falantes bolivianos na fronteira Bolívia-Brasil. 2015.

2.
AMADO, R. S.; SANTOS, L. C.; PEREIRA, M. C.; ALTINO, F. C.; KAILER, D. A.. Participação em banca de Marilze Tavares. Um estudo de semelhanças e diferenças entre o Guarani Kaiowá e o Guarani Ñandeva a partir de suas crenças e atitudes e de um recorte do léxico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
AMADO, R. S.; SANTOS, L. C.; SEKI, L.. Participação em banca de Luciana Pereira Tabosa. Orações complexas da língua Kaingang. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
AMADO, R. S.; SEKI, L.; MORI, A.C.. Participação em banca de Antonio Almir Silva Gomes. Sanapaná, um povo Maskoy: morfologia e sintaxe. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; SANTIAGO, M. M.. Participação em banca de Natalina Sierra Assêncio Costa. Variações entoacionais na língua portuguesa. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

6.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; DICK, M. V.. Participação em banca de Dami Glades Maidana Baz. As relações entre entoação frasal e melodia de músicas paraguaias. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

7.
AMADO, R. S.; SCARAMUCCI, M.V.R.; SANTOS, M.G.. Participação em banca de Ingrid Bueno Peruchi. Entre migration et plurilinguisme: la place du Brésil et de sa culture dans l'enseignement du portugais en France (des années 1970 à aube du XXIe siècle). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Langues, litteratures et civilisations romanes) - Université Paris-Ouest Nanterre la Défense.

8.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; MAGGIO, G.. Participação em banca de Nazzareno Guerrini. La leggenda di Yurupari. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

9.
AMADO, R. S.; CARVALHO, R. P.; ANDRADE, M.L.C.V.O.. Participação em banca de Sérgio Duarte Julião da Silva. Análise e exploração de marcadores discursivos no ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
AMADO, R. S.; SOUZA, P. C.; LOPES, I.. Participação em banca de Juliana Lopes dos Santos. Variantes Gráficas da Linguagem Utilizada Informalmente no Ciberespaço e Sua Influência Sobre as Produções de Texto Escolares.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
AMADO, R. S.; NÓBREGA, M.H.; GOLDSTEIN, N.. Participação em banca de Jéssica Mota Pinheiro. Práticas de leitura de hipertextos digitais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMADO, R. S.; SCHLATTER, M.; FURTOSO, V. B.; SILVA, P. A. P.; SANTOS, M. E. P.. Concurso público de provas e títulos para Professor Doutor, nível MS-3.1, na área de ensino e Língua Estrangeira/Segunda Língua e Multiculturalismo. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

2.
SCHLATTER, M.; AMADO, R. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Doutor MS-3 no Departamento de Linguística Aplicada. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

3.
AMADO, R. S.; VERAS, V.; SCHLATTER, M.; STURZA, E.; ALMEIDA, P.. Concurso público para provimento de vaga de doutor em Português Língua Estrangeira. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

4.
AMADO, R. S.. Concurso público para Professor Adjunto na área de Fonética e Fonologia e Comunicação e Expressão. 2010. Universidade Federal de Lavras.

5.
AMADO, R. S.; LEE, S.H.; CRISTOFARO-SILVA, T.; SILVA, M.C.F.; ARAÚJO, G.A.. Concurso público para provimento de vaga de doutor para Fonologia e Morfologia na área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. 2009. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

6.
AMADO, R. S.; LA TAILLE, E.H.; McCLEARY, L.; CASTRO, R.L.. Concurso público para provimento de vaga de educador na área de Inglês do Centro de Línguas-FFLCH/USP. 2009. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

7.
AMADO, R. S.; CELADA, M.T.; MAYRINK, M.; GROPPI, M.; KULIKOWSKI, M.Z.. Concurso público para provimento de vaga de educador na área de espanhol do Centro de Línguas-FFLCH/USP. 2009. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

8.
AMADO, R. S.; MASSARO, P.; DAHLET, V.; LOUSADA, E.. Concurso público para provimento de vaga de educador na área de francês do Centro de Línguas-FFLCH/USP. 2009. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

9.
AMADO, R. S.; GIL, B.D.; CARVALHO, R. P.; SALUM, M.E.L.. Concurso público para provimento de vaga de educador na área de português do Centro de Línguas-FFLCH/USP. 2009. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.

10.
AMADO, R. S.; CORACINI, M.J.; DUARTE, C.V.; YAMAMOTO, M.K.; OLIVEIRA, T.E.F.. Processo de seleção pública de Provas e Títulos para a Carreira Docente em Ensino de Línguas. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
AMADO, R. S.. Avaliador de projetos do 5o Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. 2015. USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

2.
AMADO, R. S.. Avaliador de projetos no 23o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica - USP. 2015. USP - Pró-Reitoria de Pesquisa.

3.
AMADO, R. S.. Avaliador de projetos no 4o. Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - USP. 2014. Universidade de São Paulo.

4.
AMADO, R. S.. Avaliador de projetos no 22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica - USP. 2014. Universidade de São Paulo.

5.
AMADO, R. S.. Seleção de projetos, orientadores e bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
AMADO, R. S.. Comissão julgadora de projetos do 22o. Encontro de Iniciação Científica PUC-SP. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
AMADO, R. S.; FERREIRA NETTO, W.; DICK, M. V. A.. Análise de textos orais em Guarani Jopará. 2005. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Refúgio, retorno e/ou imigrações: línguas, identidades, saúde mental, crenças, território.Ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados. 2015. (Seminário).

2.
VI GELIC - Encontro do Grupo de Estudos de Línguas em Contato.Aquisição do português como língua adicional por refugiados sírios e palestinos. 2015. (Encontro).

3.
Virada Científica da USP. Ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados. 2015. (Feira).

4.
Teaching Portuguese to heritage speakers: a refresher hand-on workshop.Aspectos da fonologia e da morfologia no ensino de PLE. 2014. (Outra).

5.
61o. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Notas sobre a aquisição da flexão nominal do português por falantes de línguas indígenas. 2013. (Seminário).

6.
Encontro dos Alunos de Graduação em Inglês Língua Estrangeira da USP.Aquisição dos sons do português como segunda língua por falantes de inglês: contrastes e aproximações. 2013. (Encontro).

7.
I Fórum Nacional de Comissões Temáticas do ProfLetras. 2013. (Outra).

8.
III Seminário de Programas de Pós-graduação da Área de Letras e Linguístitica: Identidades, conv.Línguas em contato e política linguística. 2013. (Seminário).

9.
II Seminário do Grupo de Estudos de Línguas em Contato.Português Segunda Língua: perspectivas para a pesquisa linguística e o ensino pluri e intercultural. 2011. (Seminário).

10.
I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem.O ensino de português como segunda língua (PL2) para falantes de línguas indígenas: dificuldades na aquisição de número e gênero dos nomnes. 2011. (Seminário).

11.
XII Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo.Intégration du CECR: théorie et pratiques. 2011. (Outra).

12.
Curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP - campus Guarulhos.Português para falantes de outras línguas: novas perspectivas para o ensino e para a pesquisa acadêmica. 2010. (Outra).

13.
Curso de Letras Tradutor/Intérprete do Centro Universitário Nove de Julho.O ensino de português para falantes de outras línguas: novas perspectivas no mercado de trabalho e na pesquisa acadêmica. 2010. (Outra).

14.
I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas.O ensino de português como segunda língua (PL2) para falantes de línguas timbira: dificuldades na aquisição/aprendizagem da flexão nominal. 2010. (Encontro).

15.
IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - Consiple. Português como Segunda Língua em comunidades de trabalhadores transplantados. 2010. (Congresso).

16.
VII Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê.Perspectivas inter- e pluriculturais na aula de português para falantes de línguas indígenas. 2010. (Encontro).

17.
I Congresso Nacional Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras - UESC. Língua e Interculturalidade: Linguística no Ensino de Leitura/Escrita de PLE. 2009. (Congresso).

18.
I Encontro Nacional de Centros Universitários de Línguas - I ENCEUL.O Ensino e a Pesquisa no Centro de Línguas FFLCH-USP. 2009. (Encontro).

19.
Mestrado em Letras da UFMS-Três Lagoas.O ensino de português como segunda língua em comunidades indígenas: uma questão de identidade. 2009. (Outra).

20.
Seminário de Prática de Ensino - Centro Universitário Nove de Julho.Português para Falantes de Outras Línguas: Novos Rumos para a Pesquisa e o Ensino. 2009. (Seminário).

21.
VIII Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. O português na educação indígena bilíngue: aspectos pluriculturais e plurilinguísticos. 2009. (Congresso).

22.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Mesa-redonda Semi-plenária HERACLES por un réseau mondial des centres universitaires de langues. 2009. (Congresso).

23.
I Seminário de Português como Língua Estrangeira da UESC: questões identitárias e culturais.O ensino de PLE em comunidades indígenas: uma questão de identidade. 2008. (Seminário).

24.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A oralidade indígena na aprendizagem do português como L2: análise da produção de textos escritos por alunos timbira. 2008. (Simpósio).

25.
V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares.Passado, presente, futuro: análise da aprendizagem dos tempos verbais do português como L2 entre comunidades timbira. 2008. (Encontro).

26.
VI Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê.Marcas da oralidade timbira na produção de textos escritos em português. 2008. (Encontro).

27.
VII Congresso Internacional da SIPLE. Como se escreve 'cutia'? Uma análise das dificuldades da escrita do Português entre os povos Timbira. 2008. (Congresso).

28.
Seminário Anual da SIPLE.Notas sobre a Aquisição dos Sons do Português como Segunda Língua entre os Timbira. 2006. (Seminário).

29.
IV Encontro Internacional entre Línguas e Culturas Macro-Jê.Comunicação individual. 2005. (Encontro).

30.
52º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Comunicação individual. 2004. (Seminário).

31.
II Encontro para Integração dos Novos Docentes da Universidade de São Paulo.Participação. 2004. (Encontro).

32.
VII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP.Comunicação individual. 2004. (Encontro).

33.
3º Encontro de Pesquisadores de Línguas Jê e Macro-Jê.Comunicação individual. 2003. (Encontro).

34.
50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Comunicação individual. 2002. (Seminário).

35.
II Encontro de Línguas Macro-Jê. 2002. (Encontro).

36.
II Seminário Internacional de Fonologia.Comunicação individual. 2002. (Seminário).

37.
V Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo.Comunicação individual. 2002. (Encontro).

38.
I Encontro de Línguas Jê.Comunicação individual. 2001. (Encontro).

39.
I Encontro Internacional do Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas da ANPOLL. 2001. (Encontro).

40.
III Congresso Nacional da ABRALIN. Comunicação individual. 2001. (Congresso).

41.
III Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP.Comunicação individual. 2000. (Encontro).

42.
II Congresso Nacional da ABRALIN. Comunicação em conjunto. 1999. (Congresso).

43.
II Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP.Comunicação individual. 1999. (Encontro).

44.
V Seminário de Teses em Andamento do IEL/Unicamp.Comunicação individual. 1999. (Seminário).

45.
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Comunicação individual. 1999. (Seminário).

46.
I Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP.Comunicação individual. 1998. (Encontro).

47.
VII Curso de Formação dos Professores Timbira.Participação. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIL, B.D. ; NÓBREGA, M.H. ; AMADO, R. S. . II Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2015. (Congresso).

2.
AMADO, R. S.; GIL, B.D. ; NÓBREGA, M.H. . I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2010. (Congresso).

3.
AMADO, R. S.. Coordenação do Simpósio "Aspectos fonológicos e morfossintáticos de línguas Jê e de Chiquitano" no VII Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê. 2010. (Outro).

4.
AMADO, R. S.. Coordenação de sessão de comunicações no I Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato. 2010. (Outro).

5.
AMADO, R. S.. Coordenação do Grupo de Trabalho "Discussão e reflexão sobre os modelos vigentes de Centros Universitários de Línguas" no II ENCEUL - Encontro Nacional dos Centros Universitários de Línguas. 2010. (Outro).

6.
AMADO, R. S.. Coordenação da mesa "Poder e representação indígena" no V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2010. (Outro).

7.
AMADO, R. S.. Coordenação da mesa. 2009. (Outro).

8.
AMADO, R. S.; TEIXEIRA, M. ; CARNEIRO, A. ; OSÓRIO, P. ; SANTOS, L. . Coordenadora da mesa-redonda "Ensino de língua portuguesa como língua materna e como língua estrangeira: França, Portugal, Timor Leste e Brasil". 2009. (Outro).

9.
AMADO, R. S.; CARVALHO, A.M. . Coordenação do Simpósio "O ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira" no I SIMELP. 2008. (Outro).

10.
AMADO, R. S.; SANTOS, L. ; RODRIGUES, R. . Mediadora da vídeo-conferência "Para uma gramática comunicativa da língua portuguesa" entre a Université de LIlle 3 e a University of Helsinki. 2008. (Outro).

11.
AMADO, R. S.. V Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê. 2007. (Congresso).

12.
AMADO, R. S.. Coordenação da aplicação da 17ª edição do Celpe-Bras - Exame de Proficiência em Português como Língua Estrangeira. 2007. (Outro).

13.
AMADO, R. S.. Coordenação da aplicação da 18a. edição do Celpe-Bras - Exame de Proficiência em Português como Língua Estrangeira. 2007. (Outro).

14.
AMADO, R. S.. Coordenação da mesa "Fonologia e Sintaxe" no 15o. SIICUSP. 2007. (Outro).

15.
AMADO, R. S.. Coordenação da plicação do 16º Exame para obtenção do Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). 2006. (Outro).

16.
AMADO, R. S.. Coordenação da mesa "Línguas Indígenas e Africanas" no 12o. SIICUSP. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Josefina Lopes Simões. Mulheres refugiadas na sala de aula: uma prática reflexiva no ensino de Plac, abordagens e material. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. (Orientador).

2.
Angelly Alani Marques de Gouveia. Português como língua estrangeira: estudo linguístico das dificuldades apresentadas por alunos bolivianos e desenvolvimento de material didático de apoio ao professor de escola pública. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ana Cristina Kerbauy Vigar. O ensino de português para imigrantes na cidade de São Paulo. Início: 2018. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. (Orientador).

2.
Lilian Ayres. O ensino de português como L2 na comunidade indígena Kadiwéu. Início: 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. (Orientador).

3.
Antônia Zelina Negrão de Oliveira. Ensino de português para falantes de outras línguas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. (Orientador).

4.
Jessileia Guimarães Eiró. Ensino de português para falantes de inglês. Início: 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Ângela Padovani. Dificuldades na aquisição da ortografia por alunos do Fundamental II. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosane de Sá Amado.

2.
Paola de Souza Mandalá. Análise da aprendizagem de português segunda língua por crianças bolivianas. 2015. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, . Orientador: Rosane de Sá Amado.

3.
Gustavo Massami Nomura. Análise da pronúncia de aprendizes japoneses no Brasil: produção das estruturas silábicas CVC e CCV. 2013. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, . Orientador: Rosane de Sá Amado.

4.
Samira Orra. Aquisição de aspectos morfológicos do português L2 por falantes de língua árabe. 2013. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosane de Sá Amado.

5.
Miley Antonia Almeida Guimarães. Aquisição dos sons do Português por falantes anglófonos. 2012. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosane de Sá Amado.

6.
Talita Rodrigues da Silva. Descrição e análise morfossintática do nome e do verbo em Pykobjê-Gavião (Timbira). 2011. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Rosane de Sá Amado.

7.
Flávia Isabel Guimarães. Aquisição de sons do Português por hispano-falantes. 2011. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, . Orientador: Rosane de Sá Amado.

8.
Juliana Chaves Souza. Aquisição dos tempos verbais do Português por falantes de línguas Timbira. 2011. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosane de Sá Amado.

9.
Valéria Sena Camargo. Traços fonético-fonológicos do Português para falantes do espanhol e do inglês: segmentos dificultadores para a aquisição do Português Brasileiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Rosane de Sá Amado.

Tese de doutorado
1.
Talita Rodrigues da Silva. Descrição e análise morfossintática dos tipos de verbos e estudo das relações gramaticais em Pykobjê-Gavião (Timbira). 2016. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, . Orientador: Rosane de Sá Amado.

2.
Neide Tomiko Takahashi. Leitura literária para o desenvolvimento da habilidade escrita em português-língua estrangeira (PLE). 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosane de Sá Amado.

3.
Moana Lima e Silva. Análise do material didático de Português como L2 do Programa Mais Médicos. 2013. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, . Orientador: Rosane de Sá Amado.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Rogério Vicente Ferreira. 2013. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, . Rosane de Sá Amado.

Iniciação científica
1.
Gabriela Capille. Elaboração de material didático para curso de português para imigrantes e refugiados. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Orientador: Rosane de Sá Amado.

2.
Marcella Matos. Elaboração de material didático para curso de português para imigrantes e refugiados. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Orientador: Rosane de Sá Amado.

3.
Luísa Ribeiro. Elaboração de material didático para curso de português para imigrantes e refugiados. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Orientador: Rosane de Sá Amado.

4.
Marielly Malagoli. Elaboração de material didático para curso de português para imigrantes e refugiados. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Orientador: Rosane de Sá Amado.

5.
Isabella Ribeiro. Elaboração de material didático para curso de português para imigrantes e refugiados. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Orientador: Rosane de Sá Amado.

6.
Natasha Brizolla. Estudo de aspectos fonéticos e fonológicos no alemão e no português brasileiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP - Pró-Reitoria de Pesquisa. Orientador: Rosane de Sá Amado.

7.
Evelise Rabassa. Estudo contrastivo da flexão de gênero entre o português e o inglês. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. Orientador: Rosane de Sá Amado.

8.
Karina de Souza Oliveira. Influência das variantes fonéticas do português brasileiro na pronúncia do Esperanto. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. Orientador: Rosane de Sá Amado.

9.
Daniel Sthefano Valente. Estudo da nasalização na fala de filipinos aprendizes de português como língua estrangeira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosane de Sá Amado.

10.
Luiz Fernando Reis Romão. Descrição e análise sociolinguística dos alunos participantes do PEC-G advindos de países do PALOP. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP - Pró-Reitoria de Pesquisa. Orientador: Rosane de Sá Amado.

11.
Karina Gonçalves de Souza de Oliveira. Descrição e análise sociolinguística dos alunos participantes do PEC-G advindos de países do PALOP. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP - Pró-Reitoria de Pesquisa. Orientador: Rosane de Sá Amado.

12.
Angélica Satiko Koga. Marcas da oralidade em redações de alunos jovens e adultos inseridos no processo de alfabetização. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP - Pró-Reitoria de Pesquisa. Orientador: Rosane de Sá Amado.

13.
Talita Rodrigues da Silva. Análise preliminar dos termos de classe do Pykobjê. 2008. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas. Orientador: Rosane de Sá Amado.

14.
Angélica Satiko Koga. A presença da oralidade no processo de alfabetização de alunos jovens e adultos. 2008. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, USP - Pró-Reitoria de Pesquisa. Orientador: Rosane de Sá Amado.

15.
Lilian de Carvalho de Souza. Dificuldades na aquisição do português oral como segunda língua entre os povos timbira. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, USP - Pró-Reitoria de Pesquisa. Orientador: Rosane de Sá Amado.

16.
Juliana Chaves Souza. Dificuldades na aquisição da escrita do português como segunda língua entre os timbira. 2006. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e C. Humanas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosane de Sá Amado.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AMADO, R. S.2011AMADO, R. S.. Português como segunda língua para comunidades de trabalhadores transplantados. Revista da SIPLE, v. 2, p. 0-0-0, 2011.


Livros e capítulos
1.
AMADO, R. S.; SARTESCHI, R. ; GARMES, H. . Português - Linguagem e Códigos. In: IBEP. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: ensino médio. 1ed.São Paulo: IBEP, 2013, v. 1, p. 05-320.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMADO, R. S.; ALMAZLOUM, A. . Refugiados sírios têm aulas de português em São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




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