Maria Avany Bezerra Gusmão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4174903149359607
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), mestrado (2001) e doutorado em Ciências Biológicas, área de concentração em Zoologia (2008) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Doutor D-DE da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Isoptera (cupins), estudando temas como biologia e ecologia em ambientes natural e urbano, diganóstico e controle de cupins pragas em área urbana; além de experiência na área de Análise faunística. As pesquisas vem sendo desenvolvidas principalmente em ambiente semi árido, no NE brasileiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Avany Bezerra Gusmão
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS.
Departamento de Biologia
Campus Universitário
58109790 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 33153300
Ramal: 3530
URL da Homepage: www.uepb.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: História Natural e Ecologia de Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA; TERMITIDAE) EM UMA ÁREA DE CAATINGA ARBUSTIVA, PARAIBA, BRASIL, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Adelmar Gomes Bandeira.
Palavras-chave: Caatinga; Isoptera; Nordeste brasileiro; Crescimento de ninhos; Revoada; Migração vertical.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Diversidade e Análise Faunística de Sphingidae em Mata de Brejo e Catinga no Estado da Paraíba - PB, Com Vista ao Monitoramento,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Antonio José Creão Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Diversidade; Sphingidae; Brejo; Caatinga; Paraíba.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Análise de dados e introdução ao R. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Os insetos como bioindicadores da qualidade de um. (Carga horária: 8h).
Governo Municipal de Algodão de Jandaíra, AJ, Brasil.
2013 - 2013
Estatística Univariada plicada à Termitologia. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Coleta e manutenção de cupins subterrâneos no labo. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2010 - 2010
Como medir e analisar Biodiversidade em Escalas. (Carga horária: 10h).
Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor-B-DE, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2011 - Atual
Direção e administração, Departamento de Biologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2003 - Atual
Ensino, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Biologia Geral - Citologia
Ecologia dos insetos
Fisiologia Animal Comparada
Zoologia de Invertebrados
2011 - 2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, .

Cargo ou função
Consultoria para análise de projeto de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
08/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Biologia, .

Cargo ou função
 Membro da comissão de Organização de VIII Semana de Biologia ? Período: 23 a 27 de Outubro de 2005.
08/2005 - 09/2005
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual da Bahia.

Atividade realizada
 Membro da comissão técnico-científico do XV EZN ? Período: 18 a 23 Setembro de 2005.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
TAXONOMIA DE MICROCEROTERMES SILVESTRI, 1901 DA CAATINGA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Alexandre Vasconcelos - Integrante / Igor Eloi Moreira - Integrante.
2018 - Atual
OCORRE MIMETISMO QUÍMICO ENTRE LARVAS DE COROTOCA MELANTHO (COLEOPTERA: STAPHYLINIDAE) E CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (BLATTODEA: NASUTITERMITADAE)?
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Carlos Moreno Pires-Silva - Integrante / Kézia Gomes Ribeiro - Integrante / Claudio Augusto Gomes da Camara - Integrante.
2017 - Atual
ATIVIDADE DA ATRANORINA SOBRE A COMUNIDADE BACTERIANA DE Constrictotermes cyphergaster (BLATTARIA: TERMITIDAE)
Descrição: Um total de 29 espécies de liquens, microorganismos produtores de fenóis exclusivos que têm efeito anti-inflamatório, antitumorais e antimicrobianos, compõem a dieta do cupim Constrictotermes cyphergaster. Investiga-se se a ingestão desse recurso pode estar relacionada a atividade de inibição do desenvolvimento de simbiontes bacterianos presentes no seu tubo digestório ou ingeridos durante seu forrageio. Espera-se que a substância a ser testada iniba o crescimento de bactérias presente no canal alimentar de C. cyphergaster, em especial aquelas que forem patogênicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Eugenia Cristina Pereira da Silva - Integrante / Ana Márcia Barbosa da Silva - Integrante / Ricardo Augusto Nink - Integrante / Arleu Barbosa Viana-Junior - Integrante / Atzel Candido Acosta Abad - Integrante / Rinaldo Aparecido Mota - Integrante / Liziane Maria de Lima - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
PALATIVIDADE E CONCENTRAÇÕES DE MACROELEMENTOS DOS LIQUENS CONSUMIDOS POR Constrictotermes cyphergaster (BLATTARIA: TERMITIDAE
Descrição: Organismos liquenívoros como cupins e outros animais encontram nos talos liquênicos uma fonte de carboidratos, aminoácidos derivados, proteínas e glicolipídeos, além de macroelementos essenciais, embora a disponibilidade desses nutrientes varie entre as espécies liquênicas, estimulando, ou não, o seu consumo. O objetivo do estudo é conhecer se a quantidade de substâncias liquênicas influencia no potencial de palatividade e concentrações de macroelementos dos liquens consumidos por Constrictotermes cyphergaster. A nossa hipótese é de que, havendo sazonalidade na produção de substâncias liquênicas, haverá diferença na quantidade de macroelementos disponíveis pelos liquens, o que afetará a palatividade dos mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Ana Márcia Barbosa silva - Integrante / Eugenia Cristina Pereira da Silva - Integrante / Arleu Barbosa Viana-Junior - Integrante / Liziane Maria de Lima - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2106
EFEITO DO FUNGO DA PODRIDÃO BRANCA SOBRE O CONSUMO E SOBREVIVÊNCIA DE NASUTITERMES CORNIGER (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE)
Descrição: O estudo da biologia da alimentação dos cupins é de grande importância para estimar o tempo de ciclagem de madeira morta em um ecossistema, ou mesmo determinar a vulnerabilidade do material celulósico para o seu ataque. Os cupins são responsáveis por grande parte da degradação da madeira e todo material celulósico no ambiente terrestre, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Devido à sua capacidade de digerir celulose, cerca de 10 de sua biodiversidade é considerada praga, chegando a causar prejuízos na ordem de 1,92 bilhões de dólares americanos para erradicar infestações de cupins no mundo por ano. Na América do Sul, são escassas este tipo de informações. Somente na região do agreste paraibano, recentes estudos estimaram prejuízos na ordem de US$ 324,727.05 para recuperação e substituição de peças e estruturas em construções residenciais e históricas, causados por cupins de madeira seca e Nasutitermes corniger. É importante lembrar que todo tipo de madeira é susceptível ao ataque de organismos xilófagos, e dependendo das condições ambientais pode sofrer maior ou menor deterioração. Dessa maneira, como forma de reduzir os gastos causados por cupins é que alguns estudos buscam entender quais as espécies de madeira têm resistência natural ao seu ataque, além de entender como é sua interação com a fonte alimentar. Diante disso, e procurando entender alguns dos complexos fatores que afetam o consumo de madeira por cupins, como a presença ou ausência de fungos é que, se propôs este estudo. As perguntas que estão sendo feitas são: (1) madeiras contaminadas com fungos da podridão branca são menos susceptíveis ao consumo de cupins? (2) Cupins em contato com madeiras infectadas com fungos da podridão branca aumentam suas taxas de mortalidade? O estudo será realizado com populações de N. corniger, um cupim generalista que não discrimina madeiras de distintas espécies. A espécie é caracterizada como uma praga que causa elevados danos econômicos em ambientes urbanos e apresenta ampla distribuição no território brasileiro. O objetivo de nossa proposta é estudar a taxa de consumo e a sobrevivência de indivíduos de N. corniger de acordo com a oferta de recursos infectados com fungos da podridão branca, visando contribuir com o conhecimento da interação trófica em térmitas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Arleu Barbosa Viana-Junior - Integrante.Número de orientações: 2
2014 - 2015
EFEITO DE SUBSTÂNCIAS LIQUÊNICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS E BACTÉRIAS SIMBIONTES DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL
Descrição: O projeto visa verificar o potencial de atuação dos fenóis liquênicos, ácido úsnico e atranorina, sobre o desenvolvimento de simbiontes fúngicos e bacterianos associados ao conteúdo alimentar de Constrictotermes cyphergaster, visando contribuir com o conhecimento sobre a ecologia trófica da termitofauna brasileira, além de enriquecer estudos bioquímicos da liquenologia em região semiárida do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Eugenia Cristina Pereira da Silva - Integrante / Hayanne Araújo da Costa - Integrante / Nicácio Henrique da Silva - Integrante / Marcela Eugenia da Silva Cáceres - Integrante / Elida Barbosa Correia - Integrante / Ricardo Augusto Nink - Integrante / Mário Herculano de Oliveira - Integrante / Rebeca Kianny de Lucena Soares - Integrante.
2013 - 2014
CARBOIDRATOS E COMPOSTOS SECUDÁRIOS PRESENTES EM LIQUENS CONSUMIDOS POR CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (SILVESTRE, 1901) (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL
Descrição: O projeto tinha como objetivo identificar a composição de carboidratos e compostos orgânicos secundários existentes nos liquens usados por Constrictotermes cyphergaster como recurso alimentar, visando contribuir com os estudos da ecologia nutricional da termitofauna brasileira, além de enriquecer estudos bioquímicos da liquenologia em área de caatinga..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Eugenia Cristina Pereira da Silva - Integrante / Rebeka Kianny de Lucena Soares - Integrante / Hayanne Araújo da Costa - Integrante / Nicácio Henrique da Silva - Integrante / José Alexsandro da Silva - Integrante.
2012 - 2013
LÍQUENS ASSOCIADOS A ALIMENTAÇÃO DE CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (SILVESTRE, 1901) (ISOPTERA, TERMITIDAE): UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA ALIMENTAR DE TÉRMITAS
Descrição: O estudo visa estudar a ingesta de líquens pelos cupins Constrictotermes cyphergaster e quais os tipos de líquens ingeridos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Ana Márcia Barbosa silva - Integrante / Eugenia Cristina Pereira da Silva - Integrante.
2011 - 2013
EFEITO DA TEMPERATURA EM POPULAÇÕES DE Aedes aegypti (L.) (DIPTERA, CULICIDAE) E Dermestes maculatus DeGeer (COLEOPTERA, DERMESTIDAE) ORIUNDAS DE TRÊS MESOREGIÕES DO ESTADO DA PARAÍBA: IMPLICAÇÕES PARA A ENTOMOLOGIA MÉDICA E FORENSE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Eduardo Barbosa Beserra - Integrante / Carla de Lima Bicho - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
LEVANTAMENTO DA TERMITOFAUNA (ISOPTERA) E ANÁLISE DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRESENTES NA SECREÇÃO DEFENSIVA DE CUPINS Nasutitermes EM AMBIENTE URBANO DA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo continuar estudando a ocorrência de espécies de cupins em ambiente urbano, bem como aquelas com potencial de pragas, dessa vez na região do Brejo paraibano, nordeste do Brasil. Propõe-se observar a presença e o ataque de cupins em construções históricas e residenciais, estimando-se os prejuízos causados, além de avaliar a vegetação urbana, analisando à ocorrência de cupins xilófagos, as suas condições gerais e do seu entorno. Também é proposta desse estudo analisar as substâncias químicas da secreção defensiva das espécies de Nasutitermes encontradas no levantamento. Espera-se obter resultados que possam fornecer dados importantes não só para auxiliar estudos de taxonomia química dos cupins, como resultados que possam esclarecer informações peculiares sobre a biologia e ecologia dos cupins no ambiente urbano. Os resultados da pesquisa poderão também contribuir para estudos futuros sobre o conhecimento da biogeografia de cupins urbanos. O estudo está sendo desenvolvido em três cidades do brejo paraibano como Areia, Bananeiras e Alagoa Grande. 50 edificações residencias e os prédios históricos em cada município são vistoriados, analisando as condições da estrutura do prédio e sua mobília, quanto à presença e o ataque de cupins xilófagos. Também são analisada a presença de elementos favoráveis às condições da presença e permanência dos cupins nas edificações, como umidade e estrutura de reboco. Quanto à ocorrência e danos dos cupins na vegetação serão avaliadas as árvores e arbustos do entorno da região central em cada município. Áreas de preservação vegetal original ou similar, parques semi urbanizados, parques degradados e jardins em local bem urbanizado, se presentes nas cidades, serão inspecionados e posteriormente serão comparados entre si. Para a análise das secreções químicas estão sendo estudadas a partir de espécimes coletados em 3 ninhos coletados em cada município e analisados no Instituto de Química da Universidade Fede.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Neucírio Ricardo de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2012
Térmitas em ambiente de Serra em região semiárida, NE do Brasil
Descrição: O estudo visa registrar as espécies de cupins presentes em áreas de Serra no estado da Paraíba, buscando comparar a riqueza entre as áreas degradadas e preservadas. Também é objeto do estudo analisar se há diferença na riqueza de acordo com um gradiente de altitude. As amostras são coletadas em épocas de seca e de chuva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Reginaldo Constantino - Integrante.
2010 - 2011
TERMITOFAUNA (ISOPTERA) EM ÁREA URBANA DE POCINHOS E FAGUNDES, AGRESTE PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL
Descrição: Os cupins, com quase 2900 espécies descritas, apesar dos benefícios causados nos ambientes naturais, tem importante papel em áreas urbanas, pois cerca de 10% das espécies pragas causam grandes perdas econômicas, estimando-se gastos mundiais com tratamentos, reparos e substituições de peças. O presente estudo tem por objetivo diagnosticar a ocorrência e danos causados por cupins urbanos em edificações, históricas e residenciais, em duas cidades do agreste paraibano, Pocinhos e Fagundes, além de realizar estudo etnoentomológico e conhecer a visão popular sobre o papel do cupim no ambiente. Em cada edificação será vistoriada toda a estrutura dos prédios e sua mobília, avaliando características das condições de reboco e toda estrutura de madeira. Quanto à madeira deverão ser avaliadas também as condições de umidade e material utilizado na fabricação. As edificações e seus móveis serão examinados quanto à presença de cupins e idade. Todas as árvores e arbustos do entorno das edificações serão analisadas a procura de danos ocasionados por cupins, avaliando-se a sanidade biológica dos vegetais quanto à presença ou ausência de cupins, interna ou externamente. Áreas de parques semi urbanizados degradados, de vegetação original ou similar e jardins também serão vistoriadas a procura de cupins ou danos ocasionados por estes. Nesse estudo será feito o primeiro registro da diversidade de fungos em ninhos de cupins urbanos na região Nordeste. Questionários abordando o conhecimento popular sobre o cupim serão aplicados com uma amostra da população de cada uma das cidades escolhidas. Espera-se diagnosticar a presença das espécies de cupins xilófagos causadores de danos econômicos nas edificações históricas e residenciais nas áreas de estudo, bem como seu mobiliário, e com isso poder no futuro elaborar um plano de ação para tentar minimizar as perdas referenciais históricas do patrimônio cultural. Não resta dúvida que os dados obtidos terão grande repercussão, pois contribuirão para.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Ana Márcia Barbosa silva - Integrante / Antonio Paulino Mello - Integrante / Bruno Guedes Costa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Inquilinos de ninhos Constrictotermes cyphergaster (Termitidae: Nasutitermitinae) em área de caatinga arbustiva, Paraíba, Brasil
Descrição: O estudo visa conhecer a riqueza de inquilinos associados a ninhos de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera: Termitidae) em ambiente Caatinga, em época de seca e de chuva. No momento o estudo está avaliando a flutuação temporal da população de aranhas inquilinas nesses ninhos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador.
2009 - 2012
BIOLOGIA E ECOLOGIA DE CUPINS (ISOPTERA) EM ÁREA URBANA NO ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL
Descrição: Diagnosticar a ocorrência e danos causados por cupins pragas urbanas em edificações históricas em cidades do Litoral, Agreste, Brejo, Cariri e Sertão, no Estado da Paraíba, estimando-se propor um plano de manejo e recuperação para as edificações e mobílias atacadas por cupins xilófagos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
2009 - 2011
Fungos associados a ninhos de cupins no semiárido brasileiro
Descrição: Avaliou-se a riqueza micótica em ninhos de Constrictotermes cyphergaster, Microcerotermes spp. e Nasutitermes spp. e comparou com os solos adjacentes e conteúdo estomacal verificando se existe especificidade de relação entre os fungos ocorrentes nos ninhos e os cupins estudados. O estudo foi conduzido em uma região semiárida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Maria Arlene de Araújo Farias - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.
2009 - Atual
Coleopteros coletados em armadilha luminosa em duas áreas de Caatinga, no nordeste do Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador.
2008 - 2010
Formigas Inquilinas de ninhos de Constrictotermes cyphergaster em área de Caatinga, nordeste brasileiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador.
2007 - Atual
Determinação do conteúdo alimentar de Inquilinitermes fur em região de Semi-árido, nordeste do Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
CUPINS URBANOS: NOVOS CAMINHOS PARA A CONTRIBUIÇÃO DE SABERES
Descrição: O projeto busca promover ações de intervenção a fim de gerar conhecimento técnico sobre os cupins considerados pragas, ou não, à população urbana de Campina Grande (PB). Durante a execução do projeto será confeccionado um livro, formato Atlas, com informações gerais em relação aos térmitas, além de divulgar o trabalho realizado pelo Projeto de Extensão Cupins Urbanos desses últimos cinco anos, auxiliando na explicação para a comunidade a respeito dos conceitos básicos, como estrutura social (castas) dos cupins, como diferenciar um cupim de uma formiga, como reconhecer os cupins alados, dentre outras informações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Igor Eloi Moreira - Integrante / Jessika Gabriel de Albuquerque - Integrante / Emilly Galdino da Costa - Integrante / Claudilene Correia do Nascimento - Integrante / Estefany Gabriela Luiz de Araújo - Integrante / Maria do Socorro Lacerda Rolim - Integrante.
2017 - Atual
ARBOVIROSES E Aedes aegypti (Diptera: Culicidae): AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO HUMANA E AÇÕES EDUCACIONAIS EM SAÚDE
Descrição: O referido projeto caracteriza-se pela busca de ações a fim de aprimorar e expandir a percepção das comunidades em municípios do Estado da Paraíba (Campina Grande, Lagoa Seca, Massaranduba e Puxinanã) acerca das arboviroses e o Aedes aegypti; como também alertar essas populações e a importância do combate desse mosquito, transmissor de diversas arboviroses que assolam as regiões de clima tropicais e subtropicais do planeta,.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Hidalgo Valentim Gomes de Lima - Integrante / Eduardo Marcelino Silva Costa - Integrante.
2015 - 2016
CUPINS URBANOS: DIFUSÃO DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARTICIPATIVAS
Descrição: O prjojeto visa promover ações participativas através do diálogo, a fim de esclarecer à população conhecimento geral acerca dos cupins, pragas ou não, em área urbana de Campina Grande (PB), de modo assistencial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Bruno Guedes da Costa - Integrante / Claudilene Correia Nascimento - Integrante / Igor Eloi Moreira - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
CUPINS URBANOS: UM DESPERTAR DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA NO INTERESSE PELOS INSETOS
Descrição: O projeto visa promover ações assistenciais e de intervenção a fim de esclarecer dúvidas sobre os cupins e gerar conhecimento à comunidade estudantil do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública, bem como aos docentes sobre os cupins considerados pragas, ou não, em área urbana de Campina Grande (PB)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Bruno Guedes da Costa - Integrante / Adriana Magna Ribeiro Cardozo - Integrante / Claudilene Correia Nascimento - Integrante / Júlia Cordeiro dos Santos - Integrante / Igor Eloi Moreira - Integrante / Marta Lígia Santos Cardoso - Integrante.
2013 - 2014
CUPINS URBANOS: INTEGRANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO AO ALCANCE DA SOCIEDADE COM AÇÕES ASSISTENCIAIS
Descrição: O projeto visa promover ações assistenciais a fim de esclarecer dúvidas sobre os cupins à população de modo geral e alunos graduação da UEPB (Campus I) - Ciências Biológicas e Engenharia ambiental, e população de Campina Grande ? PB..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / Bruno Guedes Costa - Integrante / Ana Márcia Barbosa da Silva - Integrante / Mário Herculano de Oliveira - Integrante.
2012 - 2013
CUPINS URBANOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM AÇÕES PREVENTIVAS
Descrição: Apesar de cerca de 10% das espécies de térmitas são apontadas como agentes de algum tipo de dano às plantações ou construções, generalizar que todo cupim é praga, além de economicamente incorreto, é uma atitude, no mínimo, de consequências ecológicas perigosas. Além disso, a ideia do extermínio e a tentativa de controle sem o uso de técnicas adequadas pode ser uma atitude arriscada, podendo desencadear alterações na dinâmica dos ecossistemas naturais, contribuindo para o estabelecimento de novas espécies como pragas ambientais, o que seria um dano maior para as populações humanas. Estudos revelam que a população detém conceitos não acadêmicos em relação aos insetos. Estudos enfatizam que os seres humanos, ao se tornarem progressivamente estranhos ao mundo natural, perderam a habilidade de distinguir um inseto do outro, percebendo ao final apenas sinais negativos que foram generalizados para quase todos esses organismos. Contudo, não há relato na literatura, por exemplo, que atribua alguma doença ou alergias prejudiciais ao homem que seja causada pelos cupins. Entretanto, as atitudes direcionadas aos animais são formadas tanto por nossos valores, conhecimentos e percepções, quanto pela natureza das relações que os seres humanos mantêm com os animais. O estudo visa promover ações de intervenção a fim de gerar conhecimento popular sobre os cupins considerados pragas, ou não, a população urbana de Campina Grande. Serão oferecidas oficinas e palestras a comunidade de quatro bairros da cidade de Campina Grande para explicar conceitos básicos como: estrutura social (castas) dos cupins, como diferenciar um cupim de uma formiga, como reconhecer os cupins alados, dentre outras informações. Também serão confeccionados folders irão abordar características relacionadas a métodos de prevenção de cupins em locais de habitação humana com cuidados necessários em relação a métodos de controle e da necessidade de contratar serviços de descupinização..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria Avany Bezerra Gusmão - Coordenador / José Valberto de Oliveira - Integrante / Bruno Guedes da Costa - Integrante / Gesilândia da Silva Santos - Integrante / Antonio Paulino de Mello - Integrante / Ana Márcia Barbosa da Silva - Integrante / Kátia Cristina Barbosa Ferreira - Integrante.
2010 - Atual
Formação em Educação Ambiental ? Estratégia para Sustentabilidade Territorial
Descrição: Aprovado em edital n.5 PROEXT 2010-MEC/SESu.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Plant and Soil (Print)
2012 - Atual
Periódico: Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online)
2016 - Atual
Periódico: Journal of Insect Behavior
2018 - 2018
Periódico: FLORIDA ENTOMOLOGIST


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Conservação das Espécies Animais.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Isoptera.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Melhor trabalho apresentado em painel no II Simpósio Brasileiro de Termitologia, Universidade de Brasilia, DF.
2011
Prêmio de melhores trabalhos de Iniciação Científica na área de Ciências Biológicas no 3° Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa e 18º encontro de Iniciação Científica (Antonio Paulino e Ana Márcia), Universidade Estadual da Paraíba.
2011
Prêmio de melhor trabalho em sessão oral do I simpósio Brasileiro de Termitologia (Ana Márcia Barbosa), Universidade Estadual de Goiás.
2010
Homenagem em epíteto da espécie de Cerambycidae (Coleoptera) Ptericoptus avanyae, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo pelo Prof. Ubirajara R. Martins.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, MÁRIO HERCULANO DE2018OLIVEIRA, MÁRIO HERCULANO DE ; VIEIRA, RHIAN VILAR DA SILVA ; MOREIRA, IGOR ELOI ; PIRES-SILVA, CARLOS MORENO ; LIMA, HIDALGO VALENTIM GOMES DE ; ANDRADE, MARLLON RINALDO DE LIMA ; BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY . -The road to reproduction-: foraging trails of Constrictotermes cyphergaster (Termitidae: Nasutitermitinae) as maternities for Staphylinidae beetles. SOCIOBIOLOGY, v. 65, p. 531-533, 2018.

2.
BARBOSA-SILVA, ANA MÁRCIA2016 BARBOSA-SILVA, ANA MÁRCIA ; FARIAS, MARIA ARLENE ARAÚJO ; MELLO, ANTÔNIO PAULINO DE ; SOUZA, ANNE EVELLINE FRANCO DE ; GARCIA, HUGO HENRIQUE MENDEZ ; BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY . Lignocellulosic fungi in nests and food content of Constrictotermes cyphergaster and Inquilinitermes fur (Isoptera, Termitidae) from the semiarid region of Brazil. Fungal ecology, v. 20, p. 75-78, 2016.

3.
MARINHO, R. A.2016MARINHO, R. A. ; Beserra, B. B. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; PORTO, V. S. ; OLINDA, R. A. ; SANTOS, C. A. C. . Effects of temperature on the life cycle, expansion, and dispersion of Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) in three cities in Paraiba, Brazil. Journal of Vector Ecology, v. 41, p. 1, 2016.

4.
MELLO, A. P.2016MELLO, A. P. ; Azevedo, N.R. ; BARBOSA-SILVA, A. M. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Chemical composition and variability of the defensive secretion in Nasutitermes corniger (Motschulsky, 1885) in urban area in the Brazilian semiarid region. ENTOMOTROPICA, v. 31, p. 82-90, 2016.

5.
MELLO, A. P.2016MELLO, A. P. ; CORREIA, E. B. ; BARBOSA-SILVA, A. M. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Fungi associated with nests of Nasutitermes corniger (Motschulsky) (Isoptera: Nasutitermitinae) in a semiarid region of Brazil. Entomotropica, v. 30, p. 172-180, 2016.

6.
GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA2014GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA; SILVA BARBOSA, ANA MARCIA ; MELLO, ANTONIO PAULINO ; OLIVEIRA, JOSÉ VALBERTO ; BARROS, ADRIANNE TEIXEIRA . Perceptions of termites in urban areas of semiarid Brazil. Biotemas (UFSC), v. 27, p. 117, 2014.

7.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.2014BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MELLO, A. P. ; Costa, B. G. ; SANTOS, A. C. ; SILVA, A. M. B. . Termite infestation in historical buildings and residences in the simarid region of Brazil. Sociobiology, v. 61, p. 318, 2014.

8.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2013BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MARINHO, R. A. ; KOGISO, K. A. ; BARBOSA, M. R. V. ; BANDEIRA, A. G. . Nest dynamics of Constrictotermes cyphergaster (Termitidae, Nasutitermitinae) and its association with the supporting vegetation in a semiarid area, northeast, Brazil. Journal of Arid Environments, v. 91, p. 1-6, 2013.

9.
VASCONCELOS, A.2010VASCONCELOS, A. ; BANDEIRA, A. G. ; Moura ; ARAUJO, V. F. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; CONSTANTINO . Termite assemblages in three habitats under different disturbance regimes in the semi-arid Caatinga of NE Brazil. Journal of Arid Environments, v. 08, p. 437, 2010.

10.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2010 BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; BARBOSA, J. R. C. ; BARBOSA, M. R. V. ; BANDEIRA, A. G. ; SAMPAIO, E. V. S. B. . Are nests of Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) important in the C cycle in the driest area of semiarid caatinga in northeast Brazil?. Applied Soil Ecology (Print), v. 11, p. 1471-1-5, 2010.

11.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2009 BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; KOGISO, K. A. ; HONORATO, T. O. ; Melo, T. X. ; BARBOSA, J. R. C. ; BANDEIRA, A. G. . Polycalic nest system and levels of aggression of Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae, Nasutitermitinae) in the semi-arid region of Brazil. Sociobiology, v. 53, p. 101-111, 2009.

12.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2003BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DUARTE, A. J. C. ; MOTTA, C. S. . Sphingidae (Lepidoptera) em ecossistema de Caatinga, Estado da Paraíba, Brasil.. Entomologia y Vectores, Rio de Janeiro, v. 10, n.3, p. 367-377, 2003.

13.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2003BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SENA, J. M. ; VASCONCELOS, A. ; BANDEIRA, A. G. . Assemblage of Termites in a Fragment of Cerrado on the Cost of Paraiba State, Northeast Brazil (Isoptera). Sociobiology, Estados Unidos, v. 42, n.3, p. 753-760, 2003.

14.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2003BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Diversidade e Análise Faunística de Sphingidae (Insecta ? Lepidoptera) em área de Brejo e Caatinga no Estado da Paraíba.. Revista Brasileira de Zoologia, Paraná, v. 21, n.3, p. 491-498, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Castro, M. W. (Org.) ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. (Org.) . O Sábio e a floresta - A extraordinária aventura do alemão Fritz M¨ller no trópico brasileiro. 2. ed. Campina Grande: Eduep, 2007. 151p .

Capítulos de livros publicados
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DUARTE, A. J. C. . Diversidade e Análise Faunística Sphingidae (Insecta, Lepidoptera) na Mata de Pau Ferro, com vista ao monitoramento.. In: MMA, CNPq. (Org.). História NAtural, Ecologia e Conservação. : , 2003, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Pesquisadora detecta alta infestação de cupim no Açude Novo e em prédios históricos de Campina. Jornal da Paraíba, Campina Grande - Paraíba, 09 jul. 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUSTOSA JUNIOR, N. ; COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . REDUVIÍDEOS (HEMIPTERA) CAPTURADOS COM ARMADILHA LUMINOSA EM DUAS ÁREAS DE CAATINGA DA PARAÍBA, NE DO BRASIL. In: X Congresso de Ecologia, 2011, São Lourenço - MG. Ecologia e Gestão Ambiental, 2011.

2.
ERNESTO, M. V. ; SILVA, A. M. B. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . FREQUENCIA DE INQUILINITERMES SPP EM NINHOS DE CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. In: X Congresso de Ecologia, 2011, São Lourenço - MG. Ecologia e Gestão Ambiental, 2011.

3.
MELLO, A. P. ; COSTA, B. G. ; SILVA, A. M. B. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Ataque de cupins (Isoptera) em residências do município de Fagundes/PB, Nordeste do Brasil. In: X Congresso de Ecologia, 2011, São Lourenço - MG. Ecologia e Gestão Ambiental, 2011.

4.
COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . SAZONALIDADE DE BESOUROS ELATERIDAE (COLEOPTERA) COLETADOS COM ARMADILHA LUMINOSA, EM A´ REA DE CAATINGA, PARAÍBA, BRASIL. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço-MG. Ecologia e o Futuro da biosfera, 2009. p. 1-3.

5.
KOGISO, K. A. ; Melo, T. X. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . REVOADA DE CUPINS EM ÁREA DE CAATINGA, ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço-MG. Ecologia e o Futuro da biosfera, 2009. p. 1-2.

6.
KOGISO, K. A. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; GARCIA, H. E. M. . ASPECTOS MORFOLÓGICOS E HISTOLÓGICOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO DE Inquilinitermes fur (ISOPTERA, TERMITINAE). In: XVI Encontro de Zoologia do Nordeste, 2007, Garanhus - PE. A zoologia e suas perspectivas futuras., 2007.

7.
KOGISO, K. A. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; GARCIA, H. E. M. . MACRO AND MICROSCOPIC GUT CONTENT ANALYSIS OF INQUILINITERMES FUR (Isoptera, Termitidae) FROM THE CAATINGA VEGETATION, PARAIBA, BRAZIL. In: XXI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROSCOPIA E MICROANÁLISE, 2007, Rio de Janeiro. XXI CSBMM: multidisciplinaridade na microscopia, 2007.

8.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Melo, T. X. ; BARBOSA, J. R. C. ; HONORATO, T. O. . Estimativa populacional de Inquilinitermes fur em ninhos de Constrictotermes cyphergaster em uma área de caatinga do nordeste brasileiro. In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Ecologia no tempo de mudanças Globais. Caxambu, 2007. v. 1. p. 1129.

9.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. ANÁLISE E FLUTUAÇÃO SAZONAL DE SPHINGIDAE (INSECTA, LEPIDOPTERA) EM BREJO DE ALTITUDE E CAATINGA DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL.. In: II Congresso Nacional em Meio Ambiente na Bahia, 2000, Salvador. II Congresso Nacional de Meio Ambiente na Bahia, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MOREIRA, I. E. ; NASCIMENTO, C. C. . Efeito do fungo da podridão branca sobre o consumo e sobrevicência de Nasutitermes corniger (Termitidae, Nasutitermitinae). In: XXIII ENIC - Encontro de Iniciação Científica, 2016, Campina Grande. Desafios e Perspectivas da Integração Científica/Graduação-Pós Graduação, 2016.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Costa, B. G. ; OLIVEIRA, M. H. . Os cupins sob a otica de graduandos. In: III Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2015, João Pessoa, PB. III Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2015. p. 51-51.

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Silva, E.C.P. ; SILVA, A. M. B. ; SOARES, R. K. L. . Quantificação de açucares e flavonoides em liquens consumidos por Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em região semiárida, NE do Brasil. In: Quantificação de açucares e flavonoides em liquens consumidos por Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em região semiárida, NE do Brasil, 2015, João Pessoa, PB. III Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2015. p. 53-53.

4.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Silva, E.C.P. ; BARBOSA-SILVA, A. M. ; SOARES, R. K. L. ; COSTA, H. A. ; OLIVEIRA, M. H. ; SILVA, A. C. O. ; ABAD, A. C. A. ; MOTA, R. A. . Efeito do ácido úsnico sob o desenvolvimento de bactérias simbiontes de Constrictotermes cyphergaster (Insecta; Isoptera). In: GLAL XII Equador 2015, 2015, Quito. XII Encuentro del Grupo Latinoamericano de Liquenólogos, 2015. p. 47.

5.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; OLIVEIRA, M. H. ; COSTA, H. A. ; SOARES, R. K. L. . Efeito de substâncias liquênicas sobre o desenvolvimento de fungos e bactérias simbiontes de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera: termitidade) em região semiárida, NE do Brasil. In: XXII ENIC - Encontro de Iniciação Científica, 2015, Campina Grande. Ciência e Tecnologia Para o Desenvolvimento, 2015.

6.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MELLO, A. P. ; Azevedo, N.R. ; CORREIA, E. B. . Efeito dos monoterpenos majoritários da secreção defensiva de Nasutitermes corniger (Isoptera:Nasutitermitinae) em colônias de Cladosporium sp. isoladas do cupinzeiro. In: III Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2015, João Pessoa. III Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2015. p. 52-52.

7.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SOARES, R. K. L. ; COSTA, H. A. ; ANDRADE, W. L. . Carboidratos e compostos secundários presentes em liquens consumidos por Constrictotermes cyphergaster Silvestri, 1901, em região semiárida, NE do Brasil. In: XXI ENIC - Encontro de Iniciação Científica, 2014, Campina Grande. Pesquisa e Sodiedade: interação e desafios, 2014.

8.
MELLO, A. P. ; COSTA, B. G. ; SILVA, A. M. B. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . ATAQUE DE CUPINS (ISOPTERA) EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS NO AGRESTE PARAIBANO, NE DO BRASIL. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. ?SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira?. Curitiba, 2012.

9.
SILVA, A. M. B. ; FARIAS, M. A. A. ; MELLO, A. P. ; Costa, B. G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . COMPOSIÇÃO FÚNGICA DO CONTEÚDO ALIMENTAR DE CUPINS EM UMA REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. ?SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira?. Curitiba, 2012.

10.
Santos, G. S. ; Costa, B. G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . DANOS CAUSADOS POR CUPINS (ISOPTERA) À VEGETAÇÃO URBANA EM UM MUNICÍPIO DO BREJO PARAIBANO, NE DO BRASIL. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. ?SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira?. Curitiba, 2012.

11.
LUSTOSA JUNIOR, N. ; COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . DENSIDADE DE NINHOS DE CUPINS (ISOPTERA) EM AMBIENTE DE SERRA, REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. ?SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira?. Curitiba, 2012.

12.
Costa, B. G. ; MELLO, A. P. ; SILVA, A. M. B. ; LUSTOSA JUNIOR, N. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . NINHOS ARBORÍCOLAS DE CUPINS (ISOPTERA) EM AMBIENTE URBANO. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. ?SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira?. Curitiba, 2012.

13.
SILVA, M. M. C. ; Azevedo, N.R. ; MELLO, A. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DEFENSIVAS DE CUPINS Nasutitermes EM ÁREA URBANA. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. ?SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira?, 2012.

14.
COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; SILVA, A. M. B. ; Dantas, I. C. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . DIAGNÓSTICO E OCORRÊNCIA DE CUPINS EM ÁRVORES URBANAS NO MUNICÍPIO DE FAGUNDES, NE DO BRASIL. In: I Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2011, Anápolis, GO. 1o Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2011.

15.
SILVA, A. M. B. ; SILVA, M. M. C. ; MELLO, A. P. ; COSTA, B. G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . PERCEPCÃO POPULAR E CONTROLE DE CUPINS PELOS MORADORES DA CIDADE DE POCINHOS, AGRESTE PARAIBANO, NE DO BRASIL. In: I Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2011, Anápolis, GO. Anais do I Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2011. v. 1.

16.
MELLO, A. P. ; COSTA, B. G. ; SILVA, A. M. B. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . INFESTAÇÃO DE CUPINS EM PRÉDIOS HISTÓRICOS NO MUNICÍPIO DE FAGUNDES, AGRESTE PARAIBANO. In: I Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2011, Anápolis, GO. Anais do I Simpósio Brasileiro de Termitologia, 2011. v. 1.

17.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, A. M. B. ; FARIAS, M. A. A. ; SOUZA, A. E. F. . Microbiota associada a ninhos de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera), em região semiárida, Paraíba, Brasil. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém-PA. Biodiversidade e sustentabilidade, 2010. p. 864.

18.
ERNESTO, M. V. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . DIMORFISMO SEXUAL DE REPRODUTORES ALADOS DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA: NASUTITERMITINAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NORDESTE PARAIBANO. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém-PA. Biodiversidade e sustentabilidade, 2010. p. 831.

19.
CAMPOS, D. D. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . FORMIGAS INQUILINAS DE NINHOS DE Constrictotermes cyphergaster EM ÁREA DE CAATINGA, NORDESTE BRASILEIRO. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém-PA. Biodiversidade e sustentabilidade, 2010. p. 832.

20.
MELLO, A. P. ; COSTA, B. G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . OCORRÊNCIA DE Oreodera glauca (COLEOPTERA: CERAMBYCIDAE) EM DUAS ÁREAS DE CAATINGA, PARAÍBA, BRASIL. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém-PA. Biodiversidade e sustentabilidade, 2010. p. 949.

21.
COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . VARIAÇÃO SAZONAL DE CERAMBYCIDAE (COLEOPTERA), EM REGIÃO DE SEMIÁRIDO, NORDESTE DO BRASIL. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém-PA. Biodiversidade e sustentabilidade, 2010. p. 948.

22.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, A. M. B. ; ERNESTO, M. V. . OCORRÊNCIA DE Amitermes amifer (ISOPTERA: TERMITIDAE) EM NINHOS DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA: TERMITIDAE) EM UMA REGIÃO DE CAATINGA NO CARIRI PARAIBANO. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal, RN. XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

23.
COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; LUSTOSA JUNIOR, N. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Riqueza de colópteross em termiteiros de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera: Termitidae) em uma área de caatinga, NE do Brasil. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

24.
SILVA, A. M. B. ; ERNESTO, M. V. ; FARIAS, M. A. A. ; SOUZA, A. E. F. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Riqueza de fungos em ninhos de Constrictotermes cyphergaster e solo adjacente, em um ambiente de Caatinga, NE brasileiro. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

25.
LUSTOSA JUNIOR, N. ; COSTA, B. G. ; MELLO, A. P. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Hemipterofauna inquilina de ninhos de Constrictotermes cyphergaster em região semiárida. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

26.
LUSTOSA JUNIOR, N. ; MELLO, A. P. ; COSTA, B. G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Variação sazonal de Hemiptera (Insecta) em região semiárida, Nordeste do Brasil. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal-RN. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

27.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SANTOS, S. ; E.S. Almeida ; Brasileiro, R.A. ; Farias, A.A. ; Melo, U.S. ; Soares, M.T.O. ; Queiroga, A.S. ; Barbosa, L.M.M.A. ; Azevedo, E.L. ; Franca, L.N. ; Pereira, J.C. ; LOPES, S. S. S. ; LIRA, W. ; WELLER, M. . Darwin na Paraíba: A divulgação sobre Evolução entre estudantes do ensino médio. In: 55o Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóias. Anais do 55o Congresso Brasileiro de Genética, 2009.

28.
HONORATO, T. O. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; BARBOSA, J. R. C. ; Hernándes, M.I. M . Sazonalidade de Deltochilium verruciferum (Coleoptera, Scarabeinae) em uma área de Caatinga, Paraíba Brasil. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. A Zoologia nos próximos 30 anos. Curitiba: Curitiba, PR, 2008. v. 1.

29.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Melo, T. X. ; Santos ; BANDEIRA, A. G. . MIGRAÇÃO VERTICAL DE Constrictotermes Cyphergaster (SILVESTRE, 1901) (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE) EM ÁREA DE SEMI ARIDO, NORDESTE DO BRASIL. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia-MG. Ciência Tecnologia e Inovação, 2008. v. XXII.

30.
Melo, T. X. ; KOGISO, K. A. ; MARINHO, R. A. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . REVOADA E PRODUÇÃO DE NINFAS DE INQUILINITERMES SPP. EM ÁREA DE CAATINGA PARAIBANA. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândi'-MG. Inovação, Tecnologia e Ciência, 2008.

31.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; OLIVEIRA, A. L. ; BANDEIRA, A. G. . Cupins Alados e Outros Insetos de Caatinga Atraídos por armadilha Luminosa. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2008, UBERLÂNDIA. Anais do XXII Congresso BRasileiro de Entomologia, 2008.

32.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; OLIVEIRA, A. L. ; BANDEIRA, A. G. . Biologia e ecologia de cupins (Insecta, Isoptera) de caatinga no nordeste brasileiro. In: XXVI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2008, João Pessoa. XXVI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2008.

33.
OLIVEIRA, W. A. ; BARBOSA, R. O. ; FONTES, L. R. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . CUPINS (ISOPTERA) EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS E NA VEGETAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, SEMIÁRIO DO NORDESTE. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2008, Uberlândia. Anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. Uberlândia, MG, 2008.

34.
KOGISO, K. A. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; BANDEIRA, A. G. . Inquilinos de ninhos de Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA: TERMITIDAE) em uma área de Caatinga arbustiva. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife - PE. Entomologia: Da Academia à Transferência de Tecnologia, 2006.

35.
BARBOSA, J. R. C. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; HONORATO, T. O. ; BANDEIRA, A. G. . Padrão de Revoada de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em uma área de Caatinga arbustiva no Cariri Paraibano, Brasil. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife - PE. Entomologia: Da Academia à Transferência de Tecnologia, 2006.

36.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Dinâmica de ninhos de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera: Nasutitermitinae) em caatinga do cariri paraibano. In: XV Encontro de Zoologia do Nordeste., 2005, Salvador - BA. XV Encontro de Zoologia do Nordeste., 2005.

37.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; VASCONCELOS, A. ; BANDEIRA, A. G. . Riqueza de cupins (Insecta, Isoptera) em Caatinga da região do Cariri paraibano.. In: I Seminário de Avaliação, 2003, João Pessoa - PB. Caatinga: Estrutura e Funcionamento. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba, 2003.

38.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DUARTE, A. J. C. . Medidas de fauna para Sphingidae (Lepidoptera) em área de caatinga do Estado da Paraíba, Brasil.. In: V Congresso de Ecologia do Brasil - Ambiente x Sociedade, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil - Ambiente x Sociedade. Porto Alegre: V Congresso de Ecologia do Brasil - Ambiente x Sociedade, 2001. v. Único.

39.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DUARTE, A. J. C. . Análise Faunística Sazonal de Sphingidae (Insecta, Lepidoptera) em Brejo de Altitude e Caatinga no Estado da Paraíba. In: II Congrsso Nacional de Meio Ambiente, 2000, Salvador. II Congrsso Nacional de Meio Ambiente. Salvador: II Congrsso Nacional de Meio Ambiente, 2000. v. Único. p. 106-107.

Artigos aceitos para publicação
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; BARBOSA-SILVA, A. M. ; SANTOS, A. C. ; Silva, E.C.P. ; BURIL, L. L. ; SILVA, N. H. ; CACERES, M. E. S. ; APTROOT, A. . Lichen Richness Consumed by Constrictotermes cyphergaster in Semi-arid Region of Brazil. SOCIOBIOLOGY, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, C. C. ; MOREIRA, I. E. ; COSTA, B. G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Os cupins na visão de estudantes de ensino médio e fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Sou Biológo: onde e como posso atuar?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY. O etnoconhecimento termínico através da extensão universitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, C. C. ; MOREIRA, I. E. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . EFEITO DO FUNGO DA PODRIDÃO BRANCA SOBRE O CONSUMO E SOBREVIVÊNCIA DE NASUTITERMES CORNIGER (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, A. M. B. . COMPOSIÇÃO FÚNGICA DE TERMITEIROS EM UMA REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; OLIVEIRA, M. H. ; Costa, B. G. . Os cupins sob a ótica de graduandos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SOARES, R. K. L. ; COSTA, H. A. ; OLIVEIRA, M. H. ; SILVA, A. M. B. ; SILVA, A. C. O. ; ABAD, A. C. A. ; MOTA, R. A. ; Silva, E.C.P. . EFEITO DO ÁCIDO ÚSNICO SOB O DESENVOLVIMENTO DE BACTÉRIAS SIMBIONTES DE CONSTRICTOTERMES CYPHEGASTER (INSECTA; ISOPTERA). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. CUPINS URBANOS: INTEGRANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO AO ALCANCE DA SOCIEDADE COM AÇÕES ASSISTENCIAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Cupins como Bioindicadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ERNESTO, M. V. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . DIMORFISMO SEXUAL DE REPRODUTORES ALADOS DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA: NASUTITERMITINAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NORDESTE PARAIBANO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Fritz Müller e o Für Darwin. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
FONTES, L. R. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Projeto Nosso Fritz Müller: um evolucionista no século XIX, brasileiro por opção. Apresentação do livro de Castro, M. W., O Sábio e a Floresta - A extraordinária aventura do alemão Frtiz Müller no trópico brasileiro.. Campina Grande, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Silva, E.C.P. ; MOTA FILHO, F. O. ; MARTINS, M. C. B. ; BURIL, M. L. L. ; RODRIGUES, B. R. M. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . A Liquenologia Brasileira no início do século XXI. 2012.

2.
Campos, H. B. N. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . ARARIPE ARCHOSAURS. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Aspectos sobre a importância dos cupins no meio ambiente e o controle em meio urbano. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Cupins e Prédios Históricos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Infestação por cupim em prédios históricos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY. Termites and their symbiontes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Os cupins e a sociedade: uma relação mal avaliada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. OS CUPINS COMO FERRAMENTA BIOAVALIATIVA DO DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Beserra, B. B. ; BICHO, C. L. . EFEITO DA TEMPERATURA EM POPULAÇÕES DE Aedes aegypti (L.) (DIPTERA, CULICIDAE) E Dermestes maculatus DeGeer (COLEOPTERA, DERMESTIDAE) ORIUNDAS DE TRÊS MESOREGIÕES DO ESTADO DA PARAÍBA: IMPLICAÇÕES PARA A ENTOMOLOGIA MÉDICA E FORENSE. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. EFEITO DO FUNGO DA PODRIDÃO BRANCA SOBRE O CONSUMO E SOBREVIVÊNCIA DE NASUTITERMES CORNIGER (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; BARBOSA-SILVA, A. M. . Simbiontes termíticos: uma abordagem téorico-prática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; OLIVEIRA, M. H. ; COSTA, H. A. ; SOARES, R. K. L. . EFEITO DE SUBSTÂNCIAS LIQUÊNICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS E BACTÉRIAS SIMBIONTES DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. 2015. (Relatório de pesquisa).

8.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Costa, B. G. ; FONTES, L. R. ; OLIVEIRA, J. V. ; Santos, G. S. . Cupins Urbanos:. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

9.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. CARBOIDRATOS E COMPOSTOS SECUDÁRIOS PRESENTES EM LIQUENS CONSUMIDOS POR CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (SILVESTRE, 1901) (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. 2013. (Relatório de pesquisa).

10.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. LÍQUENS ASSOCIADOS A ALIMENTAÇÃO DE CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (SILVESTRE, 1901) (ISOPTERA, TERMITIDAE): UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA ALIMENTAR DE TÉRMITAS. 2012. (Relatório de pesquisa).

11.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Formação Continuada. 2011. .

12.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. TERMITOFAUNA (ISOPTERA) EM ÁREA URBANA DE POCINHOS E FAGUNDES, AGRESTE PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL. 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. BIOLOGIA E ECOLOGIA DE CUPINS (ISOPTERA) EM ÁREA URBANA NO ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL. 2010. (Relatório de pesquisa).

14.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. DIAGNÓSTICO DE ATAQUE POR ORGANISMOS XILÓFAGOS, NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UEPB. 2009. (Inspecção de cupins).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ARGILAS, G. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . Nosso Fritz Muller. 2007. Escultura.

Demais trabalhos
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DUARTE, A. J. C. . Diversidade e Análise Faunística de Sphingidae (Lepdptera) em Área de BRejo e Caatinga no Estado da Paraíba, Brasil, com vista ao monitoramento.. 2003 (Conservação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, D. C. A. D.; CORREA, D. E. B.; BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY. Participação em banca de Maysa Pereira Tomé. DESENVOLVIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE Euborellia annulipes COM DISCOS DE FOLHAS DE ALGODÃO E/OU LARVAS DO BICUDO. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AGRÁRIAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Zanella, F. C.V.; Kerpel, S. M.. Participação em banca de Lílian Azevedo da Silva. Riqueza de espécies, abundância e sazonalidade de Hymenoptera em vegetação de Caatinga e Floresta Ciliar, Semiárido paraibano. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais) - Universidade FEderal de Campina Grande Campus Patos.

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Beserra, B. B.. Participação em banca de Alleksandra Dias da Silva Henriques. Efeito de Reguladores do Crescimento de Insetos (RCIs) sobre populações de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), Paraíba, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Beserra, B. B.; LOPES, L. C. S.. Participação em banca de Rafael Aguiar Marinho. Ecobiologia de Aedes aegypti (L. 1762) (Dipetara:Culicidae) associada a fatores climáticos em três mesorregiões da Paraíba. 2013. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DIAS, T. L. P.; Oliveira, E. C.S; Pessanha, A. L.. Participação em banca de Tatianne Sousa Barbosa. Distribuição Espaço-Temporal e Densidade de Anomalocardia brasiliana (Bivalvia: Veneridae), em um estuário hipersalino, Rio Grande do Norte, NE do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; VASCONCELOS, A.; Gama, R. A.. Participação em banca de Reberth Ricelle Bezerra Barca. Estrutura da população e participação de Microcerotermes exiguus (Isoptera) no consumo de madeira em uma área de Caatinga, Nordeste, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
Zanella, F. C.V.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Kerpel, S. M.. Participação em banca de Alexandre Flávio Anselmo. Diversidade, Abundância e Sazonalidade de visitantes florais diurnos em área de Caatinga e Floresta Ciliar no Semiárido paraibano, Nordeste do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
Candido, L. P; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Beserra, B. B.. Participação em banca de Lafayette Pereira Candido. Bioatividade de extratos vegetais sobre os diferentes estágios do ciclo de vida de Aedes (Stegomya) aegypti (L. 1762). 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Azevedo, N.R.; Ferri, P. H.. Participação em banca de Jerônimo Raimundo de Oliveira Neto. Commposição e variabilidade enantiomérica de alfa-pineno em Constrictotermes cyphergaster utilizando CG-EM e análise multivariada. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

10.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Beserra, B. B.; TROVAO, D. M. B.; LOPES, L. C. S.. Participação em banca de Wanessa Porto Tito. Distribuição espacial e variabilidade genética em populações de Aedes (Stegonyia aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) resistentes ao temefós. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.

Qualificações de Doutorado
1.
BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY; VASCONCELOS, A.; CACERES, M. E. S.. Participação em banca de Ana Márcia Barbosa da Silva. Interação Cupim - Liquen em Ecosistema Seminárido do Nordeste Brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; VASCONCELOS, A.; MARTINS, C. F.. Participação em banca de RICARDO AUGUSTO NINK. POLIETISMO FISIOLÓGICO NO TÉRMITA NEOTROPICAL Nasutitermes ephratae (HOLMGREN, 1910): Análise das atividades de degradação endógena de celulose e de fixação de nitrogênio por bactérias endossimbiontes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
DUARTE, A. J. C.; Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Participação em banca de Rafael Aguiar Marinho. Bioecologia de Aedes aegypyi (L., 1762) (Diptera: Culicidae) associada a fatores climáticos em três mesorregiões da Paraíba. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
DUARTE, A. J. C.; Bicho; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Participação em banca de Elizabeth Silva Costa. Distribuição populacional e exigências térmicas para desenvolvimento de Dermestes mcaulatus DeGeer IColeoptera, Dermestidae). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DUTRA, D. M.; REGO, R.; SANTOS, S. C.. Participação em banca de Danielle de Melo Dutra. Algumas reflexões sobre a nova proposta curricular do Curso de Ciências Biológicas da UEPB. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MEDEIROS, E. S. F.; ALMEIDA, K.; FRANCINI FILHO, R. B.. Participação em banca de Kelly Almeida. Distribuição e dinâmica do coral Algaricia cf. humilis (Linnaeus 1758) no Banco dos Abrolhos, Bahia.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY; Costa, B. G.; CLAUDINO, O. R.. Participação em banca de Hidalgo Valentim Gomes de Lima.RELATO DE EXPERIÊNCIA E ESTÁGIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY; Costa, B. G.; CLAUDINO, O. R.. Participação em banca de Tamyres da Silva Silveira.INCIDÊNCIA DE CULICÍDEOS E FLEBOTOMÍNEOS SINANTRÓPICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CEBALLOS, B. S. O.; LIMA, L. M.; BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO LACERDA ROLIM.POTENCIAL BACTERICIDA DA ATRANORINA SOBRE SIMBIONTES INTESTINAIS DE Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMINAE). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
COSTA, B. G.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Silva, J. C.. Participação em banca de Denise Oliveira Leal.Acervo didático Zoologico da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Leandro, R. S.. Participação em banca de Andressa de Oliveira Aragão.Lecantamento preliminar da culicideofauna na Mata do Buraquinho, João Pessoa, PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho; Beserra, B. B.. Participação em banca de Izabela Souza Braga.Coleoperos associados a carcaças expostas de suínos (Sus scrofa L. 1758) em Barra de Manmanguape, Rio Tinto, Paraíba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Beserra, B. B.; WELLER, M.; Martins, W. F. S.. Participação em banca de Barbara Natiele Silva Pereira.Caracterização Espaço temporal da Variabilidade Genética de Populações Naturais de Aedes (stegomyia) aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) em dois Bairros do Município de Campina Grande - PB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho; Beserra, B. B.. Participação em banca de Fernanda Fernandes Duarte de O. Lima.Variabilidade genética de Aedes aegypti em área urbana de Campina Grande, PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho; Beserra, B. B.. Participação em banca de Zuleica Leopoldino Marcolino.Dermestes maculatus DeGeer (Coleoptera, Dermestidae) associado a carcaças expostas de Sus scrofa L. em uma área situada em microrregião do Sertão paraíbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; CEBALLOS, B. S. O.; MIRANDA, P. C.. Participação em banca de Albertina de Farias Silva.Estudo Comparativo de Manejo e Usos de Sistemas de água de chuva em Cisternas e da Percepção da Qualidade da água em Comunidades do Sertão e Cariri paraibanos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

11.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; CEBALLOS, B. S. O.; GUERRA, A. B.. Participação em banca de Fábio Fabrício de Sousa Cavalcanti.Desempenho de filtros aeróbios na nitrificação de efluentes de tanques sépticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

12.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; CEBALLOS, B. S. O.; GUERRA, A. B.. Participação em banca de Aluízio Gonçalves da Silva.Avaliação da eficiência de diferentes coagulantes no tratamento de água de manancial eutrofizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

13.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; CEBALLOS, B. S. O.; GUERRA, A. B.. Participação em banca de Mayara Cecile Nascimento Oliveira.Eutrofização no açude Argemiro de Figueiredo (Acauã-PB): condições de tratamento de sua água para remoção de cianobactérias por coagulação, floculação e sedimentação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

14.
Beserra, B. B.; Bicho; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Participação em banca de Maurício Lilioso de Lucena Filho.Distribuição Espacial e VAriabilidade Genética em Populações de Aedes (Stegomyia) aegypti (L.) (Diptera - Culicidade), de Municípios do Agreste Paraibano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

15.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Almeida, R. P.; Trovão, D. M. B. M.; Bicho. Participação em banca de Elaine Cristina Batista Ferreira.Uso do Nim (Azadiracta indica) no Controle de Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae) em Vagens de Amendoim (Arachis hipogeae) Armazenado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

16.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Almeida, R. P.; Trovão, D. M. B. M.; Bicho. Participação em banca de Silvia Ramos de Oliveira.Monitoramento de Insetos-Praga em Amendoinzeiro, Paudalho-PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

17.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DIAS, T. L. P.; Oliveira, E. C.S. Participação em banca de Ellori Laise Silva Mota.Composição e Similaridade da Malacofauna Associada a Recifes Costeiros do Litoral da Paraíba, Nordeste do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba.

18.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, A. M. B.; FARIAS, M. A. A.; Albuquerque, A. C.; Ribeiro, V. V.. Participação em banca de Ana Márcia Barbosa da Silva.FUNGOS ASSOCIADOS A NINHOS DE CUPINS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

19.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Albuquerque, A. C.; Bicho. Participação em banca de Bruno Guedes da Costa.LEVANTAMENTO DO ATAQUE DE CUPINS JUNTO AO ARBORETO NOS MUNICÍPIOS DE POCINHOS E FAGUNDES, ESTADO DA PARAÍBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

20.
Albuquerque, A. C.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho. Participação em banca de Antonio Paulino de Mello.CUPINS EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS E RESIDENCIAIS NOS MUNICÍPIOS DE FAGUNDES E POCINHOS, PARAÍBA, BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

21.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho; Farias, R. C. A. P.. Participação em banca de Taciano de Moura Barbosa.MUSCIDAE (DIPTERA) ASSOCIADOS A CARCAÇAS DE SUÍNOS, Sus scrofa L., EM SÃO JOSÉ DA MATA, CAMPINA GRANDE, PB.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

22.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho; MENDES, M.. Participação em banca de Raoni de Castro Barbosa.TAFONOMIA DOS INSETOS FÓSSEIS DA BACIA DE FONSECA, EOCENO, PALEOGENO DE MINAS GERAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

23.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Bicho; DIAS, T. L. P.. Participação em banca de Emerson de Azevedo Silva Bezerra.Revisão Taxonômica d eminhocas terrestres (Annelida, Oligochaeta) em bairros de Campina Grande, Paraíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

24.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; BANDEIRA, A. G.; Beserra, B. B.. Participação em banca de Matilde Vasconcelos Ernesto.Dimorfismo sexual em alados de Constrictotermes cyphergaster (Silvestri, 1901) e Inquilinitermes microcerus (Mathwes, 1977) (Isoptera, Termitidae). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

25.
Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DANTAS, P. D. J. P.. Participação em banca de Clistenes Klayton Leite de Sousa.Controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) e Helicoverpa zea (Boddie, 1850) em milho tratado com extratos vegetais em dois intervalos de pulverização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba.

26.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; FERNANDES, I. D.; VIEIRA, E. M.; SANTOS, S. C.. Participação em banca de Izabelly Dutra Fernandes.Estudo de caso: Novas propostas e perspectivas para Estágio Superviosionado do curso de Ciências Biológicas da UEPB, Campus I. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

27.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, A. F. D.; BARBOSA, J. E. L.; Francine, R. B.. Participação em banca de Antonio Fabiano Donato da Silva.Competição espacial entre o coral-cérebro Mussismilia brasiliensis e Palythoa caribaeorum no Banco dos Abrolhos, Bahia.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

28.
Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DANTAS, P. D. J. P.. Participação em banca de Lafayette Pereira Candido.Avaliação de extratos vegetais para controle de Aedes (Stegomyia) aegypti. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba.

29.
BANDEIRA, A. G.; VASCONCELOS, A.; DUARTE, A. J. C.; MEDEIROS, L. G. S.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Participação em banca de Flávia Maria da Silva Moura.Comportamento de Forrageio e Hábito Alimentar de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera: Termitidae) em Caatinga do Nordeste Brasileiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Barecharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

30.
Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DANTAS, P. D. J. P.. Participação em banca de Alex Carleano da Silva.Intensidade de pragas e produção de repolho (Brassica oleracea) tratados com extratros vegetais e biofertilizantes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba.

31.
BANDEIRA, A. G.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; VASCONCELOS, A.. Participação em banca de Sena, J. M..Cupins construtores de ninhos conspícuos em caatinga: distribuição espacial, população e policalismo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bachealado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

32.
Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DANTAS, P. D. J. P.. Participação em banca de Fábio Medeiros da Costa.Etologia e Controle Cultural de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) em diferentes estágios fenológicos do milho (Zea mays L.).. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba.

33.
Beserra, B. B.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; DANTAS, P. D. J. P.. Participação em banca de Denize Núbia Souza.Bioatividade de extratos vegetais sobre a biologia de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Medeiros, P. R.; Santos, U.. CLASSE: A, ADJUNTO, NÍVEL I, T-40 DE - Zoologia dos Invertebrados e Anatomia e Fisiologia Animal Comparada. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Sarmento, R. R.; CASTELLANO, L. R. C.. Professor de Ensino Básico, técnico e tecnológico. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Concurso Público para Professor Substituto. 2006. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
MOLOZZI, J.; DIAS, T. L. P.; Alves, R. N.; BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Progressão funcional de André Pessanha. 2015. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; S, S.M; Souza, S. L.. Banca de Progressão Funcional. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, H.; MENDES, M.. Banca de Comissão de Avaliação do Desempenho Docente. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.. Comissão de Avaliação de Relatórios de Pesquisa do Programa de Iniciação Científica. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Paraibano de Termitologia e Mimercoclogia. 2018. (Encontro).

2.
IV Symposium of Termitology.Vários trabalhos apresentados na modalidade oral. 2017. (Simpósio).

3.
BEYOND THE AMAZON: CONSERVATION AND BIODIVERSITY OF DRY BIOMES. 2015. (Simpósio).

4.
II Simpósio Brasileiro de Termitologia.Composição e Varialidade química da secreção defensiva de Nasutitermes corniger no agreste paraibano. 2013. (Simpósio).

5.
II Simpósio Brasileiro de Termitologia.Efeito da queima sobre a riqueza e abundância de térmitas em canaviais. 2013. (Simpósio).

6.
II Simpósio Brasileiro de Termitologia.Consumo de líquens por Constrictotermes cyhergaster em região semiárida, NE do Brasil. 2013. (Simpósio).

7.
Congresso Brasileiro de Entomologia. Danos causados por cupins (Isoptera) a vegetação urbana em um Município do Brejo paraibano, NE do Brasil. 2012. (Congresso).

8.
Congresso Brasileiro de Entomologia. Composição fúngica no conteúdo alimentar de cupins, em uma região semiárida, NE do Brasil. 2012. (Congresso).

9.
Congresso Brasileiro de Entomologia. ATAQUE DE CUPINS (ISOPTERA) EM RESIDÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE FAGUNDES/PB, NORDESTE DO BRASIL. 2012. (Congresso).

10.
Congresso Brasileiro de Entomologia. SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DEFENSIVAS DE CUPINS Nasutitermes EM ÁREA URBANA. 2012. (Congresso).

11.
Congresso Brasileiro de Entomologia. NINHOS ARBORÍCOLAS DE CUPINS (ISOPTERA) EM AMBIENTE URBANO. 2012. (Congresso).

12.
Congresso Brasileiro de Entomologia. Densidade de ninhos de cupins (Isoptera) em ambiente de serra, região semiárida, NE do Brasil. 2012. (Congresso).

13.
VI Encontro do Grupo Brasileiro de Liquenólogos.Registro de substâncias liquênicas no conteúdo alimentar de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em região de Caatinga, Nordeste do Barsil: dados preliminares.. 2012. (Encontro).

14.
1o Simpósio Brasileiro de Termitologia.INFESTAÇÃO DE CUPINS EM PRÉDIOS HISTÓRICOS NO MUNICÍPIO DE FAGUNDES, AGRESTE PARAIBANO. 2011. (Simpósio).

15.
1o Simpósio Brasileiro de Termitologia.PERCEPÇÃO POPULAR E CONTROLE DE CUPINS PELOS MORADORES DA CIDADE DE POCINHOS, AGRESTE PARAIBANO, NE DO BRASIL. 2011. (Simpósio).

16.
1o Simpósio Brasileiro de Termitologia.Diagnóstico e ocorrência de cupins em árvores urbanas no município de Fagundes, NE do Brasil. 2011. (Simpósio).

17.
1o Simpósio Brasileiro de Termitologia. 2011. (Simpósio).

18.
III BIOINDEX: encontro sobre o uso de organismos como Bioindicadores Ambientais.Cupins como bioindicadores. 2011. (Encontro).

19.
XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. DIMORFISMO SEXUAL DE REPRODUTORES ALADOS DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA: NASUTITERMITINAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NORDESTE PARAIBANO. 2010. (Congresso).

20.
XXXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. CONTEÚDO DE NUTRIENTES EM NINHOS DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA, TERMITIDAE) E NO SOLO ADJACENTE EM CAATINGA, ESTADO DA PARAÍBA, NE DO BRASIL. 2010. (Congresso).

21.
II Reunião da Sociedade de Entomologia da Paraíba.II Reunião da Sociedade de Entomologia da Paraíba. 2006. (Outra).

22.
XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. Padrão de Revoada de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em uma área de Caatinga Arbustiva no Cariri Paraibano, Brasil. 2006. (Congresso).

23.
XV Encontro Nordestino de Zoologia.Dinâmica de ninhos de Constrictotermes cyphergaster (isoptera: termitidae) em caatinga no cariri paraibano. 2005. (Encontro).

24.
V Congresso de Ecologia do Brasil - Ambiente x Sociedade. DIVERSIDADE E ANÁLISE FAUNÍSTICA DE SPHINGIDAE EM ÁREA DE CAATINGA NO ESTADO DA PARAÍBA-PB. 2001. (Congresso).

25.
II Congresso Nacional de Meio Ambiente na Bahia. 2000. (Congresso).

26.
XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; VASCONCELOS, A. ; MOURA, F. M. S. ; ERNESTO, M. V. ; FIGUEIREDO, R. E. C. R. ; FERREIRA, A. S. ; LIBERAL, C. N. ; BARBOSA-SILVA, A. M. ; SILVA, A. C. ; AMORIM, A. L. F. ; ALVES, A. C. F. ; MIMOSO, N. O. ; BARBOSA, J. R. C. ; SANTOS, W. E. ; MONTENEGRO, P. F. G. P. . III Simpósio Brasileiro de Termitologia. 2015. (Congresso).

2.
SILVA, A. M. B. ; MELLO, A. P. ; Costa, B. G. ; Santos, G. S. ; COSTA, H. A. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; SOARES, R. K. L. ; OLIVEIRA, M. H. . Insetos: como conviver com eles?. 2014. (Outro).

3.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Pessanha, A. L. ; DIAS, T. L. P. ; LOPES, S. F. ; MOLOZZI, J. . 4o Bioindex - encontro sobre o Uso de Organismos como Bioindicadores. 2013. (Congresso).

4.
Pessanha, A. L. ; BARBOSA, J. E. L. ; MOLOZZI, J. ; DIAS, T. L. P. ; LOPES, S. F. ; PEREIRA, M. C. F. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . 4o Bioindex: Encontro sobre p Uso de Organismos como Bioindicadores. 2013. (Congresso).

5.
SILVA, M. A. ; OLIVEIRA, J. V. ; OLIVEIRA, E. C. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . I COLÓQUIO DE ESTUDOS DA COMPLEXIDADE/ I CEC. 2012. (Congresso).

6.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Oliveira, E. C.S ; Ribeiro, V. V. ; SILVA, M. M. P. . Semana de Meio Ambiente. 2011. (Outro).

7.
VASCONCELOS, A. ; Costa-Leonardo, A. M. ; Cancello, E. M. ; Santos, F. E. C. ; Cunha, H. F. ; Barrigosi, J. A. F. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. ; De-Souza, O.F. F. ; CONSTANTINO ; Reis, Y. T. . Comissão Científica do 1o Simpósio Brasileiro de Termitologia. 2011. (Outro).

8.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A..  Membro da comissão técnico-científico do XV EZN. 2005. (Congresso).

9.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A..  Membro da comissão de Organização de VIII Semana de Biologia. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marllon Rinaldo de Lima Andrade. PADRÃO DE SOBREVIVÊNCIA DE OPERÁRIOS POLOMÓRFICOS DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA: TERMITIDAE) EXPOSTOS A FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Mário Herculano de Oliveira. Funcionalidades nos morfotipos da casta operária de Constrictotermes cyphergaster: relações entre os nutrientes dos recursos e o consumo da copa das árvores. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Mário Herculano de Oliveira. Relações entre os nutrientes dos recursos e a dinâmica de forrageio de Constrictotermes cyphergaster. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Esteffany Gabriela Luiz de Araújo. PALATIVIDADE E CONCENTRAÇÕES DE MACROELEMENTOS DOS LIQUENS CONSUMIDOS POR Constrictotermes cyphergaster (BLATTARIA: TERMITIDAE). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Maria do Socorro Larceda Rolim. ATIVIDADE DA ATRANORINA SOBRE A COMUNIDADE BACTERIANA DE CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (BLATTARIA: TERMITIDAE). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Jessika Gabriel de Albuquerque. CUPINS URBANOS: NOVOS CAMINHOS PARA A CONTRIBUIÇÃO DE SABERES. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
Eduardo Marcelino Silva Costa. ARBOVIROSES E Aedes aegypti (Diptera: Culicidae): AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO HUMANA E AÇÕES EDUCACIONAIS EM SAÚDE. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Valbia de Souza Porto. Interação ecológica entre Aedes aegypti e Aedes albopictus (Diptera: Culicidae): Implicações da temperatura como fator modulador. 2018. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

2.
Valbia de Souza Porto. INTERAÇÃO ECOLÓGICA ENTRE Aedes aegypti e Aedes albopictus (DIPTERA: CULICIDAE): IMPLICAÇÕES DA TEMPERATURA COMO FATOR MODULADOR. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

3.
Bruno Guedes da Costa. Impacto da queima de canaviais sobre a fauna de cupins. 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

4.
Antonio Paulino de Mello. COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICÓTICA DA SECREÇÃO DEFENSIVA DE Nasutitermes corniger (ISOPTERA: NASUTITERMITINAE). 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

5.
Ana M B da Silva. Liquens associados à alimentação de Constrictotermes cyphergaster (Silvestri, 1901): uma contribuição ao estudo da ecologia alimentar de térmitas. 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mario Herculano de Oliveira. EFEITO DE ÁCIDOS LIQUÊNICOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE SIMBIONTES BACTERIANOS DE Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

2.
Andréia Kethely Marinho Silva. Aranhas co-habitantes em ninhos de Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em uma região semiárida, nordeste brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

3.
Amanda Cosme Da Silva. RIQUEZA LIQUÊNICA ASSOCIADA À ALIMENTAÇÃO DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, PARAÍBA, BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

4.
Ana Lígia Aureliano de Lima e Silva. Aspectos biológicos de Corythucha gossypii (Hemiptera: Tingidae) com folhas de mamona. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

5.
Regina Wanessa Geraldo Cavalcanti. Ecofisiologia do bicudo do algodoeiro às condições ambientais do semiárido nordestino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

6.
Elisnia Kelly Granjeiro Carneiro. Sobrevivência de adultos do Bicudo do Algodoeiro Anthonomus grandis BOHEMAN, 1843 (Coleoptera: Curculionidae) dentro de Carimãs secos em algodoeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

7.
Ana Márcia Barbosa da Silva. FUNGOS ASSOCIADOS A NINHOS DE CUPINS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

8.
Bruno Guedes da Costa. Levantamento do ataque de cupins junto ao arboreto dos municípios de Pocinhos e Fagundes, Estado da Paraíba: uma análise comparativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

9.
Antonio Paulino de Mello. CUPINS EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS E RESIDENCIAIS NOS MUNICÍPIOS DE FAGUNDES E POCINHOS, PARAÍBA, BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

10.
Narciso Lustosa Junior. Termitofauna em Ambiente Serrano no Semiárido Paraibano, Nordeste do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

11.
Emerson de Azevedo Silva Bezerra. Revisão taxonômica de minhocas terrestres (Annelida, Oligochaeta) em bairros de Campina Grande, paraíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

12.
João Paulo Santos da Silva. Influência de diferentes fotoperíodos no desenvolvimento e reprodução de Supputius cincticeps (STAL) (Heteroptera: Pentatomidae), predador do Curuquerê-do-algodoeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

13.
Thyago Xavier de Melo. Produção de ninfas e Revoada de Inquilinitermes spp. (Mathews, 1977) em área de Caatinga paraibana, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

14.
Rafael Aguiar Marinho. DINAMICA DE NINHOS DE Constrictotermes cyphergaster (SILVESTRI, 1902). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

Iniciação científica
1.
Igor Eloi Moreira. AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE MADEIRAS POR NASUTITERMES CORNIGER NA PRESENÇA DE FUNGO DA PODRIDÃO BRANCA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

2.
Claudilene Correia do Nascimento. INTERAÇÃO ENTRE NASUTITERMES CORNIGER E MADEIRAS CONTAMINADAS POR FUNGOS DA PODRIDÃO BRANCA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

3.
Estefany Gabriela Luiz de Araújo. Atividade de substância liquênica sobre o desenvolvimento de bactérias simbióticas do tubo digestório de Constrictotermes cyphergaster (Blattodea: Termitidae). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

4.
Maria do Socorro Lacerda. Caracterização de isolados bacterianos simbiontes no intestino de Constrictotermes cyphergaster (Blattaria: Termitidae). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

5.
Mário Herculano de Oliveira. EFEITO DE SUBSTÂNCIAS LIQUÊNICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS E BACTÉRIAS SIMBIONTES DE Constrictotermes cyphergaster (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

6.
Rebeca Kianny de Lucena Soares. EFEITO DE SUBSTÂNCIAS LIQUÊNICAS SOB O DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS ASSOCIADOS AO CONTEÚDO ALIMENTAR DE Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) EM REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

7.
Hayanne Araújo da Costa. SIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS DO TUBSIMBIONTES BACTERIANOS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

8.
Igor Eloi Moreira. EFEITO DO FUNGO DA PODRIDÃO BRANCA SOBRE O CONSUMO E SOBREVIVÊNCIA DE NASUTITERMES CORNIGER (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

9.
Claudilene Correia do Nascimento. INTERAÇÃO ENTRE NASUTITERMES CORNIGER E MADEIRAS CONTAMINADAS POR FUNGOS DA PODRIDÃO BRANCA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

10.
Rebeca Kianny de Lucena Soares. 1. CARBOIDRATOS DE LIQUENS ASSOCIADOS À ALIMENTAÇÃO DE CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE), EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

11.
Wellerson Leite de Andrade. COMPOSIÇÃO DE FENOIS PRESENTE EM LIQUENS CONSUMIDOS POR CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER EM REGIÃO SEMIÁRIA, NORDESTE DO BRASIL. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

12.
Rebeca Kianny de Lucena Soares. Valor nutricional dos liquens a alimentação de Constrictotermes cyphergaster (Termitidae, Nasutitermitinae) em um ambiente de caatinga, NE do Brasil. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

13.
Rebeka Kianny de Lucena Soares. VALOR NUTRICIONAL DOS LÍQUENS ASSOCIADOS A ALIMENTAÇÃO DE Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE), EM UM AMBIENTE DE CAATINGA, NE DO BRASIL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

14.
Hayanne Araújo da Costa. REGISTRO DE ÁCIDOS E ESTRUTURAS LIQUÊNICAS NO CANAL ALIMENTAR DE CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER ATRAVÉS DE ANÁLISES DE CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA E TÉCNICAS DE COLORAÇÃO, EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NORDESTE DO BRASIL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

15.
Amanda Cosme dos Santos. RIQUEZA LIQUÊNICA ASSOCIADA À ALIMENTAÇÃO DE CONSTRICOTERMES CYPHERGASTER EM REGIÃO DE CAATINGA, NE DO BRASIL: AVALIAÇÕES DE PREFERÊNCIA E VARIAÇÃO SAZONAL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

16.
Rebeka Kianny de Lucena Soares. VALOR NUTRICIONAL DOS LÍQUENS ASSOCIADOS A ALIMENTAÇÃO DE Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE), EM UM AMBIENTE DE CAATINGA, NE DO BRASIL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

17.
Ana Márcia Barbosa da Silva. ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE OS CUPINS EM ÁREAS URBANAS DOS MUNICÍPIOS DE POCINHOS E FAGUNDES, NO AGRESTE PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

18.
Bruno Guedes da Costa. LEVANTAMENTO DO ATAQUE DE CUPINS JUNTO AO ARBORETO NOS MUNICÍPIOS DE POCINHOS E FAGUNDES, ESTADO DA PARAÍBA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

19.
Antonio Paulino de Mello. LEVANTAMENTO DO ATAQUE DE CUPINS URBANOS PRESENTES EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS E RESIDENCIAIS NOS MUNICÍPIOS DE POCINHOS E FAGUNDES NO AGRESTE PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

20.
Mauricia Mirele Cavalante da Silva. ANÁLISE DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DA SECREÇÃO DEFENSIVA DE CUPINS URBANOS NASUTITERMES NOS MUNICÍPIOS DE AREIA, BANANERIAS E ALAGOA GRANDE, NO BREJO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

21.
Gesilândia Silva Santos. LEVANTAMENTO DO ATAQUE DE CUPINS JUNTO A VEGETAÇÃO URBANA NOS MUNICÍPIOS DE AREIA, BANANEIRAS E ALAGAOA GRANDE, ÁREA DE BREJO, ESTADO DA PARAÍBA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Bioló) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

22.
Amanda Cosme da Silva. LEVANTAMENTO DO ATAQUE DE CUPINS PRESENTES EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS EM ÁREA URBANA NOS MUNICÍPIOS DE AREIA, BANANERIAS E ALAGOA GRANDE NO BREJO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

23.
Kátia Cristina Barbosa Ferreira. LEVANTAMENTO DO ATAQUE DE CUPINS URBANOS PRESENTES EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS NOS MUNICÍPIOS DE AREIA, BANANEIRAS E ALAGAOA GRANDE, ÁREA DE BREJO, ESTADO DA PARAÍBA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

24.
Ana Márcia da Silva Barbosa. ANÁLISE DA MICROBIOTA FÚNGICA DE NINHOS DE Constrictotermes cyphergaster, COM ÊNFASE EM FUNGOS LIGNOLÍTICOS, EM UMA ÁREA DE CAATINGA, NO CARIRI PARAIBANO. 2010. Iniciação Científica - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

25.
Matilde Ernesto Vasconcelos. DIMORFISMO SEXUAL DE REPRODUTORES ALADOS EM CUPINS (ISOPTERA: NASUTITERMITINAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA, NORDESTE PARAIBANO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

26.
Willian Araújo de Oliveira. CUPINS (ISOPTERA) EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS E NA VEGETAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, SEMIÁRIDO DO NORDESTE PARAIBANO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

27.
FABÍOLA ARETUSE OLIVEIRA DE ALMEIDA. OS CUPINS NA VISÃO POPULAR NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE. SOBRE O PONTO DE VISTA SOCIAL E PSÍQUICO, HÁ PROBLEMAS?. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

28.
Aline Oliveira Lopes. Insetos atraídos por armadilha luminosa em uma região de Caatinga do nordeste brasileiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Barecharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

29.
Thalita Oliveira Honorato. Inquilinos de ninhos de cupim Constrictotermes cyphergaster (Isoptera, Termitidae) em São João do Cariri, PB. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Barecharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

Orientações de outra natureza
1.
Adriana Magna Ribeiro Cardozo. CUPINS URBANOS: UM DESPERTAR DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA NO INTERESSE PELOS INSETOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

2.
Mário Herculano de Oliveira. CUPINS URBANOS: INTEGRANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO AO ALCANCE DA SOCIEDADE COM AÇÕES ASSISTENCIAIS. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

3.
Joellytom Madeiro. Monitoria em Zoologia dos Invertebrados. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

4.
Bruno Guedes da Costa. Monitoria em Zoologia dos Invertebrados. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

5.
Ana Márcia Barbosa da Silva. Monitoria em Zoologia dos Invertebrados. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.

6.
Matilde Ernesto Vasconcelos. Monitoria em Zoologia dos Invertebrados. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Maria Avany Bezerra Gusmão.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.2014BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MELLO, A. P. ; Costa, B. G. ; SANTOS, A. C. ; SILVA, A. M. B. . Termite infestation in historical buildings and residences in the simarid region of Brazil. Sociobiology, v. 61, p. 318, 2014.

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.;GUSMÃO, MARIA AVANY BEZERRA;BEZERRA-GUSMÃO, MARIA AVANY2013BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; MARINHO, R. A. ; KOGISO, K. A. ; BARBOSA, M. R. V. ; BANDEIRA, A. G. . Nest dynamics of Constrictotermes cyphergaster (Termitidae, Nasutitermitinae) and its association with the supporting vegetation in a semiarid area, northeast, Brazil. Journal of Arid Environments, v. 91, p. 1-6, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SILVA, A. M. B. . COMPOSIÇÃO FÚNGICA DE TERMITEIROS EM UMA REGIÃO SEMIÁRIDA, NE DO BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; SOARES, R. K. L. ; COSTA, H. A. ; OLIVEIRA, M. H. ; SILVA, A. M. B. ; SILVA, A. C. O. ; ABAD, A. C. A. ; MOTA, R. A. ; Silva, E.C.P. . EFEITO DO ÁCIDO ÚSNICO SOB O DESENVOLVIMENTO DE BACTÉRIAS SIMBIONTES DE CONSTRICTOTERMES CYPHEGASTER (INSECTA; ISOPTERA). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NASCIMENTO, C. C. ; MOREIRA, I. E. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . EFEITO DO FUNGO DA PODRIDÃO BRANCA SOBRE O CONSUMO E SOBREVIVÊNCIA DE NASUTITERMES CORNIGER (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; BARBOSA-SILVA, A. M. . Simbiontes termíticos: uma abordagem téorico-prática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; Pessanha, A. L. ; DIAS, T. L. P. ; LOPES, S. F. ; MOLOZZI, J. . 4o Bioindex - encontro sobre o Uso de Organismos como Bioindicadores. 2013. (Congresso).

2.
BEZERRA-GUSMÃO, M. A.; VASCONCELOS, A. ; MOURA, F. M. S. ; ERNESTO, M. V. ; FIGUEIREDO, R. E. C. R. ; FERREIRA, A. S. ; LIBERAL, C. N. ; BARBOSA-SILVA, A. M. ; SILVA, A. C. ; AMORIM, A. L. F. ; ALVES, A. C. F. ; MIMOSO, N. O. ; BARBOSA, J. R. C. ; SANTOS, W. E. ; MONTENEGRO, P. F. G. P. . III Simpósio Brasileiro de Termitologia. 2015. (Congresso).

3.
Pessanha, A. L. ; BARBOSA, J. E. L. ; MOLOZZI, J. ; DIAS, T. L. P. ; LOPES, S. F. ; PEREIRA, M. C. F. ; BEZERRA-GUSMÃO, M. A. . 4o Bioindex: Encontro sobre p Uso de Organismos como Bioindicadores. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:43:48