Adriana Helena Borssoi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
  • Última atualização do currículo em 19/08/2018


Possui graduação em Matemática, Licenciatura, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PPGMAT da instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, aprendizagem significativa, educação matemática, tecnologias educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Helena Borssoi
Nome em citações bibliográficas
BORSSOI, A. H.;BORSSOI, ADRIANA H

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, londrina.
Avenida dos Pioneiros, 3131
86036-370 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 30293226
URL da Homepage: http://pessoal.utfpr.edu.br/adrianaborssoi


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes Contextos educacionais, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Lourdes Maria Werle de Almeida.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Aprendizagem Significativa; Tecnologias; UEPS; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Lourdes Maria Werle de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Aprendizagem Significativa; Educação Matemática; Equações Diferenciais.
1997 - 1999
Especialização em Especialização Em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: O Ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio.
Orientador: Edward Kavanagh.
1994 - 1997
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Olavo Cecco Rigon, CEOCR, Brasil.
1983 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Santa Cruz, EMSC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Ensino Híbrido na educação superior. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Inovação Curricular. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Moodle 2.8 para Professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2009 - 2009
Disciplina doutorado PPECEM.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2009
Programação em C++. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2007 - 2007
Curso de MatLab. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2007 - 2007
Ferramentas de tecnologia da Informação.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em LATEX para Matemática. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Verão Em Álgebra Linear Cálculo Avançado. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Fundamentos Epistemológicos da Matemática. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Modelagem Mat de Questões de Impacto Ambiental. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Delphi 5 0. (Carga horária: 50h).
Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI*, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Verão Em Álgebra Linear e Análise Real. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1996 - 1996
EIMAC'96 - Escola de Inverno de Matemática Aplicad.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais A
03/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais Aplicadas
02/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais Ordinárias
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública na UTFPR Campus Londrina.
05/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Docente permanente
Recursos Digitais e Objetos de Aprendizagem para o ensino de Matemática
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Londrina, .

08/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral II
08/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 3
07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Tecnologia em Alimentos.
07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Orientadora das Atividades Complementares do curso de Tecnologia em Alimentos.
06/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para elaboração do Projeto de Implantação do Curso de Engenharia de Materiais do Campus.
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Comissão para Elaboração do Projeto de Implantação do Curso de Licenciatura em Química do Campus.
03/2007 - Atual
Ensino, Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada I
Informática Aplicada II
Instrumentalização para o Ensino de Álgebra Linear e Geometria Analitica
8/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 2
8/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Digitais e Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática
3/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
Equações Diferenciais Ordinárias
Cálculo Diferencial e Integral 2
03/2014 - 02/2017
Direção e administração, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento Acadêmico de Matemática.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Digitais e Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática
08/2016 - 12/2016
Ensino, Especialização em Educação em Matemática e Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Trigonometria
03/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Diferencial e Integral I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
05/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
01/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 2
9/2013 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Membro permanente do projeto de abertura do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, aprovado pelo COPPG da UTFPR.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 2
02/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo Diferencial e Integral I
03/2009 - 05/2009
Ensino, Esp. em Desenvolvimento de Produtos Alimentícios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
08/2008 - 09/2008
Ensino, Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada I
03/2008 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Orientadora das Atividades Complementares dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Engenharia Ambiental.
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
02/2008 - 07/2008
Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
03/2008 - 05/2008
Ensino, Esp. em Desenvolvimento de Produtos Alimentícios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
02/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Elétrica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
02/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Mecânica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
02/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso da Engenharia Elétrica Industrial.
7/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática III
Matemática II
07/2006 - 12/2007
Ensino, Tecnologia Em Manutenção Mecânica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
07/2006 - 6/2007
Ensino, Tecnologia Em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Equações Diferenciais, Transformadas de Laplace e Séries de Fourier
07/2006 - 12/2006
Ensino, Tecnologia Em Desenvolvimento de Sistemas de Infor, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Estudante PósGraduação/Colab, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

3/2006 - 7/2006
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo C
3/2006 - 7/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Geografia
3/2006 - 7/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
3/2005 - 12/2005
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Zootecnia
3/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
3/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática C
3/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso, Zootecnia.

Cargo ou função
Membro do colegiado.
3/2005 - 7/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Geografia
10/2004 - 10/2004
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminários de Resolução de Problemas
1/2003 - 3/2003
Estágios , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Estágio realizado
Estágio de docência.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 24

Atividades

3/2001 - 3/2002
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
3/2001 - 3/2002
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Biologia
3/2001 - 3/2002
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática II
3/2001 - 3/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso, Matemática.

Cargo ou função
Membro do colegiado.
3/2000 - 3/2002
Ensino, Especialização Em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos de Matemática
3/2000 - 3/2001
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
3/2000 - 3/2001
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencia e Integral
3/2000 - 3/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso, Informática.

Cargo ou função
Membro do colegiado.

Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 36

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 36

Atividades

3/1997 - 3/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1997 - 3/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1995 - 11/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1995 - 11/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto de Ensino Superior de Londrina, INESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 10

Atividades

5/2005 - 7/2006
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Matemática e Bioestatística


Linhas de pesquisa


1.
Recursos educacionais e tecnologias no ensino de Matemática
2.
Modelagem Matemática e Investigação Matemática


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aspectos representacionais e cognitivos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em sala de aula
Descrição: Neste projeto intentamos realizar uma investigação com o intuito de evidenciar aspectos representacionais e cognitivos nos signos produzidos por alunos da graduação e da pós-graduação, bem como por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando desenvolvem atividades de modelagem matemática em aulas regulares de disciplinas na graduação, na pós-graduação e em projeto de extensão. Para isso, nos apoiaremos no entendimento da modelagem matemática enquanto alternativa pedagógica na qual a partir de uma situação inicial (problemática) se obtém uma solução (situação final) por meio de técnicas e procedimentos matemáticos. Para investigarmos os aspectos representacionais e cognitivos nos fundamentaremos nos aportes teóricos da semiótica enquanto ciência dos signos. As atividades que analisaremos serão desenvolvidas em sala de aula e as discussões que empreenderemos serão subsidiadas pelos signos produzidos pelos envolvidos seja nas disciplinas ou no projeto de extensão. Os dados serão analisados à luz da teoria e codificados segundo a Teoria Fundamentada em Dados ? Grounded Theory. Por meio da variedade de signos produzidos iremos inferir sobre conhecimentos matemáticos que emergem das atividades de modelagem matemática que serão desenvolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Integrante / Karina Alessandra Pessôa da Silva - Coordenador / Jader Otávio Dalto - Integrante / Joice Caroline Sander Pierobon Gomes - Integrante / Kawana Fernando Rogoski - Integrante / Victor Hugo dos Santos Gois - Integrante / Rafael Machado da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Recursos Tecnológicos em Ambientes de Ensino e Aprendizagem Matemática
Descrição: Os objetivos deste projeto são investigar questões relativas ao desenho e utilização de propostas de tarefas para o ensino de tópicos previstos no programa de disciplinas matemáticas na Educação Básica e no Ensino Superior, em contextos reais de ensino e aprendizagem; investigar sobre a presença de recursos tecnológicos em ambientes de Ensino Híbrido; investigar os efeitos do uso de tecnologias, de forma direcionada, integradas às atividades de ensino e aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Recursos Tecnológicos em Ambientes de Ensino Híbrido
Descrição: Buscamos com essa proposta, investigar sobre a presença de recursos tecnológicos em ambientes de Ensino Híbrido, com objetivos de: identificar como os estudantes se apropriam das tecnologias no desenvolvimento de atividades propostas no AVEA (ambiente virtual de ensino e aprendizagem); investigar os efeitos do uso de tecnologias, de forma direcionada, integradas às atividades de ensino e aprendizagem; caracterizar o trabalho colaborativo em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem; analisar como as atividades de modelagem matemática integradas às tecnologias são desenvolvidas pelos estudantes em ambientes de ensino híbridos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Coordenador / Karina Alessandra Pessôa da Silva - Integrante / Elaine Cristina Ferruzzi - Integrante / Vitória Lisboa Califani - Integrante / Rodrigo Tavares da Silva - Integrante / Talita Breschiliare Piffer Freire - Integrante / Camila Garbelini da Silva - Integrante / Pamela de Almeida Laurentino - Integrante.Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
2014 - 2017
Investigação de um ambiente educacional para o Cálculo Diferencial e Integral em condições reais de ensino André Luis
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar os processos envolvidos na caracterização, na implementação e na avaliação de um ambiente educacional para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral e suas consequências para a aprendizagem. Pretende-se caracterizar esse ambiente educacional, pensar tarefas que o integre e investigar dados oriundos de salas de aulas regulares. Trata-se de uma pesquisa aplicada que visa a compreensão do ambiente educacional a partir da articulação dos diferentes referenciais teóricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Integrante / André Luis Trevisan - Coordenador / Karina Alessandra Pessôa da Silva - Integrante / Henrique Rizek Elias - Integrante / Elaine Cristina Ferruzzi - Integrante / Marcele Tavares Mendes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3
2014 - 2016
Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática
Descrição: O projeto ter por objetivo investigar as influências da tecnologia sobre a aprendizagem significativa dos estudantes em contextos educacionais do ensino de Matemática, em cursos de Graduação da UTFPR Câmpus Londrina. De forma mais específica, pretende-se investigar as implicações do uso de objetos de aprendizagem visando o ensino e a aprendizagem da Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
Modelagem Matemática e Livro Didático
Descrição: Descrição: Levando em consideração a presença do livro didático nas aulas e que este consiste em um referencial que pode ser seguido pelo professor, objetivamos articular conteúdos matemáticos presentes nos livros didáticos com atividades de Modelagem Matemática, constituindo um acervo que pode ser acessado por professores, licenciandos e interessados em atividades desta natureza. Neste sentido, o que propomos é o desenvolvimento de atividades de modelagem articuladas com os conteúdos presentes no livro didático.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Integrante / Karina Alessandra Pessôa da Silva - Coordenador / Débora Carla Blanco Mariano - Integrante.
2007 - 2008
Estudo do Problema de Corte em duas Fases com a Técnica de Branch-and-Price
Descrição: O objetivo principal deste projeto consiste em estudar aspectos teóricos e práticos da abordagem de Geração de Colunas, mais especificamente, estudaremos a técnica de Branch-and-Price na resolução de Problemas de Corte em duas Fases..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Ninho de Pardais: um centro de experimentação para atrair talêntos para as carreiras em ciência e tecnologia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Problemas de Otimização e Modelagem Matemática de situações reais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Modelagem Matemática e Aplicações da Matemática na Formação de Professores de Matemática - MAMFOP
Descrição: A ser inserida.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Integrante / Lourdes Maria Werle de Almeida - Coordenador / Michele Regiane Dias - Integrante / Luciana Gastaldi Sardinha Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Modelagem Matemática nas Perspectivas da Educação Matemática
Descrição: A ser inserida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Integrante / Elaine Ferruzzi - Integrante / Lourdes Maria Werle de Almeida - Coordenador / Dirceu Brito dos Santos - Integrante / Michele Regiane Dias - Integrante / Reginaldo Fidélis - Integrante.
2000 - 2002
Educação Matemática e Tecnologia
Descrição: A ser inserida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Integrante / Tânia Stella Bassoi - Integrante / Samuel E. L. Bello - Coordenador / Sandra Maria Tieppo - Integrante / outros - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - 2016
Recursos Digitais para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1
Descrição: O projeto almeja o desenvolvimento de recursos educacionais digitais para apoiar atividades de ensino que permitam ao estudante pensar junto com a tecnologia e com isso ampliem suas possibilidades de aprendizagem. Os objetivos são: produzir recursos educacionais digitais para diferentes conceitos matemáticos; e, produzir material para orientar os estudantes no uso de recursos tecnológicos em apoio ao estudo de Matemática, com ênfase no ensino de Cálculo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Adriana Helena Borssoi - Coordenador.Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Bolsa.Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Educação Matemática em Revista (São Paulo)
2015 - 2015
Periódico: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VERTUAN, R. E.2017VERTUAN, R. E. ; SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. . Modelagem Matemática em disciplinas do Ensino Superior: o que manifestam os estudantes?. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 12, p. 1-15, 2017.

2.
BORSSOI, A. H.2017 BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. . Mídias Educacionais em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: ampliando possibilidades para o Trabalho Colaborativo. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 32, p. 248-274, 2017.

3.
BORSSOI, A. H.2017 BORSSOI, A. H.; TREVISAN, A. L. ; ELIAS, H. R. . Percursos de Aprendizagem de alunos ao resolverem uma Tarefa de Cálculo Diferencial e Integral. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 37, p. 459-477, 2017.

4.
SILVA, K. A. P.2017SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. ; FERRUZZI, E. C. . Modelagem matemática: uma atividade desencadeadora de tarefas. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 122-140, 2017.

5.
BORSSOI, A. H.2017BORSSOI, A. H.; PIFFER, T. B. ; SILVA, K. A. P. . Um Produto Educacional para o Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias em um curso de Formação Docente. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE, v. 1, p. 59-78, 2017.

6.
SILVA, K. A. P.2015 SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. ; ALMEIDA, LOURDES M W . Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 8, p. 161-183, 2015.

7.
ALMEIDA, LOURDES M W2015ALMEIDA, LOURDES M W ; BORSSOI, A. H. ; SILVA, K. A. P. . Teoria Fundamentada em Dados: uma metodologia para pesquisas em Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 803-821, 2015.

8.
BORSSOI, A. H.2015 BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . Percepções sobre o uso da Tecnologia para a Aprendizagem Significativa de alunos envolvidos com Atividades de Modelagem Matemática. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 10, p. 36-45, 2015.

9.
VERTUAN, RODOLFO E2013VERTUAN, RODOLFO E ; BORSSOI, ADRIANA H ; ALMEIDA, LOURDES M W . O PAPEL DA MEDIAÇÃO E DA INTENCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 7, p. 63-80, 2013.

10.
BORSSOI, A. H.2013BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O CASO DAS EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 18, p. 481-503, 2013.

11.
Hoto, Robinson2010Hoto, Robinson ; BORSSOI, A. H. ; Maculan, Nelson ; FENATO, Alexandre . . Revista IEEE América Latina, v. 8, p. 101-106, 2010.

12.
BORSSOI, A. H.;BORSSOI, ADRIANA H2004BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . MODELAGEM MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAS ORDINÁRIAS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (IMPRESSO), São Paulo, v. 6, n.2, p. 91-121, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
BORSSOI, A. H.. Tecnologias Digitais como componentes de Ambientes Educacionais voltados à aprendizagem do aluno. In: Karina Alessandra Pessoa da Silva; Jader Otavio Dalto. (Org.). Educação Matemática: algumas perspectivas. 1ed.São Paulo: Editora da Física, 2017, v. , p. 143-164.

2.
BORSSOI, A. H.; GEROLOMO, A. M. L. . Aprendizagem Significativa Mediada pela Modelagem Matemática. In: Lourdes Werle de Almeida; Karina Pessôa da Silva.. (Org.). Modelagem Matemática em Foco. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2014, v. , p. 1-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALIFANI, V. L. ; BORSSOI, A. H. . Cresccimento de Macrófitas: uma problemática, dois modelos e diferentes recursos para a Modelagem. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Maringá, 2017. v. 1. p. 1.

2.
PIFFER, T. B. ; BORSSOI, A. H. . Atividade de modelagem matemática como proposta para integrar uma unidade de ensino potencialmente significativa. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Maringá, 2017. v. 1. p. 1-15.

3.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. ; FERRUZZI, E. C. . Modelagem matemática no ambiente virtual de ensino e aprendizagem: alguns encaminhamentos. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Maringá, 2017. v. 1. p. 1-15.

4.
SILVA, R. T. ; BORSSOI, A. H. . Um estudo sobre as possibilidades do Ensino Híbrido para o Cálculo Diferencial e Integral.. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel. Anais do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2107. p. 1-13.

5.
SILVA, R. T. ; SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. . Estudo da Trigonometria mediada pela Modelagem Matemática na construção de telhados. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017. p. 1-13.

6.
FREIRE, T. B. P. ; BORSSOI, A. H. . Recursos Tecnológicos no Desenvolvimento de uma atividade: abordagem de conceitos de Física em dois níveis de escolaridade.. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Anais do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017. p. 1-12.

7.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. ; FERRUZZI, E. C. . Tarefas desencadeadas em aulas com modelagem matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.

8.
MIGUEL, R. L. ; BORSSOI, A. H. . Uma Modelagem Matemática para o Crescimento da Bactéria Escherichia coli. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Anais do VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. Londrina, 2016. v. 1. p. 533-547.

9.
PIFFER, T. B. ; BORSSOI, A. H. . Modelagem Matemática em uma Sala de Aula de Física: relato de experiência. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Anais do VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. Londrina: Publicado por Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná,, 2016. v. 1. p. 769-780.

10.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . Considerações sobre o uso que alunos envolvidos com Atividades de Modelagem fazem da Tecnologia. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos - SP. Anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015. p. 1-14.

11.
TREVISAN, A. L. ; BORSSOI, A. H. ; ELIAS, H. R. . Delineamento de uma Sequência de Tarefas para um Ambiente Educacional de Cálculo. In: VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis-GO. Anais do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasilia-DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. p. 1-13.

12.
ALMEIDA, L. M. W. ; BORSSOI, A. H. . Aprendizagem Significativa e Linguagem: um olhar sobre atividades de modelagem matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2014, Belém-Para. Anais do 5o encontro nacional de aprendizagem significativa. Belém-PA, 2014. p. 214-226.

13.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . A Tecnologia como aliada da Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática. In: 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém-Pará. Anais do 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014. p. 296-308.

14.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. ; ALMEIDA, L. M. W. . Atividades de Modelagem Matemática e uso da Tecnologia: uma análise Semiótica. In: VIII CNMEM - Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013, Santa Maria - RS. Anais da VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Santa Maria - RS, 2013. v. 1. p. 1-15.

15.
VERTUAN, R. E. ; BORSSOI, A. H. ; ALMEIDA, L. M. W. . O PAPEL DA MEDIAÇÃO E DA INTENCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: V SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis-RJ. Anais do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Rio de Janeiro-RJ: Sociedade Brasileira de Educação Matematica, 2012. v. 1. p. 1-19.

16.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . Um olhar sobre os atributos para a Aprendizagem Significativa com uso de Tecnologia em uma atividade de Cálculo Numérico. In: 4º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2012, Garanhuns-PE. ANAIS do 4º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2012. p. 150-169.

17.
ALMEIDA, L. M. W. ; BORSSOI, A. H. . podem atividades de modelagem matemática subsidiar unidades de ensino potencialmente significativas? um ensaio teórico para a configuração dessa possibilidade. In: 4º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2012, Garanhus-PE. Anais do 4º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2012. p. 160-179.

18.
BORSSOI, A. H.; FIDÉLIS, Reginaldo ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO AO CÁLCULO DE ÁREA, POR MEIO DO CONTEÚDO DE ?INTEGRAIS?. In: XI EPREM. Educação Matemática - conhecimento, cultura e humanismo, 2011, Apucarana - PR. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática. Apucarana, 2011. p. 1-14.

19.
FERRUZZI, Elaine ; BORSSOI, A. H. ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. In: VII CNMEM: Práticas e Ações em Ambientes de Formação e de nvestigação, 2011, Belém - PA. Anais do VII CNMEM. Belém - PA, 2011. p. 1-16.

20.
HOTO, Robinson Samuel Vieira ; BORSSOI, A. H. ; FENATO, Alexandre . Redução do Tempo de Preparação de uma Máquina Tubeteira por meio de Modelos baseados no Caixeiro Viajante Clássico e Generalizado. In: XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional: A Pesquisa Operacional na Gestão do Conhecimento, 2009, Porto Seguro. Anais do XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2009.

21.
Hoto, Robinson ; PINTO, T. S. ; BORSSOI, A. H. . Uma Proposta em dois Estágios para Resolver o Problema de Corte de Estoque Unidimensional com Reaproveitamento de Sobras.. In: XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2009, Porto Seguro. Anais do SBPO. v. 1. p. 1-12.

22.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. ; FATORI, Luci Harue . Modelagem Matemática no Ensino de Cálculo: visando uma Aprendizagem Significativa. In: 1° ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2005, Campo Grande. Anais do 1° ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. Campo Grande: UNIDERP, 2005. p. 241-252.

23.
BORSSOI, A. H.. Modelegem Matemática e Equações Diferenciais usando recursos computacionais. In: I Encontro Paranaense de Modelagem em Eduacação Matemática, 2004, Londrina. Anais do I EPMEM, 2004. p. 1-12.

24.
BORSSOI, A. H.. Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: possibilidade para uma educação mais significativa. In: V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. Anais do V ANPEd Sul. Curitiba, 2004. p. 1-13.

25.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Buscando Evidências da Aprendizagem Significativa nas Produções dos Alunos, em Ambiente de Modelagem Matemática. In: II SIPEM - Semiário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos-SP. Anais do II SIPEM. Santos: sbem, 2003. p. 1-20.

26.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Modelagem Matemática do processo de purificação de água: um estudo visando aprendizagem significativa em um curso de Química.. In: III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática, 2003, Piracicaba-SP. Anais do III CNMEM. Piracicaba-SP, 2003. p. 1-10.

27.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . O Ensino de Cálculo e as Atividades de Modelagem Matemática em Ambientes Informatizados.. In: VI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática., 2002, Campinas-SP. Anais do VI EBRAPEM. Campinas-SP: UNICAMP, 2002. v. 1. p. 76-81.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . O Processo de ensino e aprendizagem acontecendo num ambiente de Modelagem Matemática e Tecnologias Informáticas: buscando uma Aprendizagem Significativa.. In: VII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática., 2002, Foz do Iguaçú - PR. Anais do VII EPREM. Foz do Iguaçú - PR, 2002. p. 1-3.

2.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. ; SANTOS, Dirceu Brito dos ; DIAS, Michele Regiane ; FERRUZZI, Elaine . Modelagem Matemática no Ensino de Matemática. In: VII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática., 2002, Foz do Iguaçú. Anais do VII EPREM. Foz do Iguaçú, 2002. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALIFANI, V. L. ; BORSSOI, A. H. . Modelagem, Modelos Matemáticos e Recursos Digitais no Ensino de Engenharia. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE), 2017, Londrina. Anais do XXII SICITE. Londrina, 2017. v. 1.

2.
SOUZA, Luciana G. S. ; BORSSOI, A. H. ; FERRUZZI, Elaine . Estudo da Degradação do Herbicida Imazaquin: uma atividade de Modelagem matemática. In: II Encontro de Educação Matemática da UFF - Niterói, 2003, Niterói. Niterói, 2003.

3.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. . Modelagem Matemática da Evolução do Consumo de Água na Cidade de Londrina.. In: Semana da Matemática 2002 da UEL., 2002, Londrina. Caderno de Resumos, 2002. p. 24-24.

4.
BORSSOI, A. H.; COELHO, R. A. ; TIEPPO, Sandra Maria . O Uso da Informática Educativa no Estudo de Situações-Problema: Aplicações de Funções.. In: XV Semana da Matemática, 2001, Cascavel-PR. Caderno de Resumos, 2001.

5.
COELHO, R. A. ; BORSSOI, A. H. . Braquistócrona. In: XV Semana da Matemática, 2001, Cascavel. Caderno de Resumos, 2001.

6.
BORSSOI, A. H.. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral para o Ensino Médio.. In: XIV Semana da Matemática, 2000, Cascavel. Caderno de Resumos, 2000.

7.
COSER, I. J. ; BORSSOI, A. H. . A Matemática das Películas de Sabão.. In: IX Semana da Matemática, 1995, Cascavel. Caderno de Resumos, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
BORSSOI, A. H.. Recursos Educacionais para o Ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. ; FERRUZZI, E. C. . Tarefas desencadeadas em aulas com Modelagem Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIGUEL, R. L. ; BORSSOI, A. H. . Uma Modelagem Matemática para o Crescimento da Bactéria Escherichia coli. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIFFER, T. B. ; BORSSOI, A. H. . Modelagem Matemática em uma Sala de Aula de Física: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORSSOI, A. H.. Recursos Educacionais Digitais no Ensino de Matemática em cursos de Graduação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . A Tecnologia como aliada da Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, L. M. W. ; BORSSOI, A. H. . Aprendizagem Significativa e Linguagem: um olhar sobre atividades de modelagem matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORSSOI, A. H.. Modelagem Matemática para Ensinar e Aprender. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. ; ALMEIDA, L. M. W. . Atividades de Modelagem Matemática e uso da Tecnologia: uma análise Semiótica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Um olhar sobre os atributos para a aprendizagem significativa com uso de tecnologia em uma atividade de cálculo numérico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. . Podem atividades de modelagem matemática subsidiar unidades de ensino potencialmente significativas? Um ensaio teórico para a configuração dessa possibilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VERTUAN, R. E. ; BORSSOI, A. H. ; ALMEIDA, L. M. W. . Sobre o Papel da Mediação e da Intencionalidade em Atividades de modelagem Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
VERTUAN, R. E. ; BORSSOI, A. H. ; ALMEIDA, L. M. W. . O papel da mediação e da intencionalidade em atividades de Modelagem Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERRUZZI, Elaine ; BORSSOI, A. H. ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Alternativas de resolução de uma situação-problema por meio da modelagem matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BORSSOI, A. H.; FIDÉLIS, Reginaldo ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Consideraçãoes sobre a aprendizagem significativa em relação ao cálculo de área, por meio do conteúdo de 'integrais'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BORSSOI, A. H.. Problemas de Otimização e Modelagem Matemática de Situações Reais: Considerações sobre Atividades do PIBIC Jr. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BORSSOI, A. H.; FERRUZZI, Elaine ; CALDEIRA, Ademir Donizete ; BURAK, Dionisio . Mesa Redonda - Modelagem Matemática e a Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BORSSOI, A. H.. I Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORSSOI, A. H.. Parecerista da revista Zetetiké. 2018.

2.
BORSSOI, A. H.. Revista Contexto & Educação. 2017.

3.
BORSSOI, A. H.. Revista Vidya. 2017.

4.
BORSSOI, A. H.. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2017.

5.
BORSSOI, A. H.. Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2017.

6.
BORSSOI, A. H.. Livro do II SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios. 2015.

7.
BORSSOI, A. H.. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015.

8.
BORSSOI, A. H.. Coordenação de sessão de Comuniações Científicas e Relatos de Experiência na IX Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática.. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BORSSOI, A. H.. A fim de Conhecer. 2009; Tema: Ensino Tecnológico, Ensino e Educação Matemática. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, T. B. P. ; BORSSOI, A. H. . Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).

2.
BORSSOI, A. H.. Modelagem Matemática e Recursos Educacionais Digitais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALMEIDA, LOURDES M W ; SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. ; TORTOLA, E. . Anais do VII EPMEM. 2016. (Editoração/Anais).

4.
SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. . O significado em atividades de modelagem matemática: a tecnologia como aliada da semiótica. 2014. .

5.
ALMEIDA, L. M. W. ; BORSSOI, A. H. . Aprendizagem significativa e linguagem: um olhar sobre Atividades de modelagem matemática. 2014. .

6.
BORSSOI, A. H.. Atividades de Modelagem Matemática com o uso de Recursos Tecnológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BORSSOI, A. H.; PREVIERO, W. D. . Introdução ao Software Maple. 2011. .

8.
BORSSOI, A. H.; FERRUZZI, Elaine . Modelagem Matemática no Ensino de Graduação: possibilidades e encaminhamentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BORSSOI, A. H.. Atividades com o Software Geogebra no Ensino de Matemática. 2009. .

10.
BORSSOI, A. H.; FERRUZZI, Elaine ; FIDÉLIS, Reginaldo . Aplicações da Matemática no Estudo do Ambiente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. ; SOUZA, Luciana Gastaldi Sardinha ; DIAS, Michele Regiane . Modelagem Matemática e Aplicações da Matemática na Formação de Professores. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERRUZZI, E. C.; SIPLE, I. Z.; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Juliana Aparecida Alves da Costa. Diálogo em Sala de Aula: interações mediadas pela Investigação Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ARRUDA, S. M.; BORSSOI, A. H.; PASSOS, A. M.. Participação em banca de Fernando Henrique Pereira. Estudo sobre o Ensino de Geometria com o uso da FARMA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; LUCCAS, S.; FERRUZZI, E. C.. Participação em banca de Talita Breschiliare Piffer Freire. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: Delineando o Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias com vistas na Aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
VERTUAN, R. E.; ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Elenice Josefa Kolancko Setti. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - Desafios e Possibilidades na Efetivação de um Trabalho Interdisciplinar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
CARVALHO, A. M. F. T; BORSSOI, A. H.; PASQUINI, R C. G.. Participação em banca de Matheus Mota Dias. De Trabalhos de Arquimedes: estudos e aplicações. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
ALVES, M. O.; BORSSOI, A. H.; TERAMON, N.. Participação em banca de Wander de Oliveira. Matemática e Música: interdisciplinaridade no ensino da Trigonometria e uma Proposta de Atividades para a sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Matematica) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
GIANOTTO, D. E. P.; BORSSOI, A. H.; CIRINO, M. M.; FUSINATO, P. A.; FRANCO, V. S.. Participação em banca de Maisa Lucia Cacita Milani. Investigação acerca do Ensino de Geometria Analítica numa abordagem baseada em vídeos. 2018. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ALMEIDA, L. M. W.; BORSSOI, A. H.; SOUZA, E. G.; VERONEZ, M. R. D.. Participação em banca de Henrique Cristiano Thomas de Souza. Um olhar sobre o fazer Modelagem Matemática à luz da Filosofia de Wittgenstein. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
ALMEIDA, L. M. W.; BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P.; KATO, L. A.; BISOGNIN, V.. Participação em banca de Cíntia da Silva. Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Doutorado
1.
ALMEIDA, L. M. W.; BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P.; KATO, L. A.; BISOGNIN, V.. Participação em banca de Cíntia da Silva. Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática2. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
GIANOTTO, D. E. P.; FUSINATO, P. A.; FRANCO, V. S.; BORSSOI, A. H.; CIRINO, M. M.. Participação em banca de Maisa Lucia Cacita Milani. Aprendizagem Significativa de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma abordagem pedagógica baseada em vídeos... 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
GIANOTTO, D. E. P.; FUSINATO, P. A.; FRANCO, V. S.; BORSSOI, A. H.; CIRINO, M. M.. Participação em banca de Maisa Lucia Cacita Milani. Aprendizagem Significativa de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma abordagem pedagógica baseada em vídeos... 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; KLUBER, T. E.; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Elenice Josefa Kolancko Setti. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - Desafios e Possibilidades na Efetivação de um Trabalho Interdisciplinar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SIPLE, I. Z.; BORSSOI, A. H.; AGUIAR, R.. Participação em banca de Dienifer Tainara Cardoso. Resolução de Problemas e o software GeoGebra no Ensino-Aprendizagem de Otimização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
FERRUZZI, E. C.; SIPLE, I. Z.; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Juliana Aparecida Alves da Costa. Investigação Matemática: uma análise da sua contribuição para a Aprendizagem de Matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
ALMEIDA, L. M. W.; BORSSOI, A. H.; PASQUINI, R C. G.. Participação em banca de Ângela Maria Lourenção Gerolomo. Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa: um olhar para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, K. A. P.; BORSSOI, A. H.; FERREIRA, P. E. A.. Participação em banca de Victor Hugo dos Santos Gois. Modelagem Matemática no ensino de funções trigonométricas uma proposta por meio da THA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Matemática e Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BORSSOI, A. H.; CAMPOS, I. M.; GUEDES, R.T.. Participação em banca de EDER CRAVAINI. UMA ABORDAGEM SOBRE O USO EFICIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA CONTRIBUIR COM A CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BORSSOI, A. H.; SILVA, A. P.; PREVIERO, W. D.. Participação em banca de MAISA LUCIA CACITA MILANI. O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA ?GEOGEBRA? PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
SILVA, A. P.; BORSSOI, A. H.; CAMPOS, I. M.. Participação em banca de Silmara de Almeida. A Visão Geométrica do Espaço Construída a partir do Plano: um estudo dos Prismas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
FERRUZZI, Elaine; BORSSOI, A. H.; FRANCISCO, D.A.. Participação em banca de Maria Rosana Soares. Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental I. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
FERRUZZI, Elaine; CAMPOS, I. M.; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Thaise Rodrigues Claudino Simione. Importância de Jogos Computacionais na Resolução de Problemas Matemáticos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
BORSSOI, A. H.; MASCHIO, J.; CAMPOS, I. M.. Participação em banca de Luciane Aparecida Morais Vieira. Modelagem na Educação Matemática: sua utilização na recuperação da mata ciliar do rio Lageado Liso, no Município de Sapopema.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
BORSSOI, A. H.; SILVA, A. P.; CARDOSO, L. R.. Participação em banca de Angelita de Farias. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
BORSSOI, A. H.; MASCHIO, J.; CAMPOS, I. M.. Participação em banca de Maria José Candido Closs. Matemática e Tributos: contextualização do ensino da Matemática por meio do estudo dos impostos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
FERRUZZI, Elaine; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Tony Rafhael da Souza Bueno. Uma Proposta para introduzir o ensino de funções de primeiro grau através da Modelagem Matemática e da Física. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; VIANA, Carlos Roberto. Participação em banca de Vânia Piccolo Spadão Bogo. O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TREVISAN, A. L.; BORSSOI, A. H.; ROCHA, Z. F. D. C.. Participação em banca de Suelen Aparecida Mondek.Proposta de tarefas com caráter interdisciplinar para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
TREVISAN, A. L.; BORSSOI, A. H.; ROCHA, Z. F. D. C.. Participação em banca de Suelen Aparecida Mondek.Uma Propposta de Interdisciplinaridade entre Química e Cálculo num curso de Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BELLO, Samuel E. L.; BASSOI, Tânia Stella; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Anderson Cleiton Silva Leite.Da didática da matemática ao repensar da prática pedagógica. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SIMOES, M. H.; BORSSOI, A. H.; TREVISAN, A. L.. Concurso Público para Professor do Magistério Superior, do Campus Apucarana. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BORSSOI, A. H.; FIDÉLIS, Reginaldo; GUEDES, R.T.. Concurso Público para professor: Matemática/ Cálculo e Álgebra Campus, Londrina. 2009.

3.
BATISTUS, D. R.; BORSSOI, A. H.; CARDOSO, R.. Concurso Público para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Campus Francisco Beltrão. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
BORSSOI, A. H.; STURION, L.; BORTOLATTO, R. B.. Processo Seletivo para Professor do Magistério Superior. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FERRUZZI, Elaine; BORSSOI, A. H.; FONTANINI, M. L. C.. Processo Seletivo para Professor da Carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Campus de Londrina. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.RECURSOS TECNOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA EM DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. 2017. (Encontro).

2.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL e. 2017. (Encontro).

3.
Encontro Nacional de Educação Matemática.Tarefas desencadeadas em aulas com modelagem matemática. 2016. (Encontro).

4.
IX CNMEM - Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.. Considerações sobre o uso que alunos envolvidos com atividades de modelagem fazem da tecnologia.. 2015. (Congresso).

5.
VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Delineamento de uma Sequência de Tarefas para um Ambiente Educacional de Cálculo. 2015. (Congresso).

6.
V ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.A tecnologia como aliada da Aprendizagem significativa em atividades de Modelagem matemática.. 2014. (Encontro).

7.
VI EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Modelagem Matemática e Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Matemática. 2014. (Encontro).

8.
I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem.Algumas Considerações sobre a Integração da Modelagem Matemática e das Tecnologias para a Aprendizagem Significativa dos Estudantes. 2013. (Simpósio).

9.
VIII CNMEM - Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Atividades de Modelagem Matemática e uso da Tecnologia: uma análise Semiótica. 2013. (Congresso).

10.
IV ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.Um olhar sobre os atributos para a aprendizagem significativa com uso de tecnologia em uma atividade de cálculo numérico. 2012. (Encontro).

11.
V EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Atividades de Modelagem Matemática com o uso de Recursos Tecnológicos. 2012. (Encontro).

12.
V SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O PAPEL DA MEDIAÇÃO E DA INTENCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2012. (Seminário).

13.
VII Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática. Alternativas de resolução de uma situação-problema por meio da modelagem matemática. 2011. (Congresso).

14.
XI Encontro Paranaense de Educação Matemática.Consideraçãoes sobre a aprendizagem significativa em relação ao cálculo de área, por meio do conteúdo de. 2011. (Encontro).

15.
IV EPMEM.Modelagem Matemática no Ensino de Graduação: possibilidades e encaminhamentos. 2010. (Encontro).

16.
Maxi Encontro de Universidades e Profissões.Potencial e características dos cursos oferecidos pela UTFPR Campus Londrina. 2009. (Encontro).

17.
VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2009. (Congresso).

18.
REUNI - Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. 2008. (Seminário).

19.
Vista Técnica à Mata dos Godoy: I Semana de Tencologia e Meio Ambiente. 2008. (Outra).

20.
I Colóquio de Controle e Automação do Norte do Paraná. 2007. (Outra).

21.
XXXIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2007. (Simpósio).

22.
IV Semana de Extensão Universitária de Matemática.Modelos Matemáticos Obtidos por Ajustes de Curvas. 2006. (Encontro).

23.
VI Jornada Científica de Matemática.Modelagem e Solução de Problemas por Programação Linear: alguns aspectos introdutórios (Palestra). 2006. (Encontro).

24.
do 1° ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.1° ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2005. (Encontro).

25.
I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2004. (Encontro).

26.
III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática. III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática. 2003. (Congresso).

27.
II SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática..II SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.. 2003. (Seminário).

28.
XXVI CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. XXVI CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2003. (Congresso).

29.
Semana da Matemática - 2002.Semana da Matemática - 2002. 2002. (Encontro).

30.
Seminário: Como a demonstração é considerada em diversas áreas do conhecimento.Seminário: Como a demonstração é considerada em diversas áreas do conhecimento. 2002. (Seminário).

31.
VI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática..VI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.. 2002. (Encontro).

32.
VII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática..VII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.. 2002. (Encontro).

33.
VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

34.
XV Semana da Matemática.XV Semana da Matemática. 2001. (Outra).

35.
.VI EPREM -Encontro Paranaense de Educação Matemática e VI Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática. 2000. (Encontro).

36.
III ICASE - Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência.III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência. 1999. (Simpósio).

37.
.Seminário Estadual para Professores de Matemática. 1998. (Seminário).

38.
.XII Semana de Matemática. 1998. (Outra).

39.
.Seminário de Atualização Curricular em Matemática - 5ª a 8ª série. 1997. (Seminário).

40.
.XI Semana de Matemática. 1997. (Outra).

41.
.II Encontro de Matemática Computacional: Scientific Computing with Automatic Result Verification. 1996. (Encontro).

42.
.X Semana de Matemática. 1996. (Outra).

43.
.EIMAC'96 - Escola de Inverno de Matemática Aplicada e Computacional. 1996. (Outra).

44.
.Ciclo de Conferências sobre Infomática Aplicada à Educação. 1996. (Outra).

45.
.IX Semana de Matemática. 1995. (Outra).

46.
Curso de Atualização para Professores de 5ª a 8ª Séries.Curso de Atualização para Professores de 5ª a 8ª Séries. 1995. (Outra).

47.
.VIII Semana Acadêmica de Matemática. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, L. M. W. ; SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. ; TORTOLA, E. . VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2016. (Congresso).

2.
BORSSOI, A. H.. V SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Congresso).

3.
BORSSOI, A. H.. V EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2012. (Congresso).

4.
KATO, L. A. ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BURAK, Dionisio ; BORSSOI, A. H. ; FERRUZZI, Elaine . IV EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2010. (Congresso).

5.
PRATES, K. V. M. C. ; BORSSOI, A. H. . I Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2009. (Congresso).

6.
WIRGUES, E. S. ; FONTANINI, M. L. C. ; VIEIRA, L. M. ; PRATES, K. V. M. C. ; BORSSOI, A. H. . I Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2008. (Congresso).

7.
MATIOLI, L. C. ; YUN, Y. J. ; HOTO, Robinson Samuel Vieira ; BORSSOI, A. H. ; OUTROS . XI ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2007. (Congresso).

8.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. ; SOUZA, Luciana G. S. ; DIAS, Michele Regiane ; FERRUZZI, Elaine ; FIDÉLIS, Reginaldo ; SANTOS, Dirceu Brito dos . I EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2004. (Congresso).

9.
BORSSOI, A. H.. VII EPREM. 2002. (Congresso).

10.
BORSSOI, A. H.. XV Semana da Matemática. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Camila Garbelini da Silva. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Rodrigo Tavares. Explorando os conceitos de Integrais em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Caroline Louise Lima da Cruz. a definir. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática e Ciências (anos finais do Fundamental e Ensino Médio)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Dirce Luiza Feraz de Lima. a definir. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática e Ciências (anos iniciais do Fundamental)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pamela de Almeida Laurentino. O Ambiente Educacional para Aprendizagem de Matemática associado ao Ensino Híbrido. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Talita Breschiliare Piffer Freire. Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Adriana Helena Borssoi.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucimara Machado Borges. O uso de tecnologia com Educação Financeira contribui para o aprendizado da Matemática?. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Matemática e Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

2.
ROSECLAYR SILVA VAZ SPROGER. Contribuições da Educação Matemática para a Educação Financeira no Ensino de Jovens e Adultos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EDUC. PROF. INT. A EDUC. BÁS. NA MODAL. EDUC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

3.
MAISA LUCIA CACITA MILANI. O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA ?GEOGEBRA? PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

4.
EDER CRAVAINI. UMA ABORDAGEM SOBRE O USO EFICIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA CONTRIBUIR COM A CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

5.
Maria José Candido Closs. Matemática e Tributos: contextualização do ensino da Matemática por meio do estudo dos impostos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

6.
Angelita de Farias. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

7.
Luciane Aparecida Morais Vieira. Modelagem na Educação Matemática: sua utilização na recuperação da mata ciliar do rio Lageado Liso, no Município de Sapopema.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Instrumentalização para o Ens. Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

8.
Vania Piccolo Spadão Bogo. O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2005. 38 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

Iniciação científica
1.
Vitória Lisboa Califani. Modelagem Matemática e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

2.
Roseane de Lourdes Miguel. Estudo e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para conceitos de matemáticos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

3.
Emanuele Regina Andrade dos Santos. Modelagem Matemática Aplicada à Educação Tecnológica. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em MeioAmbiente) - Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, Fundação Araucária. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

4.
Rodrigo Albano Brandão. Aspectos Introdutórios de Problemas de Otimização e Modelagem Matemática de situações reais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Adriana Helena Borssoi.

Orientações de outra natureza
1.
Airan Priscila De Farias. Recursos Digitais para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Adriana Helena Borssoi.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Um olhar sobre os atributos para a aprendizagem significativa com uso de tecnologia em uma atividade de cálculo numérico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; BORSSOI, A. H. . Podem atividades de modelagem matemática subsidiar unidades de ensino potencialmente significativas? Um ensaio teórico para a configuração dessa possibilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. ; ALMEIDA, L. M. W. . Atividades de Modelagem Matemática e uso da Tecnologia: uma análise Semiótica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. . A Tecnologia como aliada da Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BORSSOI, A. H.. Atividades de Modelagem Matemática com o uso de Recursos Tecnológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BORSSOI, A. H.. A fim de Conhecer. 2009; Tema: Ensino Tecnológico, Ensino e Educação Matemática. (Blog).



Outras informações relevantes


Coordenadora do Curso de Especialização em Instrumentalização para o Ensino de Matemática. UTFPR, Campus Cornélio Procópio. Ano de 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:19:48