Tiago Kramer de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8052841775333738
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2012). Desenvolve pesquisas sobre a História do Brasil Colonial, abordando diversas temáticas: a formação de ambientes rurais, as práticas mercantis, a espacialização das relações econômicas, a história da cartografia, as conquistas portuguesas na América no século XVIII, as fronteiras do comércio colonial na América, entre outras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Kramer de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em História Econômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desconstruindo velhos mapas, revelando espacializações: a economia colonial no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: José Jobson de Andrade Arruda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Ruralidade na terra da conquista: ambientes rurais luso-americanos no centro da América do Sul (1719-1750),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Carlos Alberto Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: América Portuguesa; Economia Colonial; Sociedade Colonial; ruralidade.
2001 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Ruralidade de campesinato na terra da conquista: considerações sobre a formação do meio agrário em Mato Grosso.
Orientador: Suelme Evangelista Fernandes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas História da América Portuguesa (Graduação em História) Historiografia (Mestrado em História) Encargos Administrativos Coordenador de Estágios do Departamento de História Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Economia (Modalidade EAD) Membro do Colegiado do Curso de História (Modalidade EAD)


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da disciplina de História da América I Professor da disciplina de Ensino de História Coordenador de Estágio do curso de História


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas ministradas: Mato Grosso I (Campus Cáceres) Brasil I (Campus Cáceres) Estágio Supervisionado III (Campus Cáceres) Estágio Supervisionado I ( Parceladas / Jaciara) Contemporânea II (Parceladas / Jaciara) Além das disciplinas fui Coordenador Pedagógico do pólo de Nova Xavntina do curso de Pedagogia modalidade a distância, cumprindo carga horária de 10 horas semanais no Cead (Coordenadoria de Ensino Aberto e a Distância).


Escola Carmelita Couto, ECC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola Estadual Raimundo Pinheiro, EERP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Espacializações coloniais: a produção cartográfica e a dinâmica espacial da economia colonial (Brasil, séc. XVI-XVIII)
Descrição: O projeto explora a relação entre produção cartográfica e a dinâmica da economia colonial no Brasil entre os séculos XVI e XVIII. O objetivo do projeto é desenvolver estudos que analisem a produção dos mapas (agentes sociais envolvidos, conhecimentos eruditos e não eruditos mobilizados, redes de contato estabelecidas, e etc) e a forma como esses mapas expressam as conexões entre cartografia e economia. Esta pesquisa pretende explorar com profundidade as relações entre as representações produzidas sobre o espaço do Brasil colonial (mapas, textos, crônicas, correspondências, entre outras) e a espacialização das mais diversas atividades econômicas (comércio, extrativismo, agricultura, pecuária, pesca, e etc). O recorte temporal e espacial é bastante amplo: Brasil, século XVI-XVIII. Tal recorte não implica na pretensão de oferecer uma narrativa exaustiva sobre as relações entre cartografia e economia em cada capitania ao longo de três séculos. O recorte explicita a preocupação em não regionalizar processos que precisam ser percebidos articulados uns aos outros, em diversas escalas. A restrição espacial ao Brasil diz respeito ao corpo documental da pesquisa, o que não implica em deixar de explorar as conexões entre as espacializações coloniais no Brasil e outras partes da América e do globo. Ao contrário, é na exploração dessas conexões que reside o que acreditamos ser o caráter mais original desta pesquisa, que pretende ultrapassar os limites tanto da historiografia ?nacional? quanto dos recortes ?imperiais? que circunscrevem a dinâmica colonial do Brasil ao âmbito do império português..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Kramer de Oliveira - Coordenador / André Fernandes dos Passos - Integrante / Juliana Panchiniak Fernandes - Integrante / Paloma Natalia Riquetta Nervi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2015 - Atual
A espacialização da economia colonial nas minas de Goiás: desconstruindo mapas, revelando espacializações
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a espacialização das atividades econômicas - particularmente das atividades agrárias - nos territórios das minas de Goiás, na primeira metade do século XVIII e sua conexão com as redes mercantis e com atividades econômicas espacializadas em outras regiões. Como documentação privilegiada para análise utilizamos cartas de sesmarias, registros de patentes e provisões, correspondências entre autoridades e ainda - com especial ênfase - a documentação cartográfica coeva. Não temos como pretensão um mapeamento exaustivo da localização e do quantitativo de terras utilizadas para agricultura e a pecuária nas minas de Goiás, mas sim revelar os laços que ligavam os territórios das minas de Goiás a dinâmicas econômicas mais amplas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tiago Kramer de Oliveira - Coordenador / Luiz Felipe Florentino - Integrante / Juliana Panchiniak Fernandes - Integrante / Paloma Natalia Riquetta Nervi - Integrante.
2006 - 2008
A terra da conquista: posses, datas, sesmarias e chãos urbanos na parte central da América do Sul (1721-1752)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Tiago Kramer de Oliveira - Integrante / ROSA, Carlos Alberto - Coordenador / Maria Auxiliadora de Arruda Campos - Integrante / Silva, Vanda da. - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2006
Development of sustainable agroforestry systems based on indigenous and marron knowledge in the Guyana Shield Region - GUYAGROFOR
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tiago Kramer de Oliveira - Integrante / José Carlos Leite - Coordenador / Verone Cristina da Siva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2005
Modos de vida, representações sociais e saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Peld sítio 12: Pantanal Norte: estudos integrados dos processos ecológicos e sociais com vistas a conservação da biodiversidade. Sub-projeto: Terrra e Trabalho no Pantanal Norte
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tiago Kramer de Oliveira - Integrante / Sueli Pereira Castro - Coordenador / Carlos Alberto Castro - Integrante / Paula Luciana da Silva - Integrante / Greice Caroline Guerro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de2018OLIVEIRA, Tiago Kramer de. La expedición filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira. Boletín de la Sociedad Geográfica Española, v. 60, p. 60-73, 2018.

2.
OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE2015OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE. Por uma cartografia da conquista: considerações sobre as espacializações portuguesas no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII). FRONTEIRAS: REVISTA DE HISTÓRIA, v. 17, p. 48-66, 2015.

3.
DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2015 DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER. O capital mercantil no centro da América do Sul e as fronteiras do comércio na América colonial (primeira metade do século XVIII). Revista de Indias, v. 75, p. 681-710, 2015.

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de2015 OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Roças, fazendas, engenhos, currais: uma cartografia da ruralidade colonial nas Minas do Cuiabá (primeira metade do século XVIII). Revista de Historia (USP), v. 173, p. 211-251, 2015.

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2014OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Cartografia e Natureza: os mapas do sertanismo (primeira metade do século XVIII). Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 13, p. 9-24, 2014.

6.
OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE2014OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE. Descontruindo mapas, revelando espacializações: reflexões sobre o uso da cartografia em estudos sobre o Brasil colonial. Revista Brasileira de História (Online), v. 34, p. 151-174, 2014.

7.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2013 OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Cartografias do ?sertão?: os mapas sertanistas no discurso histórico de Jaime Cortesão e Sergio Buarque de Holanda. Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso), v. 6, p. 188-210, 2013.

8.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2011OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Roceiros e camponeses no centro da América do Sul : a questão do campesinato em Mato Grosso no século XVIII. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, v. 68-69, p. 97-115, 2011.

9.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2011OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Decifrando hieróglifos: o capital mercantil no centro da América do Sul (1718-1750). Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso), v. 20, p. 661-690, 2011.

10.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2011OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A paisagem do Pantanal e a ruralidade nas minas do Cuiabá (primeira metade do século XVIII). Revista de Historia (USP), v. 0, p. 161-194, 2011.

11.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2011OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Entre o físico e o poético: considerações sobre a questão do espaço na historiografia contemporânea.. Outros Tempos, v. 8, p. 1-23, 2011.

12.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2011 OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Entre o oficial e o costumeiro: o exercício dos poderes e a espacialização da ruralidade no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII). Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 19, p. 129-157, 2011.

13.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2010OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Foucault revoluciona a história? Considerações sobre a obra Vigiar e Punir e a produção de conhecimento em História. Outros Tempos, v. 7, p. 80-99, 2010.

14.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2009OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Além da carestia e do isolamento: produção rural e redes de comércio nas minas do Cuiabá e do Mato Grosso (1716-1750). História e economia, v. 6, p. 13-31, 2009.

15.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de;OLIVEIRA, TIAGO KRAMER DE;DE OLIVEIRA, TIAGO KRAMER2008OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Jogos monetários na fronteira do Império Português: produção rural e comércio no centro da América do Sul (1716-1750). TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS (UFMT. IMPRESSO), v. 1, p. 245-272, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Fronteiras do comércio e a expansão da ruralidade colonial na América portuguesa. In: Fernando Lobo Lemes; Renata Cristina de Sousa Nascimento. (Org.). Entre Europa, África e América: mundos ibéricos no Atlântico Sul. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2017, v. , p. 179-194.

2.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Campesinato colonial no centro da América do Sul: considerações sobre algumas matrizes do pensamento historiográfico brasileiro. In: João Edson de Arruda Fanaia; Osvaldo Mariotto Cerezer; Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Escrita da História. Cáceres: Unemat, 2010, v. , p. 536-544.

3.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. De que é feito o ouro? Considerações sobre a reproduão econômica nas minas de Cuiabá e Mato Grosso. In: João Edson de Arruda Fanaia; Osvaldo Mariotto Cerezer; Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Escrita da História. 1ed.Cáceres: Unemat, 2010, v. , p. 545-554.

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . A gente pantaneira e a diversidade social no Pantanal Norte. In: Tereza Cristina C. de Sousa-Higa. (Org.). Estudos Sul-Americanos: sociologia, economia e dinâmica territorial na área central do Continente. 1ed.Cuiabá: Ed. UFMT, 2008, v. , p. 365-372.

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Entre dois impérios: conquistas portuguesas e ruralidade no centro da América do Sul (1716-1750). In: Leny Caselli Anzai; Maria Cristina Bohn Martins. (Org.). Histórias coloniais em áreas de fronteiras: índios, jesuítas e colonos. 1ed.São Leopoldo; Cuiabá: Oikos; Unisinos; EdUFMT, 2008, v. , p. 17-49.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A 'cartografia sertanista' e as conquistas portuguesas no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII). In: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica., 2015, Braga. Atas do VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, 2015. p. 65-84.

2.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Fronteiras do comércio e a expansão da ruralidade colonial na América Portuguesa (primeira metade do XVIII). In: II Congresso Internacional de História ?Entre Europa, África e América: o Império Português no Atlântico Sul, 2014, Goiânia. Anais. Goiânia, 2014. v. 1. p. 470-482.

3.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Cartografia e Natureza: os Mapas do Sertanismo (primeira metade do século XVIII). In: 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2014. p. 1120-1138.

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Por uma cartografia da conquista: espacializações portuguesas no centro da América do Sul (1718-1752). In: I Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica, 2011, Parati. Anais do I Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica, 2011. p. 1-18.

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A construção da fronteira no centro da América do Sul: as representações espaciais e a territorialização de ambientes coloniais na primeira metade do século XVIII. In: 3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia, 2010, São Paulo. 3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia - Memórias do evento, 2010. p. 1-16.

6.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Campesinato e escravidão no centro da América do Sul. In: Simpósio de pós-graduação em História Econômica, 2008. Anais do Simpósio de Pós-Graduação em História Econômica, 2008.

7.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. De que é feito o ouro? Considerações sobre a reproduão econômica nas minas de Cuiabá e Mato Grosso. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. Anais do V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008. p. 539-549.

8.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Campesinato colonial no centro da América do Sul: considerações sobre algumas matrizes do pensamento historiográfico brasileiro. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. Anais do V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008. p. 530-540.

9.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Formação e reprodução de espacialidades rurais no extremo oeste da América Portuguesa. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos: anais do XXV Simpósio Nacional de História.. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

10.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. O "fetichismo" do ouro: ruralidade, comércio e mercado interno no centro da América do Sul. In: VII Congresso Brasileiro de História Econômica. 8ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2007. VII Congresso Brasileiro de História Econômica. 8ª Conferência Internacional de História de Empresas. Aracaju, 2007.

11.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade, Comércio e Mercado Interno em Mato Grosso (1719-1750). In: III Encontro Nacional de Pós-graduação em História Econômica e I Conferência Internacional de História Economica, 2006, Campinas. Anais da I Conferência Internacional de História Econômica e III Encontro de Pós-Graduação em História Economica. Campinas, 2006. v. 1. p. 1-25.

12.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. As relações metrópole-colônia e a formação do meio agrário em Mato Grosso (1719-1750). In: I Encontro Nordestino de História Colonial, 2006, João Pessoa. Anais do I Encontro Nordestino de História Colonial, 2006.

13.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade e diversidade social no pantanal norte. In: VI SINPAN (Simpósio sobre recursos naturais e socio-econômicos do Pantanal), 2004, Corumbá-MT. Sinpan 2004, 2004.

14.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. O sentido da colonização e a civilização Ibero-Americana. In: 8º Simpósio Internacional Processo Civilizador, História e Educa, 2004, João Pessoa. Anais do 8º Simpósio Internacional Processo Civilizador, História e Educa. João Pessoa, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Fronteiras do comércio e a expansão da ruralidade colonial na América Portuguesa (primeira metade do XVIII). In: II Congresso Internacional de História ?Entre Europa, África e América: o Império Português no Atlântico Sul?, 2014, Goiânia. Anais. Goiânia, 2014. p. 86-86.

2.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Cartografia e Natureza: os mapas do sertanismo (primeira metade do século XVIII). In: 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2014. p. 1120-1120.

3.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. O centro da América do Sul em velhos mapas: notas de pesquisa sobre a ruralidade nas minas do Cuiabá. In: V Congresso de pós-graduandos em História Econômica, 2012. Anais do V Congresso de Pós-graduandos em História Econômica, 2012. p. 64-64.

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A construção da fronteira no centro da América do Sul: as representações espaciais e a territorialização de ambientes coloniais na primeira metade do século XVIII. In: 3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia, 2010, São Paulo. 3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia - Memórias do evento, 2010.

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Campesinato e escravidão no centro da América do Sul. In: Simpósio de Pós-Graduação em História Economica, 2008, São Paulo. Simpósio de Pós-Graduação em História Economica, 2008.

6.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. De que é feito o ouro? Considerações sobre a reprodução econômica nas minas do Cuiabá e do Mato Grosso. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. Anais do V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008.

7.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Campesinato colonial no centro da América do Sul: considerações sobre algumas matrizes do pensamento historiográfico brasileiro. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. Caderno de resumos do V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008.

8.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; BORGES, Ana Carolina ; DOMINGOS, Flávia Kurunczi ; SANTOS, andro Aparecido Lima dos . Entre Narrativa e Conhecimento: Considerações Sobre Limites e Possibilidades do Fazer Historiográfico. In: XII Semana de História e IV Encontro Regional da ANPUH-MT, 2007, Rondonópolis. Anais do XII Semana de História e IV Encontro Regional da ANPUH-MT. Rondonópolis, 2007.

9.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Formação e reprodução de espacialidades rurais no extremo oeste da América Portuguesa. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos: Caderno de Resumos [do] 24º Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Oikus, 2007. p. 419-419.

10.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. O "fetichismo" do ouro: ruralidade, comércio e mercado interno no centro da América do Sul. In: VII Congresso Brasileiro de História Econômica. 8ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2007, Aracaju. Livro de Resumos. Aracaju, 2007.

11.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade na terra da conquista: ambientes rurais luso-americanos no centro da América do Sul (1716-1750). In: I Seminário de Integração da Graduação e da Pós-Graduação, 2007, Cuiabá. Caderno de Resumos I Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação, 2007.

12.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Considerações sobre as práticas rurais na fronteira entre os territórios portugueses e espanhóis no centro da América do Sul (1719 - 1750). In: II Seminário Internacinal de Estudos Regionais Sul-americanos, 2006, Cuiabá. Anais do II Seminário Internacinal de Estudos Regionais Sul-americanos, 2006.

13.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. As imagens de Mato Grosso no livro didático. In: XI Seminário de Ensino e Pesquisa de História:, 2005. Anais do XI Seminário de Ensino e Pesquisa de História, 2005.

14.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Considerações sobre o modus operandi da formação do meio agrário em Mato Grosso(1719-1850). In: Encontro de Economia Mato-grossense, 2004, Cuiabá. Encontro de Economia Mato-grossense, 2004.

15.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade e modo de vida no pantanal norte. In: XII Encontro de iniciação científica, 2004, Cuiabá. XII Encontro de iniciação científica. Cuiabá: Ed. Doc Center, 2004. v. 1. p. 161-161.

16.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . A gente pantaneira e diversidade social no Pantanal Norte. In: I Seminário Internacional de Estudos Regionais Sul-americanos, 2004, Cuiabá. Anais do II Seminário Internacional de Estudos Regionais Sul-americanos, 2004.

17.
CASTRO, Carlos Alberto ; CASTRO, Sueli Pereira ; OLIVEIRA, Tiago Kramer de ; SILVA, Paula Luciana . Terra e Trabalho no Pantanal Norte do Brasil. In: 56ª SBPC, 2004, Cuiabá. Anais da 56ª SBPC, 2004.

18.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Formação e Reprodução da Ruralidade na Terra da Conquista: os sujeitos e seus espaços na composição do ambiente pantaneiro. In: 56ª Reunião da SBPC, 2004, Cuiabá. Anais da 56ª Reunião da SBPC, 2004.

19.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A reconstrução da ruralidade tradicional no Pantanal Norte de Mato Grosso. In: XI encontro de iniciação científica, 2003, Cuiabá-MT. XI encontro de iniciação científica. Cuiabá: Ed. Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT), 2003. p. 125-125.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Cartografia e Colonialidade: os mapas ?sertanistas? e a continentalidade das espacializações coloniais (primeira metade do século XVIII). COLONIAL LATIN AMERICAN REVIEW, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; PASSOS, André Fernandes ; KUHN, Fábio . Tráfico e escravidão no sul de Santa Catarina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; KUHN, Fábio ; HAMEISTER, Marta . Conquista e colonização no litoral sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A Terra dos Patos: Considerações sobre a história e a cartografia do litoral sul de Santa Catarina (1519- 1640). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A 'cartografia sertanista' e as conquistas portuguesas no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Fronteiras do Comércio e a expansão da ruralidade colonial na América Portuguesa (primeira metade do século XVIII). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Cartografia e Natureza: os Mapas do Sertanismo (primeira metade do século XVIII). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Trajetória profissional como historiador e sua experiência de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. O centro da América do Sul em velhos mapas: notas de pesquisa sobre a ruralidade nas minas do Cuiabá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A ruralidade colonial e a desconstrução da paisagem pantaneira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A construção da fronteira no centro da América do Sul: as representações espaciais e a territorialização de ambientes coloniais na primeira metade do século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. O rural entre a política e a economia: ruralidade, administração e comércio no centro da América do Sul (1716-1750). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Tempos em espaços: problematizando a prática pedagógica de História e de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. De que é feito o ouro? Considerações sobre a reproduão econômica nas minas de Cuiabá e Mato Grosso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade. comércio e mercado interno em Mato Grosso (1719-1750). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Formação do meio rural e campesinato na terra da conquista (1719-1750). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Considerações sobre as práticas rurais na fronteira entre os territórios portugueses e espanhóis no centro da América do Sul (1719 - 1750). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Considerações sobre o modus operandi da formação do agrário no Pantanal Norte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade e modo de vida no Pantanal Norte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A Reconstrução da Ruralidade Tradicional no Pantanal Norte do Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Formação e Reprodução da Ruralidade na Terra da Conquista: os sujeitos e seus espaços na composição do ambiente pantaneiro.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CASTRO, Sueli Pereira ; CASTRO, Carlos Alberto ; OLIVEIRA, Tiago Kramer de . Terra e Trabalho no Pantanal Norte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . A gente pantaneira e diversidade social no Pantanal Norte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade e diversidade social no Pantanal Norte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A Reconstrução da Ruralidade Tradicional no Pantanal Norte de Mato Grosso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Terra e Trabalho no Pantanal Norte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Estudos Preliminares do Pantanal Norte- Matogrossense: Distrito de Joselândia e Comunidades Ribeirinhas.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Ruralidade e campesinato na terra da conquista: considerações sobre o modus operandi da formação do meio agrário em Mato Grosso (1719-1750) 2005 (Monografia de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Membro da Comissão Assessora de História do INEP (Enade/2017). 2017.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Parecerista ad hoc da Revista História das Empresas & História Econômica. 2018.

2.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Parecerista ad hoc da Revista Anais do Museu Paulista. 2016.

3.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Parecerista ad hoc da Revista Maracanan (PPGH-UERJ). 2016.

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Parecerista ad hoc da Revista Anuario de Estudios Americanos. 2016.

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Parecerista ad hoc da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). 2014.

6.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Parecerista ad hoc da revista Territórios e Fronteiras. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; BORGES, Ana Carolina ; DOMINGOS, Flávia Kurunczi ; SANTOS, andro Aparecido Lima dos . Entre narrativa e conhecimento: considerações sobre os limites e possibilidades do fazer historiográfico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROSA, Carlos Alberto ; JESUS, Nauk Maria de ; OLIVEIRA, Tiago Kramer de . Terra da Conquista: 280 anos do governo local em Cuiabá. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . Terra e Trabalho no Pantanal Norte - 1º Semestre/2005. 2005. (Relatório de pesquisa).

4.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . Terra e Trabalho no Pantanal Norte - Relatório Final. 2005. (Relatório de pesquisa).

5.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de. A relação entre sociedade e natureza na obra de Karl Marx. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . Terra e Trabalho no Pananal Norte - 1º Semestre/2004. 2004. (Relatório de pesquisa).

7.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . Terra e Trabalho no Pantanal Norte - 2º Semestre/2004. 2004. (Relatório de pesquisa).

8.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . Terra e Trabalho no Pantanal Norte - 2º Semestre/2003. 2003. (Relatório de pesquisa).

9.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; CASTRO, Sueli Pereira . Terra e Trabalho no Pantanal Norte - 1º Semestre/2003. 2003. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NODARI, Eunice S.; CARVALHO, Miguel M. X. de; KLUG, João; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Esther Mayara Zamboni Rossi. "Subindo a serra": migrações, indústria madeireira e as transformações da paisagem nos campos de altitude no Rio Grande do Sul (1890-1970). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
KLUG, João; VOS, Jelmer; WAGNER, A. P.; MORTARI, Claudia; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de José Nilo Bezerra Diniz. Os mapas que fizeram Angola: desenhos e desígnios na produção cartográfica do sul de Angola (1785-1886). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NODARI, Eunice S.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de; KANTOR, Iris; FUNES, E.; RIOS, Kênia. Participação em banca de Antonio José Alves de Oliveira. "Para vir a ser a mais florente de toda a América Portuguesa": leituras do mundo natural, geografias coloniais e projeções nos sertões - Capitania do Ceará Grande (1760-1799). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
KLUG, João; LEITE, Ilka Boaventura; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de José Nilo Bezerra Diniz. Novos caminhos para o colonialismo português: desmantelando mapas, construindo espacializações no sul de Angola (1875-1908). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NODARI, Eunice S.; SANTOS, Antonio. César A.; KLUG, João; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Antonio José Alves de Oliveira. 'Para vir a ser a mais florente de toda a América Portuguesa': leituras do mundo natural, geografias coloniais e projeções nos sertões - Capitania do Ceará (séc. XVIII). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; Sigolo, Renata Palandri; SILVA JUNIOR, Waldomiro L.. Participação em banca de Isaac Facchini Badinelli. O cirurgião licenciado João Cardoso de Miranda e suas estratégias de ascensão na Colônia (1726-1773): saúde, práticas de cura e redes de comércio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
LIMA, Henrique Espada; FLORES, Maria Bernardete R.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Vera Beatriz de Jardim Sayão Barros. Representações da família e da vida privada nos álbuns de retrato do século XIX. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; MAMIGONIAN, Beatriz G.; CARDOSO, Vitor Hugo B.. Participação em banca de André Fernandes dos Passos.Rotas internas do comércio de escravos - Laguna, primeiras décadas do século XIX. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GARCIA, Domingos S. da C.; CHAVES, Otávio Ribeiro; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Camila Rodrigues.Um registro da fronteira oeste do Brasil: antecedentes históricos de Porto Esperidião. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
CHAVES, Otávio Ribeiro; OLIVEIRA, Tiago Kramer de; ARRUDA, Elmar F.. Participação em banca de Eva Marta da Silva.Escriptura de liberdade e alforria em Vila Maria do Paraguai, século XIX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
GARCIA, Domingos S. da C.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de; LIMA, M. F. S.. Participação em banca de Heberton Cristian Batista de Oliveira.Projetos de Colonização Oficial em Rondônia: da origem do Pic Padre Adolfho Rohl até Jarú (1964-1982). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
BORGES, Ana Carolina; OLIVEIRA, Tiago Kramer de; GONCALVES, L. F.. Participação em banca de Alline Rita Rodrigues Maciel.Ponte Branca: uma disputa pela memória local (1996-1998). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
BORGES, Ana Carolina; PEREIRA, Ione A. M.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Virdes de Oliveira Costa.Trajetórias de vida, lembranças e atividades diárias na fazenda Descalvados (1940-1970). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
CEREZER, Osvaldo M.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de; MENDES, Luís. César. C.. Participação em banca de Michele Priscila da Silva.Vivendo, refletindo, aprendendo: as histórias de vida e sua contribuição na formação da identidade profissional do professor de História. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
CEREZER, Osvaldo M.; MENDES, Luís. César. C.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Emília Pereira da Silva Meira.Trajetorias de vida e formação da identidade docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
BORGES, Ana Carolina; MONTECCHI, A. F.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Participação em banca de Gaudilene da Silva Barbosa.Entre a "civilização" e a "babárie": a visão dos índios pelos presidentes provinciais de Mato Grosso (1850-1888). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NEDEL, Letícia B.; SILVA, Janine G.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Banca de Reconhecimento de Diploma Pós Graduação Estrangeiro. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SILVA, Fernando Cândido da; ISAIA, Artur C.; OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Comissão de avaliação de Tese para concorrer ao Prêmio Capes de Tese. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Serminário Internacional Conexões Atlânticas.Colonialidade, continentalidade e globalidade: cartografia e economia nos interiores da América do Sul (primeira metade do século XVIII). 2018. (Seminário).

2.
Revisitar Laguna: o sul do Brasil na História Atlântica.Tráfico e escravidão no sul de Santa Catarina. 2016. (Seminário).

3.
Revisitar Laguna: O Sul do Brasil na História Atlântica.A Terra dos Patos: Considerações sobre a história e a cartografia do litoral sul de Santa Catarina (1519- 1640). 2016. (Seminário).

4.
Revisitar Laguna: O Sul do Brasil na História Atlântica.Conquista e colonização no litoral sul. 2016. (Seminário).

5.
VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica..A "cartografia sertanista" e as conquistas portuguesas no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII). 2015. (Simpósio).

6.
3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Cartografia e Natureza: os Mapas do Sertanismo (primeira metade do século XVIII). 2014. (Seminário).

7.
II Congresso Internacional de História ?Entre Europa, África e América: o Império Português no Atlântico Sul. Fronteiras do comércio e a expansão da ruralidade colonial na América Portuguesa. 2014. (Congresso).

8.
O universo rural mato-grossense na sua diversidade: interpretações, práticas, políticas e conflitos socioambientais,.Roças, engenhos, fazendas, currais: a ruralidade colonial nas Minas do Cuiabá. 2014. (Seminário).

9.
V Congresso de pós-graduandos em História Econômica. O centro da América do Sul em velhos mapas: notas de pesquisa sobre a ruralidade nas minas do Cuiabá. 2012. (Congresso).

10.
3° Seminário da linha de pesquisa: estudos agrário, urbano e culturais.A ruralidade colonial e a desconstrução da paisagem pantaneira. 2011. (Seminário).

11.
3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia.A construção da fronteira no centro da América do Sul: as representações espaciais e a territorialização de ambientes coloniais na primeira metade do século XVIII. 2010. (Simpósio).

12.
Seminário Internacional Arquivos, Fontes e Pesquisa Histórica: Capitania de Mato Grosso.O rural entre a política e a economia: ruralidade, administração e comércio no centro da América do Sul (1716-1750). 2009. (Simpósio).

13.
VI Seminário Temático:Tempos em Espaços: Problematizando a prática pedagógica de História e de Geografia.Tempos em Espaços: Problematizando a prática pedagógica de História e de Geografia. 2009. (Seminário).

14.
Simpósio de pós-graduação em História Econômica.Campesinato e escravidão no centro da América do Sul. 2008. (Simpósio).

15.
V Encontro Regional de História: Escrita da História.De que é feito o ouro? Considerações sobre a reprodução econômica nas minas do Cuiabá e do Mato Grossso. 2008. (Encontro).

16.
VII Congresso Brasileiro de História Econômica e 8ª Conferência Internacional de História de Empresas. O. 2007. (Congresso).

17.
XII Semana de História e IV Encontro Regional da ANPUH-MT.Entre narrativa e conhecimento: limites e possibilidades do fazer historiográfico. 2007. (Encontro).

18.
XXV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Formação e reprodução de espacialidades rurais no extremo oeste da América Portuguesa. 2007. (Simpósio).

19.
III Encontro Nacional de Pós-graduação em História Econômica e I Conferência Internacional de História Economica.Ruralidade, Comércio e Mercado Interno em Mato Grosso (1719-1750). 2006. (Encontro).

20.
II Seminário Internacinal de Estudos Regionais Sul-americanos.Considerações sobre as práticas rurais na fronteira entre os territórios portugueses e espanhóis no centro da América do Sul (1719 - 1750). 2006. (Seminário).

21.
I Seminário Integração em ação: Ensino, Pesquisa e Extensão.Formação e reprodução do meio rural em Mato Grosso (1719-1750). 2006. (Seminário).

22.
VI Seminário de Linguagens - Linguagens: meios, formas e práticas..A narrativa da conquista: notas sobre as práticas discursivas no processo de colonização portuguesa em Mato Grosso. 2006. (Seminário).

23.
VI Seminário do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFMT: Política, Ambiente e Diversidade Cultural.Territorialidades camponesas na terra da conquista: uma contribuição para o debate sobre as ?comunidades tradicionais? em Mato Grosso.. 2006. (Seminário).

24.
V Seminário do ICHS: Desigualdade Social e o Papel da Universidade. 2005. (Seminário).

25.
56ª Reunião da SBPC.Formação e Reprodução da Ruralidade na Terra da Conquista: os sujeitos e seus espaços na composição do ambiente pantaneiro. 2004. (Encontro).

26.
56ª SBPC.Terra e Trabalho no Pantanal Norte do Brasil. 2004. (Encontro).

27.
Encontro de Economia Mato-grossense.Considerações sobre o modus operandi da formação do meio agrário em Mato Grosso(1719-1850). 2004. (Encontro).

28.
I Seminário Internacional de Estudos Regionais Sul-americanos.Anais do II Seminário Internacional de Estudos Regionais Sul-americanos. 2004. (Seminário).

29.
VI SINPAN (Simpósio sobre recursos naturais e socio-econômicos do Pantanal).Ruralidade e diversidade social no Pantanal Norte. 2004. (Simpósio).

30.
XII Encontro de iniciação científica.Ruralidade e modo de vida no pantanal norte. 2004. (Encontro).

31.
Festival ecológico e cultural das águas.Terra e Trabalho no Pantanal Norte do Brasil. 2003. (Seminário).

32.
Jornada de Sociologia do Centro Oeste.A reconstrução da ruralidade no Pantanal Norte. 2003. (Seminário).

33.
XI encontro de iniciação científica.A reconstrução da ruralidade tradicional no Pantanal Norte de Mato Grosso. 2003. (Encontro).

34.
XI encontro de iniciação científica.A reconstrução da ruralidade tradicional no Pantanal Norte de Mato Grosso. 2003. (Encontro).

35.
Expresso História 2002: desfazendo mitos e construindo possibilidades. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Tiago Kramer de; KLUG, João ; SCABORA, Victória ; DIAS, Julia S. . Simpósio Temático Laboratórios de Ensino de História. 2017. (Outro).

2.
SILVA JUNIOR, Waldomiro L. ; OLIVEIRA, Tiago Kramer de ; FLORENTINO, Luiz Felipe ; MACHADO, Marco Antônio M. P. . Estudos em América Colonial. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
André Fernandes Passos. O comércio colonial em Santa Catarina e a formação das unidades produtivas em Laguna (1779 ? 1839). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana Panchiniak Fernandes. A espacialização da economia colonial nas minas de Goiás: desconstruindo mapas, revelando espacializações. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Paloma Natalia Riquetta Nervi. A espacialização da economia colonial nas minas de Goiás: desconstruindo mapas, revelando espacializações. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isaac Facchini Badinelli. Medicina e comércio na dinâmica colonial: a trajetória social de João Cardoso de Miranda (século XVIII). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Antonio José Alves de Oliveira. "Para vir a ser a mais florente de toda a América Portuguesa": leituras do mundo natural, geografias coloniais e projeções nos sertões - Capitania do Ceará Grande (1760-1799). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Tiago Kramer de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lênio Kauê Farias Frihling. A lei do peso e o peso da lei: a atividade de aferição e a implementação do Sistema Métrico Decimal em Desterro (1850 ? 1880). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.

2.
Leonildo de Carvalho Bronzatti. História, partidos políticos e cidadania em Mato Grosso na Primeira República (1889-1892). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.

3.
Andréia Wedy Scarton. Migração sulista para Jaciara na década de 1970. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Clarissa Pacheco. A espacialização da economia colonial nas minas de Goiás. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.

2.
Luiz Felipe Florentino. A espacialização da economia colonial nas Minas de Goiás. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 15:51:24