Roseli Kubo Gonzalez

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado (2013) pela mesma instituição. Foi docente na educação infantil na Rede Municipal de Educação de Osasco. Atualmente é docente no Centro Universitário Senac e, também, faz parte de um grupo de pesquisa junto ao Laboratório Didático de Educação Especial (Ladesp) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, educação especial, educação infantil e política educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roseli Kubo Gonzalez
Nome em citações bibliográficas
GONZALEZ, R. K.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Profª Drª Rosangela Gavioli Prieto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cor/raça; educação especial; relações de gênero; salas de recursos; encaminhamento; avaliação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: inclusão escolar.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: política educacional.
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise de critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª. Rosângela Gavioli Prieto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação infantil; inclusão escolar; avaliação da aprendizagem; critérios para promoção.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: inclusão escolar.
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2010 - 2010
A construção do nós na educação inclusiva. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2010 - 2010
Libras. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2010 - 2010
Iniciação a educação tecnologica-Educação Infantil. (Carga horária: 12h).
EDAcom Tecnologia Ltda, EDACOM, Brasil.
2002 - 2002
Educação Inclusiva. (Carga horária: 32h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2001 - 2001
Deficiência mental - da mitificação às .... (Carga horária: 32h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
1999 - 1999
Ensinando Inglês em empresas. (Carga horária: 12h).
Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas, FFCLH, Brasil.


Atuação Profissional



Mais Diferenças, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 20
Outras informações
Consultora para o Programa de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Guarulhos conforme descrição a seguir: Assessorar os gestores e equipe das escolas Polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE): EPG Jeanete Beauchamp, EPG Prof. Deucélia Adegas Pera, EPG Dolores Gilabel Hernandes Pompeo e EPG Graciliano Ramos com carga horária de 121,5 h, realizada no período de março a junho e agosto a novembro de 2014. Formação de Professores nas escolas: EPG Jeanete Beauchamp, EPG Prof. Deucélia Adegas Pera, EPG Alvares de Azevedo e EPG Jean Piaget com carga horária de 68 h, realizada no período de abril a junho e setembro a novembro de 2014. Encontro da formação para professores das salas de AEE, com carga horária de 3 h, em 07 de novembro de 2014. Consultora para o Programa de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Osasco conforme descrição a seguir: Curso de Livre Adesão: Jogos Inclusivos para duas turmas de professores com carga horária de 30 h por turma, no período de abril a junho e agosto a dezembro de 2014. Formação para diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino de Osasco, com carga horária de 4 h, em 31 de julho de 2014. Formação sobre deficiência intelectual e sexualidade no Ponto de Cultura, com carga horária de 2 h, realizada em 01 de agosto de 2014. Reunião sobre início ação de visitas aos pólos de AEE com grupo de supervisores de ensino e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, com carga horária de 2h, em 09 de outubro de 2014. Mediação de roda de conversa no I Encontro Regional de AEE para uma turma de professores com carga horária de 1h30, em 05 de dezembro de 2014. Formação continuada para responsáveis por bibliotecas escolares para duas turmas com carga horária de 30 h por turma, realizada no período de agosto a dezembro de 2014. Assessoria aos polos de AEE: Emef Elza Batiston e Osvaldo Quirino, Cemeif Darcy Ribeiro e Maria Tarcila F. Meli, com carga horária de 24 h, realizada nos meses de out/nov de 2014.


Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 21
Outras informações
Professora de Educação Infantil - Emei


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Doutoranda Feusp, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participação na pesquisa: Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial , coordenada pelas Profas. Dras. Rosângela Gavioli Prieto (Feusp) e Simone Girardi Andrade e financiada pela Fapesp: processo n.º 11/50497-3. Vigência: out. 2011 a dez 2013.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Doutoranda pela Feusp, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 6
Outras informações
participação no Programa de aperfeiçoamento ao ensino (PAE) na disciplina "Pesquisa educacional: questões teórico-metodológicas e prática pedagógica" sob supervisão da Profa. Dra. Cláudia Pereira Vianna.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Doutoranda pela Feusp, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de pesquisa "Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em municípios paulistas" - Coordenação Profa. Dra. Rosângela G. Prieto e Prof. Dr. Juca Gil

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Mestranda Feusp, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Participação no Programa de aperfeiçoamento de ensino junto à disciplina "Política e organização da educação básica no Brasil", sob sipervisão da Profa. Dra. Cláudia Pereira Vianna.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Mestranda Feusp, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de extensão: "Educação inclusiva: aspectos históricos, copnceituais, políticos e educacionais"

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Mestranda Feusp, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Participação no Programa de aperfeiçoamento de ensino junto à disciplina "Política e organização da educação básica no Brasil", sob sipervisão da Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de extensão: "Educação inclusiva: aspectos históricos, conceituais, políticos e educacionais"

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Curso de extensão: "Educação inclusiva: aspectos históricos, conceituais, políticos e educacionais"


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Mestre pela FEUSP, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Participação como monitora voluntária na disciplina "Escola e relações de gênero", sob supervisão da Profa. Dra. Cláudia Pereira Vianna.


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Mestranda pela FEUSP, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Participação mo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na Feusp, tendo desenvolvido atividades didáticas junto à disciplina EDA 461 - Política e Organização da Educação Básica no Brasil, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, sob supervisão da Profa. Dra. Cláudia Pereira Vianna.


Secretaria municipal de educação DRE Freguesia/Brasilandia, SME-SP/DRE FO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do curso Educação inclusiva: discutindo o tema e incorporando as questões de gênero, cor/raça e aspectos socioeconômicos ministrado aos profissionais da educação da Secretaria municipal de educação de São Paulo - Diretoria regional de educação Freguesia do Ó/ Brasilândia em 8 turmas.


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 12
Outras informações
Professora responsável pelas disciplinas Política e Organização da Educação no Brasil; Organização e gestão da educação infantil; Construção dos Conceitos da Ciências da Natureza; Organização e gestão do ensino fundamental; História: conteúdos e metodologias de ensino; Organização e gestão da educação em espaços não formais; Organização e Gestão da Aprendizagem Organizacional; Práticas inovadoras na educação mediadas pelas TIC para Licenciatura em Pedagogia - EAD.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
nclusão escolar e políticas de educação especial: direito ao ingresso, permanência e aprendizagem em escolas municipais paulistanas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Gavioli Prieto em 29/03/2017.
Descrição: Esta pesquisa fundamenta-se em discussões sobre direito à educação e papel do Estado no atendimento escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A questão norteadora do estudo é: quais as implicações da inclusão escolar para o alcance dos fins da educação, com destaque para o acesso ao conhecimento do alunado com deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo. Seu objetivo geral é analisar trajetórias escolares desses alunos matriculados em escolas municipais paulistanas de ensino fundamental, nos dois primeiros ciclos (alfabetização e interdisciplinar). Para o estudo de campo, serão selecionadas escolas de ensino fundamental, de duas Diretorias regionais de educação (Campo Limpo e Freguesia do Ó/Brasilândia) que possuem por mais tempo um número significativo de alunos com essas classificações. Os procedimentos para gerar informações incluem uso de fontes documentais da escola, da classe comum e da sala de recursos, com destaque para o projeto pedagógico, planos de ensino e instrumentos de avaliação da aprendizagem; realização de entrevistas semiestruturadas com professores da classe comum, com matrículas desse público, e especializados, em regência das salas de recursos; e observações de práticas pedagógicas, na classe comum e no AEE, com especial atenção às por estes identificadas como de avaliação da aprendizagem. As informações reunidas serão tratadas por meio de análise de conteúdo e analisadas pelo cotejamento com a fundamentação teórica adotada, legislação e orientações nacionais e municipais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Roseli Kubo Gonzalez - Integrante / Rosângela Gavioli Prieto - Coordenador / Simone Girardi Andrade - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial
Descrição: Trata-se de pesquisa que visa a analisar política pública de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em implantação em rede municipal de ensino paulista. Justifica-se a relevância do trabalho pela necessidade de monitoramento de implicações de conjunto de normativas e de orientações nacionais que propõem mudanças significativas na educação especial, enquanto política, estrutura de serviços e diretrizes para a prática de professores nessa área. Pautado no alinhamento da educação especial com princípios da educação inclusiva, o município de São Paulo instituiu, em final de 2004, sua política de educação especial que, entre outras tarefas, visa a assegurar a esse alunado, matriculado na classe comum, condições de acesso e permanência na escola até que atinjam níveis mais elevados de ensino. Nas normativas daquele ano foram criados e regulamentados centros de formação e apoio à inclusão em cada uma das regiões educacionais da capital paulista. Em sintonia com tal processo, esta pesquisa tem por objeto a política de educação especial paulistana e seu objetivo é apreender e analisar suas implicações na gestão dos centros de Campo Limpo e Freguesia do Ó/Brasilândia, as concepções e práticas de atendimento educacional especializado desenvolvidas em escolas municipais nessas regiões pelas professoras de Salas de apoio e acompanhamento à inclusão, com o fito de apreender e discutir efeitos do atendimento educacional especializado na aprendizagem da população-alvo da educação especial, bem como averiguar quais referências teórico-práticas subsidiam a atuação desses professores. Apoiada em pesquisa na vertente qualitativa, mais especificamente na pesquisa-ação como abordagem teórico-metodológica, teve sua origem pautada em interesse de desenvolver ações colaborativas entre profissionais do referido centro e da equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roseli Kubo Gonzalez - Integrante / Rosângela Gavioli Prieto - Coordenador / Simone Girardi Andrade - Integrante / Rosanna Cláudia Bendinelli - Integrante / Raquel da Silva Ribeiro - Integrante / Elaine Alves Raimundo - Integrante / Roberta Santos de Oliveira - Integrante / Amanda da Motta Baptista - Integrante / Simone Capuano Mascarenhas - Integrante.
2008 - 2010
Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em municípios paulistas Orientação Profa. Dra. Rosângela G. Prieto e Prof. Dr. I-Juca Pirama Camargo Gil
Descrição: Na legislação brasileira são garantidos como direitos e, portanto, como deveres do Estado em relação à população com necessidades educacionais especiais o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino e padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Com vistas a averiguar como essas prerrogativas nacionais vêm se constituindo como efetivos direitos, esta pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, tem como objetivos descrever e analisar a gestão da educação especial em municípios paulistas, focalizando as redes públicas de ensino e as instituições privadas especializadas em educação especial. A primeira fase será dedicada ao estudo dos diferentes arranjos institucionais adotados pelas administrações públicas com vistas a garantir o atendimento especializado dessa população em cinco municípios paulistas. Na segunda fase da pesquisa, serão selecionados dois desses municípios para a realização de estudo sobre financiamento da educação especial, seja por meio de fontes de recursos estatais, em âmbito municipal, estadual e nacional, ou privada, com a finalidade de averiguar o custo-aluno em atendimento especializado. Para coletar os dados que permitam atender aos objetivos deste estudo serão utilizados: questionários, entrevistas e fontes documentais oficiais, legais e técnicas. Sua análise será realizada à luz de referenciais teóricos concernentes aos temas deste estudo, particularmente sobre gestão de políticas públicas, financiamento da educação e educação especial. Destaca-se que abordar arranjos institucionais públicos municipais e financiamento da educação especial caracteriza-se como aspecto original desta pesquisa...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Roseli Kubo Gonzalez - Integrante / Rosângela Gavioli Prieto - Coordenador / Ananda Grinkraut - Integrante / Luciane Muniz Barbosa - Integrante / I-Juca Pirama GIl - Integrante / Andrea de Carvalho Zichia - Integrante / Ana Paula Freitas - Integrante / Ana Paula Soto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA L@EL EM (DIS-)CURSO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: política educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: inclusão escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Prieto, R. G.2014 Prieto, R. G. ; PAGNEZ, K. S. M. M. ; GONZALEZ, R. K. . Educação Especial e Inclusão Escolar: tramas de uma política em implantação. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 39, p. 725-743, 2014.

2.
GONZALEZ, R. K.2014GONZALEZ, R. K.; ANDRADE, S. G. ; Prieto, R. G. . GESTÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PAPEL DA ESTRUTURA PARA A GARANTIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Poiesis Pedagógica, v. 12, p. 27-44, 2014.

3.
SOTO, A. P. M.2012SOTO, A. P. M. ; Andrea Azichia ; GONZALEZ, R. K. ; Prieto, R. G. . FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL NA ARENA DO PÚBLICO E DO. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 6, p. 359-376, 2012.

4.
Gil, Juca2010 Gil, Juca ; Prieto, R. G. ; Soto, Ana Paula ; Freitas, Ana Paula ; Grinkraut, Ananda ; Zichia, Andrea de Carvalho ; BARBOSA, Luciane Muniz R. ; Cursino, Paula ; GONZALEZ, R. K. . Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 4, p. 15-24, 2010.

5.
BIEL, A. A. A.S.2010BIEL, A. A. A.S. ; ALMEIDA, N. C. V. ; GONZALEZ, R. K. . Consumo de brinquedos: um viés de gênero. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO), v. 13, p. 255-266, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Prieto, R. G. ; KUMADA, K. M. O. ; BRITO, F. B. ; ANDRIOLI, M. G. P. ; PAGAIME, A. ; SOUZA, F. C. ; LOPES, I. A. ; RICOMINI, I. S. ; Souza, Márcia M. ; FRANCA, M. G. ; GONZALEZ, R. K. . Políticas de educação especial. 1. ed. Curitiba/PR: CRV, 2018. v. 1. 144p .

2.
GONZALEZ, R. K.; BAPTISTA, A. M. ; Prieto, R. G. . Inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial. 1. ed. São Carlos: Marquezine & Manzini:ABPEE, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONZALEZ, R. K.. INTERSECÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL, RELAÇÕES DE GÊNERO E COR/RAÇA. In: 11ª Jornada de Educação Especial, 2012, Marília-SP. 11ª Jornada de Educação Especial. Maríla-SP: Oficina Universitária, 2012.

2.
GONZALEZ, R. K.; Prieto, R. G. . Financiamento da educação especial em município paulista: algumas aproximações com o tema.. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE)., 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE).. São Carlos: Editora Cubo, 2012. v. 1. p. 775-788.

3.
GONZALEZ, R. K.. Encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero, cor/raça.. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE), 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: Editora Cubo, 2012. v. 1. p. 748-762.

4.
GONZALEZ, R. K.. FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011.

5.
Soto, Ana Paula ; GONZALEZ, R. K. ; Gil, Juca ; Prieto, R. G. . ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO ESPECIAL: O OLHAR A PARTIR DE UM MUNICÍPIO PAULISTA. In: VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2010, Londrina. VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2010. p. 3457-3464.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONZALEZ, R. K.. Encaminhamento de meninos e meninas para salas de recursos: um olhar de gênero. In: Fazendo Gênero 9 - diásporas, diversidades e deslocamentos, 2010, Florianopólis. Fazendo Gênero 9 - diásporas, diversidades e deslocamentos, 2010.

2.
GONZALEZ, R. K.. Análise de critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
GONZALEZ, R. K.. Educação especial processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONZALEZ, R. K.. Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GONZALEZ, R. K.; BAPTISTA, A. M. ; Prieto, R. G. . INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GONZALEZ, R. K.. Educação Especial no município de São Paulo: relações de gênero e cor/raça. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GONZALEZ, R. K.; Prieto, R. G. . Educação especial e inclusão escolar no município de São Paulo: desafios do ingresso de novos atores nesse cenário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Prieto, R. G. ; PAGNEZ, K. S. M. M. ; GONZALEZ, R. K. . Educação especial e inclusão escolar: Um percurso em construção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GONZALEZ, R. K.. Educação especial processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero, cor/raça e aspectos socioeconômicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GONZALEZ, R. K.. Intersecção entre educação especial, relações de gênero e cor/raça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GONZALEZ, R. K.. Financiamento da educação especial em município Paulista: algumas aproximações com o tema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GONZALEZ, R. K.. Formação docente na perspectiva da inclusão: a educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GONZALEZ, R. K.. Relações de gênero no encaminhamento de meninos e meninas para salas de recursos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GONZALEZ, R. K.. Encaminhamento de meninos e meninas para salas de recursos: um olhar de gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GONZALEZ, R. K.. Análise de critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GONZALEZ, R. K.. Critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GONZALEZ, R. K.. Análise de critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SENAC, C. U. ; GONZALEZ, R. K. . Projeto Pedagógico do curso Licenciatura em Pedagogia. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONZALEZ, R. K.. Teorias de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2017. (Revisão técnica).

2.
GONZALEZ, R. K.. Educação inclusiva: discutindo o tema e incorporando as questões de gênero, cor/raça e aspectos socioeconômicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GONZALEZ, R. K.. Educação inclusiva: discutindo o tema e incorporando as questões de gênero, cor/raça e aspectos socioeconômicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Prieto, R. G. ; ANDRADE, S. G. ; GONZALEZ, R. K. ; BENDINELLI, R. C. ; RAIMUNDO, E. A. ; RIBEIRO, R. S. ; BAPTISTA, A. M. ; BATISTAO, M. B. ; MASCARENHAS, S. C. ; FURTADO, F. F. ; SANTOS, D. B. . Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial.. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
Prieto, R. G. ; ANDRADE, S. G. ; TAKEUTI, A. M. N. ; BAPTISTA, A. M. ; SANTOS, D. B. ; RAIMUNDO, E. A. ; FURTADO, F. F. ; BATISTAO, M. B. ; AGENA, R. A. ; RIBEIRO, R. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; BENDINELLI, R. C. ; GONZALEZ, R. K. ; MASCARENHAS, S. C. . Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial.. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
GONZALEZ, R. K.. pesquisa de campo: a importância de uma boa preparação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Prieto, R. G. ; Gil, Juca ; SOTO, A. P. M. ; Freitas, Ana Paula ; ZICHIA, A. ; BARBOSA, Luciane Muniz R. ; GONZALEZ, R. K. . Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em municípios paulistas. 2011. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
GONZALEZ, R. K.; Prieto, R. G. . O atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais em uma escola de educação infantil em Osasco: um estudo de caso. 2002 (pesquisa) .

2.
GONZALEZ, R. K.; VIDAL, D. G. . Preservando a memória do ensino público paulista : A escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- 1959/1999. 2001 (projeto de estágio) .

3.
GONZALEZ, R. K.; Prieto, R. G. . Informática - Alternativa Pedagógica para a Educação Especial. 2000 (pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BENDINELLI, R. C.; GONZALEZ, R. K.; MONTEIRO, T. A.. Participação em banca de Luiza Ferraz de Almeida.As questões de gênero no ambiente escolar: a importância desta discussão na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

2.
BENDINELLI, R. C.; GONZALEZ, R. K.; TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Patrícia Silva Basler Araújo.Inclusão escolar para alunos com necessidades educacionais especiais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

3.
BENDINELLI, R. C.; TAKEDA, E. R. O.; GONZALEZ, R. K.. Participação em banca de Ana Cristina Moreira da Silva.A importância da socialização no processo ensino-aprendizagem da criança com autismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

4.
BENDINELLI, R. C.; CARVALHO, C. A. A.; GONZALEZ, R. K.. Participação em banca de Karine Leite Rocha.Inclusão escolar do autista sob duas perspectivas: professora e mãe.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

5.
BENDINELLI, R. C.; GONZALEZ, R. K.; TONETO, L. C.. Participação em banca de Juliana Mello Rodrigues.Desafios do cotidiano pedagógico e a inclusão de alunos com deficiência na escola regular: a relação entre escola inclusiva e processos de inclusão.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

6.
DIAS, M. C.; GONZALEZ, R. K.. Participação em banca de Talita Santana da Silva.Saberes docentes a respeito da tecnologia assisitiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

7.
DIAS, M. C.; GONZALEZ, R. K.. Participação em banca de Talita Santana da Silva.Saberes docentes a respeito da tecnologia assisitiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

8.
CARVALHO, C. A. A.; GONZALEZ, R. K.; BENDINELLI, R. C.. Participação em banca de Priscila Miguel Antunes da Silva.As ações e desafios dos professores de apoio e acompanhamento à inclusão do Centro de Formação e acompanhamento à Inclusão (Cefai). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

9.
BENDINELLI, R. C.; GONZALEZ, R. K.; TONETO, L. C.. Participação em banca de Keide Pereira Vieira.O uso do lúdico na inclusão do aluno com Síndrome de Down no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

10.
BUTTLER, D. B.; GONZALEZ, R. K.; CARVALHO, C. A. A.. Participação em banca de Karin Pfannemüller Gomes.A construção do Projeto Integrador I: um aprendizado compartilhado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

11.
MATOS, A. H.; BENDINELLI, R. C.; GONZALEZ, R. K.. Participação em banca de Rosângela Cristina Camaroto da Silva.A inclusão da Língua brasileira de sinais na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

12.
BENDINELLI, R. C.; GONZALEZ, R. K.; MATOS, A. H.. Participação em banca de Ayrton Lambert Júnior.O ensino da língua inglesa para surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GONZALEZ, R. K.. 20º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial (EONEESP). 2018. (Encontro).

2.
1º Webnar da Educação do Senac: Pedagogos no século XXI.Relações de gênero, escola e a construção social das diferenças. 2017. (Outra).

3.
1º Webnar da Educação do Senac: Pedagogos no século XXI.Educação especial: relações de gênero, raça/cor. 2017. (Outra).

4.
III Mostra de pesquisas da área de Educação Especial da Faculdade de Educação da USP.Relações de gênero e cor/raça no encaminhamento para salas de recursos. 2013. (Outra).

5.
II Encontro Internacional de Educação de Osasco: Currículo do povo que educa. Salas de recursos: relações de gênero, raça/cor. 2011. (Congresso).

6.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Congresso).

7.
1ª Mostra de pesquisas sobre educação especial da Feusp.Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) e relações de gênero. 2010. (Outra).

8.
Encontro Internacional de Educação.Relações de gênero no encaminhamento de meninos e meninas para salas de recursos. 2010. (Encontro).

9.
Fazendo Gênero 9 - diásporas, diversidades , deslocamentos. Encaminhamento de meninos e meninas para salas de recursos: um olhar de gênero. 2010. (Congresso).

10.
Fórum Mundial de Educação Infanto Juvenil.Relações de gênero no encaminhamento de meninos e meninas para salas de recursos. 2010. (Outra).

11.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da REgião Sudeste - "Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI".Análise de critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco. 2009. (Encontro).

12.
VII Semana da Educação - anos da Faculdade de Educação, anos da Escola de Aplicaçãoi: conquisatas e desafios.Critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco. 2009. (Outra).

13.
III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.Critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolaspúblicas de Osasco. 2007. (Seminário).

14.
Fórum Mundial de Educação.Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

15.
Fórum Mundial de Educação.Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

16.
II Semana de Educação- 2004.II Semana de Educação- 2004. 2004. (Outra).

17.
II Semana de Educação - Feusp/2004.II Semana da Educação - 2004. 2004. (Outra).

18.
5º simpósio Intermunicipal sobre síndrome de Down.5 Simpósio Intermunicipal sobre Sindrome de Down -. 2003. (Simpósio).

19.
A escrita de histórias como um dispositivo de resistência dos educadores.A Escrita de HIstórias como um Dispositivo de Resistência dos Educadores. 2003. (Outra).

20.
Educação inclusiva:prática escolar no atendimento da pessoa com deficiência auditiva.Educação Inclusiva: prática escolar no atendimento da pessoa com deficência auditiva. 2003. (Outra).

21.
FCE Writing Skills.FCE Writing Skills. 2003. (Seminário).

22.
II semana de estudos clássico e educação.II Semana de estudos clássicos e educação. 2003. (Outra).

23.
Infância, desejo e gênero.Infância, desejo e gênero. 2003. (Outra).

24.
Infância, modernidade e cultura da criança.Infância, Modernidade e Cultura da Criança. 2003. (Seminário).

25.
Metodologia da alfabetização:parãmetros curriculares e métodos fônicos.Metodologia da alfabetização: parâmetros curriculares e métodos fônicos. 2003. (Outra).

26.
Metodologia qualitativa de pesquisa.Metodologia Qualitativa de Pesquisa. 2003. (Outra).

27.
O processo de municipalização do ensino em São Paulo.O Processo de Municipalização do Ensino em São Paulo. 2003. (Seminário).

28.
Planejamento de pesquisa em educação: concepção e elaboração do projeto.Planejamento de pesquisa em educação: concepção e elaboração do projeto. 2003. (Oficina).

29.
Semana de Educação Feusp.Semana de Educação. 2003. (Outra).

30.
Direitos humanos, cidadania e igualdade.Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade. 2002. (Outra).

31.
Escola inclusiva: desafios no Brasil e na França.Escola Inclusiva: Desafios no Brasil e na França. 2002. (Outra).

32.
Grupo de Estudos sobre Educação Especial.Grupo de Estudos sobre Educação Especial - 1o semestre. 2002. (Outra).

33.
Grupo de Estudos sobre Educação Especial.Grupo de Estudos sobre Educação Especial. 2002. (Outra).

34.
I encontro regional do Fórum permanente de Educação inclusiva.I Encontro Regional do Fórum Permanente de Educação Inclusiva -. 2002. (Encontro).

35.
Imagens de Cuba: Ciclo de debates.Imagens de Cuba: Ciclo de Debates. 2002. (Outra).

36.
Para uma Pedagogia (impossível) da diferença.Para uma Pedagogia (impossível) da Diferença. 2002. (Outra).

37.
Psicologia, educação e as temáticas da vida.Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida. 2002. (Seminário).

38.
Seminário de educação especial - palestra sobre deficiência mental.Seminário de Educação Especial - Palestra sobre Deficiência Mental. 2002. (Seminário).

39.
Seminário de educação especial- palestra sobre deficiência vis visual.Seminário de Educação Especial - Palestra sobre Deficiência Visual. 2002. (Seminário).

40.
Cristianismo - filosofia, educação e arte. Cristianismo - Filosofia, Educação e Arte. 2001. (Congresso).

41.
Família e educação escolar nos tempos contemporâneos.Família e educação escolar nos tempos contemporâneos. 2001. (Outra).

42.
Grupo de Estudos sobre Educação Especial.Grupo de Estudos sobre Educação Especial. 2001. (Outra).

43.
Grupo de Estudos sobre Educação Especial.Grupo de Estudos sobre Educação Especial - 2o semestre. 2001. (Outra).

44.
A educação de um selvagem.A educação de um selvagem. 2000. (Outra).

45.
Conversa com Mestre Antônio Cândido.Conversa com o Mestre Antônio Cândido. 2000. (Encontro).

46.
Educar: uma profossão (im)possível?.Educar: uma profissão (im)possível?. 2000. (Outra).

47.
Encontro estadual paulista sobre política nacional de formação de professores.Encontro Estadual Paulista sobre Política Nacional de Formação de Professores. 2000. (Encontro).

48.
Grupo de Estudos sobre Deficiência Mental.Grupo de Estudos sobre Educação Especial. 2000. (Outra).

49.
II Seminário de educação especial.II Seminário de Educação Especial. 2000. (Seminário).

50.
I Semana de Educação da Feusp.I Semana de Educação - FEUSP. 2000. (Outra).

51.
Alfabetização, escoalrização e literacia: 100 anos de problemas não res resolvidos.Alfabetização, Escolarização e Literacia: 100 anos de problemas não resolvidos. 1999. (Seminário).

52.
A nova centralidade dos professores: do excesso dos discursos à pobreza das práticas.A nova centralidade dos professores: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONZALEZ, R. K.. VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial (EONEESP). 2018. (Outro).

2.
GONZALEZ, R. K.; SANTOS, C. R. G. . 2º Webnar da Educação do Senac: a Base nacional comum curricular em foco.. 2018. (Outro).

3.
GONZALEZ, R. K.. 1º Webnar da Educação do Senac: Pedagogos no século XXI. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANIELA CEZARIO DE LACERDA. O NASCIMENTO DE UM PROFESSOR A DISTÂNCIA:OSPERCALÇOSDE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Cezário Lacerda. O NASCIMENTO DE UM PROFESSOR A DISTÂNCIA: OS INTERCURSOS DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Roseli Kubo Gonzalez.

2.
Júlia Rodrigues. Viés de gênero no desempenho escolar de meninos e meninas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Roseli Kubo Gonzalez.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GONZALEZ, R. K.. Educação especial processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONZALEZ, R. K.. Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONZALEZ, R. K.. VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial (EONEESP). 2018. (Outro).




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