Rosilene Frederico Rocha Bombini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5816114359890064
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração de Bauru há 22 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de reconhecimento de curso EAD). Atua também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/USC) ocupando a função de presidente desde agosto de 2014. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. É Coordenadora Pedagógica da Universidade do Sagrado Coração desde agosto de 2013. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosilene Frederico Rocha Bombini
Nome em citações bibliográficas
BOMBINI, R. F. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração.
Rua Irmã Arminda, 10-50
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000
URL da Homepage: www.usc.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O UNIVERSO METALINGUÍSTICO NA OBRA DE MÁRIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dra. GUACIRA MARCONDES MACHADO LEITE.
Palavras-chave: Mario Quintana; poesia; metalinguagem; poética; literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O olhar na descoberta do sentido literário,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Profa. Dra. Ana Rosa Gomes Cabello.
Palavras-chave: leitor; leitura; ver; olhar; recepção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2010 interrompida
Especialização interrompida em 2012 em Curso de Especialização Formação de Professores pa. (Carga Horária: 440h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: em andamento.
Ano de interrupção: 2012
2001 - 2002
Especialização em Formação de Formadores de Professores. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Título: Projeto Institucional Pedagógico para Formação de Professores para a Educação Básica.
Orientador: Maria Inês Laranjeiras.
1988 - 1989
Especialização em Metodologia e Processo de Ensino.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Letras-Português-Inglês.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor / Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

08/2013 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria Acadêmica, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor de Disciplina (EAD) - Unesp/Univesp, Carga horária: 24
Outras informações
Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - turma 1 - Polo Bauru (Período: fevereiro / 2010 a setembro / 2012)


Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2011
Vínculo: Professora Português, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24


Instituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Língua e Literatura - Líder de Grupo de Pesquisa

Objetivo: Desenvolver estudos sobre linguagem, práticas educativas e seu viés tecnológico no ensino de língua e literaturas. Na área de Tradução Comparativa em Literatura desenvolvemos também pesquisas e trabalhos sobre a Tradução comparada e o papel do tradutor nas várias vertentes da literatura..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: ensino; Língua Portuguesa; literatura.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Pesquisa - Ensino de Língua e Literatura
Descrição: Este grupo sobre o Ensino de Língua e Literatura desenvolve estudos sobre linguagem, práticas educativas e seu viés tecnológico no ensino de língua e literaturas. Na área de Tradução Comparativa em Literatura desenvolvemos também pesquisas e trabalhos sobre a Tradução comparada e o papel do tradutor nas várias vertentes da literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Rosilene Frederico Rocha Bombini - Coordenador / Antonio Walter Ribeiro de Barros Júnior - Integrante / Leila Maria Gumushian Felipini - Integrante / Cássia de Souza Pardo-Fanton - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4
2009 - 2013
O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES
Descrição: O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES é o título da presente pesquisa e apresenta-se em fase inicial de levantamento bibliográfico, não sendo possível apontar resultados neste momento. Os objetivos propostos para a realização deste trabalho estão divididos em gerais e específicos. São objetivos gerais: 1) Contribuir para a produção de subsídios que levem a uma melhor compreensão / recepção da obra do poeta Mário Quintana, considerando-se um de seus aspectos mais expressivos: a reflexão sobre o fazer literário; 2) Mostrar, por meio da análise de textos de Mário Quintana presentes na obra Poesia completa (Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, 1.022p.), como sua poesia transforma-se em um universo multifacetado, indo do lirismo intenso, passando pelo humor em diversas instâncias até a ironia fina, capaz de atingir os mais diferentes públicos. São objetivos específicos desta pesquisa: 1) Apresentar características pertinentes à lírica poética, a serem consideradas na obra de Mário Quintana, apoiando-se nas teorias da poesia e de crítica literária; 2) Proceder a uma análise das características da poesia da segunda geração modernista e compará-las às características da obra quintaneana desse período, visando a uma posição quanto à real classificação de sua obra; 3) Levantar aspectos da poética quintaneana, definindo assim o estilo e as marcas que caracterizam sua poesia; 4) Caracterizar, com o apoio dos estudos da teoria da poesia infantil, o papel e o trabalho do imaginário em Mário Quintana refletidos em sua obra para crianças ?Pé de pilão?; 5) Analisar, de maneira comparativa, diferenças e semelhanças entre a obra principal e a obra infantil de Mário Quintana, visto que é um poeta que se tornou acessível aos mais diversos públicos, sobretudo às crianças. O corpus desta pesquisa está focado na obra de Mário Quintana cuja poesia chama a atenção de leitores de todas as idades. Em sua obra percebemos experiment.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
1o. lugar - Orientador de Disciplina Unesp/Univesp, Vunesp.
2001
Menção Honrosa, Secretaria de Educação de Jahu.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BOMBINI, R. F. R.. Fundamentos Metodológicos de Língua Portuguesa. 1. ed. Bauru - SP: , 2016. 0p .

2.
TEZANI, T. C. R. ; BOMBINI, R. F. R. . Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal de Bauru. 1. ed. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2013. v. 1. 1p .

3.
BOMBINI, R. F. R.; SA, L. S. B. C. ; REMAEH, C. M. R. ; ARANTES, H. G. ; CASTRO, A. B. B. . Língua Portguesa: competência e atuação lingüística. Bauru: EDUSC, 1997. 158p .

Capítulos de livros publicados
1.
BOMBINI, R. F. R.. Língua Portuguesa. In: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. (Org.). Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal de Bauru. 1ed.Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2013, v. 1, p. 253-293.

2.
BOMBINI, R. F. R.. O Fuzilamento: um olhar de Goya, outro do leitor. In: Nelyse Aparecida Melro Salzedas. (Org.). Uma leitura do ver: do visível ao legível. São Paulo: Arte & Ciência Vilipress, 2001, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BOMBINI, R. F. R.. Filosofia e Poesia - Augusto dos Anjos - Biografia. Jornal da Cidade - JC Cultura, Bauru - SP, p. 03 - 03, 31 ago. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOMBINI, R. F. R.. CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018, BAURU. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. BAURU: Universidade do Sagrado Coração, 2018. v. N.2. p. 182-190.

2.
ANDRADE, B. M. G. ; BOMBINI, R. F. R. . PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018, BAURU. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. BAURU: Universidade do Sagrado Coração, 2018. v. nº 2. p. 441-450.

3.
SILVA, B. C. ; BOMBINI, R. F. R. . EMANCIPAÇÃO LITERÁRIA: O VALOR DA LITERATURA DE MASSA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE LEITORES. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018, BAURU. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. BAURU: Universidade do Sagrado Coração, 2018. v. nº 2. p. 211-220.

4.
BOMBINI, R. F. R.. O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MARIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES. In: XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2012, Araraquara - SP. Anais - XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2013. v. 1. p. 460-468.

5.
BOMBINI, R. F. R.. O universo imaginário em Mário Quintana: uma experiência para leitores de todas as idades. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2011, Araraquara. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários de Araraquara e VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP: Teatro, Cinema e Literatura: Confluências, 2011.

6.
BOMBINI, R. F. R.. O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUISA / V SIMPÓSIO DE, 2010, ARARAQUARA. ANAIS XI SEMINÁRIO DE PESQUISA / V SIMPÓSIO DE, 2010.

7.
BOMBINI, R. F. R.. O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA. In: X Seminário de Pesquisa / IV Simpósio de Literatura:, 2009, Araraquara. Anais X Seminário de Pesquisa / IV Simpósio de Literatura:, 2009.

8.
BOMBINI, R. F. R.. A relação texto-leitor no ato da leitura. In: II Simpósio Internacional de Educação Linguagens Educativas, 2008, Bauru. II Simpósio Internacional de Educação Linguagens Educativas - Perspectivas Interdisciplinares na atualidade, 2008.

9.
BOMBINI, R. F. R.. Texto-imagem: da linguagem midiática à recepção da literatura. In: 50º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos de SP, 2002, São Paulo. ESTUDOS LINGÜÍSTICOS XXXII, 2002.

10.
BOMBINI, R. F. R.. O leitor: o ver e o olhar na produção do sentido. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2001, Marília. ESTUDOS LINGÜÍSTICOS XXX, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HAM, A. V. D. ; BOMBINI, R. F. R. . A ARTE DE PINTAR EM PROSA: AS RELAÇÕES DA LITERAT URA E PINTURA NA NARRATIVA DE EDGAR ALLAN POE. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018, Bauru. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2018. v. Nº 2. p. 617-621.

2.
FERRAZ, M. ; BOMBINI, R. F. R. . A DISCIPLINA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO E SUA AVALIAÇÃO NO VESTIBULAR. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018, Bauru. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2018. v. Nº 2. p. 637-642.

3.
BOMBINI, R. F. R.. Metalinguagem, intertextualidade e consciência poética na obra de Mario Quintana. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2015, Bauru - SP. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2015. v. v.1. p. 01-04.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, G. C. ; BOMBINI, R. F. R. . A influência dos clássicos nas leituras contemporâneas. In: FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2017, Bauru. Anais - FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2017. v. 3. p. 48-48.

2.
SILVA, B. C. ; BOMBINI, R. F. R. . EMANCIPAÇÃO LITERÁRIA: O VALOR DA LITERATURA DE MASSA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE LEITORES. In: FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2017, Bauru. Anais - FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2017. v. 3. p. 58-58.

3.
DIEGOLI, R. C. ; BOMBINI, R. F. R. . A importância da metodologia de ensino da literatura para a formação do jovem leitor. In: Fórum de Iniciação Científica - PIBIC, 2016, Bauru - SP. ANAIS - FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2016. p. 168-168.

4.
COSTA, F. G. ; BOMBINI, R. F. R. . A influência da literatura no cinema. In: Fórum de Iniciação Científica - PIBIC, 2016, Bauru - SP. ANAIS - FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2016. p. 169-169.

5.
BOMBINI, R. F. R.. MARIO QUINTANA: UM POETA PARA TODAS AS IDADES. In: XII JORNADA MULTIDISCIPLINAR, 2010, BAURU. CADERNO DE RESUMOS, 2010. p. 78-78.

6.
BOMBINI, R. F. R.. POESIA E PINTURA NA OBRA DE MÁRIO QUINTANA. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS:, 2010, Bauru. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2010. p. 340-340.

7.
BOMBINI, R. F. R.. O universo imaginário em Mario Quintana: uma experiência para leitores de todas as idades. In: X Seminário de Pesquisa / IV Simpósio de Literatura, 2009, Araraquara. Caderno de Resumos - X Seminário de Pesquisa / IV Simpósio de Literatura. Araraquara: Gráfica Editora da Unesp, 2009. p. 115-115.

8.
BOMBINI, R. F. R.. Mario Quintana: um poeta da modernidade. In: I Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL), 2009, Araraquara. Caderno de Resumos - O legado moderno e a (dis)solução contemporânea. Araraquara: Gráfica Editora da Unesp, 2009. p. 90-90.

9.
BOMBINI, R. F. R.. A produção de textos na escola e a questão dos gêneros textuais. In: I SELL - Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários - UFTM, 2007, Uberaba - MG. Programação e Resumos - I SELL - Leitura escrita e formação de professores. Uberaba: Gráfica da UFTM, 2007. v. 1. p. 02-123.

10.
BOMBINI, R. F. R.. O ensino da redação e a questão dos gêneros textuais. In: 55º GEL - Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 2007, Franca. Caderno de Resumos. Araraquara: Editora do Gel, 2007. v. 55. p. 5-455.

11.
BOMBINI, R. F. R.. Texto e imagem: um diálogo constante nos livros didáticos de literatura brasileira. In: 54º GEL - Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 2006, Araraquara. Caderno de resumos. Araraquara: Ferrari Editora e Artes Gráficas, 2006. v. 54. p. 5-463.

12.
BOMBINI, R. F. R.. ?Meios eletrônicos: a leitura do verbal construindo o visual?. In: 51º GEL - Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 2003, Taubaté. Caderno de Resumo, 2003. v. 51.

13.
BOMBINI, R. F. R.. Texto-imagem: da comunicação midiática à recepção da literatura. In: 50 Seminário do GEL, 2002, São Paulo. Grupo de Estudos Lingüísticos, 2002.

14.
BOMBINI, R. F. R.. Relação da literatura com a pintura. In: XLIX Seminário do GEL, 2001, Marília. Grupo de Estudos Lingüísticos, 2001.

15.
BOMBINI, R. F. R.. O leitor: o ver e o olhar na produção do sentido. In: XLVIII Seminário do GEL, 2000, Assis. XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
BOMBINI, R. F. R.. PALESTRA: O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva das Metodologias Ativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BOMBINI, R. F. R.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA FORMA DE ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BOMBINI, R. F. R.. CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BOMBINI, R. F. R.. LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOMBINI, R. F. R.. O ATO DE ESCREVER: CONVENÇÕES DA ESCRITA, INFLUÊNCIAS DA ORALIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BOMBINI, R. F. R.. Palestra ministrada: Aprendizagem Significativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BOMBINI, R. F. R.; CARVALHO, A. S. O. ; BERRO, J. P. I. . Da tradução à poesia: o percurso literário do poeta-tradutor Mario Quintana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BOMBINI, R. F. R.. O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MARIO QUINTANA: UMA EXPERIÊNCIA PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BARROS JUNIOR, A. W. R. ; BOMBINI, R. F. R. . Encontro de cultura Popular e Literatura: a tradição caipira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BOMBINI, R. F. R.. Mário Quintana: a formação do poeta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BOMBINI, R. F. R.. A narrativa poética em Pé de pilão, de Mário Quintana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BOMBINI, R. F. R.. Poesia e Pintura na obra de Mário Quintana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BOMBINI, R. F. R.. Poesia e Pintura na obra de Mario Quintana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BOMBINI, R. F. R.. A PINTURA NA POESIA DE MÁRIO QUINTANA: UM CRIADOR DE IMAGENS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
BOMBINI, R. F. R.. Mario Quintana: um poeta para todas as idades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BOMBINI, R. F. R.. Mário Quintana: um poeta da modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BOMBINI, R. F. R.. O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA:UMA EXPERIÊNCIA PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BOMBINI, R. F. R.. Mário Quintana: um poeta da modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BOMBINI, R. F. R.. O universo imaginário em Mário Quintana: um poeta da modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BOMBINI, R. F. R.. O universo imaginário em Mário Quintana: uma experiência para leitores de todas as idades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
BOMBINI, R. F. R.. O universo imaginário em Mario Quintana: uma experiência para leitores de todas as idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BOMBINI, R. F. R.. A relação texto-leitor no ato da leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BOMBINI, R. F. R.. A produção de textos na escola e a questão dos gêneros textuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BOMBINI, R. F. R.. O ensino da redação e a questão dos gêneros textuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BOMBINI, R. F. R.. Texto e Imagem: um diálogo constante nos livros didáticos de Literatura Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BOMBINI, R. F. R.. Relato Pedagógico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BOMBINI, R. F. R.. O método Recepcional e a Poesia Lírica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BOMBINI, R. F. R.. A formação do leitor: uma proposta de leitura da poesia lírica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BOMBINI, R. F. R.; CASTRO, A. B. B. ; ARANTES, H. G. . Meios eletrônicos: a leitura do verbal construindo o visual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BOMBINI, R. F. R.. Texto-imagem: da linguagem midiática à recepção da literatura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BOMBINI, R. F. R.. Relação da Literatura com a Pintura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BOMBINI, R. F. R.. O leitor: olhar ativo e/ou olhar passivo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BOMBINI, R. F. R.. O leitor: o ver e o olhar na produção do sentido. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BOMBINI, R. F. R.. O universo metalinguístico na obra de Mario Quintana: uma poética da linguagem. Resumo de Tese de doutorado. Araraquara: Unesp/FCLAR Laboratório Editorial, 2013 (Caderno de Resumos).

2.
BOMBINI, R. F. R.. O universo imaginário em Mário Quintana: uma experiência para leitores de todas as idades. Araraquara SP: Gráfica da Unesp, 2009 (Caderno de Resumos).

3.
BOMBINI, R. F. R.. Mário Quintana: um poeta da modernidade. Araraquara SP: Editora Gráfica da Unesp, 2009 (Caderno de Resumos).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BOMBINI, R. F. R.. Coordenadora do grupo de estudos para elaboração do Currículo Comum - área de Língua Portuguesa. 2012.

2.
BOMBINI, R. F. R.. Coordenadora do grupo de estudos para elaboração do Currículo Comum - área de Língua Portuguesa. 2011.

3.
BOMBINI, R. F. R.. Relações Públicas em Comunicação. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
BOMBINI, R. F. R.. RELATÓRIO INTEGRAL D E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 - 2017. 2018.

2.
BOMBINI, R. F. R.. Relatório de Autoavaliação Institucional - ano base 2016. 2017.

3.
BOMBINI, R. F. R.. Informativo dos Resultados da Autoavaliação Institucional 2016. 2017.

4.
BOMBINI, R. F. R.. Informativo dos Resultados da Autoavaliação Institucional 2015. 2016.

5.
BOMBINI, R. F. R.. RELATÓRIO D E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARCIAL - 2015. 2016.

6.
BOMBINI, R. F. R.. Parecerista ad-hoc da revista Nuances: estudos sobre Educação. 2015.

7.
BOMBINI, R. F. R.. RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 2014. 2015.

8.
BOMBINI, R. F. R.. RELATÓRIO DE AUTOAVA LIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013. 2014.

9.
BOMBINI, R. F. R.. Parecerista da Comissão Científica do 4° Congresso Municipal de Educação de Bauru. 2014.

10.
BOMBINI, R. F. R.. RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CICLO 2010 - 2012. 2013.

11.
BOMBINI, R. F. R.. Pesquisa no acervo do poeta Mario Quintana - Instituto Moreira Salles. 2011.

12.
BOMBINI, R. F. R.. Mesa Redonda - Leitura: obrigação X prazer. 2006.

13.
BOMBINI, R. F. R.. Palestra - O leitor, este (des)conhecido: o caso da literatura infantil brasileira. 2006.

14.
BOMBINI, R. F. R.. Palestrante da 1ª PROFITE - Feira Iteana de Profissões. 2006.

15.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina - Redação Científica. 2005.

16.
BOMBINI, R. F. R.. Cinefórum: O carteiro e o poeta. 2003.

17.
BOMBINI, R. F. R.. Palestra - O leitor: o ver e o olhar na construção do sentido. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOMBINI, R. F. R.; REMAEH, C. M. R. ; PEDRO, K. M. . O ANALFABETISMO FUNCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: Como lidar com essa realidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BOMBINI, R. F. R.. Cidade abriga cursos superiores que são referência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
IGNACIO, E. ; BOMBINI, R. F. R. ; PINTO, E. T. . Educação, Comunicação e Tecnologia: por uma aprendizagem ativa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BOMBINI, R. F. R.. Caminhos das licenciaturas na USC. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BOMBINI, R. F. R.. Bibliotecas da região incentivam a leitura. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
BOMBINI, R. F. R.. Metodologia Syllabus. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BOMBINI, R. F. R.. A diversificação de atividades de leitura em sala de aula. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BOMBINI, R. F. R.. O papel do professor na formação de leitores. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BOMBINI, R. F. R.. Formação do hábito de leitura. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BOMBINI, R. F. R.. A aula expositiva reinventada. 2018. .

2.
BOMBINI, R. F. R.. Ensino Híbrido: possibilidades metodológicas para o ensino susperior. 2018. .

3.
BOMBINI, R. F. R.. Como elaborar questões de prova no modelo do ENADE. 2018. .

4.
BOMBINI, R. F. R.. Como utilizar a taxionomia de Bloom para melhores resultados no ENADE. 2018. .

5.
BOMBINI, R. F. R.. Capacitação para novos coordenadores de curso de Graduação. 2018. .

6.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Aprendizagem Baseada em Problemas. 2017. .

7.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Aprendizagem Baseada em Projetos. 2017. .

8.
BOMBINI, R. F. R.. Curso - Comunicação Empresarial. 2017. .

9.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Como elaborar questões de prova. 2016. .

10.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Como trabalhar com Mapas Conceituais. 2016. .

11.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - O uso de filmes como recurso pedagógico na sala de aula. 2016. .

12.
BOMBINI, R. F. R.. Fundamentos Metodológicos de Língua Portuguesa. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aulas - Fundamentos Metodológicos de Língua Portuguesa).

13.
BOMBINI, R. F. R.. Oficinas Pedagógicas. 2015. .

14.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina de Formação Pedagógica. 2014. .

15.
BOMBINI, R. F. R.. Repensando o processo de Avaliação: elaboração de questões avaliativas. 2014. .

16.
BOMBINI, R. F. R.. Informativo dos Resultados da Autoavaliação Institucional - CPA 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

17.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina: Desenvolvendo um LivroClip: o despertar para a literatura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
BOMBINI, R. F. R.. Curso de Capacitação Pedagógica - Revitalização da Metodologia Syllabus. 2013. .

19.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina: Leitura e interpretação de textos para o Enem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BOMBINI, R. F. R.. Pesquisa no acervo Mario Quintana. 2012. (Relatório de pesquisa).

21.
BOMBINI, R. F. R.. Especialização Comunicação nas organizações - Redação de comunicação nas organizações. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
BOMBINI, R. F. R.. A Língua Portuguesa e a Reforma Ortográfica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
BOMBINI, R. F. R.. Especialização em Comunicação nas Organizações - Redação de Comunicação nas Organizações. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina de Contação de Histórias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
BOMBINI, R. F. R.; BARROS JUNIOR, A. W. R. ; GOBBO, G. R. . Contar e encantar: as histórias e seu papel no imaginário infanto-juvenil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
BOMBINI, R. F. R.. Especialização em Comunicação nas Organizações - Redação de Comunicação nas Organizações. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
BOMBINI, R. F. R.; SA, L. S. B. C. ; ARANTES, H. G. ; CASTRO, A. B. B. . Oficina de Produção Textual. 2008. .

28.
BOMBINI, R. F. R.. Curso de Atualização em Língua Portuguesa. 2006. .

29.
BOMBINI, R. F. R.. Encontro Monteiro Lobato. 2006. (Organização de evento - Comissão científica).

30.
BOMBINI, R. F. R.. Programa TEIA DO SABER. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
BOMBINI, R. F. R.. Programa TEIA DO SABER. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
BOMBINI, R. F. R.. Jornada do Curso de Letras. 2004. (Organização de Evento).

33.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Formação do leitor: Literatura e Arte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina - Educação Personalizada - XIII Semana do Magistério. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
BOMBINI, R. F. R.. Capacitação Docente para o Ensino Fundamental. 1998. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SANTOS, M. A. G.; BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Maria Aparecida Gonçalves dos Santos. Protocolo de Análise de Produção Textual: validação de instrumento. 2018. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Limão, Gustavo Fabrício; Amor, Leandro José Pirolo; BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Gustavo Fabrício Limão e Leandro José Pirolo Amor. A importância da intranet nas organizações: o caso Alto Astral de Bauru. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu MBA) - Instituição Toledo de Ensino.

2.
BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Solange A. Martins LAMKOWSKI. Compreendendo o processo de aprendizagem: aquisição da leitura e da escrita. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Priscila de Meneses SILVA. Estratégias de ensino aprendizagem para a formação do aluno leitor no processo de alfabetização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Fulviany Cristina Lazari Costa ZANON. Projeto de trabalho: a literatura infantil e a alfabetização no ciclo inicial do Ensino Fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Luciana Nachif STANCARE. A avaliação do processo ensino-aprendizagem no período de alfabetização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORIENTADORA, M. A. S. R. M. -.; PORTELA, J. C.; BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Eliana Aparecida Gaiotto de Moraes.Análise do contexto histórico-social e das marcas deixadas pelo enunciador em diferentes versões do conto de fadas Cinderela. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
DANIEL, F. G.; BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Mônica fabretti bortolani.A tradução para o inglês do filme Narradores de Javé: discutindo tradução e humor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tradutor) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
BOMBINI, R. F. R.. Participação em banca de Gabriela Felippe Rodrigues.Produção Impressa de revista feminina infantil: Revista SECRETA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BOMBINI, R. F. R.. Torneio de debates USC 2011. 2011. Universidade do Sagrado Coração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS.Contribuições da literatura infantil para a formação estética do leitor no Ensino Fundamental. 2018. (Simpósio).

2.
JORNADA DE PEDAGOGIA.O ATO DE ESCREVER: CONVENÇÕES DA ESCRITA, INFLUÊNCIAS DA ORALIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.. 2017. (Outra).

3.
Jornada dos Cursos de Letras e Tradutor 2017.LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Outra).

4.
Curso: a gestão do Projet Based Learning na sala de aula - PBL passo a passo. 2016. (Outra).

5.
Seminário Sala de aula invertida: Metodologias Ativas de Aprendizagem. 2016. (Seminário).

6.
5° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas.Metalinguagem, intertextualidade e consciência poética na obra de Mario Quintana. 2015. (Simpósio).

7.
SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2015. (Simpósio).

8.
Curso - Novo Instrumento de Avaliação Institucional Externa. 2014. (Outra).

9.
Orientações e estratégias para busca de fomento. 2014. (Outra).

10.
Palestra - Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. 2013. (Outra).

11.
Curso - Aspectos Legais da CPA - Comissão Própria de Avaliaçãao. 2012. (Outra).

12.
59º SEMINáRIO DO GEL.Mário Quintana: a formação do poeta. 2011. (Seminário).

13.
I Fórum Nacional Interdisciplinar de Folclore e Cultura.A narrativa poética em Pé de pilão, de Mário Quintana. 2011. (Outra).

14.
IV Silen - Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.Poesia e Pintura na obra de Mário Quintana. 2011. (Simpósio).

15.
58º. Seminário do GEL.A PINTURA NA POESIA DE MÁRIO QUINTANA: UM CRIADOR DE IMAGENS. 2010. (Seminário).

16.
III Simpósio Internacional Linguagens Educativas.Poesia e pintura na obra de Mário Quintana. 2010. (Simpósio).

17.
XII Jornada Multidisciplinar "Imprensa e Sociedade Brasileira".Mário Quintana: um poeta para todas as idades. 2010. (Outra).

18.
XI Seminário de Pesquisa / V Simpósio de Literatura.O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA:uma experiência par leitores de todas as idades. 2010. (Seminário).

19.
57 Seminário do GEL.O UNIVERSO IMAGINÁRIO EM MÁRIO QUINTANA:UMA EXPERIÊNCIA PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES. 2009. (Seminário).

20.
I CELLIPE.Mário Quintana: um poeta da modernidade. 2009. (Outra).

21.
I Encontro Nacional do GT Teoria do Texto poético (ANPOLL).Mário Quintana: um poeta da modernidade. 2009. (Encontro).

22.
XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O universo imaginário em Mário Quintana: um poeta da modernidade. 2009. (Simpósio).

23.
X Seminário de Pesquisa / IV Simpósio de literatura.O universo imaginário em Mario Quintana: uma experiência para leitores de todas as idades. 2009. (Seminário).

24.
56º Seminário do GEL. 2008. (Seminário).

25.
II Seminário Internacional Linguagens Educativas - Perspectivas Interdisciplinares.A relação do texto-leitor no ato da leitura. 2008. (Simpósio).

26.
I Seminário de Bioética. 2008. (Seminário).

27.
4º Congresso Iteano de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).

28.
55º GEL - Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo.O ensino da Redação e a questão dos gêneros textuais. 2007. (Seminário).

29.
Curso "Redação Técnica e Comunicação Empresarial". 2007. (Oficina).

30.
II Seminário de Pesquisa em Psicopedagogia.Desenvolvimento cognitivo - Leitura e escrita. 2007. (Seminário).

31.
I SELL - Simpósio de Estudos Ling6uísticos e Literários - UFTM.A produção de textos na escola e a questão dos gêneros textuais. 2007. (Simpósio).

32.
3º Congresso de Iniciação Científica. 2006. (Congresso).

33.
54º Seminário do GEL.Texto e imagem: um diálogo constante nos livros didáticos de Literatura Brasileira. 2006. (Seminário).

34.
Curso - Tecnologias de apoio ao ensino: caso da PUCCAMP. 2006. (Outra).

35.
I Simpósio Internacional de Educação e Linguagens Educativas?.?O método recepcional e a poesia lírica?. 2005. (Simpósio).

36.
IV SENALE ? Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino.A formação do leitor: uma proposta de leitura da poesia lírica?. 2005. (Seminário).

37.
X Seminário de Educação do IASCJ.Relato Pedagógico - Literatura no Ensino Fundamental. 2005. (Seminário).

38.
XXX Semana de Estudos do Corpo Docente. 2005. (Encontro).

39.
52º Seminário do GEL. 2004. (Seminário).

40.
Jornada dos Cursos de Letras e Tradução. 2004. (Encontro).

41.
Oficina - Orientação, Planejamento e Avaliação. 2004. (Oficina).

42.
XXIX Semana de Estudos do Corpo Docente - USC. 2004. (Encontro).

43.
51º Seminário do GEL.Meios eletrônicos: a leitura do verbal construindo o visual. 2003. (Seminário).

44.
I Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

45.
Semana de Estudos do Corpo Docente - USC. 2003. (Encontro).

46.
3a. Jornada de Educação do Interior Paulista. 2002. (Outra).

47.
50º Seminãrio do GEL.Texto-imagem: da comunicação midiática à recepção da literatura. 2002. (Seminário).

48.
Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).

49.
Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL.Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL. 2001. (Simpósio).

50.
Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

51.
III Jornada Multidisciplinar.Jornada Multidisciplinar. 2000. (Outra).

52.
Palestra - Como reconhecer o estilo barroco: leitura de obras de arte. 2000. (Encontro).

53.
XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL.Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL. 2000. (Seminário).

54.
Ciclo de Conferências: Arte e Mídia. 1999. (Outra).

55.
Ciclo de Palestras. 1999. (Outra).

56.
VIII Seminário de Educação: Formação integral do Educando. 1999. (Seminário).

57.
Curso - Educação Personalizada. 1998. (Outra).

58.
Curso - Formação de Professores. 1998. (Outra).

59.
Curso - Gestão Educacional I. 1998. (Outra).

60.
Curso - PCN e o texto na sala de aula. 1998. (Outra).

61.
Palestra - O ensino da literatura no 2º grau. 1998. (Outra).

62.
Congresso Educando. 1997. (Congresso).

63.
Palestra - A sedução da palavra em sala de aula. 1997. (Encontro).

64.
Seminário. 1997. (Seminário).

65.
Curso de Extensão Universitária - Aspectos da Produção Textual. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOMBINI, R. F. R.. 43ª Semana de Estudos do Corpo Docente (SECOD). 2018. (Outro).

2.
BOMBINI, R. F. R.. 42ª Semana de Estudos do Corpo Docente - SECoD. 2017. (Outro).

3.
BOMBINI, R. F. R.. Jornada dos Cursos de Letras e Tradutor 2017. 2017. (Outro).

4.
BOMBINI, R. F. R.. 41ª Semana de Estudos do Corpo Docente - SECOD. 2016. (Outro).

5.
BOMBINI, R. F. R.. 40ª Semana de Estudos do Corpo Docente. 2015. (Outro).

6.
BOMBINI, R. F. R.. 39ª Semana de Estudos do Corpo Docente (SECOD). 2014. (Outro).

7.
BOMBINI, R. F. R.. 1a. Semana Integrada e Interdisciplinar das Licenciaturas. 2013. (Outro).

8.
BOMBINI, R. F. R.; BARROS JUNIOR, A. W. R. . Encontro de Cultura Popular e Literatura: A tradição caipira. 2012. (Outro).

9.
BOMBINI, R. F. R.. 4° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - Interdisciplinaridade: desafios e inovações. 2012. (Congresso).

10.
BOMBINI, R. F. R.. Encontro Monteiro Lobato. 2006. (Outro).

11.
BOMBINI, R. F. R.. Jornada dos Cursos de Letras e Tradução. 2004. (Outro).

12.
BOMBINI, R. F. R.. II MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO SÃO JOSÉ. 1998. (Exposição).

13.
BOMBINI, R. F. R.. I Mosta Cultural do Colégio São José. 1997. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Amanda Salimon. O DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS LITERÁRIAS: AS RELEITURAS DE MACHADO DE ASSIS EM UNS E OUTROS ? CONTOS ESPELHADOS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Mariana Ferraz. A DISCIPLINA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO E SUA AVALIAÇÃO NO VESTIBULAR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRUNA DE MELO GARDIM ANDRADE. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

2.
Mazotti, Franciele Fernanda Malosti. LITERATURA INFANTIL: AS HISTÓRIAS COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO PARA A CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

3.
PATRÍCIA SCARABOTTO NASRALLA AMORIM. SINHA VITÓRIA: A UNIVERSALIDADE DA INSATISFAÇÃO FEMININA EM DECORRÊNCIA DOS EMBATES DE GÊNERO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

4.
MAYARA MARTINÃO ZUIM. DO FACEBOOK À SALA DE AULA: OS MECANISMOS DE COESÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

5.
CÍNTIA DOMINGUES PARIZOTTO KONAI. A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO DA PSICOPEDAGOGIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

6.
ANELLIZ GALVÃO DO AMARAL GIOVANETI. ANTROPOLOGIA LITERÁRIA: UMA ANÁLISE DO OLHO E DO OLHAR EM ?O CORAÇÃO DELATOR? DE EDGAR ALLAN POE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

7.
Adriana Pim Mauricio e Luciana Raucci Cavichiolli. A intervenção do psicopedagogo clínico e sua contribuição para as dificuldades de aprendizagem (de leitura e escrita) nas séries finais do Ensino Fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

8.
Rafael Botelho. UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DOS ELEMENTOS MÍTICOS DA MORTE NA OBRA DE EDGAR ALLAN POE: O FICTÍCIO E O IMAGINÁRIO NA LITERATURA DE HORROR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

9.
Magda Cristina Scipioni Veríssimo e Cassiane Gomes vPereira. Intervenções psicopedagógicasna aquisição da escrita. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

10.
Gustavo Fabrício Limão e Leandro José Pirolo Amor. A importância da intranet nas organizações: o caso Alto Astral de Bauru. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu MBA) - Instituição Toledo de Ensino. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

Iniciação científica
1.
Bruna Camargo da Silva. O DISCURSO AUTORITÁRIO: O MUNDO DISTÓPICO EM NÃO VERÁS PAÍS NENHUM, DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

2.
MARIA CLARA PUGLIANE MAMEDE. MOTIVAÇÃO INOVADORA: A INFLUÊNCIA DA OBRA DE EÇA DE QUEIROZ NA LITERATURA DE MACHADO DE ASSIS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

3.
Alessa Van der Ham. A ARTE DE PINTAR EM PROSA: AS RELAÇÕES DA LITERARURA E PINTURA NA NARRATIVA DE EDGAR ALLAN POE. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

4.
BRUNA CAMARGO DA SILVA. EMANCIPAÇÃO LITERÁRIA: O VALOR DA LITERATURA DE MASSA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

5.
GABRIEL CASSIANO DE ALMEIDA. AS OBRAS CLÁSSICAS NAS LEITURAS CONTEMPORÂNEAS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

6.
FERNANDA GONÇALVES COSTA. A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NO CINEMA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

7.
ROSANGELA CRISTINA DIEGOLI. A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

8.
Michelli Yachel Campos. Administração do Tempo e a Qualidade de Vida nos Tempos Atuais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Instituição Toledo de Ensino. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

9.
Viviane Cristina Silva Brazil. A comunicação escrita nas empresas diante de um mundo globalizado. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Instituição Toledo de Ensino. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

10.
Andréia da Silva Santos. Elementos dificultadores do processo de circulação de informações na empresa. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Instituição Toledo de Ensino. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.

11.
Viviane Suemi Mashiba. O futuro da cultura do fumo no sul do Brasil frente às recomendações da FCTC. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Instituição Toledo de Ensino. Orientador: Rosilene Frederico Rocha Bombini.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TEZANI, T. C. R. ; BOMBINI, R. F. R. . Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal de Bauru. 1. ed. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2013. v. 1. 1p .


Apresentações de Trabalho
1.
BOMBINI, R. F. R.. LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BOMBINI, R. F. R.. O ATO DE ESCREVER: CONVENÇÕES DA ESCRITA, INFLUÊNCIAS DA ORALIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BOMBINI, R. F. R.. PALESTRA: O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva das Metodologias Ativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BOMBINI, R. F. R.. Curso de Capacitação Pedagógica - Revitalização da Metodologia Syllabus. 2013. .

2.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina de Formação Pedagógica. 2014. .

3.
BOMBINI, R. F. R.. Repensando o processo de Avaliação: elaboração de questões avaliativas. 2014. .

4.
BOMBINI, R. F. R.. Oficinas Pedagógicas. 2015. .

5.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Como elaborar questões de prova. 2016. .

6.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - Como trabalhar com Mapas Conceituais. 2016. .

7.
BOMBINI, R. F. R.. Oficina Pedagógica - O uso de filmes como recurso pedagógico na sala de aula. 2016. .

8.
BOMBINI, R. F. R.. Como utilizar a taxionomia de Bloom para melhores resultados no ENADE. 2018. .

9.
BOMBINI, R. F. R.. Capacitação para novos coordenadores de curso de Graduação. 2018. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOMBINI, R. F. R.. Bibliotecas da região incentivam a leitura. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BOMBINI, R. F. R.. Cidade abriga cursos superiores que são referência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOMBINI, R. F. R.. 42ª Semana de Estudos do Corpo Docente - SECoD. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


É presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Universidade do Sagrado Coração - Bauru (de acordo com Portaria n° 12, de 26 de fevereiro de 2016.

É representante do Corpo Docente no CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade do Sagrado Coração.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 11:34:59